Soraia da Silva Sousa

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Orientação e Supervisão Educacional pela Universidade Federal da Bahia (1999), graduação em Licenciatura em Letras com Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pelo Centro Universitário Jorge Amado (2008), Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (2002), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2011) e Doutorado em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2017). Atualmente é professora do Sistema Público Municipal de Salvador pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMED e Coordenadora Pedagógica no Sistema Público Estadual pela Secretaria de Educação - SEC.

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em LÍNGUA E CULTURA

2013 - 2017

Universidade Federal da Bahia
Título: A escrita nas crenças de professores de Língua Portuguesa em formação
Edleise Mendes Oliveira Santos. Palavras-chave: Crenças; Escrita; Formação de professores.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Mestrado em Letras

2009 - 2011

Instituto de Letras - UFBA
Título: Língua, Leitura, Gramática e Escrita nas crenças de professores de Língua Portuguesa em formação,Ano de Obtenção: 2011
Edleise Mendes Oliveira Santos.Palavras-chave: Crenças; Formação de professores.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Planejamento Educacional

2001 - 2002

Universidade Salgado de Oliveira
Título: Os vínculos entre Trabalho e Educação: uma análise sobre as exigências e desafios para a Educação Profissional frente as mudanças no mundo do trabalho
Orientador: Joselena Santos Di Mattia
Bolsista do(a): Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Letras

2005 - 2008

Centro Universitário Jorge Amado
Título: As concepções e crenças do professor de Língua Portuguesa em formação
Orientador: Edleise Mendes Oliveira Santos; Maria Laura Petitinga Silva

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

1994 - 1999

Universidade Federal da Bahia

Formação complementar

2008 -

Extensão universitária em inglês. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Atendimento Educ.. Especializado na área de Deficiência Visual. (Carga horária: 200h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEC/BAHIA, Brasil.

2012 - 2012

Curso Jorge Amado. (Carga horária: 20h). , Academia de Letras da Bahia, ALB, Brasil.

2011 - 2011

Crenças do Ensino-aprendizagem. (Carga horária: 4h). , Instituto de Letras - UFBA, UFBA, Brasil.

2011 - 2011

Curso Jorge Amado. (Carga horária: 20h). , Academia de Letras da Bahia, ALB, Brasil.

2006 - 2006

Gestão Escolar. (Carga horária: 80h). , Universidade Aberta da Educação e Cultura, UNICED, Brasil.

2000 - 2005

Educação em música - instrumento e percepção. (Carga horária: 120h). , Conservatório Brasileiro de Música, CBM, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Escola Efetiva: equipe gestora liderando o sucesso. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público, ISP, Brasil.

2002 - 2002

Gestão de Comunicação em Educação. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Teoria e Prática Educacional. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1998 - 1998

Sensibilização para Educadores: educação e vida. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

MENDES, Edleise. ; SOUSA, S. S. . X Congresso Internacional da SIPLE. 2013. (Congresso).

MENDES, Edleise. ; SOUSA, S. S. . Congresso da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira. 2011. (Congresso).

SOUSA, S. S. . XI Seminário de Linguística Aplicada/ VII Seminário de Tradução. 2010. (Outro).

MENDES, Edleise. ; SOUSA, S. S. . III ENPLE- Encontro Nacional de Políticas de Línguas e Ensino. 2009. (Outro).

SOUSA, S. S. . X Seminário de Linguística Aplicada. 2008. (Outro).

MENDES, Edleise. ; SOUSA, S. S. . VIII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2007. (Outro).

SOUSA, S. S. . Feira das Profissões. 2006. (Outro).

SOUSA, S. S. . Educação Brasileira - A trajetória do negro. 2001. (Outro).

MENDES, Edleise. ; SOUSA, S. S. . X Congresso Internacional da SIPLE. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

Curso Jorge Amado - III Colóquio de Literatura Brasileira. 2013. (Outra).

Plurilinguismo no Brasil. 2013. (Outra).

Curso Jorge Amado - II Colóquio de Literatura Brasileira. 2012. (Outra).

Crenças no ensino-aprendizagem e na formação de professores. 2011. (Outra).

Curso Jorge Amado - I Colóquio de Literatura Brasileira. 2011. (Outra).

Língua e Cultura: percursos e diálogos. 2010. (Outra).

Mesa Redonda - Língua e Cultura: percursos e diálogos. 2010. (Outra).

Seminário Estudantil de Pesquisa em Letras- SEPESQ. 2010. (Seminário).

VI SEPESQ - Seminário de Pesquisa em Letras. 2010. (Seminário).

A reforma ortográfica da língua portuguesa. 2009. (Outra).

ROSAE- I Congresso Internacional de Linguística Histórica. 2009. (Congresso).

Seminário Estudantil de Pesquisa - SEPESQ. 2009. (Seminário).

Curso de linguística textual-objetos de pesquisa e desenvolvimentos atuais. 2008. (Outra).

II Encontro Nacional sobre Ensino-Aprendizagem de Leitura e Escrita em Letras (ENEALE). 2008. (Encontro).

Jornada Pedagógica dos Professores da Rede Municipal de Salvador. 2008. (Outra).

Leitura, linguagem e cidadania. 2008. (Encontro).

X Seminário de Linguística Aplicada.Um estudo das crenças cultivadas pelos professores, de língua materna, em formação. 2008. (Seminário).

II Encontro Interdisciplinar de Cultura e Educação das Faculdades Jorge Amado.As concepções e crenças do professor de língua portuguesa em formação. 2007. (Encontro).

Lançamento da obra Produção de texto. 2007. (Oficina).

Reflexões sobre a leitura de linguagens não verbais na escola: contribuições do jornal. 2007. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. As concepções e crenças do professor de língua protuguesa em formação. 2007. (Congresso).

Feira das Profissões.As concepções e crenças do professor de lingua portuguesa em formação. 2006. (Outra).

I Encontro Interdisciplinar de Cultura e Educação das Faculdades Jorge Amado.As concepções e crenças do professor de língua portuguesa em formação. 2006. (Encontro).

Curso de Formação de Alfabetizadores.Recursos Didáticos do Alfabetizador de Jovens e Adultos. 2003. (Oficina).

Curso de Formação de Alfabetizadores.História da Educação Brasileira / Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos. 2003. (Outra).

I Encontro Pedagógico Diretor X Secretaria Municipal - Gestão Escolar.Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN - Educação e novas tecnologias. 2001. (Encontro).

I Encontro Pedagógico Diretor X Secretaria Municipal- Gestão Escolar.Planejamento Educacional /Avaliação Educacional. 2001. (Encontro).

O negro na Independência. 2001. (Seminário).

Série de Jornadas 2000- Políticas Sociais: instrumentos de justiça social. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Silvana Karina Teixeira Góes

PORFILO, L.;SOUSA, S. S.. Desdramatizando o ensino e a aprendizagem da língua inglesa na educação de jovens e adultos. 2019. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Silvana Karina Teieira Góes

PORFILO, L.;SOUSA, S. S.. Desdramatizando o ensino e a aprendizagem da língua inglesa na educação de jovens e adultos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Viviane Silva Santos

PORFILO, L.;SOUSA, S. S.. O currículo do PROFLETRAS e as propostas para a diversidade cultural na formação de professores de língua portuguesa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

SOUSA, S. S.; PORFILO, L.; MENDES, E.. Desdramatizando o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos. 2018. Universidade Federal da Bahia.

SOUSA, S. S.; MASCARENHAS, D. R.; MENDES, Edleise.. O currículo do PROFLETRAS e as propostas para a diversidade cultural na formação de professores de Língua Portuguesa. 2018. Instituto de Letras - UFBA.

Produções bibliográficas

  • SOUSA, S. S. . A Gramática nas crenças de professores de Língua Portuguesa em formação. Percursos Linguísticos (UFES) , v. 5, p. 9-29, 2015.

  • SOUSA, S. S. . Língua, Cultura e Ensino: Diálogos Interdisciplinares. 01. ed. Salvador: EDUFBA, 2016. v. 01. 239p .

  • SOUSA, S. S. . Prêmio Gestão Escolar - 2001. GERIR, Salvador, p. 29 - 30, 23 fev. 2002.

  • SOUSA, S. S. . Natal Solidário. GERIR, Salvador, p. 49 - 49, 22 dez. 2001.

  • SOUSA, S. S. . As crenças sobre a leitura de professores de língua portuguesa em formação. In: XI Seminário de Linguística Aplicada/ VII Seminário de Tradução, 2008, Salvador. Anais do XI SLA, 2008.

  • SOUSA, S. S. . As concepções e crenças do professor de língua portuguesa em formação. In: VIII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2007, Brasília. VIII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2007. p. 1-372.

  • SOUSA, S. S. . Novas Perspectivas de Ensino de Línguas: Desafios para as Práticas de Leitura e Escrita na Virtualização das Aulas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, S. S. . Língua, Leitura, Gramática e Escrita nas crenças de professores de Língua Portuguesa em formação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, S. S. ; MENDES, Edleise. . As crenças sobre a leitura de professores de língua portuguesa em formação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, S. S. . As crenças sobre a Leitura de Professores de Língua Portuguesa em formação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Edleise. ; SOUSA, S. S. . Um Estudo das Crenças Cultivadas pelos Professores, de Língua Materna, em Formação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Edleise. ; SOUSA, S. S. . As concepções e crenças do professor de Língua Portuguesa em formação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Edleise. ; SOUSA, S. S. . As concepções e crenças do professor de Língua Portuguesa em formação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, S. S. . A língua nas crenças de professores em formação inicial 2014 (Artigo).

  • SOUSA, S. S. . Refletindo sobre crenas e identidades no estudo da Língua Portuguesa: foco no trabalho intercultural. EDUFFBA (No prelo), 2014 (Artigo).

  • Atayde, Célia Maria Soares ; VARGENS, A. M. ; MASCARENHAS, D. R. ; SOUSA, S. S. ; MAGALHAES, R. M. F. B. . Caderno de Resumos e Programação do XCONSIPLE. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia-EDUFBA, 2013 (Caderno de Resumos e Programação).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    O PROFESSOR DE LÍNGUAS INTERCULTURALISTA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DO SÉCULO XXI, Descrição: Descrição: A percepção de que formar professores de línguas, no mundo contemporâneo, significa prepará-los para além de uma formação em sua especialidade, obriga-nos a pensar de que modo as nossas práticas formadoras podem ser mais eficazes e mais condizentes com as necessidades de nossos alunos em formação. Entre as competências necessárias para a constituição de um professor que atuará no campo da educação linguística está a capacidade de agir em contextos complexos, multiculturais e, muitas vezes, adversos, exigindo desse professor uma postura intercultural. Mas que perfil deve ter esse professor de línguas na contemporaneidade? De que modo as exigências educacionais no mundo contemporâneo afetam a sua formação? Adicionalmente, que formação seria adequada, desejável? A partir de questionamentos dessa natureza, esta investigação discutirá o perfil do professor interculturalista, que pode ser uma resposta possível à insegurança e à incompletude que tantos alunos e colegas denunciam em suas práticas cotidianas de ensinar línguas. Para dar conta dessa perspectiva de gestão e de formação de novos professores de línguas, realizaremos a pesquisa em duas fases, compreendendo a primeira o trabalho de campo com professores de língua portuguesa como língua estrangeira, que atuam em variados contextos de ensino, com os quais serão aplicados alguns instrumentos de investigação que, de modo mais amplo, possam gerar diferentes naturezas de dados, como questionários e entrevistas. Na segunda fase, os dados gerados na primeira fase serão tratados e interpretados, à luz das leituras e discussões desenvolvidas nas áreas de referência (Linguística Aplicada, Educação, Sociologia, Antropologia, Estudos Culturais, para citar as fundamentais). Como resultado do processo de investigação, busca-se traçar um quadro de referência, teórico e metodológico, que possa contribuir para a formação de professores de línguas, em processo inicial e/ou em serviço. Relacionados a este projeto, e dentro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Língua Cultura e Ensino (LINCE), há os projetos dos estudantes de mestrado e de doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . , Integrantes: Soraia da Silva Sousa - Integrante / Edleise Mendes Oliveira Santos - Coordenador / Manuela Guilherme - Integrante / Lucas Rodrigues Soares da Conceição - Integrante / Sara Oliveira da Cruz - Integrante / Raulino Batista Figueiredo Neto - Integrante / Marília Pinheiro Pereira - Integrante / Letícia Telles da Cruz - Integrante.

  • 2013 - Atual

    A escrita nas crenças de professores de Língua Portuguesa em formação, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Soraia da Silva Sousa - Integrante / Edleise Mendes Oliveira Santos - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Língua, leitura, gramática e escrita nas crenças do professor de língua portuguesa em formação, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Soraia da Silva Sousa - Integrante / Edleise Mendes Oliveira Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Salvador, Secretaria Municipal de Educação e Cultura. , Rua São Paulo, São Cristóvão do Aeroporto, 41480290 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 36111234, URL da Homepage:

Experiência profissional

2004 - Atual

Secretaria Municipal da Educação e Cultura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20

1997 - 1997

Escola de Primeiro Grau Raul Sá

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Educação de Jovens e Adultos, Carga horária: 20

1998 - 1998

Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/1998 - 07/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia

1998 - 1998

Instituto Central de Educação Isaias Alves

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 20

1999 - 1999

Colégio Estadual Pinto de Aguiar

Vínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenadora - Ensino Fundamental, Carga horária: 20

1999 - 1999

Colégio da Polícia Militar

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

2000 - 2000

colegio siao

Vínculo: Orientadora Educacional, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional do Ensino Médio, Carga horária: 20

2002 - 2002

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PGP/LIDERE- ISP, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsita do Programa de Gestão Participativa com Liderança em Educação - PGP/LIDERE do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público - ISP

2001 - 2001

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária do Programa da Avaliação Externa, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2002 - 12/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público, Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público.,Atividade realizada, Bolsista do Programa de Gestão Participativa com Liderança em Educação - PGP/LIDERE e monitora das escolas do PEEF- SMEC-PMS.

  • 01/2001 - 03/2001

    Estágios , Faculdade de Educação.,Estágio realizado, Programa de Avaliação Externa do PEQ/BAHIA.

2001 - 2001

Faculdades de Ciências Humanas e Teológicas de Salvador

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Sociologia da Educação, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2001 - 12/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação e História da Educação

2003 - 2003

Seminário de Formação Acadêmica e Teológica do Recife

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ministrada - Metodologia do Ensino

2004 - Atual

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20