Cléria Maria Costa
Graduada em Letras pela Universidade de Brasília - 1989, concluiu Mestrado em Linguística Aplicada - ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira e formação do profissional de línguas pela Universidade de Brasília 2005. É especialista em Educação a Distância. Professora de Língua Inglesa há mais de 25 anos, seu foco de atuação profissional atual encontra-se, além das disciplinas de língua inglesa, nas literaturas de língua inglesa, culturas de países anglo-falantes, formação do profissional de línguas, cultura brasileira, educação a distância, ensino de inglês instrumental a distância e presencial, metodologia de ensino de língua inglesa e portuguesa, semântica, linguística aplicada, literatura brasileira. Possui experiência em ensino de português como Segunda Língua. Realizou consultoria em acordos internacionais e atua como tradutora inglês/português, português/inglês. No ano de 2014 cursou as seguintes disciplinas na pós-graduação em Linguística Aplicada-Universidade de Brasília: Interculturalidade e Ensino de Português como LE/L2. Atuou com validação de material didático para cursos profissionalizantes em instituição do Sistema S por 3 anos. É conteudista de materiais didáticos para cursos a distância e atua como produtora cultural e coordenadora pedagógica de eventos que envolvem educação, cultura, literatura e cinema. Participou como professor especialista da Rede SESI de Educação, na área de conhecimento Linguagens na elaboração do Sistema Estruturado de Ensino da Rede SESI de Educação, no período de março a dezembro de 2020, com atuação no desenvolvimento da nova Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais e metodologias avaliativas e Itinerários Formativos do Ensino Médio. Atualmente, faz parte da equipe de especialistas da Rede SESI de Educação, com atuação na análise e validação de materiais didáticos, compilação das contribuições dos professores da Rede SESI para o material de Língua Inglesa do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais.
Informações coletadas do Lattes em 02/08/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Linguistica Aplicada
2003 - 2005
Universidade de Brasília, UnB
Título: A Estética na Formação do Profissional de Língua Estrangeira (inglês): entre a razão e a sensibilidade,Ano de Obtenção: 2005
Maria Luisa Ortiz Alvarez.Palavras-chave: formação do profissional de línguas; cultura, ética; estética; ensino e aprendizagem de língua estrangeira.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Especialização em Educação a Distância
2009 - 2010
Faculdade Senac DF
Título: Curso de Extensão a Distância para Professores de Línguas do Ensino Básico: Reflexão na Ação
Orientador: Carmem Lúcia Prata
Formação complementar
2005 - 2005
Extensão universitária em II ELARCO. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em I Encontro de Lingüística Aplicada da Região Centr. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2004 - 2004
2º Simpósio de Língua e Literatura. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
2002 - 2002
Teaching Conversational Competence. (Carga horária: 3h). , Casa Thomas Jefferson, CTJ, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Teaching English as a Foreign Language. (Carga horária: 180h). , Ohio State University, OSU, Estados Unidos.
1992 - 1992
Through the Motivational Prism. (Carga horária: 3h). , Casa Thomas Jefferson, CTJ, Brasil.
1992 - 1992
4th Regional Seminar. (Carga horária: 8h). , BRAZ-TESOL, BRAZ-TESOL, Brasil.
1992 - 1992
The Humanistic Approach to Teaching and Learning. (Carga horária: 4h). , BRAZ-TESOL, BRAZ-TESOL, Brasil.
1991 - 1991
The Communicative Approach in Central Brazil. (Carga horária: 8h). , Cultura Inglesa, CI, Brasil.
1990 - 1990
Proficiency in English. , University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
1988 - 1988
Satire in American Literature. (Carga horária: 8h). , Casa Thomas Jefferson, CTJ, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em I Simpósio de Letras e Tradução da UnB. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em VI ENEL. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Encontros de Lingüística - Graduação. (Carga horária: 14h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância - EAD.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Linguística Aplicada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: LPE - Língua Portuguesa LE/L2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Continuada de Educadores da Escola Pública Brasileira.
Organização de eventos
COSTA, C. M. . Semana Anglo-Portuguesa de Letras. 2003. (Outro).
Participação em eventos
Colóquio Especial de Verão de Linguística Aplica 2014.Colóquio Especial de Verão de Linguística Aplicada 2014. 2014. (Outra).
Grupo de Trabalho: Metodologias Apoiadas em Tecnologias Inteligentes.Metodologias Apoiadas em Tecnologias Inteligentes na Eduação Superior. 2013. (Encontro).
Semana de Letras - Literatura e o ensino de literatura de ensino médio.O ensino de literaturas estrangeiras e o ensino médio. 2007. (Outra).
VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. A dimensão estética no desenvolvimento das competências do professor de LE. 2007. (Congresso).
I CLAFPL - Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. A estética na formação do profissional de LE: entre a razão e a sensibilidade. 2006. (Congresso).
15° INPLA.A estética na formação do profissional de línguas. 2005. (Encontro).
III Encontro Brasiliense dos Estudantes de Letras.Hai-Kai em Língua Inglesa. 2005. (Encontro).
IV Semana Acadêmica do 1/2005.Linguagens, Competências, Afetividade e Interação no Ensino de Língua Estrangeira. 2005. (Outra).
1 Fórum do Mestrado em Lingüística Aplicada da Universidade de Brasília.Ensino de Segunda Língua e Língua Estrangeira. 2004. (Outra).
2 Simpósio de Língua e Literatura "O que é ser moderno na época do multiculturalismo.O Cinema e a Literatura de Língua Estrangeira. 2004. (Simpósio).
Participação em bancas
COSTA, C. M.; ARAUJO, A. C. N.; DUARTE CAMPOS, G. M.. Aquisição/aprendizagem: uma análise dos resultados de se aprender uma segunda língua em contextos formais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.
COSTA, C. M.; BISERRA, W. A.; IZOLAN, M. L.. Pecado e Redenção no poema A Canção do Velho Marinheiro de Coleridge. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.
COSTA, C. M.. As crenças dos professores de ensino médio de uma escola regular em relação ao ensino de língua inglesa em uma abordagem comunicativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília.
COSTA, C. M.. Dificuldades de aquisição dos sons / / e / / por alunos adultos e estratégias para melhora dessa pronúncia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília.
COSTA, C. M.. Alice cresceu, diminuiu, cresceu... coube e descoube nas medições do mundo: uma leitura de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília.
COSTA, C. M.. Um estudo sobre o lúdico aplicado nas atividades pós-leitura para a diminuição do filtro afetivo dos alunos nas aulas de inglês como língua estrangeira que utilizam o ensino comunicativo da língua inglesa para adolescentes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília.
BANDEIRA, G. M.;COSTA, C. M.. O papel do livro didático no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Terezinha Anhanguera Educacional.
COSTA, C. M.. As abordagens de Ensino do professor de línguas na Educação de Jovens e Adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Terezinha Anhanguera Educacional.
COSTA, C. M.. O Lúdico: facilitador na aprendizagem da língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Terezinha Anhanguera Educacional.
COSTA, C. M.. Madame Bovarry - O adultério como forma de libertação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Terezinha Anhanguera Educacional.
COSTA, C. M.. Lúdico: facilitador na aprendizagem da língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Terezinha Anhanguera Educacional.
COSTA, C. M.. O papel do livro didático no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Terezinha Anhanguera Educacional.
COSTA, C. M.. As abordagens de Ensino do professor de línguas na Educação de Jovens e Adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Terezinha Anhanguera Educacional.
COSTA, C. M.. OComplexo de Édipo na obra Hamlet. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Terezinha Anhanguera Educacional.
COSTA, C. M.. O complexo de Éditpo na obra de Hamlet. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Terezinha - Anhanguera Educacional.
COSTA, C. M.. O preconceito linguístico na sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Terezinha - Anhanguera Educacional.
COSTA, C. M.. Oliveira.A construção de Brasília nos folhetos de cordel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Terezinha Anhanguera Educacional.
COSTA, C. M.. A opressão da mulher e do escravo na obra Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Terezinha Anhanguera Educacional.
Orientou
Punição e Redenção no poema A Canção do Velho Marinheiro de Coleridge; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília; (Orientador);
O cinema como insumo no ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira - inglês; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Católica de Brasília; (Orientador);
O cinema como insumo no ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira - inglês; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Católica de Brasília; (Orientador);
A construção da literatura fantástica segundo Edgar Allan Poe; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
Desdobramentos do; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
O Conhecimento Sócio-Cultural das Lutas da Minorias Norte-Americanas e a Formação do Profissional de Línguas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
Estudo da Obra Oliver Twist e sua relação com o Brasil contemporâneo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
A Guerra das Duas Rosas x A Tragédia do Rei Ricardo III de Shakespeare; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
Uma Visão Panorâmica e Evolutiva do Ensino de Línguas Estrangeiras; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
A Importância do Lúdico no Ensino da Língua Inglesa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
Alternativas para o Desenvolvimento da Habilidade da Escrita em Língua Inglesa; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
A Formação Continuada do Professor de Língua Estrangeira Moderna - inglês; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
O papel da tradução na aprendizagem de uma Língua Estrangeira; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Paulista; Orientador: Cléria Maria Costa;
O papel da tradução na aprendizagem de uma Língua Estrangeira; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Paulista; Orientador: Cléria Maria Costa;
Traduzir ou não em sala de aula; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Paulista; Orientador: Cléria Maria Costa;
A importância da linguagem cinestésica no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
A motivação no aprendizado de língua estrangeira; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
O uso do computador no ensino/aprendizagem de língua estrangeira; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
O uso do computador no ensino/aprendizagem de língua estrangeira; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
Os PCNs em relação ao ensino de língua estrangeira; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília; Orientador: Cléria Maria Costa;
Produções bibliográficas
-
COSTA, Cléria ; ALVARES, M. L. O. ; COSTA, C. M. ; BANDEIRA, G. M. ; Sant'Ana, Juscelino ; MOURA, G. A. . ECOS DO PROFISSIONAL DE LÍNGUAS: competências e teorias. 1. ed. Campinas: Pontes, 2015. v. 1. 341p .
-
COSTA, C. M. ; ALMEIDA FILHO, J. C. P. ; MOURA, G. A. ; Sant'Ana, Juscelino . Competências de Aprendizes e Professores de Línguas. 1. ed. Campinas: Pontes, 2014. v. 1. 283p .
-
COSTA, C. M. . A dimensão estética no desenvolvimento das competências do professor de LE. In: VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007, Brasília - DF. A dimensão estética no desenvolvimento das competências do professor de LE. Brasília-DF: UnB, 2007.
-
COSTA, C. M. . A estética na formação do profissional de LE: entre a razão e a sensibilidade. In: I CLAFPL - Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis-SC. A estética na formação do profissional de LE: entre a razão e a sensibilidade. Florianópolis - SC: UFSC, 2006. v. 1. p. 80-80.
-
COSTA, C. M. . A dimensão estética no desenvolvimento das competências do professor de Língua Estrangeira - LE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, C. M. . A dimensão estética no desenvolvimento das competências do professore de LE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, C. M. ; ORTIZ, Maria Luisa . A dimensão estética no desenvolvimento das competências do professor de LE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, C. M. . A formação do profissional de línguas por competências. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, C. M. ; ORTIZ, Maria Luisa ; ALMEIDA FILHO, J. C. P. . A estética na formação do profissional de LE: entre a razão e a sensibilidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, C. M. . O ensino de literaturas estrangeira e o ensino médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, C. M. . A estética na formaçãodo profissional de línugas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, C. M. . Contribuições da estética para a formação do profissional de línguas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, C. M. . O cinema e a literatura de língua estrangeira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, C. M. . Adolescência e o Ensino da Língua Inglesa. Brasília, DF: POSEAD - Educação a Distância - FGF, 2010 (Módulo de Educação a Distância - Curso de Pós-Graduação).
-
COSTA, C. M. . Cadernos de Atividades Práticas Supervisionadas - Arte e Literatura. Valinhos - SP: Anhanguera Publicações e Comércio de Material Didático Ltda, 2009 (Caderno de Atividades).
-
COSTA, C. M. . Plataforma Itaipu de Energias Renováveis. Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional, 2009. (Tradução/Outra).
-
COSTA, C. M. . Guia Cultural Satélite 061. Brasília: Ossos do Ofício, 2009. (Tradução/Outra).
-
COSTA, C. M. . Guia Cultural Satélite 061. Brasília-DF: Ossos do Ofício e Ministéria do Cultura, 2008. (Tradução/Outra).
-
Medeiros, M. B. ; COSTA, C. M. ; BIRRINGER, J. ; NICOLAI, K. ; DUMKE, T. . Thoughts on Performance Art in Telepresence. Dresden: Trans-Media-Akademie Hellerau e.V., 2007. (Tradução/Artigo).
-
COSTA, C. M. . Revista Sociedade e Estado. Brasília - DF: UnB, 2000. (Tradução/Artigo).
Outras produções
COSTA, C. M. . Consultor em Avaliações Internacionais: adequação de instrumentos e materiais/ área de leitura. 2011.
COSTA, C. M. . Instrutor(a) da(s) disciplinas de Linguagens e Códigos do ensino médio - Manaus-AM.. 2011.
COSTA, Cléria ; COSTA, C. M. . A Escola no Cinema. 2019. Filme.
COSTA, Cléria ; COSTA, C. M. . Diálogos Contemporâneos. 2019. Outra.
SANDER, L. V. ; COSTA, C. M. . Woman's Honor. 1992 (Peça de Teatro).
Projetos de pesquisa
-
2004 - Atual
A Formação do Professor de Língua Estrangeira, Descrição: A ideia de formar o grupo de pesquisa sirgiu cono resultado da pesquisa e produção de dissertações na área de Línguistica Aplicada,especificamente no que se refere à formação de professores de língua estrangeira. Um grupo dessa natureza gera os seguintes benefícios: integração do ensino com a pesquisa e extensão; interação aberta entre pós-graduação e graduação com elevação da qualidade de ensino e desenvolvimento do panorama dos estudos na área de atuação do grupo; a publicação de obras coletivas, de capítulos nessas obras e realização e participação em eventos e reuniões científicas. A divulgação parciao e final dos resultados contribuirá para o melhor conhecimento da produção científica recente das linhas de pesquisa propostas. Como resultado do trabalho do grupo podemos ressaltar a publicação em 2007 de um livro intitulado "Lingüística Aplicada: múltiplos olhares",organizado pela Profa. Dra. Maria Luisa Ortiz Alvarez, líder do grupo junto ao professor Kleber Aparecido da Silva, editado pela Pontes e lançado em julho de 2007 durante o VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada realizado em Brasília, na UNB. Nesta publicação participaram alguns dos integrantes do grupo de pesquisa: Edleise Mendes, Rita de Cassia Tardin, Magali Barçante, dentre outros. Além desta publicação temos os artigos publicados pelos membros do grupo em revistas nacionais, especificamente na Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. Recentemente, em julho de 2008 foi publicado pela Pontes o livro intitulado Perpectivas de investigação em Lingüística Aplicada, organizado pela Profa. Dra. Maria Luisa Ortiz Alvarez e o professor Kleber Aparecido da Silva. Nesta coletânea, participaram alguns integrantes do grupo, José Carlos Paes de Almeida Filho, Edcléia Aparecida Basso, Vera Lúcia Teixeira, dentre outros. Além disso os integrantews participaram com trabalhos em Congressos Nacionais e Internacionais (AILA, 13 Encuentro Nacional DE LEs-México, V SIPLE, II CLFP, etc.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cléria Maria Costa - Integrante / Maria Luiza Ortiz Alvarez - Coordenador / Gervásio Martins Bandeira - Integrante.
Prêmios
2005
Agradecimento, Faculdades Integradas da Terra de Brasília.
2003
Coordenação da Semana Anglo-Portuguesa, Faculdades Integradas da Terra de Brasília.
1994
Excellency of Work, Casa Thomas Jefferson.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2015
Prodequi - Universidade de BrasíliaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora AVA, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora do Curso de Formação Continuada de Professores de Escolas Públicas Brasileiras: Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas - Prodequi, Ministério da Educação, Ministério da Justiça e UnB
2014 - Atual
Faculdade Anhanguera de TaguatingaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12
2011 - 2013
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2010 - 2010
Faculdade Santa Terezinha Anhanguera EducacionalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Letras, Carga horária: 40
2007 - 2011
Faculdade Santa TerezinhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora das disciplinas: Literatura Inglesa I, Literatura Inglesa II e Língua Inglesa IV
2008 - 2011
Faculdade Senac DFVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações:
Trabalho com o ensino da Disciplina Inglês Técnico para os Cursos Tecnológicos da Faculdade Senac do DF, usando a plataforma Moodle.
2004 - 2005
Faculdade da Terra de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente da Coord. de Letras, Carga horária: 8
2006 - 2007
Faculdades Integradas da Terrra de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pós Lato-sensu Lingüística Aplic, Carga horária: 4
Outras informações:
Idealizadora e mentora do Projeto da Pós-graduação Lato-sensu em Lingüística Aplicada das Faculdades Integradas da Terra de Brasília.
2001 - 2007
Faculdades Integradas da Terra de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
1987 - 1994
Casa Thomas JeffersonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1999 - 2001
Fundação Educacional do Distrito FederalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
1986 - 1986
Centro Europeu de IdiomasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
1994 - 2000
Aulas Particulares e TraduçãoVínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Professora e Tradutora, Carga horária: 40
2004 - 2006
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
2015 - Atual
Serviço Nacional do TransporteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Nível Superior III, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2019
UDF Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora adjunto, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cléria Maria Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?