José Messildo Viana Nunes
Graduado em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA 1998); com Aperfeiçoamento em Informática Educativa (UEPA, 1999); Especialização em Educação Matemática (UEPA, 2000); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2007) e Doutorado em Educação Matemática pala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação em Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores.
Informações coletadas do Lattes em 18/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Matemática
2007 - 2011
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: PROJETO: A PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO: o caso dos conceitos de área e perímetro de figuras planas NO 2º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Saddo Ag Almouloud. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Didática da Matemática; História da Matemática; Aprendizagem Significativa; Argumentação em Matemática.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Mestrado em Pós Graduação Em Educação Em Cieências E Matemátic
2005 - 2007
Universidade Federal do Pará
Título: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ÁREA DO CÍRCULO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
, Ano de Obtenção: 2007.Renato Borges Guerra.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Aperfeiçoamento em A COMPUTAÇÃO APLICADA AO ENSINO FUNDAMENTAL
1999 - 1999
Universidade do Estado do Pará
Ano de finalização: 1999;
Formação complementar
2008 - 2008
Extensão universitária em Francês Instrumental para Pós-Graduação Nível II. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Francês Instrumental Para Pós-Graduandos: Nível I. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2006
CURSO DE INGLÊS INSTRUMENTAL ? PRESENCIAL ? PROFIC. (Carga horária: 70h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1998 - 1998
Análise Real. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: Historia da Matematica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Didática da Matemática.
Organização de eventos
José Messildo Viana Nunes . III Fórum de Educação Estatística do GT12. 2025. (Outro).
Matos, F. C. ; NUNES, José Messildo ; Costa, Acylena Costa ; PEREIRA, J. C. S. ; SILVA, R. . XIII EPAEM - Encontro Paraense de Educação Matemática. 2022. (Outro).
Matos, F. C. ; NUNES, José Messildo ; PEREIRA, J. C. S. ; SILVA, R. ; Costa, Acylena Costa . XII EPAEM - Encontro Paraense de Educação Matemática. 2019. (Outro).
NUNES, José Messildo Viana ; SILVA, G. C. C. ; FERNANDES, J.A.N . III Seminário de Pesquisa em Didática das Matemáticas. 2015. (Outro).
NUNES, José Messildo Viana . X Encontro Paraense de Educação Matemática. 2015. (Outro).
NUNES, José Messildo Viana . II Seminário de Pesquisa em Didática das Matemáticas. 2014. (Outro).
NUNES, José Messildo Viana . I Encontro de Educação em Ciências, Matemática e Inclusão. 2014. (Outro).
NUNES, José Messildo Viana . I Seminário de Pesquisa em Didática das Matemáticas. 2013. (Outro).
Participação em eventos
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. TAREFAS ARTICULADORAS EM TENDÊNCIAS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2025. (Congresso).
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. ANÁLISE DO ENSINO DE GEOMETRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 1o, 2° E 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2025. (Congresso).
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. O ENSINO DA OPERAÇÃO MULTIPLICATIVA COM AUXÍLIO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR. 2025. (Congresso).
76a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).Noções de Estatística apartir do questionamento do mundo com usode materiais didáticos: do concreto à tecnologia (Gedim Statistic vai à Escola). 2024. (Oficina).
76a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Tenda da Estatística. 2024. (Exposição).
IV Congresso Latino-Americano de Estudantes e Egressos de Pós-Graduação em Educação. ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DA RETA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 2024. (Congresso).
X Congresso Nacional de Educação. Noções matemáticas na educação infantil: Um estudo da BNCC e de um manual de livros didáticos.. 2024. (Congresso).
X Congresso Nacional de Educação. A construção do conceito de porcentagem nos anos iniciais. 2024. (Congresso).
Integração Acadêmica 2023.Ensino de Matemática: perspectiva interdisciplinar. 2023. (Outra).
IX Congresso Nacional de Educação. NOÇÕES DE ESTATISTICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO: PROPOSTA DE INTERVEÇÃO. 2023. (Congresso).
Educação de Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).A Educação Estatística na formação inicial de professores para diagnosticar o nível de letramento. 2022. (Outra).
XIII EPAEM - Encontro Paraense de Educação Matemática e V SPDMAT - Seminário de Estudos e Pesquisas em Didática das Matemáticas.ENSINO DE NOÇÕES DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: RELATOS DE DIFICULDADES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. 2022. (Encontro).
XIII EPAEM - Encontro Paraense de Educação Matemática e V SPDMAT - Seminário de Estudos e Pesquisas em Didática das Matemáticas. 2022. (Encontro).
XIII EPAEM - Encontro Paraense de Educação Matemática e V SPDMAT - Seminário de Estudos e Pesquisas em Didática das Matemáticas.SUSCITANDO ENCONTROS ENTRE MODELAGEM E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2022. (Encontro).
XIII EPAEM - Encontro Paraense de Educação Matemática e V SPDMAT - Seminário de Estudos e Pesquisas em Didática das Matemáticas.A POTENCIALIDADE DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ASSOCIADA AO USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA ABORDAGEM DE GRANDEZAS E MEDIDAS. 2022. (Encontro).
XIV Encontro Nacional de Educação Matemática ? Educação Matemática, Escola e Docência: o que nos trouxe Ubiratan D?Ambrósio.Roda de Debate - 18 - Do Discurso à Prática: diálogos sobre formação de professores.. 2022. (Encontro).
II Simpósio Latino Americano de Didática da Matemática.Atividade de Estudo e Investigação sobre o Sistema de Numeração Posicional na Formação de Professores dos Anos Iniciais. 2018. (Simpósio).
Encontro Nacional de Didática da Geometria e das Grandezas e Medicas.Estudo sobre Medidas e Grandezas com ênfase no comprimento. 2017. (Encontro).
IIX Seminário Nacional de História da Matemática.Um Histórico Epistemológico das Matrizes. 2017. (Seminário).
Seminário de Cognição e Educação Matemática.Modelagem e o uso de modelos além dos muros da escola. 2017. (Seminário).
Seminário de Cognição e Educação Matemática.Perspectivas e desafios para o ensino de Matemática. 2015. (Seminário).
X Encontro Paraense de Educação Matemática.Tarefas com Equações do Primeiro Grau na Perspectiva da Resuloção de Sitemas Lineares. 2015. (Encontro).
X Encontro Paraense de Educação Matemática.Tratamento da Informação: um desafio para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (Encontro).
X Encontro Paraense de Educação Matemática.Construção da Noção de Raciocínio Combinatório no Ciclo de Alfabetização: Análise Praxeológica. 2015. (Encontro).
5° Encontro Nacional de aprendizagem Significativa.Aprendizagem Significativa nos Anos Iniciais: trajetória de uma atividade de pesquisa investigativa. 2014. (Encontro).
II Encontro de Educação Matemática nos Anos INiciais.Geometria das dobraduras e a história do papel na aprendizagem significativa de alunos do 2º ano do ensino fundamental. 2014. (Encontro).
III Encontro de Iniciação Á Docência do PIBID/IFPA.Teoria Antropológica do Didático. 2014. (Encontro).
IV Semana da Matemática.Os desafios do Professor de Matemática da Educação Básica. 2014. (Outra).
IV Semana da Matemática.O Curriculo do Curso de Licenciatura em Matemática e o professor que desejamos. 2014. (Outra).
IV Semana da Matemática.Os desafios do Professor de Matemática da Educação Básica. 2014. (Outra).
Seminário de Cognição e Educação Matemática.Investigação em Didática da Matemática: o ensino de álgebra básica. 2014. (Seminário).
VII Coloquio Internacional sobre Ensinanza de Las Mtemáticas.Formaçâo Continuada e Criatividade na Prática Docente de Matemática. 2014. (Outra).
XI Seminário de Iniciação à Docência.Análise de Tarefas de Livros Didáticos dos Anos Iniciais: enfoque em noções de estatística. 2014. (Seminário).
II Colóquio de Matemática da Região Norte.A abordagem da História da Matemática em Livros Didáticos: o caso da Geometria Plana. 2013. (Outra).
III Encontro de Projetos Integrados.O Programa de Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores. 2013. (Encontro).
III Encontro de Projetos Integrados.O Programa de Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores. 2013. (Encontro).
I Seminário de Pesquisa em Didática da Matemática.Aspectos Metodológicos de Pesquisa em Educação Matemática. 2013. (Seminário).
I Seminário de Pesquisa em Didática da Matemática.Pesquisas em Educação Matemática. 2013. (Seminário).
IX Encontro Paraense de Educação Matemática.Estatística nas Séries Iniciais entre Concepções e Prática. 2013. (Encontro).
IX Encontro Paraense de Educação Matemática.Problemas de Tipo Multiplicativo na Alfabetização uma contribuição da Teoria dos Campos Conceituais. 2013. (Encontro).
IX Encontro Paraense de Educação Matemática.Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: uma proposta para o ensino fundamental menor. 2013. (Encontro).
IX Encontro Paraense de Educação Matemática.O uso do Tangram em sala de Aula na Perspectiva da Dialética Ferramenta-Objeto. 2013. (Encontro).
Seminário de Acompanhamento da Área de Ensino. 2013. (Seminário).
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Investigando Epistemologias Espontâneas de Professores de Matemática no Ensino de Equações do Primeiro Grau. 2013. (Congresso).
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Aprendizagem Significativa e Sistemas de Base: o jogo de base 5 como Organizador Prévio. 2013. (Congresso).
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Construindo Aulas de Simetria com Auxílio de Situações Didáticas. 2013. (Congresso).
VII Colóquio Internacional Sobre Ensenanza de las Matemáticas.Formação Continuada e Criatividade na Prática Docente de Matemática. 2013. (Outra).
3° Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Coordenador de Sessão de Comunicação. 2012. (Simpósio).
II Encontro de Iniciação à Docência.O Modelo Epistemológico de Referência e o Ensino de Álgebra na Escola Básica. 2012. (Encontro).
IV Encontro do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação en Ensino de Ciências e Matemática. 2012. (Outra).
Simpósio Internacional de Educação Matemática - SIPEMAT.ARGUMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: INDÍCIOS DE IMPLEMENTAÇÃO, de autoria de José Messildo Viana Nunes. 2012. (Simpósio).
Congresso Nacional de Educação Matemática. Considerações Pós Modernas Acerca do Programa Gestar II de Matemática. 2011. (Congresso).
VIII Encontro Paraense de Educação Matemática.Inclusão da História da Matemática no Processo de ensino Aprendizagem. 2011. (Encontro).
Encontro Paraense de Educação Matemática.O Contexto da História da Matemática como Organizador Prévio para o ensino de Geometria. 2010. (Encontro).
III Seminário de Avaliação de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.Interpretar Problemas de Matemática: uma análise das Interfaces entre Língua Natural e a Linguagem Matemática no Estudo da Regra de Três. 2010. (Seminário).
Fórum Mundial de Educação.Aprendizagem Significativa em Sala de Aula. 2009. (Outra).
Fórum Mundial de Educação.Alternativas para Sustentabilidade de Produtos Amazônicos. 2009. (Outra).
VIII Seminário Nacional de História da Matemática. 2009. (Seminário).
VIII Seminário Nacional de História da Matemática.História da Matemática: texto e contexto para aprendizagem significativa da área do círculo. 2009. (Seminário).
Encontro de Produção Discente em Educação Matemática da PUCSP.A argumentação como cultura da demonstração em Matemática. 2008. (Encontro).
: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2007. (Congresso).
59 Reunião Anual da SBPC.Construção Histórico-Epistemológica do Conceito de Áreas de Figuras Planas: uma proposta de aprendizagem significativa. 2007. (Outra).
59 Reunião Anual da SBPC. 2007. (Outra).
IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. História da Matemática e Aprendizagem da Área do Círculo: Uma Experiência de Ensino Aprendizagem. 2007. (Congresso).
I Seminário de Avaliação de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPA: trajetória, produção e perspectivas ? SAPPECIM.Proposta de Conjunção entre Aprendizagem Significativa e a História da Matemática. 2006. (Seminário).
Simpósio Internacional de Educação Matemática - SIPEMAT.História da Matemática na Educação Matemática: uma tendência necessária. 2006. (Simpósio).
Simpósio Internacional de Educação Matemática - SIPEMAT. 2006. (Simpósio).
VII reunião de Didática da Matemática de Cone Sul. 2006. (Encontro).
VII reunião de Didática da Matemática de Cone Sul.Aprendizagem Significativa Aliada a História da Matemática: uma proposta possível. 2006. (Encontro).
Reunião Regional da SBPC. 2004. (Encontro).
VII Congresso Norte/ Nordeste de Educação em Ciências e Matemática - VII CNNECIM. 2004. (Congresso).
First Latin American Congress of Mathematicians. 2000. (Congresso).
I Encontro Paraense de educação Matemática. 1999. (Encontro).
IV Semana Acadêmica do CCSE (UEPA). 1999. (Outra).
Análise Real. 1998. (Outra).
III Semana Acadêmica do CCSE (UEPA). 1998. (Outra).
Ensinando Matemática na 5º Série. 1997. (Oficina).
II Semana Acadêmica do CCSE (UEPA). 1997. (Outra).
V Curso de Verão. 1997. (Outra).
I Semana Acadêmica do CCSE (UEPA). 1996. (Outra).
A formulação e Resoluções Gráficas de Projeções Lineares. 1995. (Outra).
V Semana de Matemática do CCSE (UEPA). 1994. (Outra).
Participação em bancas
SANTOS, M. L. S.; SÁ;NUNES, José Messildo Viana. ENSINO POR ATIVIDADE ENVOLVENDO COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA. 2024. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
Silva, M. G. M;NUNES, José Messildo Viana; GONÇALVES; Torres, N. V. O. B.; GUSMÃ?O, T. C. R. S. ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DO METACOGNITIVE KNOWLEDGE IN MATHEMATICS QUESTIONNAIRE (MKMQ) PARA O CONTEXTO BRASILEIRO. 2023. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO EM CIENCIAS E MATEMATICAS) - Universidade Federal do Pará.
FIALHO, R. P. B.; ALVES, F. J. C.;Nunes, José Messildo Viana Nunes. O Ensino De Geometria Euclidiana Plana E Espacial: Uma Sequência Didática Inspirada No Patrimônio Histórico Arquitetônico De Sobral/CE. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
FIALHO, R. P. B.; ALVES, F. J. C.;NUNES, José Messildo Viana. O ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA E ESPACIAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INSPIRADA NO PATRIMÕNIO HISTÓRICO ARQUITETÕNICO DE SOBRAL/CE. 2022. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
SALES, E. R.;Nunes, José Messildo Viana Nunes. O ENSINO DE ESTATÍSTICA: uma experiência no atendimento pedagógico domiciliar. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SALES, E. R.;Nunes, José Messildo Viana Nunes. CONTAVOX: A VISÃO CEGA DA MATEMÁTICA. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SANTOS, M. L. S.; SÁ;NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA. O ensino de problemas aditivos com mais de uma operação. 2021. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
JÚNIOR, A. G. M.;Nunes, José Messildo Viana Nunes. Ensino De Conceitos Elementares De Estatística Por Meio De Práticas Investigativas. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SANTOS, M. L. S.; SÁ;Nunes, José Messildo Viana Nunes. O ensino por atividades de problemas multiplicativos envolvendo a ideia de disposição retangular. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
SALES, E. R.;NUNES, José Messildo Viana; MAIA, S. R.. PRINCÍPIOS DO SOROBAN NO ENSINO DE ARITMÉTICA PARA SURDOCEGOS. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
JÚNIOR, A. G. M.;NUNES, José Messildo Viana; GONCALVES, J.. Educação Financeira: Olhar sobre a prática do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade Federal do Pará.
ALMEIDA, T. C. S.;NUNES, José Messildo Viana; SILVA, M. J. F.. Uma Sequência de Atividades com Enfoque em Representações Dinâmicas para o Desenvolvimento de Conhecimentos de Semelhança de Triângulos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, F. J. C.; CABRAL, N. F.;NUNES, José Messildo Viana. Ensino e Aprendizagem de Progressão Aritmética: uso e construção de Aplicativos. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
ALVES, F. J. C.; CABRAL, N. F.;NUNES, José Messildo Viana. Modelando a prática da pesca artesanal em Vigia de Nazaré (PA) para o ensino de equação da reta. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
SOUZA, E. G.;NUNES, José Messildo Viana. Modelagem Matemática nos Anos Iniciais na Perspectiva da Criança. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
FIALHO, R. P. B.; ALVES, F. J. C.;NUNES, José Messildo Viana. O Ensino de Conceitos Básicos de Trigonometria no Triângulo Retângulo norteado pela didática da matemática com uso de um software educacional no 9º ano do Nível Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, M. L. S.; SÁ;NUNES, José Messildo Viana. Medidas de Comprimento: uma sequência didática na perspectiva do ensino por atividades. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, M. L. S.; SÁ;NUNES, José Messildo Viana. O Ensino de Medida de Área por Atividade. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
SALES, E. R.; SOUZA, R. D. C.;NUNES, José Messildo Viana. Singwriting e Linguagem Matemática: uma proposta de glossário terminológico de geometria plana. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA FILHO, E. B.; BARROS, O. S.;NUNES, José Messildo Viana. Saberes e Fazeres de Pescadores de Caranguejo de São Caetano de Odivelas/PA: uma abordagem etnomatemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
QUARESMA, J. C. B.; MENDES, M. J. F.; MENDES; CHAQUIAM, M.;NUNES, José Messildo Viana. Contribuições dos Jogos para Ensinar Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: perspectivas histórica atual. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
MARTINS, F. F.;NUNES, José Messildo Viana; GONCALVES, T. V. O.; SOARES, N. N.. Práticas Investigativas e Webquest: construindo interfaces para o ensino sobre tratamento da informação para além do paradigma do exercício. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
MALHEIRO, J. M. S.; BRABO, J. N. C.;NUNES, José Messildo Viana. Técnicas Argumentativas através da aprendizagem baseada em problemas em um curso de férias. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA FILHO, E. B.;NUNES, José Messildo Viana; BARROS, O. S.. Licenciatura Intercultural Indígena da UEPA: saberes matemáticos e práticas pedagógicas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SALES, E. R.;NUNES, José Messildo Viana; SOUZA, R. D. C.. O ensino de geometria analítica a deficientes visuais: uma perspectiva com materiais manipuláveis. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato Borges; ANDRADE, Roberto Carlos Dantas;NUNES, José Messildo Viana. Equação do Primeiro Grau: um modelo epistemológico de referência. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SALES, E. R.;NUNES, José Messildo Viana; SOUZA, R. D. C.. A leitura tátil e os efeitos da desbrailização em aulas de matemática. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
QUARESMA, J. C. B.; MENDES, M. J. F.; SÁ;NUNES, José Messildo Viana. Saberes Docentes na Licenciatura em Matemática acerca do ensino de Derivada. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, E. G.; DIAS, J. L.; MAFRA, R.;NUNES, José Messildo Viana. Estatística nos Anos Iniciais: Um estudo dos Saberes docentes na formação inicial de professores que ensinam Matemática. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, J. J. A.;NUNES, José Messildo Viana; ALMEIDA, R. G. C.. Dos Sacamuelas aos Cirurgiões Dentistas: A Institucionalização do Ensino Odontológico na Escola Livre de Odontologia do Pará (1911-1920). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SALES, E. R.; CHAVECO, A. I. R.;NUNES, José Messildo Viana. Educação Matemática e Educação Especial: Reflexões sobre experiências docentes de professores de Matemática. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; SALES, E. R.; PINHEIRO, C. A. M.. Organizações Matemáticas nos Livros Didáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: o caso da noção de raciocínio combinatório. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; SALES, E. R.; ALMEIDA, T. C. S.. Atividades com a calculadora na construção de conhecimentos dos graduandos no primeiro semestre de engenharia. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; SALES, E. R.; NASCIMENTO, M. L.. Concepções de Professores de Matmática em Formação Continuada: o uso de materiais didáticos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; MONTEIRO, A. C. R.; SILVEIRA, D. M. R. A.; SALES, E. R.. Interdisciplinaridade na Perspectiva da Pedagogia da Investigação: o caso da Licenciatura Integrada em Educação, Ciências, Matemática e Linguagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA FILHO, E. B.;NUNES, José Messildo Viana; BARROS, O. S.. A Geometria das Pinturas Corporais e o Ensino da Geometria: um estudo da escola indígina Warara-awa Assuriní-PA. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SALES, E. R.;NUNES, José Messildo Viana; MOREIRA, I. M. B.; HEALY, L.. Surdez, bilinguismo e Educação Matemática: um (novo) objeto de pesquisa na educação de surdos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo VianaGUERRA, Renato Borges; CHAQUIAM, M.; ANDRADE, Roberto Carlos Dantas. Investigando Epistemologias Espontâneas de Professores de Matemática Sobre o Ensino de Equações do Primeiro Grau. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo VianaALMOULOUD, S. AGUERRA, Renato BorgesSILVA, R.. O Processo de (Re)Construção e Gestão de Organizações Matemáticas e Didáticas no Estudo de Funções Logarítmicas Mediado por Computador. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato Borges; ANDRADE, Roberto Carlos Dantas;NUNES, José Messildo Viana. Modelo Epistemológico Referência: Tarefa Intermediária. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.; PENTEADO, M. G.;NUNES, José Messildo Viana. Dois Jogos de Linguagem: a informática e a matemática na aprendizagem de função quadrádica. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALMEIDA, A. C. P. C.; FONSECA, M. J. C. F.; SANTOS, O. V.;NUNES, José Messildo Viana. A Transposição Didática no Ensino de Ciências: o aquecimento global como objeto de estudo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; PIROLA, N. A.;GUERRA, Renato Borges. Transposição Didática: Concepções de Professores da Rede Estadual de Ensino de Araguaína-To. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo Viana; FREITAS; LUCENA. Ecologia de um saber Matemático em um Centro Familiar de Formação por Alternância: O Método de Redução à Unidade nas Praxeologias da Escola CEPE. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Francisco Hermes Santos da; SÁ;NUNES, José Messildo Viana. A Avaliação Formativa no Ensino de Matemática: Um estudo a partir das correções de prova de professores de Matemática. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.; DANYLUK, O. S.;NUNES, José Messildo Viana. Labirintos da Compreensão de Regras em Matemática: um estudo a partir da regra de três. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo VianaALMOULOUD, S. AGUERRA, Renato Borges; SILVA, Francisco Hermes Santos da. Análise Praxeológica de Conexões entre Artimética e Álgebra no Contexto do Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.;NUNES, José Messildo Viana; SILVEIRA, F. L. A.; SILVEIRA, F. L. A.. Cotidiano no Ensino e Aprendizagem de Matemática: Reflexões no ProJovem Urbano. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.; FLORES, C. R.;NUNES, José Messildo Viana. Ver Como: uma vivência do Olhar para Aprendizagem da Geometria. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GONÇALVES; LUCENA;NUNES, José Messildo Viana; JUNIOR, A. G. M; Lameirão, S. V. O. C.; Carmo, J. S.. RELAÇÕES ENTRE ANSIEDADE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma revisão sistemática em pesquisas acadêmicas (1998-2022). 2024. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO EM CIENCIAS E MATEMATICAS) - Universidade Federal do Pará.
Aguilar Junior, C. A.;NUNES, José Messildo Viana; Oliveira, A. M. P.; Goulart, J. S. S.; Silva, J, L. P. B.; Texeira, E. S.. ESTUDO DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PRÓ-ARGUMENTATIVA DESENVOLVIDA PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2024. Tese (Doutorado em Programa de pós- graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.
NUNES, José Messildo Viana; SALES, E. R.; ALMOULOUD, S. A.; PEREIRA, J. C. S.. UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MIT APP INVENTOR 2 NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2024. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO EM CIENCIAS E MATEMATICAS) - Universidade Federal do Pará.
SALES, E. R.;NUNES, José Messildo Viana; GONÇALVES; SOUZA, R. D. C.; MAIA, S. R.. As percepções de atores da Educação Especial ante a atuação enquanto ledor para pessoas com deficiência visual. 2023. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO EM CIENCIAS E MATEMATICAS) - Universidade Federal do Pará.
Manrique, A. L.; ABAR, C. A. A. P.;NUNES, José Messildo Viana; SILVA, M. J. F.; ALMOULOUD, S. A.. ESTUDO DAS TRÊS DIMENSÕES DO PROBLEMA DIDÁTICO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
ALMOULOUD, S. A.; QUARESMA, J. C. B.;NUNES, José Messildo Viana; Giordano, C. C.;GUERRA, Renato Borges; PEREIRA, J. C. S.; FIGUEROA, T. P.. SABERES NÃO MATEMÁTICOS ARTICULADOS ÀS PRÁTICAS SOCIAIS COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO: O CASO DA EDUCAÇÃO FISCAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2023. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO EM CIENCIAS E MATEMATICAS) - Universidade Federal do Pará.
SALES, E. R.; WANZELER, E. P.;Nunes, José Messildo Viana Nunes. UM OLHAR INCLUSIVO SOBRE AS PESQUISAS REALIZADAS EM CONTEXTO DE LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, E. G.;NUNES, José Messildo. Modelagem Matemática à Luz da Teoria Ator ? Rede em uma Casa de Farinha em Breves-Pa. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
MENDES;NUNES, José Messildo Viana; SALES, E. R.; SILVA, P. V.. PROVAS MATEMÁTICAS NO ENSINO: UMA QUESTÃO DE LÓGICA. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo Viana; FERNANDES, J.A.N; Silva, D. P.; MENDES. MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA COMPLEXA. 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
FREITAS, N.M.S.;NUNES, José Messildo Viana; MALHEIRO, J. M. S.; ANDRADE, M. S.; RAPOSO, E. O.. CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: usos da argumentação no caso do açaí transgênico na Amazônia. 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo Viana; SODRE, G. J. M.; Silva, D. P.; GONÇALVES. A GEOMETRIA NÃO-EUCLIDIANA PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GONÇALVES; MANFREDO, E. C. G.; GONCALVES, T. V. O.; BORRALHO, A. M. A.;NUNES, José Messildo Viana; LIMA, J. I.; JÚNIOR, A. G. M.. Cartografias Experenciais de Formadores de Professores de Matemática: consciência de si e autoformação. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GONÇALVES; BORRALHO, A. M. A.; LUCENA;NUNES, José Messildo Viana; MARTINS, F. F.; JÚNIOR, A. G. M.. A Avaliação das Aprendizagens em Matemática: uma metanálise a partir de teses brasileiras. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALMOULOUD, S. A.; BIANCHINI, B. L.; OLIVEIRA, G. P.; MORETTI, M. T.;NUNES, José Messildo Viana. Um Estudo das Geometrias Prática e Teóricas Presentes em The Pathewaie to Knowledge de Robert Record. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SÁ;NUNES, José Messildo Viana; LOPES, A. J.; DARSIE, M. M. P.. A divisibilidade no Currículo de Matemática da Educação Básica no Contexto de Roraima. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas.
SALES, E. R.; SOUZA, R. D. C.; ARAUJO, M. M.; KALHIL, J. D. B.;NUNES, José Messildo Viana. O Ensino de Matemática em uma Perspectiva Inclusiva: Experiência com uma aluna com deficiência visual na construção e aplicação de um material didático para aulas de simetria. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato Borges; MENDES;NUNES, José Messildo VianaALMOULOUD, S. ASILVA, R.. A prática de ensino como uma trajetória de formação docente do professor de matemática. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato Borges; MENDES;NUNES, José Messildo VianaALMOULOUD, S. ASILVA, R.. A Invariável prática da regra de três na escola. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.; LEVY, L. F.; JÚNIOR, A. G. M.;NUNES, José Messildo Viana; SÁ. O PIBID e a comunicação na formação inicial de professores de matemática. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.
Aragão, R. M. R.; MENDES; PINHEIRO, S. C. V.; ALVES;NUNES, José Messildo Viana. Práticas Epistemológicas de Estágios Curriculares de Matemática: o caso da produção científica e pedagógica de um programa de pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato Borges; SALES, E. R.;NUNES, José Messildo Viana; ALMOULOUD, S. A.; FREITAS. Estudando o Obstáculo Didático sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo Viana; SALES, E. R.;SILVA, R.; CHAQUIAM, M.. Praticas com Matemáticas no Contexto da Educação do Campo. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.; ALVES;NUNES, José Messildo Viana; ARAUJO, R. M. L.; FREITAS, L. K. G.. Novas Pedagogias e Educação Matemática. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GONÇALVES; MENDES; SILVA, C. A. F.;NUNES, José Messildo Viana; BELTRAO, J. F.; FERREIRA, E. S.; MAFRA, J. R. E. S.. Práticas Sócio Culturais Xerente: contribuições matemáticas para as ações docentes do ser indígina professor. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
OLIVEIRA, G. P.;ALMOULOUD, S. A; COUTINHO, C. Q. E. S.;NUNES, José Messildo Viana. O Conhecimento sobre os Números Primos: Uma Investigação Entre Estudantes de Licenciatura em Matemática. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
GUERRA, Renato BorgesALMOULOUD, S. A; PAIS, L. C.; QUARESMA, J. C. B.;NUNES, José Messildo Viana. Ecologia do Saber: o ensino de limite em um curso de engenharia. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, D. T.; GALERA, C. A.; BASSALO, J. M. F.; SILVEIRA, L. C. L.;NUNES, José Messildo Viana. Investigando o Efeito do Deslocamento do Olhar: implicações para o princípio da atenção dividida. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, A. E; SOUZA, E. G.;NUNES, José Messildo Viana; CHAVES, M. I. A.; SILVA, Francisco Hermes Santos da. Inter(ações) no Ambiente de Modelagem Matemática na Perspectiva da Teoria da Atividade de Engestron. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GONÇALVES; FREITAS; MELO, J. R.;GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo Viana. A Relação do Professor com o Saber Matemático e os Conhecimentos Mobilizados em sua Prática. 2014. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
Fiorentini, D.;NUNES, José Messildo Viana; MENDES;GUERRA, Renato Borges; Aragão, R. M. R.; GONÇALVES. Aprendizagem Docente e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática Investigação de Experiências Colaborativas no Contexto da Amazônia Paraense. 2014. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo VianaALMOULOUD, S. A; SILVA, Francisco Hermes Santos da; FREITAS. O conhecimento matemático-didático do professor do multisseriado: análise praxeológica. 2013. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo VianaALMOULOUD, S. A; MENDES; SILVA, Francisco Hermes Santos da; GONÇALVES. A Noção de Tarefa Fundamental Como Dispositivo Didático para um Percurso de Formação de Professores: o caso da Geometria Analítica. 2012. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; SALES, E. R.;ALMOULOUD, S. A; PEREIRA, J. C. S.; BARRETO, S. R. C.. UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA E PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO EM CIENCIAS E MATEMATICAS) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; Silva, M. G. M; ALMOULOUD, S. A.; PEREIRA, J. C. S.; BARRETO, S. R. C.; Brandão, A. K. D. C.. MODELIZAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS: O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS MEDIADA PELA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO EM CIENCIAS E MATEMATICAS) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; SALES, E. R.; ALMOULOUD, S. A.; PEREIRA, J. C. S.; ALMEIDA, T. C. S.. SITUAÇÃO FUNDAMENTAL: um dispositivo didático para abordagem de grandeza e medida na formação de professores dos anos iniciais. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO EM CIENCIAS E MATEMATICAS) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato Borges; GONÇALVES;NUNES, José Messildo Viana; ALMEIDA, T. C. S.; SODRE, G. J. M.. Sistema de Numeração posicional decimal na formação inicial de professores. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato Borges; SALES, E. R.; FERNANDES, J.A.N; Silva, D. P.;NUNES, José Messildo Viana. Modelagem Matemática: uma Organização Praxeológica Complexa. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALMOULOUD, S. A.; OLIVEIRA, G. P.;NUNES, José Messildo Viana. Um estudo sobre as geometrias prática e teórica presentes em The Pathewaie to knowledge de Robert Recorde: Possíveis diálogos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVEIRA, D. M. R. A.;NUNES, José Messildo Viana; SILVA, P. V.; SALES, E. R.; MOREIRA, I. M. B.. Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual nos Jogos de Linguagem Envolvendo a Matemática no Curso Técnico do IFMA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo Viana; KRINDGES, A.; FERNANDES, D. N.; CASTRO, R. S.. A Geometria Euclidiana e Não Euclidiana, a Formação de Professores, a Relatividade Entre esses Conhecimentos e sua Contribuição para o Avanço da Ciência.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.;NUNES, José Messildo Viana; MENDES; TEIXEIRA JUNIOR, V. P.. Aplicação de Regras do Cálculo Diferencial e Integral: um enfoque na filosofia de Wittgenstein. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo Viana; LUCENA; ANDRADE, Roberto Carlos Dantas; Silva, D. P.. Os Momentos Didáticos e a Avaliação Formativa. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, D. T.; SOUZA, N. P. C.;NUNES, José Messildo Viana; SILVEIRA, D. M. R. A.; LAMEIRAO, S. V. O.; VALENTE, J.A.S. INVESTIGANDO OS FATORES CAUSAIS DO EFEITO MODALIDADE INSTRUCIONAL ??.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GONÇALVES; LUCENA;NUNES, José Messildo Viana; BORRALHO, A. M. A.; SANTOS, M. C.; MARTINS, F. F.; MANFREDO, E. C. G.. Avaliação das Aprendizagens no Ensino de Matemática em Teses Brasileiras: um estudo de compliação dos saberes avaliativos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GONÇALVES;NUNES, José Messildo Viana; MENDES; SOUZA, E. C.; ROSA, D. E. G.. ENTRE VIAGENS E VIAJANTES: compreendendo sentidos de experiência para licenciados em Matemática no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato Borges; VOGADO, G. E. R; CABRAL, N. F.; ANDRADE, Roberto Carlos Dantas;NUNES, José Messildo Viana. Os Momentos Didáticos e a Avaliação Formativa. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALMOULOUD, S. A.; BIANCHINI, B. L.; OLIVEIRA, G. P.; MAIOLI, M.;NUNES, José Messildo Viana. Obstáculos no Ensino e na Aprendizagem da Potenciação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BITTAR, M.; WIELESKI, G. D.;NUNES, José Messildo Viana; TRADI JUNIOR, A.; ALMOULOUD, S. A.. Tranposição Didática no Ensino de Função Afim para Educação de Jovens e Adultos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.; DANYLUK, O. S.; LEVY, L. F.;NUNES, José Messildo Viana; SALES, E. R.. As Práticas Leitoras e Comunicativas: a significação do ensino vivenciado por licenciados em matemática em processo de iniciação a docência. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, J. J. A.; BARROS, J. B. E.; VIEIRA, E. P. P.; BRITO, L. P.;NUNES, José Messildo Viana. Contexto Político Curricular do Ensino de Ciências na Frágil Modernidade Amapaense (1943-1961). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.
NUNES, José Messildo VianaGUERRA, Renato Borges; ALMOULOUD, S. A.; CHAQUIAM, M.; MENDES. Praxeologias e Modelos Praxeológicos Institucionais: o caso da álgebra linear. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo VianaALMOULOUD, S. AGUERRA, Renato Borges; ANDRADE, Roberto Carlos Dantas; SALES, E. R.. Alterações e Recombinações Praxeológicas Reveladas por Professores de Matemática do Ensino Básico Em Formação Continuada: a partir de um modelo epistemológico alternativo para o ensino da álgebra. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ABAR, C. A. A. P.; ALMOULOUD, S. A.; PAIVA, M. A. V.; BIANCHINI, B. L.;NUNES, José Messildo Viana. A compreensão da resolução de sistemas lineares por alunos de computação mediada pelo geogebra. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo Viana; MENDES;ALMOULOUD, S. ASILVA, R.. Praxiologia com Matemática: a prática da regra de três. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo VianaSILVA, R.ALMOULOUD, S. A; VOGADO, G. E. R; MENDES. Um Percurso de Estudo e Formação Pessoal Docente ? uma Análise do Problema Praxiológico de um Professor de Matemática. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo Viana; SILVA, Francisco Hermes Santos da; MENDES; PAIS, L. C.. Práticas com Matemáticas no Contexto da Educação do Campo: O Caso da Redução à Unidade nas Praxeologias da Casa Escola da Pesca. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.;NUNES, José Messildo Viana; ALVES; GIARDINETTO, J. R. B.; DUARTE, N.. Multiculturalismo e o ensino de matemática: uma crítica à valorização da fragmentação do conhecimento matemático em detrimento de sua universalidade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.;NUNES, José Messildo VianaGUERRA, Renato Borges; HAI, A. A.; HERMANN, N. M. A.. Qual o sentido de estudar matemática na escola? Uma pesquisa com alunos de classes trabalhadoras. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato BorgesALMOULOUD, S. A; PAIS, L. C.; SILVEIRA, D. M. R. A.;NUNES, José Messildo Viana. Ecologia do saber: o ensino de limites no curso de engenharia. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
OLIVEIRA, G. P.;NUNES, José Messildo VianaALMOULOUD, S. A; COUTINHO, C. Q. E. S.; CABRAL, N. F.. O Conhecimento sobre os Números Primos: Uma Investigação Entre Estudantes de Licenciatura em Matemática. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SILVA, Francisco Hermes Santos da;NUNES, José Messildo Viana; FREITAS;ALMOULOUD, S. AGUERRA, Renato Borges. Um Estudo do Obstáculo Didático sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo VianaALMOULOUD, S. A; FREITAS; SILVA, Francisco Hermes Santos da. O Conhecimento Matemático-Didático do Professor do Multisseriado: análise praxeológica. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo VianaALMOULOUD, S. A; FREITAS; GONÇALVES. A Noção de Tarefa Fundamental como Dispositivo Didático Para um Percurso de Formação de Professores: o caso da Geometria Analítica. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, P. V.;NUNES, José Messildo Viana; Ripardo, R. B.. Contribuições de uma perspectiva Linguística na formação inicial de professores de matemática. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO EM CIENCIAS E MATEMATICAS) - Universidade Federal do Pará.
LIMA, A. P. A. B.; Almeida, J, R.;NUNES, José Messildo Viana; Silva, F. A. F.; Vizolli, I.. PRAXEOLOGIA E REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM MATEMÁTICA: Um estudo sobre a avaliação em larga escala do sistema municipal de educação de Canaã dos Carajás-PA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
VIEIRA, E. P. P.; BRABO, J. N. C.;NUNES, José Messildo Viana. Constituição e Desenvolvimento da Argumentação no Ensino de Ciências: Possibilidades de Alunos do Ensino Médio sobre Fisiologia Animal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, Francisco Hermes Santos da; FIALHO, R. P. B.;NUNES, José Messildo Viana. O Ensino de Frações para o 6º Ano do Ensino Fundamental: usando a resolução de problemas a partir da visão de Vergnaud. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
GUERRA, Renato BorgesNUNES, José Messildo Viana; BRAGA, R. M.; FERNANDES, J.A.N. Modelagem Matemática: Uma compreensão a partir da noção do Modelo Praxeológico Estendido. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
GUERRA, Renato Borges; ANDRADE, Roberto Carlos Dantas;NUNES, José Messildo Viana. Ensino de Equações do primeiro grau baseado em modelo epistemológico dos Inteiros. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, F. J. C.; FIALHO, R. P. B.;NUNES, José Messildo Viana. Os recursos tecnológicos como auxiliares no aprendizado de trigonometria no 9º ano do ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, M. L. S.; SÁ;NUNES, José Messildo Viana. O ensino de medida de área por atividade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
SALES, E. R.;NUNES, José Messildo Viana; SOUZA, R. D. C.. SINGWRITING E MATEMÁTICA: A Escrita de Sinais da Linguagem da Matemática na Lexicografia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SANTOS, M. L. S.; SÁ;NUNES, José Messildo Viana. Medidas de Comprimento: uma sequência didática na perspectiva do ensino por atividades. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
MARTINS, F. F.;NUNES, José Messildo Viana; SOARES, N. N.. Práticas Investigativas e Tecnologias digitais na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: o ensino sobre o tratamento da informação para além do paradigma do exercício. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SÁ; ALVES, F. J. C.;NUNES, José Messildo Viana. O Ensino de Funções Trigonométricas por Atividades. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
QUARESMA, J. C. B.; MENDES; SILVA, M. J. F.;NUNES, José Messildo Viana; CHAQUIAM, M.. A Inserção dos Jogos no Ensino de Matemática: contribuições à atuação de professores no ensino de álgebra para os anos iniciais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA FILHO, E. B.;NUNES, José Messildo Viana; BARROS, O. S.. Saberes matemáticos na formação de professores indigenas: um estudo comparativo entre a formação e a prática pedagógica dos cursos de licenciatura intercultural indígena da UEPA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SALES, E. R.; SOUZA, R. D. C.;NUNES, José Messildo Viana. O Ensino de Geometria Analítica a Deficientes Visuais: uma experiência com materiais manipuláveis. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.;NUNES, José Messildo Viana; SILVA, P. V.. A Compreensão de Expressões Algébricas na Filosofia da Linguagem de Wittgenstein. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.; GOTTSCHALK, C. M. C.;NUNES, José Messildo Viana. Consepções de Significado: Implicações no Ensino da Matemática na Alfabetização. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ARRUDA, S. C.;NUNES, José Messildo Viana. O Software Geogebra 5.0 como Ferramenta Auxiliar no Ensino de Áreas de Prismas e Pirâmides Regulares. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática do Ensino Médio) - Universidade Federal do Pará.
CORDEIRO, S. M. S.;NUNES, José Messildo Viana. História e Tecnologia: uma proposta para o ensino de Geometria Analítica na Educação Básica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática do Ensino Médio) - Universidade Federal do Pará.
BARROS, O. S.;NUNES, José Messildo Viana. Confecção Matemática do Matapi nas Ilhas de Abaetetuba. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática do Ensino Médio) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana. Confecção Matemática do Matapi nas Ilhas de Abaetetuba. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática do Ensino Médio) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana. O Software Geogebra 5.0 como Ferramenta Auxiliar no Ensino das áreas de Prismas e Pirâmides Regulares. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática do Ensino Médio) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana. História e Tecnologia: uma proposta para o ensino de geometria analítica na Educação Básica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática do Ensino Médio) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo VianaSILVA, R.; PEREIRA, J. C. S.. Ensino Aprendizagem de Conceitos Geométricos: principais dificuldades e uma proposta de ensino por meio do software Geoplano digital. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; Costa, Acylena Costa. Uma Aborgagem Histórico-epistemológica sobre a Geometria Não Euclidiana. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
BRABO, J. N. C.; PARENTE, A. G. L.;NUNES, José Messildo Viana. Identificação das Incertezas de uma professora estagiária na perspectiva da construção do conhecimento em uma prática de ensino por investigação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; SALES, E. R.; Duarte, W. E.. História em Quadrinhos Motivadora de Aprendizagem Significativa em Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará.
SALES, E. R.;NUNES, José Messildo Viana; MOURA, A. Q.. Minhas vivências com a educação especial: algumas discussões acerca do processo de inclusão de alunos com CEE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará.
OLIVEIRA, E. P.; MANFREDO, E. C. G.;NUNES, José Messildo Viana. Projeto o Círculo da Matemática do Brasil: Impactos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; SANTOS. Estudo de erros apresentados por alunos do 8º ano na resolução de problemas de equações polinomiais do primeiro grau.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; Silva, D. P.. Prática Docente e a Dificuldade no Ensino da Operação Divisão Para Alunos do 5º Ano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana. USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS: Jogos Educativos nas Aulas de Matemática no 5º Ano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; PEREIRA, J. C. S.. Uso do Material Manipulável no Ensino da Matemática no 4º Ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.
NUNES, José Messildo Viana; Duarte, W. E.. Análise no Ensino da Matemática com o Uso de Jogos para Alunos do 5º Ano dos anos iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.
Costa, Acylena Costa; SILVA, J. S. C.;NUNES, José Messildo Viana. Um Estudo Sobre os Aspectos Metodológicos e Abstratos para o Ensino de Números nas Séries Iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
Costa, Acylena Costa; SILVA, J. S. C.;NUNES, José Messildo Viana. Operações Aritméticas com Expressões Numéricas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
Costa, Acylena Costa; SILVA, J. S. C.;NUNES, José Messildo Viana. Análise de Erros de Alunos do Ensino Fundamental em sistemas de Equações do 1º Grau. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
VOGADO, G. E. R;NUNES, José Messildo Viana; OLIVEIRA, A. S. S.. O Ensino de Geometria nas Séries Iniciais do Ensino Fndamental nas Escolas do Município de Colares - PA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
VOGADO, G. E. R;NUNES, José Messildo Viana; OLIVEIRA, A. S. S.. Google Edrth: uma ferramenta de auxílio do Estudo da Geometria Plana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
VOGADO, G. E. R;NUNES, José Messildo Viana; OLIVEIRA, A. S. S.. Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem com Aplicações no Cotidiano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
VOGADO, G. E. R;NUNES, José Messildo Viana; OLIVEIRA, A. S. S.. Reflexões Sobre o Ensino da Geometria nas 5º e 6º Séries do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
VOGADO, G. E. R;NUNES, José Messildo Viana; OLIVEIRA, A. S. S.. Software: Régua e Compasso e suas Aplicações na Apostila Desenho Geométrico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
Costa, Acylena Costa; SANTOS, M. H. S. M.;NUNES, José Messildo Viana. O ensino da Função Afim: dificuldades de aprendizagem de alunos do 1º ano do ensino médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.
Silva, Neivaldo Oliveira; ALVES, O. S.;NUNES, José Messildo Viana. Sistemas de Equações Lineares: Perspectivas entre o que os professores ensinam e o que os alunos aprendem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
Costa, Acylena Costa; ALVES, O. S.;NUNES, José Messildo Viana. Dificuldades no Processo Ensino Aprendizagem da Função Afim. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
Costa, Acylena Costa; Oliveira, E. A.;NUNES, José Messildo Viana. Reflexões sobre as dificuldades no processo ensino e aprendizagem em Álgebra. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
COUTINHO, M. A.; MOREIRA, I. M. B.;NUNES, José Messildo Viana. O uso do software Régua e Compasso: Um recurso para o aprendizado de Geometria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
PANTOJA, L. F. L.; ALUQUERQUE, A. S.;NUNES, José Messildo Viana. O uso da história da Matemática no ensino de sistemas de numeração. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
COUTINHO, M. A.; MOREIRA, I. M. B.;NUNES, José Messildo Viana. A linguagem logo: Uma proposta para o ensino de polígonos regulares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
Silva, Neivaldo Oliveira; Costa, Acylena Costa;NUNES, José Messildo Viana. Um Estudo Relativo a Aprendizagem dos Números Irracionais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA) - Universidade do Estado do Pará.
NUNES, José Messildo Viana. Concurso Público para Docente. 2010. Universidade do Estado do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.;NUNES, José Messildo Viana; LEVY, L. F.. Seminário Avançado II do Projeto de Tese de Doutorado de Paulo Vilhena da Silva. 2014. Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.;NUNES, José Messildo Viana; ALVES. Seminário Avançado II do Projeto de Tese de Doutorado de Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior. 2014. Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.;NUNES, José Messildo Viana; ALVES. Seminário Avançado I do Projeto de Tese de Doutorado de Janeisi de Lima Meira. 2014. Universidade Federal do Pará.
SILVEIRA, D. M. R. A.;NUNES, José Messildo Viana; LEVY, L. F.. Seminário Avançado II do Projeto de Tese de Doutorado de Robson André Barata de Mederiros. 2014. Universidade Federal do Pará.
Orientou
Modelo Didático para formação de professores de Matemática; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
MODELIZAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: UTILIZANDO A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH; Início: 2023; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Memória Didática na formação inicial docente; Início: 2023; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Modelo Didático para o ensino de noções de estatística e probabilidade; Início: 2023; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA ALGÉBRICA PRESENTE EM TREATISE ON ALGEBRA DE GEORGE PEACOCK: ELABORAÇÃO DE UM MODELO PRAXEOLÓGICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA ELEMENTAR ESCOLAR; Início: 2022; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
SITUAÇÃO FUNDAMENTAL: UM DISPOSITIVO DIDÁTICO PARA ABORDAGEM DE GRANDEZA E MEDIDA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS; Início: 2022; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Práticas com materiais alternativos para o ensino de matemática: perspectivas teórico-metodológica; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; (Orientador);
UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MIT APP INVENTOR 2 NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA; 2024; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO EM CIENCIAS E MATEMATICAS) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BASES NUMERICAS SOB A LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDATICAS; 2023; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação Em Cieências E Matemátic) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM DISPOSITIVO DIDÁTICO PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
GEOMETRIA ANALÍTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁ-LISE DO MODELO EPISTEMOLOGICOS DOMINANTE PARA O ENSINO DE CÔNICAS NO ENSINO MÉDIO; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Modelização de organizações praxeológicas de sistema de numeração decimal: ensino de soma e subtração aritmética utilizando a linguagem de programação scratch; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
O Pensamento Algébrico Mediado Pelo Jogo De Cartas RFP; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
O campo multiplicativo no âmbito institucional: das praxeologias sábias às ensinadas; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MIT APP INVENTOR 2 NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Argumentação no Ensino e Aprendizagem de Matemática Básica: uma meta-pesquisa; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
O Letramento Estatístico: O gênero textual Histórias em Quadrinhos para o ensino da Média Aritmética; 2019; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação Em Cieências E Matemátic) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
ARTICULAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS MATEMÁTICO E DIDÁTICO DO PROFESSOR; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Práticas Investigativas e Webquest: construindo interfaces para o ensino sobre tratamento da informação para além do paradigma do exercício; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Coorientador: José Messildo Viana Nunes;
Os Números Primos e a constituição do MMC e MDC; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Medida de Comprimento: uma sequência didática na perspectiva da grandeza e medida; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Concepções de Professores de Matmática em Formação Continuada: o uso de materiais didáticos; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
A Calculadora Científica na Transição de Artefato a Instrumento: uma Abordagem Instrumental nos Cursos de Engenharia; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, FUNDACAO AMAZONIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS - FAPESPA; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Organizações Matemáticas nos Livros Didáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: o caso da noção de raciocínio combinatório; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Interdisciplinaridade na Perspectiva da Pedagogia da Investigação: o caso da Licenciatura Integrada em Educação, Ciências, Matemática e Linguagem; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Investigando Epistemologias Espontâneas de Professores de Matemática Sobre o Ensino de Equações do Primeiro Grau; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
O Processo de (Re)Construção e Gestão de Organizações Matemáticas e Didáticas no Estudo de Funções Logarítmicas Mediado por Computador; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
O Uso da Calculadora como Auxiliar Didático no Processo de Aprendizagem em Atividades Envolvendo Limites e Derivadas; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, FUNDACAO AMAZONIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS - FAPESPA; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: Concepções de Professores da Rede Estadual de Ensino de Araguaína-To; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
ECOLOGIA DE UM SABER MATEMÁTICO EM UM CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA: O Método de Redução à Unidade nas Praxeologias da Escola CEPE; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: José Messildo Viana Nunes;
Análise Praxeológica de Conexões entre Artimética e Álgebra no Contexto do Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
A Filosofia Da Linguagem De Wittgenstein Nas Pesquisas Do Grupo De Estudos Em Linguagem E Educação Matemática Da UFPA; 2024; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA: CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES REVELADAS PELAS TESES DEFENDIDAS NO BRASIL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE 2011 A 2021; 2023; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A ?NOÇÃO DE REALIDADE? NAS PROPOSTAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; 2023; Tese (Doutorado em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO EM CIENCIAS E MATEMATICAS) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Criações Didáticas: Um Estudo Sobre Os Materiais Didáticos Alternativos Em Pesquisas Em Nível De Mestrado E Doutorado No Brasil No Período De 2010 A 2020; ; 2022; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
MODELO ANALÍTICO PARA NOÇÃO DE RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: com enfoque em Teses e Dissertações; 2022; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
PRAXEOLOGIAS DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: o caso do pensamento transnumerativo; 2021; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS TEORIAS EM DESENVOLVIMENTO: perspectivas e articulações, à luz dos programas de pesquisas Lakatosiano; 2021; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: a complexidade teórica e prática; 2021; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Educação Financeira e Educação Matemática: uma ligação possível pela teoria antropológica da didática; 2019; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
MEMÓRIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA NARRATIVA: a história de vida de um professor pesquisador da área da Educação Matemática; 2019; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
REALIDADE AUMENTADA: organizações didático-matemáticas para o ensino de cálculo de área no nível superior com a utilização de um software; 2018; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Praxeologias e Modelos Praxeológicos Institucionais: O Caso da Álgebra Linear; 2017; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Alterações e Recombinações Praxeológicas Reveladas por Professores de Matemática do Ensino Básico em Formação Continuada: a partir de um modelo epistemológico alternativo para o ensino da álgebra escolar; 2017; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO-DIDÁTICO DO PROFESSOR DO MULTISSERIADO: análise praxeológica; 2013; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, ; Coorientador: José Messildo Viana Nunes;
A Aplicação da História em Quadrinhos como Motivação Intrínseca para Aprendizagem Significativa em Matemática; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática da Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
O Ensino das Noções de Frações nas Séries Iniciais Do Ensino Fundamental por Meio das Medidas de Área; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Em Ciências E Matemátic) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Uma análise sobre o campo conceitual aditivo das atividades propostas para o ci 3º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Belém; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática da Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Educação Infantil na trilha das Múltiplas Inteligências: Uma proposta de construção do conhecimento a partir das salas ambiente; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Em Ciências E Matemátic) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Uma Abordagem Histórico-Epistemológica sobre a Geometria não Euclidiana; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Ensino-aprendizagem de conceitos geométricos:principais dificuldades e uma proposta de ensino por meio do softwaregeoplano digital; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
História da Matemática como Instrumento Promotor de Aprendizagem Significativa da Área do Triângulo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
A Abordagem da História da Matemática em Livros Didáticos: o caso da geometria plana; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Reflexões Sobre o Papel da Avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência em Educação Profissional) - Faculdade Campo Limpo Paulista; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Instrumentos de Avaliação de Alunos de Cursos Técnicos em Enfermagem de Osasco: estudo comparativo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência em Educação Profissional) - Faculdade Campo Limpo Paulista; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Reflexões Sobre a Importância da Relação Professor-Aluno para o Processo de Ensino-Aprendizagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docência em Educação Profissional) - Faculdade Campo Limpo Paulista; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
A Torre de Hanói: Uma proposta de atividade para os anos Iniciais com base na Teoria das Situações Didáticas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
USO DO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMATICO E DA LÍNGUA MATERNA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
INSUBORDINAÇAO CRIATIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRAFICO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
CRIAÇÃO DE SISTEMAS DE NUMERAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
BIOECONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Caminhos e possibilidades a serem seguidos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
ELEMENTOS ESTATÍSTICOS NAS SÉRIES INICIAIS OBSERVADOS A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DO 1° AO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALNO ANO DE 2023; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Ensino de Noções de Estatística e Probabilidade: Relatos de Dificuldades dos Professores dos Anos Iniciais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Ensino e aprendizagem da teoria dos números: Discursos e apontamento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
O Ensino De Geometria: Desafios e Propostas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Um Olhar Retrospectivo e Reflexivo sobre Vivência de Formação Docente: o memorial; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Matemática e Literatura Infantil: Propostas de Interação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Processo Investigativo no Tratamento da Informação nos Anos Iniciais de Escolaridade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva no ensino básico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Representaçõe de Estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre multiplicação e Divisão em meio a Situação Multiplicativa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Histórias em Quadrinhos: motivadoras de aprendizagem significativa em matemática; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Tratamento da Informação: um desafio para professores dos anos iniciais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
O Recurso da História em Quadrinhos no Ensino de Sistemas Numéricos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Prática Docente e a Dificuldade no Ensino da Operação Divisão para Alunos do 5° Ano; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Uso do Material Manipulável no Ensino da Matemática no 4º Ano do Ensino Fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Estudo de Erros Apresentados por Alunos do 8º Ano na Resolução de Problemas de Equações Polinomiais do Primeiro Grau; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Análise no Ensino da Matemática com Uso de Jogos para Alunos do 5° Ano das séries Iniciais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Dificuldades de Leitura e Interpretação de Enunciados Matemáticos no Ensino Fundamental I; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Trajetória Profissional Docente: Caminhos que me levaram a Licenciatura Integrada; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Alfabetização Matemática e as dificuldades de Compreensão no Campo Aditivo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Ações interdisciplinares: prática da teoria e teorização da prática; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Articulação entre Geometria Plana e Espacial à Luz da Teoria das Situações Didáticas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Uso de Material Didático Alternativo: o material dourado como recurso no ensino da matemática nos anos iniciais; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Diferentes concepções e significados de fração em educação matemática; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Uso dos Materiais Didáticos Alternativos: Jogos Educativos nas Aulas de Matemática no 5º Ano; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Construindo Aulas de Simetria com auxílio de Situações Adidáticas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SISTEMAS DE BASE: possibilidades de articulações; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Noções de Estatística nos Anos Iniciais de Escolarização: proposta de intervenção; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
A Alfabetização e o Letramento Estatístico numa perspectiva de leitura crítica das práticas pedagógicas da atualidade; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
A História em Quadrinhos no ensino da matemática: uma perspectiva contextual e interdisciplinar nos anos iniciais de escolarização; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Tratamento da Informação nos Anos Iniciais de Escolaridade: proposições de professores em formação; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Práticas alternativas para o ensino de matemática nos anos iniciais; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
O raciocínio combinatório nos Anos Iniciais de Escolarização; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Tarefas com materiais didáticos alternativos com abordagem do raciocínio combinatório nos Anos Iniciais de Escolarização; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Tarefas com materiais didáticos alternativos com abordagem nas noções do raciocínio combinatório nos Anos Iniciais de Escolarização; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Sequência Didática com abordagem do raciocínio combinatório nos Anos Iniciais de Escolarização; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; Orientador: José Messildo Viana Nunes;
Produções bibliográficas
-
ALVES, L. C. S. D. ; NUNES, José Messildo Viana ; BRAGA, R. M. . The Notions of 'Reality' in Mathematical Modeling Research in Mathematics Education: A Systematic Review Supported by IRaMuTeQ Software. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA , v. 18, p. 1-21, 2025.
-
MARANHÃO, WILSON MONTEIRO DE ALBUQUERQUE ; PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Estudo e pesquisa remoto: o caso do pensamento transnumerativoRemote study and research path: the case of transnumerative thinkingRecorrido de estudio e investigación a distancia: el caso del pensamiento transnumerativo. ALEXANDRIA (UFSC) , v. 18, p. 1-31, 2025.
-
MORAES, GUILHERME MOTTA DE ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; ALMOULOUD, SADDO AG . O raciocínio combinatório em livros didáticos do ensino fundamental. PARADIGMA (MARACAY) , v. XLVI, p. e2025028-27, 2025.
-
SENA, FRANCO DEYVIS LIMA DE ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; SILVA, NAZARÉ DO SOCORRO MORAES DA ; ALMOULOUD, SADDO AG . Uma Proposta de Reflexão sobre os Conhecimentos Docentes à Luz da Teoria Antropológica da Didática e do Percurso de Estudo e Pesquis. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 18, p. 153-164, 2025.
-
SILVA, NAZARÉ DO SOCORRO MORAES DA ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Situação Fundamental: modelos constitutivos. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA , v. 39, p. 1-22, 2025.
-
LOBATO, FABRICIO DA SILVA ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; COLINS, FABIO . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE INCERTEZA. Comunicação Universitária (UEPA) , v. 5, p. 1-22, 2025.
-
LOBATO, FABRICIO DA SILVA ; LUCENA, ISABEL CRISTINA RODRIGUES ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . SEQUÊNCIA DIDÁTICA E AVALIAÇÃO FORMATIVA: ELO TEÓRICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA PROBABILIDADE. ReTEM - Revista Tocantinense de Educação Matemática , v. 3, p. 1-28, 2025.
-
SENA, FRANCO DEYVIS LIMA DE ; MADEIRA, EMILY DA COSTA ; COSTA, ACYLENA COELHO ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; ALMOULOUD, SADDO AG. . Ensayo sobre la articulación entre Resolución de Problemas, Registros de Representación Semiótica y Dialéctica Herramienta-Objeto. REVEMAT , v. 20, p. 1-21, 2025.
-
SILVA, AUDREY CERS DE OLIVEIRA ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA . INDICATIVOS DOCENTES SOBRE POSSÍVEIS DIFICULDADES NO ENSINO DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA POLÍTICAS PÚBLICAS & CIDADES , v. 14, p. e2956-16, 2025.
-
SOUSA, ALEXANDRE PEREIRA ; GUERRA, Renato Borges ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas. Revista de Matemática, Ensino e Cultura , v. 19, p. e2024002, 2024.
-
SOUZA, GLADYS MARIA BEZERRA DE ; SILVA, JOÃO DE RIBAMAR ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Modelo praxeológico alternativo para a identificação de números primos. Educação Matemática Pesquisa , v. 26, p. 008-058, 2024.
-
ATAIDE, C. R. ; MACHADO, E. A. L. ; NUNES, José Messildo ; SOUZA, E. G. . Articulações entre Tendências da Educação Matemática e a BNCC: Ações necessárias para professores em formação se tornarem construtores de tarefas. ENSINO DA MATEMÁTICA EM DEBATE , v. 11, p. 46-64, 2024.
-
BORGES, THAYS DE SOUZA ; ALMOULOUD, SADDO AG ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Análisis del modelo epistemológico dominante para la enseñanza de las cónicas en los libros de texto de escuela secundaria. REVEMAT , v. 19, p. 1-37, 2024.
-
FRANCA, M. C. B. ; ALMOULOUD, S. A ; Nunes, José Messildo Viana Nunes . CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO: ser professor em tempos de pandemia. Caminhos da Educação Matemática em Revistas , v. 13, p. 5-93, 2024.
-
VILHENA, V. D. M. ; NUNES, José Messildo ; GIORDANO, CASSIO CRISTIANO . MODELO DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO: COMPETÊNCIAS E INTERSECÇÕES. Paideia , v. 16, p. 179-201, 2024.
-
VILHENA, V. D. M. ; COSTA, J. R. O. ; SILVA, F. C. ; VIANA NUNES, JOSÉ MESSILDO . LETRAMENTO ESTATÍSTICO E PROBABILÍSTICO NO CONTEXTO DA BNCC: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Paideia , v. 16, p. 119-143, 2024.
-
CARDOSO, K. L. P. ; VIANA NUNES, JOSÉ MESSILDO ; OLIVEIRA, E. P. . Literatura Infantil no Ensino de Matemática: um dispositivo didático para desenvolver competência argumentativa. CADERNOS DE PESQUISA , v. 31, p. 1-30, 2024.
-
PEREIRA, J. C. S. ; VIANA NUNES, JOSÉ MESSILDO ; ALMOULOUD, S. A . Transpositional connections from the perspective of developing reference epistemological models based on school mathematics objects. Educação Matemática Pesquisa , v. 26, p. 327-347, 2024.
-
QUEIROZ, CARLOS ALEX BARRETO DE ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA . Comics as a Didactic Device for Teaching Arithmetic Mean in the Context of Statistical LiteracyComics as a Didactic Device for Teaching Arithmetic Mean in the Context of Statistical LiteracyLos Cómics como Dispositivo Didáctico para la Enseñanza de la Media Aritmética en el Contexto de la Alfabetización Estadística. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM) , v. 14, p. 1-17, 2024.
-
BARATA, ROUZICLAYDE CASTELO ; SILVA, PAULO VILHENA DA ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . A Filosofia da Linguagem de Wittgenstein nas Pesquisas em Educação Matemática: produções do grupo de estudos e pesquisas em linguagem matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura , v. 19, p. e2024047, 2024.
-
SERRA, N. J. ; DIAS, R. M. C. ; ALMOULOUD, S. A ; Nunes, José Messildo Viana Nunes . A influência da Didática da Matemática em teses e dissertações brasileiras envolvendo os números fracionários (2010?2023). QUADRANTE (LISBOA) , v. 33, p. 23-46, 2024.
-
CARAVEO, GEORGE CHRIST ; PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA ; NUNES, José Messildo . DIDÁTICO-TECNOLÓGICO COM OSTENSIVOS E NÃO OSTENSIVOS EM ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS. Revista Exitus , v. 13, p. e023014-25, 2023.
-
PEREIRA, J. C. S. ; NUNES, José Messildo ; Matos, F. C. ; ALMOULOUD, S. A. . Transição do aritmético para o algébrico à luz de ideias de Yves Chevallard. Educação Matemática Pesquisa , v. 25, p. 430-454, 2023.
-
FERREIRA, HERCIO DA SILVA ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA . Ostensive didactic memory in the teaching practice of a Mathematics teacher in the context of the didactic milieu of a revision lesson. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM) , v. 13, p. 1-18, 2023.
-
AGUIAR, A. ; SILVA, N. S. M. ; NUNES, José Messildo . Histórias em Quadrinhos: no Ensino e na Aprendizagem de Bases NuméricasComics: in Teaching and Learning Numerical Bases. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 19, p. 1-21, 2023.
-
DE MELLO, ADDELIA ELIZABETH NEYRÃO ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Argumentação no ensino e aprendizagem de matemática básica. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 15, p. 15554-15579, 2023.
-
DAMASCENO, ALEXANDRE VINÍCIOS CAMPOS ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; DAMASCENO, CLEONILDA BATISTA . percurso de estudo e pesquisa para a educação financeira. Educação Matemática Pesquisa , v. 25, p. 90-126, 2023.
-
SOUSA, GILVANA BEZERRA DE ; NUNES, José Messildo ; PEREIRA, J. C. S. . Memória didática na perspectiva narrativa à luz da Teoria Antropológica do Didático. Amazônia (UFPA) , v. 19, p. 153-167, 2023.
-
ANDRADE, Roberto Carlos Dantas ; BARRETO, S. R. C. ; NUNES, José Messildo Viana . O contexto da história da matemática como organizador prévio: o caso da geometria analítica. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 16, p. 1-24, 2022.
-
Duarte, W. E. ; NUNES, José Messildo Viana ; ALMOULOUD, S. A. . Criações Didáticas: o caso dos jogos educativos. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. Esp, p. 1-31, 2022.
-
BARRETO, S. R. C. ; ALMOULOUD, S. A. ; NUNES, José Messildo Viana . Pesquisa em Educação Matemática: um olhar histórico-filosófico para a formação de professores. Educação Matemática Pesquisa , v. 24, p. 558-599, 2022.
-
FERREIRA, J. W. C. ; Nunes, José Messildo Viana Nunes . CONCEPÇÕES MULTIPLICATIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise sob a ótica DA TEORIA doS campoS CONCEITUAIS. Revista Paranaense de Educação Matemática , v. 11, p. 133-151, 2022.
-
VILHENA, V. D. M. ; Nunes, José Messildo Viana Nunes ; PEREIRA, J. C. S. . Letramento Estatístico No Desenvolvimento De Um Percurso De Estudo E Pesquisa Na Formação Inicial De Professores. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE) , v. 12, p. 41-61, 2022.
-
BRAGA, KAYLA ROCHA ; FERREIRA, J. W. C. ; Nunes, José Messildo Viana Nunes . O Percurso De Estudo E Pesquisa No Ensino De Cálculo De Área Em Um Curso De Engenharia. caminhos da educação matemática em revista , v. 12, p. 27-40, 2022.
-
SILVA, ALINE ; Nunes, Messildo Viana ; DE SALES, ELIELSON RIBEIRO . Perspectivas Teóricas da Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa , v. 24, p. 177-218, 2022.
-
SANTO, CLAUDIA FERNANDES ANDRADE DO ESPÍRITO ; GIORDANO, CASSIO CRISTIANO ; ALMOULOUD, SADDO AG ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . O conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo e os desafios para a Educação Financeira e Educação Fiscal. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA , v. 13, p. 150-177, 2022.
-
SANTOS, JACQUELINE AGNES DA SILVEIRA ; VILHENA, VERA DEBORA MACIEL ; PENA, SILVIA CAROLINE SALGADO ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Relato de Experiência - a trajetória pioneira do GEDIM-STATISTIC na difusão da Educação Estatística na Amazônia Brasileira. Revista Baiana de Educação Matemática , v. 3, p. e202225-18, 2022.
-
SOUSA, GILVANA BEZERRA DE ; PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA ; NUNES, José Messildo . MEMÓRIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA NARRATIVA: HISTÓRIA DE VIDA DE UM PROFESSOR PESQUISADOR. REVISTA REAMEC , v. 10, p. e22058-22, 2022.
-
BRAGA, KAYLA ROCHA ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . REALIDADE AUMENTADA E O CÁLCULO DE MEDIDA DE ÁREA NO ENSINO SUPERIOR. REVISTA REAMEC , v. 9, p. e21004-28, 2021.
-
ALMOULOUD, S. A. ; Nunes, José Messildo Viana Nunes ; PEREIRA, J. C. S. ; FIGUEROA, T. P. . Percurso de Estudo e Pesquisa como metodologia de pesquisa e de formação. REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO , v. 11, p. 427-467, 2021.
-
ALMEIDA JÚNIOR, DEUSARINO OLIVEIRA ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; ALVES, FÁBIO JOSÉ DA COSTA ; BRAGA, KAYLA ROCHA ; ASSUNÇÃO, CARLOS ALBERTO GAIA . Articulação teórica entre registros de representação semiótica e Etnomatemática: no contexto da prática de pesca artesanal. AMAZÔNIA (UFPA. 2004) , v. 17, p. 34-57, 2021.
-
GLÓRIA, CRISTIANE MACEDO ; Nunes, Messildo Viana ; MORAES, GUILHERME MOTTA . RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO. ENSINO DA MATEMÁTICA EM DEBATE , v. 8, p. 92-116, 2021.
-
Matos, Fernando Cardoso de ; PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; GUERRA, Renato Borges . Modelo Praxeológico Institucional: o caso da álgebra linear Institutional Praxeological Model: the case of linear algebra. Educação Matemática Pesquisa , v. 22, p. 463-489, 2020.
-
MIRANDA, W. S. ; SILVA, Francisco Hermes Santos da ; GUERRA, Renato Borges ; NUNES, José Messildo Viana . A noção de obstáculo didático institucional. ALEXANDRIA (UFSC) , v. 13, p. 73-102, 2020.
-
PEREIRA, GERLANY DE FÁTIMA DOS SANTOS ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; FREITAS, NADIA MAGALHÃES DA SILVA . Argumentação no Ensino de Ciências: Ponderações Analíticas a Luz da Teoria de Cha-m Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , v. 20, p. 653-685, 2020.
-
PEREIRA, J. C. S. ; Nunes, José Messildo Viana Nunes . Proposições Teórico-Simbólicas Mediadas pela Teoria Antropológica do Didático. REVEMAT , v. 15, p. 1-20, 2020.
-
NUNES, ROBERTO DA SILVA ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas. Revista Exitus , v. 9, p. 148-174, 2019.
-
SOUSA JUNIOR, M. A. ; NUNES, José Messildo . Níveis de instrumentação: o uso da calculadora científica em tarefas de cálculo diferencial. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 13, p. 200-219, 2019.
-
FERREIRA, R. S. R. ; NUNES, José Messildo Viana ; GUERRA, Renato Borges . Atividade de estudos e investigação sobre o sistema de numeração posicional na formação de professores dos anos iniciais. Educação Matemática Pesquisa , v. 21, p. 274-288, 2019.
-
Matos, F. C. ; NUNES, José Messildo Viana . Práticas com Matrizes a partir do Estudo Histórico Epistemológico. Revista de Matemática, Ensino e Cultura , v. 14, p. 09-28, 2019.
-
SILVA, E. S. E. ; ALMEIDA, A. C. P. C. ; NUNES, José Messildo Viana . As características praxeológicas dos professores de física no processo de transposição didática do tema aquecimento global. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 31622-31636, 2019.
-
NUNES, José Messildo Viana ; COSTA, A. R. ; SILVA, R. . RELAÇÃO COM O SABER: possíveis articulações das abordagens de Charlot e Chevallard. Amazônia (UFPA) , v. 15, p. 241-265, 2019.
-
NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; MENDES, S. F. M. ; OLIVEIRA, E. P. . Histórias em Quadrinhos: Recurso Motivador de Aprendizagem Significativa em Matemática. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS , v. 5, p. 76-92, 2018.
-
Matos, F. C. ; PEREIRA, J. C. S. ; NUNES, José Messildo Viana ; GUERRA, Renato Borges ; ALMOULOUD, S. A. . A metodologia do percurso de estudo e pesquisa adaptada à formação inicial e continuada de professores de matemática Methodology of the study and research performance adapted to initial and continued training of mathematics teachers. Educação Matemática Pesquisa , v. 20, p. 448-470, 2018.
-
SILVA, NAZARÉ DO SOCORRO MORAES ; Nunes, José Messildo Viana Nunes . Uma sequência educacional para o ensino de medida de comprimento didática como produto. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 6, p. 349-369, 2018.
-
DOS SANTOS, ALEX BRUNO CARVALHO ; PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Concepções de professores de matemática do ensino básico sobre a álgebra escolar Conceptions of basic school mathematics teachers about school algebra. Educação Matemática Pesquisa , v. 19, p. 81-103, 2017.
-
PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Ensino de operações polinomiais intermediado pela aritmética no sistema de numeração posicional decimal Polynomial operations teaching intermediated by arithmetic in the decimal positional numbering system. Educação Matemática Pesquisa , v. 19, p. 252-271, 2017.
-
FERREIRA, J. W. C. ; NUNES, José Messildo Viana . Representações de Estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental Frente a Problemas do Campo Multiplicativo: uma análise de resoluções. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 10, p. 624-644, 2017.
-
PEREIRA, J. C. S. ; SILVA, Francisco Hermes Santos da ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Análise de narrativas praxeológicas de conexões entre aritmética e álgebra. Amazônia (UFPA) , v. 13, p. 87, 2017.
-
Matos, F. C. ; PEREIRA, J. C. S. ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; GUERRA, Renato Borges . Aspectos epistemológicos a luz da teoria antropológica do didático subjacentes ao tema transformação linear. Amazônia (UFPA) , v. 13, p. 124, 2017.
-
SILVA, R. ; NUNES, José Messildo Viana ; GUERRA, Renato Borges . Relação entre tempo didático e currículo em um ambiente multisseriado. Perspectivas da Educação Matemática , v. 09, p. 516-543, 2016.
-
SILVA, M. E. B. ; NUNES, José Messildo Viana . Alfabetização Matemática e as Dificuldades de Compreensão no Campo Aditivo. ENSINO DA MATEMÁTICA EM DEBATE , v. 3, p. 11-23, 2016.
-
NUNES, José Messildo Viana ; ALMOULOUD, S. A . The Practice of Argumentation as a Method of Teaching and Learning Mathematics. International Journal for Research in Mathematics Education , v. 5, p. 12-35, 2015.
-
KLEMANN, A. P. ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Educação infantil na trilha das múltiplas inteligências: uma proposta de construção do conhecimento a partir de salas ambiente. Amazônia (UFPA) , v. 12, p. 44, 2015.
-
NUNES, José Messildo Viana . Aprendizagem Significativa: Despertando a Motivação Intrínseca Via História da MatemáticaTICA. Aprendizagem Significativa em Revista , v. 4, p. 32-44, 2014.
-
GAIA, C. A. ; GUERRA, Renato Borges ; NUNES, José Messildo Viana . Educação do Campo como Pressuposto Basilar para o Processo Indutor de Desenvolvimento Local. Educere et Educare (Impresso) , v. 08, p. 147-162-162, 2013.
-
NUNES, José Messildo Viana ; ALMOULOUD, S. A . Argumentação no Ensino da Matemática: perspectiva metodológica. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN) , v. 8, p. 143-167, 2013.
-
NUNES, José Messildo Viana ; ALMOULOUD, S. A. . O modelo de Toulmin e a análise da prática da argumentação em matemática. Educação Matemática Pesquisa (Online) , v. 15, p. 488-512, 2013.
-
NUNES, José Messildo Viana ; ALMOULOUD, S. A ; GUERRA, Renato Borges . O Contexto da História da Matemática como Organizador Prévio. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) , v. 23, p. 535-561, 2010.
-
GONÇALVES, H. J. L ; NUNES, José Messildo Viana . Obstáculos Didáticos e Epistemológicos no Ensino de Noções de Análise Combinatória, Probabilidades e Estatística. Sinergia (CEFETSP) , v. 11, p. 86-94, 2010.
-
Giordano, C. C. (Org.) ; VILHENA, V. D. M. (Org.) ; Kistemann Junior, M. A. (Org.) ; Nunes, José Messildo Viana Nunes (Org.) . III FÓRUM DO GT 12/SBEM: Novos Rumos para a Educação Estatística - Empoderamento, cidadania e justiça social na era dos dados - V.1. 1. ed. São Paulo: Editora Akademy, 2025. v. 1. 121p .
-
ALMOULOUD, S. A. (Org.) ; Silva, M. D. F. (Org.) ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA (Org.) . Tecnologias Digitais e Didática da Matemática: aspectos teóricos e metodológicos. 1. ed. São Paulo: Editora Akademy, 2025. v. 1. 361p .
-
GIORDANO, CASSIO CRISTIANO (Org.) ; VILHENA, V. D. M. (Org.) ; Kistemann Junior, M. A. (Org.) ; Nunes, José Messildo Viana Nunes (Org.) . III FÓRUM DO GT 12/SBEM: Novos Rumos para a Educação Estatística - Empoderamento, cidadania e justiça social na era dos dados - V.2. 1. ed. São Paulo: Editora Akademy, 2025. v. 2. 121p .
-
ALMOULOUD, S. A (Org.) ; GUERRA, Renato Borges (Org.) ; VIANA NUNES, JOSÉ MESSILDO (Org.) ; PEREIRA, J. C. S. (Org.) . Grupo de estudos e pesquisas em didática da matemática: contribuições para a educação matemática. 1. ed. São Paulo: Academy, 2024. 471p .
-
HENRIQUES, A. (Org.) ; NUNES, José Messildo (Org.) ; FARIAS, L. M. S. (Org.) ; GUERRA, Renato Borges (Org.) ; ALMOULOUD, S. A. (Org.) . Percursos de Estudo e Pesquisa a Luz da Teoria Antropológica do Didático: fundamentos teórico-metodológicos para a formação. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. v. 2. 468p .
-
VILHENA, VERA DEBORA MACIEL ; PEREIRA, J. C. S. ; NUNES, José Messildo . Portfólio Didático: Dispositivo Metodológico-Didático Para O Ensino De Noções De Estatística E Probabilidade Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. 1. ed. Belém: SBEM-PA, 2022. v. 7. 70p .
-
FERREIRA, J. W. C. ; Nunes, José Messildo Viana Nunes ; SILVA, R. . Competências Multiplicativas em Situações de Multiplicação e Divisão. 1. ed. Belém: IFPA, 2021. v. 11. 55p .
-
BARRETO, S. R. C. ; ALMEIDA JUNIOR, D. O. ; Nunes, José Messildo Viana Nunes . A Gamificação no Ensino de Matemática. 1. ed. Belém: IFPA, 2021. v. 11. 68p .
-
Moraes, G. M. ; PEREIRA, JOSÉ CARLOS DE SOUZA ; NUNES, José Messildo Viana . A Noção de Raciocínio Combinatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da Teoria Antropológica do Didático. VI. ed. Belém: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2019. v. 2. 125p .
-
DASMASCENO, A. V. C. ; DAMASCENO, C. B. ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Razão de Ser da Educação Financeira na Escola Básica. 5. ed. Belém: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2017. v. 12. 60p .
-
Matos, F. C. ; PEREIRA, J. C. S. ; NUNES, José Messildo Viana . Tarefas com Equações do Primeiro Grau na Perspectiva da Resolução de Sistemas Lineares. 1. ed. Belém: SBEM-PA, 2015. v. 4. 81p .
-
SOUZA, K. L. O. ; CARDIAS, P. Y. F. ; FERREIRA, J. W. C. ; Nunes, José Messildo Viana Nunes . DA BNCC AO MANUAL DE LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DAS NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Jader Luís da Silveira. (Org.). Educação Infinita: Ensino e Aprendizagem. 1ed.Formiga: Editora Uniesmero, 2025, v. 8, p. 57-67.
-
MELO,P. H. N. ; SOUZA, K. L. O. ; CARDIAS, P. Y. F. ; FERREIRA, J. W. C. ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . PORCENTAGEM EM CONSTRUÇÃO: UMA LEITURA DA BNCC E DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS. In: Jader Luís da Silveira. (Org.). Educação Infinita: Ensino e Aprendizagem. 1ed.Formiga: Editora Uniesmero, 2025, v. 8, p. 117-127.
-
SERRA, N. J. ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; ALMOULOUD, S. A. . Tecnologias Digitais e Didática da Matemática: aspectos teóricos e metodológicos. In: Saddo Ag Almouloud; Maria Deusa Ferreira da Silva; José Messildo Viana Nunes. (Org.). 978-65-80008-73-5. 1ed.São Paulo: Editora Akademy, 2025, v. 1, p. 192-229.
-
ALMEIDA JUNIOR, D. O. ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; ALMOULOUD, S. A. ; BARRETO, S. R. C. . A dimensão tecnológica no problema didático: reflexões em tempos de Inteligência Artificial. In: Saddo Ag Almouloud; Maria Deusa Ferreira da Silva; José Messildo Viana Nunes. (Org.). Tecnologias digitais e didática da matemática: aspectos teóricos e metodológicos.. 1ed.São Paulo: Editora Akademy, 2025, v. 1, p. 55-78.
-
SILVA, R. ; Cardoso, M. A. L. ; NUNES, José Messildo Viana . Transposição didática interna pluricultural: o ensino das matemáticas transversalizado pelos saberes étnico-. In: Saddo Ag Almouloud; Renato Borges Guerra; José Messildo Viana Nunes; José Carlos de S. Pereira. (Org.). Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática: Contribuições para a Educação Matemática. 1ed.São Paulo: Editora Akademy, 2024, v. 1, p. 433-462.
-
VILHENA, V. D. M. ; NUNES, José Messildo Viana ; SANTOS, J. A. S. ; PENA, S. C. S. ; DINELLI, M. R. L. . GEDIM Statistic: Experiência exitosa do Grupo de Estudos e Pesquisa da Didática da Matemática. In: Saddo Ag Almouloud; Renato Borges Guerra; José Messildo Viana Nunes; José Carlos de S. Pereira. (Org.). Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática: Contribuições para a Educação Matemática. 1ed.São Paulo: Akademy, 2024, v. 1, p. 399-432.
-
PEREIRA, J. C. S. ; NUNES, José Messildo Viana . Possível caracterização para a Álgebra elementar escolar em confluência com a Teoria Antropológica do Didático. In: Saddo Ag Almouloud; Renato Borges Guerra; José Messildo Viana Nunes; José Carlos de S. Pereira. (Org.). Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática: Contribuições para a Educação Matemática. 1ed.São Paulo: Akademy, 2024, v. 1, p. 295-317.
-
SILVA, N. S. M. ; NUNES, José Messildo Viana . Medida de comprimento: uma sequência didática na perspectiva da grandeza e medida. In: Saddo Ag Almouloud; Renato Borges Guerra; José Messildo Viana Nunes; José Carlos de S. Pereira. (Org.). Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática: Contribuições para a Educação Matemática. 1ed.São Paulo: Akademy, 2024, v. 1, p. 244-264.
-
Matos, F. C. ; NUNES, José Messildo Viana . Um Modelo Epistemológico de Referência para o ensino de métodos de resolução de sistemas lineares. In: Saddo Ag Almouloud; Renato Borges Guerra; José Messildo Viana Nunes; José Carlos de S. Pereira. (Org.). Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática: Contribuições para a Educação Matemática. 1ed.São Paulo: Akademy, 2024, v. 1, p. 135-155.
-
VILHENA, V. D. M. ; Nunes, José Messildo Viana Nunes ; Pires, E. C. P. S. ; SANTOS, J. A. S. ; PENA, S. C. S. . Noções de estatística para os Anos Iniciais. In: Isabel Cristina Rodrigues de Lucena; Jeirla Alves Monteiro; Weverton Raiol. (Org.). Práticas para ensinar, aprender e avaliar em aulas de matemática. 1ed.Belém: Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/UFPA, 2024, v. 1, p. 28-36.
-
Matos, F. C. ; FREITAS, M. A. O. ; SANTOS, J. E. M. ; VIANA NUNES, JOSÉ MESSILDO . UM MODELO DE ENSINO PARA TRANSFORMAÇÃO LINEAR. Educação e Tecnologia: Tendências, desafios, perspectivas e inovações pedagógicas na era digital, Volume 1. 1ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2023, v. 1, p. 144-157.
-
Matos, F. C. ; NUNES, José Messildo ; PEREIRA, J. C. S. . Percurso de Estudo e Pesquisa: o caso da álgebra linear. In: Afonso Henriques, Jose Messildo Viana Nunes, Luiz Marcio Santos Farias, Renato Borges Guerra, Saddo Ag Almouloud. (Org.). Percursos de Estudo e Pesquisa a Luz da Teoria Antropológica do Didático: fundamentos teórico-metodológicos para a formação. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. 2, p. 169-200.
-
VILHENA, V. D. M. ; Nunes, José Messildo Viana Nunes . Analise do livro didático da educação básica: conteúdo de Estatística e Probabilidade, e o documento normatico da rede do Ensino do Brasil. In: Jónata Ferreira de Moura. (Org.). A BNCC no fazer docente: proposta de trabalho para o ensino de Matemática da Educação Infanti ao ensino Fundamental. 1ed.Jundiaí: Paco, 2021, v. 11, p. 103-133.
-
VILHENA, V. D. M. ; NUNES, José Messildo Viana . Noções de estatistica na construção de um portfólio como dispositivo didático. In: Liliana Tauber; Jesús Pinto Sosa. (Org.). Tendencias y nuevos desafíos de la investigación en Educación Estadística en Latinoamérica: libro de ponencias de las III Jornadas Latinoamericanas de investigación en Educación Estadística. 1ed.Santa Fe - Argentina: FHUC - Facultad de Humanidades y Ciencias UNL, 2021, v. 1, p. 14-19.
-
PEREIRA, E. ; NUNES, José Messildo Viana . Ensino e aprendizagem sobre Teoria dos Números: Debates e discussões. In: Editora Poisson. (Org.). Série Educar - Volume 27 Matemática. 1ed.Belo Horizonte-MG: Pisson, 2020, v. 27, p. 84-97.
-
BRAGA, KAYLA ROCHA ; Nunes, José Messildo Viana Nunes . Uma Organização Didático-Matemática para o ensino de área de figura plana com uso da realidade aumentada. In: Danielle Dias da Costa; José Sávio Bicho; Dilene Kátia Costa da Silva; Marise Piedade Carvalho. (Org.). Educação em Ciências e Matemática na Amazônia: percursos formativos, saberes e prática. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2020, v. 1, p. 207-220.
-
ARAUJO, R. T. ; Moraes, G. M. ; Nunes, José Messildo Viana Nunes . Noções de estatística os estudantes dos anos iniciais: articulações e representações de tabelas e gráficos num contexto interdisciplinar. In: Sidney Lopes Sanchez Junior, Patrícia Ferreira Concato de Souza, Márcia Ines Schabarum Mikuska. (Org.). Ensino da matemática: ressignificando o ensinar e o aprender na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 1ed.Curitiba: Bagai, 2020, v. 1, p. 68-79.
-
Matos, Fernando Cardoso de ; Pereira, Jose Carlos de Souza ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E AS FRAÇÕES. As Diversidades de Debates na Pesquisa em Matemática. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 167-180.
-
PEREIRA, J. C. S. ; Nunes, José Messildo Viana Nunes . Noções da Teoria Antropológica do Didático na Elaboração de um Modelo Epstemológico Alternativo. In: Saddo Ag Almouloud; Luiz Márcio Santos Farias; Afonso Henriques. (Org.). Teoria Antropológica do Didático: princípios e fundamentos. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 479-501.
-
SILVA, R. ; NUNES, José Messildo Viana ; GUERRA, Renato Borges . Análise praxeológica do conhecimento matemático-didático do professor: O caso do multisseriado. In: Jackson Gois. (Org.). Epistemologias e processos formativos em ciências e matemática. 1ed.Jundiai: PACO, 2015, v. , p. 163-198.
-
NUNES, José Messildo Viana . Argumentação no Ensino de Matemática: Uma Nova Perspectiva. In: Jackson Góis. (Org.). Metodologia e Processos Formativos em Ciências e Matemátic. 1ed.São Paulo: PACO, 2014, v. 1, p. 119-152.
-
GAIA, C. A. ; ASSUNCAO, J. P. G. ; NUNES, José Messildo Viana . Amazônia em Diálogos: da formação às práticas docentes na Educação Básica. In: Aline Andréia Nicolli & Andréa Maria Favilla Lobo. (Org.). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: reflexões sobre a experiênc ia de uma Escola da Região Amazônica. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 47-74.
-
Moraes, G. M. ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; ALMOULOUD, S. A. . O raciocínio combinatório em livros didáticos do ensino fundamental. Revista Paradigma, Maracay, p. 1 - 27, 05 jul. 2025.
-
Lobato, F. S. ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; SILVA, F. C. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE INCERTEZA. Revista Comunicação Universitária, Belém, p. 1 - 22, 24 jun. 2025.
-
Maranhão, W. M. A. ; PEREIRA, J. C. S. ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Estudo e pesquisa remoto: o caso do pensamento transnumerativo. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Santa, p. 1 - 31, 20 fev. 2025.
-
ALVES, L. C. S. D. ; NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA ; BRAGA, R. M. . The Notions of 'Reality' in Mathematical Modeling Research in Mathematics Education: A Systematic Review Supported by IRaMuTeQ Software. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, p. 1 - 20, 05 fev. 2025.
-
CARDIAS, P. Y. F. ; SOUZA, K. L. O. ; BARROS, M. A. C. ; NUNES, J. M. V. . CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS NO LABEMAT - UFPA. In: III Congresso Amazônida Marajoara de Matemática, 2025, Breves. Anais do Congresso Amazônida Marajoara de Matemática, 2025.
-
SOUZA, K. L. O. ; FERREIRA, J. W. C. ; NUNES, José Messildo Viana . NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DA BNCC E DE UM MANUAL DE LIVROS DIDÁTICOS. In: Congresso Nacional de Educação, 2024, Fortaleza. Anais CONEDU, 2024.
-
MELO,P. H. N. ; FERREIRA, J. W. C. ; SOUZA, K. L. O. ; NUNES, José Messildo Viana . A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PORCENTAGEM NOS ANOS INICIAIS. In: Congresso Nacional de Educação, 2024, Fortaleza. Anais CONEDU, 2024.
-
SANTOS, J. V. P. ; VILHENA, VERA DEBORA MACIEL ; NUNES, José Messildo . NOÇÕES DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. In: IX Congresso Nacional da Educação, 2023, Campinas Grande. Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize, 2023. v. IX. p. 1-12.
-
VILHENA, VERA DEBORA MACIEL ; NUNES, José Messildo . Noções de estatistica na construção de um portfólio como dispositivo didático. In: III Jornadas Latinoamericanas de investigación en Educación Estadística, 2021, Santa Fé. Tendencias y nuevos desafíos de la investigación en Educación Estadística en Latinoamérica. Santa Fé: Universidad Nacional del Litoral, 2021. v. 1. p. 13-19.
-
VILHENA, V. D. M. ; NUNES, José Messildo Viana . Noções de Estatistica e Probabilidade, Portfolio como Dispositivo Didático. In: XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática,, 2020, Cascavel. Ensino de Probabilidde Estatistica, 2020. p. 1-12.
-
PEREIRA, E. ; NUNES, José Messildo Viana . Ensino e Aprendizagem sobre Teoria dos Números. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica: interfaces entre pesquisas e salas de aula, 2019. p. 1-15.
-
SILVA, N. S. M. ; Duarte, W. E. ; NUNES, José Messildo . Perspectivas sobre comprimento e área na formação inicial de professores dos anos iniciais. In: V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Belém. V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018.
-
SILVA, N. S. M. ; NUNES, José Messildo Viana . Estudo sobre Medidas e Grandezas com ênfase no comprimento. In: Encontro Nacional de Didática da Geometria e das Grandezas e Medidas, 2017, Recife. Encontro Nacional de Didática da Geometria e das Grandezas e Medidas, 2017.
-
SOUZA ; NUNES, José Messildo Viana . Formaçâo Continuada e Criatividade na Prática Docente de Matemática. In: VII Coloquio Internacional sobre Ensinanza de Las Matemáticas, 2014, LIma. Formaçâo Continuada e Criatividade na Prática Docente de Matemática, 2014.
-
PEREIRA, A. E. D. ; PEREIRA, S. M. S. ; NUNES, José Messildo Viana . Aprendizagem Significativa nos Anos Iniciais: trajetória de uma atividade de pesquisa investigativa. In: 5° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014, Belém. 5° ENAS, 2014. p. 1029-1038.
-
ROCHA, A. M. ; AGUIAR, A. ; LEAO, E. ; NUNES, José Messildo Viana . Construindo Aulas de Simetria com Auxílio de Situações Didáticas. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Ulbra. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013. p. 1-14.
-
SANTOS ; SILVA, G. C. C. ; NUNES, José Messildo Viana . Investigando Epistemologias Espontâneas de Professores de Matemática no Ensino das Equações do Segundo Grau. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Ulbra. Anais do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013.
-
COSTA JUNIOR, G. A. ; ROCHA, A. M. ; AGUIAR, A. ; COSTA, D. M. ; NUNES, José Messildo Viana . Aprendizagem Significativa e Sistemas de Base: O Jogo de Base 5 como Organizador Prévio. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Ulbra. Anais do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013.
-
MELO, E. ; NUNES, José Messildo Viana ; FORMIGOSA, M. M. ; COUTINHO, R. J. B. . O Programa Etnomatemática e a interconecção entre (com) as tendências da Educação Matemática. In: VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Anais do VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013.
-
SOUZA ; NUNES, José Messildo Viana . Formação Continuada e Criatividade na Prática Docente de Matemática. In: VII Colóquio Internacional Sobre Ensinanza de las Matemáticas, 2013, Lima. VII Colóquio Internacional Sobre Ensinanza de las Matemáticas, 2013.
-
SOUZA ; NUNES, José Messildo Viana ; MEIRA . Criatividade e Prática Docente de Matemática. In: IX Ensontro Paraense de Educação Matemática, 2013, Belém. IX Ensontro Paraense de Educação Matemática, 2013.
-
SILVA ; SILVA ; NUNES, José Messildo Viana . IX Encontro Paraense de Educação Matemática. In: IX Ensontro Paraense de Educação Matemática, 2013, Belém. Problemas do Tipo Multiplicativo na Alfabetização uma Contribuição da Teoria dos Campos Conceituais, 2013.
-
NUNES, José Messildo Viana . Aprendizagem Significativa E História Da Matemática: possibilidades de articulações. In: 4º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 2012, Garanhuns. Anais do 4º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 2012.
-
NUNES, José Messildo Viana . ARGUMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: INDÍCIOS DE IMPLEMENTAÇÃO. In: 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Fortaleza. Anais do 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012.
-
SOUZA ; NUNES, José Messildo Viana . Considerações Pós Modernas Acerca do Programa Gestar II de Matemática. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 2011, Ijuí. II Congresso Nacional de Educação Matemática IX Encontro Regional de Educação Matemática, 2011.
-
SANTOS ; SOUZA ; NUNES, José Messildo Viana . Inclusão da História da Matemática no Processo de ensino Aprendizagem. In: VIII Encontro Paraense de Educação Matemática, 2011, Belém. VIII EPAEM, 2011.
-
NUNES, José Messildo Viana . História da Matemática: texto e contexto para aprendizagem significativa da área do círculo. In: VIII Seminário Nacional de História da Matemática, 2009, Belém-PA. VIII Seminário Nacional de História da Matemática, 2009.
-
NUNES, José Messildo Viana ; GUERRA, Renato Borges . História da Matemática e Aprendizagem da Área do Círculo: Uma Experiência de Ensino Aprendizagem. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas-RS. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007.
-
NUNES, José Messildo Viana ; SILVA, Francisco Hermes Santos da . História da Matemática na Educação Matemática: uma tendência necessária. In: Simpósio Internacional de Educação Matemática - SIPEMAT, 2006, Recife. I SIPEMAT/CD, 2006.
-
NUNES, José Messildo Viana ; GUERRA, Renato Borges . Aprendizagem Significativa Aliada a História da Matemática: uma proposta possível. In: VII reunião de Didática da Matemática de Cone Sul, 2006, Águas de Lindóia, São Paulo. VII reunião de Didática da Matemática de Cone Sul, 2006.
-
FERREIRA, J. W. C. ; SOUZA, K. L. O. ; CARDIAS, P. Y. F. ; NUNES, José Messildo Viana . Potencialidades Didáticas de Materiais Concretos Para o Ensino de Objetos Matemáticos na Perspectiva de Professores em Formação Inicial. In: I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI, 2024, Belém. Anais do I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI, 04 a 06 de dezembro de 2023, 2023.
-
VILHENA, V. D. M. ; NUNES, José Messildo Viana . Portifólio Didático para o Ensino de Noções de Estatística. In: I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI, 04 a 06 de dezembro de 20, 2024, Belém. Anais do I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI - I EPEMCI, 2023.
-
SILVA, N. S. M. ; NUNES, José Messildo Viana . Sequência Didática para o Ensino de Medida de Comprimento. In: I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI, 04 a 06 de dezembro de 20, 2024, Belém. Anais do I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI - I EPEMCI, 2024.
-
VILHENA, V. D. M. ; NUNES, José Messildo Viana . EDUCACION ESTADISTICA Y FINANCIERA EN LA FORMACION INICIAL DEL PROFESORADO PARA DIAGNOSTICAR EL NIVEL DE ALFABETIZACION.. In: XLVII Coloquio Argentino de Estatística, 2020, Córdoba. Contribuciones de la estasdistica em tiempos de pandemia. Córdoba: Editorial Económicas, 2020. v. 1. p. 42-42.
-
LOBATO, J. C. ; NUNES, José Messildo Viana . A abordagem da História da Matemática em Livros Didáticos: o caso da Geometria Plana. In: II Colóquio de Matemática da Região Norte, 2013, Santarém. II Colóquio de Matemática da Região Norte, 2013.
-
NUNES, José Messildo Viana . Construção Histórico-Epistemológica do Conceito de Áreas de Figuras Planas: uma proposta de aprendizagem significativa. In: 59 Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém-PA. Amazônia Desafio Nacional, 2007.
-
VILHENA, V. D. M. ; NUNES, José Messildo . Contribuciones de la estasdistica em tiempos de pandemia. In: EDUCACION ESTADISTICA Y FINANCIERA EN LA FORMACION INICIAL DEL PROFESORADO PARA DIAGNOSTICAR EL NIVEL DE ALFABETIZACION, 2020, Córdoba. Contribuciones de la estasdistica em tiempos de pandemia. Córdoba: Editorial Económicas, 2020. v. 1. p. 42-42.
-
Matos, F. C. ; NUNES, José Messildo Viana . Um Histórico Epistemológico das Matrizes. In: XII Seminário Nacional de História da Matemática, 2017, Itajubá. XII Seminário Nacional de História da Matemática, 2017.
-
NUNES, José Messildo Viana ; ANDRADE, Roberto Carlos Dantas . Aprendizagem Significativa na Educação Matemática: em busca de interconexões entre geometria analítica e vetores. In: IV Encontro Paraense de Educação Matemática: Formação de Professores e Inclusão Social ? IV EPAEM, 2006, Belém-Pa. IV Encontro Paraense de Educação Matemática: Formação de Professores e Inclusão Social ? IV EPAEM, 2006.
-
NUNES, José Messildo Viana . Proposta de Conjunção entre Aprendizagem Significativa e a História da Matemática. In: I Seminário de Avaliação de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPA: trajetória, produção e perspectivas ? SAPPECIM, 2006, Belém-Pa. I Seminário de Avaliação de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPA: trajetória, produção e perspectivas ? SAPPECIM, 2006.
-
LIMA, J. S. ; NUNES, José Messildo Viana . TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: um desafio para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Moraes, G. M. ; NUNES, José Messildo Viana . Construção da Noção de Raciocínio Combinatório no Ciclo de Alfabetização: Análise Praxeológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, José Messildo Viana . Investigação em Didática da Matemática: o ensino de álgebra básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUNES, José Messildo Viana ; SANTOS . Investigando Epistemologias Espontâneas de Professores de Matemática no Ensino de Equações do primeiro Grau. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUNES, José Messildo Viana . Construindo Aulas de Simetria com Auxílio de Situações Adidáticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUNES, José Messildo Viana . Aprendizagem Significativa e Sistemas de Base: o jogo de base 5 como Organizador Prévio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, E. ; NUNES, José Messildo Viana ; FORMIGOSA, M. M. ; COUTINHO, R. J. B. . O Programa Etnomatemática e a interconecção entre (com) as tendências da Educação Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
BRABO, J. N. C. ; NUNES, José Messildo Viana ; PARENTE, A. G. L. . Revalidação de diploma. 2016.
SALES, E. R. ; NUNES, José Messildo Viana ; GONÇALVES . Revalidação de diploma. 2016.
SALES, E. R. ; NUNES, José Messildo Viana ; GONÇALVES . Revalidação de diploma. 2016.
NUNES, José Messildo Viana . Avaliação de Desempenho para Progressão Funcional. 2016.
NUNES, José Messildo Viana ; ALMEIDA, A. C. ; SALES, E. R. . Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - 2014/2015. 2015.
GONÇALVES ; BRABO, J. N. C. ; NUNES, José Messildo Viana . Avaliação de Desempenho para Progressão Funcional. 2015.
BRABO, J. N. C. ; NUNES, José Messildo Viana ; BRITO, L. P. . Revalidação de diploma. 2015.
BRABO, J. N. C. ; NUNES, José Messildo Viana ; BRITO, L. P. . Revalidação de diploma. 2015.
NUNES, José Messildo Viana . Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - 2014/2015. 2014.
NUNES, José Messildo Viana ; ALMEIDA, A. C. ; SALES, E. R. ; VALENTE, J.A.S . Julgamento de Concessão de Bolsas. 2014.
NUNES, José Messildo Viana ; SANTO, A. E ; OLIVEIRA, E. P. . Avaliação de Desempenho para Progressão Funcional. 2014.
NUNES, José Messildo Viana ; GUERRA, Renato Borges ; SANTO, A. E . Avaliação de Desempenho para Progressão Funcional. 2014.
NUNES, José Messildo Viana ; MANFREDO, E. C. G. ; GONÇALVES . Parecer Projeto de Pesquisa: Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Período de Escolarização: delineando ações de formação. 2014.
NUNES, José Messildo Viana ; MANFREDO, E. C. G. ; GONÇALVES . Parecer Projeto de Pesquisa: Modelagem Matemática e Criatividade Docente. 2014.
NUNES, José Messildo Viana . Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - 2013/2014. 2013.
NUNES, José Messildo Viana ; SÁ ; FERNANDES, J.A.N . Matemática na base nacional comum curricular: utopias e realidades. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Nunes, José Messildo Viana Nunes ; BARRETO, S. R. C. ; ALMEIDA JUNIOR, D. O. . Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática. 2021; Tema: Divulgação do Grupo GEDIM: membros, produções, eventos.... (Site).
ALMOULOUD, S. A. ; NUNES, José Messildo Viana ; HENRIQUES, A. . Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria. 2024. (Editoração/Periódico).
NUNES, José Messildo Viana ; MENDES ; ALMOULOUD, S. A ; SILVA, P. V. ; DE SALES, ELIELSON RIBEIRO . Processo seletivo para ingresso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. 2024. (comissão).
NUNES, José Messildo Viana ; JUNIOR, A. G. M ; MARQUES, V. R. ; PARENTE, A. G. L. . Avaliação de Progressão Funcional. 2024. (comissão).
NUNES, José Messildo Viana ; MENDES ; QUARESMA, J. C. B. ; Texeira, E. S. ; SILVA, P. V. . Processo seletivo para ingresso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. 2023. (comissão).
NUNES, José Messildo Viana ; MENDES ; QUARESMA, J. C. B. ; DE SALES, ELIELSON RIBEIRO . Processo seletivo para ingresso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. 2022. (comissão).
NUNES, José Messildo Viana ; GONÇALVES ; QUARESMA, J. C. B. ; DE SALES, ELIELSON RIBEIRO ; MENDES . Processo seletivo para ingresso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. 2021. (comissão).
NUNES, José Messildo Viana ; GONÇALVES ; BRABO, J. N. C. . Avaliação de Progressão Funcional. 2021. (comissão).
QUEIROZ, C. A. B. ; NUNES, José Messildo Viana . LETRAMENTO ESTATÍSTICO: Gênero textual Histórias em Quadrinhos para o ensino da Média Aritmética. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
NUNES, José Messildo Viana ; QUARESMA, J. C. B. ; GONÇALVES ; DE SALES, ELIELSON RIBEIRO . Processo seletivo para ingresso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. 2020. (comissão).
NUNES, JOSÉ MESSILDO VIANA . Revista de Educação em Ciências e Matemáticas. 2017. (Editoração/Periódico).
GONÇALVES ; GONCALVES, T. V. O. ; NUNES, José Messildo Viana ; SOUZA, E. C. ; PEREIRA, J. E. D. . O Estágio Curricular Supervisionado como Espaço e Tempo de Formação do Ser Professor de Matemática. 2016. (Parecer de Tese em desenvolvimento - Seminário Avançado I).
GUERRA, Renato Borges ; NUNES, José Messildo Viana ; GOMES, E. B. ; FERNANDES, J.A.N . Modelagem Matemática como Questionamento do Mundo. 2016. (Parecer de Tese em desenvolvimento - Seminário Avançado I).
GONCALVES, T. V. O. ; CONTENTE, A. C. P. ; GONÇALVES ; MARTINS, F. F. ; NUNES, José Messildo Viana . O que Dizem Teses de Doutorado Brasileiras sobre a formação do Professor. 2016. (Parecer de Tese em desenvolvimento - Seminário Avançado II).
SILVEIRA, D. M. R. A. ; NUNES, José Messildo Viana ; GOTTSCHALK, C. M. C. . Um estudo de inspiração wittgentiniana sobre a utilização dos gestos ostensivos no ensino e na aprendizagem de conceitos matemáticos. 2016. (Parecer de Tese em desenvolvimento - Seminário Avançado I).
NUNES, José Messildo Viana . O Modelo Epistemológico de Referência e o Ensino de Álgebra na Escola Básica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
NUNES, José Messildo Viana ; ANDRADE, Roberto Carlos Dantas . Aprendizagem Significativa na Educação Matemática: em busca de interconexões entre geometria analítica e vetores. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Metodologia do percurso de estudo e pesquisa como dispositivo didático para formação docente, Descrição: Neste projeto buscamos instituir o quadro teórico-metodológico do Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) como dispositivo de formação de professores na escola básica. As ferramentas deste quadro são oriundas da Teoria Antropológica do Didático (TAD). Nessa perspectiva buscaremos instituir de forma embrionária a quebra do paradigma de visita as obras e a vigência de um novo paradigma de questionamento do mundo, a partir de uma visão global sobre o ensino de matemática, com especial atenção aos estudos históricos-epistemológicos, culturais, curriculares, legislativos e de pesquisas sobre o ensino de objetos da matemática escolar. Os estudos sobre o PEP e sua implementação se dará em Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: José Messildo Viana Nunes - Coordenador / Talita Carvalho Silva de Almeida - Integrante., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3
-
2019 - 2021
Metodologia do Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) como dispositivo didático para formação de professores da Escola Básica, Descrição: Neste projeto visa-se constituir grupos de estudo e pesquisas congregando pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Didática das Matemáticas, alunos de Pós-Graduação lato e stricto sensu do IEMCI/UFPA, professores de matemática de escolas públicas e graduandos da Licenciatura em Matemática e da Licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, que enfoque o ensino de matemática Básica, em um processo de formação inicial e continuada de professores, por meio Percursos de Estudo e Pesquisa (PER - do Francês Parcours d?étude et de Recherche) que possibilite a produção de novas praxeologias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: José Messildo Viana Nunes - Coordenador / Roberto Carlos Dantas Andrade - Integrante / Reginaldo da Silva - Integrante / José Carlos de Souza Pereira - Integrante / Fernando Cardoso de Matos - Integrante / Talita Carvalho Silva de Almeida - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
-
2017 - 2019
Estocástica e sua Didática na Escola Básica, Descrição: INTRODUÇÃO: O termo estocástica tem sido utilizado na Europa para designar o ensino de Probabilidades e Estatística, quando apresentado de forma interligada (BATANERO; GODINO; NAVARRO-PELAYO, 1996). Neste projeto, consideramos também o termo Educação Estatística, representando discussões pedagógicas relacionadas com o ensino e a aprendizagem que vise à construção e ao desenvolvimento do raciocínio estocástico ? em Educação Matemática este processo se apresenta pelas construções conceituais em Análise Combinatória, Probabilidades e Estatística. Temos como OBJETIVOS: Contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do letramento estocástico, com enfoque nas habilidades de análise e interpretação de dados, inferências sobre dados aleatórios e raciocínio combinatório; Auxiliar no desenvolvimento de competência que possibilite a mobilização de conhecimentos referentes ao raciocínio estocástico que favoreça a coleta e organização de dados, a descrição a representação e apresentação de resultados com clareza e correção e argumentar sobre conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas; Desenvolver reflexões teóricas no campo especifico do ensino e aprendizagem de noções de estocástica que possa servir de suporte à pesquisa em suas diferentes etapas; Diagnosticar problemas e desenvolver procedimentos teóricos metodológicos suscetíveis de tornar mais eficaz a intervenção didática nas aulas de matemática da Escola Básica. METODOLOGIA: Adotamos como metodologia a pedagogia da investigação, mais especificamente o Percurso de Estudo e Pesquisa, com sigla no original do francês PER. Caracterizada por Chevallard (2004, 2009a, 2009b, 2009c) pela formulação de uma questão geratriz Q0 com capacidade de gerar outras questões problemáticas Q1, Q2, Q3 etc., sob as condições e restrições pedagógicas, específicas do saber em jogo, que resultam em um conjunto de respostas que virão a se constituir em uma sucessão de Organizações Matemáticas (OMs) articuladas entre si. ESPECTATIVAS DE RESULTADOS: O PER pode se constituir em um Percurso de Formação de Professores, na formação inicial e continuada, à medida que pode auxiliar processos de estudos, para o enfrentamento do problema praxeológico da instituição docente, de questões que emanam das e nas práticas docentes, das condições e restrições impostas a essas problemáticas. Eliminando riscos de se querer formar professores a partir de um EP imutável que se deixaria sob a responsabilidade do professor para mobilizá-lo em situações concretas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Messildo Viana Nunes - Coordenador / RENATO BORGES GUERRA - Integrante / José Carlos de Souza Pereira - Integrante / Fernando Cardoso de Matos - Integrante / Guilherme Motta de Moraes - Integrante / Talita Carvalho Silva de Almeida - Integrante., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1
-
2014 - 2016
Praxeologias no Ensino de Álgebra na Escola Básica, Descrição: A pesquisa tem como foco discutir e investigar fenômenos que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem da matemática, mais especificamente do campo da álgebra da escola básica, congregando professores de escolas públicas de Belém do Pará envolvidos em um Processo de Estudo e Pesquisa, apoiados em teorias como a Teoria das Situações Didáticas, Teoria dos Campos Conceituais, Teoria Antropológica do Didático dentre outras. As quais têm contribuído com discussões que objetivam aumentar o índice de aprendizagem matemática dos alunos, a partir de uma melhor compreensão dos fenômenos que ocorrem no processo de ensino aprendizagem por parte dos professores. Desta forma este projeto fundamentado nestas teorias, objetiva pesquisar, construir e propor sequências didáticas que propiciem um fazer matemático articulado e justificado, proporcionando subsídios formativos para os processos de ensino e aprendizagem da álgebra no Ensino Básico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: José Messildo Viana Nunes - Coordenador / RENATO BORGES GUERRA - Integrante / José Carlos de Souza Pereira - Integrante / wellington Evangelista Duarte - Integrante / Fernando Cardoso de Matos - Integrante / Guilherme Motta de Moraes - Integrante / Gerson Ribeiro Bacury - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2013 - 2015
Autos Estudos com Fredy Gonzáles, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . , Integrantes: José Messildo Viana Nunes - Coordenador / Isabel Cristina Rodrigues de Lucena - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2015
Grupo de Estudos e Pesquisas da Didática da Matemática, Descrição: No campo das matemáticas a partir da década de 70, as pesquisas sobre Didática da Matemática visaram investigar a relação entre professor, aluno e conhecimento, na perspectiva de como o conteúdo é ensinado; a maneira como os alunos constroem o conhecimento e os métodos utilizados pelos professores para ensinar. Assim, as pesquisas a serem realizadas no Grupo de Estudos e Pesquisas da Didática da Matemática (GEDIM) tem como foco discutir e investigar os fenômenos que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem da matemática, apoiados em teorias como a Teoria das Situações Didáticas, Teoria dos Campos Conceituais, Teoria Antropológica do Didático, Teoria da Socioepistemologia entre outras, as quais tem contribuído com discussões que objetivam aumentar o índice de aprendizagem matemática dos alunos, a partir de uma melhor compreensão dos fenômenos que ocorrem no processo de ensino aprendizagem. Desta forma este projeto fundamentado nestas teorias, objetiva pesquisar, construir e propor sequências didáticas que propiciem um fazer matemático articulado e justificado, proporcionando subsídios formativos para os processos de ensino e aprendizagem matemática e para a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (12) Doutorado: (4) . , Integrantes: José Messildo Viana Nunes - Coordenador / RENATO BORGES GUERRA - Integrante / Francisco Hermes Santos da Silva - Integrante / Tadeu Oliver Gonçalves - Integrante.
-
2008 - 2012
Processo de Ensino Aprendizagem Envolvendo o Raciocínio Estatístico e Probabilístico, Descrição: Os conteúdos relacionados ao bloco Tratamento de Informações (PCN, 1997) indicados como parte integrante do currículo da escola básica, ainda não possuem pesquisas suficientes. Coutinho (2002) estudou aspectos institucionais do ensino de Probabilidade e observou que as situações propostas por autores de livros didáticos limitam-se à equiprobabilidade, conforme orientações dos PCN, porém fonte de obstáculo, segundo pesquisas internacionais. Neste sentido, o trabalho de Coutinho (2001) indicou a possibilidade da introdução à probabilidade por situações aleatórias não equiprováveis; Miguel (2005) mostrou a importância do enfoque axiomático em probabilidade; Miguel e Magina (2003) apresentaram um estudo sobre as estratégias de solução de problemas combinatórios com professores em início de formação, identificando elementos que influenciam o grau de dificuldade dos problemas. Buscaremos responder, com esse projeto, as seguintes questões: Quais fatores influenciam o processo de ensino e aprendizagem envolvendo o raciocínio dedutivo em matemática, particularmente aqueles ligados ao raciocínio estocástico? Quais fatores devem nortear a formação inicial e continuada dos professores no que diz respeito à prova e demonstração nesta área? Que contribuições para a formação dos conceitos relacionados ao Tratamento da Informação podem ser identificadas com o uso de ambiente informatizado? Será feito, inicialmente, um estudo diagnóstico das concepções de professores em exercício no Ensino Fundamental e de suas práticas; com os resultados obtidos, pretende-se que eles construam sequências didáticas e as apliquem aos seus alunos, analisando os resultados obtidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Messildo Viana Nunes - Integrante / Saddo Ag Almouloud - Coordenador / Cileda de Queiros e Silva Coutinho - Integrante / Maria José Ferreira da Silva - Integrante.
-
2005 - 2007
O Raciocínio Dedutivo no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Messildo Viana Nunes - Integrante / Saddo Ag Almouloud - Coordenador / Cileda de Queiros e Silva Coutinho - Integrante / Maria José Ferreira da Silva - Integrante.
-
2003 - 2005
Investigação de Situações Problemas Peculiares do Contexto Regional na Perpectiva da Educação Matemática, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Messildo Viana Nunes - Coordenador / Adilson Oliveira do Espirito Santo - Integrante / Arthur Gonçalves Machado Júnior - Integrante / Edilene Sampaio de Farias - Integrante / Elizabeth Gomes Souza - Integrante / Emerson Batista Gomes - Integrante / Francisco Rodrigues Boga Neto - Integrante / Gerlane Romão Fonseca Perrier - Integrante / Hamilton Cunha de Carvalho - Integrante / Maria Isaura de Albuquerque Chaves - Integrante.
Prêmios
2015
Mensão Honrosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pará. , Augusto Corrêa, Guamá, 66075-110 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (91) 32018070, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - 2012
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Doutorando
2008 - 2009
Faculdade Campo Limpo PaulistaVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação
Atividades
-
02/2008
Ensino, Docência em Educação Profissional Técnica de Nível, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa em Educação 2, Fundamentos da Educação Profissional, Formação e Profissionalização do Professor
2003 - 2010
Secretaria de Estado de Educação do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2003
Ensino,Disciplinas ministradas, MATEMÁTICA
2001 - 2010
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Carga horária: 30
Atividades
-
01/2001
Ensino,Disciplinas ministradas, MATEMÁTICA
2003 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: PROFESSOR HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Atividades
-
01/2009
Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ensino de Matemática II
-
07/2003
Ensino, LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, GEOMETRIA EUCLIDIANA, INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA II, TEORIA DOS NÚMEROS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
2015 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenação do Laboratório de Ensino Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Membro da Congregação do IEMCI
2013 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante IEMCI
2010 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2015
Universidade Federal do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2014
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coord. Especialização Didática da Matemática, Carga horária: 10
2011 - 2012
Universidade Federal do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Vice-Diretor da Faculdade IEMCI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Messildo Viana Nunes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?