Acylena Coelho Costa

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará, fez mestrado (2004) e doutorado (2015) em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora efetiva da Universidade do Estado do Pará, do curso de Licenciatura em Matemática, no qual foi coordenadora no período de 2016 a 2020. Também é docente do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UEPA. Atualmente é Diretora de Apoio a Extensão/PROEX/UEPA. Tem experiência na área da Educação Matemática e lidera o grupo de pesquisa de Didática da Matemática e Educação Matemática da UEPA, com atuação principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de função, geometria analítica e sequências didáticas.

Informações coletadas do Lattes em 28/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Matemática

2010 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Geometria Analítica no Espaço:análise das organizações matemática e didática em materiais didáticos
, Ano de obtenção: 2015. Saddo Ag Almouloud. Bolsista do(a): Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil. Palavras-chave: Geometria Analítica no Espaço; Teoria Antropológica do Didático; Variáveis didáticas.

Mestrado em Educação Matemática

2000 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Conhecimentos de estudantes universitários sobre o conceito de função
, Ano de Obtenção: 2004.Sonia Barbosa Camargo Igliori.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Docência do Ensino Superior

1998 - 1999

Universidade Federal do Pará

Graduação em Licenciatura em Matemática

1992 - 1995

Universidade do Estado do Pará

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Bem.

Organização de eventos

COSTA, A. C. ; MATOS, F. C. ; SILVA, R. ; MESSIAS, M. A. V. F. . XIII EPAEM - Encontro Paraense de Educação Matemática. 2022. (Congresso).

COSTA, A. C. ; CHAQUIAM, M. ; CABRAL, N. F. . Cientistas e Instituições da/na Amazônia (1822 ? 2022). 2022. (Exposição).

COSTA, A. C. ; MATOS, F. C. ; NUNES, J. M. V. ; MESSIAS, M. A. V. F. ; SILVA, R. . XII ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2022. (Congresso).

COSTA, A. C. ; MATOS, F. C. ; PEREIRA, J. C. S. ; NUNES, J. M. V. ; MESSIAS, M. A. V. F. ; SILVA, R. . XII ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2019. (Congresso).

COSTA, A. C. ; MATOS, F. C. ; SILVA, R. ; MESSIAS, M. A. V. F. . XII Encontro Paraense de Educação Matemática - EPAEM. 2019. (Congresso).

MENDES, I. A. ; CHAQUIAM, M. ; ROCHA, M. L. C. ; MESSIAS, M. A. V. F. ; COSTA, A. C. . 5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2018. (Congresso).

COSTA, A. C. . Onde está a Matemática? a EXPOMAT responde. 2017. (Exposição).

COSTA, A. C. ; Jucá, R. S. . Seminário de Cognição e Educação Matemática. 2016. (Outro).

COSTA, A. C. . Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática. 2015. (Congresso).

COSTA, A. C. . Seminário de Cognição e Educação Matemática. 2015. (Outro).

Participação em eventos

XIII Encontro Paraense de Educação Matemática. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ. 2022. (Congresso).

Seminário de Cognição e Educação Matemática.O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: um olhar nas Produções Acadêmicas. 2021. (Seminário).

XII ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU COM DUAS VARIÁVEIS: uma análise da literatura. 2019. (Encontro).

5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA. 2018. (Simpósio).

Congresso PanAmazônico de Matemática. UM ESTUDO DO CONCEITO DE DERIVADA E SUAS DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO. 2018. (Congresso).

Congresso PanAmazônico de Matemática. A GEOMETRIA NO ÂMBITO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. 2018. (Congresso).

V Congresso Nacional de Educação. ÂNGULOS NOTÁVEIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA. 2018. (Congresso).

V Congresso Nacional de Educação. SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UMA REVISÃO DE ESTUDOS. 2018. (Congresso).

VII CIEM. LINGUAGEM ALGÉBRICA: UMA ANÁLISE DE ERROS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Congresso).

Seminário de Cognição e Educação Matemática.Um estudo de erros em questões de Equação do 1° grau. 2016. (Seminário).

Seminário de Cognição e Educação Matemática.LINGUAGEM ALGÉBRICA: DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2016. (Seminário).

Seminário de Cognição e Educação Matemática.Lei dos Senos: uma análise de livros didáticos com base na Teoria Antropológica do Didático. 2016. (Seminário).

Seminário de Cognição e Educação Matemática.PORCENTAGEM: uma análise praxeológica em livros didáticos do ensino médio. 2016. (Seminário).

Seminário de Cognição e Educação Matemática.Análise de livros didáticos: uma análise preaxeológica de questões envolvendo função polinomial do primeiro grau. 2016. (Seminário).

XII ENEM.ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES SOBRE FUNÇÃO AFIM. 2016. (Encontro).

XII ENEM.O LOGARITMO NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE SEGUNDO YVES CHEVALLARD. 2016. (Encontro).

XII ENEM.EQUAÇÃO DO 1º GRAU: UMA REVISÃO TEÓRICA ACERCA DE SEUS SIGNIFICADOS. 2016. (Encontro).

X EPAEM. 2015. (Encontro).

Seminário de Estudos.Relexões sobre o ensino e a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais e formação de professores envolvidos nesses processos. 2014. (Seminário).

Seminário de Estudos.Relexões sobre o ensino e a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais e formação de professores envolvidos nesses processos. 2014. (Seminário).

IX EPAEM.Trigonometria: principais erros dos alunos. 2013. (Encontro).

Situation de recherche pour la classe.Situation de recherche pour la classe. 2012. (Oficina).

IV Encontro de Produção Discente em Educação Matemática.Ensino e aprendizagem envolvendo provas e demonstrações em geometria analítica. 2011. (Encontro).

10° Simposio de Educacion Matematica.ANALISE DAS DIFICULDADES DE UNIVERSITARIOS NA DISCIPLINA CALCULO I: BREVE REFERENCIA A APRENDIZAGEM DE LIMITE DE FUNÇAO DE UMA VARIAVEL. 2009. (Simpósio).

32º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. CÔNICAS: UMA VISãO ATRAVÉS DO GOOGLE EARTH. 2009. (Congresso).

II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática.O MÉTODO ÁRABE NA RESOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DO 2º GRAU. 2009. (Outra).

VI Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática.O ESTUDO DAS CÔNICAS COM O AUXÍLIO DO GOOGLE EARTH. 2009. (Outra).

VIII Seminário Nacional de História da Matemática.Trigonometria ? Uma ferramenta indispensável para estudos astronômicos na Grécia Antiga. 2009. (Seminário).

V EPAEM.Adição e subtração de frações: uma abordagem via resolução de problemas. 2007. (Encontro).

CONESUL. Ensino e aprendizagem de frações: uma dificuldade na resolução de problemas. 2006. (Congresso).

II SIPEM.Conhecimentos de estudantes universitários sovre o conceito de função. 2006. (Simpósio).

IV EPAEM.Principais dificuldades de alunos da 8ª serie do ensino fundamental na resolução de equações. 2006. (Encontro).

IV EPAEM.Conceito de função:concepções de estudantes do ensino médio. 2006. (Encontro).

VII ENEM.Uma análise dos conhecimentos de função de estudantes iniciantes do curso de matemática. 2004. (Encontro).

II SIPEM. 2003. (Seminário).

I Encontro Pedagógico de Professores da UEPA. 2002. (Encontro).

Conferência: compreensão de texto e resolução de problemas. 2001. (Outra).

Seminário:Teorias da Didática Francesa. 2001. (Seminário).

V EBRAPEM. 2001. (Encontro).

VI ENEM. 2001. (Encontro).

23 Reunião Anual da ANPED. 2000. (Outra).

Workshop de Informética Aplicada À Educação. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: FERNANDA VIEIRA DE SOUSA UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÃO MO

COSTA, A. C.; CHAQUIAM, M.; CABRAL, N. F.. UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÃO MODULAR PARAUAPEBAS/PA 2024. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Cleidivaldo Correa Pantoja

ALVES, F. J.; PEREIRA, C. C. M.; ALMEIDA, T. C. S.;COSTA, A. C.. O ensino de equações exponenciais com o auxílio do geogebra. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Samuel Alves de Araújo

ALVES, F. J.; CHAQUIAM, M.;COSTA, A. C.; SILVA, E. S.. Ensino de radiciação com o uso do geogebra. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Renato Darcio Noleto Silva

PEREIRA, C. C. M.; ALVES, F. J.;COSTA, A. C.; ALMEIDA, T. C. S.. Ensino de pirâmides na construção de aplicativos para smartphones. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Thiago Jacob Maciel Modesto

ALVES, F. J.; PEREIRA, C. C. M.;COSTA, A. C.; MACHADO, B. F.. A gênese instrumental e sua interação com o geogebra: uma proposta de ensino de polinômios. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Mônica Suelen Ferreira de Moraes

MENDES, I. A.; WIELEWSKI, G. D.; SÁ, P. F de; CHAQUIAM, M.;COSTA, A. C.. Processos de superação dos obstáculos epistemológicos na história do conceito de limite de função: potencialidades conceituais e didáticas para a formação de professores de matemática. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alexandre Vinícius Campos Damasceno

NUNES, J. M. V.; GUERRA, R. B.; SALES, E. R.;COSTA, A. C.. Educação financeira nos anos iniciais: percurso de estudo e pesquisa como construto de currículo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Alice Vasconcelos feio Messias

QUARESMA, J. C. B.; ROCHA, M. L. P. C.; MENDES, I. A.;COSTA, A. C.. TEORIAS COGNITIVAS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE LIMITE E CONTINUIDADE. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: VITOR MAURO DE ANDRADE FRAZÃO ENSINO DE JUROS SIMPLES A PART

COSTA, A. C.; CHAQUIAM, M.; CABRAL, N. F.. ENSINO DE JUROS SIMPLES A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Wallace do Carmo Muniz

PEREIRA, C. C. M.; ALVES, F. J.; ALMEIDA, T. C. S.;COSTA, A. C.. O ENSINO DE MEDIDAS DE VARIAÇÃO COM USO DE PLANILHA ELETRÔNICA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Samuel Alves de Araújo

ALVES, F. J.; CHAQUIAM, M.;COSTA, A. C.; SILVA, E. S.. Ensino de radiciação com o uso do geogebra. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Cleidivaldo Correa Pantoja

ALVES, F. J.; PEREIRA, C. C. M.; ALMEIDA, T. C. S.;COSTA, A. C.. O ensino de equações expnenciais com o auxílio do geogebra. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Renato Darcio Noleto Silva

PEREIRA, C. C. M.; ALVES, F. J.; ALMEIDA, T. C. S.;COSTA, A. C.. Ensino de pirâmides por meio de tecnologias: uma sequência didática com o uso de aplicativos para celular. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Quedma Sousa Anaice Mendes

SILVA, E. S.;COSTA, A. C.; SILVA, M. J. N.. Contribuição da tecnologia na EaD para a formação continuada. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Miqueias de Lima Serrão

SILVA, E. S.;COSTA, A. C.; SILVA, M. J. N.. Uso AVAS como complemento ao ensino presencial. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Raimunda Maria da Rocha Neta Pitombeiras

SILVA, E. S.;COSTA, A. C.; SILVA, M. J. N.. As dificuldades do aluno na EaD. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Walter Almeida Pantoja

SILVA, E. S.;COSTA, A. C.; SILVA, M. J. N.. Os jogos digitais no processo de aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Giullia Tatiane da Silva Teixeira

SILVA, E. S.;COSTA, A. C.; SILVA, M. J. N.. Desafios do aluno imigrante digital diante das tecnologias no ensino superior EaD. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Waléria Nazaré Oliveira

SILVA, E. S.;COSTA, A. C.; SILVA, M. J. N.. Desafios e possibilidades no curso de educação física na modalidade a distância. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Claudinete do Socorro Sales

COSTA, A. C.; SILVA, E. S.; ALVES, F. J.. As vantagens e desvantagens da educação a distância. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Francelina Araújo Silva de Oliveira

SILVA, E. S.;COSTA, A. C.; SILVA, M. J. N.. Principais dificuldades encontradas nas aulas práticas nos cursos de educação física modalidade a distância do município de Tialândia-PA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Monike Christina Taborda

SILVA, E. S.;COSTA, A. C.; SILVA, M. J. N.. As TICs como proposta pedagógica no ensino de arte aplicada a EaD. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Fádia Lilian Carvalho Vieira; Mª de Nazaré de Oliveira Monte

COSTA, A. C.; SÁ, P. F de; ALVES, F. J.. Ensino de Radicais por Atividades. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: José Raimundo Santos da Silva e Maria Elenilda Almeida Lima

SILVA, J. R.; LIMA, M. E. A.;COSTA, A. C.. A As conexões entre temas matemáticos, focalizando a álgebra. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ematemática e Educação) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Maria José Bento da Rocha

ROCHA, M. J. B.;COSTA, A. C.. O conceito de área e as dificuldades no processo ensino-aprendizagem. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização ematemática e Educação) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Dilvana Maria Melo da Silva

COSTA, A. C.; SILVA, D. M. M.. Conhecimentos de estudantes do ensino médio sobre razões trigonométricas no triângulo retângulo. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática e Educação) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Dineusa Jesus dos Santos e Mauricio de Moraes Fontes

COSTA, A. C.; SANTOS, D. J.; FONTES, M. M.. O ensino da geometria e as diferentes abordagens metodológicas. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática e Educação) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Francisca Vitória da Silva

SILVA, F. V.;COSTA, A. C.. Problemas com frações envolvendo o cotidiano: um estudo na 5 série do ensino fundamental, em Eldorado do Carajás. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática e Educação) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Amadeu da Costa Cabral Jr e Carlos Alberto Brayner Jr

BRAYNER JR, C. A.; CABRAL JR., A. C.;COSTA, A. C.. Função polinomial do 2 grau: do cotidiano à sala de aula. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática e Educação) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: CLÍCIA SANTOS DA SILVA

PALACIOS, F. A. C.;COSTA, A. C.; SILVA, N. O.. Monitoria de graduação no Centro de Ciências e Planetário do Pará: contribuições para a prática docente sob perspectiva dos licenciados em matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Daniela Melo de Castro; Luiz Alberto Amador de Moraes

CHAQUIAM, M.;COSTA, A. C.; SILVA, E. M.. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Roger Thiago Aires de Souza; Thiago de Vasconcelos Barros

CHAQUIAM, M.;COSTA, A. C.; SILVA, E. M.. CONSPIRAÇÃO CONTAMINANTE: ROLEPLAYING GAME E CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: VINICIUS ALMEIDA PAIVA

CHAQUIAM, M.;COSTA, A. C.; SILVA, E. M.. VIDA E OBRA DO EDUCADOR MATEMÁTICO MÁRIO JOSÉ DE OLIVEIRA THOMAZ NETO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: oão Victor Veríssimo Barroso Gomes

PINHEIRO, C. A. M.;COSTA, A. C.; VOGADO, G. E. R.. Letramento Matemático: aspectos tipológicos e didáticos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: João Carlos O

LUNA, C. S. A.;COSTA, A. C.; FERREIRA, I.. Fróes Rodrigues; Pedro Paulo S. Lima Neto.O Ensino De Matemática Para Os Alunos Com Transtorno Do Espectro Autista No 6º Ano Do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Jonatha Victor Chagas Ferreira

SILVA, N. O.;COSTA, A. C.; ALVES, G. S.. Grupo de Estudos como estratégia de ensino no Estágio Supervisionado: Uma Experiência Formativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: LUIZ GUILHERME FREITAS DE MELO; RODRIGO MENDONCA DOS SANTOS

SILVA, E. S.;COSTA, A. C.; PEREIRA, C. C. M.. Análise de Livros Didáticos Estrutura e Abordagem dos Números Primos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Maria Clara Lemos Monteiro

SILVA, E. S.;COSTA, A. C.; SANTOS, A. E. S.. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: uma análise de livros didáticos do Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Everton Ferreira Vinagre

CABRAL, N. F.;COSTA, A. C.; CHAQUIAM, M.. ANÁLISE DE ERROS EM JOGOS MATMEMÁTICOS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO DE INTRODUÇÃO A FUNÇÃO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: EWERTON KALLEL CARDOSO DA SILVA

CABRAL, N. F.;COSTA, A. C.; CHAQUIAM, M.. O JOGO BATALHA DE DISTÂNCIAS: uma proposta de ferramenta no ensino do Teorema de Pitágoras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Marcos Paulo Costa Paiva

PEREIRA, C. C. M.;COSTA, A. C.; SILVA, E. S.. O uso dos celulares no ensino fundamental e médio: uma análise de aplicativos para o ensino de matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Gabriela Heloiza Lima Farinha

MESSIAS, M. A. V. F.;COSTA, A. C.; NASCIMENTO, L. M.. O Cálculo Diferencial e Integral no cenário de pesquisa brasileiro: Uma análise na perspectiva de trabalhos publicados em periódicos (2016- 2021). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: FLAVIA NERY LOPES

CHAQUIAM, M.;COSTA, A. C.; CABRAL, N. F.. Uma proposta de uso do HQ no ensino de isometria para inclusão do aluno autista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Hailson da Costa Trindade; Francklim Sideney Vidal de Santa

MARTINS FILHO, W. J. C.;COSTA, A. C.; SOUSA, E. R. S.. Materiais concretos: os jogos como ferramentas de reforço para o ensino de frações no 6º ano do ensino fundamental.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Estephanny L

CHAQUIAM, M.; CABRAL, N. F.;COSTA, A. C.. Gomes Ribeiro; Marcio R. Rosário Naveg.Que história da matemática está presente em livros didáticos do ensino fundamental?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Alton Moises Castro dos Prazeres; Moises Ferreira Pinto

CABRAL, N. F.; CHAQUIAM, M.;COSTA, A. C.. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE JUROS: NA PERSPECTIVA DO MODELO UNIDADE ARTICULÁVEL DE RECONSTRUÇÃO CONCEITUAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Izaura Ferreira Dias

SANTOS, A. E. S.;COSTA, A. C.; MOREIRA, I. M. B.. Modelagem Matemática e os invariantes operatórios: investigação sobre os modelos desenvolvidos em atividade de modelagem. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: MARCOS ANTONIO REIS DA ROSA FILHO

PEREIRA, C. C. M.;COSTA, A. C.; SILVA, E. S.. Uso de videos no ensino da matemática: uma análise a partir de uma práxis tecnologica Freiriana. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Jaqueline Pacheco da Silva; Maria Eduarda Soares Palhares

SANTOS, A. E. S.;COSTA, A. C.; PAIXAO, L. A. S.. Atividade Prática de Modelagem Matemática: dificuldades em uma turma de graduandos de Igarapé-açu. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: MARLO COSTA DOS SANTOS

CHAQUIAM, M.;COSTA, A. C.; CABRAL, N. F.. O modelo de Van Hiele no Ensino de Cilindro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Andreza Thalia Menezes Monteiro; Luiz Felipe Costa Moura

FONSECA, R. V.;COSTA, A. C.; OLIVEIRA, M. S. S.. Teoria dos Grupos e os conceitos básicos de simetria, rotação e translação: Uma proposta de Sequência Didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Paulo Hugo Martins Pinto; Victor Cézar Scerni Santos

FONSECA, R. V.;COSTA, A. C.; LOBATO JR, D.. Números de Fibonacci: Redescobrindo o Conjunto dos Números Naturais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: José Diones Costa de Freitas

SÁ, P. F de;COSTA, A. C.; SILVA, E. S.. A matemática e a prática dos pedreiros. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Carlos Felipe Ferreira Menezes/Paulo emilio Costa Santos

SÁ, P. F de;COSTA, A. C.; SILVA, E. S.. Números complexos e algumas de suas aplicações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: André Uchôa Fernandes/Priscila Rodrigues Lopes

LOBATO JR, D.;COSTA, A. C.; LOBATO, J. C. M.. Sequência didática para o ensino da estatística no 9º ano do ensino fundamental: o caso da análise de gráficos e tabelas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Eliakim Carlos Valois Pereira

LOBATO JR, D.;COSTA, A. C.; LOBATO, J. C. M.. Logarítmos e aplicações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Rafaela Tavares Moreira/Raí Cardoso Quaresma

LOBATO JR, D.;COSTA, A. C.; LOBATO, J. C. M.. Atitudes dos alunos do 4º ano de pedagogia da UEPA em relação à matemática em 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Leto Silva Henriques/Otavio Augusto dos Santos Leite

MOTA, W. S;COSTA, A. C.; SILVA, E. S.. O Tangran como um recurso didático para o ensino-aprendizagem de geometria plana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Louise Couto Duarte

SÁ, P. F de;COSTA, A. C.; SILVA, E. S.. O ensino de problemas com as 4 operações: um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Rita de Cassia Silva Pinto; Tatiane de Nazareth S

Fialho, R. P.B.;COSTA, A. C.; Guiomar, F.. dos Reis.As histórias em quadrinhos como meio de construção do raciocínio lógico matemático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciature em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Alan Washington Siqueira/Leonardo da Silva Rosas

SILVA, N. O.; CHAQUIAM, M.;COSTA, A. C.. Equação do 1° Grau: uma análise de erros no ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Humberto Mauro Filho/Rodolfo Nobre Oliveira

CHAQUIAM, M.; SILVA, N. O.;COSTA, A. C.. O Conceito de Função e suas Múltiplas Representações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Alex Bruno Carvalho/Fabrício Farias Machado

SÁ, P. F de;COSTA, A. C.; CHAQUIAM, M.. Uma abordagem sobre o Número Zero: aspectos históricos e teóricos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Anderson Denis Silva Negrão/Leonora Assinção Pompeu

SÁ, P. F de;COSTA, A. C.; CHAQUIAM, M.. Estudo das Progressões Aritméticas e Geométricas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Deisiane de Castro/Elisabeth do Socorro Silva Ribeiro

SÁ, P. F de;COSTA, A. C.; CHAQUIAM, M.. Uma Experiência com o Ensino de Logaritmo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Andreson Costa dos Santos/Fernando Vasconcelos da Rocha

COSTA, A. C.; SÁ, P. F de; CHAQUIAM, M.. Ensino-aprendizagem de Juros Compostos no 3° ano do Ensino Médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará.

Orientou

Dion Espirito Santo da Cunha

UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS BELÉM/PA 2025; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará, ; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Emily da Costa Madeira

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DE 1º GRAU; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Wallace do Carmo Muniz

O Ensino de Medidas de Variação com uso de Planilha Eletrônica; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará, ; Coorientador: Acylena Coelho Costa;

Samuel Alves Araújo

Sequência de atividades de radiciação com geogebra; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade do Estado do Pará, ; Coorientador: Acylena Coelho Costa;

Isaac Gomes de Aguiar

Evasão na EaD no polo universtário de Tailândia-PA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Flávio Luiz Soares Carneiro

A utilização das TICs na formação discente no polo universitário de Tailândia-PA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

André Luiz Costa Pedroza

Docência para o ensino híbrido, requer formação continuada; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Adailton Borges da Silva

Educação a Distância: uma concepção de professores da rede pública do município de Tailândia; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Alexsânia Araújo de Lima

Utilização de metodologias e inclusão das TICs no âmbito educacional, nas escolas públicas no ensino fundamental II; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Adriana de Nazaré de Sota Pereira

A importÂncia das TICs na EaD; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Altair de Souza Caldas

Repositórios institucionais: uma proposta de preservação e disseminação da produção científica dos cursos de especialização de educação a distância; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Claudinete do Socorro Sales

As vantagens e desvantagens da educação a distância; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Catiane Silva de Santana

A educação física na educação a distância em Abaetetuba e o corpo ausente; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Elieso Ferreira da Silva

Evasão discente: um estudo de caso no curso de especialização em educação a distância no município de Tailândia-PA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Sandy da Conceição Dias

DESEMPENHO DE ESTUDANTES NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES QUE ENVOLVEM A LINGUAGEM ALGÉBRICA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Acylena Coelho Costa

Jogos e o ensino de matemática: uma proposta de aplicação de jogos na educação de jovens e adultos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática e Educação) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Amadeu da Costa Cabral Jr e Carlos Alberto Brayner Jr

Função polinomial do 2 grau: do cotidiano à sala de aula; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática e Educação) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Maria José Bento da Rocha

O conceito de área e as dificuldades noprocesso ensino-aprendizagem; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática e Educação) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

AMANDA CRISTINA DOS SANTOS BORGES

ANÁLISE COMBINATÓRIA: CONCEITO IMAGEM E CONCEITO DEFINIÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Giulia de Aguiar Ribeiro Pinheiro / Maria Clara Monteiro Per

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Isabel Neves Sá

MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO APRENDIZADO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Adler Yuri Ferreira Franco; Dener Muller Rodrigues da Silva

Uma sequência didática para o ensino de corpos redondos; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Jhonatan Filipe Neves Coimbra, Manuela Lima Guimarães Alves

Uma Sequência Didática para o estudo da Análise Combinatória no Ensino Médio; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Agnaldo Jemaque Moia; Kevin Jeová dos Reis Cunha

Conjunto dos números inteiros: análise de exercícios em livros didáticos a luz da Teoria Antropológica; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Camila Nayse Silva Braga

Recortes Históricos dos Números Primos em Quadrinhos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Alecksandra Luany Oliveira Ferreira; Lucas Oliveira Ferreira

EtnomatemáticA: uma análise de cálculos matemáticos feito por comerciantes maiauataenses; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Keliton Cavalcante Pinheiro; Lorrayne C

Carvalho de Souza; A importância do artesanato de Miriti para o ensino de geometria espacial no 6° ano do ensino fundamental; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Angélica da Silva Pinto Alencar; Érica Pantoja da Silva

Dificuldades na aprendizagem de resolução de problemas matemáticos: como resolver problemas contextualizados no 6° ano do ensino fundamental; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Larissa Jorge dos Santos; Melissa Marques Lacerda

Contribuições do material manipulável na aprendizagem das unidades de medidas do 8º e 9º ano; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

André Luis Picanço Barbosa

Comunidades de Práticas: concepções de professores de Matemática sobre formação inicial nesses grupos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Andreza dos Santos Viana; Iskarleti Regina Santos Nascimento

Função Quadrática: uma análise a partir da organização praxeológica de Yves Chevallard; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Ediléia Lima Morão; Maria Darc de Oliveira Santos da Silva

Polinômios: dificuldades de aprendizagem do 8º ano da rede pública de Redenção-PA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Kamila Braga Vale

A Ludicidade na Matemática para o Ensino Básico; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Eliel Carvalho Moraes

O saber popular e o ensino de Matemática: Uma prática possível; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Danilo Bruno da Silva

Aplicabilidade da Regra de Três Simples: um estudo de caso dentro de um galpão de testemunhos de sondagem de uma empresa que trabalha com geologia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

BRUNA ANTONIETA SANTOS SOUZA

Tecnologias digitais da informação e comunicação: dificuldades de professores no ensino da matemática; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Antônio Marcos Oliveira Lima; Eliones Montelo Coelho

Uma abordagem crítica acerca do estudo do teorema de Pitágoras em livros didáticos do 9º ano do ensino fundamenta; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Arilson da Conceição Rocha

Processos de representação do pensamento matemático avançado em questões de análise combinatória; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Andreia Rodrigues Ferreira Macedo; Tayse Geovânia Ferreira

Gamificação no ensino de multiplicação e divisão de fração; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

THAYS DE SOUZA BORGES

GEOMETRIA ANALÍTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

LUCAS LAZARO BARBOSA CARVALHO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

ADRIANO DA COSTA CORDOVIL

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FRAÇÕES; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciature em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

ERICA VERICIO DOS SANTOS JACINTO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA COM O USO DO CUBO MÁGICO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Letícia Rocha Sales; Thays de Almeida Miranda

Geometria Espacial: uma análise em livros didáticos do Ensino Médio sob a Ótica da Teoria do Registro de Representação Semiótica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Andreza Barros de Oliveira

Uma investigação sobre os registros de representação em tarefas que envolvem equação do 1º grau; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Luiz Henrique Saraiva Miranda

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Bárbara Hamú Rodrigues; Kassiane Carvalho Batista

Uma Proposta para o Conceito de Função Afim à Luz da Teoria do Registro de Representação Semiótica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Tatiana Leão Valadares Cardoso

Análise combinatória: Uma possibilidade de ensino; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Dominique de Jesus Maia / Ingrid Nascimento Lemos

Uma sequência de atividades para o ensino do conjunto dos números irracionais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciature em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Evelyn Pimetel Santa Brígida / Renan Valente Torres

Uma proposta de atividades para o ensino e aprendizagem de porcentagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Bianca Brenda Lopes Machado / Maryanni Cardoso Silva

Volume de sólidos geométricos: uma análise de organizações matemáticas em livros didáticos da década de 70; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Kaio Alexandre Pereira de Azevedo

A argumentação matemática dos estudantes universitários em tarefas envolvendo função quadrática; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Arielly Cecília Lima Siqueira e Carolina Bentivi Gomes

Razões trigonométricas: uma proposta de atividades para sala de aula; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciature em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Anderson Luiz Rodrigues; Cassiano Moaraes Guerreiro

Função quadrática: proposta de atividades utilizando o software Geogebra; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciature em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Richard Daniel Borges Monteiro, Udo Andrade de Melo

Análise de erros na geometria analítica: estudo da reta; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciature em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Rodrigo Prestes dos Santos

Amodelagem matemática como alternativa para o processo ensino e aprendizagem de geometria; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciature em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias

ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE UNIVERSITÁRIOS NA APRENDIZAGEM DE LIMITE DE FUNÇÃO DE UMA VARIÁVEL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

DANIEL MONTEIRO DA SILVA MOREIRA, DIEGO RODRIGO HABR DE LIMA

Dificuldades no Processo Ensino Aprendizagem de Função Afim; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

EDIR ASSUNÇÃO PACHECO

Reflexões sobre as dificuldades no processo ensino e aprendizagem de Álgebra; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Raphael Ratis da Silva

O ensino da Função Afim: dificuldades de aprendizagem de alunos do 1º ano do ensino médio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Acylena Coelho Costa

Equação do 1° Grau:uma anpalise dos erros no ensino fundamental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Acylena Coelho Costa

O Conceito de Função e suas Múltiplas Representações na Perspectiva de Alunos do Ensino Médio; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Acylena Coelho Costa

Ensino-aprendiazagem de Juros Compostos no 3° Ano do Ensino Médio, Vinculado a Função Exponencial; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Ana Zozima , Elinete Figueiredo, Zeneide da Silva

Jogos: uma proposta para o ensino de equações; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Francenete Moraes/ Jorgina Preira/ Luci Duarte/ Gorete Ramos

Dificuldades em álgebra: uma questão metodológica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Ana Amorim/Leonardo do Rosário/Marlene Cabral/Sonia Santos

História da matemática: origem do seno e cosseno; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Francisca Pereira/M Conceição Pereira/M de Jesus Maia

Resolução de problemas:uma dificuldade no ambient escolar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

M de Jesus Viegas/Sônia Assunção/ Vera Lúcia Costa

Ensino de potência com uso da calculadora; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Carlos Carvalho/Firmina Oliveira/M Luzia Costa/Roberto Melo

História das medidas de comprimento e sua importância navida sócio-econômica da sociedade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Eliana Vieira/Rosário Botelho/Martinho Barbosa/Raimunda Souz

Sistema de numeração:uma evolução histórica e suas contribuições; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Carivaldo Cunha/CarlosCorrea/Ilson Souza/Marco Pamphylio

Teorema de Pitágoras:uma abordagem histórica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Acylena Coelho Costa;

Produções bibliográficas

  • OMENA, MARIANA MOURÃO ; COELHO COSTA, Acylena . REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ESTUDOS RELATIVOS AO ENSINO DE PROBABILIDADE COM ÊNFASE EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. Revista Exitus , v. 14, p. e024065, 2024.

  • FRANCO, ADLER YURI FERREIRA ; SILVA, DENER MULLER RODRIGUES DA ; COSTA, Acylena Coelho . Uma sequência didática para o ensino de corpos redondos. Brazilian Journal of Development , v. 10, p. e71517, 2024.

  • MAIA, LARISSA MANFREDO ; COSTA, Acylena Coelho . ELAS FIZERAM HISTÓRIA NA MATEMÁTICA. LUMEN ET VIRTUS , v. 15, p. 8504-8515, 2024.

  • FRANCO, ESTER DA SILVA ; DAS CHAGAS, RENAN CHAGAS ; COSTA, Acylena Coelho . A UTILIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE QUEBRA-CABEÇAS COMO UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. LUMEN ET VIRTUS , v. 15, p. 8111-8124, 2024.

  • SANTOS, ERICA PIMENTEL ; COSTA, Acylena Coelho . SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA: CONSTRUÇÃO E USO DO TEODOLITO CASEIRO NO ENSINO MÉDIODIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF TRIGONOMETRY: CONSTRUCTION AND USE OF THE HOMEMADE THEODOLITE IN HIGH SCHOOL. LUMEN ET VIRTUS , v. 15, p. 6750-6761, 2024.

  • MADEIRA, E. C. ; COELHO COSTA, Acylena . Diagnóstico do conhecimento discente sobre função polinomial do 1º grau a partir da teoria dos registros de representação semiótica. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 21, p. 1-20, 2024.

  • CABRAL, N. F. ; COSTA, A. C. . Aspectos teóricos e práticos de um laboratório de educação matemática: análise e estrutura de atividades para o ensino fundamental. 1. ed. Belém: SBEM, 2022. v. 2. 184p .

  • QUARESMA, J. C. B. (Org.) ; ARAUJO, D. G. (Org.) ; COSTA, A. C. (Org.) . Robótica Educacional no Ensino de Matemática. 01. ed. Belém: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2022. v. VII. 86p .

  • VILHENA, V. D. M. (Org.) ; PEREIRA, J. C. S. (Org.) ; NUNES, J. M. V. (Org.) ; COSTA, A. C. (Org.) . PORTFÓLIO DIDÁTICO: DISPOSITIVO METODOLÓGICO-DIDÁTICO PARA O ENSINO DE NOÇÕES DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 02. ed. Belém: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2022. v. VII. 70p .

  • MATOS, F. C. (Org.) ; SILVA, R. (Org.) ; BARRETO, S. R. C. (Org.) ; COSTA, A. C. (Org.) . A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM MÓVEL. 01. ed. Belém: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2022. v. 4. 79p .

  • PEREIRA, C. C. M. (Org.) ; COSTA, A. C. (Org.) ; ALVES, F. J. (Org.) . O uso de Tecnologias no Ensino de Matemática. 01. ed. Belém: Universidade do Estado do Pará, 2019. v. 02. 152p .

  • CABRAL, N. F. ; COSTA, A. C. . Sequências Didáticas:olhares teóricos e construção. 12. ed. Belém: SBEM Pará, 2019. v. 09. 129p .

  • ROCHA, M. L. C. (Org.) ; FERREIRA, F. F. G. (Org.) ; FORTALEZA, F. J. S. (Org.) ; COSTA, A. C. (Org.) . Medidas Lineares e de Superfície um Enfoque Histórico e Matemático. 6. ed. Belém: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2019. v. 12. 93p .

  • MESSIAS, M. A. V. F. (Org.) ; BRANDEMBERG, J. C. (Org.) ; COSTA, A. C. (Org.) . Limie de uma função: história e atividades para o ensino. 10. ed. Belém: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2019. v. 12. 71p .

  • LIMA, A. A. ; COSTA, A. C. . UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS E INCLUSÃO DAS TIC?S NO ÂMBITO EDUCACIONAL, NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II. In: Américo Júnior Nunes da Silva; Ilvanete dos Santos de Souza; Reinaldo Feio Lima. (Org.). Discursos, práticas, ideias e subjeividades na educação. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. 1, p. 1-257.

  • LIMA, J. H. S. ; NASCIMENTO, J. M. S. ; COSTA, A. C. . Ângulos Notáveis nos Livros Didáticos: uma análise praxeológica. In: Gabriella Rossetti Ferreira. (Org.). Educação: políticas, estrutura e organização. 01ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 1-328.

  • LIMA, I. C. ; PEREIRA, C. C. M. ; COSTA, A. C. . APLICATIVO CALCULADORA DE INEQUAÇÕES TRIGONOMÉTRICA NO AI2. In: Cinthia Cunha Maradei Pereira; Acylena Coelho Costa; Fábio José da Costa Alves. (Org.). O uso de Tecnologias no Ensino de Matemática. 01ed.Belém: EDUEPA, 2019, v. 2, p. 6-152.

  • ARAUJO, J. S. ; COSTA, A. C. ; ALVES, F. J. . O ENSINO DE INSCRIÇÃO DE SÓLIDOS POR MEIO DE APLICATIVOS EDUCATIVOS PARA SMARTPHONES CRIADOS NO APPINVENTOR. In: Cinthia Cunha Maradei Pereira; Acylena Coelho Costa, Fábio José da Costa Alves. (Org.). O uso de Tecnologias no Ensino de Matemática. 01ed.Belém: RDUEPA, 2019, v. 2, p. 48-67.

  • SANTOS, M. K. S. ; PEREIRA, C. C. M. ; COSTA, A. C. . RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES LOGARÍMICAS COM USO DO APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS APP INVENTOR 2. In: Cinthia Cunha Maradei Pereira; Acylena Coelho Costa; Fábio José da Costa Alves. (Org.). O uso de Tecnologias no Ensino de Matemática. 01ed.Belém: EDUEPA, 2019, v. 2, p. 89-111.

  • SANTOS, M. K. S. ; PEREIRA, C. C. M. ; COSTA, A. C. . SIMULADOR DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LOGARITMO COM USO DO APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS APP INVENTOR 2. In: Cinthia Cunha Maradei Pereira; Acylena Coelho Costa; Fábio José da Costa Alves. (Org.). O uso de Tecnologias no Ensino de Matemática. 01ed.Belém: EDUEPA, 2019, v. 2, p. 112-128.

  • SÁ, P. F de ; COSTA, A. C. ; BARROS NETO, A. J. ; OLIVEIRA, M. S. S. ; AGUILA, M. J. S. . O ensino das operações com frações a partir de situações-problema. In: Pedro Franco de Sá; Rosineide de Sousa Jucá. (Org.). Matemática por atividades. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2014, v. 1, p. 11-40.

  • SÁ, P. F de ; COSTA, A. C. ; GOMES, D. T. ; VIANA, R. M. V. . O uso da redescoberta para o ensino de áreas de figuras planas. In: Pedro Franco de Sá; Rosineide de Sousa Jucá. (Org.). Matemática por atividades. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2014, v. 1, p. 113-132.

  • COSTA, A. C. ; NETO, M. ; SÁ, P. F de . FUNÇÃO:conceitos, desempenho e habilidades de estudantes do curso de matemática. In: Fátima Cardoso Figueiredo ; Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva. (Org.). O Caráter Interdisciplinar da Pesquisa. 1ed.Belém: UEPA, 2003, v. , p. 359-377.

  • COSTA, A. C. ; FARINHA, G. H. L. ; OLIVEIRA, L. V. L. . SISTEMAS DE EQUACAO DO PRIMEIRO GRAU COM DUAS VARIAVEIS: UMA ANALISE DA LITERATURA. In: XII ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Belém. Anais do XII ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Belém: SBEMPA, 2019. v. 02.

  • COSTA, A. C. ; BARBOSA, A. L. P. ; FARINHA, G. H. L. . SISTEMAS DE EQUACOES: UMA ANALISE DE LIVROS DIDATICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. In: XII ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Belém. Anais do XII ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Belém: SBEMPA, 2019. v. 02.

  • COSTA, A. C. ; BITTENCOURT, R. R. . SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA. In: 5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2018, Belém. ANAIS DO 5º SIPEMAT, 2018.

  • LIMA, J. H. S. ; NASCIMENTO, J. M. S. ; COSTA, A. C. . ÂNGULOS NOTÁVEIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA.. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, olinda. ANAIS V CONEDU, 2018. v. 1.

  • LIMA, J. H. S. ; NASCIMENTO, J. M. S. ; COSTA, A. C. . SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UMA REVISÃO DE ESTUDOS. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda. Anais V CONEDU, 2018. v. 1.

  • COSTA, A. C. ; SALES, L. R. ; MIRANDA, T. A. . A GEOMETRIA NO ÂMBITO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. In: Congresso Pan-Amazônico de Matemática, 2018, Belém. Anais do COPAM. Belém: FACMAT, 2018. p. 1-248.

  • COSTA, A. C. . UM ESTUDO DO CONCEITO DE DERIVADA E SUAS DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO. In: Congresso PanAmazônico de Matemática, 2018, Belém. Anais do COPAM. Belém: FACMAT, 2018. p. 1-248.

  • SOUZA, L. B. ; COSTA, A. C. . Uma investigação da dificuldade dos alunos do 1º ano do ensino médio na compreensão do conceito de função a partir de suas representações. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Belém. Anais do 5 Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Rio de Janeiro: SBEM, 2018. v. 01.

  • COSTA, A. C. ; DIAS, S. C. . LINGUAGEM ALGÉBRICA: UMA ANÁLISE DE ERROS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2017, CANOAS. ANAIS DO VII CIEM, 2017.

  • DIAS, S. C. ; COSTA, A. C. . Linguagem algébrica: dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. In: Seminário de Cognição e Educação Matemática, 2016, Belém. Anais do Seminário de Cognição e Educação Matemática, 2016. v. unico. p. 1.

  • COSTA, A. C. ; FERNANDES, F. A. ; BITTENCOURT, R. R. . Análises de erros em questões sobre função afim. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016.

  • FREITAS, T. L. M. ; DAMASCENO, V. S. ; COSTA, A. C. . Equação do 1º grau: uma revisão teórica acerca de seus significados. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. 12º Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016.

  • MACHADO, B. L. ; SILVA, M. C. ; COSTA, A. C. . O logaritmo nos livros didáticos: uma análise segundo Yves Chevallard. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. 12º Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016.

  • COSTA, A. C. ; GRACA, V. V. ; MORAES, M. S. F. . Trigonometria ? Uma ferramenta indispensável para estudos astronômicos na Grécia Antiga. In: VIII Seminário Nacional de História da Matemática, 2009, Belém. Anais do VIII Seminário Nacional de História da Matemática, 2009.

  • COSTA, A. C. ; MESSIAS, M. A. V. F. . ANALISE DAS DIFICULDADES DE UNIVERSITARIOS NA DISCIPLINA CALCULO I: BREVE REFERENCIA A APRENDIZAGEM DE LIMITE DE FUNÇAO DE UMA VARIAVEL. In: 10° Simposio de Educacion Matematica, 2009, Chivilcoy. Anais do 10° Simposio de Educacion Matematica, 2009.

  • COSTA, A. C. ; MESSIAS, M. A. V. F. . O MÉTODO ÁRABE NA RESOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DO 2º GRAU. In: II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática, 2009, Passo Fundo. Anais da II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática, 2009.

  • PINTO, F. J. E. ; GONCALVES, V. P. ; COSTA, A. C. ; VOGADO, G. E. R. . O ESTUDO DAS CÔNICAS COM O AUXÍLIO DO GOOGLE EARTH. In: VI Conferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática, 2009, Londrina. Anais do VI Conferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática, 2009.

  • COSTA, A. C. ; IGLIORI, S. B. . Conhecimentos de estudantes universitários sobre o conceito de função. In: III SIPEM, 2006, Aguas de Lindóia. III Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006.

  • COSTA, A. C. ; SÁ, P. F de . Ensin e aprendizagem de frações: uma dificuldade na resolução de problemas. In: VII Reunião Didática da Matemática do Cone Sul, 2006, Águas de Lindóia. VII Reunião Didática da Matemática do Cone Sul, 2006.

  • COSTA, A. C. ; ALEXANDRE, P. P. ; LIMA, J. M. C. . Principais dificuldades de alunos da 8ª série do ensino fundamental na resolução de equações. In: IV EPAEM, 2006, Belém. Encontro Paraense de Educação Matemática, 2006.

  • COSTA, A. C. ; SÁ, P. F de ; MACHADO, S. L. ; MARTINS, R. C. . Conceito de função:concepções de estudantes do ensino médio. In: IV EPAEM, 2006, Belém. Encontro Paraense de Educação Matemática, 2006.

  • COSTA, A. C. ; SÁ, P. F de . Adição e subtração de frações: uma abordagem via resolução de problemas. In: V EPAEM, 2006, Belém. Encontra Paraense de Educação Matemática, 2007.

  • COSTA, A. C. ; THOMAZ NETO, M. O. ; SÁ, P. F de . Uma análise dos conhecimentos de função de alunos iniciantes do curso de matemática. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife. Educação Matemática: um compromisso social - Resumos, 2004.

  • BRAGA, C. N. S. ; COSTA, A. C. . Elas na Matemática: contribuições e desafios. In: II Simpósio Nacional sobre Ensino e Pesquisa de Matemática no Contexto da Educação, Ciência e Tecnologia, 2021, Belém. Educação, ciência e tecnologia em tempos de pandemia. Belém: IFPA, 2021. v. 01. p. 1-191.

  • COSTA, A. C. ; PINTO, F. J. E. ; VOGADO, G. E. R. ; GONCALVES, V. P. . CÔNICAS: uma visão através do GOOGLE EARTH. In: 32º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2009, Cuiabá. Anais do 32º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2009.

  • COSTA, A. C. . Os programas de extensão da UEPA na promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades na Amazônia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, A. C. . Os programas de extensão da UEPA na promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades na Amazônia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, A. C. . A formação do professor de matemática e o atual ensino de matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, J. R. S. ; CARMO, J. L. S. ; COSTA, A. C. . Análise de livros didáticos: uma análise praxeológica de questões envolvendo função polinomial do primeiro grau. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, A. C. ; MACEDO, C. J. O. ; LEAO, J. M. . Análise preaxeológica nos livros didáticos em questões de geometria analítica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, A. C. . Uma contribuição metodológica para análise de livro didático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, A. C. ; SÁ, P. F de . Adição e subtração de frações: uma abordagem via resolução de problemas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, A. C. ; SÁ, P. F de . Ensino e aprendizado das frações:uma dificuldade na resolução de problemas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, A. C. ; IGLIORI, S. B. . Conhecimentos de estudante universitários sobre o conceito de função. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, A. C. ; LIMA, J. M. C. ; ALEXANDRE, P. P. . Principais dificuldades de alunos da 8 série do ensino fundamental na resolução de equações algébricas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, A. C. ; SÁ, P. F de ; SOUSA, J. M. ; TELES, K.T. ; MARTINS, R. C. ; MACHADO, S. L. . Conceito de função:concepções de estudantes do ensino médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, A. C. . Conhecimentos de estudantes universitários sobre o conceito de função. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, A. C. . Da realidade à matemática de sala de aula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GONCALVES, O. F. T. ; DINIZ, C. P. S. ; OEIRAS, M. F. ; COSTA, A. C. . Serviço de apoio psocológico e pedagógicco ao estudante - SAPPE: 15 anos de atividades na Universidade do Estado do Pará. Belém, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA, A. C. . O ensino da Matemática: uma questão metodológica? 1999 (Monografia).

  • COSTA, A. C. . O ensino da Matemática: uma questão metodológica? 1999 (Monografia).

Outras produções

COSTA, A. C. ; VENTURIERI, B. . Programação da UEPA valoriza o trabalho de mulheres no meio das ciências. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COSTA, A. C. ; PONTES, L. . Comemoração UEPA 30 anos. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COSTA, A. C. . CBN Belém - Estação CBN. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COSTA, A. C. . A formação inicial e continuada do professor de matemática: perspectivas para o século XXI. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

COSTA, A. C. ; BRAGA, C. N. S. ; FERREIRA, R. O. . Produção de Artigo Científico. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    ELAS na Matemática: contribuições e desafios, Descrição: O projeto teve por objetivo explorar possibilidades metodológicas do uso de História da Matemática,com foco nas contribuições das Mulheres, no processo de ensino e aprendizagem daMatemática. A abordagem metodológica do presente estudo teve caráter qualitativo, o qualocorreu por meio de um levantamento bibliográfico e organização de uma exposição virtual,para buscar contribuições sobre as mulheres na matemática e seus avanços. Emreconhecimento a necessidade de evidenciar a contribuição feminina no âmbito daMatemática, esperamos incentivar mulheres de nossa sociedade a seguirem carreira nestecampo de estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Acylena Coelho Costa - Coordenador / Camila Nayse Silva Braga - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - Bolsa.

Prêmios

2024

PRÊMIO MELHOR TCC ? 2023/2024, Universidade do Estado do Pará.

2023

PRÊMIO MELHOR TCC ? 2022/2023, Universidade do Estado do Pará.

2019

PRÊMIO MELHOR TCC ? 2018/2019, Universidade do Estado do Pará.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Pará, Departamento de Matemática, Estatística e Informática. , Tv. Djalma Dutra, s/nº, Telégrafo, 66000000 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 40099508, URL da Homepage:

Experiência profissional

2024 - 2024

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Líder do Grupo de Pesquisa, Carga horária: 10

2016 - Atual

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 20

2005 - Atual

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2023

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Extensão.Cargo ou função, Diretor de Apoio a Exensão.

  • 03/2022

    Ensino, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ensino de Matemáica I

  • 05/2005

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino de Matemática I, Instrumentação para o Ensino de Matemática II, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II

  • 06/2021 - 04/2023

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Extensão.Cargo ou função, Diretor do Cenro de Ciências e Planetário do Pará.

  • 03/2007 - 12/2016

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino da Matemática I, Instrumentação para o Ensino da Matemática II, Prática de Ensino de Matemática

  • 01/2016 - 03/2016

    Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Ensino da Matemática I, Ensino da Matemática II

  • 02/2005 - 12/2006

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Avaliação da Aprendizagem em Matemática, Introdução a Educação Matemática, Prática de Ensino de Matemática

  • 06/2004 - 06/2004

    Ensino, Especialização em Matemática e Educação, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, História da Matemática