Rosemary Marinho da Silva

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, na linha dos Estudos Culturais em Educação com tese sobre o Ensino de Filosofia (2019). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Especialista em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2008-2009). Graduada em Filosofia, pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e em Teologia, pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba (1996). Professora Adjunta de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba no Campus IV - Mamanguape/Rio Tinto (2012 - até os dias atuais). Professora Substituta de Filosofia na Universidade Estadual da Paraíba (2011). Professora do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Enéas Carvalho no município de Santa Rita/PB (2009 - 2011). Co-Fundadora da ONG ASTEIAS - Associação de Trabalho em Educação, Intervenção e Ações Solidárias com Adolescentes e Jovens (2005-2010). Co-Fundadora do Grupo de Mulheres Teólogas Feministas Chimalmans (1996 - 2004). Professora coordenadora dos projetos de pesquisa e extensão Saberes Potiguara-PB e Ensino de Filosofia - diálogos interculturais, em território Potiguara-PB (2021 - até os dias atuais). Pesquisadora da área do Ensino de Filosofia com foco em Currículo, Gênero e saberes/conhecimentos Indígenas (2015 - até os dias atuais).

Informações coletadas do Lattes em 26/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2015 - 2019

Universidade Federal da Paraíba
Título: AS INDAGAÇÕES COTIDIANAS DE JOVENS INDÍGENAS POTĨGÛARA-PB NO CURRÍCULO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
PROFA DRA MARIA EULINA P. DE CARVALHO. Coorientador: Profa. Dra. Jeane Félix da Silva. Palavras-chave: Ensino de Filosofia no Ensino Médio; Jovens indígenas Potĩgûara-PB; Protagonismo juvenil; Educação Intracultural e Intercultural; Currículo de Filosofia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Mestrado em Filosofia

2004 - 2007

Universidade Federal da Paraíba
Título: A Justiça na República de Platão
, Ano de Obtenção: 2007.Prof Dr José Gabriel Trindade Santos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Platão.

Especialização em Juventude no Mundo Contemporâneo

2008 - 2009

Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia
Título: O Problema do Coletivo na Vivência Grupal: Reflexões a partir do Projeto Elos Educação Cidadã - Caminho para uma Cultura de Paz
Orientador: Rezende Bruno Avelar

Graduação em Filosofia

1998 - 2002

Universidade Federal da Paraíba
Título: O Pensamento Filosófico: uma propriedade masculina? ? re-visando o pensamento filosófico da Grécia Clássica
Orientador: Marcelo Augusto Veloso

Graduação em Teologia

1991 - 1996

Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição
Título: Elaboração Teológica Eco-feminista: uma questão de poder
Orientador: Prof. Dr. Pe. Cláudio Sartori

Formação complementar

2010 - 2010

Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 5h). , Fundação Vetúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Técnicas de Gerência de Projetos - Escopo. (Carga horária: 5h). , Fundação Vetúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

SILVA, R. M. . Curso de Liderança Juvenil. 2007. (Outro).

Participação em eventos

III Semana de Educação Empreendedora da RECOSEC ? 3ª SEER.Agentes Culturais e Políticas Públicas de Juventude. 2014. (Encontro).

IV Seminário Internacional de Práticas Educativas.AS JUVENTUDES PARAIBANAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSELHO ESTADUAL DE JUVENTUDE ? DEBATE FECUNDO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS NO RECOSEC/PROBEX 2014. 2014. (Seminário).

XVI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.Mini Curso O pensamento de Marx. 2014. (Encontro).

XVI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.Sobre 'educar jovens' na Filosofia da Escola Pública Brasileira Contemporânea. 2014. (Encontro).

Encontro Unificado 2013 Ensino/Pesquisa/Extensão - A construção do Conhecimento no cotidiano Acadêmico: práticas e reflexões.Processo de Avaliação dos Resumos Expandidos do XVI ENEX 2013. 2013. (Encontro).

III Seminário de Práticas de Educação do Campo.Sobre a estima da sistematização no Processo da Educação Popular. 2013. (Seminário).

III Seminário de Práticas de Educação do Campo.Gestão da Rede de Apoio no Projeto Eco Feira Iandé - desafios do desenvolvimento no Bairro do Areial em Mamanguape/PB. 2013. (Seminário).

III Seminário de Práticas de Educação do Campo.Histórico do Movimento Estudantil no Campus IV/UFPB: exercício de Cidadania e Educação Libertadora. 2013. (Seminário).

II Jornada PIBID - Ensino de Filosofia da UFPB.O ensino de Filosofia na Paraíba. 2013. (Outra).

iX Encontro do Programa OI NOVOS BRASIS.Apresentação do Projeto Ecofeira Iandé. 2013. (Encontro).

Seminário Democracia: nosso Direito, nossa Força.As origens da democracia no Brasil - desafios e perspectivas. 2013. (Seminário).

XIV ENEX - Encontro de Extensão e XV ENID - Encontro de Iniciação a Docência.os 19 anos da Feira Pública do bairro do Areial: desafios, aportes e perspectivas. 2013. (Encontro).

XIV ENEX - Encontro de Extensão e XV ENID - Encontro de Iniciação a Docência.A Feira do Areial como espaço de manifestação cultural. 2013. (Encontro).

II Seminário Filosofia no Ensino Médio PIBID - Filosofia da Ciênciasi.O Conceito de Grupo - possibilidade de desnaturalizar o conhecimento nas aulas de filosofia. 2012. (Seminário).

Projeto Atuação.Protagonismo: desmistificando o conceito e construindo perspectivas de atuação. 2012. (Oficina).

I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia: o que queremos com o filosofar na educação básico? e III Encontro do GT: Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF.Mini-curso I: Filosofia Intercultural. 2011. (Oficina).

I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia: o que queremos com o filosofar na educação básico? e III Encontro do GT: Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF.O conhecer, o saber e o governar - elementos fundantes no papel da filosofia e seu ensino na cidade justa de Platão. 2011. (Outra).

Capacitação para Educadores e Educadoras.O desafio de trabalhar Protagonismo e Gênero. 2010. (Oficina).

Projeto Beira da Linha.Filosofia para Educadores Populares. 2010. (Outra).

Curso de Formação Continuada para Membros dos Conselhos Escolares.A importância do Conselho Escolar nas Unidades de Ensino. 2007. (Outra).

Curso de Formação Continuada para Professores, Técnicos e Gestores.Projeto Político Pedagógico. 2007. (Outra).

Capacitação Continuada para Professores e Professoras do Ensino Fundamental II da Rede Pública Municipal.Conselho Escolar e Gestão Democrática. 2006. (Outra).

Centro de Referência da Cidadania.Intolerância Religiosa e Ecumenismo. 2006. (Oficina).

Colóquio Municipal de Educação.Gestão democrática e protagonismo juvenil. 2006. (Outra).

Curso de Formação Continuada para Membros dos Conselhos Escolares.Conselho Escolar e Gestão Democrática. 2006. (Encontro).

Curso de Formação Continuada para Membros dos Conselhos Escolares.As diferenças de Natureza, estruturação e funcionamento dos Conselhos Escolares e Conselhos Deliberativos. 2006. (Outra).

IV Encontro Interinstitucional de Filosofia UFRN - UFPB - UFPE.O individual e o coletivo na cidade: uma questão enfrentada por Platão na República. 2006. (Encontro).

Projeto Diagnóstico local e Metodologia de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos.Diagnósticos territoriais: Panorama situacional da trabalho em João Pessoa. 2006. (Encontro).

Projeto Tecendo a cidadania e Construindo a Cultura da Paz.Entendendo e construindo a cultura de paz. 2005. (Oficina).

Curso de Extensão: A Ética Feminista no Poder.Não houve apresentação. 2004. (Outra).

II Encontro Interinstitucional de Filosofia UFRN - UFPB - UFPE.Não houve apresentação. 2004. (Encontro).

Projeto Nosso Corpo e Nosso Afeto nos Pertencem: Diálogos sobre direitos sexuais entre feministas e lésbicas.Liberdade de Orientação Sexual e Fundamentalismos Religiosos. 2004. (Oficina).

VII Jornada de Formação dos Educadores Municipais.Tecendo uma Cultura de Paz numa Escola Para Todos. 2004. (Oficina).

EEEFM Prof Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity.A históra da mulher no campo do trabalho. 2003. (Encontro).

II Congresso Nacional da Pastoral de Juventude do Meio Popular.Vivência Humana: delícias e conflitos. 2003. (Oficina).

II Pré Congresso da Pastoral da Juventude do Meio Popular.Questões de Gênero. 2003. (Oficina).

I Semana da Mulher.Teologia Feminista. 2003. (Encontro).

II Curso de Formação Para Assessoria Jovem.Aspectos Teológicos do Serviço de Assessoria Jovem. 2001. (Outra).

II Curso de Teólogas e Teólogos Feministas do Norte e Nordeste.Não houve apresentação. 2001. (Outra).

Fórum: Educação Brasileira Contemporânea. Como trabalhar dimensões espirituais e simbólicas no processo educativo?. 2000. (Congresso).

Fórum: Educação Brasileira Contemporânea.Como trabalhar dimensões espirituais e simbólicas no processo educativo?. 2000. (Oficina).

I Curso de Teólogas e Teólogos Feministas do Norte e Nordeste.Não houve apresentação. 2000. (Outra).

III Jornada de Educação Infantil da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar.Como trabalhar dimensões espirituais e simbólicas no processo educativo?. 2000. (Oficina).

Congresso Internacional de Filosofia com Crianças e Jovens. Não houve apresentação. 1999. (Congresso).

III Encontro do Jardim Partilhado: Para além da Violência - Mulheres, Solidariedade e Forças de Mudança.Não houve apresentação. 1998. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Suzany Ludimila Gadelha e Silva

SILVA, R. M.; Silva, Ana Paula dos Santos; Cavalcante, Simone Joaquim. Juventude Negra e Políticas públicas na Paraíba: avaliação do ciclo Juventude Viva. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: José Washington de Santana

SILVA, R. M.; Cavalcante, Simone Joaquim; Silva, Ana Paula dos Santos. O racismo cmo ferramenta de exploração da Mulher Negra na comunidade São José na Cidade de Imaculada-PB. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Sandra Maria da Silva

SILVA, ROSEMARY MARINHO DA; ZAMPIER, M. B.. O PERFIL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO: CLIMA ORGANIZACIONAL, INFLUÊNCIAS E DESAFIOS NA ATUAÇÃO CORPORATIVA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Sandra Maria da Silva

SILVA, ROSEMARY MARINHO DA; ZAMPIER, M. B.. O PERFIL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO: CLIMA ORGANIZACIONAL, INFLUÊNCIAS E DESAFIOS NA ATUAÇÃO CORPORATIVA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: NATALYNE LIMA DA SILVA

SILVA, ROSEMARY MARINHO DA; BERQUO, L. T. A. P. P.. SECRETARIADO REMOTO E SUAS TRANSFORMAÇÕES NA ERA DIGITAL: UMA ANÁLISE DO TRABALHO EM HOME OFFICE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: NATALYNE LIMA DA SILVA

SILVA, ROSEMARY MARINHO DA; BERQUO, L. T. A. P. P.. SECRETARIADO REMOTO E SUAS TRANSFORMAÇÕES NA ERA DIGITAL: UMA ANÁLISE DO TRABALHO EM HOME OFFICE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: CRIZELMA PEREIRA DA SILVA

SILVA, ROSEMARY MARINHO DA; SANTOS, P. L.. A CONSTRUÇÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO TERRITÓRIO POTIGUARA DE MONTE-MÓR. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Antropologia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Marcela Alves Soares

SILVA, R. M.; Maria Luzitana Conceição dos Santos; MACIEL, S. E. V.. A importância do Código de Ética de Secretariado no cotidiano do secretário na Universidade Federal da Paraíba - Campus I/Reitoria: contribuições e desafios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: ALINE DAYANNE DINIZ FIGUEIREDO

SILVA, R. M.; ANTUNES, C. K. S.; BARBOTIN, M. A. S. P.. O Sigilo Profissional no Secretariado: um debate ético. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Eliane de Andrade Cordeiro

SILVA, R. M.; LIMA, A. G. A.; GONDIM, C. B.. A hotelaria e a Arte do Bem Receber. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Hotelaria) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Janayna Lima Nascimento de Sena

ANTUNES, C. K. S.; ARRUDA, A. S.;SILVA, R. M.; FALCONE, F. T.. Técnicas Secretariais: um estudo nos subsistemas secretariais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Manuela Costa de Lima

MACIEL, S. E. V.;SILVA, R. M.; Maria Luzitana Conceição dos Santos. A atuação do secretário executivo e dos assistentes administrativos como gestores de relacionamento: um estudo na Universidade Federal da Paraíba - Campus IV. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: José Humberto dos Santos Júnior

MACIEL, S. E. V.;SILVA, R. M.; Maria Luzitana Conceição dos Santos. Planejamento Estratégico Secretarial: um estudo na Universidade Federal da Paraíba - Campus IV. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Marcelo Fernandes de Souza Dionízio

QUEIROZ, G. S.; SANTOS, A. R. D.;SILVA, R. M.. Considerações de Clodovis Boff acerca dos Fundamentos Epistemológicos da Teologia Contemporânea. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Renildo Lúcio de Moraes

SILVA, R. M.. O Fórum de Juventude de Santa Rita: uma forma de participação política. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Orientou

Rayane Rodrigues da Silva

A ATUAÇÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO: ASSESSORIA E GESTÃO DE POLÍTICAS NACIONAIS DE CULTURA NO TERRITÓRIO INDÍGENA POTIGUARA DE BAIA DA TRAIÇÃO - PB; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Edlane Gomes da Silva

Diabetes Mellitus tipo 1 na vida profissional: percepções e desafios na atuação do secretário executivo; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Rosemary Marinho da Silva

O SIGILO PROFISSIONAL NO SECRETARIADO: UM DEBATE ÉTICO; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Rosemary Marinho da Silva

A IMPORTÂNCIA DO CÓDIGO DE ÉTICA DE SECRETARIADO NO COTIDIANO DO SECRETÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CAMPUS I/REITORIA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Rosemary Marinho da Silva

A hotelaria e a arte do Bem Receber; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Hotelaria) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Rosemary Marinho da Silva

A ESPIRITUALIDADE DA UMBANDA NA VIDA COTIDIANA ? relatos da médium/filha de santo Maria José Ribeiro; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Ângela Silva Barbosa

O papel dos sindicatos rurais no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres camponesas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Priscila Maria Vaz Silva Cabral

A violência de gênero na concepção de discentes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB Campus Esperança) e implicações no desempenho escolar; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Gabriela Beatriz Dantas Santos

APLICABILIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E QUESTÕES PARA ÉTICA DA RESPONSABILIDADE NA ASSESSORIA SECRETARIAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

MARIA IZABEL DA SILVA

ÉTICA DA RESPONSABILIDADE E SEGURANÇA NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO SECRETARIADO EXECUTIVO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Daiana da Silva Marinho

ASSESSORAMENTO EXECUTIVO SECRETARIAL À GRUPOS PRODUTIVOS DE MULHERES: UM ESTUDO DE CASO COM AS MULHERES DAS ÁGUAS DE SALEMA - MUSÁS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Marcela Alves Soares

A importância do Código de Ética de Secretariado no cotidiano do secretário na Universidade Federal da Paraíba - Campus I/Reitoria: contribuições e desafios; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

ALINE DAYANNE DINIZ FIGUEIREDO

O Sigilo Profissional no Secretariado: um debate ético; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Eliane de Andrade Cordeiro

A Hotelaria e Arte do Bem Receber; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Hotelaria) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

KIARA MARINHEIRO BARBOSA

A condição conflitiva do Professor de Filosofia no Ensino Médio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

AMANDA ALVINO MESQUITA

O COTIDIANO COMO ELEMENTO COMPLEXO NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Dayane Maria de Andrade Pereira

Ensino de Filosofia e Docência: um olhar acerca das possibilidades metodológicas; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Daniel Almeida Bezerra

Repensando o conceito de cidadania à luz de uma heurística do princípio responsabilidade: o binômio responsabilidade-cidadania como fundamento do exercício filosófico e geográfico na escola; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

FRANCISCO PEREIRA DA COSTA FILHO

Relatório de Estágio Supervisionado em Filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

JÉSSICA DE CARVALHO SILVA

Estágio Supervisionado em Filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

JILLYANE DE SOUZA EPAMINONDAS

A linguagem utilizada em sala de aula entre professor e aluno; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

LICLERIS EVARISTO GUEDES ALBUQUERQUE

Relação educador-educando no ambiente escolar; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Luciano Bezerra Agra Filho

A identidade cultural do Haevy Metal no contexto da observação na escola-campo do Ensino Médio; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Marcel Alcleante Alexandre de Sousa

A RELAÇÃO ENTRE A CULTURA FILOSÓFICA E A RECEPÇÃO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Maria Clara Pereira Santos

A filosofia como objeto de transformação no ensino institucional; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

MARIA DE LOURDES CAMPOS DE MACEDO GOMES

A ETICA COMO ELEMENTO CHAVE NA APRENDISAGEM NORTEANDO A RELÇÃO ALUNO E PROFESSOR DE FILOSOFIA; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

MARILIA MITHYE ANDRADE DA SILVA

A identidade do Professor de Filosofia como possibilidade de ensino flexível; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Miriam Barbosa da Silva

REFLEXÕES FILOSÓFICAS NO ENSINO MEDIO; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Renato da Silva Teodosio

Relação de interesse de professores e alunos com a disciplina Filosofia no Ensino Médio; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Ricardo de Oliveira Ramos

Uma reflexao acerca do Estagio de Filosofia envolvendo a relaçao professor-aluno; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

SEBASTIANA INACIO DA SILVA

A relação professor/aluno no que se refere à participação; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Silvio Pereira da Silva

Uma abordagem metodológica científica a respeito da motivação escolar direcionada ao processo ensino-aprendizagem filosófica numa escola-campo na cidade de Campina Grande; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Alexsandro Gomes de Farias

A relação professor/aluno na disciplina de filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

AMANDA OLIVEIRA DA SILVA

Relatório de Estágio Supervisionado em Filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Davi Gadelha Pereira

Reflexões do ser professor de filosofia no Ensino Médio; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Elisabeth Cristina dos Santos

Relação Professor-aluno: as implicações que dela decorrem; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

ISAQUE FRANCISCO DA SILVA JUNIOR

Analisando o ensino de filosofia e a busca pelo filosofar; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Jullianne Catielle da Silva Clementino

Relatório de Estágio Supervisionado em Filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

KATIA CRISTINA RODRIGUES DA SILVA

O método do professor de filosofia no Ensino Médio; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

KATIA SOARES DA SILVA MELO

A utilização dos textos clássicos de filosofia no Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos - EJA; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Márcio Correia dos Santos

Relatório de Estágio Supervisionado em Filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Patrícia Natali Luna Coutinho

O conteúdo consegue gerar o espanto filosófico?; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Roberta Araújo

Inclusão Social, Ensino Médio e a Filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Silvia Maria Lima Teodulino

O CURRÍCULO E O DIÁLOGO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Tadeu Júnior de Lima Nascimento

O conteúdo do ensino de filosofia: reflexões acerca do Estágio; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

WILHELM GUSTAV SOUSA STEINMULLER

Relações entre a teoria e a prática da filosofia no ensino médio; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

AMANDA ALVINO MESQUITA

O COTIDIANO COMO ELEMENTO COMPLEXO NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Ana Paula Corrêa

A filosofia e seu papel no Ensino Médio; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Antônia Mayara Lima da Silva

A finalidade da filosofia no Ensino Méido; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Davidson Marinho Soares

O professor de filosofia e a filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Gilson Soares dos Santos

O Ensino de Filosofia e a desmotivação dos alunos no ensino médio; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Ivandro Costa

A tarefa da Filosofia no Ensino Médio; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

José Leonardo Alexandre Lacerda

O LUGAR DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Josenilda Gomes de Lima

A educação libertadora, sua fundamentação e o Ensino de Filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

KIARA MARINHEIRO BARBOSA

Relatório de Estágio Supervisionado em Filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

LUCIANA MARIA DE LIMA

A falta de interesse pelo Ensino de Filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Maíra Suênia Cavalcante de Souza

O desencontro entre a teoria e a prática no ensino de filosofia no nível médio; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Marcia Fernanda Fonseca

Os desafios da Docência na disciplina de filosofia; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Marcos Antonio Honorato da Silva

O problema dos clássicos na filosofia e no seu ensino; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Maria Selma Araújo

Utilidade e inutilidade do ensino de filosofia no Ensino Médio; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Natália Pereira da Silva

Cidadania, filosofia e educação: uma relação com a criação de conceitos; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

SCHARLITON DOMINGOS GONCALVES DE SOUSA

O ensino da filosofia como possibilidade de melhoria educacional; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Victor Pereira Gomes

Allgumas questões acerca do estudo dos clássicos na sala de aula de Filosofia no Ensino Médio; 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Lauro Cristiano Marculino Leal

O processo de relação do aluno com as temáticas filosóficas; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Jéssica Carvalho Silva

Conflitos educacionais e suas possíveis soluções através da figura do mediador de conflito; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

PATRÍCIA VALÉRIA GONÇALVES S

SILVA; Reflexões acerca do ensino de filosofia: uma experiência vivida; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

ANA LÚCIA ALMEIDA DE QUEIROZ

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

ALUSKA GOMES DE MACÊDO

O TRABALHO NO ENSINO MEDIO: UM DEBATE COM O ENSINO DE FILOSOFIA; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Fagner Veloso da Silva

COMO ENSINAR OS CLÁSSICOS DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO?; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Heloísa Elaine Borges

A INCLUSÃO DA FILOSOFIA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

NILSON CORREIA NÓBREGA

ENSINO E LINGUAGEM EM SUA CONTEMPORANEIDADE: OS MECANISMOS PARTICIPATIVOS DENTRO DO NOVO MÉTODO DE ENSINO DE FILOSOFIA; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

LÍDIA PAULA MORAIS DE ARAÚJO

A FILOSOFIA COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Sávio Lima Siqueira

O PAPEL DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Gicélia Vieira de Sousa

O ENSINO DE FILOSOFIA NO PROCESSO DE REDEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

EMANUELA COSTA HENRIQUE

UMA VISÃO DA FILOSOFIA SOBRE AS DESVENTURAS DOS ADOLESCENTES NAS ESCOLAS; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Laedno Gonçalves Borba

ENSINO DE FILOSOFIA: ENTRE A REFLEXÃO E A PRÁTICA; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

GILBERTO FREITAS TAVARES JÚNIOR

A IMPORTANCIA DA FILOSOFIA TANTO NA VIDA DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO QUANTO NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

ANA PAULA DOS REIS SOUSA

O PROFESSOR DE FILSOFIA E A FORMAÇÃO DE 'FUTUROS' CIDADÃOS; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Érica Duarte Brito

AS DIFICULDADES DO PROFESSOR DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Fabiana de Paula Silva

A MOTIVAÇÃO E A DESMOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

GILMAR DE SOUZA BARBOSA VASCONCELOS

UMA ABORDAGEM TEÓRCA-FILOSÓFICA A CERCA DA IMPORTANCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

ROSSANO SILVA QUEIROGA

DAS POSSIBILIDADES E DAS COMPETÊNCIAS REFERENTES À JUNÇÃO ENTRE A FILOSOFIA CÉTICA E A LITERATURA; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Paulo Sérgio da Mota Pereira

LEITURA E ESCRITA DE TEXTO COMO PRESSUPOSTO PARA O FILOSOFAR DO ALUNO; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Luiz Philippe de Castro

ENSINO DE FILOSOFIA E UMA DIDÁTICA FILOSÓFICA; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

MICHELE DANTAS GOMES

O QUE E COMO ENSINAR FILOSOFIA NO ENSINO MEDIO; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Natália Pereira da Silva

O ENSINO DE FILOSOFIA E SUA RELAÇAO COMO CRIADORA DE CONCEITOS; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosemary Marinho da Silva;

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, SÔNIA MARIA LIRA ; SILVA, ROSEMARY MARINHO DA ; CARREIRO, GABRIELA DA NÓBREGA . A análise textual discursiva na pesquisa qualitativa no ensino de filosofia: peneiradas intempestivas no PROF-FILO. Revista Pesquisa Qualitativa , v. 8, p. 800-834, 2020.

  • MARINHO DA SILVA, ROSEMARY . POR QUE NOS ENSINARAM DESSE JEITO?- - INTERCONEXÕES DOS CONCEITOS ÉTNICO E DE GÊNERO COM A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. PROBLEMATA: REVISTA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA , v. 11, p. 211-232, 2020.

  • SILVA, ROSEMARY MARINHO DA ; BONNEAU, C. ; BONNEAU, A. P. B. . FILOSOFIA E EDUCAÇÃO EM DEBATE. 1. ed. RIO DE JANEIRO: LUMEN JURIS, 2024. 188p .

  • SILVA, R. M. ; Ivalcir de Souza Gomes ; LUCENA, S. A. . EDUCAÇÃO POPULAR SOLIDÁRIA EM DIFERENTES NUANCES: PARCERIAS EM PROJETOS SOCIAIS, FORMAÇÃO DE REDES SOLIDÁRIAS E PODER NA VIVÊNCIA GRUPAL. 1. ed. Pará de Minas - MG: VIRTUALBOOKS EDITORA E LIVRARIA LTDA., 2015. v. 1. 95p .

  • SILVA, ROSEMARY MARINHO DA . ESTADUALIZAÇÃO DAS ESCOLAS POTIGUARA E O ENSINO DE FILOSOFIA - ENTRELAÇAMENTOS DE DESOBEDIENCIAS EPISTÊMICAS. In: BALTAZAR MACAÍBA DE SOUSA; GLEIDIMAR ALVES DE OLIVEIRA. (Org.). CAFESOFIA: FILOSOFANDO EM TERRAS PARAIBENSES. 1ed.CURITIBA: EDITORA CRV, 2024, v. , p. 29-45.

  • SILVA, R. M. ; SANTIAGO, C. S. ; MARINHO, D. S. . ASSESSORAMENTO SECRETARIAL AO GRUPO PRODUTIVO DE MULHERES DAS ÁGUAS DE SALEMA ? MUSÁS NA PARAÍBA ? DESAFIOS E APRENDIZAGENS. In: CIBELLE DA SILVA SANTIAGO. (Org.). PESQUISA CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NA UFPB. 1ed.JOÃO PESSOA: EDITORA DO CCTA, 2022, v. 1, p. 163-183.

  • SILVA, R. M. ; SILVA, M. A. T. ; SANTOS, P. L. . Percursos da Educação Escolar Indígena: a OPIP-PB pelas vozes de professoras e professores Potiguara-PB. In: Alessa Cristina Pereira de Souza et al. (Org.). Vozes Multidisciplinares: análises em educação, antropologia da imagem, poder e conhecimento. 1ed.João Pessoa: Editora do CCTA, 2021, v. -, p. 41-74.

  • SILVA, R. M. . As Contra-Narrativas como Competência Cultural Entre Jovens Estudantes Potiguara-PB e suas Implicações para o Currículo do Ensino de Filosofia. In: Daniel Valério Martins; Daniel Cosme Guimarães Gonçalves ; Maria Alda Tranquelino da Silva. (Org.). Educação Indígena: saberes e práticas educativas. 1ed.João Pessoa: Editoração Eletrônica Edições IIACYL, 2020, v. 1, p. 156-181.

  • SILVA, R. M. ; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de . Educação Escolar Indígena e Ensino Superior: entre silêncios e vozes nas produções acadêmicas. In: Catarina Carneiro Gonçalves; Fernando Cézar Bezerra de Andrade. (Org.). Pelas Frestas: pesquisas em Estudos Culturais da Educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. , p. 11-201.

  • SILVA, R. M. ; LOPES, E. S. ; SILVA, L. G. S. . Processos de formação de pesquisadoras no ato de inventariar: a importância de registrar atividades humanas na Maré da Aldeia Tramataia, Marcação-PB. In: Maria Luzitana Conceição dos Santos; Oswaldo Giovannini Júnior. (Org.). Mas, será o Benedito! RECOSEC e a coletânia de inventários participativos do Vale do Mamanguape-PB. 1ed.Mamanguape: Editora CCTA, 2018, v. , p. 11-274.

  • SILVA, R. M. . Investigação em Educação com metodologias qualitativas e a produção de pesquisa no ensino de Filosofia no Ensino Médio: possibilidades e contribuições. In: Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e Silva; Tânia Rodrigues Palhano. (Org.). Filosofia, Educação e Formação Humana na contemporaneidade. 1ed.João Pessoa: Editora do CCTA, 2018, v. , p. 7-243.

  • SILVA, R. M. ; Delaini, L. ; Silva, Reinaldo dos Santos Mendes da . PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO ? PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE CONSTROEM A REDE MARGARIDAS PRÓ-CRIANÇAS E ADOLESCENTES ? REMAR. In: Maria de Fátima Pereira Alberto; Antonia Picornell Lucas. (Org.). Experiencias mundiales de ciudadanía de la infancia y adolescencia. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2018, v. , p. 8-184.

  • SILVA, R. M. . UMA INTRODUÇÃO À METAFÍSICA LATINO-AMERICANA: UMA POSSIBILIDADE DO RECORTE FEMINISTA DA LIBERTAÇÃO NA FILOSOFIA. In: Cristiano Bonneau. (Org.). Introdução à Filosofia. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2018, v. 1, p. 35-66.

  • SILVA, R. M. ; CARLOS, E. J. . ?VOU ALI APLICAR UM QUESTIONÁRIO PRA MINHA PESQUISA? ? PROBLEMATIZAÇÃO DO ?DADO? NA ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. In: Cristiano Bonneau. (Org.). INTRODUÇÃO À FILOSOFIA. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2018, v. 1, p. 113-144.

  • SILVA, R. M. ; CARLOS, E. J. . O discurso da gestão escolar Potiguara feminina a partir da análise arqueológica - Diálogo como enunciado. In: Aline Cleide Batista; Ayala Dantas Rebouças; Aline Gisele Azevedo Lima; Carla Alecssandra de Melo Bonifácio; Cristiane Borges Angelo; Elaine Cristina Cintra; Estevão Martins Palitot; José Jassuípe da Silva Morais; Laurênia Souto Sales; Marco Aurélio Paz. (Org.). Uma década de expansão universitária: estudos sobre o Vale do Mamanguape: Volume II. 1ed.João Pessoa: Editora do CCTA, 2017, v. 2, p. 7-194.

  • SILVA, R. M. . Nos traços do Jenipapo: etnia e gênero - práticas escolares da gestão de mulher Potiguara na Escola Burity em Rio Tinto-PB. In: Maria Lúcia da Silva Nunes; Mariana Marques Teixeira; Charliton José dos Santos Machado. (Org.). Eu conto, você conta: leituras e pesquisas auto biográficas.. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2017, v. , p. 9-416.

  • SILVA, R. M. ; CHAVES, G. N. ; ALMEIDA, H. M. . Violência de Gênero e subjetividades: perspectivas das mulheres indígenas Potiguara da Baia da Traição. In: Gislaine Nóbrega Chaves; Iolanda Carvalho de Oliveira; Lígia Luís de Freitas; Edna Maria Lopes da Silva. (Org.). Faces da Violência de Gênero no Vale do Mamanguape-PB. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2016, v. , p. 75-90.

  • SILVA, R. M. . Sobre ?educar jovens? na Filosofia da Escola Pública Brasileira Contemporânea. In: Marcelo Carvalho; José Benedito de Almeida Junior; Pedro Gontijo. (Org.). Filosofia e ensinar filosofia. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2015, v. 1, p. 80-95.

  • SILVA, R. M. . Vivência grupal nas escolas públicas - educação cidadã, caminho para uma cultura de paz. In: Hilário Dick; Lourival Rodrigues da Silva. (Org.). Visibilidades Juvenis. 1ªed.Goiânia: Casa da Juventude Pe. Burnier, 2010, v. 1, p. 01-232.

  • SILVA, R. M. . O Protagonismo Juvenil. In: Geniely Ribeiro da Assunção; Paulo Anchieta; Renildo Moraes. (Org.). Tecendo a cidadania e construindo uma cultura de paz. 01ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2007, v. 01, p. 01-110.

  • ABELARDO, ; SANTOS, Maria José dos ; BONFA, R. M. ; SILVA, M. A. ; SILVA, R. M. . Diagnósticos territoriais: panorama situacional do trabalho em João Pessoa. In: Escola de Formação Quilombo dos Palmares. (Org.). Projeto de qualificação: diagnóstico local e metodologias de qualificação profissional de jovens e adultos: construção de diagnósticos de trabalho e geração de renda metodologia inovadora. 1ªed.Recife: EQUIP, 2007, v. , p. 18-29.

  • SANTOS, A. J. ; LUCIO, N. S. ; FERREIRA, O. P. ; SILVA, ROSEMARY MARINHO DA . CURRÍCULO INTERCULTURUAL DE FILSOFIA ? ENTRE A ANCESTRALIDADAE E AS PLATAFORMAS EDUCATIVAS DIGITAIS. In: I SIECETR - II SNEPMSC - VI EPPECPB - Evento Híbrido, 2025, João Pessoa. Anais do Seminário Internacional de Educação do Campo e Educação em Territórios Rurais: Seminário Nacional de Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo: Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba. JOÃO PESSOA: Even3, 2024. v. 1. p. 1-12.

  • SILVA, ROSEMARY MARINHO DA . COM MULHERES-MENINAS POTIGUARA ? O QUE SE ENSINA/APRENDE SOBRE CORPORALIDADE E LINGUAGENS DENTRO E FORA DO ENSINO DE FILOSOFIA?. In: I SIECETR - II SNEPMSC - VI EPPECPB - Evento Híbrido, 2025, João Pessoa. Anais do Seminário Internacional de Educação do Campo e Educação em Territórios Rurais: Seminário Nacional de Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo: Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba. JOÃO PESSOA: Even3, 2024. v. 1. p. 1-12.

  • SILVA, R. M. . A INTERCULTURALIDADE NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA DA FILOSOFIA ? RECOLOCAÇÃO DO CONCEITO DE CORPORALIDADE. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS SECAMPO, 2023, MAMANGUAPE. PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E ESPERANÇAR. Resistindo, Reagindo e Recriando a educação na história. JOÃO PESSOA: EDITORA DO CCTA, 2023. v. 1. p. 1672-1689.

  • SILVA, ROSEMARY MARINHO DA ; SANTOS, A. J. . Potencialidades da extensão indígena em Computação e o fazer-com a Capacitação Continuada de docentes Potiguara-PB3 da Filosofia no Ensino Médio. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS SECAMPO, 2023, MAMANGUAPE. EDUCAÇÃO DEMOCRACIA E ESPERANÇA. JOÃO PESSOA: EDITORA DO CCTA, 2023. p. 543-548.

  • SILVA, R. M. . ?Quem foi Elizabeth Teixeira? Quem foi Augusto dos Anjos?? ? uma reflexão sobre identidade a partir das aulas de filosofia da Escola Integral Burity em Rio Tinto/PB. In: VI Seminário Internacional de Práticas Educativas - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e Economia Solidária, 2018, Mamanguape. Paulo Freire: educação, ousadia, resistência e liberdade. Mamanguape: GEEEPS, 2018. p. 1884-1902.

  • SILVA, R. M. ; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de . O lugar de gênero no componente curricular de Filosofia no Ensino Médio. In: Encontro Nacional da ANPOF, 2017, Aracajú. Filosofar e ensinar a filosofar. São Paulo: ANPOF, 2016. p. 238-254.

  • SILVA, R. M. ; Maria Luzitana Conceição dos Santos . As juventudes paraibanas, políticas públicas e conselho estadual de juventude - debate fecundo no curso de formação de agentes culturais no RECOSEC/PROBEX 2014. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS IV SECAMPO, 2014, Mamanguape. Metodológicas emancipatórias na América Latina e Caribe. João Pessoa: UFPB, 2014. v. 1. p. 1159-1174.

  • Maria Luzitana Conceição dos Santos ; SILVA, R. M. . As Tramas freirianas e as práticas do C.A.F.É e na Rede Educativa, Empreendedora e Colaborativa no Secretariado.. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS IV SECAMPO, 2014, Mamanguape. Caminhos abertos: práticas metodológicas na educação em busca da liberdade emancipatória na América Latina e Caribe. João Pessoa: UFPB, 2014. v. 1.

  • SILVA, R. M. . O Processo de sistematização - uma metodologia que coletiviza a construção do conhecimento. In: II Seminário Nacional de Pesquisa em Extensão Popular, 2013, João Pessoa. Pesquisa em Extensão Popular: que referenciais?. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. v. 1. p. 75-89.

  • SILVA, R. M. ; Carlos Eduardo P. Soares ; Ivalcir de Souza Gomes ; Lidevânia Ribeiro de Souza . Gestão da Rede de Apoio no Projeto Eco Feira Iandé. In: III Seminário de Práticas Educativas do Campo, 2013, Mamanguape. III SECAMPO. Mamanguape: UFBP/BS-CCAE, 2013. v. 1. p. 1-15.

  • SILVA, R. M. . Sobre a estima da sistematização no processo de educação popular. In: III Seminário de Práticas Educativas do Campo, 2013, Mamanguape. III SECAMPO. Mamanguape: UFBP/BS-CCAE, 2013. v. 1. p. 1-15.

  • Ana Karenine Ribeiro do Nascimento ; Lidiane do Nascimento Silva ; Willian Medeiros da Silva ; SILVA, R. M. . Histórico do Movimento Estudantil no Campus IV/UFPB: exercício de cidadania e Educação Libertadora. In: III Seminário de Práticas Educativas do Campo, 2013, Mamanguape. III SECAMPO. Mamanguape: UFBP/BS-CCAE, 2013. v. 1. p. 1-15.

  • SILVA, R. M. ; Carlos Eduardo P. Soares . A feira do Areial como espaço de manifestação da cultura popular. In: XVI Encontro de Extensão ENEX, 2013, João Pessoa. A construção do conhecimento no cotidiano acadêmico: práticas e reflexões. João Pessoa: ENEX, 2013. v. 1. p. 530-542.

  • SILVA, R. M. ; Lidevânia Ribeiro de Souza . Os 19 anos da feira pública do bairro do Areial: desafios, aportes e perspectivas. In: XVI Encontro de Extensão ENEX 2013, 2013, João Pessoa. A construção do conhecimento no cotidiano acadêmico: práticas e reflexões. João Pessoa: ENEX, 2013. v. 1. p. 543-553.

  • SANTOS, A. J. ; SILVA, ROSEMARY MARINHO DA . ENTRELAÇAMENTOS FILOSÓFICOS/PEDAGÓGICOS/COMPUTACIONAIS COM PROFESSORAS/ES POTIGUARA-PB DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. In: XI ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE - XVI ENCONTRO ESTADUAL DA ANFOPE, 2025, MAMANGUAPE. Teias políticas do direito à educação: educação indígena, diversidade e biodiversidade na gestão e formação de professoras/es. JOÃO PESSOA: Even3, 2024. v. 1. p. 1-4.

  • SILVA, ROSEMARY MARINHO DA . A FILOSOFIA INTERCULTURAL DA DESOBEDÊNCIA NA CAPACITAÇÃO DOCENTE POTIGUARA. In: XI ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE - XVI ENCONTRO ESTADUAL DA ANFOPE, 2025, MAMANGUAPE. Teias políticas do direito à educação: educação indígena, diversidade e biodiversidade na gestão e formação de professoras/es. João Pessoa: Even3, 2024. v. 1. p. 1-1.

  • SILVA, R. M. ; MOREIRA, L. H. S. . A PRIMEIRA SECRETÁRIA POTIGUARA DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE DO CAMPUS IV/UFPB - UMA VIVÊNCIA DE PESQUISA BIOGRÁFICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS SECAMPO, 2023, MAMANGUAPE. PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E ESPERANÇAR. Resistindo, Reagindo e Recriando a educação na história. JOÃO PESSOA: EDITORA DO CCTA, 2023. v. 1. p. 68-74.

  • SILVA, R. M. ; SANTOS, A. J. . APRENDIZADOS E DESAFIOS COMO EXTENSIONISTA INDÍGENA NA CAPACITAÇÃO CONTINUADA COM DOCENTES POTIGUARA-PB DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS SECAMPO, 2022, MAMANGUAPE. Potencialidades da extensão indígena em Computação e o fazer-com a Capacitação Continuada de docentes Potiguara-PB3 da Filosofia no Ensino Médio. JOÃO PESSOA: EDITORA DO CCTA, 2023. v. 1. p. 544-548.

  • Maria Luzitana Conceição dos Santos ; SILVA, R. M. . AS TRAMAS FREIREANAS E AS PRÁTICAS DO C.A.FÉ. E NA REDE EDUCATIVA, EMPREENDEDORA E COLABORATIVA NO SECRETARIADO. IV SECAMPO , 2015.

  • SILVA, R. M. ; Maria Luzitana Conceição dos Santos . AS JUVENTUDES PARAIBANAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSELHO ESTADUAL DE JUVENTUDE ? DEBATE FECUNDO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS NO RECOSEC/PROBEX 2014. IV SECAMPO , 2015.

  • SILVA, R. M. . ?Troncos Velhos? como bibliotecas vivas da cultura Potĩgûara-PB e a efetivação da lei 11.645/08 em escolas não-indígenas na cidade de Rio Tinto-PB. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . ?Troncos Velhos? como bibliotecas vivas da cultura Potĩgûara-PB e a efetivação da lei 11.645/08 em escolas não-indígenas na cidade de Rio Tinto-PB. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . Desafios de um Currículo Intercultural para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. ; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de . Aproximação da investigação qualitativa em educação com o ensino de filosofia no ensino médio.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . Produções acadêmicas em Educação no Território Potiguara-PB - é possível produzir pesquisas entre discursos e identidades racializadas?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. ; Carlos Eduardo P. Soares ; Ivalcir de Souza Gomes ; Lidevânia Ribeiro de Souza . Gestão da Rede de Apoio no Projeto Eco Feira Iandé - desafios do desenvolvimento no Bairro do Areial em Mamanguape/PB. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. ; Ana Karenine Ribeiro do Nascimento ; Lidiane do Nascimento Silva ; Willian Medeiros da Silva . Histórico do Movimento Estudantil no Campus IV/UFPB: exercício de Cidadania e Educação Libertadora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . Sobre a estima da sistematização no Processo da Educação Popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . O conhecer, o saber e o governar - elementos fundantes no papel da filosofia e seu ensino na cidade justa de Platão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Luiz Philippe de Castro ; SILVA, R. M. . Didática FIlosófica?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, R. M. . A importância da Educação na República de Platão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . A relação entre o bem próprio e o bem público na República de Platão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . É a filosofia uma propriedade masculina?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Macedo, Hildevânia de Sousa ; Moraes, Renildo Lúcio ; SILVA, R. M. . Conselhos Municipais de Juventude. João Pessoa: Sal e Terra, 2010 (Revisão geral).

  • SILVA, R. M. . Protagonismo Juvenil: desafios e perspectivas. João Pessoa: Universitária, 2007 (Redação e Sistematização).

  • SILVA, R. M. . O Estado brasileiro e o ensino de filosofia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    ENSINO DE FILOSOFIA INTERCULTURAL - FAZERES SINGULARES PEDAGÓGICOS/FILOSÓFICOS COM PROFESSORAS/ES POTIGUARA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, Descrição: Este projeto, realizado em parceria com a Representação Indígena da 14a Regional de Ensino do Estado da Paraíba, e a Organização de Professores Indígenas Potiguara-PB OPIP-PB, objetiva compreender os modos e os processos, com professoras/es Potiguara-PB, que lecionam o componente curricular de filosofia, de efetivação do novo ensino médio como também de elaboração dos materiais didáticos e atividades no planejamento, execução e avaliação do Plano Anual Intercultural para o ensino de Filosofia nas escolas Potiguara-PB de Ensino Médio. A metodologia escolhida é de abordagem qualitativa pela afirmação de que sujeitos particulares e historicamente subalternizados realizam processos de produção de conceitos e teorias, definindo suas epistemologias em diálogo com as hegemônicas. O tipo de método é a oficina pedagógica que evidencia a construção coletiva do conhecimento sobre questões filosóficas provindas da micropolítica do cotidiano dentro e fora do ambiente escolar enquanto processos de singularização do conhecimento. O procedimento central é o grupo focal que visa obtenção de dados por meio da interação entre sujeitos do conhecimento. As análises dos dados obtidos serão produzidas pela Análise Textual Discursiva com a qual é possível encontrar conceitos que articulem unidades de sentidos, agrupados em categorias. Como resultado esperado do acompanhamento e da produção de textos e materiais didáticos é o planejamento, execução e avaliação do Plano curricular Intercultural de Ensino de Filosofia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosemary Marinho da Silva - Coordenador / Crizelba Ferreira Padilha dos Santos - Integrante / Marinangela dos Santos Mendonça - Integrante / Marta Gomes da Silva - Integrante / Maurício Lira dos Santos - Integrante / CARREIRO, GABRIELA DA NÓBREGA - Integrante / ALINE JESUINO SANTOS - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação - Campus IV Mamanguape/Rio TInto. , Cx Comunitária Engenho Novo, Engenho Novo, 58000-000 - Mamanguape, PB - Brasil, Telefone: (083) 32922004, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta de Filosofia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora das disciplinas de Introdução à Filosofia e Ética Profissional. Pesquisadora do Ensino de Filosofia com foco em currículo e interculturalidade.

2005 - 2010

Associação de Trabalho em Educação, Interveção e Ações Solidárias

Vínculo: Educadora Social, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 16

2009 - 2009

Associação de Trabalho em Educação, Interveção e Ações Solidárias

Vínculo: Coordenação Pedagógica, Enquadramento Funcional: Consultoria de produção de Conhecimento, Carga horária: 15

2006 - 2008

Associação de Trabalho em Educação, Interveção e Ações Solidárias

Vínculo: Coordenação Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 15

2009 - 2011

Prefeitura Municipal de João Pessoa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 25

2007 - 2007

Prefeitura Municipal de João Pessoa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

2005 - 2005

Consórcio Social da Juventude da Grande João Pessoa

Vínculo: Educadora Social, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 20

2000 - 2002

Casa Pequeno Davi

Vínculo: Educadora Social, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 20

1997 - 2003

Colégio Arquidiocesano da Paraíba

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Formação, Carga horária: 20

2004 - 2006

Pastoral da Juventude do Meio Popular

Vínculo: Assessoria Jovem, Enquadramento Funcional: Assessora na Equipe de Assessoria Jovem, Carga horária: 16

1996 - 2003

Setor Juventude da Arquidiocese da Paraíba

Vínculo: Assessoria Jovem, Enquadramento Funcional: Assessora na Equipe de Assessoria Jovem, Carga horária: 16

2011 - 2011

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Filosofia, Carga horária: 4

Outras informações:
PROFESSORA DOS SEGUINTES COMPONENTES: PRATICA PEDAGOGICA EM FILOSOFIA I; PRATICA PEDAGOGICA EM FILOSOFIA II; ESTAGIO SUPERVISIONADO I; ESTAGIO SUPERVISIONADO II; COM ORIENTAÇÃO DE 73 ESTAGIÁRIOS/AS SENDO 03 PARA DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E 70 PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO. DURANTE O PERÍODO DE ATUAÇÃO DESEMPENHOU FUNÇÕES DE COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

2009 - 2011

Secretaria Estadual de Educação e Cultura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25