Suzana Costa Wrublack

Possui graduação em Ciências Biológicas/Biotecnologia (2004), especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Assis Gurgacz (2007), Mestrado em Engenharia Agrícola, área de concentração: Sistemas Agroindustriais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012), Doutorado em Engenharia Agrícola, área de concentração: Engenharia de Sistemas Biológicos e Agroindustriais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016). Pós-doutorado (2018) em Gestão e Desenvolvimento Regional na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão dos Recursos Hídricos, Agroecologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Agrícola

2012 - 2016

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Aplicação conjunta de técnicas de Sensoriamento Remoto Orbital e Sistemas de Informações Geográficas na gestão dos recursos hídricos.
Erivelto Mercante. Coorientador: Marcio Antonio Vilas Boas. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Engenharia Agrícola

2010 - 2012

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Caracterização do uso e ocupação do solo e da qualidade da água com utilização de técnicas de geoprocessamento,Ano de Obtenção: 2012
Erivelto Mercante.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Sistemas de Informação Geográfica - SIG; Análise Multivariada; Irrigação.Grande área: Ciências Agrárias

Especialização em Docência do Ensino Superior

2006 - 2007

Centro Universitário Assis Gurgacz
Título: Avaliação do nível de conhecimento sobre DST/AIDS em acadêmicos de uma instituição de ensino superior na cidade de Cascavel/Paraná.
Orientador: Elaine Ap. Wilges Kronbauer

Graduação em Ciências Biológicas - Ênfase em Biotecnologia

2000 - 2004

Universidade Paranaense
Título: Avaliação In vitro da eficiência de fungicidas no controle do fungo elsinoe em Citrus (sp)
Orientador: Lígia Maria Molinari

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 -

Como falar bem em público. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas - SEDEP / UTFPR, SEDEP, Brasil.

2019 - 2019

Programa de Formação Pedagógica Continuada Univel 2019. (Carga horária: 16h). , União Educacional de Cascavel, UNIVEL, Brasil.

2017 - 2017

Como Ensinar e Aprender com Metodologias Ativas. (Carga horária: 8h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2017 - 2017

Sensoriamento Remoto para suporte à gestão de bacias hidrográf. na Améri. (Carga horária: 60h). , Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil, FPTI-BR, Brasil.

2016 - 2016

Curso da Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2016 - 2016

Curso Moodle 2.9 para atuação docente. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas - SEDEP / UTFPR, SEDEP, Brasil.

2015 - 2015

Curso de software de geoprocessamento QGIS. (Carga horária: 8h). , Centro Internacional de Hidroinformática, CIH, Brasil.

2013 - 2013

Introdução à análise espacial de impactos ambienta. (Carga horária: 90h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2013 - 2013

Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2013 - 2013

Gestão Territorial para Recursos Hídricos com soft. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2013 - 2013

Comunicação on line no contexto da tutoria. (Carga horária: 8h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2013 - 2013

Avaliação da aprendizagem. (Carga horária: 8h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação para Avaliadores de cursos de Graduação no Sistema Estadual. (Carga horária: 64h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação de Tutores. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2011 - 2011

Introdução ä Estatística Espacial de Área. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2009 - 2009

Curso para Membro da CIPA - Comissão Interna de Pr. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALFARO, A. T. ; MAFFIOLETTI, G. S. L. ; WRUBLACK, S. C. . Tarde Cultural: Dia do Servidor Público. 2016. (Outro).

WRUBLACK, S. C. . Curso Prático: Sinais Vitais. 2011. (Outro).

WRUBLACK, S. C. . Curso Prático: Análises Bioquímicas e Bromatológicas. 2011. (Outro).

WRUBLACK, S. C. . Curso Prático: Análises Microbiológicas. 2011. (Outro).

Silva, K. E. S. ; Angelis, S. De ; Baú, R. ; WRUBLACK, S. C. . 6º Encontro Científico Cultura Interinstitucional Fag e Dom Bosco. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Aula Magna no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional.Aglomeracões produtivas e as exportações regionais como mecanismos de desenvolvimento regional. 2017. (Outra).

III Seminário de Qualidade da Água. 2017. (Seminário).

Sensoriamento Remoto aplicado à gestão de bacias hidrográficas na America Latina e Caribe. 2017. (Oficina).

6o. Seminário de Extensão e Inovação.6o. Seminário de Extensão e Inovação. 2016. (Seminário).

XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE).XXI SICITE - Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2016. (Seminário).

Congresso de Engenharia Ambiental do Sul do Brasil. GEOTECNOLOGIAS NO ESTUDO DO ESPAÇO AMBIENTAL: FERRAMENTA NO CONTEXTO DA GESTÃO DO TERRITÓRIO. 2015. (Congresso).

EPG - I ENCONTRO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIOESTE.APLICAÇÃO CONJUNTA DAS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. 2015. (Encontro).

XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Acompanhamenbto da cultura da soja através do índice de vegetação NDVI para os municípios localizados no oeste do Paraná. 2015. (Simpósio).

Water Information Summit (WIS-15). 2014. (Congresso).

XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. so da Geoestatística no estudo da variabilidade espacial da fertilidade do solo em propriedades rurais de base familiar. 2014. (Congresso).

XXV Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola. 2014. (Outra).

XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental e Colóquio.As ferramentas de geoprocessamento como recurso didático e suas contribuições. 2013. (Encontro).

XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental e Colóquio.Oficina de educação ambiental: Rio, para onde você corre?. 2013. (Encontro).

XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental e Colóquio. 2013. (Encontro).

XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental e Colóquio.Educação ambiental aplicada na gestão dos recursos hídricos. 2013. (Encontro).

XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Variabilidade espacial e correlação espacial da produtividadede soja e da resistência do solo à penetração em uma área agrícola na região Oeste do Paraná. 2013. (Congresso).

XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Desempenho de algoritmos de classificação supervisionada para imagens dos satélites RapidEye. 2013. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Distribuição espacial da cultura de Canola no estado do Paraná entre os anos agrícolas de 2005 a 2009. 2013. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Influência do uso e ocupação do solo na qualidade da água utilizando técnicas de Geoprocessamento e Estatística Multivariada. 2013. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Uso do Sistema de Informação Geográfico para verificação ambiental de rios no município de Salto do Lontra ? PR. 2013. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Análise espacial da produção de trigo no Estado do Paraná durante as safras de2003/2004 a 2009/2010. 2013. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Delimitação automática da microbacia hidrográfica do Rio das Lontras, através de dados SRTM. 2013. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Delimitação Automática da microbacia hidrográfica do Rio das Lontras, por meio de dados SRTM. 2013. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Utilização de SIG na caracterização das áreas cultivadas com soja no Oeste do Paraná no ano agrícola 2010/2011. 2013. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Acompanhamento da cultura da soja através do índice de vegetação NDVI para 35 municípios localizados no oeste do Paraná. 2013. (Simpósio).

I Congresso Brasileiro em Gestão de Negócios, XI Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e XIII Jornada de Estudos Contábeis.Viabilidade ambiental da implementação de mantas térmicas confeccionadas a partir da reciclagem de embalagens longa vida Tetra Pak. 2012. (Seminário).

Seminário Online "Uso de receptores GNSS RTK para georreferenciamento de imóveis rurais". 2012. (Seminário).

X Congresso Latinoamericano Y del Caribe de Ingeniería Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA. Utilização de Análise Estatística Multivariada no monitoramento da qualidade da água de irrigação no município de Salto do Lontra - Paraná.. 2012. (Congresso).

XXII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. Influência do uso e ocupação do solo na qualidade da água com aplicação das técnicas de estatística multivariada. 2012. (Congresso).

I Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis.Utilização de técnicas de geoprocessamento para caracterização de áreas aptas a irrigação localizada, no município de Salto do Lontra - Paraná.. 2011. (Simpósio).

I Simpósio Sobre Sistemas Sustentáveis.Proteção de solos em áreas de conservação de nascentes na região Oeste do Paraná.. 2011. (Simpósio).

I Simpósio Sobre Sistemas Sustentáveis.Viabilidade da reutilização de águas cinzas, provenientes de chuveiros e lavatórios, em vasos sanitários. 2011. (Simpósio).

I Simpósio Sobre Sistemas Sustentáveis.Utilização de técnicas de Geoprocessamento para caracterização de áreas aptas a irrigação localizada, no município de Salto do Lontra - Paraná. 2011. (Simpósio).

XXV Congresso Brasileiro de Cartografia; III Congresso Brasileiro de Geoprocessamento; I Congresso Brasileiro de Geointeligência; XXIV Exposicarta. Caracterização de áreas aptas a irrigação localizada, no município de Salto do Lontra - Paraná com utilização de técnicas de Geoprocessamento.. 2011. (Congresso).

A Implicação Econômica do Manejo e do Bem-Estar na Bovinocultura. 2010. (Outra).

V Curso de Anatomofisiologia Humana.V Curso de Anatomofisiologia Humana. 2010. (Outra).

I Simpósio Internacional MegaLeite. 2006. (Simpósio).

XIV Encontro Anual de Iniciação Científica.Avaliação do efeito da produtividade do lençol freático na cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) cultivado em lisímetro. 2005. (Encontro).

1 Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Mercosul. 2004. (Simpósio).

I Congresso de Ciências Farmacêuticas. 2004. (Congresso).

XIV Semana da Biologia Unioeste e I Semana da Biologia FAG. 2004. (Outra).

4 Seminário de Educação FAG e 5 Semana de Educação Dom Bosco. 2003. (Outra).

I Encontro Científico Cultural Interinstitucional. 2003. (Encontro).

XIII Semana da Biologia. 2003. (Outra).

I Simpósio de Biologia. 2002. (Simpósio).

I Jornada de Biologia da Unipar. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Diandra Ganascini

COELHO, S. R. M.; CHRIST, D.;WRUBLACK, S. C.. Caracterização espectral da cultura do feijão dessecada e qualidade tecnológica dos grãos armazenados. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ana Flavia Marcelino

MANIGLIA, T. C.; ERNANDES, S.;WRUBLACK, S. C.. Bacillus Thuringiensis como bioinseticida: uma avaliação do estado da arte e bioensaio. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jefferson Luiz Gonçalves Silva

MERCANTE, E.;WRUBLACK, S. C.; FURLAN MAGGI, M.. Identificação das áreas aptas a aplicação de biofertilizantes suíno com utilização de SIG. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Regiane Rodrigues do Amarante

WRUBLACK, S. C.; MERCANTE, E.; FURLAN MAGGI, M.. Investigação de residual de agroquímicos no solo em propriedades com pecuária leiteira. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Liro Sebaldo Wickert

WRUBLACK, S. C.; FOLLADOR, F. A. C.; BACO, F. M. B.. Otimização da renda das atividades produtivas de uma propriedade rural familiar. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Leide Daiane do Nascimento Mascarello

MANIGLIA, T. C.; ERNANDES, S.;WRUBLACK, S. C.. Isolamento e caracterização molecular de Bacillus thuringiensis (Bt) (Bacillaceae) em solos sob cultivo orgânico. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Franciléia de Oliveira e Silva

OLIVEIRA E SILVA, F.; SOUZA, E. G.;WRUBLACK, S. C.; FURLAN MAGGI, M.. Espacialização dos teores de proteína e óleo (soja e milho) e sua correlação com os atributos do solo e produtividade. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Poliana Cristina Crotti

TAVEIRA, A. V. A.;WRUBLACK, S. C.; MORAES, M. L.. Análise do potencial de geração dos resíduos sólidos para o Sudoeste do Paraná. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional - PGDR) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Vinícius Stocker

STOCKER, V.; SOUZA, E. G.;WRUBLACK, S. C.; MERCANTE, E.. Desempenho de um sensor ativo de reflectância em função da altura e inclinação do sensor de medição e da aplicação de abudo nitrigenado em cobertura nas cultura de trigo e soja. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Elder Elisandro Schemberger

SOUZA, E. G.; JERONYMO, D. C.; JOHANN, J. A.;WRUBLACK, S. C.COELHO, S. R. M.. ?ADB-TRACKER ? Um sistema de navegação em zonas de manejo?. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Adir Silvério Cembranel

WRUBLACK, S. C.; SAMPAIO, S. C.; FRIGO, E. P.; CASTRO BRAVO, C. E.;VILAS BOAS, M. A.. Pesticidas em sedimentos de lago urbano. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Franciléia de Oliveira e Silva

SOUZA, E. G.;WRUBLACK, S. C.; MENDONÇA COSTA, M. S. S.; FURLAN MAGGI, M.; BETZEK, N. M.. Otimização dos métodos de delineamento de zonas de manejo utilizando a plataforma AgDataBox/Smart Farm. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Franciléia de Oliveira e Silva

SOUZA, E. G.; ROCHA, D. M.; NÓBREGA, L. H. P.; SCHENATTO, K.;WRUBLACK, S. C.. Otimização dos métodos de delineamento de zonas de manejo utilizando a plataforma AgDataBox/Smart Farm. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Carlos Eduardo Vizzotto Cattani

MERCANTE, E.; FURLAN MAGGI, M.; Prior, M.;WRUBLACK, S. C.; REMOR, M. B.. Produtividade primária bruta em áreas com diferentes tipos de cobertura do solo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Fernanda Cristina Araujo

ARAÚJO, F. C.; MARTINS GOMES, B.; LEMOS DE MELLO, E.;VILAS BOAS, M. A.WRUBLACK, S. C.; GUIMARÃES, A. T. B.. Regionalização de vazões nas bacias hidrográficas do Estado do Paraná. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Bruno Bonemberger da Silva

Bronenberger da Silva, B.; MERCANTE, E.; CORREA, M. M.;WRUBLACK, S. C.; Prior, M.;VILAS BOAS, M. A.. Mapeamento do uso do solo utilizando imagens sintéticas Landsat-8. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Elder Elisandro Schemberger

SOUZA, E. G.; PINHEIRO NETO, R.;WRUBLACK, S. C.; GURGACZ, F.; JOHANN, J. A.. Desenvolvimento de um sistema composto de software e hardware livres para interpretação e apresentação de mapas temáticos gerados pelo software SDUM. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Neiva Sales Rodrigues

MARTINS GOMES, B.; PANSERA, W. A.;WRUBLACK, S. C.; LEMOS DE MELLO, E.; FURLAN MAGGI, M.. Análise da sensibilidade dos elementos meteorológicos utilizados na aplicação de métodos de estimativa de evapotranspiração de referência no Estado do Paraná. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: RAFAELA GREICI DA MOTTA CAMÍCIA

FURLAN MAGGI, M.;WRUBLACK, S. C.; KOLLING, E. M.; SOUZA, E. G.; MENDONÇA COSTA, M. S. S.. Rendimento da soja em zonas de manejo com a aplicação de diferentes densidades de plantio. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Newmar Wegner

FURLAN MAGGI, M.;WRUBLACK, S. C.; Erivelto Mercante; CORREA, M. M.. Levantamento de Potencial Hidroenergético na Bacia do Paraná 3 utilizando Geotecnologias. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Hudson Moggioni Munhoz

TEMPONI, L. G.; MERCANTE, E.;WRUBLACK, S. C.; CORDEIRO, J.. Análise da paisagem na sub-bacia do rio Gonçalves Dias, zona de amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu, PR, Brasil. 2017 - Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais.

Aluno: Jefferson Luiz Gonçalves Silva

MERCANTE, E.;WRUBLACK, S. C.; JOHANN, J. A.; FURLAN MAGGI, M.. Identificação das áreas aptas a aplicação de biofertilizante suíno por meio da utilização de SIG. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Poliana Cristina Crotti

CROTTI, P. C.; TAVEIRA, A. V. A.; MORAES, M. L.;WRUBLACK, S. C.. Sociedade de risco: uma análise do potencial de geração de resíduos sólidos e sua relação com os aspectos socioeconômicos, demográficos e ambientais nos municípios do Sudoeste do Paraná para os anos de 2000 a 2010. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional - PGDR) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Amanda Roberta Sampaio

ERNANDES, S.;WRUBLACK, S. C.. Patogenicidade de Bacillus Thuringiensis sobre Chrysodeixis includens Walker 1857 (Lepidoptera: Noctuidae). 2018 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Bruno Henrique Tuchlinowicz

SZYMACZAK, D. A.; BORTOLI, M.;WRUBLACK, S. C.. Percepção popular acerca da temática dos resíduos sólidos e aplicação de práticas de educação ambiental no bairro Sadia, Francisco Beltrão/PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Kamila Paula Machado Rech e Vanessa Zorzan

PORTO PINTO, E.; CASTRO BRAVO, C. E.;WRUBLACK, S. C.. Aproveitamento de resíduos da indústria cervejeira na elaboração de cupcake. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jéssica Maiara Viceli

WRUBLACK, S. C.; ZACARIAS, D.; MANOSSO, F. C.. Influência da sazonalidade na respiração basal microbiana em diferentes usos do solo: Estudo de caso em uma área rural de Francisco Beltrão/PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Tais Cristiani

ZARELLI, P. R.;WRUBLACK, S. C.; FRANÇA, M. M.. Ferramentas da qualidade em programas de segurança e saúde no trabalho: Estudo de caso em uma empresa do setor de avicultura do município de Francisco Beltrão/pr. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Luana de Mello

ZARELLI, P. R.; CARVALHO, A. D. P.;WRUBLACK, S. C.. Sustentabilidade na agricultura familiar: Uma abordagem sobre o PNAE e as compras públicas sustentáveis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Leandro César Marcondes

PARIZOTTO, R.;WRUBLACK, S. C.; Bronenberger da Silva, B.. Avaliação de riscos de contaminação da água em uma Bacia Hidrográfica em função da declividade do terreno: Estudo de caso para a microbacia do rio das Lontras. 2016 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: João Henrique Elias Reginato

FURLAN MAGGI, M.;WRUBLACK, S. C.; GARCIA, R. M.. Adequação à legislação ambiental: Um estudo de caso na microbacia do rio das Lontras - Salto do Lontra. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Sabrina de Medeiros e Schirley Paez

MEDEIROS, S.; PAEZ, S.; BORTOLI, M.;WRUBLACK, S. C.. Potencial de geração de energia elétrica a partir da digestão anaeróbia de esgoto sanitário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: João Henrique Elias Reginato

REGINATO, J. H. E.; FURLAN MAGGI, M.;WRUBLACK, S. C.; GARCIA, M. R.. Adequação à legislação ambiental: um estudo de caso na microbacia do rio das lontras - Salto do Lontra / PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Leandro Marcondes Rocha

MARCONDES ROCHA, L.; PARIZOTTO, R.;WRUBLACK, S. C.; Bronenberger da Silva, B.. Avaliação de riscos de contaminação da água em uma bacia hidrográfica em função da declividade do terreno: Estudo de caso para a microbacia do rio das Lontras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Fernanda Nenevê

JOHANN, J. A.;WRUBLACK, S. C.; GRZEGOZEWSKI, D. M.. Variabilidade espaço-temporal dos atributos químicos do solo do município de Salto do Lontra/PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Victor Hugo Rohden Prudente

Prudente, V. H. R.; MERCANTE, E.;WRUBLACK, S. C.; JOHANN, J. A.. Identificação de padrões de distribuição espacial de dados agrometeorológicos, de solos e da produtividade municipal de soja para o estado do Paraná. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Gisele Sandrin

Sandrin, G.; Araújo, P.R.; Oliveira, R. C.;WRUBLACK, S. C.. Análise da qualidade ambiental da água da Baica Hidrográfica do Córrego Bezerra. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

Aluno: Cathiane Fátima de Mello

Mello, C. F.; Araújo, P.R.;WRUBLACK, S. C.. Situação atual da mata ciliar da Bacia Hidrográfica do Córrego Bezerra. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

Aluno: Maximino Rodrigo Varela dos Santos

Dos Santos, M. R. V.;WRUBLACK, S. C.. Pesquisa de agrotóxicos em água do Rio Siemens no município de Capanema - PR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

Aluno: Cizele Dellatorre Vechiatto

Vechiatto, C. D.; Torres, J. R. P.;WRUBLACK, S. C.; Alessio, C. E.. Ação dos flavonóides presentes no vinho tinto em relação ao peso corpóreo, gordura peritoneal, ingestão alimentar em ratas da raça wistar.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

Aluno: Fernando Prizak

Pruzak, F.; Gomes, L. F. S.; Prior, M.;WRUBLACK, S. C.. Ensaio de competição de híbridização em milho com diferentes épocas de plantio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

Aluno: Ely PIRES

Pires, E.; Marchioro, V. S.;WRUBLACK, S. C.. Caracterização de genótipos de algodão para resistência ao Meloidogyne incognita raça 3. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

Aluno: Eduardo Luiz Spinelli Galgaro

WRUBLACK, S. C.; Galgaro, E. L. S.. Produtividade e qualidade da farinha do trigo de duplo ropósito BRS-Tarumã submetido a cortes.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

Aluno: Willian Tartaro

WRUBLACK, S. C.; Tartaro, W.. Nitrogênio protegido no milho em diferentes épocas e formas de aplicação.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

Aluno: Tania Moerchbacher

Moerchbacher, T.; Viecelli, C. A.;WRUBLACK, S. C.. Controle do crestamento bacteriano comum (Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli) na cultura do feijoeiro pelo uso de fertilizantes.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

Aluno: Juliano Marcelo Picolo

Picolo, J. M.; Gomes, L. F. S.; Pires, E.;WRUBLACK, S. C.. A eficiência dos fitorreguladores em estimulo ao enraizamento de estacas, na produção de porta-enxertos de videira.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

SOUZA JR, J. M.; SZYMACZAK, D. A.;WRUBLACK, S. C.. Banca monitoria_Introdução á Biologia e Biologia Celular. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

TONETTO, J. L. M.; SZYMACZAK, D. A.;WRUBLACK, S. C.. Banca monitoria_Introdução à Biologia e Biologia Celular. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DI DOMENICO, F. F.; SZYMACZAK, D. A.;WRUBLACK, S. C.. Banca monitoria_Introdução à Biologia e Biologia Celular. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

BAUMBACH, F. P.; SZYMACZAK, D. A.;WRUBLACK, S. C.. Banca monitoria_Introdução à Biologia e Biologia Celular. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Anderson Nasareno Alves Dias

DIAS, A. N. A.. Relatório de Atividades Práticas - SUZANA COSTA WRUBLACK. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Faculdade Assis Gurgacz.

Silvia Renata Machado Coelho

Mercante, E.COELHO, S. R. M.. Caracterização do uso e ocupação do solo e qualidade da ágiua com utilização das técnicas de Geoprocessamento. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Silvia Renata Machado Coelho

Mercante, E.; POLETO, C.; BORTOLI, M.;COELHO, S. R. M.; PRIOR, M.. Aplicação conjunta de técnicas de sensoriamento remoto orbital e sistemas de informações geográficas na gestão de recursos hídricos. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Erivelto Mercante

MERCANTE, E.COELHO, S. R. M.; POLETO, C.. Caracterização do uso e Ocupação do solo e qualidade da água com utilização das técnicas de Geoprocessamento. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Erivelto Mercante

MERCANTE, E.; POLETO, C.; BORTOLI, M.;COELHO, S. R. M.; PRIOR, M.. Aplicação Conjunta de Técnicas de Sensoriamento Remoto Orbital e Sistemas de Informações Geográficas na Gestão de Recursos Hídricos. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Cristiano Poleto

POLETO, Cristiano; MERCANTE, E.;VILAS BOAS, M. A.. CARACTERIZAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E QUALIDADE DA ÁGUA COM UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Cristiano Poleto

MERCANTE, E.;VILAS BOAS, M. A.POLETO, Cristiano; BORTOLI, M.; COELHO, S.; PRIOR, M.. APLICAÇÃO CONJUNTA DAS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICAS NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Cristiano Poleto

MERCANTE, E.;POLETO, Cristiano. APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NO ÂMBITO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS, UMA PROPOSTA PARA O COMITÊ DE BACIA DO BAIXO IGUAÇU. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Maritane Prior

MERCANTE, E.; POLETO, C.; BORTOLI, M.; COELHO, S. R. M.;PRIOR, M.. Aplicação conjunta de técnicas de sensoriamento remoto orbital e sistemas de informações geográficas na gestão de recursos hídricos. 2016. Tese (Doutorado em PÓS GRADUAÇAO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ.

Marcio Antonio Vilas Boas

VILAS BOAS, M. A.MERCANTE, EriveltoPOLETO, C.; Mello, E. Lemos; coelho, S. R. m. Aplicação conjunta de Técnicas de sensoriamento remoto orbital e sistemas de informações geográficas na gestão dos recursos hídricos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Marcelo Bortoli

MERCANTE, E.; POLETO, C.;BORTOLI, Marcelo; COELHO, S. R. M.; PRIOR, M.. Aplicação conjunta de técnicas de sensoriamento remoto orbital e sistemas de informações geográficas na gestão de recursos hídricos. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Willian José Silva da Costa

Educação ambiental: Relações interdisciplinares no processo educacional; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Suzana Costa Wrublack;

Dalla Corte, T

; Determinação da compactação do solo através do mapeamento da resistência a penetração; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fertilidade do solo e nutrição de pantas) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Suzana Costa Wrublack;

Diego Rumaldo Philippsen

Efeito da aplicação de doses de molibdênio aplicado via foliar na cultura da soja; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fertilidade do solo e nutrição de pantas) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Suzana Costa Wrublack;

Douglas Ricardo Philippsen

Manejo da adubação de base de cobertura na cultura da soja (Glycine max L; Merril); 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fertilidade do solo e nutrição de pantas) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Suzana Costa Wrublack;

Ana Paula Holzbach

Proteção de solos em áreas de conservação de nascentes na região Oeste do Paraná; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Suzana Costa Wrublack;

Ana Maria Rodrigues de Aquino

Petróleo: Análise sobre os possíveis danos ao meio ambiente; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Suzana Costa Wrublack;

Itamar Poltronieri

As aves como bioindicadores de qualidade ambiental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia da Conservação) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Suzana Costa Wrublack;

Andrya Krampe Alves

A importância ambiental de áreas de preservação permanente; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Suzana Costa Wrublack;

Ana Paula Kuhne

A Ludicidade no ensino de Educação Ambiental nas séries iniciais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia da Conservação) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Suzana Costa Wrublack;

Vânia Regina da Cruz Ramos

Utilização de materiais recicláveis como ferramenta para educação ambiental numa instituição de ensino fundamental na cidade de Boa Vista da Aparecida, Estado do Paraná; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia da Conservação) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Suzana Costa Wrublack;

Franciele Caroline Munaretto

Levantamento do índice de conhecimento em acadêmicos, com relação aos resíduos químicos gerados no laboratório de química, de uma instituição de ensino superior na cidade de Cascavel / Paraná; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia da Conservação) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Suzana Costa Wrublack;

Christian Fábio Serafin

Avaliação da produtividade de alface (Lactuca sativa L; ) e chicória (Chicorium endivia L; ) em relação ao tipo de bandeja utilizado; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Suzana Costa Wrublack;

Tiago Dalla Corte

Avaliação dos diferentes métodos de análise de umidade em grãos de soja (Glycine max L; ); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Suzana Costa Wrublack;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ligia Maria Molinari

Avaliação in vitro da eficiência de fungicidas no controle do fungo Elsinoe em citros (Citrus spp); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Paranaense; Orientador: Lígia Maria Molinari Capel;

Erivelto Mercante

Caracterização do uso e ocupação do solo e qualidade da água com utilização das técnicas de Geoprocessamento; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Erivelto Mercante;

Erivelto Mercante

Aplicação Conjunta de Técnicas de Sensoriamento Remoto Orbital e Sistemas de Informações Geográficas na Gestão de Recursos Hídricos; 2016; Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Erivelto Mercante;

Marcio Antonio Vilas Boas

Aplicação Conjunta de Técnicas de Sensoriamento Remoto Orbital e Sistemas de Informações Geográficas na Gestão de Recursos Hídricos; ; 2016; Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marcio Antonio Vilas Boas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

WRUBLACK, S. C. . Sistemas de Informações Geográficas e Análise Multivariada: Ferramentas para a Gestão dos Recursos Hídricos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2019

    Qualidade da água: uma abordagem acerca da produção vegetal e da segurança alimentar, Descrição: O Projeto de Pesquisa (Iniciação Científica) intitulado: Qualidade da água: uma abordagem acerca da produção vegetal e da segurança alimentar se insere na Área de Concentração 2: Análises químicas e será conduzido na Linha de Pesquisa 1: Análise química e bioquímica de amostras orgânicas e inorgânicas. Esta Linha de Pesquisa está contemplada na Área Temática do Meio Ambiente (CNPQ) e está diretamente relacionada à área de atuação do Engenheiro Agrônomo. A condução do presente Projeto de Iniciação Científica vem de encontro ao projeto pedagógico do curso de Agronomia da Univel que além da formação de ensino, visa também a inserção dos seus acadêmicos no âmbito da Pesquisa e da Extensão. Ao profissional e futuro Engenheiro Agrônomo a oportunidade de Iniciação Científica no tema proposto poderá contribuir para o aprofundamento prático dos conhecimentos teóricos associados à produção vegetal e de segurança alimentar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Suzana Costa Wrublack - Coordenador / Marciéle Tasca - Integrante / Iverson Grassi - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2019 - 2019

    Textura do solo: uma abordagem acerca da análise granulométrica e sua importância para financiamento de custeio agrícola, Descrição: O Projeto de Pesquisa (Iniciação Científica) intitulado: Textura do solo: uma abordagem acerca da análise granulométrica e sua importância para financiamento de custeio agrícola se insere na Área de Concentração 3: Produção Vegetal e Tecnologias e está contemplada na Área Temática do Meio Ambiente (CNPQ). A oportunidade de realização do presente Projeto de Iniciação Científica vem de encontro ao que preconiza o Ministério da Educação ? MEC o qual destaca os três pilares da Educação (Ensino, Pesquisa e Extensão). Nesta perspectiva os pesquisadores de Iniciação Científica participantes do referido projeto terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na temática deste projeto, associado também a vivência na sua prática profissional pois o reconhecimento detalhado da granulometria do solo é um aspecto que está intrinsicamente relacionado à produção vegetal. Dessa forma, o projeto oportunizará a aquisição de conhecimentos técnico-científicos na temática da análise granulometria do solo, com destaque a importância desta análise para fins de financiamento de custeio agrícola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzana Costa Wrublack - Coordenador / Vanessa Taques Batista Josefi - Integrante / Alfredo Alves Neto - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Uso de Geotecnologias para melhorias da agricultura familiar com vistas à produção agroecológica sustentável, Descrição: Atuação como colaboradora no projeto de Extensão: Uso de geotecnologias para melhorias da agricultura familiar com vistas à produção agroecológica sustentável, no período de 01/09/2015 a 23/06/2016, com carga horária de 416 horas, promovido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/Campus Cascavel-PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Suzana Costa Wrublack - Integrante / Marcio Antonio Vilas Boas - Integrante / Erivelto Mercante - Coordenador / Márcio Furlan Maggi - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Aplicação conjunta das técnicas de Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas - SIG na Agricultura Familia, Descrição: Projeto aprovado no edital 01/2013 da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI no Programa Universidade Sem Fronteiras - USF, no valor de 88.270,00 R$. O objetivo geral da pesquisa é contribuir, por meio das técnicas ligadas ao Geoprocessamento no monitoramento e planejamento do uso racional dos recursos hídricos no município de Salto do Lontra, região sudoeste do Paraná, com ênfase à agricultura familiar irrigada para subsidiar as decisões gerenciais sobre o uso da água e desenvolvimento de ações para o uso das tecnologias racionais disponíveis, visando-se a melhoria dos diferentes sistemas de uso da água. A pesquisa será realizada no município de Salto do Lontra, na região sudoeste do estado do Paraná. Este município caracteriza-se por uma extensa área rural, na qual 57 propriedades rurais de base familiar serão diretamente beneficiadas através do monitoramento da qualidade da água utilizada para fins de irrigação e da fertilidade do solo através de análises químicas do solo. A população será também beneficiada pelas ações desenvolvidas na microbacia do Rio das Lontras / PR, que compreende uma extensão aproximada de 38 km entre os limites do município de Salto do Lontra e 17 km de extensão aproximada no município de Nova Esperança do Sudoeste.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Suzana Costa Wrublack - Integrante / Marcio Antonio Vilas Boas - Integrante / Erivelto Mercante - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2013

    Apoio técnico no desenvolvimento de pesquisas no Laboratório de Topografia e Geoprocessamento (GeoLab) da UNIOESTE - Cascavel/PR, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Erivelto Mercante em 28/01/2013., Descrição: Chamada de Projetos n 09/2011 - Programa de Bolsa Técnico - Protocolo (FUP) n: 24213. Geoprocessamento devem dotar-se sempre de equipamentos e metodologia para aquisição, armazenamento, gerenciamento, manipulação, cruzamento, exibição e distribuição de dados e informações geográficas. As possibilidades de utilização das ferramentas do Geoprocessamento abrangem diversos setores ou áreas que trabalhem com informações que possam ser relacionadas a pontos específicos do território. Na área agrícola o leque de aplicação é enorme, entretanto, o foco de pesquisa do Laboratório de Topografia e Geoprocessamento (GeoLab-Unioeste) esta relacionado ao acompanhamento e desenvolvimento de culturas com vistas a previsão de safra, bem como, no gerenciamento adequado de uso e ocupação de solos agrícolas, por meio de utilização de imagens de satélite e técnicas de Geoestatísticas. No setor urbano as principais pesquisas são voltadas a gestão ambiental, onde as técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento são úteis para monitorar áreas com necessidade de proteção ambiental, acompanhar a evolução da poluição do solo, água e do ar, níveis de erosão do solo, disposição irregular de resíduos, entre outras atividades. Desta maneira, os objetivos almejados pelas pesquisas desenvolvidas no Geolab-Unioeste destinam-se principalmente em adequar o ambiente, reduzindo assim os impactos oriundos do crescimento urbano ou da excessiva utilização dos solos pela agricultura, sem ter a preocupação ambiental necessária. Com a utilização dessas tecnologias pode-se dispor à dirigentes administrativo e técnicos executores informações municipais ou agrícolas, melhorando o tempo e a qualidade da tomada de decisões, e direcionando as ações para os locais geográficos onde são mais urgentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Suzana Costa Wrublack - Integrante / Erivelto Mercante - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2012

    Controle da qualidade da irrigação em 57 unidades rurais de base familiar visando à conservação de recursos hídricos no município de Salto do Lontra ? PR, Descrição: Projeto de pesquisa intitulado: Controle da qualidade da irrigação em 57 unidades rurais de base familiar visando à conservação de recursos hídricos no município de Salto do Lontra ? PR, conforme o Edital MCT/CNPq/CT-Agronegócio/CT-HIDRO ? n. 27/2008. O Município de Salto do Lontra, situado na Região Sudoeste do Estado Paraná, local de agricultura familiar no Estado, possui 57 agricultores produtores de olerícolas. O trabalho da assistência técnica realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), busca diversificar a produção nas propriedades dos agricultores de base familiar, conseguindo integrar e obter apoio político e científico junto ao Município de Salto do Lontra e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná -PR- UNIOESTE Campus Cascavel e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR -Campus Pato Branco. A proposta das Universidades é a implantação de 57 conjuntos de irrigação para agricultura familiar, realizando treinamento de técnicos e agricultores pelo controle estatístico do processo como ferramenta para o monitoramento da irrigação e da produção de olerícolas. Este projeto tem como objetivo Realizar pesquisa aplicada, num prazo de 24 meses, para Identificar e solucionar restrições para a adoção de tecnologias de irrigação de baixo custo em unidades rurais de base familiar, visando à conservação dos recursos hídricos e a produção sustentável de produtos agrícolas no Município. A importância deste projeto trará ganhos de tecnologia e incremento econômico aos agricultores e ao meio ambiente otimizando o recurso natural água, reduzindo o impacto ambiental de lixiviação de nutrientes no solo. Também beneficiará a docentes e acadêmicos na producao científica de monografias, dissertações e teses, e a assistência técnica oficial com a disponibilidade de boletim técnico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Suzana Costa Wrublack - Integrante / Erivelto Mercante - Integrante / Marcelo Reisdorfer - Integrante / Cláudia Facini dos Reis - Integrante / Marcio Antonio Vilas Boas - Coordenador / Silvio Cesar Sampaio - Integrante / Miguel Angel Uribe Opazo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

União Educacional de Cascavel

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor III Classe B Nível III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministrando as disciplinas de Bioquímica para o curso de Fisioterapia e Morfologia e Sistemática Vegetal para o curso de Agronomia.

2017 - 2017

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Ead no Programa UAB, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora à distância na modalidade EaD na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-DV) no curso de Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade no âmbito do Programa da Universidade Aberta do Brasil - UAB.

2015 - 2017

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Magistério Superior, Carga horária: 40

Outras informações:
UTFPR - Câmpus Francisco Beltrão Linha Santa Bárbara, s/n Francisco Beltrão - PR Professor do magistério superior - substituto, no curso de Engenharia Ambiental, ministrando as disciplinas de Eficiência Energética, Hidrologia, Metodologia da Pesquisa, Engenharia de Segurança do Trabalho e Ética e Legislação Profissional. Ministra a disciplina de Gerenciamento do Meio Ambiente no curso de Tecnologia de Alimentos.

2018 - Atual

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista UAB, Carga horária: 10

Outras informações:
Ministrando a disciplina de Introdução a EaD e a disciplina de Planejamento Urbano e Plano Diretor, no Curso de Especialização em Gestão Pública, vinculado ao Núcleo de Educação a Distância da Unioeste, como bolsista pelo Programa Universidade Aberta do Brasil - UAB.

2018 - 2019

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Contrato por prazo determinado, Enquadramento Funcional: Editor de Vídeo - EAD, Carga horária: 40

Outras informações:
Editor de Vídeo para EaD junto ao Núcleo de Educação a Distância da UNIOESTE do Campus de Cascavel.

2017 - 2018

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa Nacional de Pós-Doutorado-PNPD CAPES, Carga horária: 10

Outras informações:
Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão / PR, sob a supervisão da Profa. Dra. Franciele Ani Caovilla Follador.

2010 - 2016

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes

Outras informações:
Doutorado em Engenharia Agrícola, ingressante em Março / 2012 - concluído em Fevereiro / 2016. Mestrado em Engenharia Agrícola, ingressante em Março / 2010. Concluído em Fevereiro / 2012.

2012 - 2016

Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EaD, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora em curso EaD no Projeto Água: Conhecimento para Gestão, promovido pela Agência Nacional de Água (ANA) e Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FTPI). Atuou como tutora nos cursos de Qualidade da Água em Reservatórios, Hidrologia Básica e Sistemas de Informação na Gestão de águas: conhecer para decidir, promovidos pela Agência Nacional de Águas e Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, com carga horária de 40 horas cada.

2014 - 2015

Faculdade União das Américas

Vínculo: Autora de material didático, Enquadramento Funcional: Contrato

Outras informações:
Autora de material didático para Ead nos cursos de Ciências Biológicas e Farmácia.

2008 - 2011

Centro Universitário Assis Gurgacz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor - Especialista, Carga horária: 24

Outras informações:
Professor Especialista nas disciplinas de Química analítica e orgânica (curso de Tecnologia de Alimentos), Química orgânica (Agronomia), Bioquímica (Fisioterapia), Química geral e orgânica, Botânica sistemática, Metodologia Científica, Leitura e produção de textos (Ciências Biológicas), Biologia Celular e Histologia (curso de Tecnologia de estética e cosmética), Gerenciamento de Recursos Hídricos, Tratamento de efluentes, Responsabilidade social e ambiental, Metodologia da pesquisa científica (Pós-graduação em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental).

2001 - 2011

Centro Universitário Assis Gurgacz

Vínculo: Bióloga, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Admitida em outubro de 2001 como Auxiliar de laboratório, permanecendo nesta função até fevereiro de 2008 após este período passou a exercer a função de Bióloga na Coordenação de Laboratórios (fevereiro de 2008 a julho de 2011) em instituição de ensino superior, tendo permanecido por 10 anos em atuação nos laboratórios. Na área de Gestão acadêmica, tem experiência em processos seletivos, avaliações (implantação e reconhecimento de cursos de graduação) e atividades no Ensino Superior da iniciativa privada na Fundação Assis Gurgacz, mantenedora da Faculdade Assis Gurgacz. Em suma a experiência profissional destes dez anos contemplou desde o preparo de aulas práticas (como auxiliar de laboratório) até a instalação de laboratórios (compra de equipamentos, vidrarias, reagentes, etc.) nos mais diversos laboratórios nas áreas de conhecimento: Ciências exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da saúde e Ciências sociais aplicadas. Acompanhamento das atividades dos laboratórios de ensino e pesquisa. Na coordenação de laboratórios as principais experiências incluem a elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS); Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) e Responsável técnica (CR-Bio 50.487/07-D) pelo controle dos produtos químicos e membro da CIPA no período de 2010-2011. Desta maneira, a experiência profissional em instituição de ensino superior contempla o período de 11/2001 a 07/2011, totalizando 10 anos de atuação profissional neste vínculo.