Alberto Alexandre Moura de Albuquerque

Possui curso Técnico em Telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (Ex CEFET-CE), é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará. De 2004 a 2013 trabalhou como desenvolvedor de Firmware e Hardware em projetos de P&D ANEEL no Laboratório de Inovação Tecnógica ? LIT/IFCE. Em 2013 assumiu o cargo de Diretor Técnico de uma empresa de base tecnológica, a Hexa Tecnologia. Em 2016 tornou-se Diretor Técnico do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Norte e Nordeste, onde atua conduzindo trabalhos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas principais linhas: Smart Grid, Sistemas Embarcados e Internet das Coisas.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Elétrica

2010 - 2012

Universidade Federal do Ceará
Título: SISTEMA DE CONTROLE DE UMA INCUBADORA NEONATAL SEGUNDO A NORMA NBR IEC 60.601-2/19: ASPECTOS DE AVALIAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO DINÂMICA E NOVAS PROPOSTAS,Ano de Obtenção: 2012
OTACILIO DA MOTA ALMEIDA.Coorientador: Arthur Plínio de Souza Braga. Palavras-chave: Incubadora neonatal.; Controle Preditivo; Identificaçãao de modelos de processos.; NBR IEC 60601-2/19..Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia Elétrica

2005 - 2009

Universidade Federal do Ceará
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Telecomunicações

2002 - 2004

Instituto Federal do Ceará - Reitoria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 -

MBA em MBA em Gerenciamento de Projetos. (Carga Horária: 432h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III CONNEPI - III CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE PESQUISA TECNOLÓGICA. 2008. (Congresso).

VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - VII ENICIT.Protocolo de Encadeamento para Frente em uma Rede de Sensores Sem Fio Aplicado ao Monitoramento de Isoladores de um Sistema Elétrico.. 2007. (Encontro).

XXVI Encontro de Iniciação Cientifica - XXVI EIC - UFC.SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS ORIENTADO A PROTOCOLOS RSSF PARA SISTEMAS ELÈTRICOS DE ALTA TENSÂO.. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luís Gustavo Mota Souza

ALMEIDA, O. M.; BRAGA, A. P. S.; TORRICO, B. C.; REIS, L. L. N.;SOUZA, L. G. M.. Controle de Temperatura e Umidade de Uma Incubadora Neonatal Conforme a Norma NBR IEC 60.601-2/19. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Arthur Plínio de Souza Braga

Sistema de Controle de uma Incubadora Neonatal Segundo a Norma NBR IEC 60; 601-2/19: Aspectos de Avaliação, Identificação Dinâmica e Novas Propostas; 2012; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA ELÉTRICA) - Universidade Federal do Ceará,; Coorientador: Arthur Plínio de Souza Braga;

Otacílio da Mota Almeida

CONTROLE DE TEMPERATURA E UMIDADE DE UMA INCUBADORA NEONATAL CONFORME A NORMA NBR IEC 60; 601-2/19 FORTALEZA 2012; 2012; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA ELÉTRICA) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Otacílio da Mota Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DE ARAÚJO, JOSÉ ; DE MENEZES, JOSÉ ; MOURA DE ALBUQUERQUE, ALBERTO ; DA MOTA ALMEIDA, OTACÍLIO ; UGULINO DE ARAÚJO, FÁBIO . Assessment and Certification of Neonatal Incubator Sensors through an Inferential Neural Network. Sensors (Basel) , v. 13, p. 15613-15632, 2013.

  • TORRICO, BISMARK C. ; CAVALCANTE, MARCOS U. ; BRAGA, ARTHUR P. S. ; NORMEY-RICO, JULIO E. ; ALBUQUERQUE, ALBERTO A. M. . Simple Tuning Rules for Dead-Time Compensation of Stable, Integrative, and Unstable First-Order Dead-Time Processes. Industrial & Engineering Chemistry Research , v. 52, p. 130809133505001, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Cabeça de Série - IoG, Descrição: Os resultados do projeto de P&D do Internet of Grids mostrou reais benefícios, técnico e econômico, quando a utilização de uma rede de dados do tipo Low Power Wide Area Network ? LPWAN. A tecnologia escolhida foi LoRa que, além de possibilitar integrar medidores inteligentes à rede interna de monitoramento e controle, possibilita outras aplicações que podem compartilhar a mesma rede, como gestão de ativos, dentre outros. Como benefícios técnicos, foram mais 1000 medidores integrados à rede IoG, possibilitando leitura da memória de massa, acompanhamento do consumo, faturamento, corte e religamento remoto. Como benefícios financeiros, destacam-se a recuperação de energia, pois maus pagadores tendem a não atrasar devido a facilidade de corte remoto, além do combate à perdas comerciais. Diante dos resultados positivos, a expansão do projeto para sua validação em uma escala mais ampla e aplicação de técnicas de engenharia de produto sob o protótipo desenvolvido se faz necessário para sua aplicação comercial, atendendo requisitos técnicos e regulatórios observados no decorrer do projeto de desenvolvimento experimental. Neste sentido, o projeto prevë Desenvolver e incrementar os resultados obtidos pelo projeto Internet of Grids para validação de viabilidade técnica e econômica do processo de elevar seu estágio de maturação tecnológica com vistas a atingir o potencial comercial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Alberto Alexandre Moura de Albuquerque - Integrante / Andre Luiz Carneiro de Araújo - Coordenador / FILHO, ROGERIO GUERRA DIOGENES - Integrante.

  • 2016 - 2019

    Internet of Grids - IoG: O conceito de Internet das Coisas aplicado ao sistema elétrico de distribuição, Descrição: conceito Smart Grid propões integrar, de forma inteligente, o comportamento e as ações de usuários conectados à rede elétrica - produtores, consumidores e aqueles que fazem as duas coisas (prosumers) - a fim de eficientemente entregar um fornecimento de energia sustentável e econômico. Tudo isso através do uso intensivo de recursos de comunicação e informática, da geração ao consumidor final. Para isso, um dos principais desafios é estabelecer canais de comunicação apropriados e eficientes entre usuários e concessionárias. Existem diversas soluções técnicas para garantir essa comunicação, no entanto, quando analisando aspectos para garantir comunicação em larga escala, outro grande desafio é balancear preço e confiabilidade técnica. Neste contexto, o projeto propõe uma infraestrutura de comunicação, baseado em células e interfaces de dados, para viabilizar comunicação remota dos equipamentos de Smart Grid, utilizando rádios de baixo custo que garantem comunicação, mesmo em centros urbanos, à distâncias maiores do que 2 km. Neste sentido, o projeto IOG tem como objetivo desenvolver uma rede de dados sem fio composta de rádios de baixo custo e longo alcance, utilizando a malha de distribuição de energia elétrica propiciando uma infraestrutura de comunicação para redes elétricas inteligentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alberto Alexandre Moura de Albuquerque - Integrante / Andre Luiz Carneiro de Araújo - Coordenador / FILHO, ROGERIO GUERRA DIOGENES - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Sistema de Rastreamento de Transformadores de Distribuição Utilizando Etiqueta Eletrônica e Rede de Comunicação Baseado em Tecnologia LORA, Descrição: A gestão de ativos em uma companhia de distribuição de eletricidade carece de ferramentas que possam identificar com precisão a localização dos ativos. Transformadores, por exemplo, são identificados por numeração pintada no chassi dos equipamentos. Planilhas são utilizadas para identificar a localização dos mesmos. O deslocamento entre almoxarifado e campo e a localização dos mesmos nos procedimentos de instalação muitas vezes levam a erros de identificação, não permitindo a gestão dos mesmos e gerando, em muitos casos, prejuízos a empresa. Outro fator relevante quando da ineficiência da gestão destes ativos está relacionado a tomadas de decisão, como programação de manutenções, substituição por envelhecimento, dentre outros, podendo afetar a qualidade dos serviços da empresa. O projeto ora proposto foca no desenvolvimento de etiquetas rastreáveis e sistema que permita seu rastreamento e gestão do ativo em relação ao planejamento e manutenções centradas em confiabilidade. Neste sentido, o projeto tem como objetivo desenvolver sistema de gestão de ativos de baixo custo, com foco em transformadores, por meio de rastreamento individual utilizando tecnologias de identificação remota de baixo custo e mobilidade digital, e sistema de gestão para planejamento baseado em manutenção centrada em confiabilidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alberto Alexandre Moura de Albuquerque - Integrante / Andre Luiz Carneiro de Araújo - Coordenador / FILHO, ROGERIO GUERRA DIOGENES - Integrante.

  • 2013 - 2018

    Sistema de Identificação de Perdas Comerciais e Técnicas Através de Sensoreamento Massivo, Projeto certificado pela empresa Centrais Elétricas do Pará em 01/03/2017., Descrição: Desenvolver sistema de identificação de perdas comerciais/técnicas por meio de sensoriamento massivo na rede de distribuição da CELPA, utilizando misto de medidores comerciais(baixa tensão) e desenvolvimento de medidores óticos(alta tensão) e software com tecnologias big data e filtragem adaptativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alberto Alexandre Moura de Albuquerque - Integrante / Andre Luiz Carneiro de Araújo - Coordenador.

  • 2013 - 2018

    Quadro Inteligente Integrado a Sistema de Detecção de Fraude, Projeto certificado pela empresa Centrais Elétricas do Pará em 01/03/2017., Descrição: Quadro elétrico inteligente integrado a sistema de medição da CELPA, que em substituição a um quadro elétrico residencial ou industrial, permite gestão de cargas por parte do usuário e proteção contra perdas comerciais por parte da concessionária de energia... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alberto Alexandre Moura de Albuquerque - Integrante / Andre Luiz Carneiro de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas do Pará - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Sinalizador, Descrição: Projeto de detecção de corrente de fuga em isoladores, em linha de transmissão de 69KV. O sistema baseia-se em circuitos sensores, que monitoram periodicamente a corrente de fuga nos isoladores da linha de transmissão. Esses sensores enviam, via rádio freqüência, os valores de corrente de fuga para um circuito concentrador. Por sua vez, esse circuito concentrador envia, via GPRS, os valores de corrente de fuga dos vários sensores para um servidor, na CEMAR. No servidor, há uma aplicação que monitora constantemente as correntes de fuga e gera um alerta gráfico caso a corrente de fuga de qualquer sensor ultrapasse 100mA. A aplicação no servidor também gera relatórios de leituras de correntes de fuga dos vários sensores instalados na linha de transmissão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alberto Alexandre Moura de Albuquerque - Coordenador / Andre Luiz Carneiro de Araújo - Integrante / Paulo Régis Carneiro de Araújo - Integrante / Edson da Silva Almeida - Integrante / Paulo Honório Filho - Integrante., Financiador(es): Companhia Energética do Maranhão - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2007

    CONTROLE ELETRÔNICO PARA REGULADORES DE TENSÃO INDUTIVO OPERANDO EM FLUXO INVERSO, Descrição: Nas ações da QEE(Qualidade de Energia Elétrica), destaca-se a disseminação de medidas de controle que visam garantir a conformidade dos produtos e serviços oferecidos pelas concessionárias de energia elétrica. Um importante exemplo deste controle está na necessidade de instalação de determinados equipamentos, diretamente conectados ao sistema elétrico de potência, capazes de adequar a tensão elétrica para níveis pré-estabelecidos pelos contratos ou pelas agências reguladoras (p.e ANEEL). Os dispositivos mais utilizados na Distribuição Elétrica são os reguladores indutivos e capacitvos, sendo que o primeiro oferece mais recursos de regulação e proporciona extrema vantagem em relação ao do tipo capacitivo, quando aplicado à alimentadores de distribuição com o propósito de regular a tensão da carga. No entanto, os reguladores indutivos instalados nas redes de distribuição do sistema elétrico com vida útil acima de cinco anos, não possuem o recurso de regulação bidirecional, ou seja, só operam adequadamente apenas sob fluxo direto de corrente elétrica. Caso contrário, quando a rede é alimentada de retorno (sentido inverso) devido a ocorrência de uma falta, exige que os reguladores sem tal recurso, sejam isolados ("by-pass") da rede elétrica inibindo totalmente a regulação de tensão quando mais se precisa dela. Nesta condição extraordinária, além do prejuízo no item da Conformidade do Produto citado acima, também tem-se uma influência negativa no item de continuidade do serviço, devido principalmente o tempo adicional das manobras de transferências das cargas com a inclusão do "bypass" em reguladores. O projeto aqui proposto busca desenvolver dispositivos, que quando acoplados a estes reguladores, são capazes de identificar e comutar automaticamente o modo de operação (fluxos de corrente em sentidos inversos e direto), condicionando-os a uma operação moderna e ágil. O dispositivo deverá obedecer os critérios de custo (deve ser de custo reduzido) e evitar métodos de fraud. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alberto Alexandre Moura de Albuquerque - Integrante / Andre Luiz Carneiro de Araújo - Coordenador / Paulo Régis Carneiro de Araújo - Integrante / Ítalo Jader Loiola - Integrante., Financiador(es): Companhia Energética do Ceará - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2007

    SUMIS - Supervisão e Monitoramento de Isoladores em Linhas de Alta Tensão, Descrição: Demanda gerada pela Companhia Hidro-elétrica do Vale do São Francisco, CHESF, através do edital do programa de desenvolvimento científico e tecnológico na gestão de operação, item 6 que trata da pesquisa e desenvolvimento de sistema de monitoramento para detecção de quebra de isoladores em linha de transmissão de 230 e 500 KV. Os isoladores da rede de transmissão da CHESF, constituídos de vidro ou porcelana, podem apresentar problemas de fuga de corrente em virtude de vários fatores, tais como quebras por vandalismo, vida útil, poluição ou maresia. A supervisão das condições de operação dos isoladores é atualmente uma atividade não automatizada. Uma equipe de técnicos percorrem as linhas de transmissão e observam através de binóculos se existe ou não um arco voltaico nos isoladores, indicando a corrente de fuga entre discos de isoladores. A gravidade do problema se caracteriza pela cor do arco e está sujeita a uma má avaliação, dependendo da experiência do técnico que está analisando. Esta atividade também é considerada dispendiosa, devido ao custo de locomoção das equipes pela linha de transmissão e ineficiente, já que as equipes demoram um intervalo de tempo na visita do ponto de observação em questão. A substituição do monitoramento através de equipes de observação por sistemas automatizados de supervisão e gerência, além de incrementar a eficiência, já que o monitoramento passa a ser contínuo, permite também uma melhor avaliação da situação, já que outras variáveis podem ser levadas em consideração, como umidade relativa do ar, poluição, entre outros. A experiência do profissional, útil na determinação da gravidade do problema, será representada no sistema através de técnicas de inteligência artificial, em especial a lógica fuzzy, que modela o conhecimento e a experiência de um especialista. O sistema, por realizar um monitoramento contínuo, permitirá acumular dados para um constante acompanhamento do problema, permitindo uma análise criteriosa por técnicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alberto Alexandre Moura de Albuquerque - Integrante / Andre Luiz Carneiro de Araújo - Integrante / Paulo Régis Carneiro de Araújo - Integrante / Antônio Themóteo Varella - Coordenador., Financiador(es): Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    SISTEMA ADAPTATIVO PARA COMUNICAÇÃO DE DADOS EM REDES DE TELEMETRIA, Descrição: Atualmente, a COELCE conta com uma considerável quantidade de registradores de níveis de tensão destinados ao atendimento às exigências da Resolução 505 da ANEEL a qual refere-se ao monitoramento dos níveis de tensão em regime permanente e, também, de monitores de qualidade da energia destinados ao monitoramento dos barramentos das suas subestações e de seus clientes particulares. O processo de instalação, retirada, coleta de dados e envio destes para análise implicam em custos com as turmas para execução destas tarefas e num tempo consideravelmente alto, visto que os equipamentos são instalados ao longo do extenso sistema elétrico da COELCE. Desta forma, este projeto se propõe a reduzir sobremaneira os custos envolvidos no referido processo, eliminando a necessidade de utilização de turmas, além de proporcionar o conhecimento imediato e on line do ponto monitorado, Este sistema tem utilização imediata em subestações ainda não automatizadas, onde a COELCE possui atualmente 100 (cem) registradores do tipo SAGA 3000 instalados na saída de alimentadores de 13,8kV, configurando-se num sistema a ser utilizado como uma alternativa de baixo custo em equipamentos atualmente não agregados ao sistema de automação da empresa. OBJETIVO PRIMÁRIO Desenvolver um sistema de baixo custo utilizando a moderna tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) para aquisição, transmissão e tratamento dos dados provenientes dos equipamentos utilizados nas medições dos níveis de tensão em regime permanente, conforme exigências da Resolução n. 505 da ANEEL, e nos monitoramentos de qualidade da energia, utilizados pela COELCE em suas subestações e em seus clientes particulares, de maneira rápida, eficiente, econômica e totalmente compatível com o formato dos dados disponibilizados pelos equipamentos acima referidos, de forma a ter-se conhecimento contínuo e on line da situação do ponto monitorado sem a necessidade de deslocamentos para retirada dos dados equipamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alberto Alexandre Moura de Albuquerque - Coordenador / Andre Luiz Carneiro de Araújo - Integrante / Paulo Régis Carneiro de Araújo - Integrante / Edson da Silva Almeida - Integrante / Herbert Novais Onofre - Integrante., Financiador(es): Companhia Energética do Ceará - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica. , Av 13 de Maio 2081, Benfica, 60040-531 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (085) 33073654, Ramal: 3654, Fax: (085) 32883711, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2012

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnolog

Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 4

Outras informações:
EXTRATO DE ADESÃO N 60/2011

2011 - 2011

Hexa Montagem e Serviços de Equipamentos Eletrônicos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas de automação, Carga horária: 20

2006 - 2007

Instituto Federal do Ceará - Reitoria

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2005 - 2009

Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

2013 - Atual

Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , LIC - Laboratório de Internet das Coisas, .,Linhas de pesquisa