Lais Melo de Souza

Especialização em nível de aperfeiçoamento em Políticas Públicas e o Gerenciamento de Processos Inclusivos: Um olhar para o Transtorno do Espectro do Autismo, pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (2021). Especialização Latu Sensu em Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019). Especialização Latu Sensu em Psicopedagogia pela Faculdade Ipiranga (2016). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará- UEPA (2013). Possui 10 anos de experiência na educação. Atualmente é coordenadora pedagógica sendo servidora pública efetiva na secretaria municipal de Goianésia do Pará, exercendo a supervisão e orientação junto a equipe de professores no atendimento do berçário ao jardim II na creche C.M.E.I Pastor Orlando, desenvolve formação de professores, coordenando a equipe de docentes, no acompanhamento, registro do ensino e aprendizagem, soluciona conflitos, alinha expectativas e promove uma colaboração construtiva, intervindo de forma ética e empática. Participou do Planejamento e orientação na construção e implementação do Projeto Político Pedagógico, sendo vice presidente do conselho escolar desde 2022, buscando promover a valorização da diversidade e a inclusão em todo o ambiente escolar. Atuou na área da Psicopedagogia (2018-2020) no Departamento de Acompanhamento e Apoio e Inclusão (Daai), onde contribuiu no atendimento e avaliação de crianças e adolescentes, orientando e realizando formação aos professores da sala de recursos multifuncional, adaptação curricular, jogos e atividades, atendimento educacional especializado e inclusão escolar. Em 2021 participou da organização e composição do I Seminário Estadual de Políticas Públicas para o Autismo. Contribuindo para o processo de inclusão, trazendo informação a comunidade escolar. Exerceu o seu concurso de coordenação pedagógica (2017) em escola de ensino fundamental E.M.E.F Alacid Nunes, atuando na orientação de adolescentes e apoio ao corpo docente. Efetivando suporte, capacitações, visando aprimorar as práticas de ensino. Desenvolveu trabalho na área de tecnologia educacional na empresa Planeta Educação (2016), implantando projeto nas escolas públicas com metodologia voltada práticas pedagógicas inovadoras voltadas a tecnologia com ferramentas intuitivas e flexíveis, como também coordenando a equipe de professores. Possui experiência na docência com multisseriado no Ensino Fundamental do 2 ao 5 ano, pela empresa Pagrisa Pará Pastoril e Agrícola S/A em (2015) buscando aulas voltadas a ecologia, projetos com recicláveis, preservação do meio ambiente. Atuou em Supervisão Pedagógica nos cursos de EJA e curso técnico enfermagem pela Empresa Dínamo Educação e Profissão (2013) na contratação de professores e acompanhamento do curso. Os seus principais interesses de estudo são temas voltados para políticas públicas, inclusão, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e educomunicação.

Informações coletadas do Lattes em 21/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Educação Especial Inclusiva

2018 - 2019

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: A Inclusão Escolar do Discente com Síndrome de Tourette
Orientador: Maria Helena Lucena Santos

Especialização em Psicopedagogia

2015 - 2016

FACULDADE IPIRANGA
Título: A Intervenção Psicopedagógica por meio das Atividades Lúdicas para discentes com Síndrome de Tourette
Orientador: Andre Maia Pantoja

Aperfeiçoamento em Politicas Publicas e o Gerenciamento de Processos Inclusivos

2021 - 2021

Escola de Governança Pública do Estado do Pará
Título: O Contexto do Aluno com TEA na escola: Desafios e Perpectivas. Ano de finalização: 2021
Orientador: Flavia Luciana Guimaraes Marçal Pantoja de Araujo

Graduação em Pedagogia

2009 - 2013

Universidade do Estado do Pará
Título: A Intervenção Pesagógica no Atendimento de Pessoas com Diagnóstico da Síndrome de Gilles De La Tourette
Orientador: MS. Marcelo Bezerra

Formação complementar

2023 - 2023

Formaçõa Continuada. (Carga horária: 110h). , Secretaria Municipal de Educação de Goianésia do Pará, SEMED, Brasil.

2019 - 2019

I Formação para professores sobre a Base Nacional Comum Curricular. (Carga horária: 15h). , Prefeitura de Goianesia do Pará, SEMECEL, Brasil.

2018 - 2018

Método das Boquinhas. (Carga horária: 16h). , Boquinhas, BOQUINHAS, Brasil.

2018 - 2018

Dislexia: Compreender para melhor atuar. (Carga horária: 20h). , Léxico Cursos e Treinamentos, LÉXICO, Brasil.

2013 - 2013

Curso Autoistrucional Filosofia. (Carga horária: 30h). , Fudação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

Autoinstrucional Sociologia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2009 - 2013

Advanced Course in English. (Carga horária: 560h). , Aslan's Course s/c LTDA, ASLAN'S COURSE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

SOUZA, L. M. . I Seminário Estadual de Políticas Públicas para o Autismo. 2021. (Outro).

Participação em eventos

1º Forum Comunitario do Selo Unicef. 2018. (Outra).

5 Conferencia Municipal de Educação do Município de Goianesia do Pará. 2018. (Outra).

II Mostra Cientifica de Pedagogia. 2013. (Exposição).

II Semana Acadêmica de Pedagogia. 2013. (Seminário).

VII Jornada Estágio Supervisioado do Curso de Pedagogia.O Perfil do Aluno na EJA: Uma Vivência na Escola Municipal Benvinda de França Messias. 2013. (Outra).

VII Jornada Estágio Supervisioado do Curso de Pedagogia.A importância da oralidade na Educação Infantil. 2013. (Outra).

VII Jornada Estágio Supervisioado do Curso de Pedagogia. 2013. (Outra).

VI Jornada de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia.Paralisia Cerebral: A intervenção Pedagógica no Processo de Escolarização e Inserção Social em Ambientes não Escolares. 2013. (Outra).

I Feira da Inovação Pedagógica. 2012. (Feira).

VI Jornada de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia. 2012. (Exposição).

VI Jornada de Estágio Supervisonado do Curso de Pedagogia.A Atuação do Gestor Pedagógico no Incentivo da Leitura e Escrita. 2012. (Outra).

XI Encontro de Educadores Gestores do Pará. 2012. (Encontro).

XVI Encontro dos Estudantes de Pedagogia. 2011. (Encontro).

1° Mostra Científica de Pedagogia da UEPA. 2010. (Seminário).

VIII Jornada Paulo Freire. 2010. (Seminário).

5° Encontro Anual da ANDHEP. 2009. (Encontro).

Palestra sobre Pedagogia Hospitalar. 2009. (Exposição).

Prêmios

2013

Excelência Acadêmica do 4° Ano do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade do Estado do Pará.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Goianésia do Pará, CMEI Pastor Orlando Irineu Fonseca. , Pedro Soares de Oliveira, Colegial, 68639000 - Goianésia do Pará, PA - Brasil, Telefone: (91) 988159791

Experiência profissional

2013 - 2014

dínamo Educação e Profissção

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Pedagógico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2013 - 08/2013

    Estágios , Instituto Adventista Grão Pará.Estágio realizado, Educação Infantil.

  • 02/2011 - 02/2013

    Estágios , Sistema Educacioal Acrópole Belém S/A.Estágio realizado, Educação Infantil.

  • 10/2012 - 12/2012

    Estágios , Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Costa e Silva.Estágio realizado, EStágio Supervisionado em Gestão Educacional.

2017 - Atual

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIANESIA DO PARA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Pedagógico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Pagrisa Pará Pastoril e Agrícola SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2016

Planeta Educação Gráf e Editorial LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.