Izabella Costa Martins

Mestranda em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - PPGET, CEFET-MG. Especialista em Comunicação Pública da Ciência pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2022). Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Graduada em Biologia Licenciatura pelo Claretiano - Centro Universitário. Técnica em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG (2009), Técnica em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG (2007). Possui prática de laboratório e experiências com análises químicas por via-úmida e análises instrumentais como em Espectrometria de Absorção atômica (AA), Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente (ICP-AES), Cromatografia Líquida (HPLC), Analisador de Carbono e Enxofre LECO, entre outras. Foi bolsista de Apoio Técnico BATIII da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, desenvolvendo atividades de analista químico e supervisão de laboratório através do projeto "Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade - INCT Acqua" no Laboratório de Análises Químicas do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi Bolsista Minas Mundi - Programa de Intercâmbio Internacional para Graduação da UFMG na Universidade do Minho, Braga - Portugal em 2014. Atuou com assistência e produção editorial de 2015 a 2021 na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - RBPEC, periódico da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC (classificada como A1 no QUALIS CAPES no período 2017-2020). Atuou como professora de Química para Ensino médio.

Informações coletadas do Lattes em 21/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação Tecnológica

2024 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Adriana Maria Tonini.

Especialização em Comunicação Pública da Ciência

2020 - 2022

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Percepção sobre Divulgação Científica de um grupo de licenciandos da área de Ciências da Natureza de IES mineiras e diretrizes para ações de divulgação para professores
Orientador: Vanessa Oliveira Fagundes

Graduação em Biologia

2022 - 2022

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT

Graduação interrompida em 2016 em Design Gráfico

2016 - Atual

Universidade do Estado de Minas Gerais
Ano de interrupção: 2016

Graduação em Química Licenciatura

2009 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais

Curso técnico/profissionalizante em Química

2007 - 2009

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Curso técnico/profissionalizante em Eletrônica

2005 - 2007

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Formação complementar

2020 - 2020

Revista científica: qualificação para novos editores. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2019 - 2019

Habilidades Digitas para Professores - Cresça com o Google. (Carga horária: 3h). , Google, GOOGLE, Brasil.

2019 - 2019

III Ciclo de Formação de Editores. (Carga horária: 5h). , Portal de Periódicos - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2019 - 2019

Marketing Digital - Cresça com o Google. (Carga horária: 3h). , Google, GOOGLE, Brasil.

2018 - 2018

II Ciclo de Formação de Editores. (Carga horária: 5h). , Portal de Periódicos - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2017 - 2017

Química Ambiental - Cinética Química. PPG Meio Ambiente e Recursos Hídricos. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2017 - 2017

Restauração de Rios - PPG em Saneamento Meio Ambiente e Recursos Hídricos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2016 - 2016

I Ciclo de Formação de Editores. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2016 - 2016

Representação Técnica I. (Carga horária: 64h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.

2016 - 2016

Metodologia Científica. (Carga horária: 32h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.

2016 - 2016

História e Análise Crítica da Arte e do Design I. (Carga horária: 32h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.

2016 - 2016

Expressão Gráfica I. (Carga horária: 64h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.

2016 - 2016

Fatores Filosóficos, sociais e culturais. (Carga horária: 32h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.

2016 - 2016

Psicologia, Percepção e Forma I. (Carga horária: 32h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.

2016 - 2016

Processos de Criação. (Carga horária: 64h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.

2015 - 2015

Jogo como recurso didático: prop. arte/tecnologia. (Carga horária: 33h). , Plug Minas, Plug Minas, Brasil.

2015 - 2015

Impressão 3D. (Carga horária: 12h). , Plug Minas, Plug Minas, Brasil.

2015 - 2015

Pensamento Visual: Quer que desenhe?. (Carga horária: 8h). , CoolHow, COOLHOW, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Qualificação - Designer Gráfico. (Carga horária: 42h). , Mídia BH, MBH, Brasil.

2014 - 2014

Seminário de Investigação em Tecnologia Educativa. (Carga horária: 210h). , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.

2014 - 2014

Metodologia de Investigação em Educação. (Carga horária: 240h). , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.

2014 - 2014

Conteúdos Educativos e Novas Literaciass. (Carga horária: 210h). , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.

2014 - 2014

Tecnologia e Comunicação Educacional. (Carga horária: 140h). , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.

2013 - 2013

Produção de objetos de aprendizagem usando Xerte. (Carga horária: 3h). , Centro de Apoio de Educação à Distância PROGRAD UFMG, CAED UFMG, Brasil.

2013 - 2013

Prezi na Educação. (Carga horária: 3h). , Núcleo Pr@xis, PR@XIS, Brasil.

2013 - 2013

Blog na Educação. (Carga horária: 3h). , Núcleo Pr@xis, PR@XIS, Brasil.

2013 - 2013

Objetos de Aprendizagem: repositórios.... , Núcleo Pr@xis, PR@XIS, Brasil.

2010 - 2010

Avanços Recentes em Espectrometria de Massas. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Química MG, SBQ-MG, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Emissão Óptica por Plasma. (Carga horária: 24h). , Anacom Científica, ANACOMCIENTÍFICA, Brasil.

2009 - 2009

Cálculo de Incerteza de Medição. (Carga horária: 24h). , Rede Metrológica de Minas Gerais, RMMG, Brasil.

2009 - 2009

Segurança em Laboratório. (Carga horária: 8h). , Rede Metrológica de Minas Gerais, RMMG, Brasil.

2008 - 2008

Tópicos em Química Forense. (Carga horária: 9h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

2008 - 2008

Microbiologia de Cosméticos. (Carga horária: 9h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

2008 - 2008

Fitoquímica em Projetos Multidisciplinares. (Carga horária: 6h). , Departamento de Química UFMG, DQ UFMG, Brasil.

2008 - 2008

Armas inteligentes no controle de insetos. (Carga horária: 6h). , Departamento de Química UFMG, DQ UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Divulgação Científica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: STEAM.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Química.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Química Analítica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Biologia.

Organização de eventos

MARTINS, I ; TONINI, A. M. . 52º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2024 e VII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia. 2024. (Congresso).

MARTINS, I. C. . I Mostra de Ciências da UFMG. 2011. (Exposição).

Participação em eventos

52º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2024. 2024. (Congresso).

Disciplina Seminários do Programa de Pós Graduação "Multicêntrico em Química de Minas Gerais e e "em Tecnologia de Produtos e Processos" do CEFET-MG.Fluxo Editorial em Revistas Científicas. 2024. (Seminário).

VII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia. 2024. (Simpósio).

1º Congresso Brasileiro de Divulgação Científica. 2021. (Congresso).

Afrofuturo. 2021. (Seminário).

Aprendizado em Ciências: Mãos à Obra. 2021. (Seminário).

Ceticismo, negacionismo e divulgação científica. 2021. (Outra).

Fórum de Cultura Científica - Trabalho, direitos e desafios das pessoas com deficiência?. 2021. (Outra).

ORCID e as revistas científicas. 2021. (Outra).

Cresça com o Google. 2019. (Outra).

Feira do Empreendedor - Sebrae Minas. 2019. (Outra).

III Ciclo de Formação de Editores da UFMG - Como ampliar a visibilidade das revistas científicas. 2019. (Outra).

III Ciclo de Formação de Editores da UFMG - Portal de Periódicos da UFMG. 2019. (Outra).

III Ciclo de Formação de Editores do Portal de Periódicos da UFMG - Ciência Aberta: o que os periódicos tem a ver com isso?. 2019. (Outra).

III Ciclo de Formação de Editores do Portal de Periódicos da UFMG - Critérios para indexação em bases de dados. 2019. (Outra).

II Ciclo de Formação de Editores do portal de Periódicos UFMG - Qualis-CAPES. 2018. (Outra).

II Ciclo de Formação de Editores do portal de Periódicos UFMG - Tendências para as publicações científicas eletrônicas e aumento de visibilidade dos periódicos.. 2018. (Outra).

II Ciclo de Formação de editores do Portal Periódicos UFMG - Uso e configuração do OJS 3.Workshop: uso e configuração do OJS 3. 2018. (Oficina).

BioStartup Lab Talks.Workshop de Naming. 2016. (Outra).

I Ciclo de Formação de Editores do Portal de Periódicos da UFMG - Fator de impacto: desafios contemporâneos. 2016. (Outra).

I Ciclo de Formação de Editores do Portal de Periódicos da UFMG - Processo editorial de periódicos: revisão e normalização. 2016. (Outra).

I Ciclo de Formação de Editores do Portal de Periódicos UFMG - Sistema Eletrônico de Editoração de Periódicos (SEER). 2016. (Outra).

I Ciclo de Formação de editores do Portal Periódicos UFMG - Bases de citações e bibliometria: aumentando a visibilidade dos periódicos. 2016. (Outra).

I Ciclo de Formação de editores do Portal Periódicos UFMG - Critérios de entrada e permanência no SciELO. 2016. (Outra).

I Ciclo de Formação de Editores do Portal Periódicos UFMG - Critérios de Seleção para os periódicos indexados na Web of Science. 2016. (Outra).

I Ciclo de Formação de editores do Portal Periódicos UFMG - Critérios para indexação em bases de dados. 2016. (Outra).

Workshop de ilustração dinamizada - André Neves (Autor/ilustrador)). 2014. (Outra).

XV Diálogos sobre Educação. 2014. (Outra).

65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE CARÁTER INVESTIGATIVO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. 2013. (Congresso).

XXI JORNADAS DE JOVENS PESQUISADORES AUGM ?Ciencia para el desarrollo de los puebloslos. SANEAMENTO BÁSICO E RIOS URBANOS: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O PROJETO ÁGUA EM FOCO QUALIDADE DE VIDA E CIDADANIA. 2013. (Congresso).

XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA. 2012. (Congresso).

XXVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. Análise das concepções de alunos de ensino médio sobre motivações para o aprendizado de Química. 2012. (Congresso).

XXIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. 2010. (Encontro).

Cromatografia de Íons Inteligente - Uma Nova Visão Analítica. 2009. (Seminário).

Seminário Internacional de Espectrometria Atômica - Varian, Edição 2009. 2009. (Seminário).

III Simpósio Mineiro de Química. 2008. (Simpósio).

I Jornada de Inverno de Química. 2008. (Outra).

Mostra SESI Empreendedor.Apresentação do Plano de Negócios para a Implantação da Empresa Multilacre. 2005. (Outra).

Produções bibliográficas

  • PEDERZOLI, WAGNER JOSÉ ; SILVA, PENHA SOUZA ; MARTINS, IZABELLA COSTA . Ampliando a visão sobre a Educação Ambiental: uma lacuna nos cursos de Engenharia Química. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE) , v. 16, p. 236-248, 2021.

  • SILVA, P. S. ; MARTINS, I. C. ; SANTOS, M. A. R. ; OLIVEIRA, L. A. ; RODRIGUES, V. A. B. ; ROCHA, D. A. ; DUARTE, F. C. T. ; SILVA, A. S. F. ; BOTELHO, M. L. S. T. ; DIAS, D. A. . Você já viu um polímero hoje?. 1. ed. Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2013. v. 1. 64p .

  • RODRIGUES, V. A. B. ; MARTINS, I. C. ; SANTOS, M. A. R. ; OLIVEIRA, L. A. ; SILVA, N. S. . Feiras e mostras de ciências e sua importância para a integração no ensino. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. XVII ENEQ - ANAIS, 2014.

  • RODRIGUES, V. A. B. ; SILVA, N. S. ; MARTINS, I. C. ; OLIVEIRA, L. A. ; PINHEIRO, L. C. P. . A contribuição do PIBID para a formação docente em educação CTS: um estudo de caso do PIBID de química da FAE UFMG. In: IV Seminario Iberoamericano CTS, 2014, Bogotá. IV Seminario Iberoamericano CTS, 2014.

  • PEDERZOLI, W. J. ; SILVA, P. S. ; MARTINS, I. C. . A Ambientalização do Ensino nas Universidades: O Perfil dos Egressos da Engenharia Química e da Abordagem Ambiental nos Cursos de Engenharia Química de Minas Gerais. In: AFIRSE Portugal, 2018, Lisboa. ATAS DO XXV COLÓQUIO DA AFIRSE PORTUGAL. Lisboa: AFIRSE Portugal Instituto de Educação da Universidade do Lisboa, 2018.

  • LIMA, C ; PEDERZOLI, W ; SILVA, P ; MARTINS, I ; NASCIMENTO, G . PROFICIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÕES DE ALUNOS E COORDENADORES DE CURSOS DE ENGENHARIA QUÍMICA DE MINAS GERAIS. In: XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2018, São Paulo. Blucher Chemical Engineering Proceedings, 2018. p. 4859.

  • Nogueira, K. D. ; VIEIRA, L. C. ; BRAGA, M. C. M. ; MARTINS, I. C. ; BAPTISTA, M. B. ; PADUA, V. L. . Diagnóstico de Trecho do Ribeirão Sabará para Elaboração de Proposta de Intervenção no Curso de Água. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos ? SBRH 2017, 2017, Florianópolis. Anais Associação Brasileira de Recursos Hídricos - Anais ABRH, 2017. p. 1-8.

  • SILVA, P. S. ; BOTELHO, M. L. S. T. ; SILVA, A. S. F. ; MARTINS, I. C. ; DUARTE, F. C. T. ; OLIVEIRA, L. A. ; SANTOS, M. A. R. ; PINHEIRO, L. C. P. . Você já viu um polímero hoje?. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. XVII ENEQ - ANAIS, 2014.

  • MARTINS, I. C. ; SANTOS, M. A. R. ; OLIVEIRA, L. A. ; SILVA, P. S. ; SILVA, N. S. . A elaboração de uma atividade de caráter investigativo e sua contribuição para a formação docente. In: 65 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2013, Recife. Anais/Resumos da SBPC em livro eletrônico, 2013.

  • SANTOS, M. A. R. ; MARTINS, I. C. ; OLIVEIRA, L. A. ; SILVA, P. S. ; SILVA, N. S. . Projeto alimento e qualidade de vida: o engajamento dos estudantes do ensino médio. In: 65 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2013, Recife. Anais/Resumos da SBPC em livro eletrônico, 2013.

  • OLIVEIRA, L. A. ; SILVA, N. S. ; MARTINS, I. C. ; SANTOS, M. A. R. ; SILVA, P. S. . Refletindo sobre uma atividade de ensino na perspectiva CTS. In: 65 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2013, Recife. Anais/Resumos da SBPC em livro eletrônico, 2013.

  • MARTINS, I. C. ; OLIVEIRA, L. A. ; SANTOS, M. A. R. ; RODRIGUES, V. A. B. . Saneamento Básico e Rios Urbanos: Uma nova abordagem para o projeto Água em Foco Qualidade de Vida e Cidadania. In: XXI Jornada Jóvenes Investigadores AUGM, 2013, Corrientes. Anais XXI Jornadas Jóvenes Investigadores AUGM 2013, 2013. p. http://jornadas.

  • MARTINS, I. C. ; OLIVEIRA, L. A. ; SANTOS, M. A. R. ; SILVA, P. S. . Análise das concepções de alunos de ensino médio sobre motivações para o aprendizado de Química. In: XXVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Ouro Preto. Anais XXVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2012.

  • SANTOS, M. A. R. ; MARTINS, I. C. ; OLIVEIRA, L. A. ; SILVA, P. S. . Motivação nas aulas de química: a visão dos alunos. In: XXVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Ouro Preto. Anais XXVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2012.

  • MARTINS, I. C. ; SILVA, P. S. ; SANTOS, M. A. R. ; OLIVEIRA, L. A. ; DIAS, D. A. ; GABAGLIA, C. A. L. ; SOUZA, E. L. . Comemorando o Ano Internacional da Química: um projeto dos alunos do Ensino Médio.. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2011, Salvador. XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 2011.

  • OLIVEIRA, L. A. ; MARTINS, I. C. ; SANTOS, M. A. R. ; GABAGLIA, C. A. L. ; DIAS, D. A. ; SOUZA, E. L. ; SILVA, P. S. . Trabalhando o conceito de Densidade em uma feira de Ciências. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2011, Salvador. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2011.

  • MARTINS, I. C. . Espectrometria de Absorção Atômica: Aplicações específicas para determinação e Fósforo e Mercúrio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

MARTINS, I. C. . Análise Química Quantitativa Métodos mais usados no Estágio. 2009.

MARTINS, I. C. . Tecnologias sem Fio de Transmissão de Dados. 2007.

Prêmios

2013

Primeiro Lugar da categoria Licenciaturas com o trabalho Saneamento básico e rios urbanos: nova perspectiva para o projeto água em foco qualidade de vida e cidadania FACULDADE DE EDUCAÇÃO/PIBID, PROEX/UFMG - XIV UFMG Jovem.

2011

Primeiro Lugar da Licenciatura e Pedagogia durante a realização da XII UFMG Jovem com o trabalho ÁGUA EM FOCO: QUALIDADE DE VIDA E CIDADANIA através da FACULDADE DE EDUCAÇÃO/PIBID, PROEX/UFMG.

2005

Destaque Acadêmico do Ensino Médio, Sistema FIEMG- Federação das Indústrias de Minas Gerais,por meio do SESI,Serviço Social da Indústria.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2021

Associação Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Assistente Editorial da RBPEC

2018 - 2018

Escola Estadual Olegário Maciel

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Professora de Química - Cargo vago Leciona: Química para turmas do Ensino Médio. Carga horária semanal em sala de aula: 16H/A

2015 - 2015

Escola Estadual Olegário Maciel

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID-Química, Carga horária: 8

2019 - 2019

Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professsor de Educação Básica, Carga horária: 14

2017 - 2017

Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14

Outras informações:
Professora de Química - Química para turmas do Ensino Médio regular e EJA. Carga horária semanal em sala de aula: 12H/A

2012 - 2013

Instituto de Educação de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID-Química, Carga horária: 8

2014 - 2014

E.E. Governador MIlton Campos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID-Química, Carga horária: 8

2012 - 2012

E.E. Governador MIlton Campos

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Estágio I - 15h

2011 - 2012

E.E. Governador MIlton Campos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID-Química, Carga horária: 8

2018 - 2018

ESCOLA ESTADUAL MAURÍCIO MURGEL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 2

2019 - 2019

Escola Estadual Princesa Izabel

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 16

Outras informações:
Professora de Química - Substituição Leciona: Química para turmas do Ensino Médio e EJA. Carga horária semanal em sala de aula: 16H/A

2014 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à Docência, Carga horária: 12

Outras informações:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência FAE/UFMG, PIBID - FAE/UFMG, Brasil : atuação na escola estadual Olegário Maciel: atuação semanal de 8 horas na escola e 4 horas na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Ministrando aulas de Química além de desenvolver o projeto Solo em Foco. Cujo objetivo é favorecer a investigação de problemas reais e abordar, dentre outros, os temas da agricultura familiar, produção de alimentos, e o tema solos. Cuja importância também foram discutidas por meio da promoção dos anos internacionais da agricultura familiar (2014) e ano internacional dos solos (2015). Outras informações sobre o PIBID disponíveis em:

2011 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à Docência, Carga horária: 12

Outras informações:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência FAE/UFMG, PIBID - FAE/UFMG, Brasil : atuação semanal de 8 horas nas escolas estaduais Governador Milton Campos e Instituto de Educação de Minas Gerais e 4 horas na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Ministrando aulas de Química além de desenvolver o projeto Água em Foco: Qualidade de Vida e Cidadania. Cujo objetivo é favorecer a investigação de um problema real, relacionado à qualidade da água da Lagoa da Pampulha, principal Lagoa da cidade de Belo Horizonte, a partir dos conhecimentos construídos em sala de aula. Outras informações sobre o PIBID disponíveis em:

2009 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista LAQ-DEMET UFMG, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades desenvolvidas no Laboratório de Análises Químicas do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais: Execução de experimentos visando o desenvolvimento e aplicação de métodos para a determinação de macro e micro constituintes inorgânicos em amostras de água e sedimento provenientes de bacias hidrográficas de Minas Gerais (Rio São Francisco), com o objetivo de avaliar o impacto ambiental nessas regiões. Através do uso das técnicas, como, de espectrofotometria de absorção atômica (AA), Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente (ICP-AES) e espectrometria de massas com fonte de plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) para as análises. Análise direta de sulfato por HPLC em amostras líquidas, sulfato em amostras sólidas pelo método indireto através da análise de enxofre total em analisador de carbono e enxofre LECO para predição de drenagem ácida gerada por rejeito de minério. Análises de composição de diversas matrizes por métodos colorimétricos, volumétricos e gravimétricos. Acompanhamento de instalação de equipamentos (como ICP-AES, TOC, RAIO X, e Fluorescência atômica) bem como desenvolvimento de testes para sua otimização além de suporte analítico para operação dos mesmos. Registro de métodos analíticos, solicitação de compras, serviços de agendamento de manutenções preventivas e corretivas para equipamentos de análise química.

2009 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista FAPEMIG, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico BATIII, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades de analista químico e supervisão de laboratório através do projeto "Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade INCT - Acqua" desenvolvido no Laboratório de Análises Químicas do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG. Cujo objetivo foi avaliar o impacto ambiental em algumas regiões do estado decorrentes de atividades de mineração. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se a abertura de amostras (sedimentos de rios,minérios,solos), análises químicas por via-úmida,e a realização de análises instrumentais: determinação de carbono e enxofre, e determinação de metais por diferentes técnicas (ICP-AES, ICP-MS e AAS) A avaliação de impacto ambiental de bacias hidrográficas de MG (Rio são Francisco) foi realizada através da determinação de constituintes inorgânicos em água e sedimento por espectrofotometria de absorção atômica e espectrometria de massas com fonte de plasma. Orientadora: Virginia Sampaio Teixeira Ciminelli. Bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG.

2008 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista LAQ DEQ UFMG, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades desenvolvidas no laboratório de Análises Químicas do Departamento de Engenharia Química: análises em água / efluente como pH, dureza total e metais pesados por absorção atômica. Análise em minérios variados, fumos, poeiras metálicas, matéria prima e resíduos por absorção atômica ou volumetria. Sílica gravimétrica. Preparo de padrões para curva de calibração para absorção atômica assim como manuseio do equipamento, experiência em método de adições, diluição, pipetagem. Preparo de amostras e auxílio para análise de compostos orgânicos por cromatografia gasosa. Orientadores: Alexandre Batista de Almeida Emílio Osório Neto

2008 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária técnica de química, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades realizadas no Laboratório de Análise da Qualidade do Leite da Escola de Veterinária da UFMG (LabUFMG) análise de componentes do leite; contagem de células somáticas (CCS), contagem bacteriana total (CBT), resíduos de antimicrobianos e crioscopia, entre outros parâmetros.O LabUFMG compõe a Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Atividades

  • 04/2009 - 08/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Engenharia, Escola de Engenharia.Atividade realizada, Análise de Carbono e Enxofre por analisador LECO.

2007 - 2007

Empresas TUMA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades de dimensionamento, especificações de sistemas de automação e supervisão predial, colaboração e execução de técnicas para instalações elétricas, cooperação no acompanhamento de projetos elétricos e de automação, realização de orçamentos e participação na definição de prioridades sequenciais de trabalho.

2006 - 2006

Jabil do Brasil Indústria Eletroeletrônica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades de geração de documentos de processo, instrução de operadores, emissão de relatório, e participação na gestão de produtos.

2020 - 2021

Escola Estadual Professor Guilherme Hallais França

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 16

2020 - 2021

Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 4

2022 - 2023

Escola Estadual Professor Alisson Pereira Guimaraes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 23

2021 - 2021

Escola Estadual Professor Alisson Pereira Guimaraes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 16