Antônio Máximo Von Sohsten Gomes Ferraz

Professor Adjunto do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Letras na mesma Universidade. Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de Teoria Literária, com a tese "Fernando Pessoa em obra: a teatralização da metafísica". Mestre em Teoria Literária pela Universidade de Brasília, com a dissertação "O sagrado no 'Retábulo de Santa Joana Carolina', de Osman Lins". Bacharel em Direito pela UnB e advogado. É um dos coordenadores da Rede Poética - Grupo Interinstitucional de Pesquisas em Arte e Filosofia, grupo que reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Coordena o Núcleo Interdisciplinar Kairós - Estudos de Poética e Filosofia (NIK/UFPA), grupo de pesquisa que atualmente desenvolve o projeto "O educar poético e a existência como obra de arte em Ser e Tempo, de Martin Heidegger", o qual constitui um desdobramento e uma continuidade, em nova frente de pesquisa, dos projetos "Teoria da Literatura: a poética das obras e a crítica", "A obra de arte e o pensamento poético-originário" e "O trágico na modernidade literária brasileira". O blog do NIK, em que se podem encontrar informações sobre as pesquisas desenvolvidas e documentos para dowload, é [http://nik-ufpa.blogspot.com.br]. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Filosofia, dedicando-se à reflexão sobre as referências entre arte e pensamento.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Fernando Pessoa em obra: a teatralização da metafísica
Orientador: Manuel Antônio de Castro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Literatura portuguesa; Fernando Pessoa; Teatro; Filosofia do trágico.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Crítica da tradição onto-teo-lógica ocidental. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Teoria Literária

2000 - 2003

Universidade de Brasília, UnB
Título: O sagrado no Retábulo de Santa Joana Carolina, de Osman Lins,Ano de Obtenção: 2003
Henryk Siewierski.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Literatura brasileira contemporânea; Pós-modernidade; Sagrado.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Hermenêutica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Crítica da tradição onto-teo-lógica ocidental / Especialidade: Crítica da tradição ontoteológica ocidental. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Direito

1988 - 1992

Universidade de Brasília, UnB

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Minicurso do Programa de Pós-Graduação em Letras. (Carga horária: 8h). , Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, PPGL, Brasil.

2006 - 2006

O poema de Parmênides. (Carga horária: 20h). , Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Letras Clássicas, UFRJ, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Ciclo de Palestras Sobre Literatura. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

1996 - 1996

XXVI Semana de Filosofia. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Ironias da Modernidade. (Carga horária: 6h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Arte e Pensamento. , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Grego

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Teoria Literária.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Hermenêutica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas/Especialidade: Literatura Grega Antiga.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura Brasileira Contemporânea.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Ferraz, Antônio Máximo ; FAGUNDES, I. T. S. ; Calfa, Maria Ignez de Souza ; GUIDA, A. M. . III Simpósio Interinstitucional da Rede Poética e I Encontro de Corpo, Educação e Poéticas Interdisciplinares. 2019. (Congresso).

FERRAZ, A.M.V.S.G. ; DOLZANE, H. F. ; CARVALHO, T. S. ; SOUZA, J. N. . II Simpósio Arte e Pensamento: a globalização e os desafios do humano. 2017. (Congresso).

FERRAZ, A.M.V.S.G. . V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 2016. (Congresso).

FERRAZ, Antonio Maximo ; CASTRO, Manuel Antônio de ; FAGUNDES, I. ; Calfa, Maria Ignez de Souza ; DOLZANE, H. F. . II Simpósio da Rede Poética. 2014. (Congresso).

FERRAZ, Antonio Maximo ; CASTRO, Manuel Antônio de ; AMARAL, A. S. . Simpósio A educação pelo diálogo com as questões da arte (organizado no IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia). 2013. (Outro).

FERRAZ, Antonio Maximo ; CASTRO, Manuel Antônio de ; GUIDA, A. M. ; FAGUNDES, I. . I Simpósio da Rede Poética. 2013. (Congresso).

FERRAZ, Antonio Maximo ; CASTRO, Manuel Antônio de ; DOLZANE, H. F. . I Encontro de Pensamento Poético. 2012. (Outro).

FERRAZ, Antonio Maximo ; DOLZANE, H. F. . I Simpósio Arte e Pensamento: a poética de Osman Lins. 2011. (Congresso).

FERRAZ, Antonio Maximo ; DOLZANE, H. F. . I Seminário de Pesquisas em Andamento do Núcleo Interdisciplinar Kairós. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Simpósio Interinstitucional da Rede Poética e I Encontro de Corpo, Educação e Poéticas Interdisciplinares.Poéticas Interdisciplinares do Corpo. 2019. (Simpósio).

VII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA.Arte e filosofia: o pensamento poético de Martin Heidegger e Alberto Caeiro. 2017. (Encontro).

XXII Colóquio Heidegger.Ereignis, o acontecer poético-apropriante em Martin Heidegger e Alberto Caeiro. 2017. (Outra).

V Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / III Colóquio de Linguística de Castanhal.A poesia de Max Martins: habitar a linguagem. 2016. (Simpósio).

XIII Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação da UEPA.Olhar artístico-filosófico em O Cacaulista e O coronel Sangrado, de Inglês de Sousa. 2016. (Seminário).

Encontro Nacional de Estética Literatura e Filosofia.Friedrich Hölderlin e Martin Heidegger: a questão do ser. 2015. (Encontro).

II ENELF - Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia - Tema: Romantismo: Desdobramentos Contemporâneos. Friedrich Hölderlin e Martin Heidegger: a questão do Ser. 2015. (Congresso).

XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada.Literatura e Cinema. 2015. (Outra).

ABRALIC - Fluxos e Correntes Literárias. Filosofia e Literatura - interfaces contemporâneas. 2014. (Congresso).

II Simpósio da Rede Poética. Mensagem de Fernando Pessoa e a circularidade da existência. 2014. (Congresso).

II Simpósio da Rede Poética.Mensagem, de Fernando Pessoa, e a circularidade da existência. 2014. (Simpósio).

II Simpósio da Rede Poética.Desafios em tempos de globalização: Perspectivas e possibilidades de rede poética (Mesa-redonda). 2014. (Outra).

I Semaine de l'Amérique Latine et des Caraïbes. Langage et Interculturalité. 2014. (Congresso).

IV Colóquio Osman Lins.A questão do sagrado no Retábulo de Santa Joana Carolina, de Osman Lins. 2014. (Simpósio).

IV Colóquio Osman Lins. 2014. (Simpósio).

Seminário Quartas do PPGL da UFPA.Linguagem e Interculturalidade. 2014. (Seminário).

XIX Colóquio Heidegger. 2014. (Congresso).

I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia.A obra de arte e o pensamento poético-originário. 2013. (Encontro).

II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ (II CIFALE. Ficção, realidade e ideologia em 'A hora da estrela', de Clarice Lispector e Suzana Amaral. 2013. (Congresso).

I Simpósio da Rede Poética.O corpo em Alberto Caeiro. 2013. (Simpósio).

IV CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Simpósio temático: A educação pelo diálogo com as questões da arte. 2013. (Congresso).

IV - CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Alberto Caeiro, o mestre da aprendizagem de desaprender. 2013. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. A educação pelo diálogo com as questões da arte. 2013. (Congresso).

IX Seminário de Pesquisas em Andamento da Pós-Graduação em Letras da UFPA.A obra de arte e o pensamento poético-originário. 2012. (Seminário).

XVI Feira Panamazônica do Livro.Fernando Pessoa e a teatralização da questão do ser. 2012. (Outra).

XXIII Fórum Acadêmico de Letras - Instituto de Letras da UFPA.Experiências docentes de pesquisa na graduação. 2012. (Simpósio).

Conferência para o Ensino a Distância.O trágico como questão. 2011. (Outra).

III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia. A linguagem e as artes: identidade e diferença. 2011. (Congresso).

I Semana Acadêmica de Letras da UEPA.Alberto Caeiro: o diálogo como abertura para o próprio. 2011. (Simpósio).

I Seminário de Práticas Interdisciplinares: Linguagem, Literatura e Cultura.Percursos pelas questões: literatura, cultura e sociedade. 2011. (Seminário).

Mitológicas (mesa-redonda: olhares sobre Antígona). 2011. (Seminário).

Projeto Diálogos Filosóficos.O trágico como experiência da liminaridade. 2011. (Outra).

VIII Seminário de Pesquisas em Andamento.O trágico na modernidade literária brasileira. 2011. (Seminário).

I Colóquio de Literatura e Recepção Crítica.Circulação e Recepção do Romance no século XX. 2010. (Outra).

II Fórum de Estudos da Linguagem do Curso de Especialização em Língua Portuguesa.A linguagem em questão. 2010. (Encontro).

III Seminário Roseano: Guimarães Rosa, da letra ao byte.A poética dos espelhos em Machado de Assis e Guimarães Rosa. 2010. (Seminário).

II Literarte; as relações da literatura com as outras artes.As relações entre a literatura e as outras artes. 2010. (Simpósio).

IV Encontro do Curso de Letras em Breves - As multifaces da Linguagem no Contexto Amazônico: Leitura, Arte e Ensino-Aprendizagem.O real, o homem e a interdisciplinaridade. 2010. (Encontro).

XXIII Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste. Fernando Pessoa: Mensagem e o trágico. 2010. (Congresso).

XXVII Seminário Brasileiro de Crítica Literária e XXVI Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul. 2010. (Seminário).

I Encontro Nacional do Insólito como Questão na Narrativa Ficcional.Mensagem, de Fernando Pessoa: o mito como insílita verdade da História. 2009. (Simpósio).

I Encontro de Interdisciplinaridade Poética.O pensamento poético em Alberto Caeiro. 2007. (Encontro).

Seminário Ousía de Estudos Clássicos: A Poética de Aristóteles.O trágico em Aristóteles e Fernando Pessoa. 2007. (Seminário).

III Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.Poesia e Pensamento: Alberto Caeiro, médico da humanidade. 2006. (Simpósio).

I Simpósio de Literatura Contemporânea.O sagrado e o profano no 'Retábulo de Santa Joana Carolina', de Osman Lins. 2006. (Simpósio).

I Simpósio Internacional Ousía de Estudos Clássicos. 2006. (Simpósio).

Colóquio Entre-Lugares: Arte e Pensamento.Vigência do trágico: a saga edipiana. 2005. (Simpósio).

II Simpósio de Pós-graduação em Ciência da Literatura.As máscaras pessoanas: um convite à liberdade como caminho da interpretação (comunicação). 2005. (Simpósio).

Seminário Poesia e Pensamento II.A desconstrução do sujeito na obra pessoana (comunicação). 2005. (Seminário).

I Simpósio de Estudos Helênicos do Instituto de Letras da UERJ.Atualidade do Trágico: a saga edipiana. 2004. (Simpósio).

Simpósio de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ.O teatro trágico da despersonalização pessoana. 2004. (Simpósio).

XVIII Seminário de Estudos Clássicos do Instituto de Letras da UFF.Édipo: a vigência do trágico na contemporaneidade. 2004. (Seminário).

Literatura, leitura e contexto.Palestrante do curso Literatura, leitura e contexto, voltado para a formação de pessoal do magistério. 1997. (Outra).

XXVI Semana de Filosofia / UnB. 1996. (Outra).

Ironias da Modernidade. 1995. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Messias Lisboa Gonçalves

Ferraz, Antônio Máximo; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; Simões, Maria do Perpétuo Socorro Galvão. Tempo e Memória em O cacaulista e O coronel Sangrado, de Inglês de Sousa. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rúbia De Nazaré Duarte Santiago

Ferraz, Antônio Máximo; GUIDA, A. M.; GUMARÃES, Mayara Ribeiro. O Aberto na obra de Paulo Plínio Abreu. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Adriely Cristina Duarte da Silva

Ferraz, Antônio Máximo; PANTOJA, Tânia Maria Sarmento; PENA, Selma Costa. O heroísmo trágico de Aquiles e Augusto Matraga: um estudo do herói grego e do herói cristão, em Homero e Guimarães Rosa. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Priscila Souza de Lira

FERRAZ, Antonio Maximo; AUGUSTI, V.; CAMARGO, K. A. F.. Consagração e infâmia: a recepção crítica da dramaturgia de Gonçalves Dias. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Isabel Cristiane de Mendonça Silva

PANTOJA, Tânia Maria Sarmento; FERNANDES, Liduína;FERRAZ, Antonio Maximo. Faces do trágico na personagem Miguel dos Santos Prazeres da Tetralogia Monteiriana. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Julie Christie Damasceno Leal

FERRAZ, Antonio Maximo; Fernandes, José Guilherme dos Santos; Aleixo, Marcos Frederico Krüger. O negro em Bruno de Menezes sob a perspectiva filosófico-literária de Friedrich Nietzsche: civilização, religião e corpo. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marcellus da Silva Vital

FERRAZ, Antonio Maximo; Sílvio Augusto de Oliveira Holanda; Valeria Augusti. Violência e discurso cristão em "A hora e a vez de Augusto Matraga". 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Johann Raphael Gomes Guimarães

FERRAZ, Antonio Maximo; Lilla Silvestre Chaves; Sílvio Augusto de Oliveira Holanda. Imagem e conceito em "O espelho", de Guimarães Rosa. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: RONALDO EDUARDO FERRITO MENDES

FERRAZ, Antonio MaximoCASTRO, M. A.; FAGUNDES, I.; Jardim e Castro, Antonio José; MARTINS, Marcelo Diniz. A Essência do Agir e o Círculo da Existência: Instâncias da Performance. 2016. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Janaína Laport Bêta

FERRAZ, Antonio MaximoCASTRO, M. A.; FAGUNDES, I.; Antonio Jardim; M. Teresa Cristina. Prospecções: Artes Visuais, História e Crítica no Vigorar do Poético. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Maria Bernardes de Andrade

FERRAZ, Antonio MaximoCASTRO, Manuel Antônio de; Vieira, Martha Alkimin de Araújo; FAGUNDES, I. T. S.; GUIDA, A. M.. O quem da astúcia em Tutaméia. 2013. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Diego de Figueiredo Braga Pereira

FERRAZ, Antonio MaximoCASTRO, Manuel Antônio de; TROCOLI, F.; NUNES, C. F. P.; GARCIA, F.. A poética da narrativa: um estudo da obra de Ismail Kadaré. 2013. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Ignez de Souza Calfa

FERRAZ, Antonio Maximo; Antonio Jardim;CASTRO, Manuel Antônio de; Vieira, Martha Alkimin de Araújo; Almeida, Marcus Vinícius Machado de. A corporificação na dança. 2010. Tese (Doutorado em Faculdade de Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Stélio Rafael Azevedo de Jesus

Ferraz, Antônio Máximo; Castilo, L. H. M.; Souza, Vitor Chaves de. Tempo e narrativa em Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rúbia de Nazará Duarte Santiago

Ferraz, Antônio Máximo; LEAL, I. G. G.; Castilo, L. H. M.. O Aberto na obra de Paulo Plínio Abreu. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marcos Roberto Pinho Palheta

Ferraz, Antônio Máximo; Castilo, L. H. M.; QUEIROZ, Juliana. O aprender poético na obra Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Adriely Cristina Duarte da Silva

Ferraz, Antônio Máximo; PENA, Selma Costa; QUEIROZ, Juliana Maia. O heroísmo trágico de Aquiles e Augusto Matraga: um estudo do herói grego e do herói cristão, em Homero e Guimarães Rosa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Messias Lisboa Gonçalves

Ferraz, Antônio Máximo; Castilo, L. H. M.; Simões, Maria do Perpétuo Socorro Galvão. Tempo e Memória em O cacaulista e O coronel Sangrado, de Inglês de Sousa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Natália Lima Ribeiro

FERRAZ, A.M.V.S.G.; CHAVES, L. S.; MAUES, F.. O interlúdio de Eros e Thánatos na poesia de Max Martins. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Taís Salbé Carvalho

Ferraz, Antônio MáximoCASTRO, Manuel Antônio de; LEAL, I. G. G.. Travessia poética: o exercício da crítica como escuta em Grande sertão: veredas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Raysa Luana da Silva

FERRAZ, Antonio Maximo; GUIDA, A. M.; GUERRA, V. M. L.. A linguagem como morada: entre ditos e interditos da memória. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Breno Pauxis Muinhos

PANTOJA, Tânia Maria Sarmento;FERRAZ, Antonio Maximo; Castilo, L. H. M.. Anjos e cronistas: Carlos Drummond de Andrade e Nelson Rodrigues entre a Ditadura e o Futebol. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Andrea Jamilly Rodrigues Leitão

FERRAZ, Antonio Maximo; CHAVES, L. S.; LEAL, I. G. G.. A figuração poética do corpo na obra Linha-d'Água, de Olga Savary. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Leonardo Castro da Silva

Sílvio Augusto de Oliveira Holanda; Simões, Maria do Perpétuo Socorro Galvão; SOUZA JUNIOR, N. J.;FERRAZ, Antonio Maximo. Guimarães Rosa e Martin Heidegger: duas visões sobre o nazismo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Isabel Cristiane de Mendonça Silva

FERRAZ, A.M.V.S.G.; PANTOJA, Tânia Maria Sarmento; Sílvio Augusto de Oliveira Holanda. Faces do trágico na personagem Miguel dos Santos Prazeres da Tetralogia Monteiriana. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Julie Christie Damasceno Leal

FERRAZ, A.M.V.S.G.; Fernandes, José Guilherme dos Santos; Sílvio Augusto de Oliveira Holanda. O negro na literatura sob a perspectiva filosófico-literária de Friedrich Nietzsche e Bruno de Menezes: civilização, religião e corpo. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marcelo Pereira Brasil

Castilo, L. H. M.;FERRAZ, Antonio Maximo; LEAL, I. G. G.. Silenciosas narrativas em imagem-tempo: João Gilberto Noll, esvaziamento discursivo e cinema moderno. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Anne Marjory de Castro dos Santos

Castilo, L. H. M.;FERRAZ, Antonio Maximo. O niilismo na poesia de Paulo Plínio Becker de Abreu. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Lúcia Maia

Fernandes, José Guilherme dos Santos;FERRAZ, Antonio Maximo. Memória e narração em Órfãos do Eldorado. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Josefina dos Santos Ferreira

Marli Tereza Furtado; Sílvio Augusto de Oliveira Holanda;FERRAZ, Antonio Maximo. Leitura e escrita no ensino médio: um desafio constante na construção de significados. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Joseana Nunes de Souza

Ferraz, Antônio Máximo; QUEIROZ, Juliana Maia; BURLAMAQUI, Cristiane Dominiqui Vilma. O destino como questão em poemas de Ricardo Reis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Maria Ferreira Torres

Ferraz, Antônio Máximo; Nascimento, Maria de Fátima do; Marli Tereza Furtado. Ficção e cisão da realidade em Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elzio Quaresma Ferreira Filho

Ferraz, Antônio Máximo. A aprendizagem da finitude no livro Opus 10, de Manuel Bandeira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Darzita dos Santos Ferreira

Ferraz, Antônio MáximoDOLZANE, H. F.. Estímulo à leitura por meio do gênero textual fábula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marineia dos Santos Ferreira

Ferraz, Antônio MáximoDOLZANE, H. F.. Estímulo à leitura por meio do gênero textual fábula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: ISAAC LOBATO DA SILVA

Ferraz, Antônio MáximoDOLZANE, H. F.. A lenda do boto em Igarapé-Miri. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: MARINALDO SANTOS DE CASTRO

Ferraz, Antônio MáximoDOLZANE, H. F.. A fábula como incentivo à leitura no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elizangela do Socorro Oliveira Costa

Ferraz, Antônio MáximoDOLZANE, H. F.. A literatura de Cordel produzida no município de Igarapé-Miri/PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Consolita dos Santos Carvalho

Ferraz, Antônio MáximoDOLZANE, H. F.. A literatura de Cordel produzida no município de Igarapé-Miri/PAde Igarapé-Miri/PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: WALFREDO JÚNIOR CASTRO DA SILVA

Ferraz, Antônio MáximoDOLZANE, H. F.. A importância da leitura na formação do aluno leitor: incentivo à leitura no Ensino Fundamental (6º ao 9º ANO). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Merissa Ferreira Ribeiro

Ferraz, Antônio Máximo. A questão da verdade em Água Viva, de Clarice Lispector. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jeferson Conceição Araújo

FERRAZ, Antonio Maximo; LEAL, I. G. G.; Faria Júnior, Fernando Maués. O ciclo mitopoético na obra de Fernando Pessoa: recriação e atualização do conhecimento mítico na moderna poesia portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Thiago Alberto dos Santos Batista

FERRAZ, Antonio MaximoDOLZANE, H. F.; DOS SANTOS, Francisco Ewerton Almeida. Paulo Plínio Abreu: a travessia humana como acontecer mitopoético. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Cleber Wilkerson Santana Costa

FERRAZ, Antonio Maximo; AUGUSTI, Valéria; Castilo, L. H. M.. A recepção do futurismo no Brasil no século XX: um estudo bibliográfico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tatiany Natividade dos Reis

FERRAZ, A.M.V.S.G.; CASTRO, J. G. O.; PRESSLER, Gunter Karl. O futebol como ele é: as crônicas de Nelson Rodrigues sobre as Copas de 1958 e 1962. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elton Roberto Souza das Neves

FERRAZ, A.M.V.S.G.; BARBOSA, L. L.. O simbolismo oculto dos textos poéticos de Fernando Pessoa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: BÁRBARA OLIVEIRA DO NASCIMENTO

Ferraz, Antônio Máximo. Muiraquitan: a procura do talismã e do auto-encontro. 2015.

Aluno: Ana Cecilia de Luna Sodre Leal

FERRAZ, Antonio Maximo; RODRIGUES, P. C.; CUTRIM, E. C.. O canto e a verdade do corpo: reflexões sobre a educação musical. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Música) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Heliane De Nazaré Pereira de Abreu

FERRAZ, Antonio Maximo; GUMARÃES, Mayara Ribeiro; TRUSEN, Sylvia Maria. "Mas a moça de quem falarei mal tem corpo": Corpo e linguagem em "A hora da estrela", de Clarice Lispector. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Amanda Ariana Silva Costa

Ferraz, Antônio Máximo. A superação da tradição metafísica ocidental em "O guardador de rebanhos" de Alberto Caeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Carla Costa Castilho

Ferraz, Antônio Máximo. O educar poético em A paixão segundo GH, de Clarice Lispector: o encontro com o nada na travessia para o próprio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Márcia Danielle Souza dos Anjos

FERRAZ, Antonio Maximo; Simões, Maria do Perpétuo Socorro Galvão; Sílvio Augusto de Oliveira Holanda. O pagador de promessas: a crítica social em Dias Gomes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Luiz Carlos de Andrade Gomes

FERRAZ, Antonio Maximo; Faria Júnior, Fernando Maués; Pereira, Eunice Braga. A dama pé de cabra entre os séculos XIV e XIX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Antônia Lidiane de Souza Diniz Monteiro

FERRAZ, Antonio Maximo; Pessoa, Fátima; Pereira, Eunice Braga. As marcas do discurso religioso na construção discursiva da família no jornal "Voz de Nazaré". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Yanna Priscila de Quadros Torres

FERRAZ, Antonio Maximo; Fernandes, José Guilherme dos Santos; Marli Tereza Furtado. Galera da Alegria: linguagem literária ou ação social?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Altamira Souza Teles

FERRAZ, Antonio Maximo; Fairchild, Thomas Massao; Julião, Maria Risoleta Silva. O uso do questionário como instrumento de pesquisa: uma abordagem à luz da linguagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Juliana Petronilia Cantanhede Dantas

FERRAZ, Antonio Maximo; Marli Tereza Furtado; Sílvio Augusto de Oliveira Holanda. Coisas de religião: calolicismo de expressão popular em O cacaulista, de Inglês de Sousa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elen Christiane de Oliveira Vieira

FERRAZ, Antonio Maximo; Marli Tereza Furtado; Maria do Socorro Galvão Simões. Espaço e memória histórica de Belém em Estradas do Tempo - Foi, de Lindanor Celina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Joaquim Lopes Saraiva

FERRAZ, Antonio Maximo. A cobertura jornalística da Câmara Legislativa do Distrito Federal feita pelo Jornal de Brasília e pelo Correio Braziliense. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.

FERRAZ, Antonio Maximo; Pessoa, Fátima; Bezerra, Wilson Alves. Membro da comissão julgadora do concurso público para docente da carreira de magistério superior de Língua Espanhola, na Faculdade de Ciências da Linguagem do Campus de Abaetetuba. 2012. Universidade Federal do Pará.

FERRAZ, Antonio Maximo; SILVA, A. M. N.; LEAL, J. H. G.. Membro da comissão julgadora do concurso público para docente do magistério superior de Ensino e Literatura Hispanófonas, na Faculdade de Letras do Campus Universitário de Castanhal. 2012. Universidade Federal do Pará.

FERRAZ, Antonio Maximo. Membro da comissão julgadora do concurso público para docente da carreira de magistério superior da disciplina Literatura Espanhola, na Faculdade de Ciências Sociais da UFPA, Campus de Abaetetuba. 2010. Universidade Federal do Pará.

FERRAZ, Antonio Maximo. Membro da comissão julgadora do concurso público para docente da carreira de magistério superior da disciplina Literatura Hispano-americana, na Faculdade de Ciências da Linguagem da UFPA, Campus de Abaetetuba. 2010. Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Lúcia Guimarães de Faria

FARIA, Maria Lucia Guimarães de ou Guimaraens, Maluh. Fernando Pessoa em obra: a teatralizacao da metafisica. 2008. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cláudia Andréa Prata Ferreira

Cláudia Andréa Prata Ferreira; Antonio Maximo Von Söhsten Gomes Ferraz; CASTRO, Manuel Antônio de; Antônio José Jardim e Castro; Maria Lúcia Guimarães de Faria; Idalina Azevedo da Silva. Fernando Pessoa em obra: a teatralização da metafísica.. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Merissa Ferreira Ribeiro

O processo de criação: a questão da autoria em Um sopro de vida, de Clarice Lispector2018; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Diogo Raimundo Rodrigues Santos

Infância poética em A Bolsa Amarela e Pollyana: um jogo de ficção e realidade; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Rogério Alan Tancredo

O narrador contemporâneo em A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Messias Lisboa Gonçalves

A poética do tempo em Cenas da vida do Amazonas, de Inglês de Sousa; Início: 2018; Tese (Doutorado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Taís Salbé Carvalho

Um jogo de espelhos: o educar e o existir em Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa; Início: 2017; Tese (Doutorado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Harley Farias Dolzane

Tornar-se: a aprendizagem poética no romance de Clarice Lispector; Início: 2016; Tese (Doutorado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Brenda dos Santos Pinheiro

A analítica existencial do Dasein nas obra de Fernando Pessoa e de seus heterônimos; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Messias Lisboa Gonçalves

Tempo e memória em O Cacaulista e O Coronel Sangrado, de Inglês de Sousa; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Rúbia De Nazaré Duarte Santiago

O ABERTO NA OBRA DE PAULO PLÍNIO ABREU; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Messias Lisboa Gonçalves

Tempo e Memória em O cacaulista e O coronel Sangrado, de Inglês de Sousa; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Taís Salbé Carvalho

TRAVESSIA POÉTICA: O EXERCÍCIO DA CRÍTICA COMO ESCUTA EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Natália Lima Ribeiro

O interlúdio de Eros e Thánatos na poesia de Max Martins; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Mauro Lopes Leal

No subsolo do niilismo: literatura e filosofia em "Memórias Póstumas de Brás Cubas"; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Natália Lima Ribeiro

O interlúdio do amor e da morte na poesia de Max Martins; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Taís Salbé Carvalho

Travessia poética: o exercício da crítica como escuta em; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Thiago de Melo Barbosa

A Voz do Silêncio na Poesia de Max Martins; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Andrea Jamilly Rodrigues Leitão

A figuração poética do corpo na obra Linha-d'Água, de Olga Savary; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Harley Farias Dolzane

O voo da criação literária: procura, verdade e ser/ser, procura e verdade, em Avalovara, de Osman Lins; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Mauro Lopes Leal

Os Irmãos Karamazov: no subsolo do niilismo; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Andrea Jamilly Rodrigues Leitão

A poética corporal em Linha d'água, de Olga Savary; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Luciana de Barros Ataide

Apropriar-se: o acontecimento poético em contos de Clarice Lispector (; ; ; à beira do abismo, estamos); 2019; Tese (Doutorado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Wanessa Dias Santos

O desajuste do sujeito em "O cortiço", de Aluísio Azevedo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Joseana Nunes de Souza

O destino como questão em poemas de Ricardo Reis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Ana Maria Ferreira Torres

Ficção e cisão da realidade em Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Merissa Ferreira Ribeiro

A questão da verdade em Água Viva, de Clarice Lispector; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

CECÍLIA DA CONCEICÃO QUARESMA MACHADO

O ESTRANGEIRISMO DA LÍNGUA INGLESA NO PORTUGUES NO DIA A DIA DOS ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA ARACI CORREA SANTA MARIA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

ISAAC LOBATO DA SILVA

A LENDA DO BOTO EM IGARAPÉ-MIRI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

JOANA DARC MORAES BARBOSA

A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA EM QUADRINHO E O DESENVOLVIMENTO PARA LEITURA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

MARINALDO SANTOS DE CASTRO

A FÁBULA COMO INCENTIVO À LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

WALFREDO JÚNIOR CASTRO DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR: INCENTIVO À LEITURA ATRAVÉS DO GENÊRO FÁBULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

ELIZÂNGELA S

O; COSTA; MARIA CONSOLITA DOS SANTOS CARVALHO; A LITERATURA DE CORDEL PRODUZIDA NO MUNICIPIO DE IGARAPÉ-MIRI ? PARÁ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

DARZITA DOS SANTOS FERREIRA; MARINEIA FARIAS DOS SANTOS

ESTIMULO A LEITURA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL FÁBULA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Jeferson Conceição Araújo

O ciclo mitopoético na obra de Fernando Pessoa: recriação e atualização do conhecimento mítico na moderna poesia portuguesa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Thiago Alberto dos Santos Batista

Paulo Plínio Abreu: a travessia humana como acontecer mitopoético; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Ana Carla Costa Castilho

O Educar Poético em A paixão segundo G; H; , de Clarice Lispector: o encontro com o Nada na travessia para o próprio; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Amanda Ariana Silva da Silva

A superação da tradição metafísica ocidental em "O Guardador de Rebanhos", de Alberto Caeiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Décio Jorge dos Reis Santos

Tempo e personagem: a sacralização do mundo no "Retábulo de Santa Joana Carollina", de Osman LIns; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Andrea Jamilly Rodrigues Leitão

A travessia cosmogônica da palavra: o engajamento poético no "Retábulo de Santa Joana Carolina", de Osman Lins; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Polliana de Fátima Figueiredo de Oliveira

Amor em três atos: interpretando o amor em três contos de Marina Colasanti; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Millene do Nascimento Ximenes

Drama em flor: o trágico no conto "Petúnia", de Murilo Rubião; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Nilcilene Severino Lopes Videhou

A questão do diálogo no conto "O homem de luva roxa", de Marina Colasanti; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Ana Maria Ferreira Torres

A literariedade como o obrar de questões no romance Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Ana Maria Ferreira Torres

A literariedade como o obrar de questões no romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Merissa Ferreira Ribeiro

A questão da literariedade no romance Água Viva, de Clarice Lispector; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Merissa Ferreira Ribeiro

A questão da literariedade no romance A hora da estrela, de Clarice Lispector; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Merissa Ferreira Ribeiro

A literariedade como o obrar de questões no romance; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Ana Maria Ferreira Torres

A literariedade como o obrar de questões no romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Ana Maria Ferreira Torres

A questão da literariedade no romance A paixão segundo G; H; , de Clarice Lispector; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Amanda Ariana Silva da Silva

O pensamento poético-originário em Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Fernando Pessoa; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Amanda Ariana Silva da Silva

Alberto Caeiro e o pensamento poético-originário; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Harley Farias Dolzane

O trágico em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Ana Carla Costa Castilho

A paixão segundo G; H; : um convite ao silêncio; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Andrea Jamilly Rodrigues Leitão

A marcha trágica pela existência: Pentágono de Hann, de Osman Lins; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Harley Farias Dolzane

O trágico em Avalovara, de Osman Lins: O homem, a obra de arte; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Henryk Siewierski

O sagrado no "Retábulo de Santa Joana Carolina" de Osman Lins; ; 2003; Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Henryk Siewierski;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Ferraz, Antônio Máximo . O trágico na modernidade literária brasileira: apontamentos para o diálogo com obras de Machado de Assis, João Guimarães Rosa e Osman Lins. Opiniães: Revista dos alunos de Literatura Brasileira , v. 1, p. 53-66, 2019.

  • SILVA, A. C. D. ; SANTOS, D. R. R. ; Ferraz, Antônio Máximo . POR UMA FORMAÇÃO DE LEITORES MAIS POÉTICA UM EDUCAR POÉTICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL. RIBANCEIRA , v. VII, p. 40-47, 2017.

  • ATAIDE, L. B. ; FERRAZ, A.M.V.S.G. . A TÉCNICA E A ARTE: OS DESAFIOS DO HUMANO DO HOMEM EM CONTOS DE CLARICE LISPECTOR. CES REVISTA (ONLINE) , v. 31, p. 133, 2017.

  • TORRES, Ana Maria Ferreira ; FERRAZ, A.M.V.S.G. ; DOLZANE, H. F. . JOANA E A MIMESE DO REAL NA PRIMEIRA PARTE DE PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM DE CLARICE LISPECTOR. REVISTA DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA , v. 13, p. 331, 2017.

  • FERREIRA TORRES, ANA MARIA ; GOMES FERRAZ, Antônio Máximo . A reconciliação entre o Humano e o Sagrado em Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector. CRÍTICA CULTURAL , v. 12, p. 149, 2017.

  • CARVALHO, T. S. ; FERRAZ, A.M.V.S.G. . O pacto entre crítica e escuta em Grande Sertão: veredas - uma proposta hermenêutico-filosófica. ESTAÇÃO LITERÁRIA , v. 20, p. 50-69, 2017.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; CARVALHO, T. S. . Benedito Nunes e João Guimarães Rosa: filosofia e literatura em 'Grande sertão: veredas'. Nonada : letras em revista , v. 1, p. 133-143, 2016.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; LEITAO, A. J. R. . A cosmogonia poética de Hilda Hilst. Texto Poético , v. 20, p. 168-188, 2016.

  • RIBEIRO, Natália Lima ; Ferraz, Antônio Máximo . A experienciação da morte na poesia de Max Martins. MOARA , v. 1, p. 132-151, 2016.

  • CARVALHO, T. S. ; FERRAZ, A.M.V.S.G. . Grande Sertão: veredas e a escuta crítica originária. Revista Terceira Margem , v. 20, p. 134-166, 2016.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . A globalização poético-existencial em Mensagem, de Fernando Pessoa. Tempo Brasileiro , v. 1, p. 107-130, 2015.

  • Ferraz, Antônio Máximo ; RIBEIRO, Merissa . Percursos do humano: narrador e personagem em A hora da estrela, de Clarice Lispector. Scripta Alumni , v. 1, p. 141-151, 2015.

  • Ferraz, Antônio Máximo ; TORRES, Ana Maria Ferreira . A verdade como questão em 'A paixão segundo G.H.', de Clarice Lispector. Soletras , v. 1, p. 265-278, 2015.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; DOLZANE, H. F. . Avalovara: Tempo, Ser e Linguagem em ?O Relógio de Julius Heckethorn?. Eutomia (Recife) , v. 1, p. 261-282, 2014.

  • LEITAO, A. J. R. ; Ferraz, Antônio Máximo . Uma ode à reconciliação: a poética corporal de Gilka Machado, Hilda Hilst e Olga Savary. Polifonia , v. 21, p. 93-118, 2014.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; BARBOSA, T. M. . A questão do silêncio na poesia de Max Martins. Texto Digital (UFSC) , v. 9, p. 54-67, 2013.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . A liberdade na interpretação. Revista Interfaces (UFRJ) , v. 1, p. 36-52, 2013.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Arte e verdade: a mímesis como criação da realidade. Tempo Brasileiro , v. jul.-set, p. 145-160, 2013.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . A construção do sagrado no 'Retábulo de Santa Joana Carolina', de Osman Lins. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura , v. 19, p. 29-44, 2013.

  • DOLZANE, H. F. ; FERRAZ, Antonio Maximo . AVALOVARA E A REALIZAÇÃO TRÁGICA DO HOMEM E DA OBRA DE ARTE. Linguasagem (São Paulo) , v. 1, p. 1-12, 2013.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; LEITAO, A. J. R. . Cópula ritual: a sexualidade transfigurada na poesia de Dulcinéa Paraense e Olga Savary. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 6, p. 28-43, 2012.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; LEITAO, A. J. R. . Nove, Novena e o engajamento poético de Osman Lins. Revista NUPEM (Online) , v. 4, p. 217-236, 2012.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; LEITAO, A. J. R. ; DOLZANE, H. F. . Viajar e existir: a travessia poética em Guimarães Rosa. Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli , v. 1, p. 157-168, 2012.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; DOLZANE, H. F. . Avalovara, de Osman Lins, e a realização trágica do homem e da obra de arte. MOARA , v. 37, p. 24-35, 2012.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O trágico em Aristóteles e Fernando Pessoa. Terceira Margem , v. XIV, p. 175-193, 2010.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Mensagem, de Fernando Pessoa, e o trágico. Revista do GELNE , v. 12, p. 1-10, 2010.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O que é uma questão?. Revista Litteris , v. 6, p. 7, 2010.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Poesia e pensamento: Alberto Caeiro, médico da humanidade.. Tempo Brasileiro , v. 164, p. 109-138, 2006.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Fernando Pessoa: a decisão sobre o sentido do ser.. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ) , v. n° 9, p. 1-6, 2006.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Vigência do trágico: a saga edipiana. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ. Online) , v. n° 8, p. 15-25, 2006.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . As máscaras pessoanas: um convite à liberdade como caminho da interpretação. Garrafa, Rio de Janeiro, v. 6, p. 1-7, 2005.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O teatro trágico da despersonalização pessoana. Garrafa, Rio de Janeiro, v. 4, p. 1-7, 2004.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O fenômeno trágico e a expiação edipiana. Humanidades (Brasília) , Brasília, v. 44, p. 45-59, 1998.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Fazendo e pensando a poesia hoje. Cadernos da Católica Série Letras, Brasília, 1998.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Mito, poesia e racionalidade. Revista dos Mestrandos Em Literatura, Brasília, 1998.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Oliverio Girondo: a palavra no fio da navalha. Gárgula - Revista de Literatura , v. 1, p. 24-27, 1997.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Germain Nouveau, o Mendigo Místico. Cerrados (UnB) , v. 5, p. 181-183, 1996.

  • FERRAZ, A.M.V.S.G. ; Castro, Manuel Antônio de (Org.) ; FAGUNDES, I. T. S. (Org.) . O Educar Poético. 1. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014. v. 1. 327p .

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; Castro, Manuel Antônio de (Org.) ; FAGUNDES, I. (Org.) ; TAVARES, R. (Org.) . Convite ao pensar. 1. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014. v. 1. 276p .

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; PESSANHA, F. S. (Org.) ; Barbosa, Bianka (Org.) ; Calfa, Maria Ignez de Souza (Org.) . Poética e diálogo: caminhos de pensamento. 1. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011. v. 1. 388p .

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; CASTRO, Manuel Antônio de (Org.) . Interdisciplinaridade: dimensões poéticas. 164. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006. v. 1. 192p .

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Desoras. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000. v. 1. 52p .

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O trágico como dança de vida e morte. In: FAGUNDES, Igor; BUARQUE, Isabela; SEIDLER, Lara; CALFA, Maria Ignez de Souza. (Org.). Entre Pares: Partilhas em Dança & Outros Movimentos. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Penalux, 2019, v. 1, p. 83-99.

  • GONCALVES, M. L. ; FERRAZ, A.M.V.S.G. . O tempo e as recordações sentimentais de Miguel Faria nas páginas de O Cacaulista e O Coronel Sangrado, de Inglês de Sousa. In: Carlos Henrique Lopes de Almeida; Thiago Azevedo Sá de Oliveira; Romário Duarte Sanches; Brayna Conceição dos Santos Cardoso; Maria Sebastiana da Silva Costa. (Org.). Pesquisas em andamento sobre estudos linguísticos e literários. 1ed.Belém-PA: Programa de Pós-Graduação em Letras UFPA, 2017, v. 1, p. 207-216.

  • GONCALVES, M. L. ; FERRAZ, A.M.V.S.G. . (RE)PENSANDO AS CONCEPÇÕES DE TEMPO EM O CACAULISTA E O CORONEL SANGRADO, DE INGLÊS DE SOUSA. In: Tânia Sarmento Pantoja; Mayara Ribeiro Guimarães; Márcia do Socorro Pinheiro; Alinnie Andrade de Oliveira; Jeniffer Yara Jesus da Silva. (Org.). E-book do V Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 1ed.Belém-PA: Universidade Federal do Pará, 2017, v. 2, p. 283-294.

  • CARVALHO, T. S. ; FERRAZ, A.M.V.S.G. . Travessia Poética: o pacto entre crítica e escuta em Grande Sertão: veredas. In: Carlos Henrique Lopes de Almeida; Thiago Azevedo Sá de Oliveira; Romário Duarte Sanches; Brayna Conceição dos Santos Cardoso; Maria Sebastiana da Silva Costa. (Org.). Pesquisas em Andamento sobre Estudos Literários. 1ed.Belém: PPGL-UFPA, 2016, v. 1, p. 249-260.

  • FERRAZ, A.M.V.S.G. . O homem e a interpretação: da escuta do destino à liberdade. In: Antonio Máximo Ferraz; Manuel Antônio de Castro: Igor Fagundes. (Org.). O Educar Poético. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 101-135.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Arte. In: Antônio Máximo Ferraz; Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Renata Tavares. (Org.). Convite ao pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 25-26.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Liberdade. In: Antônio Máximo Ferraz; Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Renata Tavares. (Org.). Convite ao pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 133-134.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Método. In: Antônio Máximo Ferraz; Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Renata Tavares. (Org.). Convite ao pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 153-154.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Nada. In: Antônio Máximo Ferraz; Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Renata Tavares. (Org.). Convite ao pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 167-168.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Originário. In: Antônio Máximo Ferraz; Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Renata Tavares. (Org.). Convite ao pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 179-180.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Realidade. In: Antônio Máximo Ferraz; Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Renata Tavares. (Org.). Convite ao pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 211-212.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Verdade. In: Antônio Máximo Ferraz; Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Renata Tavares. (Org.). Convite ao pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 251-252.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; DOLZANE, H. F. . A obra de arte e a verdade. In: Augusto Sarmento-Pantoja; Tânia Sarmento-Pantoja. (Org.). Vertigens do Olhar: Estudos de Literatura Vernácula. 1ed.Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2012, v. 1, p. 13-22.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Mensagem, de Fernando Pessoa, e o trágico. In: Antônio Máximo Ferraz; Fábio Santana Pessanha; Bianka Barbosa; Maria Ignez de Souza Calfa. (Org.). Poética e diálogo: caminhos de pensamento. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, v. 1, p. 213-227.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Tio Sam: o grande pirata do mundo. Argumento, Brasília, , v. 4, 01 jun. 2002.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Poesia e resistência. Jornal de Brasília, Caderno Arte e Lazer, p. D-5 - D-5, 18 jul. 2000.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O vôo do corvo em língua portuguesa. Jornal de Brasília, Caderno de Cultura, 25 maio 1998.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Poemas (diversos). Gárgula - Revista de Literatura, Brasília, p. 86 - 87.

  • GONCALVES, M. L. ; Ferraz, Antônio Máximo . A escuta poética da narrativa de Inglês de Sousa. In: VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal & IV Colóquio de Linguística de Castanhal, 2019, Castanhal. Pesquisas em Linguística, Literatura e Arte. Castanhal: Faculdade de Letras da UFPA, 2019. v. 1. p. 411-426.

  • GONCALVES, M. L. ; Ferraz, Antônio Máximo . Pensamento e travessia: a migração tempo-memória em Inglês de Sousa. In: XIV Seminário de Pesquisas em Andamento do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2018, Belém. XIV SEPA - Seminário de Pesquisas em Andamento. Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2018. v. 1. p. 169-178.

  • GONCALVES, M. L. ; FERRAZ, A.M.V.S.G. . OLHAR ARTÍSTICO-FILOSÓFICO EM O CACAULISTA E O CORONEL SANGRADO, DE INGLÊS DE SOUSA. In: XIII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu do CCSE/UEPA, 2017, Belém - PA. XIII SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ? PPGED. Belém - PA: Universidade Estadual do Pará, 2017. v. 1. p. 232-241.

  • TORRES, Ana Maria Ferreira ; FERRAZ, A.M.V.S.G. . A PAIXÃO SEGUNDO G.H.: A CAMINHO DO SILÊNCIO. In: Encontro Nacional de Estética Literatura e Filosofia, 2016, Fortaleza - CE. Anais Eletrônicos do II Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia ? II ENELF Romantismo: desdobramentos contemporâneos, 2015. v. 03. p. 54-62.

  • CARVALHO, T. S. ; Ferraz, Antônio Máximo . O exercício da crítica como escuta: o movimento pelo interlúdio das questões em Grande Sertão: veredas. In: V CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2016, Belém. E-book do V Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2016. v. 1. p. 445-456.

  • DOLZANE, H. F. ; Ferraz, Antônio Máximo . Tornar-se: a aprendizagem poética nos romances de Clarice Lispector. In: V CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2016, Belém. E-book do V Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Belém: Programa de Pós-Graduação da UFPA, 2016. v. 1. p. 544-556.

  • GONCALVES, M. L. ; Ferraz, Antônio Máximo . (Re)pensando as concepções de tempo em O Cacaulista e O Coronel Sangrado, de Inglês de Sousa. In: V CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2016, Belém. Anais do V CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2016. v. 1. p. 283-294.

  • Ferraz, Antônio Máximo ; RIBEIRO, Merissa . A poética da narração no filme e no romance 'A hora da estrela'. In: Congresso Internacional da ABRALIC, 2015, Belém. Anais - XIV Congresso Internacional ABRALIC. Belém: ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2015. v. 1.

  • TORRES, Ana Maria Ferreira ; Ferraz, Antônio Máximo . 'A paixão segundo G.H.', de Clarice Lispector: a verdade como travessia. In: XVI Congresso Internacional da ABRALIC, 2015, Belém. Anais do XVI Congresso Internacional da ABRALIC. Belém: Editora da ABRALIC, 2015. v. 1. p. 1-12.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; LEAL, A. C. L. S. . O canto como questão: reflexões sobre a educação musical. In: I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia, 2014, Fortaleza. Anais Eletrônicos do I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia - I ENELF. Fortaleza: Edições Universidade Federal do Ceará, 2014. v. 3. p. 296-302.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Pensamento poético-originário: o mestre Alberto Caeiro e a aprendizagem de desaprender. In: I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia, 2014, Fortaleza. Anais Eletrônicos do I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia - I ENELF. Fortaleza: Edições Universidade Federal do Ceará, 2014. v. II. p. 252-261.

  • COSTA, A. F. ; FERRAZ, A.M.V.S.G. . Diálogo dos Espelhos: a perda do reflexo em Guimarães Rosa, Machado de Assis e E.T.A. Hoffmann.. In: XIV Encontro da ABRALIC, 2014, Belém - PA. XIV Encontro da ABRALIC, 2014.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; LEITAO, A. J. R. . No mergulho às origens: a experiência corporal na 'Linha-d'água', de Olga Savary. In: X SEPA - Seminário de Pesquisas em Andamento da Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2013, Belém. Dez Anos Pesquisando a Amazônia na Área de Letras & Linguística. Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2013. p. 266-271.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; DOLZANE, H. F. . Avalovara: realização e narrativa. In: X SEPA - Seminário de Pesquisas em Andamento da Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2013, Belém. Dez Anos Pesquisando a Amazônia na Área de Letras & Linguística. Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2013. v. 10. p. 307-3024.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; BARBOSA, T. M. . Caminhos para o silêncio na poesia de Max Martins. In: X SEPA - Seminário de Pesquisas em Andamento da Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2013, Belém. 10 anos pesquisando a Amazônia na Área de Letras & Linguística. Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2013. v. 10. p. 421-427.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Mensagem aos navegantes: uma travessia épico-existencial. In: I Encontro Nacional do Insólito como Questão na Narrativa Ficcional, 2009, Rio de Janeiro. O insólito em questão - Anais do V Painel Reflexões sobre o Insólito na Narrativa Ficcional. Rio de Janeiro: Publicações Dialogarts, 2009. p. 35-42.

  • GONCALVES, M. L. ; FERRAZ, A.M.V.S.G. . O TEMPO E AS RECORDAÇÕES SENTIMENTAIS DE MIGUEL FARIA NAS PÁGINAS DE O CACAULISTA E O CORONEL SANGRADO, DE INGLÊS DE SOUSA. In: XIII SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO, 2017, Belém-PA. Caderno de resumos expandidos do XIII SEPA, 07 e 08 de novembro de 2016. Belém-PA: Programa de Pós-Graduação em Letras UFPA, 2017. v. 1. p. p. 49-p. 50.

  • CARVALHO, T. S. ; Ferraz, Antônio Máximo . TRAVESSIA POÉTICA: O PACTO ENTRE CRÍTICA E ESCUTA EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS. In: Seminário de Pesquisas em Andamento, 2017, Belém-PA. CADERNO DE RESUMOS EXPANDIDOS DO XIII SEPA. Belém-PA: Programa de Pós-Graduação em Letras. UFPA, 2016. v. 1. p. 51-52.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . A poética dos espelhos em Machado de Assis e Guimarães Rosa. In: III Seminário Roseano: Guimarães Rosa, da letra ao byte, 2010, Belém. Caderno do III Seminário Rosiano: Guimarães Rosa, da letra ao byte, 2010. p. 7-8.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O trágico na pós-modernidade. In: XVII Semana Acadêmica de Letras, 2009, Belém/PA. Guia da Semal. Belém: Gráfica Universitária UFPA, 2009.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Fernando Pessoa e Guimarães Rosa: o pensamento como abertura para o insólito. In: I Encontro Nacional do Insólito como Questão na Narrativa Ficcional, 2009, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos (Mesas Redondas, Simpósios e Comunicações Livres) do V Painel sobre o Insólito na Narrativa Ficcional. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Mensagem de Fernando Pessoa: o Mito como insólita verdade da História. In: I Encontro Nacional do Insólito como Questão na Narrativa Ficcional, 2009, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos (Mesas Redondas, Simpósios e Comunicações Livres) do V Painel sobre o Insólito na Narrativa Ficcional. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009.

  • GONCALVES, M. L. ; Ferraz, Antônio Máximo . A novela em questão: pluralidade dramática em O Rebelde, de Inglês de Sousa. In: VII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal - Campus de Castanhal - Faculdade de Letras UFPA, 2019, Castanhal. ESTUDOS LINGUÍSTICOS, LITERÁRIOS E ARTÍSTICOS: do conhecimento científico às práticas educativas - Caderno de Resumos. Castanhal: Faculdade de Letras da UFPA - Campus Castanhal, 2019. v. 1. p. 55-55.

  • GONCALVES, M. L. ; Ferraz, Antônio Máximo . A escuta poética da narrativa romanesca de Inglês de Sousa. In: VI Simpósio Artístico Literário de Castanhal - Faculdade de Letras da UFPA - Campus Castanhal, 2018, Castanhal. Pesquisas em Linguística, Literatura e Arte. Castanhal: Faculdade de Letras da UFPA - Campus de Castanhal, 2018. v. 1. p. 411-411.

  • FERRAZ, A.M.V.S.G. ; CASTILHO, A. C. C. . A paixão segundo G.H.: um convite ao silêncio. In: Sexagésima Quinta Reunião Anual para o Progresso da Ciência - SBPC, 2013, Recife. Anais/Resumos da 65a Reunião Anual da SBPC. São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2013. v. 1. p. 1-2.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O trágico como fonte da criatividade. In: I Seminário de Estudos Clássicos / I Seminário de Filosofia Antiga, 2012, Belém. I Seminário de Estudos Clássicos / I Seminário de Filosofia Antiga, 2012.

  • FERRAZ, A.M.V.S.G. . A obra de arte e o pensamento poético-originário. In: XVIII Fórum Paraense de Letras, 2012, Belém. Por uma (trans)formação poética da escola, do professor e do aluno. Belém: Unama - Universidade da Amazonia, 2012. v. 1. p. 8-8.

  • GONCALVES, M. L. ; FERRAZ, A.M.V.S.G. . O olhar artístico-filosófico em O Cacaulista e O Coronel Singrado, de Inglês de Sousa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ferraz, Antônio Máximo . Literatura e Cinema. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Langage et interculturalité. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, A.M.V.S.G. . Mensagem, de Fernando Pessoa e a circularidade da existência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, A.M.V.S.G. . Desafios em Tempo de Globalização: Perspectivas e Possibilidades da Rede Poética. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . A obra de arte e o pensamento poético-originário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O trágico como fonte da criatividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Alberto caeiro e seus discípulos: do diálogo como abertura para o próprio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O trágico na modernidade literária brasileira: a poética de Osman Lins. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O trágico como experiência da liminaridade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . A linguagem e as artes: identidade e diferença. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O trágico na modernidade literária brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . A poética dos espelhos em Machado de Assis e Guimarães Rosa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . As relações entre a literatura e as outras artes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Circulação e Recepção do Romance no século XX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O real, o homem e a interdisciplinaridade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . A linguagem em questão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . "O espelho", de Guimarães Rosa, e o diálogo alquímico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Fernando Pessoa: Mensagem e o trágico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O trágico na pós-modernidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Mensagem, de Fernando Pessoa: o mito como a insólita verdade da História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O trágico em Aristóteles e Fernando Pessoa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O pensamento poético em Alberto Caeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O sagrado e o profano no Retábulo de Santa Joana Carolina, de Osman Lins. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Poesia e pensamento: Alberto Caeiro, médico da humanidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O sagrado e o profano no "Retábulo de Santa Joana Carolina", de Osman Lins. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . As máscaras pessoanas: um convite à liberdade como caminho da interpretação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Vigência do trágico: a saga edipiana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . A desconstrução do sujeito na obra pessoana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . O teatro trágico da despersonalização pessoana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Édipo: a vigência do trágico na contemporaneidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Atualidade do trágico: a saga edipiana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, A.M.V.S.G. ; Manuel Antônio de Castro ; FAGUNDES, I. T. S. . O Educar Poético. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; LEAL, A. C. L. S. . CD WaldemarCaymmi: a travessia das águas. Belém, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Baroni, Alice ; FERRAZ, Antonio Maximo . Orelha do livro "Os efeitos da verdade em Os sertões e Abusado". São Paulo: Annablume, 2012 (Edição).

  • FERRAZ, A.M.V.S.G. . A I-NOME-NADA essência da Linguagem. Belém, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Orelha do livro "O humano e o destino", de Manuel Antônio de Castro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011 (Edição).

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; PESSANHA, F. S. ; Barbosa, Bianka ; Calfa, Maria Ignez de Souza . Não basta conhecer, é preciso ser o que se conhece. Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • FERRAZ, Antonio Maximo ; Thiago Amud . Sacradança (CD). Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Castro, Manuel Antônio de ; FERRAZ, Antonio Maximo . Orelha do livro "Arte: Corpo, Mundo e Terra". Rio de Janeiro: 7Letras, 2009 (Edição).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Oliverio Girondo. Brasília: Thesaurus, 1997 (Tradução).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Gárgula - Revista de Literatura. Brasília: Thesaurus, 1997 (Edição).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Oliverio Girondo (poemas). Brasília: Thesaurus, 1997. (Tradução/Outra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Germain Nouveau. Brasília: UnB, 1996 (Tradução).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Germain Nouveau (poemas). Brasília: Universidade de Brasília, 1996. (Tradução/Outra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Germain Nouveau. Recife: Jornal do Commercio, 1995 (Tradução).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Tradução de poema de Germain Nouveau. Pernambuco: Jornal do Commércio, 1995. (Tradução/Outra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Gerard de Nerval. Brasília: Huguy Rupi, 1994 (Tradução).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Gerard de Nerval (poemas). Brasília: Folhetin Poético Huguy Rupi, 1994. (Tradução/Outra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Aurélia - excertos. Brasília: Locus Logos, 1992 (Tradução).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Gerard de Nerval. Brasília: Locus Logos - Faculdade de Comunicação Social (UnB), 1992. (Tradução/Outra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Evariste Parny. Brasília: Elysium, 1991 (Tradução).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Evariste Parny (poemas). Brasília: Revista Elysium, 1991. (Tradução/Outra).

  • FERRAZ, Antonio Maximo . Um conto do livro "Espantapájaros" (1932). Brasília: Thesaurus, 1987. (Tradução/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERRAZ, Antonio Maximo . Parecerista da HORIZONTE ? Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião ISSN 2175-5841. 2012.

FERRAZ, Antonio Maximo . Comissão de Literatura Brasileira da Fundação Biblioteca Nacional para Implantação e Modernização de Bibliotecas Públicas (Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura). 2010.

FERRAZ, Antonio Maximo . Comissão de Poesia da Fundação Biblioteca Nacional para o Sistema Nacional de Blibliotecas Públidas. 2007.

FERRAZ, Antonio Maximo . A obra de arte e o pensamento poético-originário. 2013. (Coordenação de mesa-coordenada no I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia).

FERRAZ, Antonio Maximo . Mensagem, de Fernando Pessoa: o mito como fonte da História. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, Antonio Maximo . Charles Baudelaire: os Pequenos Poemas em Prosa e a modernidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, Antonio Maximo . A travessia épico-existencial em Mensagem, de Fernando Pessoa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, Antonio Maximo . O pensamento poético em Alberto Caeiro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, Antonio Maximo . A obra de Fernando Pessoa como teatralização da metafísica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEAL, A. C. L. S. ; FERRAZ, Antonio Maximo . CD WaldemarCaymmi: a travessia das águas. 2014. Registro Fonográfico.

Lôbo, Armando ; FERRAZ, Antonio Maximo ; Thiago Amud . Performance do grupo de música e poesia Bandarra. 2005. Composição (estréia).

FERRAZ, G. M. ; FERRAZ, Antonio Maximo ; SANTANA, Paulo. . "Quantos infelizes ainda seriam hoje se tivessem descoberto a tempo em que ponto estavam" (peça de Samuel Beckett). 2011 (Assistência de Direção).

FERRAZ, Antonio Maximo . Ficção criptográfica em negro e branco. 1994 (Conto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O EDUCAR POÉTICO E A EXISTÊNCIA COMO OBRA DE ARTE EM SER E TEMPO, DE MARTIN HEIDEGGER, Descrição: O projeto ?O educar poético e a existência como obra de arte em Ser e Tempo, de Martin Heidegger?, a ser conduzido no âmbito do Núcleo Interdisciplinar Kairós ? Estudos de Poética e Filosofia, que atua junto ao Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, é um desdobramento ? e, neste sentido, uma continuidade, em uma nova frente de pesquisa ? do projeto que o antecede, desenvolvido entre março de 2016 e abril de 2018, o qual se intitulou ?O educar poético e a obra de arte?. Se, neste projeto que cumpriu em abril do corrente ano, tínhamos por meta desenvolver a questão do educar em diálogo com a literatura, no que agora se propõe o objetivo é verificar de que modo o educar poético se relaciona diretamente com a existência humana, entendida não como um dado meramente vivencial, mas como obra de arte, isto é: o edificar poético da existência. Para tanto, propomos o diálogo com uma das principais obras da Filosofia Moderna, Ser e Tempo (Sein und Zeit). Neste livro, o filósofo alemão Martin Heidegger desenvolve a questão do Sentido do Ser através da analítica existencial do Dasein. É da ação originária do Ser, a qual chamamos de poiésis, que surge tanto a obra de arte quanto a existência. Desde sempre o homem está lançado no livre aberto do Ser. Por isso, sua existência é uma edificação de sentido das questões que o constituem enquanto tal, do mesmo modo que a arte. Daí ser possível compreender o existir como uma obra de arte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz - Coordenador.

  • 2016 - 2018

    O EDUCAR POÉTICO E A OBRA DE ARTE, Descrição: O projeto "O educar poético e a obra de arte" tem por objetivo pesquisar a formação do humano (paidéia) a partir do diálogo com o fenômeno artístico. Para tanto, contrapõe a educação conceitual, substantiva, entificada, ao educar pela travessia das questões, que é verbal, não no sentido gramatical, mas ontológico, de ação do Ser. Esta ação é a que anima a poiésis, entendida como o agir originário das questões que, como tais, jamais se esgotam em conceitos. Percorrendo as questões enfrentadas pela filosofia da arte, rejeita-se a teoria como estruturação prévia da prática interpretativa e propõe-se a obra de arte como instauradora de sua própria teoria e poética, como instauradora de mundo. Com isso, espera-se livrar a arte dos conceitos metafísicos impostos pela estética e pela tradição metafísica e mimética. O que importa é que os participantes do projeto, na travessia pelas questões postas em obra pela arte, manifestem sua criatividade, originalidade e diferença, mas sempre em diálogo com a unidade ontológica das questões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    TEORIA DA LITERATURA: A POÉTICA DAS OBRAS E A CRÍTICA, Descrição: O projeto se propõe a refletir sobre a questão central da Teoria da Literatura ? a literariedade ?, de modo a buscar uma superação dos conceitos que a ela as tradições metafísica e mimética impuseram. Trata-se de ir além de uma determinação meramente formal da literariedade, permitindo que a obra se manifeste em sua verdade, como poiésis, livre de conceitos prévios. Para isto se alcançar, impõe-se a compreensão do exercício crítico como diálogo com a poética e a teoria que as próprias obras, a partir de si mesmas, instauram. O objetivo de tal proposta é o de que o intérprete, em diálogo com a obra, encontre o caminho para realizar uma efetiva travessia não somente pelas questões da arte, mas pela questão que ele próprio é.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz - Coordenador / Manuel Antônio de Castro - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2012 - Atual

    A OBRA DE ARTE E O PENSAMENTO POÉTICO-ORIGINÁRIO, Descrição: A concepção usual é a de que a arte tem origem no artista, representando suas ideias e sentimentos. Como o artista vive em uma época, a obra de arte também seria, assim se crê, a representação do contexto histórico em que surge. Tais entendimentos decorrem de uma visão da arte que a toma como mímesis, compreendida como imitação de algo a ela anterior. Este modo de encarar a arte não lhe concede seu vigor criador, pois ela é vista como cópia de algo que tem existência prévia, e não como a irrupção do que ainda não existe. A maneira como a arte costuma ser pensada decorre da assim chamada tradição mimética, que é o modo como o termo mímesis veio sendo interpretado pela tradição filosófica, como imitação. A matriz desse entendimento está na concepção da verdade como adequação entre o juízo que se formula sobre as coisas e as próprias coisas (veritas est adaequatio rei et intellectus). O pensamento é tido como representação de pressupostos teóricos que embasam o juízo verdadeiro. A arte, nesse diapasão, é vista como o ficcional, o contrário do real e da verdade. Procurando reconhecer o poder criador que a arte por si só já tem, o projeto de pesquisa resgata a referência ontológica entre a obra de arte e a verdade. Esta é concebida não como um juízo propositivo, mas como o desvelamento de questões, dimensão proposta pela palavra grega alétheia. A arte não é o ficcional contraposto ao real e à verdade, mas o acontecer das questões, manifestando-as na obra. Sua ficcionalidade é a da plasmação do real, conferindo-lhe sentido. Tal modo de pensar a arte é poético-originário, pois vê a obra como doação da poiésis, a qual não tem origem no homem, mas a ele se dirige por ação originária do velamento da realidade, da própria alétheia. O que se espera com o projeto é contornar os ditames da tradição mimética, recuperando a mímesis em sentido criador, de modo a reconhecer que a arte não é imitação, mas põe a verdade em obra, instaura a sua própria teoria e funda a sua própria época. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    O TRÁGICO NA MODERNIDADE LITERÁRIA BRASILEIRA, Descrição: O projeto tem por objetivo verificar como obras escolhidas da modernidade literária principalmente brasileira, sem prejuízo de outras literaturas, elaboram a questão do trágico. No âmbito do projeto, o trágico não se esgota em sua acepção comum, a de evento funesto. Ele é percebido como uma questão que, acolhida pela linguagem (logos), o real (physis) dirige ao homem em seus percursos de realização. Tal questão, que está na origem da tragediografia clássica, mas que nela não se esgota, dá acesso à compreensão da dinâmica criadora em que toda existência está lançada, a do interlúdio entre a arkhé (origem) e o télos (plenificação), entre o destino e a liberdade. Ao procurarmos verificar como o trágico é elaborado nas obras que trazem a linguagem para o proscênio, e que por isso devem ser consideradas modernas, pois instauram um novo modus de interpretar o real, esperamos estar aptos a contornar a imposição de poéticas extrínsecas à obra, de cunho analítico e epistemológico no trato com a arte, em favor de uma postura de ausculta da poética que cada obra intrinsecamente instaura. Tal esforço se põe a caminho da meditação das relações entre poesia e pensamento, apontando para a superação do divórcio entre essas duas esferas, instaurado pela tradição metafísica ocidental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (23) . , Integrantes: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    NÚCLEO INTERDISCIPLINAR KAIRÓS - ESTUDOS DE POÉTICA E FILOSOFIA, Descrição: O Núcleo Interdisciplinar Kairós - Estudos de Poética e Filosofia (NIK/UFPA), coordenado pelo Prof. Antônio Máximo Ferraz, objetiva facultar a seus integrantes a eclosão criativa de suas identidades, a partir do diálogo em torno das questões, nos interstícios da arte e da filosofia. Tal objetivo se pretende alcançar mediante a superação dos conceitos usuais do que são o pensamento, a arte e a linguagem, abordando essas esferas como questões. Uma questão é aquela dimensão do real que, por mais que tentemos apreender em conceitos, jamais cessa de nos interrogar. Nossa época, dominada pela ciência e pela técnica, costuma entender o pensamento como o exercício da lógica, a arte como o estético e o ficcional, contrapostos à verdade, e a a linguagem como um instrumento de comunicação. Superando tais conceitos, consideramos que o pensamento é o desvelo para com as questões dentro das quais o homem se erige em sua humanidade. A arte é o acontecer da verdade, entendida como o desvelamento do real. A linguagem é abertura silenciosa em que o sentido do real se desvela ao homem, dinâmica expressa pela palavra "logos". Concebido como um núcleo interdisciplinar, o NIK vê a intersiciplinaridade como mais do que a mera justaposição de disciplinas. O que importa é questionar os conceitos que embasam o conhecimento disciplinar, resgatando o "inter" da interdisciplinaridade. Este "inter" é o entre, o interlúdio dentro do qual o homem já se acha desde sempre lançado, entre a questão e o conceito. Enraizado na ética das questões, o NIK, mais do que articular arte e filosofia enquanto disciplinas, oferece a seus participantes a compreensão de que as suas existências são a verdadeira obra de arte, a ser erigida no vigor do pensamento, por dom da linguagem. O blog do NIK, em que se podem encontrar mais informações sobre seu âmbito de atuação, assim como documentos para dowload, é http://nik-ufpa.blogspot.com.br.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz - Coordenador / Manuel Antônio de Castro - Integrante.

  • 2008 - Atual

    NIEP - NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DE POÉTICA, Descrição: O Núcleo interdisciplinar de estudos de Poética - NIEP, coordenado pelo professor Manuel Antônio de Castro, tem uma dupla finalidade: fecundar e ampliar as atividades da Área de Poética na concepção maior de núcleo e, experimentalmente, tornar-se o protótipo de organização de uma nova universidade em núcleos interdisciplinares. Uma Nova Universidade deverá ser pensada em sua macro-estrutura como uma rede, em que os nós seriam a micro-estrutura e as linhas seriam as disciplinas. Nesta concepção dinâmica, os nós seriam os núcleos, como base concreta real da interdisciplinaridade. Esta imagem-modelo da universidade reflete a seu modo a própria dinâmica da realidade hoje, estruturada como uma grande rede, como uma teia da vida. Porém, uma não seria a representação da outra, mas a conjugação de uma dinâmica única, enquanto diálogo, que permitisse uma união frutífera e ao mesmo tempo uma profunda integração de universidade e sociedade, aí incluindo a própria Terra como nossa habitação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz - Integrante / Manuel Antônio de Castro (Coordenador) - Coordenador.

  • 2004 - 2008

    A POIÉSIS E A CONSTRUÇÃO DA REALIDADE E DO HOMEM NA PÓS-MODERNIDADE (Projeto coordenado pelo Prof. Manuel Antônio de Castro), Descrição: Consideramos a pós-modernidade como um novo modo de vigência histórica e não como um desdobramento do projeto iluminista da modernidade. Eis alguns fatos que mostram essa vigência histórica: o esgotamento das vanguardas, a generalização da técnica, a globalização econômica, o pós-colonialismo, a sociedade do conhecimento, a sociedade de consumo, a inteligência artificial, a genética, a sociedade em rede e a internet, a realidade virtual e a informática. Substituindo a atitude crítica pela questionante, ou seja, pela crítica da crítica, colocamos como questões de pesquisa na pós-modernidade: O que é a realidade hoje? O que é o homem nessa nova sociedade? Como se dá a construção do homem e da realidade? O que é hoje a poiesis e que lugar ela ocupa ou pode ocupar? Em que sentido usar a palavra com-strução? Essa ampla problemática, na pesquisa, se e-strutura em torno de cinco questões: physis, tempo, linguagem, história e memória. Tais questões desenham uma paidéia poética possível que esteja em contraponto à pós-modernidade como sistema: social, econômico, político, cultural, religioso, lingüístico, filosófico e ideológico, e, igualmente, ao cânone artístico formal e estético. Questionando tudo isso, a paidéia poética se constrói numa tensão permanente entre não-verdade e verdade, tendo como método o círculo hermenêutico... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz - Integrante / Manuel Antônio de Castro (Coordenador) - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Aprovação em Concurso Público para a contratação de Professor Visitante da Faculdade de Letras da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2009

Aprovação em Concurso Público para o provimento de cargo de Professor Adjunto de Teoria Literária da UFPA, Universidade Federal do Pará.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação. , Rua Augusto Corrêa, n° 01, Guamá, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017770, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador do Núcleo Interdisciplinar Kairós - Estudos de Poética e Filosofia, grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, que atualmente desenvolve o projeto de pesquisa "A obra de arte e o pensamento poético-originário". Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará

    Atividades

    • 10/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Comunicação, .,Linhas de pesquisa

  • 2004 - 2008

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Integrante de Grupo de Pesquis, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2000 - 2000

    Faculdades Planalto

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/2000 - 12/2000

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa - Arcadismo e Romantismo, Literatura Portuguesa - Realismo e Modernismo

  • 1998 - 2000

    Universidade Católica de Brasília

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/1998 - 12/2000

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa - Idade Média e Renascimento, Literatura Portuguesa II - Arcadismo e Romantismo, Literatura Portuguesa III - Realismo e Modernismo

    • 01/1998 - 12/2000

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua e Comunicação, Laboratório de Texto

    • 01/1998 - 12/2000

      Extensão universitária , Faculdade de Letras, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Panorama da Poesia Brasileira: dos primórdios aos nossos dias.

    • 01/1998 - 12/2000

      Extensão universitária , Faculdade de Letras, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Panorama da Moderna Ficção Brasileira.

  • 1999 - 1999

    Instituto de Educação Superior de Brasília

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

    Atividades

    • 06/1999 - 12/1999

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redação Jurídica

  • 1997 - 1997

    Ministério da Educação

    Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/1997 - 12/1997

      Serviços técnicos especializados , Ministério da Educação, .,Serviço realizado, Revisão.

  • 1993 - 1995

    Procuradoria Geral da República

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Assessor e parecerista da 5° Câmara de Coordenação e Revisão de Defesa do Patrimônio Público e Social, e da SECODID - Secretaria de Coordenação da Defesa dos Direitos Individuais e Interesses Difusos.

    Atividades

    • 01/1993 - 12/1995

      Serviços técnicos especializados , Procuradoria Geral da Republica, .,Serviço realizado, Assessor jurídico.