Violeta Rubia Pinto Serique Castanha

Possui Graduação em Psicologia Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1988); Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Pará (1989), Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1990); Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Luterana do Brasil (2001) e Doutoranda pela Universidad John Kennedy, de Buenos Aires, Argentina.Mestranda em Psicogerontologia pela Universidade do Porto, Portugal. Atuação na área da Psicologia Educacional, Psicologia Social e Psicologia Clínica.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Psicologia Social

2012 - Atual

Universidade John kennedy
Título: Perspectiva e prospectiva do menor infrator usuário de drogas,
Orientador: a escolher

Mestrado em andamento em Mestrado em Temas de Psicologia - Psicogerontologia

2018 - Atual

Universidade do Porto
PORTO, Portugal;Orientador: Cidália Rocha;

Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL

2000 - 2001

Universidade Luterana do Brasil
Título: Financiamento do Terceiro Setor

Graduação em Licenciatura Plena em Psicologia

1992 - 1993

Universidade Federal do Pará
Título: Dificuldades de Aprendizagem: uma abordagem comportamental

Graduação em Psicologia Clínica

1989 - 1991

Universidade Federal do Pará
Título: Recusa à Terapia

Graduação em psicologia bacharelado

1984 - 1990

Universidade Federal do Pará
Título: Fundamentos da Psicologia Comportamental

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Projeto de Extensão: Implantação da Estratégia para Educação Permanente de. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2015

Curso Aprofundamento em Redução de Danos. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, SENAD, Brasil.

2015 - 2015

Direito da Infância e Juventude. (Carga horária: 7h). , Escola Superior do Ministério Público, ESMP, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios socioassistenci. (Carga horária: 38h). , Centro de Estudos Internacionais Sobre Governo, CEGOV, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Mediação Escolar: instrumento de prevenção da violência. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Sistema para a Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoat. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Indicadores Para Diagnóstico do Suas e do Brasil Sem Miséria. (Carga horária: 42h). , Centro de Estudos Internacionais Sobre Governo, CEGOV, Brasil.

2014 - 2014

CURSO BÁSICO EM JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA. (Carga horária: 20h). , Procuradoria Geral de Justiça, PGJ, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Curso de Prevenção do Uso de Drogas, Capacitação Para Conselheiros e Lider. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.

Participação em eventos

II Conferência Municipal de Medidas Socioeducativas: Plano Decenal do Sinase. 2015. (Outra).

VI Encontro da Magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública da Criança e do Adolescente do Estado do Ceará. 2015. (Encontro).

Seminário Brasileiro de Justiça Juvenil: Homenagem aos 25 anos da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança e contribuições ao Congresso Mundial de Justiça Juvenil. 2014. (Seminário).

V Encontro da Magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública da Criança e do Adolescente do Estado do Ceará. 2014. (Encontro).

Jornadas de Psicologia Social.Crime na Adolescência:análise da participação do adolescente em roubos, tráfico e uso de drogas. 2012. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Priscila Girão Franco

OSTERNE, M. S. F.;SERIQUE CASTANHA, Violeta Rubia P.; PEREIRA, M. E. R.. A violência contra a criança no ambiente familiar, à luz da Lei da Palmada: a realidade das denúncias e dos direcionamentos junto aos Conselhos Tutelares na cidade de Fortaleza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Produções bibliográficas

  • SERIQUE CASTANHA, Violeta Rubia P. . CRIME NA ADOLESCÊNCIA: análise da participação do adolescente em roubos, tráfico e uso de drogas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Consultório de Psicologia. , Avenida Oliveira Paiva, 1114, cidade dos Funcionários, 60822100 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 99690520

Experiência profissional

2014 - Atual

Prefeitura de Fortaleza- Secretaria do Trabalho e Ação Social

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação na área da Psicologia Social no Programa de Atendimento Especializado ao Adolescente em cumprimento de Medidas Socioeducativas e no Programa de Atendimento Especializado á Família e Indivíduos, do Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS.

2002 - Atual

Consultório de Psicologia - Particular

Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

Outras informações:
Atendimento particular: Orientação de Trabalhos de Conclusão, Artigos Científicos, Monografia; Problemas de aprendizagem; Dependência Química

2011 - 2014

Casa de Recuperação LOGOS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuação com atendimento a pessoa em estado de Dependência Química e família. Atendimento individual e em grupo.

1995 - 1998

Prefeitura Municipal de Palmas - TO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2002

Associação Comunitária educativa

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora/ Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Instituição ligada a Prefeitura Municipal de Palmas Atuação como Diretora Coordenadora e Psicóloga Social Comunitária

1995 - 2001

Centro Educacional Pingos de Deus

Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Diretora/ Coordenadora, Carga horária: 40

1991 - 1991

Companhia Vale do Rio Doce - Carajás

Vínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividade de Recrutamento e seleção