Alexandre Xavier Lima

Bacharel e Licenciado em Português-Literaturas (2007), Mestre (2010) e Doutor (2014) em Letras (Letras Vernáculas / Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua nas áreas de Crítica Textual, Historiografia Linguística, Linguística Histórica e Ensino. Faz parte do grupo de pesquisa A Gramatização no Brasil: Língua e Construção da Nacionalidade: 1820 a 1930. Nesse grupo, investiga a formação do pensamento gramatical brasileiro e seu impacto no ensino entre o Império e a República, em obras gramaticais de valor sócio-histórico presentes no acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Tem experiência docente na rede particular de ensino, nas redes municipais do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu, na rede estadual e na graduação da Faculdade de Letras da UFRJ. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ); nessa instituição, vem se dedicando ao estudo e à aplicação de metodologias voltadas para o ensino da língua materna, seja para o atendimento ao ensino básico, seja para formar novos docentes. Da sua experiência docente, tem refletido sobre o processo de escolarização da literatura, fazendo parte do grupo de pesquisa EnLIJ, Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas; e do projeto Literatura Infantojuvenil e Letramento. Destaca-se, inclusive, a sua participação na Comissão de Avaliadores de Obra Literárias - PNLD 2018 e PNLD 2020. Tem pesquisado sobre os multiletramentos a partir de gêneros do cotidiano. Por isso, desde 2018, é membro do projeto de extensão Jornal na Escola, que propõe o desenvolvimento de habilidades discursivas e a integração entre escola e comunidade por meio da produção de jornal escolar. Por essa iniciativa, passou a integrar o grupo de pesquisa LEDEN - Linguagem e Educação: Ensino e Ciência, voltado para ações transdisciplinares que aproximem ensino e tecnologias. Coordena o projeto de pesquisa Os Gêneros Jornalísticos em Práticas Pedagógicas, mapeando e subsidiando ações docentes a partir do trabalho com o texto. Paralelamente, é coordenador de editoração do selo editorial do CAp-UERJ / NEPE, responsável pela implementação das linhas editoriais que incentivam a circulação de conhecimento; e pela criação do projeto de extensão Práticas de Editoração ao Alcance que visa orientar autores sobre os caminhos da publicação e divulgação de obras acadêmicas. Além disso, tem apresentado trabalhos em vários simpósios, seminários e congressos, por onde procura divulgar sua experiência com a edição de folhetins oitocentistas, a inserção de escritores brasileiros através do rótulo Folhetim, a gramatização nos oitocentos e as estratégias de letramento literário a partir de gêneros jornalísticos. alexandrexl@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)

2010 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Descrição da ortografia portuguesa: a inserção do princípio etimológico na prescrição e na prática gráficas oitocentistas
, Ano de obtenção: 2014. Afranio Gonçalves Barbosa. Palavras-chave: Ortografia; grafia etimológica; Periódicos; Gramáticas; Século XIX.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)

2009 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Crítica textual e corpora para a Linguística Histórica: padrões ortográficosoitocentistas em folhetins (crônicas) de França Júnior, Ano de Obtenção: 2010
Afranio Gonçalves Barbosa.Palavras-chave: Folhetins; França Junior; Crítica Textual.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa

1998 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Curso Como criar um Podcast. (Carga horária: 30h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.

2020 - 2020

Gravação de videoaulas para professores. (Carga horária: 30h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.

2018 - 2018

Formação Presencial das Equipes do PNLD Literário. , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Capacitação a Distância para Avaliação de Redações do Enem 2017. (Carga horária: 90h). , Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.

2015 - 2015

Atualização para docentes da UERJ. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2014 - 2014

Avaliadores do ENEM. (Carga horária: 16h). , Centro brasileiro de pesquisa em aval. e sel. e de promoção de eventos, CEBRASPE, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Formação Continuada para Avaliadores do ENEM. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2012 - 2012

Avaliadores do ENEM. (Carga horária: 8h). , Centro brasileiro de pesquisa em aval. e sel. e de promoção de eventos, CEBRASPE, Brasil.

2003 - 2003

Técnicas de Alfabetização. (Carga horária: 20h). , Fundação Educacional Unificada Campograndense, FEUC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Historiografia Linguística.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Organização de eventos

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . II Congresso Internacional de Literatura Infantil/Juvenil - III Encontro Nacional de Literatura Infantil/Juvenil: complexidades contemporâneas. 2025. (Congresso).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; FERNANDEZ, J. I. P. . Simpósio Literatura Infantil e Juvenil brasileira contemporânea. 2025. (Outro).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRE, K. S. C. . II Seminário Jornal na e da escola: práticas de alunos e professores. 2024. (Outro).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . 12º Simpósio de Educação e Sociedade Contemporânea. 2023. (Congresso).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRÉ, K. S. C. . Seminário Chapeuzinho e as cores de uma estrada milenar. 2023. (Outro).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; BARBOSA, Afranio G. ; Angélica Castilho . Variação Linguística, Ensino de Português e Gramáticas. 2022. (Outro).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Elizandra Silva ; Andreson Rêgo ; Cláudia Sonco ; Débora Laje ; Lincoln Silva ; Suellem Cordeiro ; Thiago Roberto ; Thiago Almeida ; Walace Ferreira . 5ª Jornada Científica do NEPE. 2022. (Congresso).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Jornal na e da Escola: práticas de alunos e professores. 2021. (Outro).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . II Encontro Nacional de Literatura Infantil /Juvenil e I Congresso Internacional de Literatura Infantil/Juvenil: questões e temáticas de ontem e de hoje. 2021. (Congresso).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; Cassiana Vieira . Simpósio Literatura infantil/juvenil e escola: relações entre leitura literária e ensino. 2021. (Outro).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Isse, Renan . Simpósio temático Ensino através de gêneros textuais: novas perspectivas, novos desafios. 2021. (Outro).

LIMA, A. X. . Língua e Literatura entre a Escola e a Universidade: Ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Outro).

Participação em eventos

II Congresso Internacional de Literatura Infantil/Juvenil - III Encontro Nacional de Literatura Infantil/Juvenil: complexidades contemporâneas. 2025. (Congresso).

Gramáticas e dicionários do português no acervo da Biblioteca Nacional.A circulação de saberes gramaticais no Brasil oitocentista. 2024. (Outra).

II Seminário JORNAL NA E DA ESCOLA: práticas de alunos e professores.Jornal na Escola. 2023. (Seminário).

I Seminário de Escrita.Os desafios da ciência aberta para novos periódicos. 2023. (Seminário).

IV SIMVALE - Simpósio de Variação Linguística e Ensino.Variação Linguística, Ensino de Português e Gramáticas. 2022. (Simpósio).

9º CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária: Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos. JORNAL NA ESCOLA E NOS ESPAÇOS VIRTUAIS. 2021. (Congresso).

LITERATURA INFANTIL/JUVENIL E ESCOLA: RELAÇÕES ENTRE LEITURA LITERÁRIA E ENSINO. 2021. (Congresso).

I Seminário de Estudos em Literatura infantojuvenil da UERJ. 2020. (Seminário).

XI Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas ? Viver é aprender ? educadores e espaços de experimentação, resistência e superação.Fake news, pós-verdade, cancelamentos: as linguagens nas experimentações pedagógicas no mundo virtual. 2020. (Simpósio).

Oficina de Paleografia e Conservação de documentos. 2018. (Oficina).

Seminário de Formação Presencial dos Avaliadores de Obra Literárias - PNLD 2018. 2018. (Seminário).

Seminário de Português. 2010. (Seminário).

I Simpósio de Educação Pedagógica. 2009. (Simpósio).

A formação integral de leitores e produtores de texto. 2008. (Encontro).

II Semana de Língua Portuguesa - SELP. 2008. (Congresso).

IV Encontro do Dicionário Histórico. 2007. (Encontro).

Colóquio Todos os caminhos portugueses vão dar a Camões. 2005. (Outra).

Editar os Modernos: o caso Eça. 2004. (Outra).

I Encontro Internacional de Filologia. 2004. (Encontro).

Ética: o papel da educação no desenvolvimento das novas gerações. 2002. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Camila Lopes dos Santos

BARBOSA, A. G.; SANTIAGO, H. S.;LIMA, ALEXANDRE XAVIER. A Inquisição no Claustro no Portugal Insular: edição, contextualização sócio-histórica e estudo grafológico o processo setecentista da Madre Isabel Filipa de Santo Antônio. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Cristina Vasconcellos Garcia

LIMA, ALEXANDRE XAVIER; BARBOSA, A. G.; Bianca da Silva. Estratégias de relativização: variação em cartas de mercadores portugueses no século XVIII. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER. Banca de Elaboração da Prova de Redação do Processo Seletivo CAp-UERJ. 2023. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER; Elizandra Silva; OLIVEIREsequiel Rodrigues OliveiraA, E. R.. Comitê de Avaliação - CAP do Programa de Incentivo à Docência na Graduação (PRODOCÊNCIA) 2021. 2022. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER; Elizandra Silva; OLIVEIREsequiel Rodrigues OliveiraA, E. R.. Comitê de Avaliação - CAP do Programa de Incentivo à Docência na Graduação (PRODOCÊNCIA) 2022. 2022. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER. Banca de Elaboração de prova do Processo seletivo CAp-UERJ 2021. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER. Banca examinadora do Cebraspe. 2021. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event.

LIMA, A. X.. PNLD Literário. 2020. Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER. Banca de Elaboração de prova do Processo seletivo CAp-UERJ 2020. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER. Banca de Supervisão da correção da prova do Processo seletivo CAp-UERJ 2020. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER. Banca de Correção de provas do Processo de Transferência CAp-UERJ 2018. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER. Banca de Elaboração da prova do Processo de Transferência CAp-UERJ 2018. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER. PNLD 2018 - Literário. 2018. Ministério da Educação.

LIMA, A. X.. Banca de Elaboração de prova do processo seletivo CAp-UERJ 2019. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, A. X.. Supervisor da Banca de correção da prova de redação do processo seletivo CAp-UERJ 2019. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER. Banca de Supervisão da correção da prova do Processo seletivo CAp-UERJ 2018. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, A. X.. Banca de correção da prova discursiva para Delegado. 2018. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event.

LIMA, A. X.. Concurso Público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de analista judiciário e de técnico judiciário - TRE/BA. 2017. Centro brasileiro de pesquisa em aval. e sel. e de promoção de eventos.

LIMA, A. X.. Banca de Correção do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2018. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, A. X.. Banca de Elaboração do processo seletivo CAp-UERJ 2018. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, A. X.. Banca de correção do processo seletivo CAp-UERJ 2018. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, A. X.. Processo seletivo CAp-UERJ 2017. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, A. X.. Concurso público para professor substituto 2016.1. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Vanessa Moraes;LIMA, A. X.; Cassiana Vieira. Concurso público para professor substituto 2015.2. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, A. X.. Processo Seletivo CAp-UERJ 2016. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER. Supervisor da Banca de Correção da prova de redação do Processo Seletivo CAp-UERJ 2023. 2023. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER. Comissão Científica do IV SIMVALE Simpósio de Variação Linguística e Ensino. 2022. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER; Andreson Rêgo; Débora Laje; Elizandra Silva; Márcia Santos; Suellem Cordeiro; Thiago Roberto; Walace Ferreira. Comissão científica da 5ª Jornada Científica do NEPE. 2022. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER; COUTO, I. M. S. S.; FARIA, R. L.. Programa de Incentivo à Produção de Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura. 2022. Fundação Casa de Rui Barbosa.

LIMA, A. X.. Comissão de Autorização de Pesquisa. 2020. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER. Comissão Científica do XI Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas - Viver é aprender - educadores e espaços de experimentação, resistência e superação. 2020. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, A. X.. Comissão de Autorização de Pesquisa do CAp-UERJ. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, A. X.. Comissão de autorização de Pesquisa do CAp-UERJ. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Layla Nobrega Rego Dias

Projeto de Extensão Práticas de Editoração ao Alcance; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Departamento de Estágios e Bolsas; (Orientador);

Katarine da Silva Costa André

Práticas de editoração no CAP-UERJ; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Departamento de Estágios e Bolsas; (Orientador);

Lucimara Laurindo dos Santos

AÇÃO COMUNICATIVA EM NOVOS SUPORTES DIGITAIS: LETRAMENTO E MULTILETRAMENTO DIGITAL; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Edmilson da Silva Lima

O ensino da Língua Portuguesa no contexto dos gêneros textuais digitais; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Silvia Paula de Freitas Dias da Ponte

Ação comunicativa em novos suportes digitais: letramento e multiletramento digital; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Isabella Dell'Osso Soares

A normatização gráfica em gramáticas escolares do Brasil Imperial; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Ana Carolina Lage de Castro da Silva

Os gêneros jornalísticos em práticas pedagógicas; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Latim) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Kimberlly Christian Silva Goncalves dos Santos

Os gêneros jornalísticos em sala de aula; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Thaís Alves da Silva Duarte

Os gêneros jornalísticos em práticas pedagógicas; 2022; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Alexsandro Cruz Luiz Moreira

Gêneros Jornalísticos na Escola; 2022; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Luana Rodrigues Papalardo

Os gêneros jornalísticos em práticas pedagógicas; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Lorrany Victorya Silva dos Santos

Os Gêneros Jornalísticos em Práticas Pedagógicas; 2022; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Samara Souza Mello Lourenço de Oliveira

A gramatização do conteúdo ortográfico do Brasil pós-independente; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Felipe Jeronimo da Silva Romualdo

A gramatização do conteúdo ortográfico do Brasil pós-independente; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Laís dos Santos Lima

Identificação de fontes para a história dos materiais pedagógicos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Rodrigo Maciel Vidal

As estratégias de adaptação de textos jornalísticos para o ambiente virtual; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Karine da Silva Costa André

Os gêneros jornalísticos em práticas pedagógicas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Renan Marques Isse

Os gêneros jornalísticos em práticas pedagógicas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Italiano) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Carlos Arthur Gulão Guimarães

A edição dos Folhetins de França Junior no jornal O Globo Ilustrado; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Filippe Vitor Sousa

Projeto de Extensão Jornal na Escola; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Vitória Victor dos Santos Coelho

Os gêneros jornalísticos em sala de aula; 2022; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Thaís Alves da Silva Duarte

Jornal na Escola; 2021; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Carina Andrade Pereira Sandra

Jornal na Escola; 2021; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Thaís Alves da Silva Duarte

Jornal na Escola; 2021; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Karine da Silva Costa André

Jornal na Escola; 2020; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Mariana Fernanda Sena Bittencourt da Silva

Jornal na Escola; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estágios e Bolsas; Orientador: Alexandre Xavier Lima;

Produções bibliográficas

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . A Normatização Gráfica no Brasil Imperial a Partir de Gramáticas RacionalistasGraphic Normatizaton in Imperial Brazil from Rationalist Grammar. DIADORIM (RIO DE JANEIRO) , v. 25, p. e58369-18, 2024.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRÉ, K. S. C. . Jornal na Escola: Caminhos Metodológicos para Atuação frente aos Efeitos do Isolamento Social. INTERAGIR (UERJ) , v. 33, p. 14-27, 2023.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRADE, K. S. . Jornal na Escola: Caminhos Metodológicos para Atuação frente aos Efeitos do Isolamento Social. https://doi.org/10.12957/interag.2022.61361 , v. 1, p. 14-27, 2023.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . A construção do saber gramatical brasileiro a partir da normatização gráfica de Antonio Alvares Pereira Coruja: alguns apontamentos sócio-históricos. LABORHISTÓRICO , v. 9, p. e55244-25, 2023.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O uso de corpus metalinguístico na construção de parâmetros gráficos para identificação de perfis de redatores oitocentistas. A Cor das Letras - Revista Digital do Programa de Pós-graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFS , v. 23, p. 7-32, 2022.

  • LIMA, ALEXANDRE . BERTOLOTTI, Virginia y COLL, Magdalena (coords.). Las formas de decir. La prensa en Uruguay en el siglo XIX. Montevideo: Universidad de la República, 2020.. INFORMATIO , v. 25, p. 228-248, 2020.

  • FERREIRA, H. R. M. ; Angélica Castilho ; LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O ADVÉRBIO E A CONSTRUÇÃO NARRATIVA: INTERFACES LINGUÍSTICAS PARA O CONTO ?FITA-VERDE NO CABELO?. Revista Digital Formação em Diálogo , v. 3, p. 91-103, 2019.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; FERREIRA, H. R. M. . POR UMA ABORDAGEM SÓCIO-DISCURSIVA EM SALA DE AULA: A AVENTURA ENTRE OS GÊNEROS. Revista Digital Formação em Diálogo , v. 3, p. 104-116, 2019.

  • LIMA, A. X. . DIFUSÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS EM JORNAIS OITOCENTISTAS: OS FOLHETINS DE FRANÇA JUNIOR. REVISTA DA ABRALIN , v. 16, p. 55-73, 2017.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Construção de corpora para estudo da norma gráfica: seleção de textos representativos em periódicos oitocentistas. LABORHISTÓRICO , v. 2, p. 235-252, 2017.

  • LOPES, CELIA REGINA DOS S. ; RUMEU, Márcia C. de B. ; MARCOTULIO, L.L. ; LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Reflexões metodológicas para a análise sociocultural de redatores em corpora históricos. Gragoatá (UFF) , v. 15, p. 239-253, 2010.

  • LIMA, A. X. . A edição de folhetins oitocentistas cariocas: o caso França Junior. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. X, p. 18, 2006.

  • LIMA, A. X. ; FARIA, Rosane M.R. . Diferentes usos para o rótulo folhetim e a construção do público leitor do século XIX. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. IX, p. 105, 2005.

  • MALLMANN, A. C. L. G. ; LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; PORTE, D. ; DOLIVO, F. ; SHCOLNIK, F. ; DIAS, J. ; MATTOS, L. ; LIRA, R. ; GUIMARAES, S. . Orientações para elaboração de material didático de Língua Portuguesa e de Literatura. 1. ed. Rio de Janeiro: CAp-UERJ, 2025. v. 1. 26p .

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho (Org.) ; ANDRE, K. S. C. (Org.) . II Seminário Jornal na e da escola: práticas de alunos e professores. 1. ed. Rio de Janeiro: CAp-UERJ, 2024. v. 1. 30p .

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; PRATA, J. M. . Manual de Editoração: Editora CAp-UERJ. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora CAp-UERJ, 2024. v. 1. 53p .

  • Elizandra Silva (Org.) ; LIMA, ALEXANDRE XAVIER (Org.) . 6ª Jornada Científica do NEPE - Caderno de resumos. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora CAp-UERJ, 2024. v. 1. 108p .

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Elizandra Silva (Org.) . Caderno de resumos da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e VI Feira De Ciências e Tecnologia do CAp-Uerj e Atividades Integradas. 1. ed. Rio de Janeiro: CAp-UERJ, 2023. v. 1. 46p .

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Elizandra Silva (Org.) . 12º Simpósio de Educação e Sociedade Contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora CAp-Uerj, 2023. v. 1. 141p .

  • Angélica Castilho (Org.) ; LIMA, ALEXANDRE XAVIER (Org.) ; ANDRÉ, K. S. C. (Org.) . Chapeuzinho e as cores de uma estrada milenar: livro de resumo. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora CAp-UERJ, 2023. v. 1. 43p .

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho (Org.) ; Elizandra Silva (Org.) . Olhares e vivências nos fazeres educativos: o legado pós-pandêmico - XII SIMPÓSIO EDUCAÇÃO E SOCIEDADECONTEMPORÂNEA: DESAFIOS E PROPOSTAS. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora CAp-UERJ, 2023. v. 1. 479p .

  • LIMA, ALEXANDRE ; Angélica Castilho (Org.) ; Cassiana Vieira (Org.) . Literatura Infantil/Juvenil e Escola: Relações entre leitura literária e ensino. 1. ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022. 219p .

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho (Org.) ; ANDRE, K. S. C. (Org.) . Jornal na e da Escola: registros de práticas docentes. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora CAp-Uerj, 2022. v. 1. 401p .

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Elizandra Silva (Org.) . Caderno de Resumos da 5ª Jornada Científica do NEPE. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora CAp-Uerj, 2022. v. 1. 36p .

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . A atividade de letramento a partir de gêneros jornalísticos em ambiente escolar: um experimento com entrevistas. In: Isabel Cristina Rodrigues, João Marcos Reis de Faria, Maria Ruth Machado Fellows. (Org.). Experiências no ensino de línguas e literaturas.. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2024, v. , p. 107-120.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Identificação de materiais metalinguísticos oitocentistas para estudo da difusão de normas gráficas na província do Amazonas. In: Élcio Aloisio Fragoso; Juciele Pereira Dias; Carlos Davis Barroso de Oliveira Júnior. (Org.). Memória e atualidade da Amazônia: ensino e línguas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2023, v. 1, p. 225-249.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O letramento literário a partir do trabalho com gêneros jornalísticos. In: Alexandre Xavier Lima; Angélica de Oliveira Castilho Pereira; Cassiana Lima Cardoso. (Org.). Literatura Infantil/Juvenil e Escola: Relações entre leitura literária e ensino. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022, v. , p. 10-35.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRÉ, K. S. C. . O desenvolvimento de jornal escolar como prática de leitura e escrita. In: Alexandre Xavier Lima; Angélica de Oliveira Castilho Pereira; Karine da Silva Costa André. (Org.). Jornal na e da Escola: registros de práticas docentes. 1ed.Rio de Janeiro: Editora CAp-Uerj, 2022, v. 1, p. 12-38.

  • FERREIRA, H. R. M. ; LIMA, A. X. . Contratos jurídicos: quando a linguagem exclui os seus leitores. In: Everton Lourenço da Silva Maximo. (Org.). O léxico em diferentes perspectivas. 1ed.Catu: Bordô Grená, 2020, v. 1, p. 80-93.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; BARBOSA, Afranio G. . O Controle indireto de perfis sócio-históricos em corpora histórico-diacrônicos: a identificação de graus de letramento pela grafia etimológica do século XIX. In: Ataliba T. de Castilho. (Org.). História do português brasileiro: corpus diacrônico do português brasileiro. 1ed.São Paulo: Contexto, 2019, v. 2, p. 168-205.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; MARCOTULIO, L.L. ; RUMEU, Márcia C. de B. . Experiências Metodológicas em constituição de corpora: pistas para um pesquisador iniciante. In: Ataliba T. de Castilho. (Org.). História do português brasileiro: corpus diacrônico do português brasileiro. 1ed.São Paulo: Contexto, 2019, v. 2, p. 68-91.

  • BARBOSA, Afranio G. ; LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; MARCOTULIO, L.L. . Da Idade Média ao século XVI: a difusão de grafias etimológicas e de índices grafofonéticos na norma grafemática quinhentista portuguesa. In: Paulo Osório. (Org.). Linguística Histórica e História do Português. Das origens ao Século XVI. 1ed.Salamanca: Luso-Española de Ediciones, S.L., 2018, v. 1, p. 77-125.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: A Biblioteca do Nautilus. Nossa Voz, Rio de Janeiro, 18 dez. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: EU, PRETINHA?. Nossa Voz, Rio de Janeiro, 12 dez. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: A biblioteca de Bouville (A Náusea de Sartre). Nossa Voz, Rio de Janeiro, 27 nov. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: Biblioteca de Nova Iorque (Um dia depois de amanhã). Nossa Voz, Rio de Janeiro, 06 nov. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: ENOLA HOLMES. Nossa Voz, Rio de Janeiro, 30 out. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: A CASA DA SABEDORIA. Nossa Voz, Rio de Janeiro, 23 out. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: A BIBLIOTECA DE SHAWSHANK (Um Sonho de Liberdade). Nossa Voz, Rio de Janeiro, 02 out. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: A BIBLIOTECA NACIONAL DE DESATINO DO NORTE. Nossa Voz, 25 set. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: A BIBLIOTECA PÚBLICA DOS CABEÇAS-OCAS. Nossa Voz, Rio de Janeiro, 18 set. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: O DOADOR DE MEMÓRIAS. Nossa Voz, 11 set. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: A BIBLIOTECA DE KAMAR-TAJ. Nossa Voz, Rio de Janeiro, 14 ago. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA. Nossa Voz, 10 ago. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: A BIBLIOTECA DE HOGWARTS. Nossa Voz, Rio de Janeiro, 02 ago. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: FAHRENHEIT 451. Nossa Voz, Rio de Janeiro, 21 jul. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: A BIBLIOTECA JEDI. Nossa Voz, Rio de Janeiro, 14 jul. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . AS BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS. Nossa Voz, Rio de Janeiro, 07 jul. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: AGATHA CHRISTIE. Nossa Voz, Rio de Janeiro, 05 jul. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . BIBLIOTECAS NA FICÇÃO: O NOME DA ROSA. Nossa Voz, Rio de Janeiro, 28 jun. 2020.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRÉ, K. S. C. . DESCRIÇÃO DA ORTOGRAFIA PORTUGUESA OITOCENTISTA EM GRAMÁTICOS BRASILEIROS: A PRESCRIÇÃO DO PRINCÍPIO ETIMOLÓGICO. In: XXV Congresso Nacional de Linguística e Filologia Em homenagem a Cilene da Cunha Pereira e aos 500 anos de existência dos Correios de Portugal, 2021, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2021. v. XXIV. p. 283-300.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O CORAÇÃO ÀS VEZES PARA DE BATER - NA SALA DE AULA. In: II Congresso Internacional de Literatura Infantil/Juvenil - III Encontro Nacional de Literatura Infantil/Juvenil: complexidades contemporâneas, 2025, Rio de Janeiro. Caderno de Programação e Resumos do II CILIJ / III ENLIJ. Rio de Janeiro: NELIJ-UERJ, 2025. v. 1. p. 100-101.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; PAPALARDO, L. R. . O LETRAMENTO LITERÁRIO NO FUNDAMENTAL II. In: II Congresso Internacional de Literatura Infantil/Juvenil - III Encontro Nacional de Literatura Infantil/Juvenil: complexidades contemporâneas, 2025, Rio de Janeiro. Caderno de Programação e Resumos do II CILIJ / III ENLIJ. Rio de Janeiro: NELIJ-UERJ, 2025. p. 105-105.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; SILVA, P. S. B. ; Angélica Castilho . GÊNEROS JORNALÍSTICOS NA ESCOLA. In: 33ª Semana de Iniciação Científica, 2025, Rio de Janeiro. Livro de Resumos 33ª Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: PR2, 2025. p. 1229-1229.

  • Angélica Castilho ; SILVA, G. S. C. ; LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O MEU AMIGO PINTOR: CAMINHOS DO EU NA CONSTRUÇÃO DO DIÁRIO. In: 33ª Semana de Iniciação Científica, 2025, Rio de Janeiro. Livro de Resumos 33ª Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: PR2, 2025. p. 1243-1243.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; OLIVEIRA, S. S. M. L. ; Angélica Castilho . A CONSTRUÇÃO DA ORTOGRAFIA PORTUGUESA: ENTRE IDEIAS E PRÁTICAS GRÁFICAS. In: 33ª Semana de Iniciação Científica, 2025, Rio de Janeiro. Livro de Resumos 33ª Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: PR2, 2025. p. 1267-1267.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; SOARES, I. D. . A NORMATIZAÇÃO GRÁFICA EM GRAMÁTICAS ESCOLARES DE PORTO ALEGRE NO SÉCULO XIX. In: 33ª Semana de Iniciação Científica, 2025, Rio de Janeiro. Livro de Resumos 33ª Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: PR2, 2025. p. 1274-1274.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; OLIVEIRA, S. S. M. L. . A construção da ortografia portuguesa: entre ideias e práticas gráficas. In: 6ª Jornada Científica do NEPE, 2024, Rio de Janeiro. 6ª Jornada Científica do NEPE - Caderno de resumos. Rio de Janeiro: CAp-UERJ, 2024. v. 1. p. 32-32.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; ANDRE, K. S. C. ; DIAS, L. N. R. . Práticas de editoração no CAp-UERJ. In: 6ª Jornada Científica do NEPE, 2024, Rio de Janeiro. 6ª Jornada Científica do NEPE - Caderno de resumos. Rio de Janeiro: CAp-UERJ, 2024. v. 1. p. 45-45.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; ANDRE, K. S. C. . Implementação do jornal nossa voz nas mídias sociais. In: 6ª Jornada Científica do NEPE, 2024, Rio de Janeiro. 6ª Jornada Científica do NEPE - Caderno de resumos. Rio de Janeiro: CAp-UERJ, 2024. v. 1. p. 67-67.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; SANTOS, L. V. S. ; Angélica Castilho . Gêneros jornalísticos na escola. In: 6ª Jornada Científica do NEPE, 2024, Rio de Janeiro. 6ª Jornada Científica do NEPE - Caderno de resumos. Rio de Janeiro: CAp-UERJ, 2024. v. 1. p. 96-96.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O acervo gramatical da Biblioteca Nacional: a circulação de saberes gramaticais no Brasil Oitocentista. In: 10ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional, 2024, Rio de Janeiro. Caderno de resumos: 10ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2024. v. 1. p. 3-4.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; DUARTE, T. A. S. . Jornal na escola e nas redes sociais. In: XII Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e Propostas, 2023, Rio de Janeiro. Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas. Rio de Janeiro: Editora CAp-Uerj, 2023. v. 1. p. 132-132.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . A construção do sujeito em três versões de Chapeuzinho Vermelho. In: Seminário Chapeuzinho e as cores de uma estrada milenar, 2023, Rio de Janeiro. Chapeuzinho e as cores de uma estrada milenar: livro de resumo. Rio de Janeiro: CAp-UERJ, 2023. v. 1. p. 29-30.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . A normatização gráfica no Brasil imperial a partir de gramáticas racionalistas. In: 8ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional - Bicentenários: Ciclos e Novos Horizontes, 2022, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos 8ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: FBN, 2022. v. 1. p. 13-14.

  • LIMA, L. S. ; Angélica Castilho ; LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Identificação de fontes para a história dos materiais pedagógicos. In: XXXI SEMIC UERJ, 2022, Rio de Janeiro. XXXI SEMIC UERJ Darcy Ribeiro 100 anos Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, 2022. v. 1. p. 1153-1153.

  • LIMA, L. S. ; Angélica Castilho ; LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Gêneros jornalísticos em práticas pedagógicas no CAp-Uerj. In: 5ª Jornada Científica do NEPE, 2022, Rio de Janeiro. Caderno de resumos da 5ª Jornada Científica do NEPE. Rio de Janeiro: Editora CAp-Uerj, 2022. v. 1. p. 10-10.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O Saber Metalinguístico no Ensino de Língua Portuguesa. In: IV SIMVALE - Simpósio de Variação Linguística e Ensino, 2022, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do IV SIMVALE ?Simpósio de Variação Linguística e Ensino. Rio de Janeiro: Silvia Rodrigues Vieira, 2022. v. 1. p. 234-235.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Os gêneros jornalísticos em práticas pedagógicas. In: I Seminário de Estudos em Literatura Infantojuvenil da UERJ, 2021, Rio de Janeiro. Catálogo de pesquisadores e pesquisas do NELIJ-UERJ. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2020. p. 18-19.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRE, K. S. C. . Descrição da ortografia portuguesa oitocentista em gramáticos brasileiros: a prescrição do princípio etimológico. In: XXIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia em Homenagem a Cilene da Cunha Pereira, 2021, Rio de Janeiro. RESUMOS DO XXIV CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2021.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Isse, Renan . Ensino através de gêneros textuais: novas perspectivas, novos desafios. In: I Encontro de Egressos e pós-graduandos, 2021, Catalão. I Encontro PPGEL. Catalão: PPGEL - UFCAT, 2021. v. 1. p. 1-1.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O letramento literário a partir do trabalho com gêneros jornalísticos. In: II Encontro Nacional de Literatura Infantil/Juvenil, I Congresso Internacional de Literatura Infantil/Juvenil: questões e temáticas de ontem e de hoje, 2021, Rio de Janeiro. Caderno de Programação e Resumos do II ENLIJ / I CILIJ. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2021. v. 1. p. 124-125.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRE, K. S. C. . O desenvolvimento de jornal escolar como prática de leitura e escrita. In: I Seminário Jornal na e da Escola: práticas de alunos e professores, 2021, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do I Seminário Jornal na e da Escola: práticas de alunos e professores. Rio de Janeiro: Jornal Nossa Voz, 2021. v. 1. p. 9-10.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; ANDRÉ, K. S. C. . Jornal na Escola. In: 30ª UERJ Sem Muros, 2021, Rio de Janeiro. Anais 23ª Mostra de Extensão. Rio de Janeiro: DEPEXT, 2021. v. 1. p. 40-40.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; FERREIRA, H. R. M. . Contratos Jurídicos: quando a linguagem não interage com seus leitores. In: VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, 2019, Porto Alegre. VI ISD 2019, 2019. v. 1.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Jornal na Escola. In: 29ª UERJ Sem Muros, 2019, Rio de Janeiro. 29ª UERJ Sem Muros: Tabela Periódica - 150 anos. Rio de Janeiro: UERJ, 2019. p. 472-472.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Jornal na Escola. In: 28ª UERJ Sem Muros, 2018, Rio de Janeiro. 28ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2018. p. 415-415.

  • LIMA, A. X. . Descrição da ortografia brasileira: a inserção do princípio etimológico na prescrição e na prática gráfica oitocentista. In: XI Seminário de Dissertações e Teses em Andamento, 2013, Rio de Janeiro. Seminário de Dissertações e Teses em Andamento em Letras Vernáculas, 2013. v. 1. p. 21-21.

  • LIMA, A. X. . Do predicado ao praticado: padrões ortográficos oitocentistas em folhetins (crônicas) de França Jr.. In: II Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2012, São Paulo. Anais de Resumos do II Congresso Internacional de Linguística Histórica. São Paulo: Humanitas, 2012. v. I. p. 60-60.

  • LIMA, A. X. . Edições dos folhetins de França Junior: os limites entre padrões da imprensa e do redator. In: I Congresso Internacional de Estudos Filológicos / VI Seminário de Estudos Filológicos, 2012, Salvador. Livro de Resumos: Filologia, críticas e processos de criação, 2012. v. I. p. 75-75.

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; EDIÇÃO DOS FOLHETINS DE FRANÇA JUNIOR: CONSTITUIÇÃO, COMPARAÇÃO DE EDIÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ERUDIÇÃO. In: VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, 2009, Rio de Janeiro. VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, 2009. v. 1. p. 15-15.

  • LIMA, A. X. . Construção de um parâmetro para se analisar o modelo oitocentista de norma culta objetiva carioca a partir dos textos folhetinescos de França Junior. In: I Congresso Internacional de Lingüística Histórica, 2009, Salvador. I Congresso Internacional de Lingüística Histórica, 2009. v. I. p. 118-118.

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; A edição de folhetins oitocentistas cariocas: o caso França Junior. In: X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia em homenagem a Antenor Nascentes, 2006, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programação, 2006. v. X. p. 10-10.

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; Grau de Erudição através da Latinização da Grafia: um estudo sobre França Junior. In: XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006. v. XXVIII. p. 5-5.

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; FERREIRA, N.N. . O parágrafo ideal x o parágrafo real: confrontando teoria e prática. In: X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2006, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programação, 2006. v. X. p. 106-107.

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; FARIA, Rosane M.R. . Diferentes usos para o rótulo folhetim e a construção do público leitor no século XIX. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA, 2005, Rio de Janeiro. IX CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA, 2005. v. 1. p. 164-164.

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; FARIA, Rosane M.R. . Padrões Lingüísticos e Culturais Oitocentistas: Graus de Erudição de Redatores e o Fenômeno da Grafia Latinizada. In: XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; DINIZ, P.S. ; MOTHÉ, Núbia G.M. ; FARIA, Rosane M.R. . A Evolução dos folhetins em jornais brasileiroa do século XIX. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2004, Rio de Janeiro. Livro de resumos da XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2004. v. I. p. 56-56.

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; FARIA, Rosane M.R. . O Contraste entre gêneros textuais literários e não literário veiculados em jornais do séc. XIX: o peso do fator materialidade do núcleo na anteposição do ADJ no SN.. In: 52º Seminário do GEL, 2004, Campinas. Livro de programação e resumos 52º Seminário do GEL, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; FERREIRA, N.N. ; FARIA, Rosane M.R. ; DINIZ, P.S. . CONSTRUÇÃO DO PÚBLICO LEITOR E INVESTIGAÇÃO LINGÜÍSTICA EM ROMANCES-FOLHETINS EM JORNAIS., 2003. XII Congresso da Assel-Rio Linguagens: modos de dizer, modos de fazer", 2003. v. 1. p. 164-164.

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; FERREIRA, N.N. ; FARIA, Rosane M.R. . Romances-Folhetim e Notícias em Jornais do Século XIX: Padrões e Contrastes Sociolingüísticos e Culturais. In: XXV Jornada de Iniciação Científica/XV Jornada de Iniciação Artística e Cultura, 2003, Rio de Janeiro. XXV Jornada de Iniciação Científica/XV Jornada de Iniciação Artística e Cultura, 2003. v. 1. p. 1-1.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O coração às vezes para de bater - na sala de aula. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O letramento literário no Fundamental II. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; BARBOSA, A. G. . A circulação de saberes gramaticais no Brasil oitocentista. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . A circulação de saberes gramaticais no Brasil: os testemunhos em periódicos oitocentistas. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O acervo gramatical da Biblioteca Nacional: a circulação de saberes gramaticais no Brasil Oitocentista. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . A construção do sujeito em três versões de Chapeuzinho Vermelho. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . A inserção dos saberes gramaticais brasileiros a partir do controle indireto. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Estratégias de letramento literário a partir dos gêneros jornalísticos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O Saber Metalinguístico no Ensino de Língua Portuguesa. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Para o ensino de Língua Portuguesa. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . A normatização gráfica no Brasil imperial a partir de gramáticas racionalistas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . JORNAL NA ESCOLA E NOS ESPAÇOS VIRTUAIS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O desenvolvimento de jornal escolar como prática de leitura e escrita. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O uso de corpus metalinguístico na construção de parâmetros de escrita para identificação de perfis de redatores oitocentistas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRE, K. S. C. . Descrição da ortografia portuguesa oitocentista em gramáticos brasileiros: a prescrição do princípio etimológico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . O Letramento Literário a partir do Trabalho com Gêneros Jornalísticos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRADE, K. S. . O Jornal escolar em ambiente virtual: a experiência com o Jornal Nossa Voz. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Caminhos para o trabalho com gêneros textuais: o uso de jornal em ambiente escolar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Os gêneros jornalísticos em práticas pedagógicas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Um olhar sobre o ensino de Língua Portuguesa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; FERREIRA, H. R. M. ; SILVA, M. F. S. B. . Jornal na Escola. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; BARBOSA, A. G. ; Deise Cristina de Moraes Pinto ; Laura Aparecida Ferreira do Carmo ; Karen Sampaio Brago Alonso ; Thiago Laurentino de Oliveira ; DIEGO, M. R. L. ; RANGEL, R. F. ; Angélica Castilho . A importância da memória escrita para a sociedade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, A. X. . Jornal na Escola: uma experiência com produção de jornal em ambiente escolar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; FERREIRA, H. R. M. . Contratos jurídicos: quando a linguagem não interage com seus leitores. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Jornal na Escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, A. X. . Descrição da ortografia brasileira: a inserção do princípio etimológico na prescrição e na prática gráfica oitocentista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. . Do predicado ao praticado: padrões ortográficos oitocentistas em folhetins (crônicas) de França Junior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. . Edições dos folhetins de França Junior: os limites entre padrões da imprensa e do redator. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. X. . Edições filológicas: a construção de corpora diacrônicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, A. X. ; LOPES, CELIA REGINA DOS S. ; MARCOTULIO, L.L. ; RUMEU, Márcia C. de B. . Metodologias para a identificação de perfis sócio-culturais de redatores em corpora históricos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. . Construção de um parâmetro para se analisar o modelo oitocentista de norma culta objetiva carioca a partir dos textos folhetinescos de França Junior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. X. . EDIÇÃO DOS FOLHETINS DE FRANÇA JUNIOR: CONSTITUIÇÃO, COMPARAÇÃO DE EDIÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ERUDIÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; A Edição de Folhetins oitocentistas cariocas: o caso França Junior.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; Grau de Erudição através da Latinização da Grafia: Um estudo sobre França Junior. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; FERREIRA, N.N. . O parágrafo ideal x o parágrafo real: confrontando teoria e prática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; FARIA, Rosane M.R. . Padrões Lingüísticos e Culturais Oitocentistas: Graus de Erudição de Redatores e o Fenômeno da Grafia Latinizada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; FARIA, Rosane M.R. . Diferentes usos para o rótulo folhetim e a construção do público leitor no século XIX. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; MOTHÉ, Núbia G.M. ; FARIA, Rosane M.R. ; DINIZ, P.S. . A evolução do folhetins em jornais brasileiros do século XIX. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. . Anteposição do adjetivo no sintagma nominal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; FARIA, Rosane M.R. . O Contraste entre gêneros textuais literário e não literário veiculados em jornais do sec. XIX: O peso do fator materialidade do núcleo na anteposição do ADJ no SN.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; DINIZ, P.S. ; FARIA, Rosane M.R. ; FERREIRA, N.N. . CONSTRUÇÃO DO PÚBLICO LEITOR E INVESTIGAÇÃO LINGÜÍSTICA EM ROMANCES-FOLHETINS EM JORNAIS DO SÉCULO XIX. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; FERREIRA, N.N. ; FARIA, Rosane M.R. . Romances-Folhetim e Notícias em Jornais do Século XIX: Padrões e Contrastes Sociolingüísticos e Culturais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; Cassiana Vieira . Literatura Infantil/Juvenil e Escola: Relações entre leitura literária e ensino. Rio de Janeiro, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRE, K. S. C. . Apresentação. Rio de Janeiro, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Projeto de Avaliação em larga escala. 2022.

LIMA, A. X. . Processo seletivo/concurso público ENEM 2016. 2016.

LIMA, A. X. . Avaliação das redações do Exame Nacional do Ensino Médio. 2013.

LIMA, A. X. . Avaliação das redações do Exame Nacional do Ensino Médio. 2012.

LIMA, A. X. . Programa de estágio Boa Chance. 2008.

LIMA, A. X. . Programa de estágio Boa Chance. 2007.

LIMA, A. X. . Dicionário Histórico do Português do Brasil. 2007.

LIMA, A. X. ; BARBOSA, Afranio G. . Romances-folhetim e notícias publicados na imprensa carioca oitocentista: um contraste entre as linguagens literária e não-literária. 2003.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Comitê Científico do ebook Variações linguísticas em línguas românicas: explorações contemporâneas. 2025.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliador ad hoc da revista Confluência. 2024.

LIMA, ALEXANDRE . Avaliador ad hoc da revista Confluência. 2024.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Diários Gravitacionais. 2024.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Ensino, Texto e Sintaxe: orações adverbiais. 2024.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Comissão de Editoração do 12º Simpósio de Educação e Sociedade Contemporânea. 2023.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Coordenação da Comissão de Editoração do XII SESC. 2023.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Olhares e vivências nos fazeres educativos: o legado pós-pandêmico - XII SIMPÓSIO EDUCAÇÃO E SOCIEDADECONTEMPORÂNEA: DESAFIOS E PROPOSTAS. 2023.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Parecerista ad hoc da publicação de livro do IV SIMVALE. 2022.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Os gêneros jornalísticos em práticas pedagógicas 2. 2022.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . A gramatização do conteúdo ortográfico do Brasil pós-independente. 2022.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . PRÁTICAS DE EDITORAÇÃO NO CAP-UERJ. 2022.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Os gêneros jornalísticos em sala de aula. 2022.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . A normatização gráfica no Brasil pós-independente a partir de gramáticas escolares. 2022.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Práticas de Editoração ao Alcance. 2022.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (E-mosaicos - CAp-UERJ). 2022.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Comissão científica da 5ª Jornada Científica do NEPE. 2022.

LIMA, ALEXANDRE . Avaliação de trabalho POETIZ@ANDO: POESIA NAS MÍDIAS SOCIAIS NA PERSPECTIVA DA LITERACIA FAMILIAR. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de trabalho PANDEMIA DA COVID-19 E A COBERTURA DIÁRIA DO AVOADOR. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de trabalho REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURA NO CURSINHO PRÉ-UNIVERSITÁRIO DA UNESP/ASSIS EM CONTEXTO PANDÊMICO: O TEXTO LITERÁRIO EM QUESTÃO. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de trabalho A PÓS-GRADUAÇÃO PARA ALÉM DA PESQUISA: CRIANDO ESPAÇOS DE DEBATE ENTRE ESTUDANTES E PESQUISADORES ATRAVÉS DO CANAL BORA FAZER CIÊNCIA. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de trabalho PROJETO BICHO POR DENTRO ? EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA ANATOMIA ANIMAL. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de trabalho JORNADA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de trabalho. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de trabalho A ALFABETIZAÇÃO E O CONTEXTO REMOTO: UM NOVO OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Parecerista ad hoc na Revista Extensão em Ação. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Parecerista ad hoc na Revista Palimpsesto. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Revisão de Língua Portuguesa da Revista e-Mosaicos. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Parecerista ad hoc da Revista Confluência. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRÉ, K. S. C. . Revisão do Livro de resumos do I Seminário Jornal na e da Escola: práticas de alunos e professores. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 1. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 2. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 3. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 4. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 5. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 7. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 6. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 8. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 9. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 10. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 11. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 12. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 13. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação de Trabalho da 30ª UERJ Sem Muros 14. 2021.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Parecer ad hoc da Revista Letras. 2020.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação ad hoc de apresentação para o XI SIMPÓSIO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA - DESAFIOS E PROPOSTAS VIVER É APRENDER - EDUCADORES E ESPAÇOS DE EXPERIMENTAÇÃO, RESISTÊNCIA E SUPERAÇÃO. 2020.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Os gêneros jornalísticos em práticas pedagógicas. 2020.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Avaliação ad hoc de artigo da Revista Diadorim. 2020.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Jornal na Escola. 2018.

LIMA, A. X. . Parecer ad hoc da Revista Odisseia. 2017.

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Laura Aparecida Ferreira do Carmo . A gramatização no Brasil: língua e construção da nacionalidade no acervo da BN ? 1808 a 1930 - Parte 2(Live). 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).

LIMA, A. X. . Fake news, pós-verdade, cancelamentos: as linguagens nas experimentações pedagógicas no mundo virtual. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARBOSA, Afranio G. ; SÍLVIA RODRIGUES VIEIRA ; LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Língua e Literatura entre a Escola e a Universidade: Ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA, A. X. ; Angélica Castilho . Jornal Nossa Voz. 2018; Tema: Jornal na Escola. (Site).

LIMA, A. X. ; Angélica Castilho . Jornal Nossa Voz CAp-UERJ. 2018; Tema: Jornal na Escola. (Blog).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Aula sobre Notícia. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; MALLMANN, A. C. L. G. ; Angélica Castilho ; PORTE, D. ; DOLIVO, F. ; SHCOLNIK, F. ; DIAS, J. ; MATTOS, L. ; LIRA, R. ; GUIMARAES, S. . Orientações para elaboração de material didático de Língua Portuguesa e de Literatura. 2025. (Editoração/Livro).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Elizandra Silva . 6ª Jornada Científica do NEPE - Caderno de resumos. 2024. (Editoração/Livro).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . II Seminário Jornal na e da escola: práticas de alunos e professores. 2024. (Editoração/Livro).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Manual de Editoração: Editora CAp-UERJ. 2024. (Editoração/Livro).

Angélica Castilho ; Andreson Rêgo ; LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Diários Gravitacionais. 2024. (Editoração/Livro).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Elizandra Silva . 12º Simpósio de Educação e Sociedade Contemporânea. 2023. (Editoração/Anais).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRÉ, K. S. C. . Chapeuzinho e as cores de uma estrada milenar ? Livro de resumo. 2023. (Editoração/Anais).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Olhares e vivências nos fazeres educativos: o legado pós-pandêmico - XII SIMPÓSIO EDUCAÇÃO E SOCIEDADECONTEMPORÂNEA: DESAFIOS E PROPOSTAS. 2023. (Editoração/Livro).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Elizandra Silva . Caderno de resumos da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e VI Feira De Ciências e Tecnologia do CAp-Uerj e Atividades Integradas. 2023. (Editoração/Anais).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRÉ, K. S. C. . O trabalho com jornal escolar em ambientes virtuais. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRÉ, K. S. C. ; Isse, Renan . O trabalho com jornal escolar em ambientes virtuais. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Elizandra Silva . Caderno de Resumos da 5ª Jornada Científica do NEPE. 2022. (Editoração/Anais).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRE, K. S. C. . Jornal na e da Escola: registros de práticas docentes. 2022. (Editoração/Livro).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Os gêneros jornalísticos em práticas pedagógicas. 2022. (Relatório de pesquisa).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Oficina sobre tema 'carnaval 2021'. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRE, K. S. C. . Oficina sobre tema 'Carnaval 2021' (parte 2). 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRE, K. S. C. . Oficina sobre Fotojornalismo. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRE, K. S. C. . Oficina sobre Charge (parte 2). 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRE, K. S. C. . Oficina sobre Notícia e Charge: fatos em pauta. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRE, K. S. C. . Oficina sobre Notícia na Internet. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRE, K. S. C. . Oficina sobre Fake News e Voto Impresso. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; ANDRÉ, K. S. C. . I Seminário Jornal na e da Escola: práticas de alunos e professores. 2021. (Editoração/Livro).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; FERREIRA, H. R. M. . Oficina sobre charge. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; FERREIRA, H. R. M. . Oficina sobre notícia. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; FERREIRA, H. R. M. . Oficina o conto e a ilustração. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; FERREIRA, H. R. M. . A Carta do Leitor. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; FERREIRA, H. R. M. . A Crônica. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; FERREIRA, H. R. M. . Oficina sobre enquete. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; FERREIRA, H. R. M. . Oficina sobre entrevista. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; FERREIRA, H. R. M. . Oficina sobre nota jornalística. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; FERREIRA, H. R. M. . Oficina sobre artigo de opinião. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; FERREIRA, H. R. M. ; Angélica Castilho . Oficina sobre curiosidades. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho ; FERREIRA, H. R. M. . Oficina sobre resenha. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Oficina sobre Anúncios de Classificados. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Oficina sobre Reportagem (parte 1). 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER ; Angélica Castilho . Oficina sobre Carta do Leitor (parte 2). 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula digital).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO E COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE PROFISSIONAIS DE BANCAS EXAMINADORAS, SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO, QUE SE TORNARÃO APTOS A SEREM CONVOCADOS PARA ATUAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO E PROCESSO SELETIVO. 2019. (Concurso Público).

LIMA, ALEXANDRE XAVIER . Oficina do livro 'Como nascem as Estrelas'. 2017. (Oficina/Extensão).

LIMA, A. X. . Aprovação em concurso público de provas e títulos para Professor Adjunto. 2015. (Concurso Público Magistério Superior).

LIMA, A. X. . Aprovação em Concurso Público Magistério Superior. 2014. (Concurso Público Magistério Superior).

LIMA, A. X. . Pesquisa de Campo em Acervos Históricos Portugueses. 2013. (Missão de Trabalho no Exterior).

LIMA, A. X. . Relatório de Viagem a Portugal. 2013. (Relatório de Pesquisa).

LIMA, A. X. . Aprovação em concurso público. 2011. (Concurso Público).

LIMA, A. X. . A Literatura Cotidiana no Brasil do Séc. XIX: Folhetins (crônicas) de França Jr. na Gazeta de Noticias do Rio de Janeiro - 1877. 2008. (Editoração/Outra).

LIMA, A. X. . Aprovação em concurso público. 2008. (Concurso Público).

LIMA, A. X. . Aprovação em concurso público. 2008. (Concurso Público).

LIMA, A. X. . Aprovação em concurso público. 2008. (Concurso Público).

LIMA, A. X. . Aprovação em concurso público. 2008. (Concurso Público).

LIMA, A. X. . Aprovação em concurso público. 2007. (Concurso Público).

LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. . Críticas, queixume e bajulações na Imprensa Brasileira do séc. XIX: cartas de leitores e cartas de redatores. 2006. (Editoração/Livro).

LIMA, A. X. ; LIMA, A.X. ; FERREIRA, N.N. ; DINIZ, P.S. ; MOTHÉ, Núbia G.M. ; FARIA, Rosane M.R. ; BARBOSA, Afranio G. . A Literatura Cotidiana de Românticos e de Realistas do Século XIX: cinco folhetins em peródicos brasileiros. 2005. (Editoração/Coletânea).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    A circulação de saberes gramaticais no Brasil, Descrição: Este projeto investe no estudo de fontes indiretas para se compreender a dinâmica de circulação de saberes gramaticais no Brasil. Sob a perspectiva da História das Ideias Linguísticas, procura-se reconhecer indícios da representatividade de obras gramaticais no processo de descrição e instrumentalização da língua, sobretudo, no século XIX. Para isso, elege-se como etapa de pesquisa a busca em jornais oitocentistas de testemunhos sobre práticas de ensino e uso de gramáticas da Língua Portuguesa. A intenção é mapear por onde circularam as principais gramáticas tendo em vista seu impacto para a formação do saber gramatical brasileiro. Paralelamente, analisam-se tópicos gramaticais, como a descrição dos verbos dessas gramáticas como forma de reconhecer os modelos de ensino e as ideias linguísticas ali presentes que reforcem as tradições de escrita e a normatização do português.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Xavier Lima - Coordenador / Angélica de Oliveira Castilho - Integrante / Adriana Cristina Lopes Gonçalves Mallmann - Integrante.

  • 2022 - 2025

    A gramatização do conteúdo ortográfico do Brasil pós-independente, Descrição: Esta pesquisa apoia-se nos estudos das Ideias Ortográficas (Kemmler, 2009) e da História das Ideias Linguísticas (Auroux, 1992). A intenção é correlacionar a norma gráfica prescrita nas gramáticas à norma gráfica praticada em textos considerados modelares (jornais e livros), ambas elaboradas no contexto de construção da nacionalidade brasileira, a partir do surgimento do Império. Reconhece-se, nesse fato histórico, um momento ímpar para a formação do Português Brasileiro. Nas gramáticas, vê-se um importante testemunho metalinguístico sobre a tentativa de elaboração e sistematização da norma gráfica que melhor representasse a tradição de escrita e as estratégias de ensino para orientação de leitores e redatores em formação. Por isso, pretende-se recuperar as produções gramaticais que reverberam o sentimento de nacionalidade e que forneçam informações sobre as estratégias de ensino dos conteúdos ortográficos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alexandre Xavier Lima - Coordenador / Angélica de Oliveira Castilho - Integrante / Karine da Silva Costa André - Integrante / Samara Souza Mello Lourenço de Oliveira - Integrante / Isabella Dell'Osso Soares - Integrante., Número de produções C, T & A: 16

  • 2022 - Atual

    PRÁTICAS DE EDITORAÇÃO NO CAP-UERJ, Descrição: O presente projeto busca viabilizar a publicação de produções acadêmicas (produtos educacionais, trabalhos teóricos e metodológicos e obras culturais) por meio de aplicação de técnicas de editoração no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). A intenção dessa ação é promover o conhecimento construído sobre o ensino que, de alguma forma, ilumine as práticas da Instituição ou reflitam os experimentos por ela desenvolvidos. Acredita-se que a promoção de saberes deve circular pela sociedade e sua materialização em livro (impresso ou digital) é um importante instrumento de consolidação dos resultados obtidos de muitos projetos desenvolvidos na própria Universidade em prol de uma sociedade cada vez mais informada e capacitada. Os principais beneficiados pela ação do projeto são os profissionais da educação, os estudantes da licenciatura e da pós-graduação e o estudante do ensino básico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandre Xavier Lima - Coordenador / Angélica de Oliveira Castilho - Integrante / Elizandra Martins Silva - Integrante., Financiador(es): Departamento de Estágios e Bolsas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 1

  • 2021 - Atual

    Grupo de pesquisa A gramatização no Brasil: língua e construção da nacionalidade: 1820 a 1930, Descrição: O grupo investigará o processo de gramatização da língua portuguesa no Brasil, enquanto integrado à construção da nacionalidade. O corpus privilegiado é formado por obras do acervo da FBN. O período central para os estudos vai de 1820 até 1930, considerando a elevação do país à condição de Reino Unido até a consolidação da República no século XX. Projeta-se o estabelecimento de um espaço interdisciplinar de pesquisa entre Linguística, Letras e Artes e outras áreas das Humanidades. Entre seus objetivos e metas estão: a) estabelecer marcações sobre o desenvolvimento da gramatização, b) estabelecer uma coleção de gramáticas, dicionários e documentos referentes ao tema, c) desenvolver estudos específicos sobre as obras, d) integrar-se a outras pesquisas, visando à formação de pesquisadores. São produtos almejados a publicação dos resultados dos estudos especializadas, a edição de guias para a coleção, a indicação de obras para digitalização ou reedição e a proposição de um dossiê digital.Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1061008631317779. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Xavier Lima - Integrante / AFRANIO GONCALVES BARBOSA - Integrante / Laura Aparecida Ferreira do Carmo - Integrante / José Carlos Santos de Azeredo - Integrante / Irineu Eduardo Jones Corrêa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 13

  • 2020 - Atual

    Os gêneros jornalísticos em práticas pedagógicas, Descrição: O objetivo deste projeto é promover práticas pedagógicas capazes de integrar os gêneros jornalísticos a atividades discursivas. Também colabora para a reflexão sobre os conteúdos linguísticos e as habilidades discursivas relacionadas ao domínio jornalístico. Além disso, pode favorecer o estudo da relação entre os gêneros jornalísticos e dos gêneros literários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alexandre Xavier Lima - Coordenador / Angélica de Oliveira Castilho - Integrante., Número de produções C, T & A: 49

  • 2018 - Atual

    DO IDEÁRIO NORMATIVO DO SÉCULO XIX À CONSTRUÇÃO DA NORMA SUBJETIVA NO SÉC. XX: GRAMÁTICAS ESCOLARES E MEMÓRIA ORAL DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Fase II, Descrição: Pesquisa sobre a construção da norma subjetiva gramatical no Brasil em gramáticas escolares e o reflexo de sua prática pedagógica no ideário sócio-cultural brasileiro. Investigação metodológica acerca do controle graus de letramento de redatores em corpora escritos do século XX por meio da frequência de aplicação de regras prescritivas recorrentes no material didático levantado. Reconstituição da abstração norma culta no século XX a partir de valores sociais sobre norma padrão inferidos em testemunhos orais controlados. Para a realização desse projeto, são seguidas quatro vertentes principais de atuação: 1) pesquisa bibliográfica, levantamento em arquivos públicos e privados de gramáticas e manuais de ensino de língua portuguesa e literatura brasileira desde a 2ª metade do século XIX até a década de 90 do século XX; 2) inventário de regras prescritivas e sistematização de convergências e divergências na construção da língua modelar até a década de 60 do século XX, com ênfase na sintaxe, pontuação e ortografia; 3) constituição de um corpus memorial com gravações de depoimentos de adultos na 3ª idade sobre as aulas de língua e literatura que tiveram na infância e adolescência; 4) Construção de corpus de cartas pessoais do século XX recolhidas por instrumentalização do FACEBOOK para o levantamento em acervos privados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Xavier Lima - Integrante / AFRANIO GONCALVES BARBOSA - Coordenador / CATIA VALÉRIO FERREIRA BARBOSA - Integrante., Número de produções C, T & A: 11

  • 2018 - Atual

    Grupo de pesquisa EnLIJ Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas, Descrição: GP liderado por Regina Michelli (UERJ) e José Nicolau Gregorin Filho (USP), dedicado à literatura infantil e juvenil, cujas repercussões objetivam: 1. oportunizar a formação redes nacionais para trocas de pesquisas teórico-práticas em torno da narrativa ficcional para crianças e jovens em diferentes linguagens e suportes, sob diversificadas fundamentações teóricas; 2. realizar eventos, como seminários, encontros, congressos, no âmbito da UERJ e das instituições de seus membros; 3. promover a publicação de resultados e produtos do grupo, por meio de parcerias com Dialogarts Publicações (www.dialogarts.uerj.br) e Laboratório Multidisciplinar de Semiótica (www.labsem.uerj.br); 4. Intensificar o intercâmbio com outros grupos de pesquisa, como Nós do Insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica (CNPq); Vertentes do Insólito Ficcional (GT ANPOLL) e Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (GT ANPOLL); 5. incentivar a participação dos membros em eventos e publicações. Obs.: minha inclusão ocorreu em 2021. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/388091. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (17) / Doutorado: (39) . , Integrantes: Alexandre Xavier Lima - Integrante / Angélica de Oliveira Castilho - Integrante / Regina Silva Michelli Perim - Coordenador / José Nicolau Gregorin Filho - Integrante., Número de produções C, T & A: 17

  • 2014 - 2017

    DO IDEÁRIO NORMATIVO DO SÉCULO XIX À CONSTRUÇÃO DA NORMA SUBJETIVA NO SÉC. XX: GRAMÁTICAS ESCOLARES E MEMÓRIA ORAL DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Fase I, Descrição: Pesquisa sobre a construção da norma subjetiva gramatical no Brasil em gramáticas escolares e o reflexo de sua prática pedagógica no ideário sócio-cultural brasileiro. Investigação metodológica acerca do controle graus de letramento de redatores em corpora escritos do século XX por meio da frequência de aplicação de regras prescritivas recorrentes no material didático levantado. Reconstituição da abstração norma culta no século XX a partir de valores sociais sobre norma padrão inferidos em testemunhos orais controlados. Para a realização desse projeto, são seguidas quatro vertentes principais de atuação: 1) pesquisa bibliográfica, levantamento em arquivos públicos e privados de gramáticas e manuais de ensino de língua portuguesa e literatura brasileira desde a 2ª metade do século XIX até a década de 90 do século XX; 2) inventário de regras prescritivas e sistematização de convergências e divergências na construção da língua modelar até a década de 60 do século XX, com ênfase na sintaxe, pontuação e ortografia; 3) constituição de um corpus memorial com gravações de depoimentos de adultos na 3ª idade sobre as aulas de língua e literatura que tiveram na infância e adolescência; 4) Construção de corpus de cartas pessoais do século XX recolhidas por instrumentalização do FACEBOOK para o levantamento em acervos privados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Xavier Lima - Integrante / AFRANIO GONCALVES BARBOSA - Coordenador / CATIA VALÉRIO FERREIRA BARBOSA - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Literatura Infantojuvenil e Letramento, Descrição: O projeto de pesquisa, iniciado em 2010, aborda práticas e teorias sobre leitura, letramento, letramento literário, literatura infantojuvenil e ensino de leitura literária na Educação Infantil e na Educação Básica. Possui os seguintes objetivos: ler, ouvir e analisar textos de literatura infantojuvenil; refletir sobre o papel da ilustração para a construção de sentido dos textos; promover questionamentos sobre o preparo do docente e dos profissionais da Educação Infantil e da Educação Básica para o trabalho com literatura infantojuvenil; analisar e refletir sobre teorias e conceitos sobre leitura, letramento, letramento literário, literatura infantojuvenil; analisar, propor e construir metodologias sobre leitura literária para crianças e jovens; estabelecer relações entre a formação de leitores reflexivos, as práticas de leitura na escola e a formação docente. A abordagem inicial será feita sempre a partir da leitura do texto, ou seja, da materialidade linguística. As relações de sentido que surgem desse processo de leitura são as bases para as considerações teóricas e metodológicas relacionadas às práticas docentes na Educação Infantil e na Educação Básica. As teorias são cruciais para os estudos de literatura infantojuvenil, porém, não se pode perder de vista que a leitura literária é o centro das ações docentes; as teorias estarão sempre nos bastidores dando o suporte indispensável para aprofundamentos e reflexões literárias e metodológicas. Alguns autores que norteiam o estudo são: Paulo Freire, Tzvetan Todorov, Magda Soares, Vanda Maria Elias, Ingedore Villaça Koch, Marisa Lajolo, Rildo Cosson, Mikhail Bakhtin, Roland Barthes, Angela Kleiman, Nelly Novaes Coelho, Graça Ramos, Regina Zilberman, Rosa Cuba Riche, Vera Aguiar, Eliane Yunes. Em 2021, esse projeto iniciou diálogo com o projeto coordenado pela professora e pesquisadora Rosa Maria Cuba Riche intitulado. A Literatura Juvenil de autoria feminina premiada: Lygia Bojunga e Marina Colasanti. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Alexandre Xavier Lima - Integrante / Angélica de Oliveira Castilho - Coordenador / Karine da Silva Costa André - Integrante / Luana Rodrigues Papalardo - Integrante / Rosa Maria Cuba Riche - Integrante / Laís dos Santos Lima - Integrante / Thais Alves da Silva Duarte - Integrante., Número de produções C, T & A: 26

  • 2009 - Atual

    Grupo de Pesquisa LEDEN - LINGUAGEM E EDUCAÇÃO:ENSINO E CIÊNCIA, Descrição: LEDEN, sediado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/UERJ, reúne atividades de pesquisa, ensino e extensão articulando diferentes áreas de conhecimento pelo viés da linguagem em uma perspectiva transdisciplinar. A linha de pesquisa LINGUAGENS, TRANSDISCIPLINARIDADE, TECNOLOGIA E ENSINO tem abrangência interinstitucional, por meio de diferentes parcerias e formação de redes de produção de conhecimento tais como a Open University of China (OUC), na pesquisa "case Studies on World Open Universities". A linha de pesquisa LINGUAGEM, MULTIMODALIDADE TEXTUAL E COMUNICAÇÃO privilegia a atuação no âmbito intrainstitucional, com ações no campo de pesquisa e formação docente na e pela linguagem em uma perspectiva transdisciplinar, tais como o desenvolvimento e a manutenção do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA CAP UERJ para formação docente em nível de Educação Básica.Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1061008631317779. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Alexandre Xavier Lima - Integrante / Angélica de Oliveira Castilho - Integrante / Andrea da Silva Marques Ribeiro - Integrante / Esequiel Rodrigues Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 12

  • 1997 - Atual

    Para uma História do Português Brasileiro, Descrição: O Projeto congrega diversas instituições brasileiras em torno da construção de corpora diacrônicos e pesquisa em Linguística Histórica, visando estabelecer uma história do Português Brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Xavier Lima - Integrante / AFRANIO GONCALVES BARBOSA - Integrante / Ataliba Teixeira de Castilho - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades. , Rua Visconde de Niterói - até 723/724, Mangueira, 20943000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340426, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Fundação Biblioteca Nacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
O grupo investiga o processo de gramatização da língua portuguesa no Brasil, enquanto integrado à construção da nacionalidade. O corpus privilegiado é formado por obras do acervo da FBN. O período central para os estudos vai de 1820 até 1930, considerando a elevação do país à condição de Reino Unido até a consolidação da República no século XX. Projeta-se o estabelecimento de um espaço interdisciplinar de pesquisa entre Linguística, Letras e Artes e outras áreas das Humanidades. Entre seus objetivos e metas estão: a) estabelecer marcações sobre o desenvolvimento da gramatização, b) estabelecer uma coleção de gramáticas, dicionários e documentos referentes ao tema, c) desenvolver estudos específicos sobre as obras, d) integrar-se a outras pesquisas, visando à formação de pesquisadores. São produtos almejados a publicação dos resultados dos estudos especializadas, a edição de guias para a coleção, a indicação de obras para digitalização ou reedição e a proposição de um dossiê digital.

2015 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuo como professor não só do Ensino Básico, como também do Ensino Superior. Na graduação, leciono disciplinas de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa para estudantes de Letras. Procuro articular a pesquisa e a atividade extensionista ao ensino através do trabalho com o jornal escolar, favorecendo o desenvolvimento discursivo, a formação cidadã e o letramento. Sou coordenador de Editoração do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Editoração do CAp-UERJ.Atualmente, estou enquadrado como Professor Associado.

Atividades

  • 07/2021

    Direção e administração, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ.Cargo ou função, Coordenação de Editoração.

  • 08/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ.Linhas de pesquisa

  • 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ.Cargo ou função, Membro da Comissão de Autorização de Pesquisa.

  • 03/2018

    Extensão universitária , Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ.Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Extensão Jornal na Escola.

  • 06/2015

    Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 06/2015

    Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 06/2015

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II, Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira IV, Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira V

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Lecionei aulas de Língua Portuguesa, com destaque para morfologia, sintaxe e produção textual, para graduandos de Letras, Comunicação e Belas Artes.

2006 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Redação do CLAC, Carga horária: 12

Outras informações:
A sigla CLAC significa Curso de Línguas Aberto às Comunidades. Trabalhei nessa iniciativa de professores e alunos da Faculdade de Letras da UFRJ como monitor de Redação. Desenvolvi atividades de ensino e pesquisa.

Atividades

  • 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Projeto para uma História do Português Brasileiro.Linhas de pesquisa

  • 03/2008 - 12/2009

    Ensino, Abi - Letras - Português - Ingles, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Produção Textual, Sintaxe, Morfologia, Língua Portuguesa

2008 - 2015

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MS2, Carga horária: 16

Outras informações:
Atuei como professor de Língua Portuguesa no ensino fundamental II. Nessa experiência, procurei valorizar as experiências que traziam e a partir delas realizei a mediação entre os alunos e os textos literários.

Atividades

  • 08/2008

    Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2011 - 2015

Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Nova Iguaçu

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 12

Outras informações:
Nesta experiência, colaborei como professor de Incentivo à leitura e produção de textos (ILPT), disciplina em que o trabalho com gêneros textuais é o foco central.

Atividades

  • 05/2011

    Ensino,Disciplinas ministradas, Incentivo à Leitura e Produção de Texto

2009 - 2012

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuei como professor de Língua Portuguesa no Ensino de Jovens e Adultos, do Fundamental II, procurando adaptar as práticas às necessidades de um público interessado em capacitação profissional.

Atividades

  • 08/2009 - 02/2012

    Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2003 - 2005

FAPERJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica sem vínculo, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação em Projeto da Fac. Letras/UFRJ. Neste projeto, trabalhei localizando folhetins oitocentistas de autores brasileiros do acervo da Biblioteca Nacional. Dessa experiência, surgiu o tema de minha dissertação de mestrado: edição crítica de folhetins de França Junior.

2006 - 2008

Colegio santiago

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: N1, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuei como professor de Literatura na modalidade EJA.