Letícia Souto Diniz

Possui licenciatura em Letras Português/Inglês (2017) e bacharelado em Humanidades (2014) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Foi Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG) do projeto de pesquisa "Ensino-aprendizagem de argumentação na Educação Básica: por uma pedagogia do pensamento crítico" e do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID). Foi integrante do Grupo de Estudos em Análise do Discurso (GEAD) da UFVJM (2017). Atuou na rede pública de ensino de Minas Gerais como professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio. Tem experiência nas áreas de Educação e de Lingüística Aplicada, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa.

Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Letras - Português e Inglês

2014 - 2017

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: Percursos para o ensino de argumentação: uma análise discursiva de atividades de Livros Didáticos
Orientador: Simone de Paula dos Santos

Graduação em Humanidades

2011 - 2014

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: Sobre o prazer de escrever e os benefícios da escrita
Orientador: Luisa Andrade Gomes Godoy

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Escola Estadual Joaquim de Moura Candelária

Formação complementar

2016 - 2016

English Pronunciation Certificate of Completion. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Gramática do Inglês - Nível Básico I. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Gramática do Inglês - Nível Intermediário. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Gramática do Inglês para Alunos - Nível Elementar. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

Organização de eventos

DINIZ, L. S. . IV Primavera das Letras da UFVJM. 2017. (Outro).

DINIZ, L. S. . V Encontro Institucional PIBID/UFVJM: desafios e contribuições para a formação docente. 2014. (Outro).

Participação em eventos

Autobiography And Writing For ESL Teachers. 2016. (Oficina).

Palestra: Descrevendo a Língua Brasileira. 2016. (Outra).

Palestra: Letramentos, formação de professores e educação. 2016. (Outra).

V Semana de Humanidades. 2016. (Encontro).

XV Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa #Juventude, Linguagem e Educação.Ensino-aprendizagem de argumentação na Educação Básica: por uma pedagogia do pensamento crítico. 2016. (Seminário).

III Primavera das Letras da UFVJM. 2015. (Encontro).

III Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão. 2014. (Encontro).

II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: Interseções Universidade e Educação Básica: ações e omissões.INTERDISCIPLINARIDADE: A LINGUAGEM CORPORAL COMO MEIO DE INCENTIVO À LEITURA LITERÁRIA.. 2014. (Simpósio).

IV Semana de Humanidades da UFVJM. 2014. (Encontro).

Mini-curso: Literatura, cinema e performance na formação de leitores em liberdade. 2014. (Outra).

Oficina: Corporeografias: Práticas de Sensibilização. 2014. (Oficina).

Oficina: Sala de Som. 2014. (Oficina).

V Encontro Institucional PIBID/UFVJM: Desafios e Contribuições Para a Formação Docente.Valorização da Cultura e Identidade Afro-Brasileira. 2014. (Encontro).

V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.Diálogo entre linguagens: novas perspectivas na formação e no ensino. 2014. (Encontro).

XIII Semana de Letras - Culturas da Oralidade, Culturas da Escrita. O prazer de escrever no processo de letramento. 2014. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • DINIZ, L. S. . Diálogo entre linguagens: novas perspectivas na formação e no ensino. In: V ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO, 2014, Campina Grande. Anais V ENLIJE, 2014. v. 1. p. 1-4.

  • DINIZ, L. S. ; MENDES, Simone de Paula dos Santos . Ensino aprendizagem de argumentação na Educação Básica: a escrita argumentativa no livro didático de Língua Portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DINIZ, L. S. ; MENDES, Simone de Paula dos Santos . Percursos para o ensino de argumentação: uma análise discursiva de atividades de Livros Didáticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DINIZ, L. S. . Ensino-aprendizagem de argumentação na Educação Básica: por uma pedagogia do pensamento crítico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DINIZ, L. S. . Diálogo entre linguagens: novas perspectivas na formação e no ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DINIZ, L. S. ; GODOY, L. A. G. . O prazer de escrever no processo de letramento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DINIZ, L. S. . Valorização da Cultura e Identidade Afro-Brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, E. ; DRUMOND, G. ; DINIZ, L. S. ; SANTOS, K ; VALIENGO, A. ; LEAL, Juliana Helena Gomes ; Lopes, P . Interdisciplinaridade: A Linguagem Corporal como Meio de Incentivo à Leitura Literária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Ensino-aprendizagem de argumentação na Educação Básica: por uma pedagogia do pensamento crítico, Descrição: O presente projeto pretende criar oportunidades para a reflexão e o aprimoramento das práticas de ensino-aprendizagem na área de Língua Portuguesa, sobretudo, no que tange ao ensino de argumentação, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), por meio da análise crítica de livros didáticos, bem como pela proposição de estratégias didáticas, oportunizando o desenvolvimento de ações formativas para alunos de graduação. Além disso, o projeto pretende contribuir também para a ampliação do interesse pelos estudos argumentativos aplicados ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa, pautados na reflexão sobre o fazer do professor e o material didático utilizado no cotidiano escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Letícia Souto Diniz - Integrante / Simone de Paula dos Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG), Carga horária: 20

2013 - 2016

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência (CAPES), Carga horária: 8

2013 - 2013

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Apadrinhamento de Calouros, Carga horária: 4

2013 - 2013

Vila Educacional de Meninas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de reforço esoclar, Carga horária: 8

2014 - 2015

Escola Estadual Professora Ayna Torres

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 16

2014 - 2015

Escola Estadual Professora Ayna Torres

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 16

2015 - 2015

Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 16