Lorenzo Tozzi Évola
Historiador, graduado em História pela Universidade de São Paulo (2013) e mestre em História Social pela mesma instituição (2021), com pesquisa financiada pela CAPES. Tem experiência nas áreas de História Contemporânea e História Social da Arte, com foco em história e crítica de arte no Brasil, as relações entre cultura e política, história editorial e do livro, mercado editorial brasileiro e história intelectual, principalmente quanto aos temas: Golpe de 1964, Centro Popular de Cultura, Editora Universitária da UNE, Ferreira Gullar, Concretismo. É livreiro e editor de textos profissional, atualmente responsável pelo conteúdo em português da plataforma de negócios BNamericas, do Chile.
Informações coletadas do Lattes em 21/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em História Social
2017 - 2021
Universidade de São Paulo
Título: Um poema, uma bandeira: Gênese e estrutura de Cultura Posta Em Questão, de Ferreira Gullar,Ano de Obtenção: 2021
Francisco Cabral Alambert Junior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ferreira Gullar; Cultura popular; CPC; PCB; História social.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História social da arte. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História contemporânea do Brasil.
Formação complementar
2021 - 2021
Diversos 22: O Século Da Semana,. (Carga horária: 8h). , Centro de Pesquisa e Formação - SESC-SP, CPF-SESC, Brasil.
2019 - 2019
História da ditadura: da academia ao grande público. (Carga horária: 6h). , Associação Nacional de História - Seção Pernambuco (PE), ANPUH, Brasil.
2017 - 2017
O pensamento de Mário Pedrosa. (Carga horária: 3h). , Centro de Pesquisa e Formação - SESC-SP, CPF-SESC, Brasil.
2017 - 2017
Roger Chartier: o passado no presente. (Carga horária: 20h). , Centro de Pesquisa e Formação - SESC (SP), CPF-SESC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
Tempo e política no Brasil. 2021. (Outra).
Seminário do Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa."Cultura a serviço do povo": o fim do governo Jango e a publicação de um livro de Ferreira Gullar (1962-1965). 2020. (Seminário).
VI Seminário Discente PPGS/USP - Sociologia em tempos de urgência: pesquisar para resistir."Cultura a serviço do povo": o fim do governo Jango e a publicação de um livro de Ferreira Gullar (1962-1965). 2020. (Seminário).
X Encontro Estadual de História da ANPUH Bahia.A trajetória de Ferreira Gullar e a publicação de ?Cultura posta em questão? (1957-1965). 2020. (Encontro).
XIII Encontro Estadual de História da ANPUH-PE.A trajetória de Ferreira Gullar e a publicação de ?Cultura posta em questão? (1957-1965). 2020. (Encontro).
XXV Encontro Estadual de História.A trajetória de Ferreira Gullar e a publicação de ?Cultura posta em questão? (1957-1965). 2020. (Encontro).
30 Simpósio Nacional de História.A questão da Editora Universitária da UNE: apontamentos iniciais para uma pequena história. 2019. (Simpósio).
Cinquenta anos de 1968: A era de todas as viradas. 2018. (Simpósio).
Simpósio América Latina. 2018. (Simpósio).
1917-2017: Cem anos que abalaram o mundo. 2017. (Simpósio).
Escola de Frankfurt: crítica e dialética. 2017. (Seminário).
A cultura e as artes no regime militar - 50 anos do golpe. 2014. (Outra).
Debate Cedem/Unesp: As drogas da industria. 2011. (Outra).
IX Encontro Regional Sudeste de História Oral: Diversidade e Diálogo. 2011. (Seminário).
Seminário Internacional NEHO 20 Anos: História Oral, Identidade e Compromisso. 2011. (Seminário).
Inova Day - Emplasa - Palestra "Negócios Sociais" - 19/11/2010. 2010. (Outra).
Curso de História Econômica. 2008. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
EVOLA, L. T. ; VIGNERON, V. S. . Ferreira Gullar e Paulo Emílio: no compasso das expectativas. REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA , v. 2, p. 110-134, 2021.
-
EVOLA, L. T. . A Porta das Percepções: convergências nos meios entre Timothy Leary e Marshall McLuhan. REVISTA ANAGRAMA (USP) , v. 5, p. 1-14, 2012.
-
EVOLA, L. T. . O problema da primeira edição. História da Ditadura, 15 dez. 2021.
-
EVOLA, L. T. . Desmembrando o livro: uma introdução. História da Ditadura, 27 abr. 2021.
-
EVOLA, L. T. . A questão da Editora Universitária da UNE: apontamentos iniciais para uma pequena história. In: 30 Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil, 2019, Recife. 30 Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil, 2019.
-
EVOLA, L. T. . Da vanguarda à ?cultura popular?: a trajetória de Ferreira Gullar entre 1956 e 1965. In: 5° Congreso de Historia Intelectual de América Latina, 2021, Montevidéu. 5° Congreso de Historia Intelectual de América Latina, 2021.
-
EVOLA, L. T. . ?Cultura a serviço do povo?: o fim do governo Jango e a publicação de um livro de Ferreira Gullar (1962-1965). In: Seminário do Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa, 2020, São Paulo. Anais do Seminário Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo, 2020. v. 1.
-
EVOLA, L. T. . A trajetória de Ferreira Gullar e a publicação de ?Cultura posta em questão? (1957-1965). In: X Encontro Estadual de História da ANPUH Bahia, 2020, Vitória da Conquista. Combates pela História. (Caderno de resumos). Vitória da Conquista: Edições UESB, 2020. v. 1. p. 53-54.
-
EVOLA, L. T. . A trajetória de Ferreira Gullar e a publicação de ?Cultura posta em questão? (1957-1965). In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-PE 'História e mídias: narrativas em disputa', 2020, Recife. a, 2020.
-
EVOLA, L. T. . A trajetória de Ferreira Gullar e a publicação de ?Cultura posta em questão? (1957-1965). In: XXV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP,, 2020, São Paulo. a, 2020.
-
EVOLA, L. T. . ?Cultura a serviço do povo?: o fim do governo Jango e a publicação de um livro de Ferreira Gullar (1962-1965). In: VI Seminário Discente PPGS/USP, 2020, São Paulo. Anais do VI Seminário Discente PPGS/USP, 2020.
-
EVOLA, L. T. . A trajetória de Ferreira Gullar e a publicação de ?Cultura posta em questão? (1957-1965). 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
EVOLA, L. T. . A trajetória de Ferreira Gullar e a publicação de ?Cultura posta em questão? (1957-1965). 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
EVOLA, L. T. . ?Cultura a serviço do povo?: o fim do governo Jango e a publicação de um livro de Ferreira Gullar (1962-1965). 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
EVOLA, L. T. ; VIGNERON, V. S. . Ferreira Gullar e Paulo Emílio Salles Gomes: cultura e política no início dos anos 1960. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
EVOLA, L. T. . ?Cultura a serviço do povo?: o fim do governo Jango e a publicação de um livro de Ferreira Gullar (1962-1965). 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
EVOLA, L. T. . A trajetória de Ferreira Gullar e a publicação de ?Cultura posta em questão? (1957-1965). 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
EVOLA, L. T. . A questão da Editora Universitária da UNE: apontamentos iniciais para uma pequena história. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
ALAMBERT, F. ; EVOLA, L. T. ; FERRO, T. ; VIGNERON, V. S. . Quatro críticos na periferia do capitalismo. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
EVOLA, L. T. ; VIGNERON, V. S. . Tópicos de História Social da Arte: cultura e política no início dos anos 1960. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
EVOLA, L. T. ; ALAMBERT, F. ; FERRO, T. ; VIGNERON, V. S. . Quatro críticos na periferia do capitalismo. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
EVOLA, L. T. ; VIGNERON, V. S. . Ferreira Gullar e Paulo Emílio Salles Gomes: cultura e política no início dos anos 1960. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
EVOLA, L. T. ; FERRO, T. ; VIGNERON, V. S. . Três críticos na periferia do capitalismo: Paulo Emílio, Ferreira Gullar e Roberto Schwarz. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
EVOLA, L. T. ; FERRO, T. ; VIGNERON, V. S. . Três críticos na periferia do capitalismo: Paulo Emílio, Ferreira Gullar e Roberto Schwarz. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2021
Um poema, uma bandeira: Gênese e estrutura de Cultura Posta Em Questão, de Ferreira Gullar, Descrição: Ferreira Gullar foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros da segunda metade do século 20. Atuou como poeta, crítico de arte, militante político, dramaturgo e agente cultural. Envolveu-se com o neoconcretismo desde o princípio, acrescentou novos capítulos às discussões sobre vanguarda e arte moderna no Brasil e, dentre muitas outras contribuições, atuou na definição de ?cultura popular? que viria a adentrar teoria e prática do CPC e da política cultural nacional até o golpe civil-militar de 1964. Foi perseguido ? teve a tiragem inteira de uma obra apreendida pela polícia ? e exilado pelos militares por conta de sua atuação enquanto comunista. Autor de escritos influentes como poeta e crítico militante, os estudos sobre sua obra vêm crescendo ao longo dos anos. O presente trabalho se propõe a investigar uma das publicações desse rico corpus documental: o primeiro livro de ensaios de Gullar, intitulado Cultura posta em questão. Nossa proposta consiste em estudo intensivo dessa obra enquanto fonte documental primária, explorando inicialmente sua gênese e estrutura. Com base nos dados levantados sob tal estratégia, buscaremos analisar a obra em dois vieses: 1) enquanto capítulo importante das disputas por hegemonia dentro do campo artístico brasileiro; e 2) enquanto ponto de partida para discutir o contexto histórico do período, principalmente no que tange às inquietações políticas e a atuação das esquerdas no período imediatamente anterior e posterior ao golpe. Buscaremos também verificar a hipótese de que a ?conjuntura radicalizada? do pré-golpe transcendeu o espaço da política institucional, chegando às discussões sobre arte e cultura, das quais Cultura posta em questão constitui um marco determinante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lorenzo Tozzi Evola - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2011 - 2012
Brado Retumbante: Diretas Já, Descrição: Pesquisa documental histórica para produção de livro, site e série de exposições iconográficas sobre a ditadura militar no Brasil e a campanha das Diretas Já. Sob a coordenação geral de Paulo Markun.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lorenzo Tozzi Evola - Integrante / Natália Gomes Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Cooperação.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Business News AmericasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 40
Outras informações:
Editor e tradutor de materiais em espanhol em português.
2021 - 2021
Business News AmericasVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30
2020 - 2020
Universidade de São PauloVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitoria em Docência. Disciplina de pós-graduação: Arte e política em Mário Pedrosa. Docente Supervisor: Francisco Cabral Alambert Junior.
2019 - 2019
Universidade de São PauloVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitoria em Docência. Disciplina: História Contemporânea II. Docente Supervisor: Francisco Cabral Alambert Junior.
2019 - 2019
Universidade de São PauloVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitoria em Docência. Disciplina de pós-graduação: Arte e política em Mário Pedrosa. Docente Supervisor: Francisco Cabral Alambert Junior.
2018 - 2018
Universidade de São PauloVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações:
Estágio Supervisionado em Docência - Programa de Aperfeiçoamento do Ensino. Disciplina: História Contemporânea II. Docente Supervisor: Francisco Cabral Alambert Junior.
2018 - 2018
Universidade de São PauloVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitoria em Docência. Disciplina de pós-graduação: Arte e política em Mário Pedrosa. Docente Supervisor: Francisco Cabral Alambert Junior.
2010 - 2010
Universidade de São PauloVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Especificamente no SDIP, dentro da Escola de Enfermagem da USP.
2015 - 2017
Globo LivrosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Direitos Autorais, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerenciei acervo e banco de dados de contratos da Globo Livros, com documentação que vem desde a década de 30. Também redigi contratos para novas negociações e mantive contato com agentes e autores do mundo todo.
Atividades
-
09/2021 - 10/2021
Serviços técnicos especializados , Globo Livros.,Serviço realizado, Revisão da obra ?De folhas que resistem?, de Raïssa Lettiére.
2014 - 2015
editora PearsonVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Revisor, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuei como revisor e cataloguei materiais didáticos para banco de dados mundial da empresa. Além disso, trabalhei no desenvolvimento e testes de sistema, integrado com Equella e ClassBuilder, voltado à gestão de tais dados.
2014 - 2014
Eko?s TraduçõesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Revisor, Carga horária: 40
Outras informações:
Revisei a tradução de materiais técnicos em inglês, especialmente bulas de medicamentos e documentação geral para a indústria farmacêutica.
2012 - 2014
Livraria CulturaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Livreiro, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Vendedor especializado na área de Ciências Humanas e Literatura. Atuei nas lojas do Shopping Bourbon e da Av. Paulista, atendendo clientes locais e empresas.
2011 - 2012
Universidade Nove de JulhoVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 15
2010 - 2012
Empresa Paulista de Planejamento MetropolitanoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2010
Escola de Enfermagem da USDPVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de biblioteca, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lorenzo Tozzi Évola e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?