Annelise Arantes Rocha

Na área acadêmica estou no Mestrado em Ciências da Saúde na UFU com o tema "análise descritiva dos produtos tópicos e orientações utilizadas na prevenção e no manejo de radiodermatites em pacientes com câncer de mama submetidos à radioterapia", formada em Biomedicina na UFU em 2017, finalizei a iniciação científica com bolsa PIBIC em imunologia com relação a cancerologia para a avaliação dos nanocristais Simonkolleite e Óxido de Zinco, frente a citotoxicidade do tratamento nas células MDA-MB-231 e MCF-7. Atualmente na área profissional sou especializada Cosmentologia avançada e finalizei a especialização em Estética avançada na FATESA, e também atuo na área de massoterapia holística

Informações coletadas do Lattes em 03/05/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências da Saúde

2018 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia
Título: AVALIAÇÃO DOS GENES MBD1 E WNK2 E SUA ASSOCIAÇÃO COM VARIÁVEIS CLÍNICAS E HORMONAIS NA EVOLUÇÃO DO CÂNCER DE MAMA,Orientador:
Yara Cristina de Paiva Maia.Palavras-chave: cancer e mama.

Graduação em ciências biomédicas

2014 - 2018

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Estudo do efeito de nanocristais de Simonkolleite e Óxido de Zinco na produção de espécies reativas de oxigênio e citotoxicidade frente ao tratamento em linhagens tumorais de câncer de mama in vitro.
Orientador: Marcelo José Barbosa Silva
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Graduação em Biomedicina

2013 - 2014

Universidade Presidente Antônio Carlos

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio Ressurreição Nossa Senhora

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Cosmentologia avançada. (Carga horária: 720h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.

2018 - 2019

Estética avançada. (Carga horária: 360h). , Fatesa/EURP Faculdade de tecnologia em saúde, FATESA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ROCHA, A. A. . Boas Práticas no Cultivo de Células. 2018. (Outro).

ROCHA, A. A. . I Workshop De Doenças Infecciosas E I Encontro De Práticas Aplicadas. 2015. (Outro).

ROCHA, A. A. . #VemPraUFU2015. 2015. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

27 Congresso de Estetika. 2019. (Congresso).

BBCS.Estudo do efeito de nanocristais de Simonkolleite e Óxido de Zinco na produção de espécies reativas de oxigênio e citotoxicidade frente ao tratamento em linhagens tumorais de câncer de mama in vitro.. 2018. (Simpósio).

SINABIOTEC.Estudo do efeito de nanocristais de Simonkolleite e Óxido de Zinco na produção de espécies reativas de oxigênio e citotoxicidade frente ao tratamento em linhagens tumorais de câncer de mama in vitro.. 2018. (Simpósio).

Workshop de NANOMEDICINE AND PHYSICAL SCIENCES IN ONCOLOGY. 2018. (Outra).

XXVII Semana Científica de Estudos Biológicos: Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde; Biotecnologia e Produção e Ensino..Estudo do efeito de nanocristais de Simonkolleite e Óxido de Zinco na produção de espécies reativas de oxigênio e citotoxicidade frente ao tratamento em linhagens tumorais de câncer de mama in vitro.. 2018. (Outra).

Goiania Breast Cancer Symposium 2017. 2017. (Simpósio).

3 Amostra de Biofísica. 2016. (Outra).

VIII Seminário de LISAM Psicopatia. 2016. (Seminário).

XLI Congress of the Brazilian Society of Immunology 2016. 2016. (Congresso).

I Mostra de Biofísica da Universidade Federal de Uberlândia. 2015. (Outra).

I Workshop de Doenças Infecciosas e I Encontro de Práticas Integradas. 2015. (Encontro).

Palestra: Diabetes em jovens: Conhecer para evitar.Diabetes em Jovens: conhecer para evitar. 2015. (Outra).

I Congresso Internacional de Ciência Básica da Saúde, IV Encontro Regional de Biomedicina e I Workshop de Fisiologia Aplicada.. 2014. (Congresso).

I Workshop de fisiologia Aplicada. 2014. (Outra).

Minicurso Ciência Forenses ??Perícia Criminal?? ministrada por Ian Marques Cândido.. 2014. (Outra).

XX Encontro Brasileiro Do Campo Freudiano. 2014. (Encontro).

II Simpósio de Imunologia- Impacto de grandes descobertas na última década.. 2013. (Simpósio).

lV Simpósio de plantas medicinais e fitoterapia XiV Encontro da rede FitoCerrado. 2013. (Simpósio).

mini-curso Leitura de Lâmina em esfregaço sanguíneo. 2013. (Outra).

Óleos essenciais : uma visão tecnológica e farmacológica. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marlus Alves dos Santos

SILVA, M. J. B.; SILVA, A. C. A.;SANTOS, M. A.. AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS NANOCRISTAIS SIMONKOLLEITE E DERIVADOS NA EVOLUÇÃO DO CÂNCER DE MAMA NAS LINHAGENS TUMORAIS IN VITRO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marceila de Andrade

Associação do produto tópico utilizado por mulheres com câncer de mama durante a radioterapia com a severidade da radiodermatite; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia; (Coorientador);

Marcelo José Barbosa Silva

Avaliação de nanocristais de Simonkolleite e ódio de zinco na morte de células tumorais; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcelo José Barbosa Silva;

Yara Cristina de Paiva Maia

Produtos tópicos e orientações em radiodermatites: um estudo descritivo com mulheres com câncer de mama submetidas à radioterapia; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Yara Cristina de Paiva Maia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROCHA, A. A. . Curso de inverno em Patologia Humana na USP. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROCHA, A. A. . Curso de inverno em Patologia Humana na USP. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROCHA, A. A. . Proteção radiológica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROCHA, A. A. ; ROCHA, A. A. . Noções básicas de diabetes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROCHA, A. A. . MICROBIOLOGIA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    ANÁLISE DESCRITIVA DOS PRODUTOS TÓPICOS E ORIENTAÇÕES UTILIZADAS NA PREVENÇÃO E NO MANEJO DE RADIODERMATITES EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA SUBMETIDOS À RADIOTERAPIA, Descrição: Objetivo: O objetivo do estudo é caracterizar os cuidados e as orientações recebidas por pacientes com câncer de mama (CM), submetidas a radioterapia (RT) para prevenção e manejo de radiodermatite (RD). Métodos: Estudo de coorte prospectivo, realizado no Hospital Universitário com 100 mulheres, acima de 18 anos e com câncer de mama não metastático. As RDs foram classificadas de acordo com a escala RTOG e os dados foram coletadas antes do início da RT (T0) e durante (T1, T2, T3, T4, T5). Utilizou-se o software SPSS para a realização da análise descritiva. Resultados: A RD grau 3 e 4 esteve presente a partir de T3 e houve um aumento gradativo de RD grau 2 a partir de T2. Considerando as orientações recebidas pelas pacientes, identificou-se um baixo porcentual (5%, n=5; 8%, n=8) em T0. Em relação aos produtos tópicos, o Óleo de Canola com Calêndula foi o mais usado em T1 (78.7%, n= 70), T2 (79.6%, n= 78), a Compressa fria teve uma frequência maior de uso em T3 (80.2%, n=73), T4 (79.6% n=74), a Nistatina em T3 (67.0%, n= 61), T4 (74.2%, n= 69), e a Sulfadiazina de Prata a 1% em T5 (41.3%, n=33). Conclusão: Observa-se uma variedade de produtos tópicos recomendados, especialmente a Compressa fria e a Nistatina. Visando diminuir essa divergência nas orientações e produtos tópicos, com consequente impacto na prevenção e/ou tratamento das RD propõe-se a elaboração de um folder. Palavras-chave: Radiodermatite, Câncer de mama, Radioterapia, profilaxia, tratamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Annelise Arantes Rocha - Coordenador / Yara Cristina de Paiva Maia - Integrante / Marceila de Andrade Fuzissaki - Integrante.

  • 2016 - 2017

    "ESTUDO DO EFEITO DE NANOCRISTAIS DE SIMONKOLLEITE E ÓXIDO DE ZINCO NO TRATAMENTO DA CITOTOXICIDADE EM LINHAS TUMORAIS DE CÂNCER DE MAMA IN VITRO, Descrição: Neste estudo, utilizou-se uma nova nanopartícula, Simonkolleite, para avaliar seu efeito citotóxico em células tumorais. Essa nanopartícula foi originada de rochas de minas Alemães, porém estudiosos da Universidade Federal de Uberlândia, reconstruíram sua estrutura em laboratório. Este estudo abrangeu experimentos biológicos com as linhagens de células tumorais MCF-10A, MCF-7 e MDA-MB-231 frente ao Simonkolleite analisando-se a citotoxicidade, produção de espécies reativas de oxigênio e apoptose/necrose. Estes resultados mostraram a alta incidência de morte celular em altas concentrações de Simonkolleite isolado e que em baixas concentrações notou-se a produção de espécies reativas de oxigênio e também citotoxicidade, porém nas outras combinações de Simonkolleite com ZnO ou somente o ZnO sozinho, para ter o mesmo efeito esperado de citotoxicidade e produção de espécies reativas de oxigênio a concentração foi muito mais alta que do Simonkolleite isolado. O Simonkolleite induz a produção de ROS nas células tumorais e o mesmo parece estar associado aos eventos de apoptose observados nesses experimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Annelise Arantes Rocha - Integrante / Marcelo José Barbosa Silva - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    "ESTUDO DO EFEITO DE NANOCRISTAIS DE SIMONKOLLEITE E ÓXIDO DE ZINCO NO TRATAMENTO DA CITOTOXICIDADE EM LINHAS TUMORAIS DE CÂNCER DE MAMA IN VITRO, Descrição: Neste estudo, utilizou-se uma nova nanopartícula, Simonkolleite, para avaliar seu efeito citotóxico em células tumorais. Essa nanopartícula foi originada de rochas de minas Alemães, porém estudiosos da Universidade Federal de Uberlândia, reconstruíram sua estrutura em laboratório. Este estudo abrangeu experimentos biológicos com as linhagens de células tumorais MCF-10A, MCF-7 e MDA-MB-231 frente ao Simonkolleite analisando-se a citotoxicidade, produção de espécies reativas de oxigênio e apoptose/necrose. Estes resultados mostraram a alta incidência de morte celular em altas concentrações de Simonkolleite isolado e que em baixas concentrações notou-se a produção de espécies reativas de oxigênio e também citotoxicidade, porém nas outras combinações de Simonkolleite com ZnO ou somente o ZnO sozinho, para ter o mesmo efeito esperado de citotoxicidade e produção de espécies reativas de oxigênio a concentração foi muito mais alta que do Simonkolleite isolado. O Simonkolleite induz a produção de ROS nas células tumorais e o mesmo parece estar associado aos eventos de apoptose observados nesses experimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Annelise Arantes Rocha - Integrante / Marcelo José Barbosa Silva - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Test of English as a Foreign Language (TOEFL iTP), ETS (Educational Testing Service)..

2010

First Certificate in English (ESOL), University of Cambridge..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Mestrado em ciências da saúde, Enquadramento Funcional: Mestrado

Outras informações:
Mestrado em ciências da saúde no estudo do EFEITO DO ÓLEO DE CANOLA COM CALÊNDULA E DA SULFADIAZINA DE PRATA NA PREVENÇÃO E MANEJO DE RADIODERMATITES EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA SUBMETIDOS À RADIOTERAPIA: COORTE PROSPECTIVA

2017 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de biomedicina, Carga horária: 20

2017 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de biomedicina, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2017

    Estágios , Instituto de Ciências Biomédicas, Faculdade de Odontologia.,Estágio realizado, Patologia Humana.

2013 - 2014

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: