Júlia de Stege e Cecconello
Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).
Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto Müller-Granzotto e Especialista pela Residência Integrada em Saúde - Ênfase em Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição.
Psicóloga Clínica em Consultório Particular em Porto Alegre; Professional Coach e Analista Comportamental; Psicóloga responsável pelo Setor de Psicologia do CPC Concursos Porto Alegre com atendimentos aos alunos, palestras, orientação e planejamento dos estudos; Coordenadora e Professora de Curso de Psicologia Hospitalar no Instituto Müller-Granzotto em Florianópolis; Fundadora e membro da Diretoria Executiva do Instituto Proteger - associação sem fins lucrativos, com o objetivo de garantir a efetividade dos direitos fundamentais de proteção à criança, ao adolescente e ao idoso, além de promover, em caráter interdisciplinar, estudos, pesquisas e discussões sobre os conflitos das famílias e sucessões; Mediadora em Formação pelo Tribunal de Justiça do Estado do RS - Núcleo de Conciliação e Mediação.
Informações coletadas do Lattes em 21/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização - Residência médica
2011 - 2013
Hospital Nossa Senhora da Conceição
Residência médica em: Residência Integrada em Saúde - ênfase Onco-HematologiaNúmero do registro: 204-A. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Palavras-chave: Oncologia; Hematologia; Psicologia.Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Especialização em Gestalt-terapia
2010 - 2013
Instituto Muller-Granzotto
Título: A clínica antropológica e os ajustamentos de inclusão em um contexto hospitalar
Orientador: Marcos José Müller
Formação complementar
2014 - 2014
Professional Coach of Life Coaching. (Carga horária: 72h). , Sociedade Latino Americana de Coaching.
2011 - 2011
(Re)descobrindo o SUS que temos para construirmos. (Carga horária: 24h). , Hospital Nossa Senhora da Conceição, GHC, Brasil.
2010 - 2010
Políticas Públicas na Área da Infância e Juventude. (Carga horária: 16h). , Ministério Público de Santa Catarina.
2010 - 2010
Departamento Pessoal. (Carga horária: 16h). , ITC Cursos e Treinamentos.
2008 - 2009
Formação Básica em Gestalt-terapia. (Carga horária: 100h). , Instituto Müller-Granzotto.
2008 - 2008
Curso de Capacitação em Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 150h). , Familiare Instituto Sistêmico.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Participação em eventos
Congresso de Transplantes do Hospital Dom Vicente Scherer. 2012. (Congresso).
I Congresso Nacional Alienação Parental - um olhar Jurídico e Psicológico. 2012. (Congresso).
III Seminário da Integralidade da Atenção em Onco-Hematologia. 2012. (Seminário).
4 GT Catarina - 1o Colóquio Paul Goodman - O sentido político da Gestalt terapia.Psicologia hospitalar como espaço político. 2012. (Simpósio).
II Encontro Nacional de Residências em Saúde. 2012. (Encontro).
II Jornada do Programa de Residência de Psicologia em Saúde Mental do Hospital Ulysses Pernambucano. 2012. (Encontro).
4 GT Catarina - 1o Colóquio Paul Goodman - O sentido político da Gestalt terapia. 2012. (Encontro).
VIII Jornada de Psicologia Hospitalar do GHC. 2012. (Outra).
I Jornada Científica do Grupo Hospitalar Conceição.Atendimento psicológico na Unidade de Onco-Hematologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição. 2012. (Outra).
I Jornada Científica do Grupo Hospitalar Conceição.Atenção Terciária: atendimento psicológico na Unidade de Internação de Onco-Hematologia do HNSC. 2012. (Outra).
II Seminário de Integralidade da Atenção em Onco-Hematologia do GHC.Saúde Mental em Onco-Hematologia. 2011. (Seminário).
II Seminário de Integralidade da Atenção em Onco-Hematologia do GHC.A prática da Residência Integrada em Saúde - Onco-Hematologia: cuidados da Atenção. 2011. (Seminário).
Seminário Mulher Jovem e o Câncer de Mama. 2011. (Seminário).
VI Seminário Interdisciplinar para o Cuidado de Pacientes Oncológicos.Relato de experiência - Residência Integrada em Saúde com ênfase em Onco-hematologia. 2011. (Seminário).
Simpósio Internacional de Câncer do Aparelho Digestivo e Simpósio de Tratamento Integrado do Câncer. 2011. (Simpósio).
VII Jornada de Psicologia Hospitalar do GHC.Atendimento Psicológico ao paciente em uma Unidade de Onco-Hematologia. 2011. (Encontro).
VII Jornada de Psicologia Hospitalar do GHC. 2011. (Encontro).
Semana da Psicologia da UFSC.Planejamento de Carreira:relato de uma experiência com membros da FEJESC. 2010. (Encontro).
II Ciclo de Debates em Bioética. 2010. (Encontro).
17o ENEJ. 2009. (Encontro).
II Jornada de Psicologia Hospitalar do Hospital Universitário/UFSC. 2009. (Encontro).
III Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2008. (Congresso).
I GT Catarina - Encontro de Gestalt terapia - O sentido ético da Clínica Gestaltica. 2008. (Encontro).
Fórum Regional de Onco-Hematologia. 2008. (Outra).
I Congresso Catarinense de Saúde Coletiva. Construção e validação de uma medida psicológica sobre auto-percepção do relacionamento amoroso na terceira-idade. 2006. (Congresso).
VI Encontro Catarinense de Saúde Mental. 2006. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
BARBEDO, C. G. ; CECCONELLO, J. S. . A Identificação constitucional daqueles que estão na condição de vulneráveis e a clínica do sofrimento psicológico aflitivo. Instituto Proteger, Instituto Proteger, 04 out. 2013.
-
CECCONELLO, J. S. ; O Olhar Interdisciplinar da Violência contra a Mulher. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CECCONELLO, J. S. ; Atendimento Psicológico ao paciente em uma Unidade de Onco-Hematologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2009 - Atual
A transmissão intergeracional da violência: a relação do conflito conjugal e parental com a agressividade entre pares de crianças de quatro a seis anos, Descrição: Essa pesquisa tem por objetivo estabelecer um elo entre três formas de violência familiar, quais sejam, a violência conjugal, a violência parental (pais em relação às crianças) e a agressão das crianças entre si (irmãos), propondo um modelo de transmissão intergeracional das estratégias de gestão de conflitos. Trata-se de um estudo desenvolvido através de uma parceria entre Instituições de Ensino Superior no Brasil e no Canadá. Estão envolvidos, nacionalmente, o Laboratório de Pesquisa em Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC) e o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI), ambos vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e representados, respectivamente, pela Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Crepaldi e pelo Prof.º Dr.º Mauro Luis Vieira. A parceria com o Canadá foi realizada através da Universidade do Québec em Montreal (UQÀM) e da Universidade de Montreal (UM), junto aos pesquisadores Marc Bigras e Daniel Paquette. No Brasil, o projeto integra um conjunto de pesquisas que está sendo desenvolvido com a colaboração de professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da UFSC, enquanto no Canadá participam pesquisadores e alunos de pós-graduação vinculados à UQÀM e à UM. A amostra brasileira será composta por 150 famílias residentes nas regiões da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí, ambas localizadas no estado de Santa Catarina. Os pais, biológicos ou não, deverão estar vivendo juntos por seis meses quando da coleta de dados. Serão incluídos na amostra apenas os pais que, quando do nascimento da criança focal, já haviam completado 18 anos. A criança focal deverá ter idade entre quatro a seis anos e frequentar Instituição de Educação Infantil pública ou privada nos municípios que compõem as regiões supracitadas no momento da coleta de dados. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, cujos dados serão coletados através de um conjunto de instrumentos que serão respondidos por pais e mãe.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Júlia de Stege e Cecconello - Coordenador / Lauren Beltrão Gomes - Integrante / Maria Aparecida Crepaldi - Integrante / Mauro Luís Vieira - Integrante / Simone Bolze - Integrante / Carina Bossardi - Integrante / Beatriz Schmidt - Integrante / Liziara Portella - Integrante / Natália Scatamburlo - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2013
Hospital Nossa Senhora da ConceiçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
1º ano Unidade de Oncologia e Hematologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição; 2º ano estágios obrigatórios e optativos: Saúde da Família e Comunidade com participação em Unidade Básica de Saúde, acompanhando rotinas e propondo intervenções; Unidade de Cuidados Paliativos; Cirurgia Oncológica; Unidade de Oncologia/Hematologia Pediátrica do HCC; Defensoria Pública da União; Secretaria Municipal de Saúde acompanhando rotinas sobre regulação do sistema de saúde; Programa de Atenção Domiciliar do GHC; Unidade de Transplante de Medula Óssea do HCPA; Rede de Saúde Mental de Recife/PE, conhecendo toda a rede de saúde mental de Recife, Camaragibe e Cabo.
2009 - 2009
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiária de psicologia organizacional, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio Curricular Obrigatório em Psicologia Organizacional, na Diretoria de Recursos Humanos da Federação de Empresas Juniores de Santa Catarina, sob supervisão local e acadêmica de Edite Krawulski. Atividades: recrutamento e seleção, pesquisa de clima organizacional, avaliação de desempenho, planejamento estratégico, entrevistas de desligamento e remanejamento de pessoal, planejamento de carreira, coordenação de dinâmicas de grupo, desenvolvimento interpessoal, acompanhamento de membros, processo trainee, gestão do conhecimento.
2009 - 2009
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Estágio não obrigatório, Enquadramento Funcional: estagiária de psicologia educacional, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio não obrigatório no Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina, realizando acompanhamento do desenvolvimento de crianças de quatro a cinco anos, bem como atividades de inclusão de aluno com deficiência motora.
2008 - 2008
Centro de Pesquisas OncológicasVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiária de psicologia, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Júlia de Stege e Cecconello e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?