ARTHUR LUIS MENDONÇA ROLLO

DOUTOR (2010) e MESTRE (2002) em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Ex-Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ex-Presidente do Conselho Federal Gestor do Fundo de Direitos Difusos e Coletivos. Ex-membro do Conselho Federal de Combate à Pirataria, 2017-2018. Professor Titular de Direitos Difusos e Coletivos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Coordenador da Pós-Graduação em direito do consumidor e professor dos cursos de direito do consumidor, direito eleitoral e gestão educacional do Instituto Damásio da Faculdade IBMEC. Membro da Comissão Permanente de Direito do Consumidor da OAB-SP. Professor convidado de diversos cursos de pós-graduação e palestrante, atuando principalmente nos seguintes temas: direito do consumidor, direito eleitoral, direito administrativo, direitos difusos e coletivos e processo coletivo. Sócio de Marella & Rollo Advogados Associados. Coordenador do livro: "Eleições: o que mudou", da editora Foco. Autor do livro: "Responsabilidade Civil e Práticas Comerciais Abusivas nas Relações de Consumo" da editora Atlas.

Informações coletadas do Lattes em 21/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

2005 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Formas de punição do fornecedor renitente no desrespeito aos direitos dos consumidores.
Sérgio Seiji Shimura. Palavras-chave: responsabilidade civil; prática abusiva; fornecedor.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Direito

1999 - 2002

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A imprensa escrita e os direitos difusos.,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Sérgio Seiji Shimura
Palavras-chave: lei de imprensa; direitos difusos; direito eleitoral.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outros Setores.

Especialização interrompida em 1999 em DIREITO PROCESSUAL CIVIL: TUTELA DE URGÊNCIA.

1998 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: NÃO REALIZADA
Ano de interrupção: 1999

Graduação em Direito

1993 - 1997

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Administrativo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Direito do Consumidor.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Direito Ambiental.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Eleitoral.

Organização de eventos

CONCI, L. G. A. ; ROLLO, A. L. M. . II Seminário Internacional Política, Eleições e Direito. 2018. (Outro).

ROLLO, A. L. M. . Workshop de Direito do Consumidor. 2010. (Outro).

ROLLO, A. L. M. ; PADIN, C. E. C. . Curso de Extensão Universitária Direito Eleitoral para as Eleições de 2008: uma visão prática.. 2008. (Outro).

Participação em eventos

5o Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral.Capacidades eleitorais ativa e passiva e suas vedações. 2019. (Outra).

Ciclo de palestras em Comemoração ao M~es do Consumidor.Danos Indenizáveis na Atualidade. 2019. (Seminário).

Danos Indenizáveis na Atualidade: Danos Morais, Mero Aborrecimento, Indenização do Tempo Perdido e Violação de Direitos Objetivos. Danos Indenizáveis na Atualidade: Danos Morais, Mero Aborrecimento, Indenização do Tempo Perdido e Violação de Direitos Objetivos. 2019. (Congresso).

Dia Mundial do Consumidor.Práticas comerciais abusivas nas relações de consumo e a atuação dos advogados. 2019. (Seminário).

Inauguração da Escola de Defesa do Consumidor do Procon Sorocaba.Formas de manifestação do pensamento de fornecedores e consumidores na internet e suas consequências. 2019. (Seminário).

Planos de saúde.A atuação dos advogados nas ações contra planos de saúde. 2019. (Seminário).

33o Encontro de Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo.Novas Regras do Distrato Imobiliário. 2018. (Encontro).

Alterações nos Planos de Saúde e seus reflexos no Direito do Consumidor.Propostas de alteração da legislação que prejudicam os consumidores.. 2018. (Seminário).

I Congresso Sergipano de Direito do Consumidor do Procon Sergipe. Planos de saúde: problemas e soluções.. 2018. (Congresso).

III Congresso da Academia de Direito do ABC. A defesa do consumidor sob a perspectiva constitucional.. 2018. (Congresso).

II Seminário "A incorporação imobiliária na perspectiva do STJ: a proteção do consumidor. 2018. (Seminário).

Semana Jurídica do Curso de Direito da Universidade Brasil.Práticas Comerciais Abusivas nas Relações de Consumo. 2018. (Outra).

Vigilância de mercado no comércio eletrônico e-commerce.Proteção dos consumidores no comércio eletrônico. 2018. (Outra).

XVIII Congresso do Ministério Público do Consumidor. O futuro da saúde suplementar no Brasil. 2018. (Congresso).

140a Reunião do Comitê de Ouvidoria.Como harmonizar as relações empresa-clientes. 2017. (Outra).

14o Seminário sobre Relações de Consumo do IBRAC.Direito à informação: tendências e boas práticas.. 2017. (Seminário).

17a Reunião Ordinária da Senacon com o SNDC.Presidência da reunião.. 2017. (Outra).

1o Encontro Técnico de Direito do Consumidor do Litoral Norte.Defesa dos consumidores nos serviços regulados.. 2017. (Encontro).

32o Encontro de Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo..Transporte Aéreo: novas regulamentações e a defesa do consumidor.. 2017. (Encontro).

4a Semana Nacional de Educação Financeira..Apresentação das ações da SENACON na Semana ENEF.. 2017. (Simpósio).

7a Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros.Transparência e Confiança. Pilares para o Desenvolvimento.. 2017. (Outra).

A era do diálogo. A hora e a vez da transparência. 2017. (Congresso).

A incorporação imobiliária na perspectiva do Poder Judiciário..A incorporação imobiliária no cenário atual.. 2017. (Seminário).

A incorporação imobiliária na perspectiva do Poder Judiciário. Emerj 2017.. A Incorporação Imobiliária no Cenário Atual - Perspectiva do Consumidor.. 2017. (Congresso).

A incorporação imobiliária na perspectiva do STJ..A visão dos consumidores na incorporação imobiliária.. 2017. (Seminário).

APAS SHOW 2017 - Congresso e Feira de Negócios em Supermercados.. Plataforma www.consumidor.gov.br de resolução de conflitos de consumo.. 2017. (Feira).

Autorregulação bancária: compromisso público e prevenção de conflitos de consumo.O modelo brasileiro de autorregulação bancária: o diálogo com os órgãos de proteção ao consumidor e a prevenção de conflitos de consumo. 2017. (Seminário).

Autorregulação bancária: compromisso público e prevenção de conflitos de consumo..O modelo brasileiro de autorregulação bancária: o diálogo com os órgãos de proteção ao consumidor e a prevenção de conflitos de consumo. 2017. (Seminário).

Congresso Catarinense de Direito Eleitoral. Coligações no nível nacional e estadual (provincial). II Jornada Internacional de Direito Comparado. 2017. (Congresso).

Discussão doS PLS 726 e 530 e PL 28 de 2017 na Comissão de Serviços e Infraestrutura do Senado Federal.Regulação dos transportes alternativos de passageiros.. 2017. (Outra).

Encontro IBRAC sobre Relações de Consumo..Termo de Ajustamento de Conduta nas Relações de Consumo. 2017. (Encontro).

Encontro Mineiro de Direito do Consumidor..Efetividade das Sanções Administrativas. 2017. (Encontro).

GRI Residencial 2017.Distratos - ainda uma questão latente ou assunto superado?. 2017. (Oficina).

I CONIDIF - Congresso Internacional de Direitos Difusos. Vulnerabilidades e proteção jurídica.. A proteção dos interesses metaindividuais dos consumidores.. 2017. (Congresso).

II Encontro Estadual de Procons Municipais do Rio Grande do Sul.O Fortalecimento dos Procons. 2017. (Encontro).

II Jornada Internacional de Direito Comparado: Direitos Políticos e Instituições Eleitorais.Coligações no nível nacional e estadual (provincial). 2017. (Encontro).

Inovações nas relações de consumo.Práticas comerciais inovadoras nas relações de consumo. 2017. (Seminário).

Inovações nas Relações de Consumo.O presente e o futuro do direito do consumidor.. 2017. (Seminário).

I Workshop - Meios de Tratamento de Conflitos..A interlocução sociedade e empresas na resolução dos conflitos de consumo.. 2017. (Outra).

I Workshop - meios digitais e tratamentos de conflitos.Plataforma consumidor.gov.br e a interlocução da sociedade e das empresas na resolução dos conflitos de consumo. 2017. (Oficina).

Reunião com o comitê de legislação da AMCHAM Brasil.Perspectivas para a atuação da SENACON em 2017. 2017. (Outra).

Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor com os Procons da Região Sul.Presidência da Reunião. 2017. (Encontro).

Reunião do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor da Região Norte..Presidência da Reunião do Sistema Nacional do Consumidor da Região Norte.. 2017. (Outra).

Reunião ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor com os membros do SNDC da região Sudeste.Presidência da Reunião ordinária do SNDC região sudeste.. 2017. (Outra).

Seminário de Combate à Pirataria e Proteção à Saúde da ABIMO.Iniciativas da SENACON para proteger os consumidores da pirataria.. 2017. (Seminário).

V Fórum Nacional da Mediação e Conciliação..Plataformas públicas.. 2017. (Outra).

Vigilância de Mercado no Comércio Eletrônico.Proteção dos Consumidores no Comércio Eletrônico. 2017. (Seminário).

VIII Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais.Debate sobre os Projetos de Lei de Proteção sobre Dados Pessoais.. 2017. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Regulação e 4a Expoabar. Regulação Social Sustentável e Defesa do Consumidor. 2017. (Congresso).

XLI Fórum Nacional de Juizados Especiais..Relações de consumo: métodos alternativos de solução de conflitos.. 2017. (Outra).

XVII Congresso Nacional do Ministério Público do Consumidor - Os reflexos da crise brasileira e das inovações do Código de Processo Civil na defesa do consumidor.. A qualidade da internet no Brasil e os direitos dos consumidores.. 2017. (Congresso).

LX Congresso Estadual de Municípios. Propaganda Eleitoral para as Eleições de 2016. 2016. (Congresso).

Propaganda Eleitoral para as Eleições de 2016..Formas de Propaganda Eleitoral Permitidas e Proibidas. 2016. (Seminário).

59 Congresso Estadual de Municípios. Legislação Eleitoral. 2015. (Congresso).

Propaganda eleitoral para as eleições de 2016. Lei n 12891-2013.Propaganda Eleitoral para as eleições de 2016. 2015. (Seminário).

30o Encontro de Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo..Oferta e Publicidade: liberdade de expressão e limites jurídicos de proteção ao consumidor.. 2014. (Encontro).

7a Reunião Ordinária do Conselho de Prefeitos do CODIVAP.O que esperar das eleições de 2016? Principais cuidados a serem adotados pelos Prefeitos.. 2014. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral. 2014. (Congresso).

Palestra.Legislação eleitoral para as eleições de 2014 e perspectivas para a eleição de 2016.. 2014. (Outra).

Curso de Direito Eleitoral.Propaganda Eleitoral. 2012. (Seminário).

Seminário Eleições 2012..Recursos Eleitorais.. 2012. (Seminário).

Curso de Pós-Graduação em Processo Civil com ênfase em Processo Empresarial. Damasio de Jesus..O Direito do Consumidor e sua Tutela em Juízo.. 2011. (Outra).

II Seminário de Direito Eleitoral de Rondônia..Aplicabilidade da LC 135/2010 para as eleições de 2012.. 2011. (Seminário).

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Televirtual realizado pela Universidade Anhanguera-Uniderp em convênio com a Rede LFG.Seguro de dano e seguro de pessoa: teoria, jurisprudência e estudo de casos.. 2010. (Outra).

Curso Intensivo de Direito Eleitoral.Propaganda Eleitoral. 2010. (Seminário).

I Congresso Nacional Eleitoral Tribunal Superior Eleitoral. 2010. (Congresso).

Programa de Qualidade de Vida no STF - Viva Bem.Superendividamento - Prevenção e Busca de Soluções. 2010. (Seminário).

Seminário de Direito Eleitoral Eleições 2010 - TRE/MT.Propaganda Eleitoral e os Desafios do Uso da Internet nas Eleições de 2010.. 2010. (Seminário).

Seminário de Propaganda Eleitoral.Propaganda eleitoral aspectos genéricos: propagaganda eleitoral antecipada.. 2010. (Seminário).

25o ENCONTRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DE SÃO PAULO.. 2009. (Encontro).

Curso de Pós Graduação Lato Sensu Televirtual em Direito do Consumidor.Seguro de dano e seguro de pessoa: teoria, jurisprudência e estudo de casos.. 2009. (Outra).

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO.Direito Eleitoral: perda e suspensão de direitos políticos, partidos políticos e propaganda política.. 2009. (Outra).

24o ENCONTRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DE SÃO PAULO.. 2008. (Encontro).

Aspectos Atuais do Direito do Consumidor realizado pela Central Prática Consultoria e Treinamento em 05/08..Responsabilidade Civil no CDC.. 2008. (Seminário).

Curso de especialização em direito das relação de consumo, provido pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP, núcleo Jabaquara (10/04)..Planos e Seguros de Saúde.. 2008. (Outra).

Curso de especialização em Direito das Relações de Consumo, promovido pela Unisantos, 02/04..Ações Coletivas. Ação Civil Pública. Aspectos gerais, legitimidade ativa, legitimidade passiva, intervenção de terceiros e coisa julgada.. 2008. (Outra).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO "LATO SENSU" ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO.Estatuto dos Parlamentares. 2008. (Outra).

Curso intensivo de direito eleitoral promovido pelo Centro de Extensão Universitária (23/04)..Propaganda Eleitoral. 2008. (Seminário).

Disciplina Direito Ambiental na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 13.08..A poluição visual na cidade de São Paulo.. 2008. (Outra).

III Encontro de Juízes Eleitorais da Bahia. (18.07).Propaganda Eleitoral. 2008. (Encontro).

Seminário de Direito Eleitoral promovido pelo Instituto Panamericano em conjunto com a Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa do Estado do Mato Grosso (25 e 26/04)..Sistemas de Eleição Majoritária e Sistemas de Eleição Proporcional. Sistemas Eleitorais e Sistemas Partidários. Sistemas eleitorais na Amárica Latina. Disciplina constitucional e legal dos direitos políticos.. 2008. (Seminário).

Seminário sobre defesa individual do consumidor em juízo. (24.06).Petição inicial: legitimação ativa, foro e juízo competentes, causa de pedir próxima e remota.. 2008. (Seminário).

Workshop Sistema Único Coletivo - Proposta de Alteração da Lei da Ação Civil Pública.. 2008. (Oficina).

Honorários advocatícios..Responsabilidade civil do advogado.. 2007. (Seminário).

Aspectos Atuais de Direito do Consumidor. 23.11.Responsabilidades e obrigações dos fornecedores.. 2006. (Seminário).

Aspectos atuais do direito do consumidor. 30.03..Responsabilidade civil do fornecedor.. 2006. (Seminário).

CDC para instituições financeiras. 03.10..A aplicação do CDC às instituições financeiras.. 2006. (Seminário).

Curso de extensão em Direito Eleitoral promovido pelo TRE/MT..Propaganda Eleitoral para as Eleições de 2006. 2006. (Seminário).

Direito Eleitoral. 11.07..Propaganda eleitoral para as eleições de 2006.. 2006. (Seminário).

Direito Eleitoral e Propaganda Eleitoral. 04.05..Formas de propaganda eleitoral permitidas e proibidas.. 2006. (Seminário).

Aspectos polêmicos do Processo de Execução Civil..Fiel depositário dos bens - deveres e conseqüências, possibilidade de prisão civil.. 2005. (Seminário).

Curso de Extensão em Direito Processual Civil.Processo de conhecimento - aspectos relevantes no 1o grau de jurisdição.. 2005. (Seminário).

IV SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO DE RONDÔNIA.O marketing ambiental.. 2005. (Seminário).

Relações de consumo: contratos, responsabilidades, práticas comerciais e litígios das empresas..Responsabilidade pelo fato e pelo vício do produto e do serviço.. 2005. (Seminário).

Temas atuais de direito do consumidor..A inconstitucionalidade do seguro - perfil e suas desvantagens para os consumidores.. 2005. (Seminário).

Temas atuais de direito do consumidor. 26.04..A inconstitucionalidade do seguro perfil e suas desvantagens para os consumidores.. 2005. (Seminário).

Curso de Férias. 19.01.A Justiça Eleitoral. 2004. (Seminário).

Curso de Carreiras Jurídicas. 03.07..A Justiça Eleitoral.. 2003. (Seminário).

15 ANOS DE AÇÃO CIVIL PÚBLICA - POLÊMICAS E CONTROVÉRSIAS - EVOLUÇÃO LEGISLATIVA E TENDÊNCIAS JURISPRUDENCIAIS. 2000. (Seminário).

O futuro do Direito Processual Civil.. 1999. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Cristiane Queli da Silva Gallo

YOSHIDA, C. Y. M.; VILLAS BOAS, R. V.;ROLLO, A. L. M.. EMPREENDORISMO SOB O PRISMA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marli Aparecida Sampaio

ROLLO, A. L. M.; DENSA, R.; BRANDAO, D. V. C.; VENTURA, D. F. L.. JUSTIÇA AMBIENTAL NAS ATRIBUIÇÕES DE RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA: O caso do direito de acesso à coleta seletiva no Município de São Paulo. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marli Aparecida Sampaio

VENTURA, D. F. L.; VASCONCELLOS, M. P. C.;ROLLO, A. L. M.. Responsabilidade compartilhada e sua efetivação na Política Nacional de Resíduos Sólidos.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Departamento de Saúde Ambiental) - Universidade de São Paulo.

CALDEIRA, P.; auad, denise;ROLLO, A. L. M.. Participação como membro de banca examinadora de processo seletivo simplificado para a contratação de professor de Direitos Difusos e Coletivos. 2019. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

ROLLO, A. L. M.; CALDEIRA, P.; BENACCHIO, M.. Presidente da Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor de Direitos Difusos e Coletivos. 2017. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

MARTINS, R. D.; OLIVEIRA, H. D.;ROLLO, A. L. M.. Membro da comissão permanente de concursos públicos para docentes.. 2013. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

CALDEIRA, P.; BAHIA, R.;ROLLO, A. L. M.. Participação como membro da Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor de Direitos Difusos e Coletivos, realizado no período de 08 a 26 de novembro de 2013.. 2013. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

ROLLO, A. L. M.; BAHIA, R.. Participação em processo seletivo simplificado para a contratação de professor.. 2012. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Orientou

MARIA ALICE SALARO

A vulnerabilidade do consumidor na contratação com as instituições financeiras; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito das Relações de Consumo) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Mirella Perugino

A pessoa jurídica consumidora; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito das Relações de Consumo) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

MARCO ALEXANDRE DAVANZO

A aplicabilidade do inciso XII do art; 51 do Código de Defesa do Consumidor; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito das Relações de Consumo) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

HELOISA MENDONÇA DE CASTRO ASSIS

A responsabilidade civil do garoto propaganda; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito das Relações de Consumo) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

GRACE PARASCHIN MASO

OS BANCOS DE DADOS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO DO CONSUMIDOR) - ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

MARLENE MARCIA DOS SANTOS MONTEIRO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO PROVEDOR DE INTERNET EM FACE DOS DANOS DECORRENTES DA INTERRUPÇÃO DO ACESSO À REDE; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO DO CONSUMIDOR) - ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

MICHELLE REGINA ALBUQUERQUE DE SÁ LOPES

A PESSOA JURÍDICA ENQUANTO CONSUMIDORA FACE AOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TELEFONIA MÓVEL; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO DO CONSUMIDOR) - ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

SORAYA PARASCHIN MASO COUCEIRO

A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE PARA O CONSUMO INFANTIL; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO DO CONSUMIDOR) - ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Cássio Hamabata

Os principais direitos do torcedor; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

André Amato Ortegosa

ASPECTOS GERAIS DA PRESCRIÇÃO NAS EXECUÇÕES FISCAIS; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

ANNA CRISTINA PISANI

A ROTULAGEM DE ALIMENTOS E A INFORMAÇÃO DO CONSUMIDOR; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

BRUNA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS

DA POSSIBILIDADE DE PROVA PERICIAL NOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS NAS AÇÕES DE CONSUMO; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

CAROLINA GALVÃO DE FRANÇA ALVARENGA

BIOCOMBUSTÍVEIS E O IMPACTO AMBIENTAL; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Daniel do Amaral

ABUSO DO PODER ECONÔMICO NAS ELEIÇÕES; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Enio Teixeira Dias

A INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC E O MOMENTO DA SUA APLICAÇÃO; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Fernanda Rubino Mancilia

A MENOR DURABILIDADE DOS PRODUTOS; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

FLORISNILZA DOS SANTOS NASCIMENTO

DIREITO DO CONSUMIDOR; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

GIOVANNA CARMIGNHANI STAINOFF

O MOMENTO PROCESSUAL DA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

GUILHERME KATAOKA GUIMARÃES

A APLICAÇÃO DO DIREITO DO CONSUMIDOR NOS CONTRATOS DE LEASING; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

LEILA MORGADO DA SILVA

A RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL DA PESSOA JURÍDICA; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Lucelia Hitomi Ninomiya

A INTERRUPÇÃO DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

MARCIA MARIA MESSIAS

RESÍDUOS SÓLIDOS BEM ECONÔMICO GERADOR DE TRABALHO E RENDA; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

PATRICIA DELLAIA MESQUITA

A INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA COMO FACILITADOR DA DEFESA DOS CONSUMIDORES; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Renan Rupires

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA NOVA LEI DE DROGAS; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Renyr Aparecida Alencar

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO DENTISTA NO DIREITO DO CONSUMIDOR; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Taís Kimie Suzuki Diniz

RESPONSABILIDADE CIVIL NO MAU USO DA ÁGUA; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Tarcisio Aparecido Moretto

ASPECTOS PRÁTICOS NA APLICAÇÃO DO CDC AO CONSUMIDOR BANCÁRIO; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

VIVIANE DA SILVA CANDIDO

A TUTELA JURÍDICA DO CONSUMIDOR E A PUBLICIDADE ABUSIVA; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

JULIANA DEPIZOL CASTILHO

O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO NA PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Alcione Prando da Cunha Castilho

Internet e Direito do Consumidor; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Eduardo Macedo Faria

Responsabilidade no caso de fraude; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

ELIANA DE SOUZA ROCHA

Direito Ambiental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

FERNANDA DE LIMA FALSETTI

Danos ambientais causados por loteamentos irregulares; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

João Matias Neto

A aplicação do Código de Defesa do Consumidor às Instituições Financeiras; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Kessia Caroline Tabu Souza

Direito do Consumidor; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Márcia Cristina Colombo

Desenvolvimento sustentável; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Marcus Paulo Sicari

O controle das emissões atmosféricas em São Paulo; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Michelle do Nascimento Pereira

Direito Ambiental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

PAULO GILBERTO PAZ DE BRUM

O princípio da precaução ambiental no ato administrativo das licenças ambientais; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Paulo Proieti

Seguro de responsabilidade civil frente ao CDC; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Renata Galante dos Santos

A atuação do Ministério Público na tutela do meio ambiente; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Renata Langone Marques

Direito do Consumidor; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

RUBENS RODRIGUES SANTANA

Auditorias Ambientais; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Ursula Carla Marinho da Silva

Dano moral no direito do consumidor; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Vinicius Borsatto Ferreira

Desenvolvimento sustentável e biocombustíveis; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Arthur Luis Mendonça Rollo;

Produções bibliográficas

  • ROLLO, A. L. M. . A propaganda eleitoral antecipada. REVISTA DO ADVOGADO , v. 1, p. 40-50, 2018.

  • ROLLO, A. L. M. . As eleições de 2014 e a propaganda eleitoral antecipada.. Revista CEJ (Brasília) , v. 63, p. 65-75, 2014.

  • ALBERTO ROLLO ; ROLLO, A. L. M. . Os limites impostos pela legislação eleitoral à propaganda institucional e a atuação dos Tribunais de Contas.. Revista Síntese de Direito Civil e Processual Civil , v. II, p. 56-62, 2012.

  • ROLLO, A. L. M. . A verdadeira força do Procon.. Informativo Jurídico in Consulex , v. XXV, p. 9-10, 2012.

  • ROLLO, A. L. M. . O reajuste de faixa etária aos 59 anos nos planos de saúde.. Informativo Jurídico in Consulex , v. XXVI, p. 3-4, 2012.

  • ROLLO, A. L. M. . A importância ambiental da propaganda eleitoral.. Paraná Eleitoral , v. 1, p. 301-311, 2012.

  • ROLLO, A. L. M. . O direito do consumidor à troca de presentes.. Informativo Jurídico in Consulex , v. XXV, p. 3-3, 2011.

  • ROLLO, A. L. M. . A reforma do Código de Defesa do Consumidor.. Informativo Jurídico in Consulex , v. XXV, p. 8-8, 2011.

  • ROLLO, A. L. M. . A verdadeira força do PROCON.. Informativo Jurídico in Consulex , v. XXV, p. 9-9, 2011.

  • ALBERTO ROLLO ; ROLLO, A. L. M. . Os Limites Impostos pela Legislação Eleitoral à Propaganda Institucional e a atuação dos Tribunais de Contas.. Revista SÍNTESE Responsabilidade Pública , v. 5, p. 17-23, 2011.

  • ROLLO, A. L. M. . Enchentes - vale a pena enfrentar o poder público?. Revista Jurídica Consulex , v. XXV, p. 12-13, 2011.

  • ROLLO, A. L. M. . Dano Moral para Depósito Antecipado de Cheque: A súmula 370 do STJ.. Juris Plenum , v. 1, p. 1-2, 2010.

  • ROLLO, A. L. M. . A propaganda eleitoral antecipada, de acordo com a Lei n. 12.034/2009.. Resenha Eleitoral - Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina , v. 18, p. 19-42, 2010.

  • ROLLO, A. L. M. . A Propaganda Eleitoral Antecipada.. Revista da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas , v. 1, p. 99-116, 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . O empresário e a Lei Antifumo.. Informativo Jurídico in Consulex , v. XXIII, p. 23-38/3-23-38/3, 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . A expulsão dos doentes pelos planos de saúde.. Informativo Jurídico in Consulex , v. XXIII, p. 7-7, 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . O consumidor e os contratos de adesão.. Juris Plenum , v. 109, p. 1-1, 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . Uma reclamação só!. Revista Jurídica Consulex , v. XII, p. 15, 2008.

  • ROLLO, A. L. M. . A jurisdição eleitoral.. Semestre Eleitoral 2011 , v. 9, p. 33-40, 2006.

  • ROLLO, A. L. M. . O consumidor nas relações de consumo.. Revista de Direitos Difusos , v. 40, p. 7-16, 2006.

  • ALBERTO ROLLO ; ROLLO, A. L. M. . A execução das multas eleitorais.. Juris Plenum , v. 1, p. 1, 2006.

  • ROLLO, A. L. M. ; CARVALHO, J. F. L. ; ALBERTO ROLLO . Minirreforma Eleitoral. Efeitos para as Eleições de 2006.. gazeta juris , v. 16, p. 298-300, 2006.

  • ROLLO, A. L. M. ; ALBERTO ROLLO . O CDC contra o interesse difuso.. Revista de Direitos Difusos , v. 26, p. 23-26, 2004.

  • ROLLO, A. L. M. . A proteção da honra tem preço.. BJA Boletim de Jurisprudência , v. 13, p. 255-256, 2004.

  • ROLLO, A. L. M. . Os jornais e as pesquisas eleitorais.. BJA Boletim de Jurisprudência , v. 11, p. 226-227, 2004.

  • ROLLO, A. L. M. . Responsabilidade civil e práticas abusivas nas relações de consumo dano moral e punitive damages nas relações de consumo distinções inconstitucionais entre consumidores. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011. v. 1. 183p .

  • ROLLO, A. L. M. ; ROLLO, A. L. M. ; YOSHIDA, C. Y. M. ; LAMCHIA, C. . Os direitos dos consumidores após trinta anos da Constituição Federal. In: Rubens Beçak; João Carlos Navarro de Almeida Prado. (Org.). Reflexões sobre os 30 anos da Constituição de 1988. Mutações e reformas constitucionais.. 1ed.Belo Horizonte: Arraes Editores, 2018, v. 1, p. 562-581.

  • ROLLO, A. L. M. ; BRANDAO, D. V. C. ; GORISCH, P. ; SAMPAIO, M. A. . A cirurgia para redução do estômago (gastroplastia), indicada como tratamento para obesidade mórbida, é um procedimento essencial à sobrevida do segurado, revelando-se ilegítima a negativa do plano de saúde em cobrir as despesas da intervenção médica.. In: Arruda Alvim, Thereza Arruda Alvim, Everaldo Augusto Cambler, Angélica Arruda Alvim. (Org.). Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores Direito Civil. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017, v. I, p. 211-222.

  • ROLLO, A. L. M. . Comentários ao art. 39 do CDC. In: Antonio Claudio da Costa Machado; Paulo Salvador Frontini;. (Org.). Código de Defesa do Consumidor Interpretado Artigo por Artigo Parágrafo por Parágrafo. 1ed.São Paulo: Manole, 2013, v. , p. 114-122.

  • ROLLO, A. L. M. ; BRUSCHI, G. G. ; ZULIANI, E. S. . A inversão do ônus da prova nas lides de consumo.. In: Gilberto Gomes Bruschi; Mônica Bonetti Couto; Ruth Maria Junqueira de A. Pereira e Silva; Thomaz Henrique Junqueira de A. Pereira.. (Org.). Direito Processual Empresarial Estudos em homenagem a Manoel de Queiroz Pereira Calças.. 1ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, v. 1, p. 94-105.

  • ALBERTO ROLLO ; CARVALHO, J. F. L. ; ROLLO, A. L. M. ; ROLLO, A. L. M. ; ROLLO, A. L. M. . Propaganda Eleitoral. In: Alberto Rollo. (Org.). Eleições no Direito Brasileiro atualizado com a lei nro. 12.034/09.. 1ed.São Paulo: Atlas, 2010, v. 1, p. 137-193.

  • BRUSCHI, G. G. ; ARRUDA, A. C. M. ; DINAMARCO, M. C. A. ; Gelson Amaro de Souza ; GOMES JUNIOR, L. M. ; NOTARIANO JR., A. ; WAMBIER, L. R. ; ROLLO, A. L. M. . Inquérito civil e termo de ajuste de conduta: limites à atuação do Ministério Público.. In: Alberto Camia Moreira; Anselmo Prieto Alvarez; Gilberto Gomes Bruschi;. (Org.). Panorama atual das tutelas individual e coletiva. Estudos em homenagem ao professor Sérgio Shimura.. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2010, v. 1, p. 186-195.

  • ALBERTO ROLLO ; CARVALHO, J. F. L. ; ROLLO, A. L. M. ; ROLLO, A. L. M. ; ROLLO, A. L. M. . Condições de elegibilidade.. In: Alberto Rollo. (Org.). Elegibilidade e inelegibilidade visão doutrinária e jurisprudencial atualizada.. 1ed.Caxias do Sul: Plenun, 2008, v. 1, p. 41-79.

  • ALBERTO ROLLO ; ROLLO, A. L. M. ; ROLLO, A. L. M. ; ROLLO, A. L. M. ; CARVALHO, J. F. L. ; CASSEB, P. A. . Reforma política e propaganda eleitoral. In: Alberto Rollo. (Org.). Reforma política uma visão prática.. 1ed.São Paulo: Iglu, 2007, v. 1, p. 6-282.

  • GRINOVER, A. P. ; ARRUDA, A. C. M. ; NOTARIANO JR., A. ; ROLLO, A. L. M. . Fiel depositário dos bens, deveres, conseqüências e possibilidade de prisão civil. In: Gilberto Gomes Bruschi. (Org.). Execução civil e cumprimento da sentença. 1ed.São Paulo: Editóra Método, 2006, v. 1, p. 6-512.

  • ARRUDA, A. C. M. ; ROLLO, A. L. M. ; ZULIANI, E. S. ; SANTOS, E. A. F. ; Gelson Amaro de Souza ; BRUSCHI, G. G. ; MEDINA, J. M. G. ; WAMBIER, L. R. ; GOMES JUNIOR, L. M. ; DINAMARCO, M. C. A. ; VASCONCELOS, R. C. C. ; WAMBIER, T. A. A. . A não efetividade do processo de execução no direito brasileiro.. In: Gilberto Gomes Bruschi. (Org.). Processo de execução temas polêmicos e atuais.. 1ed.São Paulo: RCS Editora, 2005, v. 1, p. 2-321.

  • ALBERTO ROLLO ; CARVALHO, J. F. L. ; ROLLO, A. L. M. ; ROLLO, A. L. M. ; ROLLO, A. L. M. . Formas de propaganda eleitoral permitidas e proibidas. Propaganda institucional - vedação nos três meses anteriores ao pleito.. In: Alberto Rollo. (Org.). Propaganda Eleitoral Teoria e Prática. 2ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004, v. 1, p. 6-304.

  • ALBERTO ROLLO ; CARVALHO, J. F. L. ; ROLLO, A. L. M. ; ROLLO, A. L. M. ; ROLLO, A. L. M. . Formas de propaganda eleitoral permitidas e proibidas. Propaganda institucional - vedação nos três meses anteriores ao pleito.. In: Alberto Rollo. (Org.). Propaganda Eleitoral Teoria e Prática. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002, v. 1, p. 8-222.

  • ROLLO, A. L. M. ; ROLLO, A. L. M. . A festa dos caciques. Veja, São Paulo, p. 58 - 59, 18 jul. 2018.

  • ROLLO, A. L. M. . Regulamentação do Paralegal: posição contrária.. Carta Forense, p. B23, 01 dez. 2014.

  • ROLLO, A. L. M. . Propaganda eleitoral e democracia.. Jornal do Interior, São Paulo, p. 11 - 12, 01 jul. 2014.

  • ROLLO, A. L. M. . O Direito Preferencial de Atendimento do Advogado Idoso.. Carta Forense, Sâo Paulo, p. A10, 01 mar. 2014.

  • ROLLO, A. L. M. . LIMITES AO ARBITRAMENTO JUDICIAL DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.. Carta Forense, São Paulo, p. A17 - A17, 01 maio 2013.

  • ROLLO, A. L. M. . A propaganda nas eleições.. Jornal da Tarde, São Paulo, p. 2 - 2, 05 set. 2012.

  • ROLLO, A. L. M. . A propaganda eleitoral na internet.. Carta Forense, São Paulo, p. A 16, 01 ago. 2012.

  • ROLLO, A. L. M. . Propaganda Eleitoral x Posturas Municipais. L & C Revista de Administração Pública e Política, Brasília, p. 25 - 26, 01 ago. 2012.

  • ROLLO, A. L. M. . A propaganda eleitoral na internet.. Revista Jurídica Consulex, Brasília, p. 28 - 29, 15 jun. 2012.

  • ROLLO, A. L. M. . A propaganda eleitoral antecipada, com enfoque no pleito municipal de 2012.. L&C (Brasília), Brasília, p. 4 - 16, 01 jun. 2012.

  • ROLLO, A. L. M. . Ressarcimento de honorários contratuais dentro da própria ação.. Carta Forense, São Paulo, p. B26 - B27, 01 jun. 2012.

  • ROLLO, A. L. M. . Dano punitivo e as indenizações irrisórias nas relações de consumo.. Carta Forense, São Paulo, p. A10 - A10, 01 mar. 2012.

  • ROLLO, A. L. M. . Dano punitivo e as indenizações irrisórias nas relações de consumo.. Carta Forense, São Paulo, p. A10 - A11, 01 mar. 2012.

  • ROLLO, A. L. M. . Os atrasos nas entregas.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 2, 21 maio 2011.

  • ROLLO, A. L. M. . Noivas consumidoras.. Revista Jurídica Consulex, Brasília, p. 20 - 20, 01 maio 2011.

  • ROLLO, A. L. M. . Mudança tem de ser informada de forma clara na embalagem.. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 1 - 1, 22 abr. 2011.

  • ROLLO, A. L. M. . O consumidor e os produtos viciados.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 2, 29 mar. 2011.

  • ROLLO, A. L. M. . Consumidor ainda enfrenta dificuldades para reclamar.. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. B3 - B3, 16 mar. 2011.

  • ROLLO, A. L. M. . O consumidor e a falta de peças de reposição.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 2, 16 mar. 2011.

  • ROLLO, A. L. M. . O consumidor e as armadilhas do Natal.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 2, 15 dez. 2010.

  • ROLLO, A. L. M. . A temporada de caos aéreo.. Diário do Grande ABC., Santo André, p. 2 - 2, 07 dez. 2010.

  • ALBERTO ROLLO ; ROLLO, A. L. M. . A imprensa escrita no período eleitoral.. Diário do Grande ABC, p. 2 - 2, 23 jul. 2010.

  • ROLLO, A. L. M. . A farofa no avião.. Diário do Grande ABC, p. 2 - 2, 01 jul. 2010.

  • ROLLO, A. L. M. . A contratação de advogados.. Diário do Grande ABC, p. 2 - 2, 22 abr. 2010.

  • ROLLO, A. L. M. . O consumidor e os cartões de lojas.. Revista Jurídica Consulex, p. 25 - 25, 28 fev. 2010.

  • ROLLO, A. L. M. . Urinar na via pública dá cadeia.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 2, 19 fev. 2010.

  • ROLLO, A. L. M. . A cobrança de serviço em restaurantes e bares.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 2, 23 jan. 2010.

  • ROLLO, A. L. M. . Armadilhas do Natal.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 2, 13 jan. 2010.

  • ROLLO, A. L. M. . O direito à troca de presentes.. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 2 - 2, 02 jan. 2010.

  • ROLLO, A. L. M. . O comportamento do consumidor.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 2, 06 nov. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . Por que não comprar brinquedos piratas?. Diário do Grande ABC, p. 2 - 2, 23 out. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . Devolução indevida de cheques.. Diário do Grnade ABC, p. 2 - 2, 05 out. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . Ponto extra finalmente de graça.. Diário do Grande ABC, p. 2 - 2, 13 set. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . Código de Defesa do Consumidor, 19 anos.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 2, 09 set. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . Uma lei de vanguarda.. Revista Jurídica Consulex, Brasília, p. 26 - 27, 31 ago. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . O Consumidor, os Outlets e as Promoções.. Del Rey Jurídica, Belo Horizonte, p. 34 - 35, 28 ago. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . Lei Antifumo, punição restrita.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 2, 06 ago. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . Críticas à lei antifumo.. Diário do Grande ABC, p. 2 - 2, 04 ago. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . O consumidor e a gripe suína.. O consumidor e a gripe suína., p. 2 - 2, 29 jun. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . Dano moral pelo corte de luz indevido.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 2, 24 jun. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . A Justiça contra o consumidor.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 3, 28 maio 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . A cobrança das dívidas do consumidor.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 3, 20 abr. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . O dia mundial do consumidor.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 3, 10 mar. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . A portabilidade da telefonia.. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 2 - 3, 03 mar. 2009.

  • ROLLO, A. L. M. . Vale a pena desrespeitar o consumidor.. DIÁRIO DO GRANDE ABC, Santo André, p. 2 - 2, 19 dez. 2008.

  • ROLLO, A. L. M. . O consumidor nem sempre tem razão.. DIÁRIO DO GRANDE ABC, Santo André, p. 2 - 2, 10 dez. 2008.

  • ROLLO, A. L. M. . Protegidos pela lei.. Revista Visão Jurídica, São Paulo, p. 8 - 16, 15 ago. 2008.

  • ROLLO, A. L. M. . Aspectos jurídicos das compras de final de ano.. Carta Forense, São Paulo, p. 44 - 45, 01 jan. 2007.

  • ROLLO, A. L. M. . Os idosos e os planos de saúde.. DelRey Jurídica, Belo Horizonte, p. 42 - 42, 01 jan. 2006.

  • ROLLO, A. L. M. . Reforma Política. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROLLO, A. L. M. ; PADIN, C. E. C. . Propaganda Eleitoral para as Eleições de 2016 - Lei 12891-2013.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

ROLLO, A. L. M. . Consultor ad hoc da Revista da Universidade do Norte do Paraná.. 2012.

ROLLO, A. L. M. . Bancos parcelam dívida no cartão de crédito sem autorização do correntista. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ROLLO, A. L. M. . Fantástico. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ROLLO, A. L. M. . Está valendo a pena desrespeitar o consumidor. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ROLLO, A. L. M. . Super Varejo Apas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ROLLO, A. L. M. . Quantidade de segurados de planos de saúde diminuiu no Brasil em 2015. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ROLLO, A. L. M. . Clubes descumprem lei da meia-entrada. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ROLLO, A. L. M. . Multas para quem altera passagem são abusivas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ROLLO, A. L. M. . Defenda-se. 2013.

ROLLO, A. L. M. . Atrasos nos vôos da Aerolíneas Argentinas.. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ROLLO, A. L. M. . O novo regulamento dos call centers.. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ROLLO, A. L. M. . CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL (TURMA 1). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ROLLO, A. L. M. . Entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo. 2007. (Entrevista publicada no dia 2 de setembro de 2007, cotidiano, C6).

ROLLO, A. L. M. . Entrevista concedida ao Jornal Bom dia Brasil.. 2011.

ROLLO, A. L. M. . Jornal Jovem Pan (entrevista). 2008.

ROLLO, A. L. M. . Programa Domingo Espetacular (entrevista). 2008.

Prêmios

2015

Medalha Raimundo Pascoal Barbosa, OAB-SP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. , Rua Java 425, Jardim do Mar, 09750650 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil, Telefone: (11) 41230222, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - 2012

Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

2001 - Atual

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 13

2008 - 2010

Centro de Extensão Universitária

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

2008 - Atual

Escola Paulista de Direito

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

2009 - 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor convidado no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Televirtual em Direito do Consumidor, realizado pela Universidade Anhanguera-Uniderp em convênio com a Rede LFG

2006 - 2009

Universidade Católica de Santos

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor