Cátia Oliveira Macedo

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Pará e professor de geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura, camponês, território, luta pela terra, território, camponês , reforma agrária, acesso e uso da terra e território.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia (Geografia Humana)

2002 - 2006

Universidade de São Paulo
Título: Diferenciação socioeconomica e campesinato: o caso do assentamentos Cristo Rei Ubá e Rio Branco no Sudeste do Pará
Ariovaldo Umbelino de Oliveira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Geografia (Geografia Humana)

1998 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Ilhas deReforma Agrária no Oceano do Latifúndio: a luta pela terra no assentamento 17 de abril-PA,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Ariovaldo Umbelino de Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Camponês, Território, luta pela terra.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Geografia

1993 - 1997

Universidade Federal do Pará
Título: A Querela entre CVRD e Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra
Orientador: Maria Célia Nunes Coelho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2000 - 2000

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1999 - 1999

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1995 - 1998

Programa Especial de Treinamento. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MACEDO, C. O. ; OLIVEIRA, F. B. . Geografia e musica no cotidiano escolar: dialogos a partir das territorialidades sonoras. 2019. (Outro).

MACEDO, C. O. . Os nós da questão agraria na Amazônia: violencias, estrangeirização e lutas - Novos e velhos Fronts no agrário da Amazônia paraense. 2018. (Outro).

MACEDO, C. O. . II Simpósio de Geografia Agraria- Os nós da questão agrária na Amazônia: Diversidade, disputas e resistencias. 2016. (Outro).

MACEDO, C. O. . I Simpósio de Geografia Agraria- IFPA/UEPA : Os nós da questão agrária na Amazônia. 2013. (Outro).

MACEDO, C. O. . IPA- Instituto de Portas Abertas. 2013. (Outro).

MACEDO, C. O. . I I Encontro de Iniciação a docência- Desafios da formação de professores para a educação básica. 2012. (Outro).

MACEDO, C. O. . Simpósio Nacional e Internacional (SINGA) -Questões agrárias na Panamazonia no século XXI: usos e abusos do território. 2011. (Congresso).

MACEDO, C. O. . Simposio Nacional e Internacional de Geografia Agrária - Usos e Abusos do território. 2011. (Outro).

MACEDO, C. O. . I Encontro de Iniciação a docencia- As perspectivas para a docencia na educação basica publica no Pará. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ENANPEGE 2019.a GEOGRAFIA CAPMPONESA NA AMAZONIA ORIENTAL: UM ESTUDO DA CAMPESINIZAÇÃO NO NORDESTE, SUL SUDESTE DO PA. 2019. (Encontro).

ENANPEGE 2019.MODO DE VIDA E RESISTENCIA CAMPONESA NO NORDESTE PARAENSE. 2019. (Encontro).

IX SINGA.PARECERISTA. 2019. (Seminário).

IX SINGA.A PRODUÇÃO DO ABACAXI COMO ESTRATEGIA DE REPRODUÇÃO SOCIAL CAMPONESA NA VILA DE ONDEIXA EM SALVATERR-PA. 2019. (Seminário).

IX SINGA.OS ATAQUES DOS GOVERNOS POS GOLPE AO SISTEMA TERRA-TERRITÓRIO DOS POVOS INDIGENAS: ALGUMAS NOTAS. 2019. (Simpósio).

: XXIV Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2018, Dourados-MS. XX.Tensões e conflitos socioambientais entre camponeses e o agronegócio do dendê no nordeste paraense. 2018. (Encontro).

9. Seminário Internacional América Latina: Políticas e conflitos contemporâneos.Campesinato e o Agronegócio do dendê na Amazônia Paraense. 2017.. 2017. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Agroecologia, IV Seminário Estadual de agroecologia. Apresentação oral. 2015. (Congresso).

Seminário de Pesquisa UEPA.DE latifundio a agronegócio: os impactos da produção da plama para agricultura camponesa nos Municipios de Concordia do Pará e Acará. 2015. (Seminário).

VII SINGA.(RODA DE CONVERSA) A expansão do agronegócio do dendê no Nordeste Paraense e a resistencia camponesa. 2015. (Simpósio).

I Simpósio de Geografia Agraria da Amazônia.Os trabalhadores da terra: assalariados ou camponeses?. 2013. (Simpósio).

28 RBA -Reunião Brasileira de Antropologia - Desafios Antropologicos contemporaneos. 2012. (Outra).

Encontro Nacional de geógrafos - ENG.Os impasses entre o agronegócio e a agricultura camponesa no Nordeste paraense. 2012. (Encontro).

III REA - XII ABANNE. FEsta de antigamente é que era festa: memoria, espaço e cultura numa comunidade camponesa do nordeste paraense. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jadson Alburquerque dos Santos

OLIVEIRA, A. R.; M, M.R;MACEDO, C. O.. Agricultura camponesa e o agronegócio do dendê no Municipio de Tomé - Açu. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Lissandra Cordeiro Ribeiro

MACEDO, C. O.; S. H; CARDOSO, L. F. C.. Mesmo com essas coisas ruins que o dende trouxe, eu não saio daqui: Resistência à agricultura do dendena Comunidade de castabhalzinho em Concordia do Pará. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Agriculturas amazônicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Daniel Lucas Ribeiro Pontes

MACEDO, C. O.; G. G; SANTOS JUNIOR, J.. Resistencia camponesa à agroindustria do dende na Comunidade Conceição do Guajará em Bujaru/Pa. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Agriculturas amazônicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Juliano Ricciardi Floriano Silva

TOMIASE, E.; OLIVEIRA, A. U.;MACEDO, C. O.; MONTENEGRO, R.. SUJEIÇÃO, RESISTENCIA E RECRIAÇÃO: FACES DO CAMPESINATO NO MUNICIPIO DE ITAPETININGA/SP. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Rafael Benevides Sousa

CRUZ, V. C.; BINSZTOK, J.; OLIVEIRA, F. B.; PAULA, J. C. M.;MACEDO, C. O.. Recriação camponesa e agronegócio do dendê no Nordeste Paraense. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Denison da Silva Ferreira

MACEDO, C. O.; OLIVEIRA, F. B.; NAHUM, J. S.. PRODUÇÃO DO ESPAÇO RIBEIRINHO NA AMAZÔNIA PARAENSE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ILHAS DE ABAETETUBA. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em geografia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Raimunda Martins Gonçalves

MIRANDA, L. M.; PACHECO, A. S.; BATISTA, I. M. S.; NASCIMENTO, D. M.;MACEDO, C. O.. Uma história socioambiental da RESEX Verde para sempre- Porto de Moz. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Brenda Cardoso de Oliveira

MACEDO, C. O.; LOPES, M. C.; NAUAR, A. L.. PRÁTICAS INTERDISCPLINARES ENTRE A HISTÓRIA E A GEOGRAFIA NA EPT: uma discussão sobre as mulheres negras e trabalho no Ensino Médio Integrado. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Rede -PROFEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.

Aluno: Jadso Alburquerque dos Santos

MACEDO, C. O.; MENDONCA, M. R.; OLIVEIRA, A. R.. Agricultura e industria: integração ou subordinação da renda da terra ao capital? uma analise da territorialização do agronegócio do dendê no Município de Tome-Açu. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Jadson Alburqueque dos Santos

MACEDO, C. O.; OLIVEIRA, A. R.; MANDONCA, M. R.. Agricultura e industria: integração ou subordinação da renda ada terra ao capital? uma análise da territorialização do agronegócio do dende no municipio de Tome-Açu. 2017.

Aluno: Ingridy Cristina de Jesus Ferreira

MOTA, D. M.;MACEDO, C. O.; PORRO, N. M.. Relações de genero e procesos de territorialização por mulheres nos projetos de Desenvolvimento suatentavel.... 2017. Exame de qualificação (Mestrando em AGRICULTURAS AMAZÔNICAS) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Diocélia Antonia Soares do Nasimento

MOTA, D. M.; MAUES, M. A.M;MACEDO, C. O.. Trabalho e autonomia em campo de dominio masculino: mulheres que tem contratos de produção com agroindustrias de dendê. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Agriculturas Familiares) - UNiversidade do Estado do Pará.

Aluno: Daniel Lucas Ribeiro Pontes

G. G; MOTA, D. M.;MACEDO, C. O.. Resistencia camponesa à agroindustria do dende na Comunidade Conceição do Guajará. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Agriculturas Familiares) - UNiversidade do Estado do Pará.

Aluno: Lissandra Cordeiro Ribeiro

C. L.C; S. H;MACEDO, C. O.. Resistencia quilombola à agroindustria do dende: o caso da Comunidade de Castanhalzinho em Concórdia do Pará. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pograma de pós graduação em agriculturas familiares) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Thiago Luan Bessa Martins

MACEDO, C. O.; SANTOS, S. M. B. M.; MOTA, D. M.. Condutas econômicas e adesão a agroindústria do dendê. 2015.

Aluno: Maria Albenize Farias Malcher

MACEDO, C. O.. Territorialidade quilombola: um estudo das comunidades do Cravo e São Judas, no Estado do Pará. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos graduação em geografia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Antonio Artur Cruz do Nascimento

MACEDO, C. O.; GOMES, V. A.; ALVES, L. F. N.. Agricultura camponesa e sustentabilidade: trajetórias e perspectivas e Santo Antonio do Taua. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agriculturas Familiares Amaz.E Desenv.Agro-Ambient) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Antonio Arthur Cruz Nsscimento

MACEDO, C. O.; ALVES, L. F. N.. Agricultura camponesa e sustentabilidade: trajetórias e perspectivas em Santo Antonio do Taua-PA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de pos graduação lato sensu -PPGLS) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Fábio Henrique Gomes Pontes

MACEDO, C. O.. Agrocombustiveis na Amazônia: Um estudo a partir dos contratos de dende na Região do Baixo Tocantins. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agriculturas Familiares Amaz.E Desenv.Agro-Ambient) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: EVELLY CARLA DIAS MATIAS

MACEDO, C. O.; SANTOS, M. N.; GUEDES, M. P.. O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: COMPREENSOES DA PAISAGEM E LUGAR. 2020 - UNiversidade do Estado do Pará.

Aluno: INGRI LARISSA TEIXEIRA DE FREITAS

MACEDO, C. O.; SANTOS, M. N.; GUEDES, M. P.. GEOGRAFIA ESCOLAR: ESTUDO DE CASO NA EEEFM ISNTITUTO BIM PASTOR- ANNANINDEUA PA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará.

Aluno: Katarina Fagundes Aragão

MACEDO, C. O.; OLIVEIRA, F. B.; Marcos, R.S.. As novas faces da agricultura camponesa: dinâmicas socioterritoriais na vila de Condeixa em Salvaterra/PA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Danilo Vaz Costa

MACEDO, C. O.. A INTERVENÇÃO DAS POLITICAS PUBLICAS TERRITORIAIS PARA O AGRARIO EM BELEM..... 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará.

Aluno: Cristiane Santos da Cruz e Fernanda Santos Ribeiro

MACEDO, C. O.; LIMA, A.. O ensino de geografia no ensino medio integrado do curso tecnico de mineração. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de educação, ciencia e tecnologia.

Aluno: Guido Romero Maues e Tamara Silva Dias

MACEDO, C. O.; SILVA, P.. Por uma geografia do trabalho ribeirinho no rio Tucumandeua, Abaetetuba-Pa.... 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará.

Aluno: Isaac Ribeiro Alves e Marcia Regina Matos Farias

MACEDO, C. O.; SILVA, P.. Dianamica de produção e comercialização do Acai.... 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará.

Aluno: CiceroJunior Pinto

MACEDO, C. O.; Marcos, R.S.; ARAUJO, A. R.. Nas bordas da cidade: territorio e modo de vida campones. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Aluno: Andrey Henrique Figueiredo Dos Santos

MACEDO, C. O.; OLIVEIRA, F. B.; SILVA, G. M.. A horizontalidade da questão agrária: reflexões a partir da experiencia de um grupo de consumo responsavel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Evandro Carlos Costa Neves

MACEDO, C. O.; FUrtado, Lourdes; OLIVEIRA, F. B.. A água e o homem num pesqueiro real: território e identidade numa comunidade amazonica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará.

Aluno: Dérick Lima Gomes

OLIVEIRA, F. B.; Marcos, R.S.;MACEDO, C. O.. A expansão da rizicultura nos campos do Marajoaras: Quilombolas, assozeiros e território. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará.

Aluno: Arthur Erick Monteiro de Brito

OLIVEIRA, F. B.; Marcos, R.S.;MACEDO, C. O.. Dialéticas campo-cidade em assentamentos de Reforma Agrária na Amazônia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará.

Aluno: Bruna Pereira da Guia e Glaucia Patrícia Conceição da Silva

MACEDO, C. O.SOUSA, R. B.; OLIVEIRA, F. B.. Educação do campo: o ensino de geografia na (de) formação dos discentes EMEIF, Roberto Remegi ( Assentamento João Batista - Castanhal). 2015.

Aluno: Debora Izabel Nascimento e Glenda Socorro Malcher Mendes

MACEDO, C. O.; LOPES < Marcia. O PRONERA e a relação de campesinidade dos assentadois rurais do MST no Nordeste Paraense. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará.

Aluno: Gilvanildo de Jesus dos Santos e Paulo Jorge Lima de Moraes

MACEDO, C. O.. O extrativismo e o meio ambiente: a produção do açai e suas consequencias ambientais na comunidade de São Sebastião no MUnicipio de São Sebastião da Boa Vista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Aluno: Elço da Silva Marinho e Edwilgar Farias Cardoso

MACEDO, C. O.. A extração da argila e o impacto socioambiental na Comunidade de Sâo Raimundo no Municipio de São Sebastião de Boa Vista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Aluno: Lissandra Cordeiro Ribeiro e Suzana da Silva Ferreira

MACEDO, C. O.. O lugar no Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Aluno: Andre Luiz Costa Pedroza, Genilson Souza Leal

MACEDO, C. O.; TORRES, W.. O Ensino aprendizagem local, pelo olhar dos novos graduandos em geografia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de educação, ciencia e tecnologia.

Aluno: Caio Monteiro Martins de Souza

MACEDO, C. O.; Nahum, C. Silva, J.C.. As diferentes metodologias de Ensino da Geografia: propostas objetivos e perspectivas- um estudo de caso da Escola Estadual Temistocles de Araujo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de educação, ciencia e tecnologia.

Aluno: Lucicleide Lima Monteiro

MACEDO, C. O.COSTA, A.D. Mulheres e madames: um estudo sobre representações do mundo feminino na Revista Amazônia (1956-1959). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elinaldo Marcos Peniche Barbosa

MACEDO, C. O.COSTA, A.D. A produção e comercialização da farinha na comunidade remanescente de quilombos Santa Rita de Barreira do Municipio de São Miguel do Guamá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jacilene Barros Alexandrino

MACEDO, C. O.. Expansaõ Urbana e criminalidade na periferia de Belém: um estudo de casoda violencia urbana no bairro da pratinha. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Aluno: Rosilene Sousa de Sousa e Silas Neves de Sousa

MACEDO, C. O.. Pesca na reserva: conflito pelo uso do territorio da pesca em São João de Abade- Cruça-Pa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Aluno: Jorge da Costa Batista

MACEDO, C. O.. ?Apanhadores de Açaí: o impasse entre a economia tradicional e as interferências da industrialização e comercialização em grande escala ? Marajó, Ponta de Pedras, Pará?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: José Danilo C

MACEDO, C. O.. Souza Neto e Flavio Luiz Soeiro.Geografia Cultural nas comunidades das Ilhas de Ananindeua. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Robson Christie Lacerda Siqueira

MACEDO, C. O.. O conceito de território no Livro didático: Análise nos livros da 6a. série do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Aluno: Emanuel Carlos

MACEDO, C. O.. V.A e Luciano R. Rodrigues.A produção do espaço urbano e a questao ambiental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: Edney Oliveira Silva e Yuri Silva

MACEDO, C. O.. Apropriação e uso do solo junto a orla de Belém. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Escola Superior Madre Celeste.

Aluno: José Adelson Duarte Perreira e Vando Domingos M

MACEDO, C. O.. da Costa.A Guerra de dois mundos: o dito e o feito na pratica de professores de Geografia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Escola Superior Madre Celeste.

MACEDO, C. O.; Nahum, C. Silva, J.C.. Concurso Professor Ed. Basica e Tecnológica - IFPA. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

MACEDO, C. O.; Trindade, S. Tavares G.. Seleção para professor de geografia agrária. 2010. Universidade Federal do Oeste do Pará.

Trindade, S. Tavares G.;MACEDO, C. O.. Seleção para professor de geografia regional. 2010. Universidade Federal do Pará.

MACEDO, C. O.; Tavares, M. G. seleção para professor de geografia. 2010. Universidade do Estado do Pará.

MACEDO, C. O.; Tavares, M. G; Gomes. L. Concurso Professor 40 h - UEPA. 2010. Universidade do Estado do Pará.

MACEDO, C. O.; Nahum, C. Silva, J.C.. Seleção simplificada para Professor de Geografia do IFPA. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

MACEDO, C. O.. Processo seletivo- UEPA. 2011. Universidade do Estado do Pará.

MACEDO, C. O.. Processo seletivo -UEPA. 2010. Universidade do Estado do Pará.

MACEDO, C. O.. Processo seletivo vestibular UEPA. 2009. Universidade do Estado do Pará.

MACEDO, C. O.. processo seletivo vestibular- uepa. 2008. Universidade do Estado do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marta Inez Medeiros Marques

MARQUES, M. I. M.; OLIVEIRA, Ariovaldo U de; FERNANDES, Bernardo Mançano. Ilhas de reforma agrária no oceano do latifúndio: a luta pela terra no Assentamento 17 de abril - PA. 2000. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Marta Inez Medeiros Marques

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de;MARQUES, M. I. M.; COSTA, W. M.. Campesinato e diferenciação sócio-econômica: PA's Cristo Rei, Ubá e Rio Branco - SE do Pará. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Wanderley Messias da Costa

COSTA, W. M.; RIBEIRO, W. C.; FERNANDES, B. M.; jUSTO, M. G.. Diferenciação Sócio-Econômica e Campesinato: o caso dos assentamentos Cristo Rei, Ubá e Rio Branco no sudeste do Pará. 2006 - Departamento de Geografia - FFLCH/USP.

Ariovaldo Umbelino de Oliveira

MACEDO, C. O.;OLIVEIRA, A. U.. Ilhas de Reforma Agrária no Oceano do Latifúndio - A luta pela terra no Assentamento 17 de Abril. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Wagner Costa Ribeiro

OLIVEIRA, A. U.; COSTA, W. M.;RIBEIRO, W. C.; FERNANDES, B. M.; Justo, M. G.. Diferenciação sócio-econômica e campesinato: o caso dos assentamentos Cristo Rei, Ubá e Rio Branco no sudeste do Pará. 2006. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Bernardo Mançano Fernandes

FERNANDES, B. M.. Ilhas de Reforma Agrária no Oceano do Latifúndio : A Luta pela Terra no Assentamento 17 de Abril (PA). 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Bernardo Mançano Fernandes

FERNANDES, B. M.; OLIVEIRA, A. U.; COSTA, W. M.; RIBEIRO, W. C.; JUSTO, M. G.. Diferenciação sócio-econômica e campesinato: o caso dos assentamentos Cristo Rei, Ubá e Rio Branco no Sudeste do Pará. 2006. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Marcelo Gomes Justo

JUSTO, Marcelo GomesOLIVEIRA, A. U.Fernandes, B. M.; RIBEIRO, W.; COSTA, W. M.. Diferenciação sócio-econômica e Campesinato: o caso dos assentamentos Cristo Rei, Ubá e Rio Branco no sudeste do Pará. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

ROBERTO ADRIANO SAALES LIMA

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SISTEMA ESTADUAL PARAENSE; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Rede -PROFEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará; (Orientador);

Eloir da Silva Ferreira

A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Rede -PROFEPT) - Instituto Federal de educação, ciencia e tecnologia; (Orientador);

Jheime Matos de Sousa

Presença Feminina em Cursos da área de tecnologia da informação; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Rede -PROFEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará; (Orientador);

Brenda Cardoso de Oliveira

PRÁTICAS INTERDISCPLINARES ENTRE A HISTÓRIA E A GEOGRAFIA NA EPT: uma discussão sobre as mulheres negras e trabalho no Ensino Médio Integrado; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Rede -PROFEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará; (Orientador);

SAMELA OLIVEIRA

A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NUM CENÁRIO DE (IN) EXISTÊNCIA DO LUGAR; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM GEOGRAFIA) - UNiversidade do Estado do Pará; (Orientador);

Gabriela Santos

Agrotóxico e agronegócio: dois pecados, uma sentença no campo paraense; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);

Gianne Rodrigues Silva

Territorialização camponesa em Limoeiro do Ajuru-Pa; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em geografia) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Glaucely Ramos Figueiredo

A luta pela terra no Assentamento Martires de Abril -Mosqueiro/PA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em geografia) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Ana Cristina Freire de Oliveira e Sharlene Mougo Silva

O uso da musica como metodologia para o ensino da geografia na educação basica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de educação, ciencia e tecnologia; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Jorge Wanzeler Bronze Castelo

Inclusão de surdos e ensino de geografia: Tentativa de aproximação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de educação, ciencia e tecnologia; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Thaylinne Aranha Ribeiro e Salomão Porto Rodrigues

Por entre o ensino fundamental:recurso didático no aprendizado de geografia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de educação, ciencia e tecnologia; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

GABRIELA DE JESUS G

DA SILVA, MARIA CLARA FREITAS; A EDUCAÇÃO NO ASSENTAMENTO MARTIRES DE ABRIL EM MOSQUEIRO/BELEM: DINAMICAS TERRITORIAIS E RESISTENCIA CAMPONESA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

CRISTILENO SILVA

ANALISE DO CONCEITO DE LUGAR NO LIVRO DIDATICO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Cicero Junior Pinto

Nas bordas da cidade: territorio e modo de vida campones; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Maria do Céo Pereira Silva

Museu do Cirio e acervos como ferramenta interdisciplina para o ensino de geografia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Julian Islan Martins Rodrigues

o MITO DA DESCAMPESINIZAÇÃO: TERRITORIOS DE SUBORDINAÇÃO E DA RESISTENCIA CAMPONESA EM TEMPOOS DE MONOCULTURA DO DENDE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Luis Antonio Corrêa Sarmento

Grandes empreendimentos e agricultura camponesa em Barcarena: uma análise a partir do Pafam; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Daniela da Silva Gonçalves e Ingridy Cristina de Jesus Ferre

A mulher e a construção do território camponês; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Aline Cristina Leão e Isaias Gomes de j

Junior; O uso das Tics no ensino da Geografia: uma análise do geografando em Belem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de educação, ciencia e tecnologia; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Filipe Gomes Dias

Dinamica do uso e cobertura da terra no municipio de Tailandia: análise da expansão do monocultivo do dende; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de educação, ciencia e tecnologia; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Laynara Santos Almeida

O Assentamento Maria de Nazare de Sousa Mineiro: trajetórias e resistencias no campo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Joelma Pantoja Rodrigues

Comunidade Pesqueira Taperacu-Porto: Território de vida e de pesca; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Paulo \olivio Correa Aquino Junior

Agronegócio e campesinato: terra e futuro em disputa numa Comunidade no Acará-PA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Carolina Furtado Oliveira

Duas comunidades, um modo de vida: Alto e Baixo Igarapezinho- Bujaru/PA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

António A

C; Nascimento e Jadson Albuquerque; O território camponês e agronegócio do dendê na Agrovila Santa Terezinha, Castanhal-Pa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Marcos Maia Santos

OS NÓS DA PRODUÇÃO CAMPONESA NO ESTADO DO PARÁ: Aspectos da produção e dos produtores de farinha do Distrito de Americano, Santa Izabel do Pará (PA); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Edson Feitosa Palheta

HQs e Geografia: as histórias em quadrinhos como ferramenta para o ensino de geografia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Fabiana Carneiro da Silva e Jamilli Medeiros de Oliveira Sil

A territorialização quilombola do Alto Acará frente ao avanço do agrnegócio do dende no Nordeste Paraense; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Thiago Luan Bessa Martins

Profisão docente: atratividade, satisfação e desafios; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Miriam Correa Dias e Vivian Camila Lobato de Souza

Modo de vida e reprodução camponesa das Comunidades de Japiim e Vai Quem quer- Baracarena?PA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Fábio Henrique Gomes Pontes

A gente nunca deixa de ter roça; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Lais Rodrigues Campos

A geografia da representação social na escola rural e a identidade camponesa na sala de aula: um olhar sobre a escola João Braga de Cristo- NE paraense; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Rafael Benevides de Sousa

Agricultura Camponesa na Comunidade de São Judas- Bujaru/Ne Pa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Paulo Jaime Leite Barros

Geografia e Religião: o pentecostalismo no Conjunto da Cidade Nova; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Marcilene Coelho Lopes e Yranil Barreto Gomes

Territorialização camponesa: o caso do Assentamento Martires de abril- Distrito de Mosqueiro- Belem -Pa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Marcillene Coelho Lopez e Yranil Gomes Barreto

Teritorialização Camponesa: o caso do Assentamento Mártires de Abril-Distrito de Mosqueiro/Município de Belém/PA; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Aurizélia Soares

A Ação educativa do movimento dos portadores de hanseníase - MOHAN-PA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Celso Luiz Carvalho e Edilene Conceição

Ensinando cartografia nas séries iniciais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Cleber Vasconcelos Oliveira

A charge como recurso didático para o desenvolvimento de habilidades através da aula de geografia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Benedito Junior e Luiz Nazareno Brito

Organização e produção do espaço agrário no P; A Paulo Fonteles; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Ismael B da Silva e Fábio Assunção

A importância dos recursos áudio visuais no ensino de Geografia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Alex Cezar Mesquita Torres

Economia Espacial e administração civilizatória: a lógica globalitária da hegemonia no pensamento de Milton Santos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de educação, ciencia e tecnologia; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Carlos Henrique Marinho Branco

Do Estatuto da Cidade ao plano diretor: a inclusão de um modelo de gestão democrática np espaço urbano de Belém; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade Integrada Brasil Amazônia; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

José Alonso de Oliveira Progênio

Redivisão territorial do Estado do Pará: uma breve apresentação da proposta de criação do Estado do Carajás; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade Integrada Brasil Amazônia; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

GlaucelY R

Figueiredo e Gianne R Brito; Assentamento Mátires de Abril: avanços e recuos da territorialização camponesa no Pará; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade Integrada Brasil Amazônia; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Erika Patricia Negrao da Silva e Roseane Pantoja da Vera

TCC; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Centro de Educação Tecnologica do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Erika Patricia Negrão Silva e Roseane Pantoja da Vera Cruz

A (Re)estruturação do espaço agrário do assentamento Del Rey no Nordeste Paraense; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Maria Malcher

A Geografia da Territorialidade Quilombola na Microrregião de Tomé-Açu: o caso da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo Nova Esperança de Concórdia do Pará (ARQUINEC); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Luis Otavio Muller Sabat e Luis C

R; da Anunciação; TCC; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Lyara Karlyle Carneiro Brito

TERRITÓRIOS EM DISPUTA: agronegócio versus agricultura camponesa; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Paulo Corrêa

As disputas entre agronegócio do dendê e camponeses no Acará; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Instituto Federal de educação, ciencia e tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Fabiana Carneiro Silva

Do latifundio a agronegócio: Os impactos da produção da palma para a gricultura camponesa nos municipios de Concordia do Pará e Acará; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

jamilli Medeiros de Oliveira da Silva

Do latifundio a agronegócio: os imapctos da produção da palma para agricultura camponesa; ; ; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Fabiana Carneiro da Silva

Agricultura camponesa e agronegocio do dende no nordeste paraense; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Fábio Henrique Gomes Pontes

A produção camponesa na Comunidade do Cravo-Pa; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Lais Rodrigues Campos

a REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE CAMPONESA EM UMA ESCOLA RURAL NA MICRO-REGIAO DE TOME-ACU; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Lais Rodrigues Campos

Identidades na multiplaterritorialidades da Escola do campo João Braga de Cristo- Ne Paraense; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Maria Albenize Farias Malcher

Territorialidade quilombola no Nordeste Paraense; 2008; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ariovaldo Umbelino de Oliveira

Ilhas de Reforma Agraria no Oceano do Latifúndio: A Luta pela Terrano Assentamento 17 de abril (PA); 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ariovaldo Umbelino de Oliveira;

Ariovaldo Umbelino de Oliveira

Diferenciação sócio econômica e Campesinato: O caso dos assentamentos Cristo Rei, Ubá e Rio Branco no sudeste do Pará; 2006; Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas Usp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ariovaldo Umbelino de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MACEDO, C. O. ; SOUSA, R. B. . AGRONEGÓCIO DO DENDÊ E CAMPESINATO NO PARÁ. GEOSUL (UFSC) , v. 10, p. 52, 2019.

  • Souza, R. B. ; MACEDO, C. O. . IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS ENTRE CAMPONESES E O AGRONEGÓCIO DO DENDÊ NO NORDESTE PARAENSE. Estudos geograficos, Rio Claro , v. 17, p. 258-279, 2019.

  • LIMA, D. ; SILVA, F. C ; MACEDO, C. O. . EXPANSÃO TERRITORIAL DO DENDÊ E RESISTÊNCIA CAMPONESA NO NORDESTE PARAENSE. Caminhos de Geografia (UFU) , v. 17, p. 191, 2016.

  • MACEDO, C. O. ; COSTA, A.D . Memórias interioranas: campo e cidade através do rádio numa comunidade ribeirinha amazônica. GEOUSP: espaço e tempo , v. 20, p. 130-141, 2016.

  • MACEDO, C. O. ; SOUSA, R. B. . CA M PON E SE S E R ELIGIOSIDA DE NA AMAZÔNIA PAR AENSE. Terceira Margem Amazônia , v. VOL 2, p. 41-71, 2016.

  • MACEDO, C. O. ; SOUSA, R. B. . NOVOS PROJETOS, VELHAS PRÁTICAS: OS IMPASSES ENTRE AGRICULTURA CAMPONESA E AGRONEGÓCIO DO DENDÊ EM TERRAS AMAZÔNICAS. Revista Tempos Históricos , v. 19, p. 302-331, 2015.

  • MACEDO, C. O. ; GOMES, D. L. ; SILVA, SILVA, F.CF. C. . Conflitos socioambientais e resistencia camponesa: expansão territorial do dende no nordeste paraense. Revista Brasileira de Agroecologia , v. 10, p. 1, 2015.

  • MACEDO, C. O. . ?Invenção? e Ressignificação do território camponês na Comunidade do Cravo- Nordeste paraense. Revista de Geografia , v. 32, p. 190-211, 2015.

  • SOUSA, R. B ; MACEDO, C. O. . Comunidades Camponesas no Nordeste Paraense: o caso de Sao Judas e Cravo. Geografia (Londrina) , v. 20, p. 115-128, 2011.

  • MACEDO, C. O. ; SOUSA, R. B. . Produzir para viver: trabalho e produção camponesa na comunidade de São Judas - Pa. Cadernos do CEOM (Unochapecó) , v. 1, p. 277-290, 2011.

  • COSTA, A.D ; MACEDO, C. O. . "Festa de antigamente é que era festa": memória, espaço e cultura numa comunidade camponesa do nordeste paraense. Revista de Estudos Amazônicos , v. V, p. 105-124, 2010.

  • MACEDO, C. O. . A diferenciação social no interior do campesinato paraense. Cadernos do CEOM (UNOESC) , v. n. 27, p. 89-112, 2007.

  • MACEDO, C. O. . Assentamento 17 de Abril: o (re) encontro camponês. Cadernos CERU (USP) , São Paulo, v. 14, p. 37-61, 2002.

  • MACEDO, C. O. . A luta pela terra e a territorialização camponesa no Sudeste do Pará. Anais do Encontro Internacional de Geógrafos, João Pessoa, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACEDO, C. O. . As transformações na produção camponesa na comunidade do Cravo- Ne paraense. 2011. (Relatório de pesquisa).

MACEDO, C. O. . Revista ENGRENAGEM. 2011. (Conselho Científico Interno).

MACEDO, C. O. ; PALHETA, E. . ' Diálogos sobre violência na escola'. 2013. Vídeo.

MACEDO, C. O. ; PALHETA, E.F . A caminho da cidade: a trajetória social dos moradores da periferia de Belém. 2012. Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Agrotóxico e agronegócio: dois pecados, uma sentença no campo paraense, Descrição: Agronegócio e agrotóxico apresentam-se como pares inseparáveis, sinistros de um mesmo processo que avança sobre os territórios campesinos, tentando imputar-lhes uma nova forma de ser e de viver na terra. É sob esta perspectiva que nos propomos discutir as implicações do avanço do agrotóxico/agronegócio na agricultura do nordeste do Pará. Para tanto, nos indagamos: Como o uso do agrotóxico derivado da expansão do agronegócio impacta a atividade produtiva e o modo de vida nos territórios campesinos do nordeste paraense? A pesquisa se concentra em duas comunidades rurais dos municípios de Bujarú e Concórdia do Pará. Vale mencionar que, no bojo da política desenvolvimentista da década de 1970, viu-se nessas terras uma escalada da concentração fundiária, atrelada à pecuária de corte, à atividade madeireira e à produção da pimenta. Já no contexto neoliberal do limiar do século XX impõe-se ao município um novo surto econômico, atrelado à economia do dendê. Altera- se a base de relações que constituía a agricultura do município anteriormente centrada nos latifúndios do gado e na lavoura branca, desenvolvida pela agricultura familiar e camponesa. Emergem, então, novos sujeitos e novos processos, relacionados à renda da terra e à relação capital trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cátia Oliveira Macedo - Coordenador / Gabrielly Gisely Santos da Silva - Integrante / João Victor Rocha Leão - Integrante / Lannah Christine Pinheiro - Integrante.

  • 2018 - Atual

    O SITIO CAMPONÊS NA AMAZÔNIA: RESISTÊNCIA E CONTRADIÇÃO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cátia Oliveira Macedo - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Territórios em disputa: agronegócio versus agricultura camponesa?, Descrição: O Projeto de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) intitulado ?Territórios em disputa: agronegócio versus agricultura camponesa?, vigente de janeiro a agosto de 2017, possui três perspectivas de análise sobre a realidade de comunidades do Nordeste Paraense. Respectivamente, as abordagens enfocaram: formas de resistência camponesa e a disputa territorial diante do agronegócio; práticas de educação do campo como resultado de lutas camponesas; e a religiosidade como aspecto da sociabilidade local a partir da festividade de Nossa Senhora das Graças. A pesquisa priorizou os municípios de Bujaru e Concórdia do Pará, em particular as Comunidades do Cravo, Km 35 e Km 40 pela proximidade com o território da Biovale (empresa responsável pelo dendezal na região). O objetivo de discutir as estratégias de resistência construídas pelos camponeses no embate com o agronegócio do dendê, incitou o reconhecimento de que a questão agrária impõe também a necessidade de construir um modelo de Educação do Campo que some com as lutas diárias, transmitindo os laços que unem camponeses numa classe só, além da identificação das práticas religiosas como resistência através do vivido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cátia Oliveira Macedo - Coordenador / Carolina Furtado Oliveira - Integrante / Adriene Rodrigues - Integrante / Katarina Fagundes - Integrante.

  • 2015 - 2018

    De latifúndio a agronegócio: o impacto do cultivo do dendê à agricultura camponesa no Nordeste Paraense, Descrição: Projeto voltado à pesquisa dos impactos do agronegócio do dendê no Nordeste Paraense e das resistências engendradas neste processo, a partir dos territórios camponeses do município de Acará. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cátia Oliveira Macedo - Coordenador / PAULO OLIVIO CORREA DE AQUINO JUNIOR - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Agricultura camponesa e agronegócio no nordeste Paraense, Descrição: A pesquisa tem por objetivo discutir os impactos da expansão do agronegócio do dendê em comunidades camponesas o Nordeste paraense, em particular nos Municípios de Concórdia do Pará e Acará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Cátia Oliveira Macedo - Integrante / Catia Oliveira Macedo - Coordenador / Fabiano Bringel Oliveira - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Os desafios do ensino da geografia: entre a escola e a academia, Descrição: As indagações que pretendo desenvolver nesta proposta de trabalho são na verdade, as que tenho feito como professora-pesquisadora no contato com os alunos de licenciatura do curso de geografia e de pedagogia. O retorno dos alunos egressos dos estágios tanto da rede pública qanto da rede particular, tem repetidamente sinalizado para uma obstrução no debate entre a escola e a academia, demonstrando um vácuo entre a geografia escolar e a geografia acadêmica. Seguindo este entendimento, nos indagamos sobre os desafios dos professores no processo de reconstrução da geografia escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Cátia Oliveira Macedo - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    Territorialidade Camponesa na Amazônia:um estudo da microrregião de Tomé-Açu, Descrição: A proposta de pesquisa intitulada ?Territorialização Camponesa no Pará- microrregião de Tomé-acu? nasceu como desdobramento da minha pesquisa desenvolvida entre os anos de 2003 a 2006 e que resultou na elaboração de minha tese de doutoramento junto ao Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo-FFLCH/USP. Buscaremos através da compreensão da territorialização camponesa compreender a dinâmica e o desenvolvimento rural local e suas particularidades nos municípios de Concórdia do Pará e Acará. Ambos com um histórico de conflito pouco conhecido e pouco estudado pela academia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Cátia Oliveira Macedo - Coordenador / Maria Albanízia Malcher - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Pará, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. , Rua Djalma Dutra, Teégrafo, 66000-000 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (091) 32011818, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Profa. do ProfEPT

2008 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia

2018 - Atual

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40

Outras informações:
Profa. do Programa de Pós Graduação em Geografia- PPGG-UEPA

2008 - Atual

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: servidor, Enquadramento Funcional: professor

1994 - 2008

Secretaria Estadual de Educação do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Ingressei como professora AD1 em março de 1994. Tornei-me professora AD4 em maio de 2003.

Atividades

  • 04/1994 - 04/1997

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia- Estudos Amazônicos

2005 - 2007

Escola Superior Madre Celeste

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2005 - 01/2008

    Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Agrária, Geografia da Amazônia, Geografia da América Latina, Metodologia do Ensino da Geografia, Seminário de Atualização Geográfica

2004 - 2007

Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Univ. Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Coordenador de curso, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 30

2006 - 2007

Faculdades Ipiranga

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2006 - 01/2008

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da Amazônia, Geografia do Turismo, Geografia Geral e do Brasil

2018 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MESTRADO PROFISSIONAL - PROFEPT-IFPA, Carga horária: 15