Jacob Binsztok

Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense com doutorado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo e Professor Titular de Geografia Humana do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de Geografia Humana e Econômica, com ênfase nos setores de Planejamento Territorial e Ambiental e Geografia Agrária. Investiga o rebatimento espacial, no campo e na cidade, da cadeia produtiva de petróleo no Brasil e, particularmente, no Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa os espaços ocupados pela agricultura familiar na Amazônia, particularmente, no Centro de Rondônia e nas várzeas do Baixo Amazonas, no eixo Oriximiná-Santarém. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Escola de Engenharia desta instituição.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia (Geografia Humana)

1991 - 1997

Universidade de São Paulo
Título: Desenvolvimento e ideologia do capitalismo no espaço agrário fluminense
Prof. Dr. Ariovaldo Umbelino de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Desenvolvimento; capitalista; Espaço; agrário; contradições; desigualdades. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Urbano; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Educação

1974 - 1978

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Fatores de estrangulamento a nível regional de Projetos de Multimeios da SME-RJ,Ano de Obtenção: 1979
Orientador: Prf Dr. Luíz André Kossobudsky
Palavras-chave: estrangulamento; região; multimeios.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Rural. Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.

Especialização em Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais

1971 - 1971

Fundação Getúlio Vargas
Título: Impactos decorrentes da implantação de rodovias pioneiras: Belém- Brasília.
Orientador: Prof°. Dr. José Nilo Tavares

Graduação em Geografia

1961 - 1964

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Hebraico

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Teoria do Desenvolvimento Regional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BINSZTOK, J. . 45ª Encontro da Internacional Society for the Comparative Study of Civilizations. 2015. (Congresso).

BINSZTOK, J. . IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária e V Simpósio de Geografia Agrária. 2009. (Congresso).

BINSZTOK, J. ; MARAFON, Gláucio José ; RUA, João ; RIBEIRO, Miguel Angelo ; BICALHO, Ana Maria de Souza Mello . XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Intercâmbio de pesquisadores Brasil-Israel.Relações Econômicas Brasil / Israel: Similitudes, Diferenças e Complementaridade?. 2017. (Encontro).

XIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG). Prensa de Madeira para Beneficiamento de Oleaginosas: Tecnologias Sociais no Contexto da Subordinação Proletária em Oriximiná-PA. 2017. (Congresso).

XV Encontro Nacional da ANPUR.?Exploração de Petróleo Offshore no Brasil Emergente: Conciliações e Tensões nas Escalas Global e Nacional?. 2013. (Encontro).

11 Colóquio Internacional de Geocrítica. Reestruturação produtiva, modificações sócioespaciais e exploração de petróleo no Brasil: o caso de Macaé, RJ. 2010. (Congresso).

4 Urbenviron International Seminarion Environmental Plannig and Managent.Induction Model for the Sustainable Development of Industrial Regions. 2010. (Seminário).

International Seminar Brazil- Norway on regulation and technical standards in the petroleum industry.Regulamentos Robustos no Setor do Petróleo. 2010. (Seminário).

12° Encuentro de Geógrafos de América Latina.Reflexões acerca da produção capitalista no território matogrossense: O desafio do campesinato em áreas do agronegócio. 2009. (Encontro).

12 Encuentro de Geógrafos de América Latina.Desenvolvimento Capitalista, Diferenciação Sócio Espacial e a Questão Ambiental nas Comunidades Ribeirinhas do Médio Amazonas. 2009. (Encontro).

IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária.Conferência de Encerramento: Novas perspectivas teórico-políticas desde as margens - Armando Bartra - UNAM (México). 2009. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária.O Espaço Rural e Relações Rural/Urbanas: Algumas aproximações a partir de textos publicados no "Journal of Rural Studies". 2009. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária e V Simpósio Nacional de Geografia Agrária.Projetos Integrados de Colonização (PICs): Paradigma da Contra-Reforma Agrária Promovida pelo Governo Militar na Amazônia.. 2009. (Simpósio).

Simpósio Nacional e o Urbano no Brasil.Entre a essência e a aparência - conceituações de rural ao longo do século XIX e início do século XX. 2009. (Simpósio).

XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária.Transformações Sócio Espaciais, Meio Ambiente e Produção Leiteira no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro. 2009. (Encontro).

XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária.ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL, PRECARIZAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NO ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO. 2009. (Encontro).

Jousé de Castro: 100 anos.gricultura, Alimentação e Saúde - o que Josué de Cstro diria hoje?. 2008. (Seminário).

X Coloquio Internacional de Geocritica. Transformações sócioespaciais da agricultura familiar na Amazônia. 2008. (Congresso).

XV Encontro Nacional de Geógrafos.Os Espaços Ocupados pela Agricultura Familiar nos Limites da Região Metropolitana do RJ. 2008. (Encontro).

III Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IV Simpósio Nacionl de Geografia Agrária - Jornada Orlando Valverde - Campesinato ao Movimento.Associações dos agricultores familiares, cafeicultura orgânica e comércio justo na Amazônia: dilemas e perspectivas.*. 2007. (Simpósio).

IX Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Circuito Espacial da Produção de Leite na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: Permanência e Mudança. 2007. (Outra).

VII Encontro Nacional da ANPEGE.Espacialidades Agrárias: Novos Arranjos, Velhos Dilemas. 2007. (Encontro).

VIII Coloquio Internacional de Geocrítica: Geografia Histórica e História del Territorio.. As diferenças sócio-espaciais dos produtores familiares dedicados ao cultivo do café na Amazônia. 2006. (Congresso).

XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária.Análise do Uso da Terra, do Grau de Vulnerabilidade dos Solos e do Desmatamento na Microrregião (MRH) do Sudoeste de Goiás. 2006. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária.O associativismo dos agricultores familiares na cafeicultura no Estado de Rondônia: Crise e Resistência. 2006. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária.As Relações Cidade X Campo: Uma necessária reflexão teórica. 2006. (Encontro).

XVIIII Encontro Nacional de Geografia Agrária.O circuito moderno e o tradicional da produção leiteria da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2006. (Encontro).

14? Semana de Iniciação Cientifica.Avaliação de Projetos Realizados pelos Bolsistas de Iniciação Cientifica do Departamento de Geografia e Economia. 2005. (Outra).

15. Seminário de Iniciação Cientifica.Orientador do trabalho: Implantação de Associções de Agricultores Familiares de Rondônia: Subsídios para a agregação de valor e comercialização da produção de café.. 2005. (Seminário).

15. Seminário de Iniciação Cientifica.Orientador do trabalho: Precarização e Informalidade nas relações de trabalho no espaço agrário da Região Metropolit5ana do Rio de janeiro. 2005. (Seminário).

III Simpósio Nacional de Geografia Agrária e II Simposio Internacional de Geografia Agrária/ Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira.III Simpósio Nacional de Geografia Agrária e II Simposio Internacional de Geografia Agrária/ Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira. 2005. (Simpósio).

Tradição X Tecnologia: as novas territorialidades do espaço agrário brasileiro. XVII Encontro Nacional de Geografia Agrária. 2004. (Congresso).

XIV Prêmio Vasconcelos Torres de ciência e tecnologia.XIV Seminário de Iniciação Científica - Vasconcelos Torres. 2004. (Seminário).

VII Semana de Monitoria.Orientação no Trabalho: A produção agropecuária na Região Metropolitana no Estado do Rio deJaneiro. 2003. (Outra).

VI Semana de monitoria da UFF.Orientador do Trabalho: Vale do São João: Diagnóstico da Última Fronteira Agrícola Fluminense. 2002. (Outra).

V Semana de Monitoria.Orientador do Trabalho: Perfil da produção leiteira na Região metropolitana do Rio de Janeiro. 2001. (Outra).

Curso de Extensão sobre a conjuntura Agrária Brasileira.Conferencista do Curso de Extensão: Conjuntura Agrária Brasileira no Projeto Estágio de Vivência em Assentamentos Rurais. 1999. (Outra).

Agricultura e Meio Rural no Estado do Rio de Janeiro.Participante do Seminário: Agricultura e Meio Rural no Estado do Rio de Janeiro. 1996. (Seminário).

Conflitos da Terra na Região Amazônica.Coordenador do Seminário: Conflitos da Terra na Regiao Amazônica. 1994. (Seminário).

XII Congresso da Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior. Participante do XIII Congresso da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior e Reunião Técnica do Grupo de Trabalho Nacional de Política Agrária da ANDES/SN.. 1993. (Congresso).

XII Congresso da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior. Participante do XII Congresso da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior - ANDES/SN.. 1993. (Congresso).

Seminário Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.Coordenador do Seminário: Desenvolviemnto Econômico e Meio Ambiente - Coordenação de Pós-Graduação em Planejamento Ambiental. 1985. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Iara Cordeiro de Souza

MARY, C. P.; CARDOSO, L. P. C.; Machado, M. S.;BINSZTOK, J.. A implantação e afirmação do curso de Geografia da UFF 1947-70: contribuições para a institucionalização da Geografia universitária brasileira. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Harrison Almeida Martins

SILVA, T. P; VIEGAS, L. P.;BINSZTOK, J.; DAN, V. L. C.. Territorialização e Resistência Camponesa em Cáceres-MT: potencialidades e dilemas nos assentamentos rurais da fronteira Brasil-Bolívia. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Bruno Milan Carneiro de Albuquerque

BINSZTOK, J.; MILLEO, J; BEZERRA, J. E.. A Tecnologia UHT na Cadeia Produtiva de Leite no Brasil: articulação entre vanguarda tecnológica e modernização conservadora. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Roberto Hudson Barros

MOREIRA, R.;BINSZTOK, J.; FERNANDES, E.. Uma análise geográfica e regulatória do desenvolvimento da rede de transporte aéreo regular de passageiros no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Araújo Sombra Soares

Rogério Haesbaert;BINSZTOK, J.; ANTUNES, C. Subsunção do Trabalho ao Capital na Atividade Pesqueira Paraense: elites locais e contraespaços. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luis Hernán Villacís Taco

BINSZTOK, J.; BARBOSA, Jorge Luiz; Martins, F; ANTUNES, C. O Planejamento no Processo Urbano de Quito-Equador. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vitor de Moura Lima

SILVA, Carlos Alberto Franco da;BINSZTOK, J.; CRUZ, V.; BAMPI, A. C.. Trabalho Escravo em Áreas de Domínio da Soja no Cerrado Brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF.

Aluno: Isis Marinho

MOREIRA, Ruy;BINSZTOK, J.; ALENTEJANO, P. R.. Região Noroeste Fluminense e o Projeto Rio Rural: Tendências e problemas da agricultura familiar. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores.

Aluno: Alexandre Magno Lopes Gollo

MOREIRA, Ruy; ALENTEJANO, P. R.;BINSZTOK, J.. Do Espaço aos Territórios: As Expressões da Agricultura Familiar e da Pesca Artesanal no Noroeste Fluminense - Fatores Limitantes da sua Reprodução. 2015. Dissertação (Mestrado em Porgrama de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Pereira Gonçalves Ribeira

WASSERMAN, J. C. F. A.BINSZTOK, J.; GOMES, E. R.; FERRUCCIO, M. A.. Análise da efetividade dos cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Petróleo e seu impacto na indústria no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Flavio Almeida Reis

FRANCO, C. A.;BINSZTOK, J.; BAMPI, A. C.. Redes Políticas na Expansão da Cana-de-Açúcar para o Cerrado no Contexto da Crise Financeira e Internacional - 2008. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF.

Aluno: Vitor de Moura Lima

FRANCO, C. A.;BINSZTOK, J.; ALENTEJANO, P. R.. Trabalho Escravo no Agronegócio da Soja no Cerrado Brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF.

Aluno: Felipe Pimentel PAlha

BINSZTOK, J.; MARAFON, Gláucio José; MILLEO, J. Impactos socioespaciais na pecuária leiteira do sul da Zona da Mata Mineira diante do Plano Nacional de Melhoria da Qualidade do Leiite. 2013. Dissertação (Mestrado em Porgrama de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Giovanni Raimundo Macedo

BINSZTOK, J.; BARBOSA, Jorge Luiz; VIEIRA, E. T.. Cidades Mortas ou cidades vivas? A diferenciação socioespacial no Vale do Paraíba e o discurso mi(s)tificador de Monteiro Lobato. 2013. Dissertação (Mestrado em Porgrama de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ivan de Sousa Soares

BINSZTOK, J.; FRANCO, C. A.; ALENTEJANO, P. R.. Do território da Governança ao Território do Campesinato: Limites e possibilidades dos assentamentos em Nioaques - MS. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Miranda Moreira

BINSZTOK, J.; Machado, M. S.; GEIGER, Pedro Pinchas. A Formação de um hub logístico na Baía de Sepetiba - O retroporto e os novos investimentos na Ilha da Madeira - Itaguaí - RJ. 2012. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Gabriela de Jesus Araujo

BICALHO, A. M.S.M; JUNIOR, N.A.; HOEFLE, Scott William;BINSZTOK, J.. A pecuária no Pantanal: novas tendênciais no processo de produção de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wagner Alceu Dias

CALAÇA, M.; CHAVEIRO, E. F.;BINSZTOK, J.. No Obscuro de Ouro, o Brilho do Cerrado: a Dinâmica Territorial do Município de Crixás, GO. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Cristiano Torres do Amaral

TUBALDINI, M. A. S.;BINSZTOK, J.; GONTIJO, B. M.; Deus, J. A. S.. Estudo Comparativo entre Agricultura Comunitária em Minas Gerais e Agricultura Agroecológica no Centro de Rondônia. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mendel Cesar Oliveira Aleluia

BINSZTOK, J.; SILVA, Carlos Alberto Franco da; MARAFON, Gláucio José. Espaço Agrário e Ambiente em Paty do Alferes/RJ: Considerações sobre a agricultura do tomate. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosângela de Fátima Campos Ribeiro

BINSZTOK, J.; SILVA, Carlos Alberto Franco da; FERNANDES, Nelson da Nóbrega; MENEZES, M. Três Rios (RJ) - A Crise dos Anos 80 e o Mito da. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Astrogildo Luiz da França Filho

MOREIRA, R.; ANTUNES, C;BINSZTOK, J.; CAMPOS, A. O.. O Marxismo na Renovação da Geografia Crítica: uma aproximação com Althusser. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno Pereira Bedim

TUBALDINI, M. A. S.;BINSZTOK, J.; GONTIJO, B. M.; Hebert Eustáquio de Paula. O Processo de Intervenção Social do Turismo na Serra de Ibitipoca - MG: Simultâneo e Desigual, Dilema Camponês no "Paraíso do Capital". 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcelo Solé Wanderley

PACHECO, Suzana Mara Miranda;BINSZTOK, J.; RIBEIRO, Miguel Angelo; Mascarenhas, Gilmar. Os Investimentos Imobiliários da PREVI nos Bairros Cariocas da Barra da Tijuca, Centro, e Cidade Nova. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maurício Abi-Ramia Chimelli

LIMA, G.B.AWASSERMAN, J. C. F. A.BINSZTOK, J.; TADEI, W.P.. Proposta de sistemática para prefvenção e controle de endemias em trabalhadores na construção de dutos: Estudo de caso na Região do Médio Amazonas. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Léo Augusto de Souza

BINSZTOK, J.; FRANCO, C. A.; MARAFON, Gláucio José. Território em rede na produção do algodão de Mato Grosso. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nelson Jakimczyk Baptista

BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy; FERREIRA, A. H. S.. Reestruturação Socioespacial e Crise no Espaço Metropolitano Brasileiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Danielle Schimaneski Piras

SILVA, Carlos Alberto Franco da;BINSZTOK, J.; MONTEIRO, Jorge Luiz Gomes. A Territorialização da Agricultura Moderna de Primavera do Leste. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mauricio Guimarães Vicente

BINSZTOK, J.; CUNHA, Sandra Baptista da; SILVA, J. A. F.;WASSERMAN, J. C. F. A.. 'Racionalidade' Empresarial e 'Racionalidade' Ambiental: o acidente da indústria de papel e celulose Cataguases Ltda. M.G.. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rhalf Magalhães Braga

SILVA, Carlos Alberto Franco da;BINSZTOK, J.; RIBEIRO, Miguel Angelo. Interações espaciais: O caso da empresa Glória/Parmalat em Itaperuna (RJ). 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vânia Menezes de Almeida

BARBOSA, Jorge Luis; CORREIA, A. M.;BINSZTOK, J.. Ensaio sobre a valorização da culinária tradicional local como estratégia identitaria-territorial. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Evaristo José Ragazzini

BINSZTOK, J.; BARBOSA, Jorge Luiz; GEIGER, Pedro Pinchas; AMÂNCIO, Antônio. Representações Geográficas da Ideologia moderna de massas: Anos JK. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo da Costa Caetano

BINSZTOK, J.; RUA, João; MARAFON, Gláucio José; RIBEIRO, Miguel Angelo. Trajetórias Patrimonialistas no Espaço Agrário do Vale do Rio São João - RJ. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Castro de Paula

BINSZTOK, J.; BICALHO, Ana Maria de Souza Mello; CORREA, Roberto Lobato; HOEFLE, Scott William. Sonho realizado ou princípio das desilusões? Organização espacial e qualidade de vida no assentamento rural Zumbi dos Palmares/RJ. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Carvalho Silva

BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy; OLIVEIRA, Floriano José Godinho de. O espaço carioca no olhar de Lima Barreto - um estudo da interação literatura/geografia.. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Viviane Sussumo

BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy; MENDONÇA, Marcelo Rodrigues. A reestruturaçao produtiva do capital e o rearranjo do trabalho no território fabril: um estudo sobre os trabalhadores da Fosfértil - Catalão/Goiás. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mauricio Viana Freire

BINSZTOK, J.; SILVA, Carlos Alberto Franco da; MONTEIRO, Jorge Luiz Gomes. As redes agro-urbanas do grupo André Maggi.. 2004. Dissertação (Mestrado em Ordenamento Territorial e Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Antônio de Oliveira Jr

BINSZTOK, J.; LIMONAD, Éster; SILVA, Carlos Alberto Franco da; LIMA JR, Pedro de Novais. . Em busca do paraíso perdido: A SPVEA e a primeira experiência de planejamento na Amazônia. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gilberto Oliveira da Silva Jr

BINSZTOK, J.; GONAÇALVES, Carlos Walter Porto; PACHECO, Suzana Mara Miranda. BNDEs: Importante Ordenador do Território Brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carla Valéria Freitas de Araújo

ARAÚJO, C. V. F.;BINSZTOK, J.; LIMONAD, E.; RANDOLPH, R.. Ecoturismo, sua prática, seu espaço.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ordenamento Territorial e Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: João Neves Varela Soares de Carvalho

BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy; ANTÔNIO, Catia. O sonho de emigrar para o Brasil.Territórios de diáspora Coboverdeana no Rio de Janeiro.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ordenamento Territorial e Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Claudio Francisco Severino

BINSZTOK, J.; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; BRUNO, Regina Ângela Landim. Espaço, Modernidade, Modernização nos Discursos da ABG e do MST: Conflitos, Consonâncias e dissonâncias. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cláudio Augusto Barreto Saunders

REZENDE, V. L. F. M.; PAULS, E.;BINSZTOK, J.; BRITO, J. L. N. E. S.. Diagnóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio São João-RJ, Visando à Renaturalização do Canal Aldeia Velha. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lucia de Fatima Freitas Silva

SILVA, L. F. F.;BINSZTOK, J.. A qualificação de Itaperuna - RJ e a sua nova inserção na rede urbana fluminense. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leonardo Polydoro

POLYDORO, L.;BINSZTOK, J.; SILVA, Carlos Alberto Franco da; SANTOS JUNIOR, O. A.. Nova Iguaçu: Uma Nova Identidade Territorial. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Romildo Alves Fernandes

FERNANDES, R. A.;BINSZTOK, J.; MIZUBUTI, S.; SUZANA. Impactos Sócio-Espaciais decorrentes da implantação da Linha 2 do metrô - RJ. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Augusto Castelo Branco Assumpção

BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy; MEDEIROS, L. S.. Produção e comercialização de hortículas e olerícolas na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Guilherme Marinho Moita

MOITA, G. M.;BINSZTOK, J.; OLIVEIRA, A. L. S. C.; SANTOS, R.. As Ações do MST nas Grandes Cidades e a Nacionalização da Luta pela Terra. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Denisart da Silva Fortuna

FORTUNA, D. S.;BINSZTOK, J.; MOREIRA, R.; ADÃO, J.. Circulação e Territorialidade na Construção do Espaço Sojífero MatroGrossense. 2001. Dissertação (Mestrado em Ordenamento Territorial e Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: FERNANDO PINHEIRO DE MIRANDA

MIRANDA, F. P.;BINSZTOK, J.; MOREIRA, R.; ADÃO, J.. Os Caminhos da Soja no Brasil: A diversificação produtiva e a sustentabilidade ecológica do modelo sojífero matogrossense.. 2001. Dissertação (Mestrado em Ordenamento Territorial e Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nahylson Marcelino Brandão Gomes

GOMES, N. M. B.;BINSZTOK, J.; MOREIRA, R.; PEREIRA, H.. Territorialidade e Desterritorialidade: A Geograficidade da Paracrevea Vegetal S.A.. 2001. Dissertação (Mestrado em Ordenamento Territorial e Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jose Auricelio Gois Lima

NASCIMENTO, Flávio Rodrigues do;BINSZTOK, J.; CRUZ, V.; WERNER, D.; LEAO, O. M. R.. A natureza contraditória da territorialização da produção de energia eólica no Nordeste do Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Magno Silvestri

Rogério Haesbaert; Lima, I.;BINSZTOK, J.; GUERRA, E. F.; MONDARDO, M. L.. Conflitos Territoriais e a R-existência do Povo A'uwe-Xavante: Luta pela Terra e pelo Território no Leste Mato-Grossense. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciano Bomfim do Nascimento

BINSZTOK, J.; SILVA, Carlos Alberto Franco da; MILLEO, J; BAMPI, A. C.; MONTEIRO, Jorge Luiz Gomes. Estratégias Espaciais das Corporações Armazenadoras de Soja no Estado de Mato Grosso. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Noemi Alice Oliveira Bonina Costa

MEIRINO, M. J.; MEXAS, M. P.;BINSZTOK, J.; COSTA, S. R. R.; LEAL FILHO, W. S.; LOIOLA, E.; PEREIRA, F. N.. Processos de Aprendizagem Organizacional de Práticas de Responsabilidade Social: um protótipo de medição com base na Lógica Fuzzy. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael Benevides de Sousa

BINSZTOK, J.; CRUZ, V.; MILLEO, J; MACEDO, C. O.; BRINGEL, F. O.. Recriação Camponesa e o Agronegócio do Dendê no Nordeste Paraense. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andrêza Gomes de Souza

SILVA, Carlos Alberto Franco da; MARAFON, Gláucio José; FORTUNA, D.;BINSZTOK, J.; MILLEO, J. A (Re)existência da Agricultura Familiar no Município de Frutal (MG). 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciano Bomfim do Nascimento

BINSZTOK, J.; MILLEO, J; SILVA, Carlos Alberto Franco da; MONTEIRO, Jorge Luiz Gomes; BAMPI, A. C.. Estratégias Espaciais das Corporações Armazenadoras de Soja no Estado de Mato Grosso. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patrícia Manuela de Souza

MARY, C. P.;BINSZTOK, J.; MARQUES, J. S.; BERTOLINO, L. C.. Da Taipa à Brita, o uso da rocha na construção de Niterói. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Evandro La Macchia da Silva

BINSZTOK, J.; Zotes, L. P.;WASSERMAN, J. C. F. A.; QASSIM, R. Y.; ALMEIDA, E. L. F.; AIUBE, F. A. L.. Integração Vertical e Internacionalização da Indústria do Petróleo no Brasil: dilemas e perspectivas. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Sustentáveis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo Valdenor Silva de Queiroz

NASCIMENTO, Flávio Rodrigues do;BINSZTOK, JACOB; AGUIAR, T. C.; BORDALO, C. A. L.; LEAO, O. M. R.. Política de Recursos Hídricos no Brasil e seus reflexos na irrigação do Baixo Jaguaribe / Nordeste, CE. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Humberto Marinho de Almeida

BINSZTOK, J.; MOREIRA, R.; NASCIMENTO, Flávio Rodrigues do; ANTUNES, C; MORAES, J. M. B.. Ação Estatal e as Políticas de Desenvolvimento Territorial no Ceará. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF.

Aluno: Giovane da Silva Mota

MOREIRA, Ruy;BINSZTOK, J.; LIMONAD, E.; ANTUNES, C; COUTO, Marcos Antonio Campos. O Prometeu Traído: Espaço, Técnica e Controle no Capitalismo Monopolista e Tecnológico. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Davi Viuge Iff de Mattos

SILVA, Carlos Alberto Franco da; Lima, I.;BINSZTOK, J.; MONTEIRO, Jorge Luiz Gomes; Souza-Higa, T. C. C.. A logística do agronegócio: geopolítica e geoeconomia em Mato Grosso. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jean Cláudio Santos Fonseca

NASCIMENTO, Flávio Rodrigues do; MOREIRA, Ruy;BINSZTOK, J.; AGUIAR, T. C.; BORDALO, C. A. L.. Políticas Públicas e Conflitos de Territorialidade na maior Área Protegida do Mundo Tropical: Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e Parc amazonien de Guyane - AP. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF.

Aluno: André Tomé de Assis

TUBALDINI, M. A. S.; Deus, J. A. S.;BINSZTOK, J.; GROSSI, M. L.; RIOS, L.. A Transposição do Rio São Francisco Na Voz Dos Diretamente Atingidos em Cabrobó (PE). 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Giovane da Silva Mota

MOREIRA, R.; ANTUNES, C;BINSZTOK, J.. Espaço e Técnica: Exterioridade e Subsunção socioespacial como alienação e controle. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcus Vinicius Albrecht Anversa

PIRES, H. F.; Machado, M. S.; MACHADO, R. C. P.; BERBAT, M. C.;BINSZTOK, J.; SILVA, M. T. C.. A Territorialidade da Disseminação das Patentes e Inovações Tecnológicas dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Jaqueline Elicher

BINSZTOK, J.; BARBOSA, Jorge Luiz; FERNANDES, Nelson da Nóbrega; SANTOS, T. M. B. B.; CARVALHO, A. C.. Porto Maravilha: a quem pertence essa cidade?. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Evaldo Ferreira

BINSZTOK, J.; SILVA, Carlos Alberto Franco da; MILLEO, J; BAMPI, A. C.; SOARES, B.R.. Cáceres: Capital Regional no Contexto de Mato Grosso. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariane de Oliveira Biteti

MOREIRA, Ruy; BARBOSA, Jorge Luis;BINSZTOK, J.; LIMA, E.L.; MARTINS, E.R.. O em-si-para-o-outro-para-si: o ôntico e o ontológico como dimensões do ser geográfico.. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Carlos de Oliveira Soares

MOREIRA, R.;BINSZTOK, J.; FRANCO, C. A.; BAMPI, A. C.; FERREIRA, E.. Pequenas Cidades da Região de Cáceres - MT: Papéis e Significados. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF.

Aluno: Tania Paula da Silva

BINSZTOK, J.; FRANCO, C. A.; MILLEO, J; GENTIL, H. S.; VIEIRA, P. A. S.. Territórios de Esperança: o processo de recriação camponesa em Cáceres - MT. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF.

Aluno: Raimundo Wilson Pereira dos Santos

TUBALDINI, M. A. S.;BINSZTOK, J.; Deus, J. A. S.; DIAS, J.B; SAMPAIO, José Levi Furtado. Saber camponês, recursos naturais e políticas públicas: condicionantes de desenvolvimento no território da Puba/PI. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luis Fernando Valverde Salandia

BARBOSA, Jorge Luis; SANTOS JUNIOR, O. A.; OLIVEIRA, Floriano José Godinho de; SILVA, Fernanda Furtado de Oliveira;BINSZTOK, J.. Desafios Metropolitanos à Gestão Pública de Apropriação do Espaço Urbano no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: TEREZA CONI AGUIAR

NASCIMENTO, Flávio Rodrigues do; RIBEIRO, Miguel Angelo; CUNHA, Sandra Baptista da;BINSZTOK, J.; SILVA, E. V.. Metodologia de Análise Socioeconomica para Planejamento Ambiental: uma contribuição à Intereção Sociedade Natureza. 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lussandra Martins Gianasi

BINSZTOK, J.; TUBALDINI, M. A. S.; Deus, J. A. S; DIAS, J.B;GOMES, Ivair. Novas Territorialidades no Centro de Rondônia: agricultura e questões sócioeconômicas-ambientais (1970-2011). 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira

BINSZTOK, J.; MOREIRA, R.; NASCIMENTO, Flávio Rodrigues do; NETO, C.S. V.; Monie, F.. Ocupação do Território Matogrossense e Recreação Camponesa em Áreas do Agronegócio: Assentamentos de Campo Verde e Tangará da Serra. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Italo Meneghetti Filho

PUCHEU NETO, A.; SOARES, A.; LINS, V.; HEIDEMANN, H. D.;BINSZTOK, J.. Notas para uma teoria geográfica do espaço literário em João Guimarães Rosa: o enclave da linguagem entre poesia e geografia no sertão. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Marinho Moita

SANTOS, R.; GONÇALVES, C. U.; ROSA, C.;BINSZTOK, J.. As críticas de José de Souza Martins aos mediadores de esquerda dos movimentos sociais agrários. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Osni de Luna Freire Filho

BINSZTOK, J.; FRANCO, C. A.; BRITTO, M. C.; ADÃO, J.; MONTEIRO, Jorge Luiz Gomes. Arranjos Produtivos Espaciais do Agronegócio em Lucas do Rio Verde, MT.. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leonardo Freire Marino

BARBOSA, Jorge Luiz;BINSZTOK, J.; LIMA, I.; Machado, M. S.; MENEZES, M. O Estado Territorial e a Lógica da Exceção Contemporânea Permanente: Uma Análise Sobre as Manifestações da Violência Estatal no Caso Brasileiro. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nazira Correia Camely

MOREIRA, R.;BINSZTOK, J.; LIMA, I.; FONTES, V.; LEAL, A. L.; MARTIN, V. O. M.. A Geopolítica do Ambientalismo Ongueiro na Amazônia Brasileira: Um Estudo sobre o Estado do Acre. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo da Costa Caetano

BINSZTOK, J.; RUA, João; COUTO, Marcos Antonio Campos; LIMONAD, E.; MOREIRA, Ruy. A Ordem Territorial do Patrimonialismo e Nacional Desenvolvimentismo no Brasil: A Era Vargas. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Celia Regina da Silva Dias

GONÇALVES, Carlos Walter Porto; MOREIRA, Ruy;BINSZTOK, J.; Oliveira, Rogério Ribeiro; COSTA NETO, C.. Geografia Histórica Ambiental: Uma Geografia das Matas Brasileiras. 2008. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ivair Gomes

BINSZTOK, J.; ALENTEJANO, P. R.; MOREIRA, Ruy; ERTHAL, Rui; TUBALDINI, M. A. S.. (Re) Pensando e (Re) Qualificando o Rural - Uma Contribuição Geográfica. 2008. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nilo Sérgio d´Avilla Modesto

OLIVEIRA, M. P.; MOREIRA, Ruy;BINSZTOK, J.; CAMPOS, A. O.; ALGEBAILE, E. B.. (re)produção espacial em marcha na consolidação dos Grupos de Poder Hegemônico em São Gonçalo. 2008. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ivair Gomes

BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy; TUBALDINI, M. A. S.; ERTHAL, Rui; ALENTEJANO, P. R.. (Re)pensando e (Re)qualificando o Espaço Rural. 2008. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sergio Ricardo da Silveira Barros

CUNHA, Sandra Baptista da;BINSZTOK, J.; POLETTE, Marcus; MARQUES, J. S.;WASSERMAN, J. C. F. A.. A Inserção da Zona Costeira nas Territorialidades da Bacia Hidrográfica do Rio São João - RJ: inter-relações, trocas e conflitos. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: André Luiz Nascentes Coelho

CUNHA, Sandra Baptista da; SANTOS, A. R.; SOUZA FILHO, E. E.;BINSZTOK, J.; VICENS, Raúl Sànchez. Alterações Hidrogeomorfológicas no Médio-Baixo Rio Doce / ES. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sandro Cristiano de Melo

BINSZTOK, J.; SILVA, Carlos Alberto Franco da; MOREIRA, Ruy; CALAÇA, M.; CHAVEIRO, E. F.. No Sopé da Metrópole: implicações da Relação cidade-campo na dinâmica socioespacial do Assentamento Canudos - GO. 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lígia Maria Tavares da Silva

MOREIRA, Ruy;BINSZTOK, J.; HARDMAN, F. F.; ERTHAL, Rui; HOLZER, W.; OLIVEIRA, Floriano José Godinho de. Parahiba, uma cidade esquecida no Império do Brasil (1822-1859). 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: VICTOR PEREIRA DE OLIVEIRA

SILVA, Carlos Alberto Franco da; MOREIRA, Ruy;BINSZTOK, J.; RUA, João; SILVA, C. D.. Repensando o Rural sob o Prisma das Urbanidades, em Nova Friburgo, RJ. 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jorge Baptista de Azevedo

BARBOSA, Jorge Luiz; LIMONAD, E.;BINSZTOK, J.; TÂNGARI, V. R.; SILVA, C. A.. A Estética da Ruralidade nas Paisagens Urbanas do Estado do Rio de Janeiro. 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carlos Eduardo Mazzeto Silva

BINSZTOK, J.; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; SILVA, Carlos Alberto Franco da; OLIVEIRA, A. U.; COSTA NETO, C.. Os Cerrados e a Sustentabilidade: Territorialidades em Tensão. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Flávio Rodrigues do Nascimento

BINSZTOK, J.; CUNHA, Sandra Baptista da; ROSA, Morsyleide Freitas; SOUZA, Marcos José Nogueira de; ROSA, Reiner Olibano. Degradação Ambiental e Desertificação no Nordeste Brasileiro: O contexto da Bacia Hidrográfica do Rio Acaraú - Ceará.. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Manoel Ricardo Simões

BINSZTOK, J.; OLIVEIRA, Floriano José Godinho de; EGLER; OLIVEIRA, M. P.; GARCIA, F. E. S.. A Cidade Estilhaçada: Reestruturação Econômica e Emancipações Municipais na Baixada Fluminense. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Monica Cox de Britto Pereira

BINSZTOK, J.; Medeiros; Mazzeto; DELGADO, N. G.; BRUNO, Regina Ângela Landim. Mediação de Conflitos Agrários e Ambientais: Um Estudo Sobre o Vale do Rio São João no Estado do Rio de Janeiro. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Julio Cezar Ribeiro

BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy; OLIVEIRA, M. P.; ALENTEJANO, P. R.; ANTÔNIO, Catia. A Geografia das Formas de Reprodução Espaciais na Pesperctiva do Materialismo Histórico-Geográfico. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lídia Lúcia Antongiovanni

BINSZTOK, J.; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; MOREIRA, Ruy; COSTA NETO, C.; ALIMONDA, H. A.. Território como Abrigo e Território como Recurso Territorialidades em Tensão e Projetos Insurgentes no Norte do Espírito Santo. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo Cesar Scarim

BINSZTOK, J.; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; MOREIRA, Ruy; ALENTEJANO, P. R.; COUTO, Marcos Antonio Campos. Territorialidades em Conflito na Construção do Espaço Agrário Capixaba: O Desenvolvimento em Questão. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Carlos Mileo de Paula

BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy; JARDIM, Antonio de Ponte; COUTO, Marcos Antonio Campos; BARBOSA, Jorge Luis. A utilização dos indicadores sociais pela geografia: uma análise crítica.. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cláudio Ubiratam Gonçalves

BINSZTOK, J.; BARBOSA, Jorge Luis; SAMPAIO, Levi Furtado; MOREIRA, Ruy; BRUNO, Regina Ângela Landim. Ética, diferenciação interna do trabalho e políticas públicas na construção da ordem territorial e ambiental do Cariri Cearense: Solidariedade e conflito.. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dinalva Donizete Ribeiro

BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy; SILVA, Carlos Alberto Franco da; BERNARDES, Júlia Adão; MENDONÇA, Marcelo Rodrigues. Agricultura caificada no sudoeste de Goiás: do bônus econômico ao ônus sócio-ambiental.. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Noemi Alice Oliveira Bonina Costa

MERIO, M. J.; MEXAS, M. P.;BINSZTOK, J.; LEAL FILHO, W. S.; SOUZA, E. R. L. C.; COSTA, S. R. R.; SANTOS, C. M. R. C. S.. Responsabilidade social e gestão do conhecimento nas micro e pequenas empresas: processos e práticas na aprendizagem organizacional. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Sustentáveis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Evandro La Macchia da Silva

BINSZTOK, J.WASSERMAN, J. C. F. A.; Barreto, A. N.; Zotes, L. P.. Internacionalização da Indústria do Petróleo no Brasil: o caso da refinaria de Okinawa - Japão. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Sustentáveis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Humberto Marinho de Almeida

BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy; RODRIGUES, J. N.. Território (in)justo: ação estatal e as múltiplas dimensões das políticas de desenvolvimento no Ceará. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF.

Aluno: André Tomé de Assis

TUBALDINI, M. A. S.;BINSZTOK, J.; Deus, J. A. S. Expectativas Geradas pela Transposição das Águas do Rio São Francisco - Cabrobó - Pernambuco. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Bertoldo Brandão Filho

BINSZTOK, J.; MOREIRA, R.; CAFEZEIRO, M.. O PROJETO NACIONAL PARA A PRODUÇÃO DO BIODIESEL (PNPB), AGRICULTURA FAMILIAR: ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Carlos de Oliveira Soares

MOREIRA, Ruy; SILVA, Carlos Alberto Franco da;BINSZTOK, J.. Pequenas Cidades da Região de Cáceres - MT: Papéis e Significados. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Jaqueline Elicher

BINSZTOK, J.; BARBOSA, Jorge Luiz; SANTOS, T. M. B. B.. Zona Portuária do Rio de Janeiro: A dimensão estética da produção do espaço capitalista. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariane de Oliveira Biteti

MOREIRA, R.;BINSZTOK, J.; COUTO, Marcos Antonio Campos. O em-si-para-o-outro-para-si: o ôntico e o ontológico como dimensões do ser geográfico.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lussandra Martins da Silva

TUBALDINI, M. A. S.;BINSZTOK, J.; Deus, J. A. S.; DIAS, J.B. Novas Territoriadades no Centro de Rondônia: Agricultura e Questões Socio-economicas-ambientais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Osni de Luna Freire Filho

BINSZTOK, J.; FRANCO, C. A.; ADÃO, J.. Produção Agrícula Moderna e Interdependência Urbana: o Caso de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Aparecida de Sá Xavier

BINSZTOK, J.; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; COX, M.; OLIVEIRA, M. P.. Fazeres com Saberes de cura: práticas culturais e práticas espaciais na Comunidade Rural de Vila de Itaúnas, Conceição da Barra, ES. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Bárbara de Magalhães Bethonico

CUNHA, Sandra Baptista da;BINSZTOK, J.; VALLEJO, L.R.. Área de Proteção Ambiental Estadual do Rio Pandeiros: Espaço de mediações e conflitos no Norte de Minas Gerais. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: VICTOR PEREIRA DE OLIVEIRA

FRANCO, C. A.;BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy. Repensando o Rural Sob o Prisma das Urbanidades, em Nova Friburgo (RJ). 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: André Luiz Nascentes Coelho

CUNHA, Sandra Baptista da; VICENS, Raúl Sànchez;BINSZTOK, J.. Alterações Hidrogeomorfológicas a Jusante das barragens das Usinas Hidrelétricas de Aimorés e Mascarenhas na calha principal do Rio Doce/ ES. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alfredo Cesar tavares de Oliveira

FERNANDES, Nelson da Nóbrega; MOREIRA, Ruy;BINSZTOK, J.. O Bairro de Marechal Hermes: um elo perdido na habitação social (1914-1954). 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gilmar Alves de Avelar

MOREIRA, Ruy;BINSZTOK, J.; OLIVEIRA, M. P.. A Reestruturação Espacial Brasileira e a Nova Matriz Territorial do Sudeste Goiano. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sergio Ricardo da Silveira Barros

BINSZTOK, J.; CUNHA, Sandra Baptista da;WASSERMAN, J. C. F. A.. As Territorialidades da Zona Costeira da Bacia Hidrográfica do Rio São João - RJ: planejamnto geo-ambiental da zona costeira suas inte-relações, trocas e conflitos. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Celia Regina da Silva Dias

GONÇALVES, Carlos Walter Porto;BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy. Verde Matas - Fundamentos Teóricos e Metodológicos para uma Geografia das Florestas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jorge Baptista de Azevedo

BARBOSA, Jorge Luiz;BINSZTOK, J.; GONAÇALVES, Carlos Walter Porto. A Estética da Ruralidade nas Paisagens Urbanas e sua Presença no Rio de Janeiro. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Júlio Céza Ribeiro

MOREIRA, Ruy;BINSZTOK, J.; Alentejano, Paulo Roberto. A geografia das formas espaciais de reprodução da existência humana ao longo do tempo: vida e morte dos Guarani, Terena e Kaiowá no Mato Grosso do Sul.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mônica Cox

Medeiros; BRUNO, Regina Ângela Landim;BINSZTOK, J.. Conflitos agrários e ambientais no Vale do Rio São João-RJ. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Dinalva Donizete Ribeiro

BINSZTOK, J.; SILVA, Carlos Alberto Franco da; Guanziroli. Agricultura caificada no sudoeste de Goiás: do bônus econômico ao ônus sócio-ambiental.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Carlos Mileo de Paula

MOREIRA, Ruy;BINSZTOK, J.; BARBOSA, Jorge Luiz. A utilização dos indicadores sociais pela geografia: uma análise crítica.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Flávio Rodrigues do Nascimento

BINSZTOK, J.; CUNHA, Sandra Baptista da; GUERRA. Degradação Ambiental e Desertificação no Nordeste Brasileiro: O contexto da Bacia Hidrográfica do Rio Acaraú - Ceará.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cláudio Ubiratam Gonçalves

BINSZTOK, J.; BARBOSA, Jorge Luis; MOREIRA, Ruy. Ética, diferenciação interna do trabalho e políticas públicas na construção da ordem territorial e ambiental do Cariri Cearense: Solidariedade e conflito.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lídia Lúcia Antongiovanni

BINSZTOK, J.; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; HAESBAERT, R.. Território reticular e os constragimentos aos territórios do cotidiano. Uma análise da extensão e da profundidade da Aracruz Celulose no território Capixaba. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno Milan Carneiro de Albuquerque

BINSZTOK, J.; MILLEO, J; MEIRINO, M. J.; BEZERRA, J. E.. A Tecnologia UHT na Cadeia Produtiva de Leite no Brasil: articulação entre vanguarda tecnológica e modernização conservadora. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Harrison Almeida Martins

SILVA, T. P; VIEGAS, L. P.;BINSZTOK, J.; DAN, V. L. C.. Territorialização e Resistência Camponesa em Cáceres-MT: potencialidades e dilemas nos assentamentos rurais da fronteira Brasil-Bolívia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Luis Hernán Villacís Taco

BINSZTOK, J.; BARBOSA, Jorge Luiz; Martins, F. O Planejamento do Processo Urbano de Quito-Equador. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Diogo Loibel Sandonato

GONAÇALVES, Carlos Walter Porto; ACSELRAD, H.;BINSZTOK, J.. Políticas Ambientais e Conflitos Territoriais no Acre, Brasil: O Sistema Estadual de Incentivos a Serviços Ambientais e a RESEX Chico Mendes. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF.

Aluno: Alexandre Magno Lopes Gollo

BINSZTOK, J.; ALENTEJANO, P. R.; MOREIRA, Ruy. Do Espaço aos Territórios: A Expressão da Agricultura Familiar no Noroeste Fluminense - Os Fatores que Limitam sua Reprodução. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF.

Aluno: Roberto Hudson Barros

MOREIRA, R.;BINSZTOK, J.; LIMONAD, E.. Análise Geográfica Regulatória do Desenvolvimento da Rede de Transporte Aéreo Regular de Passageiros no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Porgrama de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jose Victor Juliboni Cosandey

SILVA, Carlos Alberto Franco da;BINSZTOK, J.; ALENTEJANO, P. R.. A Cartografia da Escravidão Contemporânea: Histórico e Avanço da Fronteira Agrícola na Ampliação da Escravidão no Cerrado Brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Danniel Madson Vieira Oliveira

Rogério Haesbaert; ANDRADE, M. P.; FRANCO, C. A.;BINSZTOK, J.. Das Veredas da Encosta aos Variantes da Firma: as (re)organizações territoriais como formas de manutenção da condição camponesa perante a expansão do agronegócio sobre o Baixo Parnaíba Maranhense. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF.

Aluno: Isis Marinho

MOREIRA, Ruy; ALENTEJANO, P. R.;BINSZTOK, J.. O Projeto Rio Rural e a Região Noroeste Fluminense - tendências e problemas da agricultura familiar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores.

Aluno: Patricia Vieira Coelho

BINSZTOK, J.; GUERRA, E. F.; BEZERRA, A. C. A.. Organização Espacial do Povo Waiwai: perspectivas geográficas na terra indígena Trombetas-Mapuera, Oriximiná / PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriel Souza Alves

MOREIRA, R.;BINSZTOK, J.; MACHADO, T. A.. Diálogos com David Harvey: ensaios sobre espacialidades da acumulação capitalista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Karinna de Aquino Paz

BINSZTOK, J.WASSERMAN, J. C. F. A.; VIEGAS, R. N.. Territórios do mar - a pesca na Baía de Guanabara: conflitos socioambientais em função das atividades da cadeia produtiva de petróleo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Felipe Marcel Bari da Silva

BINSZTOK, J.; FRANCO, C. A.; PESSANHA, C.. Reconstruindo Territorialidades após a construção do Estado de Israel. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Hugo Gravina Affonso

GONÇALVES, Carlos Walter Porto;BINSZTOK, J.; CIRQUEIRA, D. M.; CORREA, G. S.. Tensões Territoriais no Vale do Rio Trombetas - PA: Uma Perspectiva das Comunidades Negras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mônica Ramos Domingues Carneiro

BINSZTOK, J.; CIGAGNA, M.; CRUZ, V.. Potencialidades e Limitações do Mapeamento Participativo: reflexões do trabalho de extensão com a comunidade quilombola Mãe-Cué - Oriximiná - Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Moisés Bahia

OLIVEIRA, M. P.; MILLEO, J;BINSZTOK, J.. Entre o Discurso do Público e do Privado: A Desconstrução da cidadania em prol de um falso Eldorado Urbano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vitor de Moura Lima

SILVA, Carlos Alberto Franco da;BINSZTOK, J.; GONAÇALVES, Carlos Walter Porto. Trabalho Escravo no Agronegócio da Soja no Cerrado Brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mateus Feitosa Siqueira Lobo

Rogério Haesbaert;BINSZTOK, J.; CRUZ, V.. Comunidades Tradicionais e Território: relação dos remanescentes de quilombo com espaço na Reserva Biológica do Rio Trombetas - Oriximiná (PA). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Diego Conrado Nogueira

GONAÇALVES, Carlos Walter Porto;BINSZTOK, J.; MOREIRA, R.. Unidades de Conservação e territorialidades sobrepostas no Município de Oriximiná - Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Camila da Silva Faria

NASCIMENTO, Flávio Rodrigues do; QUEIROZ, P. V.;BINSZTOK, J.. Educação Ambiental nas Escolas do entorno da Àrea de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim - RJ - Leste Metropolitano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Ortman Cavalin

SILVA, Carlos Alberto Franco da;BINSZTOK, J.; MARTINS, A. L. B.. Diagnóstico Socioambiental do Cultivo da Banana em Faraó de Cima, Cachoeiras de Macacu - RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Moisés Bahia

OLIVEIRA, M. P.;BINSZTOK, J.; MILLEO, J. Entre o Discurso do Público e do Privado: A Desconstrução da cidadania em prol de um falso Eldorado Urbano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leonardo Toledo Manzione

FERNANDES, Nelson da Nóbrega; MILLEO, J;BINSZTOK, J.. Laranja Madura na Beira da Estrada... Desenvolvimento e Crise da Citrucultura e a Urbanização de Campo Grande (RJ) nos anos de 40/50. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Caio Barros Matos

BINSZTOK, J.; MOREIRA, R.; SENNA,M.C.A.. A percepção Ambiental e meteórologica dos agricultores quilombolas do Alto Trombetas - PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: RENATO CÂNDIDO DA SILVA

FERNANDES, Nelson da Nóbrega; OLIVEIRA, M. P.;BINSZTOK, J.. Origem e desenvolvimento da VIla Militar do Rio de Janeiro: 1908 - 2ª Guerra Mundial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael Sa Rego de Azevedo

MOREIRA, R.; COX, M.;BINSZTOK, J.. A Atualidade do Pensamento de Elisée Reclus e Peter Kropotkin frente à Crise da Ciência Moderna. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcelo Stanzani de Abreu

MOREIRA, Ruy;BINSZTOK, J.; MILLEO, J. Entre Hoje e os Dias de "Manchester": A Influência das Atividades Econômicas e dos Eixos de Transportes da Urbanização do Antigo Centro Industrial de São Gonçalo e Niterói. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciano Bomfim do Nascimento

FRANCO, C. A.;BINSZTOK, J.; MILLEO, J. Redes Políticas e Rede de Interesses: Uma Proposta de Investigação dos Complexos Agroindustriais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nicolas Araújo Carlos Crapez

MOREIRA, Ruy;BINSZTOK, J.; ERTHAL, Rui. Um Olhar Sobre a Paisagem Através da Fotografia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Francisco José Xavier Paulos Junior

SILVA, Carlos Alberto Franco da; BARCELLOS, Renato Gomes Sobral;BINSZTOK, J.. A Relação Campo - Cidade na Reprodução da Lavoura de Tomate no Município de Paty do Alferes/RJ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ivana Cola Valle

FRANCISCO, C. N.; COX, M.;BINSZTOK, J.. Áreas de Preservação Permanente: Geoprocessamento e Sistemas Agroflorestais em Aldeia Velha, RJ. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Anderson Daniel Galdino Oia

ERTHAL, Rui;BINSZTOK, J.; TEIXEIRA, V. A.. Práticas Ambientais do Setor Sucroalcooleiro: Um Estudo Comparativo entre Ribeirão Preto (SP) e Campos dos Goytacazes (RJ). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eduardo Casotti Louzada

BINSZTOK, J.; MOREIRA, R.; ERTHAL, Rui. Os grandes projetos e a reorganização espacial da Grande Vitória - ES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo da Costa Caetano

BINSZTOK, J.; SILVA, Carlos Alberto Franco da; MOREIRA, Ruy. Organização socio-espacial da produção leiteira no leste metropolitano do Rio de Janeiro.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Guilherme Sobreira Furtado Silva

FRANCO, C. A.;BINSZTOK, J.; Correa, Lucelinda. Território e Fronteira Agrícola: a singularidade sócioespacial de Sapezal (MT). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Motta da Silva

BINSZTOK, J.; RIBEIRO, A. M. M.; COX, M.. O Manejo dos Recursos Hídricos no Acampamento do MST Sebastião Lan: Silva Jardim- RJ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sandoval dos Santos Amparo

COX, M.; BARBOSA, Jorge Luiz;BINSZTOK, J.. As Práticas Espacias do Povo Kaingang e os Conflitos com as Populações Não Indigenas no Planalto Meridional Brasileiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marco Aurelio Vieira Guerreiro

BINSZTOK, J.; SILVA, Carlos Alberto Franco da; ERTHAL, Rui. A Organização Sócioespacial do Município de Itaocara - RJ. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cleide Coelho Trindade

BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy; BARBOSA, Jorge Luiz. A questão ambiental no Brasil: movimento ecológico, uma opção de transformação das injustiças sociais e dos descaminhos ambientais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vera Lucia dos Santos Lima

BINSZTOK, J.; CUNHA, Sandra Baptista da; ERTHAL, Rui. Captação, privatização e distribuição territorial dos recursos hídricos da lagoa de Juturnaíba, na Região dos Lagos - RJ. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juan de Dios Salvatierra Dorado Jr

BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy; FERNANDES, Nelson da Nóbrega. The Coca Cola Company: Estudo geográfico de uma Empresa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristiane da Costa Santos

BINSZTOK, J.; MOREIRA, Ruy; GONÇALVES, Carlos Walter Porto. O impacto da implantação da companhia nacional de álcalis na comunidade de pescadores de Arraial do Cabo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

CARNEIRO, L.;BINSZTOK, J.; SILVA, Carlos Alberto Franco da; BRITTO, M. C.. Os Impactos da Modernização na Produção de Hortaliças em Teresópolis - RJ. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Celi Vignoli Sabino

SABINO, C. V.;BINSZTOK, J.; COX, M.; SILVA, Carlos Alberto Franco da. Dinâmica da pesca na praia de São Gabriel em Itaoca - São Gonçalo - APA Guapimirim. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Alexandre Brant Ribeiro

RIBEIRO, J. A. B.;BINSZTOK, J.; FRANCO, C. A.; EVANGELISTA, H.. As transformações do espaço canavieiro do Norte Fluminense: Gênese, auge e crise.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo de Carvalho Rodrigues

RODRIGUES, R. C.;BINSZTOK, J.; VELOSO, A. J.; BOHER, C.. Uma Proposta para o Parque Nacional de Itatiaia, com Enfoque no Planalto de Itatiaia.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: André Bittencourt Amador

AMADOR, A. B.;BINSZTOK, J.; BELMONTE, C.. Caracterização ambiental e qualidade da água na bacia do Alto Macaé - Nova Friburgo. 2002. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

BINSZTOK, J.; LEMOS, M. T. T. B.; DAOU, A. M. L.; OLIVEIRA, J. P.; MARTIN, A. R.. Comissão de Avaliação para Promoção à Classe de Professor Titular - Mônica Sampaio Machado, do Depto. de Geografia Humana da UERJ. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BINSZTOK, J.; CARLOS, A. F. A.; BARTHOLO JUNIOR, R. S.; MENEZES, M; RANDOLPH, R.. Comissão de Avaliação para Promoção à Classe de Professor Titular - Jorge Luiz Barbosa. 2019. Universidade Federal Fluminense.

BINSZTOK, J.; COSTA, Heloísa S M; PORTO, M. M.; SOUZA, C. G.; LEMOS, M. T. T. B.. Comissão de Avaliação para Promoção à Classe de Professor Titular - Louise Land Bittencourt Lomardo, do Depto. de Arquitetura (TAR) da UFF. 2018. Universidade Federal Fluminense.

BINSZTOK, J.; COSTA, Heloísa S M; PORTO, M. M.; SOUZA, C. G.; LEMOS, M. T. T. B.. Comissão de Avaliação para Promoção à Classe de Professor Titular - Fernanda Ester Sánchez García, do Depto. de Urbanismo (TUR) da UFF. 2018. Universidade Federal Fluminense.

BINSZTOK, J.; Zanon, A. M.; GUERRA. Comissão Avaliadora da Promoção para Professor Titular de Ana Maria Bicalho. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BINSZTOK, J.. Comissão de Avaliação para Promoção à Classe de Professor Titular - Juarez Duayer, Arquitetura e Urbanismo / UFF. 2015. Universidade Federal Fluminense.

BINSZTOK, J.. Comissão de Avaliação para Promoção à Classe de Professor Titular - Glauco Bienenstein, Arquitetura e Urbanismo / UFF. 2015. Universidade Federal Fluminense.

BINSZTOK, J.; Lencioni, S.; CASTRO, I.; ROSSINI, R. E.; MATOS, R. E. S.. Comissão de Avaliação para Promoção à Classe de Professor Titular - Gisele Pires do Rio. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BINSZTOK, J.; CARLOS, A. F. A.; PEREZ FILHO, A.; BRANDAO, C. A.; MARTINS, M. L. R. R.. Comissão de Avaliação para Promoção à Classe de Professor Titular - Ester Limonad. 2015. Universidade Federal Fluminense.

BINSZTOK, J.; SAADI, A.; SCHAEFER, C. E. G. R.. Comissão de Avaliação para Promoção à Classe de Professor Titular - Maria Aparecida Tubadilni. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

BINSZTOK, J.; MATOS, R. E. S.; PEREZ FILHO, A.; BRANDAO, C. A.; LEMOS, A. I. G. Tese acadêmica de Carlos Alberto Franco da Silva. 2015. Universidade Federal Fluminense.

BINSZTOK, J.; MATOS, R. E. S.; VASCONCELOS, P.; COSTA, Heloísa S M; LEMOS, A. I. G. Comissão de Avaliação para Promoção à Classe de Professor Titular - Rogério Haesbaert. 2015. Universidade Federal Fluminense.

BINSZTOK, J.; Lencioni, S.; Moraes, A. C. R.; Sposito, E.; Nakagawara, Y. F.. Concurso Público para Professor titular de Geografia Humana da Universidade Federal da Bahia. 2012. Universidade Federal da Bahia.

LIMONAD, E.;BINSZTOK, J.; ALENTEJANO, P. R.; CONTEL, F. B.; FERNANDES, A. C. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira do Magistério Superior da UFF - Depto. de Geografia - GGE - área: Geografia Humana com ênfase em Geografia do Brasil. 2018. Universidade Federal Fluminense.

BINSZTOK, J.; ALENTEJANO, P. R.; Moreira, Roberto; RIBEIRO, Guilherme; PEDLOWSKI, Marcos Antonio. Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira do Magistério Superior, na Classe de Professor Adjunto I, na Área de Geografia Agrária. 2009. Universidade Federal Fluminense.

BINSZTOK, J.; SUERTEGARAY, D. M. A.; CALAÇA, M.; THOMAZ JUNIOR, A.; SILVA, M. A. M.. Livre-Docente em Geografia Rural. 2013. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

BINSZTOK, JACOB. Comissão avaliadora dos trabalhos da 27ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BINSZTOK, JACOB. Pró-Ciência. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BINSZTOK, J.. Comissão avaliadora dos trabalhos da 26ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BINSZTOK, J.. Pró-Ciência. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BINSZTOK, J.. Comitê Externo de Avaliação da UERJ/ Prociência. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BINSZTOK, J.; CUNHA, Sandra Baptista da; ROSESTOLATO, Antonio. Banca de Seleção para o programa de Pós-Graduação de Geografia (Doutorado) - DINTER/UNEMAT-UFF - Campus de Cáceres, MT.. 2010. Universidade do Estado de Mato Grosso.

BINSZTOK, J.. Comitê Avaliador de Projetos - FAPEMAT. 2010. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso.

BINSZTOK, J.. Projetos de Professor Visitante - FUNCAP. 2010. Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa.

BINSZTOK, J.. Comitê avaliador Externo do Prociência. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BINSZTOK, J.. Avaliação do QUALIS LIVROS dos Programas de Pós-Graduação em Geografia -CAPES 2007. 2007. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

BINSZTOK, J.. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica PIBIC. 2007. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

BINSZTOK, J.. Comitê avaliador externo do PROCIÊNCIA. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BINSZTOK, J.; FIGUEIREDO, A.; KELECOM, A. G. A. C.. Banca Examinadora de Avaliação para a Progressão Funcional de Professor Associado. 2006. Universidade Federal Fluminense.

BINSZTOK, J.. Comitê Externo de Avaliação da UERJ/ Prociência. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BINSZTOK, J.. Avaliador do III Prêmio de Extensão Josué de Castro. 2005. Proex.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Wanderley Messias da Costa

COSTA, W. M.. O espaço agrário fluminense: ideologia, desenvolvimento, contradição e desigualdade. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Ariovaldo Umbelino de Oliveira

BINSZTOK, J.;OLIVEIRA, A. U.. O Espaço Agrário Fluminense: ideologia, desenvolvimento, contradição e desigualdades. 1997. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bruno Soares Lintomen

O espaço em transformação: territórios e territorialidades da pesca artesanal no município de Arraial do Cabo - RJ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Giovanni Raimundo de Macedo

As regiões de influências e centralidades e a distribuição do voto nas eleições presidenciais (2006 a 2014): uma análise a partir da formação socioespacial do Estado de São Paulo; Início: 2018; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Dayana Debossan Coêlho

Regionalismo e modernidade na Zona da Mata mineira: a criação da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV) de Viçosa, MG; Início: 2018; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Fellipe Silva Prado

Conflitos de poder na apropriação do território no Norte fluminense: o que podem fazer os agricultores Familiares e pescadores artesanais?; Início: 2014; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Cecília Rocha Werneck

DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA E CAMPESINATO NO CENTRO DE RONDÔNIA: MUDANÇA E PERMANÊNCIA; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Taisa Mesquita de Oliveira

Geografia da Produção Alimentar: Inovação em Tecnologias Sociais para o Beneficiamento de Oleaginosas nas Comunidades Tradicionais do Rio Trombetas; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Agência de Inovação UFF; Agência de Inovação UFF; (Orientador);

Bruno Milan Carneiro de Albuquerque

A Tecnologia UHT na Cadeia Produtiva de Leite no Brasil: articulação entre vanguarda tecnológica e modernização conservadora; 2018; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jacob Binsztok;

Luis Villacs

Inserção de Quito (Equador) na cadeia de internacionalização do capital global; 2014; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Organização dos Estados Americanos; Orientador: Jacob Binsztok;

Rafael Benevides de Sousa

Pelas Margens do Igarapé Arapiranga: o processo de territorialização camponesa no município de Concórdia do Pará; 2014; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF, Capanha de Aperfeiçoamento do Ensino Superior Plano Institucional de Capaci; Orientador: Jacob Binsztok;

Ivan de Sousa Soares

Do Território da Governança ao Território do Campesinato: Limites e Possibilidades dos assentamentos em Nioaque- MS; 2012; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jacob Binsztok;

Nágela Gonçalves

Natureza como Mercadoria: A criação de PPPNS como uma face da revalorização conservadora do rural, um estudo de caso do Vale do São João, RJ; 2011; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Giovanni Raimundo Macedo

Cidades Mortas ou cidades vivas? A diferenciação socioespacial no Vale do Paraíba e o discurso mi(s)tificador de Monteiro Lobato; 2011; Dissertação (Mestrado em Porgrama de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jacob Binsztok;

Felipe Pimentel PAlha

A configuração sócio-territorial da pecuária leiteira no município de Juiz de Fora (MG): limites e inovações; 2011; Dissertação (Mestrado em Porgrama de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Nelson Jakimczyk Baptista

Reestruturação Espacial, Crise Social e; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Mauricio Guimarães Vicente

'Racionalidade' Empresarial e 'Racionalidade' Ambiental: o acidente da indústria de papel e celulose Cataguases Ltda; M; G; ; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ordenamento Territorial e Ambiental) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Mendel Cesar Oliveira Aleluia

Espaço Agrário, Técnica e Meio-Ambiente em Paty do Alferes (RJ); 2007; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Claudio Francisco Severino

Espaço, Modernidade e Modernização nos Discursos da ABAG e do MST: conflitos, consonâncias e dissonâncias; 2003; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Leonardo Polydoro

Nova Iguaçu: Uma Nova Identidade Territorial; 2002; 110 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Romildo Alves Fernandes

Impactos Sóci0-Espaciais decorrentes da Implantação da Linha 2 do Metrô - RJ; 2002; 100 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Maria de Loudes Gomes

A Questão Ambiental e o Manejo Pescador no Ecossistema Lagunar de Maricá; ; 2002; 120 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Maurício Lamônica

Bacia Hidrográfica e Ordenamento Territorial Ambiental no Vale do São João - RJ; 2002; 150 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Augusto Castelo Branco Assumpção

Produção e comercialização de hortículas e olerícolas na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro; 2002; 107 f; Dissertação (Mestrado em Ordenamento Territorial e Ambiental) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Rafael Benevides de Sousa

Recriação Camponesa e o Agronegócio do Dendê no Nordeste Paraense; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jacob Binsztok;

Luciano Bomfim do Nascimento

Estratégias Espaciais das Corporações Armazenadoras de Soja no Estado de Mato Grosso; 2018; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jacob Binsztok;

Evandro De Lamachia

Internacionalização da Indústria do Petróleo no Brasil - Petrobrás; 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jacob Binsztok;

Humberto Marinho de Almeida

Ação Estatal e as Políticas de Desenvolvimento Territorial no Ceará; 2016; Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jacob Binsztok;

Maria Jaqueline Elicher

Estética como aporte ideológico para a produção do espaço na zona portuária do Rio de Janeiro; 2014; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Evaldo Ferreira

Cáceres: Capital Regional no Contexto de Mato Grosso; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jacob Binsztok;

MARIA ELISABETH DUARTE SILVESTRE

REGULAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL: 1934-1997; 2011; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira

Ocupação do Território Matogrossense e Recreação Camponesa em áreas do Agronegócio: Assentamentos de Campo Verde e Tangará da Serra; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Tania Paula da Silva

Os Espaços de Resistência camponesa na Fronteira Brasil-Bolívia; 2011; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jacob Binsztok;

Osni de Luna Freire Filho

Novas relações entre o rural e o urbano em áreas de agricultura moderna; ; 2010; 0 f; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira

Olhar Geográfico sobre os assentamentos rurais em Mato Grosso; 2009; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Rodrigo da Costa Caetano

A Ordem Territorial do Patrimonialismo e Nacional Desenvolvimentismo no Brasil: A Era Vargas; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Ivair Gomes

(Re) Pensando e (Re) Qualificando o Rural - Uma Contribuição Geográfica; 2008; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Sandro Cristiano de Melo

No Sopé da Metrópole: implicações da Relação cidade-campo na dinâmica socioespacial do Assentamento Canudos - GO; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Maria Aparecida Aram

A elaboração de políticas públicas para comunidades rurais no norte do Espírito Santo; ; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Cláudio Ubiratam Gonçalves

Ética, Diferenciação Interna do Trabalho e Políticas Públicas no Cariri Cearense: Solidariedade e Conflito; ; 2005; 244 f; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jacob Binsztok;

Dinalva Donizete Ribeiro

Agricultura caificada no sudoeste de Goiás: do bônus econômico ao ônus sócio-ambiental; ; 2005; 264 f; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jacob Binsztok;

Maria Aparecida dos Santos Tubaldini

Construção de Mapas Mentais: Representação dos Sistemas de Produção dos Agricultores Familiares do Centro de Rondônia; 2010; Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Jacob Binsztok;

Márcia Gomes de Oliveira

Opção pela consciência sócio ambiental: a possibilidade da escolha; ; 2001; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Planejamento Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Ezequiel Vieira de Sá

Uma floresta nacional exótica: Seropédica - RJ; 2001; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Planejamento Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Nilcéia Monteiro Sangez

Saneamento ambiental em Jacarepaguá; 2001; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Planejamento Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Euci Alvina Hamarstom Nast

A imigração sueca no município de Senador Salgado Filho; 2001; 65 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências Sociais) - Faculdades Integradas de Amparo Sp; Orientador: Jacob Binsztok;

Cristiane Mecabô

Aspectos culturais e econômicos do município de Abdon Batista - SC; 2001; 67 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências Sociais) - Faculdades Integradas de Amparo Sp; Orientador: Jacob Binsztok;

Patricia Vieira Coelho

Organização Espacial do Povo Waiwai: perspectivas geográficas na terra indígena Trombetas-Mapuera, Oriximiná / PA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Karinna de Aquino Paz

Territórios do mar - a pesca na Baía de Guanabara: conflitos socioambientais em função das atividades da cadeia produtiva de petróleo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Rafael Stern

Água em Israel: desafios e opotunidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Cauã Ferreira Araújo

Trabalho e apropriação do solo na agricultura familiar em territórios coletivos no Trombetas: território quilombola Mãe Domingas - Oriximiná (PA); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Caio Barros Matos

Percepção Ambiental e meteórologica dos agricultores quilombolas do Alto Trombetas - PA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Antônio Silva dos Anjos Magalhães

Dos Parques Proletários ao Favela-Bairro: Uma Releitura do Espaço Urbano Carioca através das Políticas de Estado para as Favelas (1940 - 1990); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Rodrigo Barroso Guimarães

Nacional desenvolvimentismo, reestruturação produtiva e tensões territoriais na implantação de uma indústria química: o caso da GETEC-Guanabara, São Gonçalo; ; 2006; 79 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Rodrigo da Costa Caetano

Organização sócio-espacial da produção leitera no leste metropolitano do Rio de Janeiro; ; 2006; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Vera Lucia dos Santos Lima

Captação, privatização e distribuição territorial dos recursos hídricos da lagoa de Juturnaíba, na Região dos lagos - RJ; 2004; 108 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Elizabeth Azevedo

A problemática do lixo urbano em Teresópolis; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Isabel Ferreira

A organização do espaço agrário em Tanguá - RJ; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Geografia da Produção Alimentar: Inovação e Tecnologias Sociais para o Beneficiamento de Oleaginosas nas Comunidades Tradicionais do Rio Trombetas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacob Binsztok;

Felipe de Medeiros Costa

DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA E CAMPESINATO NO CENTRO DE RONDÔNIA: MUDANÇA E PERMANÊNCIA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacob Binsztok;

Mônica Ramos Domingues Carneiro

DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA E AGRICULTURA FAMILIAR NO CENTRO DE RONDÔNIA: MUDANÇA E PERMANÊNCIA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacob Binsztok;

Camila da Silva Faria

Agricultura Familiar, Territorialidades e a Questão Ambiental na Amazônia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacob Binsztok;

Giovanni Raimundo de Macedo

O Associativismo na Produção Leiteria da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacob Binsztok;

Giselle de Castro Aguiar

Os Circuitos Modernos e Tradicional da Produção de Leite da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, UFF/ PROEX; Orientador: Jacob Binsztok;

Eduardo Alves Menezes dos Santos

TANGUÁ: A Função do Agro na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jacob Binsztok;

Thaísa C

Valença; Implantação das Associações de Agricultores Familiares; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacob Binsztok;

Fernanda Augusta Pinto Teixeira

Implantação das Associações de Agricultores Familiares; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, UFF/ PROEX; Orientador: Jacob Binsztok;

Roberta de Oliveira Egidio

A Função do Agro na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jacob Binsztok;

Renata de Souza Domingues

Agricultura Urbana na Região Metropolitana do Rio de janeiro; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jacob Binsztok;

José Mario Quaresma de Moura Continentino Ratto

Geografia da Produção Alimentar: Inovação e Tecnologias Sociais para o Beneficiamento de Oleaginosas nas Comunidades Tradicionais do Rio Trombetas; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Agência de Inovação UFF; Orientador: Jacob Binsztok;

Taisa Mesquita de Oliveira

Geografia da Produção Alimentar: Inovação e Tecnologias Sociais para o Beneficiamento de Oleaginosas nas Comunidades Tradicionais do Rio Trombetas; 2017; Orientação de outra natureza; (Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Agência de Inovação UFF; Orientador: Jacob Binsztok;

Patrícia Coelho Vieira

Geografia Da Produção Alimentar: Inovação E Tecnologias Sociais Para Fomento Da Agricultura Familiar Nas Comunidades Tradicionais Do Rio Trombetas E Mapuera- Pará; 2014; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacob Binsztok;

Tarcila Cardoso Queiroz Ramos

Novos Eixos da (re)estruturação produtiva no Espaço Leste Metropolitano do Rio de Janeiro; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Cauan Ferreira Araujo

Projeto de Apoio à Agricultura e à Segurança Alimentar nas Comunidades Quilombolas do Alto Trombetas; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

THIAGO SOARES DA SILVA

Subsidios para o associativismo dos produtores de leite no Leste Metropolitano; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Proex; Orientador: Jacob Binsztok;

Edimar Souza Dias Santos

Métodos e Tecnicas de Pesquisa da Agricultura Familiar da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; ; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Proex; Orientador: Jacob Binsztok;

Claudio Bento de Souza

Subsidios para o associativismo dos produtores de leite no Leste Metropolitano; 2007; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Proex; Orientador: Jacob Binsztok;

Alexandra Clarin

A funcionalidade do Agro na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2006; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jacob Binsztok;

Rodrigo da Costa Caetano

Vale do São João - RJ; Diagnóstico da última fronteira agrícola do estado; ; 2005; 4 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Proex; Orientador: Jacob Binsztok;

Eduardo Alves Menezes dos Santos

TANGUÁ: A Função do Agro na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Proex; Orientador: Jacob Binsztok;

Caio Leonardo Dias de Freitas

Agricultura Urbana na Zona Oeste do da cidade do Rio de Janeiro; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Proex; Orientador: Jacob Binsztok;

Maria Catarina da Silva Azevedo

Perfil sócio-espacial da produção leiteira da região metropolitana do Rio de Janeiro; ; 2002; 12 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Proex; Orientador: Jacob Binsztok;

Verônica Ramos Gomes

Perfil sócio-espacial da produção leiteira da região metropolitana do Rio de Janeiro; ; 2002; 12 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Proex; Orientador: Jacob Binsztok;

Leonardo Pereira

Itaboraí - Transição entre o rural e o urbano na região metropolitana do Rio de Janeiro; 2000; 10 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Proex; Orientador: Jacob Binsztok;

Luiz Filipe

Organização da Produção Leiteira no Espaço Agrário Brasileiro; 1999; 14 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Proex; Orientador: Jacob Binsztok;

João Neves de Carvalho

Organização da Produção Leiteira no Espaço Agrário Brasileiro; 1998; 14 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Proex; Orientador: Jacob Binsztok;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ariovaldo Umbelino de Oliveira

O Espaço Agrário Fluminense: ideologia, desenvolvimento, contradição e desigualdades; 1997; 0 f; Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas Usp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ariovaldo Umbelino de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALBUQUERQUE, BRUNO MILAN CARNEIRO DE ; BINSZTOK, JACOB . Comunidade do Faraó: Práticas Camponesas na Área de Influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ).Communauté du Pharaon: pratiques paysannes dans la zone d'influence du complexe pétrochimique de Rio de Janeiro (COMPERJ).Comunidad del Faraón: Prácticas Campesinas en el Área de Influencia del Complejo Petroquímico de Río de Janeiro (COMPERJ).Pharaoh Community: Peasant Practice. ESPAÇO E ECONOMIA , v. VII, p. 14, 2019.

  • MACCHIA, E. L. ; WASSERMAN, J. C. F. A. ; BINSZTOK, J. . Intervencionismo regulatório e liberalismo político na indústria do petróleo no Brasil: Tensões e conciliações. Espacios (Caracas) , v. 38, p. 5, 2017.

  • MACCHIA, E. L. ; WASSERMAN, J. C. ; BINSZTOK, J. . Contrasts in concession and sharing agreements for oil and gas exploration and production in Brazil. ESPACIOS (CARACAS) , v. 38, p. 8, 2017.

  • WASSERMAN, JULIO CESAR ; BINSZTOK, JACOB ; DA ROCHA ARAÚJO, ANA REGINA ; CHUEIRI, DÉBORA . Development of an environmental management overview in the Farol de São Tomé Plain - Brazil. JOURNAL OF COASTAL CONSERVATION , v. 21, p. 1, 2017.

  • VIEIRA, T. W. M. ; BINSZTOK, J. . Conflitos socioterritoriais na apropriação da Baía de Guanabara pela indústria petroquímica e a construção de ?despojos? pelo Comperj. GEO UERJ (2007) , v. 1, p. 517-534, 2017.

  • BINSZTOK, J. ; WASSERMAN, J. C. F. A. ; MACCHIA, E. L. . Exploração de Petróleo no Brasil: Do Monopólio à Abertura. Ciência Hoje , v. 57, p. 24-29, 2016.

  • BINSZTOK, J. ; CARNEIRO, M. R. D. . INTEGRAÇÃO NACIONAL, DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA E PROJETOS MODERNIZANTES NA AMAZÔNIA: RETROSPECTIVA E PERSPECTIVA DE DESPOJO DA MINERAÇÃO RIO DO NORTE - PA INTEGRACIÓN NACIONAL, DESARROLLO CAPITALISTA Y PROYECTOS DE MODERNIZACIÓN EN LA AMAZONÍA: RETROSPECTIVA Y PERSPECTIVA DE DESPOJO DE LA MINERÍA RIO DO NORTE ? PA. Revista NERA (UNESP) , v. 28, p. 92-105, 2015.

  • WASSERMAN, J. C. F. A. ; LIMA, G.B.A ; BINSZTOK, J. ; MACCHIA, E. L. . ASPECTOS ESTRATÉGICOS DO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL. Engevista (UFF) , v. 16, p. 267, 2014.

  • BINSZTOK, J. . Geografia e Planejamento: apogeu e crise. Revista Territorium Terram , v. 1, p. 00, 2013.

  • BINSZTOK, J. ; FARIA, C. S. . Desenvolvimento Capitalista e (Des)Estruturação de Comunidades Ribeirinhas no Baixo Amazonas (Santarém ? Oriximiná ? PA). Revista Geoaraguaia , v. 3, p. 184-201, 2013.

  • BINSZTOK, J. . Transformações sócioespaciais da agricultura familiar na Amazônia. Scripta Nova (Barcelona) , v. XII, p. 1-1, 2008.

  • RIBEIRO, Dinalva Donizete ; BINSZTOK, J. . Impactos da Agricultura Tecnificada em Áreas de Cerrado do Brasil Central: Análise do Uso da Terra, do Grau de Vulnerabilidade dos Solos e do Desmatamento. Scripta Nova (Barcelona) , v. X, p. N/A, 2008.

  • BINSZTOK, J. . O Associativismo, a Cafeicultura Orgânica e o Comércio Justo na Amazônia: Dilemas e Perspectivas. Scripta Nova (Barcelona) , v. IX, p. N/A, 2007.

  • BINSZTOK, J. . Camponeses de Rondônia. Ciência Hoje , v. 38, p. 30-35, 2006.

  • BINSZTOK, J. . Agricultura Familiar na Amazônia: o contexto da cafeicultura no Centro de Rondônia. Geografias (UFMG) , v. 2, p. 22-33, 2006.

  • MACEDO, G. R. ; BINSZTOK, J. . Associações dos agricultores familiares, cafeicultura orgânica e comércio justo na Amazônia: dilemas e perspectivas. Revista NERA (UNESP. Online) , v. 10, p. 37-56, 2006.

  • BINSZTOK, J. . As Diferenças Socio-Espaciais dos Produtores Familiares Dedicados ao Cultivo do Café na Amazônia. Scripta Nova (Barcelona) , v. VIII, p. N/A, 2006.

  • BINSZTOK, J. ; EGIDIO, Roberta de Oliveira . A Sustentabilidade Ambiental e o Campesinato na Amazônia. Mundo & Vida (UFF) , v. 6, p. 83-86, 2005.

  • BINSZTOK, J. ; SANTOS, Eduardo Alves Menezes dos . Tanguá: a Degradação SócioAmbiental de uma Área Rural Inserida na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.. Mundo & Vida (UFF) , v. 6, p. 87-89, 2005.

  • BINSZTOK, J. ; RIBEIRO, Dinalva . De Leo Waibel à Schultz e à transgenia: uma reflexão sobre a agricultura nos cerrados.. Geosul (UFSC) , Florianópolis, v. 19, n.1, p. 27-45, 2004.

  • BINSZTOK, J. . Cacoal-RO: A constituição de um campesinato na fronteira agrícola da Amazônia Meridional. GEOgraphia (UFF) , Niterói, v. 10, n.5, p. 07-23, 2003.

  • BINSZTOK, J. . Organização da Produção Leiteira no Espaço Agrário Brasileiro. GEOgraphia (UFF) , Niterói, v. 2, p. 77-88, 2000.

  • BINSZTOK, J. . Crise e construção de uma nova ordem territorial no Estado do Rio de Janeiro. Revista Geographia, Niterói, v. I, 1999.

  • BINSZTOK, J. . Análise dos problemas de abastecimento da região do médio amazonas. Revista do Instituto de Geografia e História Militar do Barsil, Rio de Janeiro, v. XXI, 1982.

  • BINSZTOK, J. . Castelo (ES): Suas relações com o meio rural. Revista Brasileira de Geografia , Rio de Janeiro, 1968.

  • BINSZTOK, J. . O Regatão. Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, 1965.

  • BINSZTOK, J. . O padeiro flutuante. Revista Brasileira de Geografia , Rio de Janeiro - IBGE, v. XXII, 1965.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BINSZTOK, J. . Inserção regional de hidrelétricas na Amazônia: de enclaves a projetos de múltiplos propósitos?. 2017.

BINSZTOK, J. ; WASSERMAN, J. C. F. A. ; CAMPOS, S. G. ; POVOA, R. ; RAMOS, T. C.Q. ; FARIA, C. S. ; BINSZTOK, I. F. . Viabilidade Econômica e Ambiental para a implantação de condomínio agroindustrial em Goianápolis - Centro de Goiás. 2012.

BINSZTOK, J. ; WASSERMAN, J. C. F. A. ; CAMPOS, S. G. ; POVOA, R. ; RAMOS, T. C.Q. ; FARIA, C. S. . Viabilidade Econômica e Ambiental para a implantação do cultivo do girassol em Correntina - Oeste Bahiano. 2012.

BINSZTOK, J. ; SILVA, T. P ; ALMEIDA, R. A . Questão Agrária e Transformações Socioterritoriais nas microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra/MT na última década censitária.. 2011.

BINSZTOK, J. . Projetos solicitando recursos e bolsas de pesquisa.. 2005.

BINSZTOK, J. . Conselheiro Fiscal da FAPERJ. 1990.

BINSZTOK, J. . Elaboração de pareceres para suplementação ou alteração de recursos orçamentários, operações de crédito e programação orçamentária e financeira das empresas públicas do setor agrícola do Estado do Rio de Janeiro.. 1990.

BINSZTOK, J. . Velhas e Novas Geografias e Geopolíticas do Petróleo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BINSZTOK, J. . Programa Polifonia das Ruas. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BINSZTOK, JACOB . Construção de Redes de Pesquisa, Desenvolvimento (P&D) no Setor de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro: Desafios e Oportunidades. 2018. (Relatório de pesquisa).

BINSZTOK, JACOB . Inserção do Campesinato na Organização Socioespacial da Cadeia Produtiva do Leite na Amazônia Meridional. 2017. (Relatório de pesquisa).

BINSZTOK, JACOB ; STERN, R. . Visita técnica aos espaços ocupados pelas atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no entorno das cidades de Rehovot e Tel Aviv. 2017. (Trabalho de campo).

BINSZTOK, JACOB ; BERLINER, P. . Reunião Técnica para estabelecimento de Programa de Intercâmbio. 2017. (Visita Técnica).

BINSZTOK, JACOB . O Campesinato e as Transformações Sócio-Espaciais no Centro de Rondônia: Permanência e Mudança. 2014. (Relatório de pesquisa).

BINSZTOK, JACOB . Indústria Extrativa de Petróleo em Macaé: Modificações Sócio-Espaciais e (Re)Estruturação Regional do Norte Fluminense. 2013. (Relatório de pesquisa).

BINSZTOK, JACOB . Desenvolvimento Capitalista e Diferenciação Sócio-Espacial no Campo: Cafeicultura, Campesinato, Comércio Justo e Meio-ambiente no Centro de Rondônia. 2011. (Relatório de pesquisa).

BINSZTOK, JACOB . A Organização Sócio-Espacial do Campesinato em Cacoal, na Fronteira Agrícola da Amazônia Meridional. 2008. (Relatório de pesquisa).

BINSZTOK, J. . A sustentabilidade econômica, social e ambiental da agricultura familiar no Estado de Rondônia: subsídios para o associativismo. 2007. (Relatório de pesquisa).

BINSZTOK, J. . Implantação de Associação de Agricultores Familiares No Estado de Rondônia: Subsídios para a Agregação de Valor e Comercialização da Produção de Café.. 2006. (Relatório de pesquisa).

BINSZTOK, J. . Perfil Sócio-Espacial da Produção Leiteira na Região Metropolitana o Rio de Janeiro.. 2005. (Relatório de pesquisa).

BINSZTOK, J. . Organização da Produção Leiteira na Região Metropolitana o Rio de Janeiro. 2005. (Relatório de pesquisa).

BINSZTOK, J. ; FERNANDES, Nelson da Nóbrega . Reconhecimento Geográfico do Centro-Leste de Rondônia. 2006 (Trabalho de Campo) .

BINSZTOK, J. . A organização sócio-espacial do campesinato em Cacoal. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

BINSZTOK, J. ; KÖHLHEPP, G. . Vale do Rio São João. 2001 (Trabalho de Campo) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Comunidade do Faraó: campesinato e sustentabilidade no entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), Descrição: O projeto analisa os impactos econômicos, sociais e ambientais na comunidade camponesa do Faraó, localizada em Japuíba, Cachoeiras do Macacu, decorrente da construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ). A pesquisa será realizada privilegiando abordagens teóricas que preconizam a não terminalidade do campesinato, apesar da urbanização acelerada e desordenada do campo, conforme constatado no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro, principalmente nos municípios impactados pelo empreendimento, como Itaboraí, São Gonçalo e Cachoeiras do Macacu. Na pesquisa, será empregado o método participativo, constando do exame da literatura pertinente, trabalhos de campo, análise de dados secundários e entrevistas abertas com representantes da comunidade e das instituições vinculadas à proposta, visando a um permanente ascultamento entre o núcleo da pesquisa e os atores locais. As recomendações serão fundamentadas em princípios sustentáveis, tais como preservação dos recursos naturais, geração de trabalho e renda familiar, fortalecimento do poder local e inserção da comunidade em redes de intercâmbio nacionais e internacionais, na medida em que a comunidade se localiza em uma região estratégica onde se localizam mananciais que abastecem importantes centros urbanos, como Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Os resultados serão também encaminhados à Petrobras ? pois a empresa privilegiou Japuíba e, consequentemente, o Faraó como área prioritária para o Programa Petrobras Socioambiental 2019-2020 ?, à Prefeitura de Cachoeiras do Macacu ? mostrando a importância da região como um espaço ocupado por comunidades tradicionais no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, vivenciando tensões com os dirigentes desta relevante unidade de preservação ambiental ?, à Associação de Lavradores e Amigos do Faraó (ALAF) e às instituições vinculadas ao projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / BRUNO MILAN CARNEIRO DE ALBUQUERQUE - Integrante / Cecília Werneck - Integrante / Thamiris da Silva Soares - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.Número de orientações: 2

  • 2017 - Atual

    Campesinato e Políticas Públicas de Sustentabilidade e Cidadania no Território Central de Rondônia, Descrição: A proposta investiga as intervenções preconizadas no Plano Territorial do Desenvolvimento Rural Sustentável / Programa Território da Cidadania ? Centro de Rondônia, a partir de 2003, constituem-se em recentes iniciativas governamentais de apoio às comunidades camponesas locais, após a implantação dos Projetos Integrados de Colonização (PICs) realizados na década de 1970 pelo INCRA. Os procedimentos decorrentes das políticas neoliberais reduziram drasticamente as intervenções nas atividades de pesquisa e extensão rural durante a década de 1990. Paralelamente, os Projetos Integrados de Colonização foram relegados a um plano secundário 16 pela concepção autoritária decorrente do Governo Militar e da opção de atender demandas do mercado externo do Complexo de Carne e Grãos, dirigidos pelas corporações nacionais e internacionais, em consonância com as políticas neoliberais. Nas pesquisas de OLIVEIRA (1989) e BINSZTOK (2009) essas intervenções foram assinaladas como uma verdadeira Contra Reforma Agrária, que aliado aos fatores acima relacionados foram responsáveis pela não-inclusão de Rondônia nas políticas compensatórias de apoio ao campesinato. O quadro foi interrompido, em 2003, com as iniciativas do Governo Lula na implantação do Plano Territorial do Desenvolvimento Rural Sustentável e em 2008, do Programa Territórios da Cidadania, terminando com o longo período imposto pelas políticas neoliberais de redução dos investimentos públicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Rafael Benevides de Sousa - Integrante / Cecília Werneck - Integrante., Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2015 - 2018

    Construção de redes de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no setor de petróleo na cidade do Rio de Janeiro: desafios e perspectivas, Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar as mudanças provocadas pelas redes de pesquisa e desenvolvimento (P&D), vinculadas à cadeia produtiva do setor de petróleo. O trabalho está pautado nos referenciais teóricos: Monié e Binsztok (2012), Castells (2011), Scott (2009), Soja (1989), Santos (2009) e Harvey (1993), referentes ao estudo da difusão sócio espacial das inovações tecnológicas decorrentes das alterações envolvendo a cadeia produtiva de petróleo no país, bem como, de questões como sustentabilidade ambiental e da nova geopolítica mundial do setor. Embora, com diferenças pontuais, os autores enfatizam a importância do Estado, Universidades, agências de fomento e empresas nacionais e multinacionais na construção das Redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em diversas regiões do globo. As recentes alterações proporcionadas pela exploração de gás de xisto nos Estados Unidos e no Canadá e da descoberta de reservas significativas de petróleo e gás offshore no oeste africano e no Brasil estabeleceram marcos de uma nova geopolítica mundial, alterando antigos limites e incorporando novas fronteiras de exploração e produção. Segundo o geógrafo Pierre Defontaine, o Brasil foi considerado ?uma nação continente?, em função da sua dimensão espacial e da sua unidade política, fatores que ao longo do tempo contribuíram para a presença de um forte protecionismo. No entanto, o país ainda enfrenta a contradição enunciada por Jacques Lambert, referente aos ?dois Brasis?, ou seja, a dimensão continental não eliminou a concentração litorânea da população e da riqueza. No caso da exploração e produção de petróleo, a contradição se torna evidente, na medida em que 70% da população do país estão localizadas até 100 km do litoral, gerando necessidades de boas práticas de gestão territorial e ambiental, pois este grande contingente certamente será atingido pelos impactos destes investimentos vinculados a exploração e produção de petróleo em águas profundas. A importância da iniciativa pode ser constatada quando verificamos que somente a Petrobrás conta com investimentos na ordem de 1.4 bilhões de reais até 2014, em parcerias com Universidades e Centros de pesquisas. O trabalho pretende ainda ressaltar a importância do setor na formação de um importante núcleo de capital cognitivo, representado pelo numeroso contingente da força de trabalho destas instituições, concentrada na cidade do Rio de Janeiro. Em relação à dimensão acadêmica o projeto acrescenta contribuições ao Programa de Pós-Graduação em Geografia e ao Programa de Doutorado em Gestão de Desenvolvimento Sustentável, da Escola de Engenharia, ambos da Universidade Federal Fluminense. Pretendendo, ainda, realizar parcerias como pólos internacionais de pesquisa como as Universidades do Texas - EUA, Austin e a Universidade de Hamburgo - Alemanha. A proposta é relevante ainda, pois a Petrobrás apresenta um dos maiores planos de investimentos coorporativos do mundo, na ordem de 234 bilhões de dólares a serem aplicados em cinco anos. A necessidade de uma ampliação significativa das áreas de exploração e produção, como o Campo de Libra, onde a estimativa é a recuperação de 8 bilhões de barris de petróleo atingindo a maturidade em 2035, bem como a junção de campos gigantes como Carcará e Bem-te-vi, localizados no pré-sal da Bacia de Campos vão exigir elevados níveis de segurança e eficiência operacional, procedimentos que deverão estar ajustados as práticas do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade corporativa. Neste sentido, o estudo pretende verificar a articulação de geopolítica clássica a nível global e nacional, bem como a necessidade de examinar o funcionamento da geopolítica interna do país, item fundamental para a realização de pesquisas locais e utilização de modelos de avaliação e acompanhamento espacial de investimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador., Financiador(es): FAPERJ - Bolsista do Nosso Estado 2015-17 - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2015 - Atual

    JUVENTUDE RURAL E PERMANENCIA NO CAMPO: DILEMAS E DESAFIOS NO PROCESSO DE RECRIAÇÃO CAMPONESA EM CÁCERES-MT, Descrição: A Juventude Rural enfrenta no seu cotidiano situações adversas relacionadas às condições de vida e de trabalho no campo. Diante da falta de novas oportunidades de trabalho e renda que marcam esse grupo social ao longo da história, muitos desses jovens migram para as cidades. Entretanto, na atualidade, observa-se que esse movimento migratório tem sido temporário e que a permanência da juventude no campo é extremamente importante para a reprodução da agricultura familiar camponesa. Assim, pretende-se com este projeto compreender o papel e a importância da juventude rural no campo, com vistas a implementação de políticas públicas que contribua no processo de recriação camponesa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Tânia Paula da Silva - Coordenador / Dilma Lourença da Costa - Integrante / Laudemir Luiz Zart - Integrante / Sinthia Cristina Batista - Integrante / Vivian Lara Cáceres Dan - Integrante / Paulo A. dos Santos Vieira - Integrante / Silvia Regina Nunes - Integrante / Laura Ap. de A. Justiniano - Integrante / Rosemeire Ap. de Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    INSERÇÃO DO CAMPESINATO NA ORGANIZAÇÃO SOCIO-ESPACIAL DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NA AMAZÔNIA MERIDIONAL, Descrição: O projeto representa a continuidade dos estudos realizados pelo pesquisador e apoiados pelo CNPq, que a partir do final da década de 1990, foram feitos no Centro de Rondônia, visando inicialmente analisar as diferenciações sócio-espaciais construídas pelos camponeses provenientes, em grande parte, do Norte do Espírito Santo e do Paraná e, também, do Sul de Minas Gerais atingidos pelas medidas do Grupo Executivo de Recuperação Econômica da Cafeicultura (GERCA), dirigido pelo Instituto Brasileiro do Café - IBC. Os objetivos do GERCA eram modernizar a cafeicultura pela erradicação de milhares de pés de café, considerados improdutivos e ocasionando uma grande expropriação de pequenos proprietários, meeiros, e trabalhadores rurais assalariados no Centro-Sul do país. A força de trabalho liberada pelas iniciativas do IBC/GERCA foi oficialmente orientada para ocupação e colonização de extensas áreas da Amazônia Meridional, em Rondônia concentrando-se no Centro do estado, onde foram implantados os Projetos Integrados de Colonização (PIC?s), concebidos pelo Programa de Integração Nacional (PIN). Os projetos ocupavam uma faixa de 100 km, de cada lado, da antiga BR-29, atual BR-364, cortada em lotes retangulares de aproximadamente 100 hectares (500x 2.000 metros), distribuídos pelo INCRA num padrão em linhas retas com distancias de 4 km, que serviam como estradas de penetração e de acesso. Assim, aos expropriados, foram transformados pelo Governo Militar em pioneiros e desta forma atenuando os inúmeros focos de tensão existentes na década de 1970, no campo em decorrência destas medidas. Com objetivo de fixar os pioneiros, foram implantados cinco Projetos Integrados de Colonização (PIC?s), concentrados no Centro do estado, abrangendo atualmente, entre outros os municípios, Cacau, Espigão do Oeste, Presidente Médici, Ministro Mário Andreazza, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e Jaru, em áreas de solos relativamente férteis. Com o declínio inicialmente do cultivo do cacau decorrente da difusão da vassoura-de-bruxa e, posteriormente, da cafeicultura a partir de 1990 motivados pela redução da fertilidade do solo, avanço do desmatamento, estiagens prolongadas, proliferação de pragas, dificuldades de comercialização em função das longas distancias percorridas pelo produto e sucessivas crises de cotação nos mercados nacionais e internacionais, o Centro de Rondônia, passou a vivenciar um surto de expansão da horticultura destinada ao abastecimento de centros urbanos, locais e regionais, como também uma expressiva expansão da pecuária de corte e leiteira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Mônica R. D. Carneiro - Integrante / Rafael Benevides de Sousa - Integrante., Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2013

    Exploração e Produção de Petróleo em Macaé: Modificações Sócio-Espaciais e (Re)Estruturação Regional do Norte Fluminense., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Cooperação.

  • 2008 - 2012

    Agricultura familiar, territorialidades e sustentabilidade ambiental na Amazônia, Descrição: O Projeto investiga as diferentes territorialidades formadas pela agricultura familiar no Centro de Rondônia, particularmente dedicadas à cafeicultura, olericultura e a produção de leite, constituindo-se em um contraponto ao avanço do Complexo de Carne e Grãos proveniente do sul do estado. A agricultura familiar apresenta significativa relevância, pois é um importante setor para a geração de emprego e renda na região. Também se destaca pelo grande número de experimentos alternativos, abrangendo agroecologia, comércio justo e economia solidária. A proposta agrega o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, que possui experiência de pesquisa na região e da UFMG que apresenta tradição de estudos da agricultura familiar em Minas Gerais, formando um conjunto de ações que beneficiarão os produtores do Centro de Rondônia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Rui Erthal - Integrante / Giovani Raimundo de Macedo - Integrante / Maria Aparecida dos Santos Tubaldini - Integrante / José Antônio S. de Deus - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.

  • 2008 - 2011

    Desenvolvimento Capitalista e Diferenciação Sócioespacial no Campo: Cafeicultura, Campesinato, Comércio Justo e Meio Ambiente no Centro de Rondônia., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Perfil Sócio-Espacial da Produção Leiteira na Região Metropolitana do Rio de Janeiro., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Giovani Raimundo de Macedo - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Diferenciação Sócio-Espacial do Campesinato na Amazônia: Cafeicultura, Comércio Justo e Meio-Ambiente no Centro de Rondônia, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Organização Sócio-Espacial do Campesinato em Cacoal-RO, na fronteira agrícola da Amazônia Meridional., Descrição: Objetivo: a pesquisa objetiva investigar as transformações do espaço agrário brasileiro na fronteira da Amazônia Meridional, em Cacoal, município localizado na região central de Rondônia. Estudaremos a dimensão geográfica contida nas práticas sociais dos pequenos produtores dedicados principalmente à cafeicultura em áreas anteriormente ocupadas pela floresta amazônica. A questão central do trabalho é determinar, nas últimas três décadas, as razões e os impactos causados pela presença destes produtores neste recorte da fronteira agrícola Justificativa: Nesta linha o trabalho se justifica como uma contribuição para o conhecimento das formas utilizadas pelo capitalismo para a reprodução de um produto de baixo preço, representado pela cafeicultura proveniente do Norte do Espírito Santo, implantado em Cacoal no estado de Rondônia. A crise enfrentada pelos produtores de cacau decorrentes dos prejuízos causados pela "vassoura de bruxa", na última década, reforçou a importância do café como uma alternativa capaz de assegurar a geração de renda e a continuidade desta fração do campesinato em Rondônia na Amazônia Meridional. A cafeicultura do centro de Rondônia constitui-se em um importante contraponto ao indiscriminado avanço da soja na Amazônia Meridional, que atinge atualmente o município de Vilhena. Percorrendo a rodovia 364, verificamos que a expansão do complexo sojífero obedece a uma lógica espacial ditada pelos interesses das grandes corporações, representadas pelo Grupo Maggi, ao contrário da cafeicultura que se encontra alicerçada pela lógica do trabalho nas pequenas propriedades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Rodrigo da Costa Caetano - Integrante / Ivair Gomes - Integrante / Eduardo Alves Menezes dos Santos - Integrante / Osni de Luna Freire Filho - Integrante / Maria Aparecida Aram - Integrante / Luiz Sertório Teixeira - Integrante / Giovani Raimundo de Macedo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 2

  • 2005 - 2007

    A sustentabilidade econômica, social e ambiental da agricultura familiar no estado de Rondônia: Subsídios para o associativismo., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Implantação de Associações de Agricultores Familiares no Estado de Rondônia: Subsídios para a agregação de valor e comercialização da produção de café., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro / Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Perfil socio-espacial da organização da produção leiteira na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

  • 2012 - 2014

    INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO TROMBETAS-PA, Descrição: A pesquisa foi orientada mediante análise da literatura pertinente, bem como cruzamento destes referenciais com as observações empíricas realizadas em trabalho de campo na Unidade Avançada José Veríssimo em Oriximiná. O equipamento projetado nesta pesquisa destina-se à perfeiçoar o beneficiamento das diferentes sementes componentes da policultura praticada pelos grupos tradicionais habitantes do Alto Trombetas, que em função do isolamento apresentam dificuldades de geração de renda e também de segurança alimentar, na medida em que são bastante dependentes da sazonalidade típica da região Amazônica. O projeto de uma prensa destinado à aperfeiçoar o beneficiamento de sementes oleaginosas e a respectiva produção de óleos configurando-se em uma inovação promissora para a manutenção dos grupos que se encontram sob risco em função do avanço das frentes pioneiras agrícolas e de exploração mineral, principalmente a bauxita e outros não ferrosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Felipe Souto Alves - Integrante / Patricia Vieira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2012 - Atual

    Gestão de Recursos Naturais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman em 23/05/2013., Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Integrante / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Coordenador / ROGER MATSUMOTO MOREIRA - Integrante / EDISON DAUSACKER BIDONE - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Emprego dos Métodos UTA e UTA ? CR na Avaliação de Projetos, Descrição: Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jacob Binsztok - Coordenador / Júlio César de Faria Alvim Wasserman - Integrante / LUIS ALBERTO DUNCAN RANGEL - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

1 lugar no VIII Seminário de Iniciação à inovação - 2018 - Categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, como orientador de Taisa Mesquita de Oliveira., Proppi - Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação/ AGIR - Agência de Inovação UFF.

2012

Prêmio Meio Ambiente - 2012, Lions Internacional.

2009

Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.

1970

Primeira colocação no concurso de monografias sobre o carvão mineral nacional, Comissão do Plano de Carvão Nacional do Ministério de Minas e Energias.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia. , Av. General Milton Tavares de Souza, S/N ? Campus da Praia Vermelha - Instituto de Geociências - Sala 520, Boa Viagem, 24030340 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26295967, Fax: (21) 26295950, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFF

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Agência de Inovação UFF

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1993 - 1994

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tcnológico

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 12

Atividades

  • 06/1993 - 08/1994

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenadoria de Ciências Sociais e Aplicadas, Planejamento Urbano Regional.,Cargo ou função, Consultor.

1990 - 1991

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preseidente do Conselhoi fiscal, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/1990 - 07/1991

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Fiscal, Departamento de Administração.,Cargo ou função, Presidente do Conselho Fiscal.

1974 - 1974

Escola Naval da Marinha de Guerra

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Substituto da disciplina "Geografia Econômica".

Atividades

  • 02/1974 - 12/1974

    Ensino, Corpo da Armada, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Econômica

1973 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2006

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Geociências.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 01/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Linhas de pesquisa

  • 01/2001

    Estágios , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Estágio realizado, Elaboração de tabelas e quadros referentes a produção leiteira no RJ.

  • 03/1999

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, Vice-Coordenadordo Programa de Mestrado em Ordenamento Territorial e Ambiental.

  • 03/1999

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, Vice-Coordenadordo Programa de Doutorado em Ordenamento Territorial e Ambiental.

  • 03/1999

    Ensino, Ordenamento Territorial e Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Planejamento Ambiental, Política e Palnejamento do Meio Ambiente

  • 02/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, Representante Substituto do Instituto de Geociências no Conselho do Centro de Estudos Gerais da Universidade Federal Fluminense.

  • 03/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Ciências Sociais.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.

  • 03/1997

    Ensino, Organização Espacial do Rio de Janeiro, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estado e Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro

  • 03/1983

    Ensino, Planejamento Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Política, Planejamento do Meio Ambiente

  • 08/1973

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Agrária, Geografia Humana e Econômica 2, Geografia e Planejamento 1, Geografia e Planejamento 2, Métodos e Técnicas Quantitativas Aplicadas à Geografia

  • 06/2007 - 06/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Geociências.,Cargo ou função, Consultor externo do processo de avaliação de projetos de pesquisa do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em cooperação com o CNPq..

  • 06/2005 - 10/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Linhas de pesquisa

  • 06/2005 - 10/2006

    Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do projeto.

  • 10/2004 - 10/2006

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Geociências.,Cargo ou função, Sub-Chefe de Departamento.

  • 03/2004 - 12/2005

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Geociências.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 01/2001 - 12/2001

    Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Serviço realizado, Organização da produção leiteira no Estado do Rio de Janeiro.

  • 02/1993 - 12/1994

    Direção e administração, Associação de Docentes, .,Cargo ou função, Diretor de Relações Sindicais.

  • 02/1993 - 11/1994

    Direção e administração, Associação dos Docentes, .,Cargo ou função, Coordenador do Grupo de Trabalho de Política Agrária.

  • 06/1991 - 12/1992

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, Titular do Colegiado do curso de História do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.

1972 - 1985

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Sociedade Augusto Motta

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1972 - 11/1985

    Ensino, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia do Brasil

1971 - 1971

Faculdade de Relações Internacionais

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1971 - 12/1971

    Ensino, Geografia Política, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Política

1967 - 1967

Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1967 - 12/1967

    Ensino, Ciências Políticas e Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Política, Geografia Econômica