Lourenço Augusto Camargo Granato

Executivo com 26 anos de experiência nas áreas de Gestão, Planejamento Estratégico, Financeiro e Marketing nos segmentos de alimentos, bebidas, bens de consumo, commodities e construção civil. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie desde julho de 2000, com MBA Executivo em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) desde julho de 2003, e Mestrado em Administração pela PUC-SP desde outubro de 2009. Carreira executiva ascendente nas áreas de planejamento estratégico, gestão, financeiro e marketing em multinacionais, entre elas: DANONE S/A, Martin-Brower Company, Coca-Cola Femsa, GLENCORE Corporation, MONDELEZ INTERNATIONAL. Atualmente como Sócio-Gestor da empresa CASA SECA Engenharia no setor de construção civil, Executivo na COCA-COLA COMPANY e Docente no Centro Universitário FIEO (SP).

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Administração

2007 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Comportamento do Consumidor de Refrigerantes: Reflexos da Mudança no Mercado Brasileiro
, Ano de Obtenção: 2009.Prof. Dr. Francisco Antonio Serralvo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: consumidor; comportamento; mercado; bebidas.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Trade Marketing. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Planejamento Estratégico. Setores de atividade: Fabricação de Bebidas; Outros Setores.

Especialização em MBA Executivo em Marketing

2001 - 2003

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: Gerenciamento Estratégico de Vendas e Distribuição

Graduação em Administração de Empresas

1996 - 2000

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ensino Médio (2º grau)

1993 - 1995

Colégio Dante Alighieri

Ensino Fundamental (1º grau)

1985 - 1992

Colégio Dante Alighieri

Formação complementar

2021 - 2022

Especialista Green Belt / Especialista Black Belt. (Carga horária: 180h). , Council For Six Sigma Certification, C.S.S.C., Estados Unidos.

2013 - 2013

Extensão Universitária Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo, ESTACIO, Brasil.

2005 - 2005

Pesquisa, Desenv e Monitoramento de Mercado. (Carga horária: 8h). , AC Nielsen, NIELSEN, Brasil.

1998 - 1998

Standard English - Toronto, Canadá. (Carga horária: 160h). , Language Studies Internacional, LSI, Canadá.

1998 - 1998

Laboratório de Banking. (Carga horária: 12h). , SSJ / FGV - SP, SSJ, Brasil.

1998 - 1998

TOEFL Preparation - Toronto, Canadá. (Carga horária: 160h). , Language Studies Internacional, LSI, Canadá.

1996 - 1996

Seminário Aplicado de Administração de Marketing. (Carga horária: 12h). , SSJ / FGV - SP, SSJ, Brasil.

1996 - 1996

Pacote Office. (Carga horária: 62h). , Domínio Tecnologia, DOMÍNIO, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Comportamento do Consumidor.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Trade Marketing.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Planejamento Estratégico.

Produções bibliográficas

  • GRANATO, L. A. C. ; PEREIRA, P. F. P. . Ainda existem consumidores fiéis?. Revista de Administração da UFSM , v. 4, p. 9-18, 2011.

  • GRANATO, L. A. C. ; PEREIRA, P. F. P. . Ainda Existem Consumidores Fiéis?. REA. Revista Eletrônica de Administração (Franca. Online) , 2011.

  • GRANATO, L. A. C. . Comportamento do Consumidor de Refrigerantes: Reflexos da Mudança no Mercado Brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Coca-Cola Company

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Project Manager (PMO) Strategy South Zone, Carga horária: 44

Outras informações:
- Alocado in house pela MJV, sou responsável pelo processo ABP/LRP 2024 South Zone, com um sólido entendimento das premissas a serem cumpridas, aplico as melhores práticas e outras metodologias Agile com eficaz habilidade de me comunicar entre todas as frentes de trabalho.- Desenvolvo reports, calendários e apresentações eficazes para manter todos informados sobre o andamento dos projetos. Lido e analiso grande quantidade de dados relacionados ao tracking dos projetos South Zone como base para avaliar e mitigar riscos, maximizar oportunidades e tomada de importantes decisões.- Possuo grande habilidade interpessoal com as equipes dos projetos, condução de reuniões para andamento dos temas entre as partes interessadas, resolução de conflitos, motivação das equipes e construção de relacionamentos sempre liderando pelo exemplo.- Tenho elevada resiliência e capacidade de me adaptar a novas circunstâncias, projetos dinâmicos sujeitos a mudanças, alinhados aos objetivos estratégicos da CCIL.- Possuo um sólido conhecimento do contexto do negócio em que os projetos estão inseridos, e tomo decisões baseadas em dados, cenários e os objetivos organizacionais.

2023 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 3

Outras informações:
Docente nos cursos de Adm.de Empresas e Comércio Exterior / Negócios Internacionais

2022 - 2023

Mondeléz International

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Project Manager (PMO), Carga horária: 44

Outras informações:
- Responsável pelo Planejamento dos Negócios com destaque para o Projeto de Transformação Digital e Global, construção de diferentes modelos comerciais com premissas de avaliação de riscos locais/planos de mitigação, ajustes no processo de integração das vendas vs. planejamento de demanda, total uso do ciclo de vendas/suas etapas e atenção para as mudanças e/ou harmonização da hierarquia de vendas seja em conceito/método/sistema;- Integração do Symphony / E2E impulsionando as mudanças perante os stakeholders, construção de análises no processo de vendas, concepção/entrega dos programas de treinamentos (Trade, RGM, Sales Ops, Planning, Intelligence, SOE, WBR), definição das métricas de sucesso para que estejam atreladas ao Tevec, planejamento de metas, blocos de construção, IBP e SOE; - Condução do Processo IBP para que seja parte das ferramentas E2E nas conexões com o Symphony e o Projeto de Transformação Digital e Global, estabelecendo o nível de qualidade esperada em meu papel de PMO como extensão às equipes de Vendas, RGM e Trade;- Fornecimento de Dados/Relatórios sobre o status/métricas das implementações para a equipe PMO regional, verificações da integridade do sistema que evidencie a usabilidade/desempenho, elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão (SOP) e as Instruções de Trabalho (WI) como base de treinamento; controle dos testes de Aceitação do Usuário (UAT) em cada etapa/ambiente durante a fase de hiper atendimento, levantamento de tíquetes para correções e solução com as áreas envolvidas.

2019 - 2022

GLENCORE Corporation

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Planejamento, Carga horária: 44

Outras informações:
- Responsável pelo Planejamento dos Negócios na distribuição de combustíveis nível Brasil, esquematizando as prioridades/demandas/metas, gestão de 7 pessoas, Budget de R$47MM, total de 2.100 postos de gasolina (rede distribuidora) com os seguintes destaques/resultados: ● Rentabilidade (TIR/VPL/Payback) ? adequações contratuais/negociação conjunta com o Time Comercial a meta atingida foi de 105%, zerado as perdas financeiras (~R$20MM), o aumento em novas vendas foi de 5% sendo 98% em recorrência) e classificação da base de clientes, juntos fizeram a TIR crescer em 15%; ● Performance dos contratos - ao identificar o grupo de clientes inidôneos pelos KPIs (histórico de vendas, prática de preços na bomba, ranking na ANP), houve aplicação de novas tratativas comerciais onde as vendas cresceram 38%, a eficiência na ANP está em 92% e o trabalho em time multifuncional viabilizado com as áreas de Comercial, Varejo, MKT/CRM, Financeiro, Jurídico; ● Política Comercial ? após revisão de preços para clientes que cumprem 90% dos KPIs acima, ativação do Plano de Pricing em 80%, ações de trade MKT em 10% da base selecionada, assertividade no racional em premissas contratuais e definição dos clientes clusterizados, o resultado ganha-ganha se consolidou; ● Condução do Modelo de Gestão de Pessoas, esquematizando matriz de desenvolvimento pessoal/profissional com efetiva liderança pelo exemplo nas Competências (comunicação, inovação, criatividade, orientação para resultados e trabalho em equipe), que evidenciou transparência na reorganização de pessoas/funções, melhora significativa no clima organizacional e exposição com Diretores.

2008 - Atual

CASA SECA IMPERMEABILIZAÇÕES

Vínculo: Sócio-Gestor, Enquadramento Funcional: Sócio-Gestor, Carga horária: 40

Outras informações:
·Administração geral da empresa; ·Responsável pelo deptº. comercial (divisão condomínios) e planej. de marketing; ·Coordenação do deptº. Adm. / Financeiro e Adm. de Contratos

2004 - 2008

Coca Cola Femsa do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: outro (Deptº de Marketing), Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável por diversas funções dentro das diretorias de Marketing e Planejamento Estratégico, entre elas: ·Responsável por todos os produtos retornáveis (CSD), planejamento, execução e análise de atividades específicas para ganho de participação no mercado; ·Coordenação, implementação e análise dos resultados finais de projetos estratégicos da empresa para diretoria de operações; ·Responsável pela análise, desenvolvimento e implementação de atividades específicas para os canais do mercado tradicional (Bar/Lanch, Rest, Padaria); ·Planejamento e execução de atividades propostas no business plan; ·Apresentações e análises diversas para a diretoria de marketing; ·Participação no business plan e orçamento anual; ·Report de resultados para diretoria geral e conselho; ·Acompanhamento dos projetos-chave da diretoria geral com setores da empresa; ·Monitoramento dos principais relatórios e indicadores operacionais do Mercosul para diretoria geral; ·Perfil dos principais competidores do mercado; ·Perfil da indústria de bebidas no Brasil (água, sucos, cerveja e refrigerantes); ·Análises Nielsen mensais da performance do mercado de refrigerantes e água; ·Apresentações e estudos estratégicos diversos para a diretoria geral;

2013 - 2017

Centro Universitário Estácio de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de Graduação: Cursos em Administração de Empresas, Marketing e Contábeis

2001 - 2004

MARTIN-BROWER

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela análise de propostas e acordos comerciais, acompanhamento de metas e projetos de planej. comercial da área de FoodService;Responsável pela análise financeira, formação de preços e controle de custos da área de FoodService

1998 - 2000

DANONE S/A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Adm. de Vendas / Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Principais responsabilidades: - controle e planejamento da verba de trade mkt / comercial destinada à atividades promocionais de venda direta e mercado institucional no Brasil; plano de premiação e incentivo às vendas; ·relatório de atividades comerciais, planejamento das despesas comerciais; ·lista de preços para a equipe de vendas e ranking das principais organizações; ·análise da evolução das vendas dos produtos da linha nas filiais nacionais; ·trabalhos diversos relacionados à equipe de vendas e gerência;