Daniel Silas Veras dos Santos

Professor do Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; Doutor em Ecologia UFPA; Mestre em Biodiversidade, Ambiente e Saúde pela Universidade Estadual do Maranhão; Especialista em Biologia Parasitária pelo IFPI (2012); Especialista em Gerenciamento de Recursos Ambientais pelo CEFET-PI (2008); Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2006); Sou líder do Grupo de Pesquisa em Biodiversidade de Ambientes Tropicais - BIOAMTROP; Membro da Sociedade Latinoamericana de Odonatologia (SOL); Coordenador do Laboratório de Ecologia de Comunidades do IFMA Caxias, onde desenvolve pesquisas na área de ecologia com ênfase em insetos aquáticos.

Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em ECOLOGIA

2021 - 2025

Universidade Federal do Pará
Título: Preditores espaciais e ambientais da diversidade de Odonata (Insecta) em riachos em mosaicos de usos do solo no Cerrado: padrões de distribuição da abundância, ocupação regional, diversidade beta
Leandro Juen. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil. Palavras-chave: Dispersão; Heterogeneidade biológica; INSETOS AQUÁTICOS; MATOPIBA; Metacomunidades; Libelulas. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: ECOLOGIA DE COMUNIDADES.

Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde

2015 - 2017

Universidade Estadual do Maranhão
Título: EFEITO DA PERDA DE INTEGRIDADE DE RIACHOS SOBRE A ASSEMBLEIA DE ODONATA (INSECTA) NA ZONA ECOTONAL DO LESTE DO MARANHÃO, Ano de Obtenção: 2017
Carlos Augusto Silva de Azevêdo.Coorientador: Leandro Juen. Palavras-chave: INSETOS AQUÁTICOS; BIODIVERSIDADE; ODONATOFAUNA.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Especialização em Biologia parasitária

2010 - 2012

Instituto Federal do Piauí
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA BALNEABILIDADE DA BARRAGEM DO BEZERRO EM JOSÉ DE FREITAS-PI
Orientador: FLÔR DE MARIA MENDES CÂMARA

Especialização em GESTÃO DE RECURSOS AMBIENTAIS

2007 - 2008

Instituto Federal do Piauí
Título: A percepção ambiental dos professores de ensino medio como instrumento norteador de Educação Ambiental
Orientador: Flor de Maria Mendes Câmara

Graduação em Ciências Biológicas

2002 - 2005

Universidade Estadual do Piauí
Título: PRÁTICAS NOS LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLINÍCAS DO GRUPO CLAUDINO
Orientador: Emília Ordones Lemos Saleh

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: ECOLOGIA DE COMUNIDADES.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Insetos Aquáticos.

Organização de eventos

SANTOS, D. D. B. ; Veras, D. S. ; RIBEIRO, A. T. ; LUSTOSA, G. S. ; CAMARA, J. T. . Comissão Organizadora da I Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aldeias Altas. 2024. (Outro).

Daniel Silas Veras ; LUSTOSA, G. S. ; GUALTER, R. M. R. . I SIMPÓSIO DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE- O biólogo e a pesquisa em biodiversidade e conservação. 2020. (Outro).

SANTANA, G. L. ; VERAS-DOS-SANTOS . XIII Olimpíada de Biologia Brasileira. 2017. .

VERAS-DOS-SANTOS ; SANTANA, G. L. . XII Olimpíada de Biologia Brasileira. 2016. (Outro).

Participação em eventos

VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025.Diversidade de Odonata em um contexto de mudanças climáticas e usos e ocupação do solo no Cerrado. 2025. (Simpósio).

1ª Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aldeias Altas?MA.Ciência, Tecnologia e Inovação para um município de Aldeias Altas-MA justo, sustentável e desenvolvido. 2024. (Outra).

III CONGRESSO DE ENTOMOLOGIA DO PIAUÍ. Insetos aquáticos como bioindicadores de qualidade de água: uma abordagem prática,. 2024. (Congresso).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022.Relato de experiências dos grupos de pesquisa do IFMA Campus Caxias - Grupo de pesquisa em Biodiversidade de Ambientes Tropicais- BIOAMTROP. 2022. (Seminário).

Seminário de Iniciação Científica - SEMIC 2022.Desenvolvimento científico de tecnológico: compromissos e desafios das práticas investigativas no Campus Caxias. 2022. (Seminário).

I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual - CONBIV. A INTEGRIDADE DE HABITAT COMO DRIVER DA BIODIVERSIDADE AQUÁTICA. 2021. (Congresso).

Seminário de Iniciação Científica - SEMIC 2021.O todo é mais do que a união de suas partes: integrando pesquisa com ensino e extensão no IFMA campus Caxias. 2021. (Seminário).

V Simposio de Inseos Aquátics Neotropicais.?LOSS OF INTEGRITY OF STREAMS CAUSES CHANGE IN ODONATA ASSEMBLIES IN THE ECOTONAL ZONE CERRADO-CAATINGA IN BRAZIL?. 2019. (Simpósio).

Workshop Ecologia de Comunidades.EFEITO DA ANTROPIZAÇÃO SOBRE A DIVERSIDADE DE ODONATA EM ÁREA DE ECOTONO CERRADO-CAATINGA. 2018. (Simpósio).

IV SIMPÓSIO DE INSETOS AQUÁTICOS NEOTROPICAIS.RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE GÊNEROS DE IMATUROS DE ODONATA NA APP DO INHAMUM, NO LESTE MARANHENSE, BRASIL. 2017. (Simpósio).

Primer Encuentro de la Sociedad de Odonatología Latinoamericana.ODONATA (INSECTA): NOVAS OCORRÊNCIAS PARA O ESTADO DO MARANHÃO. 2016. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: NÉVYTON HENRIQUE DE MELO COSTA

Daniel Silas VerasLUSTOSA, G. S.; CESAR FILHO, G. A.. NÉVYTON HENRIQUE DE MELO COSTA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Geyssy Nayra de Macedo Silva

GUALTER, R. M. R.;Veras, D. S.; ALMEIDA, E. S.. A Educação em Solos no Ensino Básico do Brasil. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Marirlan dos Reis Santos

Daniel Silas VerasLUSTOSA, G. S.; MACHADO, E. B. P.. VISÃO SOCIOAMBIENTAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, EM CAXIAS-MA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Fábio Henrique de Souza Cardoso,

Daniel Silas VerasLUSTOSA, G. S.; MACHADO, E. B. P.. Desmistificando os morcegos: sensibilização de discentes do ensino fundamental para conservação da biodiversidade. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Marcos Augusto de Sousa Carvalho

OLIVEIRA, F. M.;Daniel Silas Veras; GARCEZ, A. C.. A utilização de tecnologias digitais no ensino de geometria frente à formação inicial do professor. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Laiane Cunha Ferreira

ARAUJO, W. P.;VERAS-DOS-SANTOS; MORAIS, R. C. S.. ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E POSSIBLIDADES NA PRÁTICA DOCENTE. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: EDVANIA DA CONCEIÇÃO SARMENTO

ANDRADE, M. V. M.VERAS-DOS-SANTOS; ARAUJO, W. P.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO DOS DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL JOVEM THALES EM CAXIAS MARANHÃO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: Surama Pereira

VERAS-DOS-SANTOS; CALVET, R. M.; LUZ, A. J. R. V.. BIOBLITZ CERRADO MARANHENSE: CONCEPÇÃO DOS PESQUISADORES E MONITORES PARTICIPANTES. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: Luciana Rocha Paula

VERAS-DOS-SANTOSLUSTOSA, G. S.; CESAR FILHO, G. A.. A EXPERIMENTAÇÃO NAS CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: Yego Guimarães Moura

LUSTOSA, G. S.;Veras, D. S.. A Obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura dos Povos Afro- brasileiros e Indígenas na Educação Básica: entre a letra da lei e a prática educativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Açucena Araujo Ferreira Medeiros

LUSTOSA, G. S.Veras, D. S.; FRANCO, C. L.. INFLUÊNCIA DA SAZONALIDADE SOBRE A DIVERSIDADE DA ORDEM COLEOPTERA EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO MATOPIBA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Vitoria da Silva Oliveira

LUSTOSA, G. S.Veras, D. S.; FRANCO, C. L.. INFLUÊNCIA DA SAZONALIDADE NA ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE FORMIGAS (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM UMA FITOFISIONOMIA DE CERRADO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Agnaildo Sousa Sampaio

LUSTOSA, G. S.Veras, D. S.FERREIRA, M. F. R.. JOGO CLADEWAY: UMA ABORDAGEM LÚDICA DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: MÔNICA MARCELA DA CONCEIÇÃO SOUSA

LUSTOSA, G. S.Veras, D. S.FERREIRA, M. F. R.. EFEITOS SAZONAIS SOBRE A ENTOMOFAUNA DO SOLO EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NO LESTE MARANHENSE, BRASIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Verison Geovane Melo de Sousa

LUSTOSA, G. S.Veras, D. S.FERREIRA, M. F. R.. CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM CAXIAS - MARANHÃO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Sandrik Marcelo Sousa,

GUALTER, R. M. R.;Daniel Silas Veras; RODRIGUES, K. M.. "INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS DE MANEJO DO SOLO SOBRE A FAUNA INVERTEBRADA EPIGEICA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Mayra Letícia Nascimento Silva

Daniel Silas VerasLUSTOSA, G. S.; CAJAIBA, R. L.. O PAPEL DOS FATORES ESPACIAIS E AMBIENTAIS SOBRE A COMUNIDADE DE IMATUROS DE EPHEMEROPTERA EM AFLUENTES DO RIO ITAPECURU EM CAXIAS, MARANHÃO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Lucas Pereira Moura

Veras, D. S.LUSTOSA, G. S.; GUALTER, R. M. R.. Congruência entre a comunidade de imaturos e adultos de Odonata em área ecotonal no Leste Maranhense,. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Fernanda Ribeiro Ferreira

Veras, D. S.LUSTOSA, G. S.; GUALTER, R. M. R.. Efeitos ambientais estruturadores da comunidade de Odonata em área ecotonal no Leste Maranhense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Carolina Gomes Viana

Veras, D. S.; GUALTER, R. M. R.;LUSTOSA, G. S.. INFLUÊNCIA DE FATORES AMBIENTAIS E ESPACIAIS SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DAS ASSEMBLEIAS DE ODONATA EM AFLUENTES DO RIO ITAPECURU, CAXIAS-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Ingrid Reis Campos

Veras, D. S.; GUALTER, R. M. R.;LUSTOSA, G. S.. EFEITOS ESPACIAIS E AMBIENTAIS NA ESTRUTURAÇÃO DAS COMUNIDADES DE TRICOPTERA IMATUROS EM AFLUENTES DO RIO ITAPECURU EM CAXIAS, MARANHÃO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: EDIVANIA ARRUNDA SILVA

GUALTER, R. M. R.;Veras, D. S.; MACEDO, G. N.. PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EM SOLOS EM CAXIAS - MARANHÃO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: LAURA ALMEIDA DE OLIVEIRA

VERAS-DOS-SANTOS; LIMA, L. R. C.;LUSTOSA, G. S.. ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA SOBRE A ORDEM TRICHOPTERA E DIVERSIDADE TAXONÔMICA E DE GRUPO TRÓFICO FUNCIONAL EM COMUNIDADES DE IMATUROS DE EPHEMEROPTERA E TRICHOPTERA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Wellington Nobre Silva

VERAS-DOS-SANTOS; LIMA, L. R. C.;LUSTOSA, G. S.. ESTUDO CIENCIOMÉTRICO DA ORDEM ARANEAE PARA O BRASIL E COMPOSIÇÃO DE ARANHAS EM DIFERENTES FITOFISIONOMIAS DE CERRADO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: MARIA JOSÉ ALMEIDA DO CARMO

GOMES, V. M. S.;VERAS-DOS-SANTOS; CESAR FILHO, G. A.. A INSERÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: MARIA DA CONCEIÇÃO SALVINO DA SILVA

SOARES, J. P.;VERAS-DOS-SANTOSCHAVES, J. O.. COMPOSTAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE FERRAMENTA TRANSVERSAL DE ENSINO POSSÍVEL?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: Maria da Conceição Rodrigues

VERAS-DOS-SANTOSSANTANA, G. L.; IMPERES, R. A.. AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE DE HABITAT DA VEREDA DO POVOADO BEZERRO EM ALDEIAS ALTAS-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: LÍVIA CARINE MACEDO E SILVA

ARAUJO, W. P.; MORAIS, R. C. S.;VERAS-DOS-SANTOS. O ENSINO DE CIÊNCIAS: Desafios e possibilidades na prática docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: Rayane Ferreira dos Santos

SANTANA, G. L.VERAS-DOS-SANTOS; ARAUJO, W. P.. LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DAS ESPÉCIES ARBÓREAS E ARBUSTIVAS DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIACHO LAMEGO, MUNICÍPIO DE CAXIAS, MARANHÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: José Francisco da Conceição Cruz

VERAS-DOS-SANTOSSANTANA, G. L.; ARAUJO, W. P.. NATUREZA DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: CLÉCYA FERREIRA CARVALHO

VERAS-DOS-SANTOSLUSTOSA, G. S.; SILVA, C. P.. ACONDICIONAMENTO E DEPOSIÇÃO IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM CAXIAS MARANHÃO,. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: Edenisio da Conceição Natividade

VERAS-DOS-SANTOSLUSTOSA, G. S.; SILVA, C. P.. LEVANTAMENTO E ASSOCIAÇÃO ENTRE HABITAT DE GÊNEROS DA INFRAORDEM DE NEPORMORPHA DO RIACHO LAMEGO EM CAXIAS-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: NUBIA DE SOUSA DA CONCEIÇAO

VERAS-DOS-SANTOSLUSTOSA, G. S.; CESAR FILHO, G. A.. INVESTIGAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: Adeline Gomes da Silva

AZEVEDO, C. A. S.; CASTRO, E. R.;VERAS-DOS-SANTOS. Estrutura de Comunidades da ordem Odonata (INSECTA) em Açudes em Aldeias Altas, Maranhão, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Heloisa Regina Brito de Sousa

AZEVEDO, C. A. S.; CASTRO, E. R.;VERAS-DOS-SANTOS. Taxonomia e Distribuição da Ordem Megaloptera (Insecta) no Eatado do MAranhão-Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: FRANCISCO LIMA FERREIRA NETO

VERAS-DOS-SANTOS; IMPERES, R. A.; MARTINS, E. F.. A Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável como práticas metodológicas no ensino fundamental II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: CLEIA SILVA SANTOS BRAGA

CALVET, R. M.; IMPERES, R. A.;VERAS-DOS-SANTOS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SENSIBILIZAÇÃO DOS MEIOS DE TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO DA TOXOPLASMOSE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: LAURA DE FÁTIMA COSTA DA SILVA

SANTANA, G. L.; IMPERES, R. A.;VERAS-DOS-SANTOS. O ESTADO DA ARTE: AS QUEIMADAS NO CERRADO BRASILEIRO DE 2010 A 2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: MARIA DE FÁTIMA TAVARES DOS SANTOS

OLIVEIRA, J. S. C.; IMPERES, R. A.;VERAS-DOS-SANTOS. RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ALDEIAS ALTAS - MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: Aylane da Costa Pereira

MORAES, P. S. S.; ARAUJO, W. P.;VERAS-DOS-SANTOS. ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA MOLECULAR ATRAVÉS DE MODELOS DIDÁTICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: MARIA CÍCERA DA SILVA ARAÚJO

IMPERES, R. A.; SILVA, C. P.;VERAS-DOS-SANTOS. APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE INTEGRIDADE AMBIENTAL NO RIO ITAPECURU NA ZONA URBANA DE CAXIAS MARANHÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: Auro Almeida de Araújo

CALVET, R. M.; LIMA., J. B. A.;VERAS-DOS-SANTOS. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE HIGIÊNICA E SANITÁRIA DO CAMARÃO SALGADO E SECO COMERCIALIZADO NA CIDADE DE CAXIAS (MA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: Marirlan dos Reis Santos

GUALTER, R. M. R.; MARTINS, L. C. B.;VERAS-DOS-SANTOS. FORMIGUEIRO ARTIFICIAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO NÍVEL FUNDAMENTAL EM CAXIAS, MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Aluno: Jayme Rimar da Silva

LUSTOSA, G. S.VERAS-DOS-SANTOS; CUTRIM, A. M. F.. ANÁLISE DOS ESTUDOS AMBIENTAIS REALIZADOS EM CAXIAS ? MA NOS ANOS 2010 A 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Veras, D. S.; ARAUJO, W. P.. Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de Professor Substituto do IFMA Campus Caxias. 2022. Instituto Federal do Maranhão.

VERAS-DOS-SANTOS; GUALTER, R. M. R.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Professor para o Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMA, Campus de Coelho Neto. 2013. Instituto Federal do Maranhão.

Orientou

LAISSA DE SOUSA MACHADO

IMPACTO DA ANTROPIZAÇÃO NA DIVERSIDADE DE ODONATA EM DIFERENTES FRAGMENTOS NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA-MA; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal do Maranhão - Campus Chapadinha; (Orientador);

Amanda Silva do Nascimento

Colonização e extirpação de espécies de Odonata em riachos do Cerrado do leste maranhense; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Dorys Valentine de Souza Tenorio Castanha

Variação na composição de aranhas em fitofisionomias do Cerrado no leste maranhense; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

FRANCISCO EDUARDO DE SOUSA SILVA

Efeito da sazonalidade sobre a comunidade de araneomorphas em regiões do Cerrado maranhense; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

JENNYFER ALVES DA COSTA

Variação na dispersão funcional de atributos de Odonata é afetada pelo gradiente de integridade ambiental; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Bennaya Lima de Carvalho Sousa

O Índice de Integridade de Hábitat (IIH) como Proxy do NDVI para Monitoramento Ambiental; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Thauan Douglas Sousa Araújo

Relação entre a morfologia de larvas de Odonata e variáveis ambientais em riachos do Cerrado sob diferentes níveis de impacto; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

MARCO ANTONIO MOURA DE SOUZA

Diversidade funcional de larvas de Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera em riachos do Cerrado maranhense sob diferentes condições ambientais; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Lais da rocha Santos

Efeitos dos Usos do Solo na Composição Funcional de Ephemeroptera no Cerrado do Leste Maranhense; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

MÔNICA MARCELA DA CONCEIÇÃO SOUSA

EFEITOS DE BORDA ASSOCIADOS A RODOVIA SOBRE A COMUNIDADE DE FORMIGAS DO CERRADO NO LESTE MARANHENSE; 2024; Dissertação (Mestrado em BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Coorientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Fabio Henrique de Souza Cardoso

A DESMISTIFICAÇÃO DOS MORCEGOS: UMA FERRAMENTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CONSERVAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Cleia da Silva Braga

EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA LUDICIDADE: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DA ZONA URBANA DE ALDEIAS ALTAS-MA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Surama Pereira

BIOBLITZ CERRADO MARANHENSE: CONCEPÇÃO DOS PESQUISADORES E MONITORES PARTICIPANTES; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Luciana Rocha Paula

A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Marirlan dos Reis Santos

A VISÃO SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Verison Geovane Melo de Sousa

Levantamento das concepções de meio ambiente de professores do ensino básico da rede pública de ensino; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

MÔNICA MARCELA DA CONCEIÇÃO SOUSA

EFEITOS DOS USOS DO SOLO SOBRE A DIVERSIDADE DE INSETOS DO SOLO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Kevin Wendel Mendes Cavalcante

USO DAS ORDENS EPHEMEROPTERA, PLECOPTERA E TRICHOPTERA COMO BIOINDICADOR AMBIENTAL EM AMBIENTES PRESERVADOS E DEGRADADOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Açucena Araujo Ferreira Medeiros

EFEITOS DOS DIFERENTES USOS DO SOLO SOBRE A DIVERSIDADE DE SCARABAEINAE ( COLEOPTER ; SCARABAEIDAE) NA REGIÂO MATOPIBA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Ana Vitoria da Silva Oliveira

EFEITOS DOS DIFERENTES USOS DO SOLO SOBRE A DIVERSIDADE DE FORMIGAS (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) NA REGIÃO LESTE DO MARANHÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Agnaildo Sousa Sampaio

MODELO CONCEITUAL DE EVOLUÇÃO DESENVOLVIDO POR MEIO DE UM JOGO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Maria Fernanda Ribeiro Ferreira

EFEITOS AMBIENTAIS ESTRUTURADORES DA COMUNIDADE DE ODONATA EM ÁREA ECOTONAL NO LESTE MARANHENSE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Lucas Pereira Moura

CONGRUÊNCIA ENTRE A COMUNIDADE DE IMATUROS E ADULTOS DE ODONATA EM ÁREA ECOTONAL NO LESTE MARANHENSE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

AMAURI LIMA SANTOS

EFEITOS DAS MODIFICAÇÃO DO HABITAT EM ÁREAS DE MATAS RIPÁRIAS SOBRE A COMUNIDADE DE BORBOLETA (INSECTA: LEPIDOPTERA) DO MUNICÍPIO DE CAXIAS, MA, BRASIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

LAURA ALMEIDA DE OLIVEIRA

DIVERSIDADES DE GRUPO TRÓFICO FUNCIONAL EM COMUNIDADES DE INSETOS AQUÁTICOS EM AMBIENTES LÊNTICOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Wellington Nobre Silva

COMPARAÇÃO DE RIQUEZAS DE ARANHAS EM DIFERENTES FITOFISIONOMIAS DE CERRADO; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

JOSÉ FRANCISCO CONCEIÇÃO CRUZ

INVESTIGAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA (NdC); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

NUBIA DE SOUSA DA CONCEIÇAO

A NATUREZA DA CIÊNCIA: INVESTIGAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MEDIO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Edenisio da Conceição Natividade

Levantamento de gêneros da infraordem de Nepomorpha (Hemipteras) do Riacho Lamego em Caxias (MA); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Aylane da Costa Pereira

ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA MOLECULAR ATRAVÉS DE MODELOS DIDÁTICOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

CLÉIA SILVA SANTOS BRAGA

Educação Ambiental na sensibilização dos meios de transmissão e prevenção da Toxoplasmose; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

LAURA DE FÁTIMA COSTA DA SILVA

O ESTADO DA ARTE: UM ESTUDO SOBRE AS QUEIMADAS NO CERRADO BRASILEIRO NO PERÍODO DE 2010 À 2016; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Maria da Conceição Rodrigues

Avaliação da integridade de Habitat da Vereda do Povoado Bezerro, Aldeias Altas (MA), Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

MARIA CÍCERA DA SILVA ARAÚJO

Avaliação da integridade de Habitat do Rio Itapecurú no trecho urbano de Caxias (MA), Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

MARIA DE FÁTIMA TAVARES DA SILVA

RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA EM ALDEIAS ALTAS; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

MARCOS GABRIEL FURTADO COSTA

A INFLUÊNCIA DOS DIFERENTES USOS DO SOLO SOBRE A DIVERSIDADE ALFA E BETA DAS ASSEMBLEIAS DE PERCEVEJOS AQUÁTICOS; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

FRANCISCO EDUARDO DE SOUSA SILVA

IMPACTOS DA SIMPLIFICAÇÃO DE PAISAGEM SOBRE A COMUNIDADES DE ARANHAS NO LESTE DO CERRADO MARANHENSE; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Bennaya Lima de Carvalho Sousa

IMPACTO DA SIMPLIFICAÇÃO DE PAISAGEM NO CERRADO MARANHENSE SOBRE A DIVERSIDADE DA FAUNA EDÁFICA; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

ANA CLARA DE OLIVEIRA LOPES

Distribuição de abundância das espécies (DAE): Processos estruturadores da comunidade de libélulas em áreas de Cerrado com diferentes usos do solo; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Giselle Oliveira de Araújo

Distribuição de abundância das espécies (DAE): Processos estruturadores da comunidade de aranhas em áreas de Cerrado com diferentes usos do solo; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Dyomara Ewelly Barbosa Nunes

Distribuição de abundância das espécies (DAE): Processos estruturadores da comunidade de larvas libélulas em áreas de Cerrado com diferentes usos do solo; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

GISELHY DA SILVA COSTA

VARIAÇÃO NA DISPERSÃO FUNCIONAL DE TRAITS DE ODONATA É AFETADA PELO GRADIENTE DE INTEGRIDADE AMBIENTAL; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

ISMAEL OLIVEIRA SILVA

Estrutura de hábitat influencia a comunidade de aranhas riparias de serapilheira em riachos do ecótono cerrado e caatinga?; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Monica Marcela da Conceição

Avaliando impactos ambientais em riachos com a razão Zygoptera/Anisoptera; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Ingrid Reis Campos

ASSOCIAÇÃO ENTRE SUBSTRATO E IMATUROS DE TRICHOPTERA EM AFLUENTES DO RIO ITAPECURU EM CAXIAS-MA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Kevin Wendel Mendes Cavalcante

ASSIMETRIA FLUTUANTE EM ARGIA RECLUSA SELYS, 1865 (ZYGOPTERA: COENAGRIONIDAE) EM RELAÇÃO À ALTERAÇÕES AMBIENTAIS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Carolina Gomes Viana

DESENVOLVIMENTO LARVAL E EMERGÊNCIA DE ADULTOS PHYLLOCYCLA CALVERT, 1948 (ODONATA: GOMPHIDAE) EM AMBIENTES ARTIFICIAIS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Mayra Letícia Nascimento Silva

O PAPEL DOS FATORES ESPACIAIS E AMBIENTAIS SOBRE A COMUNIDADE DE IMATUROS DE EPHEMEROPTERA EM AFLUENTES DO RIO ITAPECURU; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Carolina Gomes Viana

INFLUÊNCIA DE FATORES AMBIENTAIS E ESPACIAIS SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE ODONATA EM AFLUENTES DO RIO ITAPECURU, CAXIAS-MA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Ingrid Reis Campos

EFEITOS ESPACIAIS E AMBIENTAIS NA ESTRUTURAÇÃO DAS COMUNIDADES DE TRICHOPTERA IMATUROS EM AFLUENTES DO RIO ITAPECURU EM CAXIAS, MARANHÃO; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

HILDINARA MOURÃO DO RÊGO

CLADOMANIA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS CAXIAS; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Joyce Ribeiro dos Reis

DIVERSIDADE DE BORBOLETAS FRUGÍVORAS (NYMPHALIDAE, LEPIDOPTERA) OCORRENTES EM UM FRAGMENTO DE CERRADO NO LESTE DO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

RAFAEL DO NASCIMENTO MOURA

A ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE INSETOS AQUÁTICOS É INFLUECIADA PELO USO DO SOLO EM ÁREAS DE ECOTONO CERRADO-CAATINGA?; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnico integrado em Informática) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

MURILO CHAYEL COSTA SILVA

A ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE INSETOS AQUÁTICOS É INFLUECIADA PELO USO DO SOLO EM ÁREAS DE ECOTONO CERRADO- CAATINGA?; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Carolina Gomes Viana

EFEITO DE VARIÁVEIS AMBIENTAIS SOBRE AS ASSEMBLEIAS DE ODONATA EM AFLUENTES DO RIO ITAPECURU; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Lucas Pereira Moura

CONGRUÊNCIA ENTRE A COMUNIDADE DE IMATUROS E ADULTOS DE ODONATA EM ÁREA ECOTONAL NO LESTE MARANHENSE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão-Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Maria Fernanda Ribeiro Ferreira

EFEITOS AMBIENTAIS ESTRUTURADORES DA COMUNIDADE DE ODONATA EM ÁREA ECOTONAL NO LESTE MARANHENSE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão-Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Lucas Pereira Moura

CONGRUÊNCIA ENTRE A COMPOSIÇÃO DE IMATUROS DE ODONATA (INSECTA) EM DIFERENTES PERÍODOS SAZONAIS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS CAXIAS; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Maria Fernanda Ribeiro Ferreira

ASSOCIAÇÃO ENTRE SUBSTRATOS E IMATUROS DE ODONATAS (INSECTA) EM AFLUENTES DO RIO ITAPECURU EM CAXIAS-MA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Lorena Gonçalves Araújo

Comparação entre Riqueza estima da fauna edáfica de um Sistema de Aleias e de um Plantio de Campim Monbaça; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Lucas Pereira Moura

LEVANTAMENTO DA ODONATOFAUNA DE AFLUENTES DO RIO ITAPECURU EM CAXIAS(MA); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Maria Fernanda Ribeiro Ferreira

LEVANTAMENTO DA ODONATOFAUNA DE AFLUENTES DO RIO ITAPECURU EM CAXIAS(MA); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

JOSÉ WELLINGTON LIMA DA SILVA

RIQUEZA DE GÊNEROS DE ODONATAS EM IGARAPÉS DA ÁREA DE PROTEÇÃO MUNICIPAL DO INHAMUM E DE AŔEAS INFLUENCIADAS POR ATIVIDADES AGROPÉCUÁRIAS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agropecuária Integrado) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Rita Maria Luz Freitas Soares

Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão-Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

KAIQUE KELVIN DE QUEIROZ DA SILVA

Avaliação da qualidade ambiental do Riacho Lamêgo no IFMA- Campus Caxias através da medida biondicadora Razão EPT/Chironomidae e Coliformes fecais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

LAIS CAROLINE DO NASCIMENTO SIQUEIRA

Avaliação da qualidade ambiental do Riacho Lamêgo no IFMA- Campus Caxias através da medida biondicadora Razão EPT/Chironomidae e Coliformes fecais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Mariana Marinho de Abreu

Biomonitoramento do Riacho do Lamêgo em Caxias-MA através da determinação do numero de taxa de EPT (Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Integrado em Meio Ambiente) - Instituto Federal Educ; , Ciência e Tecnol; do MA, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Wiliana Francisca de Sa Vieira

Biomonitoramento do Balneário Veneza em Caxias-MA através da determinação microbiólogica do índice de Coliformes fecais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Integrado em Meio Ambiente) - Instituto Federal do Maranhão-Campus Caxias, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Breno Rodrigues da Rocha

Implantação e desenvolvimento de Procedimentos operacionais padrão (POP'S) e Boas Práticas no Laboratório de Biologia no IFMA-Campus Caxias; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Integrado em Meio Ambiente) - Instituto Federal do Maranhão-Campus Caxias; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Jéssica Oliveira Chaves

CORRELAÇÃO ENTRE O DIÂMETRO FOLICULAR E A QUALIDADE DO OVÓCITO ASPIRADO EM OVÁRIOS DE FÊMEAS BOVINAS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Diego Silva de Sousa

Supervisão Estágio em docência; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

GEAN DARLLIN DUARTE SILVA SOUSA

Supervisão Estágio em docência; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

AMAURI LIMA SANTOS

Supervisão Estágio em docência; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Kaio Felipe de Moura Cruz

COMPOSIÇÃO DE GÊNEROS DA FAMÍLIA ELMIDAE (COLEOPTERA) DA BACIA DO RIO ITAPECURU, CAXIAS - MARANHÃO; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS CAXIAS; Orientador: Daniel Silas Veras dos Santos;

Produções bibliográficas

  • SAMPAIO, A. S. ; Veras, D. S. ; LUSTOSA, G. S. ; SILVA, A. M. R. . Jogo Cladeway e a sistemática filogenética: uma ferramenta para o ensino de evolução. REVISTA ELETRÔNICA DEBATES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA , v. 15, p. 10.36524/dect.v, 2025.

  • Juen, L. ; SANTOS-SILVA, F. ; BARBOSA-SANTOS, F. M. ; LUZ-SILVA, B. ; RIVERA-PEREZ, J. M. ; OLIVEIRA-JUNIOR, J. M. B. ; LUIZA-ANDRADE, A. ; SANTOS, L. B. C. ; RESENDE, B. O. ; SHIMANO, Y. ; FARIA, A. P. J. ; CRUZ, P. V. ; QUINTEIRO, F. B. ; BRASIL, L. S. ; SANTOS, E. M. ; Veras, D. S. ; SOUSA, J. R. P. ; NASCIMENTO, J. M. C. ; LIGEIRO, R. ; COUCEIRO, S. R. M. ; et.al . PROTOCOLO DE COLETA PARA INVENTÁRIO DE INSETOS AQUÁTICOS NA AMAZÔNIA NO SISTEMA RAPELD COM ÊNFASE EM EPHEMEROPTERA, PLECOPTERA, TRICHOPTERA, ODONATA E HETEROPTERA. Revista EDUCAMAZÔNIA Educação Sociedade e Meio Ambiente , v. 18, p. 473-515, 2025.

  • VIANA, CAROLINA GOMES ; PEREIRA-MOURA, LUCAS ; VERAS, Daniel Silas . Adult emergence of Phyllocycla Calvert, 1948 (Odonata: Gomphidae) in artificial environments. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE) , v. 36, p. e36, 2024.

  • MACHADO DE ALBUQUERQUE, AMANDA KATLY ; Silas Veras, Daniel ; JUEN, LEANDRO ; SILVA DE AZEVÊDO, CARLOS AUGUSTO . Zygoptera / Anisoptera (Insecta: Odonata) ratio as a tool to assess anthropogenic changes in Brazilian Cerrado streams. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT (DORDRECHT. ONLINE) , v. 196, p. 737, 2024.

  • VERAS, Daniel Silas ; FERREIRA, MARIA FERNANDA RIBEIRO ; LUSTOSA, GUILHERME SANTANA ; DA CONCEIÇÃO SOUSA, MONICA MARCELA ; JUEN, LEANDRO . Heterogeneity in altered streams does not increase the richness of stream specialist species of Odonata in the Maranhense Cerrado. Journal of Insect Conservation , v. 28, p. 665-674, 2024.

  • ALVES'MARTINS, FERNANDA ; STROPP, JULIANA ; JUEN, LEANDRO ; LADLE, RICHARD J. ; LOBO, JORGE M. ; MARTINEZ'ARRIBAS, JAVIER ; JÚNIOR, PAULO DE MARCO ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; BASTOS, RAFAEL COSTA ; CÓRDOBA'AGUILAR, ALEX ; MEDINA'ESPINOZA, EMMY FIORELLA ; DUTRA, SILVIA ; VILELA, DIOGO SILVA ; CORDERO'RIVERA, ADOLFO ; DEL PALACIO, ALEJANDRO ; RAMÍREZ, ALONSO ; CARVALHO'SOARES, ANDERSON ANDRÉ ; FARIAS, ANTONIO BRUNO SILVA ; VERAS-DOS-SANTOS ; et.al . Sampling completeness changes perceptions of continental scale climate-species richness relationships in odonates. JOURNAL OF BIOGEOGRAPHY , v. 51, p. 1148-1162, 2024.

  • VIANA, CAROLINA GOMES ; PEREIRA-MOURA, LUCAS ; MORTATI, AMANDA FREDERICO ; JUEN, LEANDRO ; VERAS, Daniel Silas . Odonata in the brazilian Cerrado: Influence of environmental and spatial factors on dragonfly and damselfly assemblages. ECOHYDROLOGY & HYDROBIOLOGY , p. 1-15, 2024.

  • VIANA, C. G. ; CAMPOS, I. ; GONCALVES NETA, A. S. R. ; LUSTOSA, GUILHERME SANTANA ; Veras, D. S. . PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE LA ENSENANZA SECUNDARIA SOBRE LA CLASE DE ECOLOGÍA EXPERIMENTAL CON APLICACIONES ESTADÍSTICAS. CADERNOS CAJUÍNA , v. 8, p. e238221, 2023.

  • CARVALHO, RAQUEL L. ; RESENDE, ANGELICA F. ; BARLOW, JOS ; FRANÇA, FILIPE M. ; MOURA, MARIO R. ; MACIEL, RAFAELLA ; ALVES-MARTINS, FERNANDA ; SHUTT, JACK ; NUNES, CASSIO A. ; ELIAS, FERNANDO ; SILVEIRA, JULIANA M. ; STEGMANN, LIS ; BACCARO, FABRICIO B. ; JUEN, LEANDRO ; SCHIETTI, JULIANA ; ARAGÃO, LUIZ ; BERENGUER, ERIKA ; CASTELLO, LEANDRO ; COSTA, FLAVIA R.C. ; VERAS-DOS-SANTOS ; et.al . Pervasive gaps in Amazonian ecological research. CURRENT BIOLOGY , v. 33, p. 3495-3504.e4, 2023.

  • PEREIRA-MOURA, LUCAS ; VERAS, Daniel Silas ; DE CARVALHO, FERNANDO GERALDO ; JUEN, LEANDRO ; COUCEIRO, SHEYLA REGINA MARQUES . Habitat specificity and morphology-main filters for the distribution of Odonata in the Cerrado Maranhense, Brazil. AQUATIC ECOLOGY (DORDRECHT. ONLINE) , v. 57, p. 443-458, 2023.

  • VIANA, C. G. ; CAMPOS, I. R. ; LOPES, A. S. R. G. ; LUSTOSA, G. S. ; VERAS-DOS-SANTOS . Percepción de estudiantes de la ensenanza secundaria sobre la clase de Ecologia Experimental con aplicaciones estadisticas. CADERNOS CAJUÍNA , v. 8, p. 1, 2023.

  • Veras, D. S. ; LUSTOSA, G. S. ; VIANA, C. G. . El desafío de los dragones: ampliando las posibilidades para la enseñanza de la ciencia y la educación ambiental. HETAERINA boletim da Sociedade de Odonatologia Latinoamericana (SOL). , v. 4, p. 17-19, 2022.

  • VERAS, Daniel Silas ; PINTO, NELSON SILVA ; CALVÃO, LENIZE ; LUSTOSA, GUILHERME SANTANA ; DE AZEVÊDO, CARLOS AUGUSTO SILVA ; JUEN, LEANDRO . Environmental thresholds of dragonflies and damselflies from a Cerrado-Caatinga ecotone. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT (DORDRECHT. ONLINE) , v. 194, p. 614, 2022.

  • SANTOS, FRANCISCO ; NICASIO, KAROLINE ; SILVA, KAIRES ; MARTINS, JESUÍNO ; PÉRICO, EDUARDO ; DALZOCHIO, MARINA ; VERAS, DANIEL ; CAJAIBA, REINALDO LUCAS . Can artificial ponds retain dragonfly (Insecta: Odonata) biodiversity? A preliminary study in the Brazilian Amazon. Austral Entomology , v. 60, p. 698-706, 2021.

  • MOURA, L. P. ; FERREIRA, M. F. R. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. . Biomonitoramento participativo como ferramenta de sensibilização para conservação de riachos urbanos. Scientia Amazonia , v. 9, p. 28-38, 2020.

  • CESAR, K. K. F. A. ; OLIVEIRA, L. A. ; Veras, D. S. . Análise cienciometrica associada ao impacto da Azadirachta indica A. Juss (Nem) sobre a comunidade de Anthophila (Abelhas). Scientia Amazonia , v. 9, p. 1-12, 2020.

  • OLIVEIRA, L. A. ; LIMA, L. R. C. ; Veras, D. S. . Knowledge gaps in research on Trichoptera (Insecta) in Brazil. Scientia Amazonia , v. 9, p. CA15, 2020.

  • VIANA, C. G. ; CAMPOS, I. R. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. . Environmental gradients act as filters on the composition of aquatic insect assemblages in the streams of the Cerrado-Caatinga ecotone in northeastern Brazil. Acta Brasiliensis , v. 4, p. 142-148, 2020.

  • MOURA, LUCAS PEREIRA ; MARQUES COUCEIRO, SHEYLA REGINA ; JUEN, LEANDRO ; VERAS, Daniel Silas . Congruence of the composition of Odonata between dry and rainy seasons in the Maranhense Cerrado. INTERNATIONAL JOURNAL OF ODONATOLOGY , v. 23, p. 1-10, 2020.

  • VERAS-DOS-SANTOS ; LUSTOSA, G. S. ; MOURA, L. P. ; FERREIRA, M. F. R. ; Juen, L. . Differences in land use modify Odonata assemblages in the Cerrado-Caatinga ecotone.. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE) , v. 32, p. e15, 2020.

  • FERREIRA, M. F. R. ; LUSTOSA, G. S. ; CARVALHO, R. S. ; VERAS-DOS-SANTOS . TERRÁRIO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO SOBRE ECOSSISTEMA. Scientia Amazonia , v. 9, p. 10-15, 2020.

  • CONCEICAO, N. S. ; VERAS-DOS-SANTOS ; PAIVA, E. S. V. S. ; LUSTOSA, G. S. . CONCEPÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA. CADERNOS CAJUÍNA , v. 5, p. 480-497, 2020.

  • CASTRO, E. R. ; VERAS, D. S. ; LUSTOSA, G. S. ; AZEVÊDO, C. A. S. ; Juen, L. . Effects of Environmental Variables and Habitat Integrity on the Structure of the Aquatic Insect Communities of Streams in the Cerrado-Caatinga Ecotone in Northeastern Brazil. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 49, p. s13744-020-0081, 2020.

  • VERAS, Daniel Silas ; CASTRO, ELIZETE RIBEIRO ; LUSTOSA, GUILHERME SANTANA ; DE AZEVÊDO, CARLOS AUGUSTO SILVA ; JUEN, LEANDRO . Evaluating the habitat integrity index as a potential surrogate for monitoring the water quality of streams in the cerrado-caatinga ecotone in northern Brazil. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT , v. 191, p. 562-562, 2019.

  • CRUZ, J. F. C. ; Veras, D. S. . Natureza da Ciência: análise das concepções dos licenciandos em ciências biológicas. ACTA TECNOLÓGICA , v. 12, p. 42-60, 2018.

  • OLIVEIRA, E. N. ; Veras, D. S. ; ARAUJO, M. J. D. . NECESSIDADES FORMATIVAS DO PEDAGOGO PARA ATUAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. Cadernos Cajuína , v. 3, p. 140-156-156, 2018.

  • VERAS, Daniel Silas ; MEDEIROS-FRANÇA, Lázaro Carlos ; SILVA AZÊVEDO, Carlos Augusto . Heterogeneidade espaço-temporal ambiental de igarapés em um ecótono Cerrado-Caatinga. Acta Brasiliensis , v. 2, p. 84-88, 2018.

  • VIEIRA, W. F. S. ; VERAS-DOS-SANTOS ; MORAES, P. S. S. . DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE COLIFORMES FECAIS DO BALNEÁRIO VENEZA EM CAXIAS (MA). Cadernos cajuína , v. 1, p. 92-99, 2016.

  • SILVA, J. R. ; SANTANA, G. L. ; VERAS-DOS-SANTOS . ANÁLISE DOS ESTUDOS AMBIENTAIS REALIZADOS EM CAXIAS ? MA NOS ANOS 2010 A 2014. Cadernos Cajuína , v. 1, p. 100-119, 2016.

  • SOUSA, F. E. I. ; VERAS-DOS-SANTOS ; OLIVEIRA, E. N. . O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DA QUÍMICA NO BRASIL, 2000-2014. Cadernos Cajuína , v. 1, p. 44-52, 2016.

  • SILVA, K. K. Q. ; SIQUEIRA, L. C. N. ; VERAS-DOS SANTOS ; AZEVEDO, C. A. S. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL DO RIACHO LAMEGO PELA RAZÃO EPT/CHIRONOMIDAE E TESTE MICROBIOLÓGICO. Cadernos Cajuína , v. 1, p. 15-23, 2016.

  • Silas Veras, Daniel ; LUSTOSA, G. S. ; Juen, L. . Insetos aquáticos como bioindicadores de usos do solo no cerrado maranhense. In: Kathia Crishtina Sonoda. (Org.). Efeitos dos usos do solo sobre insetos de ambientes aquáticos brasileiros. 1ed.Brasília: EMBRAPA, 2025, v. 1, p. 71-86.

  • GUALTER, R. M. R. ; OLIVEIRA, D. ; Veras, D. S. . Complexidade e transdiciplinaridade na educação em solos e os parâmetros curriculares nacionais e base nacional comum curricular. In: Fabiane Machado Vezzani; Marcelo Ricardo de Lima; Valetim da Silva; Cristine Carole Muggler. (Org.). Educação em Solos. 1ed.Viçosa: Asa Peuqna, 2022, v. 1, p. 169-186.

  • ARAUJO, L. G. ; VERAS, D. S. ; GUALTER, R. M. R. . COMPOSIÇÃO E RIQUEZA DE FORMIGAS EM ECOSSISTEMAS ANTROPIZADOS NO LESTE MARANHENSE. In: Gualter, Régia Maria Reis; Miranda, Ana Roberta Lima de. (Org.). A CIÊNCIA DO SOLO NO PROGRESSO TÉCNICO-CIENTÍFICO E SUSTENTÁVEL DO MARANHÃO: UM PANORAMA DAS PESQUISAS EM SEUS AGROECOSSISTEMAS. 1ed.Parnaíba: Acadêmica Editorial,, 2021, v. 1, p. 72-84.

  • LUSTOSA, G. S. ; FERREIRA, M. F. R. ; Veras, D. S. . Influência do gradiente ambiental na diversidade de Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera (EPT) em riachos no bioma Cerrado. In: VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025, 2025, Belém. BOOK OF ABSTRACTS VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025. Belém: UFPA, 2025. v. 1. p. 357-357.

  • FURTADO, L. S. ; SILVA, F. L. A. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. . Composição e distribuição de Elmidae no Cerrado de Caxias: Impactos ambientais e diversidade em áreas aquáticas conservadas e alteradas. In: VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025, 2025, Belém. BOOK OF ABSTRACTS VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025. Belém: UFPA, 2025. v. 1. p. 142-142.

  • SOUSA, B. L. C. ; SILVA, F. L. A. ; Veras, D. S. ; LUSTOSA, G. S. . Implicações para a conservação da biodiversidade: Diversidade beta das larvas de Odonata em diferentes estágios de antropização na região do MATOPIBA. In: VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025, 2025, Belém. BOOK OF ABSTRACTS VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025. Belém: UFPA, 2025. v. 1. p. 318-318.

  • COSTA, J. A. ; SILVA, F. L. A. ; SILVA, F. E. S. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. . Influência do uso do solo na abundância e distribuição de Trichoptera em riachos do Cerrado no leste Maranhense. In: VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025, 2025, Belém. BOOK OF ABSTRACTS VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025. Belém: UFPA, 2025. v. 1. p. 321-321.

  • VERAS, Daniel Silas . Diversidade de Odonata em um contexto de mudanças climáticas e usos e ocupação do solo no Cerrado. In: VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025, 2025, Belém. BOOK OF ABSTRACTS VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025. Belém: UFPA, 2025. v. 1. p. 69-69.

  • NERY, S. J. A. ; SILVA, F. E. S. ; SILVA, F. L. A. ; VERAS, Daniel Silas ; LUSTOSA, G. S. . Diversidade beta de Odonatas: Áreas conservadas influenciam positivamente a diversidade beta de Odonata no Cerrado maranhense. In: VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025, 2025, Belém. BOOK OF ABSTRACTS VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025. Belém: UFPA, 2025. v. 1. p. 320-320.

  • COSTA, M. G. F. ; SANTANA, G. L. ; VERAS, Daniel Silas ; SOUSA, D. S. . Efeitos de diferentes níveis de conservação sobre a estrutura das assembleias de percevejos em riachos do Cerrado do leste maranhense. In: VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025, 2025, Belém. BOOK OF ABSTRACTS VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025. Belém: UFPA, 2025. v. 1. p. 358-358.

  • SOUSA, G. M. S. ; SILVA, F. L. A. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. . Padrões da diversidade Alfa e Beta de Odonata: uma análise da composição e distribuição em ecossistemas terrestres em áreas do cerrado com diferentes usos do solo. In: VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025, 2025, Belém. BOOK OF ABSTRACTS VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025. Belém: UFPA, 2025. v. 1. p. 360-360.

  • CARVALHO, A. C. V. ; SILVA, F. L. A. ; Veras, D. S. ; LUSTOSA, G. S. . Tendências na distribuição da abundância de larvas de Odonata em riachos conservados e alterados do Cerrado. In: VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025, 2025, Belém. BOOK OF ABSTRACTS VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025. Belém: UFPA, 2025. v. 1. p. 362-361.

  • COSTA, E. L. ; Veras, D. S. ; SILVA, F. L. A. ; LUSTOSA, G. S. . Efeitos dos usos do solo sobre a diversidade beta de Ephemeroptera em riachos do Cerrado no Maranhão. In: VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025, 2025, Belém. BOOK OF ABSTRACTS VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025. Belém: UFPA, 2025. v. 1. p. 362-362.

  • SILVA, F. E. S. ; SILVA, F. L. A. ; Veras, D. S. ; LUSTOSA, G. S. ; SOUSA, D. S. . Padrões de beta diversidade de percevejos aquáticos em riachos com diferentes estágios de perturbação. In: VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025, 2025, Belém. BOOK OF ABSTRACTS VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025. Belém: UFPA, 2025. v. 1. p. 364-364.

  • ARAUJO, T. D. S. ; SILVA, F. L. A. ; SILVA, F. E. S. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. . Efeitos dos diferentes níveis de conservação sobre a diversidade beta de Trichoptera em riachos com diferentes níveis de antropização. In: VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025, 2025, Belém. BOOK OF ABSTRACTS VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025. Belém: UFPA, 2025. v. 1. p. 365-365.

  • MEDEIROS, A. A. F. ; SAMPAIO, A. S. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. . EFEITO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS SOBRE A DIVERSIDADE DA ORDEM COLEOPTERA EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, EM CAXIAS, MARANHÃO, BRASIL. In: I Congresso Internacional para Conservação da Vida Silvestre, 2025. I Congresso Internacional para Conservação da Vida Silvestre. João Pessoa: Even3. v. 1.

  • Veras, D. S. ; LUSTOSA, G. S. ; JUEN, L. . Preditores espaciais e ambientais da diversidade de Odonata (Insecta) em riachos em mosaicos de usos do solo no Cerrado: padrões de distribuição da abundância, ocupação regional, diversidade beta. In: VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025, 2025, Belém. BOOK OF ABSTRACTS VII Symposium on Neotropical Aquatic Insects ? SIAN 2025. Belém: UFPA, 2025. v. 1. p. 83-83.

  • NASCIMENTO, G. O. ; COSTA, M. G. F. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. . ALTERAR O HABITAT REDUZ A UNIFORMIDADE DAS COMUNIDADES DE ARANHAS CERRADO. In: III CONGRESSO DE ENTOMOLOGIA DO PIAUÍ, 2024, Floriano. Livro de resumos do III congresso de entomologia do Piauí. Teresina: EDUFPI, 2024. v. 3.

  • SILVA, F. L. A. ; FURTADO, L. S. ; NASCIMENTO, M. H. S. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. . EXPANSÃO DESENFREADA E IMPACTOS NA BIODIVERSIDADE: AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE DE EPHEMEROPTERA EM ÁREAS DE CERRADO. In: III CONGRESSO DE ENTOMOLOGIA DO PIAUÍ, 2024, Floriano. Livro de resumos do III congresso de entomologia do Piauí. Teresina: EDUFPI, 2024. v. 3.

  • LOPES, A. C. O. ; ARAUJO, T. D. S. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. . PROCESSOS ESTRUTURADORES DA COMUNIDADE DE LIBÉLULAS EM ÁREAS DE CERRADO COM DIFERENTES USOS DO SOLO. In: III CONGRESSO DE ENTOMOLOGIA DO PIAUÍ, 2024, Floriano. Livro de resumos do III congresso de entomologia do Piauí. Teresina: EDUFPI, 2024. v. 3.

  • NUNES, D. E. B. ; NERY, S. J. A. ; NASCIMENTO, M. H. S. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. . MODELOS DE DISTRIBUIÇÃO DE ABUNDÂNCIA: ESTRUTURAÇÃO DE COMUNIDADES DE LIBÉLULAS NO CERRADO DO LESTE MARANHENSE. In: III CONGRESSO DE ENTOMOLOGIA DO PIAUÍ, 2024, Floriano. Livro de resumos do III congresso de entomologia do Piauí. Teresina: EDUFPI, 2024. v. 3.

  • MOURA, L. P. ; Veras, D. S. . CONCORDANCE IN THE COMPOSITION OF IMMATURE ODONATA BETWEEN SEASONAL PERIODS IN THE BRAZILIAN MID-NORTH. In: 3th International Symposium of Ecology, 2018, Foz do Iguaçu. 3th International Symposium of Ecology- Livro de Resumos, 2018. v. 1. p. 1-60.

  • Veras, D. S. ; MEDEIROS-FRANCA, L. C. ; AZEVEDO, C. A. S. . RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE GÊNEROS DE IMATUROS DE ODONATA NA APA DO INHAMUM, LESTE DO MARANHÃO, BRASIL. In: IV Simpósio de Insetos Aquáticos Neotropicais, 2017, Santa Teresa, ES. Livro de Resumos: IV Simpósio de Insetos Aquáticos Neotropicais - SIAN 2017 [recurso eletrônico]. Curitba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2017. v. 4. p. 51-51.

  • FERREIRA, M. F. R. ; MOURA, L. P. ; Veras, D. S. . Efeitos da integridade e habitat sobre a odonatofauna de afluentes do Rio Itapecuru em Caxias, Maranhão, Brasil. In: IV Simpósio de Insetos Aquáticos Neotropicais, 2017, Santa Teresa, ES. Livro de Resumos: IV Simpósio de Insetos Aquáticos Neotropicais - SIAN 2017 [recurso eletrônico]. Curitba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2017. v. 4. p. 53-53.

  • MOURA, L. P. ; FERREIRA, M. F. R. ; Veras, D. S. . EFEITO DA INTEGRIDADE DO HÁBITAT SOBRE A RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DE IMATURO DE ODONATA NO LESTE MARANHÃO, BRASIL. In: IV Simpósio de Insetos Aquáticos Neotropicais, 2017, Santa Teresa, ES. Livro de Resumos: IV Simpósio de Insetos Aquáticos Neotropicais - SIAN 2017 [recurso eletrônico]. Curitba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2017. v. 4. p. 56-56.

  • Veras, D. S. ; MEDEIROS-FRANCA, L. C. ; AZEVEDO, C. A. S. . HETEROGENEIDADE DE VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS E ESTRUTURAIS DE IGARAPÉS DA APA DO INHAMUM. In: VI JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E SAÚDE E IX MOSTRA CIENTÍFICA DO CESC-UEMA, 2017, Caxias. Anais da VI Jornada multidisciplinar de Biologia e Saúde e IX Mostra Científica do CESC-UEMA, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • Veras, D. S. ; MEDEIROS-FRANCA, L. C. ; JUEN, L. ; AZEVEDO, C. A. S. . Odonata (insecta): Novas ocorrências para o estado do Maranhão. In: Primeiro Encoontro da Sociedad Odonatologica Latinoamericana, 2016, Jundiaí. Livro de Resumos do Primeiro encontro SOL. São Carlos: SOL, 2016. v. 1. p. 15-15.

  • Silas Veras, Daniel . Diversidade de Odonata em um contexto de mudanças climáticas e usos e ocupação do solo no Cerrado. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silas Veras, Daniel ; LUSTOSA, G. S. ; JUEN, L. . Espécies raras de Odonata (Insecta) predominam em riachos altamente dinâmicos do Cerrado. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FURTADO, L. S. ; SILVA, F. L. A. ; LUSTOSA, G. S. ; Silas Veras, Daniel . Composição e distribuição de Elmidae no Cerrado de Caxias: Impactos ambientais e diversidade em áreas aquáticas conservadas e alteradas. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUSA, B. L. C. ; SILVA, F. L. A. ; Veras, D. S. ; LUSTOSA, G. S. . Implicações para a conservação da biodiversidade: Diversidade beta das larvas de Odonata em diferentes estágios de antropização na região do MATOPIBA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NERY, S. J. A. ; SILVA, F. E. S. ; SILVA, F. L. A. ; Veras, D. S. ; LUSTOSA, G. S. . Diversidade beta de Odonatas: Áreas conservadas influenciam positivamente a diversidade beta de Odonata no Cerrado maranhense. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, J. A. ; SILVA, F. L. A. ; SILVA, F. E. S. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. . Influência do uso do solo na abundância e distribuição de Trichoptera em riachos do Cerrado no leste Maranhense. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LUSTOSA, G. S. ; FERREIRA, M. F. R. ; Veras, D. S. . Influência do gradiente ambiental na diversidade de Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera (EPT) em riachos no bioma Cerrado. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, M. G. F. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. ; SOUSA, D. S. . Efeitos de diferentes níveis de conservação sobre a estrutura das assembleias de percevejos em riachos do Cerrado do leste maranhense. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, F. L. A. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. ; NASCIMENTO, M. H. S. . Estrutura de comunidades de larvas de Ephemeroptera em riachos do Cerrado com variados níveis de perturbação. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUSA, G. M. S. ; SILVA, F. L. A. ; LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. . Padrões da diversidade Alfa e Beta de Odonata: uma análise da composição e distribuição em ecossistemas terrestres em áreas do cerrado com diferentes usos do solo. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, A. C. V. ; SILVA, F. L. A. ; Veras, D. S. ; LUSTOSA, G. S. . Tendências na distribuição da abundância de larvas de Odonata em riachos conservados e alterados do Cerrado. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, E. L. ; Veras, D. S. ; SILVA, F. L. A. ; LUSTOSA, G. S. . Efeitos dos usos do solo sobre a diversidade beta de Ephemeroptera em riachos do Cerrado no Maranhão. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, F. E. S. ; SILVA, F. L. A. ; Veras, D. S. ; LUSTOSA, G. S. ; SOUSA, D. S. . Padrões de beta diversidade de percevejos aquáticos em riachos com diferentes estágios de perturbação. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, T. D. S. ; SILVA, F. L. A. ; SILVA, F. E. S. ; LUSTOSA, G. S. ; VERAS, D. S. . Efeitos dos diferentes níveis de conservação sobre a diversidade beta de Trichoptera em riachos com diferentes níveis de antropização. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Veras, D. S. . Insetos aquáticos como bioindicadores de qualidade de água: uma abordagem prática. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Veras, D. S. ; CAMARA, J. T. . Ciência, Tecnologia e Inovação para um município de Aldeias Altas-MA justo, sustentável e desenvolvido. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Veras, D. S. . Desenvolvimento científico de tecnológico: compromissos e desafios das práticas investigativas no Campus Caxias. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERAS, Daniel Silas . Relato de experiências dos grupos de pesquisa do IFMA Campus Caxias - Grupo de pesquisa em Biodiversidade de Ambientes Tropicais- BIOAMTROP. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Daniel Silas Veras . O todo é mais do que a união de suas partes: integrando pesquisa com ensino e extensão no IFMA campus Caxias. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Veras, D. S. . A INTEGRIDADE DE HABITAT COMO DRIVER DA BIODIVERSIDADE AQUÁTICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Daniel Silas Veras . Minha terra tem veredas com belezas para contemplar, pena que as pessoas não estão lhes conservar. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Daniel Silas Veras . Os diferentes usos do solo e seus efeitos sobre a biodiversidade aquática: a necessidade de ampliar o debate. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Daniel Silas Veras . Divulgação científica como processo formativo do professor-pesquisador. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Veras, D. S. ; LUSTOSA, G. S. ; JUEN, L. ; AZEVEDO, C. A. S. . LOSS OF INTEGRITY OF STREAMS CAUSES CHANGE IN ODONATA ASSEMBLIES IN THE ECOTONAL ZONE CERRADO-CAATINGA IN BRAZIL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIANA, C. G. ; CAMPOS, I. R. ; Veras, D. S. . INTRODUÇÃO A ANÁLISE DE DADOS ECOLÓGICOS AOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, M. F. R. ; OLIVEIRA, F. S. ; Veras, D. S. . DETERMINANDO A INTEGRIDADE AMBIENTAL DE RIACHOS: AULA DE CAMPO COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Veras, D. S. . As libélulas como bioindicadores ambientais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Veras, D. S. . Apps aplicados a ecologia de paisagem. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Veras, D. S. ; LUSTOSA, G. S. ; SILVA, J. W. L. . Effect of land use on the diversity of Odonata(Insecta) in Brasilian Cerrado-Caatinga ecotone. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Veras, D. S. . A distribuição normal como modelo de fenômenos naturais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Veras, D. S. . Métodos estatísticos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Veras, D. S. ; MEDEIROS-FRANCA, L. C. ; AZEVEDO, C. A. S. . RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE GÊNEROS DE IMATUROS DE ODONATA NA APA DO INHAMUM, LESTE DO MARANHÃO, BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOURA, L. P. ; FERREIRA, M. F. R. ; Veras, D. S. . EFEITO DA INTEGRIDADE DO HÁBITAT SOBRE A RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DE IMATURO DE ODONATA DE NO LESTE MARANHÃO, BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, M. F. R. ; MOURA, L. P. ; Veras, D. S. . Efeitos da integridade e habitat sobre a Odonatofauna de afluentes do Rio Itapecuru em Caxias, Maranhão, Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Veras, D. S. . Ensino de Ciências: desafios e perspctivas na contemporaneidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Veras, D. S. ; MEDEIROS-FRANCA, L. C. ; AZEVEDO, C. A. S. . Heterogeneidade de variáveis limnológicas e estruturais de igarapés da APA do Inhamum. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Veras, D. S. ; CASTRO, E. R. ; MEDEIROS-FRANCA, L. C. ; AZEVEDO, C. A. S. . AVALIAÇÃO DAS VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS E ESTRUTURAIS DOS RIACHOS DA BACIA DO RIO ITAPECURU, CAXIAS, MARANHÃO, BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VERAS-DOS-SANTOS . ENTOMOFAUNA AQUÁTICA DO INHAMUM,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Veras, D. S. . Ensino de Ciências: perspectivas conteporâneas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Veras, D. S. ; MEDEIROS-FRANCA, L. C. ; JUEN, L. ; AZEVEDO, C. A. S. . ODONATA (INSECTA): NOVAS OCORRÊNCIAS PARA O ESTADO DO MARANHÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VERAS, D. S. ; MEDEIROS-FRANCA, L. C. ; JUEN, L. ; AZEVEDO, C. A. S. . ODONATA(INSECTA):NOVASOCORRÊNCIASPARAOESTADODOMARANHÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SUBIRA, R. J. ; PEIXOTO, F. P. ; MELO, I. R. ; COSTA, W. P. ; TAMBELLINI, P. E. G. ; MARCO JUNIOR, P. ; MENDONCA, R. B. ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; PINTO, N. S. ; DUTRA, SILVIA LEITÃO ; SOLDATI-LACERDA, D. S. ; VERAS, D. S. . OFICINA DE AVALIAÇÃO DO RISCO DE EXTINÇÃO DAS ESPÉCIES DE ODONATAS DO ESTADO DE GOIÁS. 2025.

PEREIRA, A. B. ; MARCO JUNIOR, P. ; JUEN, L. ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; FERREIRA, R. G. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; VILELA, DIOGO SILVA ; LENCIONI, F. ; SOLDATI-LACERDA, D. S. ; NEISS, ULISSES GASPAR ; ANJOS'SANTOS, DANIELLE ; DALZOCHIO, MARINA SCHMIDT ; Veras, D. S. . Oficina de Avaliação do Risco de Extinção dos Odonata do Brasil. 2022.

Veras, D. S. . Consultor Ad hoc no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ? PIBIC, Vigência 2020-2021.. 2021.

VERAS, Daniel Silas . Avaliador Ad hoc XVI SNCT IFMA Campus Caxias. 2019.

VERAS, Daniel Silas . Avaliação artigo cientifico 221172-1026424-2. Revista Acta limnológica brasilieisis. 2019.. 2019.

VERAS, Daniel Silas . Avaliação artigo cientifico #29696. Oecologia Australis. 2019.

VERAS, Daniel Silas . Avaliação Ad Hoc artigo científico 3371. Revista Arquivos Cientificos IMMES. 2018.

Veras, D. S. . Avaliação Ad Hoc artigo científico 672011SP. Revista Cadenos Cajuína. 2016.

VERAS-DOS-SANTOS ; ANDRADE, M. V. M. ; ALVARENGA, W. B. ; SOUZA, J. R. . Avaliação de Projetos de Extensão do IFMA Campus Caxias. 2016.

PIORSKY, A. L. O. S. ; Daniel Silas Veras . IDbio: chave de identificação de fitofisionomias. 2019.

PIORSKY, A. L. O. S. ; Daniel Silas Veras . IIH mobile: Indice de integridade de habitat. 2018.

Veras, D. S. . Parecer Ad Hoc PIBIC-EM do CNPq Edital n. 5/2025 IFC: PVI2404-2025. 2025.

Veras, D. S. . Parecer Ad Hoc PIBIC-EM do CNPq Edital n. 5/2025 IFC: PVK2543-2025. 2025.

Veras, D. S. . Parecer sobre projeto de mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde. 2025.

Veras, D. S. . Parecer Ad Hoc para artigo científico: Environmental Monitoring and Assessment. 2025.

Veras, D. S. . Parecer Ad Hoc artigo científico AABC-2025-0159.R1: Annals of the Brazilian Academy of Sciences. 2025.

Veras, D. S. . Parecer Ad Hoc artigo científico: Ciência e Natura. 2025.

Veras, D. S. . Parecer Ad Hoc artigo ICDIV-25-0131: Insect Conservation and Diversity. 2025.

Veras, D. S. . Parecer Ad Hoc artigo científico: Wetlands Ecology and Management. 2025.

VERAS, DANIEL . Parecer Ad Hoc Manuscript HYDR-D-25-00026R1 Hydrobiologia. 2025.

VERAS, D. S. . Parecer Ad Hoc artigo científico AABC-2025-0532: Annals of the Brazilian Academy of Sciences. 2025.

VERAS, D. S. . Parecer Ad Hoc Manuscript ID 18393-Article Text-1124560-1-4-20240711 International Journal of Bonorowo Wetlands. 2024.

VERAS, DANIEL . Parecer Ad Hoc Manuscript ID 2756-Texto-14713 Revista Eletrônica Ciências & Ideias. 2024.

Veras, D. S. . Parecer Ad Hoc Manuscript ID TIJO-2023-0029 for International Journal of Odonatology. 2023.

Daniel Silas Veras . Parecer Ad Hoc 594-99Z_Article Text-2088-1-4-20210212. 2021.

Veras, D. S. . Parecer 7698-Texto do artigo-34980-1-4-20190929. 2020.

Daniel Silas Veras . PARECER AD HOC nas Modalidade(s) Resumos e Área(s) Temática(s) ECOLOGIA, CONSERVAÇÃO e EDUCAÇÃO AMBIENTAL.. 2020.

Daniel Silas Veras . Parecer Ad hoc 562-99Z_Article Text-1939-1-4-20201119. 2020.

Daniel Silas Veras . Parecer Ad hoc 244769-Article Text-1141989-1-4-20201020. 2020.

Daniel Silas Veras . Parecer Ad hoc 10145-23415663-1-RV. 2020.

Veras, D. S. . Parecer EDITAL INTERNO DE EXTENSÃO PARA CADASTRO DE VISITAS TÉCNICAS DO CAMPUS CAXIAS ANO 2019 eixo Meio Ambiente e Recursos Naturais. 2019.

Daniel Silas Veras . Parecer Processo RSC 23193.000179.2019-07. 2019.

Daniel Silas Veras . Parecer Processo RSC 23117.023430/2019-14. 2019.

Daniel Silas Veras . Parecer projetos de pesquisa para o Edital - 028/2019 ? Propi / IFMS - Iniciação Científica e Tecnológica. 2019.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao Edital 98/2019 - Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias eixo Educação. 2019.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao Edital 98/2019 - Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias eixo Promoção da igualdade racial. 2019.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao Edital 98/2019 - Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias eixo Esporte e Lazer. 2019.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao Edital 98/2019 - Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias eixo Ciência, Tecnologia e Inovação para inclusão social. 2019.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao Edital 98/2019 - Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias eixo Promoção da saúde. 2019.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao Edital 98/2019 - Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias eixo Desenvolvimento Rural: agroecologia e produção orgânica. 2019.

Veras, D. S. ; GUALTER, R. M. R. ; SANTANA, G. L. . Qualificação do projeto de monografia intitulada:Influência de fatores ambientais e espaciais sobre a estruturação das assembleias de odonata em afluentes do rio Itapecuru, Caxias-MA,. 2019.

Veras, D. S. ; GUALTER, R. M. R. ; LUSTOSA, G. S. . Qualificação do projeto de monografia intitulada: Efeito espaciais e ambientais na estruturação das comunidades de Tricoptera imaturos em afluentes do rio Itapecuru em Caxias, Maranhão. 2019.

Veras, D. S. ; GUALTER, R. M. R. ; LUSTOSA, G. S. . Qualificação do projeto de monografia intitulada: O papel dos fatores espaciais e ambientais sobre a comunidade de imaturos de ephemeroptera em afluentes do rio Itapecuru. 2019.

GUALTER, R. M. R. ; Veras, D. S. ; LUSTOSA, G. S. . Qualificação do projeto de monografia intitulada: Percepções e vivências da educação em solos em Caxias - Maranhão. 2019.

LUSTOSA, G. S. ; Veras, D. S. ; GUALTER, R. M. R. . Qualificação do projeto de monografia intitulada: Diversidade de borboletas frugívoras (nymphalidae, lepidoptera) ocorrentes em um fragmento de cerrado no leste do estado do Maranhão, Brasil. 2019.

GUALTER, R. M. R. ; Veras, D. S. ; CAMPOS NETO, J. R. M. . Qualificação do projeto de monografia intitulada: Influência dos sistemas de manejo do solo sobre a fauna invertebrada epigeica. 2019.

Veras, D. S. . 28ª edição da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE), da Editora Abril. 2018.

Veras, D. S. . pParecer rojetos de pesquisa para o EDITAL PRPGI Nº 03/2018 - PIBIC ENSINO MÉDIO 2018/2019 no ano. 2018.

Veras, D. S. . Parecer projetos de pesquisa para o EDITAL PRPGI Nº 04/2018 - PIBIC SUPERIOR 2018/2019 no ano. 2018.

Veras, D. S. . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº01/2018 ? PROEXT/IFMA EIXO EDUCAÇÃO. 2018.

Veras, D. S. . Parecer projetos de pesquisa para o Edital - 027/2018 ? Propi / IFMS - Iniciação Científica e Tecnológica. 2018.

Veras, D. S. ; LIMA, L. R. C. ; UBAID, F. K. . Qualificação do projeto de monografia intitulada: EFEITOS AMBIENTAIS ESTRUTURADORES DA COMUNIDADE DE ODONATA EM ÁREA ECOTONAL NO LESTE MARANHENSE. 2018.

Veras, D. S. ; LIMA, L. R. C. ; UBAID, F. K. . Qualificação do projeto de monografia intitulada: CONGRUÊNCIA ENTRE A COMUNIDADE DE IMATUROS E ADULTOS DE ODONATA EM ÁREA ECOTONAL NO LESTE MARANHENSE. 2018.

Veras, D. S. ; LIMA, L. R. C. ; UBAID, F. K. . Qualificação do projeto de monografia intitulada: EFEITOS DAS MODIFICAÇÕES DO HABITAT EM ÁREAS DE MATAS RIPÁRIAS SOBRE A COMUNIDADE DE BORBOLETA (INSECTA: LEPIDOPTERA) DO MUNICÍPIO DE CAXIAS (MA), BRASIL. 2018.

LIMA, L. R. C. ; Veras, D. S. ; NASCIMENTO, S. R. S. . Qualificação do projeto de monografia intitulada: ESTUDO TAXONÔMICO DE TRICHOPTERA KIRBY, 1813 (INSECTA) DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARNAÍBA, PIAUÍ, BRASIL. 2018.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº01/2018 ? PROEXT/IFMA EIXO Desenvolvimento regional. 2018.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº01/2018 ? PROEXT/IFMA EIXO Ciência, Tecnologia e Inovação para inclusão social. 2018.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº01/2018 ? PROEXT/IFMA EIXO Cultura e Artes. 2018.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº01/2018 ? PROEXT/IFMA EIXO Desenvolvimento Rural: agroecologia e produção orgânica. 2018.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº01/2018 ? PROEXT/IFMA EIXO Geração de Trabalho e Renda. 2018.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao EDITAL No 36/2018 - Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias, eixo Educação. 2018.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao EDITAL No 36/2018 - Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias, eixo Desenvolvimento regional. 2018.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao EDITAL No 36/2018 - Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias, eixo Ciência, Tecnologia e Inovação para inclusão social. 2018.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao EDITAL No 36/2018 - Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias, eixo Meio Ambiente e Recursos Naturais. 2018.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao EDITAL No 36/2018 - Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias, eixo Desenvolvimento Rural: agroecologia e produção orgânica. 2018.

Daniel Silas Veras . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao EDITAL No 36/2018 - Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias, eixo Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. 2018.

Veras, D. S. . 27ª edição da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE), da Editora Abril. 2017.

Veras, D. S. . Parecer pojetos de pesquisa para o EDITAL PRPGI Nº 06/2017 - PIBIC SUPERIOR 2017/2018. 2017.

Veras, D. S. . Parecer projeto(s) de extensão referentes ao EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº02/2017 ? PROEXT/IFMA EIXO EDUCAÇÃO. 2017.

Daniel Silas Veras . Parecer Processo RSC 23249.040435.2016-55. 2017.

VERAS-DOS-SANTOS ; CALVET, R. M. ; ARAUJO, W. P. ; ANDRADE, M. V. M. ; LUZ, J. W. ; FALCAO, H. R. C. . PROJETO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS Especialização. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer Processo RSC 23249.001520.2016-14. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer Processo RSC 23249.019589.2015-13. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer RSC 23249.018607.2016-12. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer RSC 23249.018094.2016-31. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer RSC 23249.027859.2016-24. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer RSC 23249.020025.2016-98. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer Processo RSC 23249.028553.2016-95. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer Processo RSC 23249.043492.2016-96. 2016.

Daniel Silas Veras . parecer Processo RSC 23249.044166.2016-12. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer Processo RSC 23249.046831.2016-96. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer Processo RSC 23249.043440.2016-11. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer Processo RSC 23249.037109.2016-81. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer Processo RSC 23249.036912.2016-88. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer Processo RSC 23249.054372.2016-14. 2016.

Daniel Silas Veras . Parecer Processo RSC 23249.050108.2016-11. 2016.

VERAS-DOS SANTOS ; ARAUJO, W. P. ; CALVET, R. M. ; LUSTOSA, G. S. ; LOPES, H. M. O. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFMA CAMPUS CAXIAS. 2014.

VERAS-DOS SANTOS ; GUALTER, R. M. R. ; LUZ, A. J. R. V. ; CALVET, R. M. ; LUZ, J. W. P. ; ANDRADE, M. V. M. ; ARAUJO, W. P. . NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO IFMA CAMPUS CAXIAS. 2014.

Daniel Silas Veras . Pesquisa em destaque FAPEMA: LaECO. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Veras, D. S. . Criação de terrário ajuda a reproduzir diferentes ecossistemas em sala de aula. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VERAS, D. S. . Produzindo Ciência: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o IFMA, de Caxias desenvolveu uma pesquisa nos igarapés, que são parte da causa das enchentes que atingem várias cidades do interior do Maranhão. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Veras, D. S. . Revista internacional publica pesquisa do IFMA sobre libélulas. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Veras, D. S. ; SANTOS, A. N. ; SOUZA, E. ; ARAUJO, W. P. . Indisciplina discente: causas, prevenções e enfrentamento.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VERAS-DOS SANTOS ; ARAUJO, A. A. ; SOARES, J. P. ; ARAUJO, W. P. . Alunos e professores do Instituto Federal de Caxias comemoram o resultado do MEC. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VERAS-DOS SANTOS ; CAMARA, J. T. . RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VERAS-DOS SANTOS ; OLIVEIRA, J. S. C. ; CALVET, R. M. . O QUE É OU NÃO CIÊNCIAS? CRITICA ATEÓRICA SOBRE O ENSINO TRADICIONAL. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VERAS-DOS SANTOS ; GUALTER, R. M. R. ; SOARES, J. P. ; CALVET, R. M. . ENSINO DE CIÊNCIAS: REPRODUÇÃO OU PRODUÇÃO?. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VERAS-DOS SANTOS ; OLIVEIRA, J. S. C. ; SARDINHA, D. H. S. . Agroecologia: Contribuições para o desenvolvimento sustentável.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Veras, D. S. . Biologia Cons_Ciência. 2018; Tema: Divulgação científica. (Rede social).

Daniel Silas Veras . Comparação de médias, aplicando o teste t no R. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, A. C. R. ; MOREIRA, S. C. ; VERAS, Daniel Silas . Oficina: Elaboração de mapas de localização no Qgis. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANA, C. G. ; CAMPOS, I. R. ; VERAS, Daniel Silas . Oficina: Análise de regressão em dados ambientais. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VERAS, Daniel Silas . Ofinica: Como publicar em revistas de alto impacto cientifico? Dicas de redação. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Veras, D. S. . Avaliação de pressupostos: uso de testes de normalidade e homocedasticidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Veras, D. S. ; NUNES, E. I. S. S. ; SERRA, L. C. E. ; NASCIMENTO, S. R. S. ; AZEVEDO, C. A. S. . Insetos aquáticos como bioindicadores in Bioblitz. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ENSINO).

VERAS-DOS SANTOS ; GARCEZ, A. C. . CUIDADOS BÁSICOS COM MICROSCÓPIOS ÓPTICOS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VERAS-DOS SANTOS . Cartilha: O que é ecologia?. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ENSINO).

VERAS-DOS-SANTOS . Comissão Científica do I Workshop de Projetos e TCCs e I Encontro de Iniciação a Docência. 2015. (Avaliador(a) Ad hoc).

VERAS-DOS-SANTOS ; CALVET, R. M. . II SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2015. (Avaliador(a) Ad hoc).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2023

    Chamada Universal MCTIC/CNPq 2018 - Diminuindo as lacunas Lineanas e Wallaceanas da biota aquática na Amazônia, Descrição: Visando progredir com o conhecimento sobre esses grupos na Amazônia e acelerar as estratégias de conservação diante do atual estado de fragmentação do bioma, este projeto tem como objetivos: (1) apresentar o conhecimento atual sobre biogeografia e ecologia de Ephemeroptera, Heteroptera, Odonata, Plecoptera, Trichoptera (EHOPT), macrófitas aquáticas e peixes de água doce que ocorrem na Amazônia; (2) ressaltar a sua diversidade, endemismo e os aspectos que podem influenciar na sua conservação; (3) coletar em áreas até então sem informação; (4) descrever novas espécies detectadas; (5) modelar o nicho das espécies representadas com o intuito de prever sua distribuição e apresentar onde estão as lacunas de conhecimento no bioma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / Lucas Ramos Costa Lima - Integrante / Leandro Juen - Coordenador / Frederico Falcão Salles - Integrante / GILBERTO NICACIO - Integrante / Rafael Boldrini - Integrante / Joana Darc Batista - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Integrante / Karina Dias da Silva - Integrante / Leandro Schelemmer Brasil - Integrante / Neusa Hamada - Integrante / José Max Barbosa de Oliveira Júnior - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Yulie Shimano - Integrante / Thiago Pereira Mendes - Integrante / Lenize Batista Calvão - Integrante / Felipe Ferraz Figueiredo Moreira - Integrante / Erlane José Cunha - Integrante / Raphael Ligeiro - Integrante / Ana Luiza Andrade - Integrante / Ana Paula Justino de Faria - Integrante / ernando Geraldo de Carvalho - Integrante / Mylena Neves Cardoso - Integrante / Carina Kaory Sasahara de Paiva - Integrante / Thaísa Sala Michelan - Integrante / Rhainer Guilhermo Ferreira - Integrante / Thiago Barros Miguel - Integrante / Thiago Bernardi Vieira - Integrante / Barbará Dunck Oliveira - Integrante / Rodolfo Mariano Lopes da Silva - Integrante / Grazielle Sales Teodoro - Integrante / TIAGO O. BEGOT - Integrante / Adolfo Rodrigo Calor - Integrante / Pitágoras Bispo - Integrante / Frederico Lencioni - Integrante / Ulisses Neiss - Integrante / Alana Patrícia Meguy Guteres - Integrante / Rafael Costa Barros - Integrante / Cristian Camilo Mendoza Penagos - Integrante / Viviane Caetano Firmino - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - Atual

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2015 - Atual

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Integrante.

  • 2012 - Atual

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2015 - Atual

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Integrante.

  • 2012 - Atual

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2015 - Atual

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2015 - Atual

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Integrante.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2015 - Atual

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Integrante.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2018 - Atual

    TABULEIRO DOS SEM MAXILAS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jéssica Oliveira Chaves em 20/10/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / GUILHERME SANTANA LUSTOSA - Coordenador / FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2018 - Atual

    TABULEIRO DOS SEM MAXILAS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jéssica Oliveira Chaves em 20/10/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / GUILHERME SANTANA LUSTOSA - Coordenador / FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2018 - Atual

    TABULEIRO DOS SEM MAXILAS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jéssica Oliveira Chaves em 20/10/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / GUILHERME SANTANA LUSTOSA - Coordenador / FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Cladomania, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Guilherme Santana Lustosa em 10/07/2019., Descrição: Criar um jogo com tema de sistemática fllogenetica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / GUILHERME SANTANA LUSTOSA - Coordenador / Hildinara Mourão do Rêgo - Integrante.

  • 2018 - 2019

    TABULEIRO DOS SEM MAXILAS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jéssica Oliveira Chaves em 20/10/2018., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / GUILHERME SANTANA LUSTOSA - Coordenador / FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Cladomania, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Guilherme Santana Lustosa em 10/07/2019., Descrição: Criar um jogo com tema de sistemática fllogenetica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / GUILHERME SANTANA LUSTOSA - Coordenador / Hildinara Mourão do Rêgo - Integrante.

  • 2018 - 2019

    TABULEIRO DOS SEM MAXILAS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jéssica Oliveira Chaves em 20/10/2018., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / GUILHERME SANTANA LUSTOSA - Coordenador / FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Cladomania, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Guilherme Santana Lustosa em 10/07/2019., Descrição: Criar um jogo com tema de sistemática fllogenetica.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / GUILHERME SANTANA LUSTOSA - Coordenador / Hildinara Mourão do Rêgo - Integrante.

  • 2018 - 2019

    TABULEIRO DOS SEM MAXILAS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jéssica Oliveira Chaves em 20/10/2018., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / GUILHERME SANTANA LUSTOSA - Coordenador / FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante.

  • 2015 - 2016

    JOGO EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA, Descrição: Este trabalho vem com o intuito de desenvolver a Sistemática de forma simples, divertida e interativa através de jogos digitais que é um meio muito eficiente para o ensino e aprendizagem, estimulando o discente na sua capacidade de aprender e auxilia o mesmo a entender de uma forma mas pratica o assunto abordado. O tema abordara os fundamentos da evolução das espécies, servindo como material para diagnosticar pedagogicamente o aluno. O método Utilizado é constituído basicamente das seguintes etapas; pesquisa que será realizada para identificar as deficiências encontradas nos discentes sobre o assunto da sistemática, criação dos protótipos onde será dividido os tópicos sobre os assuntos tratados na sistemática, projetar interação do jogo que será definido as fases, dificuldades, animação, enredo e etc, desenhar o jogo em linguagem UML que consistira na definição de todas as classes baseado no estudo do problema e na projeção da interação do jogo e a codificação, onde será desenvolvido para linguagem de programação especifica (Java) .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / FANDSON DA SILVA MORAIS - Integrante / HELANO MIGUEL BRASIL FRANCA PORTELA - Integrante / HELTON LUCAS DO CARMO SOUSA - Integrante / JOSÉ WILKER LUZ - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Inclusão digital na alfabetização científica de pessoas com deficiência visual no IFMA Campus Caxias, Descrição: Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à alfabetização científica, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes a pesquisas científicas.Também é sabido que a incorporação de reflexões científicas é importante não só na escola, mas na vida,o indivíduo precisa desenvolver um senso crítico, perguntar, agir e pensar além do que está à sua frente para ter uma aprendizagem significativa. Em tempos tomados pela internet e em meio a tantos softwares que facilitam a vida dos estudantes, por vezes são encontradas dificuldades, pensar de forma questionadora não é fácil para algumas pessoas e manusear aparelhos aparentemente simples nem sempre é fácil tornando-se complicado para quem possui deficiência visual, portanto o objetivo deste estudo é potencializar a inclusão digital través de softwares educacionais que visem o estimulo do estudo cientifico de pessoas com necessidade específica visual. As pessoas com necessidades específicas devem dispor de todos os meios para sua participação em todos os trabalhos, programas e experiências realizadas em sala de aula, atender às suas necessidades é dever de qualquer instituição. Serão desenvolvidas pesquisas sobre utilização de softwares como recurso complementar às aulas, posteriormente as pesquisas será promovida a melhor forma de utilização de aparelhos digitais por deficientes visuais visando o aprimoramento do desempenho de diversas tarefas que proporcionem o desenvolvimento científico, a partir da inclusão digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / Rita Maria Luz Freitas Soares - Integrante.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2018 - 2019

    TABULEIRO DOS SEM MAXILAS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jéssica Oliveira Chaves em 20/10/2018., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / GUILHERME SANTANA LUSTOSA - Coordenador / FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

  • 2012 - 2015

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Descrição: Oportunizar aos discentes do ensino superior dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas subsídios de conhecimento e aprendizagem no âmbito da matriz curricular, buscando sua interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informática e comunicação, incentivando à docência e trabalho em equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) . , Integrantes: Daniel Silas Veras dos Santos - Integrante / João da Paixão Soares - Coordenador / Waldirene Pereira Araújo - Integrante / José Wilker Pereira Luz - Integrante / Régia Maria Reis Gualter - Integrante.

Prêmios

2023

3º lugar geral na categoria Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica/Ensino Superior (PIBIC ES), Universo IFMA, grande área de conhecimento Ciências Biológicas, IFMA.

2022

1º lugar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica/Ensino Superior (PIBIC ES), grande área de conhecimento Ciências Biológicas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

2022

2º lugar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica/Ensino Superior (PIBIC ES), grande área de conhecimento Ciências Biológicas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

2021

1º Lugar apresentação oral área Ciências Biológicas: Associação entre substrato e imaturos de Trichoptera em afluentes do rio Itapecuru em Caxias-MA., SEMIC 2021-Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

2021

2º Lugar apresentação oral área Ciências BiológicasDesenvolvimento larval e emergência de adultos de Phyllocycla Calvert, 1948 (Odonata: Gomphidae) em ambientes artificiais., SEMIC 2021-Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

2021

1º lugar geral na categoria Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica/Ensino Superior (PIBIC ES) Universo IFMA, grande área de conhecimento Ciências Biológicas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

2021

3º lugar geral na categoria Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica/Ensino Superior (PIBIC ES), Universo IFMA, grande área de conhecimento Ciências Biológicas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

2019

MENÇÃO HONROSA ao trabalho ?INTRODUÇÃO A ANÁLISE DE DADOS ECOLÓGICOS AOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO?, Universidade Estadual do Piauí Campus Heróis do Jenipapo.

2019

MENÇÃO HONROSA ao trabalho ?EFEITOS DO CIGARRO NO SISTEMA RESPIRATÓRIO: ABORDAGEM ATIVA NO ENSINO?, II JECB da Universidade Estadual do Piauí Campus Heróis do Jenipapo.

2019

2º colocação da área Ciências Biológicas poster, XVI SNCT Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

2019

1º colocação da área Ciências Biológicas poster, XVI SNCT Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

2019

1 colocação da área Ciências Biológicas oral "A INFLUÊNCIA DA INTEGRIDADE DE HABITAT SOBRE AS COMUNIDADES DE TRICHOPTERA IMATUROS EM AFLUENTES DO RIO ITAPECURU EM CAXIAS MARANHÃO", XVI SNCT Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

2017

1º Lugar apresentação oral área Ciências Biológicas, III SEMIC Campus Caxias, Intituto Federal do Maranhão Campus Caxias.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUC., CIÊNC. E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-CAMPUS CAXIAS, IFMA Campus Caxias. , RODOVIA 349 KM2 S/N, POVOADO LAMEGO, ZONA RURAL, GLEBA BURITI DO PARAÍSO, 65603605 - Caxias, MA - Brasil, Telefone: (99) 34222300, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 5

2012 - Atual

Instituto Federal Educ., Ciência e Tecnol. do MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2025

    Estágios , IFMA Campus Caxias.,Estágio realizado, Estágio supervisionado em ecologia geral.

  • 07/2016

    Ensino, Especialização em Educação e Ensino de Ciências, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental

  • 08/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, IFMA Campus Caxias.,Linhas de pesquisa

  • 03/2013

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ELEMENTOS DE CIÊNCIAS II, ECOLOGIA GERAL; ECOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS; EMBRIOLOGIA; PARASITOLOGIA; SISTEMÁTICA DE CRIPTÓGAMAS; PALEONTOLOGIA; BIOGEOGRAFIA.

  • 07/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, BIOLOGIA I, BIOLOGIA II, BIOLOGIA III, DISCIPLINAS TÉCNICAS: MICROBIOLOGIA AMBIENTAL, METODOLOGIA DE PROJETOS AMBIENTAIS

  • 08/2022 - 12/2022

    Estágios , IFMA Campus Caxias.,Estágio realizado, Estágio supervisionado em Evolução.

  • 08/2017 - 12/2017

    Estágios , IFMA Campus Caxias.,Estágio realizado, Estágio supervisionado em Bioestatística.

  • 08/2014 - 06/2016

    Direção e administração, IFMA Campus Caxias.,Cargo ou função, MEMBRO PRESIDENTE DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

  • 08/2014 - 06/2016

    Direção e administração, IFMA Campus Caxias.,Cargo ou função, MEMBRO PRESIDENTE DO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

  • 05/2014 - 06/2016

    Direção e administração, IFMA Campus Caxias.,Cargo ou função, COORDENAÇÃO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

  • 05/2013 - 05/2014

    Direção e administração, IFMA Campus Caxias.,Cargo ou função, MEMBRO DO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

  • 03/2013 - 04/2014

    Direção e administração, IFMA Campus Caxias.,Cargo ou função, COORDENAÇÃO ADJUNTA DO PARFOR.

2011 - 2012

C.E. Thales Ribeiro Gonçalves

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20

2010 - 2012

unidade escolar barão de gurguéia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20

2010 - 2011

C. E. C. PARQUE ITARARÉ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20

2008 - 2009

UNIDADE ESCOLAR GERVÁSIO COSTA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR-SUBSTITUTO, Carga horária: 40

2007 - 2007

Unidade Escolar Gov. Pedro Freitas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR-SUBSTITUTO, Carga horária: 20

2003 - 2003

SOCIMOL Indústria de Colchões e Móveis Ltda

Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: TÉCNICO EM TECNOLOGIA AMBIENTAL, Carga horária: 20

2015 - 2017

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: ESTUDANTE DE MESTRADO, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE DE MESTRADO, Carga horária: 20

2016 - 2016

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário Laboratório de Ecologia-ICB, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio com ênfase em estatística univariada aplicada a ecologia.

2021 - 2022

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 1

Outras informações:
Participação na Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Odonata - Ciclos de Reavaliação do estado de conservação dos Odonata brasileiros, que prevê diagnosticar o risco de extinção dessas espécies.

2022 - 2022

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Comitê científico, Carga horária: 1