Bruno Allevato Martins da Silva
Possui graduação em Ciências Biológicas (2009) e Mestrado em Geocências(2012), ambos pela Universidade Federal Fluminense, especialização em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ (20015) e em Economia e Gestão da Sustentabilidade pelo Instituto de Economia/UFRJ (2019) e atualmente é doutorando no Programa de Planejamento ENergético e Ambiental da COPPE/UFRJ. Profissionalmente, atuou na secretaria executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas-PBMC (2013-2015), na revisão técnica dos relatórios. E, desde de 2015, atua no Escritório de Projetos Fundo Verde-UFRJ, participando do gerenciamento de projetos sustentáveis para o campus Cidade Universitária - UFRJ. Além da atuação profissional , desenvolve pesquisas nas áreas de Universidades Sustentáveis e gestão de campus sustentáveis, onde já conta com uma publicação acadêmica.
Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Programa de Planejamento Energético Ambiental
2023 - Atual
International Copper Association
Orientador: Amaro Pereira Junior
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Geociências (Geoquímica)
2010 - 2012
Universidade Federal Fluminense
Título: Composição e Tafonomia dos Foraminíferos Bentônicos Durante o Período Seco e Chuvoso na Baía de Tamandaré, PE, Brasil
, Ano de Obtenção: 2012.Cátia Fernandes Barbosa.Palavras-chave: Recife de Coral; Oceanografia; Foraminíferos; ecologia.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Mineralogia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica / Especialidade: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Graduação em Ciências Biológicas
2005 - 2009
Universidade Federal Fluminense
Título: Distribuição dos Foraminíferos Bentônicos no Ecossistema Recifal da Baia de Tamandaré, Pernambuco, Brasil.
Orientador: Cátia Fernandes Barbosa
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2018 - 2019
IE-Economia e Gestão da Sustentabilidade. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2015
COPPE - Gestão Ambiental. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
Produção textual. (Carga horária: 16h). , Aplic, APLIC, Brasil.
2011 - 2011
Análise Quantitativa Aplicada Microfósseis Marinho. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Estudo do Quaternário, ABEQUA, Brasil.
2011 - 2011
Novas empresas para o desenvolvimento sustentável. (Carga horária: 300h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2006 - 2006
Ecologia e Concervação de Manguezais. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
Allevato, B. ; Pimentel_Soares ; Pereira. Renato Crespo . IV Semana de Biologia e do III Dia de Educação Ambiental. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. Avaliação da qualidade do sedimento para suporte de população de recifes de coral com base em foraminíferos e geoquímica: um exemplo da baía de Tamandaré, PE, Brasil. 2011. (Congresso).
IV Seminário de Geoquímica Ambiental - GeoAmb.Tafonomia de Foraminíferos Bentônicos do Sedimento da Baía de Tamandaré, PE, Brasil,. 2011. (Seminário).
XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário - ABEQUA - III Encontro do Quaternário Sul-americano. Tafonomia de Foraminíferos Bentônicos do Sedimento da Baía de Tamandaré, PE, Brasil,. 2011. (Congresso).
III Seminário de Geoquímica Ambiental.Foraminíferos epibiontes em fragmentos de corais na baía de Tamandaré, PE.. 2010. (Seminário).
IX Congresso de Ecologia do Brasil. Avaliação da saúde do ecossistema recifal da Baía de Tamandaré, PE, através da aplicação do índice FORAM. 2009. (Congresso).
XIX Seminário de Iniciação Científica.Foraminíferos bentônicos do ecossistema redifal da Baía de Tamandaré, Pernambuco, Brasil.. 2009. (Seminário).
VIII Congresso de Ecologia do Brasil. 2007. (Congresso).
XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar. 2007. (Congresso).
Participação em bancas
Allevato, B.; KELECOM, A.. GESTÃO DE EFLUENTES SANITÁRIOS EM PORTOS ORGANIZADOS BRASILEIROS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.
Produções bibliográficas
-
Allevato, Bruno ; Ribeiro, Suzana Kahn . Financing the Transition for a Sustainable Campus: Experiences from Brazil. World Sustainability Series. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 231-241.
-
Allevato, B. ; BARBOSA, C. F. . Avaliação da saúde do ecossistema recifal da Baía de Tamandaré, PE, através da aplicação do índice FORAM. In: Congresso de ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009.
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Ampliando o alcance da mobilidade ativa no Laboratório Vivo da Cidade Universitária da UFRJ, Descrição: Projeto para implantação e gestão de um projeto de bicicletas compartilhadas no campus da Cidade Universitária. O projeto de compartilhamento é no modelo dockless, com 8 estações virtuais e 90 bicicletas rodando no campus, O objetivo é verificar barreiras no processo de implantação e operação do sistema dockless no campus, tendo o campus como um modelo de utilização para cidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Allevato Martins da Silva - Coordenador / marcio dagosto - Integrante / suzana kahn ribeiro - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos, Fundo Verde - UFRJ. , CT - Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, 21941909 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 99129523
Experiência profissional
2013 - Atual
COPPEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Escritório de Projetos Fundo Verde, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolvimento, auxílio e gestão na implementação de projetos sustentáveis, principalmente na área de geração e racionamento de energia;Sondagem e contato com diferentes partes interessadas para pleno desenvolvimento e aprovação das iniciativas sustentáveis;Apoia e gestão das etapas de licitação (pedido de propostas/ tomada de preço) e gerenciamento de contratos;Acompanhamento e redação de ATA em reuniões nacionais e internacionais; e,Auxílio e redação de relatórios para público geral e conselho diretor do projeto.
2013 - 2015
COPPEVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DTI1 Secretaria Executiva do PBMC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Participação na elaboração do Relatório Síntese para Tomadores de Decisão da Secretaria Executiva no PBMC. Primeiro Relatório de Avaliação Nacional do PBMC;
? Apoiar as etapas de licitação (pedido de propostas/ tomada de preço) na execução do projeto;
? Coordenar revisão de trabalho (corrigir/ propor melhorias/ revisar texto/ checar referência e conteúdo).
2015 - Atual
Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos TecnológicosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atua na gestão dos projetos no escritório de projetos Fundo Verde-UFRJ, participando de todo o processo de construção dos projetos, incluindo reunião com partes interessadas, desenvolvimento de termo de referência, processo licitatório e implementação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Allevato Martins da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?