Otávio Cândido da Silva Júnior

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1986) e Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá [UNIFEI] (2014). Há 19 anos e meio é Analista de Desenvolvimento Agrário na área de Formação e Capacitação Profissional do Grupo Técnico de Campo (GTC) de Taubaté da Diretoria Adjunta de Formação, Pesquisa e Promoção Institucional (DAFPPI) da Regional Sudeste da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo "José Gomes da Silva" (F-ITESP). Possui 15 anos de experiência na docência no Ensino Médio Regular, nas disciplinas de Filosofia, Sociologia, Política e História com ênfase em História Geral, do Brasil e da América; no Ensino Técnico em Magistério ? Habilitação Específica do Magistério ? (H.E.M.) na E. E. "Severino Moreira Barbosa" de Cachoeira Paulista e no Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) de Guaratinguetá ? nas disciplinas de Filosofia da Educação, História da Educação e Sociologia da Educação; no Ensino Técnico em Processamento de Dados [Colégio do Carmo e no Centro de Estudos Alaíse Marcondes Veloso (C.E.A.M.V.)] na disciplina de História bem como 05 anos de experiência na docência no Ensino Superior nos cursos de Graduação ? em Filosofia, nas disciplinas de História da Filosofia Antiga e Medieval e Introdução à Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1990); nas disciplinas de Didática, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I e II no curso de Filosofia da Universidade São Francisco, campus de São Paulo [Pari] (2001-2004); nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Psicologia, na disciplina Estudo do Homem Contemporâneo; em Engenharia Mecânica e Psicologia na disciplina de Teologia e Sociedade; no curso de Administração, na disciplina de Filosofia na Universidade São Francisco, campus de Itatiba; nos cursos de Direito, na disciplina de Filosofia do Direito; e de Pedagogia, nas disciplinas de Filosofia da Educação, Didática, Legislação e Estrutura e Funcionamento da Educação Básica na Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT) ? e no Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu de Política Internacional da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2004). Em termos de Pesquisa atuou principalmente nos seguintes temas: Fundação Pública, Trabalhadores (as) Públicos (as), Trabalho, Precarização, História e Historiografia da Educação Brasileira. Tem mais de uma década de experiência de atuação na militância político-partidária ? a incluir o exercício de um mandato de vereador (2005-2008) ? de associativismo, de sindicalismo (2007-2014/2017-2023) e de atuação junto aos movimentos sociais organizados do campo [sem-terras, quilombolas e agricultores familiares] e da cidade [posseiros, movimento de mulheres e de associação de moradores de bairros].

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Desenvolvimento e Tecnologias Sociais

2012 - 2014

Universidade Federal de Itajubá
Título: OS PROCESSOS DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO ?JOSÉ GOMES DA SILVA? [F. ITESP], NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI.,Ano de Obtenção: 2014
Adilson da Silva Mello.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Trabalho; Precarização; Fundação Pública; Trabalhadores Públicos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.

Ensino Médio (2º grau)

1981 - 1983

E.E. "Manoel Martins"

Ensino Fundamental (1º grau)

1973 - 1980

E.M.E.F "OTHAYDES LUIZ ARANTES"

Formação complementar

2002 - 2002

Escola de Governo. (Carga horária: 64h). , Associação Brasileira de Formação de Governantes, ABFG, Brasil.

1995 - 1998

Filosofia e História da Educação. (Carga horária: 1550h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

1987 - 1989

Pedagogia. , Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, FSFCLL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.

Organização de eventos

SILVA JÚNIOR, O. C. . 2ª Conferência Pré-Territorial Rural Sustentável e Solidário - Fase Regional Ubatuba. 2013. (Outro).

SILVA JÚNIOR, O. C. ; MOLLICA, O. F. G. ; GOMES, B. A. . 1ª Conferência Regional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER.. 2012. (Outro).

SILVA JÚNIOR, O. C. ; VASQUEZ, A. ; SOARES, C. C. . Entrega das Arcas das Letras para as Comunidades atendidas pelo Programa Luz Para Todos no Vale do Paraíba. 2008. (Outro).

SILVA JÚNIOR, O. C. ; CARDOSO, I. . Curso de Formação para Candidatos a Conselheiros /as da Região do Vale do Paraíba. 2005. (Outro).

SILVA JÚNIOR, O. C. ; CARDOSO, I. . Conferência Regional de Direitos Humanos do Vale do Paraíba. 2005. (Outro).

SILVA JÚNIOR, O. C. . Política de Ascensão Profissional - Manual de Recursos Humanos - Parte III. 2003. (Outro).

SILVA JÚNIOR, O. C. . Cultivando Sonhos. 2002. (Exposição).

SILVA JÚNIOR, O. C. ; MAZZINI, E. J. T. . Projeto Tempo de Aprender: As Oficinas da Autonomia. 2002. (Outro).

SILVA JÚNIOR, O. C. . Encontro Estadual dos CEFAM's. 1990. (Outro).

Participação em eventos

Curso autoinstrucional de Sociologia. 2015. (Outra).

Curso autoinstrucional de Filosofia. 2014. (Outra).

2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 2013. (Outra).

2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 2013. (Outra).

A questão Agrária no Brasil Hoje. 2013. (Outra).

Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agendas e agentes..A DEFINIÇÃO DAS NOVAS POLÍTICAS SOCIAIS E PÚBLICAS NA RECONFIGURAÇÃO DO NOVO PAPEL DO ESTADO NO SÉCULO XXI: PARA ALÉM DA DEMOCRACIA LIBERAL-BURGUESA-CAPITALISTA ENQUANTO EXERCÍCIO MONOLÍTICO DO PODER POLÍTICO E DA CIDADANIA.. 2013. (Encontro).

I Encontro de Estudos sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade.Indícios de um eventual processo de precarização do Trabalho na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo. 2013. (Encontro).

II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Indícios de um eventual processo de precarização do Trabalho na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo. 2013. (Congresso).

Uso de softwares em pesquisas quantitativas. 2013. (Outra).

VI Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais. 2013. (Encontro).

Desenvolvimento, Inovação e Tecnologias Sociais. 2012. (Outra).

I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades - CONINTER. CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE UM EVENTUAL PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO ?JOSÉ GOMES DA SILVA? ? ITESP [F. ITESP]. 2012. (Congresso).

III Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade: interdisciplinaridade e produção do conhecimento.Plebiscito Interno na Fundação ITESP como ferramenta de Tecnologia Social. 2012. (Simpósio).

VIII Seminário do Trabalho: trabalho, educação e políticas sociais no século XXI.Precarização do Trabalho na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - F. ITESP - na primeira década do século XXI. 2012. (Seminário).

II Encontro Estadual sobre o Ensino de Sociologia. 2011. (Encontro).

V Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais.Os Paradoxos da Reforma Agrária. 2011. (Outra).

O Curso de Formação do concurso público para provimento de cargo efetivo de Professor de Educação Básica II. 2010. (Outra).

Oficina de Processamento de Alimentos.Processamento de Alimentos. 2010. (Oficina).

1ª Feira Programa Luz para Todos. 2009. (Feira).

14 Curso Anual do NPC. 2008. (Outra).

1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - Por um Brasil Rural com gente.. 2008. (Outra).

Comissão Censitária Municipal de Tremembé.Censo 2007. 2007. (Outra).

III Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais.Pensando em Alternativas para o Impasse Vivido pela Reforma Agrária - algumas contribuições de técnicos da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - ITESP. 2007. (Outra).

Oficina de Aplicativos Metodológicos para a Pesquisa Participativa. 2007. (Oficina).

12 Curso Anual do NPC. 2006. (Outra).

Anúncio de Investimentos da PETROBRAS no Estado de São Paulo ão. 2006. (Outra).

Avaliação de Programas e Políticas Sociais: fortalecendo práticas. 2006. (Seminário).

Mudanças e Ambiente Organizacional. 2006. (Outra).

Programa de Capacitação em Comercialização e Agroindústria Familiar. 2006. (Outra).

Seminário Reforma Política e Cidadania. 2006. (Seminário).

Gestão Democrática e Políticas Públicas Redistributivas. 2005. (Outra).

Orçamento Público e Cidadania. 2005. (Outra).

Seminário Cepam de Novos Prefeitos e Vereadores. 2005. (Seminário).

A cultura do Côco Anão no Pontal do Paranapanema. 2004. (Outra).

As Parcerias Educacionais e sua contribuição no processo de aprendizagem. 2004. (Encontro).

Congresso Educação para Cidadania. Tempo de Aprender: Oficinas da Autonomia nos assentamentos do Pontal do Paranapanema. 2003. (Congresso).

4 Congresso Nacional de Educação. 2002. (Congresso).

Exposição Fotográfica "Cultivando Sonhos". Curadoria. 2002. (Exposição).

Moderação de Processos Grupais. 2002. (Outra).

Seminário - Alternativas de Desenvolvimento. 2000. (Seminário).

III Encontro Estadual sobre Currículo com as seguintes disciplinas: Psicologia, Filosofia e Sociologia. 1999. (Encontro).

Simpósio de Educação. 1999. (Simpósio).

Simpósio de Educação da Cidade de Aparecida: Construindo Saberes, Buscando Qualidade.Filosofia Política através de Músicas e Poemas: uma experiência em permanente construção. 1999. (Simpósio).

Conferência Regional de Educação. 1997. (Outra).

Extensão Universitária - Francês Instrumental para Pós-Graduandos - Nível I. 1997. (Outra).

Extensão Universitária - Francês Instrumental para Pós-Graduandos - Nível II. 1997. (Outra).

Encontro dos Professores Coordenadores Pedagógicos - Reinventando a Escola -Prática Pedagógica Coletiva. 1996. (Encontro).

II Seminário Internacional Educação Escolar no Marco das Novas Políticas Educacionais. 1996. (Seminário).

Ciclo de Debates - Educação Escolar: abordagens psicológicas e sociais. 1995. (Outra).

Teoria da História. 1995. (Outra).

Reflexão para uma Nova Proposta Pedagógica. 1993. (Outra).

III Semana Integrada do Magistério - CEFAM.."Círculo de Cultura" de Paulo Freire. 1992. (Oficina).

Congresso Estadual de Educação. 1991. (Congresso).

Disciplina - Filosofia da Educação do Curso de Pedagogia da USP.. 1991. (Outra).

XXIII Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação. 1991. (Congresso).

Colégio São Joaquim 100 anos educando [1890-1990].Professor. 1990. (Outra).

Congresso Unitário dos Trabalhadores em Educação. 1990. (Congresso).

Orientação Técnica de História da Educação. 1990. (Outra).

Metodologia do Ensino de Filosofia no 2 Grau. 1989. (Outra).

X Congresso Estadual Anual da APEOESP. 1989. (Congresso).

Seminário Latino-Americano de Educação. 1988. (Seminário).

I Curso de Psicanálise - de Freud à Lacan.. 1987. (Outra).

1 Curso de Formação Missionária. 1985. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Elaine de Siqueira

MELLO, A. S.SILVA JÚNIOR, O. C.PIMENTA, C. A. M.. Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Comunitário: Uma experiência local. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Denise Alves Lúcio

SILVA, C. J. O.SILVA JÚNIOR, O. C.SILVA, A. L.. A Tecnologia e as Relações Sociais em uma Sociedade Contemporânea. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Ana Carolina Russo

MELLO, A. S.SILVA JÚNIOR, O. C.SILVA, A. L.. Estilos de Aprendizagem: Uma Análise dos Alunos do Curso de Engenharia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Patrícia Trovarelli

MELLO, A. S.SILVA JÚNIOR, O. C.SILVA, A. L.. A Posição dos Artefatos Tecnológicos na Percepção de Docentes de um Escola em Ensino Integral. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Anícia Ribeiro da Silva

SILVA, C. J. O.SILVA JÚNIOR, O. C.FERREIRA, L. F. A. G.. A Importância da Música na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Alda Mariana de Medeiros Reis

SILVA, A. L.SILVA JÚNIOR, O. C.FERREIRA, L. F. A. G.. A Organização dos Programas Curriculares Universitários Diante do paradigmas da Inter e da Transdiciplinaridade: Uma análise dos Currículos de Cursos de Formação de Professores da USP e da UFMG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Gerson Diniz Lima

TURRIONI, J. B.SILVA JÚNIOR, O. C.SILVA, A. S.. Desafios da Educação Frente Às Mudanças Culturais, Comportamentais e Sociais dos Jovens da Geração NET Mediante ao Acesso e Uso Intenso das Tecnologias. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Ana Cláudia Ribeiro de Oliveira Rodrigues

SILVA, A. L.MELLO, A. S.SILVA JÚNIOR, O. C.. A Importância da Formação Continuada dos Professores para o Sucesso na Aprendizagem das Disciplinas de Português e Matemática nos anos Inciais do Ensino Fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Ricardo Nogueira Terra

SILVA, A. L.SILVA JÚNIOR, O. C.SILVA, C. J. O.. Políticas Públicas de Inclusão da Diference: Da Educação Especial à Educação Inclusiva. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Jussara Maria V

SILVA JÚNIOR, O. C.RODRIGUES, R.INCROCCI, L. M. M. C.. de Andrade. A Evasão no Ensino Superior na Modalidade de Educação a Distância. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Caroline Linhares de Souza

SILVA JÚNIOR, O. C.RODRIGUES, R.; DOMINGOS, B. S. M.. A Influência de Flexer na Matriz Curricular do Curso de Graduação em Medicina de uma Faculdade Federal do Rio de Janeiro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Patrícia Heloísa de Carvalho

SILVA JÚNIOR, O. C.PIMENTA, C. A. M.; GARCIA, G. M. P.. As Fragilidades e Potencialidades da UAITEC no Cenário Educacional Mineiro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Vitor Barbosa dos Santos

SILVA JÚNIOR, O. C.MELLO, A. S.PIMENTA, C. A. M.. Estudo Sobre Práticas Religiosas em uma Unidade Escolar no Município de Magé/RJ. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Vânia Silva Castro

SILVA JÚNIOR, O. C.PIMENTA, C. A. M.FERREIRA, L. F. A. G.. FORMAÇÃO DE FORMADORES EM EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL - PROJETO FOFO EAD SUPERIOR BR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Regina Márcia Naves Alves

SILVA JÚNIOR, O. C.RODRIGUES, R.PIMENTA, C. A. M.. IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Eliana Aparecida Perissato Barreta

PAMPLIN, R. C. O.SILVA JÚNIOR, O. C.; LIMA, M. P.. Novas Competências Necessárias ao Trabalho Docente na Era Informacional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Gustavo Rennó Rocha

PAMPLIN, R. C. O.SILVA JÚNIOR, O. C.; LIMA, M. P.. Desafios e Possibilidades na Formação do Cidadão Pós-Moderno. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Tânia Braga da Silva

SILVA JÚNIOR, O. C.CHAVES, A. M. B. M.INCROCCI, L. M. M. C.. Os Novos desfios Educacionais na Soceidade da Informação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Irini Cristina Monteiro de Brito

PAMPLIN, R. C. O.SILVA JÚNIOR, O. C.SILVA, C. J. O.. Avaliação Democrática: Histórica em Ação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Rubens Fernando

CHAVES, A. M. B. M.TURRIONI, J. B.SILVA JÚNIOR, O. C.. Metodologia de Integração entre o Ensino Médio e o Ensino Técnico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Olivia Cristina Perez

LIMA, M. P.;SILVA JÚNIOR, O. C.PAMPLIN, R. C. O.. O que é Interdisciplinaridade? Definições mais Comuns em Artigos Científicos Brasileiros. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Roberta Lellis Piozzi

INCROCCI, L. M. M. C.CHAVES, A. M. B. M.SILVA JÚNIOR, O. C.. A Participação Social na Construção do Plano Municipal de Educação de Paraty. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Olivia Cristina Perez

LIMA, M. P.;SILVA JÚNIOR, O. C.PAMPLIN, R. C. O.. O que é Interdisciplinaridade? Definições mais comuns em artigos científicos brasileiros. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Alexandre Carlos Colodo

SILVA JÚNIOR, O. C.. Avaliação da Mudança de Porto de Recebimento de Importações de Materiais Acabado: estudo de caso em uma multinacional de grande porte. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade São Francisco.

Aluno: Luciano Mariussi

SILVA JÚNIOR, O. C.. A Busca da Satisfação do Cliente em uma Empresa de Equipamentos para Pintura. 2001.

Aluno: Gelvane Pereira do Nascimento

SILVA JÚNIOR, O. C.. O Impacto do Sistema Integrado JD. EDWARDS na área de Suprimentos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade São Francisco.

Orientou

Vânia Silva Castro

FORMAÇÃO DE FORMADORES EM EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL - PROJETO FOFO EAD SUPERIOR BR; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Jussara Maria V

de Andrade; A Evasão no Ensino Superior na Modalidade de Educação a Distância; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Caroline Linhares de Souza

A Influência de Flexer na Matriz Curricular do Curso de Graduação em Medicina de uma Faculdade Federal do Rio de Janeiro; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Regina Márcia Naves Alves

IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Patrícia Heloísa de Carvalho

As Fragilidades e Potencialidades da UAITEC no Cenário Educacional Mineiro; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Vitor Barbosa dos Santos

Estudo Sobre Práticas Religiosas em uma Unidade Escolar no Município de Magé/RJ; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Tânia Braga da Silva

Os Novos desfios Educacionais na Soceidade da Informação; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; (Orientador);

Jussara Maria V

de Andrade; A Evasão no Ensino Superior na Modalidade de Educação a Distância; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Otávio Cândido da Silva Júnior;

Caroline Linhares de Souza

A Influência de Flexer na Matriz Curricular do Curso de Graduação em Medicina de uma Faculdade Federal do Rio de Janeiro; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Otávio Cândido da Silva Júnior;

Patrícia Heloísa de Carvalho

As Fragilidades e Potencialidades da UAITEC no Cenário Educacional Mineiro; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Otávio Cândido da Silva Júnior;

Vitor Barbosa dos Santos

Estudo Sobre Práticas Religiosas em uma Unidade Escolar no Município de Magé/RJ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Otávio Cândido da Silva Júnior;

Regina Márcia Naves Alves

IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Otávio Cândido da Silva Júnior;

Tânia Braga da Silva

Os Novos desfios Educacionais na Sociedade da Informação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Otávio Cândido da Silva Júnior;

Vânia Silva Castro

FORMAÇÃO DE FORMADORES EM EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL - PROJETO FOFO EAD SUPERIOR BR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFES) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Otávio Cândido da Silva Júnior;

Claudionor Oliveira Carvalho; Fábio Teixeira dos Santos; Mar

As influências do pensamento de Paulo Freire na Filosofia e Política Educacional da Atualidade; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade São Francisco; Orientador: Otávio Cândido da Silva Júnior;

Antônio Lima dos Santos; Geraldo Alves Cassiano; Jadir Antôn

Um estudo dialético da educação em alguns períodos históricos: o neoliberalismo e a exclusão do pensamento pedagógico libertador de Paulo Freire do; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade São Francisco; Orientador: Otávio Cândido da Silva Júnior;

Produções bibliográficas

  • MELLO, A. S. ; SILVA JÚNIOR, O. C. . UMA LEITURA DA CIRCULARIDADE ENTRE CULTURAS EM CARLO GINZBURG. Revista Janus (Lorena) , v. IV, p. 32, 2007.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. . UMA LEITURA DA CIRCULARIDADE ENTRE CULTURAS EM CARLO GINZBURG. Revista Janus (Lorena) , v. IV, p. 32, 2007.

  • MELLO, A. S. ; SILVA JÚNIOR, O. C. . Uma leitura da ?Circularidade? entre culturas em Carlo Ginzburg. Revista Janus (Lorena) , v. 3, p. 140-150, 2006.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. . Uma leitura da ?Circularidade? entre culturas em Carlo Ginzburg. Revista Janus (Lorena) , v. 3, p. 140-150, 2006.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. . Uma leitura da ?Circularidade? entre culturas em Carlo Ginzburg. Revista Janus (Lorena) , v. 3, p. 140-150, 2006.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. . Uma leitura da ?Circularidade? entre culturas em Carlo Ginzburg. Revista Janus (Lorena) , v. 3, p. 140-150, 2006.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. . OS PROCESSOS DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA FUNDAÇÃO ITESP. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 392p .

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; GOMES, B. A. . Reforma Agrária. Jornal Valeparaibano, 24 jun. 2007.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. . A questão da Educação. Folha de São Paulo, São José dos Campos, p. 11-2 - 11-2, 01 ago. 1993.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. ; MOLLICA, O. F. G. . PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO ?JOSÉ GOMES DA SILVA? ? ITESP ? NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI.. In: VIII SEMINÁRIO DO TRABALHO - Trabalho, Educação e Políticas Sociais para o Século XXI, 2012, Marília - SP. ANAIS VIII SEMINÁRIO DO TRABALHO - Trabalho, Educação e Políticas Sociais para o Século XXI. MARÍLIA-SP.: UNESP, 2012. p. 224-224.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. ; MOLLICA, O. F. G. . CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE UM EVENTUAL PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO ?JOSÉ GOMES DA SILVA? ? F. ITESP. In: CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2012, NITERÓI - RJ. ANAIS I CONINTER, 2012.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. ; MOLLICA, O. F. G. . Indícios de um eventual processo de precarização do Trabalho na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo 'José Gomes da Silva' [F. ITESP], na primeira década do século XXI. In: II CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013, Belo Horizonte. II CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. ; MOLLICA, O. F. G. ; PIMENTA, C. A. M. . A DEFINIÇÃO DAS NOVAS POLÍTICAS SOCIAIS E PÚBLICAS NA RECONFIGURAÇÃO DO NOVO PAPEL DO ESTADO NO SÉCULO XXI: PARA ALÉM DA DEMOCRACIA LIBERAL-BURGUESA-CAPITALISTA ENQUANTO EXERCÍCIO MONOLÍTICO DO PODER POLÍTICO E DA CIDADANIA.. In: Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agenda e agentes, 2013, Araraquara - SP. Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agenda e agentes. ARARAQUARA-SP.: UNESP, 2013. v. 07.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. . O PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO ?JOSÉ GOMES DA SILVA? [F. ITESP], NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI.. In: II Encontro de Estudos sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, 2013, Itajubá - MG.. II Encontro de Estudos sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. Itajubá - MG: s.n., 2013.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. . Indícios de um eventual processo de precarização do Trabalho na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo 'José Gomes da Silva' [F. ITESP], na primeira década do século XXI. In: I Encontro de Estudos sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, 2012, Itajubá - MG.. I Encontro de Estudos sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. Itajubá: s.n., 2012. p. 01-31.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. ; MOLLICA, O. F. G. . O Plebiscito interno na Fundação ITESP como ferramenta de Tecnologia Social. In: III Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, 2012, Itajubá. III Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, 2012. v. Único. p. 87-87.

  • SILVA JÚNIOR, O. C. . A Reforma Agrária na atualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. ; MOLLICA, O. F. G. . Indícios de um eventual processo de precarização do Trabalho na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo 'José Gomes da Silva' [F. ITESP], na primeira década do século XXI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. . I Encontro de Estudos sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. ; PIMENTA, C. A. M. ; MOLLICA, O. F. G. . A DEFINIÇÃO DAS NOVAS POLÍTICAS SOCIAIS E PÚBLICAS NA RECONFIGURAÇÃO DO NOVO PAPEL DO ESTADO NO SÉCULO XXI: PARA ALÉM DA DEMOCRACIA LIBERAL-BURGUESA-CAPITALISTA ENQUANTO EXERCÍCIO MONOLÍTICO DO PODER POLÍTICO E DA CIDADANIA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. ; MOLLICA, O. F. G. . Indícios de um eventual processo de precarização do Trabalho na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo 'José Gomes da Silva' [F. ITESP], na primeira década do século XXI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. . O PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO ?JOSÉ GOMES DA SILVA? [F. ITESP], NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. ; MOLLICA, O. F. G. . CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE UM EVENTUAL PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO ?JOSÉ GOMES DA SILVA? ? ITESP [F. ITESP]. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. ; MOLLICA, O. F. G. . Plebiscito Interno na Fundação ITESP como ferramenta de Tecnologia Social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. ; MOLLICA, O. F. G. . Precarização do Trabalho na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - F. ITESP - na primeira década do século XXI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOLLICA, O. F. G. ; SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. . Cooperativa dos Assentados do Município de Tremembé - SP - COOAAT - Gestão Participativa como Tecnologia Social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. . Indícios de um eventual processo de precarização do Trabalho na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo 'José Gomes da Silva' [F. ITESP], na primeira década do século XXI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MELLO, A. S. ; MOLLICA, O. F. G. . CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE UM EVENTUAL PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO ?JOSÉ GOMES DA SILVA? ? ITESP [F. ITESP]. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; GOMES, B. A. . Os Paradoxos da Reforma Agrária no Estado de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; GOMES, B. A. . Pensando em Alternativas para o Impasse Vivido pela Reforma Agrária - Algumas Contribuições de Técnicos da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - ITESP.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, B. G. ; MAZZINI, E. J. T. ; SILVA JÚNIOR, O. C. . LEITURA DO MUNDO - REPENSANDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO SOB A ÓTICA DAS MULHERES RURAIS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; MAZZINI, E. J. T. . Tempo de Aprender: Oficinas da Autonomia nos assentamentos do Pontal do Paranapanema. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. ; ANSELMO, L. . 'Círculo de Cultura'. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA JÚNIOR, O. C. . TESE 10. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SILVA JÚNIOR, O. C. . Qual a diferença que você pode fazer a partir do ingresso na carreira docente com a análise da conjuntura educacional atual?. 2015; Tema: Educação. (Rede social).

SILVA JÚNIOR, O. C. ; GOMES, B. A. ; HUNGRIA, J. L. M. S. ; AZEVEDO, C. . O Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF - HOJE JÁ É UMA REALIDADE NO VALE DO PARAÍBA E NA SERRA DA MANTIQUEIRA.. 2015; Tema: Crédito Fundiário. (Rede social).

SILVA JÚNIOR, O. C. ; GOMES, B. A. . Cooperativas do PA Tremembé 'Conquista Horto de Tremembé' realizam a 5ª entrega de produtos hortifrútis do PAA Doação Simultânea para a Prefeitura de Mauá, na Grande São Paulo.. 2015; Tema: Comercialização da produção dos assentados da Reforma Agrária - compras públicas.. (Rede social).

SILVA JÚNIOR, O. C. ; GOMES, B. A. . MST OCUPA ÁREA DO DAEE-SP, AO LADO DA FATEC DE PINDAMONHANGABA, A CIDADE DO GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO.. 2014; Tema: Ocupação de Terras Públicas Ociosas - MST. (Rede social).

SILVA JÚNIOR, O. C. . Bom dia Companheirada da Fundação ITESP!. 2014; Tema: Autonomia e liberdade de organização de trabalhadores (as) de Fundação Pública. (Rede social).

SILVA JÚNIOR, O. C. . TRABALHADORES (AS) DA FUNDAÇÃO ITESP TEM SEUS CRÉDITOS DO CARTÃO DO VALE ALIMENTAÇÃO E TÍQUETE REFEIÇÃO ROUBADOS (AS) E NÃO TÊM PARA QUEM RECLAMAR! A QUEM RECLAMAR ENTÃO? AO BISPO?. 2014; Tema: Clonagem dos cartões Vale Alimentação e Tíquete Refeição dos (as) Trabalhadores (as) da F. ITESP. (Rede social).

SILVA JÚNIOR, O. C. . Abaixo-assinado Pelo aumento de 100% do Tíquete Refeição e Vale Alimentação dos Trabalhadores (as) da Fundação ITESP. 2013; Tema: Aumento no valor do Tíquete Refeição e Vale Alimentação. (Rede social).

SILVA JÚNIOR, O. C. ; SANTOS, M. S. O. . Isso aí companheirada da F-ITESP!. 2013; Tema: Chamada para o Dia Estadual de Luta dos (as) Trabalhadores (as) da F. ITESP. (Rede social).

SILVA JÚNIOR, O. C. ; GOMES, B. A. . TÉCNICOS DA FUNDAÇÃO ITESP PARTICIPARAM DE REUNIÃO CHAMADA PELOS ASSENTADOS DO PA HORTO DE TREMEMBÉ, NA CATI DE PINDAMONHANGABA. 2012; Tema: ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural em Projeto de Assentamento da Reforma Agrária "Conquista" Horto de Tremembé. (Rede social).

SILVA JÚNIOR, O. C. . FILOSOFIA POLÍTICA ATRAVÉS DE MÚSICAS, TEXTOS, POEMAS, FILMES E DOCUMENTÁRIOS.. 2000. (Educação).

SILVA JÚNIOR, O. C. . Guia de leitura do livro 'Mundo de Sofia'. 1994. (Educação).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    A precarização do trabalho na Fundação Instituto de Terras do Estado São Paulo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Adilson da Silva Mello em 20/05/2014., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Otávio Cândido da Silva Júnior - Integrante / Adilson da Silva Mello - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 1995 - 1997

    A Escola Complementar e Normal Primária de Guaratinguetá: as origens do ensino normal, 1902-1906, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Otávio Cândido da Silva Júnior - Coordenador.

Prêmios

2009

Certificado que faz parte da história de 10 anos da F-ITESP, Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo "José Gomes da Silva" - F-ITESP.

2008

Diploma de Honra ao Mérito ao Vereador de Guaratinguetá Otávio Cândido da Silva Júnior, Polícia Rodoviária Federal e Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de São Paulo.

2007

75 Anos da Revolução Constitucionalista de 1932, Prefeitura Municipal de Lorena.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Instituto de Terras do Estado de Sao Paulo, Diretoria Adjunta de Formação, Pesquisa e Promoção Institucional. , Rua Armando de Moura, 41, Jardim Silvia Maria, 12081600 - Taubaté, SP - Brasil, Telefone: (12) 36292444

Experiência profissional

2005 - 2008

Câmara Municipal de Guaratinguetá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Mandato eletivo, Carga horária: 12

2001 - 2004

Universidade São Francisco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2004 - 2004

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

1990 - 1990

Centro Universitário Salesiano São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2002 - Atual

Fundação Instituto de Terras do Estado de Sao Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvimento Agrário: Formação, Carga horária: 44

2012 - 2014

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2012 - 12/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Engenharia de Produção e Gestão, PPG em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade.,Linhas de pesquisa

  • 01/1995 - 12/1998

    Pesquisa e desenvolvimento, PUC-SP, PEPG em Educação: História e Filosofia da Educação.,Linhas de pesquisa

2012 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 20

1995 - 1998

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 20

1997 - 2000

Colégio Nossa Senhora do Carmo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de História do Ensino Fundamental, Médio e Técnico em PD.

1988 - 2002

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II, Carga horária: 40

1996 - 1996

E. E. Conselheiro Rodrigues Alves

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

Outras informações:
Concursado com a 1ª colocação na então Delegacia de Ensino de Guaratinguetá. Eleito em 1 lugar pelos pares para coordenar o período diurno da então E.E.P.S.G, "Conselheiro Rodrigues Alves". Numa eleição em que havia 3 candidatos disputando o mesmo período [diurno] obtive 49 votos de um total de 66 professores votantes.

1995 - 1996

Seminário Santo Afonso de Aparecida

Vínculo: Prestador de Serviços Educacio, Enquadramento Funcional: Professor de História e Filosofia, Carga horária: 8

2014 - 2015

Universidade de Taubaté

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Monitor de EAD, Carga horária: 4

1991 - 1994

Centro de Estudos Alaise Marcondes Veloso

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Filosofia, História, O.S.P.B. e E.M.C.

1993 - 1993

Colégio Drummond de Lorena

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Política, Carga horária: 2

1994 - 1994

Hoffman Exitus

Vínculo: Prestador de Serviços Educacio, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia da Educação no Curso *, Carga horária: 5

Outras informações:
* de preparação para o Concurso de Diretor de Escola do Magistério Oficial do Estado de São Paulo deste ano.