Erielen Farias da Silva
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Amazonas - Centro de Estudos Superiores de Parint(2013). Atualmente é da Universidade Federal do Amazonas.
Informações coletadas do Lattes em 06/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em História
2014 - Atual
Universidade Federal do Amazonas
Título: A Negrura Presente em Clio: O olhar sobre o corpo negro na imprensa do Amazonas (1852-18889),Orientador: Patrícia Maria Sampaio de Melo
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Graduação em Licenciatura Plena em História
2007 - 2013
Universidade do Estado do Amazonas - Centro de Estudos Superiores de Parint
Título: Que África está no Currículo Escolar?: Presença Negra na Escola
Orientador: Mônica Xavier
Participação em eventos
Qualificação de Mestrado. A negrura presente em Clio: O olhar sobre o corpo negro na imprensa do Amazonas (1852-1889). 2015. (Exposição).
VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores (as) Negros (as) - Ações Afirmativas: Cidadania, Relações Étnico-Raciais. Que África Encontramos no Currículo Escolar: Uma Análise da Implementação da Lei 10.639/03 no Município de Parintins - AM. 2014. (Congresso).
I Encontro de História.Que África encontramos no currículo escolar: uma análise da implementação da Lei 10.39 no Município de Parintins-AM. 2014. (Seminário).
VI Congresso Internacional de Estudante Universitários da Região Amazônica, 2 Encontro Políticas Públicas e Desenvolvimento PAN - AMAZONIA E CARIBE. Educação Escolar Indígena Intercultural, Bilíngue, Especifica e Diferenciada no Contexto das Políticas Públicas. 2011. (Congresso).
VI Congresso Internacional de Estudante Universitários da Região Amazônica, 2 Encontro Políticas Públicas e Desenvolvimento PAN - AMAZONIA E CARIBE. 2011. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
SILVA, E. F. . Que África Encontramos no Currículo Escolar: Uma Análise da Implementação da Lei 10.639/03 no Município de Parintins - AM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. F. . Que África encontramos no currículo escolar: uma análise da implementação da Lei 10.39 no Município de Parintins-AM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. F. . Educação escolar indígena intercultural, bilíngue, especifica e diferenciada no contexto da politicas públicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
A Negrura Presente em Clio: O olhar sobre o corpo negro na imprensa do Amazonas (1852-1889), Descrição: Estudar sobre as representações das populações negras no espaço sociocultural do amazonas é o fator que impulsiona o pressente projeto. Dentro do contexto regional os silêncios historiográficos a respeito da presença negra já vem sendo desconstruído pelas crescentes produções acadêmicas que abordam a temática. Mas o que é ser negro dentro de um Estado que historicamente negou a existência da população negra e tornou a presença dos mesmo algo insignificante a ponto de ser altamente negligenciado tornando-se um tema menor na escrita da história regional Buscar saber como esse silenciamento construiu as identidades das populações negras no estado é uma fator importante para ajudar a romper esse padrão de omissão historiográfico. Nessa perspectiva fazer uma análise das mudanças dos discursos sobre as populações negras nas escritas da história do Amazonas. E como representaram as matrizes negras em suas narrativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Erielen Farias da Silva - Coordenador.
-
2011 - 2012
Educação das Relações Étnico-Raciais:Implementação da Lei 11.645/2008, na Rede Pública de Ensino., Descrição: Desenvolver estudo sobre as pupolações negras e indígenas no contexto escolar a partir dos processo de implementação da lei 11.645/2008, analisando como os Projetos Pedagogicos das Escolas, Proposta Currículares, Planos de Aula, incluiem e representam os aportes sóciocultural das matrizes negras e indígenas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Erielen Farias da Silva - Coordenador.
-
2009 - 2010
Educação Escolar Indígena Intercultural, Bilíngue, Especifica e Diferenciada no Contexto das Políticas Públicas do Minicípio de Parintins, Descrição: Este trabalho tem como proposta fazer uma análise da educação escolar indígena no que tange os seus preceitos legais e a sua relação com as políticas públicas de oferta e execução da educação escolar indígena no Município de Parintins. O mesmo se estrutura a partir das seguintes inquietações: Como se apresenta os princípios da educação escolar indígena intercultural, bilíngue, especifica e diferenciada no contexto das políticas de educação escolar do Município de Parintins? Como as políticas de educação escolar indígenas no Município de Parintins a tendem aos interesses das comunidades indígenas da área do rio Waikurapa? Quais os discursos presentes nas relações entre o legal e real no processo de oferta e execução das políticas de educação escolar indígena no Município de Parintins? No discurso as políticas de educação escolar indígena desenvolvida pela SEMED/Parintins são favoráveis ao reconhecimento das necessidades de uma educação escolar indígena específica, diferenciada e de qualidade, mas, na prática, existem enormes conflitos e contradições a serem superadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Erielen Farias da Silva - Coordenador / Ignês Tereza Peixoto de Paiva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
Prêmios
2013
Graduação em Licenciatura Plena em História, Universidade do Estado do Amazonas - Centro de Estudo Superiores de Parintins.
2009
Participou das atividades culturais relativas à Primeira e Segunda etapa do Projeto Translado dos Restos Mortais de Dom Arcângelo Cerqua, Instituto Geográfico e Histórico de Parintins.
2008
Participou do curso " O indivíduo e o contidiano: origens e fundamentos da personalidade", Promovido pela Universidade Federal do Estado do Amazonas Pró-Preitoria de Extensão e Interiorização.
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - 2010
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Erielen Farias da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?