Kamilla Ramos e Silva

Kamilla Ramos e Silva é especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) , Processos e Produtos Criativos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Ensino das Artes Visuais (UFG). Graduada em Design de Moda pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), desenvolveu trajetória marcada pela articulação entre moda, artes visuais, cultura e educação.Atualmente, é professora no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ítalo Bologna) e também atua em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC), ministrando disciplinas no curso técnico em Vestuário integrado ao Ensino Médio. Desde 2012, leciona em cursos técnicos e profissionalizantes, com experiência consolidada na área de modelagem, costura, desenho de moda, processos criativos, planejamento de produção e representação gráfica.Seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Proposta de curso em Modelagem Plana Zero Waste, foi publicado em ebook, abordando a relação entre sustentabilidade, ensino e design. Participou de eventos acadêmicos e artísticos, destacando-se a apresentação no 24 CIAED em Florianópolis e a participação no desfile Moda Identidade Goiás, reforçando o diálogo entre moda, identidade cultural e produção criativa.Foi aluna especial no Mestrado Profissional em Artes PROFARTES/IFG, na disciplina Design e Educação: Transformação e Autonomia, que impactou de forma significativa sua trajetória docente. Desenvolveu projetos pedagógicos que unem customização, poéticas visuais, metodologias inovadoras e práticas inclusivas, articulando a moda como campo de expressão cultural, social e educacional.Possui experiência também em Educação a Distância (EaD), atuando na elaboração de cursos, projetos pedagógicos e materiais didáticos. Seus principais interesses de pesquisa envolvem Arte/Educação, Cultura Visual, Poéticas Visuais, Ensino de Moda e Vestuário, Criatividade, Sustentabilidade e Formação Docente.

Informações coletadas do Lattes em 06/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Ensino das Artes Visuais

2022 - 2024

Universidade Federal de Goiás
Título: Ensino da Arte na Educação Básica.

Especialização em Processos e Produtos criativos

2016 - 2018

Universidade Federal de Goiás
Título: Proposta de Curso de aperfeiçoamento em modelagem plana - Zero Waste
Orientador: DORIVALDA SANTOS MEDEIROS NEIRA

Especialização em docência universitária

2010 - 2012

Universidade Estadual de Goiás
Título: Ensinar por competência é desenvolver mentes pensantes

Graduação

2003 - 2006

Universidade Salgado de Oliveira
Título: importância do planejamento na produção de moda
Orientador: lauro milhomem

Formação complementar

2022 - 2022

Oficina de Metologias Ativas. (Carga horária: 8h). , SENAI Ítalo Bologna, SENAI IB, Brasil.

2019 - 2019

Montagem de plataforma ead. (Carga horária: 220h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.

2019 - 2019

indústria 4.0. (Carga horária: 58h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.

2019 - 2019

Montagem de Plataforma Para Cursos EAD. (Carga horária: 200h). , SENAI Ítalo Bologna, SENAI IB, Brasil.

2018 - 2018

Congresso internacional. (Carga horária: 56h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2014 - 2014

desenho de moda. (Carga horária: 160h). , SENAI Ítalo Bologna, SENAI IB, Brasil.

2013 - 2013

interpretação de modelos de roupas. (Carga horária: 40h). , SENAI Ítalo Bologna, SENAI IB, Brasil.

2012 - 2012

capacitação de docentes para modelagem de roups. (Carga horária: 160h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.

2012 - 2012

didática pedagógica para instrutor de costura ind. (Carga horária: 100h). , SENAI Ítalo Bologna, SENAI IB, Brasil.

2012 - 2012

Estilo e imagem pessoal feminino. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2009 - 2009

operação do sistema cad audaces para confecção. (Carga horária: 48h). , SENAI Ítalo Bologna, SENAI IB, Brasil.

2008 - 2008

Modelagem de roupas. (Carga horária: 120h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - GO, SENAC/GO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: design de moda.

Produções bibliográficas

  • SILVA, K. R. . Proposta de Curso de aperfeiçoamento em modelagem plana - Zero Waste. Proposta de Curso de aperfeiçoamento em modelagem plana - Zero Waste. 201ed.goiania ufg: ufg, 2019, v. 1, p. 218-224.

  • SILVA, K. R. . Desenvolvimento de cursos de aperfeiçoamento profissional a distância na área do vestuário para atender requisitos da industria 40.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SENAI Ítalo Bologna. , Rua Armogaste José da Silveira, Setor Centro Oeste, 74560550 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 32264520

Experiência profissional

2012 - Atual

SENAI ÍTALO BOLOGNA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de educação têxtil e do vestuário, Carga horária: 40

2009 - 2012

Centro de Educação Profissional Sebastião de Siqueira

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professora