Francisco Gouvea de Sousa

Atua como Professor Adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em Teoria e Filosofia da História. Possui graduação em História e Música, ambos pela UNIRIO, Mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio e Doutorado, no qual foi Bolsista FAPERJ nota 10, em História Social da Cultura pela mesma instituição, ambos sob a orientação do Professor Ilmar Mattos. No ano de 2013 iniciou seu primeiro Pós-Doutorado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde atuou como pesquisador e professor na Graduação e na Pós-Graduação. Pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob supervisão de Valdei Lopes de Araujo, fez seu segundo Pós-Doutorado integrando o NEHEM (Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade). Neste momento, dá continuidade a pesquisa desenvolvida ao longo do pós-doutoramento sobre a história da historiografia no processo de redemocratização. Tem experiência nas áreas de História do Brasil, Teoria da História e Ensino de História atuando principalmente nos seguintes temas: história da historiografia; ensino de história; história do tempo presente.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social da Cultura

2008 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Proclamação e revolta: Recepções da República pelos sócios do IHGB e a vida da cidade (1880 ? 1900)
Ilmar Rohloff de Mattos. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: história; IHGB; historiografia.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História Social da Cultura

2006 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Entre fronteiras e nações: um estudo sobre as revistas do Instituto HIstórico Geográfico e Etnográfico Brasileiro entre os anos de 1870 a 1890,Ano de Obtenção: 2008
Ilmar Rohloff de Mattos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: história; segundo reinado; IHGB.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Licenciatura em História

2008 - 2014

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Bacharelado em Música

2001 - 2005

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

2013

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia.Novos olhares para o debate sobre raça, cultura e escrita da história: diálogos pós-coloniais e descoloniais. 2019. (Encontro).

Semana de História Política.Experiências de Modernidade e democratização pós 1945. 2019. (Seminário).

XIV Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado.Ensino de História. 2019. (Seminário).

Semana de História Política.Experiências de Modernidade e democratização pós 1945. 2018. (Outra).

X Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia.Quem conhece a vida são os "outros". 2018. (Seminário).

Crise e capitalismo: perspectivas e resistências.Crise e capitalismo: perspectivas e resistências. 2017. (Encontro).

XII Semana de História Política. O peso da tradição e a resistência no ensino de História. 2017. (Congresso).

8 Seminário Brasileiro de História da Historiografia.La configuración del conocimiento histórico en los Estados de la Cuenca del Plata en el siglo XIX: autores, tendencias, intercâmbios. 2014. (Seminário).

Atividades Anuais do HISTOR.Proclamação e revolta como molduras da história: uma introdução à história da historiografia. 2014. (Encontro).

Encontro com a Pós-Graduação.Encontro com a Pós-Graduação. 2010. (Encontro).

II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.A constituição do Brasil Independente. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Stefania Macena Wolff

GONCALVES, M. A.; TURIN, Rodrigo;SOUSA, F. G.. "Merecedoras das páginas da História": narrativas biográficas na construção do gênero feminino no Brasil oitocentista. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiza de Oliveira Botelho

RANGEL, M.;SOUSA, F. G.; GONCALVES, A. L.. O cativeiro e as penas: a experiência escravista nos escritos da Primeira Geração Romântica (1836-1844). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: José Lúcio Nascimento Júnior

NICODEMO, T. L.; GOMES, A. C.;SOUSA, F. G.. I Congresso Internacional de História da América: intelectuais, historiografia e diplomacia cultural no Rio de Janeiro em 1922. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Meneses Carneiro Corrêa

SOUSA, F. G.. O LASTRO DA NACIONALIDADE : HISTÓRIA, CATOLICISMO E PROVIDENCIALISMO NOS ESCRITOS DE J.C. FERNANDES PINHEIRO (1825 - 1876 ). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Renan Siqueira Moras

NICODEMO, T. L.; CARULA, K.;SOUSA, F. G.; TURIN, R.. Olhar a miscigenação. Raça, racialismo e filosofia da história do Brasil na Revista Brasileira (Fase Veríssimo). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Schulte Moura

SOUSA, F. G.. HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA E PROJETO ILUSTRATIVO NO ALVORECER DO SEGUNDO IMPÉRIO: UM ESTUDO SOBRE A REVISTA MINERVA BRASILIENSE (1843 - 1845). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Yaísade Arruda Martins

OLIVEIRA, Maria da Glória;SOUSA, F. G.; SOUZA, A. B.. Biografia e história nos escritos de Januário da Cunha Barbosa 1780 1846. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Winther da Silva

GONTIJO, Rebeca; OLIVEIRA, Maria da Glória; TURIN, Rodrigo;SOUSA, F. G.. A escrita da história no IHGB no final do Império e Primeira República. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Vania do Carmo

CALDAS, Pedro S. P.; TURIN, Rodrigo;SOUSA, F. G.. Ante o futuro, ante a história: o problema da civilização na historiografia capixaba em José Marcelino Pereira de Vasconcellos e Braz da Costa Rubim. 2015. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Machado da Silva

SOUSA, F. G.; ABREU, M.; MOLLO, H.. Nostalgia e História: Joaquim Nabuco e a reconfiguração do Romantismo no final do século XIX. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Bruna Schulte Moura

NICODEMO, T. L.;SOUSA, F. G.. A formação de um projeto da Nação: Minerva Brasiliense e seu segmento literário. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Meneses Carneiro Corrêa

OLIVEIRA, M. G.;SOUSA, F. G.; BASILE, M.. O lastro da Nacionalidade: história, catolicismo e providencialismo nos escritos de J.C. Fernandes Pinheiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: José Lúcio Nascimento Júnior

NICODEMO, T. L.;SOUSA, F. G.. Do acontecimento à História da História: Congresso Internacional de História da América, Rio de Janeiro 1922. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Winther da Silva

GONTIJO, Rebeca; TURIN, Rodrigo; OLIVEIRA, Maria da Glória;SOUSA, F. G.. Escrever história e ser historiador no Brasil (1870 - 1920). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinicius Scoralick

ISOLAN, F. B.; FERRAZ, E.;SOUSA, F. G.. No reino da ilusão: hora da aventura, ideologia unidimensional e as possibilidades de sonhar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Danilo Alegre Garcia

PINHA, D.; MORAES, R.;SOUSA, F. G.. Memórias da Abolição na Avenida: Manifestações de identidade negras nos sambas-enredo de Vila Isabel e Mangueira em 1988. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Virginia da Silva

PINHA, D.;SOUSA, F. G.; ISOLAN, F. B.. Virgulino, Lampião e a vida nordestina no Cangaço. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Yan Bezerra Fonseca

PINHA, D.; CHACON, E.;SOUSA, F. G.. A ditadura militar brasileira nas peças de história pública de Darcy Ribeiro e Flávio Taváres. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Stefania Macena Wolff

GONCALVES, M. A.;SOUSA, F. G.. Suaves heroínas: imagens do feminino na construção da nação a partir da obra o ano biográfico brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Winther da Silva

GONTIJO, Rebeca; OLIVEIRA, M. G.;SOUSA, F. G.. Tristão de Alencar Araripe (1821-1908) e a escrita da História do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Peçanha M

SOUSA, F. G.. Virgílio.Concerto de Formatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SOUSA, F. G.. Concurso de Teoria da História. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SOUSA, F. G.. 24 Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SOUSA, F. G.; PEDRASSOLI, Paulo; WIESE, Bartholomeu. Concurso para Professor Substituto de Violão - UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daniel Mesquita Pereira

MATTOS, Ilmar Rohloff de; ARAUJO, V. L.; TURIN, R.; MELLO, M. T. C.; GONCALVES, M. A.;PEREIRA, Daniel M.. Proclamação e revolta: Recepções da República pelos sócios do IGHB e a vida da cidade (1880-1900). 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica.

Eunícia Barros Barcelos Fernandes

FERNANDES, E. B. B.; KODAMA, K.; MATTOS, I. R.. Entre fronteiras e nações: um estudo da Revista do Instituto Histórico e Geográfico entre os anos de 1870 a 1890. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ilmar Rohloff de Mattos

MATTOS, I. R.; FERNANDES, E. B. B.; KODAMA, K.. Entre fronteiras e nações: um estudo sobre a revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro desde 1870 a 1890. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ilmar Rohloff de Mattos

MATTOS, I. R.; GONÇALVES, M. A.; Valdei Lopes de Araujo; JASMIN, M. G.; TURIN, R.. Proclamação e revolta: recepções da República pelos sócios do IHGB e a vida da cidade (1880 ? 1900). 2012. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Valdei Lopes de Araújo

MATTOS, I. R.;ARAUJO, V. L.; TURIN, Rodrigo; GONCALVES, M. A.. Proclamação e Revolta: recepção da República pelos sócios do IHGB e a vida da cidade (1880-1900). 2012. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Valdei Lopes de Araújo

ARAUJO, V. L.; MATTOS, I. R.; GONCALVES, M. A.. Da proclamação à memória, Do partido à República. 2010.

Rodrigo Turin

ARAUJO, V. L.; MATTOS, I. R.; GONCALVES, M. A.; MELLO, M. T. C.;TURIN, R.. Proclamação e Revolta recepções da República pelos sócios do IHGB e a vida da cidade (1880-1900). 2012. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Marcia de Almeida Gonçalves

MATTOS, Ilmar Rohloff de; MELLO, Maria Tereza Chaves;GONÇALVES, M. A.; TURIN, Rodrigo; ARAUJO, Valdei L.. Proclamação e revolta: recepções da República pelos sócios do IHGB e a vida da cidade (1880-1900). 2012. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Marcia de Almeida Gonçalves

GONÇALVES, M. A.; MATTOS, Ilmar Rohloff de; ARAUJO, Valdei L.. Da proclamação à memória, do partido à República. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Kaori Kodama

MATTOS, I. R.FERNANDES, E. B. B.KODAMA, KaoriLIMA, I. S.. Entre fronteiras e nações: um estudo sobre a revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro desde 1870 a 1890. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Douglas Barros Franklin Oliveira

Escolha seu lado A guerra Civil da Marvel e as representações do pós 11 de setembro; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Gabriele Jardim

Cidadania: uma fronteira ideológica do ensino de história?; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Luiza Nascimento

Arquivo e historiografia na geração de 1930; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Mustafa Reis Dalate Salvador

A escrita da história de Felisbelo Freire e os debates sobre a revolta da armada; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Uriel Ricardo de Almeida Daltro

Os meios de comunicação e suas alteridades; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Kauê Barreto da Conceição

As vozes de Amílcar Cabral; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Gabriele Carvalho Jardim Guimarães

BNCC: UM ESTUDO CRÍTICO COM BASE NA IDEOLOGIA E NA CIDADANIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Francisco Gouvea de Sousa;

Douglas Barros Franklin Oliveira

Escolha seu lado A guerra Civil da Marvel e as representações do pós 11 de setembro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Francisco Gouvea de Sousa;

Luiza Niscimento

Historiografia e arquivo: relações e mudanças no início do século XX; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Francisco Gouvea de Sousa;

Mustafa Reis Dalate Salvador

O ano de 1896 e o debate literário acerca da Revolta da Armada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Francisco Gouvea de Sousa;

Isabel Oliveira Tomaz da Silva

?Já me batizaram o samba em pessoa?: samba, mulheres e Aracy de Almeida; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Francisco Gouvea de Sousa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ilmar Rohloff de Mattos

Entre fronteiras e nações: um estudo sobre a revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro desde 1870 a 1890; 2008; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Ilmar Rohloff de Mattos

Proclamação e revolta: recepções da República pelos sócios do IHGB e a vida da cidade (1880-1900); 2012; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos;

Martha Tupinambá de Ulhôa

A música em periódicos Mineiros; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Violão) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Martha Tupinambá de Ulhôa;

Fábio Henrique Lopes

2013; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Fábio Henrique Lopes;

Rodrigo Turin

Uma introdução ao diálogo entre Reinhart Koselleck e Hans Georg Gadamer; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rodrigo Turin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GUIMARÃES, GÉSSICA ; SOUSA, F. G. . Desmonte ou reconstrução da Universidade? Entre o Capital e a Democratização. Revista Hydra , v. 4, p. 103-131, 2020.

  • SOUSA, F. G. . Escritas da história nos anos 1980: um ensaio sobre o horizonte histórico da (re)democratização. ANOS 90 (ONLINE) (PORTO ALEGRE) , v. 24, p. 159-181, 2018.

  • SOUSA, F. G. . Por que não sou um sábio? Um comentário sobre a resposta de Hans-Georg Gadamer ao elogio de Reinhart Koselleck. REVISTA DE TEORIA DA HISTÓRIA , v. 18, p. 246-266, 2017.

  • SOUSA, FRANCISCO GOUVEA DE ; GUIMARÃES, GÉSSICA ; NICODEMO, THIAGO LIMA . Uma lágrima sobre a cicatriz: o desmonte da universidade pública como desafio à reflexão histórica (#UERJresiste). REVISTA MARACANAN , v. 1, p. 71-87, 2017.

  • SOUSA, F. G. . Um conto de réis: o Rio de Janeiro de 1880 e o imposto do vintém. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 14, p. 52-63, 2015.

  • SOUSA, F. G. . Revolta e proclamação como molduras da história: escrita da história e olhares para a República entre os sócios do IHGB. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA , v. 17, p. 213-230, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUSA, F. G. . Parecer Ad hoc Revista Ágora (UFES). 2015.

SOUSA, F. G. . Parecer Ad hoc História da Historiografia. 2014.

SOUSA, F. G. . Parecer Ad hoc Topoi. 2014.

SOUSA, F. G. . Parecer ad hoc Anima n.4. 2013.

SOUSA, F. G. . Parecer ad hoc CAHistória - Caderno Acadêmico de Históira. 2013.

SOUSA, F. G. . Parecer ad hoc Revista Temporalidades. 2013.

GUIMARÃES, GÉSSICA ; ABREU, M. ; SOUSA, F. G. . O horizonte do golpe. 2017; Tema: história do tempo presente. (Blog).

GUIMARÃES, GÉSSICA ; ABREU, M. ; SOUSA, F. G. . Tempo histórico, memória e ideologia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, F. G. . No que você mentir eu acredito. 2003. Teatral.

SOUSA, F. G. . Bodas de Ouro. 2001. Teatral.

SOUSA, F. G. ; CASARI, I. S. . Medalha Tiradentes para Mãe Beata de Iemanjá. 2017. Interpretação.

SOUSA, F. G. . Comemoração de 30 anos do Ilê Omiojuaro. 2015. Interpretação.

SOUSA, F. G. . Aláyó. 2015. Interpretação.

SOUSA, F. G. . Homanagem a Nicanor Teixeira. 2008. Interpretação.

SOUSA, F. G. . Apresentação no CBM com o grupo Mundo Grande. 2007. Interpretação.

SOUSA, F. G. . Concerto na Pauta FUNARTE de Música Brasileira. 2006. Interpretação.

SOUSA, F. G. . Sala Baden Powell Oficina de Música Universal da Pró-Arte. 2006. Interpretação.

SOUSA, F. G. . Concerto no Campo de São Bento. 2006. Interpretação.

SOUSA, F. G. . Concerto de Formatura. 2005. Interpretação.

SOUSA, F. G. ; AMORIM, H. . Concerto de Violão Série UNIRIO Musical. 2004. Interpretação.

SOUSA, F. G. . Concerto de encerramento do IASPM-LA. 2004. Interpretação.

SOUSA, F. G. . I Simpósio Internacional de Música Brasil/Alemanha. 2003. Interpretação.

SOUSA, F. G. . Recital de Formatura de Mosineide Schulz - Oboé. 2003. Interpretação.

SOUSA, F. G. . Concerto de Violão. 2001. Interpretação.

SOUSA, F. G. . Recital de Violão. 1999. Interpretação.

SOUSA, F. G. . 8ª Feira Cultural do CLA da UFRJ. 1998. Interpretação.

SOUSA, F. G. . III Concurso de Interpretação Instrumental de Francisco Beltrão. 2004 (Segundo lugar em Concurso Nacional de Violão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Os limites da interpretação e o ensino de história, Descrição: O presente projeto tem por questão central os limites da hermenêutica, que será investigada a partir do filósofo Hans-Georg Gadamer. Além de ser uma referência em debates sobre Teoria da História, Gadamer foi importante na formação de alguns historiadores centrais do século XX como Reinhart Koselleck. O que aproxima Koselleck ao Gadamer é a consciência de que a linguagem marca de diferentes formas nossas possibilidades de compreensão do mundo. Como se os limites da linguagem fossem os limites da compreensão. Limites que dão sentido aos conceitos e que são constituídos pela história desses conceitos. E aqui já se coloca uma questão ao ensino de história ? a outra parte do presente projeto: se a linguagem precisa ser compreendida historicamente, como podemos reduzir a compreensão do que seja aquisição da linguagem a uma responsabilidade da disciplina português (como acontece em diferentes documentos atuais que regem as políticas públicas em educação)? Qual o lugar da história na aquisição da linguagem? A questão é que, se a linguagem é uma herança, se ela se constituí por tradições, existe um risco: supor que devemos estar apenas com a tradição que constituí diretamente a nossa linguagem. O presente projeto se constrói pela afirmação de que é necessário ampliar os limites das referências pelas quais pensamos nossa linguagem. Principalmente por compreender que a modernidade que se estabelece ao longo do século XIX produz e sistematiza desigualdades no mesmo movimento em que se compreende enquanto um processo histórico. A História, como singular coletivo nas palavras de Koselleck, hierarquiza territórios e historicidades. Assim, existe uma diferença na recepção e experiência com a linguagem moderna. Fora dos centros de civilização (como se autodenominavam no séc. XIX) as experiências com o vocabulário moderno são mais duras e concretas do que as experiências daqueles que colocam a modernidade como formulação. Por isso, não basta reconhecer que toda compreensão parte de pré-compreensões instaladas na linguagem. É central abrir o que chamamos de tradição para vozes de ?fora?, para aqueles que não ocupam lugar algum na conhecida coleção ?Os pensadores?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Gouvea de Sousa - Coordenador / Kauê Barreto da Conceição - Integrante / Uriel Ricardo de Almeida Daltro - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Historiografia em tempos de redemocratização, Descrição: O objetivo central desta pesquisa é relacionar alguns debates na historiografia (1980 a 1990) que tiveram o conceito de ideologia como epicentro com seu contexto mais amplo, a dizer com um clima histórico marcado profundamente pela experiência de redemocratização. Neste cenário, passados distintos se abriam em um presente também em movimento. Chama atenção, uma intensa revisão não só de amplos sistemas explicativos, mas principalmente de uma reavaliação das relações entre Estado, sociedade e cultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Gouvea de Sousa - Coordenador / Valdei Lopes de Araujo - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Bolsa Nota 10 - Doutorado, FAPERJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2015

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Historiografia de um ponto de vista brasileiro: tendências, metodologias e teoria.

2013 - 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2013 - 11/2013

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia, República e Império no Brasil

  • 06/2013 - 09/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II, Métodos e Pesquisa em História, História e Música

  • 01/2013 - 05/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História I, Introdução à história

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2008 - 12/2009

    Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Instrumento I a VIII, Prática de Conjunto I a IV, Violão I a VIII

2016 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
UERJ/Maracanã

2015 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Outras informações:
UERJ Campi Faculdade de Formação de Professores (FFP)

Atividades

  • 03/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio I, Estágio II, Introdução aos Estudos Históricos I, Teoria da História, Historiografia I, Historiografia II, Seminário Especial de Ensino de História

  • 03/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Ensino III

  • 03/2015 - 03/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da História