Regina Lúcia da Silva Nascimento
Possui Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutorado em Educação, por meio do DINTER UNIFAP/UFU (2013). Atualmente é Associado I, da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Literatura Brasileira, Leitura Literária e Reformas Educacionais.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2010 - 2013
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Entre o poético e o histórico: interlocuções de Cecília Meireles com a educação brasileira
Selva Guimarães. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Lingüística Aplicada
1999 - 2001
Universidade Estadual de Campinas
Título: Aprática de leitura literária no Curso de Letras da Universidade Federal do Amapá: Algumas Reflexões,Ano de Obtenção: 2001
Inês Signorini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior
1990 - 1991
Universidade Federal do Pará
Título: O Ensino de Segundo Grau Noturno: A Prática Docente e o Trabalhador Estudante
Orientador: Odinéia Telles Figueiredo
Especialização em Educação de Adultos
1983 - 1986
Universidade Federal da Paraíba
Título: A mulher no Trabalho em Educação
Orientador: Severina Nascimento
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Literatura Portuguesa.
Organização de eventos
NASCIMENTO, R. L. S. . A Literatura em foco. 2017. (Outro).
NASCIMENTO, R. L. S. ; CALDAS, Y. P. . Noite de Rosa: homenagem aos sessenta anos da publicação de Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. 2016. (Outro).
NASCIMENTO, R. L. S. . Atividade Cultural Cinema e Educação. 2011. (Outro).
NASCIMENTO, R. L. S. ; SOUZA, M. A. . VIII Semana de Letras. 2010. (Outro).
COUTO, A. A. ; NASCIMENTO, R. L. S. . II Jornada Científico-Cultural de Francês (FLE) - Plurilinguismo: novos desafios para o ensino aprendizagem da língua francesa. 2010. (Outro).
NASCIMENTO, R. L. S. ; PETRY, O. . Aula Inaugural do PARFOR. 2010. (Outro).
NASCIMENTO, R. L. S. ; NAIFF, M. E. M. ; NASCIMENTO, M. C. F. Z. . Semana Pedagógica do Curso de Letras. 2010. (Outro).
NASCIMENTO, R. L. S. ; NAIFF, M. E. M. ; NASCIMENTO, M. C. F. Z. ; MORAIS, R. P. . I Ciclo de Palestras Letras/PARFOR. 2010. (Outro).
COUTO, A. A. ; NASCIMENTO, R. L. S. . I Jornada Científico-Cultural de Francês Língua Estrangeira (FLE): construindo caminhos entre teorias e práticas. 2009. (Outro).
SOUZA, M. A. ; NASCIMENTO, R. L. S. . VII SEMANA DE LETRAS. 2008. (Outro).
NASCIMENTO, R. L. S. ; NAIFF, M. E. M. ; SOUZA, M. A. ; MORAIS, R. P. . Sessão Lítero-Musical do Curso de Letras. 2006. (Outro).
NASCIMENTO, R. L. S. ; NAIFF, M. E. M. ; SOUZA, M. A. . Discutindo o Curso de Letras da UNIFAP. 2006. (Outro).
NASCIMENTO, R. L. S. . Comissão Organizadora do Concurso Público para Professores de 3o Grau. 2005. (Concurso).
Participação em eventos
Fórum do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.Leitura Literário e Letramento Literário. 2018. (Outra).
I Encontro Amapaense da ANPAE e II Seminário Estado e Política Educacional.Política e História da Educação. 2018. (Encontro).
I Encontro Estado Amapaense da ANPAE e II Seminário Estado e Política Educacional.Política Pública em Leitura: o caso do Amapá. 2018. (Encontro).
I Encontro Estado Amapaense da ANPAE e II Seminário Estado e Política Educacional.Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica: peculiaridades e implicações no percurso formativo no Amapá. 2018. (Encontro).
I Encontro Estado Amapaense da ANPAE e II Seminário Estado e Política Educacional.Trabalho docente e verticalização do ensino nos Institutos Federais: as percepções dos professores de Química sobre o seu trabalho no IFAP/ Campus Macapá. 2018. (Encontro).
Jornada de Estudos sobre História da Educação na Amazônia. 2018. (Outra).
Semana do Calouro dos Curso de Letras-Inglês e Letras-Francês.Literatura: Língua, Arte e Cultura. 2018. (Outra).
V Ciclo de Palestras de Letras e I Jornada de Estudos Pós-coloniais do Ne NePC.Cecília, Clarice e Cora: das três trajetórias poéticas, lições para a vida. 2018. (Outra).
2º Seminário Política de Educação Superior Brasileira: expansão em tempos de incertezas.O abandono da educação básica e a migração docente para o ensino superior. 2017. (Seminário).
2º Seminário Política de Educação Superior Brasileira: expansão em tempos de incertezas.Entre a realidade e as possibilidades: o processo de avaliação da aprendizagem no Curso de História da Unifap (2017). 2017. (Seminário).
I Fórum Regional de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada.Bom Crioulo: a figura do negro homossexual na sociedade do século XIX. 2017. (Outra).
I Fórum Regional de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada.Professora. 2017. (Outra).
I Fórum Regional de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada.Educação e Literatura: intercursos entre o Letramento Literário e a Linguística Aplicada. 2017. (Outra).
I Fórum Regional de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicadda.Patriarcalismo e a desigualdade de gênero: uma leitura de Lucíola de José de Alencar. 2017. (Outra).
II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais,.Processo de ensino e aprendizagem de Literatura no Ensino Superior: uma perspectiva crítico-emancipadora. 2017. (Seminário).
Semana de Formação Intensiva.Projeto de Leitura. 2017. (Outra).
Noite de Rosas.A sensualidade, a força e a pureza da mulher nas travessias de Riobaldo. 2016. (Outra).
Palestras do Curso de Letras.Possibilidades de estudos no campo literário. 2016. (Outra).
ABRALIC XIV Congresso Internacional Fluxos e Correntes: trânsitos e traduções literárias. Literatura: contribuições para a formação de educadores e de educandos. 2015. (Congresso).
Educação Ambiental Transversal no Curso de Letras.Cinema: contribuições para a educação. 2015. (Outra).
Roda de Conversa sobre o cinema.Cinema: uma produção cultural no espaço de sala de aula. 2015. (Outra).
Roda de Conversa sobre o cinema.As contribuições do cinema para a educação e a cidadania. 2015. (Outra).
Colóquios de Divulgação Científica em Letras.O compromisso de Cecília Meireles com a educação por meio da criação poética. 2014. (Outra).
III CICLO DE PALESTRAS DO CURSO DE LETRAS.A leitura literária em sala de aula: desafios ao trabalho docente. 2014. (Outra).
II RENCONTRE DES PROFESSEURS DE FRANÇAIS DE L"AMAPÁ.CASTRO ALVES E VICTOR HUGO: UM ENCONTRO EM NOME DA LIBERDADE E DA JUSTIÇA SOCIAL. 2014. (Encontro).
V Jornada Científico-Cultural de Francês.Articulações entre Literatura, Língua e Identidade: alguns apontamento. 2014. (Outra).
SEMANA DO CALOURO DE LETRAS 2013.2.Criação Literária. 2013. (Outra).
XII SEMINÁRIO NACIONAL O UNO E O DIVERSO.Leitura e Literatura: subsídios para a formação do professor. 2013. (Seminário).
Encontro de Gestão Integrada UNIFAP-2012. 2012. (Encontro).
I Encontro Pedagógico de Professores do PARFOR(Plataforma Paulo Freire/UNIFAP/MEC. 2012. (Encontro).
IV Jornada Científico-Cultural de Francês daUNIFAP.Castro Alves e Victor Hugo: um diálogo possível. 2012. (Outra).
Semana do Calouro Unificada de Letras e Artes 2012.Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Outra).
Aspectos Metodológicos da Pesquisa Cientifica. 2011. (Outra).
Atividade Cultural Cinema e Educação.Debate sobre o filme Ágora. 2011. (Encontro).
Categorias Freireanas em Debate. 2011. (Seminário).
Cinema e Educação - Documentário Brasileiro Dzi Croquettes. 2011. (Outra).
Cinema e Educação - Filme Ágora. 2011. (Outra).
Considerações históricas e antropológicas sobre a desigualdade entre os sexos - a dominação insidiosa. 2011. (Encontro).
Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia.Entre o poético e o histórico: interlocuções de Cecília Meireles com a educação brasileira no século X X. 2011. (Encontro).
Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia.Entre o poético e o histórico: interlocuções de Cecília Meireles com a educação brasileira no século X X. 2011. (Encontro).
II Encontro Amapaense de Estudantes de Letras. 2011. (Encontro).
II Simpósio da Rede Centro-Oeste de Ensino e Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas. 2011. (Simpósio).
O Vendedor de Passados. 2011. (Outra).
XI Seminário O Uno e o Diverso na Educação Escolar.Monitora. 2011. (Seminário).
XI Seminário O Uno e o Diverso na Educação Escolar.Comissão de Atividades Culturais. 2011. (Seminário).
XI Seminário O Uno e o Diverso na Educação Escolar.Avaliadora de Pôster. 2011. (Seminário).
XI Seminário O Uno e o Diverso na Educação Escolar. 2011. (Seminário).
I Encontro dos Estudantes de Letras do Amapá.Literatura e Leitura Literária para além da sala de aula. 2010. (Encontro).
IV Seminário de Letras da UNIFAP. 2010. (Seminário).
Oficina de Leitura Literária.Um novo olhar sobre textos de Cecília Meireles e de Clarice Lispector. 2010. (Oficina).
VIII Semana de Letras.Clarice Lispector e a paixão segundo GH. 2010. (Outra).
III Semana Universitária da UEAP.Pesquisa e Ensino de Literatura em debate. 2009. (Outra).
III Seminário do Curso de Letras da UNIFAP. 2009. (Seminário).
I Jornada Científico-Cultural de Francês Língua Estrangeira (FLE). 2009. (Encontro).
XIII EREL Linguagem e Poder no século XXI: Perspectivas Críticas nos Estudos em Língua e Literatura. 2009. (Encontro).
Centenário Machadiano e Roseano: complexidade da Língua Portuguesa Nacional.A Literatura Machadiana. 2008. (Outra).
II Seminário de Letras: Língua, Poesia e Ensino na Contemporaneidade- caminhos a serem discutidos.Processos de escolarização da leitura literária: a mediação do professor. 2008. (Seminário).
Medalha do Mérito Universitário.Semana do Servidor Público. 2008. (Outra).
VII SEMANA DE LETRAS.Literatura numa perspectiva interdisciplinar. 2008. (Outra).
I Fórum de discussão da prática docente do professor universitário. 2007. (Encontro).
II Ciclo de Palestras do Curso de Letras: A linguagem e suas manifestações no ambiente escolar. 2007. (Encontro).
II Fórum de discussão sobre a prática docente. 2007. (Encontro).
III Simpósio de Letras da Faculdade de Macapá.A Leitura Literária na Escola. 2007. (Simpósio).
I Seminário de Letras: uma reflexão sobre novos caminhos para o profissional da educação. 2007. (Seminário).
Reunião Regional da SBPC.A escolha dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa nos Ensinos Fundamental e Médio: Critérios, Atores e seus Papéis. 2007. (Encontro).
Construindo a cidadania através da educação: tensões, limites e possibilidades. 2006. (Outra).
II Encontro Discutindo o Curso de Letras da UNIFAP.O Ensino-Aprendizagem de Literatura Brasileira na UNIFAP:uma história vivenciada. 2006. (Encontro).
Oficina de Produção Textual: Textuarte.Produção Textual. 2006. (Oficina).
Trabalahando as variações linguísticas na música brasileira.Variações Linguísticas. 2006. (Oficina).
X Encontro Regional dos Esrudantes de Letras- Norte - EREL.As várias Amazônias no Universo das Letras sob a Linha do Equador - Mesa de Abertura. 2005. (Encontro).
l Ciclo de Palestras do Curso de Letras: Linguagem, Ensino e Interação.Um olhar sobre a leitura. 2004. (Encontro).
Construção de instrumentos de avaliaçãode competências e habilidades com o uso de contextualização e interdisciplinaridade. 2003. (Outra).
I Conferência Lingüística e Cognição. 2003. (Congresso).
I Encontro de Formação de Professores.A prática de leitura literária ni Curso de Letras da UNIFAP. 2003. (Encontro).
I Encontro de Formação de Professores.Contribuições do Curso de Letras para o (re)pensar na formação do docente. 2003. (Encontro).
II Seminário "Avaliação, Informação e Qualidade" do Curso de Letras. 2002. (Seminário).
Projeto Terça da Educação do Instituto de Ensino Siperior do Amapá -IESAP.A leitura em questão. 2002. (Encontro).
XXVI SAESUNN - VII SAESCO. 2002. (Seminário).
Grupo de Atividades do Livro Didático/Comite PROLER-AP.O ensino de leitura literária na escola: algumas reflexões. 2001. (Encontro).
Projeto Dramaturgia: Leituras em cena - 1a. Etapa/2001.A comédia: o poder transgressor e transformador do riso. 2001. (Encontro).
I Festival Amapaense de Poesia - I FAP.I FAP. 1998. (Outra).
Treinamento para Elaboração e Correção de Questões Analítico-Discursivas. 1996. (Outra).
Treinamento para Elaboração de Questões Objetivas. 1995. (Outra).
Participação em bancas
RIBEIRO, A. C.; FERREIRA, N. I. B.;NASCIMENTO, R. L. S.. Ensino Médio em Tempo Integral: a política nacional do novo ensino médio e sua gestão no Estado do Amapá (2017-2018). 2018.
GOMES, R.;NASCIMENTO, R. L. S.. Pós-Graduação strictu sensu na Amazônia Amapaense: uma análise da Universidade Federal do Amapá (2005-2017).. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amapá.
CALDAS, Y. P.;NASCIMENTO, R. L. S.; FOSTER, E. L. S.. ; romance histórico Discurso, cultura e identidade em Simá do alto Amazonas, de Lourenço Araújo Amazonas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amapá.
LACHAT, M.;NASCIMENTO, R. L. S.; GOMES, R.. Os desafios do ensino de Literatura para a EJA: veredas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção de Material Didático e Formação de Mediadores de Leitura) - Universidade Federal do Amapá.
SIMOES, H. C. G. Q.; PAIXAO, E. S. B.;NASCIMENTO, R. L. S.. A redefinição da gestão escolar: os desafios da gestão escolar democrática e do funcionamento da educação básica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Amapá.
ARRUDA, A. P. C.; COSTA, N.;NASCIMENTO, R. L. S.. A aparência e a essência no conto A causa secreta de Machado de Assis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá.
AZEVEDO, E.;NASCIMENTO, R. L. S.; CALDAS, Y. P.. A figura feminina do vampiro em Théophile Gautier, Paul Féval e Charles Baudelaire. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. A leitura literária do ensino fundamental II: uma análise do caderno poetas da escola das olimpíadas de língua portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá.
MORAIS, R. P.;NASCIMENTO, R. L. S.; TORRES, M. P.. Vilhena, Silvana dos S. Guimarães.O gênero crônica: uma proposta de leitura com textos literários amapaenses. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá.
LACHAT, M.; COSTA, N.;NASCIMENTO, R. L. S.. A sexualidade em Carlinhos, narrador personagem em Menino de Engenho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.; ARRUDA, A. P. C.. O cortiço: possibilidades de leitura em sala de aula do ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. O feminismo em Madame Bovary de Gustave Flaubert. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. A Ditadura Militar e as canções de Odair José: dizeres (im)possíveis na cultura popular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; ARRUDA, A. P. C.; SOUZA, M. A.. A importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação do leitor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá.
MORAIS, R. P.;NASCIMENTO, R. L. S.; TORRES, M. P.. Leitura Literária na formação do leitor: uma experiência com alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.;NASCIMENTO, R. L. S.. A influência da Literatura Infantil no processo inclusivo de crianças com síndrome de Dawn. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Amapá.
MORAIS, R. P.;NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.. Ribeiro e George F. Moreira Martins.As canções de Renato Russo: uma experiência de leitura no ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.; CALDAS, Y. P.. O ufanismo presente em Luzes da madrugada de Aracy Mont'Alverne. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.; CALDAS, Y. P.. A traição no conto Nora de Eliude Viana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; ARRUDA, A. P. C.; SOUZA, M. A.. Torquato Neto e a poesia marginal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; CALDAS, Y. P.. O processo ensino-aprendizagem de leitura na sala de aula de diferentes níveis de ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.; ARRUDA, A. P. C.. A representação feminina do romantismo: um traço marcante na obra Destino de Mauro Guilherme. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.; CALDAS, Y. P.. O Livro Didático: a escolarização da leitura literária no 1º ano do ensino médio nas escolas estaduais Esther Virgolino e Colégio Amapaense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.. Pedrada, Leandro Antonio Fernandes Carvalho.A sala de aula de literatura: um espaço para a construção de sentidos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.. Manual Prático do ódio: representação e resistência na literatura marginal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.; CALDAS, Y. P.. R. Bastos, Vera Lúcia F. Silva.Análise comparativa dos perfis femininos do século XIX - embasados por Senhora e Lucíola de José de Alencar com as mulheres do século XX, nos romances Tereza Batista Cansada de Guerra e Tieta do Agreste de Jorge Amado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.; CALDAS, Y. P.. R.Demétrio, Nazareno R. Pinto, Silvia V. Silva.A construção de sentido na leitura de textos literários no 3 ano do ensino médio da escola estadual Carmelita do Carmo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
MORAIS, R. P.;NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.. À deriva no agora: Leitura e Literatura na Pós-Modernidade a partir de Arnaldo Antunes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.; ARRUDA, A. P. C.. A linguagem literária como recurso para a busca do ser em A paixão segundo GH de Clarice Lispector. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.; NAIFF, M. E. M.. Marques, Elaine C. Quaresma, Rosa M. V. Farias.As obras literárias apresentadas no Ensino Médio: uma leitura interatuva ou não?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.; ARRUDA, A. P. C.. Furtado, Lucélia M. Silva, Ronilson L. Rabelo.Meninos de rua: da literatura à realidade - uma abordagem sobre crianças e adolescentes de Macapá a partir da obra Capitães da areia de Jorge Amado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NAIFF, M. E. M.; SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.. A interferência de variantes não-padrão em determinadas situações de produção escrita na sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.;NASCIMENTO, R. L. S.. A lírica barroca: Leitmotiv para o power metal da banda brasileira Angra. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NAIFF, M. E. M.;NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.. F. Silva, Liliane C. S. Barbosa, Rosiane M. Silva.As repercursões da escrita eletrônica: a maneira web de escrever versus as normas ortográficas da Língua Portuguesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NAIFF, M. E. M.; SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.. Silva, Leda Ramos, Paulo D. Dias, Sebastião Alves.Os princípios da coerência e coesão nas dissertações dos alunos da 3a série do ensino médio da escola estadual Marecha Castelo Branco. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.; SOUZA, M. A.. Literatura com diferentes concepções de leitura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
MENDES, A. N. B.; RIBEIRO, C. M. R.;NASCIMENTO, R. L. S.. A apatia do aluno frente à leitura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.. Notícia de jornal impresso: uma perspectiva para leitura em sala de aula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.. Construindo a leitura através de contos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.;NASCIMENTO, R. L. S.. A hora e a vez dos contos de fada em sala de aula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.;NASCIMENTO, R. L. S.. Leitura e construção de sentidos do conto de fada A bela e a fera. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.;NASCIMENTO, R. L. S.. A presença da função conativa no universo literário de Patativa do Assaré. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
MORAIS, R. P.; SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.. Contos de fada: a leitura entre a fantasia e a realidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
MORAIS, R. P.; SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.. Lendas da Amazônia: uma proposta de estímulo à leitura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.; SOUZA, M. A.. Leitura literária: instrumento de formação crítica para o educando. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.. A leitura no ambiente escolar e as contribuições da fábula na formação do leitor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NAIFF, M. E. M.; SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.. A construção e reconstrução da linguagem escrita através de jogos significativos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NAIFF, M. E. M.; RIBEIRO, C. M. R.;NASCIMENTO, R. L. S.. A leitura como prática de cidadania. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.; ARRUDA, A. P. C.. Campos de Carvalho: o Surrealista do Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.; MORAIS, R. P.;NASCIMENTO, R. L. S.. A poesia contestadora de Caetano Veloso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; NASCIMENTO, M. C. F. Z.; SOUZA, M. A.. O Ato de Criação da Escrita segundo Clarice Lispector: O escrever "deságua" na insuficiência da linguagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.. Análise do erotismo em poesias de Carlos Drmmond de Andrade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
MORAIS, R. P.;NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.. O desejo carnal e a sexualidade feminina no conto Miss Algrave de Clarice Lispector. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; MORAIS, R. P.. O alerta poético de Vinícius de Morais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.; ARRUDA, A. P. C.. Literatura de Cordel: uma manifestação essencilamente popular com rica potencialidade pedagógica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; ARRUDA, A. P. C.; SANTOS, C. S. C.. Literatura: Instrumento Formador ou Instrumento Informativo?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NAIFF, M. E. M.; RIBEIRO, C. M. R.;NASCIMENTO, R. L. S.. O encadeamento fala/escrita em determinadas situações. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; ARRUDA, A. P. C.; MORAIS, R. P.. João Cabral de Melo Neto e Patativa do Assaré: encontros e desencontros entre o erudito e o popular. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.; ARRUDA, A. P. C.. O tipo nacional: o malandro - um enfoque na Literatura Brasileira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
MORAIS, R. P.;NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.. No meio do caminho: paráfrases e paródias do poema mais polêmico do Modernismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
ARRUDA, A. P. C.;NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.. A influência de Lord Byron na obra de Álvares de Azevedo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
MORAIS, R. P.;NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.. O Quinze: o reflexo da miséria humana provocada pela exclusão social no cotidiano dos carapirás. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
ARRUDA, A. P. C.; MORAIS, R. P.;NASCIMENTO, R. L. S.. A utilização da literatura infantil pelos professores é um instrumento de domesticação infantil?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
MORAIS, R. P.;NASCIMENTO, R. L. S.; RIBEIRO, C. M. R.. Do texto contemporâneo ao texto canônico: uma experiência sobre a leitura literária no ensino médio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.; RIBEIRO, C. M. R.. Batista, Kleber Márcio M. Santos, Ruth C. Souza.Uma Nova Práxis em Relação à Ação de Ler em Contexto Escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.; SOUZA, M. A.. A terceira margem do rio de Guimães Rosa: uma compreensão da relação entre Psicanálise e Literatura. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.. A poesia na canção amapaense: um estudo sobre os símbolos da Amazônia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.; SOUZA, M. A.. Azevedo, Ameliege A. Pontes, Eliane S. Abreu.A leitura literária nas aulas de literatura no ensino médio: reflexões e propostas dentro de novos paradigmas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.. A composição poética dos bois bumbás e pássaros. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; ARAUJO, E. G.. Carvalho Mota.Camões, o poeta do amor, Vinícius o 'poetinha' das paixões: gerações que se completam. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.. Um breve estudo sobre a viúva enquanto personagem central em quatro contos de Machado de Assis. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.. O erotismo na obra Tieta do Agreste de Jorge Amado. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; ARAUJO, E. G.. Alves, Sandra L..Façanha, Wagner F. B. Jesus.Alan Alves - Romantismo na terra do Cabo Norte: uma leitura dentre várias leituras. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; ARRUDA, A. P. C.; MORAIS, R. P.. Pantoja.A hora da estrela: um estudo sob a perspectiva social. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; ARRUDA, A. P. C.; MORAIS, R. P.. R. Rocha, Sebastião M. Santos, Izoneide B. Santos.As canções do exílio - uma leitura intertextual. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; ARRUDA, A. P. C.; MORAIS, R. P.. V. Filho, Valderi José Almeida Sena.A subversividade de Dias Gomes na obra O pagador de promessas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
ARRUDA, A. P. C.;NASCIMENTO, R. L. S.; GONCALVES, V. S.. Perfil psicológico da personagem Emília na obra de Monteiro Lobato. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; MORAIS, R. P.. A problemática psicossocial de Luís da Silva em Angustia: tradução da visão de mundo de Graciliano Ramos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.. Viana, Juvenilde S. Silva, Luciana S. G. Costa.A Literatura Infantil nas escolas do município de Santana: uma posssibilidade de estudo nas obras de autores amapaenses. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; ARRUDA, A. P. C.; SOUZA, M. A.. Dias, Valdete L. Favacho, Zenaide D. Caldas.O misticismo na obra de Zé Ramalho. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. Gabriela cravo e canela: o mito que popularizou Jorge Amado. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. A. Souza.O Cortiço versus Bairro Perpétuo Socorro. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. A perfeição formal em Olavo Bilac. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
MORAIS, R. P.;NASCIMENTO, R. L. S.. A simbólica cor da poesia: a questão racial e os equívocos da crítica na obra de Cruz e Souza. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá.
LACHAT, M.;NASCIMENTO, R. L. S.; CALDAS, Y. P.. Professor da Carreira do Magistério Superior. 2017. Universidade Federal do Amapá.
CALDAS, Y. P.;NASCIMENTO, R. L. S.; LACHAT, M.. Professor Substituto. 2015. Universidade Federal do Amapá.
COUTO, A. A.; Olci da Costa Carvalho;NASCIMENTO, R. L. S.. Concurso Público Professor 3º Grau. 2010. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. Comissão Organizadora do Concurso Público para Professor 3 Grau. Portaria no. 161/2005. 2005. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; MORAIS, R. P.. Processo Seletivo de Professor Substituto na matéria Literatura Portuguesa. Portaria no. 646/2003. 2003. Universidade Federal do Amapá.
GUERRA, P. F. B.;NASCIMENTO, R. L. S.; NAIFF, M. E. M.. Processo Seletivo de Professor Substituto na matéria Língua Francesa. Portaria no. 642/2003. 2003.
NASCIMENTO, R. L. S.. Comissão Organizadora do Concurso Público para Professores. Portaria no. 776/203. 2003. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. Concurso Público para provimento de cargo de Professor Auxiliar na matéria Literatura Portuguesa. 1998.
NASCIMENTO, R. L. S.. Concurso Público para provimento de cargos de Professor Auxiliar na matéria Teoria Literária. 1998.
GOMES, A. A. S.; NASCIMENTO, M. C. F. Z.;NASCIMENTO, R. L. S.. Progressão Funcional da Classe de Associado. 2017. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. Processo seletivo do Curso de Especialização em Política Educacional. 2017.
NASCIMENTO, R. L. S.. Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2017.
PAIXAO, E. S. B.;NASCIMENTO, R. L. S.; CALDAS, Y. P.. Estágio Probatório. 2016. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, M. C. F. Z.;NASCIMENTO, R. L. S.; GOMES, A. A. S.. Estágio Probatório. 2016. Universidade Federal do Amapá.
CALDAS, Y. P.;NASCIMENTO, R. L. S.; ARRUDA, A. P. C.. Estágio Probatório. 2016. Universidade Federal do Amapá.
ARRUDA, A. P. C.; CALDAS, Y. P.;NASCIMENTO, R. L. S.. A importância dos gêneros literários conto e crônica para o ensino- aprendizagem de literatura: um diagnóstico no ensino médio. 2013. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; CALDAS, Y. P.; TORRES, M. P.. O trabalho com a leitura literária: algumas reflexões no 3º ano do ensino médio. 2013. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; CALDAS, Y. P.. 3º Processo Seletivo para Docentes-2010. 2010. Universidade do Estado do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.. Monitoria;Literatura. 2008. Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.;NASCIMENTO, R. L. S.. Monitoria/Redação. 2008. Universidade Federal do Amapá.
MENDES, A. N. B.; GATINHO, J. B. M.;NASCIMENTO, R. L. S.. Processo Seletivo Simplificado. 2007. Universidade do Estado do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; MORAIS, R. P.. Processo Seletivo Simplificado. 2007. Universidade do Estado do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. Comite Interno de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Iniciação Científica para o nínel de Graduação- PROBIC/UNIFAP. Portaria no. 448/2006. 2006. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; MORAIS, R. P.; ARRUDA, A. P. C.. Grupo de Trabalho para reformulação da Matriz Curricular da Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura Vernáculas. Portaria no. 706/2006. 2006. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; MORAIS, R. P.; ARRUDA, A. P. C.. Grupo de Pesquisa -NUPEA/UNIFAP. 2006. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. Presidente da Comissão Institucional de Avaliação de Desempenho Docente -CIADD. Portaria no. 037/2005. 2005. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. Conselho Superior. Portaria no. 026/2005. 2005. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. Comissão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiro-CELPE-Bras. Portaria no. 135/2004. 2004. Universidade Federal do Amapá.
NAIFF, M. E. M.;NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.; SOUZA, M. A.. Processo Seletivo Especial. Portaria no. 168/2004. 2004. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. Comissão de correção dos exames CELPE-Bras. Portaria no. 855/2003. 2003. Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.; NAIFF, M. E. M.; NASCIMENTO, M. C. F. Z.;NASCIMENTO, R. L. S.. Comissão para elaboração da Proposta de Reformulação Curricular do Curso de Letras. Portaria no. 335/2003. 2003. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. Proceso Seletivo-Banca Corretora de Literatura Luso-Brasileira. 2003. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; NAIFF, M. E. M.. Processo Seletivo- Banca Corretora de Redação. 2003. Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.; MORAIS, R. P.;NASCIMENTO, R. L. S.. Processo Seletivo de Professor Adeso na matéria Teoria da Literatura. Portaria no. 1456/2002. 2002. Universidade Federal do Amapá.
SOUZA, M. A.; BARROS, A. M.;NASCIMENTO, R. L. S.. Processo Seletivo de Professor Adeso na matéria Literatura Portuguesa. Portaria no. 1457/2002. 2002. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, M. C. F. Z.; NAIFF, M. E. M.;NASCIMENTO, R. L. S.. Processo Seletivo Suplementar(vestibulinho). Portaria no. 329/2002. 2002. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.; SOUZA, M. A.. Processo Seletivo de Professor Adeso na matéria Literatura Brasileira. Portaria 1455/2002. 2002. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; GONCALVES, V. S.. Conselho Superior. Portaria no. 07/2002. 2002. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, M. C. F. Z.; NAIFF, M. E. M.;NASCIMENTO, R. L. S.; MORAIS, R. P.. Comissão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiro -CELPE- Bras/UNIFAP. Portaria no. 336/2002. 2002. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. Comissão Institucional de Avaliação de Desempenho Docente - CIADD. Portaria no. 513/2001. 2001. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.; SOUZA, M. A.; ARRUDA, A. P. C.. Processo Seletivo Simplificado na matéria Literatura Brasileira. 2001. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Letras. Portaria no. 568/2001. 2001. Universidade Federal do Amapá.
TELES, M. C.;NASCIMENTO, R. L. S.. Conselho Superior. Portaria no. 080/1997. 1997. Universidade Federal do Amapá.
NASCIMENTO, R. L. S.. Banca Examinadora do Exame de Suficiência. 1994. Universidade Federal do Amapá.
Orientou
As Políticas Linguísticas Públicas Educativas (PLPE) e a Escola Estadual Profª Marly Maria e Souza da Silva : a Educação Bilíngue no Amapá; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amapá; (Orientador);
A leitura como política pública: linhas e entrelinhas da política estadual do livro (PEL/AP; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amapá; (Orientador);
Contribuições do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR, para a mobilização dos saberes docentes e práticas didático-pedagógicas: casos de professores egressos do Curso de Pedagogia de uma IES pública no Amapá; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amapá; (Orientador);
Ordem e Progresso? A Política Educacional dos Grupos Escolares em Macapá; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amapá; (Orientador);
A carreira EBTT e a verticalização do ensino nos Institutos Federais: uma análise das percepções docentes sobre o seu trabalho nos Cursos de Licenciatura do IFAP/Campus Macapá; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política Educacional) - Universidade Federal do Amapá; (Orientador);
O cortiço: possibilidades de leitura em sala de aula do ensino médio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
A importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação do leitor; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
O processo ensino-aprendizagem de leitura na sala de aula de diferentes níveis de ensino; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Torquato Neto e a poesia marginal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Pedrada, Leandro Antonio Fernandes Carvalho; A sala de aula de literatura: um espaço para a construção de sentidos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Manual Prático do ódio: representação e resistência na literatura marginal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
A prática de eleitura em sala de aula de Língua Portuguesa de 3o Ano; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Jomar, Suzane S; G; Rodrigues; Caminhos percorridos em sala de aula com o livro didático e a Literatura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
A leitura no ambiente escolar e as contribuições da fábula na formação do leitor; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
O Ato de Criação da Escrita Segundo Clarice Lispector: O escrever "deságua" na insuficiência da linguagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Notícia de jornal impresso: uma perspectiva para a leitura; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
A leitura como ato prazeroso e não imposto; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
A importância da leitura de obras literárias no desenvolvimento crítico de alunos do 2o; ano do Ensino Médio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Literatura com uma nova concepção de leitura; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Literatura: Instrumento Formador ou Instrumento Informativo?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
O Trabalho com o texto literário em sala de aula de Língua Portuguesa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Literatura de Cordel: uma manifestação essencialmente popular com rica potencialidade pedagógica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
O Alerta Poético de Vinícius de Morais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Uma nova práxis em relação à ação de ler em contexto escolar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Azevedo, Ameliege A; Pontes, Eliane S; Abreu; Aleitura literária nas aulas de literatura no ensino médio: reflexões e propostas dentro de novos paradigmas; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Pantoja; A Hora da estrela: um estudo sob a perspectiva social; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Um breve estudo sobre a viúva enquanto personagem central em quatro contos de Machado de Assis; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
O erotismo na obra Tieta do Agreste de Jorge Amado; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
A; Alves; Sandra L; A; B; Façanha; Wagner F; B; Jesus; Alan Alves - Romantismo na Terra do Cabo Norte: uma leitura dentre várias leituras; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Santos, Janaína C; Carvalho Mota; Camões o poeta do amor, Vinícius, o 'poetinha' das paixões: gerações que se completam; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Gabriela Cravo e Canela: o mito que popularizou Jorge Amado; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
A; Souza; O Cortiço versus bairro Perpétuo Socorro; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
A perfeição formal em Olavo Bilac; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
O cortiço: possibilidades de leitura em sala de aula do ensino médio; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Uma nova práxis em relação à ação de ler em contexto escolar; 2004; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Regina Lúcia da Silva Nascimento;
Produções bibliográficas
-
NASCIMENTO, R. L. S. . A Ação educativa do cinema: alguns apontamentos. Letras Escreve , v. 5, p. 261-271, 2015.
-
NASCIMENTO, R. L. S. ; GUIMARAES, S. . Nas páginas do Diário de Notícias e do Manifesto dos Pioneiros de 1932: diálogos de Cecília Meireles com a História da Educação Brasileira. Cadernos de História da Educação (Online) , v. 14, p. 301-312, 2015.
-
VILELA, H. F. ; FERNANDES, P. L. ; NASCIMENTO, R. L. S. ; RODRIGUES, S. S. . MAPEAMENTO E PARADIGMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: UM BREVE ESTUDO SOBRE PESQUISAS PUBLICADAS PELA CAPES (2007/2009). Revista História e Diversidade , v. 2, p. 81-97, 2013.
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Epistemologia, Educação e Literatura: conhecimentos para o ensino de Leitura Literária na sala de aula. Revista do Curso de Letras , v. 01, p. 141-156, 2011.
-
LIMA, F. W. R. ; TORRES, M. P. ; NASCIMENTO, R. L. S. ; CALDAS, Y. P. . Grande sertão, 60 anos. 1. ed. Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá, 2017. 279p .
-
SAMAPAIO, J. D. S. ; NASCIMENTO, R. L. S. . História e memória dos grupos escolares amapaenses. In: Maria do Perpétuo Socorro França; Sidney Lobato; Vitor Nery. (Org.). História da educação na amazônia: múltiplos sujeitos e práticas educativas. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. , p. 127-141.
-
NASCIMENTO, R. L. S. . A sensualidade, a força e a pureza da mulher nas travessias de Riobaldo. In: Francisco Lima; Marcos Pereira; Regina Nascimento; Yurgel Caldas. (Org.). Grande sertão, 60 anos. 1ed.Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá, 2017, v. , p. 116-126.
-
NASCIMENTO, R. L. S. ; GUIMARAES, S. . Diálogos entre formação e cidadania: contribuições de Cecília Meireles para a educação. In: Norma Iracema de Barros Ferreira. (Org.). Interfaces da Educação: história, política e saberes e práticas para além da fronteira amazônica. 1ªed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2016, v. 1, p. 283-304.
-
NASCIMENTO, R. L. S. ; GUIMARAES, S. . DIÁLOGOS ENTRE FORMAÇÃO E CIDADANIA:CONTRIBUIÇÕES DE CECÍLIA MEIRELES PARA A EDUCAÇÃO. In: Norma Iracema de Barros Ferreira. (Org.). Interfaces da Educação: hostória, política, saberes e práticas para além da fronteira. 1ed.Macapá: EdUNIFAP, 2015, v. 1, p. 495-527.
-
NASCIMENTO, R. L. S. ; GUIMARAES, S. . Diálogos de Cecília Meireles com o ensino de História nas crônicas de educação (1930-1933). In: X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2013, Aracaju. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. Aracaju: Editora Diário Oficial, 2013. p. 01-12.
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Os saberes elementares e o processo de alfabetização: um recorte histórico. In: VII CONGRESSO DE ALFABETIZAÇÃO, 2012, Uberlândia. Práticas de leitura e de escrita para a constituição do sujeito, 2012.
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Processo de ensino e aprendizagem de Literatura no ensino superior: uma perspectiva crítico-emancipadora. In: II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professor, 2017, Belém. II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professor. Belém: UFPA/ICED/PPGED, 2017. p. 1423-1428.
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Epistemologia, Educação e Literatura: conhecimentos para o ensino de leitura literária na sala de aula. Letras Escreve: Revista de Estudos Linguístico e Literário do Curso de Letras da UNIFAP , 2013.
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Projeto de Leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . A sensualidade, a força e a pureza da mulher nas travessias de Riobaldo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . As contribuições do cinema para a educação e a cidadania. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Cinema: uma produção cultural no espaço de sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Criação Literária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COUTO, A. A. ; NASCIMENTO, R. L. S. . Castro Alves e Victor Hugo: um diálogo possível. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Os saberes elementares e o processo de alfabetizaçao: um recorte historico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Entre o poético e o histórico: interlocuções de Cecília Meireles com a educação brasileira no século X X. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Atividade Cultural Cinema e Educação - Filme Ágora. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Atividade Cultural Cinema e Educação - Filme Yndio do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Atividade Cultural Cinema e Educação- Documentário Dzi Croquettes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . A prática de leitura literária no Curso de Letras da UNIFAP. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . A leitura em questão. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Literatura: contribuições para a formação de educadores e de educandos 2015 (Outra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . As contribuições do cinema para a educação e a cidadania 2015 (Outra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Cinema: uma produção cultural no espaço de sala de aula 2015 (Outra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . O compromisso de Cecília Meireles com a educação brasileira por meio da criação poética 2014 (Outra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. ; GUIMARAES, S. . Diálogos de Cecília Meireles com o Ensino de História nas Crônicas de Educação (1930-1933). São Cristovão/SE: EDISE, 2013 (Outra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Caderno de Resumos e Programação. Macapá: UNIFAP, 2012 (Outra).
-
NASCIMENTO, R. L. S. . Caderno de Programaçao e Resumos. Uberlandia: Composer, 2012 (Outra).
Outras produções
SOUZA, M. A. ; NASCIMENTO, R. L. S. ; REIS, A. N. . Interlocuções de Cecília Meireles com a educação brasileira. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
NASCIMENTO, R. L. S. . Letras Escreve: Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras (UNIFAP). 2012. (Outra).
MENDES, A. N. B. ; NASCIMENTO, M. C. F. Z. ; NAIFF, M. E. M. ; NASCIMENTO, R. L. S. ; CALDAS, Y. P. . Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras da UNIFAP. 2010. (Outra).
NASCIMENTO, R. L. S. ; PETRY, O. . Aula Inaugural do PARFOR. 2010. (Outra).
NASCIMENTO, R. L. S. . Diferentes Posições Teóricas sobre leitura. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).
NASCIMENTO, R. L. S. . Comissão de Elaboração. 2009. (Outra).
NASCIMENTO, R. L. S. . Comissão de Elaboração. 2009. (Outra).
NASCIMENTO, R. L. S. ; MORAIS, R. P. ; SOUZA, M. A. . Banca Elaboradora da Prova de Literatura Luso-Brasileira. 2008. (Outra).
NASCIMENTO, R. L. S. ; MORAIS, R. P. ; SOUZA, M. A. . Banca Elaboradora da Prova de Literatura Luso-Brasileira. 2008. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Educação e Literatura: Um lugar no processo político, histórico e cultural do conhecimento, Descrição: Este projeto tem como propósito estabelecer uma interlocução entre Educação e Literatura vinculada a questões de caráter político, histórico e cultural. Neste contexto, o discurso poético é tomado como uma produção cultural que pode contribuir com práticas educativas presentes na vida em sociedade. Por isso, o aporte teórico contempla estudos realizados por: Azevedo (2004), Canivez (1991), Fazenda (2007), Lima (2002), Pinsky (2002), Veiga-Neto (2003), dentre outros, a fim de subsidiar a análise dos efeitos de sentido causados nos sabres e nas práticas cotidianas, por intermédio da ação de ler textos literários produzidos em diferentes tempo e espaço. Para tal, adota-se como metodologia a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2009), a qual entende a leitura como uma ação que vai além da decodificação. Em vista disso, o procedimento metodológico compreende três fases: descrição, inferência e interpretação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Regina Lúcia da Silva Nascimento - Coordenador / Mayck Bastos Louchard - Integrante / João de Deus Santos de Samapaio - Integrante / Lidiane Tavares do Nascimento Gomes - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Amapá, Coordenação do Curso de Letras. , Rodovia JK Km 02, Marco Zero, 68902280 - Macapá, AP - Brasil - Caixa-postal: 0443272026, Telefone: (096) 33121783, URL da Homepage:
Experiência profissional
1994 - Atual
Universidade Federal do AmapáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação do Curso de Letras, .,Linhas de pesquisa
-
02/2002
Direção e administração, Coordenação do Curso de Letras, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
05/1994
Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I, Literatura Brasileira II, Literatura Brasileira III, Literatura Brasileira IV, Literatura Brasileira do Período Colonial, Literatura Brasileira do Século XIX, Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea, Pesquisa em Literat
1981 - 1994
Extinto Território Federal do AmapáVínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 0
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Regina Lúcia da Silva Nascimento e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?