Tassara Almeida Pinto Moreira
Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia. Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia.Pós-graduação em Nutrição Clínica pela Universidade Cruzeiro do Sul.Tem experiência na área de Nutrição Clínica (UTI adulto e pediátrica, clínica cirúrgica, crônicos, clínica médica), em livre docência, coordenação de curso, coordenação acadêmica e gestão de pessoas.
Informações coletadas do Lattes em 05/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde
2014 - 2016
Universidade Federal da Bahia
Título: Comparação de Métodos de Avaliação da Composição Corporal em Pacientes Alcoolistas
Orientador: Lílian Barbosa Ramos
, Ano de Obtenção: 2016.Coorientador: Rosângela Passos de Jesus. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Nutrição.
Especialização em Nutrição Esportiva Funcional
2017 - 2019
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Intervenção Nutricional no Praticante de Musculação
Orientador: Rodrigo Loshi
Especialização em Nutrição Clínica Funcional
2015 - 2017
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Intervenção Nutricional Funcional no Sobrepeso
Orientador: Neiva souza
Formação complementar
2017 - 2017
Nutrição Funcional no Tratamento da Tireóide. (Carga horária: 10h). , VP Consultoria Nutricional, VP, Brasil.
2016 - 2016
Modulação Funcional no Câncer. (Carga horária: 10h). , VP Consultoria Nutricional, VP, Brasil.
2016 - 2016
PRESCRIÇÃO NUTRICIONAL- ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR O ATENDIMENTO CLÍNIC. (Carga horária: 20h). , VP Consultoria Nutricional, VP, Brasil.
2013 - 2013
Nutrição Funcional na Saúde Reprodutiva. (Carga horária: 10h). , VP Consultoria Nutricional, VP, Brasil.
2013 - 2013
Cuidados Nutricionais e Metabólicos Pré e Pós Ciru. (Carga horária: 10h). , Ganep Nutrição Humana, GANEP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Coordenação de Curso.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: NUTRIÇÃO CLÍNICA.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Ciência de Alimentos.
Organização de eventos
MOREIRA, T. A. P. . I Seminário de Pesquisa em Bases Experimentais e Clínicas da Nutrição. 2014. (Outro).
Participação em eventos
I Simpósio Gastro-Fit-Funcional.Disbiose e Detoxificação. 2016. (Simpósio).
Curso em Meditação Mindfulness para Nutrição Clínica. 2015. (Outra).
Saúde Preventiva.Saúde, Esporte e Nutrição. 2014. (Simpósio).
XI Semana das Hepatites Virais.Manejo Nutricional na Hepatite C e novas Drogas Inibidoras de Proteases. 2013. (Oficina).
Ciclo de Palestras da Farmácia de Medicamentos Excepcionais do Hospital Manoel..Doenças Inflamatórias Intestinais.. 2012. (Seminário).
Circuito de Saúde. Nutrição e Promoção da Saúde. 2012. (Exposição).
II SEMINÁRIO DE HEPATITES VIRAIS COINFECÇÕES E TRANSMISSÃO VERTICAL.Distúrbios Nutricionais em Pacientes com Hepatites Virais Crônicas.. 2012. (Seminário).
OFICINA - ASPECTOS NUTRICIONAIS DA PROFISSÃO DOCENTE..Aspectos Nutricionais da Profissão Docente.. 2011. (Oficina).
1º SIMPÓSIO NORTE-NORDESTE DE NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA DA SBC E SBNPE.. 2010. (Simpósio).
IX CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE NUTRIÇÃO PARENTERAL E ENTERAL. 2010. (Congresso).
Participação em bancas
Oliveira, LPM; Boulhosa, RSSB;MOREIRA, T. A. P.. Dislipidemia em alcoolistas do Centro de Acolhimento e Tratamento a Alcoolistas (CATA) em Salvador-Ba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
Produções bibliográficas
-
MOREIRA, T. A. P. . Avaliação do Nível de Conhecimento e Utilização dos Alimentos Funcionais pelos professores da UNEB Campus I.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
ESTADO NUTRICIONAL, SEDENTARISMO E HÁBITOS ALIMENTARES ENTRE FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, Descrição: A alimentação é essencial à vida, sendo um direito fundamental estabelecido. No Brasil, a conquista deste direito social na Constituição Federal se deu no ano de 2010, com a Emenda Constitucional de 64. Este assunto vem sendo bastante discutido, devido às intensas modificações no estado nutricional em adultos, que com a transição nutricional ocorreu um aumento de sobrepeso e obesidade no cenário mundial. O estudo na área da nutrição e avaliação nutricional dos profissionais é algo de extrema importância, pois a partir do diagnóstico nutricional dos colaboradores, será elaborado o planejamento nutricional e orientações nutricionais específicas aos mesmos, com o objetivo de melhorar a alimentação, a composição corporal e a qualidade de vida. Dessa forma, a obesidade, associada à inatividade física, é um grave problema de saúde pública, sendo um dos principais fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis, particularmente as afecções cardiovasculares, o diabetes mellitus, os distúrbios metabólicos e endócrinos, a apneia do sono, as osteoartrites, certos tipos de câncer e vários problemas psicológicos. A sua prevalência é crescente, especialmente nas sociedades em desenvolvimento. Este estudo tem como objetivo avaliar o estado nutricional e o hábito alimentar dos funcionários de Unime Lauro de Freitas. O estudo será de característica descritiva, iniciará no segundo semestre de 2021, na cidade de Lauto de Freitas. A amostra será composta por 15% da população a ser investigada, dividida entre docentes, gestores e técnico-administrativos. Será utilizado o Questionário de Frequência e Consumo Alimentar (QFCA) para a análise do hábito alimentar. Será coletada a antropometria (peso, altura, dobras cutâneas, circunferências) e, a partir desses dados, calculado o Índice de Massa Corporal e realização da bioimpedância elétrica para verificar percentual de gordura corporal e posterior classificação do estado nutricional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Tassara Almeida Pinto Moreira - Coordenador / Rafael Passos - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
União Metropolitana de Educação e Cultura. , Travessa Luiz Tarquínio Pontes, Centro, 42702430 - Lauro de Freitas, BA - Brasil, Telefone: (71) 33788900, Ramal: 8900
Experiência profissional
2023 - Atual
União Metropolitana de Educação e CulturaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Acadêmica, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenação Acadêmica
2018 - Atual
União Metropolitana de Educação e CulturaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
2018 - Atual
União Metropolitana de Educação e CulturaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 30
Outras informações:
Coordenação do Curso de Nutrição
2019 - Atual
Concept Imagem e SaúdeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 12
Outras informações:
Nutricionista clínica e esportiva.
Atividades
-
01/2019
Serviços técnicos especializados , Concept.Serviço realizado, Connsulta nutricional especializada.
2018 - 2020
Faculdade Independente do NordesteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor convidado de pós graduação. Módulos: Nutrição Clínica. Nutrição Funcional. Patologias.
2016 - 2017
Núcleo de Oncologia da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40
2012 - 2014
Obras Sociais Irmã DulceVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Nutricionista Clínica, Carga horária: 36
Outras informações:
Atuação em Clínica Oncológica, clínica cirúrgica, Clínica Médica, Unidade de Terapia Intensiva adulto e pediátrica.
2016 - 2019
IUNI Educacional - UNIME SalvadorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
2016 - 2018
IUNI Educacional - UNIME SalvadorVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Nutrição da Unime Salvador.
2012 - 2013
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Orientadora de Estágio, Enquadramento Funcional: Nutricionista Voluntária, Carga horária: 4
2013 - 2014
Curso Técnico Maria PastorVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
2011 - 2012
PrinceVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Nutricionista Produção, Carga horária: 40
2016 - 2017
Sociedade Educacional Machado de AssisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tassara Almeida Pinto Moreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?