Elenilza Santana dos Santos

Graduada em Licenciatura em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna_ espanhol , pela Universidade Federal da Bahia (2015). Graduanda em Bacharelado em Letras_ espanhol, na Universidade Federal da Bahia. Pós graduanda em literatura e cultura na Universidade Federal da Bahia. Experiência no ensino de espanhol na Universidade do Estado da Bahia, no Projeto Universidade para Todos (durante três anos). Experiência no ensino de espanhol no curso pré vestibular da Associação dos Estudantes da Ilha de Itaparica_ AEITA (de maio a Dezembro de 2018) Experiência no ensino de espanhol no programa de proficiência em Línguas da Universidade Federal da Bahia_ PROFICI(de 2015 a Julho de 2019)

Informações coletadas do Lattes em 21/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Mestrado em literatura e Cultura

2019 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Orientador:Júlia Morena Silva da Costa.

Graduação em andamento em BACHARELADO EM LÍNGUA ESPANHOLA

2016 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Graduação em Letras Vernáculas - Língua Estrangeira

2009 - 2015

Universidade Federal da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2005

DESEMBARGADOR JÚLIO VIRGÍNIO DE SANTANNA

Formação complementar

2016 - 2016

VI Congreso Nordestino de Español : O Nordeste em foco. (Carga horária: 30h). , Universidade Fderal da Bahia, UFBA, Brasil.

2015 - 2015

I EBEG- I Encontro Brasileiro de Estudos Galegos. (Carga horária: 60h). , Universidade Fderal da Bahia, UFBA, Brasil.

2014 - 2015

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica. (Carga horária: 960h). , Universidade Fderal da Bahia, UFBA, Brasil.

2014 - 2014

Seminarios internos PROHPOR- Programa para a História da Língua Portuguesa. (Carga horária: 16h). , Universidade Fderal da Bahia, UFBA, Brasil.

2013 - 2013

XV Congeso Brasileño para Profesores de Español. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2013

CINEFORUM- Un paseo por el museo del prado. (Carga horária: 2h). , Centro de recursos didáticos en español, CRDE, Brasil.

2013 - 2013

CINEFORUM- La virgen de los sicários. (Carga horária: 2h). , Centro de recursos didáticos en español, CRDE, Brasil.

2013 - 2013

CINEFORUM- Cenizas del cielo. (Carga horária: 2h). , Centro de recursos didáticos en español, CRDE, Brasil.

2013 - 2013

Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras. (Carga horária: 30h). , Universidade Fderal da Bahia, UFBA, Brasil.

2013 - 2013

X CONSIPLE- Congresso Internacional da SIPLE- monitora. (Carga horária: 40h). , Universidade Fderal da Bahia, UFBA, Brasil.

2013 - 2013

X CONSIPLE- Congresso Internacional da SIPLE- Ouvinte. (Carga horária: 30h). , Universidade Fderal da Bahia, UFBA, Brasil.

2012 - 2012

Prosa Crítica. (Carga horária: 2h). , Universidade Fderal da Bahia, UFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.

Participação em eventos

I Encontro Brasileiro de Estudos Galegos (I EBEG). 2015. (Encontro).

CONSIPLE. 2013. (Congresso).

XV Congresso Nacional de Professores de Espanhol. 2013. (Congresso).

IV CONGRESSO NORDESTINO DE ESPANHOL. 2012. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, E. S. ; Júlia Morena Silva da Costa . Lugares de representação da mulher na resistência à ditadura militar chilena, no romance Jamais o fogo nunca, de Diamela Eltit. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, E. S. ; LOPES, Mailson dos Santos . Análise de arabismos e conclusão hipotética sobre o estatuto morfolexical da partícula a(l)- na história do português, do galego e do castelhano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, E. S. . O Estatuto Morfolexical da Partícula a(l) Árabe no Português Arcaico do século XII e XIII. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, E. S. . O Estatuto Morfolexical da Partícula a(l) Árabe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

SANTA, E. ; SANTOS, E. S. ; SANTOS, E. S. . SAUDADE. 2011; Tema: Saudades de Quem Partiu. (Rede social).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Fderal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2015

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: montora, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 16

2018 - Atual

Associação dos Estudantes da Ilha de Itaparica

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuando como professora de língua espanhola na rede municipal

2013 - 2013

Colégio Estadual Abílio César Borges

Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora substituta lecionando Língua Espanhola para o ensino médio.

2016 - 2016

Escola Modelo

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20