Patrícia Tavares de Azevedo Pinto
Atualmente, desempenho a função de Professora na Associação Beneficente da Esperança.Também desenvolvo trabalhos na área das Ciências Foresses, desempenhando a função de Perita Grafotécnica e de Perita JudicialLecionei do Centro de Pós-graduação da FEUC, nas áreas de Língua Portuguesa e Literaturas, até dezembro de 2020. Sou Mestra em Literatura Portuguesa pela (UERJ), Especialista em Estudos Literários pela (FEUC), Especialista em Planejamento Implementação e Gestão de Ensino a Distância pela (UFF) e Graduada em Letras Português/Inglês pela (FEUC). Desde 2012 realizei diversos trabalhos técnicos e de assessoria pedagógica, no âmbito de Avaliação. A saber, elaboração e revisão de itens para o (EJA), participação em oficinas de treinamento na rede ENCEJA, pelo CEDERJ. Realizei trabalhos de elaboração de itens, colaborei com assessoria pedagógica para eventos de avaliação em larga escala, na esfera Nacional. Também atuei como professora conteudista, na área técnica de MDI para EAD e com produção de itens avaliativos para compor o banco de questões das Universidades Estácio de Sá (RJ) e outras universidades ligadas à Kroton Education (SP), nas áreas de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literaturas. Na área de Literaturas, possuo poesias publicadas, algumas delas premiadas. Recentemente, escrevi um livro que trata do gênero epistolográfico e autobiográfico, publicado no Rio de Janeiro e divulgado no I Congresso Internacional Mariana Alcoforado, em Portugal.
Informações coletadas do Lattes em 05/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Pós-graduação stricto sensu em Letras
2014 - 2016
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Epistolografia e autobiografia na clausura: A Correspondência, de Abelardo e Heloísa e as Cartas Portuguesas, de Mariana Alcoforado
, Ano de Obtenção: 2016.Maria do Amparo Tavares Maleval.
Especialização em Planejamento Implementação e Gestão de EaD
2013 - 2015
Universidade Federal Fluminense
Título: A Relevância da Imagem e da Linguagem dos Comandos na Elaboração de Questões do Tipo Argumentativa Simples para o Material Didático Impresso
Orientador: Lizete Pontes Macário Costa
Especialização em Estudos Literários
2008 - 2010
Fundação Educacional Unificada Campograndense
Título: Cartas Portuguesas: Autobiografia e Outras Linguagens nas Epístolas Mariana Alcoforado
Orientador: Valmir Miranda de Oliveira
Graduação em Letras
2007 - 2009
Fundação Educacional Unificada Campograndense
Título: Five O' Clock: Belle Epoque e Vida Literária
Orientador: Leandro Garcia Rodrigues
Formação complementar
2025 -
MBA em Perícia Judicial. (Carga Horária: 360h). , FACULDADE FOCUS, FFOCUS, Brasil.
2025 - 2025
Extensão universitária em Perícia Grafotécnica. (Carga horária: 80h). , FACULDADE FOCUS, FFOCUS, Brasil.
2025 - 2025
Extensão universitária em Assistente Técnico Judicial. (Carga horária: 10h). , FACULDADE FOCUS, FFOCUS, Brasil.
2025 - 2025
Extensão universitária em Laudo Pericial Grafotécnico. (Carga horária: 2h). , FACULDADE FOCUS, FFOCUS, Brasil.
2025 - 2025
Oficina de Laudos Periciais. (Carga horária: 25h). , FACULDADE FOCUS, FFOCUS, Brasil.
2019 - 2019
Metodologias Ativas. (Carga horária: 3h). , Faculdades Integradas Campograndenses, FIC, Brasil.
2013 - 2016
Francês. (Carga horária: 320h). , Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
2015 - 2015
Formação Continuada para Avaliadores de Redações. (Carga horária: 100h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Escrevendo Conteúdo para EaD. (Carga horária: 5h). , FabriCO - Fábrica de Conteúdo, FABRICO, Brasil.
2012 - 2012
Metodologia de Elaboração de Itens. (Carga horária: 24h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2011 - 2011
Ética Empresarial. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Comunicação Escrita. (Carga horária: 38h). , Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2010 - 2010
Professor Conteudista. (Carga horária: 20h). , Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá Ltda, ESTÁCIO, Brasil.
2006 - 2008
Curso de Língua Estrangeira - Inglês. (Carga horária: 400h). , Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Extensão de Redação. (Carga horária: 20h). , Fundação Educacional Unificada Campograndense, FEUC, Brasil.
1995 - 1995
Capacitação Administrativa. (Carga horária: 80h). , Datacontrol, DATACONTROL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Literária.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Organização de eventos
DUARTE, C. C. M. ; AZEVEDO, Patrícia Tavares . Musicaricatura. 2011. (Exposição).
DUARTE, C. C. M. ; AZEVEDO, Patrícia Tavares . Exposição. 2010. (Exposição).
AZEVEDO, Joana ; AZEVEDO, Patrícia Tavares . Exposição Telas. 2009. (Exposição).
AZEVEDO, Patrícia Tavares ; FONSECA, Arlene Figueira ; AGUIAR, Paulo Roberto . Teoria e Prática: Caminhos para o ensino de Línguas e Literaturas. 2009. (Outro).
Participação em eventos
III Encontro Anual de Pós-graduação da FEUC. 2020. (Encontro).
III Encontro Anual de Pós-graduação da FEUC.O valor das Cartas Portuguesas no contexto do Preciosismo,. 2020. (Encontro).
Lançamento de livro - Biblioteca José Saramago, Beja.Cartas de Soror Mariana Alcoforado. 2020. (Outra).
XXIX Semana de Letras da FEUC - Hipermodalidade: Repensando as Letras em Tempos Digitais. 2020. (Outra).
XXIX Semana de Letras da FEUC - Hipermodalidade: Repensando as Letras em Tempos Digitais. 2020. (Outra).
Congresso Internacional Mariana Alcoforado. Abelardo, Heloísa e Mariana Alcoforado; epistolografia; autenticidade; contexto histórico.. 2019. (Congresso).
II Encontro Anual de Pós-graduação da FEUC.Apresentação de TCC dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação. 2019. (Encontro).
I Encontro Anual de Pós-graduação da FEUC.Apresentação de TCC dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação. 2018. (Encontro).
XXVII Semana de Letras: A poesia e seus múltiplos diálogos.A poesia, Abel e Caim, de Charles Baudelaire e a narrativa, Caim, de José Saramago: como pensar a fraqueza moral de Caim?. 2018. (Outra).
O fim da moldura: arte, jogos e educação.. 2017. (Outra).
XXVI Semana de Letras FEUC - Língua Literaturas: reconhecendo e valorizando os Talentos da Comunidade. da.A construção de novas identidades no sujeito pós-moderno por meio da poesia afriacana. 2017. (Outra).
XXVI Semana de Letras FEUC - Língua Literaturas: reconhecendo e valorizando os Talentos da Comunidade. da.Uma proposta multidisciplinar: inglês e meio ambiente na sala de aula de ensino profissional.. 2017. (Outra).
Identidades e multietnicidade nas literaturas de língua portuguesa; Brasil e Cabo Verde. 2010. (Outra).
XIX Semana de Letras.Sarau (Ciranda Cultural de Pedra de Guaratiba). 2010. (Outra).
XIX Semana de Letras.Mesa Redonda: a experiência em fazer pesquisa, nos últimos anos, no curso de Letras.. 2010. (Outra).
XIX Semana de Letras..Memórias de Angola na Literatura Africana. 2010. (Outra).
A Importância da Literatura e da Língua Francesa no Brasil - ABL. 2009. (Outra).
A Recepção do Pensamento e da Literatura Francesa no Brasil. 2009. (Outra).
Cafés, Livrarias e Cocotes - Modismos e outras Influências nos Costumes Brasileiros - ABL. 2009. (Outra).
Música Francesa: Estilo que marcou o Brasil - ABL. 2009. (Outra).
Presença Francesa no Teatro Brasileiro - ABL. 2009. (Outra).
XVII Semana de Letras.Poesia:. 2009. (Outra).
Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial - MASP. 2008. (Simpósio).
II Encontro de Estudos em Língua Inglesa.A Colonização das Ilhas Britânicas e o Desenvolvimento daLíngua Inglesa. 2007. (Encontro).
II Encontro de Estudos em Língua Inglesa: Interfaces Linguístico-Culturais na Pós-Modernidade. 2007. (Outra).
Paulo Freire: presença e esperança na luta pela educação libertadora...10 anos. 2007. (Outra).
X Fórum de Educação, Ciência, Cultura e responsabilidade Social da FEUC. 2007. (Outra).
XVI Semana de Letras - Espaço de Circulação da Linguagem. 2007. (Outra).
Participação em bancas
AZEVEDO, Patrícia Tavares. O Comportamento Pós-Moderno em "Xangai Baby". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Literários) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.
AZEVEDO, Patrícia Tavares. A Fragmentação do Sujeito em "Pai Contra Mãe", de Machado de Assis e "Passeio Noturno de Rubem Fonseca.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.
AZEVEDO, Patrícia Tavares. Críticas Sociais Presentes na Crônica "Fábula dos Dois Leões" de Stanislaw Ponte Preta.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.
Orientou
O Valor das Cartas Portuguesas no contexto do Preciosismo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Literários) - Faculdades Integradas Campograndenses; Orientador: Patrícia Tavares de Azevedo Pinto;
A atemporalidade da Obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Literários) - Faculdades Integradas Campograndenses; Orientador: Patrícia Tavares de Azevedo Pinto;
O Pós-Modernismo Erótico em "Cartas de um Sedutor; "; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Literários) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Patrícia Tavares de Azevedo Pinto;
Produções bibliográficas
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Escrita íntima na clausura: Abelardo, Heloísa e Mariana Alcoforado.. 1ª. ed. Riga, Letônia: https://www.nea-edicoes.com/, 2019. v. E-book. 230p .
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares ; D' ATHAYDE, Paulo . Jornal Atual. Revista Mais Atual, Itaguaí, p. 19, 07 ago. 2009.
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares ; D' ATHAYDE, Paulo . Jornal Atual. Revista Mais Atual, Itaguaí - Rio de Janeiro, , v. 01, p. 19, 24 jul. 2009.
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares ; OLIVEIRA, Valmir Miranda . A realidade subjetiva e a verificação objetiva da autobiografia - a literatura e outras linguagens.. In: XXI Semana de Letras - Língua, Literatura e Cultura: caminhos para novas práticas., 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XXI Semana de Letras - Língua, Literatura e Cultura: caminhos para novas práticas pedagógicas. Rio de Janeiro: Fundação Educacional Unificada Campograndense, 2012. v. 1. p. 25-25.
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares ; DUARTE, C. C. M. . Musicaricatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares ; OLIVEIRA, Valmir Miranda . A experiência em fazer pesquisa, nos últimos anos, no curso de Letras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Poesia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Análise da peça "Muito Barulho por Nada". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Apresentação de evento: Sarau. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . A Colonização das Ilhas Britânicas e o Desenvolvimento da Língua Inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Cenário. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2020 (Livro Diário do Escritor 2021).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Álbum de Família. Rio de Janeiro: Litteris, 2014 (Livro Diário do Escritor 2015).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Saudade. Rio de Janeiro: Litteris, 2014 (Livro Diário do Escritor 2014).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . É assim. Rio de Janeiro: Litteris, 2013 (Livro Diário do Escritor 2013).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Amor de Amigo. Rio de Janeiro: Litteris, 2012 (Livro Diário do Escritor 2012).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Amplexo. Rio de Janeiro: Litteris, 2011 (Livro Diário do Escritor 2011).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Solidão. Rio de Janeiro: Litteris, 2010 (Livro Diário do Escritor 2011).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Distante Presença. Rio de Janeiro: Litteris, 2009 (Livro Diário do Escritor 2009).
-
AZEVEDO, Patrícia Tavares . O sonho de um menino. São Paulo: Scortecci Editora, 2008 (Antologia de Contos & Crônicas Arti-Manhas).
Outras produções
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2019.2 (ENCEJA). 2019.
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). 2019.
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2018.1 (ENCEJA). 2018.
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2018.2 (ENCEJA). 2018.
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). 2018.
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2017.
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). 2017.
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2016.
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2014.
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2013.
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). 2013.
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2012.
SILVA., D. S. L. ; LIMA, Dimarina ; AZEVEDO, Patrícia Tavares . Linguagens da Infância ? Cultura, Espaço e Aprendizagem: A Inspiração de Reggio Emília.. 2019.
PIMENTA, I. Ramos ; FONSECA, Arlene Figueira ; AZEVEDO, Patrícia Tavares . O uso das redes sociais como forma de aperfeiçoamento da leitura e da escrita na prática pedagógica. 2019.
AZEVEDO, Patrícia Tavares . A Importância da Linguagem, Técnica e Comados na Prática da Avaliação. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Elaboração de Itens Didáticos e de Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Linguagem, Técnica e Comados na Prática da Avaliação.. 2020. (ELABORAÇÃO DE PLANO DE NOVA DISCIPLINA ? 2020).
AZEVEDO, Patrícia Tavares ; RODRIGUES, D. A. S. . Revisão do Projeto Pedagógico de Estudos Literários. 2020. (PARTICIPAÇÃO NA REVISÃO DO PLANO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESTUDOS LITERÁRIOS - 2021.).
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Inglês Técnico. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Ensino).
AZEVEDO, Patrícia Tavares . Conhecendo Shakespeare e sua Genialidade. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso a Distância).
Prêmios
2008
Prêmio FEUC de Literatura 2008 - 2º lugar - Gênero Poesia, Fundação Educacional Campograndense.
2007
Prêmio FEUC de Literatura 2007 - 3º lugar - Gênero Poesia, Fundação Educacional Campograndense.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - 2020
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Teoria de Textos e Multiletramentos; 25h
2020 - 2020
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Curso de Pós-Graduação em MBA em Gestão Educacional : Teoria do texto e Multiletramentos.
2020 - 2020
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Curso de Pós-Graduação em Estudos literários: Literatura e outras linguagens 25h
2020 - 2020
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa - Estudos Diacrônicos da Língua Portuguesa 25h
2019 - 2019
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Aulas ministradas em curso de Pós-graduação em Estudos Literários.
Gêneros Literários: 25h.
2019 - 2019
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Disciplina Ministrada no Curso de Especialização em Literaturas, na disciplina Gêneros Literários, 25h.
2019 - 2019
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Disciplina Ministrada no Curso de Especialização em Literaturas, na disciplina Teatro, 25h.
2019 - 2019
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Disciplina Ministrada no Curso de Especialização em Literaturas, na disciplina Narrativa 25h.
2018 - 2018
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Disciplina Ministrada no Curso de Especialização em Literaturas: Teatro 35h.
2018 - 2018
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
2018 - 2018
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Disciplina Ministrada no Curso de Especialização em Literaturas: Literatura Comparada 35h.
2018 - 2018
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Disciplina Ministrada no Curso de Especialização em Literaturas: Poesia 35h.
2014 - 2014
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 35
Outras informações:
Disciplina Ministrada no Curso de Especialização em Literaturas:
Estudos Literários 35h.
2014 - 2014
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 35
Outras informações:
Disciplina Ministrada no Curso de Especialização em Literaturas:
Teatro 35h.
2013 - 2013
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 35
Outras informações:
Disciplina Ministrada no Curso de Especialização em Literaturas:
Estudos Literários 35h.
2013 - 2013
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 35
Outras informações:
Disciplina Ministrada no Curso de Especialização em Literaturas:
Teatro 35h.
2012 - 2012
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Disciplina Ministrada no Curso de Especialização em Língua Portuguesa:
História da Língua Portuguesa: 35h.
2012 - 2012
Faculdades Integradas CampograndensesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Disciplina Ministrada no Curso de Especialização em Língua Portuguesa:
Morfologia: 35h.
2017 - 2019
Kroton Educacional S.A.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 5
Outras informações:
Elaboração de questões para o curso Engenharia Ambiental do Projeto Avaliação de Proficiência. (2017)Elaboração de questões para o curso de Letras Português e Inglês do Projeto Avaliação de Proficiência. Teorias de aquisição e de aprendizagem de língua portuguesa e de língua inglesa; (2018)Elaboração de questões para o curso de Letras Português: Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa;Estudos Literários; Teorias Pedagógicas e Didática ; Métodos e Práticas de Ensino (2018)Elaboração de questões Avaliações Presenciais de Disciplinas Interativas de Literaturas de Língua Portuguesa IV (2018-2019).Elaboração de questões para os cursos de Letras Português/Inglês - Diferença, Diversidade E Educação Inclusiva, Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa (2019)
2016 - 2017
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalho realizado à distância. Seleção, Revisão e Elaboração de Itens de Língua Inglesa, para o grupo de Avaliação da área de Linguagens e Códigos. Os itens são destinados ao ambiente virtual para Educação de Jovens e Adultos, em parceria com a Fundação CECIERJ, FAETEC. CEJA.
2012 - 2014
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividade principal: Seleção, Revisão e Elaboração de Itens, para a disciplina Língua Inglesa, destinados ao ambiente virtual para Educação de Jovens e Adultos, em parceria com a Fundação CECIERJ, FAETEC. CEJA, a serviço do projeto Seja Profissional.
2014 - 2014
Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá LtdaVínculo: Professor Conteudista, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Planos de Ensino e Itens de Avaliação Formativa e/ou Somativa, conforme indicada por disciplina, de acordo com os parâmetros de qualidade adotados pelo Sistema de Gestão de Conhecimento da Diretoria de Ensino, no que se refere à elaboração de conteúdo original para as modalidades presencial ou EAD.
2010 - 2013
Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá LtdaVínculo: Professor Conteudista, Enquadramento Funcional: Elaboração de Itens, Carga horária: 20
Outras informações:
Elaboração de Itens para o banco de questões na área de inglês técnico disponibilizados em ambiente virtual.
2011 - 2016
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Línguas, Carga horária: 40
2015 - 2015
Sistema Educandus de EnsinoVínculo: H/A, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Instituição de Ensino Médio e Preparatório para Concursos
2009 - 2010
Colégio de Aplicação Emmanuel Leontsinis.Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Estrangeira - Ed. Básica, Carga horária: 15
2009 - 2009
Colégio de Aplicação Emmanuel Leontsinis.Vínculo: Projeto NEL, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa - Ensino Médio, Carga horária: 8
Outras informações:
Exercício de experiência docente na disciplina Língua Portuguesa com alunos vinculados ao Projeto NEL - Núcleo de Estudos da Linguagem, aplicado no CAEL
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Patrícia Tavares de Azevedo Pinto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?