Robson Fernandes Barbosa
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2021) atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade em sistemas produtivos, indicadores de sustentabilidade, gestão da produção, estratégia organizacional, logística reversa, empreendedorismo, caprinocultura leiteira, cooperativismo/associativismo. Atualmente é professor do PROFIAP - Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional / UFCG, ministrando a disciplina Planejamento e Administração Estratégica.
Informações coletadas do Lattes em 09/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Recursos Naturais
2017 - 2021
Universidade Federal de Campina Grande
Título: AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DA CAPRINOCULTURA LEITEIRA NO CARIRI OCIDENTAL PARAIBANO: UMA ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA
José Otávio Aguiar.
Mestrado em Engenharia de Produção
2007 - 2009
Universidade Federal da Paraíba
Título: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A SUSTENTABILIDADE E A COMPETITIVIDADE: um estudo exploratório no arranjo produtivo local de confecções em Guarabira - PB
, Ano de Obtenção: 2009.Gesinaldo Ataíde Cândido.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Índices de Sustentabilidade; Competividade; Arranjos Produtivos Locais.
Graduação em Administração
2000 - 2004
Universidade Federal de Campina Grande
Título: DIAGNÓSTICO DO GERENCIAMENTO LOGÍSTICO NA EMPRESA LF ? INFORMÁTICA LTDA
Orientador: Verônica Macário de Oliveira
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Organização de eventos
SANTOS, S. F. M. ; ALMEIDA, P. L. P. ; BARBOSA, R. F. . I Colóquio em Gestão Empresarial: A interdisciplinaridade como Diferencial Competitivo. 2009. (Outro).
BARBOSA, R. F. . IV Semana do Administrador. 2001. (Exposição).
Participação em eventos
SEPREONE: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste..Custmomização em massa: uma assertiva para os desejos do cliente.. 2010. (Simpósio).
Congresso Nacional de Turismo, Administração e Hotelaria. Avaliador de artigo. 2008. (Congresso).
SEGET - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Qualidade de vida na terceira idade: um estudo de caso com os beneficiários do Programa ?Leite da Paraíba? na cidade de Campina Grande ? PB.. 2008. (Simpósio).
SEPRONE - Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste.A padronização na melhoria do trabalho: estudo de caso em uma empresa de informática.. 2008. (Simpósio).
VI SBEA - Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental..Mapeamento da cadeia reversa do papelão na cidade de Campina Grande - PB. 2008. (Simpósio).
Abraphe - Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros. 1° Fórum Internacional de Segurança de Vôo para Helicópteros Offshore. 2005. (Congresso).
ENCOMEX (Encontro de Comércio Exterior).78° ENCOMEX-Encontros de Comércio Exterior. 2004. (Encontro).
I Fórum OurGrid sobre Grids Computacionais.O Grid no futuro da computação. 2004. (Outra).
? VI Encontro Regional de Administração-EREAD.Administração em Crise. 2002. (Encontro).
Participação em bancas
ALVES, V. Q.;BARBOSA, R. F.; EULALIO, M. C.. Qualidade em serviços: a Instituição bancária na perspectiva do cliente final.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.
SCHARAMM, F.;BARBOSA, R. F.; SCHRAMM, V. B.. Análise comparativa das iniciativas públicas nos estados de Pernanbuco e Paraíba para inserção de profissionais na instalação do complexo Industrial do Porto de SUAPE.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.
SCHRAMM, V. B.;BARBOSA, R. F.; SCHARAMM, F.. Modelo multicritério para seleção de candidatos ao PRONATEC na modalidade de bolsa formação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.
JUNIOR., J. M. N.;BARBOSA, R. F.; João Marciano Monteiro. Politica Pública de qualificação e educação profissional: um estudo de caso Projovem Urbano na cidade de Areia - PB.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.
JUNIOR., J. M. N.;BARBOSA, R. F.; João Marciano Monteiro. Parcerias Público-Privadas (PPPs): análise, descrição e viabilidade.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.
JUNIOR., J. M. N.;BARBOSA, R. F.; João Marciano Monteiro. Sistema de garanti de direitos para a criança e o adolescente: análise a partir do conselho tutelar da região leste do município de Campina Grande - PB.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, I. A.; FURTADO, Q. V. F.;BARBOSA, R. F.. A evasão escolar no ensino médio de escolas públicas do Semiárido Paraibano: o caso da escola estadual de ensino fundamental e médio professor José Gonçalves de Queiroz no município de Sumé - PB. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino das Ciências para a Convivência com o Semiá) - Universidade Federal de Campina Grande.
FURLANETTO, E. L.;BARBOSA, R. F.. Processo de Gestão da Inovação em grande empresas: o caso da Natura. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Empreendimentos Inovad) - Universidade Federal de Campina Grande.
FURLANETTO, E. L.;BARBOSA, R. F.. Proposta de metodologia para eficiência nos processos de abertura de micro empresas em Campina Grande - PB.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Empreendimentos Inovad) - Universidade Federal de Campina Grande.
BARBOSA, R. F.. Politicas Publicas em Educação: Um Estudo de Caso de Política comparada na Escola Estadual José Gonçalves Queiroz do Município de Sumé - PB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.
BARBOSA, E. A.;BARBOSA, R. F.; OLIVEIRA, J. B.. O uso de Ferramentas Báscas da Qualidade com foco no minimização de efeitos indesejados em um processo produtivo de uma usina de álcool e açucar.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande.
AGUIAR, S. B.;BARBOSA, R. F.; MONTEIRO, M. J.. Gestão de suprimentos: um estudo na indústria móveis AIAM em Campina Grande - PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
BARRETO, F. S.; ARAUJO, M. Z.;BARBOSA, R. F.. UNESC Faculdades: aprimorando a prestação de seus serviços por meio da gestão operacional.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, M. Z.;BARBOSA, R. F.; BARRETO, F. S.. UNESC Faculdades: uma análise do setor de informática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SOUSA., F. K. A.;BARBOSA, R. F.; SCHARAMM, F.. Estudo de caso em uma empresa montadora de implementos rodoviários através da aplicação do mapeamento do fluxo de valor.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande.
OLIVEIRA, J. B.;BARBOSA, R. F.; SOUSA., F. K. A.. Boas práticas de fabricação em panificação: análise em uma unidade de uma rede de supermercados localizada no municíio de Campina Grande -PB.o em panificação: análise em. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande.
SOUSA., F. K. A.;BARBOSA, R. F.; LEITE, J. P.. Implementação dos conceitos de Melhoria Contínua (Kaizen) no setor de injetoras de uma indústria calçadista.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande.
SOUSA., F. K. A.;BARBOSA, R. F.; ARAUJO, I. F.. Implantação do sitema lean no processo produtivo de baterias.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande.
PERDIGÃO, L. G. J.;BARBOSA, R. F.; MONTEIRO, M. J.. Integração de estratégias de marketing como forma de promover uma empresa no mercado: o caso Real Life English.. 2010.
PERDIGÃO, L. G. J.;BARBOSA, R. F.; MONTEIRO, M. J.. A importância da qualidade no processo industrial: o caso da Companhia de Tecidos Norte de Minas ? Coteminas.. 2010.
BARRETO, F. S.;BARBOSA, R. F.; ARAUJO, M. Z.. Atlanti Cordas: uma análise investigativa do departamento financeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, M. Z.;BARBOSA, R. F.; MORAES SOBRINHO, J.. A gestão da qualidade como instrumento de melhoria nos índices de devolução de mercadorias: um estudo de caso na indústria Alpargatas de Campina Grande - PB.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
BARRETO, F. S.;BARBOSA, R. F.; ARAUJO, M. Z.. Esporte como instrumento de fortalecimento da marca: um estudo de caso nos jogos internos da UNESC Faculdades em Campina Grande - PB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
João Marciano Monteiro;BARBOSA, R. F.. Como funciona o processo de operacionalização do sistema de informação na área administrativa da panificação SEVYLHA?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
Paoline Levi Pereira;BARBOSA, R. F.; NASCIMENTO, C. M.. Novas tecnologias e organização no trabalho: o caso da empresa Culim Caiçara LTDA em Equador - RN.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
Paoline Levi Pereira;BARBOSA, R. F.; NASCIMENTO, C. M.. Gestão ambiental e impacto das novas tecnologias do setor de mineração.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SOUSA., F. K. A.; BRITO, A. L. F.;BARBOSA, R. F.. Diagnóstico ambiental do impacto das atividades de transformação de pele em couro, realizado na cidade de Campina Grande: O caso do CTCC.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande.
SOUSA., F. K. A.; BRITO, A. L. F.;BARBOSA, R. F.. Estudo de viabilidade da aplicação do método de ultrafiltração por membrana polimérica no banho de curtimento.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande.
SOUSA., F. K. A.;BARBOSA, R. F.; ARAUJO, I. F.. Planejamento e Controle da Produção em uma empresa de pequeno porte do ramo metalúrgico.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande.
BARBOSA, R. F.; ALMEIDA, P. L. P.; ARAUJO, M. Z.. Administração de contas a receber uma análise da. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ALMEIDA, P. L. P.;BARBOSA, R. F.; ARAUJO, Z. M.. Administração de contas a receber: uma análise da política de crédito e cobrança do Solf supermercado.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SOUSA., F. K. A.; PEREIRA, D. A. M.; PEREIRA, S. L.; OLIVEIRA, J. V. L.;BARBOSA, R. F.; COUTINHO, A. S.. Professor Assistente. 2010. Universidade Federal de Campina Grande.
Orientou
ESTRATEGIAS NOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA NO ASSENTAMENTO QUEIMADAS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
A IMPORTANCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COMO FATOR PARA O DESEMPENHO E EFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO COM SERVIDORES; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
O PREGÃO COMO INSTRUMENTO DE ECONOMICIDADE E CELERIDADE DA GESTÃO PÚBLICA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
ANALISE DA TRASNPARÊNCIA PÍBLICA E DO ACESSO A INFORMAÇÃO NOS MUNICÍPIOS PARAIBANOS COMO FERRAMENTA DE PARTICIPAÇÃ SOCIAL NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
O PREGÃO ELETRONICO COMO INSTRUMENTO DE MODERNIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO PÚBLICAS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Diagnóstico do conhecimento acerca das práticas de Economia Solidária; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EJA com Ênfase em Economia Solidária) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Experiências de Economia Solidária: Um estudo sobre a Associação Comunitária Duas Serras 2/PB; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EJA com Ênfase em Economia Solidária) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Cooperativa de Reciclagem: Uma Possível Solução para os Catadores de Resíduos da Cidade de Monteiro - PB, com Base nos Princípios da Economia Solidária; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EJA com Ênfase em Economia Solidária) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
O Papel das Mulheres na Colônia de Pescadores de Cmalaú - PB, sob a Prática da Economia Solidária; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EJA com Ênfase em Economia Solidária) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Cooperativa de Reciclagem: Uma Possível Solução para os Catadores de Resíduos Sólidos da Cidade de Monteiro - PB, com Base nos Princípios da Economia Solidária; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EJA com Ênfase em Economia Solidária) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Economia Solidária e o Consumo ÉTICO: Um Estudo Comparativo de Tipo de Consumo Praticado por Alunos(as) da Eja de Duas Escolas Municipais do Cariri Paraibano; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EJA com Ênfase em Economia Solidária) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Análise das Práticas Associativistas e Solidárias na Associação de Pescadores do Município de Sumé - PB; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EJA com Ênfase em Economia Solidária) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo de caso no Instituto Nacional do Semiárido (INSA); 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Gestão do Cuidado: política de humanização implantada no Intituto Elpídio de Almeida - ISEA dentro de uma possibilidade de assegurar os direitos sociais e humanos; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
A gestão pública na Escola Municipal João Izidro de Sousa: uma proposta de palno de ação a partir da Análise de SWOT; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
A doença mental sob perspectiva do SUS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Federalismo fiscal e o discordo na gestão das receitas tributárias brasileiras; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
O empreendedor individual como uma nova ferramenta de inclusão produtiva; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
O Planejamento Estratégico na gestão pública: uma análise sobre a gestão estratégica do Ministério Público da Paraíba; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Proposta de um plano de ação para gestão de uma escola municipal de Campina Grande - PB; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Gestão Ambiental no Banco do Brasil: um estudo de caso na agência de Alagoa Nova - PB; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Mensuração do desempenho da biblioteca pública estadual Juarez da Gama Batista através da percepção de seus usuários; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Relevância das Parcerias Público-Privadas para o desenvolvimento e eficiência dos serviços públicos no Brasil; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Análise de satisfação profissional dos servidores públicos: um estudo de caso no CDSA, campus Sumé/UFCG-Paraíba; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
A criação de estratégias do Oceano Azul: Um estudo de caso numa empresa de serviços na cidade de Campina Grande-PB; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Empreendimentos Inovad) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Fomento ao Empreendedorismo Inovador e o Impacto no Desenvolvimento Local: Estudo Exploratório com as Empresas PRME/PaqTcPB; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Empreendimentos Inovad) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
A implantação de um sistema puxado de abastecimento em uma linha de montagem de motocicletas; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Análise da qualidade na fabricação de postes de concreto na empresa INCOPOST; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Levantamento dos custos diretos de produção em indústria de beneficiamento de granitos da cidade de Campina Grande - PB; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Análise da cadeia de suprimentos de uma indústria de beneficiamento de granito da cidade de Campina Grande - PB; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Diagnóstico do sistema produtivo de uma empresa de pequeno porte do setor calçadista um estudo de caso; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Diagnóstico do processo produtivo das sandálias Havaianas Brasil: um estudo de caso na empresa Alpargatas S; A; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Sistema de programação da produção das sandálias Havaianas; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Indicadores da qualidade como suporte a produtividade: o caso da Apargatas S; A; - fábrica 22; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Pesquisa de mercado - Plano de Negócio do Núcleo de Produção Agropecuário (NUPAGRO); ; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Pesquisa de mercado - Plano de Negócio do Núcleo de Produção Agropecuário (NUPAGRO); ; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Pesquisa de mercado - Plano de Negócio do Núcleo de Produção Agropecuário (NUPAGRO); ; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Robson Fernandes Barbosa;
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, ROBSON FERNANDES ; AGUIAR, JOSÉ OTÁVIO ; ALEXANDRE, STEFANE NOGUEIRA ; BARROS, MARA KARINNE LOPES VERIATO ; BARROS, HELDER MORAIS MENDES . Identificação dos principais indicadores de sustentabilidade da caprinocultura leiteira: uma proposta de framework. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 12, p. 783-795, 2021.
-
BARBOSA, R. F. ; XAXIER, R. A. . DIAGNÓSTICO DA CAPRINOVINOCULTURA NO CARIRI OCIDENTAL DA PARAÍBA-PB: ESTUDO DE CASO DE 2005 A 2015.. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 9, p. 156-168, 2019.
-
BARBOSA, ROBSON FERNANDES ; XAVIER, RAFAEL ALBUQUERQUE . Proposta de uma matriz de indicadores de sustentabiliade para avaliação da caprinovinocultura no cariri paraibano através de uma adaptação da metodologia MESMIS. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 10, p. 175-190, 2019.
-
FEITOSA, PATRÍCIA HERMINIO CUNHA ; ALEXANDRE, STEFANE NOGUEIRA ; ANDRADE, LÁZARO RAMOM DOS SANTOS ; BARBOSA, ROBSON FERNANDES . Universalização do serviço de abastecimento de água na percepção do usuário no município de Itapororoca (PB). Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 10, p. 289-300, 2019.
-
SILVA, M. H. L. F. ; RODRIGUES, A. J. S. ; CORREIA NETO, J. S. ; VILAR, G. ; BARBOSA, R. F. ; ROCHA, M. F. B. ; TAVARES, A. L. ; MELO, M. B. A. ; SILVA, F. E. . Aplicação das Plataformas de Stewart na produção de Objetos de Aprendizagem em 3D para a educação médica.. ESPACIOS (CARACAS) , v. 38, p. 17-32, 2017.
-
RODRIGUES, A. J. S. ; SILVA, M. H. L. F. ; BARBOSA, R. F. ; ROCHA, M. F. B. ; TAVARES, A. L. . Simulação tecnológica: uso do software ALOHA para realizar testes quantitativos de riscos, decorrentes de possíveis explosões em uma indústria petroquímica.. ESPACIOS (CARACAS) , v. 38, p. 28, 2017.
-
SILVA, M. H. L. F. ; RODRIGUES, A. J. S. ; BARBOSA, R. F. . Development of 3D learning objects for orthopedics, with the support of the Scrum framework. JOURNAL ON ADVANCES IN THEORETICAL AND APPLIED INFORMATICS , v. 3, p. 54-61, 2017.
-
XAVIER, L. C. ; BARBOSA, R. F. ; SOUSA, J. E. . A ESTRATÃ?GIA DO OCEANO AZUL: UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE SERVIÃ?OS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB. Revista GEINTEC: gestao, inovacao e tecnologias , v. 5, p. 2348-2365, 2015.
-
MEDEIROS, M. S. B. ; BARBOSA, R. F. ; SOUSA, J. E. ; ALEXANDRE, S. N. ; OLIVEIRA, C. G. S. . Gestão Ambiental e Sustentabilidade: Um Estudo de Caso na Agência do Banco do Brasil de Alagoa Nova/PB.. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental , v. 19, p. 400-420, 2015.
-
SOUSA, J. E. ; GUIMARÃES NETO, J. V. ; OLIVEIRA, I. V. ; BARBOSA, R. F. . ANALYSIS OF QUALITY OF WORK LIFE AND SATISFACTION OF EMPLOYEES OF A SERVICE PROVIDER COMPANY. Revista GEINTEC: gestao, inovacao e tecnologias , v. 4, p. 1035-1045, 2014.
-
SOUSA, J. E. ; BARBOSA, R. F. ; SILVA, D. D. E. . Análise estratégica de uma empresa do ramo de reciclagem através dos parâmetros da tríade da sustentabilidade. Revista Brasileira de Gestão Ambiental , v. 8, p. 1-7, 2014.
-
SOUSA, J. E. ; SILVA, D. D. E. ; BARBOSA, R. F. . Desenvolvimento Local através da Economia Solidária: o caso da Associação dos Criadores de Abelha de Princesa Isabel (ASCAPI).. Congresso Nacional de Excelência em Gestão , v. 1, p. 1-14, 2013.
-
BARBOSA, R. F. ; CANDIDO, G. A. . ANÁLISE DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA MUNICÍPIOS IDSM: O CASO DE GUARABIRA ? PB. Revista da Ciência da Administração (Recife) , v. 05, p. 01-25, 2012.
-
BARBOSA, R. F. ; Tânia Maria Gomes Voronkoff Carnaúba . Just time aplicado à EMBRACO. Alicerce , v. 4, p. 59-62, 2008.
-
CARVALHO, E. N. ; BARBOSA, R. F. ; SANTOS, J. S. ; ALEXANDRE, S. N. ; XAXIER, R. A. . Gestão de Resíduos Sólidos. 1/1. ed. João Pessoa - PB: Editora do CCT/UFPB, 2017. 316p .
-
BARBOSA, ROBSON FERNANDES ; SANTOS, K. S. ; MENDES, D. B. L. A. ; SALES, S. R. F. ; ARAUJO, G. N. ; CAVALCANTI NETO, J. . IV SUSTENTARE e VII WIPIS. In: 978-85-5722-652-4 ISBN. (Org.). ANÁLISE DO ÍNDICE DE PEGADAS AMBIENTAIS INTEGRADAS (IPAI): UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM OS ALUNOS DA UFCG. 1ed.: , 2022, v. 01, p. 01-16.
-
BARBOSA, ROBSON FERNANDES ; SALES, S. R. F. ; ARAUJO, G. N. ; CAVALCANTI NETO, J. . IV SUSTENTARE e VII WIPIS. In: 978-85-5722-652-4 ISBN. (Org.). A CRIAÇÃO DO FUNIL DA SUSTENTABILIDADE COMO MODELO METODOLÓGICO PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES. 1ed.: , 2022, v. 01, p. 0-10.
-
GOMES, A. S. ; MACIEL, P. B. ; BARBOSA, R. F. ; SOUSA, M. A. G. ; GONCALVES, J. F. . A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL NA COMUNIDADE RURAL DE MARACAJÁ SITUADO NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS ? PB. In: Vanice Santiago Fragoso; Selva Brunna de Andrade Lima Pontes Cavalcanti; Jadson Freire da Silva; Mariana Caroline Gomes de Lima; Michelle Carvalho de Araújo; Tiago Fernando de Holanda. (Org.). A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL NA COMUNIDADE RURAL DE MARACAJÁ SITUADO NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS ? PB. 1ed.Ananindeua - PA: Editora Itacaiúnas, 2019, v. , p. 155-165.
-
GOMES, A. S. ; DANTAS NETO, J. ; GONCALVES, J. F. ; BARBOSA, R. F. ; SILVA, V. F. . ANÁLISE DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NO SALÃO DE BELEZA EM DESTERRO ? PB. In: Vanice Santiago Fragoso Selva; Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita; Rennisy Rodrigues Cruz; Hévila Mendes de Lima Silva; Ivo Raposo Gonçalves Cidreira Neto; Wagner José de Aguiar. (Org.). ANÁLISE DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NO SALÃO DE BELEZA EM DESTERRO ? PB. 1ed.Ananindeua - PA: Editora Itacaiúnas, 2019, v. , p. 138-153.
-
BARBOSA, R. F. ; SOARES, M. M. ; ALEXANDRE, S. N. . O PAPEL DAS MULHERES NA COLÔNIA DE PESCADORES DE CAMALAÚ-PB, SOB A PRÁTICA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE - CONIMAS. 01ed.Campina Grande -PB: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2019, v. 01, p. 01-12.
-
RODRIGUES, A. J. S. ; NOGUEIRA, M. M. A. L. ; ROCHA, M. F. B. ; LIMA JUNIOR, J. S. ; BARBOSA, R. F. ; SILVA, M. H. L. F. . Coletâne Nacional sobre Engenharia de Produção 6 - Ergonomia e Segurança do Trabalho, Gestão do Produto e Gestão Econômica. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). UTILIZAÇÃO DO MÉTODO OWAS NA ANÁLISE POSTURAL DO CARREGAMENTO DE SACOS DE CIMENTO EM UMA EMPRESA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. 6ed.Curitiba - PR: Antena Editora, 2017, v. 6, p. 144-168.
-
RODRIGUES, A. J. S. ; ROCHA, M. F. B. ; LIMA JUNIOR, J. S. ; NOGUEIRA, M. M. A. L. ; BARBOSA, R. F. . Análise, utilização e dimensionamento da capacidade produtiva: um estudo de caso na UFCG/CDSA.. In: In: Pedro Vieira Souza Santos; Pollyana Gusmão da Costa; Ciro Henrique de Araújo Fernandes; Ailton Abel Rodrigues Santos; Maycklla Rândrea Ribeiro Guedes da Purificação; Letícia de Souza Oliveira; Janaina Nogueira De Oliveira.. (Org.). Empreendedorismo: inovação como vetor de competitividade. 1ed.Juazeiro-BA: SIBI/UNIVASF, 2017, v. 1, p. 63-73.
-
BARROS, M. H. L. F. S. ; RODRIGUES, A. J. S. ; LIMA JUNIOR, J. S. ; ROCHA, M. F. B. ; BARBOSA, R. F. . COLETÂNEA NACIONAL SOBRE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 6: Ergonomia e Segurança do Trabalho, Gestão do Produto e Gestão Econômica.. In: In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). (Org.). UTILIZAÇÃO DO MÉTODO OWAS NA ANÁLISE POSTURAL DO CARREGAMENTO DE SACOS DE CIMENTO EM UMA EMPRESA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. 1eded.Curitiba PR: Atena Editora, 2017, v. , p. 144-157.
-
FARIAS, H. M. ; DELGADO, R. F. A. ; ARAUJO, E. B. B. M. ; NUNES, J. S. ; BARBOSA, R. F. . APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA PARA A REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE AGAVE SISALANA (AGAVACEAE). In: Cybelle de Oliveira Dantas; Carlos Roberto Marinho da Silva Filho; João Felipe Santiago Neto; Jackson Andson de Medeiros.. (Org.). II Encontro Nacional da Agroindustria - Desafios da Agroindustria do Brasil. IIed.Campina Grande - PB: IBEA - Instituto BioEducação, 2016, v. II, p. 1104-1108.
-
SILVA, J. M. ; BARBOSA, R. F. . Diagnóstico do conhecimento acerca das práticas de Economia Solidária: estudo de caso nas turmas da EJA em escolas do município e Sumé-PB.. In: Crislene Rodrigues da Silva Morais, Lenilde Mérgia Ribeiro Lima. (Org.). Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária. 1eded.Fortaleza-CE: RDS Editora, 2015, v. 01, p. 85-88.
-
CHARGAS, J. P. M. ; BARBOSA, R. F. . Economia Solidária e o consumo ético: um estudo comparativo do tipo de consumo praticado por alunos(as) da EJA de duas escolas municipais do Cariri paraibano. In: Crislene Rodrigues da Silva Morais, Lenilde Mérgia Ribeiro Lima. (Org.). Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária. 1eded.Fortaleza-CE: RDS Editora, 2015, v. 01, p. 89-95.
-
ANDRADE, C. H. ; BARBOSA, R. F. . Experiências de Economia Solidária: um estudo sobre a Associação Comunitária Duas Serras 2-PB. In: Crislene Rodrigues da Silva Morais, Lenilde Mérgia Ribeiro Lima. (Org.). Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária. 1eded.Fortaleza-CE: RDS Editora, 2015, v. 01, p. 102-107.
-
Henri Geraldo Malzac Neto ; BARBOSA, R. F. ; Leonardo de Miranda Arnaud ; ARAUJO, P. G. C. . Gestão do conhecimento em uma instituição pública de pesquisa: um estudo de caso no Centro Nacional de Pesquisa de Algodão. In: Francisco Gaudêncio Mendonça Freires, Luiz Bueno da Silva, Francisco Alves Pinheiro, Jose Luiz Moreira de Carvalho, Francisco Ricardo Duarte. (Org.). A contribuição da engenharia de produção para o semi-árido brasileiro. 1ed.Juazeiro/BA: UNIVASF, 2008, v. 1, p. 237-247.
-
ALVES, H. K. R. ; SILVA, H. L. R. ; BARBOSA, ROBSON FERNANDES . FLUXOGRAMA COMO FERRAMENTA DE MAPEAMENTO NO SETOR ALIMENTICIO: APLICAÇÃO NA EMPRESA PERILIMA SORDAS. In: SEGeT ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2022, Resende- RJ. INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO E SEUS IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS., 2022.
-
BARBOSA, ROBSON FERNANDES ; AGUIAR, JOSÉ OTÁVIO . INDICADORES DE CAPITAL SOCIAL PARA ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE NA CAPRINOCULTURA DE LEITE: UM ESTUDO APLICADO. In: I Conferência Nacional de Engenharia e Gestão de Recursos Naturais - COENGE21, 2021, Campina Grande-PB. ?Recursos Naturais e Políticas Públicas: Avanços e desafios da Agenda 2030?., 2021.
-
BARBOSA, ROBSON FERNANDES ; AGUIAR, JOSÉ OTÁVIO . ANÁLISE SÓCIOECONÔMICA DOS CAPRINOCULTORES LEITEIROS DA PARAÍBA SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADE. In: I Conferência Nacional de Engenharia e Gestão de Recursos Naturais - COENGE21, 2021, Campina Grande - PB. Recursos Naturais e Políticas Públicas: Avanços e desafios da Agenda 2030?., 2021.
-
BRITO, A. P. ; FARIA, E. N. ; ARAUJO NETO, M. A. ; SILVA, A. L. C. ; BARBOSA, R. F. . Análise da Gestão de Estoque: aplicação da curva ABC e conceito de lucratividade em um centro automotivo. In: Congresso internacional de Administração, 2016, Natal - RN. Gestão Estratégica: da crise a oportunidade, 2016.
-
BRITO, A. P. ; FARIA, E. N. ; LIMA, F. O. P. A. ; MONTE, D. M. F. M. ; BARBOSA, R. F. . Análise de swot no diagnóstico estratégico em uma empresa de beneficiamento de leite de caprinos. In: Congresso internacional de Administração, 2016, Natal - RN. Gestão Estratégica: da crise a oportunidade, 2016.
-
MASO, A. B. D. ; GUIMARAES, G. M. ; SOUSA, I. B. ; SILVA, J. T. S. ; BARBOSA, R. F. . Aplicação de Ferramentas Estratégicas Administrativas no Setor De Serviços Automotivos. In: Congresso internacional de Administração, 2016, Natal - RN. Gestão Estratégica: da crise a oportunidade, 2016.
-
OLIVEIRA, A. M. ; PESSOA, M. H. L. ; SILVA, P. B. S. E. ; SILVA, M. G. ; BARBOSA, R. F. . A Análise BCG (Boston Group Consulting) como ferramenta estratégica: um estudo de caso aplicado em lojas de conveniência em Fortaleza (CE). In: Congresso internacional de Administração, 2016, Natal - RN. Gestão Estratégica: da crise a oportunidade, 2016.
-
OLIVEIRA, A. M. ; PESSOA, M. H. L. ; SILVA, M. G. ; SILVA, W. R. S. ; BARBOSA, R. F. . Utilização da Análise SWOT como ferramenta estratégica: estudo de caso de lojas de conveniência em Fortaleza (CE). In: Congresso internacional de Administração, 2016, Natal - RN. Utilização da Análise SWOT como ferramenta estratégica: estudo de caso de lojas de conveniência em Fortaleza (CE), 2016.
-
RODRIGUES, A. J. S. ; NOGUEIRA, M. M. A. L. ; ROCHA, M. F. B. ; LIMA JUNIOR, J. S. ; BARBOSA, R. F. . UTILIZAÇÃO DO MÉTODO OWAS NA ANÁLISE POSTURAL DO CARREGAMENTO DE SACOS DE CIMENTO EM UMA EMPRESA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. In: Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP, 2016, Bauru - SP. Gestão de Operações em Serviços e seus Impactos Sociais, 2016.
-
RODRIGUES, A. J. S. ; MELO, M. B. A. ; GOUVEIA, W. F. ; TAVARES, A. L. ; BARBOSA, R. F. . ANÁLISE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA, LOCALIZADA NO CARIRI PARAIBANO. In: Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido - CONDIS, 2016, Campina Grande - PB. sdasfsdfsdf, 2016.
-
OLIVEIRA, C. G. S. ; ARAUJO, G. R. ; SILVA, V. M. ; BARBOSA, R. F. . ?ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA PRODUÇÃO ARTESANAL DE CACHAÇA: UM ESTUDO DE CASO NO ENGENHO ALEGRE - DUAS ESTADAS/PB'. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2016, Maceió-AL. Desenvolvimento, Território e Biodversidade, 2016.
-
SANTOS, E. F. N. ; LIMA, K. L. S. ; ALEXANDRE, S. N. ; BARBOSA, R. F. . Logísitca Reversa e Sustentabilidade: um estudo de caso em uma associação de pescadores no município de Camalaú-PB. In: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016, João Pessoa - PB. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, 2016.
-
BARBOSA, R. F. ; SOUSA, J. E. ; SOUSA, J. B. ; SILVA, D. D. E. . Desenvolvimento Local através da Economia Solidária: o caso da associação dos criadores de abelha de Princesa Isabel (ASCAPI). In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG), 2013, Rio de Janeiro - RJ. NÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS, 2013.
-
MEDEIROS, M. S. B. ; SOUSA, J. E. ; BARBOSA, R. F. ; CARVALHO, E. N. . GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL DE ALAGOA NOVA/PB. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2013, Salvador - BA. "A Gestão dos Processos de Produção e as Parcerias Globais para o Desenvolvimento Sustentável dos Sistemas Produtivos"., 2013.
-
LIMA, H. C. A. ; SOUSA, R. B. ; SOUSA, J. E. ; BARBOSA, R. F. . CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO DA CIDADE DE SUMÉ/PB. In: 'A Gestão dos Processos de Produção e as Parcerias Globais para o Desenvolvimento Sustentável dos Sistemas Produtivos'., 2013, Salvador - BA. "A Gestão dos Processos de Produção e as Parcerias Globais para o Desenvolvimento Sustentável dos Sistemas Produtivos"., 2013.
-
BORGES, J. P. V. ; OLIVEIRA SOBRINHO, J. ; BARBOSA, R. F. ; LIMA, T. G. L. S. . PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE CATAVENTOS APOIADO PELO GRÁFICO DE GANTT: UM ESTUDO DE CASO. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2013, Salvador - BA. "A Gestão dos Processos de Produção e as Parcerias Globais para o Desenvolvimento Sustentável dos Sistemas Produtivos"., 2013.
-
BARBOSA, R. F. ; SOUSA, J. E. ; SILVA, D. D. E. ; SOUSA, J. B. . A relação entre a autogestão e a sustentabilidade: o caso de uma associação produtora de mel (ASCAPI).. In: I SEDES - Seminário de Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Semiárido, 2013, Sumé-PB. SEDES - Seminário de Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Semiárido, 2013. p. 47-51.
-
PEREIRA, D. A. M. ; LEITE, J. P. ; LIMA, O. F. ; BARBOSA, R. F. . Avaliação do desempenho da ventilação natural para a promoção do conforto térmico em um bloco educacional público.. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão - CNEG, 2012, Rio de Janeiro - RJ. Sustentabilidade Organizacional, 2012.
-
DUARTE., L. L. Q. ; GOUVEIA, R. E. C. ; BARBOSA, R. F. . Análise estratégica da logística reversa sob a perspectiva da sustentabilidade: um estudo de caso em uma empresa do segmento de cartuchos remanufaturados.. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2012, Rio de Janeiro - RJ. Sustentabilidade Organizacional, 2012.
-
BARBOSA, R. F. ; VERISSIMO, P. F. ; SOUSA, J. E. ; MELO, J. W. F. ; PEREIRA, D. A. M. . Análise da tríade da sustentabilidade na cidade de Guarabira -PB por meio do IDSM (Índice de Desenvolvimento Sustentável para Municípios).. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2012, Bento Gonçalves - RS. "Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social: As Contribuições da Engenharia de Produção, 2012.
-
LEITE, J. P. ; LIMA, O. F. ; PEREIRA, D. A. M. ; BARBOSA, R. F. . Impacto da substituição de linhas mecanizadas por células de manufatura em uma indústria de calçados.. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2012, Bento Gonçalves ? RS. "Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social: As Contribuições da Engenharia de Produção"., 2012.
-
MELO, J. W. F. ; CARVALHO, E. N. ; SILVA, J. C. S. ; LIMA, A. A. ; BARBOSA, R. F. . Análise das estratégias de mercado sob a ótica da competitividade: um estudo de caso em uma pizzaria na cidade de Serra Branca-PB.. In: SEPRONE: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste., 2012, Mossoró - RN. A engenharia de produção frente ao novo contexto de desenvolvimento sustentável do nordeste: coadjuvante ou protagonista?, 2012.
-
SOUSA, J. E. ; MAIA, D. R. F. ; GUIMARAES NETO, J. V. ; OLIVEIRA, I. V. ; BARBOSA, R. F. . Aplicação de ferramentas da administração estratégica como auxílio na tomada de decisão: um estudo de caso numa empresa varejista no município de Sumé-PB.. In: SEPRONE: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste., 2012, Mossoró - RN. A engenharia de produção frente ao novo contexto de desenvolvimento sustentável do nordeste: coadjuvante ou protagonista?, 2012.
-
PEREIRA, D. A. M. ; LIMA, O. F. ; LEITE, J. P. ; DELGADO, S. S. ; BARBOSA, R. F. . Processos climáticos e seus efeitos sob a dissipação térmica de um equipamento educacional público. In: SMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: SIMPEP, 2012, BAURU - SP. REDES GLOBAIS DE SUPRIMENTOS DESAFIOS E TENDÊNCIAS DO MUNDO GLOBALIZADO, 2012.
-
SOUSA, J. E. ; SILVA, D. D. E. ; FERREIRA, L. L. ; MELO, J. W. F. ; BARBOSA, R. F. . O capital social e sua importância para a estabilidade de empreendimentos autogeridos por comunidades: o caso da cooperativa de castanha de Serra Branca ? PB (CCSB-PB).. In: SMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: SIMPEP, 2012, Bauru - SP. REDES GLOBAIS DE SUPRIMENTOS DESAFIOS E TENDÊNCIAS DO MUNDO GLOBALIZADO, 2012.
-
XAVIER, L. C. ; BARBOSA, R. F. . A estratégia do Oceano Azul: um estudo de caso numa empresa de serviços na cidade de Campina Grande-PB.. In: SEPRONE: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste., 2011, Campina Grande. ?A importância da logística para a Engenharia de Produção: perspectivas e sustentabilidade em Arranjos Produtivos?., 2011.
-
FRANCA, D. C. ; BARBOSA, R. F. . O impacto de empreendimentos inovadores no desenvolvimento local: estudo exploratório com as empresas PRIME/PaqTcPB.. In: SEPRONE: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste., 2011, Campina Grande. ?A importância da logística para a Engenharia de Produção: perspectivas e sustentabilidade em Arranjos Produtivos?., 2011.
-
BARBOSA, R. F. ; CANDIDO, G. A. . Análise da competitividade do arranjo produtivo local de confecções: um estudo exploratório em um município do brejo paraibano.. In: SEPRONE: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste., 2011, Campina Grande. ?A importância da logística para a Engenharia de Produção: perspectivas e sustentabilidade em Arranjos Produtivos?., 2011.
-
SANTOS, J. B. ; SOARES, M. M. ; BARBOSA, R. F. . Indicadores da qualidade como suporte a produtividade: o caso de uma empresa calçadista localizada na Paraíba.. In: SEPRONE: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste., 2011, Campina Grande. ?A importância da logística para a Engenharia de Produção: perspectivas e sustentabilidade em Arranjos Produtivos?., 2011.
-
SOARES, M. M. ; SANTOS, J. B. ; BARBOSA, R. F. . Diagnóstico do processo produtivo das sandálias Havaianas Brasil: um estudo de caso na empresa Alpargatas S.A.. In: SEPRONE: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste., 2011, Campina Grande. ?A importância da logística para a Engenharia de Produção: perspectivas e sustentabilidade em Arranjos Produtivos?., 2011.
-
SOARES, M. M. ; BARBOSA, R. F. ; OLIVEIRA, W. A. S. ; MACEDO, P. P. ; DUARTE., L. L. Q. . Análise do sistema de produção em uma empresa calçadista: o caso da Alpargatas S.A.. In: ENEGEP: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011, Belo Horizonte. "Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual: Desafios da Engenharia de Produção na Consolidação do Brasil no Cenário Econômico Mundial"., 2011.
-
LIMA, O. F. ; LEITE, J. P. ; BARBOSA, R. F. ; PEREIRA, A. M. ; SOUSA., F. K. A. . Implantação de layout celular na montagem de cadernos em uma indústria do setor gráfico. In: ENEGEP: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011, Belo Horizonte. "Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual: Desafios da Engenharia de Produção na Consolidação do Brasil no Cenário Econômico Mundial"., 2011.
-
PEREIRA, D. A. M. ; DELGADO, S. S. ; LEITE, J. P. ; LIMA, O. F. ; BARBOSA, R. F. . Contribuição da Ergonomia Cognitiva para a melhoria da usabilidade de um sistema homem-máquina: estudo de caso em um website de uma IFES. In: ENEGEP: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011, Belo Horizonte. Sustentabilidade Organizacional, 2011.
-
BARBOSA, R. F. ; FILHO, João Tomé de Araujo . Custmomização em massa: uma assertiva para os desejos do cliente.. In: SEPREONE: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste., 2010, Maceió-AL. AS FONTES COMPLEMENTARES DE ENERGIA E A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2010.
-
BARBOSA, R. F. ; SILVA, M. E. ; BARBOSA, D. F. . A Logística reversa do papelão e a Sustentabilidade: Um estudo de caso no município de Campina Grande - PB. In: SEPRONE: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste, 2009, Fortaleza-CE. A interatividade da engenharia de produção com outras áreas do conhecimento na busca de soluções tecnológicas para o aumento de produtividade e competitividade nas organizações., 2009.
-
BARBOSA, R. F. ; CANDIDO, G. A. . Os índices de sustentabilidade municipal e as ações e políticas direcionadas para o desenvolvimento sustentável: um estudo exploratório em um município do brejo paraibano. In: ENEGEP: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador-BA. A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão, 2009.
-
BARBOSA, R. F. ; BARBOSA, D. F. ; BARBOSA, R. F. ; FERRAZ, N.A. ; BARBOSA, R. F. . As transformações do trabalho e seu impacto na QVT. In: ENEGEP: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador-BA. A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão, 2009.
-
FILHO, João Tomé de Araujo ; BARBOSA, R. F. ; BARBOSA, D. F. . Estratégias emergentes nas organizações como fenômenos complexos. In: ENEGEP: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador-BA. A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão, 2009.
-
BARBOSA, R. F. ; FERRAZ, N.A. ; CANDIDO, G. A. . Análise da atividade de Monitoramento Ambiental e das etapas do processo de Inteligência Competitiva no setor de Confecções de Campina Grande-PB.. In: SEPRONE: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste, 2009, Fortaleza-CE. A interatividade da engenharia de produção com outras áreas do conhecimento na busca de soluções tecnológicas para o aumento de produtividade e competitividade nas organizações., 2009.
-
BARBOSA, R. F. ; MACIEL, Pedro Adolfo Rodrigues ; BARBOSA, Diego Fernandes ; LEITE, A. S. M. . A padronização na melhoria do trabalho: estudo de caso em uma empresa de informática.. In: SEPRONE - Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste, 2008, Juazeiro - Bahia. A contribuição da Engenharia de Produção para o Semi-Árido Brasileiro, 2008.
-
BARBOSA, R. F. ; BARRETO, Luciano Silva ; BARBOSA, Diego Fernandes ; ADISSI, P. J. . Mapeamento da cadeia logística de papelão na cidade de Campina Grande-PB.. In: VI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental - SBEA, 2008, Serra Negra - SP. Renovando o Planeta, 2008.
-
Henri Geraldo Malzac Neto ; BARBOSA, R. F. ; Leonardo de Miranda Arnaud ; Paulo Gustavo Coutinho de Araújo . Gestão do conhecimento em uma instituição pública de pesquisa: um estudo de caso no Centro Nacional de Pesquisa do Algodão.. In: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2008, Rio de Janeiro. "A Integração de Cadeias Produtivas com a Abordagem da Manufatura Sustentável.", 2008.
-
BARBOSA, R. F. ; FILHO, João Tomé de Araujo ; CANDIDO, Gesinaldo Ataíde . A prática de estratégia comparada a um modelo conceitual: estudo de caso numa empresa de panificação. In: SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2008, Bauru - SP. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO, 2008.
-
FERRAZ, Natália de Almeida ; BARBOSA, R. F. ; OLIVEIRA, Verônica Macário de . Diagnóstico do sistema de gestão da produção em uma indústria de conversão de papéis: o caso FOFEX.. In: SEGET - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2008, Resende - RJ. SEGET, 2008.
-
BARBOSA, R. F. ; BARBOSA, Francisco Ribeiro ; FILHO, João Tomé de Araujo ; BARBOSA, Raisse Fernandes ; BARBOSA, Dayann Fernandes . Qualidade de vida na terceira idade: um estudo de caso com os beneficiários do Programa ?Leite da Paraíba? na cidade de Campina Grande ? PB.. In: SEGET - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2008, Resende - RJ. SEGET, 2008.
-
RODRIGUES, A. J. S. ; SILVA, M. H. L. F. ; BARBOSA, R. F. ; ROCHA, M. F. B. ; TAVARES, A. L. . Simulação tecnológica: uso do software ?ALOHA? para realizar testes quantitativos de riscos, decorrentes de possíveis explosões em uma indústria petroquímica. Espacios (Caracas) , 2017.
-
BARBOSA, R. F. . Quantificando o Desenvolvimento Sustentável no cariri paraibano.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, R. F. . Projeção de Disciplinas e Salas de Aulas até 2015 no CDSA.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, R. F. . Índice de Desenvolvimento Sustentável Municipal (IDSM): uma mensuração da sustentabilidade dos municípios paraibanos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, R. F. . A construção de Planos de Ação na busca da qualidade educacional.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
BARBOSA, R. F. . Gestão do Conhecimento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, R. F. . Gestão do Conhecimento: uma assertiva para o aprendizado organizacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Análise bioeconômica de um sistema de produção de leite caprino, Descrição: A análise econômica da atividade leiteira por meio de medidas de resultados técnicos e econômicos é forte subsídio para decisões quanto aos rumos do sistema de produção, podendo ser feita a partir de uma visão sistêmica ou com base nos diferentes setores do sistema de produção, desta maneira a proposta desta pesquisa é realizar uma análise bioeconômica de um sistema produção de leite caprino. O trabalho será desenvolvido em uma propriedade rural localizada na Microrregião do Cariri Ocidental da Paraíba no município de Sumé-PB. Será feita a escrituração zootécnica do rebanho, com fichas individuais por animal, registrando-se sua genealogia, ocorrências e desempenhos, além de registrar eventos produtivos e reprodutivos como: nascimento; cobrição; partos; enfermidades; mortes; descartes; controle da ração fornecida; registro de desempenho produtivo com a realização do controle leiteiro a cada 14 dias, a partir do mês de setembro de 2022 até junho de 2023, através de controle leiteiro realizado na unidade em estudo. Ainda será realizado análise econômica utilizando a estrutura de custo operacional, essa estrutura, que se compõe de todas as despesas efetivamente desembolsadas pelo produtor, mais uma taxa de depreciação de máquinas e benfeitorias e custo estimado da mão de obra familiar (pró-labore), que apesar de não ser remunerada realiza serviços básicos importantes para o desenvolvimento da atividade, além desses são apropriados ao custo operacional os impostos e taxas, que apesar de serem custos fixos estão associados à produção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robson Fernandes Barbosa - Coordenador / EDILANE FERREIRA DA COSTA DIAS - Integrante.
-
2022 - Atual
AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM AGROECOSSISTEMAS DE BASE FAMILIAR EM COMUNIDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB., Descrição: O umbu está entre as espécies de frutas comestíveis do bioma Caatinga, no entanto, sua utilização e aproveittamento na geração de renda é minimo, face ao potencial existente no Semiárido brasileiro. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a sustentabilidade da agricultura familiar utilizando o método MESMIS (Marco para Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade) como um instrumento de gestão para as famílias extrativistas do umbu nas comunidades do município Sumé-PB. Os resultados proporcionará uma avaliação dos indicadores de sustentabilidade tendo o extrativismo vegetal do umbu como objeto de estudo e suas dimensões econômicas sociais e ambientais. Desse modo, com as informações geradas poderá auxiliar na elaboração de políticas públicas para criação de estratégias de desenvolvimento que potencialize a geração de emprego e renda em uma região caracterizada por longos períodos de estiagem, que inviabilizam a atividade agrícola convencional e determinados sistemas de pecuária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Robson Fernandes Barbosa - Coordenador / Suzana Raquel de Freitas Sales - Integrante.
-
2022 - Atual
ÁNALISE DA SUSTENTABILIDADE DA CAPRINOCULTURA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB, Descrição: A caprinocultura leiteira representa uma importante atividade produtiva para a região Nordeste, com destaque para o Estado da Paraíba, sendo o maior produtor nacional de leite caprino, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE (2017). O munícipio de Sumé-PB, objeto de estudo, ocupa o segundo lugar estadual na produção de litros de leite. Diante disso, buscou-se avaliar a sustentabilidade da caprinocultura leiteira a partir de um sistema de indicadores voltados para este importante munícipio no tocante a bacia leiteira da região do Cariri Ocidental paraibano. Para isto, utilizará a metodologia adaptada por Barbosa 2021 para analisar a caprinocultura leiteira em que tem-se o método MESMIS (Marco para a Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade) como base conceitual e metodológica. Pretende-se criar um conjunto de indicadores distribuídos nos atributos do método MESMIS adaptado, a fim de permitir uma observação nos aspectos que necessitam de melhoria para o alcance da sustentabilidade diante do sistema analisado. Servindo de ferramenta gerencial para o apoio da tomada de decisão em que envolvem as associações e/ou cooperativa, dando ênfase aos produtores de leite como protagonistas neste processo de mudança gerencial para uma agricultura familiar mais sustentável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robson Fernandes Barbosa - Coordenador / GUILHERME NASCIMENTO ARAUJO - Integrante.
-
2012 - 2013
Uso da Ligística Reversa no Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Município de Sumé, Paraíba, Descrição: O projeto de PIBIC apresentado no X Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de campina Grande - Ciência, tecnologia e Inovação: Caminhos do conhecimento, teve como objetivo analisar a logística reversa dos resíduos sólidos no lixão (objeto de estuo) na cidade de Sumé-PB e sua importância para os catadores sob a ótica da Sustentabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Robson Fernandes Barbosa - Coordenador / EDINALVA NOGUEIRA DE CARVALHO - Integrante / Joelma Sales dos Santos - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2005 - 2006
Instituto de Desenvolviemento GerencialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Junior, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação nas seguintes empresas e Produtos trabalhados:
BRASIL ECODIESEL IND E COM DE BIOCOMBUSTIVEIS E ÓLEOS VEGETAIS S/A
Reestruturação de Empresas
GRR (Gerenciamento da Rotina de Processos Reestruturados)
NACIONAL GÁS BUTANO DISTRIBUIDORA LTDA
GMD (Gerenciamento Matricial de Despesa)
PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS MACAÉ
GRR (Gerenciamento da Rotina de Processos Reestruturados)
GRD (Gerenciamneto da Rotina do Dia-a-Dia
2006 - 2007
Fundação Parque Tecnológico da ParaíbaVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Gestor de Projeto, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto: Levantamento das Necessidades de Capacitação dos Setores Produtivos da Região Nordeste
2009 - 2010
União de Ensino Superior de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina ministrada:
Administração da Produção
Logística e Canais de Distribuição
2009 - 2010
Instituto Maurício de NassauVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina ministrada:
Administração de Materiais e Patrimônio
2014 - 2014
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor da Pós Graduação: Gestão Pública e Gestão Pública Municipal - Educação a Distância. Disciplinas ministradas: Gestão em Logística e Processos Administrativos.
2010 - 2012
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: TUTOR - EAD - PÓS GRADUAÇÃO, Enquadramento Funcional: BOLSA
2004 - 2004
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultor em Logística Empresarial, Carga horária: 20
Outras informações:
Consultoria em Logíatica Empresarial na LF Informática LTDA - ICHTHYS
Atividades
-
02/2011
Direção e administração, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), .,Cargo ou função, Assessor de Ensino Adjunto.
-
12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), .,Cargo ou função, Membro Titular do NDE do Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção do CDSA/UFCG..
-
07/2013 - 07/2015
Direção e administração, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção..
-
05/2011 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), .,Cargo ou função, Membro Organizador da Comissão Organizadora do II Seminário Pedagógico do CDSA/UFCG..
-
12/2010 - 02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), .,Cargo ou função, Membro Organizador do III Seminário Integrador do CDSA/UFCG.
-
12/2010 - 02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), .,Cargo ou função, Membro Organizador da I Semana Interdisciplinar do CDSA/UFCG.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Robson Fernandes Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?