Antonio Kledson Leal Silva

Antonio Kledson Leal Silva possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Pará, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará / Embrapa Amazônia Oriental / Museu Paraense Emílio Goeldi e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP). Atualmente é Docente Adjunto A - Nível 1 da Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus de Capanema. Tem experiência na área de serviços ecossistêmicos, planejamento, gestão e consultoria ambiental, educação ambiental e de manejo e conservação de recursos naturais, com ênfase em monitoramento da qualidade do solo e da água, modelagem e estudos de impacto ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental

2012 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Impacto da expansão da palma de óleo sobre o escoamento superficial e produção de sedimentos nas sub-bacias hidrográficas não monitoradas dos rios Bujaru e Mariquita no nordeste do estado do Pará, Amazônia Oriental.
Orientador: em Texas A & M University ( Dr. Hagravan Srinivasan)
com Dr. Sílvio Crestana. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Modelagem hidrossedimentológica; Modelagem dinâmica de mudança de uso e cobertura; Bacias hidrográficas não monitoras; Palma de óleo; Amazônia Oriental.Grande área: OutrosSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Mestrado em Ciências Ambientais

2007 - 2009

Universidade Federal do Pará
Título: Dinâmica de serapilheira e produção de raízes finas em plantios de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) e floresta sucessional em Aurora do Pará, Amazônia Oriental.,Ano de Obtenção: 2009
Steel Silva Vasconcelos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: interação solo-planta-atmosfera; Recuperação de áreas degradadas; Ciclagem de carbono e nitrogênio na Amazônia.Grande área: OutrosGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Urbano.

Especialização em Gestão, Consultoria e Auditoria Ambiental.

2010 - 2011

Faculdade Estácio de Belém, Estácio Belém
Título: O papel da educação do campo na gestão ambiental rural
Orientador: Constantino Pedro de Alcântara Neto

Graduação em Engenharia Ambiental

2002 - 2006

Universidade do Estado do Pará
Título: Emissão de dióxido de carbono (CO2) como indicador da saúde do solo em tratamentos de agropecuária convencional (com queima) e alternativa (com trituração)
Orientador: Rubens Cardoso da Silva & Guillaume Xavier Rousseau
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Metodologias Ativas. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.

2014 - 2014

Curso Introdutório do Modelo SWAT. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Formação para o trabalho nas Ciências Naturais. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2013 - 2013

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COM ARCGIS FOR DESKTOP 10.1 - MÓDULO I. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2012 - 2012

Workshop do SWAT Introdutório e Avançado. (Carga horária: 36h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2003 - 2006

Extensão universitária em Inglês avançado. (Carga horária: 600h). , Castilla Curso de Indiomas, CASTILLA, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Infomática Básica. (Carga horária: 30h). , Sindicato dos Trabalhadores de Castanhal, STC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Gestão Ambiental.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Modelagem Ambiental.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Monitoramento Ambiental.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Manejo e Conservação do Solo.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Recuperação de Areas Degradadas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Ação de Extensão "Seminário de Formação dos Educadores das Licenciaturas em Educação do Campo para oo trabalho interdisciplinar nas Ciências Naturais e Matemática"..UFPA. 2013. (Outra).

II Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos - II SPARH.Sem. 2012. (Simpósio).

III Seminário Nacional do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo)..LPEC. 2011. (Seminário).

FertiBio 2010.Carbono orgânico total, nitrogênio orgânico e biomassa microbiana em substrato cultivado com leguminosas sob diferentes níveis de adubação.. 2010. (Simpósio).

FertiBio 2010.Estoque de serapilheira e carbono no solo em sistemas de preparo de área com corte-e-queima e corte-e-trituração da vegetação secundária na região Bragantina, Nordeste do Pará, Amazônia.. 2010. (Simpósio).

Conferência Científica Internacional Amazônia em Perspectiva: científica integrada para um futuro sustentável.Produção de serapilheira em reflorestamento com paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) em áreas degradadas na cidade de Aurora do Pará, Pará.. 2008. (Outra).

II Jornada de Iniciação Científica do PET. 2007. (Outra).

Mini-curso "Principles of Scientific Writing".Embrapa Amazônia Oriental. 2007. (Outra).

Simpósio Regional "Mudanças climáticas e impactos nos recursos hídrico"...... 2007. (Simpósio).

"Seminário Integrado Sobre Questões Ambientais"."Seminário Integrado Sobre Questões Ambientais". 2004. (Seminário).

3° Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental.3° Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental. 2004. (Simpósio).

4° Congresso Estudantil da UEPA. 4° Congresso Estudantil da UEPA. 2004. (Congresso).

Curso: gestão ambiental.Curso: gestão ambiental. 2004. (Outra).

Curso: hidrogeologia.Curso: hidrogeologia. 2004. (Outra).

II SEMINÁRIO - ESTUDOS AVANÇADOS EM ENGENHARIA AMBIENTAL.II SEMINÁRIO - ESTUDOS AVANÇADOS EM ENGENHARIA AMBIENTAL. 2004. (Seminário).

Minicurso para formação de Educadores Ambientais.Semana do Meio Ambiente - 2004: "O meio ambiente nosso de cada dia". 2004. (Outra).

Semana dos Recursos Hídricos. 2004. (Outra).

2° Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental.Mini-curso: gestão de resíduos industriais. 2003. (Outra).

I seminário - estudos vançados em engenharia ambiental.I seminário - estudos avançados em engenharia ambiental. 2003. (Seminário).

Mini-curso: gestão de resíduos sólidos.Mini-curso: gestão de resíduos sólidos. 2003. (Outra).

segundo simpósio brasieiro de engenharia ambiental.segundo simpósio brasileiro de engenharia ambiental. 2003. (Simpósio).

"II Semana Tecnológica dos Cursos de Tecnologia Agroindustrial e Engenharia Ambiental.mini-curso: desinfecção simples da água: "uma alternativa viável para pequenas comunidades". 2002. (Outra).

"perspectivas regionais para o desenvovimento com preservação".II semana tecnológica dos cursos de tecnologia agroindustrial e engenharia ambiental. 2002. (Seminário).

lixo urbano: um problema de todos.lixo urbano: um problema de todos. 2002. (Oficina).

O impacto do manejo comunitário e do reflorestamento como agentes de transformaçõo na amazônia.. 2002. (Seminário).

seminário resíduos sólidos: seleção, coleta, transporte e destino final.seminário resíduos sólidos: seleção, transporte e destino final. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Pedro Pereira Ferreira Júnior

SILVA, ANTONIO K. L.. SIMULAÇÃO DA RESPOSTA HIDROLÓGICA À MUDANÇAS DE USO E COBERTURA DA TERRA EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA NO LESTE DA AMAZÔNIA. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Oseas Gomes do Nascimento

MORENO, G. S.;SILVA, A. K. L.; MENDES, R. G.. Horta na escola: Saberes tradicionais e seus usos no cotidiano escolar no ensino de ciências na Escola Municipal Maria das Neves Silva em Marabá - PA.. 2016 - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Joane Priscila da Silva

SILVA, A. K. L.; PINHEIRO, A. V. R.. ANÁLISE HIDROGEOLÓGICA A PARTIR DE POÇOS DE MONITORAMENTO EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NO NÚCLEO CIDADE NOVA, MUNICÍPIO DE MARABÁ - PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rosinete Silva Macedo

ANJOS, M. P.; SILVA, I. S.;SILVA, A. K. L.. A política de nucleação e transporte escolar nos processos pedagógicos formais no Projeto de Assentamento Clesinho, município de Goianésia, Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Starley Ribeiro Pinto

SILVA, A. K. L.; SOUZA, H.; MICHELOTTI, F.. Análise da rede de comercialização da banana no município de Marabá-PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sandro Eduardo Marschhausen Pereira

CRESTANA, S.; MAUAD, F. F.; SOUZA, A. M. L.; SOLER, L. S.;PEREIRA, S. E. M.. Impacto da expansão da palma de óleo sobre o escoamento superficial e produção de sedimentos nas sub-bacias hidrográficas não monitoradas dos rios Bujaru e Mariquita no nordeste do Estado do Pará, Amazônia Oriental.. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Julio Cesar Pascale Palhares

CRESTANA, S.;PALHARES, J. C. P.. Avaliação do impacto da dinâmica de uso e ocupação do solo sobre o escoamento superficial e produção de sedimentos na bacia hidrográfica do rio Capim. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos/USP.

José Henrique Cattânio

VASCONCELOS, Steel; Oliveira, F. de A.;CATTANIO, J. H.; SA, L. D.. Dinâmica de serrapilheira e produção de raízes finas em plantios de Paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) em floresta sucessional em Aurora do Pará, Amazônia Oriental. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

José Henrique Cattânio

SILVA, A. K. L.; BELING, A. M.; SILVA, R. C.; ROUSSEAU, G. X.;CATTANIO, J. H.; TERRAZAS, W. D. M.. Emissão de dioxido de carbono (CO2) como indicador da saúde do solo em tratamentos de agropecuária convencional (com queima) e alternativa (com trituração).. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará.

Leonardo Deane de Abreu Sá

VASCONCELOS, S. S.; CATTANIO, J. H.;SA, L. D. A.; OLIVEIRA, F. A.. Ciclagem de serapilheira e produção de raízes finas em plantas de Paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) e floresta sucessional em Aurora do Pará, Amazônia Oriental. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

Adriano Marlisom leão de Sousa

Crestana, S; Mauad, F. F;SOUSA, A. M. L.; Soler, L. S; Pereira, S. E.M. IMPACTO DA EXPANSÃO DA PALMA DE ÓLEO SOBRE O ESCOAMENTO SUPERFICIAL E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS NAS SUB-BACIAS HIDROGRÁFICAS NÃO MONITORADAS DOS RIOS BUJARU E MARIQUITA NO NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ, AMAZÔNIA ORIENTAL. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Silvio Crestana

CRESTANA, SILVIO; Frederico Fábio Mauad; ADRIANO MARLISOM LEÃO DE SOUZA; LUCIANA DE SOUZA SOLER; SANDRO EDUARDO MARSCHHAUSEN PEREIRA. Impacto da expansão da palma de óleo sobre o escoamento superficial e produção de sedimentos nas sub-bacias hidrográficas não monitoradas dos rios Bujaru e Mariquita no Nordeste do Estado do Pará.. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Silvio Crestana

CRESTANA, Silvio; Frederico Fábio Mauad; PALHARES, J. C. P.. Avaliação de impacto da dinâmica de uso e ocupação do solo sobre o escomento superficial e produção de sedimentos na bacia hidrográfica do Rio Capim do nordeste do Pará, Amazônia oriental.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos - USP.

Frederico Fabio Mauad

CRESTANA, S.;MAUAD, F. F.; SOUSA, A. M. L.; SOLER, L. S.; PEREIRA, S. E. M.. Impacto da expansão da palma de óleo sobre o escoamento superficial e produção de sedimentos nas sub-bacias hidrográficas não monitoradas dos rios Bujaru e Mariquita no nordeste do estado do Pará, Amazônia Oriental. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos - USP.

Frederico Fabio Mauad

CRESTANA, S.;F.F., MAUAD; PALHARES, J. C. P.. Avaliação de impacto da dinâmica de uso e ocupação do solo sobre o escoamento superficial e produção de sedimentos na bacia hidrográfica do Rio Capim no nordeste do Pará, Amazônia oriental. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paulo do Nascimento Barboza

Saneamento básico do Núcleo Urbano do Assentamento Palmares II e as possíveis intervenções baseadas na permacultura; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo, Agroecologia e Questão Agrária) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Kledson Leal Silva;

Marizete Rodrigues de Freitas

PECUÁRIA LEITEIRA E AS QUESTÕES AMBIENTAIS NA VISÃO DE ALGUNS PRODUTORES DE LEITE NO ASSENTAMENTO 17 DE ABRIL, MUNICÍPIO DE ELDORADO DO CARAJÁS-PA; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo, Agroecologia e Questão Agrária) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Kledson Leal Silva;

Edinalva Vieira de Araújo

Ensino de ciências no primeiro e segundo ano do ensino fundamental no município de Jacundá; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Kledson Leal Silva;

Juliana Vaz de Souza

Estoque de serapilheira em plantio de paricá Schizolobium parahyba var; amazonicum) e floresta secundária no município de Aurora do Pará, Estado do Pará; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Centro Universitário de Mineiros; Orientador: Antonio Kledson Leal Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gladys Ferreira de Sousa

Alterações na temperatura, umidade e fertilidade dos solos sob sistemas de preparo de área sem queima; 2004; Iniciação Científica - Embrapa Amazônia Oriental, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gladys Ferreira de Sousa;

Constantino Pedro de Alcântara Neto

O PAPEL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA GESTÃO AMBIENTAL RURAL: uma análise metodológica do Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará ? Campus Marabá; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; em Gestão, Consultoria e Auditoria Ambienta) - Faculdade Estácio de Belém; Orientador: Constantino Pedro de Alcântara Neto;

Steel Silva Vasconcelos

Dinâmica de serapilheira e produção de raízes finas em plantios de paricá (Schizolobium parahyba var; amazonicum) e floresta sucessional em Aurora do Pará, Amazõnia Oriental; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Steel Silva Vasconcelos;

Steel Silva Vasconcelos

Quantificação de fluxos e estoques de carbono e nitrogênio em sistemas agroflorestais na Amazônia Oriental; 2010; Orientação de outra natureza - Embrapa Amazônia Oriental, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Steel Silva Vasconcelos;

Guillaume Xavier Rousseau

A respiração do solo como indicador da saude do solo em sistemas tradicionais e sem fogo na Amazônia oriental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia ambiental) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Guillaume Xavier Rousseau;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, ANTONIO K. L. ; SOUSA, ADRIANO M. L. DE ; SANTOS, JOYSE T. S. DOS ; VILLELA, JOÃO M. ; MARTORANO, LUCIETA G. ; CRESTANA, SILVIO . Estimation of sediment production in oil palm expansion areas in the Amazon. REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL (IMPRESSO) , v. 22, p. 344-348, 2018.

  • SILVA, A. K. L. ; VASCONCELOS, S. S. ; CARVALHO, C. J. R. DE ; CORDEIRO, I. M. C. C. . Litter dynamics and fine root production in Schizolobium parahyba var. amazonicum plantations and regrowth forest in eastern Amazon. Plant and Soil (Print) , v. 347, p. 377-386, 2011.

  • SILVA, A. K. L. ; ALCANTARA NETO, C. P. . Educação do Campo e Gestão Ambiental Rural: uma análise metodológica.. In: Idelma Santiago da Silva; Haroldo de Souza; Nilsa Brito Ribeiro. (Org.). Práticas contra-hegemônicas na formação de educadores: reflexões a partir do curso de Licenciatura em Educação do Campo do sul e sudeste do Pará.. 1ed.Brasília: NEAD, 2014, v. , p. 255-277.

  • BRITO, M. S. B. ; COSTA, A. R. S. ; SANTOS, T. C. ; SILVA, ANTONIO K. L. . Potencial do uso da macaúba para produção de carvão vegetal como alternativa sustentável à exploração madeireira - uma revisão bibliográfica. In: XI SICOOPES - Seminário Internacional de Desenvolvimento Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária & II Feira de Ciência, tecnologia e Inovação Social, 2018, Castanhal. XI SICOOPES - Seminário Internacional de Desenvolvimento Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária & II Feira de Ciência, tecnologia e Inovação Social, 2018.

  • PEREIRA, M. E. M. ; VASCONCELOS, S. S. ; KATO, O. R. ; SANTOS, E. R. ; COSTA, C. F. G. ; SOUZA, C. M. A. ; SILVA, A. K. L. . Estoque de nitrogênio em diferentes manejos da vegetação secundária em sistemas agroflorestal não sequencial no nordeste paraense.. In: VIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2011, Belém - Pará. VIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2011.

  • SILVA, A. K. L. ; SOUZA, C. M. A. ; CARVALHO, C. J. R. DE ; VASCONCELOS, S. S. ; TRINDADE, I. A. . Carbono orgânico total, nitrogênio orgânico e biomassa microbiana em substrato cultivado com leguminosas sob diferentes níveis de adubação.. In: FertiBio 2010, 2010, Guarapari-ES. FertiBio 2010, 2010.

  • SILVA, A. K. L. ; VASCONCELOS, S. S. ; PEREIRA, M. E. M. ; SOUZA, C. M. A. ; KATO, O. R. ; CARVALHO, C. J. R. DE . Estoque de serapilheira e carbono no solo em sistemas de preparo de área com corte-e-queima e corte-e-trituração da vegetação secundária na região Bragantina, Nordeste do Pará, Amazônia.. In: FertiBio 2010, 2010, Guarapari-ES. FertiBio 2010, 2010.

  • SILVA, A. K. L. ; MACEDO, B. M. ; PETROLI, E. J. . Cadeia Produtiva e Tratamento de Efluentes Gerados no Processamentode Peles Bovinas - Estudo de Caso: Curtume Ideal, Belém/PA. In: 3° simpósio Brasileiro de Engenharia, 2004, Brasília-DF. 3° Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2004.

  • SOUZA, L. H. C. ; FREIRE, C. S. ; SILVA, A. K. L. . O IMPACTO AMBIENTAL SIMPLIFICADO NAS ÁREAS DE EXPANSÃO DA PALMA DE ÓLEO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. In: III Encontro Internacional da Ciências Agrárias, 2018, João Pessoa - PA. III COINTER - PDVAGRO 2018, 2018.

  • SOUZA, L. H. C. ; FREIRE, C. S. ; SILVA, ANTONIO K. L. . O impacto ambienta simplificado nas áreas de expansão da palme de óleo: um estudo bibliográfico. In: III Congreso Internacional das ciências agrárias COINTER - PDVAGRO 2018, 2018, João Pessoa. III Congreso Internacional das ciências agrárias COINTER - PDVAGRO 2018, 2018.

  • COSTA, A. R. O. ; GOMES, P. G. S. ; FREIRE, C. S. ; SILVA, ANTONIO K. L. . Criação de tilápias (Oreochromis niloticus) em caixa d'água com sistema de aquaponia: um levantamento bibliográfico. In: XI SICOOPES - Seminário Internacional de Desenvolvimento Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária & II Feira de Ciência, tecnologia e Inovação Social, 2018, Castanhal. XI SICOOPES - Seminário Internacional de Desenvolvimento Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária & II Feira de Ciência, tecnologia e Inovação Social, 2018.

  • SILVA, D. D. ; DIAS, J. ; SILVA, M. B. ; NOGUEIRA, A. K. M. ; SILVA, A. K. L. . O CAR como instrumento de gestão ambiental: um estudo de caso no nordeste paraense. In: I Seminário de Integração da UFRA e XV PIBIC, 2017, Capanema. I Seminário de Integração da UFRA e XV PIBIC, 2017.

  • MENDONCA, L. M. ; PEREIRA, R. R. ; BRANCO, C. P. M. C. ; OLIVEIRA, P. D. ; SILVA, A. K. L. . Os impactos de diferentes agroecossistemas sobre o estoque de matéria orgânica: o caso da fazenda Santa Alice, Capanema - Pará.. In: I Seminário de Integração da UFRA e XV PIBIC, 2017, Capanema. I Seminário de Integração da UFRA e XV PIBIC, 2017.

  • SILVA, A. K. L. ; SEGNINI, A. ; MILORI, D. M. B. P. ; OLIVEIRA, M. E. C. ; VASCONCELOS, S. S. ; SOUZA, A. M. L. ; RODRIGUES, S. J. S. C. ; NUNES, H. G. G. C. ; FACHINI, I. A. ; CRESTANA, S. . Estoque de carbono e cálculo do índice de humificação por espectroscopia de fluorescência induzida em áreas com palma de óleo: coleta, processamento e análise do solo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INSTRUMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA - SIAGRO: ciência, inovação e mercado 2014, 2014, SÃO CARLOS - SP. Anais do SIAGRO: ciência, inovação e mercado 2014.. São Carlos, 2014.

  • SILVA, A. K. L. ; FUSHITA, A. T. ; PEREIRA, S. E. M. ; SANTOS, J. T. S. ; VENTURIERI, A. ; SOUZA, A. M. L. ; GALHARTE, C. A. ; CRESTANA, S. . Critérios para a definição da área de estudo e do banco de dados destinados à modelagem da dinâmica espacial de sub-bacias sob expansão da palma de óleo na Amazônia brasileira. In: Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária - SIAGRO: Ciência, Inovação e Mercado 2014, 2014, São Carlos. Anais do SIAGRO: Ciência, Inovação e Mercado 2014. São Carlos, 2014.

  • PEREIRA, M. E. M. ; VASCONCELOS, S. S. ; SILVA, A. K. L. ; SOUZA, C. M. A. . Estoque de carbono do solo em sistemas agroflorestal sequencial no nordeste paraense.. In: IV Encontro Amazônico de Agrárias, 2012, Belém - Pará. Anais do IV Encontro Amazônico de Agrárias, 2012.

  • PEREIRA, M. E. M. ; VASCONCELOS, S. S. ; KATO, O. R. ; SILVA, A. K. L. . Estoques de serrapilheira e carbono do solo em sistemas agroflorestais no nordeste paraense. In: XXXIII Congresso Brasileiro de ciência do solo, 2011, Uberlândia. XXXIII Congresso Brasileiro de ciência do solo, 2011.

  • PEREIRA, M. E. M. ; VASCONCELOS, S. S. ; KATO, O. R. ; SILVA, A. K. L. ; SOUZA, C. M. A. . Densidade do Solo em Sistema de Preparo de Área sem Queima em Igarapé-Açú, Pará.. In: III Encontro Amazônico de Agrárias., 2011, Belém - Pará. Anais do III Encontro Amazônico de Agrárias., 2011.

  • G.X. Rousseau ; A.M. Beling ; SILVA, A. K. L. ; S.S. Vasconcelos . Soil respiration as indicator of soil quality in slash-and-burn and chop-and-mulch agricultural systems in the Brazilian Eastern Amazonia : relation with selected soil physical properties.. In: Encontro Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007, Belém - Pará. Anal do 59°, 2007.

  • SILVA, A. K. L. ; CRESTANA, S. ; SOUZA, A. M. L. ; VENTURIERI, A. ; NUNES, H. G. G. C. ; SANTOS, J. T. S. ; GALHARTE, C. A. . SWAT applications in eastern Amazonia: A case study of the Acará Mirim and Bujaru river basin in State of Pará, Brazil.. In: 2014 International SWAT Conference, 2014, Porto de Galinhas - PE. 2014 International SWAT Conference - Book of Abstracts, 2014. v. Único.

  • SILVA, A. K. L. ; S.S. Vasconcelos ; CARVALHO, C. J. R. DE . Produção de serapilheira e de raízes finas como indicadores da produtividade primária líquida em plantios de paricá (Schizolobium parahyba var. Amazonicum) e floresta sucessional no nordeste paraense.. In: I SEMINÁRIOS GESTABACIAS, 2010, Belém. I SEMINÁRIOS GESTABACIAS, 2010.

  • SILVA, A. K. L. ; S.S. Vasconcelos . Produção de serapilheira em reflorestamento com paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) em áreas degradadas na cidade de Aurora do Pará, Pará. In: Conferência Científica Internacional Amazônia em Perspectiva: científica integrada para um futuro sustentável, 2008, Manaus. Conferência Científica Internacional Amazônia em Perspectiva: científica integrada para um futuro sustentável, 2008.

  • SILVA, A. K. L. ; SOUZA, G. F DE ; SÁ, T. D. A. . Alterações na umidade e fertilidade dos solos sob sistemas de preparo de área sem queima. In: II Jornada de Iniciação Científica do PET, Agronomia, 2007, Belém. II Jornada de Iniciação Científica do PET, Agronomia, 2007.

  • SILVA, A. K. L. ; SOUZA, G. F DE ; SÁ, T. D. A. . Alterações na temperatura, umidade e fertilidade do solo sob sistema de preparo sem queima. In: II Jornada de Iniciação Científica da UFRA e VIII Seminário de Iniciação científica da Embrapa Amazônia Oriental, 2005, Belém. II Jornada de Iniciação Científica da UFRA e VIII Seminário de Iniciação científica da Embrapa Amazônia Oriental, 2005.

  • SILVA, A. K. L. ; FUSHITA, A. T. ; PEREIRA, S. E. M. ; SANTOS, J. T. S. ; VENTURIERI, A. ; SOUZA, A. M. L. ; GALHARTE, C. A. ; CRESTANA, S. . Critérios para a definição da área de estudo e do banco de dados destinados a modelagem da dinâmica espacial de sub-bacias sob expansão da palma de óleo na Amazônia brasileira.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, A. K. L. ; SEGNINI, A. ; MILORI, D. M. B. P. ; OLIVEIRA, M. E. C. ; MARTORANO, L. ; VASCONCELOS, S. S. ; SOUZA, A. M. L. ; RODRIGUES, S. J. S. C. ; NUNES, H. G. G. C. ; FACHINI, I. A. ; CRESTANA, S. . Estoque de carbono e cálculo do índice de humificação por espectroscopia de fluorescência induzida em áreas com palma de óleo: coleta, processamento e análise do solo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, A. K. L. ; CRESTANA, S. ; SOUZA, A. M. L. ; VENTURIERI, A. ; NUNES, H. G. G. C. ; SANTOS, J. T. S. ; GALHARTE, C. A. . SWAT applications in eastern Amazonia: A case study of the Acará Mirin and Bujaru river State of Pará, Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. E. M. ; VASCONCELOS, S. S. ; SILVA, A. K. L. ; SOUZA, C. M. A. . Estoque de carbono do solo em sistema agroflorestal sequencial no nordeste paraense.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, M. E. M. ; VASCONCELOS, S. S. ; KATO, O. R. ; SANTOS, E. R. ; COSTA, C. F. G. ; SOUZA, C. M. A. ; SILVA, A. K. L. . Estoque de nitrogênio em diferentes manejos da vegetação secundária em sistema agroflorestal sequencial no nordeste paraense.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, M. ; VASCONCELOS, S. S. ; KATO, O. R. ; SILVA, A. K. L. . Estoques de serrapilheira e carbono do solo em sistemas agroflorestais no nordeste paraense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, M. E. M. ; VASCONCELOS, S. S. ; KATO, O. R. ; SILVA, A. K. L. ; SOUZA, C. M. A. . Densidade do solo em sistema de preparo de área sem queima em Igarapé-Açu, Pará.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. K. L. ; VASCONCELOS, S. S. ; PEREIRA, M. E. M. ; SOUZA, C. M. A. ; KATO, O. R. ; CARVALHO, C. J. R. DE ; TRINDADE, I. A. . Estoque de serapilheira e carbono no solo em sistemas de preparo de área com corte-e-queima e corte-e-trituração da vegetação secundária na região Bragantina, Nordeste do Pará, Amazônia.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, A. K. L. ; SOUZA, C. M. A. ; CARVALHO, C. J. R. DE ; VASCONCELOS, S. S. ; TRINDADE, I. A. . Carbono orgânico total, nitrogênio orgânico e biomassa microbiana em substrato cultivado com leguminosas sob diferentes níveis de adubação.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, A. K. L. ; VASCONCELOS, S. S. ; CARVALHO, C. J. R. DE . Produção de serapilheira e de raizes finas como indicadores da produtividade primária líquida em plantios de paricá (Schizolobium parahyba var. Amazonicum) e floresta sucessional no nordeste paraense.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. K. L. ; S.S. Vasconcelos . Produção de serapilheira em reflorestamento com paricá (Schyzolobium parahyba var. amazonicum) em áreas degradadas em Aurora do Pará, Pará. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. K. L. ; SOUZA, G. F DE ; SÁ, T. D. A. . Alterações na umidade e fertilidade dos solos sob preparo de área sem queima. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • G.X. Rousseau ; A.M. Beling ; SILVA, A. K. L. ; S.S. Vasconcelos . Soil respiration as indicator of soil quality in slash-and-burn and chop-and-mulch agricultural systems in the Brazilian Eastern Amazonia: relation with selected soil physical properties.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. K. L. ; SOUZA, G. F DE ; SÁ, T. D. A. . Alterações na temperatura, umidade e fertilidade do solo sob sistema de preparo sem queima.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. K. L. ; MACEDO, B. M. ; PETROLI, E. J. . Cadeia produtiva e tratamento de efluentes gerados no processamento de peles bovinas - estudo de caso: Curtume Ideal, Belém/PA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANTHONJ, C. BESKOW, S. DORNELLES, F. FUSHITA, A. T. GALHARTE, C. A. GALVAO, P. GATTI JUNIOR, P. GUCKER, B. HILDEBRANDT, A. KARTHE, D. KNILLMANN, S. KOTSILA, P. KRAUZE, K. SILVA, A. K. L. LEHMANN, P. MOURA, P. PERIOTTO, N. A. RODRIGUES FILHO, J. L. SANTOS, D. R. L. SELGE, F. SILVA, T. SOARES, R. M. STROHBACH, M. SUHOGUSOFF, A. WAHNFRIED, I. , et al. ZANDONA, E. ZASADA, I. ; Water in Urban Regions:Buildin Future Knowledg to Integrate Land Use, Ecossystem Services and Human Health.. Berlim: Deutsche Akademie der Naturforscher Leopoldina e Academia Brasileira de Ciências, 2014 (SCIENCE POLICY REPORT).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, A. K. L. . Introdução ao uso do SWAT. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Mapeamento socioambiental das comunidades rurais do Nordeste Paraense, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Kledson Leal Silva - Coordenador / Luiz Cláudio Moreira Melo Júnior - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Fragmentos florestais urbanos e sua importância para a conservação da biodiversidade amazônica., Descrição: Mapeamento dos fragmentos florestais da região da bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins, tendo com foco a Região Sudeste do Estado do Pará, promovendo estudo da relação de áreas especialmente protegidas e locais com adequação para corredores ecológicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Kledson Leal Silva - Coordenador / Raquel Ribeiro da Silva - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Rede PECUS - Pecuária Sustentável., Descrição: Os projetos de pesquisa da rede PECUS avaliam o balanço entre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e os sumidouros (?seqüestro?) de carbono dos vários sistemas de produção da pecuária, inseridos nos principais biomas brasileiros, em busca de uma pecuária sustentável, pautada pelos aspectos econômico, social e ambiental. O objetivo geral da rede é contribuir para a competitividade e sustentabilidade da pecuária brasileira, por meio do desenvolvimento e organização de pesquisas que estimem a participação dos sistemas de produção agropecuários na dinâmica de GEE. A rede é composta por várias unidades da Embrapa, universidades e outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais, com apoio de agências de fomento à pesquisa e da iniciativa privada. Com caráter interinstitucional, formada por equipes multidisciplinares, a rede trabalha nos principais biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Kledson Leal Silva - Coordenador / Silvio Crestana - Integrante / Debora Marcondes Bastos P Milori - Integrante / Lucietta Martorano - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Gestão Ambiental Rural: Estudo de Impacto Ambiental, Agroecologia e Educação do Campo., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Kledson Leal Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    Manejo da capoeira na agricultura da Amazônia sem o uso do fogo., Descrição: Na maior parte da Amazônia brasileira, a agricultura familiar pratica principalmente o sistema de derruba e queima. Esta prática é questionada pelas perdas em nutrientes, emissões nocivas de gases à atmosfera, e riscos de incêndios incontroláveis pelas queimadas. Este sistema de agricultura mantém níveis de sustentabilidade que decrescem na medida em que as queimadas se repetem e o tempo de pousio é reduzido. Sistemas integrados de gestão dos recursos naturais envolvendo tecnologias mitigadoras de impactos ambientais, como agricultura sem fogo e sistemas agroflorestais, representam alternativas sustentáveis para pequenos produtores. A Embrapa Amazônia Oriental vem desenvolvendo alternativas para substituição do método tradicional de derruba e queima, pelo sistema de corte e trituração da capoeira, associado ao enriquecimento da capoeira para acelerar o acúmulo de biomassa e nutrientes. As técnicas de uso da cobertura do solo preconizadas com esta tecnologia influenciam favoravelmente as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, além do que a adoção da mesma permite também usufruir dos serviços ambientais associados à presença da vegetação secundária em pousio (capoeira), que inclui melhoria no balanço de carbono, transporte de água para a atmosfera e proteção à lixiviação, pela presença de uma verdadeira rede de segurança representada pelas raízes. Assim, é uma alternativa tecnológica, econômica e ambientalmente sustentável para o sistema de produção da agricultura familiar na Amazônia com foco na eliminação do fogo e no uso eficiente dos recursos naturais e insumos agrícolas. Esta tecnologia vem sendo testada e adaptada de forma participativa em toda Amazônia (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Pré-Amazônia Maranhense), o que indica a necessidade de ajustes para atender as demandas locais. A presente proposta visa dar continuidade as ações de pesquisa para responder ainda questões de atributos de longo prazo associado a sustentabilidade eco. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Kledson Leal Silva - Integrante / Steel Silva Vasconcelo - Integrante / Osvaldo Ryohei Kato - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    GESTABACIAS - Conservação de recursos naturais em mesobacias hidrográficas na Amazônia Oriental: iniciativas integradoras para promover o planejamento participativo da gestão ambiental no meio rural., Descrição: A região nordeste do Estado do Pará, uma das áreas mais antigas de colonização da Amazônia, apresenta paisagem dominada por áreas de vegetação secundária resultantes do sistema tradicional de cultivo (derruba-e-queima), seja para o manejo de pastagens ou para os cultivos agrícolas. A sustentabilidade do sistema de cultivo tradicional depende principalmente de pousios longos para reestabelecer os estoques de nutrientes e matéria orgânica do solo utilizados e/ou perdidos no período agrícola. O aumento populacional e a redução da disponibilidade de vegetação secundária na região têm diminuído progressivamente o período de pousio e aumentado a pressão sobre áreas de cultivo e ripárias, resultando na degradação de recursos naturais e redução da sustentabilidade do uso da terra na região. A falta de informação dos produtores rurais sobre técnicas de manejo agropecuárias conservacionistas contribui para agravar esse cenário. Para minimizar os problemas citados, sistemas alternativos à derruba-e-queima têm sido testados no Nordeste Paraense, envolvendo intensificação de sistemas de produção familiares através de (a) tecnologias de corte-e-trituração da capoeira e plantio de leguminosas arbóreas de rápido crescimento para reduzir o período de pousio e (b) introdução de sistemas agroflorestais mulitestratificados. O efeito dessas tecnologias sobre a produtividade de alguns sistemas agropecuários e conservação de recursos naturais é relativamente bem conhecido em escala de unidade familiar, mas ainda há necessidade de intensificar estudos integrados de diagnóstico e de impactos de sistemas de produção agropecuários sobre solo, água e fauna aquática em escala de microbacias hidrográficas. Também é necessário avaliar o estado das áreas de preservação permanente, incluindo levantamentos fitossociológicos e determinação de metodologias de propagação de espécies potenciais para recuperação dessas áreas. Os resultados do projeto relacionados ao levantamento e monitoramento de recurs. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Antonio Kledson Leal Silva - Integrante / Steel Silva Vasconcelo - Coordenador / Osvaldo Ryohei Kato - Integrante / Ricardo de Oliveira Figueiredo - Integrante / Pedro Gerhard - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Sistemas agroflorestais na Amazônia oriental: potencial de mitigação de efeitos das mudanças climáticas, Descrição: Conversão de florestas e mudanças no uso da terra nos trópicos são fatores importantes de alteração da ciclagem biogeoquímica, resultando na redução de estoques de carbono (C) nos ecossistemas terrestres e no aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Práticas agrícolas levam à redução dos estoques de C principalmente devido a remoção da biomassa da parte aérea colhida, perda de C do solo como dióxido de carbono (CO2) proveniente da decomposição de resíduos e perda de compostos orgânicos por erosão. Dessa forma, é necessário desenvolver sistemas agrícolas sustentáveis capazes de (1) manter e aumentar o estoque de C orgânico do solo e (2) mitigar a degradação do solo e a emissão de gases de efeito estufa. Um dos sistemas promissores para seqüestrar C e reduzir a degradação do solo são os sistemas agroflorestais. No entanto, recentes revisões de literatura sobre o potencial de sistemas agroflorestais em seqüestrar C e mitigar a emissão de gases de efeito estufa do solo mostram que existem poucas informações sobre esses sistemas em regiões tropicais, sobretudo na Amazônia brasileira. Nesta proposta, serão quantificados estoques de C e a emissão de gases de efeito estufa em sistemas agroflorestais seqüenciais e não-seqüenciais no âmbito da agricultura familiar do Nordeste Paraense, Amazônia Oriental. Os sistemas agroflorestais seqüenciais incluem derruba-e-queima (convencional) e corte-e-trituração (alternativo). Serão quantificados os estoques de C no solo e na parte aérea e a emissão de gases de CO2, óxido nitroso (N2O) e metano (CH4). A partir dos dados de estoque de C e de emissão de N2O e CH4, será estimado o balanço de equivalentes de CO2 nos sistemas. Os resultados deste projeto servirão de base para entender o potencial de sistemas agroflorestais em mitigar a emissão de gases de efeito estufa do solo para a atmosfera, o sequestro e carbono, assim como para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis para a agricultura familiar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Kledson Leal Silva - Integrante / Steel Silva Vasconcelo - Coordenador / Claudio José Reis de Carvalho - Integrante / Osvaldo Ryohei Kato - Integrante / Francisco de Assis Oliveira - Integrante.

  • 2009 - 2010

    CARBOAGRO - Quantificação de fluxos de gases de efeito estufa e estimativas rápidas de carbono de solo e de biomassa aérea em áreas agrícolas e floresta plantada, Descrição: Objetivo geral: Quantificar emissões de gases de efeito estufa em culturas de grãos e de estoque de carbono em solos e florestas plantadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Kledson Leal Silva - Integrante / Steel Silva Vasconcelo - Coordenador / Claudio José Reis de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    IMASAM - Avaliação de indicadores da macrofauna do solo ligados à sustentabilidade em sistemas de agricultura tradicional e sem fogo na Amazônia., Descrição: Na busca de uma agricultura sustentável, os indicadores de funcionamento do solo e de avaliação de serviços ambientais tem um papel essencial, tanto para a avaliação das práticas agrícolas tradicionais, como para o desenvolvimento de novas técnicas. A fertilidade do solo é a base da produtividade e da viabilidade dos ecossistemas terrestres. Essa fertilidade só pode ser mantida ou melhorada se a saúde do solo ("soil health") for garantida. Assim, entre os potenciais indicadores de sustentabilidade, a avaliação da biodiversidade e das funções biológicas do solo ocupa uma posição chave. Entre os componentes biológicos, a macrofauna e os microorganismos são bioindicadores fundamentais para avaliar a saúde do solo. A atividade dos microrganismos está associada à ação de organismos mais complexos que os fornecem energia e água; dentre esses, a macrofauna tem um papel essencial. Os mais ativos desses organismos constroem as "estruturas biogênicas", isto é, estruturas com propriedades físico-químicas significativamente diferentes das do solo original. As estructuras biogênicas constituem a fração do solo resultante das interações entre a macrofauna e os microorganismos. Por isso, o estudo dessa fração junto ao estudo da macrofauna, da microbiologia, da física e da química do solo, deve permitir uma comparação precisa dos usos da terra e a identificação de indicadores discriminantes do efeito desses usos sobre a saúde do solo. Objetivos do projeto: (1) estudar as relações entre macrofauna, estruturas biogênicas e microorganismos (atividade e diversidade) em função do uso da terra e (2) integrar variáveis biológicas (macrofauna, estruturas biogênicas e, microorganismos) com variáveis físicas e químicas, visando a construir um índice integrado da saúde do solo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Kledson Leal Silva - Integrante / Guillaume Xavier Rousseau - Coordenador / Steel Silva Vasconcelo - Integrante / Adenauer Matos Beling - Integrante / Claudio José Reis de Carvalho - Integrante / Osvaldo Ryohei Kato - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2009

    ?REDE TIPITAMBA? Tecnologias para melhoria dos sistemas de produção da agricultura familiar com base no manejo de capoeiras na Amazônia, com ênfase em alternativas ao uso de fogo., Descrição: O Projeto SHIFT-Capoeira, atualmente denominado Projeto Tipitamba, visa ao desenvolvimente de alternativas à técnica tradicional de derruba-e-queima no preparo do solo no sistema de agricultura migratória na Amazônia oriental. O projeto esta avaliando o potencial da tecnologia de corte-e-trituração mecanizada da vegetação secundária (slash-and-mulch) como alternativa à derruba-e-queima.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Kledson Leal Silva - Integrante / Gladys Ferreira de Souza - Integrante / Tatiana de Abreu Sá - Integrante / Maria do Socorro Andrade Kato - Coordenador / Osvaldo Ryohei Kato - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, ., Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas. , Folha 31, Lote 7, Quadra Especial, Nova Marabá, 68501970 - Marabá, PA - Brasil, Telefone: (94) 21017121, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal Rural da Amazônia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Adjunto A - Nível 1, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2018 - 03/2019

      Ensino, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Agroecossistemas (51 h), Análise de Sistemas e Modelagem Ambiental (51 h), Estágio de Campo II (Meio Urbano - Industrial) (68 h), Poluição dos Ecossistemas Terrestres, Aquáticos e Atmosféricos (68 h)

    • 05/2018 - 09/2018

      Ensino, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biomas e ecossistemas amazônicos (51 h), Estágio de campo II (Meio Urbano - Industrial) (68 h), Manejo de Recursos Naturais Renováveis (51 h), Recuperação de áreas degradadas (51 h)

    • 11/2017 - 04/2018

      Ensino, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Agroecossistemas (51 h), Estágio de campo I (Meio Rural - Agrário) (68 h), Poluição dos ecossistemas terrestres aquáticos e atmosféricos (68 h), Poluição dos ecossistemas terrestres, aquáticos e atmosféricos (68 h)

    • 06/2017 - 10/2017

      Ensino, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Agroecossistemas (51 h), Biodiversidade (68 h), Biomas e Ecossistemas Amazônicos (51 h)

  • 2013 - 2017

    Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente Adjunto C - Nível 1, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/2016 - 09/2016

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Comunidades, Monitoramento e Controle Ambiental

    • 05/2016 - 09/2016

      Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Os Seres Vivos e a Hereditariedade

    • 01/2014 - 02/2014

      Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza IV: Tecnologias Agroecológicas, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza IV: Gestão Ambiental e Agrícola, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza II

    • 01/2014 - 01/2014

      Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa VI, Socialização TEL V, Metodologia em Ciências Agrárias e da Natureza III, Estágio - Docência III

    • 07/2013 - 08/2013

      Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza III: Manejo Agroecológico dos Agroecossistemas, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza III: Interação solo-planta-atmosfera, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza I

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Assistente - Nível I, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2013 - 06/2013

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação Agrária Ambiental

    • 03/2013 - 06/2013

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação Mineral e Ambiental

    • 01/2013 - 02/2013

      Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa IV, Socialização TEL III, Metodologia Científica III, Metodologia Científica em Ciências Agrárias e da Natureza III, Estágio - Docência I

    • 01/2013 - 02/2013

      Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza IV: Gestão Ambiental e Agrícola, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza IV: Tecnologias Agroecológicas, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza II: Química e suas aplicações no meio Ambiente, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza II: Energia e Agricultura

    • 09/2012 - 12/2012

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação Mineral e Ambiental

    • 02/2012 - 03/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Eletivos de Aprofundamento II: Metodologia e prática pedagógica em comunidades agrícolas.

    • 01/2012 - 02/2012

      Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio - Docência II, Etnociência, Metodologia Científica em Ciências Agrárias e da Natureza II, Socialização TEL II, Pesquisa III

    • 01/2012 - 02/2012

      Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza I: Fundamentos de Física, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza I: Fundamentos de Química, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza III: Interação solo-planta-atmosfera, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza III: Manejo Agroecológico dos Agroecossistemas, Epistemologia das Ciências Agrárias e da Natureza

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Ciências.

    • 03/2011 - 06/2011

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação Agrária e Ambiental.

    • 03/2011 - 06/2011

      Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Geociências

    • 01/2011 - 02/2011

      Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza I: Fundamentos de Química, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza I: Fundamentos de Física, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza II: Química e suas aplicações no Meio Ambiente, Núcleo Específico em Ciências Agrárias e da Natureza II: Energia e Agricultura

  • 2010 - 2010

    STCP Engenharia de Projetos Ltda

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Desenvolveu trabalhos na área de consultoria Ambiental.

  • 2010 - 2010

    Embrapa Amazônia Oriental

    Vínculo: Bolsista DTI-2 - 2, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 40

    Outras informações:
    TÍtulo da proposta de trabalho: Quantificação de fluxos e estoques de carbono e nitrogênioa em sistemas agroflorestais na Amazônia Oriental.

  • 2006 - 2006

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Trabalhou no projeto "Avaliação de indicadores da macrofauna do solo ligados à sustentabilidade em sistemas de agricultura tradicional e sem fogo na Amazônia (IMASAM)."

    Atividades

    • 07/2006 - 12/2006

      Estágios , Laboratório de Ecofisiologia Vegetal, .,Estágio realizado, Participação no projeto IMASAN, orientado pelo Dr. Guillaume Xavier Rousseau, cujo o plano de trabalho é Avaliação da macrofauna do solo ligada a sustentabilidade em sistemas de agricultura tradicional e sem fogo na Amazônia..

  • 2004 - 2005

    Embrapa amazônia oriental, Embrapa - Cpatu

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2004 - 07/2005

      Estágios , Tipitamba, .,Estágio realizado, Bolsista CNPq/PIBIC/Embrapa no Projeto "Tecnologias para melhoria dos sistemas de produção de agricultura familiar com base no manejo de capoeiras na Amazônia, com ênfase em alternativas ao uso de fogo.".

    • 03/2004 - 07/2004

      Estágios , Tipitamba, .,Estágio realizado, "Alterações na temperatura, umidade e fertilidade dos solos sob sistema de preparo sem queima.".

  • 2009 - 2009

    Faculadade MAC

    Vínculo: Professor-Tutor, Enquadramento Funcional: Professor-Tutor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: - Matemática aplicada; - Sistemas de Gestão Ambiental; - Química Ambiental; - Educação Ambiental.

  • 2007 - Atual

    Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio-Colaborador

    Outras informações:
    Atividade Realizadas: - Feira de Orgânicos; - Reflorestamento; - Produção de composto orgânico; - Produção de Biogeo; - Educação Ambiental.

  • 2004 - 2004

    Viveiro Produtor de Mudas

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: produção de Mudas, Carga horária: 132

    Atividades

    • 07/2004 - 07/2004

      Estágios .,Estágio realizado, Produção de Mudas.