Bruno Penas Seara Pitanga
Graduado em ciências biológicas, mestre e doutor na área de neurociências pela Universidade Federal da Bahia. Professor universitário, escritor, palestrante e profissional do desenvolvimento humano. Desenvolveu pesquisas no laboratório de Neuroquímica e Biologia Celular com o objetivo de determinar o efeito de produtos naturais em células do sistema nervoso central. Diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais, sempre revelando estudos sobre as funções do sistema nervoso central em conjunto com a farmacologia. Também é o autor dos livros Pra Viver Melhor e o Herói Dentro de Nós. Nesses livros o autor conjuga princípios morais, fé, espiritualidade, perseverança, humildade e amor-próprio para sugerir aos leitores caminhos para um viver exitoso. Além disso, em suas palestras, sempre estimula a motivação, o autoconhecimento e a saúde do corpo e da mente. Professor de algumas pós-graduações na área neuro-funcional em Salvador. Tem experiência na área de neurociências, neurofisiologia, neuropsicologia, neuroanatomia e neurofarmacologia, com ênfase em saúde cerebral, e ainda filosofia e psicologia
Informações coletadas do Lattes em 23/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Imunologia
2009 - 2012
Universidade Federal da Bahia
Título: Efeitos de flavonoides sobre a ativação microglial e viabilidade de células de glioblastoma
, Ano de obtenção: 2012. Silvia Lima Costa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Ciência Animal Nos Trópicos
2007 - 2008
Universidade Federal da Bahia
Título: Avaliação dos efeitos neurotóxicos do alcalóide monocrotalina extraído de Crotalaria retusa em culturas primárias de neurônios e células gliais, Ano de Obtenção: 2008
Silvia Lima Costa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Psicologia Analítica Junguiana (Arteterapia)
2019 - 2022
Instituto Junguiano da Bahia
Título: Relato de caso em arteterapia: Um olhar da neurociência
Orientador: Carla Maciel
Graduação em Ciências Biológicas
2002 - 2006
União Metropolitana de Educação e Cultura
Título: Estabelecimento do Teste do Cometa para Avaliação de danos do DNA induzidos por alcaloides em Celulas Gliais
Orientador: Silvia Lima Costa
Formação complementar
2009 - 2010
Extensão universitária em Missão de Estudos - PROCAD. (Carga horária: 400h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2010
Perpectivas para a Biologia do Desenvolvimento. (Carga horária: 72h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Cálculo Amostral. (Carga horária: 17h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2007 - 2007
Biologia do Desenvolvimento e Evolução. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
Estagio (teste do cometa). (Carga horária: 48h). , Universidade Estadual de São Paulo, UNESB, Brasil.
2004 - 2005
Imunologia. (Carga horária: 20h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Taxidermia. (Carga horária: 40h). , Sociedade de Pesquisas e Conservação dos Mamíferos Aquáticos, SPCMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Neurociências.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Bioquímica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Neuropsicofarmacologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Biologia Celular e Molecular.
Organização de eventos
COSTA, S. L. ; COSTA, F. D. ; PITANGA, B. P. S . II Simpósio de Atualização em Farmacologia da UFBA. 2010. (Outro).
FREIRE, S. M. ; NASCIMENTO, R. J. M. ; PITANGA, B. P. S . XI EXPOPPGIm. 2010. (Exposição).
COSTA, S. L. ; COSTA, F. D. ; PITANGA, B. P. S . I Simpósio de Atualização em Farmacologia da UFBA. 2009. (Outro).
Participação em eventos
Oficina da Voz - INTERCULTE. 2023. (Oficina).
XIII Colóquio Docente Unijorge. 2023. (Encontro).
Pesquisa como espaço de formação no ensino superior: internacionalização e pandemia. 2021. (Outra).
I Jornada de Formação de Professores: Reflexões e opções em relação às novas tendencias do Ensino Superir. 2013. (Outra).
Seminário sobre a avaliação do aluno. 2012. (Seminário).
I Workshop Baiano de Câncer de Cabeça e Pescoço. 2011. (Encontro).
XL Annual Meetig of SBBQ. 2011. (Congresso).
GE Day. 2010. (Encontro).
Imunologia dos Transplanteas e Terapia Celular: da Bancada oa Leito. 2010. (Encontro).
Perspectives of stem cells. 2010. (Encontro).
Reunião Regional Nordeste Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Celular. 2010. (Encontro).
Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES - Pró-Multiplicador. 2010. (Outra).
XXXIX Anual Meeting of Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society. Effects of flavonoids on human glioblastoma cells: inhibitiry effect of quecetin on cellular growth and migration. 2010. (Congresso).
Ética Animal e Alternativas ao Uso de Animais. 2009. (Outra).
III Simpósio de Genética em Encologia da Bahia. 2009. (Simpósio).
The Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq). 2009. (Congresso).
Congresso Pan Americano de Bioquímica e Biologia Molecular. 2008. (Congresso).
XXXVII Annual Meeting of SBBq.Study of the cytotoxicity of monocrotaline alkaloid, extracted from Crotalaria retusa, in a model of nervous cells (neuron/glia). 2008. (Encontro).
II Simpósio de Genética e Oncologia da Bahia. 2007. (Simpósio).
SBBq. .... 2007. (Congresso).
XIX Simpósio de plantas medicinais do Brasil..... 2006. (Simpósio).
I simposio sobre a mortalidade do caranguejo uçá no Nordeste.I simposio sobre a mortalidade do caranguejo uçá no Nordeste. 2004. (Simpósio).
Manipulação de Animais de Laboratório.Manipulação de Animais de Laboratório. 2004. (Seminário).
Simpósio Sobre o Desenvolvimento da Genética na Bahia.Simposio Sobre o Desenvolvimento da Genetica na Bahia. 2004. (Simpósio).
V Curso de Atualização em Biossegurança.V Curso de Atualização em Biossegurança. 2004. (Outra).
I Jornada UNIME de Biologia.Ecologia e Conservação de cetáceo. 2003. (Outra).
I Jornada Unime de Odontologia.I Jornada Unime de Odontologia. 2003. (Outra).
Mangrove. Congresso Internacional Mangrove. 2003. (Congresso).
Mangrove. Educação Ambiental Aplicada a Recuperação de Ecossistemas Aquáticos com Abordagens Ecológicas. 2003. (Congresso).
Semana do biologo.Participação na Semana do biologo. 2003. (Outra).
Semoc.Reprodução e propagação de plantas: Relação entre fisiologia desenvolvimental e germinação de sementes meio ambiente e biotecnologia. 2003. (Seminário).
SEMOC.Mini curso Reprodução e propagação de plantas: relação entre fisiologia do desenvolvimento e gerninação de sementes, meio ambiente e biotecnologia. 2003. (Outra).
V Encontro de Biologia. Educação Ambiental: um olhar reflexivo para o estudo do meio ambiente. 2003. (Congresso).
V Encontro de Biologia (ENCOBIO).V Encontro de Biologia. 2003. (Encontro).
Bioética.Participacão no Mini-Curso Bioética. 2002. (Outra).
Biólogos de sucessos.Mesa Redonda Biologos de Sucesso. 2002. (Outra).
Semana do Biólogo.Fundamentos de sistemática e filogenética. 2002. (Outra).
XI EXPOPPGIm. 2001. (Outra).
Participação em bancas
PITANGA, B. P. S; DIAS, C. M. C. C.; SA, C. K. C.; PETTO, J.. Polimorfismo dos genes da lipase lipoprotéica e apolipoproteina CIII e suas influências sobre a doença arterial coronariana em amostra afrodescendentes da população do Estado da Bahia.. 2016. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
PITANGA, B. P. S; GUIMARAES NETO, L. L.. Grupos de idosos: uma dinâmica psicoterapêutica para o enfrentamento dos desafios do envelhecer. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Social da Bahia.
PITANGA, B. P. S; SILVA, T. W. S. E.. Psicologia positiva e resiliência: uma analise histórica e conceitual. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Social da Bahia.
PITANGA, B. P. S; GALVAO, A.; JACINTO, P.. CONTRIBUIÇÕES DA RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE DIANTE DA SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
PITANGA, B. P. S; FERRAZ, D.. JOVENS ADULTOS ?TARJA PRETA?: um estudo sobre a medicalização do sofrimento psíquico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
PITANGA, B. P. S; LIMA., M. C. C.. ?Seu Infinito Particular?: um relato de experiência sobre aspectos psicossociais da autoestima e sensualidade.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Social da Bahia.
PITANGA, BRUNO P.S.; ATHAYDE., A. A. D.. Reflexões sobre o sentido do sofrimento em Viktor Frankl.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Social da Bahia.
PITANGA, B. P. S; LIMA., M. C. C.. O lado cinza do arco-íris: homofobia no contexto familiar - Relato de Experiência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Social da Bahia.
PITANGA, B. P. S. Alergia à proteína do leite de vaca em crianças menores de três anos: uma revisão de associação entre causas e consequências.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Jorge Amado.
PITANGA, B. P. S. A construção de regras do jogo na educação física infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.
PITANGA, B. P. S. Treinamento de força frente ao envelhecimento, uma alternativa viável e eficaz na diminuição dos efeitos da sarcopenia: Uma breve revisão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.
PITANGA, B. P. S. Benefícios do exercícios físico durante a gestação: Uma revisão de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Social da Bahia.
PITANGA, B. P. S. Frequência de sobrepeso e obsidade em escolas de Salvador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Social da Bahia.
PITANGA, B. P. SSILVA, V. D. A.; Guss, J.A. Avaliação genotóxica de alcaloides extraidos de Prosopis juliflora (sw) Dc (leguminosae). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - União Metropolitana de Educação e Cultura S/C Ltda.
PITANGA, BPITANGA, B. P. SCOSTA, S. L.; MOREIRA, E. L. T.. Modelo de estudo ``ex vivo`` de culturas organotípicas de cerebro de ratos: Aplicações e padronização de protocolos experimentais.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia.
NASCIMENTO, R. J. M.; FREIRE, S. M.;PITANGA, B. P. S. Comissão de Avaliação de Pôsteres - XI EXPOPPGIm. 2010. Universidade Federal da Bahia.
Orientou
OS EFEITOS DA MUSICOTERAPIA EM PACIENTES COM ALZHEIMER; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Neurofuncional) - Centro Universitário Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
; A utilização de animais na Reabilitação Neurológica de pacientes com Transtorno do Espectro Autismo: Neuroplasticidade em evidências; ; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Neurofuncional) - Centro Universitário Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
; Fé e Motivação: uma análise crítica sobre abordagem na fisioterapia; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Neurofuncional) - Centro Universitário Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
; ASPECTOS MOTIVACIONAIS NA REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Neurofuncional) - Centro Universitário Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
EXERCÍCIO FÍSICO COMO MEDIDA NÃO-FARMACOLOGICA NA PREVENÇÃO DA DEPRESSÃO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
A CONTRIBUIÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO EM IDOSOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
A CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS QUE PRATICAM EXERCÍCIOS FÍSICOS COM REGULARIDADE; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
ACESSIBILIDADE DE CADEIRANTES EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Benefícios da dança no tratamento e prevenção da depressão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Treinamento neurofuncional como tratamento coadjuvante para pessoas com depressão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
O transtorno de espectro autista a as funções executivas: contribuições da neuropsicologia na compreensão do transtorno; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Doenças psicossomáticas na perspectiva da psiconeuroimunologia e a atuação da psicologia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Neurobiologia do amor: Dos neurotransmissores ao comportamento; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Os principais fatores de riscos da depressão na terceira idade: Uma perspectiva de alerta para prevenção; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Relações entre as alterações funcionais e qualidade de vida pós acidente vascular encefálico; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
A importancia da intervenção fisioterapêutica na manutenção da marcha em portadores da doença de Parkinson; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Uso da reabilitação virtual como estratégia motivadora em pacientes pós acidente vascular cerebral: revisão de literatura; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Os benefícios da atividade física aeróbica na qualidade de vida do idoso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
A importância do carboidrato no exercício físico de longa duração; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
A importância do treinamento resistido em portadores de Diabetes Mellitus tipo II; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
A contribuição do Pilates para a saúde do idoso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Natação: Qualidade de vida dos nadadores master do cólegio Gregor Mendel; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Nível de atividade física dos graduandos de educação física e psicologia da Faculdade Social da Bahia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
A história do pólo aquático na década de 1980 a 2010: Memórias de gestores e professores; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Conseguencias do treinamento resistido na estrutura óssea infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
A relevância da prática esportiva em projeto social em Salvador-Ba: Como destaque o projeto ação TRI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Efeito de um programa de hidroginastica na qualidade de vida de portadores de osteartrose: Uma revisão; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
ESCLEROSE MÚLTIPLA COMO FATOR DE RISCO PARA O SURGIMENTO DO MAL DE ALZHEIMER: uma revisão sistemática na literatura; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
PSICOLOGIA E MEDITAÇÃO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Monitoria em Neurociencias; 2011; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Monitoria em Neurociencias; 2011; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Monitoria em Neurociencias; 2011; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Monitoria em Fisiologia Humana; 2011; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Bruno Penas Seara Pitanga;
Produções bibliográficas
-
CARDOSO, D. M. P. ; PITANGA, B. P. S . Transtorno de Espectro Autista e as Funções Executivas: Considerações da Neuropsicologia na Compreensão do Transtorno. Estudos IAT , v. 5, p. 126-157, 2020.
-
DA SILVA, ALESSANDRA BISPO ; COELHO, PAULO LUCAS CERQUEIRA ; DAS NEVES OLIVEIRA, MONA ; OLIVEIRA, JOANA LUZ ; AMPARO, JÉSSIKA ALVES OLIVEIRA ; DA SILVA, KARINA COSTA ; SOARES, JANAINA RIBEIRO PEREIRA ; PITANGA, BRUNO PENAS SEARA ; DOS SANTOS SOUZA, CLEIDE ; DE FARIA LOPES, GISELLE PINTO ; DA SILVA, VICTOR DIOGENES AMARAL ; DE FÁTIMA DIAS COSTA, MARIA ; JUNIER, MARIE PIERRE ; CHNEIWEISS, HERVÉ ; MOURA-NETO, VIVALDO ; COSTA, SILVIA LIMA . The flavonoid rutin and its aglycone quercetin modulate the microglia inflammatory profile improving antiglioma activity. BRAIN BEHAVIOR AND IMMUNITY , v. 1, p. 1-1, 2019.
-
SILVA, TEREZA CRISTINA COSTA ; DE JESUS MENEZES-FILHO, NOELIO ; DE FARIA LOPES, GISELLE PINTO ; DE OLIVEIRA, DIEGO MADUREIRA ; PEREIRA, EZEQUIEL ; PITANGA, BRUNO PENAS SEARA ; VELOZO, EUDES S ; FREIRE, SONGELI MENEZES ; DE SOUZA ANDRADE, JORGE CLARENCIO ; BORGES, HELENA LOBO ; REHEN, STEVENS KASTRUP ; MOURA-NETO, VIVALDO ; COSTA, SILVIA LIMA . Specific cytostatic and cytotoxic effect of dihydrochelerythrine in glioblastoma cells: role of NF-kB/b-catenin and STAT3/IL-6 pathways. Anti-Cancer Agents in Medicinal Chemistry , v. 18, p. 00-00, 2018.
-
COELHO, PAULO L.C. ; OLIVEIRA, MONA N. ; DA SILVA, ALESSANDRA B. ; PITANGA, BRUNO P.S. ; SILVA, VICTOR D.A. ; FARIA, GISELLE P. ; SAMPAIO, GERALDO P. ; COSTA, MARIA DE FATIMA D. ; BRAGA-DE-SOUZA, SUZANA ; COSTA, SILVIA L. . The flavonoid apigenin from Croton betulaster Mull inhibits proliferation, induces differentiation and regulates the inflammatory profile of glioma cells. Anti-Cancer Drugs , v. 27, p. 960-969, 2016.
-
COELHO, P. L. ; FREITAS, S. V. ; SOUZA, C. S. ; PITANGA, B. P. S ; SILVA, V. D. A. ; BARBOSA, P. R. ; Costa MDF ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . Flavonoids from the Brazilian plant Croton betulaster Müll. Arg. inhibit the growth of human glioblastoma cells and induce apoptosis. Brazilian Journal of Pharmacognosy , v. 00, p. 1, 2015.
-
SANTOS, B. L. ; COELHO, P. L. ; PITANGA, B. P. S ; SILVA, A. B. ; BARROS, T. A. A. ; SILVA, V. D. A. ; Costa MDF ; EL-BACHA, R. S. ; TARDY, M. ; MOURA-NETO, V. ; COSTA, S. L. . Flavonoids suppress human glioblastoma cell growth by inhibiting cell metabolism, migration, and by regulating extracellular matrix proteins and metalloproteinases expression. Chemico-Biological Interactions (Print) , p. 123, 2015.
-
MATOS, R. B. ; BRAGA-DE-SOUZA, S. ; PITANGA, B. P. S ; SILVA, VICTOR DIOGENES AMARAL ; JESUS, E. V. ; PINHEIRO, A. M. ; Costa MDF ; EL-BACHA, R. S. ; RIBEIRO, C. S. ; COSTA, S. L. . Flavonoids Modulate the Proliferation of Neospora caninum in Glial Cell Primary Cultures. The Korean Journal of Parasitology , v. 52, p. 613-619, 2014.
-
SILVA, VICTOR DIOGENES AMARAL ; PITANGA, BRUNO PENAS SEARA ; NASCIMENTO, RAVENA PREREIRA ; SOUZA, CLEIDE SANTOS ; COELHO, PAULO LUCAS CERQUEIRA ; MENEZES FILHO, NOELIO ; SILVA, ANDRÉ MÁRIO MENDES ; COSTA, MARIA DE FÁTIMA DIAS ; EL-BACHÁ, RAMON DOS SANTOS ; VELOZO, EUDES DA SILVA ; COSTA, SILVIA LIMA . Juliprosopine and juliprosine from Prosopis juliflora leaves induce mitochondrial damage and cytoplasmic vacuolation on co-cultured glial cells and neurons.. Chemical Research in Toxicology , v. 7, p. 130807123720003, 2013.
-
PITANGA, B. P. S ; NASCIMENTO, R. P. ; SILVA, V. D. A. ; COSTA, S. L. . The role of astrocytes in metabolism and neurotoxicity of the pyrrolizidine alkaloid monocrotaline, the main toxin of Crotalaria retusa.. Frontiers in Pharmacology , v. 3, p. 1-8, 2012.
-
Santos, B.L. ; Silva, A.R. ; PITANGA, B. P. S ; SOUZA, C. S. ; GRANGEIRO, M. S. ; FRAGOMENI, B. O. ; COELHO, P. L. ; OLIVEIRA, M. ; Menezes-Filho, N.J ; COSTA, F. D. ; COSTA, S. L. . Antiproliferative, proapoptotic and morphogenic effects of the flavonoid rutin on human glioblastoma cells. Food Chemistry , p. 1, 2011.
-
PITANGA, B. P. S ; SILVA, V. D. A. ; SOUZA, C. S. ; Junqueira H ; FRAGOMENI, B. O. ; Nascimento R ; SILVA, A. R. ; COSTA, F. D. ; Costa MDF ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . Assessment of neurotoxicity of monocrotaline, an alkaloid extracted from Crotalaria retusa in astrocyte/neuron co-culture system. Neurotoxicology (Park Forest South) , v. 0000, p. 00-00, 2011.
-
Silva-Neto ; BARRETO, R. ; PITANGA, B. P. S ; SOUZA, C. S. ; SILVA, V. D. A. ; SILVA, A. R. ; VELOSO, E. S. ; BATATINHA, M. J. M. ; TARDY, M. ; COSTA, F. D. ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . Genotoxicity and morphological changes induced by the alkaloid monocrotaline, extracted from Crotalaria retusa, in a model of glial cells. Toxicon (Oxford) , v. 1, p. 1, 2010.
-
OLIVEIRA, D. M. ; PITANGA, B ; PITANGA, B. P. S ; GRANGEIRO, M. S. ; LIMA, R. M. ; COSTA, F. D. ; COSTA, S. L. ; CLARENCIO, J. ; EL-BACHA, R. S. . Catechol cytotoxicity in vitro: Induction of glioblastoma cell death by apoptosis. Human & Experimental Toxicology (Online) , v. 000, p. 1-14, 2010.
-
PITANGA, B. P. S . O herói dentro de nós. 1. ed. Salvador: FB publicações Eireli, 2019. v. 1. 104p .
-
PITANGA, B. P. S . Pra viver melhor. 1. ed. Salvador: Cognitus, 2016. v. 1. 136p .
-
PITANGA, B. P. S . Depressão Uma destigmatização neurológica. A bussola, Salvador, p. 03 - 20, 06 dez. 2018.
-
PITANGA, B. P. S . Estudo da Morfologia e Anatomia Foliar de Avicennia Schaueriana Stapf & Leechman do Manguezal do Município de Valença-BA. In: X Congresso Nordestino de Ecologia, 2003, Recife. X Congresso Nordestino de Ecologia. RECIFE: Sociedade Nordestina de Ecologia, 2003. v. 000. p. 40-42.
-
PITANGA, B. P. S . Expansão da consciência e saúde do coração. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Formação Multiprofissional e Humanização do Cuidado no SUS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REQUIAO, T. T. ; PITANGA, B. P. S . BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PITANGA, B. P. S . Neurociências e Práticas Integrativas de Saúde. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PITANGA, B. P. S . Neurociências Transcendental - Anatomia da alma. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Saúde cerebral e gerenciamento das emoções. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Comunicação dos profissionais de saúde no contexto pandêmico.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . A neuropsicologia e a sua relação com as neurociências. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Neurociências transcendental. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Cine Debate 'Sem Tarja'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Autoconhecimento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Ressignificar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Saúde cerebral e melhoria da qualidade de vida. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . O poder na Mente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Atualidades em neurociências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . IX Jornada de informação profissional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, BRUNO P.S. . Neuroplasticidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . A Espiritualidade na Terapêutica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Saúde Cerebral e Espiritual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Saúde cerebral. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Saúde cerebral. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Espiritualidade X Câncer. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Espiritualidade e Câncer. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Em busca da paz e plenitude. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Potencializando seu cérebro para um melhor rendimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Fique de bem com seu cérebro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Reflexões na terminalidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Espiritualidade e Câncer. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Mais amor por favor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Pra viver melhor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Importância da dedicação e do amor pela profissão de biólogo, seja bacharel ou licenciatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . O destino de Deus na Enfermidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Inovações e avanços na saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Exercício físico e câncer. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Saúde cerebral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pessoa, M.O ; PITANGA, B. P. S . Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) na perspectiva da Psiconeuroimunologia - um olhar em foco ?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PITANGA, B. P. S . O despertar da consciência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Como seu cérebro é construído a partir das suas experiencias comportamentais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Células tronco - o caminho para a recuperação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Reflexões sobre a morte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Neurociências e religião. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . A lei seca e a violência no transito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Bem estar cerebral: mitos e verdades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Imunologia do cãncer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PITANGA, B. P. S ; SANTOS, B. L. ; OLIVEIRA, M. ; PIRES, T. R. C. ; Costa MDF ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . Flavonoids regulate MEC expression of glioblastoma cells and interfere on glioma/microglia interaction. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PITANGA, B. P. S . Aspectos biomoleculares do câncer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S . Segredos para o bem estar cerebral: compentencias e talentos desse órgão na maturidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PITANGA, B. P. S ; BARROS, T. A. A. ; CHNEIWEISS, H. ; COSTA, S. L. . Crosstalk between glial cells and glioblastoma cells during exposure to flavonoids rutin and quercetin. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, V. D. A. ; PITANGA, B. P. S ; SOUZA, C. S. ; SILVA, A. R. ; SILVA, A. M. M. ; COSTA, S. L. . Alkaloids extracted from leaves of Prosopis Juliflora Swart. D.C. induce glial activation and autophagic cell death on neuron/glial cell primary co-cultures. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, M. ; COELHO, P. L. ; PITANGA, B. P. S ; COSTA, F. D. ; EL-BACHA, R. S. ; TARDY, M. ; COSTA, S. L. . Effect of polyhydroxylated flavonoids on migration, MMPs activity and expression, and ECM proteins expression of glioblastoma cell. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Matos, R ; PITANGA, B. P. S ; JESUS, E. V. ; SOUZA, C. S. ; SILVA, V. D. A. ; PINHEIRO, A. M. ; COSTA, F. D. ; EL-BACHA, R. S. ; RIBEIRO, C. S. ; COSTA, S. L. . The influence of treatment with flavonoids on glial response to infection with tachyzoites of Neospora caninum in models glia and neuron/glia cultures. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PITANGA, B. P. S . Desvendando o diálogo entre as células do Sistema Nervoso Central. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B. P. S ; BARROS, T. A. A. ; Chabot, G ; CHNEIWEISS, H. ; COSTA, S. L. . Crosstalk between glial cells and glioblastoma cells during exposure to flavonoids rutin and quercetin. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PIRES, T. R. C. ; COSTA, S. L. ; PITANGA, B. P. S . Efeito de flavonóides sobre a viabilidade de células gliais e secreção de fatores imunomodulatórios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, R. B. ; JESUS, E. E. ; PITANGA, B ; PITANGA, B. P. S ; SOUZA, C. S. ; SILVA, V. D. A. ; PINHEIRO, A. M. ; COSTA, F. D. ; EL-BACHA, R. S. ; RIBEIRO, C. S. ; COSTA, S. L. . Flavonoids differently regulates glial metabolism and TNF-alfa secretion during NEOSPORA CANINUM infection. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, M. ; SANTOS, B. L. ; COELHO, P. L. ; PITANGA, B ; PITANGA, B. P. S ; COSTA, F. D. ; EL-BACHA, R. S. ; TARDY, M. ; COSTA, S. L. . Effect of polyhdroxylated flavonoids on migration, MMPs activity, and ECM expression of glioblastoma cell. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PITANGA, B. P. S ; SANTOS, B. L. ; OLIVEIRA, M. ; MOURA-NETO, V. ; COSTA, F. D. ; CHNEIWEISS, H. ; COSTA, S. L. . Effects of flavonoids on human glioblastoma cell: inhibitory effect of quercetin on cellular growth and migration. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Bruno Penas Seara Pitanga ; SILVA, V. D. A. ; SOUZA, C. S. ; SILVA, A. R. ; FRAGOMENI, B. O. ; COSTA, F. D. ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. ; PITANGA, B. P. S . Assessment of Neurotoxicity of Monocrotalina Alkaloids Extracted From Crotalaria retusa in Co-culture Model of Neurons/Glia Cell. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, V. D. A. ; SILVA, A. M. M. ; PITANGA, B. P. S ; SOUZA, C. S. ; COSTA, F. D. ; VELOSO, E. S. ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . Citotoxics Alkaloids Extractec from Prosopis juliflora Leaves Induces Astroglial Vacuolation and microglia Activation on Co-culture neuron/glia cell. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PITANGA, B. P. S ; BARROS, T. A. A. ; MOURA-NETO, V. ; Chabot, G ; CHNEIWEISS, H. ; COSTA, S. L. . Effects of flavonoids on human glioblastoma cells: reduction of viability, inhibitory effect on cellular aggregation and stimulate the differentiation. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PITANGA, B. P. S . Treinamento no uso do novo portal de periódicos CAPES - Pró - Multiplicador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B ; SILVA, V. D. A. ; FRAGOMENI, B. O. ; SILVA, A. R. ; COSTA, F. D. ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . MONOCROTALINE INDUCES NEUROTOXICITY AND beta III-TUBULIN DESTABILISATION IN A MODEL OF CO-CULTURE NEURONS/GLIAL CELLS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PITANGA, B ; Avaliação dos efeitos neurotóxicos do alcalóide monocrotalina extraído de Crotalaria Retusa em co-culturas neurônios-glia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Matos, R ; JESUS, E. V. ; PITANGA, B ; PITANGA, B. P. S ; SOUZA, C. S. ; SILVA, V. D. A. ; COSTA, F. D. ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . Effect of flavonoids on astrocyte reactivity during Neospora caninum infection.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PITANGA, B ; SILVA, V. D. A. ; SOUZA, C. S. ; FRAGOMENI, B. O. ; SILVA, A. R. ; COSTA, F. D. ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . Study of the cytotoxidade of monocrotaline alkaloid, extracted from Crotalaria retusa, in a model of nervous cell (neuron/glia). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, C. S. ; SILVA, A. R. ; COSTA, F. D. ; SILVA, V. D. A. ; PITANGA, B ; PITANGA, B. P. S ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . The flavonoid agathisflavona isolated from Caesalpinia pyramidalis leaves induces growth inibion and neural-like difereniation in human glioblastoma cells. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, V. D. A. ; PITANGA, B. P. S ; PITANGA, B ; SOUZA, C. S. ; FRAGOMENI, B. O. ; SILVA, A. R. ; COSTA, F. D. ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . Effects of alkaloids extracted from Prosopis juliflora leaves on glial and neuronal cells survival. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, C. S. ; SILVA, A. R. ; FRAGOMENI, B. O. ; PITANGA, B ; PITANGA, B. P. S ; COSTA, F. D. ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . Effects of the flavonoid agathisflavone, isolated from Caesalpinia pyramidalis, on growth, viability, and morphology of human glioblastoma cells. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PITANGA, B. P. S ; Silva-Neto ; SOUZA, C. S. ; SILVA, A. R. ; COSTA, F. D. ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . ESTABLISHMENT OF THE SINGLE-CELL GEL (COMET) ASSAY TO DETECT PRIMARY DNA DAMAGE IN GLIAL CELLS.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva-Neto ; PITANGA, B. P. S ; SOUZA, C. S. ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . THE PYRROLIZIDINE ALKALOID MONOCROTALINE INDUCES DNA DAMAGE BUT NOT PEROXIDATION IN GL-15 GLIOMA CELLS.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. R. ; FRAGOMENI, B. O. ; PITANGA, B. P. S ; COSTA, F. D. ; EL-BACHA, R. S. ; COSTA, S. L. . INDUCTION OF APOPTOSIS IN HUMAN GLIOBLASTOMA CELLS BY THE FLAVONOID RUTIN. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PITANGA, B. P. S . Teste do Cometa para avaliação de lesão no DNA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B ; Danos genotóxicos avaliados pelo teste do cometa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PITANGA, B ; Toxicogenômica e saúde humana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PITANGA, B. P. S ; Silva-Neto ; SOUZA, C. S. ; SILVA, V. D. A. ; COSTA, S. L. ; EL-BACHA, R. S. . Estabelecimento do teste do cometa (single cell eletroforesis assay) em células gliais e aplicação para avaliação de potencial genotóxico e/ou genoprotetor de produtos derivados de plantas medicinais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PITANGA, B. P. S ; Silva-Neto ; SOUZA, C. S. ; COSTA, S. L. . Estabelecimento do teste do cometa para avaliação de danos ao DNA induzidos pelo alcaloide monocrotalina em células gliais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
PITANGA, B. P. S . Meditação e Saúde. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PITANGA, BRUNO PENAS SEARA . Bem estar cerebral. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PITANGA, B. P. S . Bruno Pitanga. 2014; Tema: Ciência, filosofia e religião. (Blog).
PITANGA, B. P. S . Neurociências para todos. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PITANGA, B. P. S ; RIBEIRO, C. S. . Bioquimica - Licenciatura em Educação Física. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Modulo).
PITANGA, B. P. S . Vacina de DNA: perspectivas para o tratamento de neoplasias de cabeça e pescoço. 2003 (Trabalho de revisão bibliograficas) .
Prêmios
2021
Melhor Poesia, Centro Universitário UNIJORGE.
2013
Melhor Pôster, Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq.
2012
Marcionilo Lins - Melhor pôster, Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular.
2010
Menção honrosa, Socidade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular.
2010
Melhor Pôster, Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Celular.
2010
Melhor Pôster - XI EXPOPPGIm, Universidade Federal da Bahia.
2006
Certificado de Mérito pela classificação em primeiro lugar, no curso de graduação em ciências biológicas, União Metropolitana de Educação e Cultura.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADORVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Neurociências, Fenômenos e processos psicológicos, Susbstancias Psicoativas e Compulsões e Relações interpessoais.
2013 - Atual
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Atividades
-
02/2013
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Histologia/Embriologia, Bioquímica
-
02/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Neurociencias, Genética do Comportamento
2011 - 2011
Universidade Federal da BahiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 2
2010 - 2010
Universidade Federal da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Curso de curta duração - Programa de pós graduação em Imunologia
2008 - 2010
Universidade Federal da BahiaVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto (Bioquímica), Carga horária: 20
Outras informações:
Professor substituto do departamento de Biofunção, disciplina Bioquímica
2005 - 2006
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2011 - 05/2011
Extensão universitária , Instituto de Ciências da Saúde.,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão Liga Acadêmica de Bioquímica - Imunidade e Câncer.
-
08/2008 - 08/2010
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica I e II
-
07/2010 - 07/2010
Ensino, Imunologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Uso do novo portal de periódicos CAPES - Pró-multiplicador
-
08/2005 - 08/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências da Saúde.,Linhas de pesquisa
2013 - 2014
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Formador - Educação a Distância, Carga horária: 4
Atividades
-
03/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana
2011 - 2022
Faculdade Social da BAhiaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2011
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia, Neurociências, Biologia, Bioquímica, Farmacologia
-
02/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Neurociências I, Neurociências II, Evolução e Genética do Comportamento
-
02/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia, Seminário de Projetos de Pesquisas, Fundamentos Biológicos, Seminários de Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso
-
06/2012 - 07/2012
Ensino, Psicologia Clinica e Hospitalar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Psicologia e a Dor
-
01/2012 - 02/2012
Ensino, Reabilitação Neurofuncional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Neurociências
-
05/2011 - 06/2011
Ensino, Reabilitação Neurofuncional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Plasticidade do Tecido Nervoso e Muscular
-
02/2009 - 01/2011
Ensino, Reabilitação Neurofuncional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bioquímica do Tecido Muscular e Nervoso
2017 - 2020
Instituto de Educação e PesquisaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor pós-graduação disciplina neuroplasticidade.
2015 - 2019
Faculdade RedentorVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina neuroplasticidade na Pós-Graduação lato sensu no curso Fisioterapia Neurofuncional.
Atividades
-
12/2015 - 12/2016
Ensino, Reabilitação Neurofuncional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Neuroplasticidade
2013 - 2013
Camargo Gestão Educacional - Pós graduação da Visconde de CairuVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20
2012 - 2012
Camargo Gestão Educacional - Pós graduação da Visconde de CairuVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 24
Atividades
-
06/2013 - 07/2013
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos Neurológicos do Aprendizado
-
09/2012 - 10/2012
Ensino, Psicopedagogia: Institucional,Clinica e Hospitalar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos Neurológicos do Aprendizado
2004 - 2005
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2004 - 08/2005
Estágios , Centro de pesquisas Gonçalo Muniz.,Estágio realizado, Laboratório Integrado de Microbiologia e Imunoregulação.
2003 - 2004
União Metrololitana de Educação e CulturaVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2004 - 08/2004
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Básica
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Biologia
-
02/2003 - 08/2003
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Biologia
2007 - 2007
Colegio Estatual Pedro CalmomVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor
2005 - 2005
Colegio Estatual Pedro CalmomVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2007 - 11/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia
-
08/2005 - 12/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia, Química
2024 - 2024
Instituto de Desenvolvimento EducacionalVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor convidado da curso de Pós-Graduação Lato Sensu Fisioterapia Neurofuncional. Disciplina ministrada: Neurociências e Neuroplasticidade.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Penas Seara Pitanga e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?