Rodrigo de Siqueira Melo

Possui graduação em Ciências Biológicas (2003), Mestrado em Bioquímica (2008) pelo Instituto de Química (UFRJ) e Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos - Engenharia Química (2014) pela Escola de Química (UFRJ). Atualmente é professor adjunto I na Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé / Professor Aluísio Teixeira, ministrando disciplinas na área de Química Analítica. Atualmente é coordenador de pesquisa da UFRJ - Campus Macaé. Coordena o Grupo de Pesquisa Bioeletroanalítica e Materiais Avançados na UFRJ-Campus Macaé e desenvolve pesquisas para quantificação de metais pesados utilizando métodos eletroanalíticos, construção de eletrodos e sensores modificados para interação com diferentes analitos, estudo e desenvolvimento de revestimentos anticorrosivos e desenvolvimento de filmes por eletropolimerização com produtos bioativos.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

2011 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Ação Anti-incrustante e Anticorrosiva de Revestimentos a base de Óxido de Nióbio e Óxido de Cobre com o uso de Exopolissacarídeos
Orientador: Dr. Simone Louise Delarue C. Brasil
Coorientador: Dr. Aricelso M. Limaverde Filho e Dr. Ladimir J. de Carvalho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Bioquímica

2005 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação da Utilização de Exopolissacarídeos de Cianobactérias como Fonte de Inibidores na Formação do Biofilme Bacteriano,Ano de Obtenção: 2008
Dr. Ricardo Moreira Chaloub.Palavras-chave: biocidas; biofouling; cianobactérias; microorganismos marinhos.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

2000 - 2003

Faculdade da Região dos Lagos
Título: Dinâmica da Sucessão Ecológica das Cianobactérias no Banco de Sargassum furcatum na Ilha do Farol - Arraial do Cabo - RJ
Orientador: Dra. Maria Helena Campos Baeta Neves
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Eletroanalítica. , Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Biotecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Potenciostato PGSTAT 302N com Módulo FRA32M. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Tópicos em Biossíntese Experimental. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2003 - 2003

Ecologia e Importância das Algas Marinhas. (Carga horária: 20h). , Faculdade da Região dos Lagos, FERLAGOS, Brasil.

2003 - 2003

Diatomáceas como Indicadores de Qualidade da Água. (Carga horária: 16h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2002 - 2002

Ecologia do Fital. (Carga horária: 6h). , Faculdade da Região dos Lagos, FERLAGOS, Brasil.

2002 - 2002

Aspectos Ecológicos de Comunidades Recifais. (Carga horária: 12h). , Sociedade Brasileira de Ficologia, SBFIC, Brasil.

2000 - 2000

Biotecnologia Vegetal. (Carga horária: 20h). , Faculdade da Região dos Lagos, FERLAGOS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Eletroanalítica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Bioquímica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Biotecnologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Biocorrosão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MELO, R. S. . XXII Jornada Fluminense de Botânica. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9a Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé.ESTUDO VOLTAMÉTRICO DE REAÇÕES DE COMPOSTOS DE ORGANOESTANHO COM O COMPLEXO CICLOPALADATO, 4-(2- TIAZOLILAZO) RESORCINOL (TAR-PD). 2017. (Outra).

9a Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé.AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DEFENSIVO DOS PRODUTOS NATURAIS DE CIANOBACTÉRIAS MARINHAS DO LITORAL DO RIO DE JANEIRO E BAHIA CONTRA A HERBIVORIA. 2017. (Outra).

9a Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé.SíNTESE E CARACTERIZAçãO ELETROANALíTICA DO COMPLEXO DE ZINCO DE UMA BIFENIL-BASE DE SCHIFF. 2017. (Outra).

XII BIOFOULING, BENTHIC ECOLOGY AND MARINE BIOTECHONOLOGY MEETING. 2017. (Simpósio).

XXI Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica.Estudo do Comportamento Eletroquímico de Diferentes Ligas em Soluções de Cobre e Zinco. 2017. (Simpósio).

8a Jornada de Pesquisa e Extensão.AVALIAÇÃO DO EFEITO ANTINCRUSTANTE DE EXOPOLISSACARÍDEOS INCORPORADOS EM TINTA ORGÂNICA A BASE DE ÓXIDO DE COBRE. 2016. (Outra).

8a Jornada de Pesquisa e Extensão - UFRJ-Macaé.CARACTERIZAÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA DE CIANOBACTÉRIAS MARINHAS DAS SALINAS DE ARARUAMA, REGIÃO DOS LAGOS, RIO DE JANEIRO. 2016. (Outra).

8a Jornada de Pesquisa e Extensão - UFRJ-Macaé.DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS EM AMOSTRAS AMBIENTAIS POR VOLTAMETRIA DE REDISSOLUÇÃO ANÓDICA USANDO ELETRODO DE FILME DE MERCÚRIO. 2016. (Outra).

III Jornada Fluminense de Produtos Naturais. Aplicação de Métodos Eletroanalíticos para Construção de Filmes com Produtos Naturais. 2016. (Congresso).

I International Workshop on Marine Chemical Ecology and Bioproducts.DEVELOPMENT OF BIOCOMPATIBLE FILMS WITH NATURAL PRODUCTS APPLYING ELECTROANALYTICAL TECHNIQUES. 2016. (Outra).

Latin American Biodeterioration and Biodegradation Symposium.Assessment of the Antifouling Effect of Exopolysaccharides Incorporated into Copper Oxide-Based Organic Paint. 2016. (Simpósio).

V WORKSHOP REDEALGAS: BIOTECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE. ANTI-HERBIVORY BIOASSAYS INDICATING THE POTENTIAL OF CHEMICAL DEFENSES IN ALGAL MATS FROM SALT FLATS IN COASTAL REGION OF RIO DE JANEIRO. 2015. (Congresso).

III Semana da Química UFRJ Macaé.Ensaios Eletroquímicos Aplicados ao Estudo da Corrosão. 2014. (Encontro).

I Jornada das Engenharias da FSMA.Métodos Eletroquímicos Aplicados ao Estudo da Corrosão. 2014. (Encontro).

INTERCORR 2014 - Congresso Internacional de Corrosão. Incorporação de Exopolissacarídeos com Propriedades Anti-incrustantes em Tintas Anticorrosivas. 2014. (Congresso).

SSPC 2014. Technological Development of Anti-Fouling Paints With EPS as a Natural Biocide. 2014. (Congresso).

EUROCORR. Technological Development of Anti-­‐fouling Paint with Incorporated EPS as Natural Biocide for use in Structures with Cathodic Protection.. 2013. (Congresso).

II Semana de Química.Métodos Anticorrosivos Aplicados ao Ambiente Offshore. 2013. (Encontro).

I Seminário Brasileiro de Pintura Anticorrosiva. 2013. (Seminário).

IX Semana de Química e II Jornada de Engenharia Química.Síntese Orgânica e Caracterização de Inibidores de Corrosão. 2013. (Encontro).

v Fórum Científico e Profissional.Sintetizando a Química. 2013. (Encontro).

I Jornada de Engenharia Química e VIII Semana de Química.Educação Continuada - Desenvolvimento de Pesquisas. 2012. (Outra).

INTERCORR. 2012. (Congresso).

VI Fórum Científico e Profissional.Desenvolvimento Biotecnológico de Tinta Antiincrustante para uso em Estruturas com Proteção Catódica. 2012. (Encontro).

Simpósio Internacional de Microbiologia e Imunologia. 2010. (Simpósio).

49° Congresso Brasileiro de Química. 2009. (Congresso).

6° Congresso Nacional de Meio Ambiente. 2009. (Congresso).

II Workshop Novos Bioativos de Macroalgas. 2009. (Seminário).

I Escola Temática em Química: AQuímica dos Podutos Naturais. 2008. (Outra).

VII Encontro de Bioincrustação, Ecologia Bêntica e Corrosão - BIOINC."Avaliação da Utilização de Exopolissacarídeos das Cianobactérias como Fonte de Inibidores na Formação do Biofilme Bacteriano Marinho". 2007. (Encontro).

V Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras. 2007. (Seminário).

V Encontro de Bioincrustação, Ecologia Bêntica e Corrosão - BIOINC."Utilização de Cianobactérias do gênero Trichodesmium como Bioindicador do Grau de Eutrofização na Enseada da Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo (RJ)". 2003. (Encontro).

Workshop Nacional "Algas Bioindicadoras de Qualidade da Água"."Utilização de Cianobactérias do Gênero Trichodesmium como Bioindicador do Grau de Eutrofização na Enseada da Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo (RJ)". 2003. (Outra).

XII Encontro de Biólogos do Rio de Janeiro e Espírito Santo - ENBIO."Distribuição e Caracterização das Cianobactérias Associadas a Sargassum fucatum na Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo, RJ". 2003. (Encontro).

XXII Jornada Fluminense de Botânica.Floração de Trichodesmiun thiebautii Gomont e T. erythraeum Ehrenberg ex Gomont, na Enseada da Ilha do Farol de Cabo Frio - Arraial do Cabo , RJ. 2003. (Outra).

II Congresso Nacional de Iniciação Científica. "Distribuição e Caracterização das Cianobactérias Associadas a Sargassum furcatum na Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo, RJ". 2002. (Congresso).

II Seminário Brasileiro Sobre Água de lastro."Floração de Trichodesmium na Enseada da Ilha do Farol de Cabo Frio - Arraial do Cabo". 2002. (Seminário).

IX Reunião Basileira de Ficologia."Distribuição das Cianobactérias em Poças de Maré na Ilha de Santa Básbara - Arquipélagos dos Abrolhos - Bahia (Brasil)". 2002. (Outra).

IX Reunião Brasileira de Ficologia."Dinâmica da Sucessão Ecológica das Cianobactérias Associadas ao Banco de Sargassum furcatum na Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo, RJ". 2002. (Outra).

XXI Jornada Fluminense de Botânica."Floração de Trichodesmium thiebautii Gomont e Trichodesmium erythaeum Ehrenberg ex Gomont na Enseada da Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo - RJ". 2002. (Outra).

XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. 2002. (Congresso).

IV Encontro de Bioincrustação, Ecologia Bêntica e Corrosão - BIOINC."Cianobactérias: uma fonte potencial para substâncias biologicamente ativas". 2001. (Encontro).

IV Seminário Brasileiro sobre Ondas, Marés e Engenharia Oceânica. 2001. (Seminário).

II Simpósio sobre Medidas Oceanográficas com Recursos Espaciais. 2000. (Simpósio).

I Seminário Brasileiro sobre Água de Lastro. 2000. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ruan Roberto Henriques

SOARES, B. G.; LUCAS, E. F.; SILVA, A. A.;MELO, R. S.. ESTUDO DA ADSORÇÃO DO ÁCIDO TÂNICO SOBRE ARGILA MODIFICADA COM POLIETILENIMINA. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna de Souza Barbeto

ROMEIRO, N. C.;MELO, R. S.; GURPILHARES, D. B.. Síntese e Caracterização de Hidrogéis de Alginato Contendo Poli (acrilamida-co- dialildimetilamônio). 2018. Dissertação (Mestrado em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael N

PEIXOTO, J. G.;MELO, R. S.; Carvalho, M. D.. Costa & Henrique Pavani. Corrente Crítica Aplicada a Projetos de Parada Programada de Produção em Plataformas de Petróleo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Alessandro Roberto de Oliveira

PEIXOTO, J. G.;MELO, R. S.; Carvalho, M. D.. Projeto de Instalação e Infraestrutura de TI em Empresa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Arnaldo Vergílio & Jorge Luis F

PEIXOTO, J. G.;MELO, R. S.; Carvalho, M. D.. Junior. Caça Talentos: Agência Online para Oportunidades de Emprego e Exposição de Talentos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Pedro Erwin Castilho Garcia

PEIXOTO, J. G.;MELO, R. S.; Carvalho, M. D.. Planejamento e Desenvolvimento da Mobilização de uma Sonda de Perfuração com Foco nas Partes Interessadas e Gerenciamento dos Riscos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Carlos Eduardo de Souza

PEIXOTO, J. G.;MELO, R. S.; Carvalho, M. D.. A Importância do Gerenciamento de Riscos na Exploração e Produção de Petróleo no Pré-sal. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Gilvana Cavalcanti Lins e Quenia Marcondes da Silva

PEIXOTO, J. G.;MELO, R. S.; Carvalho, M. D.. Gerenciamento das Partes Interessadas na Urbanização da Lagoa do Vigário na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Antonio de Jesus Ramos da Silva Isidoro

Carvalho, M. D.; PEIXOTO, J. G.;MELO, R. S.. Gerenciamento de Riscos em Projetos Ambientais na Indústria do Petróleo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Karina M

PEIXOTO, J. G.;MELO, R. S.; Carvalho, M. D.. Alvarenga, Ludmila dos Santos, Monique F. Jannuzzi. Evento GP's in Campos: Como o Gerenciamento de Projetos foi Aplicado na Elaboração do Evento. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Ana Paula de O

SILVA, S. R.;MELO, R. S.; LOUSADA, A. C. Z.. e Silva e Cláudio Henrique O. Costa. Segurança à Combate e Incêndio no Bloco C da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de QSMS) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Arismário M

PEIXOTO, J. G.;MELO, R. S.; Carvalho, M. D.. A. Junior e Wagner de O. Carmo. Proposta de Aplicação de Escopo em Projetos para Efetuar a Instalação dos Elementos de Fixação do Rolamento da Mesa de Giro de Guindaste Off-shore. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Pedro de S

PEIXOTO, J. G.;MELO, R. S.; Carvalho, M. D.. Saiol e Alberto Vilca. Implementação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos em Empresas Offshore em Macaé. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: BRUNO M

PEIXOTO, J. G.;MELO, R. S.; Carvalho, M. D.. de Alvarenga e Renato G. de S. Vale Junior. Práticas de Gestão de Qualidade na Implantação de um Service Desk. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Pablo Morelato Assunção

MELO, R. S.; Carvalho, M. D.. Análises de Riscos Ambientais em uma Unidade Móvel de Perfuração Off-shore. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Luís Gustavo S

MELO, R. S.; Junior, A. L. G.. Ibraim; Fabíola R. Matos; José Ady S. M. O.. Instalação de By Pass pelo Método de Trepanação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Cristiane A

MELO, R. S.; Carvalho, M. D.. Queiroz, Jesus A. T. Camacho e Juli V. Teixeira. "Uma Estratégia para Evitar Atrasos nas Entregas e Aumento dos Custos dos Projetos". 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Graciela T

MELO, R. S.; Carvalho, M. D.. S. Mello, André O. Teixeira, Jader L. Oliveira.. Reforma da Torre de Perfuração de uma Sonda Semi-submersível. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: João Paulo Vilhena, Márcio Luiz Norbiato, Maxwel Vieira

VIEIRA, P. A.;MELO, R. S.; PEIXOTO, J. G.. Gerenciamento de Riscos em Projetos de Teste de Formação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos Off-shore) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Aluno: Marciel Vaz Marinho

SOARES, A. R.;MELO, R. S.; ROMEIRO, N. C.. Variação Intraespecífica do Alcaloide Caulerpina na Alga Verde Caulerpa racemosa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michael Douglas Peçanha de Souza

MELO, R. S.; STAPELFELD, D. M. A.; AGUIAR, F. A.. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO VOLTAMETRICO PARA A DETERMINAÇÃO DE METAIS TRAÇO (Cd,Pb e Cu) EM POÇOS SUBTERRANEOS NO MUNICIPIO DE MACAÉ-RJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica E

SANTOS, H. S.;MELO, R. S.; ANTUNES, W. L.. Gonçalves e Ariana P. Gomes.Aplicação do Método Radiométrico no Município de Macaé. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

MELO, R. S.. Avaliador de resumos - 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MELO, R. S.. Avaliador da sessão "Biologia celular e tecidual I" - 8ª Semana de Integração Acadêmica,. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MELO, R. S.. Avaliador da sessão de pôsteres da VIII Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ-Macaé. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MELO, R. S.. Parecerista de trabalhos da VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Helena Campos Baeta Neves

BAETA NEVES, M.H.B.; Chaloub, R.M.. Avaliação da Utilização de Exopolissacarídeos de Cianobactérias como Fonte de Inibidores na Formação do Biofilme Bacteriano. 2008. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ricardo Moreira Chaloub

CHALOUB, R. M.. Avaliação da utilização de exopolissacarídeos da cianobactérias como fonte de inibidores na formação do biofilme bacteriano. 2008. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vânia Margaret Flosi Paschoalin

PASCHOALIN, V. M. F.. Avaliação da utilização de exopolissacarídeos de cianobactérias como fonte de inibidores na formação de um biofilme bacteriano. 2008. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ivan Napoleão Bastos

BRASIL, Simone Louise Delarue Cezar; CARVALHO, L. J.; LIMAVERDE FILHO, A. M.; REZNIK, L. Y.; GUIMARAES, C. S.; MIRANDA, Luiz Roberto Martins de; CRAVO JUNIOR, W. B.;Bastos, Ivan Napoleão. Ação Antiincrustante de Exopolissacarídeos em Tintas Pigmentadas com Óxido de Nióbio e Óxido de Cobre para uso em Estruturas com Proteção Catódica. 2014. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernanda Gonçalo da Silva

PREPARAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E MODELAGEM MOLECULAR DE FILMES ELETROPOLIMERIZADOS COM PIRROL PARA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE HEPARINA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Emily Augusto da Conceição

Estudo do Comportamento Eletroquímico do Minério de Ferro e sua Influência sobre o Crescimento de Macroalgas Marinhas; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Ingrid Rodrigues Pimentel

Elaboração de Filmes Poliméricos com Produtos Naturais Utilizando Técnicas Eletroanalíticas para Aplicação Farmacológica; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Michael Douglas Peçanha de Souza

Adaptação e Validação de Método Eletroanalítico na Detecção do Complexo Fe(II/III)-Amina para Monitoramento da Corrosão em Aço Carbono; 2019; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Vítor Mendes Miguel

Desenvolvimento de Filmes Eletropolimerizados com Fármacos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Michael Douglas Peçanha de Souza

Determinação da Concentração de Metais em Amostras Ambientais por Voltametria de Redissolução Anódica Usando Eletrodo de Filme de Mercúrio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, MEC; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Monique F

Campos Pauxis; Elaboração de Filmes Poliméricos de Heparina por Métodos Eletroquímicos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Mariana Lima da Cunha

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO ELETROQUÍMICO DE DIFERENTES LIGAS METÁLICAS EM SOLUÇÕES DE COBRE E ZINCO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Rodrigo Leite Quaresma

Estudo do comportamento anticorrosivo de revestimentos a base de óxido de nióbio e óxido de cobre em água produzida de reservatórios de petróleo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Ana Mayara Grativol Schundt

Desenvolvimento de um Fluido a Base Água Altamente Inibido para Perfuração de Argilas Reativas no Campo Peregrino; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Fernanda Teles de Miranda Maia

Avaliação do Uso de Circuitos Equivalentes na Análise por Impedância Eletroquímica de Revestimentos Anticorrosivos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Elma Cordeiro Paixão e Camila Cordeiro Tiossi

Desenvolvimento de um Biorreator para Remediação de Solos Impactados por Petróleo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Larissa Souza Fernandes

Aplicação da Técnica de Planejamento Fatorial na Otimização da Síntese da 1,5-difenil-(E,E)-1,4-pentadien-3-ona (DIBENZALCETONA); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Flavia Santos N

Mariano e Ana Paula da S; B; Rausch; Viabilidade Econômica da Utilização de Tintas Anticorrosivas pela Indústria Offshore; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Mariana Lima da Cunha

Síntese de Heterocíclicos Nitrogenados via Trimerização de Nitrilas por Catálise Ácida como Fonte de Inibidores de Corrosão; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Lívia Mara Ribeiro Gaspar

Aplicação da Técnica de Planejamento Experimental na Avaliação da Corrosão por Águas Produzidas por Poços de Petróleo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Karol Wyatt Gomes Fitaroni

Desenvolvimento de materiais poliméricos por métodos eletroanalíticos; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Lívia Mara Ribeiro Gaspar

Estudo da Deposição Voltamétrica de Estanho sobre Aço em Diferentes pH's; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Mariane Olivio Lucas

FFWU01 - Atividades Complementares - Curso de Farmácia; 2016; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Lívia Mara Ribeiro Gaspar

Caracterização Eletroquímica de Moléculas Orgânicas; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Orientador: Rodrigo de Siqueira Melo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leonardo Paes Cinelli

2016; Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Leonardo Paes Cinelli;

Ricardo Moreira Chaloub

Avaliação da utilização de exopolissacarideos de cianobactérias como fonte de inibidores na formação do biofilme bacteriano; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Moreira Chaloub;

Aricelso Maia Limaverde Filho

Avaliação da Biocorrosão Marinha e o Efeito Potencial de Proteção Catódica em Placas de Aço revestidas com Tintas Antiincrustantes Constituídas com Exopolissacarídeos como Biocida Natural; 2014; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Aricelso Maia Limaverde Filho;

Simone Louise Delarue Cezar Brasil

Desenvolvimento Tecnológico de Tinta Anti-incrustante constituída de nióbio e cobre com exopolissacarídeos como biocida natural para uso em estruturas com proteção catódica; 2014; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Simone Louise Delarue Cezar Brasil;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CELESTINO, G. G. ; HENRIQUES, R. R. ; SHIGUIHARA, A. L. ; CONSTANTINO, V. R. L. ; MELO, R. S. ; AMIM JUNIOR, J. . Adsorption of gallic acid on nanoclay modified with poly(diallyldimethylammonium chloride). Environmental Science and Pollution Research , v. 25, p. 01-11, 2018.

  • FERNANDES, L. S. ; MELO, R. S. . Aplicação da Técnica de Planejamento Fatorial na Síntese da 1,5-difenil-(E,E)-1,4-pentadien-3-ona (dibenzalcetona). Revista de Engenharia da Faculdade Salesiana , v. 04, p. 17-21, 2017.

  • MELO, R. S. ; MAIA, F. T. M. . Evaluation the Use Equivalents Circuits in Analysis of Eletrochemical Impedance the Anticorrosive Coatings. Revista de Engenharia da Faculdade Salesiana , v. 02, p. 02-09, 2016.

  • MELO, R. S. ; BRASIL, S. L. D. C. ; Carvalho, L.J. ; LIMAVERDE FILHO, A. M. . Assessment of the Antifouling Effect of Exopolysaccharides Incorporated into Copper Oxide-Based Organic Paint. International Journal of Electrochemical Science (Online) , p. 7750-7763, 2016.

  • MELO, R. S. ; BRASIL, S. L. D. C. ; CARVALHO, L. J. ; REZNIK, L. Y. . Using Electrochemical Impedance Spectroscopy Sinusoidal Potential Amplitude to Assess the Efficiency of Niobium Oxide Based Organic Coating in Oil Wells Produced Water. International Journal of Electrochemical Science (Online) , p. 10511-10521, 2016.

  • MELO, R. S. ; CUNHA, M. L. . Preparação e Avaliação de Inibidores de Corrosão, à Base de Triazina, em Solução de HCl. Revista de Engenharia da Faculdade Salesiana , v. 01, p. 02-07, 2015.

  • MELO, R. S. ; BRASIL, S. L. D. C. ; LIMAVERDE FILHO, A. M. ; CARVALHO, L. J. ; PEREIRA, C. ; MELO, O. R. B. . Using the Technique of Infrared Spectroscopy for Evaluation of Paints with Anti-fouling Characteristics. Corrosão e Proteção , v. 52, p. 27-33, 2014.

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. ; BAPTISTA, O. R. . Cultivo axênico das cianobactérias marinhas Aphanothece halophytica Frémy, 1933 e Chroococcus minutus (Kützing) Nägeli, 1849. Acta Botanica Brasílica (Impresso) , v. 25, p. 234-240, 2011.

  • MELO, R. S. ; BRASIL, S. L. D. C. ; LIMAVERDE FILHO, A. M. ; CARVALHO, L. J. ; MELO, O. R. B. . Technological Development of Anti-fouling Paint with Incorporated EPS as a Natural Biocide for use in Structures with Cathodic Protection. In: SSPC 2014 - The Society for Protective Coatings, 2014, Orlado, FL / EUA. SSPC 2014 - The Society for Protective Coatings, 2014.

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . Distribuição e caracterização das cianobactérias associadas a Sargassum furcatum na Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo, RJ. In: 2º CONIC - 2º Congresso Nacional de Iniciação Cientifica, 2002, São Carlos. Distribuição e caracterização das cianobactérias associadas a Sargassum furcatum na Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo, RJ, 2002.

  • MELO, R. S. ; BRASIL, S. L. D. C. ; LIMAVERDE FILHO, A. M. ; CARVALHO, L. J. ; MELO, O. R. B. . Technological Development of Anti-fouling Paint with Incorporated EPS as a Natural Biocide for use in Structures with Cathodic Protection. In: EUROCORR 2013, 2013, Estoril, Portugal. European Corrosion Congress, 2013. v. 1. p. 356-356.

  • MELO, R. S. ; CHALOUB, R. M. ; NEVES, M. H. C. B. . Avaliação da utilização de exopolissacarídeos de cianobactérias como fonte de inibidores na formação do biofilme bacteriano.. In: VII Encontro de Bioincrustação, Ecologia Bêntica e Biocorrosão, 2007, Arraial do Cabo. Avaliação da utilização de exopolissacarídeos de cianobactérias como fonte de inibidores na formação do biofilme bacteriano., 2007.

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . Utilização de cianobactérias do genero Trichodesmium como bioindicador do grau de eutrofização na Enseada da Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo, RJ. In: Workshop Nacional "Algas Bioindicadoras de Poluição das Águas", 2003, Santa Cruz do Sul. Utilização de cianobactérias do genero Trichodesmium como bioindicador do grau de eutrofização na Enseada da Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo, RJ, 2003.

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . Distribuição e Caracterização das Cianobactérias Associadas a Sargassum furcatum na Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo (RJ). In: XII Encontro de Biologos do Rio de Janeiro e Espirito Santo, 2003, Rio de Janeiro. Distribuição e Caracterização das Cianobactérias Associadas a Sargassum furcatum na Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo (RJ), 2003.

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . Floração de Trichodesmium na Enseada da Ilha do Farol de Cabo Frio - Arraial do Cabo, RJ.. In: II Seminário Brasileiro sobre Água de Lastro, 2002, Arraial do Cabo. Floração de Trichodesmium na Enseada da Ilha do Farol de Cabo Frio - Arraial do Cabo, RJ, 2002.

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . Distribuição das cianobactérias em poças de marés na Ilha de Santa Bárbara, Arquipélago de Abrolhos, Bahia (Brasil). In: IX eunião Brasileira de Ficologia, 2002, Aracruz. Distribuição das cianobactérias em poças de marés na Ilha de Santa Bárbara, Arquipélago de Abrolhos, Bahia (Brasil)., 2002.

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . Dinâmica da sucessão ecológica das cianobactérias associadas ao banco de Sargassum furcatum na Ilha de Cabo Frio.. In: IX Reunião Brasileira de Ficologia, 2002, Aracruz. Dinâmica da sucessão ecológica das cianobactérias associadas ao banco de Sargassum furcatum na Ilha de Cabo Frio., 2002.

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . Cianobactérias uma fonte potencial para substâncias biológicamente ativas. In: IV Encontro de Bioincrustação, Ecologia Bêncitca e Corrosão - BIOINC, 2001, Arraial do Cabo. Cianobactérias uma fonte potencial para substâncias biológicamente ativas, 2001.

  • MELO, R. S. . Aplicação de Métodos Eletroanalíticos para Construção de Filmes com Produtos Naturais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELO, R. S. . Development of Biocompatible Films with Natural Products Applying Electroanalytical Techniques. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELO, R. S. ; BRASIL, S. L. D. C. ; CARVALHO, L. J. ; LIMAVERDE FILHO, A. M. ; MELO, O. R. B. . Technological Development of Anti-fouling Paints with EPS as a Natural Biocide. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, M. L. ; MELO, R. S. . Síntese e Avaliação de Inibidores de Corrosão Triazínicos em Solução de HCl 1.0 M. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, R. S. ; BRASIL, S. L. D. C. ; LIMAVERDE FILHO, A. M. ; CARVALHO, L. J. ; MELO, O. R. B. . Incorporação de Exopolissacarídeos com Propriedades Anti-incrustantes em Tintas Anticorrosivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUARESMA, R. L. ; MELO, R. S. ; BRASIL, S. L. D. C. ; CARVALHO, L. J. . Estudo Comparativo das Taxas de Corrosão do Aço-carbono em Água do Mar Sintética e Água de Produção de pós-sal e pré-sal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, R. S. . 'Síntese Orgânica e Caractrização de Inibidores de Corrosão'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, R. S. . Desenvolvimento Biotecnológico de Tinta Antiincrustante para Uso em Esturutras com Proteção Catódica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . "Avaliação da Utilização de Exopolissacarídeos das Cianobactérias como Fonte de Inibidores na Formação do Biofilme Bacteriano Marinho". 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, R. S. . Práticas Pedagógicas no CapFerlagos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . "Utilização de Cianobactérias do Gênero Trichodesmium como Bioindicador do Grau de Eutrofizaçaõ na Enseada da Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo (RJ)". 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . "Distribuição e Caracterização das Cianobactérias Associadas a Sargasssum furcatum na Ilha de Cabo Frio, RJ". 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . "Utilização de Cianobactérias do Gênero Trichodesmium como Bioindicador do Grau de Eutrofização na Enseada da Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo (RJ)". 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . "Distribuição e Caracterização das Cianobactérias Associadas a Sargassum furcatum na Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo, RJ". 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . "Distribuição das Cianobactérias em Poças de Maré na Ilha de Santa Bárbara - Arquipélago dos Abrolhos - Bahia (Brasil)". 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . "Dinâmica da Sucessão Ecológica das Cianobactérias Associadas ao Banco de Sargassum furcatum na Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo, RJ". 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . "Floração de Trichodesmium na Enseada da Ilha do Farol de Cabo Frio - Arraial do Cabo". 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . "Floração de Trichodesmium thiebautii Gomont e Trichodesmium erythaeum Ehrenberg ex Gomont na Enseada da Ilha de Cabo Frio - Arraial do Cabo - RJ". 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, R. S. ; NEVES, M. H. C. B. . "Cianobactérias: uma fonte potencial para substâncias biologicamente ativas". 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MELO, R. S. . Tratamento Estatístico para Química Analítica - IV Inverno com Ciência: UFRJ & Sociedade Compartilhando Saberes. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MELO, R. S. . Métodos Eletroquímicos Aplicados ao Estudo da Corrosão. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MELO, R. S. . Ensaios Eletroquímicos Aplicados ao Estudo da Corrosão. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MELO, R. S. . Sintetizando a Química. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MELO, R. S. . Métodos Anticorrosivos Aplicados ao Ambiente Off-shore. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MELO, R. S. . Química Ambiental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MELO, R. S. . I Curso de Perícia e Legislação Ambiental. 2008. .

MELO, R. S. . II Curso de Perícia e Legislação Ambiental. 2008. .

MELO, R. S. . Química: Cálculos e Teoria. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MELO, R. S. . Curriculo Integrado por Competências e Habilidades: uma visão interdisciplinar - Integraçaõ de Química e Literatura. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MELO, R. S. . Microbiologia do Petróleo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    ELABORAÇÃO DE FILMES POLIMÉRICOS COM PRODUTOS NATURAIS UTILIZANDO TÉCNICAS ELETROANALÍTICAS PARA APLICAÇÃO TECNOLÓGICA, Descrição: Um dos principais objetivos das pesquisas no campo do desenvolvimento de medicamentos é a capacidade de transporte dos agentes bioativos em intervalos de tempo apropriados para locais desejados no corpo humano. Nesse sentido o campo da nanotecnologia tem apresentado muitas vantagens, tais como a melhoria da biodisponibilidade, eficácia e estabilidade de agentes terapêuticos, assim como a redução na degradação biológica, toxicidade e/ou efeitos colaterais. Dentre as nanopartículas emergentes, os lipídeos (lipossomas) e polímeros (nanopartículas poliméricas, micelas e dendrímeros) provavelmente tem um grande potencial para aplicações clínicas futuras. Entretanto, 2 essas nanopartículas apresentam instabilidade na circulação sanguínea e distribuição inadequada nos tecidos. Os biopolímeros, tais como hidrogéis de polissacarídeos (agarose, carragenana e quitosana) são estudados como matriz para fixação de diferentes biomoléculas. Os biomateriais não ligados covalentemente com diferentes fármacos, mantêm essas moléculas disponíveis em um curto espaço de tempo. Entretanto, a interação dos fármacos com outros materiais pode fornecer uma maior duração na sua atividade. Neste sentido, a eletrodeposição representa uma abordagem eficiente para construção de filmes de diferentes espessuras, sendo uma área com crescente interesse. Esta técnica emprega um campo elétrico para dirigir as partículas carregadas dispersas em um líquido no sentido do eletrodo para sobrepor um conjunto de películas finas. Em comparação com outros métodos de estruturação de filmes poliméricos, como o uso de soluções de fundição, reações com silanos e a técnica de camada por camada, a eletrodeposição tem vantagens como o curto tempo de processamento, trabalho em temperatura ambiente e não exigem agentes de ligações cruzadas. Em razão deste fato, o presente trabalho visa o estudo eletroquímico do comportamento de diferentes fármacos em condições químicas otimizadas para construção de filmes poliméricos utilizando a técnica de eletropolimerização. Os objetivos deste trabalho constituem elucidar o perfil e caracterizar eletroquimicamente diferentes produtos naturais com propriedades farmacológicas isolados de algas marinhas, tais como, Obtusol, Elatol, Dendroifiba, Caulerpina e Ácido Atomarico, bem como diferentes polissacarídeos sulfatados, tais como, heparina não-fracionada e fracionada, condroitina4-sulfato e condroitina-6-sulfato; elaborar filmes poliméricos com os diferentes fármacos citados utilizando o método de eletropolimerização em diferentes condições e suporte; aplicar técnicas de planejamento experimental por análise fatorial visando otimizar os métodos e variáveis utilizadas para obtenção de filmes poliméricos; avaliar o comportamento REDOX e as propriedades do transporte de íons e troca iônica dos filmes estruturados através da técnica de Espectroscopia de Impedância Eletroquímica; e por último testar a atividade química/biológica dos filmes poliméricos estruturados. Os resultados deste projeto de inovação caracterizam uma nova possibilidade de 3 aplicação e ação de diferentes moléculas associados aos filmes poliméricos aplicados, tanto em sistemas de liberação controlada de fármacos como em dispositivos para reparar fraturas, reconstrução de ligamentos, limpezas cirúrgicas, reparos dentários, válvulas artificiais do coração, lentes de contato e regeneração de órgãos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Leonardo Paes Cinelli - Integrante / Fernando Armani Aguiar - Integrante / Ingrid Rodrigues Pimentel - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Consolidação da infraestrutura de áreas de pesquisa interdisciplinares do Campus UFRJ Macaé relacionadas à descoberta de moléculas de com potencial aplicação Química e Biológica, Descrição: Edital Faperj Nº 15/2016 - "Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Rio de Janeiro - DCTR 2016". , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Integrante / Nelilma Correia Romeiro - Coordenador / Leandro Louback - Integrante / Aridio Mattos - Integrante / Leandro Lara de Carvalho - Integrante / Chaquip Daher - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Manutenção Corretiva e Preventiva de Equipamentos Multiusuários de Médio e Grande Porte Instalados na Unidade de Experimentação Animal (UEA-RJ/UENF) e no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ)., Descrição: Apoio à Manutenção de Equipamentos Multiusuários (FAPERJ).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Integrante / Cid Pereira - Integrante / Angélica Ribeiro Soares - Integrante / Nelilma Correia Romeiro - Integrante / Carlos Jorge Logullo de Oliveira - Coordenador / Mario Sergio Schultz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Síntese por Eletropolimerização e Caracaterização de Filmes Poliméricos a Base de Polianilina e Polipirrol Incorporados com Produtos Naturais para Aplicação Farmacológica, Descrição: Um dos principais objetivos das pesquisas no campo do desenvolvimento de medicamentos é a capacidade de transporte dos agentes bioativos em intervalos de tempo apropriados para locais desejados no corpo humano. Os biopolímeros, tais como hidrogéis de polissacarídeos (agarose, carragenana e quitosana) são estudados como matriz para fixação de diferentes biomoléculas. Os biomateriais não ligados covalentemente com diferentes fármacos, mantêm essas moléculas disponíveis em um curto espaço de tempo. Entretanto, a interação dos fármacos com outros materiais pode fornecer uma maior duração na sua atividade. Neste sentido, a eletrodeposição representa uma abordagem eficiente para construção de filmes de diferentes espessuras, sendo uma área com crescente interesse. Esta técnica emprega um campo elétrico para dirigir as partículas carregadas dispersas em um líquido no sentido do eletrodo para sobrepor um conjunto de películas finas. Em comparação com outros métodos de estruturação de filmes poliméricos, como o uso de soluções de fundição, reações com silanos e a técnica de camada por camada, a eletrodeposição tem vantagens como o curto tempo de processamento, trabalho em temperatura ambiente e não exigem agentes de ligações cruzadas. Em razão deste fato, o presente trabalho visa o estudo eletroquímico do comportamento de diferentes produtos naturais isolados de algas marinhas em condições químicas otimizadas para construção de filmes poliméricos utilizando a técnica de eletropolimerização e a sua atividade farmacológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Angélica Ribeiro Soares - Integrante / Leonardo Paes Cinelli - Integrante / Nelilma Correia Romeiro - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Elaboração de Filmes Poliméricos de Heparina por Métodos Eletroquímicos, Descrição: Um dos principais objetivos das pesquisas no campo do desenvolvimento de medicamentos é a capacidade de transporte dos agentes bioativos em intervalos de tempo apropriados para os locais desejados no corpo humano. Nesse sentido, o campo da nanotecnologia tem apresentado muitas vantagens, tais como a melhoria da biodisponibilidade, eficácia e estabilidade de agentes terapêuticos, assim como a redução na degradação biológica, toxicidade e/ou efeitos colaterais. Dentre as nanopartículas emergentes, os lipídeos (lipossomas) e polímeros (nanopartículas poliméricas, micelas e dendrímeros) provavelmente tem um grande potencial para aplicações clínicas futuras. Entretanto, essas nanopartículas apresentam instabilidade na circulação sanguínea e distribuição inadequada nos tecidos. Os polissacarídeos sulfatados são encontrados em muitos animais (vertebrados e invertebrados) e nos tecidos vegetais com diferentes estruturas polianiônicas devido à presença de ésteres de sulfato e / ou ácido hexurônico. Estas macromoléculas estudadas apresentam diferentes aplicações, incluindo a atividade anticoagulante desses polissacarídeos sulfatados. A heparina é um polissacarídeo linear constituído por unidades dissacarídicas com ligações 1 → 4, de resíduos de ácido urônico com glicosamina. Este polímero possui um alto grau de sulfatação com um peso molecular médio de ~15 KDa e carga de ~ -70, sendo amplamente aplicado como agente anticoagulante / antitrombótico durante procedimentos clínicos, como cirurgia vascular / cardíaca e de diálise renal. A prevalência dos grupos sulfatos e carboxilatos possibilitam interações eletrostáticas com as proteínas, tais como os fatores de crescimento, proteases e quimiocinas. Os biopolímeros, tais como hidrogéis de polissacarídeos (por exemplo, agarose, carragenana e quitosana) são estudados como matriz para fixação de diferentes biomoléculas. Os biomateriais com o anticoagulante heparina não ligado covalentemente mantêm a heparina disponível em um curto espaço de tempo. Entretanto, a interação entre a heparina com diferentes materiais pode fornecer uma maior duração na sua atividade. No entanto, devido a interação dos sítios ativo da heparina com os materiais, sua atividade pode ser reduzida. A eletrodeposição representa uma abordagem eficiente para construção de filmes de diferentes espessuras, sendo uma área com crescente interesse. Esta técnica emprega um campo elétrico para dirigir as partículas carregadas dispersas em um líquido no sentido do eletrodo para sobrepor um conjunto de películas finas. Em comparação com outros métodos de estruturação de filmes poliméricos, como o uso de soluções de fundição, reações com silanos e a técnica de camada por camada, a eletrodeposição tem vantagens como o curto tempo de processamento, trabalho em temperatura ambiente e não exigem agentes de ligações cruzadas. Com o objetivo de otimizar a ação e aplicação da heparina, esta pesquisa está associada ao estudo eletroquímico do comportamento da heparina em diferentes condições químicas para construção de filmes poliméricos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Leonardo Paes Cinelli - Integrante / Nelilma Correia Romeiro - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Estudo da Diversidade Química e Biológica de Cianobactérias Marinhas Bentônicas do Litoral do Rio de Janeiro, Descrição: Cianobactérias marinhas são no mundo todo uma importante fonte de metabólitos secundários com interesse biotecnológico. Entretanto, apesar da rica flora marinha do Estado do Rio de Janeiro, que constitui um importante potencial para o descobrimento de novas espécies bentônicas produtoras de metabolitos secundários, estudos com cianobactérias são praticamente inexistentes neste Estado. Em razão deste fato, o presente trabalho visa o estudo da diversidade de espécies e metabólitos secundários desse grupo de organismos coletados ao longo da região costeira do estado do Rio de Janeiro. Os objetivos deste trabalho constituem em investigar a diversidade taxonômica de cianobactérias bentônicas através de estudos de caracteres morfológicos e genéticos; estabelecer o cultivo em laboratório de cepas de cianobactérias marinhas bentônicas no NUPEM-UFRJ; construir um banco de extratos brutos de cianobactérias para estudos sobre o potencial biotecnológico das substâncias; determinar o perfil químico dos extratos através de técnicas analíticas e espectroscópicas (como a CLAE-UV, a CLAE-EM e a RMN) e comparar os resultados com a literatura a fim de direcionar o estudo químico visando a obtenção de novos metabóltios secundários e evitar o isolamento de substâncias conhecidas; isolar e identificar os metabólitos majoritários de extratos promissores para a obtenção de substâncias inéditas revelados de acordo com a investigação do perfil químico dos mesmos; determinar o potencial farmacológico de amostras do banco de dados de extratos brutos avaliando a atividade dos mesmos em alvos biológicos como bactérias e fungos patogênicos; e por último isolar e identificar os metabólitos secundários inéditos e/ou bioativos. Valor do Projeto: R$ 58.000,00.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Integrante / Angélica Ribeiro Soares - Coordenador / Heitor Monteiro Duarte - Integrante / Lísia Mônica de Souza Gestinari - Integrante / Niclas Engene - Integrante / Valerie J. Paul - Integrante / Natalia Nocchi Carneiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Estudo da Diversidade Química e Biológica de Cianobactérias Marinhas Bentônicas do Litoral do Rio de Janeiro., Descrição: Cianobactérias marinhas são uma importante fonte de metabólitos secundários com interesse biotecnológico. O litoral do Rio de Janeiro apresenta uma rica flora marinha e um grande potencial para a descoberta de espécies de cianobactérias marinhas bentônicas produtoras de metabólitos secundários. Este trabalho visa o estudo da diversidade de espécies e química desse grupo de organismos coletados ao longo da região costeira do estado do Rio de Janeiro. Pretende-se investigar a diversidade taxonômica dessas espécies através de estudos morfológicos e genéticos; construir um banco de extratos brutos; determinar o perfil químico dos extratos através de técnicas analíticas e espectroscópicas (como a CLAE-UV, a CLAE-EM e a RMN) e comparar os resultados com a literatura, a fim de direcionar o estudo químico visando a obtenção de novos metabóltios secundários e evitar o isolamento de substâncias conhecidas; isolar e identificar os metabólitos majoritários de extratos promissores para a obtenção de substâncias inéditas revelados de acordo com a investigaçao do perfil químico de cada extrato; determinar o potencial farmacológico de amostras do banco de dados de extratos brutos visando a identificação de possíveis substâncias com atividade antibacteriana e antifúngica. Valor do Projeto: R$22.000,00. FAPERJ APQ1. N° do processo: 111383/2014.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Integrante / Angélica Ribeiro Soares - Coordenador / Heitor Monteiro Duarte - Integrante / Niclas Engene - Integrante / Valerie J. Paul - Integrante / Michelle Frazão Muzitano - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - Atual

    Unidade Móvel de Tratamento de Água Potável para Atender Comunidades Carentes, Descrição: Construir uma unidade móvel de tratamento de água servidas, com a finalidade de transforma-la em água potável e própria para consumo humano, para atender as necessidades de comunidades carentes e auxiliar os órgãos competentes em caso de calamidade pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Integrante / Alessandro Roberto de Oliveira - Coordenador / Alan Carvalho Galante - Integrante / Gisele Berbat Barbosa Gaspar - Integrante / Sérgio de Mattos Ferreira - Integrante / Cristiane Marinho dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.

  • 2014 - Atual

    Unidade Móvel de Tratamento de Água Potável para Atender Comunidades Carentes, Descrição: Construir uma unidade móvel de tratamento de água servidas, com a finalidade de transforma-la em água potável e própria para consumo humano, para atender as necessidades de comunidades carentes e auxiliar os órgãos competentes em caso de calamidade pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Integrante / Alessandro Roberto de Oliveira - Coordenador / Alan Carvalho Galante - Integrante / Gisele Berbat Barbosa Gaspar - Integrante / Sérgio de Mattos Ferreira - Integrante / Cristiane Marinho dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.

  • 2014 - Atual

    Unidade Móvel de Tratamento de Água Potável para Atender Comunidades Carentes, Descrição: Construir uma unidade móvel de tratamento de água servidas, com a finalidade de transforma-la em água potável e própria para consumo humano, para atender as necessidades de comunidades carentes e auxiliar os órgãos competentes em caso de calamidade pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Integrante / Alessandro Roberto de Oliveira - Coordenador / Alan Carvalho Galante - Integrante / Gisele Berbat Barbosa Gaspar - Integrante / Sérgio de Mattos Ferreira - Integrante / Cristiane Marinho dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.

  • 2014 - Atual

    Unidade Móvel de Tratamento de Água Potável para Atender Comunidades Carentes, Descrição: Construir uma unidade móvel de tratamento de água servidas, com a finalidade de transforma-la em água potável e própria para consumo humano, para atender as necessidades de comunidades carentes e auxiliar os órgãos competentes em caso de calamidade pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Integrante / Alessandro Roberto de Oliveira - Coordenador / Alan Carvalho Galante - Integrante / Gisele Berbat Barbosa Gaspar - Integrante / Sérgio de Mattos Ferreira - Integrante / Cristiane Marinho dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.

  • 2014 - Atual

    Unidade Móvel de Tratamento de Água Potável para Atender Comunidades Carentes, Descrição: Construir uma unidade móvel de tratamento de água servidas, com a finalidade de transforma-la em água potável e própria para consumo humano, para atender as necessidades de comunidades carentes e auxiliar os órgãos competentes em caso de calamidade pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Integrante / Alessandro Roberto de Oliveira - Coordenador / Alan Carvalho Galante - Integrante / Gisele Berbat Barbosa Gaspar - Integrante / Sérgio de Mattos Ferreira - Integrante / Cristiane Marinho dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento de Produtos Orgânicos a base de Fermentação Natural sem glúten como Estratégia para Promoção da Saúde, Descrição: O processo de fermentação natural resulta da ação bioquímica de diferentes micro-organismos que, em condições ótimas melhoram as propriedades físicas, químicas e estruturais, dos produtos associados à indústria de panificação. O consórcio microbiano associado a fermentação natural, é aplicado na produção de cerveja, laticínios, panificação e vinificação. As leveduras são provenientes da mistura de cereais, leguminosas, frutas, kefir, laticínios e farinhas em água. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários, como frutas e leguminosas, devido ao seu clima tropical favorável. Além disso, por sofrer influência europeia, a população brasileira é uma das maiores consumidoras de produtos originários de processos fermentativos como cervejas, pães e vinhos. Entretanto, o estado do Rio de Janeiro, é um dos estados brasileiros com a maior incidência de pessoas portadoras da doença celíaca. Esta doença está associada a pessoas que são intolerantes ao glúten e, se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado resultando na atrofia das vilosidades intestinais e, consequentemente, apresentando má absorção dos nutrientes pelo intestino, bem como diferentes manifestações clínicas como: diarreia, perda de peso e desnutrição. Analisando o cenário atual, é de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas com fermentos onde o trigo seja substituído por outras matérias-primas. Com isso, o projeto em questão tem como objetivo desenvolver novos fermentos naturais, elucidando as suas identidades químicas, utilizando insumos de fácil obtenção, livres de glúten, laticínios e conservantes, viabilizando novas formulações a população que apresentam restrições alimentares ou que queriam utilizar alimentos mais saudáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Odara Ramoa Baptista Melo - Integrante / Maysa Franco Zampa - Integrante / Evania Danieli Andrade Santos - Integrante / Andrea Cristina de Oliveira - Integrante / Kíssila Nogueira Lima da Silva - Integrante.

  • 2016 - Atual

    ADT1 (FAPERJ) Desenvolvimento de Produtos Orgânicos a base de Fermentação Natural sem glúten como Estratégia para Promoção da Saúde, Descrição: O processo de fermentação natural resulta da ação bioquímica de diferentes micro-organismos que, em condições ótimas melhoram as propriedades físicas, químicas e estruturais, dos produtos associados à indústria de panificação. O consórcio microbiano associado a fermentação natural, é aplicado na produção de cerveja, laticínios, panificação e vinificação. As leveduras são provenientes da mistura de cereais, leguminosas, frutas, kefir, laticínios e farinhas em água. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários, como frutas e leguminosas, devido ao seu clima tropical favorável. Além disso, por sofrer influência europeia, a população brasileira é uma das maiores consumidoras de produtos originários de processos fermentativos como cervejas, pães e vinhos. Entretanto, o estado do Rio de Janeiro, é um dos estados brasileiros com a maior incidência de pessoas portadoras da doença celíaca. Esta doença está associada a pessoas que são intolerantes ao glúten e, se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado resultando na atrofia das vilosidades intestinais e, consequentemente, apresentando má absorção dos nutrientes pelo intestino, bem como diferentes manifestações clínicas como: diarreia, perda de peso e desnutrição. Analisando o cenário atual, é de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas com fermentos onde o trigo seja substituído por outras matérias-primas. Com isso, o projeto em questão tem como objetivo desenvolver novos fermentos naturais, elucidando as suas identidades químicas, utilizando insumos de fácil obtenção, livres de glúten, laticínios e conservantes, viabilizando novas formulações a população que apresentam restrições alimentares ou que queriam utilizar alimentos mais saudáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Odara Ramoa Baptista Melo - Integrante / Maysa Franco Zampa - Integrante / Evania Danieli Andrade Santos - Integrante / Andrea Cristina de Oliveira - Integrante / Kíssila Nogueira Lima da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    ADT1 (FAPERJ) Desenvolvimento de Produtos Orgânicos a base de Fermentação Natural sem glúten como Estratégia para Promoção da Saúde, Descrição: O processo de fermentação natural resulta da ação bioquímica de diferentes micro-organismos que, em condições ótimas melhoram as propriedades físicas, químicas e estruturais, dos produtos associados à indústria de panificação. O consórcio microbiano associado a fermentação natural, é aplicado na produção de cerveja, laticínios, panificação e vinificação. As leveduras são provenientes da mistura de cereais, leguminosas, frutas, kefir, laticínios e farinhas em água. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários, como frutas e leguminosas, devido ao seu clima tropical favorável. Além disso, por sofrer influência europeia, a população brasileira é uma das maiores consumidoras de produtos originários de processos fermentativos como cervejas, pães e vinhos. Entretanto, o estado do Rio de Janeiro, é um dos estados brasileiros com a maior incidência de pessoas portadoras da doença celíaca. Esta doença está associada a pessoas que são intolerantes ao glúten e, se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado resultando na atrofia das vilosidades intestinais e, consequentemente, apresentando má absorção dos nutrientes pelo intestino, bem como diferentes manifestações clínicas como: diarreia, perda de peso e desnutrição. Analisando o cenário atual, é de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas com fermentos onde o trigo seja substituído por outras matérias-primas. Com isso, o projeto em questão tem como objetivo desenvolver novos fermentos naturais, elucidando as suas identidades químicas, utilizando insumos de fácil obtenção, livres de glúten, laticínios e conservantes, viabilizando novas formulações a população que apresentam restrições alimentares ou que queriam utilizar alimentos mais saudáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Odara Ramoa Baptista Melo - Integrante / Maysa Franco Zampa - Integrante / Evania Danieli Andrade Santos - Integrante / Andrea Cristina de Oliveira - Integrante / Kíssila Nogueira Lima da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    ADT1 (FAPERJ) Desenvolvimento de Produtos Orgânicos a base de Fermentação Natural sem glúten como Estratégia para Promoção da Saúde, Descrição: O processo de fermentação natural resulta da ação bioquímica de diferentes micro-organismos que, em condições ótimas melhoram as propriedades físicas, químicas e estruturais, dos produtos associados à indústria de panificação. O consórcio microbiano associado a fermentação natural, é aplicado na produção de cerveja, laticínios, panificação e vinificação. As leveduras são provenientes da mistura de cereais, leguminosas, frutas, kefir, laticínios e farinhas em água. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários, como frutas e leguminosas, devido ao seu clima tropical favorável. Além disso, por sofrer influência europeia, a população brasileira é uma das maiores consumidoras de produtos originários de processos fermentativos como cervejas, pães e vinhos. Entretanto, o estado do Rio de Janeiro, é um dos estados brasileiros com a maior incidência de pessoas portadoras da doença celíaca. Esta doença está associada a pessoas que são intolerantes ao glúten e, se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado resultando na atrofia das vilosidades intestinais e, consequentemente, apresentando má absorção dos nutrientes pelo intestino, bem como diferentes manifestações clínicas como: diarreia, perda de peso e desnutrição. Analisando o cenário atual, é de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas com fermentos onde o trigo seja substituído por outras matérias-primas. Com isso, o projeto em questão tem como objetivo desenvolver novos fermentos naturais, elucidando as suas identidades químicas, utilizando insumos de fácil obtenção, livres de glúten, laticínios e conservantes, viabilizando novas formulações a população que apresentam restrições alimentares ou que queriam utilizar alimentos mais saudáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Odara Ramoa Baptista Melo - Integrante / Maysa Franco Zampa - Integrante / Evania Danieli Andrade Santos - Integrante / Andrea Cristina de Oliveira - Integrante / Kíssila Nogueira Lima da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    ADT1 (FAPERJ) Desenvolvimento de Produtos Orgânicos a base de Fermentação Natural sem glúten como Estratégia para Promoção da Saúde, Descrição: O processo de fermentação natural resulta da ação bioquímica de diferentes micro-organismos que, em condições ótimas melhoram as propriedades físicas, químicas e estruturais, dos produtos associados à indústria de panificação. O consórcio microbiano associado a fermentação natural, é aplicado na produção de cerveja, laticínios, panificação e vinificação. As leveduras são provenientes da mistura de cereais, leguminosas, frutas, kefir, laticínios e farinhas em água. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários, como frutas e leguminosas, devido ao seu clima tropical favorável. Além disso, por sofrer influência europeia, a população brasileira é uma das maiores consumidoras de produtos originários de processos fermentativos como cervejas, pães e vinhos. Entretanto, o estado do Rio de Janeiro, é um dos estados brasileiros com a maior incidência de pessoas portadoras da doença celíaca. Esta doença está associada a pessoas que são intolerantes ao glúten e, se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado resultando na atrofia das vilosidades intestinais e, consequentemente, apresentando má absorção dos nutrientes pelo intestino, bem como diferentes manifestações clínicas como: diarreia, perda de peso e desnutrição. Analisando o cenário atual, é de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas com fermentos onde o trigo seja substituído por outras matérias-primas. Com isso, o projeto em questão tem como objetivo desenvolver novos fermentos naturais, elucidando as suas identidades químicas, utilizando insumos de fácil obtenção, livres de glúten, laticínios e conservantes, viabilizando novas formulações a população que apresentam restrições alimentares ou que queriam utilizar alimentos mais saudáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Odara Ramoa Baptista Melo - Integrante / Maysa Franco Zampa - Integrante / Evania Danieli Andrade Santos - Integrante / Andrea Cristina de Oliveira - Integrante / Kíssila Nogueira Lima da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    ADT1 (FAPERJ) Desenvolvimento de Produtos Orgânicos a base de Fermentação Natural sem glúten como Estratégia para Promoção da Saúde, Descrição: O processo de fermentação natural resulta da ação bioquímica de diferentes micro-organismos que, em condições ótimas melhoram as propriedades físicas, químicas e estruturais, dos produtos associados à indústria de panificação. O consórcio microbiano associado a fermentação natural, é aplicado na produção de cerveja, laticínios, panificação e vinificação. As leveduras são provenientes da mistura de cereais, leguminosas, frutas, kefir, laticínios e farinhas em água. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários, como frutas e leguminosas, devido ao seu clima tropical favorável. Além disso, por sofrer influência europeia, a população brasileira é uma das maiores consumidoras de produtos originários de processos fermentativos como cervejas, pães e vinhos. Entretanto, o estado do Rio de Janeiro, é um dos estados brasileiros com a maior incidência de pessoas portadoras da doença celíaca. Esta doença está associada a pessoas que são intolerantes ao glúten e, se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado resultando na atrofia das vilosidades intestinais e, consequentemente, apresentando má absorção dos nutrientes pelo intestino, bem como diferentes manifestações clínicas como: diarreia, perda de peso e desnutrição. Analisando o cenário atual, é de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas com fermentos onde o trigo seja substituído por outras matérias-primas. Com isso, o projeto em questão tem como objetivo desenvolver novos fermentos naturais, elucidando as suas identidades químicas, utilizando insumos de fácil obtenção, livres de glúten, laticínios e conservantes, viabilizando novas formulações a população que apresentam restrições alimentares ou que queriam utilizar alimentos mais saudáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Odara Ramoa Baptista Melo - Integrante / Maysa Franco Zampa - Integrante / Evania Danieli Andrade Santos - Integrante / Andrea Cristina de Oliveira - Integrante / Kíssila Nogueira Lima da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    ADT1 (FAPERJ) Desenvolvimento de Produtos Orgânicos a base de Fermentação Natural sem glúten como Estratégia para Promoção da Saúde, Descrição: O processo de fermentação natural resulta da ação bioquímica de diferentes micro-organismos que, em condições ótimas melhoram as propriedades físicas, químicas e estruturais, dos produtos associados à indústria de panificação. O consórcio microbiano associado a fermentação natural, é aplicado na produção de cerveja, laticínios, panificação e vinificação. As leveduras são provenientes da mistura de cereais, leguminosas, frutas, kefir, laticínios e farinhas em água. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários, como frutas e leguminosas, devido ao seu clima tropical favorável. Além disso, por sofrer influência europeia, a população brasileira é uma das maiores consumidoras de produtos originários de processos fermentativos como cervejas, pães e vinhos. Entretanto, o estado do Rio de Janeiro, é um dos estados brasileiros com a maior incidência de pessoas portadoras da doença celíaca. Esta doença está associada a pessoas que são intolerantes ao glúten e, se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado resultando na atrofia das vilosidades intestinais e, consequentemente, apresentando má absorção dos nutrientes pelo intestino, bem como diferentes manifestações clínicas como: diarreia, perda de peso e desnutrição. Analisando o cenário atual, é de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas com fermentos onde o trigo seja substituído por outras matérias-primas. Com isso, o projeto em questão tem como objetivo desenvolver novos fermentos naturais, elucidando as suas identidades químicas, utilizando insumos de fácil obtenção, livres de glúten, laticínios e conservantes, viabilizando novas formulações a população que apresentam restrições alimentares ou que queriam utilizar alimentos mais saudáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Odara Ramoa Baptista Melo - Integrante / Maysa Franco Zampa - Integrante / Evania Danieli Andrade Santos - Integrante / Andrea Cristina de Oliveira - Integrante / Kíssila Nogueira Lima da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    ADT1 (FAPERJ) Desenvolvimento de Produtos Orgânicos a base de Fermentação Natural sem glúten como Estratégia para Promoção da Saúde, Descrição: O processo de fermentação natural resulta da ação bioquímica de diferentes micro-organismos que, em condições ótimas melhoram as propriedades físicas, químicas e estruturais, dos produtos associados à indústria de panificação. O consórcio microbiano associado a fermentação natural, é aplicado na produção de cerveja, laticínios, panificação e vinificação. As leveduras são provenientes da mistura de cereais, leguminosas, frutas, kefir, laticínios e farinhas em água. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários, como frutas e leguminosas, devido ao seu clima tropical favorável. Além disso, por sofrer influência europeia, a população brasileira é uma das maiores consumidoras de produtos originários de processos fermentativos como cervejas, pães e vinhos. Entretanto, o estado do Rio de Janeiro, é um dos estados brasileiros com a maior incidência de pessoas portadoras da doença celíaca. Esta doença está associada a pessoas que são intolerantes ao glúten e, se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado resultando na atrofia das vilosidades intestinais e, consequentemente, apresentando má absorção dos nutrientes pelo intestino, bem como diferentes manifestações clínicas como: diarreia, perda de peso e desnutrição. Analisando o cenário atual, é de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas com fermentos onde o trigo seja substituído por outras matérias-primas. Com isso, o projeto em questão tem como objetivo desenvolver novos fermentos naturais, elucidando as suas identidades químicas, utilizando insumos de fácil obtenção, livres de glúten, laticínios e conservantes, viabilizando novas formulações a população que apresentam restrições alimentares ou que queriam utilizar alimentos mais saudáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Odara Ramoa Baptista Melo - Integrante / Maysa Franco Zampa - Integrante / Evania Danieli Andrade Santos - Integrante / Andrea Cristina de Oliveira - Integrante / Kíssila Nogueira Lima da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    ADT1 (FAPERJ) Desenvolvimento de Produtos Orgânicos a base de Fermentação Natural sem glúten como Estratégia para Promoção da Saúde, Descrição: O processo de fermentação natural resulta da ação bioquímica de diferentes micro-organismos que, em condições ótimas melhoram as propriedades físicas, químicas e estruturais, dos produtos associados à indústria de panificação. O consórcio microbiano associado a fermentação natural, é aplicado na produção de cerveja, laticínios, panificação e vinificação. As leveduras são provenientes da mistura de cereais, leguminosas, frutas, kefir, laticínios e farinhas em água. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários, como frutas e leguminosas, devido ao seu clima tropical favorável. Além disso, por sofrer influência europeia, a população brasileira é uma das maiores consumidoras de produtos originários de processos fermentativos como cervejas, pães e vinhos. Entretanto, o estado do Rio de Janeiro, é um dos estados brasileiros com a maior incidência de pessoas portadoras da doença celíaca. Esta doença está associada a pessoas que são intolerantes ao glúten e, se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado resultando na atrofia das vilosidades intestinais e, consequentemente, apresentando má absorção dos nutrientes pelo intestino, bem como diferentes manifestações clínicas como: diarreia, perda de peso e desnutrição. Analisando o cenário atual, é de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas com fermentos onde o trigo seja substituído por outras matérias-primas. Com isso, o projeto em questão tem como objetivo desenvolver novos fermentos naturais, elucidando as suas identidades químicas, utilizando insumos de fácil obtenção, livres de glúten, laticínios e conservantes, viabilizando novas formulações a população que apresentam restrições alimentares ou que queriam utilizar alimentos mais saudáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Odara Ramoa Baptista Melo - Integrante / Maysa Franco Zampa - Integrante / Evania Danieli Andrade Santos - Integrante / Andrea Cristina de Oliveira - Integrante / Kíssila Nogueira Lima da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    ADT1 (FAPERJ) Desenvolvimento de Produtos Orgânicos a base de Fermentação Natural sem glúten como Estratégia para Promoção da Saúde, Descrição: O processo de fermentação natural resulta da ação bioquímica de diferentes micro-organismos que, em condições ótimas melhoram as propriedades físicas, químicas e estruturais, dos produtos associados à indústria de panificação. O consórcio microbiano associado a fermentação natural, é aplicado na produção de cerveja, laticínios, panificação e vinificação. As leveduras são provenientes da mistura de cereais, leguminosas, frutas, kefir, laticínios e farinhas em água. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários, como frutas e leguminosas, devido ao seu clima tropical favorável. Além disso, por sofrer influência europeia, a população brasileira é uma das maiores consumidoras de produtos originários de processos fermentativos como cervejas, pães e vinhos. Entretanto, o estado do Rio de Janeiro, é um dos estados brasileiros com a maior incidência de pessoas portadoras da doença celíaca. Esta doença está associada a pessoas que são intolerantes ao glúten e, se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado resultando na atrofia das vilosidades intestinais e, consequentemente, apresentando má absorção dos nutrientes pelo intestino, bem como diferentes manifestações clínicas como: diarreia, perda de peso e desnutrição. Analisando o cenário atual, é de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas com fermentos onde o trigo seja substituído por outras matérias-primas. Com isso, o projeto em questão tem como objetivo desenvolver novos fermentos naturais, elucidando as suas identidades químicas, utilizando insumos de fácil obtenção, livres de glúten, laticínios e conservantes, viabilizando novas formulações a população que apresentam restrições alimentares ou que queriam utilizar alimentos mais saudáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Odara Ramoa Baptista Melo - Integrante / Maysa Franco Zampa - Integrante / Evania Danieli Andrade Santos - Integrante / Andrea Cristina de Oliveira - Integrante / Kíssila Nogueira Lima da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    ADT1 (FAPERJ) Desenvolvimento de Produtos Orgânicos a base de Fermentação Natural sem glúten como Estratégia para Promoção da Saúde, Descrição: O processo de fermentação natural resulta da ação bioquímica de diferentes micro-organismos que, em condições ótimas melhoram as propriedades físicas, químicas e estruturais, dos produtos associados à indústria de panificação. O consórcio microbiano associado a fermentação natural, é aplicado na produção de cerveja, laticínios, panificação e vinificação. As leveduras são provenientes da mistura de cereais, leguminosas, frutas, kefir, laticínios e farinhas em água. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários, como frutas e leguminosas, devido ao seu clima tropical favorável. Além disso, por sofrer influência europeia, a população brasileira é uma das maiores consumidoras de produtos originários de processos fermentativos como cervejas, pães e vinhos. Entretanto, o estado do Rio de Janeiro, é um dos estados brasileiros com a maior incidência de pessoas portadoras da doença celíaca. Esta doença está associada a pessoas que são intolerantes ao glúten e, se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado resultando na atrofia das vilosidades intestinais e, consequentemente, apresentando má absorção dos nutrientes pelo intestino, bem como diferentes manifestações clínicas como: diarreia, perda de peso e desnutrição. Analisando o cenário atual, é de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas com fermentos onde o trigo seja substituído por outras matérias-primas. Com isso, o projeto em questão tem como objetivo desenvolver novos fermentos naturais, elucidando as suas identidades químicas, utilizando insumos de fácil obtenção, livres de glúten, laticínios e conservantes, viabilizando novas formulações a população que apresentam restrições alimentares ou que queriam utilizar alimentos mais saudáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Siqueira Melo - Coordenador / Odara Ramoa Baptista Melo - Integrante / Maysa Franco Zampa - Integrante / Evania Danieli Andrade Santos - Integrante / Andrea Cristina de Oliveira - Integrante / Kíssila Nogueira Lima da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Prêmio Almirante Paulo Moreira, Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - Marinha do Brasil.

2002

Menção Honrosa por Pariticipação em Eventos, Faculdade da Região dos Lagos - FERLAGOS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ - Campus Macaé. , Avenida Aluízio da Silva Gomes - Gabinete 5 - Prédio da Química, Pólo Universitário, Granja dos Cavaleiros, 27930560 - Macaé, RJ - Brasil, Telefone: (022) 27962543, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2015

    Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Engenharia Bioquímica, Carga horária: 2

  • 2013 - 2015

    Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Síntese e Análise Orgânica, Carga horária: 2

  • 2012 - 2015

    Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Química Analítica, Carga horária: 4

  • 2012 - 2015

    Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Química Analítica Experimental, Carga horária: 2

  • 2012 - 2015

    Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Química Orgânica, Carga horária: 4

  • 2012 - 2015

    Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Biotecnologia Apliciada, Carga horária: 4

  • 2012 - 2015

    Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-graduação, Carga horária: 20

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Prof. Substituto de Quimica Analítica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/2018

      Direção e administração, UFRJ - Campus Macaé, .,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa.

    • 06/2017

      Ensino, Produtos Bioativos e Biociências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de Glicoconjugados

    • 03/2016

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Farmacaêutica I, Química Analítica Farmacêutica Experimental I, Química Analítica Farmacêutica Experimental II, Química Analítica Farmacêutica II

    • 03/2016

      Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Instrumental IV, Química Analítica Qualitativa, Química Analítica Qualitativa Experimental, Química Analítica Quantitativa, Química Analítica Quantitativa Experimental, Análise Instrumental III, Análise Instrumental III Experimental

    • 03/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé, Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA).,Cargo ou função, Vice-presidente da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) do Curso de Licenciatura em Química do Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro..

    • 03/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé, Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA).,Cargo ou função, Vice-presidente da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) do Curso de Bacharelado em Química do Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro..

  • 2001 - 2003

    Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

  • 2010 - 2011

    Universidade do Grande Rio

    Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor de Sistema de Auditoria, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor do Curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental

  • 2010 - 2011

    Universidade do Grande Rio

    Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor de Gestão de Resíduos Sólidos, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor do Curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental

  • 2010 - 2011

    Universidade do Grande Rio

    Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Prof. Processos Indust. e Trat. de Efluentes, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor do Curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental

  • 2010 - 2011

    Universidade do Grande Rio

    Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Prof. Gestão Prod. Perigosos e Anal. de Risco, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor do Curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental

  • 2006 - 2010

    Faculdade da Região dos Lagos

    Vínculo: Professor de Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Professor de Metodologia de Ensino, Carga horária: 3

  • 2005 - 2010

    Faculdade da Região dos Lagos

    Vínculo: Professor de Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Professor de Biofisica, Carga horária: 3

  • 2005 - 2010

    Faculdade da Região dos Lagos

    Vínculo: Professor de Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 3

  • 2004 - 2010

    Faculdade da Região dos Lagos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. de Química do Ensino Médio-CapFERLAGOS, Carga horária: 20

  • 2006 - 2006

    Faculdade da Região dos Lagos

    Vínculo: Professor de Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Professor de Prática Pedagógica de Ensino, Carga horária: 6