Marilda Aparecida Ionta
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1995), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra - Portugal. É professora Titular e colaboradora do departamento de História da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de História com ênfase em Brasil República e trabalha principalmente com seguintes temas: História, Subjetividade, Gênero, Cultura e Metodologias de Ensino em História. É autora do livro As cores da Amizade: cartas de Anita Malfatti, Oneyda Alvarenga, Henriqueta Lisboa e Mário de Andrade, entre outros textos.
Informações coletadas do Lattes em 30/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História
1999 - 2004
Universidade Estadual de Campinas
Título: As Cores da Amizade na Escrita Epistolar de Anita Malfatti, Oneyda Alvarenga, Henriqueta Lisboa e Mário de Andrade
Luiza Margareth Rago. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Amizade; Gênero; Escrita epistolar; Modernidade; Escrita íntima; Subjetividade. Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Extensão Rural
1991 - 1995
Universidade Federal de Viçosa
Título: O Ideário Rural no Brasil 1930-1940: Entre a Tradição e a Modernidade,Ano de Obtenção: 1995
Orientador: José Norberto Muniz
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: História; Modernidade; Representações.Grande área: Ciências Humanas
Pós-doutorado
2008 - 2009
Pós-Doutorado. , Universidade de Coimbra, UC, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
1999 - 1999
Extensão universitária em Foucault a Literatura e a História. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em História Oral: Memória e História. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
1993 - 1993
Epistemologia das Ciências Humanas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Curso de Treinamento Em Geografia Política. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Arquivística. (Carga horária: 30h). , Arquivo Nacional, AN, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em História Oral. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
Organização de eventos
IONTA, Marilda Aparecida . III Festival do Minuto do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. 2013. (Festival).
IONTA, Marilda Aparecida . II Festival do Minuto do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. 2012. (Festival).
IONTA, Marilda Aparecida . Diálogos contemporâneos. 2012. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . Mostra fotográfica: mulheres e memória na Universidade Federal de Viçosa. 2011. (Exposição).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenação do simpósio temático: Como o feminismo transformou a produção do conhecimento historico no Brasil. 2011. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . I Festival do Minuto do Colégio de Aplicação UFV. 2010. (Festival).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora do Simpósio Temático Foucault, mutações do olhar no XXIV Simpósio Nacional de História. 2007. (Congresso).
IONTA, Marilda Aparecida . Universidade, Arte , Imaginario: UAI. 2006. (Exposição).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora do X Encontro de RPG de Viçosa. 2005. (Congresso).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora da Mesa Redonda RPG em Educação. 2005. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora do Simpósio Temático Foucault, a Subjetividade e as Estéticas da Existência no XXIII Simpósio Nacional de História. 2005. (Congresso).
IONTA, Marilda Aparecida . Membro da comissão coordenadora do XXVIII Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. 2005. (Congresso).
IONTA, Marilda Aparecida . Membro da comissão organizadora da 76ª Semana do Fazendeiro e 6ª Clínica Tecnológica SEBRAE/UFV. 2005. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora da Mesa Redonda Arte e Gênero: Bordar a Vida e Esculpir Desejos. 2005. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora da palestra Cultura popular e resistência, apresentada por Frei Chico. 2005. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora da conversa com o escritor Nelson Motta. 2005. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora da II Oficina de Produção de Material Didático Pedagógico para as EFAs. 2005. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora da III Oficina de Elaboração de Material Didático e Capacitação na Base Nacional Comum. 2005. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora do Lançamento da Revista Ponto de Vista. 2005. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora da palestra A necessidade de pesquisas desenvolvidas pelo professores de ensino básico. 2005. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora da Mesa Redonda Foucault e a Hermenêutica do Sujeito no Colóquio Internacional Foucault. 2004. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora da comunicação coordenada Amizade e Subjetividade no XXI Simpósio Nacional de História. 2001. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora da palestra O Brasil no contexto da crise mundial proferida para alunos do Coluni. 1998. (Outro).
IONTA, Marilda Aparecida . Coordenadora dos trabalhos da sessão de comunicações individuais do IX Encontro da ANPUH-MG. 1994. (Outro).
Participação em eventos
Olimpíada Nacional em História do Brasil. Santo do Pau Oco. 2016. (Olimpíada).
V Encontro de Pesquisa em História.Políticas Feministas de subjetividade no Brasil Contemporâneo. 2016. (Encontro).
Olimpíada Nacional em História do Brasil. Memórias. 2015. (Olimpíada).
Ciclo de Palestras da 6ª Olimpíadas Nacional de História do Brasil. 2014. (Olimpíada).
Olimpíada Nacional em História do Brasil. Memórias. 2014. (Olimpíada).
III Colóquio Nacional Michel Foucault: Política, pensamento e ação.Derivas da escrita de si. 2013. (Simpósio).
Olimpíada Nacional em História do Brasil. Memórias. 2013. (Olimpíada).
XXVI Simpósio Nacional de História.A escrita de si como pratica de uma literatura menor. 2011. (Simpósio).
Cilco de Debates sobre II Plano Nacional de Políticas para mulheres. 2009. (Encontro).
Com as mãos na Massa. 2009. (Oficina).
I Encontro dos Colégios de Aplicação da Região Sudeste. 2009. (Encontro).
Seminários de do Programa de Doutoramento em Estudos Feministas.Da amizade figurações da subjetividade feminina na modernidade brasileira (1920-1945). 2009. (Seminário).
Seminários do Centro de Estudos Sociais.Mulheres em Cena na cibercultura: a escrita dos blogs e as reconfigurações das (inter) subjetividades. 2009. (Seminário).
X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Mulheres, história, discursos e blogs. 2009. (Congresso).
xxv Simpósio Nacional de História. Mulheres em cena nos Weblogs: reconfigurações das (inter) subjetividades. 2009. (Congresso).
XXV Simpósio Nacional de História.Mulheres em cena nos Weblogs: reconfigurações das (inter) subjetividades. 2009. (Simpósio).
Circuítos da Dominação do Capital e o Desafio da (Re) invenção da Emancipação no Séc. XXI.A escrita como possibilidade de (re)invenção poética de si. 2008. (Seminário).
Congresso Internacional Karl Marx. A literatura epistolar e criação poética de si. 2008. (Congresso).
Desafios aos Direitos humanos e à justiça Global:A luta pela igualdade e pelo reconhecimento da diferença. 2008. (Seminário).
Feminismo de Estado em Portugal. 2008. (Outra).
Promoção da igualdade de oportunidades e eliminação das discriminações no trabalho: uma análiseda sinuosidade da linha abissal a partir do Brasil. 2008. (Oficina).
Representações da Violência. 2008. (Seminário).
II Encontro do Projeto: "Gênero, sexualidade e Subjetividade na antiguidade e na (Pós) Modernidade: pesquisa em História Comparada.Da amizade entre Antigo e Modernos. 2007. (Encontro).
IV Simpósio de Extensão Universitária.Aprender e Ensinar História: os jogos de RPG na sala de aula. 2007. (Simpósio).
XVII Simpósio de Iniciação Científica, VII SIMPOS - mostra científica da Pós-Graduação, V Simpósio de Extensão Universitária.Mini-curso Aprender e Ensinar História com Jogos de Aventura. 2007. (Simpósio).
XXIV Simpósio Nacional de História.Das cartas aos emails. 2007. (Simpósio).
I Encontro do Projeto Temático.Considerações sobre amizade: entre antigos e modernos. 2006. (Encontro).
I Encontro Regional Sudeste de Cultura do FORPROEX. 2006. (Encontro).
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7.A artista nômade: cartas de Anita Malfatti a Mário de Andrade. 2006. (Seminário).
VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História.História e ensino: aventura e desventura da ordem republicana no Brasil através de jogos de RPG. 2006. (Encontro).
XVIII Encontro Regional de História.As mulheres e os discursos da amizade. 2006. (Encontro).
Integrante de Mesa Redonda.A Cultura na Universidade. 2005. (Encontro).
X Encontro de RPG.RPG e Educação. 2005. (Encontro).
XXIII Simpósio Nacional de História.A poética do sigilo: cartas de Henriqueta Lisboa a Mário de Andrade. 2005. (Simpósio).
Colóquio Internacional Sexualidade, Corpo e Gênero: Um Novo Olhar para História.História, Subjetividade e Sexualidade. 2004. (Simpósio).
II Semana Acadêmica do Curso de História.História e Literatura: Interseções. 2004. (Outra).
VII Congresso Internacional da Brazilian Association. A escultura de si na escrita epistolar de Anita Malfatti, Oneyda Alvarenga e Henriqueta Lisboa. 2004. (Congresso).
XVII Encontro Regional de História.A gramática das relações de gênero na arte da amizade. 2004. (Encontro).
Ciclo de Palestras: História, Genealogia e Rizoma. 2003. (Outra).
I Semana Acadêmica do Curso de História.Metodologia no Ensino de História. 2003. (Outra).
Ciclo de Palestras: Estudos Feministas, História das Mulheres e Gênero. 2002. (Outra).
Ciclo de Palestras: Gênero, Amores e Sexualidades, das Luzes à II Guerra Mundial. 2002. (Outra).
Palestra: A Tradução Feminista - Teorias e Práticas Subversiva. 2002. (Outra).
III Encontro Enfoques Feministas e as Tradições Disciplinares. 2001. (Encontro).
VI Congresso Internacional de Historia de La Cultura Escrita. Cartas de pijama: uma leitura da correspondência amistosa entre Mário de Andrade e Anita Malfatti (1921-1940). 2001. (Congresso).
XXI Simpósio Nacional de História.Amizade e subjetividade: as redes entre a escrita e o si mesmo nas cartas de amigo. 2001. (Simpósio).
Colóquio Foucault e Deleuze - O que estamos fazendo de nós mesmos?. 2000. (Simpósio).
XI Encontro Regional de História.A construção do mundo rural como representação: a celebração da natureza e da técnica. 1998. (Encontro).
III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. A roça iluminada 1930-1940: o jornalismo rural e a tradição intelectual. 1997. (Congresso).
III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. O papel dos colégios de aplicação nas universidades. 1997. (Congresso).
Seminário de Tese de RUBENS FAUSTO DA SILVA (MS Extensão Rural).O caráter da pesquisa científica na área de Zootecnia da UFV, no período de 1960 a 1985. 1995. (Seminário).
V Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Ciência e tecnologia nos anos trinta: a expressão do ideário rural. 1995. (Seminário).
IX Encontro Estadual da Associação Nacional de História.O ideário rural da imprensa agropecuária nos anos trinta: entre a tradição e a modernidade. 1994. (Encontro).
I Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. 1993. (Congresso).
Seminário Tempo, Filosofia e Arquitetura. 1993. (Seminário).
III Seminário Internacional de Política Agrícola. 1991. (Seminário).
XXXIX Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. 1991. (Congresso).
II Seminário Internacional de Política Agrícola. 1990. (Seminário).
Seminário sobre Organização de Arquivos Permanentes. 1985. (Seminário).
II Semana de História. 1982. (Encontro).
Participação em bancas
IONTA, Marilda Aparecida. Histórias do movimento feminista do Ceará: Célia Zanetti, Rosa Fonseca e Maria Luiza Fontenele. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.
IONTA, Marilda Aparecida. Feminismo e Modernidade na revista Fon-Fon (1907-1914). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília.
LUDWIG, M. P.; COELHO, France Maria Gontijo; SILVA, P. F. G.; BARRETO, M. L. M.;IONTA, Marilda Aparecida. Terra, trabalho, parentela e fé: uma abordagem sobre o espaço social e a herança afro-descendente na Comunidade Rural de Nogueira, Ponte Nova-MG. 2007. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa.
RAGO, Luzia Margareth;IONTA, Marilda Aparecida; SOARES, Carmen Lúcia. Alice Ruiz, Alzira Espíndola, Tetê Espíndola e Ná. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.
MENDES, Fábio Faria; VENÂNCIO, Renato Pinto; DOULA, Sheila Maria; BOTELHO, Maria Izabel Vieira;IONTA, Marilda Aparecida. Roupa nova para a velha senhora agrária: os engenheiros agrônomos e a modernização do campo. 2004. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Ser mulher "uma missão": a Escola Superior de Ciências Domésticas, Domesticidade, Discursos e Representações de Gênero. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
IONTA, Marilda Aparecida. "Navalhanaliga": a poética feminista de Alice Ruiz. 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.
IONTA, Marilda Aparecida. O movimento Hip Hop: a Anticordialidade da "República dos Manos". 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.
IONTA, Marilda Aparecida. Montagens de si: relações de amizade e experiências trans(femininas ) em Campos de Goytacazes (1990-2015)1. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
IONTA, Marilda Aparecida. Políticas Feministas da amizade: Rosa Fonseca, Célia Zanetti e Maria Luiza Fontenelle. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.
IONTA, Marilda Aparecida. Políticas Feministas da amizade: Rosa da Fonseca, Célia Zanetti e Maria Luiza Fontenelle. 2016.
IONTA, Marilda Aparecida. Subjetividades Inquietas: norma e contracondutas femininas em Júlia Lopes de Almeida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.
IONTA, Marilda Aparecida. A Revista Cultura Política: Educação, História do Brasil e ideário Nacionalista no Estado Novo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Feminismo tipográfico, identidades e representações: a mulher na imprensa de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro (1870-90). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. A margem do Centro D. Vital: Ação Católica em Jonathas Serrano. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Mulher moderna: um estudo sobre as representações femininas da década de 1920 em Caretas e Vida Capixaba. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Industria editorial e livro didático de História: imperativos de produção e consumo através de um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida; PIRES, J. O.; SILVA, A. I. O. E.. Costa Franco.Nas esquinas da arte e da loucura: comunicação e resistência nas obras plásticas de Adelina Gomes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, K. D.;IONTA, Marilda Aparecida; QUEIROZ, J. M.; MENDES, Fábio Faria. As filhas de Maria: ultramontanismo, educação e política. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. O ARTEsanato do Entre lugar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. A. 2006 - Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Criação, reprodução, Kitsch, estéticas globalizadas no artesanato local. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Corpo e gênero na produção das artistas visuais brasileiras. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.
IONTA, Marilda Aparecida. A. 2004 - Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Membro da banca examinadora para professor substituto. 2010. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Membro da banca examinadora para professor de História do CAP - João XXIII. 2010. Universidade Federal de Juiz de Fora.
IONTA, Marilda Aparecida. Membro da banca examinadora para professor substituto do Colégio Universitário. 2008.
BARBALHO, Duarte de Magalhães;IONTA, Marilda Aparecida; LIMA, Raquel dos Santos Sousa. Membro da banca examinadora do Concurso Público para Professor de História do Colégio Universitário. 2005. Universidade Federal de Viçosa.
SILVA, Laurindo da; MIRANDA, Beatriz Vasconcellos Dias; MAMBRO, Galba Ribeiro de;IONTA, Marilda Aparecida. Membro da banca examinadora do Concurso Público para Professor de História do Colégio Universitário. 1997. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida; NASCIMENTO, Martha Regina Brito Do; SOARES, Willian Gonçalves; ERTHAL, Rui. Presidente da banca examinadora do Concurso Público para Professor de Geografia do Colégio Universitário. 1996. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida; CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira; MIRANDA, Beatriz Vasconcellos Dias; BARRETO, Marcos Pinheiro. Presidente da banca examinadora do Concurso Público para Professor de História do Colégio Universitário. 1996. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida; MONTEIRO, Alberto Resende; NEVES, Clara Maria Gomide; SOUZA, Sumaia Cristina Chequer de. Presidente da banca examinadora do Concurso Público para Professor de Biologia do Colégio Universitário. 1996. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida; SÁ, José Dirceu Corrêa de; VIEIRA, Antônio Carlos; MARQUES, Luiz de Gonzaga Silveira. Presidente da banca examinadora do Concurso Público para Professor de Física do Colégio Universitário. 1995. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida; OLIVEIRA, Eleonice Lopes Laia; BARCELOS, Ana Maria Ferreira; VILELA, Denise Garcia. Presidente da banca examinadora do Concurso Público para Professor de Inglês do Colégio Universitário. 1995. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Membro da banca examinadora do Concurso para Professor de História. 1995. Centro Educacional Coeducar.
COELHO, France Maria Gontijo; MENDES, Fábio Faria;IONTA, Marilda Aparecida; MUNIZ, Vera Lúcia Travençolo; COSTA, Marisa Aparecida Rocha da; SOARES, Jeferson Boechat; TOMA, Paulo Shikazu. Historiador. 1993. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Membro da banca examinadora do Concurso Público para Professor de História do Colégio Universitário. 1993. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Membro da banca de avaliação de seleção de Monitor nível I. 2011.
IONTA, Marilda Aparecida. Membro da Banca examinadora para seleção de Monitor nível I. 2010. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Membro da banca examinadora do projeto experimental de RENATA MACIEL VILLANOVA. 2006. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Membro da banca examinadora do projeto de ANA LUIZA FERNANDES DE OLIVEIRA DIAS (MS Economia Doméstica). 2006. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Membro da banca examinadora do exame de seleção de monitores para o curso Pré-Vestibular do DCE. 2005. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Membro da banca examinadora do projeto de ALEXANDRO BORGES BATISTA (MS Economia Doméstica). 2004. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Membro da banca examinadora do II Ciclo de Seminário - Produção em Prosa do Romantismo, no COLUNI. 1995. Universidade Federal de Viçosa.
IONTA, Marilda Aparecida. Membro da banca examinadora do I Ciclo de Seminários - Produção em Prosa do Romantismo, no COLUNI. 1994. Universidade Federal de Viçosa.
OLIVEIRA, Allain Wilham Silva de;IONTA, Marilda Aparecida; NASCIMENTO, Martha Regina Brito Do. Membro da banca examinadora do exame de seleção de Monitor I para a disciplina Geografia do Coluni. 1993. Universidade Federal de Viçosa.
Orientou
A escola vai ao cinema; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Colégio de Aplicação) - Universidade Federal de Viçosa; (Orientador);
Terra, trabalho, parentela e fé: uma abordagem sobre o espaço social e a herança afro-descendente na Comunidade Rural de Nogueira, Ponte Nova-MG; 2007; Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa,; Coorientador: Marilda Aparecida Ionta;
Nas esquinas da arte e da Loucura: comunicação e resistência nas obras plástica de Adelina Gomes; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
A sedutora senhora morte: um estudo da obra da morte; Odes mínimas de Hilda Hilst; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Os discursos sobre a morte no Jornal de Viçosa na décade de 1920; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Ensino de História e Cinema; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História Coluni) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Ensino de História e Cinema; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História Coluni) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
A escola vai ao cinema; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Colégio de Aplicação) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Ensino de História e Cinema; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História Coluni) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Iniciação científica de 2; ° grau; 2006; Iniciação Científica - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Iniciação científica; 2005; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Cinema: a história em movimento; 2012; Orientação de outra natureza; (História Coluni) - Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Viços; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Estágio Supervisionado de Licenciatura em História; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Dias Júnior; Extensão institucional; 2007; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Estágio Supervisionado de licenciatura; 2007; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Extensão institucional; 2006; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Estágio Supervisionado de Licenciatura; 2006; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Estágio Supervisionado de Licenciatura; 2006; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Estágio Supervisionado de Licenciatura; 2006; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Estágio; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Estágio; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marilda Aparecida Ionta;
Produções bibliográficas
-
IONTA, Marilda Aparecida . Mulheres em cena: derivas da escrita de si. Labrys (Edição em Português. Online) , v. 25, p. on-line, 2014.
-
IONTA, Marilda Aparecida . Oneyda Alvarenga escreve a Mário de Andrade. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i57p161-179 , v. 57, p. 161-179, 2013.
-
IONTA, Marilda Aparecida . A escrita de si como pratica de uma literatura menor. Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso) , v. 19, p. 91-101, 2011.
-
IONTA, Marilda Aparecida . Amizades Líquidas: considerações sobre os elos (inter)subjetivos nos weblogs. Fênix (UFU. Online) , v. 7, p. 2, 2010.
-
IONTA, Marilda Aparecida . Aprender e Ensinar História: os jogos de RPG na sala de aula. Revista Ponto de Vista , v. 06, p. 23-30, 2010.
-
IONTA, Marilda Aparecida . Vamos brincar de História. Revista de História (Rio de Janeiro) , v. 24, p. 80-83, 2007.
-
IONTA, Marilda Aparecida . As mulheres e os discursos da amizade. Labrys. Estudos Feministas (Edição em português. Online) , v. 9, p. 1-10, 2006.
-
IONTA, Marilda Aparecida . A escultura de si nas cartas de Anita Malfatti, Oneyda Alvarenga e Henriqueta Lisboa. História Oral (Rio de Janeiro) , v. 8, p. 145-168, 2005.
-
IONTA, Marilda Aparecida ; MESQUITA, M. M. . Casa Universitária de cultura e Arte - CUCA. Revista Brasileira de Extensão Universitária , v. 1, p. 124-129, 2005.
-
IONTA, Marilda Aparecida . A escultura de si nas cartas de Anita Malfatti, Oneyda Alvarenga e Henriqueta Lisboa. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro , v. 165, p. 1-10, 2004.
-
IONTA, Marilda Aparecida . As cores da amizade: cartas de Anita Malfatti, Oneyda Alvarenga, Henriqueta Lisboa e Mário de Andrade. 1. ed. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2007. v. 1. 236p .
-
IONTA, Marilda Aparecida . Escritas de si em cartas e blogs: figurações da subjetividade feminina. In: Margareth Rago; Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel. (Org.). Paisagens e tramas: o gênero entre a história e a arte. 1ed.São Paulo: Intermeios, 2013, v. , p. 11-24.
-
IONTA, Marilda Aparecida . Da amizade entre antigos e Modernos. In: Margareth Rago e Pedro Paulo Funari. (Org.). Subjetividades na Antiguidade e na pós modernidade. : , 2008, v. , p. -.
-
IONTA, Marilda Aparecida . Cartas de Pijama: amizade e relações de gênero na corrrespondência de Mário de Andrade e Anita Malfatti. In: BASTOS, Maria Helena Câmara; CUNHA, Maria Teresa Santos; MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. (Org.). Destino das letras: história, educação e escrita epistolar. Passo Fundo-RS: UPF, 2002, v. , p. 243-263.
-
IONTA, Marilda Aparecida ; RESENDE, J. V. B. ; Lígia Lacerda Teixeira . Memória e Cultura Popular no Lar dos Velhinhos de Viçosa. In: II Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, 2014, Belo Horizonte. Anais da II Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, 2014.
-
IONTA, Marilda Aparecida ; Lígia Lacerda Teixeira . Cinema: a história em delírio. In: I Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, 2013, Belo Horizonte. Anais da ! Febrat: Feira brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas técnicas. Belo Horizonte, 2013.
-
IONTA, Marilda Aparecida . A arte da Amizade na cultura digital: blogs femininos e feministas. In: X Congresso Luso-Afrobrasileiro de Ciência Sociais, 2009, Braga - Portugal. X Congresso Luso-Afrobrasileiro de Ciências Sociais, 2009.
-
IONTA, Marilda Aparecida . A poética do sigilo: cartas de Henriqueta Lisboa a Mário de Andrade. In: XXIII Simpósio Nacional de História: História Guerra e Paz, 2005, Londrina-PR. CD-ROM do XXIII Simpósio Nacional de História: História Guerra e Paz. Londrina: Editorial Mídia, 2005.
-
IONTA, Marilda Aparecida . Cartas de Pijama: relações de gênero na amizade e na escrita epistolar de Mário de Andrade e Anita Malfatti. In: VI Congreso Internacional de Historia de La Cultura Escrita, 2002, Madrid. Actas del VI Congreso Internacional de Historia de La Cultura Escrita. Madrid: Calambur, 2002. v. 1. p. 505-517.
-
IONTA, Marilda Aparecida . A escrita como possibilidade de (re) invenção poética de si. In: Circuitos da Dominação do Capital, 2008, Coimbra. Circuitos da dominação do Capital, 2008.
-
IONTA, Marilda Aparecida . A escultura de si na escrita epistolar. In: VII Congresso Internacional da Brazilian Studies Association, 2004, Rio de Janeiro. Anais do VII Congresso Internacional da Brazilian Studies Association, 2004.
-
IONTA, Marilda Aparecida . A fabricação de si nas teias da amizade e da escrita epistolar. In: Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas, 2004, Florianópolis. CD-ROM do Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas. Florianópolis: UFSC, 2004.
-
IONTA, Marilda Aparecida . A gramática das relações de gênero na arte da amizade. In: XVII Encontro Regional de História, 2004, Campinas. Anais do XVII Encontro Regional de História. Campinas-SP: UNICAMP, 2004.
-
IONTA, Marilda Aparecida ; Lígia Lacerda Teixeira . Ensino de História e Cinema. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2014, Viçosa. Simpósio de Intregração Acadêmica da Universidade Federal de Viçosa 2014, 2014.
-
IONTA, Marilda Aparecida ; CARVALHO, T. P. ; MARTINS, R. B. . Diálogos Contemporênos. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2014, Viçosa. Simpósio de Intregração Acadêmica da Universidade Federal de Viçosa 2014, 2014.
-
IONTA, Marilda Aparecida ; MEIRA, J. M. A. ; TEIXEIRA, L. L. . A participação feminina na produção científica no CAp-COLUNI/UFV. In: Simpósio de Integração Acadêmica da Universidade Federal de Viçosa, 2014, Viçosa. Simpósio de Intregração Acadêmica da Universidade Federal de Viçosa 2014, 2014.
-
IONTA, Marilda Aparecida . Feminismos e narrativas de si na cultura digital. In: III Congreso Internacional Ciencia, Tecnologías Y Culturas, 2013, Santiago. Diálogos entre las disciplinas del conocimiento, 2013.
-
Talles Neves Silva Bhering ; IONTA, Marilda Aparecida . Cinema: história em movimento. In: Simpósio de integração acadêmica da Universidade Federal de Viçosa, 2012, Viçosa. Simpósio de Intregração Acadêmica da Universidade Federal de Viçosa 2012, 2012.
-
IONTA, Marilda Aparecida ; TOLEDO, F. L. ; NASCIMENTO, I. O. P. . A Escola vai ao cinema. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2011, Viçosa. Simpósio de Intregração Acadêmica da Universidade Federal de Viçosa 2011, 2011.
-
IONTA, Marilda Aparecida . Mulheres em cena nos Weblogs: reconfigurações das (inter)subjetividades. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. História e Ética: Simpósios temáticos e Resumos do XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: Fortaleza, 2009. p. 36-507.
-
IONTA, Marilda Aparecida . Literatura epistolar e criação poética de si. In: Congresso Internacional Karl Marx, 2008, Lisboa. Congresso Internacional Karl Marx, 2008.
-
Oliveira, Nataly Batista ; IONTA, Marilda Aparecida . História e Ensino: Navegando na Modernidade. In: XVI Simpósio de Inciação Científica, 2007, Viçosa. XVI Simpósio de Iniciação Científica, 2007.
-
IONTA, Marilda Aparecida ; RANGEL, L. A. S. ; Martha Shauna Batista . A vida como arte. In: Simpósio de Iniciação Científica, 2007, Viçosa. Simpósio de Iniciação Científica, 2007.
-
IONTA, Marilda Aparecida ; MARQUES, P. C. . A linguagem cinematográfica nas escolas da cidade de Viçosa. In: Simpósio de Iniciação Científica, 2007, Viçosa. Simpósio de Iniciação Científica, 2007.
-
ALVES, C. G. ; DAIAN, G. ; IONTA, Marilda Aparecida . Aprender e Ensinar História: os jogos de RPG na sala de aula. In: Simpósio de Iniciação Científica, 2007, Viçosa. Simpósio de Extensão Universitária, 2007.
-
IONTA, Marilda Aparecida . História e ensino: aventura e desventura da ordem republicana no Brasil através de jogos de RPG. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, 2006, Belo Horizonte-MG. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. Belo Horizonte, 2006. v. 1. p. 31-31.
-
IONTA, Marilda Aparecida . As mulheres e os discursos da amizade. In: XVIII Encontro Regional de História, 2006, Assis-SP. Anais do XVIII Encontro Regional de História. Assis: ANPUH, 2006. v. 1. p. 164-164.
-
IONTA, Marilda Aparecida ; LOUREIRO, G. D. . Aprender e Ensinar História: os jogos de RPG na sala de aula. In: VIII Congresso Ibero Americano, 2005, Rio de Janeiro. Navegar é preciso - Transformar é necessário. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. v. 3. p. 1-190.
-
IONTA, Marilda Aparecida ; STEHLING, Rafaela ; RAASCH, S ; LOUREIRO, G . História e ensino: aventura e desventuras da ordem republicana no Brasil através de jogos de RPG. In: II Semana Acadêmica do Curso de História, 2004, Viçosa. Anais do II Semana Acadêmica do Curso de História. Viçosa: UFV, 2004. p. 23-24.
-
IONTA, Marilda Aparecida . Amizade e subjetividade. In: VI International Conference Of The Brazilian Studies Association, 2002, Atlanta. Proceedings of VI International Conference Of The Brazilian Studies Association. Atlanta: BRASA, 2002.
-
IONTA, Marilda Aparecida . As redes entre a escrita e o si mesmo nas cartas de amigo. In: XXI Simpósio Nacional de História, 2001, Niterói. Anais do XXI Simpósio Nacional de História. Niterói: UFF, 2001. p. 218-219.
-
IONTA, Marilda Aparecida . A roça iluminada: tradição e modernidade na sociedade rural brasileira. In: III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, 1997, Juiz de Fora. Anais do III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. Juiz de Fora: UFJF, 1997.
-
IONTA, Marilda Aparecida . A escrita de si como prática de uma literatura menor: cartas de Anita Malfatti a Mário de Andrade. Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso) , 2010.
-
IONTA, Marilda Aparecida . Insubordinações Literárias e Reescrita Feministas nos contos de Margareth Atwood. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Políticas de Amizades Femininas e feminista no Brasil Contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Das Amizades Femininas e Feministas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Políticas feministas de subjetividade no Brasil Contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . História e Políticas da Amizade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Derivas da Escrita de si. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Feminismos e narrativas de si na cultura digital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Escritas de si, feminismos e cuidado do mundo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Talles Neves Silva Bhering ; IONTA, Marilda Aparecida . Cinema: a história em movimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Lígia Lacerda Teixeira ; IONTA, Marilda Aparecida . Ensino de História e Cinema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
IONTA, Marilda Aparecida . A escrita de si como pratica de uma literatura menor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Oneyda Alvarenga escreve a Mário de Andrade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Genêro, subjetividade e arte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . A escola vai ao cinema. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Mulheres em cena na cibercultura: reconfigurações das (inter) subjetividades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Mulheres em cena nos weblogs: reconfigurações das (inter) subjetividade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
IONTA, Marilda Aparecida . A arte da Amizade na cultura digital: blogs femininos e feministas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Da amizade: figurações da subjetividade feminina na modernidade brasileira (1920-1945). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Da amizade: Figurações da subjetividade feminina na modernidade brasileira (1920-1945). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Literatura Epistolar e criação poética de si. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IONTA, Marilda Aparecida . A escrita como possibilidade de (re) invenção poética de si. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
IONTA, Marilda Aparecida . A escrita como possibilidade de (re)invenção poética de si. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Das cartas aos emails. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
IONTA, Marilda Aparecida . As cores da Amizade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . XVII Simpósio de iniciação científica, VII SIMPOS - mostra científica da Pós-Graduação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Aprender e Ensinar História: os Jogos de RPG na sala de aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Da Amizade entre antigos e modernos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . História e ensino: aventura e desventura da ordem republicana no Brasil através de jogos de RPG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
IONTA, Marilda Aparecida . A artista nômade: cartas de Anita Malfatti a Mário de Andrade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
IONTA, Marilda Aparecida . As mulheres e os discursos da amizade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Práticas e discurso do regime militar no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . A amizade feminina: problematizações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Natally Batista Vieira ; IONTA, Marilda Aparecida . História e Ensino: Navegando na Modernidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
IONTA, Marilda Aparecida . A poética do sigilo: cartas de Henriqueta Lisboa a Mário de Andrade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
IONTA, Marilda Aparecida . A gramática das relações de gênero na arte da amizade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
IONTA, Marilda Aparecida . A escultura de si na escrita epistolar de Anita Malfatti, Oneyda Alvarenga e Henriqueta Lisboa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Amizade e subjetividade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Amizade e subjetividade: as redes entre a escrita e o si mesmo nas cartas de amigos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Cartas de pijama: relações de gênero na amizade e na escrita epistolar de Mário de Andrade e Anita Malfatti. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IONTA, Marilda Aparecida . A construção do mundo rural como representação: acelebração da natureza e da técnica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
IONTA, Marilda Aparecida . A roça iluminada 1930-1940: o jornalismo rural e a tradição intelectual ruralista. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Ciência e tecnologia nos anos trinta: a expressão do ideário rural. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
IONTA, Marilda Aparecida . O ideário rural da imprensa agropecuária nos anos trinta: entre a tradição e a modernidade. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Cinco anos do Festival do Minuto do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa 2015 (DVD).
-
IONTA, Marilda Aparecida . História do Brasil III 2013 (Apostila didática).
-
IONTA, Marilda Aparecida . Da amizade no contexto da cultura digital: os blogs femininos e feministas 2009 (Relatório de Pos-Doutorado).
-
IONTA, Marilda Aparecida . As cores da amizade na escrita epistolar de Anita Malfatti, Oneyda Alvarenga, Henriqueta Lisboa e Mário de Andrade. Campinas: UNICAMP, 2004 (Tese).
-
IONTA, Marilda Aparecida . O ideário rural no Brasil 1930/1940: entre a tradição e a modernidade. Viçosa: UFV, 1995 (Tese).
Outras produções
IONTA, Marilda Aparecida . Assessoria técnica no cumprimento das exigências da deliberação normativa do Conselho Curador do IEPHA/MG, no quesito ICMS Patrimônio Cultural, ao município de Senador Firmino. 2006.
IONTA, Marilda Aparecida . Assessoria técnica na produção de material didático de História para o ensino fundamental e médio das Escolas Famílias Agrícolas de Minas Gerais, como parte do Convênio entre a UFV e a AMEFA. 2005.
IONTA, Marilda Aparecida . Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História UFMG. 2017.
IONTA, Marilda Aparecida . Membro da comissão científica do III simpósio Nacional/I simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2011.
IONTA, Marilda Aparecida . Membro da comissão II Colóquio Nacional Michel Foucault: o governo da infância. 2011.
IONTA, Marilda Aparecida . Membro de Comissão técnica de Processos Seletivos. 2010.
IONTA, Marilda Aparecida . Parecerista do PIBIC/CNPQ. 2009.
IONTA, Marilda Aparecida . Presidente da Comissão de Pesquisa e Extensão do CAP-COLUNI. 2009.
IONTA, Marilda Aparecida . Processo PROBIC/FAPEMIG E FUNARBIC. 2009.
IONTA, Marilda Aparecida . Da amizade no contexto da cultura digital: os blogs femininos e feministas. 2009.
IONTA, Marilda Aparecida . Avaliadora dos projetos edital PIBIC/CNPQ 2009/2010. 2009.
IONTA, Marilda Aparecida . Parecerista ad hoc da Revista Vivência UFRN. 2008.
IONTA, Marilda Aparecida . Parecerista das provas de História para o cargo de Professor de Educação Básica (PEB) do Concurso da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. 2006.
IONTA, Marilda Aparecida . Instantâneos de Foucault. 2015. .
IONTA, Marilda Aparecida . História do Brasil: Primeira República. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
IONTA, Marilda Aparecida . Da amizade no contexto da cultura digital: os blogs femininos e feministas. 2009. (Relatório de pesquisa).
IONTA, Marilda Aparecida . Estruturação da Educação Patrimonial para os Primeiros Anos do Ensino Fundamental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
IONTA, Marilda Aparecida ; LOUREIRO, G . Aprender e Ensinar com Jogos de Aventura. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
IONTA, Marilda Aparecida . O sujeito do feminismo: gênero e identidades - História da sexualidade. 2007. .
IONTA, Marilda Aparecida . História e Ensino: Aventura e Desventura da Ordem Republicana no Brasil. 2007. (Relatório de pesquisa).
IONTA, Marilda Aparecida . Oficina de Metodologia em Ensino de História: Aprender e Ensinar com Jogos de Aventuras. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
IONTA, Marilda Aparecida . Aprender e Ensinar com Jogos de Aventura. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
IONTA, Marilda Aparecida . Educação Patrimonial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
IONTA, Marilda Aparecida . Historiografia e Metodologia do Ensino e da Pesquisa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
IONTA, Marilda Aparecida . Curso de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Fundamental da Rede Estadual. 1997. .
IONTA, Marilda Aparecida . Curso de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Fundamental da Rede Estadual. 1997. .
IONTA, Marilda Aparecida . Curso de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Fundamental da Rede Estadual. 1997. .
IONTA, Marilda Aparecida . Curso de capacitação de monitores da Escolas Famílias Agrícolas de Minas Gerais. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
IONTA, Marilda Aparecida . A dimensão da pesquisa e da extensão. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
IONTA, Marilda Aparecida . A avaliação no processo ensino aprendizagem. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
IONTA, Marilda Aparecida . Curso de conteúdos básicos de 1ª a 4ª série. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
IONTA, Marilda Aparecida . Curso de conteúdos básicos de 1ª a 4ª série. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
IONTA, Marilda Aparecida . Metodologia do ensino de História. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
IONTA, Marilda Aparecida . Estudo sobre tipos de abordagens tradicionais e críticas a respeito da mulher na história brasileira. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2013
Ensino de História e Cinema, Descrição: O projeto explora as potencialidades e limites da utilização do cinema em sala de aula. A partir das películas cinematográficas existentes no mercado busca-se fazer uma articulação do cinema com os temas históricos contidos nos PCN's.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilda Aparecida Ionta - Coordenador.
-
2009 - Atual
A escola vai ao cinema, Descrição: Projeto de Extensão sobre ensino de história e cinema cujo objetivo é desenvolver a sensibilidade ética e estéticas dos estudantes de ensino de médio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Marilda Aparecida Ionta - Coordenador.
-
2006 - 2009
História e ensino: aventura e desventura da república no Brasil, Descrição: Produzir material didático; desenvolver técnicas para trabalhar categoria abstratas da disciplina histórica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilda Aparecida Ionta - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
-
2006 - 2007
Identidade e territorialidade: comunidade negra rural de Ponte Nova-MG, Descrição: Analisar a comunidade negra negra de Nogueira, município de Ponte Nova, Zona da Mata norte de Minas Gerais, procurando identificar mudanças e permanências, bem como o papel da etnia na territorialidade e identidade coletiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marilda Aparecida Ionta - Integrante / Márcia Pinheiro Ludwig - Coordenador / Patrícia Fernanda Gouveia da Silva - Integrante / Ana Luiza Fernandes de Oliveira Dias - Integrante., Número de orientações: 1
-
2005 - 2006
O trabalho agrícola para regenerar os adeptos do ócio: a atuação da justiça e o discurso político contra a prática de vadiagem em Minas Gerais (1890-1940), Descrição: Identificar a incidência do crime de vadiagem nas estatísticas criminais das localidades mineiras. Investigar o funcionamento da Colônia Correcional Agrícola de Bom Destino, a criação da Penitenciária Agrícola de Neves e a relação com o crime de vadiagem. Identificar nos discursos dos juristas mineiros quais as influências ideológicas que prevaleceram na criação da categoria social de "vadio".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marilda Aparecida Ionta - Integrante / Sheila Maria Doula - Coordenador / Karla Leal Luz de Souza e Silva - Integrante / Ana Louise de Carvalho Fiúza - Integrante.
-
1999 - 2004
As cores da amizade na escrita epistolar de Anita Malfatti, Oneyda Alvarenga, Henriqueta Lisboa e Mário de Andrade, Descrição: O presente projeto investigou as relações de amizade na modernidade brasileira a partir da correspondência trocada entre artistas e intelectuais do Brasil da primeira metade do século XX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marilda Aparecida Ionta - Integrante / Luzia Margareth Rago - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
1991 - 1994
O ideário rural da imprensa agropecuária nos anos trinta: entre a tradição e a modernidade, Descrição: Conhecer o poder invisível da tecnologia; compreender o significado de moderno divulgado para o mundo rural; identificar as idéias que acompanharam a difusão do conhecimento científico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marilda Aparecida Ionta - Integrante / Fábio Faria Mendes - Integrante / José Norberto Muniz - Coordenador / Fernando Antônio da Silveira Rocha - Integrante.
Prêmios
2013
Mençao Honrosa - Cinema: História em movimento, Universidade Federal de Viçosa.
2011
Arthur Bernardes - pesquisa, Universidade Federal de Viçosa.
2007
Medalha Arthur Bernardes, Universidade Federal de Viçosa.
1996
Dissertação de mestrado premiada no XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural - SOBER, SOBER. Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural -.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Viçosa, Colégio Universitário. , Av. P.H. Rolfs, s/n°, Centro, 36570-000 - Vicosa, MG - Brasil, Telefone: (31) 38991713, URL da Homepage:
Experiência profissional
1992 - Atual
Universidade Federal de ViçosaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
- Aprovada em 1° lugar no Concurso Público para Professor Substituto de História do Coluni, em 04 de junho de 1992. - Contratada como Professora Substituta de História do Coluni, em 22 de julho de 1992. - Aprovada em 1° lugar no Concurso Público para Professor de 2° Grau do Coluni, na área de Estudos Sociais, 09 a 10 de dezembro de 1992. - Contratada como Professora de Ensino de 2° Grau da UFV, com lotação no Coluni, em 1° de julho de 1993. - Professora Titular do CAP-Coluni em novembro de 2015.
Atividades
-
01/2007
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HIS 413 História e Memória
-
09/2005
Direção e administração, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Coordenadora da Casa Arthur Bernardes da UFV.
-
03/1999
Pesquisa e desenvolvimento.,Linhas de pesquisa
-
09/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Coordenadora do Exame de Seleção do Colégio Universitário da UFV.
-
12/2004 - 03/2007
Direção e administração, Divisão de Assuntos Culturais.,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Assuntos Culturais da UFV.
-
02/2006 - 02/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão de Assuntos Culturais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Assessoramento da Divisão de Assuntos Culturais.
-
01/2007 - 01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada da avaliação do PIBEX 2007.
-
01/2006 - 01/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada da elaboração e correção das provas de História do Exame de Seleção do Coluni.
-
11/2005 - 11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de propor e gerenciar o Programa de Eventos e Registros Alusivos ao 80° aniversário de fundação da UFV.
-
01/2005 - 01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada da elaboração e correção das provas de História do Exame de Seleção do Coluni, em 2005.
-
01/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Colégio Universitário, Colégio Universitário.,Atividade realizada, Orientadora de monitores de História do Cursinho Popular do DCE/UFV.
-
01/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão pedagógica do Coluni.
-
06/1992 - 11/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, História (592 horas)
-
01/2003 - 01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de elaborar as provas de História do Exame de Seleção do Coluni de 1999.
-
08/1998 - 09/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), como representante do 2° Grau.
-
09/1998 - 07/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão especial, designada pelo CPPD, encarregada de apresentar proposta de normatização da avaliação dos docentes do 2° grau.
-
01/1999 - 01/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de elaborar as provas de História do Exame de Seleção do Coluni de 1999.
-
09/1998 - 09/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de apresentar proposta para normatizar avaliação dos docentes do 2.° grau.
-
08/1998 - 08/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de avaliar o estágio probatório do Prof. Duarte de Magalhães Barbalho.
-
06/1998 - 06/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de apresentar proposta para a criação dos cursos de graduação em História e Geografia da UFV.
-
01/1998 - 01/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Fiscal do Concurso Vestibular de 1998 da UFV.
-
01/1998 - 01/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Presidente da comissão de elaboração de provas de História do Exame de Seleção do Coluni de 1998.
-
01/1998 - 01/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão de correção de provas de Geografia do Exame de Seleção do Coluni de 1998.
-
01/1997 - 01/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão de elaboração e correção de provas de História do Exame de Seleção do Coluni de 1997.
-
11/1995 - 10/1996
Direção e administração, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Diretora do Colégio Universitário da UFV.
-
02/1996 - 02/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Presidente da comissão encarregada de compor a coordenação de estágios do Coluni.
-
07/1995 - 02/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Pesquisa do Colégio Universitário.
-
01/1996 - 01/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Presidente da comissão de elaboração e correção das provas de Geografia e História do Brasil do Exame de Seleção do Coluni de 1996.
-
01/1995 - 01/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de elaborar as provas de Geografia e História do Brasil do Exame de Seleção do Coluni de 1995.
-
01/1995 - 01/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão responsável pela elaboração do programa da prova de História do Concurso Vestibular de 1995 da UFV.
-
03/1994 - 03/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de elaborar projeto de criação dos cursos de História e Geografia a serem implantados na UFV.
-
01/1994 - 01/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de elaborar as provas de Geografia e História do Brasil do Exame de Seleção do Coluni de 1994.
-
09/1993 - 09/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Universitário.,Cargo ou função, Presidente da comissão encarregada de analisar a estrutura organizacional e educacional dos estabelecimentos de ensino médio vinculados às universidade federais, visando a elaboração de uma proposta para o Colégio Universitário.
1990 - 1990
Sistema Equipe de EnsinoVínculo: celestista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1990 - 11/1990
Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil
1988 - 1990
Instituto Granbery da Igreja MetodistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1988 - 02/1990
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
1987 - 1990
Colégio dos Jesuitas Juiz de Fora MgVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1987 - 03/1990
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marilda Aparecida Ionta e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?