Clara Virgínia de Queiroz Pinheiro

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Psicologia pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas (1992), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutorado no CNRS/CERME3/Université Paris-Descartes. Membro do GT/AMPEPP Psicanálise, Política e Clínica e membro/fundadora do Laboratório de Estudos em Psicanálise, Cultura e Subjetividade - LAEpCUS. É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza/UNIFOR, onde desenvolve atividades de pesquisa e ensino nas áreas de Psicologia e Psicanálise sobre as condições histórica, cultural e epistemológica da experiência da subjetividade.

Informações coletadas do Lattes em 02/05/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

1998 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: NORMA E CUIDADO DE SI: FOUCAULT E A HISTÓRIA DAS PRÁTICAS DE SUBJETIVIDADE
Orientador: BENILTON BEZERRA JR
Palavras-chave: Subjetividade; Michel Foucault; norma; Ética.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Mestrado em Psicologia

1988 - 1992

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Título: Um estudo sobre a teoria freudiana da psicose,Ano de Obtenção: 1992
Antônio Terzis.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Psicose; Freud; Psicopatologia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Graduação em Psicologia

1981 - 1986

Universidade Federal do Ceará
Título: Estudos sobre o conceito psicanalítico do inconsciente
Orientador: Francisco Ramos de Faria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2012

Pós-Doutorado. , CNRS/CERME3/Université Paris Descartes, CNRS/CERME3, França. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2001 - 2001

Nietzsche, Foucault e Sennett: uma genealogia.... (Carga horária: 9h). , Alpendre - Casa de Arte, Pesquisa e Produção, ALPENDRE, Brasil.

1993 - 1993

Técnicas Pedagógicas para Prática de Vivências. (Carga horária: 3h). , Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.

1988 - 1991

Fund.filosoficos da psicologia e psicanálise. (Carga horária: 900h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1983 - 1983

Psicanálise Lacaniana. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TEIXEIRA, Leônica Cavalcante ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . V Encontro Nacional Psicanálise, Política e Clínia: Psicanálise & Políticas Públicas: a construção do caso clínico em questão. 2017. (Outro).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; DANZIATO, Leonardo José Barreira ; CAVALCANTE, L. ; ACCERALD, M. ; LIMA, Maria Celina Peixoto . I Jornada de Pesquisa do Laboratório de Psicanálise, Cultura e Subjetividade. 2017. (Outro).

MARTINS, K. P. H. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; LIMA, Maria Celina Peixoto ; TEIXEIRA, Leônica Cavalcante ; FONTENELE, L. B. ; DANZIATO, Leonardo José Barreira . I Encontro Interinstitucional de Pesquisas- O inconsciente na arte, na clínica, na cultura. 2015. (Outro).

BRUNO, F. ; ACSELRAD, M. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Série Debates: questões contemporâneas acerca dos modos de subjetivação e sofrimento psíquico:Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. 2014. (Outro).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . XIII Simposio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em psicologia. 2010. (Outro).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Colóquio Natureza e Linguagem. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Consultor ad-hoc. 2019. (Congresso).

Seminários Novos Horizontes. 2019. (Seminário).

VII Coloquio Latinoamericano de Biopolítica: Ontologias do presente.Escola sem homofobia: um novo dispositivo sexual?. 2019. (Outra).

VII Coloquio Latinoamericano de Biopolítica: Ontologias do presente.biopolítica e regimes educativos: um estudo arqueogenealógico da Educação de jovens no Brasil. 2019. (Outra).

Encontro de Filosofia, História e epistemologia da Psicologia.Sobre a formação do psicólogo no Brasil. 2017. (Encontro).

Seminários Novos Horizontes.Representante PPGPSICOLOGIA/UNIFOR. 2017. (Seminário).

A loucura na cidade: desafios, impasses e possibilidades.saúde mental: racionalidade, ética e políticas. 2016. (Encontro).

X seminário Ócio e contemporaneidade - Ócio: novas perspectivas.Sobre brincar, disciplina dos tempos livres e políticas públicas dos ócio. 2016. (Seminário).

Encontro de filosofia, historia e epistemologia da psicologia.Psicologia: ciências humanas ou ciências da saúde?. 2015. (Encontro).

I Encontro Interinstitucional de Pesquisas o o inconsciente na arte, na clínica e na cultura.Inconsciente: uma invenção literária: para além de uma perspectiva metapsicológica. 2015. (Encontro).

IV Seminário Novos Horizontes da Pós-Graduação.representante do Programa de Pós-Graduação em psicologia-UNIFOR. 2015. (Seminário).

XV Encontro de Pós-Graduação da UNIFOR.Elementos para pensar o desenvolvimento e a história da Psicanálise. 2015. (Encontro).

XV Encontro de Pós-Graduação da UNIFOR.Lacan e a crítica ao organicismo na Tese de doutorado em Psiquiatria.. 2015. (Encontro).

Bienal Internacional do Livro do Ceará/IV Colóquio De Literatura E Psicanálise: sobre o fazer e contar histórias. Sobre o fazer e contar histórias - "A ficção é uma arte perniciosa". 2014. (Feira).

XX ENCONTRO DE INICIACAO A PESQUISA da UNIFOR,.O FUNK E A REPRESENTACAO DO CORPO NA CONTEMPORANEIDADE. 2014. (Encontro).

IV Coloquio Latiniamericano de Biopolítica II coloquio Internacional de Biopolítica y Educación.Prevenção, sexualidade e subjetividade. 2013. (Outra).

Congresso Internacion al sobre Autismo: Prevention e pesquisa. O cotidiano como espaço de intervenção na clínica do espectro autista. 2011. (Congresso).

IIéme Semináirie InternationaleTransdisciplinaire sur le bébé: compétence du bébé et intervencion précoce.O cotidiano como espaço de intervenção na clínica da primeira infância. 2011. (Seminário).

Seventh INTE RNATIONAL Congress of Qualitative Inquiry. Relation between Body and Medical Care in the Construction of the Contemporary Subjectivity: Contributions of Michel Foucault. 2011. (Congresso).

VI congresso nacional de psicanálise da UFC. o corpo e suas narrativas. 2011. (Congresso).

VI congresso nacional de psicanálise da UFC. os laços sociais contemporâneos; uma discussão sobre as identificações. 2011. (Congresso).

VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. A psicanálise na saúde mental: demandas contemporâneas a partir da psicopatologia, assistência social, e das inscrições corporais. 2011. (Congresso).

VII Congresso Norte e Nordeste de psicologia. Violência e contemporaneidade: nem tudo dito. 2011. (Congresso).

VII Congresso Norte e Nordeste de psicologia. Violência Urbana e laço Social na Contemporaneidade Sob um Olhar Psicanalítico. 2011. (Congresso).

X Encontro de Pós-Graduação da Unifor.As mutações do laço amoroso: uma discussão psicanalítica. 2010. (Encontro).

XI Encontro nacional da EPFCL: O sintoma: sua política, sua clínica.O Sintoma em saúde mental. 2010. (Encontro).

XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em psicologia.GT dispositivos clínicos em saúde mental. 2010. (Simpósio).

IX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFOR.VIOLÊNCIA URBANA: UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA. 2009. (Encontro).

IX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFOR.VIOLÊNCIA URBANA: UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA. 2009. (Encontro).

IX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFOR.VIOLÊNCIA URBANA: UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA. 2009. (Encontro).

IX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFOR.VIOLÊNCIA URBANA: UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA. 2009. (Encontro).

VI Congresso Norte Nordeste de psicologia.O campo da saúde mental e a questão das relações entre o normal e o patológico. 2009. (Simpósio).

VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. A constituição da noção de Homem: sobre uma arqueologia da psicanálise. 2009. (Congresso).

Encontro Internacional e Texto e Cultura.Confissão e Sexualidade. 2008. (Encontro).

VIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR.Avaliadora da Sessão Painel do VIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. 2008. (Encontro).

XII Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia II Encontro Latinoamericano de Intercâmbio Universitário em Psicologia.GT dispositivos clínicos em saúde mental - sobre as relações entre o normal e o patológico. 2008. (Simpósio).

XIV Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR.Avaliadora de Trabalhos do XIV Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. 2008. (Encontro).

I Congresso Sul-americano Violência, Culpa e Ato: causas e efeitos subjetivos. Trabalho apresentado: Civilização e violência: o ponto de vista freudiano. 2007. (Congresso).

IV Jornada de Saúde Mental de Quixeramobim.Na Qualidade de Debatedora das Apresentações de Experiências e Trabalhos dos CAPS do Ceará. 2007. (Outra).

V CONPSI - Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. A constituição do psicólogo a partir da arqueologia foucaultiana. 2007. (Congresso).

XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa.Título do Trabalho Apresentado: A superestimação da imagem do eu no cenário atual e suas consequências subjetivas. 2007. (Encontro).

Colóquio Natureza e Linguagem.Colóquio Natureza e Linguagem. 2006. (Outra).

II Colóquio Literatura e Psicanálise: Do Deserto do Real ao Oásis do Texto, na VII Bienal Internacional do Livro do Ceará.II Colóquio Literatura e Psicanálise: Do Deserto do Real ao Oásis do Texto, na VII Bienal Internacional do Livro do Ceará. 2006. (Outra).

VI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, dentro das atividades do II Mundo UNIFOR.VI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, dentro das atividades do II Mundo UNIFOR. 2006. (Encontro).

XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, dentro das atividades do II Mundo UNIFOR.XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, dentro das atividades do II Mundo UNIFOR. 2006. (Encontro).

XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP - Formação: Ensino e Pesquisa na Pós-Graduação em Psicologia.XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP - Formação: Ensino e Pesquisa na Pós-Graduação em Psicologia. 2006. (Simpósio).

Congresso Cearense de Cancerologia. Congresso Cearense de Cancerologia. 2005. (Congresso).

Curso de Ética em Saúde Mental.Participante do Curso de Ética em Saúde Mental. 2005. (Outra).

III Congresso Nacional de Psicanálise da UFC e do X Encontro de Psicanálise da UFC. III Congresso Nacional de Psicanálise da UFC e do X Encontro de Psicanálise da UFC. 2005. (Congresso).

V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR.V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. 2005. (Encontro).

XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR.XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. 2005. (Encontro).

Colóquio de Literatura e Psicanálise:.Colóquio de Literatura e Psicanálise: o texto da nossa experiência. 2004. (Outra).

I Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e VII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. I Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e VII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. 2004. (Congresso).

I Mostra de Trabalhos e Práticas em Psicologia.Trabalho Apresentado: Discurso médico e normatização na Fortaleza Belle Èpoque. 2004. (Outra).

IV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR.IV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. 2004. (Encontro).

X Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. 2004. (Encontro).

VI Conferência Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia. VI Conferência Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia. 2003. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

X Semana de Psicologia da UNIFOR.X Semana de Psicologia da UNIFOR. 2003. (Encontro).

Seminário Público em Filosofia e Política.Desejo e Poder. 2002. (Seminário).

Debates Incalculáveis.Freud e Foucault. 2000. (Seminário).

II Semana de Psicologia da UNIFOR.Membro da Mesa Redonda: A Prática Científica em Saúde Mental. 1994. (Outra).

VII Semana Multidisciplinar de Campinas - Violência e Opressão. 1988. (Outra).

IX Jornada Cearense de Psiquiatria. 1986. (Outra).

IV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da UFC.Trabalho Apresentado: A insatisfação do aluno de psicologia analisada à luz do motivo de realização. 1985. (Encontro).

VIII Jornada Cearense de Psiquiatria.Na Qualidade de Membro Efetivo. 1985. (Outra).

VII Jornada Cearense de Psiquiatria. 1984. (Outra).

V Semana de Psicologia da UFC.Integrante do Curso: Psicanálise Lacaniana. 1983. (Outra).

Jornada Nordestina de Psicologia e do II Encontro de Psicoterapia Contemporânea. 1982. (Encontro).

IV Semana de Psicologia da UFC. 1981. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Victor Eugenio Avilés Roldán

MONTENEGRO, M. A. P.; MARTINS, K. P. H.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Elpapel de las pulsaciones en la conformación de la moral. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Aline Gabriele Carvalho de Lima

LIMA, Maria Celina Peixoto; CARNEIRO, Henrique Figueiredo;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. A violência atualizada na cidade e seus efeitos de segregação. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Rodrigo Barbosa da Silva Quadros

MARTINS, K. P. H.; WINOGRAD, Monah; SANTOS, W. S.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Contribuições da Psicanálise à Clínica em Saúde Mental no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira: análise sistemática das produções acadêmicas entre 2000 e 2014. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luciana Ribeiro Conz

BENEVIDES, P. S.; LIMA, A. F.; ALVES, K. M. C. V.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. O que não pode o corpo empoderado? uma arqueologia do empoderamento em saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rebeca Guedes Jales de Carvalho

DANZIATO, Leonardo José Barreira; PEREIRA, C. L.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. A inaturalidade da psicologia das massas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Saulo Cruz Rocha

TEIXEIRA, Leônica Cavalcante; PAIVA, A. C. S.; VIANA, L. M. M.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. O preceito do jejum numa instituição religiosa:implicações subjetivas a partir da ótica foucaultiana. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Michel Renan Rodrigues de Andrade

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; DANZIATO, Leonardo José Barreira; SA, L. D.. As manifestações de junho de 2013 no Brasil: discursos e modos de subjetivação sob a perspectiva foucaultiana. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Sandra Maria Alexandre da Silva

POCAHY, F. A.; MORAES, M. M.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Cartografando a gestão familiar do sujeito narrado em uma construção de anormalidade intelectual: interseccções entre gênero, sexualidade e deficiência. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Francisco Francinete Leite Junior

POCAHY, F.; ANDRADE, L. N.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Travestilidade e envelhecimento: cartografando modos de vida na transcontemporaneidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Valton Miranda Leitão Junior

DANZIATO, Leonardo José Barreira; FONTENELE, L. B.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Morte de Deus e a fundamentação da cultura em Freud: articulaçoes entre niilismo e metapsicologia. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Gardênia Holanda Marques

MARTINS, K. P. H.; DARRIBA, V. A.; VIEIRA, C. A. L.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. A responsabilidade do analista e sua prática no hospital. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Roberta Araújo Silva

TEIXEIRA, Leônica Cavalcante; MARTINS, K. P. H.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. O abuso sexual e o traumático: escuta de adoslecentes numa perspectiva psicanalítica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Beatriz Sernache de Castro Neves

LIMA, Maria Celina Peixoto; MARTINS, K. P. H.; LEITE, A. J. M.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Prevenção e Psicanálise: contribuição ao debate a partir da clínica institucional com crianças desnutridas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Cynthia de Holanda Sousa Matos

CAVALCANTE, S.; PAIVA, A. C. S.; AMORIM, R. F.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. A percepção social da imposição de um corpo ideal. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Maria Luiza de Vilhena Lana

MOREIRA, J. O.; KYRILLOS NETO, F.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Medida socioeducativa de internação: vetor de uma culpabilização socializante?. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Frncisco Iverlanio Frota

MONTENEGRO, M. A. P.; AMORA, K. C.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Os fundamentos da teoria freudiana da representação. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Yzy Maria Rabelo Câmara

Amaral, J.J.F.; BEZERRA de MENEZES, M.I.C.B.; LEITE, A. J. M.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Membro da Banca de Defesa de Dissertação: Percepção, vivência e enfrentamento do sofrimento psíquico em crianças usuárias de CAPS infantil. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Débora Passos de Oliveira

LIMA, Maria Celina Peixoto; MONTENEGRO, M. A. P.; POLI,C.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Da reminiscência platônica à construção analítica: um estudo sobre a memória freudiana. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Fabiana Azeredo de Oliveira

LEITE, A. J. M.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CARNEIRO, Henrique Figueiredo; MARTINS, K. P. H.. membro da Comissão julgadora da Dissertação de Mestrado. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Jannayna Queiroz Carvalho

ARAUJO, M. G. C.; DANZIATO, Leonardo José Barreira;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. presidente da Banca de Defesa de Dissertação. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Natália Soares Rios

FREITAS, G. J.; CARNEIRO, Henrique Figueiredo;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. presidente da Banca de Defesa de Dissertação. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Reginaldo Rodrigues Dias

BARROCAS, R. L. L.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; JUCA, V. J. S.. O Manejo da Transferência nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Mardonio Parente de Menezes

Yasui; ROSA, A. C.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. E Psiquiatra É Médico? a psiquiatria na atenção psicossocial e seu dilema entre luto, liberdade e renegação. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em psicologia) - Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras.

Aluno: Madalena de Queiroz Lima Verde

CARNEIRO, Henrique Figueiredo; CAVALCANTE, L.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. A invenção diagnóstica ontem e hoje: há possibilidade para redescrições. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Leon Gonzaga de Vasconcelos Lopes

GONDIM, A. P. S.; Landim;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; Catrib. A epistemologia da cura pela sugestão: a hipnose e a saúde. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Ana Valeska Maia de Aguiar Pinheiro

BARBALHO, A. A.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; RODRIGUES, K. M.. Pulsão Irrefreável: gênero, artes visuais e políticas públicas. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ilso Stopassola da Silva

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. A concepção do poder em Foucault: do poder de soberania ao biopoder. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Karine Magalhães Fernandes Vieira

BORIS, Georges Daniel Janja Bloc; TEIXEIRA, Leônica Cavalcante;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; WINOGRAD, Monah. O corpo da mulher em correção: subjetividade e cirurgia estética. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Adriana Maria Monteiro Dall'Olio

TEIXEIRA, Leônica Cavalcante; PINHEIRO, Luiz Gonzaga Porto;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. O corpo adoecido em seu seio: subjetividade e câncer de mama. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Flávia Soares Parente

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; TEIXEIRA, Leônica Cavalcante; BEZERRA JUNIOR, Benilton Carlos. Ter ou não ter filhos: sobre a maternidade em tempos de reprodução assistida. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Rosa Cristina Primo Gadelha

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; DIÓGENES, Glória Maria dos Santos; LINS, Daniel Soares. A dança possível: as ligações do corpo na dança cênica cearense. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Mardonio Coelho Filho

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CARNEIRO, Henrique Figueiredo; ARY, Z.. Adicto: A Posição do Sujeito Frente ao Objeto na Toxicomania. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Nágela Maria da Silva Correia

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CARNEIRO, Henrique Figueiredo; CARNEIRO, C.. Terapia Ocupacional: Um Estudo Sobre Continuidades e Rupturas em um Hospital-Dia. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Regina Maria Ramos Stellin

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CARNEIRO, Henrique Figueiredo; ARAUJO, M. G. C.. Uma Leitura Psicanalítica de Exercício Particular de Maternagem de Crianças com Distúrbio Global do Desenvolvimento. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Daniela Bezerra Figueiredo

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CARNEIRO, Henrique Figueiredo; GALVAO, M. T. G.. O Toxicômano e os Sentidos da Adolescência. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Gileno Nunes Campos

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CARNEIRO, Henrique Figueiredo; MONTENEGRO, M. A. P.. Escritura e Paixão: Linguagem, Sofrimento e Subjetivação na Obra de Clarice Lispector. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Alexsandra Santos Carlos

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CAVALCANTE, L.; GALVAO, M. T. G.. Repercussões e sentidos do câncer de mama em filhas de pacientes mastectomizadas. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Luiza maria Silva de Freitas

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; BUCHER, Julia Sursis Nobre Ferro; PEREIRA, Maria Lúcia Duarte. Do 'AIDÉTICO'ao 'CASAL SORODISCORDANTE': percurso histórico do HIV na produção de subjetividades em tempos de biopoder. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Luara da Costa França

MELLO, R.; MELLO, M.; REIS, C.; COLACO, V.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Critérios utilizadospor alguns operadores do Direito no julgamento de adolescentes flagrados com drogas ilícitas. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Raul Max Lucas da Costa

DANZIATO, Leonardo José Barreira; SILVEIRA, L. C.; PEREIRA, C. L.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Vivendo sóbrio: a produção discursiva do alcoólico anônimo. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Fernando Hugo Portela Pimentel

MACIEL, R. H. M. O.; VIANA, L. M. M.; AQUINO, C. A. B.; CARDOSO, L. M.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Afinal, o que é Burnout?. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Ticiana Chaves Banhos

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; GASPARD, J.; DUNKER, C. I. L.; DANZIATO, Leonardo José Barreira; TEIXEIRA, Leônica Cavalcante. Santas jejuadoras, histéricas e anorexicas: figuras da recusa alimentar - uma história das práticas de subjetividade produzidas pelo cristianismo e campos médicos: moderno e contemporâneo, a partir da perspectiva foucaultiana. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Tatiana Tostes Vieira Costa

TEIXEIRA, Leônica Cavalcante; GARCIA, E. L.; BARROCAS, R. L. L.; MAIA FILHO, O. N.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. A função da droga na potencialidade melancólica: contribuições da metapsicologia de Piera Aulagnier. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Marco Aurelio de Patricio Ribeiro

CARNEIRO, Henrique Figueiredo; DANZIATO, Leonardo José Barreira; RIBEIRO, L. T. F.; BARREIRA, C.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. A escola às avessas: sujeito e instituição escolar no contexto da violência do bullying. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Francisca Helena Rocha

SALES, C. M. V.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; LINHARES, A. M. B.; OLINDA, E. M. B.; ADAD, S. J. H. C.. Biopolíticas e Práticas Institucionais: percurso de jovens com experiência de institucionalização prolongada. 2012. Tese (Doutorado em FACED) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Mirka Mesquita

BIDAUD, E.; FOURMENT, M.; LAJONQUIERE, L.; TOUBIANA, E.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. La clinique différentielle de l'autisme et de la psychose infantile. 2012. Tese (Doutorado em Unité Transversale de Recherche Psychogenèse et Ps) - Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse.

Aluno: Cléber Domingos Cunha da Silva

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; DANZIATO, Leonardo José Barreira; COELHO, H. L. L.; LIMA, H. L. A.; COSTA, S. S. G.. membro da Banca de Defesa de Tese de Doutorado. 2010. Tese (Doutorado em FACED) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Danielly Passos de Oliveira

DIÓGENES, Glória Maria dos Santos;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; VALE, A. F. C.; DAYAN-HERZBRUNN, S.; ARY, Z.. Narrativas Modernas e Contemporâneas do Amor e da Feminilidade. 2008. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Mauro Michel El Khouri

LOBO, L.; MACHADO, A. M.; GADELHA, S.; BARROS, J. P. P.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Educação e biopoder na escola: ENTRE AUTONOMIA E TUTELA. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: NATHÁSSIA MATIAS DE MEDEIROS

GERMANO, I. M. P.; BENEVIDES, P. S.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; XAVIER, M. P.; DUARTE, A. R. F.. Produção de subjetividade e imprensa feminina cearense na Belle Époque. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Raul Max Lucas da Costa

DANZIATO, Leonardo José Barreira; SILVEIRA, L. C.; PEREIRA, C. L.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Vivendo sóbrio: a produção discursiva do alcoólico anônimo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Luara da Costa França

MELLO, R.; COLACO, V.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Critérios utilizados por alguns operadores do Direito no julgamento de adolescentes flagrados com drogas ilícitas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Liliany Loureiro Pontes

CARNEIRO, Henrique Figueiredo; LIBERATO, M. T. C.; PORTO, M. D.; CRUZ, A. V. H.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. A posição do sujeito do desejo no cumprimento da medida socioeducativa em meio aberto. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Kelly Moreira Albuquerque

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; DANZIATO, Leonardo José Barreira; BARROCAS, R. L. L.; CAPONE, S.; LINHARES, C.. Medicalização dos Anormais e Modos de Subjetivação: uma reflexão ética sobre os destinos do sofrimento psíquico na saúde mental. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Luiza maria Silva de Freitas

COSTA, S. S. G.; BESERRA, B. L. R.; BENEVIDES, P. S.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. A AIDS desde a educação preventiva até o viés pedagógico do empoderamento: genealogia do autoconhecimento. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em FACED) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Paulo Rodrigues dos Santos

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; LIMA, H. L. A.; COSTA, S. S. G.. membro na Banca de qualificação de Tese de Doutorado. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em FACED) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Victor Eugenio Roldàn

MONTENEGRO, M. A. P.; MARTINS, K. P. H.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Elpapel de las pulsaciones en la conformación de la moral. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luciana Ribeiro Conz

BENEVIDES, P. S.; LIMA, A. F.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. O que (não) pode um corpo empoderado? uma arquegenealogia do empoderamento em saúde. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lilian Aparecida Mudado Suassuna Martins

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; PAIVA, A. C. S.; VIANA, L. M. M.. O estatuto do gênero nos textos acadêmicos da Psicologia: uma revisão sistemática da literatura. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Roberta Araújo Silva

CAVALCANTE, L.; MARTINS, K. P. H.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. O abuso sexual e o traumático: escutando adolescentes 'a luz da psicanálise. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Paulo Henrique Fernandes Pinto

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CAVALCANTE, L.; MARTINS, K. P. H.; MORAIS, N. A.. Saude mental na atenção básica em saude: um estudo sobre a inserção da psicanálise nos núcleos de apoio à saude da família. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Kelton Medeiros Teles

MAIA FILHO, O. N.; CHAVES, H.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Atravessamentos entre Recuperação Final no EnsinoMédio e Subjetivação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Nágila Moura da Silva

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CORREIA, N.; MATOS, S.. As novas formas de subjetivação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Leonardo Alves Bezerra

MAIA FILHO, O. N.; PARAGUASSU, R.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Psicanálise e a clínica da estimulação precoce. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Inês Detsi

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CUNHA, K.; FREITAS, L.. Loucura, gênero e cinema: um estudo sobre a loucura feminina em produções cinematográficas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Dayane Alves da Silva

MAIA FILHO, O. N.; GURGEL, E.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Alienação parental: uma leitura psicanálitica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

COUTINHO, D.; VIDAL, P.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Membro da Banca Julgadora do Concurso Público para professor/assistente. 2017. Universidade Federal da Bahia.

FROTA, A. M. M. C.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; AMARAL, I. V.. Membro da Comissão Julgadora do Concurso Público para Cargo de Professor Assistente. 2010. Universidade Federal do Ceará.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; TEIXEIRA, Leônica Cavalcante; CASTRO FILHO, J. A.; CAMELO, Z. M. C.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos, Área Psicologia, na Faculdade de Educação de Crateus - FAEC. 1995. Faculdade de Educação de Crateús.

BARROCAS, R. L. L.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; JUCA, V. J. S.. Membro da Comissão Julgadora do Exame Geral de Conhecimento do Projeto de Qualificação da Dissertação do Curso de Mestrado em Psicologia da UFC. 2008. Universidade Federal do Ceará.

MONTAGNER, M. A.;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; GONDIM, A. P. S.; VIEIRA, L. J. E. S.. Membro da Comissão Julgadora do Exame Geral de Conhecimento do Projeto de Qualificação da Dissertação do Curso de Mestrado em Saúde Coletiva da UNIFOR. 2008. Universidade de Fortaleza.

TEIXEIRA, Leônica Cavalcante;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CARNEIRO, Henrique Figueiredo; FROTA, A. M. M. C.. Membro da Banca de Qualificação do Projeto de Dissertação do Curso de Mestrado em Psicologia da UNIFOR. 2008. Universidade de Fortaleza.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; FREITAS, L. M. S.; SANTOS, M. I. D. A.. Presidente da Comissão de Professores do Curso de Psicologia para Avaliar a Prova de Monitoria Institucional da Disciplina Psicologia e Cultura. 2008. Universidade de Fortaleza.

TEIXEIRA, Leônica Cavalcante;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CARNEIRO, Henrique Figueiredo. Membro da Comissão de Professores do Curso de Psicologia para Avaliar a Prova de Monitoria da Disciplina Psicopatologia II. 2007. Universidade de Fortaleza.

TEIXEIRA, Leônica Cavalcante;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; PINHEIRO, Luiz Gonzaga Porto; ROSA, Miriam Debieux. Membro da Comissão Julgadora do Exame Geral de Conhecimento do Projeto de Qualificação da Dissertação do Curso de Mestrado em Psicologia da UNIFOR. 2006. Universidade de Fortaleza.

TEIXEIRA, Leônica Cavalcante;PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; BORIS, Georges Daniel Janja Bloc; WINOGRAD, Monah. Membro da Comissão Julgadora do Exame Geral de Conhecimento do Projeto de Qualificação da Dissertação do Curso de Mestrado em Psicologia da UNIFOR. 2006. Universidade de Fortaleza.

MARTINS, J. C. O.PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; ALMEIDA, S. P. L.. Membro da Comissão Julgadora do Exame Geral de Conhecimento do Projeto de Qualificação da Dissertação do Curso de Mestrado em Psicologia da UNIFOR. 2003. Universidade de Fortaleza.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CARNEIRO, Henrique Figueiredo; ONETO, Paulo Guilherme Domenech. Membro da Comissão Julgadora do Exame Geral de Conhecimento do Projeto de Qualificação da Dissertação do Curso de Mestrado em Psicologia da UNIFOR. 2003. Universidade de Fortaleza.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CARNEIRO, Henrique Figueiredo; GALVAO, M. T. G.. Membro da Comissão Julgadora do Exame Geral de Conhecimento do Projeto de Qualificação da Dissertação do Curso de Mestrado em Psicologia da UNIFOR. 2003. Universidade de Fortaleza.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; TEIXEIRA, Leônica Cavalcante; GALVAO, M. T. G.. Membro da Comissão Julgadora do Exame Geral de Conhecimento do Projeto de Qualificação da Dissertação do Curso de Mestrado em Psicologia da UNIFOR. 2003. Universidade de Fortaleza.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CARNEIRO, Henrique Figueiredo; ARY, Z.. Membro da Comissão Julgadora do Exame Geral de Conhecimento do Projeto de Qualificação da Dissertação do Curso de Mestrado em Psicologia da UNIFOR. 2002. Universidade de Fortaleza.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CARNEIRO, Henrique Figueiredo; CARNEIRO, C.. Membro da Comissão Julgadora do Exame Geral de Conhecimento do Projeto de Qualificação da Dissertação do Curso de Mestrado em Psicologia da UNIFOR. 2002. Universidade de Fortaleza.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz; CARNEIRO, Henrique Figueiredo; ARAUJO, M. G. C.. Membro da Comissão Julgadora do Exame Geral de Conhecimento do Projeto de Qualificação da Dissertação do Curso de Mestrado em Psicologia da UNIFOR. 2002. Universidade de Fortaleza.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Seleção para Ingresso de Curso de Mestrado em Psicologia. 1996. Universidade de Fortaleza.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz. Membro da Banca de Seleção do Concurso para Docentes da Universidade de Fortaleza. 1993. Universidade de Fortaleza.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Lila Lejarraga

LEJARRAGA, A. L.; BEZERRA JR, B. C.; ORTEGA, F. J. G.; Freire Costa, J. S.. Subjetividade e clínica: estudo sobre a perspectiva ético-política de Michel Foucault. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social / UERJ.

Francisco Javier Guerrero Ortega

PINHEIRO, C. V. DE Q.;ORTEGA, F. J. G.; BEZERRA JR, Benilton; COSTA, Jurandir Freire; SERPA JR, O. D.; SZAPIRO, A. M.. Norma e Cuidado de Si: Foucault e a História das Práticas de Subjetividade. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Francisco Javier Guerrero Ortega

PINHEIRO, C. V. DE Q.;ORTEGA, F. J. G.; BEZERRA JR, Benilton; COSTA, Jurandir Freire. Subjetividade e Clínica: estudo sobre a perspectiva ético-política de Michel Foucault. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Francisco Ramos de Farias

FARIAS, F. R.. Um estudo da teoria freudiana da psicose. 1992. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Octavio Domont de Serpa Junior

SERPA Jr, OCTAVIO DOMONT DE; BEZERRA JR, Benilton Carlos; SZAPIRO, A. M.; COSTA, Jurandir Sebastião Freire; ORTEGA, Francisco Javier Guerrero. Norma e Cuidado de Si : Foucault e a História das Práticas de Subjetividade. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thompson Hoger Pinheiro Silva

Psicologia Humanista sob um olhar arqueogenealógico de Michel Foucault; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; (Orientador);

Joelma Gurgel

Práticas de subjetivação e Políticas Públicas em Educação; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; (Orientador);

Isabel Castelo Branco

Psicanálise e teoria Queer; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; (Orientador);

Ana Joyce D'Ávila Di Ciero

Subjetividade e redes sociais; o publico e o privado; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; (Orientador);

Ravena Arcanjo

Vínculos famíliares: história da psicologia; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; (Orientador);

Christiano Paz Fiúza Lima

A constituição da noção de sujeito como objeto psicológico; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; (Orientador);

Lirian Figueiras Mascarenhas

Políticas Públicas de combate ao crak: a questão da subjetividade; Início: 2015; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; (Orientador);

Letícia Gurgel

Sobre o modo como as políticas públicas incidem sobre a relação do jovem com a própria educação - uma pesquisa arqueogenealógica; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; (Orientador);

Jessika Gomes do Carmo

Escola sem homofobia: a produção de um novo sujeito sexual? - Um estudo genealógico das práticas de subjetivação; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; (Orientador);

Paulo Pinto

Saúde mental e psicanálise: uma revisão sistemática de literatura sobre a inserção da psicanálise na rede de atenção psicossocial; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Higor Paiva

Epistemologia da psicanálise: a constituição da noção de sujeito em Lacan; 2015; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Edionara Caledônio

corpo e subjetividade na sociedade contemporânea: o funk como testemunho; 2015; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Natália Parente

Educação inclusiva sob um questionamento ético e político; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Lilian Aparecida M

Suassuna Martins; O estatuto do gênero nos textos acadêmicos da Psicologia: uma revisão sistemática da literatura; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Michel Renan Rodrigues de Andrade

A constituição do sujeito político na contemporaneidade: um estudo das manifestações 2013; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Virginia Serpa

O sofrimento psíquico e suas redefinições pelas políticas públicas de assistência social; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Lirian Filgueiras Mascarenhas

a clínica da saúde mental:um estudo comparativo entre as clínicas alienista, psiquiátrica e psicossocial; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Emanuel Ramos Sales

Subversão,Clandestinidade e Exílio na Ditadura Militar Brasileira pela Perspectiva Freudiana; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Cristina Pinheiro de Sousa

A dimensão psíquica do cotidiano da primeira infância na clínica da Terapia ocupacional; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Jannayna Queiroz Carvalho

As mutações no laço social amoroso na atualidade: uma discussão psicanalítica; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Lirian Filgueiras Mascarenhas

Dispositivos clínicos e saúde mental; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Francisca Guimarães do Nascimento

O alcoolismo: uma discussão sobre o consumo de álcool pelas mulheres; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Cristina Pinheiro de Sousa

Intervenção no cotidiano á luz do método terapia ocupacional dinâmica nas alterações mentais precoce; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Natália Soares Rios

Violência Urbana na Atualidade: as interfaces entre violência e consumo à luz da psicanálise?; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Lorena Lima da Silva

?Psicanálise e folclore amazônico: uma leitura freudiana das lendas do Mapinguari, do Boto e da Cobra Norato?; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Juliana Montenegro Theophilo

A identificação na contemporaneidade: a relação entre o corpo e o olhar; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Renata Pires Basto Costa

O desejo de saber na adolescência contemporânea: contribuições da psicanálise à psicopedagogia; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Ticiana Chaves Banhos

As relações entre laços sociais e as práticas médicas contemporâneas: um estudo freudiano das identificações; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Jannayna Queiroz Carvalho

O amor na contemporaneidade; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Emanuel Ramos Sales

Tortura e sofrimento psíquico; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Layza Castelo Branco Mendes

Corpo e cuidados médicos nos processos de subjetivação: contribuições de Michel Foucault; 2007; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Isabella Maria Augusto Aguiar

Possibilidades da escuta psicanalítica da fadiga de si: um estudo sobre a teoria freudiana do sofrimento psíquico; 2007; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Natália Soares Rios

psicanalise, laço social e civilizaço; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Lorena Lima da Silva

Psicanálise, lendas e laço social; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Mércia Cristian Sousa de Almeida

Adolescência, figura cultural exemplar da posição transicional: paradigma do sujeito moderno; 2006; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Cristiane Holanda Queiroz

Moderação e Excesso: as implicações do discurso da ciência e da tecnologia na relação do sujeito com a felicidade; 2005; 104 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Ricardo Augusto Chaves de Oliveira

A Constituição do Homem na Modernidade: uma arqueologia da psicologia em as palavras e as coisas de Michel Foucault; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Ricardo Augusto Chaves de Oliveira

Elementos da subjetividade grega do século IV a; C em Michel Foucault que podem ser pensados em uma estética da existência na atualidade; 2019; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Cláudia Ribeiro de Barros Leal

A virtualização como experiência contemporânea de produção de verdade do corpo; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Ticiana Chaves Banhos

Santas jejuadoras, Histéricas e Anoréxicas: figuras da recusa alimentar - uma história das práticas de subjetividade produzidas pelo cristianismo e campo médicos: moderno e contemporâneo, a partir da perspectiva foucaultiana; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Kelly Moreira de Albuquerque

Sobre a questão do normal/patológico na psicanálise; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Cristiane Queiroz

Sexualidade em transformação: sobre os usos dos corpos e dos prazeres na contemporaneidade; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Ticiana Banhos

Laço social, mal-estar e contemporaneidade; 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Ramayana Melo

A infância nos filmes de Trouffaut: um olhar psicanalítico; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Levi Soares

Epistemologia e história da psicanalise; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia e Práticas de Saúde) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Inês Detsi

Representações da loucura feminina no cinema ? Augustine e Nimphomaniac; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Carolina Oliveira Serpa

A Medida do Amor: as mulheres que amam demais e contemporaneidade; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia e Práticas de Saúde) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Cristiane Aguiar de Castro Sá Costa

Envelhecer no Brasil e a questão da subjetividade; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia e Práticas de Saúde) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Maria Cristina Lima Praciano

Síndrome de Gazela; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia e Práticas de Saúde) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Adriano de Idairã

Alhures da loucura: um estudo arqueogenealógico sobre a produção da figura do doente mental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Higor Sousa Paiva

O jovem Lacan e a recondução do sujeito na psiquiatria; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

NATHÁSSIA MATIAS DE MEDEIROS

Práticas de saúde e modos de subjetivação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Kaíle de Magalhães Lima

Novas forma de subjetiva: possíveis deslocamentos nos modos de subjetivação entre modernidade e contemporaneidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Letícia Montenegro

Um olhar genealógico sobre o manicômio Stênio Gomes; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Marina

Políticas Socioeducativas e Modos de Subjetivação ? Estudo Sobre Os Modos Pelos Quais o Jovem Infrator Se Reconhece Sujeito de Direitos a Partir da Perspectiva Genealógica de Michel Foucault; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Edson Queiroz; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Aryane Rosa

DISPOSITIVOS CLÍNICOS E A RELAÇÃO ENTRE O NORMAL E O PATOLOGICO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Levi Soares

VIOLÊNCIA E LAÇO SOCIAL: MAL-ESTAR NA CONTEMPORANEIDADE; 2013; Iniciação Científica - Universidade de Fortaleza, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Vítor Vasconcelos

O Humanismo em Merlau-Ponty; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Levi Sales

Violência e laço social na contemporaneidade; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

NATHÁSSIA MATIAS DE MEDEIROS

Práticas de saúde e modos de subjetivação; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Vítor Vasconcelos

Epistemologia da psicologia; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Sabrina Barros Ximenes

Violência urbana e laço social na contemporaneidade sob um olhar psicanalítico; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação cearense de amparo a pesquisa; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Levi Sales

Dispositivos clínicos em saúde mental; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Kaíle de Magalhães Lima

Novas forma de subjetiva: possíveis deslocamentos nos modos de subjetivação entre modernidade e contemporaneidade; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Sabrina Barros Ximenes

Laço social e contemporaneidade; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Levi Sales

Dispositivos Clínicos e Saúde Mental; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Iane Pinto de Castro

Dispositivos Clínicos e as relações entre o normal e o patológico; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Kelly Moreira de Albuquerque

Arqueologia da psicanálise: sobre a medida de qualificação do normal e do patológico; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Clarissa Souza Magalhães

Arqueologia da psicanálise: o sexual; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Débora Passos de Oliveira

Sobre o sexual e o mal-estar na civilização; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Natália Soares Rios

Uma Arqueologia do Saber Psicanalítico: sobre as relações entre ciência e cultura / psicanálise e a invenção do conceito de homem; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Edson Queiroz; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Catarina Borges Sabino

Reforma psiquiátrica: constituição de uma nova experiência da loucura; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Edson Queiroz; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Jana Said Melo

Reforma psiquiátrica: constituição de uma nova experiência da loucura; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Edson Queiroz; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Paulo Roberto Clementino Queiroz

Reforma psiquiátrica: constituição de uma nova experiência da loucura; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Maria Catarina Santos Araújo

exercício em docência; 2006; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade de Fortaleza, Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Edson Queiroz; Orientador: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Benilton Carlos Bezerra Junior

Norma e cuidado de si: Foucault e a história das práticas de subjetividade; 2002; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Benilton Carlos Bezerra Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRANCO, I. C. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Diferença sexual e o desentendimento entre Butler e a PsicanáliseProjeto vinculado: Dispositivo de sexualidade e sujeito do desejo - uma arqueogenealogia da sexualidade. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979) , v. 72, p. 40-54, 2020.

  • IDAIRA, A. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Alhures da loucura: um estudo arqueogenealógico sobre a produção da figura do doente mental(vinculado ao projeto: Arqueologia e Genealogia: uma perspectiva histórica para a pesquisa em psicologia). Revista de Psicologia da UFC , v. 11, p. 70-81, 2020.

  • OLIVEIRA, Ricardo Augusto Chaves de ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Por uma estética da existência grega na atualidade. ESTUDOS CONTEMPORANEOS DA SUBJETIVIDADE , v. 10, p. 88-98, 2020.

  • PINHEIRO, L. ; LIMA, C. P. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Neoliberalismo Escolar: A Educação de jovens na atualidade e seus efeitos Subjetivos. SUBJETIVIDADES , v. 20, p. 1, 2020.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . O contemporâneo à luz da psicanálise. SUBJETIVIDADES , v. 20, p. 10.5020/2359077-0, 2020.

  • ANDRADE, R. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Manifestações políticas de junho de 2013: um debate à luz dos conceitos de massa e multidãorelacionado ao projeto 'Arqueologia e Genealogia: uma perspectiva histórica para a pesquisa em psicologia'. REVISTA DE PSICOLOGIA POLÍTICA , v. 19, p. 1-1, 2019.

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A saúde Mental para todos que bordeje o mal estar de cada um a resistência da psicanálise e as estratégias biopolíticas em psiquiatria ampliada. PSI UNISC , v. 2, p. 122-141-141, 2018.

  • QUEIROZ, Cristiane Holanda ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . IDENTIDADE SEXUAL E VERDADE: A CONSTITUIÇÃO GENEALÓGICA DE UM CAMPO PATOLÓGICO. ESTUDOS CONTEMPORANEOS DA SUBJETIVIDADE , v. 1, p. 90-101, 2018.

  • VASCONCELOS, V. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . 'A definição foucaultiana de antropologia e os limites da filosofia crítica'.. Revista Veritas , v. 61, p. 553-577, 2016.

  • SANTOS, M. I. D. A. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Representações da loucura feminina no cinema - Augustine e Nimphomania. Revista de Humanidades (UNIFOR) , v. 31, p. 395-414, 2016.

  • SERPA, V. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; CAVALCANTE, S. . Assistência Social Pública Brasileira: Uma Política da Autonomia, um Dispositivo Biopolítico. Subjetividades , v. 15, p. 428, 2015.

  • ANDRADE, M. R. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; ARAUJO, V. S. ; MOITA, D. S. . O SAL DA TERRA ? A GÊNESE DE SEBASTIÃO SALGADO. Revista Subjetividades , v. 15, p. 1-317, 2015.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; ALBUQUERQUE, K. M. de. . Psicopatologia e saúde mental: questões sobre os critérios que orientam a percepção clínica. Revista Mal-Estar e Subjetividade (versão eletrônica) , v. 1, p. 5-12, 2014.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MEDEIROS, N. . Práticas de prevenção do HIV/Aids e modos de subjetivação. Physis (UERJ. Impresso) , v. 23, p. 629-646, 2013.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; QUEIROZ, Cristiane Holanda . O encobrimento do erotismo na sexualidade contemporânea. Arquivos Brasileiros de Psicologia (UFRJ. 2003) , v. 64, p. s/p, 2012.

  • Banhos ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Escrupulosos e Obsessivos: figuras da moral internalizada no mundo ocidental. Clínica & Cultura , v. 1, p. 96-99, 2012.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; QUEIROZ, Cristiane Holanda . O corpo e seus limites: entre o tecnicismo biológico e a narrativa estética. Psicologia e Sociedade (Impresso) , v. 23, p. 22-29, 2011.

  • Costa ; LIMA, Maria Celina Peixoto ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . OS IMPASSES DA EDUCAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA CONTEMPORÂNEA. Boletim de Psicologia , v. LX, p. 097-106, 2010.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MAGALHÃES, Clarissa Souza . O corpo do desejo e sexualidade: uma perspectiva arqueológica da psicanalise. Vivencia (UFRN) , v. 35, p. 53-61, 2010.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; AGUIAR, Isabella Maria Augusto ; MENDES, Layza Castelo Branco . O sofrimento psíquico e as novas modalidades de relaçào entre o normal e o patológico: uma discussão a partir da perspectiva freudiana. Interação em Psicologia (Impresso) , v. 12, p. 299-305, 2008.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Sofrimento psíquico, narcisismo e processo civilizador - questões sobre nossa atualidade. Pulsional. Revista de Psicanálise (São Paulo) , v. n.191, p. 40-49, 2007.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; LIMA, Maria Celina Peixoto ; RIOS, Natália Soares . Concepção foucaultiana de antropologia-humanista como ponto de partida para um arqueologia da psicanálise. Revista Aulas (UNICAMP) , v. 3, p. 1-16, 2007.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Saberes e práticas médicas e a constituição da identidade pessoal. Physis. Revista de Saúde Coletiva , Rio de Janeiro: UERJ/IMS, v. 16(1), p. 45-58, 2006.

  • QUEIROZ, Cristiane Holanda ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Do mal-estar da existência ao biologismo das relações. Revista Mal-Estar e Subjetividade , v. 6(1), p. 85-110, 2006.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MARTINS, J. C. O. . Identidades e identificações na contemporaneidade. Latin American Journal of Fundamental Psychopathology online , v. 6(2), p. 2, 2006.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; LIMA, Maria Celina Peixoto ; OLIVEIRA, Débora Passos de . Sobre as relações entre o sexual e o mal-estar na civilização: uma discussão acerca das perspectivas freudianas. Psicologia Clínica , v. 18.2, p. 37-48, 2006.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; OLIVEIRA, Ricardo Augusto Chaves de . Psicologia: uma concepção histórica-filosófica. Revista de Ciências Humanas (Florianópolis) , Florianópolis, v. 38, p. 317-333, 2005.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Sujeito do Desejo: uma invenção cultural - Foucault e a história das práticas de subjetividade. Psyche (São Paulo) , São Paulo/SP, p. 143-156, 2003.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Subjetividade e prática clínica. Universa (UCB) , Brasília, v. 1, p. 95-106, 2002.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Subjetividade Moderna: os sentidos da vida, da saúde e da morte. Universa (UCB) , v. 8, n.2, p. 397-409, 2001.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Individualismo e Sociedade: um estudo sobre a perspectiva hieráquica de Louis Dumont. Revista Mal-Estar e Subjetividade , Fortaleza - CE, v. 1, p. 94-105, 2001.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; GUEDES, D. D. . Considerações Acerca da Vivência da Solidão como Fenômemo da Modernidade. Revista de Psicologia da UFC, Fortaleza, v. 17-18, p. 58-64, 2000.

  • LIMA, Maria Celina Peixoto ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; GASPARD, J. . O governo da vida e as políticas públicas de saúde - reflexões sobre a política de nosso tempo; in: Cisões e paradoxos na política Brasileira. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. 257p .

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; Carvalho (Org.) ; Silva, (Org.) . Estudos Psicanalíticos na Clínica e no Social. 1. ed. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2011. v. 1. 296pp .

  • MONTENEGRO, M. A. P. (Org.) ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz (Org.) ; AZEVEDO JUNIOR, I. L. (Org.) . Natureza e Linguagem na Filosofia. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2008. v. 1. 340p .

  • COSTA, T. T. V. ; MARTINEZ, C. R. B. S. ; BANHOS, T. ; PINHEIRO, F. L. G. ; CAVALCANTE, L. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Considerações sobre a pesquisa em psicanálise e as posições sujeito x objeto do conhecimento. In: Leônia Cavalcante Teixeira; Sônia Wan Der Maas Rodrigues. (Org.). A psicanálise nas searas da Universidade, do direito, da arte e da literatura. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 1-194.

  • PINHEIRO, C. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . O COTIDIANO COMO ESPAÇO DE INTERVENÇÃO CLÍNICA. In: Leônia Cavalcante Teixeira; Sônia Wan Der Maas Rodrigues (Orgs.). (Org.). PSICANÁLISE, SABERES E PRÁTICAS EM SAÚDE. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 1-310.

  • MOREIRA, J. O. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; TEIXEIRA, Leônica Cavalcante . À procura do pai: Sobre os impasses entre a constituição psíquica e a assistência social nas intervenções com adolescentes. In: Jacqueline de Oliveira Moreira; Andréa Maris Campos Guerra; Juliana Marcondes Pedrosa de Souza. (Org.). Diálogos com o campo das medidas socioeducativas: conversando sobre a justiça, o cotidiano do trabalho e o adolescente. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 9-200.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; RIOS, Natália Soares . Sociedade Sobressaltada: incursões freudianas acerca da violência urbana. In: PINHEIRO,C.V.Q.; CARVALHO,J.Q.; SILVA,M.F.V.. (Org.). Estudos psicanalíticos na Clínica e no Social. 1ed.Fortaleza: Imprensa Universitária, 2011, v. 1, p. 127-153.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Sobre a especificidade do humano e o processo civilizador na perspectiva freudiana. In: MONTENEGRO, M. A .P. ;PINHEIRO, C. V. Q.; AZEVEDO JUNIOR, I. L.. (Org.). Natureza e Linguagem na Filosofia. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2008, v. 1, p. 37-49.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . sofrimento e norma: constituição de um campo de experiência de subjetivação. In: Leônia Cavalcante Teixeira; Júlia S.N.F. Bucher-Maluschke. (Org.). O sofrimento e seus destinos -Psicologia, psicanálise e Práticas de Saúde. Brasilia: Universa, 2008, v. , p. 29-38.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Loucura, cidadania e sociedade: reforma psiquiátrica e direitos humanos. In: Günther Maluschke; Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher Maluschke; Klaus Hermanns. (Org.). Direitos humanos e violência: desafios da Ciência e da Prática. 1ed.Fortaleza - CE: Konrad Adenauer, 2004, v. único, p. 103-108.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Subjetividade e Ética. In: Ileno I. Costa; Adriano F. Holanda; Francisco M. M. C. Martins; Maria I. Tafuri. (Org.). Ética, Linguagem e Sofrimento. 1ed.Brasília - DF: ABRAFIPP, 2003, v. único, p. 139-143.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Freud e Foucault. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 12 mar. 2000.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Subjetividade e Sociedade. O Povo, Fortaleza, 03 set. 1997.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Sobre os sentidos do Humano. O Povo, 10 ago. 1997.

  • MONTENEGRO, L. ; MASCARENHAS, L. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A relação da figura do indivíduo perigoso de Foucault com a constituição do Manicômio Judiciário Stenio Gomes(Pesquisa vinculada: Arqueologia e Genealogia: uma perspectiva histórica para a pesquisa em psicologia). In: XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2019, Fortaleza. XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2019.

  • CARMO, J. G. ; BRANCO, I. C. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Famílias em Perigo: a reorientação da sexualidade nos mecanismo de segurança(Arqueologia e Genealogia: uma perspectiva histórica para a pesquisa em psicologia; Dispositivo de sexualidade e sujeito do desejo - uma arqueogenealogia da sexualidade).. In: XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor, 2019, Fortaleza. XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor, 2019.

  • CELEDONIO, E. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . fale com ela: do corpo simbólico ao biopolítico(Pesquisa vinculada: Arqueologia e Genealogia: uma perspectiva histórica para a pesquisa em psicologia). In: XXVEncontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor, 2019, Fortaleza. XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor, 2019.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; CELEDONIO, E. . Funk como um testemunho histórico/cultural da experiência do corpo contemporâneo produzido pelo dispositivo biopolítico(Arqueologia e Genealogia: uma perspectiva histórica para a pesquisa em psicologia).. In: XXV Encontro de Pesquisa da Pós-Graduação da Unifor, 2019, Fortaleza. XXV Encontro de Pesquisa da Pós-Graduação da Unifor, 2019.

  • IDAIRA, A. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . História da Loucura: as possibilidades de surgimento da psiquiatria. In: XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2019, Fortaleza. XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2019.

  • IDAIRA, A. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . O Poder Psiquiatrico: um estudo histórico sobre as práticas da psiquiatria no século XIX,(Arqueologia e Genealogia: uma perspectiva histórica para a pesquisa em psicologia).. In: XXV Encontro à Pesquisa da Unifor, 2019, Fortaleza. XXV Encontro à Pesquisa da Unifor. Fortaleza: UNIFOR, 2019.

  • MONTENEGRO, L. A. ; CARMO, J. G. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; CIERO, A. J. D. . A obscena Senhora D`de Hilda Hilst: um diálogo sobre a loucura com Freud e com Foucault. In: Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2018, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2018. p. 1-1.

  • CARMO, J. G. ; BRANCO, I. C. ; MONTENEGRO, L. A. ; RODRIGUES, F. J. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . O discurso acerca da (re)orientação sexual no Brasil: uma análise a partir de Foucault e Butler. In: Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2018, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2018.

  • CELEDONIO, E. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Do Funk proibidão ao funk ostentação; uma análise do corpo como dispositivo biopolítico. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2018, Fortaleza. XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2018.

  • BRANCO, I. C. ; CIERO, J. D. ; CARMO, J. G. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Escola sem homofobia: investigando e mergência de um novo sujeito sexual. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2018, Fortaleza. XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2018.

  • CIERO, J. D. ; BRANCO, I. C. ; MONTENEGRO, L. A. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Tecnologias de si nas redes sociais digitais. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2018, Fortaleza. XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2018.

  • CELEDONIO, E. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Uma análise do discurso normatológico do corpo a partir das práticas de normatizações médica contemporâneas. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2018, Fortaleza. XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2018.

  • LEAL, C. B. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . O corpo em Michel Foucault. In: Encontro de Pós-graduaçãoe pesquisa, 2017, Fortaleza. Encontro de pós-graduação e pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2017. v. 1. p. 122-141-141.

  • PAIVA, H. ; VALE, F. C. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Sobre a definicao da Psicologia: um estudo arqueologico. In: XVI ENCONTRO DE POS-GRADUACAO E PESQUISA da UNIFOR,, 2016, Fortaleza. XVI ENCONTRO DE POS-GRADUACAO E PESQUISA da UNIFOR. Fortaleza: UNIFOR, 2016. v. 1. p. 1-1.

  • PAIVA, H. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Lacan e a crítica da personalidade psicológica. In: XVI ENCONTRO DE POS-GRADUACAO E PESQUISA da UNIFOR,, 2016, Fortaleza. XVI ENCONTRO DE POS-GRADUACAO E PESQUISA da UNIFOR, 2016. v. 1. p. 1-1.

  • PAIVA, H. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Elementos para pensar o desenvolvimento e a história da Psicanálise. In: XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da Unifor, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • PAIVA, H. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Lacan e a crítica ao organicismo na Tese de doutorado em Psiquiatria.. In: XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da Unifor, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • CALEDONIO, E. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . As questões da identidade contemporânea, um testemunho do corpo através da música Funk. In: XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da Unifor, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A redefinição dos dispositivos clínicos pelo campo da saúde mental. In: XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da Unifor, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • ANDRADE, R. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . As manifestações políticas de junho de 2013: uma provocação sobre os conceitos de massa e multidão. In: XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da Unifor, 2015, F. XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • CELEDONIO, E. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . As questões de identidade na contemporaneidade, um testemunho do corpo através da música funk e seus paradigmas. In: XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da Unifor, 2015, Fortaleza. XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A redefinição da clínica do padecimento psíquico pelo campo da saúde mental. In: XIV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2014. Anais do XIV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR. v. 1. p. 1-1.

  • CALEDONIO, E. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . O funk e a representação do corpo contemporâneo. In: XX Encontro de Iniciação Científica da UNIFOR, 2014, Fortaleza. Anais do XX Encontro de Iniciação Científica da UNIFOR. Fortaleza: Unifor, 2014. v. 1. p. 1-1.

  • SOARES, L. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Não acredito mais na minha neurótica: um estudo acerca da teoria dotrauma e as alegações à vida pessoal de Sigmund Freud por Jefrey Masson.. In: XIX Encontro de Iniciação à Ciência da Universidade de Fortaleza, 2013, Fortaleza. XIX Encontro de Iniciação à Ciência. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2013. v. XIX. p. 1-1.

  • VASCONCELOS, V. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A crítica da autoconsciência metodológica no campo das ciências humanas: Merleau-Ponty e a crítica do humanismo. In: XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2013, Fortaleza. Anais do XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • QUEIROZ, Cristiane Holanda ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A experiência contemporânea e seus contentamentos. In: V Congresso Internacional de psicopatologia fundamental e XI Congresso Brasileiro de psicopatologia fundamental, 2012, Fortaleza. V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2012. v. V. p. 1-6.

  • VASCONCELO, A. T. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Efeitos do desenvolvimento tecnocientífico sobre a clínica médica: reflexões 'a luz da psicanálise. In: XII Encontro de Pós-Graduação da Unifor, 2012, Fortaleza. Anais do XII Encontro de Pós-Graduação da Unifor. Fortaleza: UNIFOR, 2012. v. 1. p. 1-1.

  • LIMA,K,M. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Novas forma de subjetiva: possíveis deslocamentos nos modos de subjetivação entre modernidade e contemporaneidade. In: XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2011, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2011. v. XVII. p. 1-1.

  • XIMENES, S. B. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Violência urbana e laço social na contemporaneidade sob um olhar psicanalítico. In: XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2011, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2011. v. 7. p. 1-1.

  • PINHEIRO,F.L.G. ; Banhos ; TEIXEIRA, Leônica Cavalcante ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Psicanálise, ciência e pesquisa: uma leitura do método psicanalítico. In: XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, Fortaleza. Encontros científicos 2011. Fortaleza: UNIFOR, 2011. v. XI. p. 1-1.

  • Banhos ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A biossociabilidade segundo a teoria freudiana das identificações. In: XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, Fortaleza. Encontros científicos 2011. Fortaleza: UNIFOR, 2011. v. XI. p. 1-1.

  • Carvalho ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . As mutações do laço amoroso: uma investigação psicanalítica. In: I Congresso de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na clínica e no social: a experiência da fome na clínica e na cultura, 2010, Fortaleza. I Congresso de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na clínica e no social: A experiência da fome na clínica e na cultura. Fortaleza: Leipcs, 2010. v. 1.

  • CASTRO, I. P. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Dispositivos clínicos e a relação entre o normal e o patológico. In: I Congresso de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na clínica e no social: A experiência da fome na clínica e na cultura, 2010, Fortaleza. I Congresso de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na clínica e no social: A experiência da fome na clínica e na cultura, 2010. v. 1.

  • XIMENES, S. B. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Laços Familiares:uma discussão. In: I Congresso de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na clínica e no social: A experiência da fome na clínica e na cultura, 2010, Fortaleza. I Congresso de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na clínica e no social: A experiência da fome na clínica e na cultura, 2010. v. 1.

  • SOUSA, C. P. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . O alimento: uma construção de satisfação. In: I Congresso de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na clínica e no social: A experiência da fome na clínica e na cultura, 2010, Fortaleza. I Congresso de Estudos e Intervenções Psicanalíticas na clínica e no social: A experiência da fome na clínica e na cultura, 2010. v. 1.

  • SOUSA, C. P. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Cotidiano e Terapia ocupacional na clínica da primeira infância. In: X Encontro de Pós-Graduação e pesquisa, 2010, Fortaleza. X Encontro de Pós-Graduação e pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2010. v. 10.

  • XIMENES, S. B. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Violência e Laço Social: Mal-estar na contemporaneidade. In: XVI Encontro de Iniciação Científica da Unifor, 2010, Fortaleza. XVI Encontro de Iniciação Científica da Unifor. Fortaleza: UNIFOR, 2010. v. 16.

  • LIMA, Maria Celina Peixoto ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; Costa . Desejo de saber e os imperativos paradoxais do ato educativo na adolescência. In: Colóquio de Psicanálise e educação, 2009, São Paulo. Anales del 7 Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008. v. 7.

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Por uma Abordagemm Psicanalitica da Violencia na Contemporaneidade. In: Congresso Sul Americano de psicanalise sobre violencia culpa e ato: causas e, 2009, Fortaleza. Congresso Sul Americano de psicanalise sobre violencia culpa e ato: causas e. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2009. v. II.

  • RIOS, Natália Soares ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Violência urbana: uma compreensão psicanalítica. In: IX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2009, Fortaleza. IX encontro de Pós-graduação e Pesquisa. Fortaleza: Unifor, 2009. v. IX. p. 1-6.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Sexualidade, Lei e Desejo. In: III Congresso Nacional de Psicanálise da UFC e do X Encontro de Psicanálise da UFC, 2005, Fortaleza. III Congresso Nacional de Psicanálise da UFC e do X Encontro de Psicanálise da UFC - A Teoria da Sexualidade 100 Anos Depois. Fortaleza - CE: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2005.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Psicanálise e psicopatologia: sobre o trauma e a medida de qualificação do normal e do patológico - questões epistemológicas. In: I Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e VII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2004, Rio de Janeiro - RJ. I Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e VII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Rio de Janeiro - RJ: Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, 2004.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Subjetividade e ética. In: VI Conferência Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia, 2003, Brasilia. Etica, linguagem e sofrimento. Brasília: ABRAFIPP, 2003. v. 1. p. 11-415.

  • Carvalho ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Uma análise crítica do amor na pós-modernidade tendo como referencial a modernidade. In: IX Encontro de Pós-graduação e pesquisa, 2009, Fortaleza. IX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2009. v. 1. p. 1-6.

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . VIOLÊNCIA E LAÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: CONSTRIBUIÇÕES PSICANALÌTICAS. In: XV Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2009, Fortaleza. XV Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2009. v. 1. p. 1-6.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; RIOS, Natália . a pacificaçào do laço social. In: VIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2008, Fortaleza. VIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza: Unifor, 2008. v. VIII.

  • MAGALHÃES, Clarissa Souza ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Arqueologia da psicanálise: noção de sexual. In: XIV Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2008, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: Unifor, 2008. v. XIV.

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Interfaces entre sofrimento psiquico e relação normal patológico na clinica contemporãnea. In: XIV Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2008, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: Unifor, 2008. v. XIV.

  • OLIVEIRA, Débora Passos de ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A superestimação da imagem do eu no cenário atual e suas consequências subjetivas. In: XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, dentro das atividades do MUNDO UNIFOR 2007, 2007, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2007.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MENDES, Layza Castelo Branco . Os cuidados com o corpo na contemporaneidade: o saber médico e suas implicações na constituição da subjetividade. In: VI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, dentro das atividades do II Mundo UNIFOR, 2006, Fortaleza. VI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2006.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; RIOS, Natália Soares . Nascimento das ciências humanas e uma arqueologia da psicanálise. In: XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, dentro das atividades do II Mundo UNIFOR, 2006, Fortaleza. XII Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2006.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; OLIVEIRA, Débora Passos de . O sujeito moral em Freud e a constituição do enlaçamento social. In: XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2005, Fortaleza. XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza - CE: Universidade de Fortaleza - UNIFOR. v. 11.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; ARAÚJO, Cecília . História da Loucura: a concepção genealógica do sujeito psicológico. In: XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2005, Fortaleza. XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza - CE: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2005. v. 11.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Subjetividade e Desamparo: sobre condições de possibilidades de um discurso sobre a melancolia. In: I Jornada do LABIO - Luto, Melancolia e Nostalgia do Objeto, 2005, Fortaleza. I Jornada do LABIO - Luto, Melancolia e Nostalgia do Objeto. Fortaleza ? CE: Mestrado em Psicologia da UNIFOR, 2005.

  • França Neto ; MOREIRA, J. O. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; ALBUQUERQUE, K. M. de. . Patologia: Um conceito em questão. In: CONPSI, 2009, Belém. VI Congresso Norte e Nordste de Psicologia, 2009.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; RIOS, Natália Soares . A constituiçào da noção de homem: sobre uma arqueologia da psicanálise. In: VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, 2009, Curitiba. VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. Curitiba: champagnat/ PUCPR, 2009. p. 01-203.

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . CONSIDERAÇÕES SOBRE PSICOPATOLOGIA E SOFRIMENTO PSÍQUICO NA CONTEMPORANEIDADE. In: XIV Semana Universitária da UECE, 2009, Fortaleza. XIV Semana Universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2009.

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE VIOLÊNCIA E SOCIABILIDADE NA ATUALIDADE. In: XIV Semana Universitária da UECE, 2009, Fortaleza. XIV Semana Universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2009.

  • TEIXEIRA, Leônica Cavalcante ; LIMA, Maria Celina Peixoto ; MARTINS, K. P. H. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . VI Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. In: VI Congresso Norte e Nordeste de psicologia, 2009, Belém. VI Congresso Norte e Nordeste de psicologia, 2009.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Confiisão e sexualidade. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Texto e Cultura: programa e resumos. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. p. 2-500.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Natureza, Linguagem e Condição Humana: a dimensão da alteridade a partir da perspectiva freudiana. In: Colóquio Natureza e Linguagem, 2006, Fortaleza. Colóquio Natureza e Linguagem. Fortaleza - CE: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2006. p. 18-19.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MAGALHÃES, Clarissa Souza . A cultura da felicidade e a anormalidade. In: XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, dentro das atividades do II Mundo UNIFOR, 2006, Fortaleza. XII Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2006. p. 23-23.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; OLIVEIRA, Débora Passos de . Sobre as Relações entre o Sexual e o Mal-estar na Civilização: uma discussão acerca das perspectivas freudianas. In: XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, dentro das atividades do II Mundo UNIFOR, 2006, Fortaleza. XII Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2006. p. 33-33.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; RIOS, Natália Soares . Nascimento das ciências humanas e uma arqueologia da psicanálise. In: XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, dentro das atividades do II Mundo UNIFOR, 2006, Fortaleza. XII Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2006. p. 39-39.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MENDES, Layza Castelo Branco . Os cuidados com o corpo na contemporaneidade: o saber médico e suas implicações na constituição da subjetividade. In: VI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, dentro das atividades do II Mundo UNIFOR, 2006, Fortaleza. VI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2006. p. 22-22.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; COSTA, Raul Max Lucas da ; MAIA, Gabrielle Bessa Pereira . Discurso Médico e Normatização na Fortaleza Belle Èpoque. In: 1ª Mostra de Trabalhos e Práticas em Psicologia, 2006, Fortaleza. 1ª Mostra de Trabalhos e Práticas em Psicologia. Fortaleza: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2006. p. 21-21.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MAIA, Gabrielle Bessa Pereira . Medicina, Subjetividade e Corpo: implicações contemporâneas. In: V Encontro de Iniciação à Docência, 2005, Fortaleza. V Encontro de Iniciação à Docência. Fortaleza - CE: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2005.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; RIOS, Natália . A constituição do humanismo como um ponto de partida para um estudo arqueológico da psicanálise. In: XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2005, Fortaleza. XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza - CE: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2005. v. 11.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MESQUITA, Mirka Flávia Soares . Psicologia e Direito: sobre a noção de sujeito anormal. In: XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2005, Fortaleza. XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza - CE: Universidade de Fortaleza - UNIFOR. v. 11.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; LEÃO, Marta Edna Oliveira . Psicanálise e as novas formas de sofrimento psíquico na atualidade. In: V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2005, Fortaleza. V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza - CE: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2005.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; QUEIROZ, Cristiane Holanda . Considerações sobre as promessas de felicidade do discurso científico-tecnológico contemporâneo. In: V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2005, Fortaleza. V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza - CE: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2005.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; QUEIROZ, Cristiane Holanda . O Indivíduo Moderno e o Sujeito do Inconsciente: impasses éticos da atualidade. In: IV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2004, Fortaleza - CE. IV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza - CE: Gráfica da UNIFOR, 2004. v. 4. p. 154-154.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MAIA, Gabrielle Bessa Pereira ; COSTA, Raul Max Lucas da . Fortaleza belle èpoque saber médico e urbanização. In: X Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2004, Fortaleza. X Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza - CE: Gráfica da UNIFOR, 2004. v. 10. p. 57-57.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; SABINO, Catarina Borges . Reforma psiquiátrica: as associações de familiares e usuários dos serviços de saúde mental em discussão. In: X Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2004, Fortaleza. X Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza - CE: Gráfica da UNIFOR, 2004. v. 10. p. 66-66.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; ARAÚJO, Cecília . Reforma Psiquiátrica: constituição de uma nova experiência da loucura?. In: X Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2004, Fortaleza. X Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza - CE: Gráfica da UNIFOR, 2004. v. 10. p. 110-110.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Reforma Psiquiátrica: constituição de uma nova experiência da loucura?. In: III Encontro de Pós-Gradução e Pesquisa da UNIFOR, 2003, Fortaleza. III Encontro de Pós-Gradução e Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2003. v. 3. p. 83-83.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Subjetividade, Sofrimento e Ética. In: VI Conferência Internacional sobre Filosofia, Psquiatria e Psicologia, 2003, Brasília. VI Conferência Internacional sobre Filosofia, Psquiatria e Psicologia. Brasília/DF: ABRAFIPP, 2003. p. 120-121.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Loucura, Sujeito e Sociedade. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Livro de Resumos - Saúde, Justiça, Cidadania. Brasília-DF: ABRASCO - Associação Brasoleira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2003. v. 1. p. 266-266.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; SABINO, Catarina Borges . Reforma psiquiátrica e cidadania: limites e possibilidades. In: IX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2003, Fortaleza. IX Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza/CE: Gráfica da UNIFOR, 2003. v. 9. p. 54-54.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MELO, Jana Said . Doença mental: uma invenção moderna da experiência da loucura. In: IX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2003, Fortaleza/CE. IX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza/CE: Gráfica da UNIFOR, 2003. v. 9. p. 116-116.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Norma e Subjetividade. In: II Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2002, Fortaleza. II Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor-resumos. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2002. v. 1. p. 79-79.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Leituras dos sofrimento psíquico: repensando conceitos e práticas psicológicas - Subjetividade e Razão Médica. In: I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo. I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. São Paulo: Conselho Federal de Psicologia, 2002. v. 1. p. 38-38.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Sofrimento Psíquico, sujeito e contemponeidade: Norma e Sofrimento. In: VI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2002, Recife. VI Congresso Brasileiro de Psicopatologia fundamental - A experiência do sofrimento e a psicopatologia fundamental: na clínica, na teoria e na cultura. Recife: UNICAP, 2002. v. 1. p. 17-17.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Sobre o estilo de análise foucaultiana acerca da questão: quem somo nós hoje?. In: III Congresso de Mal-Estar e Subjetividade, 2000, Fortaleza. Anais do Congresso de Mal-Estar e Subjetividade. v. 1. p. 37-37.

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Estudo do modo de subjetivação do feminino na contemporaneidade. In: IV Encontro de Iniciação à Pesquisa, 1998, Fortaleza. IV Encontro de Iniciação à Ciência. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 1998. v. 1. p. 151-151.

  • PINHEIRO, L. ; LIMA, Maria Celina Peixoto ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Biopolítica e regimes educativos: um estudo arqueogenealógico da Educação de jovens no Brasil(Arqueologia e Genealogia: uma perspectiva histórica para a pesquisa em psicologia; Sobre o modo como as políticas públicas incidem sobre a relação do jovem com a própria educação - uma pesquisa arqueogenealógica.). 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, I. C. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; LIMA, Maria Celina Peixoto . Escola sem homofobia: um novo dispositivo sexual?(Arqueologia e Genealogia: uma perspectiva histórica para a pesquisa em psicologia; Sobre o modo como as políticas públicas incidem sobre a relação do jovem com a própria educação - uma pesquisa arqueogenealógica.). 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Psicanálise e Política. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FIUZA, C. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; PAIVA, H. . Sobre a formação do psicólogo no Basil: A problemática relação entre Filosofia e Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; PINTO, P. . Saúde mental: novo campo teórico e ético. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . IV Colóquio De Literatura E Psicanálise. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Prevenção, sexualidade e subjetividade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Práticas de saúde e modos de subjetivação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Para que servem as teorias psicológicas: sobre a questão da utilidade das práticas psicológicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Psicologia, cultura e sociedade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINHEIRO, C. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . O cotidiano como espaço de intervenção na clínica da primeira infância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINHEIRO, C. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . O cotidiano como espaço de intervençào na clínica do espectro autista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; QUEIROZ, Cristiane Holanda . O corpo e suas narrativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . O sintoma em saúde mental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; ALBUQUERQUE, K. M. de. . O CAMPO DA SAÚDE MENTAL E A QUESTÃO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O NORMAL E O PATOLÓGICO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, Leônica Cavalcante ; MARTINS, K. P. H. ; LIMA, Maria Celina Peixoto ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Exilio subjetivo e família: deslocamento espacial, luto e melancolia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . a constituição da noção de homem: sobre uma arqueologia da psicanálise. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . VIOLÊNCIA E LAÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: CONSTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Por uma abordagemm psicanalitica da violencia na contemporaneidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . CONSIDERAÇÕES SOBRE PSICOPATOLOGIA E SOFRIMENTO PSÍQUICO NA CONTEMPORANEIDADE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE VIOLÊNCIA E SOCIABILIDADE NA ATUALIDADE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Carvalho ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Uma análise crítica do amor na pós-modernidade tendo como referencial a modernidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Carvalho ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Um estudo sobre a especificidade do amor na atualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A MEDIDA DE COMPARAÇÃO ENTRE O NORMAL E O PATOLÓGICO EM FREUD. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBUQUERQUE, K. M. de. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . SOBRE A PRIMAZIA DA PSICOPATOLOGIA DO COTIDIANO NA CLÍNICA CONTEMPORÂNEA -. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIOS, Natália Soares ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . VIOLÊNCIA URBANA: UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Os anormais: a questão da alteridade em Foucault. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Confissão e sexualidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; RIOS, Natália Soares . A constituição do psicólogo a partir da arqueologia foucaultiana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Civilização e violência: o ponto de vista freudiano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, Débora Passos de ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A superestimação da imagem do eu no cenário atual e suas consequências subjetivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Sobre o sertão: questões de identidade e alteridade ? alguns recortes literários. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Natureza, Linguagem e Condição Humana: a dimensão da alteridade a partir da perspectiva freudiana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MAGALHÃES, Clarissa Souza . A cultura da felicidade e a anormalidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; OLIVEIRA, Débora Passos de . Sobre as Relações entre o Sexual e o Mal-estar na Civilização: uma discussão acerca das perspectivas freudianas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; RIOS, Natália Soares . Nascimento das ciências humanas e uma arqueologia da psicanálise. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MENDES, Layza Castelo Branco . Os cuidados com o corpo na contemporaneidade: o saber médico e suas implicações na constituição da subjetividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Sexualidade, Lei e Desejo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MAIA, Gabrielle Bessa Pereira . Medicina, Subjetividade e Corpo: implicações contemporâneas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; OLIVEIRA, Débora Passos de . O sujeito moral em Freud e a constituição do enlaçamento social. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; RIOS, Natália . A constituição do humanismo como um ponto de partida para um estudo arqueológico da psicanálise. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MESQUITA, Mirka Flávia Soares . Psicologia e Direito: sobre a noção de sujeito anormal. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; ARAÚJO, Cecília . História da Loucura: a concepção genealógica do sujeito psicológico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; LEÃO, Marta Edna Oliveira . Psicanálise e as novas formas de sofrimento psíquico na atualidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; QUEIROZ, Cristiane Holanda . Considerações sobre as promessas de felicidade do discurso científico-tecnológico contemporâneo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Subjetividade e Desamparo: sobre condições de possibilidades de um discurso sobre a melancolia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Psicanálise e psicopatologia: sobre o trauma e a medida de qualificação do normal e do patológico - questões epistemológicas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A experiência psicanalítica a partir da estética de Fernando Pessoa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MAIA, Gabrielle Bessa Pereira ; COSTA, Raul Max Lucas da . Fortaleza belle èpoque saber médico e urbanização. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; QUEIROZ, Cristiane Holanda . O Indivíduo Moderno e o Sujeito do Inconsciente: impasses éticos da atualidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; SABINO, Catarina Borges . Reforma psiquiátrica: as associações de familiares e usuários dos serviços de saúde mental em discussão. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; ARAÚJO, Cecília . Reforma Psiquiátrica: constituição de uma nova experiência da loucura?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MAIA, Gabrielle Bessa Pereira ; COSTA, Raul Max Lucas da . Discurso médico e normatização na Fortaleza Belle Èpoque. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Loucura, Sujeito e Sociedade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Estudos Atualizados em Psicologia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A insatisfação do aluno de psicologia analisada à luz do motivo de realização. 1985. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . História da Loucura, 50 anos depois... ainda é um livro atual?. Palmas: CEULP/ULBRA, 2011 (Divulgação científica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Revista Psicologia e política. 2018.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Psicologia em Estudo. 2018.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Caderno de Saúde Pública. 2018.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Psicologia em Revista. 2018.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Psicologia Teoria e Pesquisa. 2018.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Revista Psicologia em Estudos. 2017.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Revista Educação Temática Digital. 2017.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Revista de Humanidades. 2017.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Psicologia em Revista. 2016.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Psicologia e Sociedade - Revista da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2016.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. 2016.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Revista Subjetividades. 2015.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Psicologia em Estudo. 2015.

DANZIATO, Leonardo José Barreira ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Revista Subjetividades: Dossiê Foucault. 2015.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . XX Encontro de iniciação científica da UNIFOR. 2014.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . XIV Encontro de pós-graduação da UNIFOR. 2014.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . avaliadora La Revista Affectio Societatis. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . avaliação Revista Psicologia: Ciência e Profissão. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 65ª Reunião Anual da SBPC.. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultoria ad hoc - Revista Arquivos Brasileiro de Psicologia. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . consultoria ad hoc - Revista Psicologia & Sociedade. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . consultoria ad hoc na Revista Mal-Estar e Subjetividade. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultoria ad hoc - CONPSI. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultoria - XIII Encontro de Pós-Graduação da UNIFOR. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultoria - XIX Encontro de Iniciação científica da Unifor. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . consultoria ad hoc Revista Educação & Realidade. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 64ª Reunião Anual da SBPC.. 2012.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . consultoria psicologia em Revista. 2012.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultoria ad hoc da Revista Psicologia: teoria e pesquisa. 2011.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultoria ad hoc do periódico, Fractal; revista de Psicologia. 2011.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultoria ad hoc - CONPSI. 2011.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultoria ad hoc: CONLAPSA. 2011.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultoria - XI Encontro de Pós-Graduação da UNIFOR. 2011.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultoria - XVII Encontro de Iniciação científica da Unifor. 2011.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultoria ad hoc - Revista Arquivos Brasileiro de Psicologia. 2011.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultoria ad hoc: Revista de Saúde Pública. 2011.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . consultoria ad hoc na Revista Mal-Estar e Subjetividade. 2009.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . consultoria ad hoc Revista mal-estar e Subjetividade. 2009.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Avaliadora dos trabalhos do IX encontro de Pós-Graduação da Unifor. 2009.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Avaliadora do XV encontro de iniciação científica da Unifor. 2009.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultora ad hoc da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2007.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultora ad hoc do Periódico Psicologia em Estudo. 2007.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultora ad hoc do Periódico Psicologia em Estudo. 2006.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultora ad hoc da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2006.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultora ad hoc da Revista Ciências Médicas. 2005.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Membro da Comissão de Avaliação de Provas de Monitoria Voluntária da disciplina de Antropologia Cultural na UNIFOR. 2005.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultora ad hoc da Revista Mal-Estar e Subjetividade. 2004.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultora ad hoc da Revista Ciências Médicas. 2004.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultora ad hoc da Revista Mal-Estar e Subjetividade. 2003.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Revista Psicologia em Estudo. 2015.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Revista Subjetividades. 2015.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Revista Interinstitucional de psicologia. 2014.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . ETD - Educação temática Digital. 2014.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc Psicologia & Sociedade. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . parecerista ad hoc Psicologia: Ciência e Profissão. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc Revista Barbarói. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc Revista Mal-estar e Subjetividade. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc 8o. CONPSI. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc SBPC 65a.. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc Arquivos brasileiros de Psicologia. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc Arquivos brasileiros de Psicologia. 2013.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc da Revista Mosaico: estudos em psicologia. 2011.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . parecerista ad hoc 63o Reunião Anual da SBPC. 2011.

Sales ; Linhares,A.B. ; DIÓGENES, Glória Maria dos Santos ; Vitorino, G.T. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Membro da Banca no Exame de Qualificação da Tese de Doutorado de Francisca Helena Rocha. 2011.

BARROCAS, R. L. L. ; MARTINS, K. P. H. ; Berlink, A. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Membro da Banca de Exame de Qualificação de Projeto de Dissertação de Kelly Moreira de Albuquerque. 2011.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc psicologia em Revista. 2010.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . parecerista ad hoc Revista mal-estar e subjetividade. 2010.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Avaliadora dos trabalhos submetidos ao X Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. 2010.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Avaliadora de Painéis do X Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. 2010.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Avaliadora de trabalhos submetidos ao XVI Encontro de Iniciação Científica. 2010.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultora ad hoc Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia. 2009.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc de Psicologia em Revista. 2008.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Avaliadora dos Trabalhos Submetidos para o XIV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza. 2008.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultora ad hoc da Psicologia: Ciência e Profissão. 2008.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultora ad hoc da Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia. 2008.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . consultor ad hoc da Revista Psicologia em Estudos. 2008.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Avaliadora dos trabalhos submetidos para o VIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Fortaleza. 2008.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Consultora ad hoc do periódico Psicologia em Estudo. 2008.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Avaliadora da Sessão Painel do VIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. 2008.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Avaliadora de Trabalhos do XIV Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. 2008.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc da Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. 2007.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc da Revista do Departamento de Psicologia - UFF. 2007.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc do periódico Cadernos de Saúde Pública/Reports in Public Health. 2007.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Membro da Comissão de Avaliação da Prova de Monitoria da Disciplina de Psicopatologia II do Curso de Psicologia. 2007.

BUCHER, Julia Sursis Nobre Ferro ; CAVALCANTE, L. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . membro da comissão de avaliação do merito acadêmico do projeto The subject in Pain, de autoria. 2007.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Membro da Comissão de Avaliação da Prova de Monitoria da Disciplina de Antropologia Cultural do Curso de Psicologia. 2006.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Membro da Comissão de Avaliação da Prova de Monitoria da Disciplina de Psicopatologia II do Curso de Psicologia. 2006.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc do periódico Cadernos de Saúde Pública/Reports in Public Health. 2006.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Membro da Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos na XI Semana de Psicologia da UNIFOR. 2005.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Parecerista ad hoc da Revista Mal-estar e Subjetividade. 2005.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Membro Integrante da Equipe de Elaboração do I Curso de Especialização em Saúde Mental Coletiva. 1995.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; CAVALCANTE, L. ; LIMA, Maria Celina Peixoto ; BORIS, Georges Daniel Janja Bloc . Membro integrante da comissão de elaboração do Mestrado em Psicologia - Unifor. 1995.

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Aplicação de um pré-teste na pesquisa sobre: O desemprego prolongado no Ceará - Sine-Ce. 1994.

ARCANJO, R. ; ACSELRAD, M. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Cineclube UNIFOR. 2017.

LEAL, C. B. ; BRANCO, I. C. ; CELEDONIO, E. ; ACSELRAD, M. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Cineclube UNIFOR. 2017.

MASCARENHAS, Lirian Filgueiras ; ACCERALD, M. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . cineclube UNIFOR. 2017.

ACSELRAD, M. ; COSTA, S. S. G. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Cineclube: Foucault por ele mesmo. 2016.

MASCARENHAS, Lirian Filgueiras ; CUNHA, K. ; ACCERALD, M. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . cineclube: Alienista. 2016.

QUEIROZ, Cristiane Holanda ; ACCERALD, M. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . cineclube: A garota dinamarquesa. 2016.

ALBUQUERQUE, K. M. de. ; ACSELRAD, M. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . cineclube: l'infance sous contrôle. 2016.

ANDRADE, R. ; ACSELRAD, M. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . cineclube:As loucuras do rei Georges. 2016.

ACSELRAD, M. ; ANDRADE, R. ; MAIA JUNIOR, B. A. ; MASCARENHAS, Lirian Filgueiras ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . cineclube: Eu, Pierre Riviere, degolei minha mãe, meu irmão e irmã. 2015.

Arruda,J. M. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Sexualidade em Foucault. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . FOUCAULT, Os anormais. 2014; Tema: Poder ? Subjetividade - Saber: diálogos com Foucault. (Site).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MACIEL, R. . Dossiê: o contemporâneo à luz da psicanálise. 2020. (Editoração/Periódico).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Pesquisa em Saúde Coletiva a partir da perspectiva teórico/metodológica de Michel Foucault. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Seminário de Pesquisa. 2014. (Debatedora).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Seminário de Pesquisa. 2014. (Debatedora).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Seminário de pesquisa. 2014. (Debatedora).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MASCARENHAS, Lirian Filgueiras ; ANDRADE, R. ; MAIA JUNIOR, B. A. . filme: Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão. 2014. (Debatedora).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Revista Educação & Realidade.. 2013. (Parecerista ad hoc).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A questão do sujeito em Foucault. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MONTENEGRO, M. A. P. ; PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; AZEVEDO JUNIOR, I. L. . Natureza e Linguagem na Filosofia. 2008. (Editoração/Livro).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Estamira. 2008. (Debatedora do filme).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz ; MONTENEGRO, M. A. P. . Alteridade em Foucault. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Blade Runner, o caçador de andróides. 2007. (Debatedora de Filme).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Genealogia da problemática psicológica. 2007. (Proponente de Mesa de Redonda).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Subjetividade. 2007. (Palestra Proferida).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Apresentações de Experiências e Trabalhos dos CAPS do Ceará. 2007. (Debatedora).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Eutanásia e distanásia. 2005. (Moderadora de Mesa Redonda).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. 2005. (Debatedora de Filme).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Análise histórica e crítica da psicopatologia. 2003. (Palestra Proferida).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Direitos humanos e reforma psiquiátrica. 2003. (Palestrante).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . Movimento de Anti-Psiquiatria. 2003. (Palestra Proferida).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A Reforma Antimanicomial. 1995. (Debatedora).

PINHEIRO, Clara Virginia de Queiroz . A Prática Científica em Saúde Mental. 1994. (Membro de Mesa Redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Sobre o modo como as políticas públicas incidem sobre a relação do jovem com a própria educação - uma pesquisa arqueogenealógica, Descrição: Abordamos a temática da educação nesta pesquisa, a partir da perspectiva foucaultiana, como tecnologia de subjetivação, relacionada às ciências humanas e psiquiátrica, como também à gestão política dos indivíduos e da população. Sob esse ponto de vista, compreendemos que a função do ensino, no contexto da atualidade, ultrapassa e extrapola de maneira ampla sua finalidade mais aparente de transmissão de conhecimento. Ora, percebemos, com Foucault (2015), a educação como forma primordial de instituição formadora do sujeito cultural, científico, mas, também, político e ético, que assume hoje uma configuração nos moldes de uma instituição disciplinar e biopolítica. Nesse sentido, educar significa uma tecnologia política de normação, normalização e normatividade dos corpos, comportamentos e desejos dos indivíduos em conformidades com as expectativas políticas e economicas das sociedades contemporâneas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro - Coordenador / Leticia Montenegro - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2018 - Atual

    Juventude e a tarefa da transmissão: sobre as interfaces da psicanálise com a Educação, Descrição: Investigação das relações da juventude com o saber, bem como os impasses de sua transmissão no contexto escolar. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro - Coordenador / Lorenna Pinheiro - Integrante / Celina Peixoto Lima - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2017 - Atual

    Arqueologia e Genealogia: uma perspectiva histórica para a pesquisa em psicologia, Descrição: Muitos estudos psicanalíticos se dedicam a demonstrar como a psicanálise instaura seu campo clínico a partir da ruptura radical com as disciplinas cientificas, mais especificamente a psiquiatria e a psicologia. Com efeito, a partir de uma perspectiva estritamente epistemológica podemos reconhecer a heterogeneidade das diversas concepções sobre o homem, seus processos psíquicos, socialização e padecimento mental. Ora, formulamos a hipótese de que a partir de um ponto de visão arqueológico e genealógico podemos evidenciar um denominador comum aos discursos, displinas e práticas psicológicas, qual seja, uma certa concepção de homem como vivente, econômico, político e social.. Na pesquisa arquegenealógica busca-se estabelecer os problemas originários a propósito dos quais se formam discursos, tecnologias, políticas sociais e práticas de subjetividades constitutivos da sociedade. Assim, considerando essa perspectiva teórico/metodológica, definimos dois objetivos de pesquisa:1) investigar as condições de emergência dos saberes e práticas psicológicas, bem como seu ponto de mutação epistemológica, normativa e ética em curso na atualidade; 2) Relacionar os problemas psicológicos atuais aos dispositivos dominantes de regulação social, como por exemplo, a medicina.Daí, desenvolve-se pesquisas sobres os saberes (teorias e práticas científicas), discursos e práticas sociais(políticas públicas, literatura, prescrições, redes sociais etc), com o objetivo de evidenciar os elementos e as técnicas de constituição de si como sujeito característicos da atualidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro - Coordenador / Lirian Filgueiras Mascarenhas - Integrante / Ricardo Augusto Chaves de Oliveira - Integrante / Cristiane Holanda Queiroz - Integrante / Cristina Pinheiro - Integrante / Kelly Moreira de Albuquerque - Integrante / Vitor Araújo - Integrante / Virginia Serpa - Integrante / Edionara Caledônio - Integrante / Renan Andrade - Integrante / Ticiana Banhos - Integrante / Higor Paiva - Integrante / Marcio Accerald - Integrante / Natalia Parente - Integrante / Lilian Suassuna Martins - Integrante / Ravena Arcanjo - Integrante / Isabel Castelo Branco - Integrante / Joyce D'Áila Di Ciero - Integrante., Financiador(es): Universidade de Fortaleza - Bolsa., Número de produções C, T & A: 30 / Número de orientações: 7

  • 2016 - Atual

    Políticas socioeducativas e modos de subjetivação ? estudo sobre os modos pelos quais o jovem infrator se reconhece sujeito de direitos a partir da perspectiva genealógica de Michel Foucault, Descrição: O objetivo desta pesquisa é demonstrar que a política socioeducativa constitui um dispositivo jurídico-penal, pelo qual a forma de responsabilização do jovem infrator acerca de seu próprio delito é modificada, acarretando transformações nos modos de subjetivação, quer dizer, nos modos pelos quais o adolescente se reconhece como sujeito de seu atos. Em outros termos, o objetivo da pesquisa é evidenciar os modos de subjetivação implicadas nas políticas socioeducativas direcionadas ao adolescente infrator. A pesquisa sobre as práticas socioeducativas será feita através do levantamento do material documental constitutivo do arquivo das políticas públicas de medidas socioeducativa para jovens infratores. Assim, serão levantados relatórios científicos, leis, manual operacional, guias práticos, diretrizes, opiniões, dados estatísticos, ações, operações, programas, serviços, enfim, uma gama de discursos heterogêneos, publicados em sites oficiais, periódicos científicos, jornais e revistas, tomados como fonte de dados sobre os parâmetros e os contornos pelos quais o adolescente é enredado pelo dispositivo socioeducativo como infrator e sujeito de direito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro - Coordenador / Lirian Filgueiras Mascarenhas - Integrante / Marina Fortes Marizeiro - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2009 - 2017

    Dispositivo de sexualidade e sujeito do desejo - uma arqueogenealogia da sexualidade, Descrição: TENDO EM VISTA UM ESTUDO ARQUEOLÓGICO DA PSICANÁLISE, SE FORMULA O SEGUINTE OBJETIVO : INVESTIGAR A PSICANALISE CONSIDERANDO SUA INSERÇÃO NO CAMPO DA SEXUALIDADE. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro - Coordenador / Cristiane Holanda Queiroz - Integrante / Clarissa Souza Magalhães - Integrante / Banhos, Ticiana - Integrante / Claudia Barros Leal - Integrante / Isabel Castelo Branco - Integrante., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 7

  • 2004 - 2017

    DISPOSITIVOS CLÍNICOS E A RELAÇÃO ENTRE O NORMAL E O PATOLOGICO, Descrição: TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO ARQUEOLÓGICA SOBRE AS FORMAS DE INSERÇÃO DA PSICANALISE NO CAMPO MÉDICO-PSICOLÓGICO, CONSIDERANDO AS MUDANÇAS NA RELAÇÃO ENTRE O NORMAL E O PATOLOGICO ENGENDRADAS PELAS TEORIAS E PRÁTICAS CLÍNICAS EM SAÚDE MENTAL.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro - Coordenador / Lirian Filgueiras Mascarenhas - Integrante / Cristiane Holanda Queiroz - Integrante / Isabella Maria Augusto Aguiar - Integrante / Layza Castelo Branco Mendes - Integrante / Maria Inês Detsi de Andrade Santos - Integrante / Jannayna Queiroz Carvalho - Integrante / Iane Pinto de Castro - Integrante / Cristina Pinheiro - Integrante / Banhos, Ticiana - Integrante / Kelly Moreira de Albuquerque - Integrante / Vitor Vasconcelos de Araújo - Integrante / Marcio Acselrad - Integrante / Edionara Caledônio - Integrante / Higor Paiva - Integrante / Paulo Pinto - Integrante / Christiano Fiuza - Integrante / Claudia Barros Leal - Integrante., Financiador(es): Fundação cearense de amparo a pesquisa - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 5

  • 2002 - 2017

    Reforma psiquiátrica: constituição de uma nova experiência da loucura?, Descrição: A proposta dessa pesquisa é investigar o movimento de reforma psiquiátrica, abrangendo os saberes e práticas medicas, os processos legislativos e comunitários envolvidos nessas políticas de deshospitalização da loucura, procurando analisar como através desse campos se define uma experiência da loucura na contemporaneidade no que diz respeito a constituição de uma forma de sociabilidade que inclui a presença e a participação do deficiente mental na comunidade e uma forma de experiência do indivíduo consigo mesmo como deficiente mental. Esse estudo se realiza através da investigação de três campos de experiências que definem as características da Reforma Psiquiátrica, quais sejam: 1) Teorias e Práticas Clínicas; 2) Legislação; 3) Associações de familiares e usuários em saúde mental. Essas áreas envolvidas no processo de Reforma Psiquiátrica serão analisadas a partir dos documentos, pareceres, laudos, testemunhos, etc, pertecente ao acervo de informações da área de saúde mental, da coordenação geral de documentação e informação da subsecretaria de assuntos administrativos do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Clara Virginia de Queiroz Pinheiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Fortaleza, Diretoria do Centro de Ciências Humanas, Mestrado Em Psicologia. , Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, 60811-341 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 34773219, Fax: (85) 34773063, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1992 - 2020

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Cultura, Trabalho de conclusão de curso

  • 02/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gênese e epistemologia da Psicologia, Epistemologia da psicanálise

  • 02/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/Mestrado em Psicologia.,Cargo ou função, Membro do Conselho Científico Local da Revista Mal-Estar e Subjetividade.

  • 08/2003

    Ensino, Mestrado Em Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gênese e Epistemologia da Psicopatologia, Seminário de Orientação de Dissertação

  • 08/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria do Centro de Ciências Humanas, Mestrado Em Psicologia.,Linhas de pesquisa

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural, Psicopatologia I

  • 08/2007 - 11/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologia I, Antropologia Cultural

  • 02/2007 - 06/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural, Psicopatologia I

  • 08/2006 - 11/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologia I, Antropologia Cultural

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural, Psicopatologia I

  • 08/2005 - 11/2005

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologia I, Antropologia Cultural

  • 02/2005 - 06/2005

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural, Psicopatologia I

  • 08/2004 - 11/2004

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologia I, Antropologia Cultural

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologia I

  • 08/2003 - 11/2003

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologia I

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologia I

  • 08/2002 - 11/2002

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologia I

  • 10/2002 - 10/2002

    Ensino, Especialização em Psicologia e Práticas de Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Subjetividade e Práticas de Saúde

  • 02/2002 - 06/2002

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Psicologia I, Psicopatologia I

  • 08/1997 - 11/1997

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica II, Monografia em Psicologia, Epistemologia da Psicologia I

  • 10/1997 - 10/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CEIMP - Comissão de Estudos para Implantação do Mestrado em Psicologia.,Cargo ou função, Membro do CEIMP.

  • 02/1997 - 06/1997

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia em Psicologia, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica I, Epistemologia da Psicologia I

  • 08/1996 - 11/1996

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica II, Monografia em Psicologia, Pesquisa em Psicologia I, Epistemologia da Psicologia I

  • 02/1996 - 06/1996

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia em Psicologia, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica II, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica I, Pesquisa em Psicologia I, Epistemologia da Psicologia I

  • 08/1995 - 11/1995

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia em Psicologia, Epistemologia da Psicologia I, Pesquisa em Psicologia I, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica II

  • 02/1995 - 06/1995

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas e Teorias em Psicologia I, Psicologia Aplicada ao Turismo, Pesquisa em Psicologia I, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica II, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica I

  • 08/1994 - 11/1994

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica II, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica I, Pesquisa em Psicologia I, Psicologia Aplicada ao Turismo, Sistemas e Teorias em Psicologia I

  • 02/1994 - 06/1994

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica II, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica I, Pesquisa em Psicologia I, Psicologia Aplicada ao Turismo, Sistemas e Teorias em Psicologia I

  • 08/1992 - 11/1992

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Psicologia I, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica II, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica I, Teorias e Técnicas Psicoterápicas II, Monografia em Psicologia, Epistemologia da Psicologia I

1997 - 2002

Hospital de Saude Mental de Messejana

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Preceptora, Carga horária: 2

1993 - 1995

Hospital de Saude Mental de Messejana

Vínculo: Pretador de serviço, Enquadramento Funcional: Preceptora, Carga horária: 2

Atividades

  • 03/1997 - 11/2002

    Ensino, Residência em Psiquiatria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Clínica Psicológica

  • 06/1993 - 06/1995

    Ensino, Residência em Psiquiatria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologia, Teoria do desenvolvimento da personalidade

2010 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Intercâmbio

1987 - 1987

Mercadinhos São Luiz

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga

Atividades

  • 05/1987 - 08/1987

    Serviços técnicos especializados , São Luiz.,Serviço realizado, Psicóloga em Campanha Promocional.