Paula Gaudenzi

Possui graduação em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (2010) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Humanas e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos da Subjetividade, Psicanálise, Estudos Sociais em Saúde, Filosofia da Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 28/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2010 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Normal e Patológico: leituras contemporâneas
, Ano de obtenção: 2014. Jurandir Sebastião Freire Costa. Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Saúde Pública

2008 - 2010

Escola Nacional de Saúde Pública
Título: Um olhar da Bioética sobre o cuidado com a própria saúde no contexto da saúde pública e do exercício do biopoder na atualidade., Ano de Obtenção: 2010
Fermin Roland Schramm.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Saúde.

Especialização - Residência médica

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Residência médica em: Saúde Coletiva;Monografia: A Estratégia Saúde da Família como Campo de Práticas Emancipatórias e de Promoção da Autonomia: uma reflexão sobre seus limites e possibilidades;Número do registro: . Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil. Palavras-chave: Saúde da Família e Promoção da Saúde.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Psiquiatria

2011 - 2012

Universidade Estácio de Sá
Título: Transtorno da Personalidade Borderline e Histeria grave: leituras atuais.

Especialização em Ética Aplicada e Bioética

2006 - 2007

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A saúde entre direitos e deveres: um olhar da bioética
Orientador: Fermin Roland Schramm

Aperfeiçoamento em Psiquiatria

2011 - 2012

Instituto Municipal Phillipe Pinel
Título: (Des)caminhos entre a neurose e a psicose. Ano de finalização: 2012

Graduação em medicina

2000 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formação complementar

2016 - 2016

Curso de Atualização em Sexualidade e Identidade de Gênero. (Carga horária: 48h). , Instituto de Psiquiatria da USP, HCFMUSP, Brasil.

2009 - 2009

Formação Pedagógica em EAD. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2007 - 2008

Curso de Introdução à Bioética Clínica e Social. , Programa de Educação Permanente em Bioética da Rede de Bioética da Unesco, REDBIOETICA, Argentina.

2005 - 2005

Introdução Às Metodologias de Pesquisa Qualitativa. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Saúde Coletiva, ABRASCO, Brasil.

2004 - 2004

Medicina de Família Comunidade e Afeto. , Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, SBMFC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Ciências Humanas e Saúde.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Mental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Saúde Pública.

Organização de eventos

GAUDENZI, Paula . COORDENAÇÃO DA MESA REDONDA "DESAFIOS TEÓRICO CLÍNICOS DA EXPERIÊNCIA TRANS". 2018. (Congresso).

GAUDENZI, PAULA ; CABRAL, N. . Coordenação do Simpósio Temático - (Des)ordem do Sexual: Identidades Trans no Diálogo entre Psicanálise e Gênero. 2017. (Congresso).

GAUDENZI, Paula ; SANTOS, R. S. ; SILVA, S. M. B. ; etc . 8 Semana Científica do Hospital Escola São Francisco de Assis. 2009. (Congresso).

Participação em eventos

II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR. "SINTAM-SE ABRAÇADAS, SINTAM-SE ENTENDIDAS E TÁ TUDO BEM?: REFLEXÕES SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS POR ?MÃES DE AUTISTAS? NO YOUTUBE". 2020. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. TRANSFORMANDO A DOR EM SOFRIMENTO: A POTENCIALIDADE DOS TESTEMUNHOS COMPARTILHADOS POR PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO YOUTUBE. 2019. (Congresso).

VIII Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental. Resistências no encontro com a (in)diferença. 2018. (Congresso).

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL. COORDENAÇÃO DA MESA REDONDA. 2018. (Congresso).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 11.Coordenação do Simpósio Temático "A (Des)ordem do Sexual: Identidades Trans no Diálogo entre Psicanálise e Gênero ". 2017. (Seminário).

2nd International Conference of LGBT Psychology and Related Fields: Tackling the Impact of Discrimination against LGBT People Worldwide. Psicanálise, Normalidade e Inteligibilidade de Gênero. 2016. (Congresso).

7° Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. CORPOS AMBÍGUOS: CUIDADO MÉDICO E CORPOREIDADES TRANS. 2016. (Congresso).

VI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ANTROPOLOGIA. TÍTULO: "CORPO EM RISCO": UMA INVESTIGAÇÂO DA GESTÂO DOS RISCOS EM CRIANÇAS INTERSEXUAIS. 2016. (Congresso).

XI Reunião de Antropologia do Mercosul. Intersexualidade: entre desvios, faltas e excessos. 2015. (Congresso).

XI Reunión de Antropologia del Mercosul. Os implantes hormonais subdérmicos e os mandamentos da mulher moderna. 2015. (Congresso).

X Seminário de Pesquisa do IMS/UERJ.Desafios e Possibilidades das Políticas Públicas. 2015. (Seminário).

Colóquio Sofrimentos Narcísicos... 2012. (Outra).

1 Simpósio Internacional e Workshop - Identificação e Intervenção Precoce nas Psicoses... 2011. (Simpósio).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Discussões atuais referentes aos direitos e deveres com o cuidado com a própria saúde no ocidente. 2009. (Congresso).

II Seminário de Práticas Educativas- O olhar da Promoção da Saúde. 2007. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A saúde entre direitos e deveres: um olhar da bioética. 2007. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde. O cuidado no perinatal: ótica das mães atendidas em maternidades vinculadas ao SUS no estado do rio de janeiro. 2007. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Bioética. A saúde entre direitos e deveres: um olhar da bioética.. 2007. (Congresso).

8°Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11°Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. (Congresso).

III Colóquio franco-brasileiro de filosofia da educação: Foucault 80 anos. 2006. (Outra).

IV ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE BIOÉTICA. 2006. (Encontro).

VI Seminário do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde. 2006. (Seminário).

14° Semana de Iniciação Científica da UERJ.Um estudo do corpo como veículo de prazer e doença na atualidade. 2005. (Outra).

I Fórum Social Mundial da Saúde. 2005. (Outra).

III Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. O corpo como veículo de prazer e doença na atualidade. 2005. (Congresso).

IV Fórum Internacional em Defesa da Saúde dos Povos. 2005. (Congresso).

V Seminário do Projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde. 2005. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Educação Médica. Renovação curricular: a importância da participação de estudantes na criação de novas disciplinas. 2004. (Congresso).

IV Seminário do Projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde. 2004. (Seminário).

Sexualidade, Violência e Justiça nos espaços populares do Rio de Janeiro: Problemas e Alternativas. 2004. (Seminário).

UERJ sem muros.Vivenciando e contribuindo na reestruturação do modelo assistencial a partir de treinamento em serviço de internos de medicina em um município do interior. 2004. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2004. (Congresso).

XIII Semana de Iniciação Científica da UERJ.Somatização da Subjetividade- Anorexia e suas implicações. 2004. (Outra).

XLII Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2004. (Congresso).

.Fórum da ABEM - Regional RJ/ES. 2003. (Outra).

XII Semana de Iniciação Científica da UERJ.Somatização da Subjetividade- Anorexia e suas implicações. 2003. (Outra).

XX Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2002. (Congresso).

XXII Encontro da Escola Brasileira de Psicanálise Movimento Freudiano: Psicose-Clínica Diferencial.. 2002. (Encontro).

Simpósio sobre vida e obra de Friedrich Nietzsche. 2000. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Julie Anna Barros Smith

MOREIRA, M. C. N.; WARGAS, T.;GAUDENZI, PAULA; MENEZES, R. A.. O cuidado que não se deixa limitar: um olhar sobre as práticas profissionais em terapia intensiva neonatal.. 2022. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Humberto Sauro Victorino Machado

MACHADO, E. A.; MATTA, G.;GAUDENZI, Paula; ROMANO, V.. Medicalizaçao e medicina de família e comunidade: memórias do médico de favela. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Bárbara Morais Santiago Freitas

GAUDENZI, Paula; LIMA, R. C.; RIOS, C. M. M.; MAKSUD, IVIA. . "Toda Mãe de Autista Sabe do que Eu Estou Falando": narrativas compartilhadas por mães de autistas em uma plataforma digital de vídeos.. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Priscila Cardia Petra

GAUDENZI, Paula; PALACIOS, M.. A JUDICIALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA ESTADUAIS BRASILEIROS: uma análise ética e jurídica.. 2020 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA.

Aluno: Humberto Sauro Victorino Machado

GAUDENZI, Paula; MATTA, G.; MELO, E. A.. Medicina de Família e Comunidade: Cartografia da Medicalização na Atenção Primária. 2019.

Aluno: Clarice Cezar Cabral

MALAJOVICH, N.; SERPA JUNIOR, O. D.;GAUDENZI, Paula; ALMEIDA, G.. ?Por uma Transição compartilhada: Narrativas autoetnográficas no encontro da atenção psicossocial com o processo transexualizador?. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial pelo IPUB/UFRJ) - Instituto de Psiquiatria.

Aluno: Cristiane Vanessa da Silva

GAUDENZI, PAULA; NUCCI, M.; BONAN, C.. Histórias de utilização de pílulas anticoncepcionais no Brasil, na década de 1960. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em saúde da mulher) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Aluno: Vitor Porfirio Rosa Lima

GAUDENZI, Paula; Garcia, P; Hora, D. Políticas de Educação para Acupuntura no Brasil: da Educação Informal ao Projeto de Lei 1549/2003. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Pamella Liz Pereira

JANOTTI, C. B.; MAKSUD, I.; CABRAL, C. S.; MANICA, D.;GAUDENZI, Paula. Os discursos sobre a pílula anticoncepcional nas revistas femininas das décadas de 1960 e 1970. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

NASCIMENTO, M. A. F.;GAUDENZI, Paula; NOGUEIRA, M. C. O. C.; JESUS, J. G.. Por uma arqueologia do transfeminicídio: relações entre masculinidades e a violência letal contra travestis e mulheres trans no Brasil.. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado) - FIOCRUZ.

Aluno: Kátia Ovídia José de Souza

MAKSUD, I.;GAUDENZI, Paula; JANOTTI, C. B.; MORAES, D.. Narrativas corporais de pessoas vivendo com HIV/aids: ressignificações do corpo a partir do diagnóstico, do estigma e do tratamento. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Aluno: Adriana Miranda de Castro

JANOTTI, C. B.;GAUDENZI, Paula; RODRIGUES, H.; DEBERT, G.; MAKSUD, I.. Mulheres dos Cabelos Brancos: Cartografias do Cuidado de Si no Mundo do Samba. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Aluno: Fernanda Monteiro Dias

GAUDENZI, Paula; SIMOES, R.; MENDES, C.. ??A gente que é mãe tem que se conformar que tudo fica por nossa conta mesmo?: repercussões da síndrome congênita da zika nas experiências de maternidades e na produção do cuidado em saúde?. 2020. Tese (Doutorado em CURSO DE DOUTORADO) - INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA.

Aluno: Marina Cortez Paulino

GAUDENZI, Paula; CASTIEL, L. D.; CAPONI, S.; MAKSUD, I.. IN/VISIBILIA: DESLUMBRAMENTOS E SILENCIAMENTOS DOS CORPOS INTERSEXO. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Aluno: Fernanda Monteiro Dias

BARBOSA, R.; BERGER, S. M. D.; LOVISI, G.; MENDES, C.;GAUDENZI, Paula. A GENTE QUE É MÃE TEM QUE SE CONFORMAR QUE TUDO FICA POR NOSSA CONTA MESMO?. 2020. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiana Vasconcelos dos Santos

GAUDENZI, PAULA; MOREIRA, M. C. N.; MORAES, M. O.; GOMES, R.; PEREIRA, E. L.. Experiências de sociabilidade de adolescentes com deficiência física. 2019.

Aluno: Tania Maria dias

JANOTTI, C. B.; MAKSUD, I.; Teixeira, L;GAUDENZI, Paula; NAKANO, A.. A vida social das pílulas anticoncepcionais no Brasil (1960-1970): uma história do cotidiano. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Aluno: Ana Lima Pimentel

BONAN, C.;GAUDENZI, Paula; ZORZANELLI, R.; MAKSUD, IVIA; ALZUGUIR, F. V.. Uma via periférica para os hormônios sexuais: empresariamento, biologias, classe e corpos femininos. 2018. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: denyse telles da cunha lamego

MOREIRA, M. C. N.;GAUDENZI, Paula; MAKSUD, I.. Dimensões sóciopolíticas dos problemas específicos de linguagem e aprendizagem: um estudo a partir de narrativas sobre a dislexia. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Aluno: Claudia Santamarina

MAKSUD, I.; FRANCO, T. B.;GAUDENZI, Paula; BRIGEIRO, M. M. C. : Sentidos da não-adesão à terapia antirretroviral entre mulheres cisgênero e trangênero vivendo com HIV/Aids. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Igor Juliano de Paula

MALAJOVICH, N.;GAUDENZI, Paula; CASTIEL, L. D.; MATTA, G.; OLIVEIRA, R. M.. ?Da difusão de psicotrópicos ao sofrimento difuso: o que poderia ser diferente??. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Luanda de Oliveira Lima

GAUDENZI, Paula; JANOTTI, C. B.; MAKSUD, I.; PEDROSA, J. I.. Novas bruxas: reflexões sobre saberes e práticas das medicinas da mulher. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Aluno: Pamella Liz Nunes Pereira

GAUDENZI, PAULA; BONAN, C.; ALMEIDA, G.; JESUS, J. G.; SANTOS, M. F. L.; NASCIMENTO, M. A. F.. Gravidez e Gênero: uma análise dos relatos de homens trans sobre o período gestacional. 2019.

Aluno: Natasha Helsinger

GAUDENZI, Paula; BIRMAN, J.; PERELSON, S.. Os riscos de uma gestação planejada: o que nasce e o que morre? Autoengendramento, desamparo e alteridade na experiência da transexualidade.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Miranda Castro

GAUDENZI, PAULA; CONDE, H.; DEBERT, G.; MAKSUD, I.. Promoção da Saúde e manejo de riscos na vida como ela é: cartografias do cuidado de si das senhoras do samba. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Aluno: Marina Cortez Paulino

GAUDENZI, Paula; MAKSUD, I.; DIAS, M. C.; DESLANDES, S.; BONAN, C.. Uma genealogia da Intersexualidade no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Aluno: Kátia Ovídia José de Souza

MAKSUD, I.;GAUDENZI, Paula; MORAES, D.; JANOTTI, C. B.; MELO, L.. Narrativas corporais de pessoas vivendo com HIV/AIDS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Aluno: Tania Maria dias

GAUDENZI, Paula; Cabral, C; Nucci, M. O cotidiano das pílulas anticoncepcionais no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Roberta Falcão Tanabe

GAUDENZI, Paula; MOREIRA, M. C. N.; JANOTTI, C. B.. Corpos híbridos - a tecnologia incorporada na vida: explorando as relações de cuidado de crianças com condições crônicas complexas em internação hospitalar. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Aluno: Ana Cristina de Lima Pimentel

BONAN, C.; MAKSUD, I.; MANICA, D.; ZORZANELLI, R.;GAUDENZI, Paula. A vida social dos implantes subdérmicos hormonais no Brasil a partir de 1990. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Deborah Souza Moreira

CONDE, H.;GAUDENZI, Paula; MACHADO, P. S.; CANELLA FILHO, T. R.. Problematizando a intersexualidade. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Morais Santiago Freitas

GAUDENZI, Paula; MOREIRA, M. C. N.; RIOS, C. M. M.; LIMA, R. C.. Narrativas sobre o autismo: análise de vídeos produzidos por familiares e compartilhados no Youtube. 2019.

Aluno: Priscila Ghelman

ZORZANELLI, R.; AZIZE, R.;GAUDENZI, Paula. A lógica sobre o uso de xaropes para tosse em crianças.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarice Cezar Cabral

MALAJOVICH, N.; SERPA JUNIOR, O. D.; ALMEIDA, G.;GAUDENZI, PAULA. A Experiência de Pessoas no processo transexualizador do SUS e a construção de narrativas pessoais sobre identidade de gênero. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lívia Rangel de Christo Nunes

GAUDENZI, Paula; DESLANDES, S.; BOITEUX, L.; JANOTTI, C. B.. Punição e Cuidado: A interseção de duas ordens discursivas no exercício da maternagem em privação de liberdade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em saúde da mulher) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Aluno: Cristiane Vanessa da Silva

GAUDENZI, Paula; NUCCI, M.; BONAN, C.; MAKSUD, I.; NAKANO, A.. Histórias de Utilização de Pílulas Anticoncepcionais no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. 2016.

GAUDENZI, Paula; ROMANO, V.; GUIMARAES, M.; ROCINHOLI, L. F.; LUCIETTO, D.. Concurso Publico para provimento do cargo de Professor Adjunto do Departamento de Saude Coletiva da UFF. 2019. Universidade Federal Fluminense.

GAUDENZI, Paula; MAKSUD, I.; CALHEIROS, M.; ASSIS, S.. Banca de Selecão Mestrado em Saude da Criança e da Mulher IFF/FIOCRUZ. 2019. Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

GAUDENZI, Paula. Banca de Selecão para Mestrado em Saude da Criança e da Mulher. 2017. Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

GAUDENZI, Paula; Giongo, Mirella. Banca de Seleção da Residência Multiprofissional de Saúde da Familia e Comunidade - HESFA. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GAUDENZI, Paula. Banca de Seleção da Residência Multiprofissional de Saúde da Familia e Comunidade - HESFA. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GAUDENZI, Paula. Banca de Seleção da Residência Multiprofissional de Saúde da Familia e Comunidade - HESFA. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GAUDENZI, Paula; MARANO, D.; CALHEIROS, M. R.. Banca PRÊMIO CAPES 2020. 2020. Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

GAUDENZI, Paula. Avaliadora dos trabalhos científicos da VII Semana Científica do HESFA. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Fernanda Queiroz Corrêa Lima

Nome e suas vicissitudes: experiencias de pais de pessoas trans; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mariana Sampaio

Itinerários terapêuticos de pessoas refugiadas LGBTI+ e suas estratégias na busca por cuidado; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Saude Coletiva) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente; (Orientador);

Maria Amaral de Souza

Retrocessos na politica de saúde mental brasileira e seus impactos na produção de cuidado; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente; (Orientador);

Carolina Cunha Leite Ribeiro

Crianças e pandemia de covid-19: experiências narradas e efeitos subjetivos; Início: 2021; Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Barbara Santiago Freitas

NARRATIVAS DE YOUTUBERS MIRINS NEGROS: REFLEXÕES SOBRE RACISMO, INF NCIA E SUBJETIVIDADE EM VÍDEOS COMPARTILHADOS ON-LINE; Início: 2020; Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente; (Orientador);

Clarice de Azevedo Sarmet Loureiro Smiderle

Impacto da violência na vida e saúde de mulheres em unidades prisionais no Estado do Rio de Janeiro, Brasil; Início: 2020; Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente; (Orientador);

Taina Libman

Experiencias afetivo-sexuais de homens trans; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em saúde da mulher) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente,; Orientador: Paula Gaudenzi;

Irene Navarro

Saude mental e Covid-19 no Brasil; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em saúde da mulher) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente,; Orientador: Paula Gaudenzi;

Bárbara Morais Santiago Freitas

; "Toda Mãe de Autista Sabe do que Eu Estou Falando": narrativas compartilhadas por mães de autistas em uma plataforma digital de vídeos; ; 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Paula Gaudenzi;

Jéssica Iaci Cruz de Andrade

PERCEPÇÃO DE PESSOAS TRANSGÊNERO SOBRE A PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS EM UNIDADES DE SAÚDE; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Paula Gaudenzi;

Glaucia Helena de Paula Santiago

?Narrativas sobre racismo e sofrimento psíquico: olhares sobre vídeos produzidos por mulheres negras e compartilhados online?,; 2023; Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente,; Orientador: Paula Gaudenzi;

Adriana Miranda Castro

Mulheres dos Cabelos Brancos: cartografias do cuidado de si no mundo do samba; 2020; Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Paula Gaudenzi;

Ana Cristina de Lima Pimentel

Uma via periférica para os hormônios sexuais: empresariamento, biologias, classe e corpos femininos; ; 2018; Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Paula Gaudenzi;

Igor Juliano de Paula

Do sofrimento difuso à difusão de psicotrópicos: o que poderia ser diferente?; 2018; Tese (Doutorado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Paula Gaudenzi;

Luanda de Oliveira Lima

Novas bruxas: reflexões sobre saberes e práticas das medicinas da mulher; ; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente,; Orientador: Paula Gaudenzi;

Pamella Liz Pereira

De barba e barrigão: historias de gestação e parentalidade de homens trans; 2017; Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto Nacional da saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente,; Orientador: Paula Gaudenzi;

Marina Cortez

IN/VISIBILIA: DESLUMBRAMENTOS E SILENCIAMENTOS DOS CORPOS INTERSEXO; 2016; Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paula Gaudenzi;

Kátia Ovídia José de Souza

Narrativas corporais de pessoas vivendo cm HIV/aids; 2016; Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Paula Gaudenzi;

Joyce Chaves de Souza Araújo

SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS: COMO PENSAR OS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DO SUS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Gaudenzi;

David de Barros Ferreira

Autismo infantil: encaminhamento e acompanhamento dos usuários autistas em um CAPSI da rede psicossocial; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Gaudenzi;

Mykaella Moreira dos Anjos

Experiências de racismo e processos de subjetivação - contribuições para o campo da Saúde Coletiva; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFRJ, FIOCRUZ; Orientador: Paula Gaudenzi;

Rafaela de Oliveira Paes

PROCESSOS DE INCLUSÃO EM SITUAÇÕES DE RISCO E VULNERABILIDADE BIOPSICOSSOCIAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Gaudenzi;

Morgana França Rezende

PROCESSOS DE INCLUSÃO EM SITUAÇÕES DE RISCO E VULNERABILIDADE BIOPSICOSSOCIAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Gaudenzi;

Luíza Lisbôa Carramenha

título Análise descritiva dos Grupos de Diabéticos e Hipertensos das Unidades Básicas de Saúde da Família do Município de Teresópolis ? Rj; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Centro Universitário Serra dos Órgãos, Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Paula Gaudenzi;

Alunos da Residência

Articulação academia e campo; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Gaudenzi;

Desiree sean lima de alvarenga

Vigilancia em Saude; 2010; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Gaudenzi;

Jorge Esteves T

Junior e Ligia L; F; Carneiro; Atividades de Vigilância e Promoção da Saúde no Hesfa; 2009; Orientação de outra natureza; (Residencia em Medicina de Familia e Comunidade) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Paula Gaudenzi;

Produções bibliográficas

  • GAUDENZI, Paula ; CHAGAS, A. M. . Efeitos subjetivos do racismo e cuidado: vivências e memórias de mulheres negras. Ciência & Saúde Coletiva , v. 28, p. 2479-2488, 2023.

  • SANTIAGO, G. H. P. ; GAUDENZI, Paula . Uuma análise de estudos brasileiros, do campo da saúde coletiva, sobre racismo e sofrimento psíquico. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE) , v. 33, p. 1, 2023.

  • SANTOS, M. F. L. ; GAUDENZI, Paula . Racismo, Iniquidades Raciais e Subjetividade - Ver, dizer e fazer. SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE) , v. 32, p. 1, 2023.

  • GAUDENZI, PAULA ; CASTRO, ADRIANA MIRANDA DE ; CHAGAS, ANDREA . Reconhecer o racismo para construir um cuidado efetivamente integral, equânime e universal. Ciência & Saúde Coletiva , v. 28, p. 2466-2466, 2023.

  • GAUDENZI, Paula ; CIDADE, W. . Entrevista com Deivison Faustino realizada por Paula Gaudenzi e Wania Cidade. Ciência & Saúde Coletiva , v. 28, p. 2519-2526, 2023.

  • FREITAS, B. ; GAUDENZI, PAULA . -Nós, mães de autistas-: entre o saber da experiência e as memórias coletivas em vídeos no YouTube. Ciência & Saúde Coletiva , v. 27, p. 1595-1604, 2022.

  • CASTRO, A. ; BONAN, C. ; GAUDENZI, Paula . CONVERSANDO COM JOVELINAS, IVONES E BETHS: SAÚDE E ENVELHECIMENTO NO MUNDO DO SAMBA. PSICOLOGIA & SOCIEDADE (ONLINE) , v. 33, p. 1-20, 2021.

  • GAUDENZI, Paula . Cenários brasileiros da Saúde Mental em tempos de Covid-19: uma reflexão.. Interface - Comunicação, Saúde, Educação , v. 25, p. 1, 2021.

  • LIZ, P. ; GAUDENZI, Paula ; BONAN, C. . Masculinidades trans em debate: uma revisão da literatura sobre masculinidades trans no Brasil. SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE) , v. 30, p. e190799, 2021.

  • GAUDENZI, Paula . Entre cinismos, posturas críticas, subjetividades precárias e sofrimento psíquico: aportes de um livro kínico. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 35, p. 1-1, 2019.

  • CORTEZ, MARINA ; GAUDENZI, PAULA ; MAKSUD, IVIA . Gender: pathways and dialogues between feminist and biomedical studies from the 1950s to 1970s. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE) , v. 29, p. 1-21, 2019.

  • GAUDENZI, Paula . Intersexualidade: entre saberes e intervenções. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 34, p. 1-20, 2018.

  • GAUDENZI, PAULA . Ficções neurocientíficas e a medicalização das subjetividades na contemporaneidade. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 34, p. 1-3, 2018.

  • GAUDENZI, Paula . Mental Suffering and Medicalization: A Necessary Evil?. JOJ Nursing and health care , v. 9, p. 1-2, 2018.

  • PIMENTEL, A. C. L. ; JANOTTI, C. B. ; GAUDENZI, Paula ; Teixeira, L . A breve vida do Norplant no Brasil: controvérsias e reagregações entre ciência, sociedade e Estado. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 22, p. 43-52, 2017.

  • GAUDENZI, PAULA . Mutações biopolíticas e discursos sobre o normal: atualizações foucaultianas na era biotecnológica. Interface (Botucatu. Online) , v. 21, p. 99-110, 2017.

  • GAUDENZI, Paula . Normal e Patológico no naturalismo e no normativismo em saúde: a controvérsia entre Boorse e Nordenfelt. Physis. Revista de Saúde Coletiva (UERJ. Impresso) , v. 26, p. 747-767, 2016.

  • GAUDENZI, Paula ; Francisco Javier Guerrero Ortega . Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 21, p. 3061-3070, 2016.

  • GAUDENZI, Paula . A tensão naturalismo/normativismo no campo da definição da doença. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Impresso) , v. 17, p. 911-924, 2014.

  • GAUDENZI, Paula ; Francisco Javier Guerrero Ortega . O estatuto da medicalização e as interpretações de Ivan Illich e Michel Foucault como ferramentas conceituais para o estudo da desmedicalização. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 16, p. 21-34, 2012.

  • GAUDENZI, Paula ; Fermin Roland Schramm . A transição paradigmática da saúde como um dever do cidadão:um olhar da bioética em Saúde Pública. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 14, p. 243-255, 2010.

  • GAUDENZI, Paula ; NUNES, F. B. ; MAGLUTA, C. ; AQUINO, L. . O cuidado perinatal segundo a ótica das mães atendidas em maternidades vinculadas ao SUS no estado do Rio de Janeiro. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 16, p. 545-558, 2008.

  • GAUDENZI, Paula ; CABRAL, N. (Org.) ; HELSINGUER, N. (Org.) ; POMBO, M. (Org.) ; RIPOLL, L. (Org.) ; DIAS, L. (Org.) ; RIBEIRO, A. (Org.) . Ensaios sobre transexualidades: diálogos entre psicanálise e estudos de gênero. 1. ed. Curitiba: Calligraphie editora, 2020. v. 1. 136p .

  • GAUDENZI, Paula . Ressonâncias Trans: reflexões sobre o encontro clínico. In: Paula Gaudenzi; Nelma Cabral. (Org.). Ensaios sobre transexualidades: diálogos entre psicanálise e estudos de gênero. 1ed.Curitiba: Calligraphie Editora, 2020, v. 1, p. 25-37.

  • GAUDENZI, Paula . Sem título. In: Soares, J.D.L; Nogueira, S.E. (Org.). Era uma vez...Realidade talvez. Contos e reflexões sobre vulnerabilidade social.. 1ed.Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2014, v. , p. 21-23.

  • GAUDENZI, Paula . Jaleco branco. In: Eymard Mourão Vasconcelos; Lia Haikal Frota; Eduardo Simon. (Org.). Perplexidade na Universidade: vivências nos cursos de saúde. São Paulo: Hucitec, 2006, v. , p. -.

  • ARAUJO, F. ; MALLART, F. ; GAUDENZI, Paula . Contextualizar o desmonte é essencial. Le Monde Diplomatique Brasil, 30 jul. 2020.

  • CASTRO, A. ; BONAN, C. ; GAUDENZI, Paula . VERSANDO COM JOVELINAS E IVONES: É O SAMBA O DONO DO CORPO?. In: 8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde / 8 CBCSHS. Igualdade nas Diferenças. Enfrentamentos na construção compartilhada do bem-viver do SUS, 2019, João Pessoa. ABRASCO/UFPB, 2019. v. 1. p. 1-243.

  • PIMENTEL, A. C. L. ; JANOTTI, C. B. ; GAUDENZI, PAULA . Entre as cavidades do chip contraceptivo. Reflexões sobre metáforas científicas e médicas na apresentação de uma nova tecnologia contraceptiva. In: VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade., 2015.

  • GAUDENZI, Paula . Discussões atuais referentes aos direitos e deveres com o cuidado com a própria saúde no ocidente.. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Olinda. Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2009.

  • GAUDENZI, Paula . O projeto ?Rede de Adolescentes Promotores de Saúde?: relato de experiência de uma técnica de campo.. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Olinda. Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2009.

  • GAUDENZI, Paula . Somatização da subjetividade - anorexia e suas implicações. In: XIV UERJ SEM MUROS, 2003, Rio de janeiro. 12 Semana de iniciação científica, 2003. p. 125-125.

  • CASTRO, A. ; GAUDENZI, Paula ; BONAN, C. . O samba como território de resistência à normalização dos corpos de idosas no Rio de Janeiro/Brasil. In: O samba como território de resistência à normalização dos corpos de idosas no Rio de Janeiro/Brasil., 2019, Lima. XXXII Congreso Internacional ALAS Perú 2019: Hacia un nuevo horizonte de sentido histórico de una civilización de vida, 2019.

  • CASTRO, A. ; JANOTTI, C. B. ; GAUDENZI, Paula . Conversando com Jovelinas, Ivones e Betes: saúde e bem-estar no mundo do samba.. In: III Reunião de Antropologia da Saúde, 2019, Natal. III Reunião de Antropologia da Saúde. Saúde, Movimentos Sociais e Direitos, 2019.

  • FREITAS, B. ; GAUDENZI, Paula . Transformando a dor em sofrimento: a potencialidade dos testemunhos compartilhados por pais de crianças com autismo no YouTube. In: 8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2019, Joon Pessoa. 8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Campinas: Galoá, 2019. v. 1., 2019. v. 1.

  • GAUDENZI, Paula . Educação em Saúde e o olhar sobre os desabilitados.. In: 10° Congresso Internacional da Rede Unida, 2012, RIO DE JANEIRO. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2012. v. supl.

  • GAUDENZI, Paula . Desabilidade e o Modelo Biomédico: Possíveis críticas. In: V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2011, São Paulo. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2011.

  • GAUDENZI, Paula . Desabilidade, Identidade e Vida Boa. In: V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2011. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso).

  • GAUDENZI, Paula ; Schramm, Fermin Roland . A saúde entre direitos e deveres: um olhar da bioética. In: XVI Congress of the International Association of Health Policy; X Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde., 2007, Salvador. Eqüidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização., 2007.

  • NUNES, F. B. ; GAUDENZI, Paula ; AQUINO, L. ; CALASANS, E. . O cuidado no perinatal: ótica das mães atendidas em maternidades vinculadas ao SUS no estado do rio de janeiro. In: XIV Congress of the International Association of Health Polity; IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde., 2007, Salvador. Eqüidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização., 2007.

  • GAUDENZI, Paula ; Schramm, Fermin Roland . A saúde entre direitos e deveres: um olhar da bioética. In: VII Congresso Brasileiro de Bioética, 2007, São Paulo. Bioética: Construção Social e Paz, 2007.

  • GAUDENZI, Paula . Um estudo do corpo como veículo de prazer e doença na atualidade.. In: XVI UERJ SEM MUROS, 2005, Rio de Janeiro. XVI UERJ SEM MUROS, 2005.

  • GAUDENZI, Paula . Um estudo do corpo como veículo de prazer e doença na atualidade.. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde., 2005, Florianópolis. Desafios da fragilidae da vida na sociedade contemporânea., 2005.

  • LEAL, A. P. ; FLORENCE, P. ; GAUDENZI, Paula ; SILVA, R. F. ; SOUZA, R. A. . Renovação curricular: a importância da participação de estudantes na criação de novas disciplinas. In: Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2004. Revista Brasileira de Educação Permanente em Saúde, 2004. v. 1. p. 182.

  • GAUDENZI, Paula . Somatização da subjetividade - anorexia nervosa e suas implicações. In: XV UERJ SEM MUROS, 2004. XV UERJ SEM MUROS, 2004.

  • GAUDENZI, Paula . Pensando a Transexualidade no laço social: questões contemporâneas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GAUDENZI, Paula . Ressonâncias trans: reflexões sobre o encontro com a diferença. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GAUDENZI, Paula . A medicalização de crianças intersexuais entre discursos biomédicos e saberes psis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GAUDENZI, Paula . A medicalização de crianças intersexuais entre discursos biomédicos e saberes psis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GAUDENZI, Paula . Psicanálise, Normalidade e Inteligibilidade de gênero. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAUDENZI, Paula . Corpo em risco: uma investigação da gestão dos riscos em crianças intersexuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAUDENZI, Paula . O Uso Medicinal da Maconha. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GAUDENZI, Paula . Vulnerabilidade social e dano psíquico: como pensar as práticas inclusivas para além dos dados quantitativos?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAUDENZI, Paula . Doença ou Diferença? Leituras contemporâneas e formação em saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAUDENZI, Paula . Educação em Saúde e o olhar sobre os desabilitados.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAUDENZI, Paula . Desabilidade e o Modelo Biomédico: Possíveis críticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAUDENZI, Paula . Desabilidade, Identidade e Vida Boa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAUDENZI, Paula . Desabilidade e os limites éticos da nosologia e da terapêutica diante do corpo anômalo.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GAUDENZI, Paula . Discussões atuais referentes aos direitos e deveres com o cuidado com a própria saúde no ocidente.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAUDENZI, Paula ; Schramm, Fermin Roland . A saúde entre direitos e deveres: um olhar da bioética. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAUDENZI, Paula ; Schramm, Fermin Roland . A saúde entre direitos e deveres: um olhar da bioética.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAUDENZI, Paula . "Um estudo do corpo como veículo de prazer e doença na atualidade". 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAUDENZI, Paula . Um estudo do corpo como veículo de prazer e doença na atualidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GAUDENZI, Paula . "Somatização da Subjetividade- Anorexia Nervosa e suas implicações". 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GAUDENZI, Paula . "Renovação curricular: a importância da participação de estudantes na criação de novas disciplinas". 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAUDENZI, Paula . "Vivenciando e contribuindo na reestruturação do modelo assistencial a partir de treinamento em serviço de internos de medicina em um município do interior". 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GAUDENZI, Paula . "Somatização da Subjetividade- Anorexia e suas implicações". 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GAUDENZI, Paula . Hemodinâmica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAUDENZI, Paula . "Efeito de Plantas Medicinais na Atividade Funcional dos Macrófagos". 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

GAUDENZI, Paula . Como Anda o Emocional da Gente nesta Tsunami Pandêmica?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Impactos psíquicos da pandemia de Covid-19 em mulheres mães de crianças e adolescentes e em seus filhos., Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar o impacto psíquico da pandemia da Covid-19 em mulheres mães de crianças e/ou adolescentes e em seus filhos, no Rio de janeiro. A pesquisa se justifica devido ao grande impacto da pandemia na saúde mental, podendo variar desde reações esperadas de estresse devido às adaptações à nova rotina, até agravos mais profundos de sofrimento psíquico. As mulheres são um grupo especialmente vulnerável aos efeitos da pandemia devido a serem elas, ainda hoje, as principais responsáveis pela economia do cuidado. Quando são mães de crianças pequenas e/ou adolescentes a carga emocional torna-se mais expressiva. Em relação às crianças e adolescentes, as interações sociais extra-familiares são imprescindíveis para o desenvolvimento global, pois outros olhares engendram formas diversas de comunicação e trocas e provocam deslocamentos subjetivos fundamentais, portanto são também um grupo social especialmente delicado em termos de saúde mental durante a pandemia. Considerando estes aspectos, faremos entrevistas com as mães de crianças e adolescentes e com os próprios, através do método da História de Vida e via internet, devido à pandemia. O intuito das entrevista é captar as experiências subjetivas dessas pessoas durante a pandemia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Gaudenzi - Coordenador / Ana Carolina Dias Vieira - Integrante / Carolina Cunha Ribeiro - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Práticas Racistas e efeitos subjetivos do Racismo em Mulheres Negras ? Questões no campo da produção do cuidado em saúde., Descrição: Esta pesquisa tem financiamento do PIP / IFF (Programa de Incentivo a Pesquisa). As práticas racistas operam a partir da transformação das diferenças em desigualdades, produzindo outridades marcadas pela inferiorização e pela subalternização que acabam possibilitando vulnerabilizações. É bom destacar, como afirma Coates (2015, p.19), que ?a raça é filha do racismo e não a sua mãe?. Assim, novas-outras práticas racistas são forjadas cotidianamente, entendendo o racismo como uma maquinaria histórica, política, multifacetada e dinâmica, se configurando, atualmente, naquilo que o pensador camaronês Achille Mbembe (2017) chamou de nanorracismo ? racismos cada vez mais moleculares, microcapilares, ínfimos e cotidianos presentes nos pequenos gestos, nas entrelinhas das práticas discursivas. Sem dúvida o campo da produção do cuidado em saúde é atravessado pelas práticas racistas e, tomando uma perspectiva interseccional que privilegie os marcadores sociais e dinâmicos de gênero e sexualidade, as mulheres negras são as que estão sob o alvo das práticas discursivas racistas tendo sobre seus corpos e subjetividades os efeitos do racismo. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar os efeitos subjetivos do racismo e de práticas racistas em mulheres negras nas experiências de produção de cuidado em saúde. Para tanto, serão entrevistadas mulheres que buscam Coletivos de mulheres negras para o Cuidado em Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Gaudenzi - Coordenador / Nelma Cabral - Integrante / Maria de Fatima Lima Santos - Integrante / Adriana Castro - Integrante / Glaucia Helena de Paula Santiago - Integrante / Andrea Moreira Chagas - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação.

  • 2015 - 2019

    Intersexualidade: Experiências, Discursos e Cuidados, Descrição: Este projeto visa discutir as articulações entre tecnologia, corpo e subjetividade, tomando como objeto de análise algumas incidências da ciência no corpo, tais como as cirurgias de "correção" de genitais em caso de intersexualidade, as quais colocam em cena importantes discussões a respeito da definição do sexo e de sua assunção pelo sujeito. Partimos do pressuposto de que a tecnologia e, sobretudo, o refinamento tecnológico - material, hormonal e técnico-cirúrgico - estão cada vez mais moldando as formas de compreensão que temos sobre os corpos e são utilizados como fundamento para legitimar/justificar a "normalização" em genitais de crianças e adolescentes intersexuais. Temos como objetivo analisar as diferentes perspectivas/racionalidades/paradigmas utilizados em determinados discursos que visam dar suporte ao manejo tecnológico sobre o corpo e em analisar a problemática a partir de estudos oriundos de diferentes campos de saber, priorizando os estudos psicanalíticos, filosóficos e antropológicos. Para tanto, propomos como método uma pesquisa de campo, de inspiração etnográfica que será realizada a partir de múltiplas técnicas: observação direta, entrevistas semi-estruturadas e o método de História de Vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Paula Gaudenzi - Coordenador / Claudia Bonan Janotti - Integrante / Ana Cristina Lima Pimentel - Integrante / Liana Carvalho - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Direitos humanos e Saúde Mental: efeitos psicológicos e inclusão social dos estudantes de graduação oriundos do ensino médio público., Descrição: O estudo possui duas vertentes. A primeira é analisar a inclusão, do ponto vista dos direitos humanos, de estudantes ingressantes no nível superior oriundos das ações afirmativas. A outra vertente é analisar os efeitos psicológicos de tal inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paula Gaudenzi - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Ciências do Mental e Identidades Culturais, Descrição: Entidades nosológicas - especialmente transtornos psiquiátricos - estão sujeitas à negociação em sua existência com fato social que outorga ou retira uma determinada soma de poder aos que orbitam ao seu redor. Desse modo, os doentes e suas famílias manejam, frequentemente, os diagnósticos como meio de criar grupos de apoio e auto-ajuda ou de forçar políticas públicas favoráveis à pesquisa e ao tratamento das doenças. Indivíduos que sofrem de síndrome de fadiga crônica, por exemplo, vêem se organizando para legitimar este quadro como uma categoria nosológica indisputável. O objetivo da luta é a possibilidade de cobertura pelo sistema de saúde e outros tipos de compensações que dependem da aceitação pela comunidade dos especialistas, dos usuários médicos e de outras instâncias implicadas no processo da noção de fadiga crônica como uma síndrome física ou mental que justifique a reparação pleiteada. O grupo de pesquisa toma essas questões, que normalmente ultrapassam as discussões sobre a medicalização, como ponto de partida. O grupo formado por pesquisadores do Instituto de Medicina Social da UERJ e de outras instituições tem como objetivo pensar como identidades individuais e coletivas vêm surgindo nos últimos anos como extensão e reconfiguração de diagnósticos psiquiátricos, e compreender como tal reconfiguração remodela as dicotomias tradicionais do campo disciplinar, por exemplo doença-diferença ou normal-patológico. Em suma, como esse método de trabalho, visa-se estudar os diagnósticos psiquiátricos e os seus efeitos subjetivos e culturais. Para tanto, serão analisadas diferentes categorias psiquiátricas, a partir das perspectivas histórico-genealógicas, epistemológicas, ético-políticas, além da análise do problema nas representações midiáticas e na cultura popular. As pesquisas do Grupo pretendem abranger material de ordem não somente teórico-epistemológica e histórica como também empírica e comparativa, pelo estudo qualitativo de entrevistas, grupos focais etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Gaudenzi - Integrante / Francisco Javier Guerrero Ortega - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    Conflituosidade e convergência entre bioética, biotecnociência e biopolítica, Descrição: Analisar os desdobramentos, em termos biopolíticos e de biopoder, de uma concepção de saúde ao mesmo tempo "minimalista" e "maximalista". "Minimalista" em termos de justiça e de efetiva proteção dos sujeitos vulnerados; "maximalista" porque tende, cada vez mais a tomar os comportamentos considerados saudáveis uma obrigação moral do cidadão frente aos dispositivos biotécnocientífico e sanitário. Isso implica uma inversão do princípio - inscrito na constituição brasileira - da saúde como "um direito do cidadão e um dever do estado" para o entendimento da saúde como um dever do cidadão e um direito da sociedade, garantido pelo estado; ou seja, a emergência de um paradigma sanitário em que a autoresponsabilização dos afetados pelos seus comportamentos, considerados "não saudáveis", podem implicar uma desresponsabilização do estado pela assistência aos suscetíveis e vulnerados, reduzindo o amparo dos afetados... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Gaudenzi - Integrante / Schramm, Fermin Roland - Coordenador / Ciro Augusto Floriani - Integrante / Miriam Ventura - Integrante / Heloisa Helena Barbosa - Integrante / Anibal Guimarães - Integrante.

  • 2000 - 2004

    Biossociabilidade, Bio-ascese e Bio-identidade, Descrição: Este Projeto visa investigar o peso das práticas de cuidados corporais médicos, higiênicos e estéticos na construção da identidade pessoal. Trata-se de analisar o impacto dos ideais de saúde, longevidade, juventude, beleza, boa forma física etc, nas regras de vida ou condutas dos indivíduos. Os sub-projetos pesquisados pelo grupo docentes e discentes se dividem: 1) Ascese no Pensamento moderno contemporâneo. 2) O valor do corpo na constituição dos ideais de saúde e felicidade individuais. 3) A produção de novos repertórios emocionais (sentimentos e sensações) derivados da ênfase dada aos cuidados corporais na formação da identidade. 4) O papel do vocabulário fisicalista - reducionista nas descrições e crenças dos sujeitos contemporâneos sobre suas identidades. 5) O estatuto do fenômeno mental da "vontade" na dinâmica do autogoverno (bio-ascese) e dos conflitos psíquicos anômalos, como depressões, compulsões e atos antisociais.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (9) . , Integrantes: Paula Gaudenzi - Integrante / Jurandir Sebastião Freire Costa - Coordenador / Francisco Javier Guerrero Ortega - Integrante / etc - Integrante.

Prêmios

2009

Reconhecimento pelo pioneirismo, criatividade e compromisso no trabalho de atenção à saúde do adolescente., Secretaria Municipal de Saude e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Fernandes Figueira. , Avenida Rui Barbosa, 716, Flamengo, 22250020 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25541831

Experiência profissional

2014 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/2015

    Ensino, Saúde da Criança e da Mulher, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo Dirigido em Gênero, Feminismos e Tecnologias, Origens Históricas da Medicalização e o panorama atual: biomedicalização e farmacologização, Princípios e Métodos Científicos para Elaboração de Tese, Tópicos Especiais em Ciências Sociais e Humanas em saúde: leituras de Pierre Bourdieu e Norbert Elias, Tópicos selecionados de estudos sociais das ciências e tecnologias médicas, Estudo Dirigido em Sexualidades e Cuidado de Si

  • 01/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Fernandes Figueira.,Linhas de pesquisa

2010 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Doutoranda

2012 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médica (psicoterapia)

Outras informações:
Atendimento ambulatorial em saúde mental ao trabalhador da UERJ (Programa Espaço Servidor ? PESUERJ)

2002 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista de graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisador bolsista, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2012

    Serviços técnicos especializados , UDA de Psiquiatria.,Serviço realizado, Atendimento ambulatorial em saúde mental ao trabalhador da UERJ (Programa Espaço Servidor ? PESUERJ).

  • 03/2010

    Ensino, Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Monitora da Disciplina Fundamentos do Conhecimento da Vida - Obrigatória para os alunos de Pós graduação da área de Ciências Humanas e Saúde do Instituto de Medicina Social.

  • 03/2010

    Ensino, Ensino, Faculdade de Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Normal e Patológico - reflexões filosóficas, Ciência do Comportamento Humano, Novas fronteiras entre a vida e a morte, Novas fronteiras entre saúde e doença

  • 04/2005 - 06/2005

    Extensão universitária , Centro Biomédico, Departamento de Medicina Interna.,Atividade de extensão realizada, Trabalho em Programa de Saúde da Família em São Pedro da Aldeia como interna de medicina.

  • 07/2002 - 06/2005

    Estágios , Centro Biomédico, Instituto de Medicina Social.,Estágio realizado, Estágio no Instituto de Medicina Social/UERJ sob orientação de Francisco J. G. Ortega.

2011 - 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2012 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Acadêmico de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação.,Cargo ou função, Colaboradora do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

  • 01/2011

    Ensino, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educaçao e Promoçao da Saúde, Gestão e Controle Social em Saúde

  • 01/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.,Linhas de pesquisa

2010 - 2012

Centro Universitário Serra dos Órgãos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 10

Atividades

  • 01/2011

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina.,Serviço realizado, Equipe de Avaliação e Construção de Situações Problema do 7 período.

  • 01/2010

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora tutora do 7 período do curso de medicina - Clínica Medica

  • 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina.,Cargo ou função, Consultoria em Bioética.

  • 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina.,Cargo ou função, Consultoria em Bioética e Saúde Pública.

2008 - 2010

Secretaria Municipal de Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médica de Saúde Pública, Carga horária: 24

2007 - 2008

Secretaria Municipal de Saúde

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenadora do RAP da Saúde - São Conrado, Carga horária: 20

2007 - 2008

Secretaria Municipal de Saúde

Vínculo: Residente de Saúde Coletiva, Enquadramento Funcional: Residente de Saúde Coletiva, Carga horária: 32

2004 - 2005

Secretaria Municipal de Saúde

Vínculo: Estagiária - SUSEME, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2009

    Serviços técnicos especializados , Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais.,Serviço realizado, Lotada na Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais, no Núcleo de Promoção do Desenvolvimento Humano e Comunitário/ Pedido de exoneração para dedicação ao Doutorado.

  • 01/2008

    Direção e administração, Policlínica Helio Pellegrino.,Cargo ou função, Responsável pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica.

  • 01/2007

    Direção e administração, Superintendência de Promoção da Saúde.,Cargo ou função, Coordenadora do Pólo São Conrado no Projeto Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (RAP da Saúde) da Assessoria de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. O trabalho foi realizado com jovens moradores de comunidades po.

  • 01/2007

    Estágios , Superintendência de Promoção da Saúde.,Estágio realizado, Residente em Saúde Coletiva. Atuação no Comitê de Saúde da População Negra e no Projeto Rap da Saúde.

  • 01/2004

    Estágios , Gerência do Adolescente.,Estágio realizado, Estágio realizado no Adolescentro do Complexo da Maré. Foi um projeto destinado à saúde dos adolescentes e jovens da Maré e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, através da Gerência do Programa de Saúde do Adolescente (PR.

2010 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Médica de Saúde Pública, Carga horária: 20

Outras informações:
Chefe do Serviço de Vigilância em Saúde do Hospital Escola São Francisco de Assis

Atividades

  • 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, EEAN.,Cargo ou função, Membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa.

  • 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO DE ATENÇÃO A SAÚDE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - HESFA.,Cargo ou função, Membro da Coordenação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Hesfa.

  • 01/2009

    Direção e administração, INSTITUTO DE ATENÇÃO A SAÚDE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - HESFA.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 01/2010

    Extensão universitária , INSTITUTO DE ATENÇÃO A SAÚDE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - HESFA.,Atividade de extensão realizada, Promoção dos direitos sexuais de adolescentes da AP 1.0: prevenção de DST/aids e da gravidez indesejada.

  • 01/2010

    Outras atividades técnico-científicas , INSTITUTO DE ATENÇÃO A SAÚDE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - HESFA, INSTITUTO DE ATENÇÃO A SAÚDE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - HESFA.,Atividade realizada, Tutora dos alunos da residência multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Hesfa.

  • 01/2006

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Histórico da Vigilância em Saúde, Práticas Educativas e Promoção da Saúde, Promoção da Saúde e História

  • 01/2006

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Histórico da Vigilância em Saúde, Práticas Educativas e Promoção da Saúde, Promoção da Saúde

2016 - Atual

Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Psicanalista