Anne Camila César Silva

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ingressante em 2022. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (2012) e graduação em Design de Interiores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2010). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Patrimônio Histórico, atuando principalmente nos seguintes temas: centro histórico, praça, intervenção, patrimônio e memória. Concluiu o Mestrado da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB, em 2014. Professora do curso de Pós-Graduação em Design e Inovações de Interiores pelo UNIESP Faculdades. Professora do Curso Superior em Arquitetura e Urbanismo UNIESP e do curso de Tecnologia em Design de Interiores UNIESP Faculdades. Ministra disciplinas na área de Patrimônio Cultural, História da Arquitetura e do Urbanismo, além da área de tecnologia, com ênfase em sustentabilidade. Atuou como Professora Visitante na Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, ministrando dois módulos na área de Legislação e Política Urbana. Iniciou o Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com ênfase em Cidades Históricas e Patrimônio Cultural.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2022 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A Influência da Igreja Católica na formação do espaço urbano colonial da Parahyba
Orientador: Rubenilson Brasão Teixera

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

2012 - 2014

Universidade Federal da Paraíba
Título: Sobre a requalificação de praças no Centro Histórico de João Pessoa: um panorama das ações entre as décadas de 1980 e 2010
, Ano de Obtenção: 2014.Maria Berthilde Moura Filha.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Requalificação; Centro Histórico; patrimônio.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2005 - 2012

Universidade Federal da Paraíba
Título: Aparente Vida, Aparente morte: estudo sobre as intervenções ocorridas em três praças do centro histórico de João Pessoa-PB
Orientador: Maria Berthilde Moura Filha

Graduação em Design de Interiores

2004 - 2010

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb
Título: Intervenção de Design de Interiores nos ambientes de uma habitação popular utilizando materiais alternativos: anteprojeto em edificação do Conjunto Mangabeira VII
Orientador: José Nivaldo Ribeiro Filho

Formação complementar

2017 - 2017

Curso a distância de autoinstrução - Reabilitação Urbana com Foco em Áreas. (Carga horária: 28h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Patrimônio Cultural.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: História.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Ecodesing.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Planejamento Urbano e Regional.

Organização de eventos

SILVA, Anne. C. C. . Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo - SAAU'19 IESP. 2019. (Outro).

ROSSI, Pedro. ; MONTENEGRO, Aline ; SILVA, Anne. C. C. . Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo - SAAU'18 IESP. 2018. (Outro).

SILVA, Anne. C. C. . Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo - SAAU'17 IESP. 2017. (Outro).

SILVA, Anne. C. C. . IV Seminário Internacional Urbicentros. 2013. (Outro).

Participação em eventos

URB-SERTÃO: 1° Seminário de Urbanismo no Sertão.História do urbanismo no Brasil. 2020. (Seminário).

SEMANA ACADÊMICA DE ARQUITETURA E URBANISMO (SAAU) - IESP. 2019. (Outra).

SEMANA ACADÊMICA DE ARQUITETURA E URBANISMO (SAAU) - IESP. 2018. (Outra).

SEMANA ACADÊMICA DE ARQUITETURA E URBANISMO (SAAU) - IESP.Expedição às Ruínas do Bom Sucesso (Lucena/PB). 2017. (Oficina).

IV Colóquio Nacional de Brasil Colonial. 2016. (Outra).

V Seminário Internacional Urbicentros.Viva o Centro: do caminho de Filipeia à cidade de João Pessoa. 2016. (Oficina).

VI EREA Nordeste Jampa 2014 [Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo].JOÃO PESSOA: NASCIDA DO SANHAUÁ. 2014. (Encontro).

III Seminário Internacional Urbicentros.SALVE-SE ?O QUE? PUDER! (?) UMA CRÍTICA SOBRE AS INTERVENÇÕES OCORRIDAS EM TRÊS PRAÇAS DO CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB. 2013. (Seminário).

IV Seminário Internacional Urbicentros.A FORMA DE PENSAR REQUALIFICAÇÃO EM PRAÇAS HISTÓRICAS: o ontem e o hoje, que futuro queremos ter?. 2013. (Seminário).

IV WORKSHOP DE PESQUISAS DO CT.Reconstruindo a história em vista do pensamento intervencionista a partir da década de 1980. 2013. (Outra).

XIV Encontro de Extensão Universitária.QUERER SABER AGORA É PODER ENTENDER. UMA FORMA PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO PATRIMONIAL SOBRE A CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB. 2011. (Encontro).

3. Seminário DOCOMOMO Norte Nordeste - MORTE e VIDA SEVERINAS: Das Ressurreições e conservações (im) possíveis do patrimônio moderno no NORTE E NORDESTE DO BRASIL. 2010. (Seminário).

I Seminário Internacional URBICENTROS - Morte e Vida dos Centros Urbanos. 2010. (Seminário).

IV Momento de Arquitetura e Urbanismo. 2008. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Karla Linhares da Silva

SILVA, A. K. L.; DIMENSTEIN, M.;SILVA, Anne. C. C.. Olhar Feminino: As Experiências de Mulheres no Transporte Coletivo de João Pessoa-PB. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: ANATÉRCIA DOS SANTOS AMANCIO

AMANCIO, A. S.; TAVEIRA, F. G.;SILVA, Anne. C. C.. Meio Urbano e Memórias Afetivas: Um Estudo Arquitetônico e Urbanístico com Crianças no Bairro de Oitizeiro, João Pessoa-PB. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: Bárbara Maria Melo De Oliveira

OLIVEIRA, B. M. M.; DOS SANTOS JUNIOR, S. P.;SILVA, Anne. C. C.. Arquitetura no Metaverso: Uma Análise Sobre os Agentes de Produção nos Ambientes Digitais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: Beatriz Accioly Germoglio Collaço

COLLACO, B. A. G.; LIRA, A. H. C.;SILVA, Anne. C. C.. Ensaio Paisagístico Aplicado ao Parque Linear Parahyba Localizado no Jardim Oceania, na Cidade de João Pessoa - PB. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: MIRELA KETLYN BRITO DE LIMA

SILVA, Anne. C. C.; DOS SANTOS JUNIOR, S. P.. ANÁLISE DE CALÇADAS: Estudo de Caso no Bairro do Bessa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: WALDEMIR LINS DE ALBUQUERQUE NETO

SILVA, Anne. C. C.; SOUSA FILHO, G. M. T.. DOCUMENTAÇÃO ARQUITETÔNICA COMO PRESERVAÇÃO DO CASARÃO DE TIA YAYÁ NA CIDADE DE TACIMA ? PB. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: FABÍOLA KARLA CURVÊLO MACHADO DE ARAÚJO

SILVA, Anne. C. C.; MERO, I. A.. A ARQUITETURA SUSTENTÁVEL E AS COOPERATIVAS DE PRODUTOS ORGÂNICOS: ESTUDO DE CASO COOPAFAB, MUNICÍPIO DE BANANEIRAS- PB. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: MARCELLA PESSOA JORGE DE OLIVEIRA

SILVA, Anne. C. C.; PITA, A. L. L. R.; ROCHA, L. A.. CENTRO DE ATIVIDADES PARA IDOSOS COM RELAÇÕES INTERGERACIONAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: YAGO DE LUCENA CANTALICE XAVIER

SILVA, Anne. C. C.; SANTOS, J. S.. Anteprojeto de Requalificação do Mercado Municipal da Praia de Jacumã, no município de Conde-PB. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: RAUL JOSE BEZERRA DE LIMA

SILVA, Anne. C. C.; LIRA, A. H. C.; CASTRO, A. A. B. C.. OS IMPACTOS CAUSADOS PELA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA NA MEMÓRIA URBANA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: Heloisa Cristine Souza Lima Barbosa

DIMENSTEIN, M.; DE LIMA, K. C. S;SILVA, Anne. C. C.. O "JEITINHO BRASILEIRO" NA AUTOCONSTRUÇÃO DE MORADIAS: UM ESTUDO NA COMUNIDADE DA LUZ EM BELÉM-PB. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de João Pessoa.

Aluno: THALYTA SOUZA SILVA

BEZERRA, M. de L. F. D; DE AQUINO, A. P. P.;SILVA, Anne. C. C.. REPENSAR O SANTUÁRIO PADRE IBIAPINA EM SANTA-FÉ ? PB. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - CENTRO UNIVERSITARIO-UNIFACISA.

Aluno: Nelciellen Oliveira de Morais

SOUSA FILHO, G. M. T.;SILVA, Anne. C. C.; CRUZ, P.. Anteprojeto arquitetônico de uma escola infantil inclusiva e sustentável em João Pessoa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: Alcivan Freitas Teixeira Segundo

SILVA, Anne. C. C.. Anteprojeto de escola técnica no aeroclube da Paraíba. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: Julianny Fernandes Zuza

SILVA, Anne. C. C.. UM OLHAR SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURA DE SÃO JOSÉ DO BREJO DO CRUZ - PB: UMA PROPOSTA DE REQUALIFICAÇÃO DA CASA-GRANDE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.

Aluno: Athos Paiva Diniz

NASCIMENTO, R. C.; DIMENSTEIN, M.;SILVA, Anne. C. C.. ANTEPROJETO DE UM CENTRO DE CULTURA E ARTE PARA CAMPINA GRANDE/PB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de João Pessoa.

Aluno: AMANDA EMANUELY MAFRA DE ANDRADE SILVA

LIMA, D. C. R.;SILVA, Anne. C. C.. NTEPROJETO DE UM HOSTEL ECOLÓGICO EM BANANEIRAS-PB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de João Pessoa.

Aluno: Maria Antonieta Carvalho Clemente

SILVA, Anne. C. C.. Praças públicas na área central de João Pessoa: distribuição espacial e gestão ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Aluno: Anna Caroline Marques de Macedo

NÓBREGA FILHO, E.;SILVA, Anne. C. C.; DIMENSTEIN, M.. Um estudo sobre o barroco: Um relato sobre a Igreja de Nossa Senhora do Carmo como materialização da arte na cidade da Parahyba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de João Pessoa.

SILVA, Anne. C. C.; Araújo, D. K.; Da Costa, A. L. S.; Gondim, R. R.. TERCEIRA ETAPA DA SELEÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO IPHAN 2017. 2017. Ministério das Cidades.

Orientou

João Manoel Lira de Oliveira Souza

A CONSTRUÇÃO DO BRASIL COLONIAL POR MÃOS NÃO BRANCAS; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; (Orientador);

ELLYSSA SALVINO BRAGA

COWORKING EMPODERA: ESPAÇO PÚBLICO DE TRABALHO COMPARTILHADO PARA MULHERES NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; (Orientador);

Itálo Lucas Silva Fonseca

IMPACTOS APÓS O TOMBAMENTO DAS RUÍNAS DE BOMSUCESSO EM LUCENA-PB; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; (Orientador);

LUÍSA FIGUEIREDO TRIGUEIRO MENDES

CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA CÃES E GATOS; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; (Orientador);

Andréa Beatriz Carvalho Leite

O ESTUDO DOS ELEMENTOS DE INTERIORES DAS IGREJAS BARROCAS DO CENTRO HISTORICO DE JOÃO PESSOA, EM SUAS 3 ORDENS; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

THALES ROCHA LIRA

O IMPACTO DOS CONDOMINIOS FECHADOS NA CIDADE DE BANANEIRAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

ISABELLA SILVEIRA E SILVA DE OLIVEIRA

A arte como referência de tempo e espaço na cidade: uma trajetória; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

Letícia Maria da Silva Rodrigues

Análise da Paisagem Urbana e Potencial Turístico na Cidade de Pedras De Fogo-PB; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

Mariana Gila de Amorim Borges

Cidade de Frederica: Guia Arquitetônico Ilustrado do Centro Histórico de João Pessoa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

JAYNE HERMÍINIO CHAVES

ANTEPROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DE UM CENTRO CULTURAL NA ANTIGA CASA DO ARTISTA POPULAR JANETE COSTA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

HEMILI ROSE SANTOS DE AMORIM

Requalificação de um edifício histórico patrimonial: Proposta de anteprojeto de mercado gastronômico; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

Thaís Travassos de Azevedo

Material ilustrado sobre o conjunto patrimonial da Rua Duque de Caxias como alternativa de educação patrimonial; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

PAULO BEZERRA DA COSTA NETO

A PRAÇA E O MAR: Proposta de Requalificação de Praça na praia do Miramar em Cabedelo ? PB; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

LUCIANA MARIA PEREIRA COSTA

Arquitetura e arte: estabelecendo conexões através das intervenções urbanas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

Fillipe de Souza Bandeira Azevedo

PARAHYBA JARDIM: Novas tipologias residenciais no contexto da expansão e modernização da capital paraibana; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

Flávia Pires de Lacerda Costa

Efeitos do Tombamento na Preservação das Ruínas: São Miguel Arcanjo, Nossa Senhora do Bom Sucesso e Nossa Senhora dos Navegantes (Ruínas do Almagre), localizadas no estado da Paraíba; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

LAINE RUANA DOS SANTOS BARRETO

O Sobrado Coronel Manoel Lucas, sua arquitetura e seu valor afetivo para a população Picuiense; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

ROBERTA PINHEIRO CAVALCANTI

ESPAÇO URBANO RELACIONADO ÀS MEMÓRIAS COLETIVAS: Um estudo sobre a Praça João Pessoa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

SONIA MARIA VICENTE PEREIRA

(Re)ocupar Vazios: Estratégia de Transformação Social, Política e Cultural; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

TEREZA EULÁLIA LINS DE VASCONCELOS BRAGA

O Patrimônio Cultural deteriorado: Limitações na realização de obras de conservação ou reparação do imóvel tombado pelo IPHAEP; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

Mariana Costa Tavares de Melo

FELICIDADE É PRESERVAR MEMÓRIAS: UM ESTUDO DE CASO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO EDIFÍCIO SEDE DO IPASE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

TIAGO FEITOSA MONTEZUMA DE ANDRADE

ANTEPROJETO DE INSTALAÇÃO DE COMPANHIA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DA PARAÍBA NO CENTRO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

Ana Cecília Regis Alves

Avaliação pós-ocupação da Praça Venâncio Neiva; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

Daniela de Almeida Maia Pereira

Educação patrimonial: análise do aprendizado sobre o patrimônio cultural no curso de Arquitetura e Urbanismo do IESP; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

Tarcilma Yasmim Andrade Gomes da Silva

Requalificação da praça Dom Ulrico em João Pessoa ? PB: A aplicação da arquitetura paisagística e uso da vegetação nativa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

Murilo José Cantuária Silva

Requalificação na antiga fábrica de tecidos Rio Tinto, para fins de implantação de um centro ecológico e cultural, de estudos e visitação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

Lays da Silva Medeiros

Anteprojeto de requalificação da estação ferroviária de Cabedelo ? PB: Resgate e salvaguarda de sua memória; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

Andrezza Dayane Lopes de Souza

Contribuição da ordem Carmelita para a urbanização da Paraíba entre os séculos XVI e XVII; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Anne Camila Cesar Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, Anne. C. C. ; MOURA FILHA, M. B. ; CAVALCANTI FILHO, Ivan . O Conturbado mundo das ações de conservação em praças patrimoniais da cidade de João Pessoa, em três atos. Thésis - Revista da Anparq , v. 02, p. 196-228, 2016.

  • COSTA, I. M. ; LIRA, A. H. C. ; MERO, I. A. ; SILVA, Anne. C. C. . A NATUREZA COMO AGENTE TRANSFORMADOR DA CIDADE: REVISÃO TEÓRICA E PROJETUAL ACERCA DE PARQUES LINEARES URBANOS. In: Marcela Dimenstain; Isis Méro. (Org.). ARQUITETURA E URBANISMO visões múltiplas e interdisciplinares sobre projetos e cidades. 01ed.Cabedelo: Editora UNIESP, 2023, v. 01, p. 03-277.

  • ANDRADE, J. R. T. C. ; TAVEIRA, F. G. ; MONTENEGRO, A. P. ; SILVA, Anne. C. C. . CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ACESSÍVEL PARA CRIANÇAS COM (TEA) TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. In: Marcela Dimenstain; Isis Mero. (Org.). Arquitetura e urbanismo: visões múltiplas e interdisciplinares sobre projetos e cidades. 1ed.Cabedelo: Editora UNIESP, 2023, v. 01, p. 03-277.

  • SANTOS, N. L. S. ; SILVA, Anne. C. C. ; MONTENEGRO, A. P. ; TAVEIRA, F. G. ; PITA, A. L. L. R. . A SÉRIE CINEMATOGRÁFICA BRIDGERTON COMO DOCUMENTO HISTÓRICO A PARTIR DE SUA CENOGRAFIA E AMBIENTAÇÃO. In: Marcela Dimenstain; Isis Mero. (Org.). Arquitetura e urbanismo: visões múltiplas e interdisciplinares sobre projetos e cidades. 02ed.Cabedelo: Editora UNIESP, 2023, v. 01, p. 03-277.

  • AZEVEDO, F. S. B. ; SILVA, Anne. C. C. ; MONTENEGRO, A. P. ; TAVEIRA, F. G. ; PITA, A. L. L. R. . A LINGUAGEM ECLÉTICA E O PALACETE N 276: ANÁLISE DA EDIFICAÇÃO PARAIBANA COMO PRODUTO DO ACÚMULO DE REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DA ARQUITETURA. In: Marcela Dimenstain; Isis Mero. (Org.). Arquitetura e urbanismo: visões múltiplas e interdisciplinares sobre projetos e cidades. 03ed.Cabedelo: Editora UNIESP, 2023, v. 01, p. 03-277.

  • DE MELO, M. C. T. ; SILVA, Anne. C. C. . FELICIDADE É PRESERVAR MEMÓRIAS: um estudo de caso do estado de conservação do edifício sede do IPASE. In: Marcela Dimenstain; Pedro Rossi. (Org.). Panoramas I. 1ed.Cabedelo: UNIESP, 2021, v. 1, p. 5-115.

  • BRAGA, T. E. L. de V. ; SILVA, Anne. C. C. . O PATRIMÔNIO CULTURAL DETERIORADO: LIMITAÇÕES E OMISSÕES NA REALIZAÇÃO DE OBRAS DE CONSERVAÇÃO OU REPARAÇÃO DO IMÓVEL TOMBADO PELO IPHAEP. In: Anneliese Heyden; Marcela Dimenstain; Pedro Rossi. (Org.). Diálogos Científicos em Arquitetura e Urbanismo. 1ed.Cabedelo: UNIESP, 2021, v. 1, p. 5-323.

  • BARRÊTO, L. R. dos S. ; SILVA, Anne. C. C. . O SOBRADO DO CORONEL MANOEL LUCAS DE MACEDO, SUA ARQUITETURA E SEU VALOR AFETIVO PARA A POPULAÇÃO PICUIENSE. In: Marcela Dimenstain; Anneliese Heyden; Pedro Rossi. (Org.). Diálogos Científicos em Arquitetura e Urbanismo. 2ed.Cabedelo: UNIESP, 2021, v. 1, p. 5-323.

  • DE SOUZA, A. D. L. ; SILVA, Anne. C. C. . Contribuição da Ordem Carmelita Para a Urbanização da Paraíba Entre os Séculos XVI e XVIII. In: Marcela Dimenstain; Pedro Rossi. (Org.). Panoramas II. 1ed.Cabedelo: UNIESP, 2021, v. 2, p. 5-92.

  • SILVA, Anne. C. C. ; MARTINS, M. . Memória urbana: reabilitação de Centros Históricos, adversidades e soluções. In: DE MOURA, A. S; MARTINS, D. L; PEREIRA, S.. (Org.). Diálogos sobre a cidade: arquitetura, paisagem e cotidiano. 01ed.João Pessoa: IESP Faculdades, 2017, v. 01, p. 01-160.

  • SILVA, Anne. C. C. ; De Melo ; CHAVES ; FALCÃO, H. F. . ANÁLISE DOS ASPECTOS ARQUITETÔNICOS DAS EDIFICAÇÕES DA AVENIDA VISCONDE DE PELOTAS. In: Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo - UNIESP Centro Universitário, 2020, João Pessoa. Eixo Cultura, 2020.

  • SILVA, Anne. C. C. ; MOURA FILHA, M. B. ; CAVALCANTI FILHO, Ivan . Precisamos conversar sobre a 'despatrimonialização': novas ferramentas da 'conservação' do Patrimônio Histórico?. In: Simpósio Científico 2017 do ICOMOS-BRASIL, 2017, Belo Horizonte. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico, 2017.

  • CANTUARIA, M. ; SILVA, Anne. C. C. . VIVA O CENTRO: no caminho de Filipéia à cidade de João Pessoa. In: Seminário Internacional Urbicentros #5, 2016, João Pessoa. Anais Urbicentros #5, 2016.

  • MARTINS, M. ; SILVA, Anne. C. C. . MEMÓRIA URBANA: REABILITAÇÃO DE CENTROS HISTÓRICOS, ADVERSIDADES E SOLUÇÕES. In: Seminário Internacional Urbicentros #5, 2016, João Pessoa. Anais Urbicentros #5, 2016.

  • SILVA, Anne. C. C. ; MOURA FILHA, M. B. . Os monumentos históricos como protagonistas na conservação dos centros históricos no Brasil no final do século XX. In: XIII SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 2014, Brasília/ DF. XIII SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 2014.

  • SILVA, Anne. C. C. ; SZILAGYI, E. B. V. ; MOURA FILHA, M. B. ; CAVALCANTI FILHO, Ivan . UM NOVO OLHAR SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO: preservando a memória, divulgando a cultura, através das novas mídias digitais. In: 3 Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação, 2013, Belo Horizonte. Anais do 3 Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação, 2013.

  • SILVA, Anne. C. C. ; MOURA FILHA, M. B. . Salve-se ?o que? puder (?) Uma crítica sobre as intervenções ocorridas em três praças do Centro Histórico da cidade de João Pessoa, PB.. In: III Seminário Internacional Urbicentros, 2012, Salvador. Cultura e Identidade, 2012.

  • SILVA, Anne. C. C. ; GOUVEIA, A J ; MARROQUIM, F. G. ; VIDAL, Wylnna C L . Ponto de Cem Réis: O eterno protagonista no Centro Histórico de João Pessoa. In: II Seminário Internacional URBICENTROS, 2011, Maceió-AL. Anais do 2 Seminário Internacional, Urbicentros: Morte e Vida dos Centros Urbanos, 2011.

  • MOURA FILHA, M. B. ; SILVA, Anne. C. C. ; AZEVEDO, M H A . PARA QUE OU PARA QUEM INTERVIR? ANALISANDO OS RECENTES PROJETOS DE REQUALIFICAÇÃO DE PRAÇAS NO CENTRO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA. In: II Seminário Internacional URBICENTROS, 2011, Maceió-AL. Anais do 2 Seminário Internacional, Urbicentros: Morte e Vida dos Centros Urbanos, 2011.

  • SILVA, Anne. C. C. ; MOURA FILHA, M. B. ; CAVALCANTI FILHO, Ivan . QUERER SABER AGORA É PODER ENTENDER. UMA FORMA PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO PATRIMONIAL SOBRE A CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB. In: XII Encontro de Extensão Universitária e XIII Encontro de Iniciação à Docência, 2011, João Pessoa-PB. Anais do XII Encontro de Extensão Universitária - ENEX, 2011.

  • SILVA, Anne. C. C. ; MOURA FILHA, M. B. ; AZEVEDO, M H A . Entre a Memória e a Busca do Novo: Caminhos Adotados para a Requalificação de Praças em Áreas Urbanas Patrimoniais. In: XIV Seminário de Arquitetura Latino Americana - SAL, 2011, Campinas-SP. Anais do XIV Seminário de Arquitetura Latino Americana - SAL, 2011.

  • SILVA, Anne. C. C. ; SZILAGYI, E. B. V. ; MOURA FILHA, M. B. . A DINÂMICA DO ESPAÇO PÚBLICO: uma nova chance para a Praça Venâncio Neiva / João Pessoa. In: Urbicentros#4, 2013, João Pessoa. Anais do 4 Seminário Internacional Morte e vida dos centros urbanos ? Urbicentros., 2013.

  • SILVA, Anne. C. C. ; MOURA FILHA, M. B. . A FORMA DE PENSAR REQUALIFICAÇÃO EM PRAÇAS HISTÓRICAS: o ontem e o hoje, que futuro queremos ter?. In: Urbicentros#4, 2013, João Pessoa. Anais do 4 Seminário Internacional Morte e vida dos centros urbanos ? Urbicentros., 2013.

  • SILVA, Anne. C. C. ; SZILAGYI, E. B. V. ; CARDOSO, F. O. S. ; SOUSA, L. L. ; LIMA, P. P. S. . A CASA COLONIAL E A CASA DO INTERIOR: UMA FUSÃO DE PASSADO E PRESENTE. In: Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria, 2017, Cajazeiras. Anais ENCA 2017, 2017.

  • FARIAS, M. M. A. G. ; SILVA, Anne. C. C. ; FIGUEIREDO, C. ; MATIAS, E. B. S. S. E. ; DUTRA, J. F. ; ANDRADE, E. M. G. . A CIDADANIA GARANTIDA ATRAVÉS DA INCLUSÃO SOCIAL. In: XV Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (FSM), 2017, Cajazeiras. Anais ENCA 2017, 2017.

  • SOUSA, L. L. ; SILVA, Anne. C. C. ; SZILAGYI, E. B. V. ; CARDOSO, F. O. S. ; LIMA, P. P. S. . A RELIGIÃO E A ARQUITETURA: UMA EXPRESSÃO SOCIAL. In: XV Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (FSM), 2017, Cajazeiras. Anais ENCA 2017, 2017.

  • LIMA, P. P. S. ; SILVA, Anne. C. C. ; FERREIRA, P. R. L. ; SZILAGYI, E. B. V. ; CARDOSO, F. O. S. . ANÁLISE DAS TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS DO ENTORNO IMEDIATO DA PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB. In: XV Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (FSM), 2017, Cajazeiras. Anais ENCA 2017, 2017.

  • LIMA, P. P. S. ; SILVA, Anne. C. C. ; FIGUEIREDO, C. ; SZILAGYI, E. B. V. ; CARDOSO, F. O. S. . DA CRISE DO MOVIMENTO MODERNO À ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA. In: XV Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (FSM), 2017, Cajazeiras. Anais ENCA 2017, 2017.

  • SZILAGYI, E. B. V. ; SILVA, Anne. C. C. ; CARDOSO, F. O. S. ; SOUSA, L. L. ; FARIAS, M. M. A. G. . ATORES INVISÍVEIS: O AUMENTO DO NÚMERO DE MORADORES DE RUA E SUAS FORMAS DE OCUPAÇÃO NOS BAIRROS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB. In: XV Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (FSM), 2017, Cajazeiras. Anais ENCA 2017, 2017.

  • SZILAGYI, E. B. V. ; SILVA, Anne. C. C. ; MATIAS, E. B. S. S. E. ; CARDOSO, F. O. S. ; LIMA, P. P. S. . PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DE IMAGENS: REGISTROS DE EDIFÍCIOS HISTÓRICOS DA CIDADE DE CAJAZEIRAS. In: XV Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (FSM), 2017, Cajazeiras. Anais ENCA 2017, 2017.

  • CARDOSO, F. O. S. ; SILVA, Anne. C. C. ; SZILAGYI, E. B. V. ; SOUSA, L. L. ; FARIAS, M. M. A. G. . IMAGEM DA CIDADE: UMA LEITURA DO ESPAÇO URBANO DA CIDADE DE CAJAZEIRAS - PB. In: XV Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (FSM), 2017, Cajazeiras. Anais ENCA 2017, 2017.

  • SILVA, Anne. C. C. ; MATIAS, E. B. S. S. E. ; SZILAGYI, E. B. V. ; CARDOSO, F. O. S. ; FARIAS, M. M. A. G. . INTERVENÇÕES EM ESPAÇOS PÚBLICOS: PROCESSO DE REABILITAÇÃO OCORRIDO NA PRAÇA RIO BRANCO, JOÃO PESSOA-PB. In: XV Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (FSM), 2017, Cajazeiras. Anais ENCA 2017, 2017.

  • SOUSA, L. L. ; SILVA, Anne. C. C. ; SZILAGYI, E. B. V. ; CARDOSO, F. O. S. ; LIMA, P. P. S. . O TRAÇADO ORTOGONAL ATRAVES DOS TEMPOS. In: XV Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (FSM), 2017, Cajazeiras. Anais ENCA 2017, 2017.

  • FARIAS, M. M. A. G. ; SILVA, Anne. C. C. ; MATIAS, E. B. S. S. E. ; SZILAGYI, E. B. V. ; LIMA, P. P. S. . SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ESPAÇO URBANO: O CASO DA AV. PRES. EPITÁCIO PESSOA. In: XV Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (FSM), 2017, João Pessoa. Anais ENCA 2017, 2017.

  • SILVA, Anne. C. C. ; SZILAGYI, E. B. V. ; CARDOSO, F. O. S. ; SOUSA, L. L. ; LIMA, P. P. S. . A CIDADE PORTUGUESA NO BRASIL: UM PADRÃO EUROPEU PARA A FALTA DE ESTRUTURA COLONIAL. In: XV Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (FSM), 2017, Cajazeiras. Anais ENCA 2017, 2017.

  • CARDOSO, F. O. S. ; SILVA, Anne. C. C. ; SZILAGYI, E. B. V. ; LIMA, P. P. S. ; ABRANTES, R. C. C. . A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO MODERNO ATRAVÉS DOS CONGRESSOS INTERNACIONAIS DE ARQUITETURA MODERNA (CIAM). In: XV Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (FSM), 2017, Cajazeiras. Anais ENCA 2017, 2017.

  • SILVA, Anne. C. C. . JOÃO PESSOA: NASCIDA DO SANHAUÁ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SILVA, Anne. C. C. ; SCARANO, L. . Memória Urbana #3. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, Anne. C. C. ; MOURA FILHA, M. B. . Clubes de João Pessoa preservam traço moderno. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, Anne. C. C. . ECODESIGN. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, Anne. C. C. ; DIMENSTEIN, M. ; FERRER, A. . EIXO TEMPO: Visita aos Engenhos do período colonial na várzea do Paraíba. 2018. (Visita Técnica - SAAU'18).

SILVA, Anne. C. C. . Pré história e origem da cidade. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Resumo de Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. ; DIMENSTEIN, M. ; FERRER, A. . Expedição às Ruínas do Bonsucesso em Lucena. 2017. (Visita Técnica - SAAU'17).

SILVA, Anne. C. C. . Arquitetura/ Cidade Primitiva (Pré-história/ Paleolítico/ Neolítico/ Idade dos Metais). 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Historicismo e Neoclassicismo.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Romantismo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . A cidade Industrial: características e contradições (A cidade e o urbanismo). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Ecletismo e a renovação da cidade.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . As grandes exposições universais ? marketing e publicidade, engenheiros x arquitetos.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Ruskin e Morris e o Art and Crafts.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Os novos materiais e a tradição americana. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Os movimentos das vanguardas artísticas e arquitetônicas do início do século XX ? o Art Nouveau.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Os movimentos das vanguardas artísticas e arquitetônicas do início do século XX ? o Art Déco.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Brasil Colônia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Arquitetura Jesuítica no Brasil Colonial. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Evolução urbana do Brasil Colonial - formas da cidade. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . A Igreja Católica e a configuração do espaço colonial. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . O neoclassicismo e romantismo no Brasil. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . As construções religiosas no Brasil Colonial. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . As construções religiosas no Brasil Colonial - Arquitetura Barroca. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . A Escola de Chicago. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . A evolução urbana no Brasil colonial. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Arquitetura/Cidade Egípcia. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Arquitetura/Cidade Grega. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Arquitetura/Cidade Romana. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Arquitetura/Cidade Bizantina.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Arquitetura/Cidade Islâmica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Arquitetura/Cidade Românica.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Arquitetura/Cidade Gótica.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Arquitetura/Cidade Renascentista. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Arquitetura/Cidade Barroca e Maneirista. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

SILVA, Anne. C. C. . Rococó e Neoclacissismo. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Expositiva).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2008

    Registros de Arquitetura Moderna 1968/1970 (Norte) PIVIC, Descrição: Sub-Projeto: REGISTROS DE ARQUITETURA E URBANISMO EM JOÃO PESSOA. PERIÓDICOS DO ACERVO IHGP - 1968/1970. Contribuição na construção de Banco de Dados a partir da catalogação de notícias publicanas em jornais locais sobre Arquitetura e Urbanismo na cidade de João Pessoa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anne Camila Cesar Silva - Integrante / Nelci - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2011

    Acervo Projeto e Memória, Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um site, contendo informações sobre trabalhos acadêmicos pertinentes à área de conhecimento da arquitetura e do urbanismo, os quais também podem ser acessados por meio eletrônico, através de links que o próprio site disponibiliza.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anne Camila Cesar Silva - Integrante / Maria Bertilde Moura Filha - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Acervo Projeto e Memória, Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um site, contendo informações sobre trabalhos acadêmicos pertinentes à área de conhecimento da arquitetura e do urbanismo, os quais também podem ser acessados por meio eletrônico, através de links que o próprio site disponibiliza.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anne Camila Cesar Silva - Integrante / Maria Bertilde Moura Filha - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Acervo Projeto e Memória, Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um site, contendo informações sobre trabalhos acadêmicos pertinentes à área de conhecimento da arquitetura e do urbanismo, os quais também podem ser acessados por meio eletrônico, através de links que o próprio site disponibiliza.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anne Camila Cesar Silva - Integrante / Maria Bertilde Moura Filha - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Acervo Projeto e Memória, Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um site, contendo informações sobre trabalhos acadêmicos pertinentes à área de conhecimento da arquitetura e do urbanismo, os quais também podem ser acessados por meio eletrônico, através de links que o próprio site disponibiliza.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anne Camila Cesar Silva - Integrante / Maria Bertilde Moura Filha - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Acervo Projeto e Memória, Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um site, contendo informações sobre trabalhos acadêmicos pertinentes à área de conhecimento da arquitetura e do urbanismo, os quais também podem ser acessados por meio eletrônico, através de links que o próprio site disponibiliza.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anne Camila Cesar Silva - Integrante / Maria Bertilde Moura Filha - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Acervo Projeto e Memória, Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um site, contendo informações sobre trabalhos acadêmicos pertinentes à área de conhecimento da arquitetura e do urbanismo, os quais também podem ser acessados por meio eletrônico, através de links que o próprio site disponibiliza.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anne Camila Cesar Silva - Integrante / Maria Bertilde Moura Filha - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Acervo Projeto e Memória, Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um site, contendo informações sobre trabalhos acadêmicos pertinentes à área de conhecimento da arquitetura e do urbanismo, os quais também podem ser acessados por meio eletrônico, através de links que o próprio site disponibiliza.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anne Camila Cesar Silva - Integrante / Maria Bertilde Moura Filha - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Acervo Projeto e Memória, Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um site, contendo informações sobre trabalhos acadêmicos pertinentes à área de conhecimento da arquitetura e do urbanismo, os quais também podem ser acessados por meio eletrônico, através de links que o próprio site disponibiliza.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anne Camila Cesar Silva - Integrante / Maria Bertilde Moura Filha - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Acervo Projeto e Memória, Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um site, contendo informações sobre trabalhos acadêmicos pertinentes à área de conhecimento da arquitetura e do urbanismo, os quais também podem ser acessados por meio eletrônico, através de links que o próprio site disponibiliza.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anne Camila Cesar Silva - Integrante / Maria Bertilde Moura Filha - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Acervo Projeto e Memória, Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um site, contendo informações sobre trabalhos acadêmicos pertinentes à área de conhecimento da arquitetura e do urbanismo, os quais também podem ser acessados por meio eletrônico, através de links que o próprio site disponibiliza.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anne Camila Cesar Silva - Integrante / Maria Bertilde Moura Filha - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Acervo Projeto e Memória, Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um site, contendo informações sobre trabalhos acadêmicos pertinentes à área de conhecimento da arquitetura e do urbanismo, os quais também podem ser acessados por meio eletrônico, através de links que o próprio site disponibiliza.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anne Camila Cesar Silva - Integrante / Maria Bertilde Moura Filha - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Acervo Projeto e Memória, Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um site, contendo informações sobre trabalhos acadêmicos pertinentes à área de conhecimento da arquitetura e do urbanismo, os quais também podem ser acessados por meio eletrônico, através de links que o próprio site disponibiliza.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anne Camila Cesar Silva - Integrante / Maria Bertilde Moura Filha - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (noite) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II (manhã) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo ? Brasil 1 (manhã) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo ? Brasil 1 (noite) 40h

2017 - 2017

Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (manhã) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (noite) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo ? Brasil 1 (noite) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II (noite) 40h

2016 - 2016

Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (manhã) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (noite) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo ? Brasil 1 (amanhã) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo ? Brasil 1 (noite) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II (manhã) 40 h

2016 - 2016

Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Outras informações:
Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (manhã) 40 h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo ? Brasil 1 (noite) 40 h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II (manhã) 40 h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II (noite) 40 h

2015 - 2015

Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Outras informações:
Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (manhã) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (noite) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo ? Brasil 1 (manhã) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo ? Brasil 1 (noite) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II (manhã) 40h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II (noite) 40h

2015 - 2015

Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Outras informações:
Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (manhã) 40 h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (noite) 40 h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II (manhã) 40 h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II (noite) 40 h

2014 - 2014

Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Outras informações:
Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (manhã) 40 h Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I (noite) 40 h

Atividades

  • 08/2014 - 12/2017

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo no Brasil 1, Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo 1, Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo 2

  • 08/2014 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante.,Cargo ou função, Professor Membro.

2010 - 2012

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio no Laboratório de Pesquisa Projeto e Memória: Site Acervo Projeto e Memória: https://lppmacervo.wordpress.com/

2010 - 2012

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Elaboração do Plano de Habitação de Interesse Social (PEHIS) junto a CEHAP-PB.

2010 - 2011

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Bolsista

Outras informações:
Monitora Bolsista da disciplina de Planejamento Urbano Regional I

Atividades

  • 09/2010 - 09/2012

    Estágios , Centro de Tecnologia - Campus I.,Estágio realizado, Participação e auxílio em atividades do Laboratório de Pesquisa Projeto e Memória.

  • 07/2010 - 07/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia - Campus I.,Cargo ou função, Consultor/Estagiário do Plano de Habitação Interesse Social do Estado da Paraíba.

2015 - Atual

Instituto de Educação Superior da Paraíba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 18, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2022

    Extensão universitária , Curso de Arquitetura e Urbanismo.,Atividade de extensão realizada, Produção de Desenhos e levantamento fotográfico da Praça Rio Branco para fins de cartilha e exposição..

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II (3h M / 3h N), Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo III (3h M / 3h N), Técnicas Retrospectivas I (3h M / 3h N)

  • 02/2022 - 06/2022

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Detalhamento dos Elementos Construtivos (3h M / 3h N), Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II (3h M / 3h N)

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cidades I, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II (3h M / 3h N), Cidades I (3h M / 3h N)

  • 02/2021 - 06/2021

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cidades II, Projetos II, Técnicas Retrospectivas I

  • 02/2021 - 06/2021

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos III - Centro Cultural (3h M / 3h N), Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II - THAU II (3h M / 3h N), Técnicas Retrospectivas I (3h M / 3h N)

  • 02/2019 - 06/2021

    Ensino, Design de Interiores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Design de Interiores

  • 02/2018 - 06/2021

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas Retrospectivas 1

  • 03/2021 - 04/2021

    Ensino, Especialização em Design e Inovação de Interiores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ecodesign

  • 02/2020 - 03/2020

    Ensino, Especialização em Design e Inovação de Interiores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ecodesign

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas Retrospectivas 2

  • 02/2015 - 12/2019

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo 1

  • 02/2015 - 12/2019

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo 2

  • 08/2018 - 01/2019

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo 3

  • 02/2018 - 03/2018

    Ensino, Especialização em Design e Inovação de Interiores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ecodesign

  • 08/2015 - 07/2016

    Ensino, Design de Interiores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Universal I

2021 - 2021

Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Outras informações:
Disciplina: LEGISLAÇÃO E POLÍTICA URBANA II Carga horária: 20 horas Período: 07/10/2021 a 09/12/2021

2021 - 2021

Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Outras informações:
Disciplina: LEGISLAÇÃO E POLÍTICA URBANA I Carga horária: 20 horas Período: 07/10/2021 a 04/11/2021

Atividades

  • 10/2021 - 12/2021

    Ensino, Legislação e Políticas Públicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, LEGISLAÇÃO E POLÍTICA URBANA I, LEGISLAÇÃO E POLÍTICA URBANA II