Carina Pessoa Santos

Psicóloga Escolar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora (2015) e Mestra (2012) em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Frassinetti do Recife (2012). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2008). Atuou como docente na Faculdade IBGM e na Universidade Federal de Pernambuco (Professora Substituta do Departamento de Psicologia). Atuou como orientadora de TCC em cursos da Secretaria de Educação à Distância (SEDIS) da UFRN. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da Infância e Psicologia Escolar/Educacional.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia

2012 - 2015

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Ontogênese das representações sociais de família em crianças de quatro a seis anos
Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Psicologia

2010 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco
Título: "ELE É MULTIFACETADO": as representações sociais do fracasso escolar construídas e compartilhadas por psicólogos educacionais,Ano de Obtenção: 2012
Raimundo Cândido Gouveia.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Fracasso Escolar; Psicologia Educacional; Representações sociais; Atuação Profissional.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Fracasso Escolar. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Docência do Ensino Superior

2011 - 2012

Faculdade Frassinetti do Recife
Título: O estado da arte da psicologia educacional: um estudo sobre as produções acadêimcas na área
Orientador: Cristianne Lopes Lima

Graduação em Psicologia

2004 - 2008

Universidade Católica de Pernambuco
Título: Gestalt-terapia e Fenomenologia: uma compreensão da clínica gestáltica
Orientador: Patrícia Wallerstein Gomes

Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2010

1996 - Interrompido

Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife
Ano de interrupção: 2010

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Discutindo a diversidade no ambiente de trabalho. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Ética no Serviço Público. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2017 - 2017

Elaboração de materiais didáticos de Educação à Distância. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Audiodescrição para eventos - módulo I. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Curso de capacitação para atuação como ledor, transcritor e audiodescritor. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Inclusão no ensino superior: possibilidades, conquistas e desafios. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Uso do sistema FM no ambiente escolar. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Inglês básico Instituto Ágora. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

Libras: falando com as mãos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

A trajetória histórica da educação dos surdos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

Curso básico educação de superdotados/talentosos. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Escrita acadêmica:aprendendo a superar o desafio. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Psicologia 3ª Região, CRP/03, Brasil.

2009 - 2009

Disciplina especial - Tópicos especiais 2. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2007 - 2007

A Clínica Fenomenológica Existencial. (Carga horária: 12h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

2005 - 2007

Francês. , Alliance Française, AF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, C. P. . II CONGRESSO NACIONAL DE INCLUSÃO NA EDUCAÇAO SUPERIOR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: POLITICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA I FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES DE NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE DAS IFES I ENCONTRO DE PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REGIÃO NORDESTE. 2017. (Congresso).

SANTOS, M. F. S. ; SANTOS, C. P. . VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação.A avaliação da aprendizagem na produção do fracasso escolar: concepções de psicólogos escolares. 2016. (Encontro).

IV Encontro sobre Ensino de Música para Pessoas com Deficiência Visual e II Seminário de Música e Inclusão.Tutoria inclusiva: possibilidades de aprendizagem. 2016. (Encontro).

VII Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. 2016. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Significações sobre família: apropriação e transmissão de regras culturais. 2013. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Estratégias de negociação entre crianças em situações de cooperação num planejamento de um teatro sobre família. 2013. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. O TDAH no discurso de professores: desafios à aprendizagem e desenvolvimento infantil. 2013. (Congresso).

VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. "Ele é multifacetado": as representações sociais do fracasso escolar construídas e compartilhadas por psicólogos educacionais. 2013. (Congresso).

III Encontro Norte Nordeste da Abrapso.O trabalho do psicólogo educacional e suas estratégias de atuação diante do fracasso escolar. 2012. (Encontro).

16 º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.O fracasso escolar na representação de psicólogos educacionais: uma abordagem estrutural. 2011. (Encontro).

VII Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Caracterização do Perfil do Psicólogo Educacional de Recife e de sua Prática/ Compreensões de Psicólogos Educacionais acerca do Fracasso Escolar. 2011. (Congresso).

1° Congresso Franco-Brasileiro sobre Psicanálise, Filiação e Sociedade. Monoparentalidade e adoção: a experiência de adotantes solteiros em diálogo com a nova lei. 2010. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Monoparentalidade e adoção: a experiência de adotantes solteiros em diálogo com a nova lei. 2010. (Congresso).

IX Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições - Atenção Psicológica: Fundamentos, Pesquisa e Prática.A fenomenologia da Gestalt-terapia. 2009. (Simpósio).

I Fórum de Intervenção Psicosocial. 2008. (Outra).

II Encontro com a Gestalt-terapia.As influências da Fenomenologia de Husserl na Gestalt-terapia; Gestalt-terapia e Grupos Operativos de Sala de Espera: uma experiência com acompanhantes de pacientes da clínica-escola Corpore Sano. 2008. (Encontro).

III Fórum de Psicologia Hospitalar. 2008. (Outra).

V Fórum de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2008. (Outra).

XIII Encontro Nacional de Apoio à Adoção.Profissionais que trabalham com adoção; Adoção de crianças com necessidades especiais. 2008. (Encontro).

XIV Jornada de debates sobre a infância e adolescência. 2008. (Outra).

XVI Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática. 2008. (Congresso).

9º Jornada de Iniciação Científica.Adoção: vencendo mitos e preconceitos. 2007. (Outra).

A Clínica Fenomenológica Existencial. 2007. (Seminário).

III Congresso Nacional de Psicologia. Adoção de Crianças com Necessidades Especiais: vencendo mitos e preconceitos. 2007. (Congresso).

IV Fórum de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2007. (Outra).

Reunião do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção.Adoção e suas vicissitudes: a adoção de crianças com necessidades especiais. 2007. (Encontro).

8º Jornada de Iniciação Científica. 2006. (Outra).

II Congresso Nacional de Psicologia. 2006. (Congresso).

III Simpósio Pernambucano de Psicoterapia Cognitivo Comportamental. 2006. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Danyelle Almeida de Andrade

SANTOS, C. P.; SANTOS, M. F. S.; PEDROSA, M. I.; VASCONCELLOS, K. M.; ALESSIO, R. L. S.. Ontogênese da representação social sobre velho/velhice em crianças: constituindo e diferenciando o "nós" e o "eles". 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: TRAJANO, B

SANTOS, C. P.; SILVA, S. P.; MACEDO, M. C.. F. da R. P.; PESSOA, G. D..A indisciplina no contexto escolar no discurso de docentes e discentes do ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

Aluno: OLIVEIRA, D

SANTOS, C. P.; SILVA, S. P.; MACEDO, M. C.. S. de; ALBUQUERQUE, L. K. da S..As representações dos professores sobre os desenhos animados no comportamento infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

Aluno: Sayonara da Silva Soares

PEDROSA, M. I.; ALESSIO, R. L. S.;SANTOS, C. P.. A concepção dos pais sobre o brincar na creche: uma reflexão teórico-metodológica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Silva, M; Santos, S

SANTOS, C. P.; CASTRO, Magali; CAETANO, José Aldo. ; Marques, V..O poder do líder para equipe nas organizações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing.

Aluno: VILELA, D

SANTOS, C. P.; CASTRO, Magali; CAETANO, José Aldo. ; Santos J..A importância dos líderes para o desenvolvimento das organizações e do talento humano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing.

Aluno: Pinto, E; Silva, E

SANTOS, C. P.; CASTRO, Magali; CAETANO, José Aldo. ; Nascimento, F..Ética nas organizações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing.

Aluno: BARBOSA, K

SANTOS, C. P.; CASTRO, Magali; CAETANO, José Aldo. ; Sales, L.; Lima, N..Assédio Moral nas organizações: causas, efeitos e soluções. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing.

Aluno: Luna, D

SANTOS, C. P.; CASTRO, Magali; CAETANO, José Aldo. ; Silva, L..Recrutamento empresarial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Patrícia Wallerstein Gomes

WALLERSTEIN GOMES, P.; EFKEN, K.H.. Gestalt-terapia e Fenomenologia: uma compreensão da clínica gestáltica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO.

Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira

ROSSETTI-FERREIRA, M. C.. Perscrutando a ontegenese das representações sociais da família no processo de significação das antinomias. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Cristina Maria de Souza Brito Dias

DIAS, C. M. S. B.; PEDROSA, M. I.; ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; ALESSIO, R. L. S.; SANTOS, M. F.. Perscrutando a ontogênese das representações sociais de família no processo de significação de antinomias. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Jaileila de Araújo Menezes

GOUVEIA, Raimundo; RISTUM, Marilena;MENEZES-Santos, J. A.. "Ele é multifacetado": as representações sociais do fracasso escolar construídas e compartilhadas por psicólogos educacionais. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria da Conceição Carrilho de Aguiar

GOUVEIA, R. C.; CRUZ, F. M. L.;AGUIAR, M. C. C.. Representações Sociais de Psicologos Educacionais sobre Fracasso Escolar. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Centro de Filosofia Ciências Humanas.

Fatima Maria Leite Cruz

GOUVEIA, R. C.; CARRILHO, M. C.;CRUZ, F. M. L.. Representações sociais de psicólogos educacionais sobre o fracasso escolar. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM PSICOLOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa

PEDROSA, M. I.; ALMEIDA, A. M. O.; HADDAD, L.;SANTOS, M. F. S.; ALESSIO, R. L. S.. Ontogênese das representações sociais de família em crianças de quatro a seis anos. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa

PEDROSA, M. I.ROSSETTI FERREIRA, M. C. R.; BRITO, C. M. S.;SANTOS, M. F. S.; ALESSIO, R. L. S.. Perscrutando a ontogênese das representações sociais de família no processo de significação de antinomias. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Renata Lira dos Santos Aléssio

ALMEIDA, A. M. O.; PEDROSA, M. I. P. C.; SANTOS, M. F. S.; HADDAD, L.;ALÉSSIO, Renata Lira dos Santos. Ontogênese das representações sociais de família em crianças de quatro a seis anos. 2015.

Renata Lira dos Santos Aléssio

PEDROSA, M. I. P. C.; ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; DIAS, C. M. S. B.; SANTOS, M. F. S.;ALÉSSIO, Renata Lira dos Santos. Perscrutando a ontogênese das representações sociais de familia no processo de significação de antinomias. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria de Fátima de Souza Santos

Pedrosa, Maria Isabel; HADDAD, L.;ALMEIDA, A. M. O.Santos, Maria de Fátima SouzaALESSIO, R. L. S.. A ONTOGÊNESE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FAMÍLIA EM CRIANÇAS DE QUATRO A SEIS ANOS. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Karl Heinz Efken

GOMES, P. Wallerstein;EFKEN, K. H.. GT e fenomenologia: uma compreensão da Clínica gestáltica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Danielle de Fátima da Cunha Cavalcanti de Siqueira Leite

A psicologia no contexto organizacional e do trabalho: uma análise de produções científicas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional) - Faculdade Redentor; Orientador: Carina Pessoa Santos;

João Ferreira Santos

A finalidade da educação na proposta pedagógica de Platão; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Faculdade Frassinetti do Recife; Orientador: Carina Pessoa Santos;

Priscila Mirelli Gurgel Maia

O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPERCUSSÃO NO DESENVOLVIMENTO E SOCIALIZAÇÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia (EAD)) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Carina Pessoa Santos;

Gilbênia Karoliny Lima da Costa

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE SEU PAPEL NA APRENDIZAGEM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia (EAD)) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Carina Pessoa Santos;

LAEDINA ANDRADE DE FREITAS

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia (EAD)) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Carina Pessoa Santos;

WIDNA ALVES DO NASCIMENTO MORAIS

DIFERENTES CRIANÇAS E DIFERENTES FORMAS DE APRENDER: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia (EAD)) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Carina Pessoa Santos;

Taiane Evelyn de Moura

O LÚDICO COM ESTRATÉGIA PARA GOSTAR DE APRENDER: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E ESTUDANTES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia (EAD)) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Carina Pessoa Santos;

Antonia Simone Pereira

A importância do lúdico para a aprendizagem das crianças na fase de pré-escola; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carina Pessoa Santos;

Marlene Ferreira melo

Importância do lúdico na educação infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carina Pessoa Santos;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A importância do brincar na educação infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carina Pessoa Santos;

Maria das Graças da Silva

A importância do brincar na educação infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carina Pessoa Santos;

Ana Paula Fernandes de Freitas

O Ato de Ensinar na Educação Infantil: Ensinar ensinar brincando ? brincar aprendendo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carina Pessoa Santos;

Joana Darc Pereira da Silva

Alfabetização na Idade Certa: Desafios e possibilidades; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carina Pessoa Santos;

Juranda Batista de Oliveira

A importância do Brincar na Educação Infantil: O lúdico como estratégia do aprendizado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carina Pessoa Santos;

Josefa Lisiane do amaral

Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carina Pessoa Santos;

Vanessa Bezerra dos Santos

O Lúdico na Educação Infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carina Pessoa Santos;

Ana Carolina Marques Davi

Adaptação na Educação Infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carina Pessoa Santos;

FERNANDES, Luiz; MOREIRA, Mônica; SILVEIRA, Sylvania da

A importância da comunicação para as organizações do século XXI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing; Orientador: Carina Pessoa Santos;

GOMES, Ilka F

S; ; SANTOS, Manuella C; S; dos; FRANÇA, Simone; A importância da inteligência emocional para o trabalho dos líderes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing; Orientador: Carina Pessoa Santos;

SILVA, Monique D

G; da; Estresse no ambiente de trabalho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing; Orientador: Carina Pessoa Santos;

LUFT, Francisco A

; O papel do RH como fomentador da política de responsabilidade social nas organizações; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing; Orientador: Carina Pessoa Santos;

ARAÚJO, Glauciane C

de; MELO, Patrícia P; ; Comunicação interna: qual a sua importância nas organizações?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing; Orientador: Carina Pessoa Santos;

AZEVEDO, Claudia H

G; de; SILVA, Silvana M; da; SOUZA,Wilma; Ética empresarial: o comportamento ético na organização; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing; Orientador: Carina Pessoa Santos;

SANTANA, Adriano V

de; MIRANDA, Angélica C; ; LIMA, Bruna C; ; Práticas Modernas na Gestão de Pessoas: novas tendências nos procedimentos de Recrutamento e Seleção; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing; Orientador: Carina Pessoa Santos;

SILVA, Antônia I

da; SILVA, Daniela F; P; da; MELO, Márcio; Líderes da Geração Y; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing; Orientador: Carina Pessoa Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Patrícia Wallerstein Gomes

Gestalt-terapia e Fenomenologia: uma compreensão da clínica gestáltica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO; Orientador: Patrícia Wallerstein Gomes;

Célia Maria Souto Maior de Souza Fonsêca

Adoção de crianças com necessidades especiais; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Pernambuco, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO; Orientador: Célia Maria Souto Maior de Souza Fonseca;

Raimundo Cândido de Gouveia

"Ele é multifacetado": as representações sociais do fracasso escolar construídas e compartilhadas por psicólogos educacionais; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Raimundo Cândido de Gouveia;

Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa

Ontogênese das representações sociais de família em crianças de quatro a seis anos; 2015; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa;

Pedro de Oliveira Filho

Estágio à docência na disciplina Psicologia da Educação 7; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciaturas Diversas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Pedro de Oliveira Filho;

Cristianne Lopes Lima de Castro

O Estado da Arte da Psicologia Educacional no Brasil: uma análise das produções acadêmicas da área; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE; Orientador: Cristianne Lopes Lima de Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, SIMONE PATRÍCIA DA ; SANTOS, CARINA PESSOA ; OLIVEIRA FILHO, PEDRO DE . Os significados do TDAH em discursos de docentes dos anos iniciais. Pró-Posições (UNICAMP. Online) , v. 26, p. 205-221, 2015.

  • SANTOS, C. P. . Por que estudar a geração Y e seu futuro profissional?. Revista IBGM , v. 4, p. 37-42, 2014.

  • SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. ; FONSECA, M. C. S. M. ; DIAS, C. M. S. B. . Adoção por pais solteiros: desafios e peculiaridades dessa experiência. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online) , v. 13, p. 89-102, 2011.

  • FONSECA, C. M. S. M. S. ; SANTOS, C. P. ; DIAS, C. M. S. B. . A adoção de crianças com necessidades especiais na perspectiva dos pais adotivos. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso) , v. 19, p. 303-311, 2009.

  • COSTA, M.A.C.C ; SILVA, A.P.T ; SANTOS, C. P. . Mídia e intervenção psicossocial nas comunidades: em busca de novas possibilidades. Revista lusófona de educação , v. 14, p. 101-110, 2009.

  • SANTOS, C. P. . "Ele é multifacetado'': Representações sociais do fracasso escolar construídas e compartilhadas por psicólogos escolares. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2014. 160p .

  • CISNEIROS, T. ; SANTOS, C. P. . Fracasso escolar: de quem é a culpa?. Diário de Pernambuco, 04 jan. 2013.

  • PIMENTEL, L. ; SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. ; DIAS, C. M. B. . Ex-aluna da Unicap apresenta trabalho sobre monoparentalidade no I Congresso Franco-Brasileiro de Psicanálise, Filiação e Sociedade. Boletim UNICAP - Assessoria de Comunicação, Boletim UNICAP, 24 ago. 2010.

  • FRANCA, M. ; SANTOS, C. P. . Problema do fracasso escolar envolve aluno, família e escola. Agência de Notícias UFPE.

  • GARCIA, D. ; SANTOS, C. P. ; MELO, F. R. L. V. . Atuação da psicologia escolar junto ao estudante com dificuldades secundárias de aprendizagem no ensino superior. In: II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e educação Profissional Tecnológica, 2018, Natal. Educação Inclusiva e as Políticas de Acesso e Permanência no Ensino Superior. Natal: SEDIS UFRN, 2017. p. 389-407.

  • SANTOS, C. P. ; SILVA, S. P. . A avaliação da aprendizagem na produção do fracasso escolar: concepções de psicólogos escolares. In: II Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2016, Natal. II ENAPPE: Educação no contexto atual - cenários e perspectivas. Natal: UFRN, 2016.

  • SILVA, S. P. ; SANTOS, C. P. . Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: desafios à formação docente inclusiva. In: II Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2016, Natal. II ENAPPE: Educação no contexto atual - cenários e perspectivas. Natal: UFRN, 2016.

  • SANTOS, C. P. ; MELO, F. R. L. V. . Psicologia escolar e práticas de inclusão no ensino superior: a experiência da CAENE UFRN. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos - SP. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016.

  • SANTOS, C. P. ; GOUVEIA, R. C. de . Atuação profissional de psicólogos educacionais na Região Metropolitana do Recife. In: IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2011, Recife. Anais do IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Recife: Sistema Fecomércio/Senac/SESC Pernambuco, 2011. v. 9.

  • SANTOS, C. P. ; GOUVEIA, R. C. de . O fracasso escolar na representação de psicólogos educacionais: uma abordagem estrutural. In: 16 º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2011, Recife. Psicologia social e seus movimentos: Textos completos do Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2011.

  • SANTOS, C. P. ; PEDROSA, M. I. . Construção de sentidos compartilhados sobre família por crianças: ontogênese de representações sociais. In: IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa. Desenvolvimento humano e solidariedade. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2013. v. 1. p. 340-341.

  • SILVA, S. P. ; SANTOS, C. P. . O TDAH no discurso de professores: desafios à aprendizagem e desenvolvimento infantil. In: IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa. Desenvolvimento humano e solidariedade. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2013. v. 1. p. 460-461.

  • SILVA, S. P. ; SANTOS, C. P. ; PEDROSA, M. I. . Estratégias de negociação entre crianças em situações de cooperação num planejamento de teatro sobre família. In: IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa. Desenvolvimento humano e solidariedade. João Pessoa: Universidade Federal de Pernambuco, 2013. v. 1. p. 571-572.

  • SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. . Profissionais que trabalham em adoção: uma pesquisa em Recife. In: ENAPA, 2008, Recife. Apresentação de trabalhos, 2008. p. 57-59.

  • SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. . Adoção de crianças com necessidades especiais. In: ENAPA, 2008, Recife. Apresentação de trabalhos, 2008. p. 61-64.

  • SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. . Adoção: vencendo mitos e preconceitos. In: 9º Jornada de Iniciação Científica, 2007, Recife. Resumos da 9º Jornada de Iniciação Científica. Recife: Fundação Antônio dos Santos Abranches, 2007. p. 439-444.

  • SANTOS, C. P. ; GOUVEIA, R. C. de . Analisando o papel do psicólogo na Educação. In: 8º Conpsi, 2013, Fortaleza. Conpsi VIII Anais, 2013.

  • SANTOS, C. P. ; GOUVEIA, R. C. de . Ele é multifacetado: as representações sociais do fracasso escolar construídas e compartilhadas por psicólogos educacionais. In: VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013, Recife. Anais da VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013.

  • SANTOS, C. P. . O estado da arte da psicologia educacional no Brasil: uma análise de produções acadêmicas na área. In: 8º Conpsi, 2013, Fortaleza. Conpsi VIII Anais, 2013.

  • SANTOS, C. P. ; GOUVEIA, R. C. de . Caracterização do Perfil do Psicólogo Educacional de Recife e de sua Prática. In: VII Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do VII Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011.

  • SANTOS, C. P. ; GOUVEIA, R. C. de . Compreensões de psicólogos educacionais acerca do fracasso escolar. In: VII Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do VII Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011.

  • GOUVEIA, R. C. de ; SANTOS, C. P. . Representações sociais do fracasso escolar por psicólogos educacionais. In: VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2011, Vitória. Teoria das Representações Sociais - 50 anos: memórias, desafios contemporâneos e perspectivas. Vitória: GM Editora, 2011. p. 245-245.

  • SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. ; DIAS, C. M. S. B. . Monoparentalidade e adoção: a experiência de adotantes solteiros em diálogo com a nova lei. In: 1º Congresso Franco-Brasileiro sobre Psicanálise, Filiação e Sociedade, 2010, Recife. Adoção: da criança à filiação, 2010.

  • SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. ; DIAS, C. M. S. B. . Monoparentalidade e adoção: a experiência de adotantes solteiros em diálogo com a nova lei. In: III Congresso Nacional da Psicologia Ciência e Profissão., 2010, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro de Psicologia Ciência e Profissão., 2010.

  • SANTOS, C. P. ; WALLERSTEIN GOMES, P. . Gestalt-Terapia e Grupos de Sala de Espera: Uma experiência com acompanhantes de pacientes de uma clínica-escola de fisioterapia. In: III Congresso Nacional da Psicologia Ciência e Profissão., 2010, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro de Psicologia Ciência e Profissão., 2010.

  • SANTOS, C. P. ; WALLERSTEIN GOMES, P. ; EFKEN, K. H . A fenomenologia da Gestalt-terapia. In: IX Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições - Atenção Psicológica: Fundamentos, Pesquisa e Prática, 2009, Recife. IX Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições - Atenção Psicológica: Fundamentos, Pesquisa e Prática, 2009. p. 91-91.

  • SANTOS, C. P. . Tutoria inclusiva: uma introdução [turma A]. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, C. P. . Tutoria inclusiva: uma introdução [turma B]. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, C. P. . Tutoria inclusiva: possibilidades de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, C. P. ; GOUVEIA, R. C. de . Analisando o papel do psicólogo na educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. P. . O estado da arte da psicologia educacional no Brasil: uma análise de produções acadêmicas na área. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. P. ; GOUVEIA, R. C. de . 'Ele é multifacetado': as representações sociais do fracasso escolar construídas e compartilhadas por psicólogos educacionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, S. P. ; SANTOS, C. P. ; PEDROSA, M. I. . Estratégias de negociação entre crianças em situações de cooperação num planejamento de um teatro sobre família. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, S. P. ; OLIVEIRA FILHO, P. ; SANTOS, C. P. . O TDAH no discurso de professores: desafios à aprendizagem e desenvolvimento infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEDROSA, M. I. ; SANTOS, C. P. . Significações sobre família: apropriação e transmissão de regras culturais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. P. . Ele é multifacetado: as representações sociais do fracasso escolar construídas e compartilhadas por psicólogos educacionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, C. P. ; GOUVEIA, R. C. de . O trabalho do psicólogo educacional e suas estratégias de atuação diante do fracasso escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. P. ; GOUVEIA, R. C. de . Compreensões de psicólogos educacionais acerca do fracasso escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. P. ; GOUVEIA, R. C. de . Caracterização do Perfil do Psicólogo Educacional de Recife e de sua Prática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOUVEIA, R. C. de ; SANTOS, C. P. . Representações sociais do fracasso escolar por psicólogos educacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, C. P. ; GOUVEIA, R. C. de . Atuação profissional de psicólogos educacionais na Região Metropolitana do Recife. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. P. ; GOUVEIA, R. C. de . O fracasso escolar na representação de psicólogos educacionais: uma abordagem estrutural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. ; DIAS, C. M. S. B. . Monoparentalidade e adoção: a experiência de adotantes solteiros em diálogo com a nova lei. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. ; DIAS, C. M. S. B. . Monoparentalidade e adoção: a experiência de adotantes solteiros em diálogo com a nova lei. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. P. ; WALLERSTEIN GOMES, P. . Gestalt-Terapia e Grupos de Sala de Espera: Uma experiência com acompanhantes de pacientes de uma clínica-escola de fisioterapia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. P. ; WALLERSTEIN GOMES, P. ; EFKEN, K. H . A fenomenologia da Gestalt-terapia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. . Profissionais que trabalham com adoção: uma pesquisa em Recife. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. . Adoção de crianças com necessidades especiais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WALLERSTEIN GOMES, P. ; SANTOS, C. P. ; EFKEN, K. H . As influências da Fenomenologia de Husserl na Gestalt-terapia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WALLERSTEIN GOMES, P. ; SANTOS, C. P. . Gestalt-terapia e Grupos Operativos de Sala de Espera: uma experiência com acompanhantes de pacientes da clínica-escola Corpore Sano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. . Adoção de crianças com necessidades especiais: vencendo mitos e preconceitos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. . A adoção e suas vicissitudes: a adoção de crianças com necessidades especiais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, C. P. ; FONSECA, C. M. S. M. S. . Adoção: vencendo mitos e preconceitos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, C. P. . Os limites da Educação Infantil. 2014.

SANTOS, C. P. ; SILVA, S. P. . Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2014.

SANTOS, C. P. ; MARINHO, I. . Fracassos e sucessos na vida escolar. 2013.

SANTOS, C. P. ; MIRANDA, H. . Sucessos e fracassos na vida escolar II. 2013.

SANTOS, C. P. . Avaliador de Pôsteres na CIENTEC. 2016. (Trabalho Técnico).

SANTOS, C. P. ; PEDROSA, M. I. . ONTOGÊNESE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FAMÍLIA EM CRIANÇAS DE QUATRO A SEIS ANOS. 2015. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, C. P. . Debatedor de Pôster. 2013. (Trabalho Técnico).

SANTOS, C. P. . ALCESTE. 2012. .

SANTOS, C. P. . "ELE É MULTIFACETADO": as representações sociais do fracasso escolar construídas e compartilhadas por psicólogos educacionais. 2012. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, C. P. . O estado da arte da psicologia educacional: um estudo sobre as produções acadêimcas na área. 2012. (Trabalho de Conclusão de Curso).

SANTOS, C. P. . Mediador de Comunicação Oral no V Simpósio sobre a Juventude Brasileira. 2012. (Trabalho Técnico).

SANTOS, C. P. . Parecerista do V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2012. (Trabalho Técnico).

SANTOS, C. P. . Debateder de Pôrtes. 2010. (Trabalho Técnico).

SANTOS, C. P. . Gestalt-terapia e Fenomenologia: uma compreensão da clínica gestáltica. 2008. (Trabalho de Conclusão de Curso).

FONSECA, C. M. S. M. S. ; DIAS, C. M. S. B. ; SANTOS, C. P. . Adoção de crianças com necessidades especiais. 2007. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Práticas sociais e cultura do grupo de brinquedo: concepções de adultos e perspectivas de crianças, Descrição: Descrição: O estudo de crianças pequenas em situação cotidiana com seus pares de idade tem revelado inúmeras habilidades cognitivas, socioafetivas e comunicativas em desenvolvimento, evidenciando um contínuo esforço para a compreensão, apropriação e transformação de seu entorno social, num ?árduo trabalho? de um jogo compartilhado. Numa abordagem interpretativa, Corsaro cunhou o termo cultura de pares ao se referir ao modo como crianças produzem e reproduzem a cultura, participando de rotinas diárias e atividades. De acordo com seus estudos, a cultura de pares infantis é definida como ?um conjunto estável de atividades ou rotinas, artefatos, valores e preocupações que as crianças produzem e compartilham em interação com as demais? (Corsaro, 2011, p. 128). Por outro lado, os adultos que lidam com a criança em diferentes situações e práticas sociais, em contextos formais e institucionais, ou em contextos cotidianos de família, concebem a criança a partir de suas vivências e elaboram programas ou atividades rotineiras que repercutem na vida da criança, com propósitos de respaldarem aquisições ou promoverem seu bem-estar. Faz-se necessário conhecer essas concepções do adulto sobre criança, sobre seu desenvolvimento, sobre o modo de cuidar e educar, buscando confrontá-las com o conhecimento sobre a ontogênese infantil. Com o presente projeto de pesquisa se propõe investigar percursos de significação e apropriação de diferentes objetos sociais em crianças pequenas, de modo a compreender processos de aquisição social compartilhados em grupos de brinquedo. Também se propõe examinar práticas sociais de adultos cuidadores ou educadores de crianças pequenas, a partir do que eles próprios relatam a respeito do que fazem, planejam, idealizam e justificam visando à criança, bem como a partir do que seja possível observar e descrever sobre recursos que eles selecionam e disponibilizam para as crianças, ou arranjos que promovem no meio físico e sociocultural em suas atuações cotidianas, buscando favorecer aquisições e proteção à criança. Participarão dessa investigação cerca de 50 crianças de creche ou pré-escola e 30 crianças de instituição de acolhimento ambas da cidade do Recife, com idade variando entre 6 meses e 6 anos, pertencentes a agrupamentos etários das instituições. Também participarão adultos profissionais que trabalham nas instituições em que as crianças serão investigadas; e adultos familiares ou cuidadores, de uma mesma comunidade ou bairro do Recife. Existirão quatro tipos de coleta: (1) sessões de observação de crianças em atividades livres numa sala da própria instituição, organizada previamente; elas comporão trios ou quartetos de modo a possibilitar um registro de melhor qualidade para análise; (2) observação na própria sala que as crianças frequentam, no caso do grupo de menor idade, que reage negativamente se for afastado de seu lugar conhecido. As observações serão videoregistradas na presença da educadora e de suas auxiliares; (3) um terceiro tipo de observação planejado com crianças de 4-6 anos, para as quais se propõe uma oficina de brincadeira (de casinha, de escolinha, de um teatro sobre família etc.). As oficinas diferem da brincadeira livre porque são especificados temas para o brincar e espaços a serem organizados; (4) narrativas autobiográficas ou entrevistas com adultos profissionais ou com pais e cuidadores em que se sugerem tópicos a serem comentados ou são feitas perguntas específicas para se obter informações sobre a diversidade no modo de criação e cuidado de crianças. As sessões de observação e de oficinas serão analisadas microgeneticamente, e as entrevistas e os relatos autobiográficos dos adultos serão analisados com o auxílio do Alceste, um software utilizado para análise de dados textuais... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Carina Pessoa Santos - Integrante / Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa - Coordenador / Pedro Paulo Bezerra de Lira - Integrante / Melina Carvalho Pereira - Integrante / Sayonara da Silva Soares - Integrante / Roberta da Silva Pereira - Integrante / Elton André Silva de Castro - Integrante / Vanessa Cavalcanti de Torres - Integrante / Danyelle Almeida de Andrade - Integrante / Pedro Pinheiro Borges Neto - Integrante / Daniela Leal Dantas Vasconcelos - Integrante.

  • 2012 - 2012

    A geração Y e seu futuro profissional, Descrição: O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos compartilhados por jovens da geração y com relação a seu futuro profissional. Mais especificamente: identificar representações sociais sobre o futuro profissional, seu conteúdo e organização interna e discutir com os jovens os aspectos destacados como mais característicos de suas compressões sobre o tema. Participaram da pesquisa 115 estudantes da Faculdade IBGM, que responderam a uma associação livre cujo termo indutor foi futuro profissional. O material foi analisado com auxílio do software EVOC. Os resultados foram discutidos com 12 dos participantes da primeira etapa, que se disponibilizaram a participar de uma palestra, com o objetivo de aprofundar os dados do primeiro estudo. Estes participantes responderam a um questionário com perguntas semiestruturadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Carina Pessoa Santos - Coordenador / Francisco Luft - Integrante / Marcos Antônio Cordeiro - Integrante / Desirée Bueno - Integrante.

  • 2011 - 2012

    O estado da arte da psicologia educacional: um estudo sobre as produções acadêimcas na área, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar as produções acadêmicas brasileiras na área de psicologia educacional. Mais especificamente: conhecer os temas e objetos de estudo associados à área; identificar as temáticas estudadas por pesquisadores de cada região do Brasil; e analisar as diferentes modalidades de apresentação de trabalhos com base nos conteúdos abordados. Trata-se de pesquisa documental, que se propõe a analisar os anais do III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, realizado em São Paulo, no ano de 2010. Tem como base nas seguintes etapas: organização dos resumos com relação à modalidade de apresentação (pôster, simpósio, mesa redonda, como eu faço, curso, conferência, conversando sobre) e à região do país (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul). Leitura dos resumos e indicação de palavras-chave para caracterizá-los. As palavras-chave serão organizadas por temas para análise de conteúdo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carina Pessoa Santos - Coordenador / Cristianne Lopes Lima - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Representações sociais de psicólogos educacionais acerca do fracasso escolar, Descrição: A pesquisa proposta neste projeto tem como objetivo investigar as representações sociais de psicólogos educacionais sobre o fracasso escolar e, mais especificamente: descrever o perfil do psicólogo educacional de Recife em relação à sua prática; identificar o que os profissionais compreendem como fracasso escolar; averiguar se os participantes estabelecem relações entre o trabalho do psicólogo educacional e o fracasso escolar e conhecer estas possíveis relações; colher sugestões dos profissionais acerca de estratégias para lidar com o fracasso escolar; e relacionar as estratégias sugeridas com as possíveis posições teóricas assumidas pelos profissionais em relação ao fracasso escolar. Pesquisas acerca do tema apontam que o fracasso escolar ainda é visto por um viés que culpa os alunos e suas condições de vida, em detrimento da responsabilidade da escola e dos professores. Destaca-se nesta pesquisa a responsabilidade do profissional de psicologia que atua no âmbito da Educação. Participarão da pesquisa sessenta psicólogos atuantes em instituições educativas públicas e privadas da Região Metropolitana de Recife. A pesquisa será realizada em três fases: aplicação de questionário com o objetivo de traçar o perfil do psicólogo educacional de Recife, realização de entrevistas e grupos temáticos. A coleta de dados será realizada através de uma rede de contato com profissionais. Os dados coletados serão trabalhados mediante análise de conteúdo temática e com auxílio dos softwares ALCESTE e EVOC. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para ampliar a discussão e o conhecimento sobre a construção de representações sociais sobre o fracasso escolar, como também, sobre a relação entre representações sociais e prática profissional. E que ofereça subsídios teóricos aos profissionais que lidam direta ou indiretamente com o tema, assim como aos principais interessados, as famílias dos alunos, que buscam orientação para compreender as dificuldades de seus filhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carina Pessoa Santos - Coordenador / Raimundo Cândido de Gouveia - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Adoção de Crianças com Necessidades Especiais, Descrição: Esta pesquisa teve por objetivo compreender, junto a pais adotivos de crianças com necessidades especiais, como percebem e vivenciam essas adoções. Estas são consideradas adoções necessárias, uma vez que são as menos procuradas pelos adotantes, o que conduz a reflexões acerca de qual seria o verdadeiro sentido da adoção: encontrar uma família para crianças abandonadas ou satisfazer os desejos de pessoas que decidem adotar. Utilizou-se um roteiro de entrevista com cinco mães e um pai. Após a transcrição, as entrevistas foram analisadas por temas. Os resultados mostraram a dedicação dos pais para com seus filhos; a força negativa dos preconceitos; a necessidade de apoio social aos pais. Conclui-se que as adoções estudadas estão ocorrendo a contento, o que sugere que a adoção de crianças com necessidades especiais pode proporcionar satisfação, em que pesem as dificuldades encontradas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carina Pessoa Santos - Integrante / Célia Maria Souto Maior de Souza Fonsêca - Coordenador., Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Professor homenageado da turma de Recursos Humanos, Faculdade IBGM.

2008

Aluno Laureado, Universidade Católica de Pernambuco.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Tecnologia. , AC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lagoa Nova, 59078970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 33422265, Ramal: 606, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2013

University Of Oslo

Vínculo: Assistente de pesquisa, Enquadramento Funcional: Participação em coleta de dados de doutorado., Carga horária: 6

Outras informações:
Participação na coleta de dados do projeto: "Teoria da mente em uso: investigando as relações entre a habilidade de crianças para compreender estados mentais e suas interações sociais no contexto da escola", desenvolvido por Karine Maria Viana, doutoranda em Psicologia pela Universidade de Oslo. Auxiliou nas videogravações de crianças em situação de interação social com pares de idade em escolas privadas da cidade do Recife.

2012 - 2012

Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 15

Outras informações:
Ministrou, no curso de Graduação em Recursos Humanos, a disciplina Psicologia do Capital Humano nas Organização, Ética e Responsabilidade Social, Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Ministrou, no curso de graduação em Logística, a disciplina Ética Empresarial. Ministrou, no curso de Graduação em Processos Gerenciais, a disciplina Ética Empresarial

2012 - 2012

Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 21

Outras informações:
Ministrou as disciplinas Psicologia do Capital Humano nas Organizações; Ética e Responsabilidade Social e TCCII no curso de Graduação em Recursos Humanos.

2012 - 2012

Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação, Carga horária: 8

Outras informações:
Ministrou a disciplina Teorias da Motivação Contemporâneas na Pós-Graduação em Psicologia Organizacional

2011 - 2012

Solução Colegio e Curso

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 7

Outras informações:
Atuou como psicóloga educacional, intervindo nas relações envolvidas no contexto do processo de ensino e aprendizagem

2011 - 2012

Faculdade Frassinetti do Recife

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 8

2014 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministro as disciplinas Psicologia I nos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Odontologia; Psicologia Aplicada à Enfermagem, no curso de Enfermagem; e Psicologia e Linguagem, no curso de Psicologia da UFPE

2013 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministrou as disciplinas Formação de Conceitos e Resolução de Problemas e Psicologia e Linguagem, no curso de Psicologia; Psicologia I, no curso de Secretariado e Psicologia Aplicada à Enfermagem, no curso de Enfermagem da instituição

2013 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 40

Outras informações:
Atua no departamento de Psicologia, ministrando as disciplinas: Formação de conceitos e resolução de problemas, Psicologia e linguagem e psicologia escolar e educacional, no curso de Psicologia; e psicologia geral, no curso de Administração

2011 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Estágio em Docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio em Docência na Disciplina Psicologia da Educação 7, oferecida aos cursos de licenciaturas diversas. Sob supervisão do professor Dr. Pedro de Oliveira Filho.

2009 - 2010

Consultório Particular

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clinica, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou como psicóloga clinica em consultório particular.

2009 - 2009

Clínica Copore Sano

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clinica, Carga horária: 4

Outras informações:
Realizou atendimento de grupos operativos de sala de espera junto aos acompanhantes de pacientes da clínica.

2008 - 2008

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Atendimento Clínico, Carga horária: 49

Outras informações:
Prestou serviço voluntário como estagiária de psicologia.

2006 - 2007

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Bolsista de PIBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista de professor pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizou, sob orientação da professora Célia Maria Souto Maior de Souza Fonsêca, a pesquisa Adoção de Crianças com Necessidades Especiais, incluída no projeto maior: A Adoção e suas Vicissitudes: Adoção de Crianças com Necessidades Especiais e Realizada por Pais Solteiros.

2005 - 2005

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor de Professor, Carga horária: 2

Outras informações:
Monitora da Disciplina Neuroanatomia e Neurofisiologia Humana, atuando junto ao professor Aluizio Bezerra, no laboratório de anatomia da Universidade Católica de Pernambuco.

2009 - 2009

Clínica Manoel de Freitas Limeira

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clinica, Carga horária: 10

Outras informações:
Realizou atendimento individual na Clínica de Psicologia Manoel de Freitas Limeira e participou das supervisões acadêmicas junto aos estagiários.

2007 - 2008

Clínica Manoel de Freitas Limeira

Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizou atendimento clínico individual, participou de supervisão clinica e acadêmica.

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 40

2016 - 2017

Secretaria de Educação a Distância UFRN

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador Externo, Carga horária: 20

Outras informações:
Orientação de trabalhos de conclusão de curso de Pedagogia, modalidade EAD.