Eduardo Guerra Murad Ferreira
Doutor em comunicação (ECA/USP). Mestre em comunicação (ECO/UFRJ). Especialista em Marketing (ESPM/RJ), Publicitário (IACS/UFF). Profissional de comunicação e marketing, atuante na área de sustentabilidade social corporativa, responsabilidade social, diálogo social, planejamento de comunicação e marketing, comunicação organizacional, Liderança, Team Buinding, Desenvolvimento de Pessoas e Oratória. Desenvolveu projetos de investimento social e gestão de impacto de empresas como Shell, Vale do Rio Doce, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Portal do Voluntário e Accenture. Coach (SLAC/SP), especializado em Life Coach, Líder Coach e Executive Coach, Team Coach. Facilitador Online (pela Crescimentum). Storyteller (B!Story e McSill). Consultor associado do Ideia Café, onde realizou projetos em comunicação e estratégia para clientes como DNV, Geosoft, Projac Globo/RJ e CSU. É sócio da consultoria Orgânica, onde desenvolve projetos de comunicação organizacional, gestão de crise, gestão de mudança e desenvolvimento de lideranças, Team Building e Liderança Comunicativa para empresas como a Andrade Gutierrez, IBGE, Queiroz Galvão, Oi e TOTVS. Desenvolveu e implantou, pela ONU, em parceria com o Ministério de Relações Internacionais Brasileiro, projeto de grade de programação e estrutura comercial da TV e da Rádio governamental de São Tomé e Príncipe África. Foi Professor das Graduações e Coordenador das pós-graduação em Comunicação Organizacional Integrada e em Gestão do Entretenimento da ESPM-RJ. Foi Coordenador Acadêmico das graduações de comunicação do IBMEC/RJ, nas áreas de Propaganda e Marketing e de Jornalismo. Além disso, foi coordenador do MBA em Comunicação Estratégica da mesma instituição. Foi Coordenador das Graduações de Comunicação e Marketing, Diretor de Pós-graduação, do PQF, dos Polos Acadêmicos e do EAD da Unisuam. Foi professor da UERJ, onde também coordenou o estágio supervisionado do LACON (Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo). É professor e Coordenador da Graduação de Comunicação Social - Publicidade da UFF. Coautor de: (a) Comunicação e Economia verde (Editora Editório), (b) Negociação Empresarial (Editora Saraiva), (c) Rio Circular: A cidade em pauta (Editora Autografia), (d) Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos (Editora Saraiva), (e) Jornada do Trabalho Remoto (co-autor). Parecerista de revistas e congressos na área de comunicação.
Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Comunicação
2007 - 2011
Universidade de São Paulo
Título: DIÁLOGO SOCIAL: A comunicação na construção dos relacionamentos das organizações com as comunidades vizinhas: o caso Ampla.
Margarida Maria Krohling Kunsch. Palavras-chave: Ética; diálogo social; diálogo com stakeholders; sustentabilidade social corporativa; investimento social corporativo; comunicação corporativa. Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Outros.
Mestrado em Comunicação
2003 - 2005
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: RESPONSABILIDADE SOCIAL:AS MEDIAÇÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DENTIDADE EMPRESARIAL, Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Micael Herschmann
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Responsabilidade Social; Mediações culturais; Ética.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Assessoria Ou Consultoria em Publicidade; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda
1991 - 1996
Universidade Federal Fluminense
Título: HomoSapiens" e o Pincel Digital
Orientador: Antonio Jr
Curso técnico/profissionalizante
1988 - 1991
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Formação complementar
2023 - 2023
Certificação Internacional em Cultura Organizacional, no Modelo Barrett. (Carga horária: 25h). , Crescimentum: a evoluçào da liderança, CR, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Aprimoramento da Comunicação no Ensino. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Moodle Didático. (Carga horária: 25h). , Rede Consultoria Educacional, RCE, Portugal.
2021 - 2021
Facilitação Virtual. (Carga horária: 20h). , Aprendix, APX, Canadá.
2021 - 2021
Imersão em Estruturas Libertadoras. (Carga horária: 30h). , Aprendix, APX, Canadá.
2021 - 2021
Oratória. (Carga horária: 20h). , Conquer, CON, Brasil.
2021 - 2021
Data Storytelling. (Carga horária: 6h). , AprendeAí, AprendeAí, Brasil.
2021 - 2021
Purpose Miner Game. (Carga horária: 60h). , Purpose Miner, PM, Brasil.
2021 - 2021
Master PNL. (Carga horária: 96h). , Instituto Daudt, ID, Brasil.
2021 - 2021
Gestão Ágil de Processos de Negócios. (Carga horária: 54h). , SAPERE Consultoria, SC, Brasil.
2021 - 2021
Método STAR: PNL aplicada à oratória. (Carga horária: 30h). , Instituto Daudt, ID, Brasil.
2020 - 2020
Criatividade. (Carga horária: 8h). , World Creativity Day, WCD, Portugal.
2020 - 2020
Comunicação não violenta. (Carga horária: 4h). , Rede de Facilitadores, RDF, Brasil.
2020 - 2020
Capacitação Internacional em Storytelling. (Carga horária: 8h). , B! Storytelling, BS, Brasil.
2020 - 2020
Power Feedback Facilitado. (Carga horária: 4h). , UNBOX-RH: Soluções Inovadoras, UNRH, Brasil.
2020 - 2020
Formação de facilitadores de aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Aprendizagem e Facilitação Digital. (Carga horária: 15h). , Crescimentum: a evoluçào da liderança, CR, Brasil.
2020 - 2020
Noções básicas do Trabalho Remoto. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Estruturas Libertadoras. (Carga horária: 10h). , Rede de Facilitadores, RDF, Brasil.
2019 - 2019
Jogos de Conexão. (Carga horária: 12h). , Helen Farias, HF, Brasil.
2019 - 2019
PNL Practitioner. (Carga horária: 100h). , Instituto Daudt, ID, Brasil.
2018 - 2018
Tradição, Conhecimento e Degustação de Vinhos. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Sommeliers, ABS, Brasil.
2018 - 2018
Life Coach. (Carga horária: 40h). , Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC, Brasil.
2018 - 2018
Professional Leader Coach. (Carga horária: 16h). , Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC, Brasil.
2017 - 2017
Professional Master Coach. (Carga horária: 40h). , Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC, Brasil.
2017 - 2017
PSC - Professional SixSeconds Certification. (Carga horária: 8h). , Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC, Brasil.
2016 - 2016
PECC ? Professional Executive Coach.. (Carga horária: 80h). , Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC, Brasil.
2016 - 2016
Formação em Mentoring. (Carga horária: 16h). , Erlich: Pessoas e Organizações, EPO, Brasil.
2016 - 2016
PAC ? Professional Assess Certification. (Carga horária: 8h). , Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC, Brasil.
2015 - 2015
Oficina Lattes. (Carga horária: 4h). , Faculdades Ibmec-RJ, IBMEC-RJ, Brasil.
2014 - 2014
Professional Coach Certification. (Carga horária: 72h). , Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC, Brasil.
2014 - 2014
PDC ? Professional DiSC Certification. (Carga horária: 8h). , Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Cultura e Sistemas Sociais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PROPAGANDA E MARKETING.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Sustentabilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Reputação e gestão de crise.
Organização de eventos
MURAD, Eduardo Guerra ; VEZARO, J. S. . Liderando em Home Office: Produtividade. 2020. (Outro).
MURAD, Eduardo Guerra ; VEZARO, J. S. . Liderando em Home Office - Comunicação e Gestão de Conflitos. 2020. (Outro).
MURAD, Eduardo Guerra ; VEZARO, J. S. . Liderando em Home Office - Ambiência de trabalho. 2020. (Outro).
MURAD, Eduardo Guerra ; VEZARO, J. S. ; Zanini, Eduardo . Liderando em Home Office - Liderança Exponencial. 2020. (Outro).
MURAD, Eduardo Guerra . Semana de Comunicação da UERJ - 2019. 2019. (Outro).
MURAD, Eduardo Guerra . Semana de Comunicação UERJ: 2018. 2018. (Outro).
MURAD, Eduardo Guerra . Semana de Comunicação UERJ: 2017. 2017. (Outro).
MURAD, Eduardo Guerra . Semana de Comunicação do IBMEC. 2016. (Outro).
Participação em eventos
1º Congresso Internacional de Educação e Tecnologia. Inovação e Cidadania: inovação para quem, para quê?. 2022. (Congresso).
A Jornada do CEO & Fundadores de Startup.Oportunidades e tedências. 2021. (Outra).
Diálogos Faro Avenida.Comunicação e Cultura de Aprendizagem: estratégias para inovação. 2021. (Encontro).
Dialogos Inter-Religiosos.Diálogos Inter-religiosos. 2021. (Outra).
Influenciadores Eletrobras.Influenciadores Corporativos: Comunicação interna-externa. 2021. (Outra).
Manhãs na Apemeta.Anywhere Office. 2021. (Outra).
Manhãs na Apemeta.Desenvolvimento Empresarial Sustentável. 2021. (Outra).
Reta final da Campanha Eleitoral: o que fazer.Inimigo ou oponente: a arte de discordar. 2021. (Oficina).
Reta final da Campanha Eleitoral: o que fazer.Storytelling em Narrativas Públicas. 2021. (Oficina).
Trilhas de Conhecimento H2.?PNL e Vendas: dicas práticas?,. 2021. (Encontro).
Trilhas de Conhecimento H2.Comunicação não violenta (CNV) em atendimentos assertivos. 2021. (Outra).
A inteligência emocional para líderes em tempo de crise.Identidade e inteligência emocional. 2020. (Encontro).
Dia do Negócios Sustentáveis.Liderança Humanizada. 2020. (Simpósio).
Liderando em Home Office - Ambiência de trabalho.Ambiência de Trabalho. 2020. (Outra).
Liderando em Home Office - Comunicação e Gestão de Conflitos.Comunicação e Gestão de Conflitos. 2020. (Outra).
Liderando em Home Office - Liderança Exponencial.Liderança Exponencial. 2020. (Outra).
Liderando em Home Office - Produtividade.Produtividade. 2020. (Outra).
XXIV Compós. 2015. (Congresso).
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Análise do d iscurso da publicidade ? Rio 360º ? , c idade o límpica c onstruída a partir de o utros e lementos a lusivos à Cidade Maravilhosa. 2015. (Congresso).
IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Desafios e Tendências. 2014. (Congresso).
XII Congresso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicaccación. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL VERDE: INOVAÇÃO, SUTENTABILIDADE E DIÁLOGO SOCIAL. 2014. (Congresso).
VI ABRAPCORP. Reputação Dialogada. 2012. (Congresso).
Os destinos do lixo nas cidades.Lixo: uma nova cadeia produtiva. 2010. (Seminário).
Prêmio Aberje - 36ª Edição.Avaliador da categoria "Campanha de Comunicação de Marketing; Comunicação de Marca". 2010. (Outra).
Seminário Gestão de Resíduos Sólidos: reduza, reutilize, recicle.A ?Nova? Cadeia Produtiva do Lixo (resíduo). 2010. (Seminário).
II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação. Consumo e território: a ação política e social da construção do sentido de pertencimento a um território pela produção e pelo consumo. 2009. (Congresso).
III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Governança Corporativa e Comunicação organizacional: caminhos possíveis em situações de crise. 2009. (Congresso).
Seminários de preparação pedagógica. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
MOREIRA, L. C. P.; AMARAL, D. P.; LIMA, R. C. P.;MURAD, Eduardo Guerra. Docência no ensino superior em comunicação social: do mercado para a sala de aula. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.
MURAD, Eduardo Guerra; OLIVEIRA, R. B.; FILARDI, F.; CHIMENTI, P.. "Análise da Estratégia Omnichanel do Segmento de Varejo Esportivo Durante a Copa do Mundo, Um estudo de caso". 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Faculdades Ibmec-RJ.
MURAD, Eduardo Guerra; SANTOS, V. A. A. C.; HALPERN, E. E.; REZENDE, J. F.. "Geração Internet das Coisas". 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Faculdades Ibmec-RJ.
HALPERN, E. E.; VIANNA, A. R. A.; MORAES, A. B. G. M.;MURAD, Eduardo Guerra. "Entendendo as motivações para variações financeiras entre custos estimados e realizados em projetos: estudo de caso em empresa multinacional do setor de petróleo e gás". 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Faculdades Ibmec-RJ.
HALPERN, E. E.; CARNEIRO, J. R.; MORAES, A. B. G. M.;MURAD, Eduardo Guerra. "Canais de distribuição de produtos financeiros: análise de casos de modelos de distribuição - eficiências e ineficiências". 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Faculdades Ibmec-RJ.
FREITAS, R.; MAIA, J. L.;MURAD, Eduardo Guerra. ?Em nome das UPPs: uma análise das representações midiáticas sobre a ocupação da favela da Rocinha?. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BARROS, Carla;MURAD, Eduardo Guerra; BIANCHI, E.; COVALESKI, R. L; OLIVEIRA, Thaiana Moreira de. A disputa por legitimidade de marcas homoafetivas no campo da publicidade e da diversidade sexual nas mídias sociais.. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.
BRAGA, Adriana;MURAD, Eduardo Guerra; GANTOS, M. C.; GIACOMINI, Sonia Maria; FIGUEIREDO, João Luiz de. Vivendo de música na era online. Tecnologias digitais e a música profissional.. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
VIEIRA, J. L; SILVA, A. C. A.;MURAD, Eduardo Guerra; ATEM, G. N; LUCA, L. G. A.; Mattoso, CLQ. As Estratégias de venda do entretenimento. 2021. Tese (Doutorado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.
ELHAJJI, M.; SODRE, M.; RIBEIRO, A. P. G.;MURAD, Eduardo Guerra; MAIA, J. L.. Comunicação e Espaço Urbano: patrimônio, memória e identidade territorial no Rio de Janeiro. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ORTIZ, Anderson; ABREU, Fernanda Ferreira de;MURAD, Eduardo Guerra. Marketing de serviços e pole dance: um estudo de caso do Pin Up Pole Studio.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
RIBEIRO, L.;MURAD, Eduardo Guerra; Lima, Guilherme B. de Faria. Releitura da Marca e Inovação: As iniciativas no campo das Headshops e Growshpos no Brasil.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
ORTIZ, Anderson; ATEM, G. N;MURAD, Eduardo Guerra. ESG como orientador de Marketing: posicionamento de marcas a partir de compromissos sociais, ambientais e transparência pública.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
SOUZA, F. C.;MURAD, Eduardo Guerra; ATEM, G. N. Como as fontes de informação interferem nos discursos jornalísticos.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal Fluminense.
INOCENCIO, Luana;MURAD, Eduardo Guerra; BRASILIENSE, D. A Mudança de Narrativa das Animações da Disney: do Romance ao Bromance. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal Fluminense.
MURAD, Eduardo Guerra; ABREU, Fernanda Ferreira de; SALDANHA, P.. Plano de trade marketing para a Ambev. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
LACERDA, Maíra Gonçalves;MURAD, Eduardo Guerra; INOCENCIO, Luana. Pluriversidades. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal Fluminense.
REZENDE, Renata;MURAD, Eduardo Guerra; SOUZA, F. C.. Canal para tutores de cães como ferramenta educativa: Go Dog TV. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
SOUZA, F. C.;MURAD, Eduardo Guerra; BERTOL, Rachel. Estudo de caso sobre o Google: Como a construção da imagem e da identidade de uma empresa pode influenciar no ambiente social. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal Fluminense.
ABREU, Fernanda Ferreira de;MURAD, Eduardo Guerra; RIBEIRO, L.. Planejamento de Marketing e Campanha de Lançamento do Especialista em Marketing. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
ABREU, Fernanda Ferreira de;MURAD, Eduardo Guerra; RIBEIRO, L.. Planejamento de Marketing e Campanha de Lançamento do Especialista em Marketing. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
MURAD, Eduardo Guerra; ORTIZ, Anderson; Cabral, A.. As armadilhas da má utilização do ativismo de marca. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
ORTIZ, Anderson;MURAD, Eduardo Guerra; HECKSHER, Andrea. Fofoca como meio de comunicação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal Fluminense.
ORTIZ, Anderson;MURAD, Eduardo Guerra; HECKSHER, Andrea. Plano de marketing e comunicação integrada para artistas da música: estratégias para identificar e divulgar o produto musical. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal Fluminense.
MURAD, Eduardo Guerra; Cabral, A.; BASTOS, P. N.. Uso de chatbots como ferramenta de atendimento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
BASTOS, P. N.;MURAD, Eduardo Guerra; ORTIZ, Anderson. Planejamento de comunicação do DuoClassicool, uma dupla de artistas urbanos do Rio de Janeiro, que tocam música clássica no metrô - em dupla com Larissa Coelho. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
BASTOS, P. N.;MURAD, Eduardo Guerra; ORTIZ, Anderson. Planejamento de comunicação do DuoClassicool, uma dupla de artistas urbanos do Rio de Janeiro, que tocam música clássica no metrô - em dupla com Rhuan Brandon. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
BENEVIDES, R.;MURAD, Eduardo Guerra; SILVA, P. R.. Anúncios nos Jogos Eletrônicos: A eficiência da Publicidade nos videogames. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MURAD, Eduardo Guerra; BENEVIDES, R.; BENAZZI, J. R.. Spotify, a música que marca: o streaming como nova forma de consumo e marketing na era digital. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MURAD, Eduardo Guerra; BENEVIDES, R.; BENAZZI, J. R.. A pornografia brasileira sob a ótica feminina: a criação de um diferencial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOUZA, F. C.;MURAD, Eduardo Guerra; MORAES, L.. A construção da imagem pública e o relacionamento com os stakeholders na era digital. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal Fluminense.
MURAD, Eduardo Guerra; BENEVIDES, R.; BENAZZI, J. R.. A relação entre cultura e clima na comunicação organizacional em startups: o caso PSAFE Tecnologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MURAD, Eduardo Guerra; BENAZZI, J. R.; BENEVIDES, R.. A estratégia transmidiática da Marvel na Franquia Vingadores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOUZA, F. C.;MURAD, Eduardo Guerra; CASTILHO, M. S.. BRT-Rio: um plano de comunicação voltado à sociedade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal Fluminense.
BASTOS, P. N.;MURAD, Eduardo Guerra; ABREU, Fernanda Ferreira de. Planejamento de lançamento do site Toht, sobre teorias e técnicas relativas à criação e à narrativa escrita.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
LOBO, Leonardo de Oliveira;MURAD, Eduardo Guerra. Comportamento do consumidor no viés comsumer-to-consumer no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Ibmec-RJ.
MURAD, Eduardo Guerra; Cabral, A.; SALDANHA, P.. MERCHANDISING: A REINVENÇÃO DA TV BRASILEIRA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
PELLON, C.;MURAD, Eduardo Guerra. Cardiomex. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
FRANCA, E.;MURAD, Eduardo Guerra; Viana, V.. Crux - Eco Aventura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra; PELLON, C.; PIRES, V.; NEVES, M.. Joaquina. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra; NEVES, M.; PIRES, V.; PELLON, C.. JL Entretenimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra; SALDANHA, P.; Cabral, A.. O blog como uma ferramenta de visibilidade profissional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense.
MURAD, Eduardo Guerra; PEREIRA, C. A. M.; REIS, P.. Milane Scarpe. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra. A Atuação da Assessoria de Imprensa da Enpresa TAM após o Maior Acidente Aéreo do País. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação de Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.
MURAD, Eduardo Guerra; Luciano Tardin Pinheiro; ALMEIDA, P. R.. Neiva, et all.Miski. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra; Luciano Tardin Pinheiro; ALMEIDA, P. R.. Garcia.Madame Blanchye. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra; MIGLIARI, M.; FRANCA, E.. Brigagao, Ecia Furukaw, et all.Uluarti. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra; REIS, P.; Luciano Tardin Pinheiro. Planejamento de um escritório de design. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
FRANCA, E.;MURAD, Eduardo Guerra; Luciano Tardin Pinheiro. Plano de comunicação LACCA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
ALMEIDA, P. R.;MURAD, Eduardo Guerra; Luciano Tardin Pinheiro. Super Rede. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra; FRANCA, E.; MIGLIARI, M.. K&T. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra. ANÁLISE DOS USOS DAS APREENSÕES SIMBÓLICAS DA BOMBA DE HIROSHIMA NOS JORNAIS O GLOBO, THE NEW YORK TIMES E ASAHI SHIMBUN.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação de Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.
MURAD, Eduardo Guerra. A FARSA COMUNITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA TV ROCINHA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação de Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.
MURAD, Eduardo Guerra. PGE - Grupo Pela Vida - RJ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação de Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra. PGE - Cinemark. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação de Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra; VALENETE, F.; MIGUEZ, M.. Guapo Loco. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra; VALENETE, F.; MIGUEZ, M.. Neder, Fernanda M. Noval, et all.Jardim Botânico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra; MIGUEZ, M.; REGO, K. S.. Intervalo Produções LTDA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
MURAD, Eduardo Guerra. Membro da equipe de elaboração do Concurso Público para Técnico em Comunicação da. 2022. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MURAD, Eduardo Guerra; SALDANHA, P.. Membro da Banca Examinadora da Seleção Pública, Simplificada para a área ?Audiovisual?, classe Assistente, nível I, 20 horas. 2018. Universidade Federal Fluminense.
FREITAS, R.; FERNANDES, A.;MURAD, Eduardo Guerra. Concur5so Público para Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação Social. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MURAD, Eduardo Guerra. Guia do Estudante - membro avaliador. 2021. Editora Abril.
MURAD, Eduardo Guerra. Guia do Estudante - membro avaliador. 2020. Editora Abril.
MURAD, Eduardo Guerra. Guia do Estudante - membro avaliador. 2019. Editora Abril.
MURAD, Eduardo Guerra. Guia do Estudante - membro avaliador. 2018. Editora Abril.
MURAD, Eduardo Guerra. Membro Julgador do Prêmio Aberje: Comissão Julgadora, Premiação Regional ? Espírito Santo e Rio de Janeiro e Norte e Nordeste. 2022. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
MURAD, Eduardo Guerra; MAIA, T. M.. Membro do Comitê de ESG - ABERJE. 2022. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
MURAD, Eduardo Guerra; INOCENCIO, Luana. Presidente da Comissão Eleitoral Local, para consulta referente à Chefia e Subchefia do Departamento de Comunicação Social (GCO). 2021. Universidade Federal Fluminense.
ABREU, Fernanda Ferreira de;MURAD, Eduardo Guerra; ATEM, G. N. Membro da Comissão de Planejamento de Horários e Salas do IACS/GCO: jornalismo e publicidade. 2021. Universidade Federal Fluminense.
SOUZA, F. C.; MARTINS, I. M.;MURAD, Eduardo Guerra. Membro do F. GT Ensino Remoto. 2021. Universidade Federal Fluminense.
MAIA, T. M.;MURAD, Eduardo Guerra. Membro do Comitê de ESG - ABERJE. 2021. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
MURAD, Eduardo Guerra. Membro Julgador do Prêmio Aberje: Comissão Julgadora, Premiação Regional ? Espírito Santo e Rio de Janeiro e Norte e Nordeste. 2021. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
ATEM, G. N;MURAD, Eduardo Guerra; SOUZA, F. C.. Membro da Comissão de Avaliação de Autoria, do IACS/GCO. 2020. Universidade Federal Fluminense.
SOUZA, F. C.;MURAD, Eduardo Guerra. Membro do Grupo de Trabalho do IACS (GT IACS-Covid19),. 2020. Universidade Federal Fluminense.
MURAD, Eduardo Guerra. Membro Julgador do Prêmio Aberje: Comissão Julgadora, Premiação Regional ? Espírito Santo e Rio de Janeiro e Norte e Nordeste. 2020. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
ABREU, Fernanda Ferreira de; ATEM, G. N;MURAD, Eduardo Guerra. Membro da Comissão de Planejamento de Horários e Salas do IACS/GCO: jornalismo e publicidade.. 2020. Universidade Federal Fluminense.
MURAD, Eduardo Guerra. Membro Julgador do Prêmio Aberje: Comissão Julgadora, Premiação Regional ? Espírito Santo e Rio de Janeiro e Norte e Nordeste. 2019. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
MURAD, Eduardo Guerra. Membro da Comissão Eleitoral Local, para o processo de consulta eleitoral da Reitoria. 2018. Universidade Federal Fluminense.
MURAD, Eduardo Guerra. integrante das Mesas Receptoras do IACS (Seção 17 ? MR 1 e 2), para consulta em segundo turno das eleições para Reitoria UFF. 2018. Universidade Federal Fluminense.
MURAD, Eduardo Guerra. Membro Julgador do Prêmio Aberje: Comissão Julgadora, Premiação Regional ? Espírito Santo e Rio de Janeiro e Norte e Nordeste. 2018. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
MURAD, Eduardo Guerra. Membro Julgador do Prêmio Aberje: Comissão Julgadora, Premiação Regional ? Espírito Santo e Rio de Janeiro e Norte e Nordeste. 2017. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
MURAD, Eduardo Guerra. 26º UERJ sem muros. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MURAD, Eduardo Guerra. Parecer de artigos do Grupo de Trabalho 2 do 8º Coneco. 2015. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MURAD, Eduardo Guerra. Parecer de artigos do Grupo de Trabalho 2 do 8º Coneco. 2015. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MURAD, Eduardo Guerra. Parecer de artigos do Grupo de Trabalho 2 do XII PósCom. 2015. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MURAD, Eduardo Guerra. Parecer de artigos do Grupo de Trabalho 2 do XII PósCom. 2015. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Orientou
O horário nobre e o conteúdo nobre: a Tv na passagem do modelo apointment para o on demand; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Administração) - Faculdades Ibmec-RJ; (Orientador);
Geração Internet das Coisas: o impacto do futuro da internet no jovens; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Administração) - Faculdades Ibmec-RJ; (Orientador);
?O IMPACTO DA INTERNET NAS EMPRESAS: DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM AMBIENTES DIGITAIS?; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Administração) - Faculdades Ibmec-RJ; (Orientador);
COMO A COMUNICAÇÃO INTERNA PODE CONTRIBUIR PARA A SEGURANÇA EMPRESARIAL NA PETROBRAS; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Faculdades Ibmec-RJ, ; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Artesanato do Café; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
; Estúdio do Pão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Hotel Vale Real; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Prezunic; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Aplicativos do Facebook como ferramentas de marketing; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Bar da Praia 1; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Bar da Praia 2; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Moret, et al; Super Rede; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Burgão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Telecine; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Toca do Coelho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
M; P; Cargo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
da Silva, et al; Alkaparra Produções; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Domitila; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Tia Tânia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Blumar Turismo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Top Target; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Spook; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
; PGE: NK Instituto; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eduardo Guerra Murad Ferreira;
Produções bibliográficas
-
MURAD, Eduardo Guerra . A Responsabilidade Social na Ordem da Produção e do Consumo. Eco-Pós (UFRJ) , Rio de Janeiro, v. 6, n.2, p. 136-152, 2003.
-
MURAD, Eduardo Guerra ; BURGOS ZAVALETA, Fernando . Investigación de Mercados para América Latina. 1. ed. Londres: Editorial Academica Espanola, 2024. v. 1. 223p .
-
MURAD, Eduardo Guerra ; MAIA, T. M. ; MUNIZ, A. . Jornada da Liderança Exponencial: Construindo uma relação humanizada nas organizações com destaque para o papel executivo. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2023. v. 1. 296p .
-
MURAD, Eduardo Guerra ; FILARDI, F. . Negociação Empresarial. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. v. 1. 152p .
-
MURAD, Eduardo Guerra ; BOFF, E. O. ; Nemézio C. Amaral Filho . Comunicação Organizacional Verde: economia, marketing ambiental e diálogo social para a sustentabiliade coporativa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editório, 2013. v. 01. 192p .
-
MURAD, Eduardo Guerra . Inovação para quem? Para quê?. In: Ana Cláudia Theme da Silveira Soares; Egberto Gaspar de Moura; Eneida Leão Teixeira. (Org.). Ciência, Tecnologia e Inovação: Propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia.. 1ed.Rio de Janeiro: Comuns Editorial, 2022, v. 1, p. 164-177.
-
MURAD, Eduardo Guerra ; BRANDÃO, Ana Paula D. L. . Sem máscaras nem serpentina: o 'carnaval carioca' de Mário de Andrade. In: Aline da Silva Novaes; Juliana Krapp; Rosana Corrêa Lobo. (Org.). Rio Circular: a cidade em pauta. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2016, v. 1, p. 23-37.
-
MURAD, Eduardo Guerra . Comunicação Intercultural Entre organizações. In: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. (Org.). Enciclopédia INTERCOM de Comunicação. 1ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010, v. 1, p. 278-279.
-
PEREIRA, C. A. M. ; MURAD, Eduardo Guerra ; COSTA, C. V. ; AMBROSIO, V. . Comunicação e gestão corporativa: diálogo social para alinhamento de expectativas e articulação com o território produtivo. In: Margarida M. Krohling Kunsch. (Org.). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. 1aed.São Paulo: Saraiva, 2009, v. 1, p. 293-314.
-
MURAD, Eduardo Guerra . 10 passos para mudar de hábitos. Revista da Reputação, Rio de Janeiro, 19 ago. 2019.
-
MURAD, Eduardo Guerra . Hábitos da liderança e os impactos nos resultados da equipe. Revista da Reputação, 18 jun. 2019.
-
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Esfera pública em crise: o papel da comunicação estratégica e pública em meio à instabilidade institucional brasileira. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, CURITIBA. ANAIS INTERCOM, 2017.
-
MURAD, Eduardo Guerra ; BRENNAND, J. M. A. . Análise do discurso da publicidade ?Rio 360º ?, cidade Olímpica construída a partir de outros elementos alusivos à Cidade Maravilhosa. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Intercom 2015. Rio de Janeiro: Intercom, 2015. v. 1.
-
MURAD, Eduardo Guerra . Comunicação Organizacional Verde: inovação, sustentabilidade e diálogo social. In: XII Congresso ALAIC, 2014, Lima. Anais do XII Congresso ALAIC, 2014.
-
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Comunicação Organizacional e Marketing Ambiental na proposta de um novo tipo de desenvolvimento: onde a Economia e a Comunicação se encontram. In: Anais do 38º Encontro Anual da Anpocs, 2014, Caxambu, MG. Anais do 38º Encontro Anual da Anpocs, 2014.
-
MURAD, Eduardo Guerra . Reputação Dialogada. In: VI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas ? ?VI Abrapcorp 2012 ? Comunicação, Discurso, Organizações?,, 2012, São Luiz do Maranhão. Anais do VI Abrapcorp 2012, 2012.
-
MURAD, Eduardo Guerra . Diálogo social - O caso Ampla. In: Confibercom 2011, 2011, São Paulo. Anais do Confibercom 2011, 2011.
-
MURAD, Eduardo Guerra . Consumo e território: a ação política e social da construção do sentido de pertencimento a um território pela produção e pelo consumo. In: II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, 2009, São Paulo. Anais do II Colóquio Binancional Brasil-México de Ciências da Comunicação, 2009.
-
MURAD, Eduardo Guerra . Governança Corporativa e Comunicação Organizacional: caminhos possíveis em situações de crise. In: III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, 2009, São Paulo. Anais do III Abrapcorp 2009, 2009.
-
MURAD, Eduardo Guerra ; COSTA, E. A. H. . Evento e entidade Sociais: o olhar da sustentabilidade. In: XXIII Congresso Nacional de Empresas e Profissionais de Eventos, 2006, Rio de Janeiro. Anais do XXIII Congresso Nacional de Empresas e Profissionais de Eventos, 2006.
-
Palma, Maria J. ; DALMEIDA, A. D. ; MURAD, Eduardo Guerra . Brasil, novo destino para os portugueses? De que maneira o convívio com um maior número de brasileiros em território português pode interferir na escolha do Brasil como um destino turístico dos portugueses?. In: Dia de Jornalismo e Estudos Mediáticos - 2.ª edição, 2019, Porto. Programa e resumos do Dia de Jornalismo e Estudos Mediáticos - 2.ª edição, 2019.
-
MURAD, Eduardo Guerra . ?Inovação e Cidadania: inovação para quem, para quê??. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Comunicação Interpessoal: estratégias, barreiras e relações. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . ?Inovação para quem? Para que??. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Metaverso: impactos, reflexões e tendências em gestão de pessoas.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Técnicas Avançadas para o Pitch Empreendedor. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Gestão de Tempo: saiba como gerir o seu tempo e organizar as tarefas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Influenciadores Corporativos: Comunicação interna-externa.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . PNL e Vendas: dicas práticas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Comunicação não-violenta (CNV) em atendimentos assertivos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . A jornada do CEO e dos fundadores. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Carreira na Economia Criativa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Anywhere Office: o impacto do isolamento social sobre a liderança. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Engajamento Online: como engajar equipes em trabalho remoto. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . 'Storytelling em tempos de trabalho remoto'.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Palma, Maria J. ; MURAD, Eduardo Guerra ; DALMEIDA, A. D. . Brasil, novo destino para os portugueses? De que maneira o convívio com um maior número de brasileiros em território português pode interferir na escolha do Brasil como um destino turístico dos portugueses?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Comunicação Pública nas melhores práticas internacionais de prevenção do câncer. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Narrativa, Voz, Layout e Presença de Palco. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRENNAND, J. M. A. ; MURAD, Eduardo Guerra . Análise do discurso da publicidade 'Rio 360º, cidade olímpica construída a partir de outros elementos alusivos à Cidade Maravilhosa.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOFF, E. O. ; MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho . The Importance of Symbolic elements in the valuation of enviromental goods for sustainable development. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Comunicação Organizacional e Marketing Ambiental na proposta de um novo tipo de desenvolvimento: onde a Economia e a Comunicação se encontram. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Comunicação Organacional Verde: inovação, sustentabiliade e diálogo social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MURAD, Eduardo Guerra . REPUTAÇÃO DIALOGADA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Diálogo social - O caso Ampla. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Diálogo Social: A comunicação face a face construindo relacionamentos estratégicos com as comunidades vizinhas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Consumo e território: a ação política e social da construção do sentido de pertencimento a um território pela produção e pelo consumo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Governança Corporativa e Comunicação Organizacional: caminhos possíveis em situações de crise. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MURAD, Eduardo Guerra ; BRANDÃO, Ana Paula D. L. . Nem máscaras nem serpentina: o Carnaval carioca de Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Autografia, 2016 (Capítulo de Livro).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Nem modismo nem despropósito. São Paulo: GESTCORP-ECA-USP, 2009 (Resenha de livro).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Sobre a paixão indicial de cada dia: entre o reality show e a imagem delatora. Rio de Janeiro: E-papers, 2004. (Tradução/Artigo).
-
MURAD, Eduardo Guerra . Um olhar acerca dos estudos sobre a recepção televisiva. Rio de Janeiro: E-pappers, 2004. (Tradução/Artigo).
Outras produções
MURAD, Eduardo Guerra ; CRUZ, Arnaldo . Team Buildings para a ENEL - Front Office. 2022.
MURAD, Eduardo Guerra ; CRUZ, Arnaldo . Team Buinding para a ENEL - Gerência de Comunicação. 2022.
MURAD, Eduardo Guerra ; CRUZ, Arnaldo . Team Buinding para a ENEL - Gerência de Sustentabilidade. 2022.
MURAD, Eduardo Guerra ; CRUZ, Arnaldo . Team Building para a DFL - Equipe Comercial. 2022.
MURAD, Eduardo Guerra ; CRUZ, Arnaldo . Team Building para a TechnipFMC, Diretoria de ECI. 2022.
MURAD, Eduardo Guerra ; CRUZ, Arnaldo . Planejamento Estratégico para a Subsea7, Equipe de Offshore Resources. 2022.
MURAD, Eduardo Guerra ; CRUZ, Arnaldo . Team Buinding para a Subsea7, PLSV 7Pacific. 2022.
MURAD, Eduardo Guerra ; MAIA, T. M. . Gestão de crise reputacional Projota. 2021.
MURAD, Eduardo Guerra . Mentoria para jovens lideranças. 2021.
MURAD, Eduardo Guerra . WKS de Planejamento e team building - Oi. 2019.
MURAD, Eduardo Guerra . Personal Development em Técnicas de Apresentação e Oratória - Queiroz Galvão. 2019.
MURAD, Eduardo Guerra . Personal Development em Técnicas de Apresentação e Oratória - Engetec. 2019.
MURAD, Eduardo Guerra . Personal Development em Técnicas de Apresentação para Executivo da TOTVS. 2017.
MURAD, Eduardo Guerra . Coaching Executivo - Comunicação e Argumentação (fevereiro e março) - Andrade Gutierrez. 2016.
MURAD, Eduardo Guerra . Personal Development em Técnicas de Apresentação (fevereiro/março) - Andrade Gutierrez. 2015.
MURAD, Eduardo Guerra . Workshop de Comunicação: Desautomatizando as Estratégias (setembro/outubro) - Andrade Gutierrez. 2015.
MURAD, Eduardo Guerra . Workshop de Comunicação: Líder - Liderado: Desautomatizando as Estratégias (outubro) - Andrade Gutierrez. 2015.
MURAD, Eduardo Guerra . Personal Development em Técnicas de Apresentação (março/abril). 2014.
MURAD, Eduardo Guerra . Coaching em Comunicação - Líder - Liderado (outubro novembro) - Andrade Gutierrez. 2014.
MURAD, Eduardo Guerra . Coaching em Comunicação - Líder - Liderado - jurídico (novembro, dezembro) - Andrade Gutierrez. 2014.
MURAD, Eduardo Guerra . Parecerista do XIII Seminário de Alunos de Pós-Graduação da PUC-Rio. 2015.
MURAD, Eduardo Guerra . Parecerista do 8o Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. 2015.
MURAD, Eduardo Guerra ; WANDERLEY, Marcio Henrique Alves ; MATTOS, Ulisses . Desconstruindo - Ep.00: novas masculinidades e representações sociais. 2021.
MURAD, Eduardo Guerra ; WANDERLEY, Marcio Henrique Alves ; MATTOS, Ulisses . Desconstruindo: EP.01 - O que é ser desconstruído. 2021.
MURAD, Eduardo Guerra ; WANDERLEY, Marcio Henrique Alves ; MATTOS, Ulisses . Descontruindo: EP.02 ? Humor para quem?. 2021.
MURAD, Eduardo Guerra ; WANDERLEY, Marcio Henrique Alves ; MATTOS, Ulisses ; GUEDES, Wallace A. . Descontruindo: EP.03 ? O que é política?. 2021.
MURAD, Eduardo Guerra ; WANDERLEY, Marcio Henrique Alves ; MATTOS, Ulisses ; SOUZA e SILVA, Jailson de. . Desconstruindo: EP.05 ? Quem precisa de política?. 2021.
MURAD, Eduardo Guerra ; WANDERLEY, Marcio Henrique Alves ; MATTOS, Ulisses . Desconstruindo: EP.06 ? Homem não falha.. 2021.
MURAD, Eduardo Guerra ; WANDERLEY, Marcio Henrique Alves ; MATTOS, Ulisses ; SANTOS FILHO, José Luiz Niemeyer dos . Desconstruindo: EP.07 ? Como agir politicamente.. 2021.
MURAD, Eduardo Guerra ; WANDERLEY, Marcio Henrique Alves ; MATTOS, Ulisses ; GOMES, F. G. S. . Desconstruindo: EP.08 ? Como criar filhos politizados.. 2021.
MURAD, Eduardo Guerra ; WANDERLEY, Marcio Henrique Alves ; MATTOS, Ulisses ; Nemézio C. Amaral Filho . Desconstruindo: EP.09 ? Preconceito racial. 2021.
MURAD, Eduardo Guerra ; WANDERLEY, Marcio Henrique Alves ; MATTOS, Ulisses ; AMORAS, Ana Claudia B. . Desconstruindo: EP.04 ? Meu filho é gay, e agora?. 2021.
MURAD, Eduardo Guerra ; PAUL, Grace Lima . O que você falou mesmo???. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MURAD, Eduardo Guerra ; NASCIMENTO, Daniele Medeiros do . Mundo V.U.C.A. e o Novo Mercado de eventos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MURAD, Eduardo Guerra . Pitch Empresarial - Portugal. 2021; Tema: Pitch Empresarial. (Rede social).
MURAD, Eduardo Guerra . Palco - N: ideias que comunicam. 2020; Tema: Técnicas, ferramentas e estratégias de planejamento e interação com diferentes plateias, em cursos, webinários, lives, paletras e reunões.. (Rede social).
MURAD, Eduardo Guerra . Eduardo Murad. 2019; Tema: Comunicação, marketing e desenvolvimento humano. (Site).
MURAD, Eduardo Guerra ; MARANGONI, G. B. ; SANTOS, V. A. A. C. . Você Pertence - Movimento de Ideias. 2015; Tema: Comunicação, Jornalismo, Publicidade, Criação, Inovação, produção acadêmica. (Rede social).
MURAD, Eduardo Guerra ; MARANGONI, G. B. ; SANTOS, V. A. A. C. . Você Pertence - Conteúdo híbrido. 2015; Tema: Comunicação, Jornalismo, Publicidade, Criação, Inovação, produção acadêmica. (Site).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Comunicação Organizacional Verde. 2014; Tema: Comunicação Organizacional e sustentabilidade. (Blog).
MURAD, Eduardo Guerra . Técnicas de Apresentação - Canal Youtube. 2014; Tema: Oratória, Argumentação, Planejamento de Comunicações Interpessoais. (Rede social).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Comunicação Organizacional Verde - Canal Youtube. 2014; Tema: Comunicação Organizacional e sustentabilidade. (Rede social).
MURAD, Eduardo Guerra . Comunicação de Resultados. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MURAD, Eduardo Guerra . Comunicação Não Violenta (CNV). 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MURAD, Eduardo Guerra . PNL e vendas: dicas práticas. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MURAD, Eduardo Guerra . Programa de Desenvolvimento das Competências em Oratória. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MURAD, Eduardo Guerra . Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação: modos de ensino. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MURAD, Eduardo Guerra . Gerenciamento de Mudanças em Gestão de Processos de Negócios. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MURAD, Eduardo Guerra ; RAMOS, R. C. ; RIBEIRO, D. S. C. . PORTFOLIO AÇAI PROJETO DE VERTICALIZAÇÃO DO AÇAÍ, PESCADO E CASTANHA-DO-BRASIL NO AMAPÁ Macapá e Niterói 2021. 2021. (Editoração/Catálogo).
MURAD, Eduardo Guerra ; RAMOS, R. C. ; RIBEIRO, D. S. C. . PORTFOLIO CASTANHA PROJETO DE VERTICALIZAÇÃO DO AÇAÍ, PESCADO E CASTANHA-DO-BRASIL NO AMAPÁ Macapá e Niterói 2021. 2021. (Editoração/Catálogo).
MURAD, Eduardo Guerra ; MAIA, T. M. . Conectando a organização ao ESG. 2021. (Capítulo de Livro).
MURAD, Eduardo Guerra ; CRUZ, Arnaldo ; VEZARO, J. S. ; Zanini, Eduardo . Remota: breve retrato de uma experiência compulsória.. 2021. (Capítulo de Livro).
MURAD, Eduardo Guerra . PALCO-N Jan/2020. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MURAD, Eduardo Guerra . Feedback e Liderança. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MURAD, Eduardo Guerra . Mídia Training. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas auto-instrucionais para concurso público).
MURAD, Eduardo Guerra . Temas Estratégicos. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).
MURAD, Eduardo Guerra . Fundamentos de Marketing. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).
MURAD, Eduardo Guerra . e-book_Insights&Resultados. 2020. (Relatório de pesquisa).
MURAD, Eduardo Guerra . Elevator Pitch. 2020. (Palestra).
MURAD, Eduardo Guerra . 4 Fundamentos de um Pitch de Sucesso. 2020. (Palestra).
MURAD, Eduardo Guerra ; ANASTACIO, A. S. ; MARTINS, I. M. ; FORTES, C. C. . Guia de Boas Práticas no Ensino Online - UFF. 2020. (Guia de metodologia de Ensino online).
MURAD, Eduardo Guerra . Fundamentos de Marketing. 1ª edição. 2020. (Livro).
MURAD, Eduardo Guerra . Os 4 Fundamentos de um Pitch de Sucesso. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MURAD, Eduardo Guerra . PALCO_N Nov/2019. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MURAD, Eduardo Guerra . Apresenta Eficazes. 2019. .
MURAD, Eduardo Guerra . Apresentações Eficazes. 2019. .
MURAD, Eduardo Guerra . Apresentações Eficazes III. 2019. .
MURAD, Eduardo Guerra . Engajamento Online. 2019. (Palestra).
MURAD, Eduardo Guerra . Hábitos do Líder: moldando a equipe. 2019. (Artigo em site).
MURAD, Eduardo Guerra . Feedback inverso: a escuta ativa da liderança. 2019. (Artigo em site).
MURAD, Eduardo Guerra . P.a.l.c.o-N. 2019. (Artigo em site).
MURAD, Eduardo Guerra . Liderança: aprendizados com a apneia. 2019. (Artigo em site).
MURAD, Eduardo Guerra . Liderança: enquadra x pertencer. 2019. (Artigo em site).
MURAD, Eduardo Guerra . Apresentações Eficazes. 2018. .
MURAD, Eduardo Guerra . Apresentações Eficazes. 2018. .
MURAD, Eduardo Guerra . Apresentações Eficazes. 2017. .
MURAD, Eduardo Guerra . Apresentações Eficazes. 2017. .
MURAD, Eduardo Guerra . Negociação Comercial. 2012. .
MURAD, Eduardo Guerra . Metodologia do Estudo de Caso. 2012. .
MURAD, Eduardo Guerra . Técnicas de Apresentação. 2012. .
MURAD, Eduardo Guerra . Negociação Comercial. 2011. .
MURAD, Eduardo Guerra . Estratégias e estruturas de comunicação em ambientes de diálogo social. 2007. (Artigo em revista).
MURAD, Eduardo Guerra . 01 O Curso. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra . 02 A boa apresentação. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra . 03 Perfil. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra . 04 Abertura. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra . 05 O Ambiente. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra . 06 Tempo. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra . 07 Storytelling. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra . 08 Corpo e Movimento. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra . 09 Gestual. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra . 10 Padrões Culturais. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra . 11 Planejamento. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; BOFF, E. O. ; Nemézio C. Amaral Filho . Papos Sustentáveis - Diálogo Social - Eduardo Murad #1. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Papos Sustentáveis - Economia Verde - Emmanoel Boff #1. 2014 (v).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Papos Sustentáveis - Marketing Verde - Nemézio Amaral Filho #1. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Papos Sustentáveis - Internalizando a Perspectiva dos Stakeholders - Eduardo Murad #2. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; BOFF, E. O. ; Nemézio C. Amaral Filho . Papos Sustentáveis - O caso do Panda - Nemézio Amaral Filho #2. 2014 (Vídeo no Youtube).
BOFF, E. O. ; Nemézio C. Amaral Filho ; MURAD, Eduardo Guerra . Papos Sustentáveis - RACOM - Eduardo Murad - #3. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Papos Sustentáveis - 5 fatores do bom funcionamento do mercado - Emmanoel Boff #2. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Papos Sustentáveis - Coerência Discursiva - Nemézio Amaral Filho #3. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Papos Sustentáveis - Economia Ambiental e os 3 fatores econômicos - Emmanoel Boff #3. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Papos Sustentáveis - O Ambiente do Diálogo Social - Eduardo Murad - #4. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Papos Sustentáveis - Coerência Discursiva - Caso - Nemézio Amaral Filho #4. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; BOFF, E. O. ; Nemézio C. Amaral Filho . Papos Sustentáveis - A Economia Ambiental e os 2 Fatores Comunicacionais - Emmanoel Boff #4. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Papos Sustentáveis - Comunicação Organizacional Verde - O Projeto - Nemézio Amaral Filho #5. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Papos Sustentáveis - Economia de mercado - Emmanoel Boff #5. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Papos Sustentáveis - Diálogo Social Digital - Eduardo Murad #6. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Papos Sustentáveis - Comunicação Organizacional Verde - Aplicabilidade - Nemézio Amaral Filho #6. 2014 (Vídeo no Youtube).
MURAD, Eduardo Guerra ; Nemézio C. Amaral Filho ; BOFF, E. O. . Papos Sustentáveis - A Confiança entre os agentes de mercado - Emmanoel Boff #7. 2014 (Vídeo no Youtube).
BOFF, E. O. ; Nemézio C. Amaral Filho ; MURAD, Eduardo Guerra . Papos Sustentáveis - Rede de Mobilizadores - Eduardo Murad #5. 2014 (Vídeo no Youtube).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2020
Liderando em Home Office, Descrição: Em parceria com o HUB757, um coletivo de conhecimento e aprendizagem sobre liderança, comunicação e gestão, e a e a FCS/UERJ, ?Liderando em Home Office? foi uma pesquisa collab, realizada em julho de 2020, pelas consultorias IDC Consulting - Instituto de Desenvolvimento Comportamental, o Instituto EZ - Treinamento e Consultoria, Orgânica - Treinamento e Desenvolvimento e BMC Consultoria. A pesquisa contou com o apoio técnico das Faculdades de Comunicação Social UERJ, do LACON/UERJ e professores do GCO/IACS e apoio institucional do SESCOOP-RJ e da Jornada Colaborativa. A pesquisa que buscou compreender, de forma abrangente, como as lideranças foram e estavam sendo impactadas pela migração de emergência para o home office. A pesquisa é parte de um projeto maior sobre lideranças brasileiras, pois sai do campo da inferência e coloca uma luz mais qualificada sobre as dificuldades, necessidades e práticas das lideranças, diante do desafio de influenciar e liderar pessoas e equipes de forma remota. A pesquisa teve 99% de grau de confiança, 4,7% de margem de erro e 757 respondentes de organizações públicas e privadas, de diferentes setores e portes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Guerra Murad Ferreira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2002
Destaques ABMN 2002 - Marketing Social, Associação Brasileira de Marketing e Negócios.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Instituto de Artes e Comunicação - IACS. , Rua Professor Lara Vilela, São Domingos, 24210590 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 987171507, URL da Homepage:
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Comissão Eleitoral:
Participação, como presidente da Comissão Eleitoral Local, para consulta referente à Chefia e Subchefia do Departamento de Comunicação Social (GCO).
DTS: 06/2021, data: 24.02.2021
Período de participação: 2021.
2020 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Comissão de Plágio / autoria
Participação como membro da Comissão de Avaliação de Autoria, do IACS/GCO.
Boletim de Serviço: nº 210, Ano LIV, data: 17/11/2020.
Período: de 2020 até a presente data.
2010 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participante do projeto de extensão OFIP - Observatório das Fontes de Informação Pública
O Observatório das Fontes de Informação Pública (OFIP) é um projeto de extensão em formato de observatório ? contando com a participação de turmas regulares de alunos de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense ? voltado para monitorar tanto fontes responsáveis por divulgar informações de interesse relacionadas à gestão pública em diferentes suportes comunicacionais (não se restringindo à imprensa, mas também contemplando nas suas páginas institucionais e mídias sociais), quanto coletar notícias nos espaços gratuitos de veículos de imprensa corporativos ou independentes. A característica central do projeto se configura pela inserção dos dados coletados de forma contínua em um repositório online, cuja base de dados ? desenvolvida a partir de metodologias que conjugam os campos teóricos da matemática e da linguística ? ficará disponível para consultas, promovendo o compartilhamento das informações abertas com demais pesquisadores ou qualquer pessoa interessada em obter os dados coletados, de forma a contribuir para o papel da extensão universitária, aliando-a ao ensino e à pesquisa. Além da disponibilização do repositório, também estão previstas no escopo do projeto a análise do posicionamento das fontes de informação pública no agendamento dos assuntos em pauta na sociedade e a reflexão sobre o papel dos mediadores (como, por exemplo, assessorias de imprensa e porta-vozes) no processo de edição das notícias e, também, a crítica sobre os resultados alcançados, em termos de opinião pública, para a imagem das instituições fornecedoras de informações públicas..
2020 - 2022
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Comissão GT IACS-Covid19
Membro do Grupo de Trabalho do IACS (GT IACS-Covid19), criado para auxiliar nas tomadas de decisão sobre disciplinas, atividades remotas, procedimentos a serem adotados pelo IACS quanto às questões sanitárias e educacionais decorrentes da pandemia. Participação especial
Participação direta do subgrupo Ensino-Tecnologia-Capacitação.
Período de participação: de junho de 2020 até julho de 2022.
2020 - 2021
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Comissão de Montagem de horário
Membro da Comissão de Planejamento de Horários e Salas do IACS/GCO: jornalismo e publicidade.
Boletim de Serviço: nº 192, Ano LIV, data: 20/10/2020
Período de participação: de outubro de 2020 a outubro de 2021.
2020 - 2021
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Comissão GT Ensino Remoto
Membro do grupo de trabalho do IACS, instituído para propor soluções didáticas para as diferentes disciplinas do Instituto, considerando as necessidades dos alunos, dos professores e técnicos, tendo em vista as condições técnicas do IACS e o perfil das disciplinas. Resultou em um Guia de Boas Práticas.
Período de participação: 2020/2021.
Atividades
-
08/2023
Direção e administração, Instituto de Artes e Comunicação.,Cargo ou função, Coordenador da Graduação de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
-
03/2019
Extensão universitária , Instituto de Artes e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Observatório das Fontes de Informação Pública (OFIP).
-
01/2019
Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História dos Meios de Comunicação
-
01/2017
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Organizacional, Tópicos especiais em Comunicação
-
01/2010
Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realização de Campanha, Pesquisa de Mercado, Atendimento e Planejamento, Orientação de Monografias, Marketing Social, Marketing, Mídia II
-
01/2017 - 12/2018
Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redação Publicitária
2017 - 2021
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Integrante, Carga horária: 40
Outras informações:
O consumo do medo nas cidades: um estudo sobre as narrativas jornalísticas em épocas de megaeventos
- Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva estudar as narrativas sobre o medo em torno de dois megaeventos esportivos: Os Jogos Olímpicos de 2016, cuja sede foi a cidade do Rio de Janeiro, e a Copa do Mundo de Futebol de 2018, que acontecerá na Rússia. A escolha desses dois acontecimentos se deve ao importante número de turistas envolvidos e também à expectativa da imprensa em relação a conflitos de diversas naturezas nesses dois países emergentes, pertencentes ao grupo dos BRICS. Da mesma forma que Os Jogos Olímpicos do Rio em 2016 aconteceram pela primeira vez na América do Sul, também a Rússia será o primeiro país do Leste Europeu a sediar a Copa do Mundo de Futebol. Nossa intenção é compreender melhor as representações do medo em relação a epidemias, terrorismo e violência, analisando os conteúdos mais recorrentes no discurso da mídia impressa nessas situações. Para isso, trabalharemos com as matérias jornalísticas publicadas na primeira página do jornal brasileiro O Globo e no jornal francês Le Monde, nos meses precedentes e posteriores às Olimpíadas de 2016 e à Copa do Mundo de 2018. O aporte teórico para a pesquisa conjuga autores das teorias da comunicação e das ciências sociais.
- Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 2017 ? Atual.
- Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5).
- Integrantes: Ricardo Ferreira Freitas - Coordenador / Adair Rocha - Integrante / Roberto Vilela Elias - Integrante / Eduardo Guerra Murad - Integrante / Ana Teresa Gotardo - Integrante.
2015 - 2021
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor da Faculdade de Comunicação Social (FCS)/UERJ. Professor colaborador do LACON - Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo.
2012 - 2016
Grupo IBMECVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de graduação, pós-graduação latu sensu e strictu sensu. É coordenador das graduações de comunicação social - de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo.
Atividades
-
08/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas IBMEC.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ética do Ibmec RJ.
-
09/2014
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas IBMEC.,Cargo ou função, Coordenador Acadêmico das Graduações de Comunicação.
-
08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas IBMEC.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Economia e Finanças - Ibmec/RJ.
-
02/2013
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Sustentabilidade, Planejamento de Comunicação Integrada
-
02/2013
Ensino, Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atendimento e Planejamento, Comunicação e sustentabilidade, Comunicação de Crise e risco, Planejamento de Comunicação
-
08/2012 - 09/2014
Direção e administração, Faculdade de Economia e Finanças IBMEC - Filial 1.,Cargo ou função, Coordenado Adjunto das Graduações de Comunicação Social.
2001 - 2013
Escola Superior de Propaganda e MarketingVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da graduação de comunicação, da pós-graduação em comunicação empresarial e mentor de turma da pós-graduação.
Atividades
-
01/2007
Ensino, Pós-graduação em comunicação empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação Institucional e relacionamento com a mídia
-
02/2001
Ensino, Graduação de Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mercadologia I e II, Computação Gráfica, Técnicas de apresentação, Comunicação e desenvolvimento, Planejamento do comunicação
-
01/2009 - 08/2012
Direção e administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Coordenador de pós-graduação.
2018 - 2019
Centro Universitário Augusto MottaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações:
Grupo de Pesquisa em Negócios (Unisuam/CNPQ)
- Descrição: Membro do Grupo de Pesquisa GPEN - Grupo de Pesquisa em Negócios (Unisuam/CNPQ), como pesquisador convidado. Coordenadora: Patrícia da Rocha Gonçalves.
2017 - 2018
Centro Universitário Augusto MottaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40
Outras informações:
Fui coordenador das seguintes graduações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnólogo de Marketing. Foi líder das áreas de Comunicação, Marketing, Engenharias e Arquitetura. O líder de área é um gestor de coordenadores. Também fui Diretor de Pós-graduação, dos Pólos educacionais, do EAD e dos cursos de curta duração (Pra Quem Faz).
2017 - 2018
Centro Universitário Augusto MottaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Pós-graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Fui coordenador das seguintes graduações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnólogo de Marketing. Foi líder das áreas de Comunicação, Marketing, Engenharias e Arquitetura. O líder de área é um gestor de coordenadores. Também fui Diretor de Pós-graduação, dos Pólos educacionais, do EAD e dos cursos de curta duração (Pra Quem Faz).
2001 - 2002
Dialog Educação Tecnologia e DesenvolvimentoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2001 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Dialog Educação Tecnologia e Desenvolvimento.,Cargo ou função, consultor.
2006 - 2008
Centro Universitário da Cidade, UniverCidadeVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor da pós-graduação, Carga horária: 2
Atividades
-
10/2006
Ensino, Pós-graduação em Web Design, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Laboratório I, Introdução ao Marketing, Planejamento da carreira profissional
2005 - 2010
Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da pós-graduação
Atividades
-
08/2005
Ensino, Pós-graduação em Comunicação Integrada, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa, Merchandising e Promoção
2009 - Atual
Faculdade SENCA RioVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7
2010 - Atual
Ideia CaféVínculo: Consultor Associado, Enquadramento Funcional: Consultor sênior, Carga horária: 8
Outras informações:
Sou consultor associado para projetos de comunicação, marketing e sustentabilidade.
2008 - Atual
JSK CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDAVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
1999 - 2000
Kaleidos Comunicação Coordenador de Planejamento e MarketingVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Coordenador de Planejamento e Marketing, Carga horária: 30
Atividades
-
03/1999 - 12/2000
Direção e administração, Kaleidos Comunicação Coordenador de Planejamento e Marketing.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
1997 - 1999
Man Propaganda LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Planejamento e Artes, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1997 - 02/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Man Propaganda Ltda.,Cargo ou função, Consultor.
1999 - 2000
Oficina DigitalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
05/1999 - 03/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, Criação de web sites
1998 - 1999
Power AcademyVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1998 - 03/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Criação de Web sites, Computação Gráfica, Sistemas operacionais, Tratamento de imagem
1997 - 1998
SENAI - Departamento NacionalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
02/1997 - 02/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Computação gráfica, Computação aplicada à pedagogia
2005 - 2006
União das Faculdades de AlagoasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da pós-graduação
Atividades
-
04/2005 - 01/2006
Ensino, Pós-graduação em Comunicação Integrada, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa, Merchandising e Promoção
2005 - Atual
S B IVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da pós-graduação
Atividades
-
01/2005
Ensino, Pós-graduação em Comunicação Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Técnicas de Negociação e Planejamento
2001 - 2011
Universidade Estácio de SáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar III, Carga horária: 9
Outras informações:
Professor das graduação de comunicação, da graduação pofissionalizante (Politécnico) de Gestão de Eventos e na de Propaganda e Marketing.
Professor da pós-graduação em Gestão Cultural.
Atividades
-
06/2006
Ensino, Pós-graduação em Gestão Cultural, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ética e responsabilidade social
-
01/2005
Ensino, Gestão, organização e promoção de eventos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mídia e Comunicação em Eventos, Gestão de Pessoal para eventos, Ténicas de Negociação
-
12/2001
Ensino, Politécnico de Propaganda e Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento estratégico em marketing, Marketing básico, Marketing de serviços, Marketing direto, Responsabilidade Social
-
02/2001 - 12/2006
Ensino, Graduação de Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação gráfica, Marketing II, Multimídia publicitária, Introdução às profissões em comunicação
-
02/2004 - 06/2006
Ensino, Graduação de Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing Social e Cultural, Marketing de Serviços
2012 - 2016
Faculdades IBMEC-RJVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I
Atividades
-
01/2014 - 12/2016
Direção e administração, Faculdade de Comunicação Social.,Cargo ou função, Coordenador de Graduação.
-
08/2012 - 12/2016
Direção e administração, Faculdade de Comunicação Social.,Cargo ou função, Gestor dos Estúdios Acadêmicos.
-
08/2012 - 12/2016
Ensino, Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redação Publicitária, Atendimento e planejamento, Comunicação e empreendedorismos, Cominicação e Sustentabilidade, Fundamentos de Marketing, Comunicação Organizacional
-
08/2012 - 12/2016
Ensino, Graduação em Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Organizacional
-
08/2012 - 12/2016
Ensino, Mestrado em Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa, Comunicação Integrada de Marketing
-
08/2012 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação Social.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão Permanente de Auto Avliação (CPA).
-
09/2002 - 12/2016
Ensino, CBA em Marketing, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial, Comunicação Integrada de Marketing
-
08/2012 - 12/2014
Direção e administração, Faculdade de Comunicação Social.,Cargo ou função, Coordenador de MBA de Comunicação Estratégica.
-
08/2012 - 12/2014
Ensino, MBA em Comunicação Estratégica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Comunicação Integrada, Branding
-
08/2012 - 12/2013
Direção e administração, Faculdade de Comunicação Social.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto.
2014 - Atual
Orgânica, Treinamento e ConsultoriaVínculo: outros, Enquadramento Funcional: Sócio Consultor, Carga horária: 8
2017 - Atual
Faculdades Integradas Hélio AlonsoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-graduação
Outras informações:
Professor de pós-graduação, sem vínculo empregatício, de diversos cursos e disciplina:
- MBA em Comunicação nas Organizações. Disciplina: Gestão da Comunicação Organizacional
- Pós em Jornalismo Esportivo. Disciplina: Fundamentos da Liderança para Gestores
2019 - Atual
Universidade Castelo BrancoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-graduação
Outras informações:
Professor de Pós graduação em diversos cursos e disciplina.
- Promoção de Vendas e Merchandising
- Planejamento e Gerenciamento de Comunicação
- Comunicação Empresarial
- Comportamento do Consumidor
- Branding
Atividades
-
02/2019
Ensino, MBA em Marketing, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento do consumidor, Planejamento e Gerenciamento de Comunicação, Comunicação Empresarial, Fundamentos de Marketing, Branding ? Gestão de Marcas
2015 - Atual
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-graduação
Outras informações:
Professor de pós-graduação de diversas disciplinas
- Negociação
- Transmídia
Atividades
-
05/2018
Ensino, MBA Marketing Digital Estratégico, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Negociação Empresarial Aplicada, Transmídia
-
05/2018
Ensino, MBA Inteligência Competitiva e BI, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Negociação Empresarial Aplicada
-
05/2018
Ensino, MBA Tendências e Produtos Digitais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Negociação Empresarial Aplicada
2019 - Atual
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, UnyleyaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de graduação e de pós-graduação
Outras informações:
Professor conteudista de graduação e pós-graduação
- Pós-graduação em Seguros. Disciplina: Temas Estratégicos
- Graduação de Marketing. Disciplina: Fundamentos de Marketing
2019 - Atual
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, UnyleyaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Membro do corpo editorial
Outras informações:
Membro do corpo editorial da Revista da Unyleya - Rio de Janeiro
2019 - Atual
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, UnyleyaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Parecerista
Outras informações:
Parecerista de artigos acadêmicos da Revista acadêmica da Unyleya - RJ
2017 - Atual
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de formação continuada
Outras informações:
Professor de programa interno de desenvolvimento de competências em comunicação:
A proposta é desenvolver as habilidades em comunicação, melhorando a assertividade e a objetividade em reuniões internas e apresentações externas. O trabalho dará ênfase à dinâmica de palco, à interação com a plateia e oratória, sem perder de vista o planejamento da arquitetura de informação.
Objetivos:
a) Principal
- desenvolver, no colaborador do IBGE, a capacidade de apresentar suas pesquisas e projetos de trabalho de forma clara e impactante, tendo em vista o objetivo e o público-alvo da apresentação.
b) Secundários
- planejamento: capacitar o colaborador a planejar e desenvolver o conteúdo da comunicação, pensando no problema e no público (roteiro) e no tempo destina à reunião, de forma assertiva;
- arquitetura da informação: desenvolver a capacidade de dar relevância para o que realmente importa (considerando o problema e o público);
- impacto: tornar a apresentação atraente para o público;
- efetividade e assertividade: potencializar as competências comunicativas destinadas às apresentações empresariais (foco no objetivo principal);
- dar suporte à construção das narrativas das apresentações;
- analisar e aprimorar a abertura e o fechamento das apresentações de forma a causar maior impacto, atenção e retenção dos conteúdos trabalhados;
- aprimorar o gestual, uso da voz, do espaço físico e interação com a plateia.
2013 - Atual
Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos TecnológicosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
2020 - Atual
Instituto DaudtVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação
2021 - Atual
Associação Brasileira de Comunicação EmpresarialVínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Não há, Carga horária: 2
Outras informações:
ABERJE ? Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
Membro do Comitê de ESG (sustentabilidade).
Período de participação: fevereiro de 2021 à presente data.
2021 - 2021
Rede Consultoria EducacionalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação
Outras informações:
Disciplina Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: modos de ensino. Disciplina ministrada para a Pós-graduação em TIC (Tecnologias Educacionais: Novas Formas de Aprender), em Angola, via plataforma de streaming.
2021 - 2021
SAPERE ConsultoriaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de cursos de curta duração
Outras informações:
Curso aberto sobre Gerenciamento de Mudanças em Gestão de Processos de Negócios. A abordagem trazida para o curso foi a do papel do líder nos processos comunicacionais das mudanças organizacionais.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eduardo Guerra Murad Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?