Eduardo de Latorre Fusatto
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), especialização em fisioterapia desportiva pela Universidade metodista de Piracicaba (2007) e Mestre em fisioterapia pela Universidade metodista de Piracicaba (2012), . Atualmente é professor da Faculdade Anhanguera Piracicaba e professor do colégio brasileiro de osteopatia (CBO). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em FISIOTERAPIA DESPORTIVA, FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA E TRAUMATOLÓGICA e OSTEOPATIA
Informações coletadas do Lattes em 01/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Fisioterapia
2011 - 2012
Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Análise da influência da administração da melatonina no sistema cardiovascular e muscular de ratos desnervados
, Ano de Obtenção: 2012.Carlos Alberto da Silva.Palavras-chave: desnervação; melatonina; ratos; interleucina 6.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Especialização em osteopatia
2011 - 2014
Colégio Brasileiro de Osteopatia
Título: Comparação entre inibição de suboccipitais e alongamento estático em indivíduos com tensionamento fascial de isquiotibiais
Orientador: Eduardo Silveira Bicalho
Especialização em Fisioterapia Desportiva
2006 - 2007
Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Avaliação do quadríceps femoral em atletas de basquete e vôlei através de eletromiografia
Orientador: Sergio Henrique Borin
Graduação em Fisioterapia
2002 - 2005
Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Estudo comparativo do efeito da pressão positiva expiratória final (PEEP) sobre a variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) em homens jovens sedentários
Orientador: Marlene Aparecida Moreno
Formação complementar
2016 - 2016
Osteopatia Pediatrica. (Carga horária: 30h). , Colégio Brasileiro de Osteopatia, CBO, Brasil.
2016 - 2016
Abordagem osteopática das fáscias. (Carga horária: 40h). , Colégio Brasileiro de Osteopatia, CBO, Brasil.
2016 - 2016
osteopatia Visceral. (Carga horária: 40h). , Colégio Brasileiro de Osteopatia, CBO, Brasil.
2015 - 2015
General Ostheopatic treatment (GOT). (Carga horária: 40h). , Colégio Brasileiro de Osteopatia, CBO, Brasil.
2014 - 2015
Formação em Fáscia. (Carga horária: 80h). , Colégio Brasileiro de Osteopatia, CBO, Brasil.
2014 - 2014
Introdução a manipulação visceral. (Carga horária: 20h). , Barral Institute, BARRAL INSTITUTE, Estados Unidos.
2012 - 2012
Bandagem Elástica Funcional. (Carga horária: 8h). , Multishop Fisio Cursos, MFC, Brasil.
2009 - 2010
Osteopatia Visceral. (Carga horária: 240h). , Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual, IDOT, Brasil.
2009 - 2010
Posturologia. (Carga horária: 64h). , Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual, IDOT, Brasil.
2007 - 2008
Osteopatia e Terapia manual - Estrutural. (Carga horária: 350h). , Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual, IDOT, Brasil.
2004 - 2004
Imaginologia do Esqueleto Axial para Fisioterapeut. (Carga horária: 4h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
2004 - 2004
Spiral Tapping. (Carga horária: 4h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: FISIOTERAPIA DESPORTIVA.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA E TRAUMATOLÓGICA.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Osteopatia.
Participação em eventos
9ª mostra acadêmica.PROVAS FUNCIONAIS DE RESPONSIVIDADE INSULÍNICA EM RATOS TRATADOS COM MELATONINA.. 2011. (Simpósio).
4ª Mostra Acadêmica. Análise Eletromigráfica do quadríceps femoral de atletas de voleibol e basquetebol. 2006. (Congresso).
Intercobraf. INFLUÊNCIA DA PRESSÃO POSITIVA EXPIRATÓRIA FINAL NA MODULAÇÃO AUTONÔMICA DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA. 2006. (Congresso).
Intercobraf. COMPARAÇÃO DA ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DO QUADRÍCEPS FEMORAL EM ATLETAS DE VOLEIBOL E DE BASQUETEBOL. 2006. (Congresso).
XXI Reunião Anual da FESBE. Análise Eletromiográfica do quadríceps femoral em atlestas de voleibol e basquetebol. 2006. (Congresso).
XXVII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estdo de São Paulo. Estudo da Variabilidade da frequencia cardíaca (VFC) com a utilização da pressão positiva expiratória final (PEEP) em homens jovens sedentários. 2006. (Congresso).
3ª Mostra Academica. Estudo da Variabilidade da frequencia cardíaca (VFC) com a utilização da pressão positiva expiratória final (PEEP) em homens jovens sedentários. 2005. (Congresso).
3 Congresso da Faculdade de Cíências da Saúde. 2004. (Congresso).
2 Congresso da Faculdade de Ciências da Saúde. 2003. (Congresso).
Participação em bancas
SOUZA, M. Z.;FUSATTO, E. L.. Incidência de lesões no voleibol adulto a partir do questionário de morbidade referida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba.
PEXE, T. B.;FUSATTO, E. L.. O uso da Estabilização Segmentar em lombalgia crônica: Revisão bibliográfica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba.
FERRAZ, H. R.;FUSATTO, E. L.. A fisioterapia no tratamento conservador da síndrome do impacto no ombro: Revisão bibliográfica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba.
SILVA, D. A. L.;FUSATTO, E. L.. Efeitos da eletrolipólise associado com execício físico aeróbico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba.
PIETROBON, M. T.;FUSATTO, E. L.. Tratamento fisioterapêutico com escoliose, utilizando o método reeducação postural global (RPG). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba.
FUSATTO, E. L.. Tratamento Fisioterapeutico nos entorses de tornozelo em inversão: Uma revisão Bibliográfica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba.
ANDREGHETTO NETO, R.;FUSATTO, E. L.. Efeitos e Objetivos do Método KLAPP no Tratamento de Pacientes com Escoliose. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Padre Anchieta.
ANDREGHETTO NETO, R.;FUSATTO, E. L.. Método COBB na Avaliação da Escoliose: Utilização, Eficácia e Riscos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Padre Anchieta.
ANDREGHETTO NETO, R.;FUSATTO, E. L.. Tratamento Conservador, Através de Cinesioterapia, em Pacientes com Hérnia de Disco Lombar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Padre Anchieta.
SOUZA, M. Z.;FUSATTO, E. L.. Efeito Imediato da Manipulação Ilíaca em Indivíduos Portadores de Disfunção Fêmoro-patelar: Estudo de Caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba.
Orientou
Comparação entre as técnicas de stretching de paravertebrais e manipulação lumbar roll para coluna lombar sobre a dor,mobilidade e incapacidade lombar em indivíduos com lombalgia; ; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em osteopatia) - Colégio Brasileiro de Osteopatia; (Orientador);
Efeitos de técnicas osteopáticas na dor e funcionalidade do membro superior em uma paciente com epicondilite lateral de cotovelo ? relato de caso; ; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em osteopatia) - Colégio Brasileiro de Osteopatia; (Orientador);
EFEITO DA MANIPULAÇÃO GLOBAL DE FRYETTE EM INDIVÍDUOS COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia osteopática) - Faculdade Jaguariúna; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
AVALIAÇÃO DA MOBILIDADE DA COLUNA VERTEBRAL APÓS A MANIPULAÇÃO DA COLUNA TORÁCICA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em osteopatia) - Colégio Brasileiro de Osteopatia; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
ABORDAGEM OSTEOPÁTICA NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE HIATO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia osteopática) - Faculdade Jaguariúna; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
O EFEITO DA CINESIOTERAPIA NA FLEXIBILIDADE DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
O EFEITO DA CINESIOTERAPIA NO EQUILÍBRIO DOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
MOBILIZAÇÃO NEURAL NA HÉRNIA DISCAL LOMBAR: ESTUDO DE CASO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
Incidência do uso de Esteroides Androgênicos Anabólicos em Estudantes do Ensino Médio de Escolas particulares do Município de Piracicaba; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
EFEITOS DA MOBILIZAÇÃO DA ARTICULAÇÃO ESTERNOCLAVICULAR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
O uso da estabilização segmentar da cintura escapular na síndrome do impacto ? Estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
Relação entre alterações posturais e dores referidas no aparelho locomotor; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
Cinesioterapia em pacientes com osteoatrose de jolho: Revisão bibliográfica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
Prevalência de alterações posturais em mulheres na cidade de Piracicaba/SP; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
AVALIAÇÃO DA MOBILIDADE DA COLUNA VERTEBRAL APÓS MANIPULAÇÃO TORÁCICA; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
A INFLUÊNCIA DA POSIÇÃO DO ILÍACO NAS DORES DE JOELHO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Piracicaba; Orientador: Eduardo de Latorre Fusatto;
Produções bibliográficas
-
DETONI, R. ; HEARTZ, C.S. ; FUSATTO, E.L. ; BICALHO, E. ; NACIMENTO-MORAES, K.S.G. ; RIZZATTI-BARBOSA, C.M. ; LOPES, F.O.T. . Relationship between osteopathic manipulative treatment of the temporomandibular joint, molar shim and the orthostatic position: A randomized, controlled and double blinded study. JOURNAL OF BODYWORK AND MOVEMENT THERAPIES , v. 29, p. 187-197, 2022.
-
FUSATTO, E. L. . Efeito da nandrolona em músculo esquelético imobilizado. Saúde em Revista , v. 13, p. 73-75, 2013.
-
Bortolazzo, G. L. ; Neto, H. P. ; Bicalho, E. S. ; FUSATTO, E. L. . Anatomia e Fisiologia Básica em Osteopatia. In: Bortolazzo, G. L; Neto, H. P.; Bicalho, E. S.. (Org.). Osteopatia: Um conceito Global e Integrativo. 1ed.São Paulo: Editora dos Editores, 2020, v. 1, p. 31-43.
-
VEGA, J. M. ; GIMENES, R. O. ; FUSATTO, E. L. . Fisiologia Básica, Princípios e Conceitos de cinemática e ação das Molas. In: Joaquim Minuzzo Vega e Rafaela Okano Gimenes. (Org.). Método Pilates das bases fisiológicas ao tratamento das disfunções. 1ed.Rio de Janeiro, São Paulo: Atheneu, 2019, v. 1, p. 17-32.
-
VEGA, J. M. ; GIMENES, R. O. ; FUSATTO, E. L. . Fáscias e o conceito de biotensegridade do corpo humano. In: Joaquim Minuzzo Vega e Rafaela Okano Gimenes. (Org.). Método Pilates das bases fisiológicas ao tratamento das disfunções. 1ed.São Paulo, Rio de Janeiro: Atheneu, 2019, v. 1, p. 33-46.
-
FUSATTO, E. L. ; Feichtenberger, R. A. ; Moreno, M. A. ; Zuttin, R. S. ; Silva, E. ; Barreto, L. E. M. ; Castro, M. C. . INFLUÊNCIA DA PRESSÃO POSITIVA EXPIRATÓRIA FINAL NA MODULAÇÃO AUTONÔMICA DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA. In: Intercobraf, 2006, Santos. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2006. v. 10.
-
FUSATTO, E. L. ; Borin, S. H. ; Ribeiro, C. B. ; Guirro, R. R. J. ; Montebelo, M. I. L. . COMPARAÇÃO DA ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DO QUADRÍCEPS FEMORAL EM ATLETAS DE VOLEIBOL E DE BASQUETEBOL. In: Intercobraf, 2006, Santos. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2006. v. 10.
-
FUSATTO, E. L. . Efeito da nandrolona em músculo esquelético imobilizado. Saúde em Revista (UNIMEP) , 2013.
-
FUSATTO, E. L. . Evidências Científicas em Osteopatia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Barreto, L. E. M. ; Castro, M. C. ; FUSATTO, E. L. ; Feichtenberger, R. A. ; Moreno, M. A. ; Silva, E. ; Zuttin, R. S. . Estudo da Variabilidade da Frequencia Cardíaca (VFC) com a utilização da pressão positiva expiratória final (PEEP) em homens jovens sedentários. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Borin, S. H. ; FUSATTO, E. L. ; Guirro, R. R. J. ; Montebelo, M. I. L. ; Ribeiro, C. B. . Analise Eletromiografica do quadríceps femoral em atletas de voleibol e basquetebol. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Borin, S. H. ; FUSATTO, E. L. ; Guirro, R. R. J. ; Montebelo, M. I. L. ; Ribeiro, C. B. . Análise Eletromiográfica do Quadríceps Femoral em Atletas de Voleirbol e Basquetebol. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Barreto, L. E. M. ; Castro, M. C. ; FUSATTO, E. L. ; Feichtenberger, R. A. ; Moreno, M. A. ; Silva, E. ; Zuttin, R. S. . Estudo Comparativo do efeito da Pressão Positiva Expiratória Final (PEEP) sobre a variabilidade da frequencia cardíaca (VFC) de homens jovens sedentários. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Colégio Brasileiro de OsteopatiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
2011 - 2013
Colégio Brasileiro de OsteopatiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
2011 - 2015
Faculdade Anhanguera PiracicabaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Supervisor de Estágio, Carga horária: 20
2009 - 2015
Faculdade Anhanguera PiracicabaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor nas disciplinas de Cinesiologia e Cinesioterapia
2009 - 2013
Escola de Saúde De PiracicabaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor nas disciplinas de Biomecânica e Cinesiologia e Patologias ortopédicas dos membros inferiores
2008 - 2008
Faculdade de AmericanaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor nas matérias de biomecânica e Cinesioterapia
2022 - Atual
Faculdade de Tecnologia de PiracicabaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eduardo de Latorre Fusatto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?