Luciana da Silva Mayrink

Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Arquitetura pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura da UFRJ, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Urbanismo da UFRJ com o projeto Espaços Pretos: Resistência e vida na luta pela visibilidade no planejamento urbano no Brasil. No momento atua voluntariamente como Vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RJ, Coordenadora do Projeto Br Cidades Rio de Janeiro, como Conselheira eleita do Instituto de Arquitetos do Brasil - Rio de Janeiro e como pesquisadora na Coletiva Terra Preta. Atuou como docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e como bolsista pesquisadora na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ.

Informações coletadas do Lattes em 25/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Urbanismo

2022 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Espaços Pretos: Resistência e vida na luta pela visibilidade no planejamento urbano no Brasil
Orientador: Eliane Bessa
Palavras-chave: racismo ambiental; planejamento urbano; biopoder.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: racismo ambiental. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Serviços de arquitetura e engenharia; testes e análises técnicas.

Mestrado em Arquitetura

2016 - 2018

Programa de Pós Graduação Em Arquitetura
Título: RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE FORMA URBANA E DRENAGEM. O caso de Vargem Grande, uma área de expansão da Cidade do Rio de Janeiro., Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Andrea Queiroz Rego
Coorientador: Aline Pires Veról. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico / Especialidade: Drenagem Urbana de Águas Pluviais. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Construção de edifícios; Descontaminação e outros serviços de gestão de resíduos.

Especialização interrompida em 2021 em Política e Planejamento Urbano

2020 - Atual

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Ano de interrupção: 2021

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2004 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Requalificação do Canal de Sernambetiba e Reabilitação de Ambientes Urbanos Adjacentes
Orientador: Vera Regina Tângari

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

Colégio Miguel Couto

Formação complementar

2021 - 2021

hands-on de dashboard. (Carga horária: 20h). , Environmental Systems Research Institute, ESRI, Estados Unidos.

2021 - 2021

hands-on de survey123. (Carga horária: 20h). , Environmental Systems Research Institute, ESRI, Estados Unidos.

2021 - 2021

Plano Diretor e Emergências Urbanas. (Carga horária: 20h). , Instituto de Arquitetos do Brasil - Matriz, IAB/RJ, Brasil.

2020 - 2020

Urbanismo Decolonial. (Carga horária: 20h). , Instituto de Arquitetos do Brasil - Matriz, IAB/RJ, Brasil.

2016 - 2016

Fluxos de Trabalho Essenciais- Versão 10.3(Imagem Geosistemas e Comércio -. (Carga horária: 40h). , Environmental Systems Research Institute, ESRI, Estados Unidos.

2016 - 2016

Introdução ao GIS Versão 10.3(Imagem Geosistemas e Comércio - ESRI). (Carga horária: 40h). , Environmental Systems Research Institute, ESRI, Estados Unidos.

2016 - 2016

Workshop Urbanismo Hídrico - Escalas de Transformação do Vale do Paraíba. (Carga horária: 60h). , Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.

2014 - 2014

Legislação Urbana da Cidade do Rio de Janeiro. (Carga horária: 14h). , Instituto Bramante de Arquitetura e Design - Botafogo, IB/Botafogo, Brasil.

2014 - 2014

Marcenaria para Arquitetos e Designer de Inteiores. (Carga horária: 12h). , Instituto Bramante de Arquitetura e Design - Botafogo, IB/Botafogo, Brasil.

2014 - 2014

Materiais sob a Luz. (Carga horária: 10h). , Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação, ASBAI, Brasil.

2014 - 2014

Workshop ? Tratamento de Fachadas ? Fachadas Uniti. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, ASBEA, Brasil.

2014 - 2014

Workshop Abrigos Sensíveis. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2014 - 2014

Arquitetura de Ambientes. (Carga horária: 30h). , Polo de Pensamento Contemporâneo, POP, Brasil.

2014 - 2014

Planejamento e Orçamento na Construção Civil. (Carga horária: 13h). , Instituto Bramante de Arquitetura e Design - Botafogo, IB/Botafogo, Brasil.

2014 - 2014

Curso de de Iluminação Residencial. (Carga horária: 16h). , Instituto Bramante de Arquitetura e Design - Botafogo, IB/Botafogo, Brasil.

2013 - 2013

A Vegetação Nativa em Projetos Paisagísticos. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (RJ), ABAP-RJ, Brasil.

2013 - 2013

Workshop Espacios Extremos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2012 - 2012

Revit. (Carga horária: 40h). , Autodesk , Inc, AUTODESK, Estados Unidos.

2005 - 2005

Autocad 3D. (Carga horária: 92h). , Autodesk , Inc, AUTODESK, Estados Unidos.

2005 - 2005

Autocad 2D. (Carga horária: 92h). , Autodesk , Inc, AUTODESK, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Organização de eventos

VALVERDE, L. S. ; MAYRINK, L. S. . Concurso Público Nacional Orla de Charitas. 2021. (Concurso).

Participação em eventos

Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano Regional.Processo de branqueamento do território e o Projeto de Estruturação Urbana Vargens. A expansão urbana no Rio de Janeiro.. 2019. (Encontro).

SUSTENTABILIDADE URBANA 14ª Jornada Urbenere e 2ª Jornada Cires Congresso Internacional. Relações que se estabelecem entre forma urbana e drenagem: O caso de Vargem Grande, uma área de expansão da Cidade do Rio de Janeiro.. 2019. (Congresso).

Exposição de Projeto Urbano Acadêmico para Rio das Pedras. Exposição de Projeto Urbano Acadêmico para Rio das Pedras. 2014. (Exposição).

Exposição MMM + IED Rio = Ambiente-se!. Quarto Multiuso. 2014. (Exposição).

Visita Ecopedagógica - Visão geral sobre Arquitetura com terra e bamabu, energias alternativas e saneamento ecológico no Instituto Pindorama.Visita Ecopedagógica - Visão geral sobre Arquitetura com terra e bamabu, energias alternativas e saneamento ecológico. 2014. (Oficina).

III Colóquio LADU ? Paisagens Urbanas e Códigos da Cidade. 2013. (Outra).

Visita técnica ao Centro de Visitação Ambiental da Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria. 2013. (Outra).

Crédito de Carbono - XVIII Semana de Meio Ambiente da PUC-RIO - NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente). 2012. (Seminário).

O novo código florestal - XVIII Semana de Meio Ambiente da PUC-RIO - NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente. 2012. (Seminário).

Toposofia - Tim Waterman. 2012. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Gabriela Cassiano Martins

MAYRINK, L. S.. A racialização do espaço urbano: A segregação sócio-ambiental em Juiz de Fora a partir da análise do bairro Dom Bosco e Vila São Sebastião. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Produções bibliográficas

  • MAYRINK, L. S. . O papel da arquitetura e urbanismo diante do Covid-19: construindo conhecimento. 1. ed. Alagoas: Edufal, 2021. v. 1. 142p .

  • MAYRINK, L. S. ; VEROL, A. P. ; REGO, A. Q. S. F. . Relações entre desenho urbano e drenagem: Vargem Grande, cidade do Rio de Janeiro, RJ.. In: Congresso Internacional SUSTENTABILIDADE URBANA 14ª Jornada Urbenere e 2ª Jornada Cires, 2018, Vila Velha. Congresso Internacional SUSTENTABILIDADE URBANA 14ª Jornada Urbenere e 2ª Jornada Cires. Vila Velha: Editores, 2018. p. 275-284.

  • MAYRINK, L. S. ; SCHLESINGER, M. T. ; GARCIA, J. J. P. . Os megaeventos na cidade do Rio e Janeiro e a Educação Ambiental: reflexões a partir dos impactos e conflitos gerados pelas disputas territoriais. In: IX Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2017, Juiz de Fora. IX Encontro Pesquisa em Educação Ambiental - Políticas públicas, democracia, práticas educativas. Juiz de Fora: UFJF, UFF e FFCLRP/USP, 2017. v. 1. p. 1-9.

  • MAYRINK, L. S. ; LEANDRO, E. . PRESENÇA DAS ?TIAS DO SAMBA? NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS, ENCRUZILHADAS, TRINCHEIRAS E FRONTEIRAS DE RELAÇÕES ÉTNICAS NA CIDADE NEGRA DO RIO DE JANEIRO.. In: VI ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO: LIMIARIDADE PROCESSOS E PRÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO, 2021, Brasília. VI ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO: LIMIARIDADE PROCESSOS E PRÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO. v. 1. p. 488-491.

  • MAYRINK, L. S. . PROCESSO DE BRANQUEAMENTO DO TERRITÓRIO E O PROJETO DE ESTRUTURAÇÃO URBANA VARGENS: A EXPANSÃO URBANA NO RIO DE JANEIRO. In: XVIII ENANPUR - Encontro Ncaional da Associação de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2019, Natal. XVIII ENANPUR - Encontro Ncaional da Associação de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Natal: EDUFRN, 2019.

  • MAYRINK, L. S. . Observatório Colaborativo da Agenda Urbana Fluminense: monitorando políticas urbanas para promover cidades inclusivas e adaptadas para a resiliência climática.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYRINK, L. S. ; MONERAT, P. ; REIS, A. ; LEANDRO, E. . Live Julho das Pretas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANEDO, J. ; MAYRINK, L. S. . XXXIX Internacional Congress of the Latin American Studies Association LASA 2021 Crisis Global - Desigualdades y Centralidad de la vida. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAYRINK, L. S. . A atuação do Arquiteto e Urbanista na atualidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYRINK, L. S. ; LEANDRO, E. ; PEREIRA, G. ; BARROS, M. L. ; ALVES, N. . Des-embranquecendo a Arquitetura. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAYRINK, L. S. . Arquitetura Substantivo Feminino: Equidade e Diversidade no Direito a cidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYRINK, L. S. . A ciência tem gênero?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYRINK, L. S. . Direito à cidade no brasil: os desafios na construção de um urbanismo antirracista e feminista. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYRINK, L. S. . Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYRINK, L. S. . Chapa Ganhadora eleições CAU-RJ 2020 - Apresentação, propostas e bate papo.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYRINK, L. S. . Cidades a partir de uma perspectiva afro-diasporica e interseccional.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYRINK, L. S. . Cidade inclusiva para mulheres: Mulheres negras e à cidade antirracista. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYRINK, L. S. . Arquitetas Negras e Interseccionalidade: da academia a cidade.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LEANDRO, E. ; MAYRINK, L. S. . Des-embranquecendo a cidade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYRINK, L. S. . Processo de branqueamento do território e o Projeto de Estruturação Urbana Vargens. A expansão urbana no Rio de Janeiro.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAYRINK, L. S. ; REGO, A. Q. S. F. ; VEROL, A. P. . Relações que se estabelecem entre forma urbana e drenagem: O caso de Vargem Grande, uma área de expansão da Cidade do Rio de Janeiro.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAYRINK, L. S. ; SCHLESINGER, M. T. ; GARCIA, J. J. P. . Os megaeventos na cidade do Rio de Janeiro e a Educação Ambiental: Reflexões a partir dos impactos e os conflitos gerados pelas disputas territoriais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KRANEN, R. ; FELLINTO, H. ; FRANCA, M. ; FERREIRA, V. ; MAYRINK, L. S. . 11o Congresso de Extensão da UFRJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MAYRINK, L. S. . Mandato Tainá de Paula. 2021.

MAYRINK, L. S. . Observatório de Favelas lança projeto com oficina gratuita de fotografia a partir desta sexta-feira. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MAYRINK, L. S. . DECORAÇÃO NA ALTURA DAS MÃOZINHAS: PARA TODO DIA SER DAS CRIANÇAS. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MAYRINK, L. S. . ROTINA DE HOME OFFICE DEVE AGREGAR SEGURANÇA E CONFORTO PARA MANTER O BEM-ESTAR. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MAYRINK, L. S. . Leilão da Cedae: de 1500 a 2021, conheça a História do abastecimento de água no Rio. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PEREIRA, G. ; MAYRINK, L. S. ; BARROS, M. L. ; LEANDRO, E. ; ALVES, N. . três perguntas para a coletiva terra preta. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REIS, A. ; MONERAT, P. ; MAYRINK, L. S. . Uma Construção Coletiva para o CAU-RJ. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREIRE, W. V. ; MAYRINK, L. S. ; COLLADO, T. ; ROCHA, M. ; REIS, A. . live Ensino + Diversidade da @cauconstrucaocoletiva. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MAYRINK, L. S. . Cidades a partir de uma perspectiva afro-diasporica e interseccional. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

HELENE, D. ; MAYRINK, L. S. . Mulheres negras e a cidade antirracista. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

HELENE, D. ; MAYRINK, L. S. ; PAULA, M. A. . Arquitetas Negras e Interseccionalidade: da academia a cidade. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MAYRINK, L. S. ; RECH, N. . Quarto Multiuso. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PEREIRA, G. ; BARROS, M. L. ; MAYRINK, L. S. ; LEANDRO, E. ; ALVES, N. . Coletiva Terra Preta. 2020; Tema: Des-embranquecendo a cidade. (Rede social).

MAYRINK, L. S. ; BARROS, M. L. ; LEANDRO, E. ; PEREIRA, G. ; ALVES, N. . Des-embranquecendo a cidade. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAYRINK, L. S. . Carta-manifesto ?A Cidade que queremos?. 2020. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

HELENE, D. ; MAYRINK, L. S. . A ciência tem gênero?. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2014

Exposição dos melhores projetos da disciplina Projeto Urbano I, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2014

Exposição MMM + IED Rio = Ambiente-se, Istituto Europeo di Design - Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. , Avenida República do Chile, 23º andar, Centro, 20031170 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39163925

Experiência profissional

2020 - 2020

ActionAid Brasil

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - Atual

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro

Vínculo: Conselheira Estadual Eleita, Enquadramento Funcional: Arquiteta Urbanista, Carga horária: 20

2020 - Atual

Instituto de Arquitetos do Brasil - Matriz

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Conselheira Estadual, Carga horária: 20

2020 - Atual

Projeto Brasil Cidades

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arquiteta Urbanista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2019

SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como professora instrutora no Curso Técnico de Edificações lecionando sobre Desenho Técnico, Projeto Arquitetônico e Projeto Executivo.

2019 - Atual

Coletiva Terra Preta

Vínculo: Cofundadora, Enquadramento Funcional: Arquiteta Urbanista, Carga horária: 20

Outras informações:
Cofundadora da Terra Preta, coletiva multiterritorial e interseccicional que visa educar, pensar, criar, ampliar as narrativas e práticas para des-embranquecer a cidade.

2014 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Análise Urbana da Paisagem, Carga horária: 20

2013 - 2015

Escola Superior de Desenho Industrial

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Como bolsista no Projeto Design de serviços e de interiores como procedimentos do design social, eram feitos levantamento de referencial bibliográfico, levantamento de campo o objeto de estudo, projeto arquitetônico e complementares abordando a relação do design de interiores com o design de serviços, ambos como possíveis instrumentais teóricos do design social para o desenvolvimento da pesquisa.

2011 - 2012

Essencial Arquitetura

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Levantamento métrico arquitetônico de lojas. Confecção e/ou correção de plantas no setor de Arquitetura Comercial atuando no desenvolvimento de Layouts. Organização de arquivos físicos e eletrônicos.

2007 - 2008

Essencial Arquitetura

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Levantamento métrico arquitetônico de lojas. Confecção e/ou correção de plantas no setor de Arquitetura Comercial atuando no desenvolvimento de Layouts. Organização de arquivos físicos e eletrônicos.

2013 - 2013

Lafarge Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto Melhorias Habitacionais - Parceria entre IVIG-COPPE/Nova Urbis/Lafarge Realizado na Favela da Rocinha que localiza-se em São Conrado no Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo feito em casas ao longo de toda a região onde, através de pequenas obras, se pudesse requalificar as moradias escolhidas com soluções sustentáveis.

2006 - 2007

ABA Arquitetura

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Levantamento métrico arquitetônico Desenvolvimento de projetos e execução de desenhos de arquitetura, instalações prediais e de estrutura nas áreas de arquitetura hospitalar, design de interiores e reformas de exteriores ( Residências Unifamiliares e multifamiliares). Organização de arquivos físicos e eletrônicos. Desenvolvimento de perspectivas modeladas através do AutoCAD 3D. Acompanhamento de obras.

2020 - Atual

Campanha Eleitoral para Vereança

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessora da Candidata à Vereadora Tainá de Paula. Coordenação de agenda e assessoria técnica no campo da Arquitetura e Urbanismo.

2023 - Atual

Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaboradora de projetos, Enquadramento Funcional: Arquiteta Urbanista, Carga horária: 20

Outras informações:
Colaboradora na Equipe de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Ambiente e Clima.