Enilson Alves de Oliveira

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA (2007), Possui Especialização em Educação Física Escolar - Universidade Gama Filho - UGF (2009), Possui Especialização em Ginástica Artística - Universidade Gama e Souza - UGS (2011), Possui Especialização em Treinamento Desportivo e Personal Training - UniFOA (2015), Possui Especialização em Gestão UGB e Docência para o Ensino Superior - UGB (2018), Possui Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA (2019). Doutorando em Educação Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Graduando em Pedagogia Universidade de Barra Mansa - UBM (2023). Atualmente é Presidente e Docente da ONG VIDA ATIVA - Pinheiral - RJ, Docente Titular da Universidade de Vassouras - RJ no Curso de Educação Física nas disciplinas Estágio Supervisionado, Programa de Aproximação á Prática e Extensão de Educação Física, Teorias e Prática do Lazer e Recreação, Trabalho de Conclusão de Curso II, Teoria e Prática das Ginásticas, Metodologia Científica, Trabalho de Conclusão de Curso. Docente Titular da Universidade de Barra Mansa - RJ no Curso de Educação Física nas disciplinas de Biomecânica, Atividades em Academia II, Metodologia do Ensino das Atividades Rítmicas, Metodologia do Handebol, Metodologia da Ginástica Artística e Prática de Desportos Individuais. Docente Titular na Universidade de Barra Mansa - RJ no Curso de Pedagogia na disciplina de Conteúdo e Metodologia da Educação Física. Membro do Núcleo de Diversidade e de Estudos das Relações Étnico-Raciais NUDIRE UBM. Membro do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Promoção a Igualdade Racial de Barra Mansa -COMUPPIR. Docente de Educação Física Escolar. Docente PCD. Técnico de Ginástica de Trampolim, Técnico de Ginástica Artística Masculina e Ginástica Artística Feminina, Técnico de Badminton e Técnico da Seleção Brasileira de Ginástica de Trampolim na Categoria World Age Group Competitions. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Física, Treinamento Desportivo e Esportes. Campeão do Torneio Estadual e Campeonato Estadual de Ginástica de Trampolim, Campeão Torneio Brasileiro de Ginástica de Trampolim e Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim, Campeão Sul Americano de Ginástica de Trampolim Paipa/ Colômbia.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em ENSINO, CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE

2015 - Atual

unifoa
Título: Ginástica Rítmica Escolar: Uma proposta de ensino inovadora, Ano de Obtenção:
Orientador: Adilson Pereira
Palavras-chave: Educação Física; Ginástica Rítmica.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em andamento em Treinamento Desportivo e Personal Training

2013 - Atual

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Especialização em Gestão e Docência para o Ensino Superior

2017 - 2018

Universidade Geraldo Di Biase
Título: Políticas Públicas Inclusivas: implementação por meio de formação continuada no Ensino Superior.
Orientador: Doutora Luíza Angélica Paschoeto Guimarães

Especialização em Ginástica Artística

2009 - 2010

Faculdade Gama e Souza
Título: Um panorama da Ginástica Artística no sul do Estado do Rio de Janeiro

Especialização em Educação Física Escolar

2007 - 2008

Universidade Gama Filho
Título: Absenteismo das aulas de Educação Física no Ensino Médio diurno

Graduação em Educação Física

2004 - 2007

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Formação complementar

2015 - 2015

BIOQUÍMICA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA. (Carga horária: 4h). , SESC - BARRA MANSA, SESC - BM, Brasil.

2014 - 2014

III Simpósio de Pesquisa e Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 40h). , Universidade Geraldo Di Biase, UGB, Brasil.

2010 - 2010

AVALIAÇÃO FÍSICA E ALTO RENDIMENTO. (Carga horária: 10h). , SESC RIO, SESC, Brasil.

2009 - 2009

COMPREENDENDO AS POSSÍVEIS RELAÇÕES ESPORTE/LAZER. (Carga horária: 6h). , SESC RIO, SESC, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em EnFEFE. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Organização de eventos

OLIVEIRA, E. A. . I Festival de Ginástica Artística - UBM. 2024. (Festival).

OLIVEIRA, E. A. . I Festival de Ginástica Artística do Curso de Educação Física da Universidade de Vassouras. 2023. (Festival).

OLIVEIRA, E. A. . Dança Contemporânea. 2023. (Festival).

OLIVEIRA, E. A. . II Colóquio Científico do Curso de Educação Física - Univassouras.. 2023. (Exposição).

OLIVEIRA, E. A. . I Simpósio de Biomecânica - UBM. 2023. (Exposição).

OLIVEIRA, E. A. . X Festival de Ginástica de Trampolim. 2022. (Festival).

OLIVEIRA, E. A. . I Colóquio Científico do Curso de Educação Física - Univassouras.. 2022. (Exposição).

OLIVEIRA, E. A. . VIII Festival de Ginástica de Trampolim. 2021. (Festival).

OLIVEIRA, E. A. . Festival de Ginástica Para Todos. 2018. (Festival).

Participação em eventos

Curso de Ginástica Artística Feminina. 2024. (Exposição).

XIII Simpósio de Educação Física e Dança da UFRJ.Dança: Atividades aeróbicas para pessoas com obesidade. 2024. (Simpósio).

XIII Simpósio de Educação Física e Dança da UFRJ.DANÇA E INCLUSÃO: NOVAS PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO.. 2024. (Simpósio).

XX ENIC - ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA..Ginástica Artística: Uma proposta metodológica para o Treinamento de Auto Rendimento... 2024. (Encontro).

MOTIVAÇÃO E PERFORMANCE DE ALTO RENDIMENTO.MOTIVAÇÃO E PERFORMANCE DE ALTO RENDIMENTO. 2023. (Seminário).

VI SEMINÁRIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA - NIVAOVA UBM.Atletismo Master: benefícios e aumento da qualidade de vida para os atletas desta categoria.. 2023. (Simpósio).

VI Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica - Nova UBM.Jogos e Brincadeiras. 2023. (Seminário).

VI SEMINÁRIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA - NOVA UBM.AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DO LEVANTAMENTO TERRA EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.. 2023. (Seminário).

VI SEMINÁRIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UBM.ADEQUAÇÃO PARA EXERCÍCIOS PARA INICIANTES: BOM DIA COMO ALTERNATIVA AO STIFF PARA ISQUIOTIBIAIS.. 2023. (Seminário).

IV SIMPÓSIO DE PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES do UGB.GINÁSTICA RÍTMICA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.. 2016. (Simpósio).

IV SIMPÓSIO DE PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES do UGB.Ginástica Artística: Possibilidades e aplicabilidades no âmbito escolar.. 2016. (Simpósio).

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2015. (Congresso).

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. TREINAMENTO ESPECIALIZADO DA GINÁSTICA DE TRAMPOLIM COMO POSSIBILIDADE DE REDUÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL.. 2015. (Congresso).

IV SIMPÓSIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE. 2015. (Simpósio).

III SIMPÓSIO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DO UGB.Treinamento Especializado da Ginástica de Trampolim como possibilidade de redução da Obesidade Infantil.. 2014. (Seminário).

CAMPEONATO BRASILEIRO DE GINÁSTICA DE TRAMPOLIM.Chefe de Delegação. 2013. (Outra).

CAMPEONATO BRASILEIRO DE GINÁSTICA DE TRAMPOLIM.Técnico. 2013. (Outra).

CURSO DE ARBITRAGEM DE GINÁSTICA DE TRAMPOLIM. 2013. (Outra).

WORLD AGE GROUP COMPETITIONS. FIG TRAMPOLINE GYMNASTICS. 2013. (Olimpíada).

BRASIL OLÍMPICO: CAMINHOS E METAS. APRESENTAÇÃO EM CONGRESSO. 2010. (Congresso).

CONEF-BM. APRESENTAÇÃO EM CONGRESSO. 2008. (Congresso).

ENFEFE. APRESENTAÇÃO EM CONGRESSO. 2008. (Congresso).

CURSO ESTADUAL DE TÉCNICA DE GINÁSTICA DE TRAMPOLIM. 2005. (Outra).

IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2004. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Terezinha de Fátima Hethenhausen

OLIVEIRA, E. A.; JACINTO, K.. ATLETISMO MASTER: BENEFÍCIOS E AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA PARA OS ATLETAS DESTA CATEGORIA.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Diego da Paixão Santos

OLIVEIRA, E. A.; FERREIRA FILHO, D. A.. PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Vassouras.

Aluno: Vanessa da Silva Oliveira

JACINTO, K.;OLIVEIRA, E. A.. A CONTRIBUÍÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA NA REDUÇÃO DE SINTOMAS DE DEPRESSÃO.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Vassouras.

Aluno: Jordana Rangel da Silva

OLIVEIRA, E. A.; FONSECA, C. L. T.. A PRÁTICA DE MUSCULAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE FÍSICA EFICAZ PARA MULHERES NO PERÍODO DE GESTAÇÃO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: Suyane Rodrigues Abreu

OLIVEIRA, E. A.; ASSIS, F.; FONSECA, C. L. T.. EXERCÍCIO FÍSICO COMO FATOR DE PROFILAXIA AOS SINTOMAS DO CLIMATÉRIO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: Eriane Aparecida dos Anjos Golvêa

FONSECA, C. L. T.; SANTOS, R. P.;OLIVEIRA, E. A.. A CONTRIBUIÇÃO DA FLEXIBILIDADE NA CAPACIDADE FUNCIONAL NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: Gabriel Xisto Furtado

SANTOS, R. P.;OLIVEIRA, E. A.; FONSECA, C. L. T.. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE SALTO VERTICAL NO BASQUETEBOL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: DANDARA VASCONCELLOS XAVIER BARBOSA

OLIVEIRA, E. A.; ASSIS, F.; FONSECA, C. L. T.. ASPECTOS METODOLÓGICOS DA MUSCULAÇÃO PARA MULHERES JOVENS OBESAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: Ana Carolina Vieira da Silva

OLIVEIRA, E. A.; SANTOS, U. V.. ESPORTES DE AVENTURA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: RODRIGO RANGEL DA SILVA

OLIVEIRA, E. A.; SANTOS, U. V.. MÉTODOS DE PREVENÇÃO DO BULLYNG NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: Nilton Basílio dos Santos

OLIVEIRA, E. A.; SANTOS, U. V.. A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: Marcelo Raposo Paula

OLIVEIRA, E. A.; SANTOS, U. V.. FATORES INTERVENIENTES NO TREINAMENTO HIPERTRÓFICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: Peterson Silva Oliveira

OLIVEIRA, E. A.; SANTOS, R. P.; FONSECA, C. L. T.. ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO DO CARBOIDRATO NA ATIVIDADE FÍSICA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: Tomaz Di Rego

OLIVEIRA, E. A.; ASSIS, F.; FONSECA, C. L. T.. ENSINO DE LUTAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 02 A 07 ANOS.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: Alex Ailton Valva Carvalho

OLIVEIRA, E. A.; AREDES, S. G.. DESENVOLVIMENTO DAS VALÊNCIAS FÍSICAS E DA TÉCNICA DO GOLEIRO NA CATEGORIA SUB-11. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: Tiago de Oliveira Melo

OLIVEIRA, E. A.OLIVEIRA, E. A.. A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ERGONOMIA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: JOÃO PAULO FARANY TEIXEIRA

OLIVEIRA, E. A.; SANTOS, R. P.. DESMISTIFICAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES DENTRO DO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: THIAGO DE MEDEIROS DE FREITAS

OLIVEIRA, E. A.; AREDES, S. G.. LEVANTAMENTO DA CRESCENTE PERFORMACE DA SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA ADULTA DE HANDEBOL NAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: SULAMITA DE ALMEIDA ROMANO

OLIVEIRA, E. A.; AREDES, S. G.. EFEITOS DAS AULAS DE STEP TRAINING EM MULHERES ADULTAS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: FELIPE COSTA MENEZES MAIA

OLIVEIRA, E. A.; SANTOS, R. P.. A NATAÇÃO COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL PARA ALUNOS DO EJA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: JENNIFER HIPÓLITO OLIVEIRA DE MEDEIROS CRISARÁ

OLIVEIRA, E. A.; SANTOS, R. P.. BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA ESCOLIOSA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: JOÃO CARLOS DE ASSIS OLIVEIRA JÚNIOR

OLIVEIRA, E. A.; SANTOS, R. P.. A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE (HIIT) NO BASQUETEBOL.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: BRUNA TRINDADE FRANCISCO

OLIVEIRA, E. A.; SANTOS, R. P.. A RELEVÂNCIA DA POSTURA PARA A SAÚDE DA COLUNA LOMBAR NA IMPOSIÇÃO DE SOBRECARGA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: ROGÉRIO RIBEIRO NASCIMENTO JÚNIOR

OLIVEIRA, E. A.; SANTOS, R. P.. CRESCIMENTO ECONÔMICO E O AUMENTO DAS RECEITAS DOS MAIORES ARRECADADORES DO FUTEBOL BRASILEIRO.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: JOEL VASCONCELLOS

SANTOS, U. V.;OLIVEIRA, E. A.. COLABORAÇÃO DO FUTSAL NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Aluno: Thais Barreto

SANTOS, U. V.;OLIVEIRA, E. A.. JOGOS COOPERATIVOS: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase.

Orientou

Terezinha de Fátima Hethenhausen

Atletismo Master: benefícios e aumento da qualidade de vida para os atletas desta categoria; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Vassouras; Orientador: Enilson Alves de Oliveira;

JORDANA DA SILVA RANGEL

A PRÁTICA DA MUSCULAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE FÍSICA EFICAZ PARA MULHERES NO PROCESSO DE GESTAÇÃO; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase; Orientador: Enilson Alves de Oliveira;

LIDIANE PIMENTEL DA SILVA ARTHUR

TERCEIRA IDADE: BENEFÍCIOS ADQUIRIDOS POR MEIO DA ATIVIDADE FÍSICA; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase; Orientador: Enilson Alves de Oliveira;

Josiane Alves

GINÁSTICA ARTÍSTICA: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA AMBOSO OS GÊNEROS NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase; Orientador: Enilson Alves de Oliveira;

PAOLA DE LIMA VENTURA

GINÁSTICA ARTÍSTICA: UM CONTEÚDO IMPRESCINDÍVEL PARA O ENSIN FUNDAMENTAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase; Orientador: Enilson Alves de Oliveira;

Joyce de Souza Silva

ABSENTEÍSMO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA POR PARTE DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase; Orientador: Enilson Alves de Oliveira;

ROSENI CORRÊA DOS SANTOS

OBESIDADE: RISCOS E DIAGNÓSTICO ENTRE OS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase; Orientador: Enilson Alves de Oliveira;

MARISTELA BARBOSA DA SILVA RAPOZO

O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE A OBESIDADE INFANTIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase; Orientador: Enilson Alves de Oliveira;

CARLOS LUIS DA SILVEIRA NUNES

GINÁSTICA ARTÍSTICA: POSSIBILIDADES E APLICABILIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Geraldo Di Biase; Orientador: Enilson Alves de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, E. A. . Avaliação da viabilidade do Levantamento Terra em Academias de Musculação: Uma revisão bibliográfica.. In: VI Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica - UBM., 2023, Barra Mansa. VI Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica - UBM.. BArra Mansa, 2023.

  • OLIVEIRA, E. A. ; JACINTO, K. ; OLIVEIRA, V. M. . Dança: Atividades aeróbicas para pessoas com obesidade. In: XIII Simpósio de Educação Física e Dança da UFRJ., 2024, Rio de Janeiro. Dança: Atividades aeróbicas para pessoas com obesidade. Rio de JAneiro: UFRJ, 2024.

  • OLIVEIRA, E. A. ; JACINTO, K. ; PIRES, A. A. F. ; SANTOS, G. S. . Ginástica Artística: Uma proposta metodológica de Treinamento para o Auto Rendimento.. In: XX ENIC - Encontro de Iniciação Científica., 2024, Vassouras. XX ENIC - Encontro de Iniciação Científica. Vassouras: Univassouras, 2024.

  • OLIVEIRA, E. A. . Adequação de Exercícios para iniciantes: Bom Dia como alternativa ao STIFF para Isquitibiais.. In: VI Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica - UBM., 2023, Barra Mansa. VI Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica - UBM.. Barra Mansa, 2023.

  • OLIVEIRA, E. A. ; SANTOS, G. S. ; JACINTO, K. ; PIRES, A. A. F. . Ginástica Artística: Uma proposta metodológica para o Treinamento de Auto Rendimento... 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. A. . Ginástica Rítmica: Uma proposta para Educação Inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, E. A. . Ginástica Artística: Possibilidades e aplicabilidades no âmbito escolar.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, E. A. . Mesclando Multimídia, Jogos e Debates para a conscientização de alunos do Ensino Médio sobre a importância da Reciclagem.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. A. . Treinamento de Ginástica Artística como possibilidade de redução da Obesidade Infantil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. A. . Treinamento Especializado da Ginástica de Trampolim, como possibilidade de redução da Obesidade Infantil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, E. A. . Um Panorama da Ginástca Artística no Sul do estado do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, E. A. . Absenteísmo das Aulas de Educação Física no Ensino Médio Diurno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. A. . Absenteísmo das aulas de Educação Física no Ensino Médio Noturno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

OLIVEIRA, E. A. . Ginástica de Trampolim. 2024.

OLIVEIRA, E. A. . Ginástica Artística: Uma proposta inovadora para a psicomotricidade.. 2023.

OLIVEIRA, E. A. ; OLIVEIRA, E. A. . I Colóquio Científico do Curso de Educação Científica. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, E. A. . Daança: Arte e ciência do Movimento. 2023. Coreográfica.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2018

Universidade Geraldo Di Biase

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 16

2023 - Atual

Centro Universitário de Barra Mansa

Vínculo: Professor Parcial, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12

2019 - 2021

Prefeitura Municipal de Vassouras

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

2019 - 2020

Instituto Social Se Liga

Vínculo: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

2017 - 2019

Prefeitura Municipal de Barra Mansa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, Carga horária: 20

2017 - 2017

Prefeitura Municipal de Pinheiral, PM/Pinheiral

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE NÍVEL MÉDIO PROFISSIONALIZANTE, Carga horária: 20

2012 - Atual

Academia de Ginástica Vida Ativa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE GINÁSTICA ARTÍSTICA E TRAMPOLIM, Carga horária: 12

2008 - 2012

Escola Córa Monteiro da Silva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 16

Outras informações:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

2011 - 2019

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - Prefeitura de Volta Redonda

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador de Núcleo da Ginástica Artística

2020 - Atual

Universidade de Vassouras

Vínculo: Professor Parcial, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 24