Otavio Rodrigues de Paula
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2025). Possui graduação em Educação Física (2006) e mestrado em Educação Física (2010) pela mesma instituição. É professor do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Divinópolis), líder do Grupo de Pesquisa CNPq INAFA Inclusão e Atividade Física Adaptada (INAFA/UEMG) e vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq NGIME Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (UFJF). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada e Inclusiva, Educação Física a Distância e Metodologias de Ensino, atuando principalmente nos temas: atividades físicas inclusivas, esportes adaptados e formação docente.
Informações coletadas do Lattes em 05/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação
2021 - 2025
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Sistematização e trajetória histórico-pedagógica da Paradança no Brasil
Eliana Lúcia Ferreira. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Paradança; Práticas de Ensino; Acessibilidade Esportiva; Estilos de Ensino; Dança em Cadeira de Rodas.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Educação Física
2008 - 2010
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Intensidade de Esforço na Competição de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas
, Ano de Obtenção: 2010.Eliana Lúcia Ferreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Atividade Física para pessoas com deficiência
2008 - 2009
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Volei sentado para pessoas com deficiência
Especialização em Aspectos Metod. e Conc. da Pesquisa Cientifica
2007 - 2007
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: ESTUDO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA REABILITAÇÃO
Orientador: Rute Estanislava Tolocka
Especialização em Lato-Sensu em Futebol
2006 - 2008
Universidade Federal de Viçosa
Título: Futebol de sete para paralisado cerebral
Formação complementar
2024 - 2024
Utilização de metodologias ativas na graduação: capacitação de docentes de. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Sobama, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em BNCC na prática: do currículo à sala de aula Desvendando as diretrizes para. (Carga horária: 20h). , Impulsiona, IMPULSIONA, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Educação Física Escolar para Alunos com Autismo. (Carga horária: 8h). , Comitê Paraolímpico Brasileiro, CPB, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Capacitação dos coordenadores de polo. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2007 - 2011
CNA Advanced Curse. (Carga horária: 160h). , Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação de Professores para EaD. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2009 - 2009
Minicurso Design Instrucional. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Tutores para Educação a Distancia. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2007 - 2007
Formação de Tutores para Educação a Distancia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Frequencia Cardiaca na Avaliação e Prescrição do E. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Atividade Física para Hipertensos. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Educação Física Baseada em Evidencias. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2004 - 2004
Desporto Adaptado. (Carga horária: 20h). , Conselho Regional de Educação Física, CREF6, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física a Distância.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Adaptada.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Dança Em Cadeira de Rodas/Especialidade: Pesquisas Em Dança Em Cadeira de Rodas.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Escolar/Especialidade: Ensino da Educação Física Escolar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Biomecânica/Especialidade: Pesquisas Em Biomecânica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Futebol/Especialidade: Ensino de Futebol.
Organização de eventos
De Paula, O. R. . Saúde na Escola - UEMG. 2022. (Outro).
De Paula, O. R. . Congresso da Associação Latino-Americana de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança (ALCIDED). 2015. (Congresso).
De Paula, O. R. . IV Encontro de Educação Física a Distância da UFJF. 2014. (Outro).
FERREIRA, E. L. ; De Paula, O. R. . VIII Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas. 2011. (Congresso).
De Paula, O. R. . II Encontro de Acessibilidade. 2011. (Congresso).
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. ; Lira, Luis Carlos . I Encontro de ensino a distância da Faculdade de Educação Física - UFJF. 2010. (Outro).
BARRETO, M. A. ; FERREIRA, E. L. ; De Paula, O. R. . VII Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas. 2009. (Congresso).
De Paula, O. R. ; NOVO JÚNIOR, José Marques . I Fórum Científico de Educação Física da UFJF. 2007. (Congresso).
De Paula, O. R. ; NACIMENTO, Carlos Alberto Camilo Do . IV Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas. 2005. (Congresso).
Participação em eventos
26º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL NA PARADANÇA ESPORTIVA: UM RELATO DE CASO. 2024. (Seminário).
26º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.EXPERIÊNCIAS COM O PROJETO DE EXTENSÃO ?ESCOLINHA DE PRÁTICAS CORPORAIS. 2024. (Seminário).
4 º Congresso de Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva. Avaliação das diferentes dimensões da acessibilidade na Universidade do estado de Minas Gerais UEMG/Divinópolis. 2024. (Congresso).
VII Congresso Paradesportivo Internacional. FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ATLETAS DE PARADANÇA ESPORTIVA: UM ESTUDO DE CASO. 2024. (Congresso).
VII Congresso Paradesportivo Internacional. FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ATLETAS DE PARADANÇA ESPORTIVA: UM ESTUDO DE CASO. 2024. (Congresso).
VI Seminário PIBID da UEMG.CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2024. (Seminário).
VI Seminário PIBID da UEMG.METODOLOGIA POCAA DO SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA DIVINÓPOLIS. 2024. (Seminário).
XIII Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA PARADANÇA ESPORTIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2024. (Congresso).
VI Semana da Educação Física e I Fórum de Cursos de Educação Física da UEMG. 2023. (Outra).
XVII Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas.ARTE E CIENCIA. 2023. (Simpósio).
Congresso Brasileiro de Pedagogia do Paradesporto. O PERFIL DOS ALUNOS DE UMA PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU EM DANÇA EM CADEIRA DE RODAS. 2022. (Congresso).
Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Painel: Acessibilidade na educação a distância: práticas pedagógicas vivenciadas pela UFJF. 2022. (Congresso).
Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE DOS SÍTIOS ELETRONICOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 2022. (Congresso).
Seminário de Pesquisa e Extensão (P&E).Avaliação da acessibilidade dos recurso didáticos disponibilizados durante o ensino remoto emergencial na Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG/Divinópolis. 2022. (Seminário).
V SEMINÁRIO PIBID/UEMG ? II SEMINÁRIO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UEMG.SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: "RESISTÊNCIAS PROPOSITIVAS E COLABORAÇÃO EM REDE NO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA". 2022. (Seminário).
23º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Saúde - Sala 4. 2021. (Seminário).
Fórum Estadual de Coordenadores da UAB de Minas Gerais - FECOUAB/MG. 2021. (Encontro).
Roda de Conversa com as Universidades Mineiras e da Criação do Fórum Mineiro em Defesa da Formação de Professoras e Professores de Minas Gerais. 2021. (Encontro).
22º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Polo 3 - Divinópolis. 2020. (Seminário).
III SEMINÁRIO DIÁLOGOS SOBRE EaD: Ensino Superior a Distância em Tempos de Pandemia. 2020. (Seminário).
IV Fórum de Internacionalização da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 2020. (Encontro).
Seminário Interativo sobre o papel dos coordenadores de polo de apoio presencial ? CEAD-UFJF.Aspectos técnicos e de apoio ao uso dos recursos tecnológicos. 2014. (Seminário).
I Encontro de Coordenadores de Cursos de Licenciatura em Educação Física a distância.Institucionalização da Ead. 2013. (Encontro).
II Congresso Paraolímpico Brasileiro e I Congresso Paradesportivo Internacional. Níveis de ansiedade nos atletas brasileiros de dança esportiva em cadeira de rodas. 2011. (Congresso).
II Encontro de Acessibilidade. 2011. (Encontro).
II Encontro de Ensino a Distância da Educação Física - UFJF. 2011. (Encontro).
VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. O processo de formação do tutor e suas competências: os cursos de pós-graduação em educação física. 2011. (Congresso).
VIII Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas e II Encontro Nacional de Pesquisadores de/em Cadeira de Rodas.Ansiedade nos atletas brasileiros de dança esportiva em cadeira de rodas. 2011. (Simpósio).
I Encontro de Pesquisadores de/em Cadeira de Rodas. 2010. (Encontro).
IV Congresso Latino-Americano de Educação Física II Congresso Científico Latino-Americano de Motricidade Humana e V Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas. IV Congresso Científico Latino-Americano de Educação Física, II Congresso Científico Latino-Americano de Motricidade Humana e V Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas. 2006. (Congresso).
I Encontro Mineiro de Fisiologoia do Exercício. 2005. (Encontro).
IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física. 2005. (Congresso).
IV Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas. 2005. (Simpósio).
VI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada. 2005. (Congresso).
I ENPROEF. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
COELHO, E. F.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. O uso da pantomima como estratégia de aquisição de línguas de sinais.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COELHO, E. F.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. O impacto social da prática de jiu jitsu em pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma revisão.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COELHO, E. F.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Lateralidade e Autismo. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COELHO, E. F.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Efeito da natação sobre indicadores do potencial esportivo de um escolar com Síndrome do Espectro Autista. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COELHO, E. F.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Perfil de um jovem atleta de bocha paralímpica. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COELHO, E. F.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Experiência esportiva e características psicossociais de um remador brasileiro paralímpico. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COELHO, E. F.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Possibilidades de práticas de lazer para crianças com deficiência auditiva.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança em Cadeira de Rodas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COELHO, E. F.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Cartilha orientadora para os profissionais de Educação Física Escolar: Passo a passo para fazer parte do jogos escolares de Minas Gerais na categoria PCD.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COELHO, E. F.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Experiência esportiva e habilidades psicológicas de paratletas de esgrima em cadeira de rodas. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COELHO, E. F.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Competência motora e potencial esportivo de um adolescente com Transtorno do Espectro do Autismo praticante de futebol. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COELHO, E. F.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Lazer de paratletas. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COLANTONIO, E.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Efeitos da estimulação psicomotora no desenvolvimento de crianças com síndrome de Down: Uma revisão curta. 2024.
COLANTONIO, E.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Competência motora e potencial esportivo de um adolescente com transtorno do Espectro do Autismo não praticante de esporte.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COELHO, E. F.; WERNECK, F. Z.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Potencial esportivo de jovens atletas de atletismo paralímpico: Um estudo preliminar.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.; FERREIRA, E. L.. Dança de Salão: Uma proposta do ritmo Bolero para Dança em Cadeira de Rodas. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança em Cadeira de Rodas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.; FERREIRA, E. L.. A adequação das barreiras arquitetônicas para a acessibilidade ao local da apresentação para os dançarinos em cadeiras de rodas.. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança em Cadeira de Rodas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.; FERREIRA, E. L.. Os parâmetros da base nacional comum curricular para a educação física e os princípios básicos da dança em cadeira de rodas.. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança em Cadeira de Rodas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.; FERREIRA, E. L.. Dança em Cadeira de Rodas como Conteúdo Escolar na Pratica das Aulas de Educação Física no Município de Governador Valadares-MG.. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança em Cadeira de Rodas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.FERREIRA, E. L.. DIFICULDADES DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aspectos Metod. e Conc. da Pesquisa Cientifica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.FERREIRA, E. L.. O ENSINO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA NOS CURSOS SUPERIORES DE JUIZ DE FORA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aspectos Metod. e Conc. da Pesquisa Cientifica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.FERREIRA, E. L.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO ENSINO A DISTÂNCIA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aspectos Metod. e Conc. da Pesquisa Cientifica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.FERREIRA, E. L.. ANÁLISE HISTÓRICA DAS AÇÕES DE PROFILAXIA DA HANSENÍASE NO BRASIL E SUAS REPERCUSSÕES. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aspectos Metod. e Conc. da Pesquisa Cientifica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.FERREIRA, E. L.. MAPAS MENTAIS: PERCEPÇÃO URBANA DE CADEIRANTES NA CIDADE DE JUIZ DE FORA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aspectos Metod. e Conc. da Pesquisa Cientifica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.FERREIRA, E. L.. A IMAGEM CORPORAL DE COLOSTOMIZADOS QUE INICIARAM O USO DO SISTEMA OCLUSOR ASSOCIADO À IRRIGAÇÃO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aspectos Metod. e Conc. da Pesquisa Cientifica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.FERREIRA, E. L.. POLÍTICAS PÚBLICAS E URBANIZAÇÃO: CONSTRUÇÃO OU DESCONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS DE LAZER?. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aspectos Metod. e Conc. da Pesquisa Cientifica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.; LINS, R. G.; COSTA, D. M. N.. A construção das políticas públicas e a rede de atendimento ao idoso no Município de Ipanema. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.; LINS, R. G.; COSTA, D. M. N.. O lazer e o esporte na perspectiva de qualidade de vida da terceira idade. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.; LINS, R. G.; COSTA, D. M. N.. O papel da família como cuidadora do idoso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SALES, B. C. M.; MACIEL JUNIOR, M. L.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Os efeitos da dança no desenvolvimento motor infantil: um estudo de revisão. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SALES, B. C. M.; SANTOS, A. S.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Efeitos de um projeto de balé clássico na aptidão física de uma jovem com Síndrome de Down. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
MACIEL JUNIOR, M. L.; SANTOS, A. S.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Jogos e Brincadeiras na Aprendizagem do Voleibol. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SALES, B. C. M.; MACIEL JUNIOR, M. L.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Os impactos da pandemia de Covid-19 sobre o ensino de Educação Física Escolar: uma revisão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SALES, B. C. M.; MACIEL JUNIOR, M. L.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. As contribuições dos materiais alternativos nas aulas de Educação Física em uma escola de zona rural. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SANTOS, A. S.; MACIEL JUNIOR, M. L.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. O futebol na Educação Física escolar: uma análise de produções científicas publicadas no período pós BNCC. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BORBA, D. A.; LACERDA, L. T.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Análise das ações técnico-táticas dos primeiros e últimos colocados do Campeonato Brasileiro da Série A de 2021. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SALES, B. C. M.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE; BILA, W. C.. OS BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A VIDA ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BORBA, D. A.; MACIEL JUNIOR, M. L.;PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE. Efeitos das ações defensivas no resultado dos jogos de futebol. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SALES, B. C. M.; ROMARCO, E. K. S.;De Paula, O. R.. A EXPRESSIVIDADE DO SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PROCESSO DE COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA FUNDAMENTADA NO SISTEMA LABAN. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
MACIEL JUNIOR, M. L.; SALES, B. C. M.;De Paula, O. R.. ?Os impactos da pandemia de Covid-19 sobre o ensino de Educação Física Escolar: uma revisão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
AMARAL, C. M. S.; MACIEL JUNIOR, M. L.;De Paula, O. R.. Esporte e política: Uma investigação a respeito da relação entre os campos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
AMARAL, C. M. S.; SALES, B. C. M.;De Paula, O. R.. Os valores educacionais atribuídos ao esporte através das aulas de Educação Física. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
ASSMANN, A. B.; COSTA, J. L.;De Paula, O. R.. A PRÁTICA DOCENTE E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
ASSMANN, A. B.; CARDOSO, A. M. N.;De Paula, O. R.. Paralimpíadas Escolares: uma oportunidade de inclusão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
ASSMANN, A. B.; AMARAL, C. M. S.;De Paula, O. R.. O FUTSAL FEMININO NO AMBIENTE ESCOLAR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
AMARAL, C. M. S.; DRUMMOND, L. R.;De Paula, O. R.. Aspectos Motivacionais na Prática do Futebol Society Feminino Amador Adulto de Divinópolis-MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
AMARAL, C. M. S.; ASSMANN, A. B.;De Paula, O. R.. Suportes e barreiras às práticas físico-esportivas pelos surdos: Uma abordagem na cidade de Divinópolis-MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
LACERDA, L. T.; SALGADO, J. V. V.;De Paula, O. R.. ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÕES (TICs) E AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS IMPLEMENTADAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BRANDAO, C. F. C. E. C. M.;De Paula, O. R.; BEGOSSI, T. D.. A importância da disciplina de primeiros socorros para a prática dos estágios supervisionados dos discentes do curso de licenciatura em educação física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) ? campus Divinópolis/MG?.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SALES, B. C. M.; RODRIGUES, N. H.;De Paula, O. R.. IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DO ALUNO COM AUTISMO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BILA, W. C.;De Paula, O. R.. COORDENAÇÃO MOTORA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BILA, W. C.;De Paula, O. R.. O ATLETISMO ESCOLAR E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
De Paula, O. R.; SACO, L. F.; FERREIRA, Eliana Lúcia. ANSIEDADE EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA E SUA RELAÇÃO COM A ATIVIDADE FÍSICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.; Gil, Flávia Ceccon Moreira; FERREIRA, E. L.. A INSERÇÃO DA MULHER BRASILEIRA NO ESPORTE PARALÍMPICO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
De Paula, O. R.; SACO, L. F.. Análise da implatação do Atendimento Educacional Especializado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Cataldi, C. L.; BARRETO, M. A.;De Paula, O. R.. Proposta metodológica de dança para deficientes intelectuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SACO, L. F.; BARRETO, M. A.;De Paula, O. R.. Mulher acometida por cnacer e sua relação com a atividade física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
TORGA, D. G.;De Paula, O. R.. A inclusão das pessoas com deficiência nas aulas de educação física das escolas estaduais da cidade de Juiz de Fora. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
BRANDAO, CAMILA FERNANDA CUNHA;De Paula, O. R.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Convocação Temporária de Professor de Educação Superior do Edital nº 11/2022 da Unidade Acadêmica de Divinópolis. 2022. Universidade do Estado de Minas Gerais.
De Paula, O. R.. Membro do Comitê Institucional de Avaliação de propostas submetidas ao Edital nº 16/2023 do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG). 2024. Universidade do Estado de Minas Gerais.
De Paula, O. R.. Parecerista dos trabalhos encaminhados a VI Semana da Educação Física e I Fórum de Cursos de Educação Física da UEMG. 2023. Universidade do Estado de Minas Gerais.
De Paula, O. R.. Membro do Comitê Institucional de Avaliação de propostas submetidas ao Edital nº 05/2020 do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG). 2021. Universidade do Estado de Minas Gerais.
Orientou
Evasão no EAD: o caso do curso de Especialização Esportes e Atividades Físicas para pessoa com deficiência; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aspectos Metod; e Conc; da Pesquisa Cientifica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
A Educação Física à distância no Brasil: práticas didático/metodológicas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aspectos Metod; e Conc; da Pesquisa Cientifica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
ENSINO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA NOS CURSOS SUPERIORES DE JUIZ DE FORA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aspectos Metod; e Conc; da Pesquisa Cientifica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
ANÁLISE HISTÓRICA DAS AÇÕES DE PROFILAXIA DA HANSENÍASE NO BRASIL E SUAS REPERCUSSÕES; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aspectos Metod; e Conc; da Pesquisa Cientifica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
MAPAS MENTAIS: PERCEPÇÃO URBANA DE CADEIRANTES NA CIDADE DE JUIZ DE FORA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aspectos Metod; e Conc; da Pesquisa Cientifica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) UM NOVO RECURSO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física para pessoas com deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
PRÁTICA DO ESPORTE ADAPTADO NAS ASSOCIAÇÕES E INSTITUIÇÕES QUE TRABALHAM COM DEFICIENTES NA CIDADE DE JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física para pessoas com deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A MELHORIA DO ESTILO DE VIDA DO DEFICIENTE; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física para pessoas com deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
A produção científica brasileira relacionada ao tema lesões em atletas de futebol amador; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
A produção científica sobre acessibilidade no contexto da Educação Física Escola; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
EDUCAÇÃO FÍSICA E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
A formação de professores de Educação Física e a inclusão de alunos com autismo: um estudo dos currículos da Universidade Do Estado De Minas Gerais (UEMG); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
A relação entre posse de bola e colocação das esquipes de futebol: uma comparação entre o Campeonato Brasileiro e a Premier League; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
A produção científica brasileira relacionada aos temas transversais e a educação física entre 2017 e 2022; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE DOS RECURSOS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG/DIVINÓPOLIS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA INCLUSÃO ESCOLAR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
ANÁLISE DE INDICADORES TÉCNICOS DOS TRÊS ÚLTIMOS CAMPEÕES BRASILEIROS DE FUTEBOL DA SÉRIA A; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA À EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
Voleibol sentado no brasil: uma revisão bibliográfica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SÉRIE B NO ANO DE 2020; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
Inclusão e Educação Física Escolar proposta de atividades; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
A IMPORTÂNCIA DA NATAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INFANTIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
O CONTEUDO JOGOS E BRINCADEIRAS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
Os conteúdos da BNCC como matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
Jogos Desportivos Coletivos: propostas de atividades no contexto extraclasse; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
Brincadeiras e jogos de matrizes indígenas: possíveis atividades na escola; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
A importância da Educação Física na cidadania; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
A inclusão escolar na atualidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
Níveis de Ansiedade dos atletas de dança esportiva em cadeira de rodas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
AVALIAÇÃO DAS DIFERENTES DIMENSÕES DA ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERIAS ? UEMG/DIVINÓPOLIS; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da Universidade do Estado; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERIAS ? UEMG/DIVINÓPOLIS; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da Universidade do Estado; Orientador: Otavio Rodrigues de Paula;
Produções bibliográficas
-
BORBA, DIEGO DE ALCANTARA ; FILHO, DIOGO ANDRÉ QUINTILIANO ; SALGADO, JOSÉ VITOR VIEIRA ; PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE ; LACERDA, LUCAS TÚLIO DE . Is the effect of ball possession important, even considering home-advantage and the shots on goal?. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 17, p. e7708, 2025.
-
MARIA DE SOUSA TENÓRIO ALBUQUERQUE, VITÓRIA ; RODRIGUES DE PAULA, Otávio ; MENDES DOS SANTOS AMARAL, CACILDA . Suportes e barreiras às práticas físico esportivas pelos surdos: uma abordagem na cidade de Divinópolis-MG. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 27, p. 1-26, 2024.
-
AMARAL, C. M. S. ; ASSMANN, A. B. ; LOBATO, E. D. L. ; MAGALHAES, L. F. ; BRANDAO, C. F. C. E. C. M. ; De Paula, O. R. . Divulgação e popularização da ciência em Educação Física e Esporte. REVISTA CONEXÃO UEPG , v. 18, p. 1-11, 2022.
-
MARTINS, ANA PAULA PEREIRA ; OLIVEIRA, JARDEL ALEXANDRE FAGUNDES DE ; FARIA, GUSTAVO BRUNO MUNIZ ; SANTOS, JOÃO PEDRO SANTIAGO ; GONTIJO, HENRIQUE CAMPOS ; DINIZ, LETÍCIA NOGUEIRA ; PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE ; BRANDAO, CAMILA FERNANDA CUNHA . Diferentes abordagens de intervenções para a redução do comportamento sedentário em mulheres durante COVID-19 / Different approaches to interventions to reduce sedentary behavior in women during COVID-19. Brazilian Journal of Health Review , v. 4, p. 28859-28872, 2021.
-
MAXIMIANO, V. S. ; HUDSON, T. A. ; FERREIRA, L. K. ; DORNELLAS, L. C. G. ; De Paula, O. R. ; NEVES, C. M. ; CATALDI, C. L. ; MEIRELES, J. F. F. . Nível de atividade física, depressão e ansiedade de estudantes de graduação em Educação Física. MOTRICIDADE (SANTA MARIA DA FEIRA) , v. 16, p. 104-112, 2020.
-
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . Concentração de lactato na Dança Esportiva em Cadeira de rodas. ConScientiae Saúde (Online) , v. 13, p. 93-96-96, 2014.
-
De Paula, O. R. ; Gil, Flávia Ceccon Moreira ; CATALDI, C. L. ; FERREIRA, E. L. . ANSIEDADE NOS ATLETAS BRASILEIROS DE DANÇA EM CADEIRA DE RODAS: COMPARAÇÃO ENTRE CADEIRANTES E ANDANTES. Revista Ciencias del Ejercício - FOD , v. 8, p. 19-19, 2013.
-
ALVES, F.R. ; Gil, Flávia Ceccon Moreira ; CATALDI, C. L. ; De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . PROPOSTA METODOLÓGICA DE DANÇA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Conexões (Campinas. Online) , v. 10, p. 101-112, 2012.
-
De Paula, O. R. ; MARINS, J. C. B. ; Cataldi, C. L. ; FERREIRA, E. L. . Carga física da dança esportiva em cadeira de rodas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 19, p. 11-19, 2011.
-
SACO, L. F. ; De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . CARACTERÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM UM GRUPO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO. HU Revista (UFJF. Impresso) , v. 37, p. 95-102, 2011.
-
BARRETO, M. A. ; De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . Estudo das variáveis motoras em atletas da dança esportiva em cadeira de rodas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 18, p. 5-10, 2010.
-
BARRETO, M. A. ; Tavares ; Campana ; De Paula, O. R. . Dança: proposta de atividade física para mulheres com esclerose múltipla. HU Revista (UFJF. Impresso) , v. 35, p. 49-52, 2009.
-
FERREIRA, E. L. ; CARDOSO, F. S. ; MORAES, I. A. ; SAÇO, L. F. ; De Paula, O. R. . Mulheres acometidas por câncer e a prática da atividade física. HU Revista (Juiz de Fora) , v. 34, p. 263-266, 2008.
-
OLIVEIRA, A. C. B. ; AMARAL, C. M. S. ; SALGADO, J. V. V. ; PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE ; SALES, B. C. M. . DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO. In: Mauro Lúcio Maciel Junior; Nara Heloísa Rodrigues; Giovana de Castro Amaral; Gustavo Martins Xavier. (Org.). Movimenta Ciência: Divulgação e popularização científica no curso de Educação Física da UEMG Divinópolis. 1ed.Belo Horizonte: Sarerê, 2024, v. 1, p. 251-283.
-
TEIXEIRA, L. A. ; ASSIS, M. P. ; BRANDAO, C. F. C. E. C. M. ; PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE ; SALES, B. C. M. . TRANSTORNOS ALIMENTARES E IMAGEM CORPORAL EM PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO: REVISÃO DE LITERATURA. In: Mauro Lúcio Maciel Junior; Nara Heloísa Rodrigues; Giovana de Castro Amaral; Gustavo Martins Xavier. (Org.). Movimenta Ciência: Divulgação e popularização científica no curso de Educação Física da UEMG Divinópolis. 1ed.Belo Horizonte: Sarerê, 2024, v. 1, p. 284-317.
-
De Paula, O. R. ; MATTA, Marcelo de Oliveira ; FERREIRA, E. L. . Futebol de Sete para Paralisado Cerebral. In: Eliana Lúcia Ferreira. (Org.). Atividade Física para Pessoas com Deficiência Física: Vivências Corporais. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2008, v. 3, p. 333-359.
-
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . Vôlei Sentado. In: Eliana Lúcia Ferreira. (Org.). Atividade Física para Pessoas com Deficiência Física: Vivências Corporais. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2008, v. 3, p. 273-289.
-
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . Vôlei Sentado: Livro de Exercícios. In: Eliana Lúcia Ferreira. (Org.). Atividade física para pessoas com deficência: livro de exercícios. Juiz de Fora: UFJF, 2008, v. 4, p. 195-198.
-
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. ; MATTA, Marcelo de Oliveira . Futebol de sete para paralisado cerebral: livro de exercícios. In: Eliana Lúcia Ferreira. (Org.). Atividade física para pessoas com deficência: livro de exercícios. Juiz de Fora: UFJF, 2008, v. 4, p. 199-202.
-
Salzer, E. B. ; Pereira, M. C. ; Cataldi, C. L. ; De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . Análise da implantação do Atendimento Educacional Especializado: um estudo de caso.. In: 3º Congresso Internacional de Educação: Saberes para o Século XXI, 2011, Ponta Grossa - PR. Anais do 3º Congresso Internacional de Educação. v. 1. p. 01-05.
-
FERREIRA, E. L. ; De Paula, O. R. ; VICENTE, D. B. R. ; Takakura, F. I. . Experiencias con los cursos de formación de educación física inclusiva a través de la educación a distancia en Brasil.. In: XVI CONGRESO INTERNACIONAL DE TECNOLOGÍAS PARA LA EDUCACIÓN Y EL CONOCIMIENTO: INNOVACIÓN TECNOLÓGICA Y GESTIÓN DEL TALENTO, 2011, Madri. Anais INNOVACIÓN TECNOLÓGICA Y GESTIÓN DEL TALENTO, 2011.
-
Braga, Marina ; Alberto, Amanda Moreira ; Gil, Flávia Ceccon Moreira ; LACERDA, G. ; De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. ; BERNARDINO, H. . O processo de formação do tutor e suas competências: os cursos de pós-graduação em educação física. In: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011, Ouro Preto. Anais do congresso, 2011.
-
De Paula, O. R. ; Cataldi, C. L. ; Cardoso, F.S. ; FERREIRA, E. L. . O advento da dança esportiva em cadeira de rodas no Brasil. In: XVI Encontro Regional de História, 2008, Belo Horizonte. Anais do XVI Encontro Regional de História, 2008.
-
De Paula, O. R. ; BEM, S. M. A. ; FERREIRA, E. L. . AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE DOS SÍTIOS ELETRÔNICOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, 2022, São Paulo. Anais do CIET:EnPET. São Carlos/SP: Grupo Horizonte UFSCar, 2022. v. 6. p. 3992-3996.
-
FERREIRA, Eliana Lúcia ; De Paula, O. R. ; FERREIRA, M. B. R. . Anxiety Level of Athletes in the 2011 Continent Cup Wheelchair Dance Sport. In: ICSEMIS - International Convention on Science, Education and Medicine in Sport, 2012, Glasgow - Escócia. Anais ICSEMIS. Glasgow: ICSEMIS, 2012. v. 2. p. 83-103.
-
BARRETO, M. A. ; FERREIRA, E. L. ; De Paula, O. R. . A História Documental da Implantação da Dança Esportiva em Cadeira de Rodas no Brasil e Criação da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas. In: VII Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas, 2009, Juiz de Fora. Programação e trabalhos do VII Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas. Niterói: Intertexto, 2009. p. 25-28.
-
De Paula, O. R. ; BARRETO, M. A. ; FERREIRA, E. L. . Qualidades Físicas Intervenientes nos Pássos Básicos da Dança Esportiva em Cadeira de Rodas. In: VII Simpósio Internacional de DAnça em Cadeira de Rodas, 2009, Juiz de Fora. Programação e trabalhos do VII Simpósio Internacional de DAnça em Cadeira de Rodas. Niterói: Intertexto, 2009. p. 29-34.
-
De Paula, O. R. ; Louzada, A.R. ; FERREIRA, E. L. . Análise da incidência de deficiência na UFJF. In: I Fórum Científico de Educação Física da UFJF, 2007, Juiz de Fora. Anais do I Fórum Científico de Educação Física da UFJF, 2007. p. 122-128.
-
De Paula, O. R. ; Tolocka, R.E. . Estudo da pessoa com deficiência no contexto da reabilitação. In: I Fórum Científico de Educação Física da UFJF, 2007, Juiz de Fora. Anais do I Fórum Científico de Educação Física da UFJF, 2007. p. 204-211.
-
De Paula, O. R. ; NOVO JÚNIOR, José Marques . Metodologia Biomeânica para identificação dos deslocamentos do conjunto cadeira de rodas-cadeirante na Dança em Cadeira de Rodas. In: IV Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas, 2005, Juiz de Fora. Anais do IV Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas. Juiz de Fora, 2005. v. 4. p. 92-100.
-
PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE ; VENTURINI, G. R. O. ; MAZINI FILHO, M. L. ; FERREIRA, E. L. . A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA PARADANÇA ESPORTIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: Congressso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 2024, Goiânia/GO. Inclusão e Atividade Motora Adaptada: Caminhos, pesquisas e possibilidades, 2024. v. 2. p. 79-79.
-
ALMEIDA, L. J. ; ALMEIDA, J. G. A. ; FERREIRA, E. L. ; PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE . AVALIAÇÃO DAS DIFERENTES DIMENSÕES DA ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG/DIVINÓPOLIS. In: 4º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais do 4º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Rio de Janeiro/RJ: UFRJ:UFRN, 2024. p. 89-90.
-
PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE ; BRANDAO, C. F. C. ; FERREIRA, E. L. . FREQUENCIA CARDÍACA EM ATLETAS DE PARADANÇA ESPORTIVA: UM ESTUDO DE CASO. In: VII CONGRESSO PARADESPORTIVO INTERNACIONAL, 2024, São Paulo. ANAIS VII CONGRESSO PARADESPORTIVO INTERNACIONAL. São Paulo: Academia Paralímpica Brasileira, 2024.
-
BEM, S. M. A. ; VIANNA, R. M. ; De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . O PERFIL DOS ALUNOS DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DANÇA EM CADEIRA DE RODAS. In: I Congresso de Pedagogia do Paradesporto, 2022, Santos/SP. Anais do I Congresso de Pedagogia do Paradesporto, 2022.
-
SANTOS, M. A. G. N. ; AMARAL, C. M. S. ; De Paula, O. R. ; ASSMANN, A. B. ; BRANDAO, C. F. C. E. C. M. . Estrutura, segurança e acessibilidade para a Educação Física e atividades esportivas em escola públicas estaduais: Uma abordagem em Divinópolis ? MG. In: 12º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2021, Novo Hamburgo - RS. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2021. v. 2. p. 174-177.
-
SANTOS, M. A. G. N. ; PEREIRA, M. ; AMARAL, C. M. S. ; De Paula, O. R. ; ASSMANN, A. B. . Acessibilidade das academias de musculação: um estudo na microrregião de Ourinhos. In: 12º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2021, Novo Hamburgo - RS. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2021. v. 2. p. 184-186.
-
FERREIRA, Eliana Lúcia ; SACO, L. F. ; De Paula, O. R. . Embracing diversity: Opportunities to all (in) capacities women and physical activity. In: 17th IAPESGW World Congress (International Association of Physical Education and Sport, 2013, Havana. Scientific program IAPESGW. Havana: INDER, 2013. v. 1. p. 402-402.
-
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. ; FERREIRA, M. B. R. ; Gil, Flávia Ceccon Moreira . DEPLOYING AND IMPLEMENTING INCLUSIVE PHYSICAL EDUCATION. In: International Symposium of Adapted Physical Activity, 2013, Istambul. Anais ISAPA, 2013.
-
FERREIRA, Eliana Lúcia ; De Paula, O. R. ; Gil, Flávia Ceccon Moreira ; FERREIRA, M. B. R. . WHEELCHAIR DANCE: MEANING AND CONTRIBUITIONS. In: International Symposium of Adapted Physical Activity, 2013, Istambul. Anais ISAPA, 2013.
-
FERREIRA, E. L. ; De Paula, O. R. ; SILVA, A. ; Mello, M.T. ; FERREIRA, M. B. R. . Anxiety Levels in the Brazilian Athletes of Wheelchair Dance Sport.. In: NAFAPA - North American Federation of Adapted Physical Activity, 2012, Birmingham. Anais NAFAPA. Birmingham: NAFAPA, 2012. v. 1. p. 101-101.
-
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. ; SILVA, A. ; Mello, M.T. . Níveis de ansiedade nos atletas brasileiros de dança esportiva em cadeira de rodas. In: II Congresso Paraolímpico Brasileiro e I Congresso Paradesportivo Internacional, 2011, Uberlandia. Anais do congresso, 2011.
-
De Paula, O. R. ; FERREIRA, P. A. S. ; GERHEIN, R. G. ; FERREIRA, E. L. . Ansiedade nos atletas brasileiros de dança esportiva em cadeira de rodas. In: VIII Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas e II Encontro Nacional de Pesquisadores de/em Cadeira de Rodas, 2011, Santa Maria - RS. Anais do Simpósio. Niterói: Intertexto, 2011. v. 1. p. 18-19.
-
FERREIRA, E. L. ; SACO, L. F. ; De Paula, O. R. . Characteristics and evaluation of quality of life in a group of patients undergoing chemotherapy treatment. In: 16 Annual Congress of the ECSS New horizons, 2011, Liverpool. 16 annual Congress of the ECSS. George: N.Tim Cable, 2011. v. 1. p. 210-210.
-
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. ; COLANTONIO, E. . Blood Lactate (Lac) and Heart Rate (HR) during Wheelchair Dance Sport (WDS) Brazilian Championship. In: The 17th International Symposium of Adapted Physical Activity, 2009, Gavis. Book of Abstracts, 2009. p. 253-253.
-
De Paula, O. R. ; Cataldi, C. L. ; FERREIRA, E. L. . Comparação entre o nível de ansiedade 24horas e 1 hora antes de uma competição de dança esportiva em cadeira de rodas. In: XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos países de língua portuguesa, 2008, Porto Alegre. Anais do XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos países de língua portuguesa, 2008.
-
De Paula, O. R. ; FERREIRA, M.E.C ; FERREIRA, E. L. . Desporto Adaptado de alto rendimento para pessoas com deficiência visual: Principios da motivação. In: XXX SIMPOSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE: Mitos e evidências na atividade física e no esporte, 2007, São Paulo. XXX SIMPOSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE: Mitos e evidências na atividade física e no esporte, 2007. v. 1. p. 209-209.
-
De Paula, O. R. ; NOVO JÚNIOR, José Marques . Conceitos Biomecanicos na Dança em Cadeira de Rodas. In: IV Congresso Científico Latino-Americano, 2006, Piracicaba. Anais do Congresso. Piracicaba: UNIMEP, 2006. v. 1.
-
Costa, C. M. A. ; De Paula, O. R. ; PIMENTEL, A. S. . COMPARAÇÃO ENTRE HORAS DE ESTUDO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM JOVENS VESTIBULANDOS. In: XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2006, São Paulo. Anais do XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2006. p. 96-96.
-
De Paula, O. R. ; SIVEIRA, Saulo Siva da ; TAVARES, Viviane Portela . Dança em cadeira de rodas: proposta metodológica para a identificação dos deslocamentos do conjunto cadeira de rodas/cadeirante atraves da cinemetria. In: XII Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2006, Juiz de Fora. Anais, 2006.
-
De Paula, O. R. ; NOVO JÚNIOR, José Marques . Dança em Cadeira de Rodas: proposta metodológica para a identificação dos deslocamentos do conjunto cadeira de rodas-cadeirante através da cinemetria. In: VI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 2005, Rio Claro-SP. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Rio Claro-SP, 2005. v. 10.
-
LIMA JÚNIOR, Luizir A Souza ; De Paula, O. R. ; MATTA, Marcelo de Oliveira ; LIMA, Jorge Roberto Perrout de . Relação entre protocolos de VO2 Máx em adolescentes praticantes de futebol. In: I Encontro Mineiro de Fisiologia do Exercício, 2005, Juiz de Fora. Anais do 1o MgFex, 2005.
-
De Paula, O. R. ; NOVO JÚNIOR, José Marques . Proposta Metodológica para verificar os deslocamentos do conjunto cadeira de rodas-cadeirante na Dança em Cadeira de Rodas através da cinemetria. In: I Encontro Mineiro de Fisiologia do Exercício, 2005, Juiz de Fora. Anais. Juiz de Fora, 2005.
-
FERREIRA, E. L. ; RODRIGUES DE PAULA, Otávio . A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA PARADANÇA ESPORTIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, L. J. ; PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE . AVALIAÇÃO DAS DIFERENTES DIMENSÕES DA ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERIAS ? UEMG/DIVINÓPOLIS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, L. J. ; ALMEIDA, J. G. A. ; FERREIRA, E. L. ; PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE . Avaliação das diferentes dimensões da acessibilidade na Universidade do estado de Minas G erais UEMG/Divinópolis. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE ; BRANDAO, C. F. C. E. C. M. ; FERREIRA, E. L. . FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ATLETAS DE PARADANÇA ESPORTIVA: UM ESTUDO DE CASO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE . METODOLOGIA POCAA DO SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA DIVINÓPOLIS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE . CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CUNHA, E. M. ; PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE . EXPERIÊNCIAS COM O PROJETO DE EXTENSÃO ?ESCOLINHA DE PRÁTICAS CORPORAIS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE ; FERREIRA, E. L. . CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL NA PARADANÇA ESPORTIVA: UM RELATO DE CASO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . Dança em cadeira de rodas: uma revisão sistemática sobre o estado da arte. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, L. J. ; PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE . AVALIAÇÃO DAS DIFERENTES DIMENSÕES DA ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERIAS ? UEMG/DIVINÓPOLIS,. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE ; FERREIRA, E. L. . PRÁTICAS DE ENSINO DA PARA DANÇA ESPORTIVA NO BRASIL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BEM, S. M. A. ; VIANNA, R. M. ; PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE ; FERREIRA, E. L. . O PERFIL DOS ALUNOS DE UMA PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU EM DANÇA EM CADEIRA DE RODAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AQUINO, J. P. ; De Paula, O. R. . Avaliação da acessibilidade dos recurso didáticos disponibilizados durante o ensino remoto emergencial na Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG/Divinópolis. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
De Paula, O. R. ; BEM, S. M. A. ; FERREIRA, E. L. . Avaliação da acessibilidade de sítios eletrônicos de instituições de ensino superior. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M. A. G. N. ; PEREIRA, M. ; AMARAL, C. M. S. ; De Paula, O. R. ; ASSMANN, A. B. . ACESSIBILIDADE DAS ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO: UM ESTUDO NA MICRORREGIÃO DE OURINHOS-SP. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M. A. G. N. ; AMARAL, C. M. S. ; De Paula, O. R. ; ASSMANN, A. B. ; BRANDAO, C. F. C. . ESTRUTURA, SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADES ESPORTIVAS EM ESCOLA PÚBLICAS ESTADUAIS: UMA ABORDAGEM EM DIVINÓPOLIS ? MG. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . Concentração de Lactato na Dança Esportiva em Cadeira de Rodas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Salzer, E. B. ; Pereira, M. C. ; Cataldi, C. L. ; De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . Análise da implantação do Atendimento Educacional Especializado: um estudo de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
De Paula, O. R. ; Cataldi, C. L. . Comparação entre o nível de ansiedade 24horas e 1 hora antes de uma competição de dança esportiva em cadeira de rodas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Cardoso, F.S. ; Cataldi, C. L. ; De Paula, O. R. . O advento da dança esportiva em cadeira de rodas no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
De Paula, O. R. . Abertas inscrições para especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas na UFJF. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE . Rede Social PIBID | UEMG - Educação Física. 2021. (Rede social).
FERREIRA, E. L. ; PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE . Curso de Extensão em Dança em Cadeira de Rodas. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE . Mesário do XXIII Campeonato Brasileiro de Paradança. 2024. (Trabalho voluntário).
PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE . Classificação funcional de atletas de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas. 2023. (Trabalho voluntário).
SALGADO, M. ; PEREIRA, M. ; SANTANA, J. B. ; LIMA, D. C. ; De Paula, O. R. . Formação de professores para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
De Paula, O. R. . CONCEITO E APLICAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Ensino a Distância).
PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE . Classificação funcional de atletas de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas. 2019. (Trabalho voluntário).
De Paula, O. R. . Características das pessoas com deficiência e atividades físicas atribuídas a elas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. ; Takakura, F. I. . Gerenciamento em EAD. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . Atividades físicas para pessoas com deficiência física. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Ensino a Distância).
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . Vôlei Sentado. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Ensino a Distância).
De Paula, O. R. ; MATTA, Marcelo de Oliveira ; FERREIRA, E. L. . Livro de Exercícios: Futebol de Sete para Paralisado Cerebral. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Ensino a Distância).
De Paula, O. R. ; FERREIRA, E. L. . Livro de Exercícios: Vôlei Sentado. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Ensino a Distância).
De Paula, O. R. ; MATTA, Marcelo de Oliveira . Futebol de Sete para Paralisado Cerebral. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Ensino a Distância).
De Paula, O. R. ; Cataldi, C. L. . Anais do I Fórum Científico de Educação Física da UFJF. 2007. (Editoração/Anais).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
SISTEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DA PARADANÇA ESPORTIVA NO BRASIL: ANÁLISE PEDAGÓGICA SOB A ÓTICA DOS ESTILOS DE ENSINO, Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar as práticas de ensino adotadas por professores da Paradança Esportiva no Brasil, com foco nas estratégias pedagógicas, na organização das aulas e nos recursos utilizados. A pesquisa parte da constatação de que, apesar do crescimento da modalidade no país, ainda há escassez de estudos voltados à dimensão pedagógica do ensino na Paradança. Com abordagem qualitativa e natureza descritivo-analítica, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e técnicos atuantes em grupos de Dança em Cadeira de Rodas (DCR) filiados à Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR). Os relatos obtidos serão analisados com base na Teoria dos Estilos de Ensino de Mosston e Ashworth, buscando identificar as estratégias utilizadas e classificá-las segundo os estilos propostos. Espera-se que os resultados contribuam para a valorização dos saberes docentes construídos na prática, para a sistematização de referências pedagógicas no campo da dança adaptada e para o fortalecimento da Paradança como modalidade inclusiva e educativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otavio Rodrigues de Paula - Coordenador.
-
2023 - 2023
AVALIAÇÃO DAS DIFERENTES DIMENSÕES DA ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERIAS UEMG/DIVINÓPOLIS, Descrição: Avaliar a percepção dos alunos em relação as diferentes dimensões de acessibilidade na Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Divinópolis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Otavio Rodrigues de Paula - Coordenador / LETICIA JOYCE ALMEIDA - Integrante.
-
2023 - Atual
Estratégias e desafios metodológicas para o desenvolvimento da dança em cadeira de rodas enquanto instrumento educacional inclusivo, Descrição: Este estudo trata-se de analisar estilos de prática de movimento corporal que podem ser aplicados em ações e atividades didáticas para o desenvolvimento da dança em cadeira de rodas enquanto arte e esporte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Otavio Rodrigues de Paula - Integrante / Eliana - Coordenador / Jose Honório Glansmann - Integrante.
-
2022 - 2022
AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERIAS UEMG/DIVINÓPOLIS, Descrição: Avaliar os materiais didáticos disponibilizados durante o ensino remoto emergencial na UEMG/Divinópolis em relação às diretrizes de acessibilidade e à percepção dos alunos com deficiência da instituição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Otavio Rodrigues de Paula - Coordenador / Júlia Pardini Aquino - Integrante.
-
2005 - 2005
Desenvolvimento de Métodos de Dança em Cadeira de Rodas, Descrição: Desenvolvimento de Método de Dança em Cadeira de Rodas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Otavio Rodrigues de Paula - Integrante / Saulo Siva da Siveira - Integrante / Viviane Portela Tavares - Integrante / Eliana Lúcia Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Acadêmica Divinópolis. , Avenida Paraná, São José, 35501170 - Divinópolis, MG - Brasil, Telefone: (37) 32293578, URL da Homepage:
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Crescimento e Desenvolvimento, Educação Física Adaptada, Esportes Adaptados, Esportes Paralímpicos, Futebol, Futsal, História da Educação Física, Pedagogia dos Esportes, Saúde Coletiva
Atividades
-
09/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica Divinópolis.Cargo ou função, MEMBRO COMITÊ TÉCNICO DE PESQUISA E EXTENSÃO (UEMG).
-
09/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica Divinópolis.Cargo ou função, Membros suplentes na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
-
08/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica Divinópolis.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física.
-
11/2022
Direção e administração, Unidade Acadêmica Divinópolis.Cargo ou função, Coordenador de área Sub-projeto Educação Física - edital 23/2022.
-
11/2024 - 11/2024
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Acadêmica Divinópolis, Unidade Acadêmica Divinópolis.Atividade realizada, Avaliação dos resumos submetidos ao 26 Seminário de Pesquisa e Extensão, da Universidade do Estado de Minas Gerais.
-
11/2024 - 11/2024
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Acadêmica Divinópolis, Unidade Acadêmica Divinópolis.Atividade realizada, Coordenação de apresentação de trabalhos: Grupo de Trabalho Educação de Qualidade no 26 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG..
-
02/2024 - 02/2024
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Acadêmica Divinópolis, Unidade Acadêmica Divinópolis.Atividade realizada, Parecerista relatório final de projeto vinculado ao Programa Interno de Incentivo à Pesquisa e à Extensão PROINPE/Edital 01/2023..
-
11/2023 - 11/2023
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Acadêmica Divinópolis, Unidade Acadêmica Divinópolis.Atividade realizada, Avaliador dos trabalhos apresentados no 25 Seminário de PE da UEMG..
-
08/2020 - 08/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica Divinópolis.Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Educação Física.
-
06/2023 - 06/2023
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Acadêmica Divinópolis, Unidade Acadêmica Divinópolis.Atividade realizada, Parecerista de Projeto de Extensão submetido ao Programa Interno de Incentivo à Pesquisa e Extensão PROINPE Chamada de Fluxo Contínuo Edital 01/2023..
-
05/2023 - 05/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica Divinópolis.Cargo ou função, Membro Comissão Avaliadora Local Edital n 04/2023 Monitor de Discentes com necessidades Educacionais Especiais.
-
08/2020 - 08/2022
Direção e administração, Unidade Acadêmica Divinópolis.Cargo ou função, Vice-coordenador curso Licenciatura em Educação Física.
-
10/2020 - 03/2022
Direção e administração, Unidade Acadêmica Divinópolis.Cargo ou função, Coordenador de área Sub-projeto Educação Física - edital 02/2020.
-
03/2021 - 03/2021
Outras atividades técnico-científicas , Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.Atividade realizada, Comissão de avaliação de projetos Edital 05/2020 PAPq/UEMG.
-
11/2020 - 11/2020
Outras atividades técnico-científicas , Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.Atividade realizada, Avaliador dos trabalhos apresentados no 22º Seminário de P&E da UEMG.
2020 - 2022
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Polo UAB - UEMG - Divinópolis, Carga horária: 20
2015 - 2020
Faculdade de Minas - MuriaeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Educação Física Inclusiva, Aprendizagem Motora, Crescimento e Desenvolvimento, Atletismo, Estudos Olímpicos, História da Educação Física e Olimpismo, Iniciação Esportiva, Organização de Eventos, Tópicos Especiais I (Esportes Adaptados),Trabalho Interdisciplinar Supervisionado, Tópicos Especiais IV (Modalidades Olímpicas Diversas), Estágio Supervisionado, Prática de Ensino do Segundo Seguimento do Ensino Fundamental. Didátida geral e da Educação Física.
Professor disciplinas 1º semestre 2015:
Estudos Olímpicos
História da Educação Física e Olimpismo
Iniciação Esportiva
Professor disciplinas 2º semestre 2015:
Educação Física Inclusiva
Tópicos Especiais I (Esportes Adaptados)
Trabalho Interdisciplinar Supervisionado
Professor disciplinas 1º semestre 2016:
História da Educação Física e Olimpismo
Iniciação Esportiva
Tópicos Especiais IV (Modalidades Olímpicas Diversas)
Trabalho Interdisciplinar Supervisionado
Professor Disciplinas 2º Semestre 2016
Aprendizagem Motora
Educação Física Inclusiva
Atletismo
Trabalho Interdisciplinar Supervisionado
Professor Disciplinas 1º Semestre 2017
Prática de Ensino V
História da Educação Física e Olimpismo
Iniciação Esportiva
Tópicos Especiais III (Esportes e Testes Adaptados)
Trabalho Interdisciplinar Supervisionado
Crescimento e Desenvolvimento
Professor Disciplinas 2º Semestre 2017
Educação Física Inclusiva
Atletismo
Organização de Eventos
Estágio Supervisionado
Professor Disciplinas 1º Semestre 2018
Prática de Ensino do Segundo Seguimento do Ensino Fundamental
História da Educação Física
Iniciação Esportiva
Professor Disciplinas 2º Semestre 2018
Educação Física Inclusiva
Professor Disciplinas 1º Semestre 2019
História da Educação Física
Iniciação Esportiva
Didática Geral e da Educação Física
Atividades
-
04/2015 - 02/2020
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aprendizagem Motora, Atletismo, Crescimento e Desenvolvimento, Educação Física Inclusiva, Estudos Olímpicos, História da Educação Física e Olimpismo, Iniciação Esportiva
2018 - 2020
Faculdade do Sudeste MineiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Futebol, Organização de Campeonatos e Eventos Esportivos,Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Educação Física Adaptada, Bioestatística.
Disciplinas ministradas 1º Semestre 2018
Educação Física Adaptada, Bioestatística.
Disciplinas ministradas 2º Semestre 2018
Futebol
Organização de Campeonatos e Eventos Esportivos
Políticas Públicas de Esporte e Lazer
Disciplinas ministradas 1º Semestre 2019
Educação Física Adaptada, Bioestatística.
Disciplinas ministradas 2º Semestre 2019
Futebol, Organização de Campeonatos e Eventos Esportivos
Políticas Públicas de Esporte e Lazer
2009 - Atual
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-Líder Grupo de Pesquisa, Carga horária: 2
Outras informações:
Pesquisador Colaborador do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância. Atua no desenvolvimento de pesquisas científicas, além de coordenar equipe de desenvolvimento de novos projetos.
2012 - 2020
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 20
Outras informações:
Gestão Acadêmica e apoio Administrativo/Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física a distância, oferecido pela UFJF em parceira com a UAB (Universidade Aberta do Brasil).
2016 - 2016
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Substituto ministrando as disciplinas: Educação Física Adaptada e Esportes Paralímpicos.
2014 - 2014
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das disciplinas do curso de Licenciatura a distância em Educação Física:
Educação Física Adaptada
Socorros de Urgência
2014 - 2014
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Apoio Administrativo Nível VI, Carga horária: 40
Outras informações:
Funcionário Contratado de forma Terceirizada pela Empresa Capital oferecendo serviços a UFJF para Apoio Administrativo-Acadêmico de Cursos de Ensino a Distância na instituição.
2013 - 2014
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Apoio Administrativo Nível VI, Carga horária: 40
Outras informações:
Funcionário Contratado de forma Terceirizada pela Empresa Classe A que oferece serviços a UFJF para Apoio Administrativo-Acadêmico de Cursos de Ensino a Distância na instituição.
2009 - 2013
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor Convidado do curso de Especialização em Aspectos Metodológicos e Conceituais da Pesquisa Científica. Disciplinas: Metodologia do trabalho acadêmico e Seminário de projeto da pesquisa científica.
2009 - 2012
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I (UAB/CAPES), Carga horária: 20
Outras informações:
Professor e Coordenador Pedagógico do Curso de Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência, oferecido pela UFJF em parceira com a UAB (Universidade Aberta do Brasil).
2009 - 2011
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de tutores, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador de tutores do curso de Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para pessoas com deficiência.
2009 - 2009
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
2008 - 2009
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distancia, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor a distância no curso de pós-graduação "Atividade Física para pessoas com deficiência"
2007 - 2008
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distancia, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor a distancia do curso de extensão em "Atividade Física para pessoas com deficiencia física".
2005 - 2005
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista Iniciacão Científica, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)Iniciacão Científica, Carga horária: 12
2005 - 2005
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Monitor de Disciplina, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina Organização e Administr, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação Física e Desportos.Linhas de pesquisa
-
07/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação Física e Desportos.Linhas de pesquisa
2003 - 2009
Colégio e Curso Professor Ricardo MusseVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física - Ensino Médio, Carga horária: 3
Atividades
-
02/2003 - 12/2007
Ensino,Disciplinas ministradas, Educação Física Escolar
2007 - 2007
Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2007 - 11/2007
Ensino,Disciplinas ministradas, Educação Física para Deficientes
2006 - 2006
Escola Estadual Professor QuesnelVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 18
Atividades
-
09/2006 - 12/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Educação Física Escolar
2011 - 2015
Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de RodasVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: 1º Tesoureiro, Carga horária: 1
2005 - 2005
Escola Estadual Delfim MoreiraVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2
Atividades
-
03/2005 - 06/2005
Estágios , Educação Física, Educação Física Escolar.Estágio realizado, Observação e Intervenção nas aulas de Educação Física.
2003 - 2003
Tupi Futebol ClubeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 4
Atividades
-
04/2003 - 06/2003
Estágios , Esportes, Departamento de Futebol.Estágio realizado, Ajudande de Professor Titular.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Otavio Rodrigues de Paula e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?