Rebeca Sartini Coimbra

Enfermeira graduada em 2018 pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Membro desde 2016 do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem e Saúde à Pessoas em Condição Crônica (NUCRON/UFSC). Pós - Graduanda em Saúde pública pela Faculdade Dom Alberto e em Enfermagem obstétrica e ginecológica pelo Instituto Ciência e Arte . Enfermeira da atenção básica no município de Palhoça. Técnica de enfermagem com vínculo estatutário lotada na emergência do Hospital Governador Celso Ramos desde 2012.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Enfermagem Obstétrica e Ginecologica

2020 - Atual

Instituto Ciência e Arte

Especialização em andamento em Saúde Pública

2019 - Atual

Faculdade Dom Alberto

Graduação em Enfermagem

2014 - 2018

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Proposta de Checklist para avaliação da pele em pessoas queimadas em acompanhamento ambulatorial
Orientador: Maria Elena Echevarria Guanilo.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico de Enfermagem

2006 - 2008

Escola Tecnica Professor Humberto Rohden

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2005

Escola Estadual Morada do Vale

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Atualização em Urgência e Emergência. (Carga horária: 60h). , Enfermagem a distância, EAD, Brasil.

2019 - 2019

Manejo do Sarampo nos Serviços de Saúde. (Carga horária: 60h). , Fundação Oswaldo Cruz Brasília, FIOCRUZ, Brasil.

2019 - 2019

Atualização em curativos. (Carga horária: 80h). , Enfermagem a distância, EAD, Brasil.

2019 - 2019

Triângulo de avaliação de feridas e indicação de coberturas especiais.. (Carga horária: 4h). , HOSPITAL GOVERNADOR CELSO RAMOS, HGCR, Brasil.

2019 - 2019

Atualização do Manejo Clínico da Influenza. (Carga horária: 6h). , Fundação Oswaldo Cruz Brasília, FIOCRUZ, Brasil.

2018 - 2018

Tratamento de Feridas. (Carga horária: 8h). , Secretária de Saúde de Santa Catarina, SES/SC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ECHEVARRIA-GUANILO, M. E ; SILVA, D. M. G. V. ; MEIRELLES, B. H. S. ; GONCALVES, N. ; DANIEL, D.F.M ; COIMBRA, REBECA ; Romanoski, PJ ; Costa, P.T.L ; SIMAS, C. . III Jornada brasileira de pesquisa em condição crônica.. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

17ª SEPEX- Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.. Ações educativas envolvendo queimaduras e imobilizações do paciente em situações de emergência.. 2018. (Exposição).

III Jornada Brasileira de Pesquisa em Condição Crônica - III JPECC.Percepções de crianças/adolescentes queimados atendidas em Hospital pediátrico do Sul do Brasil e de seus pais/responsáveis sobre qualidade de vida. 2018. (Outra).

II Simpósio de Estomaterapia do Sul. 2018. (Simpósio).

XI Congresso Brasileiro de Queimaduras. Ações na Semana de Prevenção de Queimadura em um Hospital pediátrico e escola do Sul do País: Relato de experiência.. 2018. (Congresso).

Jornada de condições agudas de saúde - III JOCAS.Uso da terapia de pressão negativa dinâmica para tratamento de abdome aberto.. 2017. (Outra).

Jornada de condições agudas de saúde - III JOCAS.1. Assistência de enfermagem em terapia intensiva ao paciente com Aspergilose pulmonar: um estudo de caso. 2017. (Outra).

Jornada de condições agudas de saúde - III JOCAS.Uso da terapia de pressão negativa no tratamento de feridas de pacientes queimados: relato de experiência. 2017. (Outra).

Jornada de condições agudas de saúde - III JOCAS.ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM TRAUMATISMO CRANIO ENCEFÁLICO: UM ESTUDO DE CASO*,. 2017. (Outra).

Seminário Novas tecnologias no cuidado às feridas.Linfangite e Diabetes Meliitus tipo II- Relato de caso. 2016. (Seminário).

Seminário Novas tecnologias no cuidado às feridas.Vasculie induzida por drogas - Relato de caso. 2016. (Seminário).

XVIII ECENPE E I JORNADA DO GEPESCA.UM GIRO PELA HISTÓRIA- DA FAMÍLIA MEDIEVAL À FAMÍLIA MODERNA. 2016. (Seminário).

II Jornada de Condições Agudas de Saúde (JOCAS).. 2015. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Daiana Ferreira Marcelino

DANIEL, D.F.M; ECHEVARRIA-GUANILO, M. E; GONCALVES, N.; SEBOLD, L.F;COIMBRA, R. S.. Coping no processo de reabilitação em pessoas que sofreram queimaduras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tatiana Martins

GUANILO, M. E. E.; MENDES, A. D.;0000-0002-0954-5811; ROMANOSKI, P. J.; GONCALVES, N.; MARTINS, J. C.. Proposta de checklist para avaliação da pele em pessoas queimadas em acompanhamento ambulatorial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Natalia Gonçalves

ECHEVARRIA-GUANILO, M. E.; Mendes, A.D.;GONÇALVES, N.; Martins, T.; ROMANOSKI, PRISCILA JUCELI; Martins, JC. Proposta de checklist para avaliação da pele em pessoas queimadas em acompanhamento ambulatorial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Priscila Juceli Romanoski

ECHEVARRIA-GUANILO, M. E.; MANDES, A. D.; GONCALVES, N.;ROMANOSKI, Priscila Juceli; MARTINS, J. C.. Proposta de checklist para avaliação da pele em pessoas queimadas em acompanhamento ambulatorial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Elena Echevarria Guanilo

Proposta de checklist para avaliação da pele em pessoas queimadas em acompanhamento ambulatorial; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Elena Echevarria Guanilo;

Maria Elena Echevarria Guanilo

Qualidade de vida de crianças/adolescentes queimados atendidas no Sul do Brasil: percepção de si mesmas e de seus pais/responsáveis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Elena Echevarria Guanilo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Romanoski, PJ ; SIMAS, C. ; DANIEL, D.F.M ; COIMBRA, R. S. ; Costa, P.T.L ; ECHEVARRIA-GUANILO, M. E . Qualidade de vida de crianças e adolescentes após queimadura: Revisão integrativa. REVISTA BRASILEIRA DE QUEIMADURAS , v. 17, p. 113-122, 2019.

  • COIMBRA, R. S. ; ECHEVARRIA-GUANILO, M. E ; SCAPIN, S. Q. ; SIMAS, C. ; GONCALVES, N. . Qualidade de vida de crianças/adolescentes queimadas atendidas em hospital pediátrico do sul do Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE QUEIMADURAS , v. 17, p. 32-42, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Queimaduras: Coping e variáveis associadas no processo de reabilitação., Descrição: Pesquisa que tem por objetivos estudar a relação entre coping, qualidade de vida, ansiedade, depressão, resiliência, apoio social e aspectos sociais, econômicos e institucionais no processo de recuperação de pessoas que sofreram queimaduras e compreender a existencialidade do ser-queimado em sua experiência do processo de reabilitação e retorno à mundanedade, à luz do pensamento de Martin Heidegger.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rebeca Sartini Coimbra - Integrante / Maria Elena Echevarria Guanilo - Coordenador / CAMILA SIMAS - Integrante / NATÁLIA GONÇALVES - Integrante / Priscila Juceli Romanoski - Integrante / POLLYANA THAYS LAMEIRA DA COSTA - Integrante / Jordi Alonso - Integrante / Luciara Fabiane Sebold - Integrante / Daiana Ferreira Marcelino Daniel - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Cuidado com a pele na condição crônica: evidência para a prática da enfermagem, Descrição: da pele, atribuições do enfermeiro em dermatologia nos cuidados de pele (ações preventivas, curativas e de reabilitação) e tecnologia passíveis de utilização pela enfermagem para a identificação e alterações de pele na condição crônica. Utilização de instrumentos de avaliação com propriedades de medida constatadas para avaliação de qualidade de vida e variáveis associadas. Objetivos gerais: Produzir conhecimento sobre prevalência de atendimentos realizados a pessoas com lesões de pele e os fatores de risco para o desenvolvimento de lesões de pele no momento da internação de pessoas nos serviços hospitalares. Identificar tecnologias de avaliação das condições de pele utilizados por enfermeiros. Utilizar tecnologias para a avaliação das alterações cutâneas em pessoas em condições crônicas em situação de hospitalização e desenvolvimento e validação de um aplicativo interativo móvel para o ensino e prática de cuidados de enfermagem para a prevenção de lesões de pele em pessoas adultas que vivenciam condições crônica de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rebeca Sartini Coimbra - Integrante / Maria Elena Echevarria Guanilo - Coordenador / CAMILA SIMAS - Integrante / NATÁLIA GONÇALVES - Integrante / POLLYANA THAYS LAMEIRA DA COSTA - Integrante / Tatiana Martins - Integrante / GUSTAVO LOPES - Integrante / MARINA BERNARDO - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Cuidado em Saúde no Processo de Reabilitação no Contexto da Condição Crônica de Saúde, Descrição: Estudo das condições de saúde nas distintas etapas do processo de reabilitação (etapa aguda e crônica) e em distintos ambientes de atenção à saúde (hospitalar, ambulatorial e ou domiciliar). Aproximação da condição crônica originada por uma doença (Doença Renal Crônica) e a condição crônica ocasionada por um evento não patológico (Queimaduras). Estratégias educativas para o cuidado e autocuidado. Prevenção de complicações, tais como, limitações físicas, estéticas e emocionais... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rebeca Sartini Coimbra - Integrante / Maria Elena Echevarria Guanilo - Coordenador / Soliane Scapin - Integrante / CAMILA SIMAS - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    A Realidade Virtual no tratamento da dor em queimaduras e o impacto na qualidade de vida, Descrição: Estudo tem como objetivo avaliar a eficácia da Realidade Virtual - RV (visualização em 3 dimensões em formato de óculos sem conexões elétricas) no tratamento da dor durante a troca de curativos de pacientes queimados e o impacto na qualidade de vida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rebeca Sartini Coimbra - Integrante / Maria Elena Echevarria Guanilo - Coordenador / CAMILA SIMAS - Integrante / PAULO ROBERTO BOEIRA FUCULO JUNIOR, - Integrante / JERUSA CELI MARTINS - Integrante / Tatiana Martins - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Prêmio de 3 melhor tema livre apresentado "Atendimento ao usuário queimado em unidades básicas de saúde: Barreiras vivenciadas sob a ótica dos multiprofissionais"., XI Jornada Brasileira de Queimaduras.

2018

Menção Honrosa para o trabalho "Percepções de crianças/adolescentes queimados atendidas em Hospital pediátrico do Sul do Brasil e de seus pais/responsáveis sobre qualidade de vida"., III Jornada Brasileira de Pesquisa em Condição Crônica - III JPECC - NUCRON.

2017

Prêmio de 1 melhor tema livre apresentado "Uso da realidade virtual em um centro de tratamento de queimadura pediátrico do Sul do Brasil"., Sociedade Brasileira de Queimadura.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Laboratório de Pesquisa e Tecnologias, Carga horária: 2

2017 - 2018

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação cientifica pela CNPQ, Carga horária: 20

Outras informações:
Estudo das condições de saúde nas distintas etapas do processo de reabilitação (etapa aguda e crônica) e em distintos ambientes de atenção à saúde (hospitalar, ambulatorial e ou domiciliar). Aproximação da condição crônica originada por uma doença (Doença Renal Crônica) e a condição crônica ocasionada por um evento não patológico (Queimaduras). Estratégias educativas para o cuidado e autocuidado. Prevenção de complicações, tais como, limitações físicas, estéticas e emocionais.

Atividades

  • 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .,Linhas de pesquisa

2012 - Atual

HOSPITAL GOVERNADOR CELSO RAMOS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICO DE ENFERMAGEM, Carga horária: 30

2019 - Atual

Prefeitura Municipal de Palhoça, PM/Palhoça

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40