Adilson de Castro Antonio
Professor de olericultura da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Possui graduação em Agronomia (2004), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal - 2006) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal - 2013) pela Universidade Federal de Viçosa.
Informações coletadas do Lattes em 20/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal)
2011 - 2013
Universidade Federal de Viçosa
Título: RESPOSTAS ECOFISIOLÓGICAS DO TOMATEIRO NO SISTEMA VIÇOSA COMPARATIVAMENTE A SISTEMAS TRADICIONAIS EM DUAS ÉPOCAS DE CULTIVO
, Ano de obtenção: 2013. Derly José Henriques da Silva. Palavras-chave: Solanum lycopersicum; Ecofisiologia vegetal; Análise de crescimento.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados; Educação.
Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal)
2004 - 2006
Universidade Federal de Viçosa
Título: Herança genética da resistência do tomateiro à Tuta absoluta em acessos do Banco de Germoplasma de Hortaliças da UFV
Orientador: Derly José Henriques da Silva
, Ano de Obtenção: 2006.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Lycopersicon esculentum; Traça do tomateiro; Recursos genéticos.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Entomologia Agrícola. Setores de atividade: Produção Vegetal; Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal; Desenvolvimento Rural.
Formação complementar
2007 - 2008
Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. (Carga horária: 140h). , Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Manejo e Tratos Culturais.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ecofisiologia das hortaliças.
Participação em eventos
51 CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA. 2011. (Congresso).
51 CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA. DIA DO PRODUTOR - SISTEMA VIÇOSA DE CONDUÇÃO DO TOMATEIRO. 2011. (Congresso).
49º Congresso Brasileiro de Olericultura (49º CBO) e o Workshop de Embalagens Sustentáveis. Assesssor "ad hoc" na avaliação de trabalhos. 2009. (Congresso).
47 Congresso Brasileiro de Olericultura e IV Simpósio Brasileiro sobre Cucurbitáceas. Assessor "ad hoc" na avaliação de trabalhos. 2007. (Congresso).
5 Encontro Sobre Manejo Integrado de Doenças e Pragas: Produção Integrada de Fruteiras Tropicais.Encontro destinado a produtores rurais, estudantes, professores e proficionais de Ciências Agrárias. 2003. (Encontro).
42 Congresso Brasileiro de Olericultura 11 Congresso Latino-Americano de Horticultura Água, Energia e Sustentabilidade. Apresentador do Trabalho: Efeito das faces foliares e tricomas em folhas de abóbora sobre a oviposição de Diaphania hyalinata, na sessão de pôster. 2002. (Congresso).
42 Congresso Brasileiro de Olericultura 11 Congresso Latino-Americano de Horticultura Água, Energi e Sustentabilidade. Apresentador do trabalho: Relações entre densidades populacionais de pragas e inimigos naturais na cultura do pepino, na sessão de pôster. 2002. (Congresso).
3 Encontro Sobre Manejo Integrado: Doenças, Pragas, Plantas Daninhas e Tecnologia de Aplicação.3 Encontro Sobre Manejo Integrado: Doenças, Pragas, Plantas Daninhas e Tecnologia de Aplicação. 2001. (Encontro).
3 Encontro sobre produção de café com qualidade.3 Encontro sobre produção de café com qualidade. 2001. (Encontro).
III Congresso Brasileiro de Algodão. Apresentador de pôster: Impacto do inseticida Aldicarbe sobre população de colêmbolas na cultura do algodão. 2001. (Congresso).
2 Encontro Sobre Produção De Café Com Qualidade.2 Encontro Sobre Produção De Café Com Qualidade. 2000. (Encontro).
40 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2 Congresso Ibero-Americano sobre Utilização de Plástico na Agricultura e 1 Simpósio Latino Americano de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares. Apresentador do trabalho intitulado, Eficiência de inseticidas no controle da vaquinha e do tripes na cultura de melancia. 2000. (Congresso).
40 Congresso Brasilerio de Olericultura, 2 Congresso Ibero-Americano sobre Utilização de Plástico na Agricultura e 1 Simpósio Latino-Americano de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares. Apresentador do trabalho intitulado: Eficácia de inseticidas no controle da vaquinha e do tripes na cultura de melancia, na sessão de pôster. 2000. (Congresso).
X Simpósio de Inciação Científica.Apresentador do trabalho: Eficácia de inseticidas no controle Diaphania hyalinata em melão. 2000. (Simpósio).
X Simpósio de Iniciação Científica.Apresentador do trabalho: Eficiência dos inseticidas Cartap, Abamectim e Femprooatrina no combate da Acalyma bivitula e do Thrips tabaci. 2000. (Simpósio).
Minhocultura 2000 Tecnologia e Aplicações. 1999. (Seminário).
Participação em bancas
RONCHI, C. P.ANTÔNIO, A. C.; Oliveira, D M S. RESPOSTAS ECOFISIOLÓGICAS E DE PRODUÇÃO DE ALFACE A FERTILIZANTES NANOPARTICULADOS EMPREGADOS NA SOLUÇÃO NUTRITIVA EM SISTEMA HIDROPÔNICO COMERCIAL. 2021. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários) - Universidade Federal de Viçosa.
RONCHI, C. P.; Lessando M. Gontijo; Pimentel, M A G;ANTÔNIO, A. C.. Avaliação da abundância de pragas e inimigos naturais no consórcio milho-braquiária. 2021. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários) - Universidade Federal de Viçosa.
GONTIJO, Lessando MoreiraANTONIO, A.C.; GANDRA, L. C.. Avaliando o Recrutamento de Inimigos Naturais e Controle Biológico de Pragas em Brássicas Associadas a Flores de Alisso. 2020. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários) - Universidade Federal de Viçosa.
GONTIJO, Lessando MoreiraANTONIO, A.C.; RESENDE, H. C.; SOUZA, J. P.. Bordas de campos agrícolas influenciam a abundância temporal de herbívoros e predadores alados. 2020. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários) - Universidade Federal de Viçosa.
BALDOTTO, LÍLIAN ESTRELA BORGES; Giudice, M. P.;ANTONIO, A.C.; BALDOTTO, Marihus Altoé. Avaliação Agronômica do Tomateiro em Resposta à Inoculação de Bactérias Promotoras de Crescimento de Plantas. 2018. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários) - Universidade Federal de Viçosa.
BALDOTTO, LÍLIAN ESTRELA BORGESANTÔNIO, A. C.; BALDOTTO, Marihus Altoé; Giudice, M. P.. ISOLAMENTO, CARACTERIZAÇÃO E SELEÇÃO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM TOMATEIRO. 2017. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários) - Universidade Federal de Viçosa.
ANTÔNIO, A. C.; Giudice, M. P.;BALDOTTO, LÍLIAN ESTRELA BORGES; MARTINEZ, H. E. P.; BALDOTTO, Marihus Altoé. Produtividade de hortaliças (alface, brócolis e rúcula) em resposta ao tratamento com ácidos húmicos e bactérias promotoras de crescimento em unidade de agricultura familiar. 2016. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários) - Universidade Federal de Viçosa.
ARAÚJO, W.L.;ANTÔNIO, A. C.; VITAL, C. E.; LAURINDO, B. S.; SILVA, Derly José Henriques da. RESPOSTAS ECOFISIOLÓGICAS DO TOMATEIRO EM FUNÇÃO DA FREQUÊNCIA DE IRRIGAÇÃO. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Viçosa.
SILVA, Derly José Henriques da; GOMES, CARLOS N;ANTÔNIO, A. C.; SANTANA, H. M. P.; SOUZA, F. S.. Produtividade, compostos bioativos e características físico-químicas de tomates obtidos em diferentes sistemas e ambientes de cultivo. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Viçosa.
RONCHI, C. P.ANTÔNIO, A. C.; Macieira, G A A. Influência de fertilizantes nanoparticulados à base de manganês sobre o crescimento e produção de feijão-comum em sistema hidropônico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
Lessando M. Gontijo;ANTÔNIO, A. C.; GANDRA, L. C.. Plantas insetárias podem potencializar o efeito da diversidade intraespecífica de brássicas no controle de pulgões. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
ANTONIO, A.C.; OLIVEIRA, C. A.; SOUZA, A. C.. Produção de mudas de alface fertirrigadas com diferentes concentrações de solução nutritiva. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
ANTONIO, A.C.RONCHI, C. P.; MAGNO JUNIOR, R. G.. Rustificação de mudas de hortaliças em função de diferentes manejos de soluções nutritivas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
PEREIRA, E. G.;ANTONIO, A.C.; RIOS, C. O.. Respostas fotossintéticas e de crescimento da cultivar Forty de tomate submetida à baixa disponibilidade de água no solo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
GONTIJO, Lessando MoreiraANTONIO, A.C.; OLIVEIRA, C. A.. Aumento da diversidade intraespecífica de plantas como ferramenta para o manejo de pragas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
ANTONIO, A.C.; Giudice, M. P.;RONCHI, C. P.. Manejo da solução nutritiva e crescimento da alface em sistema hidropônico NFT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
XAVIER, K. D.;ANTONIO, A.C.; Moreira, L.R.. Gestão de custos da empresa rural Sítio das Mangabeiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
ANTONIO, A.C.RONCHI, C. P.; OLIVEIRA, R. M.. Desempenho agronômico da abóbora Tetsukabuto a partir do semeio direto e de mudas fertirrigadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
ANTÔNIO, A. C.; CALIL, A. C. P.; Giudice, M. P.. Podas de condução e comportamento produtivo de pimentão cultivado em campos aberto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
ANTÔNIO, A. C.; CALIL, A. C. P.; OLIVEIRA, C. A.. Influência de diferentes porta-enxertos na qualidade de frutos de tomateiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
ANTÔNIO, A. C.; CALIL, A. C. P.; OLIVEIRA, C. A.. Porta-enxertos influenciam o crescimento do tomateiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
GONTIJO, Lessando MoreiraANTÔNIO, A. C.; OLIVEIRA, C. A.. Avaliação da resistência de tomate enxertado contra insetos-praga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
GONTIJO, Lessando MoreiraANTÔNIO, A. C.; RESENDE, H. C.. Espécies floríferas auxiliam inimigos naturais encontrarem plantas infestadas com pulgões. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
BALDOTTO, Marihus Altoé;ANTÔNIO, A. C.; Giudice, M. P.. Desempennho de cucurbita pepo. em resposta ao condicionamento osmótico com adição de bioestimulantes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
PEREIRA, E. G.;ANTÔNIO, A. C.RONCHI, C. P.. Termometria ao infravermelho como alternativa de baixo custo para aumento na eficiência da irrigação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
GONTIJO, Lessando Moreira; OLIVEIRA, C. A.;ANTÔNIO, A. C.. Provisão de abrigo natural para predadores e seu impacto no controle biológico de insetos-praga. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa.
ANTÔNIO, A. C.; Pereira, L. C.; Carvalho, L. D. de; Carrião, P. C.. Concurso para professor assistente. 2009. Universidade Federal de Viçosa.
ANTÔNIO, A. C.; Menezes, D. C.; Lima, G. M.; Maia, J. R. da S.. Concurso para professor assistente. 2009. Universidade Federal de Viçosa.
ANTÔNIO, A. C.; Pádua, F. L. C. de; Ferreira, R. dos S.; Di Iorio, V. O.. Concurso para professor assistente. 2009. Universidade Federal de Viçosa.
ANTÔNIO, A. C.; Carvalho, A. T. G. de; Moreira, H. S.; Fonseca, M. P. P.. Concurso professor assistente. 2009. Universidade Federal de Viçosa.
ANTÔNIO, A. C.. Banca Examinadora de Técnico de Laboratório. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí-MG.
Orientou
Avaliação Agronômica do Tomateiro em Resposta à Inoculação de Bactérias Promotoras de Crescimento de Plantas; 2018; Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Adilson de Castro Antônio;
ISOLAMENTO, CARACTERIZAÇÃO E SELEÇÃO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM TOMATEIRO; 2017; Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários) - Universidade Federal de Viçosa, Federacion Nacional de Cacaoteros; Coorientador: Adilson de Castro Antônio;
ISOLAMENTO, CARACTERIZAÇÃO E SELEÇÃO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM TOMATEIRO; 2017; Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários) - Universidade Federal de Viçosa, Federacion Nacional de Cacaoteros; Coorientador: Adilson de Castro Antônio;
Efeito de doses de quelato orgânico no desenvolvimento radicular de rúcula; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Avaliação da utilização de bagaço de cana-de-açúcar na qualidade de mudas de tomate; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Cultivo hidropônico de hortaliças: alternativas para o manejo da solução nutritiva ? Revisão Bibliográfica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Repostas morfológicas da rúcula (Eruca sativa) à diferentes doses de quelato de ferro orgânico; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Rustificação de mudas de hortaliças em função de diferentes manejos de soluções nutritivas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Produção de mudas de alface fertirrigadas com diferentes concentrações de solução nutritiva; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Manejo da solução nutritiva e crescimento da alface em sistema hidropônico NFT; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Desempenho agronômico da abóbora Tetsukabuto a partir do semeio direto e de mudas fertirrigadas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Podas de condução e comportamento produtivo de pimentão cultivado em campo aberto; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Influência de diferentes porta-enxertos na qualidade de frutos de tomateiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Porta-enxertos influenciam o crescimento do tomateiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Produtividade do tomateiro em diferentes sistemas de condução em condições de campo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Comportamento produtivo de abóbora híbrida Tetsukabuto cultivada em campo aberto como resposta a condutividade elétrica da solução nutritiva de fertirrigação na etapa de produção das mudas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Comportamento produtivo de abobrinha italiana em resposta a condutividade elétrica da solução nutritiva de fertirrigação na etapa de produção das mudas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Compatibilidade, produtividade e qualidade de frutos de pimentão enxertados em espécies silvestres gênero Solanum; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Condução, Produtividade E Qualidade De Frutos De Tomateiro Enxertado Em Jurubeba; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Compatibilidade, produtividade e qualidade de frutos de pimentão enxertados em espécies silvestres gênero Solanum; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
LEVANTAMENTO DE NASCENTES E ÁREA DE MATA CILIAR DO RIBEIRÃO CAMARÃO EM FLORESTAL/MG; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
LEVANTAMENTO DE NASCENTES E ÁREA DE MATA CILIAR DO RIBEIRÃO CAMARÃO EM FLORESTAL/MG; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Processamento de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Ações integradas para produção agroecológica de hortaliças; 2019; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Ações integradas para produção de hortaliças livres de resíduos de agrotóxicos; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Ações integradas para produção de hortaliças livres de resíduos de agrotóxicos; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Enxertia de tomate em batata; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Enxertia de tomate em batata; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Enxertia de tomate em batata; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Enxertia de tomate em batata; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Enxertia de tomate em batata; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Enxertia de tomate em batata; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Implantação do sistema de plantio direto no cultivo de tomate Grazianni; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Implantação do sistema de plantio direto no cultivo de tomate Grazianni; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Implantação do sistema de plantio direto no cultivo de tomate Grazianni; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Implantação do sistema de plantio direto no cultivo de tomate Grazianni; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Implantação do sistema de plantio direto no cultivo de tomate Grazianni; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Implantação do sistema de plantio direto no cultivo de tomate Grazianni; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Fomento à iniciativa de economia solidária Rede Pela Horta; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Ações integradas para produção de hortaliças livres de resíduos de agrotóxicos; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Viçosa, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Crescimento de mudas de pimentão em resposta às diferentes doses de fertilizantes Fertilis; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Crescimento de mudas de pimentão em resposta às diferentes doses do fertilizante Fertilis®; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Crescimento de mudas de pimentão em resposta às diferentes doses do fertilizante Fertilis®; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Crescimento de mudas de pimentão em resposta às diferentes doses do fertilizante Fertilis®; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Avaliação da compatibilidade de enxertia de tomate e pimentão com berinjela; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Avaliação da compatibilidade de enxertia de tomate e pimentão com berinjela; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Avaliação da compatibilidade de enxertia de tomate e pimentão com berinjela; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Avaliação da compatibilidade de enxertia de tomate e pimentão com berinjela; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Marques; Estudos e ações integradas de percepção ambiental na bacia hidrográfica do Ribeirão Camarão - Florestal (MG); 2010; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Adilson de Castro Antônio;
Produções bibliográficas
-
LUCIANO, LUCAS HENRIQUE CANDIDO ; MEDINA, ISADORA RODRIGUES ; ANTÔNIO, ADILSON CASTRO ; GONÇALVES, RODRIGO FRANCA ; BARBOSA, CARINA APARECIDA CORDEIRO . CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE TOMATEIRO EM FUNÇÃO DAS CULTIVARES UTILIZADAS EM PORTA-ENXERTO. Engenharia na Agricultura , v. 27, p. 7-11, 2019.
-
ANTÔNIO, ADILSON C ; SILVA, DERLY JH ; ARAÚJO, WAGNER L ; CECON, PAULO R . Tomato growth analysis across three cropping systems. Horticultura Brasileira , v. 35, p. 358-363, 2017.
-
GONTIJO, L.M. ; SALDANHA, A.V. ; SOUZA, D.R. ; VIANA, R.S. ; BORDIN, B.C. ; ANTONIO, A.C. . Intercropping hampers the nocturnal biological control of aphids. ANNALS OF APPLIED BIOLOGY , v. 1, p. n/a-n/a, 2017.
-
ALMEIDA, VICTOR S ; SILVA, DERLY JH ; GOMES, CARLOS N ; ANTONIO, ADILSON C ; MOURA, ALTAIR D ; LIMA, ANDRÉ LR . Sistema Viçosa para o cultivo de tomateiro. Horticultura Brasileira (Impresso) , v. 33, p. 74-79, 2015.
-
ANTÔNIO, A. C. ; SILVA, Derly José Henriques da ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SANTOS, Nerilson Terra ; SENA, Maria Elisa de . Tomato plant inheritance of antixenotic resistance to tomato leafminer. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 46, p. 74-80, 2011.
-
ANTÔNIO, A. C. ; ALVES, João Carlos de Freitas ; FARIA, Rogério Nascimento de ; ALMEIDA, Maurício Júnior de . Utilização do Biossólido de Cervejaria como Substrato para Produção de Mudas de Eucalipto: Análise do Desenvolvimento Inicial das Mudas e Aspectos Ambientais. Engenharia na Agricultura (Impresso) , v. 18, p. 305-309, 2010.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GONRING, A. H. R. ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; GONTIJO, Lessando Moreira ; GUERRA SOBRINHO, T. . Oviposição de Diaphania hyalinata L. (Lepidoptera, Pyralidae) afetada pela face foliar e tricomas. ACTA SCIENTIARUM (HUMAN AND SOCIAL SCIENCES) , Maringá, v. 24, n.2, p. 359-362, 2002.
-
ANTÔNIO, A. C. . Solos. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009. v. 1. 246p .
-
ANTÔNIO, A. C. ; ALMEIDA, V. S. . Tratos culturais. In: CARLOS NICK GOMES; DERLY JOSÉ HENRIQUES DA SILVA; ALUÍZIO BORÉM DE OLIVEIRA. (Org.). Tomate: do plantio à colheita. 1ed.Viçosa, MG: Editora UFV, 2017, v. 1, p. 102-117.
-
ANTÔNIO, A. C. . Produção de mudas, preparo do solo e plantio. In: CARLOS NICK GOMES; DERLY JOSÉ HENRIQUES DA SILVA; ALUÍZIO BORÉM DE OLIVEIRA. (Org.). Tomate: do plantio à colheita. 1ed.Viçosa, MG: Editora UFV, 2017, v. 1, p. 33-46.
-
SILVA, Derly José Henriques da ; ABREU, Flávia Barbosa ; CALIMAN, Fabiano Ricardo Brunele ; ANTÔNIO, A. C. . Tomato: Origin, Cultivation Techniques and Germplasm Resources. In: Victor R. Preedy; Ronald R. Watson. (Org.). Tomatoes and Tomato Products. 1ed.Plymouth: Science Publishers, 2008, v. 1, p. 3-25.
-
PICANÇO, Marcelo Coutinho ; MOURA, Marcelo Fialho ; MOREIRA, Márcio Dionízio ; ANTÔNIO, A. C. . Biologia, Identificação e Manejo de Moscas-Brancas em Fruteiras. In: Laécio Zambolim. (Org.). Manejo integrado; produção integrada; fruteiras tropicais; doenças e pragas. 634ed.Visconde do Rio Branco: Suprema Gráfica e Editora LTDA, 2003, v. 1, p. 243-284.
-
ALMEIDA, V. S. ; ANTÔNIO, A. C. ; SILVA, Derly José Henriques da . Low Input em tomateiro Você o conhece?. Revista Campo & Negócios HF, Uberlândia, MG, 11 fev. 2013.
-
SILVA, Ézio Marques da ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; BERGER, P. G. ; CRESPO, A. L. B. ; ANTÔNIO, A. C. . Impacto do inseticida Aldicarb sobre populações de Aranhas predadoras na cultura do algodão. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 2001, Campo Grande, MS. Resumos do III CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO. Brasília, DF: EMBRAPA, 2001. v. 1. p. 336-338.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; BERGER, P. G. ; GALVAN, T. L. ; SEMEÃO, Altair Arlindo . Impacto do inseticida Aldicarb sobre população de Colêmbolas na cultura do algodão. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 2001, Campo Grande, MS. Resumos do III CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO. Basília, DF: EMBRAPA, 2001. v. 1. p. 339-341.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GUSMÃO, Marcos Rafael ; GONRING, A. H. R. ; MOURA, Marcelo Fialho . Seletividade fisiológica de inseticidas a Brachygastra lecheguana ( Hymenoptera: Vespidae ) predador do bicho mineiro do cafeeiro. In: XL SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 2000, Poços de Calda, MG. Resumos do XL SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL. Brasília, DF: EMBRAPA Café, 2000. v. 2. p. 1235-1238.
-
GALVAN, T. L. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; ANTÔNIO, A. C. ; GONTIJO, Lessando Moreira ; SEMEÃO, Altair Arlindo . Seletividade de inseticidas a Protopolybia exigua exigua ( Hymenoptera: Vespidae ) predador do bicho mineiro do cafeeiro. In: XL SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 2000, Poços de Calda, MG. Resumos do XL SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL. Brasília, DF: EMBRAPA Café, 2000. v. 2. p. 1239-1242.
-
RODRIGUES, S. F. ; EVANGELISTA, G. O. ; ANTÔNIO, A. C. . Aspectos fisiológicos do crescimento de mudas de tomate em função de doses de nitrogênio, fósforo e potássio. In: XXIX Congresso Brasileiro de Agronomia, 2015, Foz do Iguaçu, PR. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Agronomia, 2015.
-
EVANGELISTA, G. O. ; RODRIGUES, S. F. ; ANTÔNIO, A. C. . Aspectos morfológicos do crescimento de mudas de tomate em função de doses de nitrogênio, fósforo e potássio. In: XXIX Congresso Brasileiro de Agronomia, 2015, Foz do Iguaçu, PR. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Agronomia, 2015.
-
PICANÇO, Marcelo Coutinho ; FIDELIS, Elisangela Gomes ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; ANTÔNIO, A. C. ; SILVA, Laércio Junio ; PEREIRA, Jardel Lopes . Relações entre as densidades da mosca-branca e de predadores e parasitóides na cultura do tomateiro. In: 44º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2004, Campo Grande, MS. Resumos expandidos e palestras. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2004. v. 22.
-
BARROS, Emerson Cristi de ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GONTIJO, Lessando Moreira ; ROSADO, Jander Fagundes ; MOREIRA, Márcio Dionízio ; ANTÔNIO, A. C. . Controle da mosca-branca no tomateiro por quatro inseticidas. In: 44º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2004, Campo Grande, MS. Resumos expandidos e palestra. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2004. v. 22.
-
MARTINS, Júlio Cláudio ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SENA, Maria Elisa de ; ANTÔNIO, A. C. ; FIDELIS, Elisangela Gomes ; GONTIJO, Lessando Moreira . Relações densidades dependentes entre a traça do tomateiro e predadores e parasitóides. In: 44º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2004, Campo Grande, MS. Resumos expandidos e palestras. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2004. v. 22.
-
MARTINS, Júlio Cláudio ; ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GONTIJO, Lessando Moreira ; BACCI, Leandro ; MOREIRA, Márcio Dionízio . Seletividade de três inseticidas em favor de Protonectarina silveirae predador da traça do tomateiro. In: 44º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2004, Campo Grande, MS. Resumos expandidos e palestras. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2004. v. 22.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GONRING, A. H. R. ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; GONTIJO, Lessando Moreira . Efeitos das faces foliares e tricomas em folhas de abóbora sobre a oviposição de Diaphania hyalinata. In: XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2002, Uberlândia-MG. Resumos expandidos e palestras. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2002. v. 20.
-
ANTÔNIO, A. C. ; BARROS, Emerson Cristi de ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; PEREIRA, Jardel Lopes ; ROSADO, Jander Fagundes . Relações entre densidades populacionais de pragas e inimigos naturais na cutura do pepino. In: XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2002, Uberlândia, MG. Resumos expandidos e palestras. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2002. v. 20.
-
SILVA, Ézio Marques da ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GALVAN, T. L. ; ANTÔNIO, A. C. ; BARROS, Emerson Cristi de . Efeito dos inseticidas triflumorom, methoxyfenozide, thiacloprid e lufenurom sobre insetos detritívoros na cultura do tomateiro. In: XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2002, Uberlândia-MG. Resumos expandidos e palestras. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2002. v. 20.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; GONTIJO, Lessando Moreira ; SILVA, Ézio Marques da . Curva concentração-mortalidade de seis inseticidas usados no controle da broca em melão. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2001, Brasília - DF. Resumos expandidos e palestras. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2001. v. 19.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; BARROS, Emerson Cristi de ; SUINAGA, F. A. ; FIDELIS, Elisangela Gomes . Efeito de três inseticidas nas densidades de predadores e parasitóides no tomateiro. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2001, Brasília - DF. Resumos expandidos e palestras. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2001. v. 19.
-
BARROS, Emerson Cristi de ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GALVAN, T. L. ; CRESPO, A. L. B. ; ANTÔNIO, A. C. . Relações densidade dependente entre insetos herbívoros e predadores e parasitóides no pimentão. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2001, Brasília - DF. Resumos expandidos e palestras. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2001. v. 19.
-
SILVA, Ézio Marques da ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; ANTÔNIO, A. C. ; BACCI, Leandro ; PEREIRA, Eliseu José Guedes . Controle quimico de pulgões em alface por três inseticidas. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2001, Brasília - DF. Resumos expandidos e palestras. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2001. v. 19.
-
GALVAN, T. L. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SILVA, Ézio Marques da ; ANTÔNIO, A. C. ; BARROS, Emerson Cristi de . Efeito dos inseticidas lufenurom, methoxyfenozide, thiacloprid e triflumorom nas densidades de insetos detritívoros no tomateiro. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2001, Brasília - DF. Resumos expandidos e palestras. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2001. v. 19.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GONRING, A. H. R. ; SILVA, Ézio Marques da ; PUIATTI, M. . Controle natural de Diaphania hyalinata no híbrido de pepino Sprint 440 II. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2001, Brasilia, DF. Resumos expandidos e palestras. Brasilia, DF: Horticultura Brasileira, 2001. v. 19.
-
PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GONRING, A. H. R. ; PUIATTI, M. ; ANTÔNIO, A. C. ; SEMEÃO, Altair Arlindo . Agentes chave do controle natural de Diaphania nitidalis em pepino. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2001, Brasilia, DF. Resumos expandidos e palestras. Brasilia, DF: Horticultura Brasileira, 2001. v. 19.
-
GONRING, A. H. R. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; PUIATTI, M. ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; ANTÔNIO, A. C. . Agentes chave do controle natural de Diaphania hyalinata em pepino. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2001, Brasilia, DF. Resumos expandidos e palestras. Brasilia, DF: Horticultura Brasileira, 2001. v. 19.
-
SILVA, Ézio Marques da ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; CRESPO, A. L. B. ; BACCI, Leandro ; ANTÔNIO, A. C. . Eficácia de inseticidas no controle de tripes e pulgão na cultura do pepino. In: XL CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2000, São Pedro - SP. Resumos do XL CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2000. v. 19. p. 378-380.
-
CRESPO, A. L. B. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; BACCI, Leandro ; PEREIRA, Eliseu José Guedes ; ANTÔNIO, A. C. . Controle químico de pulgões na berinjela. In: XL CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2000, São Pedro - SP. Resumos do XL CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2000. v. 1. p. 380-382.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GALVAN, T. L. ; PEREIRA, Eliseu José Guedes ; SILVA, Ézio Marques da . Eficácia de inseticidas no controle da vaquinha e do tripes na cultura de melancia. In: XL CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2000, São Pedro - SP. Resumos do XL CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA. Brasília, DF: Horticultura Brasileira, 2000. v. 19. p. 396.
-
BACCI, Leandro ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SILVA, Ézio Marques da ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; ANTÔNIO, A. C. . Seletividade de inseticidas a Polybia sp ( Hymenoptera: Vespidae ) predador do bicho mineiro do cafeeiro. In: I SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 2000, Poços de Calda,. Resumos do XL SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL. Brasília, DF: EMBRAPA Café, 2000. v. 2. p. 1247-1250.
-
BRAGA, T. L. ; ROSSONI, H. A. V. ; TEIXEIRA, B. C. ; FARIA, L. S. ; RODRIGUES, D. L. S. ; ANTÔNIO, A. C. . Reuso de água residuária da psicultura na irrigação da cultura da alface. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2018, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2018.
-
FLAUSINO, B. F. ; GONTIJO, Lessando Moreira ; ANTÔNIO, A. C. ; SILVA, J. H. C. . Aumento da diversidade intraespecífica de plantas como ferramenta para o manejo de pragas. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2018, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2018.
-
SILVA, J. H. C. ; GONTIJO, Lessando Moreira ; GOMES, R. O. D. R. ; CARVALHO, R. M. R. ; ANTÔNIO, A. C. . Avaliação de pragas e inimigos naturais em consórcio de hortaliças utilizando sistema de plantio direto. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2018, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2018.
-
BRAZ, J. C. ; ANTÔNIO, A. C. ; Dias, F. M. ; SANTOS, M. F. ; GONTIJO, Lessando Moreira ; GONCALVES, R. F. ; BARBOSA, C. A. C. . Sistema de plantio direto de hortaliças de base agroecológica. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2018, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2018.
-
Dias, F. M. ; ANTÔNIO, A. C. ; BRAZ, J. C. ; SANTOS, M. F. ; GONTIJO, Lessando Moreira ; RESENDE, H. C. . Na cidade e no campo: construindo saberes necessários à transição agroecológica. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2018, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2018.
-
Dias, F. M. ; ANTÔNIO, A. C. ; BRAZ, J. C. ; SANTOS, M. F. ; GONTIJO, Lessando Moreira ; RESENDE, H. C. . Na cidade e no campo: construindo saberes necessários à transição agroecológica. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2018, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2018.
-
SANTOS, L. ; ANTÔNIO, A. C. ; GONCALVES, R. F. ; BARBOSA, C. A. C. ; ALMEIDA, F. Q. . Ações integradas para produção de hortaliças livres de resíduos de agrotóxicos. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2018, Florestal, MG. Simpósio de Integração Acadêmica, 2018.
-
BARBOSA, C. A. C. ; ANTÔNIO, A. C. ; SANTOS, L. ; GONCALVES, R. F. . Comportamento produtivo de abóbora híbrida tetsukabuto em cultivo em campo aberto como resposta a condutividade elétrica da solução nutritiva de fertirrigação na etapa de produção das mudas. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2018, Florestal, MG. Simpósio de Integração Acadêmica, 2018.
-
SILVEIRA, K. C. ; BALDOTTO, LÍLIAN ESTRELA BORGES ; ANTÔNIO, A. C. ; ROZO, F. A. M. ; REIS, M. A. ; BALDOTTO, Marihus Altoé . Avaliação agronômica de mudas de tomateiro em resposta à inoculação de bactérias promotoras de crescimento de plantas. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2017, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2017.
-
BARBOSA, C. A. C. ; ANTÔNIO, A. C. ; STRUIVING, T. B. . Avaliação da qualidade dos frutos de Lima ácida tahiti para exportação. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2017, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2017.
-
MEDINA, I. R. ; ANTÔNIO, A. C. ; LUCIANO, L. H. C. . Ações integradas para produção de hortaliças livre de resíduos de agrotóxicos. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2017, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2017.
-
LUCIANO, L. H. C. ; ANTÔNIO, A. C. ; BARBOSA, C. A. C. ; MEDINA, I. R. ; GONCALVES, R. F. . Análise de crescimento de tomateiro enxertado. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2017, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2017.
-
NORI, J. A. T. ; BALDOTTO, Marihus Altoé ; Giudice, M. P. ; ANTÔNIO, A. C. ; BALDOTTO, LÍLIAN ESTRELA BORGES . Desempenho de Cucurbita pepo em resposta ao condicionamento osmótico com adição de bioestimulantes. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2016, Florestal, MG. Simpósio de Integração Acadêmica, 2016.
-
GODOI, C. T. D. ; GONTIJO, Lessando Moreira ; ANTÔNIO, A. C. . Avaliação da resistência por não-preferênciade em tomate enxertado ao pulgão verde Myzus persicae (Hemiptera: Aphididae). In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2016, Florestal, MG. Simpósio de Integração Acadêmica, 2016.
-
LUCIANO, L. H. C. ; ANTÔNIO, A. C. ; BARBOSA, C. A. C. ; GONCALVES, R. F. ; Dias, F. M. ; SANTOS, G. D. A. . 'Crescimento de mudas de hortaliças em função do substrato com vermicomposto. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2016, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2016.
-
BARBOSA, C. A. C. ; ANTÔNIO, A. C. ; Dias, F. M. ; FERREIRA, P. M. ; SANTOS, G. D. A. ; LUCIANO, L. H. C. . 'Utilização de vermicomposto como substrato para produção de mudas de hortaliças. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2016, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2016.
-
SANTOS, G. D. A. ; ANTÔNIO, A. C. ; FERREIRA, P. M. ; LUCIANO, L. H. C. ; BARBOSA, C. A. C. ; GONCALVES, R. F. . Podas De Condução E Comportamento Produtivo De Pimentão Cultivado Em Campo Aberto. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2016, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2016.
-
Dias, F. M. ; ANTÔNIO, A. C. ; Fonseca, F.A.S.B. ; GOUVEA, D. L. ; Machado, L.F. ; CAON, K. G. ; Paula, M.S. . Fomento à iniciativa de economia solidária Rede Pela Horta. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2016, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2016.
-
FERREIRA, P. M. ; ANTÔNIO, A. C. ; LUCIANO, L. H. C. ; GONCALVES, R. F. ; SANTOS, G. D. A. ; BARBOSA, C. A. C. . Condução, Produtividade E Qualidade De Frutos De Tomateiro Enxertados Em Jurubeba. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2016, Florestal MG,. Simpósio de Integração Acadêmica, 2016.
-
ROSA, G. P. M. C. ; SILVA, Derly José Henriques da ; ANTÔNIO, A. C. ; RIBEIRO, U. H. ; AFONSO, D. F. . Morfologia de caule e folha em sistemas de cultivo do tomateiro. In: Simpósio de Integração Acadêmica SIA/UFV, 2013, Viçosa, MG. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica SIA/UFV, 2013.
-
AFONSO, D. F. ; SILVA, Derly José Henriques da ; ANTÔNIO, A. C. ; ROSA, G. P. M. C. ; RIBEIRO, U. H. . Trocas gasosas e emissão de fluorescência da clorofila em sistemas de cultivos do tomateiro. In: Simpósio de Integração Acadêmica SIA/UFV, 2013, Viçosa, MG. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica SIA/UFV, 2013.
-
RIBEIRO, U. H. ; SILVA, Derly José Henriques da ; ANTÔNIO, A. C. ; ROSA, G. P. M. C. ; AFONSO, D. F. . Ângulo de tutoramento e desenvolvimento de tomate salada. In: Simpósio de Integração Acadêmica da UFV/SIA UFV 2012, 2012, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica-SIA/UFV, 2012.
-
ROSA, G. P. M. C. ; SILVA, Derly José Henriques da ; ANTÔNIO, A. C. ; AFONSO, D. F. ; RIBEIRO, U. H. . Ângulo de tutoramento e produção de tomate salada. In: Simpósio de Integração Acadêmica da UFV/SIA UFV 2012, 2012, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica-SIA/UFV, 2012.
-
AFONSO, D. F. ; SILVA, Derly José Henriques da ; ANTÔNIO, A. C. ; RIBEIRO, U. H. ; ROSA, G. P. M. C. . Partição de assimilados e ângulo de tutoramento de tomate salada. In: Simpósio de Integração Acadêmica da UFV/SIA UFV 2012, 2012, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica-SIA/UFV, 2012.
-
ALVES, D. C. ; ANTÔNIO, A. C. ; TORRES, I. M. . Levantamento da área de mata ciliar do Ribeirão Camarão em Florestal/MG. In: Simpósio de Integração Acadêmica da UFV/SIA UFV 2010, 2010, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica-SIA/UFV, 2010.
-
TORRES, I. M. ; ANTÔNIO, A. C. ; ALVES, D. C. . Levantamento de nascentes do Ribeirão Camarão em Florestal/MG. In: Simpósio de Integração Acadêmica da UFV/SIA UFV 2010, 2010, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica-SIA/UFV, 2010.
-
LOPES, Joselaine Ferreira ; ANTÔNIO, A. C. ; GUEDES, Rita de Cássia ; ALVARENGA, Eveline Mantovani ; DIAS, Denise Cunha F. S. . Condicionamento osmótico em sementes de milho-pipoca. In: XIV Congresso Brasileiro de Sementes, 2005, Foz do Iguaçu, PR. Resumos do Foz do XIV Congresso Brasileiro de Sementes. Pelotas, RS: ABRATES, 2005. v. 15.
-
LOPES, Joselaine Ferreira ; ANTÔNIO, A. C. ; GUEDES, Rita de Cássia ; ALVARENGA, Eveline Mantovani ; DIAS, Denise Cunha F. S. . Comparação de métodos para avaliação da qualidade fisiológica de sementes de tomate. In: XIV Congresso Brasileiro de Sementes, 2005, Foz do Iguaçu, PR. Resumos do XIV Congresso Brasileiro de Sementes. Pelotas, RS: ABRATES, 2005. v. 15.
-
FORTUNATO, Leidiane de Jesus ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; MOREIRA, Márcio Dionízio ; GONTIJO, Lessando Moreira ; ANTÔNIO, A. C. . Atividade inseticida sobre Rhyzopertha dominica de compostos presentes nos extratos de mentrasto. In: XIV Simpósio de Iniciacao Cientifica, 2004, Viçosa, MG. Resumos do XIV Simpósio de Iniciacao Cientifica. Viçosa, MG: VECTOR, 2004. v. 1.
-
VILAÇA, Francisco Nogueira ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; PEREIRA, Eliseu José Guedes ; ROSADO, Jander Fagundes ; LUCIA, Terezinha M C Della ; ANTÔNIO, A. C. . Fatores mais importantes do controle natural de Leucoptera coffeella durante a época chuvosa. In: XIV Simpósio de Iniciacao Cientifica, 2004, Viçosa, MG. Resumos do XIV Simpósio de Iniciacao Cientifica. Viçosa, MG: VECTOR, 2004. v. 1.
-
PEREIRA, Jardel Lopes ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SILVA, Antonio Alberto da ; JAKELAITIS, Adriano ; ANTÔNIO, A. C. ; ROSADO, Jander Fagundes . Impacto de sistemas de cultivo e da aplicação de inseticidas sobre a população de Thripes tabaci Lind (Thysanoptera:Thripidae) na cultura do feijoeiro. In: IV Amostra Científica da Pós-graduação, 2004, Viçosa, MG. Anais da IV Amostra Científica da Pós-graduação, 2004. v. Prelo.
-
ANTÔNIO, A. C. ; OLIVEIRA, Ivênio Rubens de ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GUSMÃO, Marcos Rafael ; PEREIRA, Jardel Lopes . Amostragem sequencial de vespidae predador de Leucoptera coffeella em folhas da parte apical do cafeeiro. In: III Simpósio de pesquisa dos cafés do Brasil, 2003, Porto Seguro - BA. Anais do III Simpósio de pesquisa dos cafés do Brasil. Brasília - DF: Embrapa Café, 2003. v. 1. p. 322-323.
-
SILVA, Ézio Marques da ; PEREIRA, Eliseu José Guedes ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; LUCIA, Terezinha M C Della ; BACCI, Leandro ; ANTÔNIO, A. C. . Tabela de vida para o bicho mineiro do cafeeiro. In: III Simpósio de pesquisa dos cafés do Brasil, 2003, Porto Seguro. Anais do III Simpósio de pesquisa dos cafés do Brasil. Brasília - DF: Embrapa Café, 2003. v. 1. p. 354-355.
-
DINIZ, R. H. S. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; PEREIRA, Jardel Lopes ; ANTÔNIO, A. C. ; JAKELAITIS, A. ; FERNANDES, Flávio Lemes . Efeitos de sistemas de manejo e do inseticida metamidofós utilizados na cultura do feijão sobre a entomofauna do solo. In: XIII Sic- Simposio De Iniciação Cientifica, 2003, Viçosa. Anais do XIII Sic- Simposio De Iniciação Cientifica. Viçosa, MG: Editora UFV, 2003. v. 1.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; PEREIRA, Eliseu José Guedes ; LUCIA, Terezinha M C Della ; SILVA, Ézio Marques da ; BARROS, Emerson Cristi de . Fase critica e fator chave de mortalidade do bicho mineiro do café no final do período chuvo. In: 29 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 2003, Araxá, MG. Trabalhos Apresentados no 29 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Rio de Janeiro, RJ: Reproarte, 2003. v. 1. p. 52-52.
-
SILVA, Ézio Marques da ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; BASTOS, C.S. ; ANTÔNIO, A. C. ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; MORENO, Shaiene . Influência do uso de Aldicarb sobre os teores de Nitrogênio e Enxofre nas folhas do cafeeiro. In: 29 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 2003, Araxá, MG. Trabalhos Apresentados 29 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Rio de Janeiro, RJ: Reproarte, 2003. v. 1. p. 110-110.
-
SILVA, Valkíria Fabiana da ; BACCI, Leandro ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; MOURA, Marcelo Fialho ; SILVA, Ézio Marques da ; ANTÔNIO, A. C. . Como o olericultor deve amostrar espécies do gênero Diaphania (Lepidoptera: Pyralidae) no pepino. In: XIII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2003, Viçosa, MG. Resumos do XIII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Editora UFV, 2003. v. 1.
-
MORENO, Shaiene ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; LUCIA, Terezinha M C Della ; ANTÔNIO, A. C. ; ROSADO, Jander Fagundes . Técnicas do bicho mineiro Leucoptera coffeella em folhas do terço basal do dossel das plantas. In: 29 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 2003, Araxá, MG. Anais do 29 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Araxá, MG: Fundação PROCAFE, 2003. v. 1. p. 92-92.
-
FIDELIS, Elisangela Gomes ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; MORENO, Shaiene ; ROSADO, Jander Fagundes ; ANTÔNIO, A. C. . Técnicas de amostragem de predação do bicho mineiro em folhas do terço basal do café. In: 29 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 2003, Araxá, MG. Anais do 29 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Araxá, MG. v. 1. p. 235-235.
-
SILVA, Laércio Junio ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GONTIJO, Lessando Moreira ; ROSADO, Jander Fagundes ; MOREIRA, Márcio Dionízio ; ANTÔNIO, A. C. . Controle de Bemisia argentifoliiI (Hemiptera: Aleyrodidae) no tomateiro por quatro inseticidas. In: XIII Simpósio de Iniciação Cientifica, 2003, Viçosa, MG. Resumos do XIII Simpósio de Iniciação Cientifica. Viçosa, MG: Editora UFV. v. 1. p. 531-531.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; MORENO, Shaiene ; GONTIJO, Lessando Moreira ; SENA, Maria Elisa de . Correlações entre ataque de Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae) ao tomateiro e densidades de inimigos naturais. In: XIII Simpósio de Iniciação Cientifica, 2003, Viçosa, MG. Resumos do XIII Simpósio de Iniciação Cientifica. Viçosa, MG: Editora UFV, 2003. v. 1. p. 532-532.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; OLIVEIRA, Ivênio Rubens de ; GUSMÃO, Marcos Rafael ; PEREIRA, Jardel Lopes . Plano sequencial de amostragem com contagem de minas do bicho mineiro predadas por vespas na parte apical das plantas. In: XIII Simpósio de Iniciação Cientifica, 2003, Viçoca, MG. Resumos do XIII Simpósio de Iniciação Cientifica. Viçoca, MG: Editora UFV, 2003. v. 1. p. 577-577.
-
SENA, Maria Elisa de ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; ANTÔNIO, A. C. ; SILVA, Gerson Adriano ; SILVA, Valkíria Fabiana da . Principais predadores e parasitóides de Liriomyza trifolii em tomateiro. In: XIII Simpósio de Iniciação Cientifica, 2003, Viçosa, MG. Resumos do XIII Simpósio de Iniciação Cientifica. Viçosa, MG: Editora UFV, 2003. v. 1. p. 581-581.
-
FIDELIS, Elisangela Gomes ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; ANTÔNIO, A. C. ; MOREIRA, Márcio Dionízio ; PEREIRA, Jardel Lopes . Relações entre as densidades da mosca-branca e de predadores e parasitóides na cultura do tomateiro. In: XIII Simpósio de Iniciação Cientifica, 2003, Viçosa, MG. Resumos do XIII Simpósio de Iniciação Cientifica. Viçosa, MG: Editora UFV, 2003. v. 1. p. 582-582.
-
GONTIJO, Lessando Moreira ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; ANTÔNIO, A. C. ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; FERNANDES, Flávio Lemes . Avaliação da eficácia de quatro inseticidas no controle de pulgões no pingo de ouro- Duranta repens. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: UFV, 2002. v. 1. p. 186-186.
-
SEMEÃO, Altair Arlindo ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GONTIJO, Lessando Moreira ; ANTÔNIO, A. C. ; SILVA, Ézio Marques da . Consumo de pulgão do pingo de ouro por três espécies de predadores. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: UFV, 2002. v. 1. p. 192-192.
-
ANTÔNIO, A. C. ; GONRING, A. H. R. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SILVA, Ézio Marques da ; PUIATTI, M. . Controle biológico de Diaphania hyalinata no híbrido SPRINT 440 II de Cucumis sativus. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: UFV, 2002. v. 1. p. 192-193.
-
BARROS, Emerson Cristi de ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GALVAN, T. L. ; CRESPO, A. L. B. ; ANTÔNIO, A. C. . Correlação entre densidades de insetos-pragas e artrópodes entomófogos na cultura do pimentão. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: UFV, 2002. v. 1. p. 194-195.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SILVA, Ézio Marques da ; BARROS, Emerson Cristi de ; FERNANDES, Flávio Lemes ; GONTIJO, Lessando Moreira . Correlações entre abundância de pulgão e de insetos entomófagos em pingo de ouro. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Imprensa Universitária, 2002. v. 1. p. 196-197.
-
BARROS, Emerson Cristi de ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; ANTÔNIO, A. C. ; PEREIRA, Jardel Lopes . Correlações entre densidade insetos-pragas e artrópodes entomófogos na cultura do pepino. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Imprensa Universitária, 2002. v. 1. p. 198-198.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GONRING, A. H. R. ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; GONTIJO, Lessando Moreira ; GUERREIRO SOBRINHO, T. . Efeito das características das folhas de abóbora (Curcubita pepo) afetando oviposição da broca das cucurbitáceas. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: UFV, 2002. v. 1. p. 202-202.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GONTIJO, Lessando Moreira ; MORENO, Shaiene ; FERNANDES, Flávio Lemes . Efeito de TEMIK 150 G sobre cigarrinhas e percevejos em amostra de solo. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: UFV, 2002. v. 1. p. 206-207.
-
SEMEÃO, Altair Arlindo ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; ANTÔNIO, A. C. ; ROSADO, J. ; BARROS, Emerson Cristi de . Efeito de TEMIK 150 G sobre moscas em amostra de solo. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: UFV, 2002. v. 1. p. 207-208.
-
ANTÔNIO, A. C. ; GONRING, A. H. R. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; PUIATTI, M. . Fase crítica e fator chave de mortalidade de Diaphania hyalinata em Cucumis sativus. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: UFV, 2002. v. 1. p. 213-214.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; FIDELIS, Elisangela Gomes ; MORENO, Shaiene ; JUNQUEIRA, L. D. . Impacto de imidacloprid, thiacloprid e thiametoxam em entomófagos na cultura do tomate. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa. MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa. MG: UFV, 2002. v. 1. p. 217-217.
-
GALVAN, T. L. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SILVA, Ézio Marques da ; ANTÔNIO, A. C. ; BARROS, Emerson Cristi de . Impacto de quatro inseticidas sobre artrópodes detritívoros na cultura do tomate. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: UFV, 2002. v. 1. p. 217-218.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; BERGER, P. G. ; GALVAN, T. L. ; SEMEÃO, Altair Arlindo . Impacto do inseticidaTEMIK 150 G sobre população de collembolas em algodoeiro. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: UFV, 2002. v. 1. p. 219-220.
-
PEREIRA, Jardel Lopes ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; ANTÔNIO, A. C. ; GONTIJO, Lessando Moreira ; JUNQUEIRA, L. D. . Impacto do TEMIK 150 G sobre formigas predadoras no algodoeiro. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: UFV, 2002. v. 1. p. 220-220.
-
GONTIJO, Lessando Moreira ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; ANTÔNIO, A. C. ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; FERNANDES, Flávio Lemes . Injúrias de pulgão ao pingo de ouro Duranta repens. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: UFV, 2002. v. 1. p. 224-225.
-
ANTÔNIO, A. C. ; SILVA, F. M. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SILVA, Ézio Marques da ; FERNANDES, Flávio Lemes . Relações entre as densidades de vespidae e do bicho mineiro no cafeeiro. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa, MG. Resumos do XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: UFV, 2002. v. 1. p. 229-230.
-
SILVA, Ézio Marques da ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SILVA, F. M. ; ANTÔNIO, A. C. ; FERNANDES, Flávio Lemes . Correlação entre Leucoptera coffeella e aleloquímicos no cafeeiro. In: XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa-MG. Resumos do XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa-MG: UFV-Gráfica Universitária, 2002. v. 1. p. 128-129.
-
MARTINS, Júlio Cláudio ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; FIDELIS, Elisangela Gomes ; ANTÔNIO, A. C. ; GONTIJO, Lessando Moreira . Estudo de duas técnicas de amostragem de insetos detritivos no feijoeiro. In: XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa-MG. Resumos do XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa-MG: UFV-Gráfica Universitária, 2002. v. 1. p. 134-135.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; PEREIRA, Jardel Lopes ; GONTIJO, Lessando Moreira ; ROSADO, Jander Fagundes . Impacto de inseticidas usados no tratamento de sementes sobre cigarrinhas do feijoeiro. In: XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa-MG. Resumos do XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa-MG: UFV-Gráfica Universitária, 2002. v. 1. p. 137-138.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; MOREIRA, Márcio Dionízio ; GALVAN, T. L. ; BARBOSA, L. C. A. . Plantas de ação inseticida contra o bicho mineiro do cafeeiro. In: XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa-MG. Resumos do XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa-MG: UFV-Gráfica Universitária, 2002. v. 1. p. 144-145.
-
SILVA, Ézio Marques da ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SILVA, F. M. ; ROSADO, Jander Fagundes ; ANTÔNIO, A. C. . Relações entre as intensidade de ataque do bicho mineiro e taxas de predatismo e parasitismo. In: XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa-MG. Resumos do XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa-MG: UFV-Gráfica Universitária, 2002. v. 1. p. 147-148.
-
GONTIJO, Lessando Moreira ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; ANTÔNIO, A. C. ; BACCI, Leandro . Seletividade de bifentrina 25 CE, metoxyfenozide 240 SC e novaluron 100 CE a Protonectarina sylverae (Hymenoptera: Vespidae) predador da traça do tomateiro. In: XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Viçosa-MG. Resumos do XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa-MG: UFV-Gráfica Unversitária, 2002. v. 1. p. 149-150.
-
ANTÔNIO, A. C. ; OLIVEIRA, Ivênio Rubens de ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; PEREIRA, Jardel Lopes ; GUSMÃO, Marcos Rafael ; FIDELIS, Elisangela Gomes . Amostragem sequencial do bicho mineiro do cafeeiro em folhas do terço mediano do dossel das plantas. In: 28 Congresso brasileiro de pesquisas cafeeiras, 2002, Caxambu-MG. Trabalhos Apresentados no 28 Congresso brasileiro de pesquisas cafeeiras. Rio de Janeiro-RJ: MAPA/PROCAFÉ, 2002. v. 1. p. 391-392.
-
PICANÇO, Marcelo Coutinho ; PEREIRA, Eliseu José Guedes ; GONTIJO, Lessando Moreira ; BACCI, Leandro ; ANTÔNIO, A. C. ; SEMEÃO, Altair Arlindo . Fase crítica e fator chave de mortalidade do bicho mineiro do café em período chuvoso. In: 28 Congresso brasileiro de pesquisas cafeeiras, 2002, Caxambu-MG. Trabalhos apresentados no 28 Congresso brasileiro de pesquisas cafeeiras. Rio de Janeiro-RJ: MAPA/PROCAFÉ, 2002. v. 1. p. 412-413.
-
PEREIRA, Jardel Lopes ; OLIVEIRA, Ivênio Rubens de ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; MARTINEZ, H. E. P. ; ANTÔNIO, A. C. ; GONTIJO, Lessando Moreira . Técnica de amostragem do bicho mineiro Leucoptera coffeella em folhas do terço mediano do dossel das plantas. In: 28 Congresso brasileiro de pesquisas cafeeiras, 2002, Caxambu-MG. Trabalhos apresentados no 28 Congresso brasileiro de pesquisas cafeeiras. Rio de Janeiro-RJ: MAPA/PROCAFÉ, 2002. v. 1. p. 453-454.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; PEREIRA, Jardel Lopes ; ROSADO, Jander Fagundes ; BACCI, Leandro . Seletividade de 6 inseticidas em favor de Hymenoptera Vespidae predador do bicho mineiro do café. In: 28 Congresso brasileiro de pesquisas cafeeiras, 2002, Caxambu-MG. Trabalhos Apresentados no 28 Congresso brasileiro de pesquisas cafeeiras. Rio de Janeiro-RJ: MAPA/PROCAFÉ, 2002. v. 1. p. 455-455.
-
BARROS, Emerson Cristi de ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; BACCI, Leandro ; SILVA, Ézio Marques da ; ANTÔNIO, A. C. . Controle de mosca-minadora no feijoeiro por inseticidas carbamato e nitroguanidina aplicados no tratamentos de sementes. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 212-212.
-
GONTIJO, Lessando Moreira ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; ANTÔNIO, A. C. ; CRESPO, A. L. B. ; SEMEÃO, Altair Arlindo . Controle de ninfas e adultos de cigarrinha no feijoeiro por inseticidas carbamato e nitroguanidina aplicados no tratamentos de sementes. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 213-213.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SILVA, F. M. ; DEMUNER, A. J. ; BARROS, Emerson Cristi de . Densidade de bicho-mineiro e substâncias nas folhas do cafeeiro. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 215-215.
-
FIDELIS, Elisangela Gomes ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; ANTÔNIO, A. C. ; SILVA, Ézio Marques da ; PEREIRA, Eliseu José Guedes . Efeito de inseticidas dos grupos dos carbamatos e nitroguanidina aplicados no tratamento de sementes sobre insetos detritivos no feijoeiro. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 220-220.
-
SEMEÃO, Altair Arlindo ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; ANTÔNIO, A. C. ; GONTIJO, Lessando Moreira ; SILVA, Ézio Marques da . Eficácia de inseticidas no controle da broca das curcubitáceas. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 222-222.
-
ROCHA, D. G. B ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; BACCI, Leandro ; ANTÔNIO, A. C. . Eficácia de inseticidas no controle de vaquinhas no feijoeiro. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 227-227.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; GONTIJO, Lessando Moreira ; SILVA, Ézio Marques da . Eficácia de inseticidas no controle Diaphania hyalinata em melão. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 228-228.
-
PEREIRA, Eliseu José Guedes ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SILVA, Ézio Marques da ; ANTÔNIO, A. C. ; GALVAN, T. L. . Eficiência de inseticidas no controle de Dactynotus sonchi ao Aphis gossypii em alface. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 231-231.
-
SILVA, Ézio Marques da ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; CRESPO, A. L. B. ; BACCI, Leandro ; ANTÔNIO, A. C. . Eficiência de inseticidas para o controle de tripes e pulgão na cultura do pepino. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 233-233.
-
ANTÔNIO, A. C. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; GALVAN, T. L. ; PEREIRA, Eliseu José Guedes ; SILVA, Ézio Marques da . Eficiência dos inseticidas cartap, abamectin e fenpropatrina no combate da Acalyma bivitula e do Thrips tabaci. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 234-234.
-
PEREIRA, Jardel Lopes ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; BARROS, Emerson Cristi de ; ANTÔNIO, A. C. ; GALVAN, T. L. . Impacto de alguns inseticidas sobre a população de predadores e parasitóides na cultura do feijão. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 237-237.
-
CRESPO, A. L. B. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; BADJI, C. A. ; ANTÔNIO, A. C. ; GONTIJO, Lessando Moreira . Injúrias de tripes a frutos de goiabeira. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumo do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 240-240.
-
GALVAN, T. L. ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; ANTÔNIO, A. C. ; GONTIJO, Lessando Moreira ; SEMEÃO, Altair Arlindo . Seletividade de inseticidas à Protopolybia exigua exigua (Hymenoptera: Vespidae) predador de Leucoptera coffeella (Lepidoptera: Lyonetiidae). In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 253-253.
-
BACCI, Leandro ; PICANÇO, Marcelo Coutinho ; SILVA, Ézio Marques da ; SEMEÃO, Altair Arlindo ; ANTÔNIO, A. C. . Toxidade seletiva de inseticidas a Polybia sp. predador do bicho mineiro do cafeeiro. In: X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2000, Viçosa, MG. Resumos do X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Viçosa, MG: Folha de Viçosa, 2000. v. 1. p. 264-264.
-
ROSA, G. P. M. C. ; SILVA, Derly José Henriques da ; ANTÔNIO, A. C. ; RIBEIRO, U. H. ; AFONSO, D. F. . Morfologia de caule e folha em sistemas de cultivo do tomateiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AFONSO, D. F. ; SILVA, Derly José Henriques da ; ANTÔNIO, A. C. ; RIBEIRO, U. H. ; ROSA, G. P. M. C. . Trocas gasosas e emissão de fluorescência da clorofila em sistemas de cultivos do tomateiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RIBEIRO, U. H. ; SILVA, Derly José Henriques da ; ANTÔNIO, A. C. ; ROSA, G. P. M. C. ; AFONSO, D. F. . Ângulo de tutoramento e desenvolvimento de tomate salada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROSA, G. P. M. C. ; SILVA, Derly José Henriques da ; ANTÔNIO, A. C. ; AFONSO, D. F. ; RIBEIRO, U. H. . Ângulo de tutoramento e produção de tomate salada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AFONSO, D. F. ; SILVA, Derly José Henriques da ; ANTÔNIO, A. C. ; RIBEIRO, U. H. ; ROSA, G. P. M. C. . Partição de assimilados e ângulo de tutoramento de tomate salada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANTÔNIO, A. C. . Pomar Caseiro - Implantação e Manutenção. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2020
Eficiência agronômica do IcON Mn sobre a cultura da alface, Descrição: Avaliar a eficiência agronômica do IcON Mn sobre a cultura da alface, comparando-a com fonte convencional e com outra suspensão à base de Mn. Específicos: 1) Testar e comparar três fontes de Mn para cultivo hidropônico de alface, sendo uma à base de nanotecnologia; 2Testar seis doses de cada fonte sobre o crescimento das plantas de alface.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Integrante / Cláudio Pagotto Ronchi - Coordenador / Felipe Rodrigues Miranda - Integrante / Leticia de Melo Ferreira - Integrante / Álisson Moreira Borges - Integrante / Guilherme Macieira - Integrante.
-
2019 - Atual
RESPOSTAS ECOFISIOLÓGICAS E DE PRODUÇÃO DE ALFACE A FERTILIZANTES NANOTECNOLÓGICOS NA SOLUÇÃO NUTRITIVA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cláudio Pagotto Ronchi em 05/09/2020., Descrição: O objetivo desse projeto é avaliar os efeitos de fertilizantes nanotecnológicos a base de Ca, Mn, Cu e Zn sobre o desenvolvimento de alfaces hidropônicas em cultivo semiprotegido. O experimento será montado em delineamento inteiramente casualizado, realizado em cinco ciclos de cultivo, onde nos quatro primeiros serão testados, independentemente, cada um dos fertilizantes nanotecnológico em sete doses de 0, 25, 50, 75, 100, 150 e 200% da dose recomentada por Hoagland e Arnon (1950) e um tratamento com a dose 100% da recomendação utilizando como fonte fertilizantes convencionais, totalizando oito tratamentos por ciclo. O quinto ciclo comparará o desenvolvimento das alfaces em uma solução nutritiva com as melhores doses de todos os fertilizantes nanotecnológicos à solução com fertilizantes convencionais. Em cada cultivo serão avaliados os seguintes parâmetros: área foliar, número de folhas, diâmetro de coleto, massa seca das folhas, caule, raízes que serão empregados para análise de crescimento e elaboração da curva de crescimento, utilizando-se duas repetições com avaliação em parcelas subdivididas no tempo, avaliadas em sete épocas. Para as demais variáveis analisadas: fotossíntese, transpiração, condutância estomática, razão entre concentrações de CO2 intra/extracelular (Ci /Ca), déficit de pressão de vapor (DPV), eficiência instantânea do uso da água (A/E), teor de pigmentos, parâmetros de fluorescência da clorofila a e teor dos nutriente em estudo serão realizadas cinco repetições e os dados serão submetidos à análise de variância (ANOVA) e a de regressão. Com os resultados gerados, espera-se atestar sobre a eficiência do uso de fertilizantes nanotecnológicos na produção de alfaces hidropônicas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Integrante / Cláudio Pagotto Ronchi - Coordenador / Leticia de Melo Ferreira - Integrante.
-
2018 - 2019
Comportamento produtivo de abóbora híbrida Tetsukabuto cultivada em campo aberto como resposta a condutividade elétrica da solução nutritiva de fertirrigação na etapa de produção das mudas, Descrição: Avaliar o comportamento produtivo da abóbora híbrida Tesukabuto em cultivo em campo aberto como resposta à condutividade elétrica da solução nutritiva de fertirrigação na etapa de produção das mudas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Coordenador / Carina Aparecida Cordeiro Barbosa - Integrante.
-
2018 - 2018
EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE SERPENTINITO COMO REMINERALIZADOR DO SOLO, Descrição: Avaliar a eficiência agronômica de serpentinito como remineralizador do solo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Coordenador / Cláudio Pagotto Ronchi - Integrante.
-
2018 - 2018
EFICIÊNCIA DE SERPENTINITO COMO CORRETIVO DE ACIDEZ DO SOLO, Descrição: Avaliar o potencial de uso de serpentinito como corretivo de acidez de solo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Coordenador / Cláudio Pagotto Ronchi - Integrante.
-
2017 - 2020
Avaliação do recrutamento de inimigos naturais pelo sinal visual das flores, e subsequente controle biológico de pragas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lessando Moreira Gontijo em 04/09/2020., Descrição: Investigar como a proximidade de uma espécie florífera junto a cultura de brássicas pode auxiliar inimigos naturais distantes encontrarem pragas atacando esta cultura. 3.1. Objetivos específicos Experimento 1: (i) avaliar a densidade de pulgões Brevicoryne brassicae e seu parasitismo em plantas de couve cultivadas na próximidade e na ausência de flores, (ii) avaliar se existe diferenças no recrutamento a longa distancia de inimigos naturais alados e ápteros por parte das flores. Experimento 2: (i) avaliar a velocidade de colonização das brássicas por pragas quando próximas e distantes de faixas floríferas (alisso), e (ii) avaliar o movimento dos inimigos naturais entre o recurso floral (alisso) e a cultura alvo usando a técnica de imunomarcação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Integrante / Lessando Moreira Gontijo - Coordenador / Helder Canto Resende - Integrante / Rayana Mayara Rocha Carvalho - Integrante / Marco Antônio de Oliveira - Integrante.
-
2016 - 2018
AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DO TOMATEIRO EM RESPOSTA À INOCULAÇÃO DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO DE PLANTAS, Descrição: Avaliar (I) o desenvolvimento de mudas e (II) aumento no conteúdo de fósforo nos frutos do tomate, em resposta à inoculação de bactérias promotoras de crescimento em plantas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Integrante / Lílian Estrela Borges Baldotto - Coordenador / Marihus Altoé Baldotto - Integrante / Klever Cristiano Silveira - Integrante.
-
2016 - 2018
ISOLAMENTO, CARACTERIZAÇÃO E SELEÇÃO DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO DE MUDAS DE TOMATEIRO, Descrição: Isolar, caracterizar e selecionar bactérias promotoras de crescimento que tenham sinergia como a cultura do tomateiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Integrante / Lílian Estrela Borges Baldotto - Coordenador / Marihus Altoé Baldotto - Integrante / Fernando Antonio Moreno Rozo - Integrante.
-
2016 - Atual
Alterações ecofisiológicas, produção e qualidade de frutos de tomateiro enxertado, Descrição: Avaliar o crescimento, a distribuição de fotoassimilados, parâmetros ecofisiológicos, produção e a qualidade dos frutos do tomateiro quando enxertado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Coordenador / Derly José Henriques da Silva - Integrante / Maria Elisa de Sena - Integrante / GOMES, CARLOS N - Integrante / Lucas Henrique Cândido Luciano - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2016
Compatibilidade, Produtividade E Qualidade De Frutos De Pimentão Enxertados Em Espécies Silvestres Do Gênero Solanum, Descrição: Objetivo geral: - Estudar o desenvolvimento do pimentão enxertado em espécies silvestres. Objetivos específicos: - Determinar a compatibilidade da enxertia entre pimentão e espécies silvestres do gênero Solanum; - Avaliar a produtividade do pimentão enxertado em espécies silvestres; - Analisar a qualidade dos frutos produzidos por pimentão enxertado em espécies silvestres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Coordenador / Ana Caroline Ferreira Vaz - Integrante / Grazielle Dias Andrade Santos - Integrante / Ludmila Martins Zeferino - Integrante / Patrícia Matioli Ferreira - Integrante / Lucas Henrique Cândido Luciano - Integrante.
-
2015 - 2016
Condução, Produtividade E Qualidade De Frutos De Tomateiro Enxertado Em Jurubeba, Descrição: Objetivo geral: Estudar a condução, produtividade e qualidade de frutos de tomateiro enxertado em jurubeba. Objetivos específicos: 1) Determinar a melhor condução do tomateiro enxertado em jurubeba; 2) Avaliar a produtividade por classe de frutos de tomateiro enxertado em jurubeba; 3) Analisar a qualidade dos frutos produzidos por tomateiro enxertado em jurubeba.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Coordenador / Ana Caroline Ferreira Vaz - Integrante / Grazielle Dias Andrade Santos - Integrante / Ludmila Martins Zeferino - Integrante / Patrícia Matioli Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2015 - 2016
Podas De Condução E Comportamento Produtivo De Pimentão Cultivado Em Campo Aberto, Descrição: Objetivo geral: - Avaliar os efeitos das podas de condução no comportamento produtivo do pimentão cultivado em campo aberto. Objetivos específicos: - Estudar os efeitos das podas de condução sobre produtividade de pimentão cultivado em campo aberto; - Analisar a influência das podas de condução na qualidade de frutos de pimentão cultivado em campo aberto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Coordenador / Ana Caroline Ferreira Vaz - Integrante / Grazielle Dias Andrade Santos - Integrante / Ludmila Martins Zeferino - Integrante / Patrícia Matioli Ferreira - Integrante.
-
2015 - Atual
Provisão de abrigo para inimigos naturais e seu impacto no controle biológico de insetos praga, Descrição: Objetivo geral Investigar como a provisão de abrigo para inimigos naturais pelo cultivo de plantas (de importância secundária) em consórcio com uma cultura principal pode contribuir para o controle biológico de pragas atacando esta ultima. Metas/objetivos específicos I) Investigar se o plantio de plantas de salsinha junto às plantas de couve pode contribuir para o controle biológico do pulgão B. brassiacae através da atração e conservação de inimigos naturais. II) Determinar quais as principais espécies de predadores e parasitoides que fazem uso do abrigo e contribuem para o controle biológico do pulgão B. brassiacae. III) Determinar qual a contribuição dos inimigos naturais de hábito diurno e noturno encontrados no abrigo. IV) Confirmar por meio de testes de imunomarcação a movimentação de inimigos naturais entre o abrigo e as plantas de couve infestadas com B. brassicae.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Integrante / Lessando Moreira Gontijo - Coordenador / Eliseu José Guedes Pereira - Integrante / Madelaine Venzon - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
RESPOSTAS ECOFISIOLOGICAS E AGRONÔMICAS DO TOMATEIRO CONDUZIDO NO SISTEMA VIÇOSA, Descrição: Avaliar o efeito do Sistema Viçosa de Tutoramento e Condução do Tomateiro nas repostas ecofisiológicas, morfológicas, agronômicas e de qualidade de frutos de tomate.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Integrante / Derly José Henriques da Silva - Coordenador / Wagner Luiz Araújo - Integrante / Paulo Roberto Cecon - Integrante / Everardo Chartuni Mantovani - Integrante.
-
2004 - 2006
Análise do mecanismo de antixenose do tomateiro à Tuta absoluta entre acessos do Banco de Germoplasma de Hortaliças da UFV, Descrição: Selecionar dentre 16 acessos de Lycopersicon esculentum do BGH-UFV, previamente identificados por Oliveira (2004), os mais promissores para serem utilizados em um programa de melhoramento visando resistência à Tuta absoluta; identificar os mecanismos e causas químicas envolvidas na resistência destes acessos de Lycopersicon esculentum à Tuta absoluta; estudar a herança da resistência destes acessos de Lycopersicon esculentum à Tuta absoluta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Integrante / Marcelo Coutinho Picanço - Integrante / Derly José Henriques da Silva - Coordenador.
-
2003 - 2010
Resistência de Tuta absoluta (Meyrick) a inseticidas reguladores de crescimento, Descrição: Estudar a resistência de Tuta absoluta (Meyrick) a inseticidas reguladores de crescimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Integrante / Marcelo Coutinho Picanço - Coordenador / Flávio Lemes Fernandes - Integrante / Maria Elisa de Sena - Integrante / Gerson Adriano Silva - Integrante / Valkíria Fabiana da Silva - Integrante / Raul Narciso Carvalho Guedes - Integrante., Financiador(es): Comite Brasileiro de Ação a Resistência a Inseticidas - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2007
Isolamento e identificação de fitotoxinas como alternativa de manejo do bicho mineiro do cafeeiro, Descrição: Determinar planos de amostragem seqüencial para o bicho-mineiro, Leucoptera coffeella, e seus inimigos naturais-chaves.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Integrante / Marcelo Coutinho Picanço - Coordenador / Lessando Moreira Gontijo - Integrante / Jander Fagundes Rosado - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
-
2000 - 2002
Níveis de não ação para o bicho mineiro do café, Perileucoptera coffeella, Descrição: Determinar os níveis de não ação para os predadores e parasitóides chaves do bicho mineiro do café.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Integrante / Marcelo Coutinho Picanço - Coordenador / Ézio Marques da Silva - Integrante / Tederson Luiz Galvan - Integrante / Raul Narciso Carvalho Guedes - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
-
2000 - 2002
Fatores determinantes da intensidade de ataque para o bicho mineiro do café Perileucoptera coffeella, Descrição: Estudar os fatores que afetam a intensidade de ataque do bicho mineiro do café.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Adilson de Castro Antônio - Integrante / Marcelo Coutinho Picanço - Coordenador / Ézio Marques da Silva - Integrante / Tederson Luiz Galvan - Integrante / Raul Narciso Carvalho Guedes - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Prêmios
2010
Professor Homenageado da 1a Turma de Tecnologia em Gestão Ambiental, UFV/Campus de Florestal.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal. , Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal - CEDAF - Campus Florestal, Centro (Campus Universitário), 35690000 - Florestal, MG - Brasil, Telefone: (31) 35363300, Ramal: 3366, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof do Ensino Básico Técnico e Tecnolólogico, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2006
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Estudante de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estudante de Mestrado em Fitotecnia, sob orientação do Professor Derly Henriques da Silva, com linha de pesquisa em Melhoramento de Plantas e Biotecnologia.
2003 - 2004
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação em diversos experimentos de fitossanidade no laboratório de Manejo Integrado de Pragas, Universidade Federal de Viçosa, sob orientação do Professor Marcelo Coutinho Picanço.
1999 - 2003
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do PIBIC/CNPq do laboratório de Manejo Integrado de Pragas, Universidade Federal de Viçosa, de agosto de 2000 até julho de 2003, realizando outras atividades, além das atividades do projeto de inciação científica.
Atividades
-
01/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Florestal.Linhas de pesquisa
-
05/2009
Outras atividades técnico-científicas , Campus Florestal, Campus Florestal.Atividade realizada, Assessor "ad hoc" na avaliação de trabalhos do 49 Congresso Brasileiro de Olericultura.
-
05/2016 - 07/2017
Direção e administração, Campus Florestal.Cargo ou função, Diretor de Extensão e Cultura.
-
03/2014 - 12/2014
Direção e administração, Campus Florestal.Cargo ou função, Diretor de Ensino - Portaria 225/2014/RTR.
-
05/2009 - 01/2011
Direção e administração, Campus Florestal.Cargo ou função, Diretor Administrativo.
-
03/2009 - 02/2010
Extensão universitária , Campus Florestal.Atividade de extensão realizada, ESTUDOS E AÇÕES INTEGRADAS DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO CAMARÃO ? FLORESTAL (MG).
-
03/2007 - 12/2008
Direção e administração, Campus Florestal.Cargo ou função, Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária Pós-Médio.
-
08/2006 - 12/2008
Ensino,Disciplinas ministradas, AGR 01 (Agricultura solos) - Curso Técnico em Agropecuária Concomitante, AGRICULTURA APLICADA AO TURISMO - Curso Técnico em Turismo, SOLOS - Curso Técnico em Agropecuária Anual, SOLOS - Curso Técnico em Agropecuária Integrado
-
10/1999 - 02/2004
Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia Animal.Estágio realizado, Entomologia Agrícola.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adilson de Castro Antonio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?