Andréa Vilela
A primeira atuação foi o Curso de Formação de Professores, no Instituto de Educação Sarah Kubistchek, adquirindo experiência em desenvolvimento e aprendizagem com crianças da educação infantil ao ensino fundamental, tanto no âmbito educacional, como psicomotor.Na área da educação física aprimorou estes conhecimentos envolvendo toda parte motora na aprendizagem do movimento.Possui mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2010). Com a linha de pesquisa em deficiente. Atualmente é Professora de Educação Física da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Com especialização em Recreação da idade infantil à terceira idade. Compreende a importância do movimento consciente e sem restrições, baseado na inclusão e na compreensão dos direitos para todos no meio social, psicomotor e emocional.
Informações coletadas do Lattes em 20/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana
2006 - 2010
Universidade Castelo Branco
Título: Inclusão do Necessitado Especial no Esporte Escolar, Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Maonoel J.G Tubino(in memorian) e Vera Lúcia de M. Costa
Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades esportivas e de recreação e lazer.
Especialização em Recreação da Pré Escola a Terceira Idade
2004 - 2005
Faculdades Integradas Maria Theresa
Título: Crianças Portadoras de Síndrome de Down participam ativamente das aulas de Educação Física
Orientador: Valcir Rocha
Formação complementar
2010 - 2010
Curso básico de educação física escolar na perspec. , Instituto Helena Antipoff, IHA, Brasil.
2010 - 2010
2º Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão So. , Ministério do Esportes, MET, Brasil.
2009 - 2009
I Fórum de Educação Física Especial. , Instituto Benjamim Constant, IBC, Brasil.
2008 - 2008
Ética e gestão pedagógica: ação cotidiana na educa. , Prefeitura do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
2005 - 2005
Encontro anual dos professores de educação física. , Associação dos professores de educação física do estado do rio de janeiro, APEF, Brasil.
2005 - 2005
Psicomotricidade. , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2005 - 2005
Educação F´sica Escolar. , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2004 - 2004
Liderança, auto-estima e limites. , Faculdade Machado de Assis, FAMA, Brasil.
2004 - 2004
Avaliação e prescrição de exercícios para a 3ª ida. , Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Brasil.
2004 - 2004
Ginástica-Setp,hip-hop(street dance. , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2004 - 2004
Atividade Física na terceira idade. , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2001 - 2001
lIMITES SEM TRAUMA. , Colégio Cunha Mello, CCM, Brasil.
2001 - 2001
Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprende. , Colégio Cunha Mello, CCM, Brasil.
2000 - 2000
Educação especial...Onde está a diferença?. , Espaço de Formação do Educados Infantil, EFEI, Brasil.
1999 - 1999
Educação Física Escolar: brincando,cantando e apre. , Associação dos professores de educação física do estado do rio de janeiro, APEF, Brasil.
1998 - 1998
A função dos brinquedos cantados na elaboração do. , Educandário Monteiro Lobato, EML, Brasil.
1998 - 1998
Limites e educação: Além e Aquém/ Yves de La Taill. , Editora Ática, EA, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Escolar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Ginástica Escolar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Recreação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Deficiência.
Participação em eventos
Esporte: Polêmicas do nosso tempo. 2008. (Simpósio).
Parâmetros qualitativos para avaliação da educação física escolar. 2008. (Seminário).
v Congresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso).
21° Congresso Internacional de Educação Física. 2006. (Congresso).
4° Jornada Internacional de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Outra).
Encontro de professores de Educação Física. 2005. (Encontro).
II Congresso de Educação da zona oeste. 2001. (Congresso).
VI Encontro Internacional para estudos da criança. 2001. (Encontro).
V Encontro Internacional para estudos da criança. 1999. (Encontro).
Participação em bancas
VILELA, A. T.. As representações sociais de estudantes de bacharelado em Educação Física sobre saúde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. Trabalho, educação e saúde: Um mergulho na realidade de estudantes de Educação Física de uma instituição privada no Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. A percepção dos estudantes de Bacharelado em Educação Física sobre a escalada como possibilidade de atuação profissional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. de Lacerda.A percepção de mulheres estudantes de Educação Física sobre os desafios para atuação profissional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. Ultimate Fighting Championship: As artes marciais que contribuiram na conquista de cinturões por lutadores Brasileiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. Perfil dos instrutores de esportes de aventura que atuam na cidade do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. As contribuições do treinamento de corrida de rua para a saúde: um estudo de revisão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. Interação entre professor e aluno portador do transtorno do esporte autista em aula de natação: uma breve revisão.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. Estratégias de aprendizagem utilizadas no ensino da natação para autistas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. As áreas de atuação desejadas pelos estudantes de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. A importância da atividade física na terceira idade para uma melhor qualidade de vida.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. Os efeitos da ansiedade sobre o desempenho em atletas de voleibol: uma revisão sistemática.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. Nível de qualidade de vida de estudantes de Educação Física de uma instituição particular da zonz oeste do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.VILELA, A. T.. As contribuições da natação na infância para o desenvolvimento motor:A percepçãp dos pais sobre os filhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.VILELA, A. T.. Nível de acessibilidade em academias de ginástica da Barra da Tijuca. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. Nível de satisfação com a imagem corporal por mulheres praticantes de musculação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. Uso de esteroides anabolizantes por estudantes do curso de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
VILELA, A. T.. Nível de atividade física e comportamento sedentário de estudantes de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Gama e Souza.
FERREIRA, C. A. A.; PASTORE, J. C. P.; ALMEIDA, A. C. C.;VILELA, A. T.VILELA, A. T.. Proporcionalidade Corporal em lutadores de boxe olímpico e sua influência na performance. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.
VILELA, A. T.; FERREIRA, C. A. A.; ALMEIDA, A. C. C.; PASTORE, J. C. P.. Aspectos Motivacionais que influenciam a desistência da prática de exercícios físicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.
VILELA, A. T.; FERREIRA, C. A. A.; ALMEIDA, A. C. C.; PASTORE, J. C. P.. O efeito agudo do alongamento passivo em limiar máximo sobre a flexibilidade dos músculos ísquio após treinamento de força. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.
VILELA, A. T.; FERREIRA, C. A. A.; ALMEIDA, A. C. C.; PASTORE, J. C. P.. Aprendizagem do Surf. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.
VILELA, A. T.; ALMEIDA, A. C. C.; FERREIRA, C. A. A.; PASTORE, J. C. P.. Importância de Mental Touohness em atletas de base de Basquetebol. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.
Orientou
A importância do treinamento funcional para crianças no desenvolvimento motor; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Futebol e inclusão; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Projeto esportivo para terceira idade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
A importância da atividade física para os jovens da Rocinha; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
A importância da atividade física nas doenças psicossomáticas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Acessibilidade do deficiente físico na inserção das academias; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Os efeitos do treinamento resistido na qualidade de vida dos adolescentes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Benefícios físicos da hidroginástica para terceira idade; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Treinamento de força: tipos de lesões e como prevenir; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Alongamento pré e pós treino; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Prática de exercícios aeróbicos para gestante; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Benefícios da prática da musculação para promoção do envelhimento saudável; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Os benefícios da natação para crianças com espectro autista; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Musculação para portadores de HIV/AIDS e seus benefícios; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Os benefícios da natação para crianças com espectro autista; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Estágio: suas leis e a importância da experiência para formação profissional; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Estágio: suas leis e a importância da experiência para formação profissional; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Sedentarismo na vida dos idosos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Sedentarismo na vida dos idosos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Treinamento de força: tipos de lesões e como prevenir; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Cross fit para idosos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Esporte de aventura: A contribuição da disciplina para a formação dos estudantes de Educação Física; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
A escola sendo vista como um veículo de inclusão ao autista; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Andréa Vilela;
A influência da prática de musculação na terceira idade paraa qualidade de vida; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Gama e Souza; Orientador: Andréa Vilela;
Produções bibliográficas
-
VILELA, A. T. . A inclusão da pessoa com deficiência no esporte escolar. In: Felipe Triane e Paulo Pimentel. (Org.). Esporte, Educação Física e Sociedade. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora Autografia Edição e Comunicação Ltda, 2017, v. 1, p. 7-183.
-
VILELA, A. T. . Inclusão do Deficiente na Educação Física Escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VILELA, A. T. . Inclusão da pessoa com Deficiência no meio educacional e social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VILELA, A. T. . Atividades Ritmicas na Educação Física Escolar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
VILELA, A. T. . Recreação. 2008. .
-
VILELA, A. T. . Atividades recreativas na Educação Física Escolar. 2008. .
-
VILELA, A. T. . Recreação. 2007. .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, secretaria municipal de educação. , Avenida Cesário de Melo - de 2883 a 4267 - lado ímpar, Campo Grande, 23050101 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 33941814
Experiência profissional
1990 - 2000
Centro Educacional Helton Veloso FilhoVínculo: Escola privada, Enquadramento Funcional: Professora de educação infantil
1990 - 1993
Jardim Escola CastelinhoVínculo: Escola da Rede Privada, Enquadramento Funcional: Professora de educação infantil
2003 - 2007
centro educacional orionVínculo: Escola da rede privada, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física do Ensino Funda
2013 - 2013
Centro Universitário Moacyr Sreder BastosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pós Graduaçaõ
Outras informações:
Neste curso ministrei aulas de Atividades Rítmicas na Educação Física Escolar
2009 - 2009
Centro Universitário Moacyr Sreder BastosVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física Escolar na grad.
2003 - Atual
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PI - Educação Física, Carga horária: 16
Outras informações:
2001-2002_ CBV (Projeto Viva Vôlei)
Cargo: Professora
2002-2007- Centro Educacional órion
Cargo: Professora de Educação Física Escolar do 1º ao 5º ano, Ensino Médio e Técnicas de Recreação para curso de formação de professores
2007- 2008 - Ministrei cursos de Recreação para Professores e estudantes de Educação Física
2009- Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos
Cargo: Professora da disciplina de Educação Física Escolar(Prática de Ensino II)
2017 - Atual
Faculdade Gama e SouzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andréa Vilela e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?