Walcyr de Moura e Silva
Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis "Paulo Eiró" (1980). Possui MBA Executivo Internacional pela FIA USP e MBA Gestão Ensino Aprendizagem no Ensino Superior Profissional - CEINTER. Possui Especialização em Novas Tecnologias de Ensino-Aprendizagem - UniÍtalo. Atualmente é professor do Ensino Superior III-C - e Pesquisador Institucional Educacional da Fatec Zona Sul. Experiência acadêmica desde 1998.
Experiência Profissional - mais de 30 anos na área de TI e Administração.
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Novas Tecnologias de Ensino-Aprendizagem
2011 - 2012
Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO
Título: Desmitificando o EaD:Legislação brasileira para a educação a distância.
Orientador: Prof. Dr. Miguel Sacramento
Especialização em MBA EM GESTÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
2003 - 2004
Faculdade de Tecnologia e Centro de Educação
Título: Planejamento de Ensino
Orientador: Me. Cristina de Souza Queiroz
Especialização em MBA Executivo Internacional
1993 - 1993
Faculdade FIA de Administração e Negócios
Título: Executive Information System
Orientador: Carlos Henrique
Graduação em Administração
1977 - 1980
FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS "PAULO EIRÓ"
Formação complementar
2018 - 2018
Estratégias de Aprendizagem Ativa. (Carga horária: 8h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2018 - 2018
Oficina de Classificação e de Avaliação dos Cursos. (Carga horária: 8h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico - SPAP. (Carga horária: 9h). , FATEC Zona Sul, FATEC ZONA SUL, Brasil.
2017 - 2017
Projeto Piloto de Treinamento Virtual do Censo da Educação Superior. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Capacitação de Docentes Uso de Novas Tecnologias. (Carga horária: 240h). , Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO, Brasil.
2004 - 2004
Gerenciamento de TI. (Carga horária: 100h). , Next Generation Center, IDG, Brasil.
Participação em eventos
Semana da Tecnologia - Fatec São Bernardo do Campo.O Desenvolvimento de São Bernardo do Campo e o papel das Instituições de Ensino e da Gestão Pública. 2011. (Encontro).
Semana da Tecnologia - Fatec São Bernardo do Campo.Gestão de Alta Performance: Desafios para Profissionais de TI. 2011. (Encontro).
VII - JORAP.INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. 2009. (Seminário).
V - JORAP.INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. 2007. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, W. M.. S.Neves, Fernanda P. Alves, Regiane A. de Camargo.Plano de Negócios da Elegance Indl. e Conf.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Estabelecimentos Comerciais) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
SILVA, W. M.. , Alice JS, Eliene AO, Gerson GM, Ivan SS.Plano de Negócios da ECONSTRUÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
SILVA, W. M.. Plano de Negócios Empresa Doces Praticos Ind. e Com.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
SILVA, W. M.. Plano de Negócios Inovart Ind. Móveis Funcionais Ltda.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
SILVA, W. M.. Dificulades Processo Despacho e Desembaraço Mercadorias - Estudo de caso da Vault. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
SILVA, W. M.. Internacionalização: O Diferencial Competitivo da Empresa de Siderurgia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
SILVA, W. M.. Prestação de Serviços Logísticos Utilizando o Modal Aéreo nas Exportações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
SILVA, W. M.. Silva, Gislene A. Silva, Kleberson A. Gama.FGK-Gastronomia e Eventos - Estudo de Viabilidade e Implantação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. Estudo sobre o Aproveitamento de Águas Pluviais na Fatec Zona Sul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. S. e Tulasi C..Plano de Negócios Phototag. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. Silva, Célio M.Pinto, Emerson F.Si. e Francisco G.M..Gestão Estratégica de Marketing Voltados para o Mercado da Terceira Idade para Minimizar os Efeitos da Baixa Temporada no Hotel Sol Nascente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. Tecnologia e Saúde:Como a influencia na construção de um diagnóstico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de São Bernardo do Campo.
SILVA, W. M.. Aplicação de Métrica em Sistema de Software. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. Vieira, Paula F. Lopes e Wanderson P. Magalhães.Controle de Estoques por Meio de Cartão Kanban Via Wirelles. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC (SBC).
SILVA, W. M.. Planejamento e programação avançada de operações aplicadas à manufatura de embalagens metálicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. Sistema Público de Escrituração Fiscal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC (SBC).
SILVA, W. M.. Inteligência Artificial para Diagnóstico de Processamento de Métricas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. Virtualização: Conceitos, Ferramentas e Exemplos Práticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC (SBC).
SILVA, W. M.. Inovação Tecnológica e o Impacto no meio Ambiente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. A utilização de Sistemas Inteligentes em uma aplicação de reprodução bovna. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC (SBC).
SILVA, W. M.. Comunicação Wireless. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. RUP-A importância de se adotar um processo unificado no desenvolvimento de software. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. Auditoria nos processos de gerenciamento de serviços de TI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. Router Wireless. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade Interação Americana.
SILVA, W. M.. Terminal de Informações Acadêmicas - TIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade Interação Americana.
SILVA, W. M.. Projeto para Automação de um Robô desenvolvendo Interface entre Hardware e Software. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade Interação Americana.
SILVA, W. M.. Sistema de Monitoramento de Ocorrências de Equipamentos de Informática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade Interação Americana.
SILVA, W. M.. Desenvolvimento de Aplicativo para Gerenciar Cursos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. A Tecnologia 3D como Diferencial de Vendas pela Internet. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. Estudo e Desenvolvimento de um aplicativo acadêmico para dispositivos móveis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC (SBC).
SILVA, W. M.. "Sistema informatizado de gerenciamento de fluxo de veículos estacionamento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Analise Desenvolvimento Sistemas) - Faculdade Interação Americana.
SILVA, W. M.. "Vinte e Um Eletrônico: Jogo de cartas". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Analise Desenvolvimento Sistemas) - Faculdade Interação Americana.
SILVA, W. M.. "Odontomax - gerenciamento de clínica odontológica". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Analise Desenvolvimento Sistemas) - Faculdade Interação Americana.
SILVA, W. M.. "Web standards (Padrões Web) - a web universal". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Analise Desenvolvimento Sistemas) - Faculdade Interação Americana.
SILVA, W. M.. "Tecnologia VOIP - Voz sobre IP". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Analise Desenvolvimento Sistemas) - Faculdade Interação Americana.
SILVA, W. M.. "Como o computador pode ajudar no aprendizado das crianças com neces. especiais". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Analise Desenvolvimento Sistemas) - Faculdade Interação Americana.
SILVA, W. M.. Docente na área de Ciência da Computação. 2014. FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. Docente na área da Ciência da Computação. 2009. FATEC Zona Sul.
SILVA, W. M.. Docente na área de Ciência da Computação/Engenharia Elétrica. 2008. Fatec Santo André.
Orientou
Governança em TI; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática Gestão de Negócios) - FATEC (SBC); Orientador: Walcyr de Moura e Silva;
Sistema de Telerradiologia para Centrais de Laudos e Normas Brasileiras; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - FATEC Zona Sul; Orientador: Walcyr de Moura e Silva;
C,Filho, Hélio Neres S; S, Emerson M; O; ; Software para Cálculo de Métricas de Software; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - FATEC Zona Sul; Orientador: Walcyr de Moura e Silva;
Metodologias Estruturais e Orientada a Objeto para Modelagem de Software; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - FATEC Zona Sul; Orientador: Walcyr de Moura e Silva;
O Papel do Software Livre na Inclusão Digital; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC (SBC); Orientador: Walcyr de Moura e Silva;
O uso de honeypots para estudos e combate de spam; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Zona Sul; Orientador: Walcyr de Moura e Silva;
CRM Relacionamento e Cliente; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC (SBC); Orientador: Walcyr de Moura e Silva;
ACESSA ESCOLA_INCLUSÕES SOCIAL E DIGITAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO-SP; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC (SBC); Orientador: Walcyr de Moura e Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, W. M. ; LIMA, A. C. ; JANUARIO, M. C. ; LIMA, P. T. . DATASUS: o uso dos Sistemas de Informação na Saúde Pública. REFAS - Revista Fatec Zona Sul , v. v. 1, n. 3, p. 16-31, 2015.
-
SILVA, W. M. ; RIBEIRO, A. C. B. ; SILVA, F. O. ; ANDRADE, J. P. . O Uso da tecnologia Android para ensino preliminar da língua inglesa para crianças. REFAS - Revista Fatec Zona Sul , v. v. 1, n. 1, p. 1-15, 2014.
-
SILVA, W. M. . Inteligência Artificial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, W. M. . Inteligência Artificial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, W. M. . Planejamento Estratégico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, W. M. . "Inteligência Artificial". 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, W. M. . INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, W. M. . "Inteligência Artificial". 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, W. M. . "Aula Magna". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SILVA, W. M. . Assessoria em Administração Financeira e Orçamentária, Contábil e Fiscal, Fluxo de Caixa e Controladoria. 2010.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
FATEC Zona Sul. , Rua Frederico Grotte, 322, Jardim Figueiredo, 05818270 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 04726200, Telefone: (11) 58518949, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - 2010
faculdade interação americanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Cursos de Pós-Graduação, Carga horária: 4
2006 - 2010
faculdade interação americanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Tecnologia, Carga horária: 16
2005 - 2010
faculdade interação americanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor de disciplinas: Análise e Projeto de Sistemas, Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas, Linguagem de Programação C++, Linguagem de Programação JAVA, Engenharia de Software.
2010 - 2014
Faculdade SUMARÉVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor das disciplinas Informática básica, Algorítmo e Lógica de Programação I e II, Projeto Profissional II.
2007 - 2013
FATEC (SBC)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor das disciplinas: Linguagem de Programação JAVA, Auditoria de Sistemas, Projeto de Sistemas.
2008 - Atual
FATEC Zona SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior III-C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor das disciplinas: Administração de Sistemas de Informação, Segurança de Dados e Informação, Linguagem MicroComputação, Linguagem de Programação Java, Tópicos Avançados em Informática, Auditoria de Sistemas Computacionais, Fundamentos de Banco de Dados, Gestão e Governança de TI, Sistemas Integrados de Gestão. Procurador Institucional Educacional.
Atividades
-
01/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Curso Gestão Empresarial, .,Linhas de pesquisa
-
01/2016 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Curso Gestão Empresarial, .,Linhas de pesquisa
-
02/2015 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Curso Gestão Empresarial, .,Linhas de pesquisa
2011 - 2014
Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALOVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor das disciplinas Programação Avançada, Sistemas de Informações Gerenciais e Gestão da Tecnologia da Informação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Walcyr de Moura e Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?