Deuslange Miranda de Barros Rodrigues

Possui Mestrado em Letras e Artes na área de concentração Representação e interpretação artística, literária e linguística pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Graduação em Letras Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialização em Psicopedagogia pela UNINASSAU. É servidora pública da Secretaria do Estado do Amazonas (SEDUC) e da Prefeitura Municipal de Manaus (SEMED). Em Alvarães, atuou como gestora na Escola Estadual Professor Gilberto Mestrinho e atua como Coordenadora Regional de Educação; participou como membro de três Bancas Examinadoras de Processos Seletivos Simplificados-SEMED/Alvarães e duas bancas de jurados no Workshop de Educação Inclusiva-SEMED/Alvarães e participa como membro do Fórum Municipal Permanente de Educação em Alvarães-AM; e, atualmente, é estudante da Especialização na Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva ofertado pelo curso de Pedagogia no Centro de Estudos Superiores de Tefé - CEST. Foi aluna especial na Optativa II no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Faz parte do grupo de pesquisa "Investigações sobre Memória Cultural em Artes e Literatura - Memocult", liderado pelos doutores Luciane Viana Barros Páscoa e Allison Marcos Leão da Silva. Atualmente, de forma voluntária aos domingos, coordena o Projeto de Leitura e Escrita denominado Diamante.

Informações coletadas do Lattes em 20/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado Letras e Artes

2017 - 2019

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Os zoemas em "Quando as noites voavam", de Jorge Tufic, Ano de Obtenção: 2019
Marcos Frederico Krüger Aleixo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Psicopedagogia

2014 - 2015

Centro Universitário Mauricio de Nassau
Título: Aluno com TDAH
Orientador: Ângela Vieira

Graduação em Letras

1999 - 2002

Universidade Federal do Amazonas

Formação complementar

2025 -

Oficina de Lattes. , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2025 -

Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva d. (Carga horária: 420h). , Universidade do Estado do Amazonas/Centro de Estudos Superiores de Tefé, UEA_CEST, Brasil.

2016 -

Libras. , Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.

2016 -

Inglês - Programa Ampliando Horizontes. , Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.

2025 - 2025

Optativa II - Multi/Interculturalidade e Decolonialidade: Diálogos em Educa. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado do Amazonas/Centro de Estudos Superiores de Tefé, UEA_CEST, Brasil.

2014 - 2015

Psicopedagogia. , Centro Universitário Maurício de Nassau, NASSAU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Mitologia.

Organização de eventos

BARROS, D. M. . Opereta de São Francisco - 50 anos do Centro Educacional Adalberto Valle. 2014. (Outro).

Participação em eventos

Oficina Técnica para a Instituição e Composição do Fórum Municipal de Educação de Alvarães.Oficina Técnica do Fórum Municipal de Educação. 2024. (Oficina).

Processo Seletivo Simplificado 02/2023.PSS. 2023. (Outra).

Percurso Formativo Integrante do Projeto Trilhas do Saber.Projeto Trilhas do Saber. 2022. (Encontro).

Treinamento em Gestão Educacional para Resultados.Gestão Educacional para Resultados. 2022. (Outra).

Processo Seletivo Simplificado 01/2021.PSS. 2021. (Outra).

Escuta e transgressão: a reportagem como documento da história em movimento. 2017. (Outra).

IV Jornada Científica do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da UEA.Comunicação de pesquisa: Os Zoemas Dessanas nos Mitos Cosmogônicos, Etilógicos e Escatológicos. 2017. (Outra).

IV Jornada Científica do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da UEA.Comunicação de Pesquisa: Os Zoemas Dessanas nos Mitos Cosmogônicos, Etiológicos e Escatológicos. 2017. (Outra).

?Metodologia da Pesquisa para Surdos?. 2016. (Encontro).

Apresentações Dinâmicas com o Prezzi.Apresentações Dinâmicas com o Prezzi. 2016. (Oficina).

Avaliação Sistemática do Sistema Ari de Sá/ 2015. Menção Honrosa. 2015. (Olimpíada).

Prêmio 2015 Professor Inovador - EJA - 1o. lugar.Homenagem ao Dia do Professor. 2015. (Outra).

Prêmio 2015 Professor Inovador - Fundamental I.Homenagem ao Dia do Professor. 2015. (Outra).

Prêmio Professores do Brasil.Homenagem ao Dia do Professor. 2015. (Outra).

Prêmio Construindo a Nação 2011/ 2012.Redescobrindo as Letras. 2012. (Outra).

Palestra: Pais Brilhantes, professores fascinantes. 2011. (Encontro).

Elson Farias - Vida e poesia por Tenório Telles. 2010. (Outra).

Fórum Regional do PROEJA - NORTE.Educação e Diversidade: compartilhando saberes e experiências da Educação Profissional e de Jovens e Adultos na região Norte. 2010. (Outra).

Palestra - Vida e poesia de Elson Farias. 2010. (Encontro).

Programa SESI - Cozinha Brasil.Cozinha Brasil. 2010. (Oficina).

Flifloresta-festival literário internacional da floresta.Simpósio. 2008. (Simpósio).

I Workshop do CEMEJA: Talentos Cemejianos.Incentivando e Valorizando os Talentos Cemejianos. 2008. (Outra).

Reunião Regional da SBPC. 2005. (Encontro).

Concurso de Contos do SESC.Concurso de Contos. 2004. (Outra).

Participação em bancas

BARROS, D. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado 2025 - SEMED - Alvarães. 2025.

RODRIGUES, D.M.B. I Workshop de Educação Especial Inclusiva-2024-SEMED/Alvarães. 2024. Prefeitura Municipal de Alvarães.

RODRIGUES, D.M.B. II Workshop de Educação Especial Inclusiva-2024-SEMED/Alvarães. 2024. Prefeitura Municipal de Alvarães.

BARROS, D. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado - PSS 02/2023 - SEMED. 2023. Prefeitura Municipal de Alvarães.

BARROS, D. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo - 001/2021 - SEMED. 2021. Prefeitura Municipal de Alvarães.

Produções bibliográficas

  • BARROS, D. M. . São Bernardo: A solidão como fruto da ignorância e da estupidez humana. Amazonas em Tempo, Manaus-AM, p. 2 - 2, 14 dez. 2002.

  • BARROS, D. M. . O Tocador de Charamela - a literatura e a transfiguração da realidade (II parte). Amazonas em Tempo, Manaus-AM, p. 2 - 2, 03 dez. 2002.

  • BARROS, D. M. . O Tocador de Charamela - a literatura e a transfiguração da realidade (I parte). Amazonas em Tempo, Manaus-AM, p. 2 - 2, 01 dez. 2002.

  • BARROS, D. M. . A poética intimista. Goiânia (GO): Jornal Opção Cultural, 2003 (Resenha).

Outras produções

BARROS, D. M. . Mundo de Papel. 1999 (Conto).

BARROS, D. M. . Orelha do livro de Astrid Cabral - Rasos d´água. 2004 (Orelha de Livro) .

Prêmios

2015

Professor Inovador 2015 - EJA (CEMEJA Prof. Samuel Benchimol), Fórum de Educação do Amazonas e CMM (Terezinha Ruiz).

2015

Professor Inovador 2015 - Fundamental Anos Iniciais (Centro Educacional Adalberto Valle/ E.E.E.Arthur Amorim), Fórum de Educação do Amazonas e CMM (Terezinha Ruiz).

2015

Prêmio Professores do Brasil (Escola Estadual Engenheiro Arthur Amorim), SEDUC.

2014

Construindo a Nação, Instituto da Cidadania Brasil.

2012

Construindo a Nação, Instituto da Cidadania Brasil.

2011

Concurso de Contos "Concepção", SESC.

2010

Concurso de Contos "O menino que não sabia mais histórias", SESC.

2008

Concurso de Contos "Láurente", SESC.

2006

Concurso de Contos "Gente de Deus", SESC.

2006

Concurso de Contos "33 horas", SESC.

2004

Concurso de Contos "Azarola", SESC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria Estadual de Educação do Amazonas, SEDUC-AM. , Rua Leonardo Firmino,213, Santa Luzia, 69540000 - Alvarães, AM - Brasil, Telefone: (92) 993763244

Experiência profissional

2003 - Atual

Secretaria Estadual de Educação do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2005 - Atual

Secretaria Municipal de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2003 - 2016

Centro Educacional Adalberto Valle

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora de Português e Literatura, Carga horária: 20

1998 - 1998

Editora Valer

Vínculo: Revisão de Livros, Enquadramento Funcional: Revisora