Mariane de Almeida Flores
Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade Cândido Mendes e Child Behavior Institute of Miami. MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista. É Coordenadora do Departamento de Recursos Humanos do Marambaia Hotel e Convenções. Atua também como Psicóloga Clínica em consultório privado. Atuou como Psicoterapeuta da Associação de Pais e Amigos do Autista - AMA Litoral, trabalhando com psicodiagnóstico e acompanhamento de crianças e adolescentes e prestando atendimento psicossocial às famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Atuou como pesquisadora no Programa de Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí na linha de pesquisa: Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar. Atuou como voluntária no Projeto de Extensão Educar e Humanizar em Saúde no Hospital Universitário Pequeno Anjo e Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária, do município de Itajaí-SC. Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.
Informações coletadas do Lattes em 10/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
2016 - 2018
Universidade do Vale do Itajaí
Título: REDE E APOIO SOCIAL DAS FAMÍLIAS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Stella Maris Brum Lopes
Palavras-chave: Rede Social; Apoio Social; Transtorno do Espectro Autista; Família.
Especialização em Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental
2018 - 2020
Graduação em Psicologia
2009 - 2013
Universidade do Vale do Itajaí
Orientador: Evandro Fernandes Alves
Formação complementar
2020 - 2020
Curso de Estratégia Empresarial. (Carga horária: 4h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2020 - 2020
Estratégia Corporativa e Gestão de Projetos. (Carga horária: 4h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2020 - 2020
Transformações em Saúde: tecnologia, carreira e vida. (Carga horária: 4h). , SECAD ARTMED, SECAD ARTMED, Brasil.
2020 - 2020
Administração de Recursos Humanos. (Carga horária: 10h). , FBV CURSOS, FBV, Brasil.
2020 - 2020
Curso: Saúde Mental: Manejo dos Transtornos de Ansiedade. (Carga horária: 7h). , SECAD ARTMED, SECAD ARTMED, Brasil.
2020 - 2020
MBA em Gestão de Saúde. (Carga horária: 30h). , Faculdade Inspirar, INSPIRAR, Brasil.
2020 - 2020
Curso Introdução à Gestão de Recursos Humanos. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2019 - 2019
Políticas Públicas de saúde no Brasil e a criação do SUS. (Carga horária: 10h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2019 - 2019
Instrumentos para Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico. (Carga horária: 4h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2019 - 2019
Gestão de carreiras e participação em processos seletivos. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2019 - 2019
Introdução à Terapia Cognitivo Comportamental. (Carga horária: 10h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2019 - 2019
Transtornos Mentais Graves e Persistentes. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Avaliação Psicológica. (Carga horária: 3h). , Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
2017 - 2017
A perspectiva dos Direitos Humanos na Ética do trabalho do Psicólogo. (Carga horária: 6h). , Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
2017 - 2017
O Impacto Do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem. (Carga horária: 3h). , Sabará Hospital Infantil, SHI, Brasil.
2016 - 2016
Curso Atualização Jurídica -Direito Constitucional e Direitos Fundamentais. (Carga horária: 4h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2016 - 2016
Curso: Políticas Nacionais de Saúde Mental. (Carga horária: 8h). , Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
2016 - 2016
A Saúde e a Constituição Federal - O SUS em estudo. (Carga horária: 4h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2016 - 2016
Tratamento das psicoses na saúde mental. (Carga horária: 20h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2016 - 2016
ABA - Applied Behavior Analysis ao Transtorno do Espectro Autista. (Carga horária: 4h). , Grupo Contingência, CONTINGÊNCIA, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Ética Profissional. (Carga horária: 5h). , Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
2016 - 2016
Curso Introdutório ao SUAS. (Carga horária: 5h). , Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
2016 - 2016
Educação Continuada em Transtorno do Espectro Autista. (Carga horária: 120h). , Hospital das Clínicas de São Paulo, HC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Aperfeiçoamento em Agressividade Infantil. (Carga horária: 10h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Distúrbios de Aprendizagem. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Psicologia Clínica. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Capacitação em Autismo. (Carga horária: 12h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2014 - 2014
Curso Um olhar sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. , AMA LITORAL, AMA, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Curso Déficit ou Diferença: Retratando a Medicalização. , Associação Brasileira de Psicologia Social, ABRAPSO, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Extensão de Oratória Intermediário. (Carga horária: 16h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2012 - 2012
Curso Sonhos e Criatividade - Processo criativo a partir do Universo Oníric. (Carga horária: 28h). , Coletivo Terceira Margem, CTM, Brasil.
2010 - 2010
Visita Técnica no Centro de Terapia Cognitivo Comp. (Carga horária: 2h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2010 - 2010
Visita Técnica no Hospital Psiquiátrico São Pedro. (Carga horária: 2h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2010 - 2010
Visita Técnica na Pontifícia Universidade Católica. (Carga horária: 2h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2010 - 2010
Visita Técnica no Instituto Psiquiátrico Forense. (Carga horária: 2h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Participação em eventos
1 Congresso Paranaense de Liderança e Gestão de Pessoas. 2020. (Congresso).
Gatilhos para superação com autista Marcos Petry. 2018. (Encontro).
III Congresso Catarinense sobre Autismo: Avaliar, Intervir e Incluir. 2018. (Congresso).
II Seminário Sobre Desafios no Autismo. 2018. (Seminário).
Congresso Internacional de Políticas Públicas. Políticas Públicas e Inclusão da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no âmbito escolar. 2017. (Congresso).
II Congresso Catarinense sobre Autismo. 2017. (Congresso).
I Seminário Sobre Desafios no Autismo. 2017. (Seminário).
Semana Paulo Freire. 2017. (Seminário).
Atualização em Transtorno do espectro Autista, Aprendizagem, Cognição e DSM-5. 2016. (Seminário).
Palestra:Tecnologia assistiva e mobilidade de pessoas com deficiência física. 2016. (Outra).
Seminário Autismo: Práticas Pedagógicas e Inclusão. 2016. (Seminário).
Câncer com Alegria e Psicologia. 2015. (Encontro).
Congresso Internacional de Autismo na Vida Adulta. External clinic: therapy outside the offices for autism. 2015. (Congresso).
I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. 2015. (Outra).
III Semana Integrada do CCS. 2015. (Outra).
Simpósio de Atualização em Transtorno do Espectro Autista. 2015. (Simpósio).
X Conferência Municipal de Assistência Social. 2015. (Outra).
X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia.A importância do brincar no tratamento psicoterapêutico de crianças com transtorno do espectro autista. 2015. (Encontro).
Aula de Clínica Ampliada. 2014. (Outra).
Debate: A Criminalização da Juventude. 2014. (Encontro).
I Jornada para Atualização em Transtorno do Espetro do Autismo. 2014. (Seminário).
Palestra: Liderança em tempos de transformação. 2014. (Encontro).
Psicologia Positiva: Uma Ciência do Bem Viver. 2014. (Encontro).
Seminário Descentralizado de Estudo e Conscientização sobre o o Autismoom. 2014. (Seminário).
7ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE. RELAÇÕES ENTRE AS EMOÇÕES E A ALIMENTAÇÃO EM RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA COM PACIENTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. 2013. (Congresso).
Déficit ou Diferença: Retratando a Medicalização da Vida a partir de uma releitura das patologias da cognição. 2013. (Outra).
I Encontro de Políticas Públicas: Assistência Social e seus Dilemas e Perspectivas. 2013. (Encontro).
I Fórum Intersetorial Municipal de Políticas sobre Drogas. 2013. (Encontro).
IX Conferência de Assistência Social. 2013. (Outra).
V Encontro Regional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. 2013. (Encontro).
V Encontro Regional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia.Vínculo dos cuidadores com crianças e adolescentes internados em um hospital universitário infantil. 2013. (Outra).
VII Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde. A comunicação nas atividades educativas realizadas em um hospital pediátrico. 2013. (Congresso).
VIII Fórum da Mulher. 2013. (Outra).
XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2013. (Encontro).
XXXVI Seminário de Estágios e XXV Semana de Trabalhos de Iniciação Científica. 2013. (Seminário).
Dia 18 de Maio - Data Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolecentes. 2012. (Outra).
II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial. 2012. (Congresso).
II Congresso Regional de Psicologia do Vale do Itajaí. 2012. (Congresso).
I Semana Integrada do Centro de Ciências da Saúde. 2012. (Outra).
Palestra Lei Maria da Penha. 2012. (Outra).
VII Fórum Municipal da Mulher. 2012. (Outra).
VIII Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar.A inserção da Psicologia dentro do Projeto Educar e Humanizar em Saúde. 2012. (Outra).
XXXIII Seminário dos Estágios do Curso de Psicologia e III Mostra de Experiências em Saúde Coletiva.Reorientação Profissional. 2012. (Seminário).
XXXIV Seminário dos Estágios do Curso de Psicologia e IVMostra de Experiências em Saúde Coletiva. 2012. (Seminário).
XXXV Seminário dos Estágios do Curso de Psicologia e VMostra de Experiências em Saúde Coletiva. 2012. (Seminário).
XXXV Seminário dos Estágios do Curso de Psicologia e VMostra de Experiências em Saúde Coletiva.Família e escola frente aos sintomas psicossomáticos da criança: um estudo de caso. 2012. (Seminário).
Encontro Psicológico com Pedrinho Guareschi: Mídia e Psicologia. 2011. (Outra).
III Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. 2011. (Outra).
Jornada das Abordagens: Psicanálise. 2011. (Outra).
Palestra: Política Pública de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar. 2011. (Outra).
VIII Conferência Municipal de Assistência Social. 2011. (Outra).
XXI Semana Acadêmica de Psicologia: Atuações na Contemporaneidade. 2011. (Outra).
Conferência O Ébano e o Marfim. 2010. (Outra).
I Fórum de Práticas em Psicologia. 2010. (Outra).
I Seminário de Gestão de Pessoas. 2010. (Seminário).
Palestra: Acompanhamento Terapêutico. 2010. (Outra).
II Pré-Olimpíada de Filosofia. 2009. (Olimpíada).
I Seminário de Egressos do Curso de Psicologia. 2009. (Seminário).
Jornada de estudos sobre Dependência Química. 2009. (Outra).
Palestra: Diversos olhares para o abuso sexual a crianças e adolescentes. 2009. (Outra).
VII Conferência Municipal de Assistência Social. 2009. (Outra).
Produções bibliográficas
-
FLORES, M. A. . Políticas Públicas e Inclusão da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no âmbito escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FLORES, M. A. ; FLORES, M. A. . External clinic: therapy outside the offices for autism. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FLORES, M. A. . Eating and learning: strategy for autonomy of autistic children. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FLORES, M. A. ; SILVA, Ezequiel . A importância do brincar no tratamento psicoterapêutico de crianças com transtorno do espectro autista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FLORES, M. A. . Vínculo dos cuidadores com crianças e adolescentes internados em um hospital universitário infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FLORES, M. A. ; DIAS, A. M. ; BARETTA, C. ; OLIVEIRA, M. A. M. ; BORTOLOTTI, F. S. ; ZDEBSKYI, J. F. ; DINIZ, T. S. . A comunicação nas atividades educativas realizadas em um hospital pediátrico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DIAS, A. M. ; BORTOLOTTI, F. S. ; ZDEBSKYI, J. F. ; BARETTA, C. ; OLIVEIRA, M. A. M. ; FLORES, M. A. . A Relação entre as emoções e a alimentação em relatos de uma experiência com pacientes de uma Unidade Básica de Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FLORES, M. A. . Família e escola frente aos sintomas psicossomáticos da criança: um estudo de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FLORES, M. A. ; DIAS, A. M. ; BARETTA, C. ; OLIVEIRA, M. A. M. ; CECHINEL, C. C. ; BORTOLOTTI, F. S. ; DINIZ, T. S. ; ZDEBSKYI, J. F. . A inserção da Psicologia dentro do Projeto Educar e Humanizar em Saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FLORES, M. A. ; ZDEBSKYI, J. F. ; XICOTA, J. L. . Reorientação Profissional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FLORES, M. A. ; SILVA, Ezequiel ; PAVAN, Morgana ; PURNHAGEN, C. C. . External clinic: therapy outside the offices for autism. SÃO PAULO - SP: Archives of Clinical Psychiatry - Revista de Psiquiatria Clínica, 2015 (Publicação de resumo em Revista).
-
FLORES, M. A. ; SILVA, Ezequiel ; PURNHAGEN, C. C. ; PAVAN, Morgana . Eating and learning: strategy for autonomy of autistic children. SÃO PAULO - SP: Archives of Clinical Psychiatry - Revista de Psiquiatria Clínica, 2015 (Publicação de resumo em Revista).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
consultório de psicologiaVínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 10
2016 - 2018
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 10
Outras informações:
Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Atividades
-
07/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho.,Linhas de pesquisa
2019 - Atual
MarambaiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Recursos Humanos, Carga horária: 40
2014 - 2019
Associação de Pais e Amigos do AutistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 40
2012 - 2013
Hospital Universitário - UNIVALIVínculo: Atuação Voluntária, Enquadramento Funcional: Educadora em Saúde - Psicologia, Carga horária: 10
2012 - 2013
Centro de Referência de Assistência SocialVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 10
2012 - 2012
Clínica de Psicologia da UNIVALIVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 10
2019 - 2019
Instituto Carlos Augusto BittencourtVínculo: AVALIADOR TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: AVALIADOR TESTES PSICOLÓGICOS POLÍCIA MILITAR, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariane de Almeida Flores e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?